Kelânia Freire Martins Mesquita

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0158819586032260
  • Última atualização do currículo em 31/08/2018


Mestranda em Educação Tecnológica pelo IFRN (2017-atual), é pós-graduada em Educação a Distância pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2011), e graduada em Química pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1996). Atualmente é professora adjunto III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática, Ensino de química, CTS e EaD. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Kelânia Freire Martins Mesquita
Nome em citações bibliográficas
MESQUITA, K. F. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Departamento de Química, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais.
Av. Prof. Antônio Campos s/n Km 46 Br 110
Costa e Silva
59600000 - Mossoró, RN - Brasil
Telefone: (84) 33152241
URL da Homepage: http://www.uern.br/default.asp


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado profissional em andamento em ProfEPT.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Título: Educação Profissional e Tecnológica: uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para a formação de professores na perspectiva da Aprendizagem Baseada em Problemas., Ano de Obtenção: .
Orientador: Albino O. Nunes.
Palavras-chave: CTS - Ciencia, tecnologia y sociedad; Educação profissional; Material didático.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia Educacional.
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2011
Especialização em Educação a Distância - EAD.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: O ensino de Química no contexto da EaD..
1993 - 1996
Graduação em Química.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Produção de material didático para o ensino de química de deficientes visua. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2018 - 2018
ESTADO DA ARTE: O QUE É, PARA QUE SERVE E COMO ELABORAR. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2018 - 2018
PRÁTICAS INTEGRADORAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2017 - 2017
Formação de Certificadores 2017 da RNC/INEP. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP, Brasil.
2000 - 2000
Analisis Cuantitativo de datos en la investigacion. (Carga horária: 20h).
Universidad de Córdoba - Espanha, UCO, Espanha.
2000 - 2000
Diseño y desarrollo del curriculum en educación. (Carga horária: 40h).
Universidad de Córdoba - Espanha, UCO, Espanha.
2000 - 2000
Dimensiones de la realidad educativa. (Carga horária: 40h).
Universidad de Córdoba - Espanha, UCO, Espanha.
2000 - 2000
El liderazgo educativo en la dinamica escolar. (Carga horária: 30h).
Universidad de Córdoba - Espanha, UCO, Espanha.
2000 - 2000
La evaluación como como innovación en la formac.... (Carga horária: 40h).
Universidad de Córdoba - Espanha, UCO, Espanha.
2000 - 2000
Analisis de datos cualitativos en la investigación. (Carga horária: 10h).
Universidad de Córdoba - Espanha, UCO, Espanha.
2000 - 2000
Orientación e intervención en las areas transver... (Carga horária: 20h).
Universidad de Córdoba - Espanha, UCO, Espanha.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Química, .

03/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Química, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE.
03/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Química, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Química.
03/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Ensino de Graduação - PROEG, Fórum Integrado de Estágio das Licenciaturas - FIEL.

Cargo ou função
Membro representante como Coordenadora de Estágio de Unidade Universitária..
03/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais - FANAT, .

Cargo ou função
Coordenadora de Estágio de Unidade Universitária.
02/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, .

Cargo ou função
Membro suplente, representante da FANAT.
1/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Química, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais.

1/2004 - Atual
Estágios , Departamento de Química, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais.

Estágio realizado
Estágio Supervisionado no Níveo Médio.
3/1998 - Atual
Ensino, Licenciatura Em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Química I e II
Prática de Ensino em Química I e II
Química Geral Experimental I e II
Orientação e Estágio em Ensino de Química I, II, III e IV
História da Química
Fundamentos Teóricos para o ensino de Química
Instrumentação para o ensino de química I, II, III e IV
02/2017 - 05/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Ensino de Graduação - PROEG, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Estudos para implantação da Hora relógio.
01/2016 - 09/2016
Direção e administração, Diretoria de Educação a Distância - DEaD, .

Cargo ou função
Diretora.
10/2015 - 02/2016
Direção e administração, Gabinete do Reitor, .

