Angelica Dutra Zanotto

Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível A

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9385878973546662
  • Última atualização do currículo em 15/12/2017


Profissional com formação em Administração de Empresas, ênfase em Comércio Exterior, em 2008, pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS. Realizou o Curso de Especialização de Administração de Empresas, na Fundação Getúlio Vargas - FGV, concluído em julho de 2015. Realizou Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, concluído em 2017. Atuou como pesquisadora no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no projeto PREVER- Prevenção de Eventos Cardiovasculares em Pacientes com Pré-Hipertenção e Hipertensão Arterial. Atualmente é bolsista DTI do CNPQ. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Angelica Dutra Zanotto
Nome em citações bibliográficas
ZANOTTO, A. D.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2017
Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica.
Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
Título: Modelo de gerenciamento de projetos para a pesquisa clínica, Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Carisi Anne Polanczyk.
Palavras-chave: pesquisa clínica; Gestão em saúde.
Grande área: Ciências da Saúde
2013 - 2015
Especialização em Pós-Graduação em Administração de Empresas.
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Projeto de um novo modelo estratégico para a empresa MMLA Inovação.
Orientador: Fabrício Feijó.
2005 - 2009
Graduação em Administração.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Estudo de caso da utilização do porto de Montevideo x porto de Rio Grande.




Formação Complementar


2016 - 2016
GOOD CLINICAL PRACTICES. (Carga horária: 6h).
NIDA Clinical Trials Network, NIDA, Estados Unidos.
2015 - 2015
CAPACITAÇÃO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS E PREPARAÇÃO PARA OS EXAMES PMI. (Carga horária: 44h).
PM Tech Capacitação em Projetos, PM TECH, Brasil.
2014 - 2014
Boas Práticas Clínicas. (Carga horária: 8h).
Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2006 - 2006
Intermediate General English.
Malvern House - Londres/Inglaterra, MALVERN, Grã-Bretanha.


Atuação Profissional



Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2016
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20


Fundação Médica do Rio Grande do Sul, FMRS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Projeto REBRATS: apoio técnico-científico, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como gestora do projeto através de bolsa de pesquisa. Projeto de pesquisa REBRATS: Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde


Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2016 - 2017
Modelo de gerenciamento de projetos para a pesquisa clínica
Descrição: Estudo transversal prospectivo com aplicação de um questionário específico para centros de pesquisa no país. Este instrumento avaliou a aplicação prática das dez áreas de conhecimento (gerenciamento da integração, do escopo, do tempo, de custos, de qualidade, de recursos humanos, de comunicações, de riscos, de aquisições e partes interessadas) do Project Management Body of Knowledge (PMBOK®) com relação à prática diária da pesquisa clínica nos centros de pesquisa do país..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Angelica Dutra Zanotto - Integrante / Carisi Anne Polanczyk - Coordenador / Karen Brasil Ruschel - Integrante.
2016 - Atual
Projetos de Pesquisa em Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), no âmbito PROADI-HMV
Descrição: Desenvolver estudos no âmbito da área de avaliação de tecnologias em saúde, com vistas de produzir materiais metodológicos que contribuam com a aplicação de ATS no Brasil e produzir estudos amplos de tecnologias demandadas pelo Hospital Moinhos de Vento e Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologia em Saúde (DEGITS), Ministério da Saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Avaliação Econômica do Manejo da Cardiopatia Isquêmica
Descrição: Projeto que visa a análise dos custos ambulatoriais e de internação do manejo da cardiopatia isquêmica no Hospital de Clínicas de Porto Alegre..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2014
PREVER- Prevenção de Eventos Cardiovasculares em Pacientes com Pré-Hipertenção e Hipertensão Arterial
Descrição: Ensaio clínico randomizado multicêntrico, constituído por dois subprojetos, serão realizados em 23 centros brasileiros e o centro coordenador estará localizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. No estudo 1, será avaliada a eficácia da associação de clortalidona e amilorida, em baixa dose, versus placebo, na prevenção de hipertensão arterial, em pacientes com pré-hipertensão arterial. O estudo de prevenção primária de hipertensão busca avaliar a eficácia da intervenção com diurético em baixa dose para prevenir hipertensão e, secundariamente, desfechos intermediários, como diabetes mellitus, microalbuminúria, dislipidemia, hipertrofia ventricular esquerda, hiperuricemia e hipopotassemia. Indivíduos com 30 a 70 anos, diagnóstico de pré-hipertensão e outro fator de risco maior para DCV, incluindo diabetes serão elegíveis para o estudo 1. Intervenção: clortalidona (12,5 mg) e amilorida (2,5 mg) vs. placebo. Desfechos: incidência de hipertensão arterial (PA ≥ 140/90 mmHg em não diabéticos e ≥ 135/85 mmHg em diabéticos) e de efeitos adversos. O estudo 2 incluirá pacientes com 40 anos ou mais, diagnóstico de hipertensão arterial em estágio I e outro fator de risco maior para DCV, incluindo diabetes. Intervenção: clortalidona mais amilorida (25 e 5 mg/dia) versus losartano (100 mg/dia). Outros fármacos poderão ser prescritos ante a falta de resposta aos medicamentos testados. Desfechos: redução da pressão arterial; incidência de efeitos adversos e de diabetes mellitus, microalbuminúria e hipertrofia ventricular esquerda, hipopotassemia e hiperuricemia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2009
Utilização do porto de Montevideo x porto de Rio Grande.
Descrição: Estudo transversal para avaliação comparativa do atendimento aos usuários dos serviços portuários..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Gestão de Projetos de Pesquisa Científica.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Gestão de projetos em pesquisa clínica.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Administração de Setores Específicos.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
ZANOTTO, A. D.; RUSCHEL, K. B. ; POLANCZYK, C. A. . Modelo de gerenciamento de projetos para a pesquisa clínica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
POLANCZYK, C. A. ; DIBE, L. S. M. ; ZANOTTO, A. D. . Participação na revisão do conteúdo do site do IATS. 2017; Tema: Avaliação de tecnologias em saúde. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
POLANCZYK, C. A. ; ZANOTTO, A. D. . Relatório do projeto: Fortalecimento da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde: Capacitação e Elaboração de Estudos. processo:BR/LOA/1400006.001. 2016. (Relatório de pesquisa).

2.
POLANCZYK, C. A. ; FUCHS, F. D. ; JUK, J. ; ZANOTTO, A. D. ; MACHADO, Y. S. . Relatório final de projeto INCT de Avaliação em Tecnologias em Saúde - Processo 573826/2008-0. 2016. (Relatório de pesquisa).

3.
POLANCZYK, C. A. ; ZANOTTO, A. D. ; JUK, J. . Relatório do Projeto Pós Doc Sus- Projeto 1956/2009. 2015. (Relatório de pesquisa).

4.
POLANCZYK, C. A. ; KUHMMER, R. ; ZANOTTO, A. D. . Relatório do Projeto: Modelos de Gestão para Redução de Risco Cardiovascular em Atenção Primária no Brasil - Processo: 564829/2010-2. 2015. (Relatório de pesquisa).

5.
POLANCZYK, C. A. ; CRUZ, L. N. ; ZANOTTO, A. D. ; JUK, J. . Gestão do curso de Metodologia em Avaliação de Tecnologias em Saúde, em EAD. 2015. (Gestão de curso de curta duração, em EAD).

6.
POLANCZYK, C. A. ; CRUZ, L. N. ; ZANOTTO, A. D. ; JUK, J. . Gestão do curso de Análise de Custo e Efetividade, em EAD. 2015. (Gestão de curso de curta duração, em EAD).

7.
ZANOTTO, A. D.; JUK, J. ; RODRIGUES, F. A. . Manual do Aluno - Curso de Especialização em Avaliação de Tecnologias em Saúde. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional).