Cargo ou função
Assessora da Reitoria.
04/2013 - 09/2015
Direção e administração, Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis - PRORHAE, .

Cargo ou função
Pró-reitora adjunta de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis.
10/2005 - 01/2013
Direção e administração, Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis - PRORHAE, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
5/2005 - 5/2005
Treinamentos ministrados , Departamento de Química, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais.

Treinamentos ministrados
Curso de Atualização para professores de Química e Biologia com enfoque em CTS
10/2004 - 11/2004
Treinamentos ministrados , Departamento de Química, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais.

Treinamentos ministrados
Curso de Atualização e aperfeiçoamento em ensino de Ciências com enfoque CTS
1/1998 - 3/1999
Extensão universitária , Departamento de Química, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais.

Atividade de extensão realizada
Fanáticos da Química.
3/1998 - 7/1998
Treinamentos ministrados , Departamento de Química, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais.

Treinamentos ministrados
Pró-Ciências: Curso de aperfeiçoamento para professores de Química no nível médio

Colégio Diocesano Santa Luzia, CDSL, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25


Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 8

Atividades

9/2005 - 10/2005
Treinamentos ministrados , Departamento de Ciências Vegetais da UFERSA, .

Treinamentos ministrados
Metodologia Científica ao Alcance de Todos


Linhas de pesquisa


1.
Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS
2.
Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica - EPT

Objetivo: Trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na EPT, em suas diversas formas de oferta, a a partir de uma abordagem inclusiva, interdisciplinar, em espaços formais e não formais, em conformidade com a perspectiva do trabalho como princípio educativo e do currículo integrado..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Ensino; Educação profissional; Formação de professores.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
RELAÇÕES ENTRE TRABALHO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Descrição: Educar em uma perspectiva integradora é um dos grandes desafios contemporâneos. A formação integral pressupõe o entrelaçamento do teórico com o prático inserido na teia social. Uma perspectiva tão ousada é ao mesmo tempo surpreendentemente óbvia, o que nos exige, mais além de entender, compreender o que nos conduziu até este momento de excessiva disciplinarização. Compreender, por sua vez, exige que se estabeleçam relações entre diversas ações mentais de forma que tais relações catapultem o pensamento humano acerca de um tema, a outro nível, seja ele em uma camada mais profunda ou em um revés, em uma guinada de 180°, já que disso se trata a elaboração de novos olhares, de novas formas de enxergar um dado acontecimento. Em função de colaborar com esse aprofundamento, nos propomos a elaborar uma proposta de ensino na forma de um curso de extensão sobre as relações entre trabalho, educação e sociedade, para os professores das ciências naturais, como suporte para atuação na educação profissional e tecnológica. A intervenção pedagógica será organizada como um curso de extensão de curta duração com carga horária de 20 horas e estará disponibilizado, em sua íntegra, na Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) da Plataforma Google Sala de Aula, para possibilitar que os cursistas tenham acesso ao material utilizado e materiais complementares, a qualquer hora, ainda que a intervenção se proponha a ser ministrada na modalidade presencial. Para avaliar a intervenção, por se tratar de uma pesquisa na qual os participantes estarão inseridos em um contexto educacional e com a participação direta da pesquisadora, desenvolvendo ações planejadas previamente e realizando no âmbito formativo a denominada, Base Orientadora da Ação, doravante tratada apenas por B.O.A., a consideramos como uma pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica. Como documento norteador dos conceitos e abordagens do curso de extensão, utilizaremos as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino médio técnico, bem como bases teóricos da Educação profissional e tecnológica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - Atual
Possibilidades para a formação do Professor de Química com um enfoque CTS
Descrição: La tecnología y la ciencia poseen hoy una importancia central en la vida moderna. Esto conlleva la concepción de que ambas son responsables, o quien con ellas trabaja y las construye, por muchos de los problemas de la sociedad actual. Sin embargo, son ineludibles también sus potenciales y logros, a lo largo del tiempo, hacia el bienestar humano. Sin embargo sus efectos sobre la sociedad y el individuo debe ser mejor entendido por profesionales no técnicos y ciudadanos ordinarios así como por ingenieros y científicos. Médicos enfrentan cuestiones de ética profesional y responsabilidad social, al mismo tiempo, abogados, funcionarios y empresarios cada vez más están siendo requeridos por la gente a tomar decisiones en que entendimientos básicos de ciencia y tecnología son indispensables. Ciudadanos ordinarios, además, se preguntan con frecuencia creciente por las, en general sobre los asuntos de política pública relacionada a ciencia y tecnología. Estas circunstancias requiere la educación que conviene al complejo CTS que caracteriza la sociedad contemporánea. La ciencia, la Tecnología y la Sociedad (CTS) debe de ser estudiado como un programa interdisciplinario dedicado al entendimiento de las naturalezas, consecuencias, y formación de actividades tecnológicas y científicas. El alcanzar de este entendimiento requiere el análisis crítico de la interacción entre ciencia y tecnología con valores humanos, políticas y fuerzas económicas, bien como factores culturales y ambientales..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Kelânia Freire Martins Mesquita - Coordenador.


Outros Projetos


2017 - Atual
Ambientes virtuais como suporte ao aprendizado de matemática básica, código e linguagem.
Descrição: Como se aprende ciência quando os seus fundamentos, calcados como qualquer outra ciência, na capacidade de ler, interpretar, compreender e formular sentenças lógicas, encontra-se prejudicado por uma formação básica não condizente com as exigências fundamentais para o desenvolvimento satisfatório no processo formativo universitário? Considerando esta discussão o Departamento de Química (DQ/FANAT/UERN) desenvolveu um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem que poderá ser acessado pelo(a) discente a qualquer hora e em qualquer lugar, de qualquer equipamento com acesso à Internet, com conteúdo e atividades planejadas para desenvolver no aluno o gosto pela leitura e a superação de dificuldades inerentes a matemática básica e lógica. Denominados, Aprender +, seguidos da denominação correspondente ao objetivo formativo, os ambientes buscam estreitar as relações entre os(as) estudantes e os(as) docentes com a disponibilização de mais um canal de informação, formação e comunicação, com vistas a redução da evasão e da qualidade formativa do futuro profissional..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Kelânia Freire Martins Mesquita - Coordenador / Albino O. Nunes - Integrante / Anne Gabriella D. Santos - Integrante / Vinicius Patrício Santos Caldeira - Integrante / Antônio Gautier Farias Falconieri - Integrante / Cláudio Lopes Vasconcelos - Integrante / Luiz Di Souza - Integrante.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Química: Ciência, Tecnologia e Sociedade


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Material Didático.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliação da Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2005
Mensão honrosa, Associação Brasileira de Química - ABQ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MESQUITA, K. F. M.2008 MESQUITA, K. F. M.; NUNES, Albino O. ; SANTOS, Anne Gabriella D. ; NUNES, Albano Oliveira . EXPERIMENTAÇÃO PEDAGÓGICA - RELAÇÕES CTSA NA FORMAÇÃO INICIAL DO LICENCIADO EM QUIMICA. Enseñanza de las Ciencias, v. 26, p. 2002-2006, 2008.

2.
MESQUITA, K. F. M.2007MESQUITA, K. F. M.; NUNES, Albino O. ; SANTOS, Anne Gabriella D. ; Leandro, A.L. Lopes . Nível de Conhecimento dos Professores de Química da Cidade de Mossoró Quanto ao Construtivismo, Metodologias e Concepções Alternativas. Química no Brasil, v. 1, p. 95, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
MESQUITA, K. F. M.; RODRIGUES, M. F. . Educação a distância: um percurso inicial. In: Verônica Maria de Araújo Pontes, Luzia Guacira dos Santos Silva e Maria Carmem Silva Batista. (Org.). Trilhas Pedagógicas. 1ed.: Editora CRV, 2013, v. 01, p. 93-104.