8.
POLANCZYK, C. A. ; CRUZ, L. N. ; JUK, J. ; ZANOTTO, A. D. . Relatório do Projeto: Valoração de estados de saúde através do questionário eq-5d para a população brasileira Processo: 481020/2011-0. 2014. (Relatório de pesquisa).

9.
POLANCZYK, C. A. ; ZANOTTO, A. D. . Relatório do Projeto: Estudos em Avaliação de Tecnologias em Saúde: Elaboração de Parecer Técnico Científico e Revisão Sistemática. Rebrats/HAOC 01/2013. 2014. (Relatório de pesquisa).

10.
POLANCZYK, C. A. ; JUK, J. ; ZANOTTO, A. D. . Relatório do projeto: Programa Avançado de Avaliação Econômica de Tecnologias em Saúde. 2014. (Relatório de pesquisa).

11.
POLANCZYK, C. A. ; ZANOTTO, A. D. ; JUK, J. . Relatório do Projeto: Tópicos Avançados em Avaliação de Tecnologia em Saúde II - Processo:2188/2012. 2013. (Relatório de pesquisa).

12.
POLANCZYK, C. A. ; ZANOTTO, A. D. . Relatório do Projeto:Tutoria em Avaliações Econômicas para o Ministério da Saúde do Uruguai. 2013. (Relatório de pesquisa).

13.
POLANCZYK, C. A. ; JUK, J. ; ZANOTTO, A. D. ; CRUZ, L. N. . Relatório de acompanhamento de projeto INCT de Avaliação em Tecnologias em Saúde - Processo 573826/2008-0. 2013. (Relatório de pesquisa).

14.
POLANCZYK, C. A. ; ZANOTTO, A. D. ; RIBEIRO, R. A. ; ZIEGELMANN, P. ; JUK, J. . Relatório do evento: Oficina de avaliação crítica de estudos de comparação indireta e direta. 2012. (Relatório de pesquisa).

15.
POLANCZYK, C. A. ; ZANOTTO, A. D. ; ITRIA, A. ; UMPIERRE, D. ; RODRIGUES, F. A. . Relatórios parciais do Projeto: Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES ? PNPD/2011. 2011. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
37ª Semana Científica do HCPA. 2017. (Simpósio).

2.
Curso Microcusteio aplicado a Avaliações Econômicas em Saúde. 2017. (Simpósio).

3.
Evidência em Saúde 2017 - O valor da informação: da ciência à tomada de decisão. 2017. (Simpósio).

4.
I International Symposium on Cardiovascular Epidemioly. 2013. (Simpósio).

5.
II Simpósio de Gestão de Projetos Aplicada à Pesquisa Cientifica. 2012. (Simpósio).

6.
XXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. 2012. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
POLANCZYK, C. A. ; CRUZ, L. N. ; ZANOTTO, A. D. ; SCHLATTER, R. P. ; NEYELOFF, J. L. ; DIEL, A. . Curso Microcusteio aplicado a Avaliações Econômicas em Saúde. 2017. (Outro).

2.
POLANCZYK, C. A. ; RIBEIRO, R. A. ; ZIEGELMANN, P. ; CRUZ, L. N. ; ZANOTTO, A. D. ; DIEL, A. . Workshop: Metanálise de Rede de Evidências (Network Meta-Analysis). 2017. (Outro).

3.
ZANOTTO, A. D.. I International Symposium on Cardiovascular Epidemiology. 2013. (Outro).

4.
POLANCZYK, C. A. ; FUCHS, F. D. ; CRUZ, L. N. ; ZANOTTO, A. D. ; JUK, J. . Tópicos Avançados em Avaliação de Tecnologia em Saúde II. 2012. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
ZANOTTO, A. D.; JUK, J. ; RODRIGUES, F. A. . Manual do Aluno - Curso de Especialização em Avaliação de Tecnologias em Saúde. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 3:23:50