2.
MESQUITA, K. F. M.; NUNES, Albino O. ; NUNES, Albano Oliveira . Os PCN's e o Ensino de Química: Síntese e relevância. In: Carlos Alberto de Negreiro; Marcel Lucio Matias Ribeiro; Albino Oliveira Nunes. (Org.). Lnguagem e ensino - Relações de Ciências e Sociedade na Educação Tecnológica. 1ed.Natal: IFRN Editora, 2008, v. 1, p. 117-126.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MESQUITA, K. F. M.; SOUZA, L. F. S. ; SOUZA, M. O. ; SENA, T. G. P. . A utilização do caça palavras no ensino de química. In: V Seminário Nacional do Ensino Médio, 2018, Mossoró. V SENACEM, 2018.

2.
MESQUITA, K. F. M.; PROFESSOR, V. P. . CONCEPÇÃO INTERACIONISTA E ÊXITO ESCOLAR: ESTADO DO CONHECIMENTO EM MESTRADOS PROFISSIONAIS. In: I COLÓQUIO NACIONAL EM ÊXITO ESCOLAR, EMPODERAMENTO E ASCENSÃO SOCIAL/II SEMINÁRIO LUSOBRASILEIRO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO/III SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS, 2018, Mossoró. I COLÓQUIO NACIONAL EM ÊXITO ESCOLAR, EMPODERAMENTO E ASCENSÃO SOCIAL, 2018.

3.
MESQUITA, K. F. M.; NOBREGA, C. T. ; FERREIRA, M. A. ; SANTOS, F. A. A. . A TEORIA DE GALPERIN NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ESTADO DO CONHECIMENTO. In: I COLÓQUIO NACIONAL EM ÊXITO ESCOLAR, EMPODERAMENTO E ASCENSÃO SOCIAL/II SEMINÁRIO LUSOBRASILEIRO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO/III SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS, 2018, Mossoro. I COLÓQUIO NACIONAL EM ÊXITO ESCOLAR, EMPODERAMENTO E ASCENSÃO SOCIAL, 2018.

4.
MESQUITA, K. F. M.; CORINGA, A. Q. A. ; FALCONIERI, A. G. F. ; GALVAO, I. F. O. ; PINTO, V. L. . PIBID CONECTADO: FERRAMENTA AUXILIADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. In: III ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES, 2017, Fortaleza/CE. III ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES, 2017. v. I.

5.
MESQUITA, K. F. M.; MORAIS, B. R. C. ; FALCONIERI, A. G. F. ; SOUZA, W. C. ; SENA, T. G. P. . A IMPORTÂNCIA DA HORTA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADAPROFESSOR ELISEU VIANA. In: III ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES, 2017, Fortaleza / CE. III ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES, 2017. v. I.

6.
MESQUITA, K. F. M.; SILVA, I. R. G. ; FALCONIERI, A. G. F. ; SENA, T. G. P. ; FIGUEIREIDO, T. C. F. . METODOLOGIA ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: III ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES, 2017, Fortaleza/CE. III ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES, 2017. v. I.

7.
MESQUITA, K. F. M.; SOUZA, L. F. S. ; SOUZA, M. O. ; FALCONIERI, A. G. F. ; SENA, T. G. P. . TABELA PERIÓDICA NO DIA A DIA. In: III ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES - JOIN, 2017, Fortaleza / CE. III ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES - JOIN, 2017. v. I.

8.
MESQUITA, K. F. M.; FALCONIERI, A. G. F. ; PEREIRA, M. D. S. ; ASSIS, M. J. S. ; PINTO, V. L. . O JOGO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM SALAS DE AULA NO ENSINO MÉDIO.. In: III ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES - JOIN, 2017, Fortaleza/CE. III ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES - JOIN, 2017. v. I.

9.
MESQUITA, K. F. M.; SOUZA, M. O. ; SOUZA, L. F. S. ; FALCONIERI, A. G. F. ; SENA, T. G. P. . HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: A BUSCA POR ABORDAGENS LÚDICAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. In: III ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES - JOIN, 2017, Fortaleza / CE. III ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES - JOIN, 2017. v. I.

10.
MESQUITA, K. F. M.; FIGUEIREIDO, T. C. F. ; FALCONIERI, A. G. F. ; PINTO, V. L. ; SILVA, I. R. G. . O TEMA RESÍDUOS LABORATORIAIS E O SEU DESCARTE ADEQUADO, COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA. In: III ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS CIENTISTAS - JOIN, 2017, Fortaleza / CE. III ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS CIENTISTAS - JOIN, 2017. v. I.

11.
MESQUITA, K. F. M.; GURGEL, K. B. ; FALCONIERI, A. G. F. ; OLIVEIRA, A. D. ; SOUSA, L. H. N. . A PREPARAÇÃO DOS BOLSISTAS E SUPERVISORES DO PIBID DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PARA ATENDER ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E DEFICIÊNCIAS.. In: III ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES - JOIN, 2017, Fortaleza / CE. III ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES - JOIN, 2017. v. I.

12.
MESQUITA, K. F. M.; OLIVEIRA, L. A. ; FALCONIERI, A. G. F. ; SENA, T. G. P. . RECURSOS DIDÁTICOS E A PRÁTICA DOCENTE NO CURSO DE QUÍMICA DA UERN. In: III ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES - JOIN, 2017, Fortaleza / CE. III ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES - JOIN, 2017. v. I.

13.
MESQUITA, K. F. M.; FALCONIERI, A. G. F. ; SENA, T. G. P. . PERFIL DA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA. In: III ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES - JOIN, 2017, Fortaleza / CE. III ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES - JOIN, 2017. v. I.

14.
MESQUITA, K. F. M.; OLIVEIRA, L. A. ; FALCONIERI, A. G. F. ; OLIVEIRA, A. D. ; GURGEL, K. B. . AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE QUÍMICA AOS TRABALHOS DESTINADOS A FEIRA DE CIÊNCIAS. In: III ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES - JOIN, 2017, Fortaleza / CE. III ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES - JOIN, 2017. v. I.

15.
MESQUITA, K. F. M.; SANTOS, Anne Gabriella D. ; NUNES, Albino O. . NÍVEIS DE CONHECIEMNTO: PERSPECTIVAS E DIFICULDADES NO ENSINO DE QUÍMICA. In: VI CONGRESSO INTERNACIONLA DE EDUCAÇÃO, 2007, Olinda. VI CONGRESSO INTERNACIONLA DE EDUCAÇÃO, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MESQUITA, K. F. M.; SANTOS, Anne Gabriella D. ; NUNES, Albino O. . Estágio Curricular no Ensino de Química: Enfoque CTS e História da Ciência. In: III Congresso Norte-Nordeste de Química, 2009, São Luiz. Anais do III congresso Norte Nordete de química, 2009. v. I.

2.
MESQUITA, K. F. M.; NUNES, Albino O. ; SANTOS, Anne Gabriella D. . Nível de conhecimentos dos professores de química da cidade de Mossoró quanto ao construtivismo e Metodologias e Concepções Alternativas. In: I Congresso Norte-Nordeste de Química., 2007, Natal. I Congresso Norte-Nordeste de Química., 2007.

3.
MESQUITA, K. F. M.; NUNES, Albino O. ; SANTOS, Anne Gabriella D. . A RELAÇÃO ENTRE OS NÍVEIS DE ASSIMILAÇÃO DE CONHECIMENTOS DE QUÍMICA E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES. In: Congresso Brasileiro de Química, 2006, Salvador. Anais ABQ 2006, 2006.

4.
MESQUITA, K. F. M.; SANTOS, Anne Gabriella D. ; NUNES, Albino O. . UM OLHAR AO ENSINO DE QUIMICA NA REDE PRIVADA E PÚBLICA. In: Congresso Nacional de Química, 2006, Salvador. Anais ABQ 2006, 2006.

5.
MESQUITA, K. F. M.; MEDEIROS, Thaisa Jorgeanne Moraes de . Alternativas Didáticas para aulas de Química no nível médio. In: Congresso Brasileiro de Química, 2006, Salvador. ANAIS ABQ 2006, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MESQUITA, K. F. M.; SOUZA, W. C. ; MORAIS, B. R. C. ; FALCONIERI, A. G. F. ; SENA, T. G. P. . O PIBID E A FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2017, João Pessoa / PB. IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2017. v. I.

2.
MESQUITA, K. F. M.; PINTO, V. L. ; FALCONIERI, A. G. F. . UTILIZAÇÃO DE HORTA VERTICAL COMO MÉTODO DE ENSINO INTERDISCIPLINAR. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU, 2017, JOÃO PESSOA. IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU, 2017. v. I.

3.
MESQUITA, K. F. M.; SOUZA, M. O. ; SOUZA, L. F. S. ; SENA, T. G. P. ; SOUZA, W. C. ; FALCONIERI, A. G. F. . CORDEL QUÍMICO: UMA ABORDAGEM LITERÁRIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2017, JOÃO PESSOA. IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2017. v. I.

4.
MESQUITA, K. F. M.. O perfil do professor de química nas escolas de nivel medio das cidades de Areira Branca, Assu, Mossoró e Severiano Melo.. In: Reunião Regional da SBPC, 2010, Mossoró. Anais da XVI Reunião Regional da SBPC, 2010. v. 1.

5.
MESQUITA, K. F. M.; MEDEIROS, Thaisa Jorgeanne Moraes de . FEIRA DE PROJETOS DE QUÍMICA-FEPROQUIM COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. In: Encontro Nacional de Estudantes de Química, 2005, 2005.

6.
MESQUITA, K. F. M.; MEDEIROS, Thaisa Jorgeanne M. de ; NUNES, Albino O. ; SANTOS, Anne Gabriella D. ; BARBOSA, Jeane B. . AVALIAÇÂO DE METODOLOGIAS UTILIZADAS EM AULAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO NO ENSINO MÉDIO. In: Congresso Brasileiro de Química, 2005, Para. Anais CBQ 2005, 2005.

7.
MESQUITA, K. F. M.; NUNES, Kelânia@hotmail.com ; SANTOS, Anne Gabriella D. ; BARBOSA, Jeane B. . INVESTIGAÇÃO - AÇÃO, UMA ATIVIDADE CONTINUADA EM SALA DE AULA DE QUÍMICA. In: Congresso Brasileiro de Química, 2005, Pará. Anais CBQ 2005, 2005.

8.
MESQUITA, K. F. M.; NUNES, Albino O. ; SANTOS, Anne Gabriella D. ; BARBOSA, Jeane B. . A IMPORTÂNICA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA UM DESENVOLVIMENTO ADEQUADO NO ENSINO - APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. In: Congresso Brasileiro de Química, 2005, Pará. Anais CBQ 2005, 2005.

9.
MESQUITA, K. F. M.; NUNES, Albino O. ; SANTOS, Anne Gabriella D. ; BARBOSA, Jeane B. . A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR COM RELAÇÃO A DIDÁTICA FUNDAMENTADA. In: Congresso Brasileiro de Química, 2005, Para. Anais CBQ 2005, 2005.

10.
MESQUITA, K. F. M.; NUNES, Albino O. ; SANTOS, Anne Gabriella D. ; BARBOSA, Jeane B. . TRANSVERSALIDADE E O ENSINO DE QUÍMICA. In: Congresso Brasileiro de Química, 2005, Pará. Anais CBQ 2005, 2005.

11.
MESQUITA, K. F. M.; NUNES, Albino O. ; SANTOS, Anne Gabriella D. . A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O DESENVOLVIMENTO DE ENFOQUES TRRANSVERSAIE NO ENSINO DE QUÍMICA. In: XII ENCOPE, 2005, Mossoró. XII ENCOPE, 2005.

12.
MESQUITA, K. F. M.; NUNES, Albino O. ; SANTOS, Anne Gabriella D. . AVALIAÇÂO DE METODOLOGIAS UTILIZADAS EM AULAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO NO ENSINO MÉDIO. In: XII ENCOPE, 2005, Mossoró. XII ENCOPE, 2005.

13.
MESQUITA, K. F. M.. Avaliação progressiva da assimilação de conteúdos em aulas de cursinho com a utilização. In: Congresso Brasileiro de Química, 2004, Fortaleza. Congresso Brasileiro de Química, 2004.

14.
MESQUITA, K. F. M.. Avaliação preliminar do Curso de Licenciatura em Química na URRN. In: Sociedade brasileira para o progresso da Ciência, 1998, Natal. Sociedade Brasileira Para oprogresso da Ciência, 1998.

15.
MESQUITA, K. F. M.. Avaliação Preliminar do Curso de Licenciatura em Química da URRN / II. In: XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 1998, São Luiz. XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 1998.

Apresentações de Trabalho
1.
MESQUITA, K. F. M.; RODRIGUES, M. F. . Conhecendo o DAE: Direitos e Obrigações. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MESQUITA, K. F. M.; ALVES, Janete Jane Fernandes . CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DE QUÍMICA DO NÍVEL MÉDIO COM ENFOQUE EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE - CTS. 2004.

Trabalhos técnicos
1.
MESQUITA, K. F. M.. Química em casa. 2002.

Redes sociais, websites e blogs
1.
MESQUITA, K. F. M.; NUNES, Albino O. . Aprender +: Ler, escrever e interpretar. 2017; Tema: Incentivo a leitura e a produção.. (Site).

2.
MESQUITA, K. F. M.; NUNES, Albino O. . Aprender +: Matemática. 2017; Tema: Fundamentos de matemática e lógica com vídeo-aulas e abordagens lúdicas.. (Site).

3.
MESQUITA, K. F. M.; FALCONIERI, A. G. F. ; NUNES, Albino O. . PIBID/Química: Aprender +. 2017; Tema: Incentivo a leitura, interpretação e produção literária para bolsistas do PIBID de Química/UERN.. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
MESQUITA, K. F. M.. OFICINA: Uso de ferramentas Google como suporte para atividades acadêmicas.. 2017. .

2.
MESQUITA, K. F. M.. Relatorada subcomissão da estatuinte da Faculdade de Ciêcias Exatas e Naturais. 2010. (Acadêmica).

Demais trabalhos
1.
MESQUITA, K. F. M.; GAVILAN, M. M. . Analisis de la Enseñanza de Química en la Realidad Educativa de la Región Nordeste de Brasil. 2001 (Dissertaçao) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MESQUITA, K. F. M.; NUNES, Albino O.. Participação em banca de Maria da Luz Barbosa Maia Paiva. A formação inicial e a formação continuada do ponto de vista dos professores de ciencias de uma escola fundamental de Mossoró.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MESQUITA, K. F. M.; SANTOS, Anne Gabriella D.; CALDEIRA, V. P. S.. Participação em banca de Kelânia Freire Martins Mesquita.Educação Ambiental: o reaproveitamento de água como elemento motivador da aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
PINTO, C. H. C.; YUSEF, S. M.; MESQUITA, K. F. M.. Participação em banca de Erlon Cezar Varela Costa.Utilização do Piriproxifeno no Combate ao Mosquito Aedes aegypti Pelos Agentes de Combate a Endemias no Município de Caraúbas-RN. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
MESQUITA, K. F. M.. Participação em banca de PABLO ÁNGEL ESCRIBANO MARTÍN.EFEITO DO MICROONDAS NA SÍNTESE DE BIODIESEL DE ÓLEO DE JATROPHA CURCAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
MESQUITA, K. F. M.; SANTOS, Anne Gabriella D.; ALVES, Janete Jane Fernandes. Participação em banca de Sarah Martins dos Reis.CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA DAR SUBSÍDIO NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS EM UMA EMPRESA DA ÁREA ALIMENTÍCIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
MESQUITA, K. F. M.; SANTOS, Anne Gabriella D.; ALVES, Janete Jane Fernandes. Participação em banca de Lidiane Martins Moura.Educação Inclusiva para Deficientes Visuais: Conhecendo os princípios básicos e ferramentas metodologicas para o ensino e apresndizagem de pessoas cegas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANTOS, Anne Gabriella D.; MESQUITA, K. F. M.. Professor de Ensino de Química. 2011. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade. 2018. (Encontro).

2.
IV Simpósio Nordestino de Química.Reflexos da interiorização dos cursos de licenciatura em química no Nordeste do Brasil.. 2018. (Simpósio).

3.
V Seminário Nacional do Ensino Médio. 2018. (Seminário).

4.
I SEMANA DE HUMANIDADES - CIÊNCIA, MODERNIDADE E EDENTIDADE.PERSPECTIVAS DO ESTAGIO SUPERVISIONADO NA UERN. 2010. (Encontro).

5.
Congreso Internacional de Educación. Congreso Internacional de Educación. 2003. (Congresso).

6.
CIVE - Congreso Internacional de Educación. 2002. (Congresso).

7.
Congreso Internacional Virtual Educación - CIVE. CIVE - Congreso Internacional de Educación. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MESQUITA, K. F. M.; Lins, Sônia ; RODRIGUES, M. F. . I Mutirão Cidadão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 2007. (Outro).

2.
MESQUITA, K. F. M.; RODRIGUES, M. F. . I Concurso de Fotografia da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis. 2007. (Concurso).

3.
MESQUITA, K. F. M.; RODRIGUES, M. F. . I Conferência de Estágio da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lucas Franklin dos Santos Souza. A importância dos conhecimentos prévios no processo de aprendizagem e de ensino de química (titulo provisório). Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
Lizandra Alves de Oliveira. A formação pedagógica e o professor de química do ensino superior (titulo provisório). Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

3.
Ariel Quizi de Andrade Coringa. Sala de aula virtual: uma análise de sua influência no incentivo a leitura de estudantes de Química.. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Luana Paula da Cunha Silva. Mulheres cientistas (titulo provisório). Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

5.
Rakel Silveira da Rocha. Feira de ciência como instrumento de construção do pensamento científico (titulo provisório). Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daiane Soares Rodrigues. Educação Ambiental: o reaproveitamento de água como elemento motivador da aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Kelânia Freire Martins Mesquita.

2.
Lidiane Martins Moura. Ensino de Química na perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência visual. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Kelânia Freire Martins Mesquita.

Iniciação científica
1.
Luan Duarte de Souza. Sarau da Química - educação científica numa abordagem cultural. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Kelânia Freire Martins Mesquita.

2.
Thaisa Jorgeanne de Medeiros. Investigação - ação. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Kelânia Freire Martins Mesquita.

3.
Albino O. Nunes. TRANSVERSALIDADE E O ENSINO DE QUÍMICA. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Kelânia Freire Martins Mesquita.

4.
Anne Gabriella D. Santos. A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR COM RELAÇÃO A DIDÁTICA FUNDAMENTADA. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Química) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Kelânia Freire Martins Mesquita.



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MESQUITA, K. F. M.; RODRIGUES, M. F. . Educação a distância: um percurso inicial. In: Verônica Maria de Araújo Pontes, Luzia Guacira dos Santos Silva e Maria Carmem Silva Batista. (Org.). Trilhas Pedagógicas. 1ed.: Editora CRV, 2013, v. 01, p. 93-104.


Redes sociais, websites e blogs
1.
MESQUITA, K. F. M.; NUNES, Albino O. . Aprender +: Ler, escrever e interpretar. 2017; Tema: Incentivo a leitura e a produção.. (Site).

2.
MESQUITA, K. F. M.; NUNES, Albino O. . Aprender +: Matemática. 2017; Tema: Fundamentos de matemática e lógica com vídeo-aulas e abordagens lúdicas.. (Site).

3.
MESQUITA, K. F. M.; FALCONIERI, A. G. F. ; NUNES, Albino O. . PIBID/Química: Aprender +. 2017; Tema: Incentivo a leitura, interpretação e produção literária para bolsistas do PIBID de Química/UERN.. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 24:18:05