Daniel Neri Cardoso

Bolsista de Doutorado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2414722523170772
  • Última atualização do currículo em 17/07/2018


Graduado em Engenharia de Controle e Automação pela Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros - FACIT (2012), participou por dois anos em um projeto de iniciação científica com o objetivo de desenvolver software e o hardware de controle para um fermentador de bancada CSTR; Pós-Graduado em Engenharia de Sistemas pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES; Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2016), realizou pesquisas na área de VANTs visando a modelagem e controle de um veículo aéreo do tipo VANT Tilt-rotor. Atualmente está cursando Doutorado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, como continuação das pesquisas desenvolvidas no mestrado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniel Neri Cardoso
Nome em citações bibliográficas
CARDOSO, D. N.;CARDOSO, DANIEL NERI


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Orientador: Guilherme Vianna Raffo.
Coorientador: Sergio Esteban Roncero.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2014 - 2016
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Adaptive Control Strategies for Improved Forward Flight of a Tilt-rotor UAV,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Guilherme Vianna Raffo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2013 - 2015
Especialização em Engenharia de Sistemas. (Carga Horária: 364h).
Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
Título: Controle de um sistema não linear, utilizando controlador PID clássico com ganhos ajustados por uma rede MLP e otimizados por algoritmo evolutivo.
2008 - 2012
Graduação em Engenharia de Controle e Automação.
Fundação Educacional Montes Claros, FEMC, Brasil.
Título: Desenvolvimento de controlador PID em sistema embarcado para controle de temperatura.
Orientador: Maurílio José Inácio.




Formação Complementar


2006 - 2007
Montagem de computadores. (Carga horária: 30h).
SOS = Computadores, SOSCOMPUTADORES, Brasil.
2006 - 2007
Manutenção de computadores. (Carga horária: 24h).
SOS = Computadores, SOSCOMPUTADORES, Brasil.
2006 - 2007
Manutenção de Impressoras. (Carga horária: 18h).
SOS = Computadores, SOSCOMPUTADORES, Brasil.
2006 - 2007
Redes de Computadores. (Carga horária: 24h).
SOS = Computadores, SOSCOMPUTADORES, Brasil.
2006 - 2007
Manutenção de Monitores. (Carga horária: 18h).
SOS = Computadores, SOSCOMPUTADORES, Brasil.
2003 - 2003
Windows, Word, Excel e conceitos básicos de comp.. (Carga horária: 90h).
SENAC - MG, SENAC - MG, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Educacional Montes Claros, FEMC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiário do laboratório integrador | Carga horária 20h/semana


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Iniciação científica / Pesquisador | Carga horária 20h/semana


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Estagiário de Docência, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Projeto de Sistemas VANTs na Configuração TiltRotor para Transporte de Cargas e Manipulação Aérea
Descrição: Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Guilherme Vianna Raffo em 28/09/2016. Descrição: Através do intenso desenvolvimento que vem ocorrendo no setor de aeronaves não tripuladas, justificado pelo baixo custo agregado e atuadores/sensores com elevada precisão, pesquisas relacionadas ao transporte de cargas e manipulação aérea por Veículos Aéreos Não Tripulados estão sendo impulsionadas pela necessidade de acessar zonas de risco, como, por exemplo, zonas de guerra e regiões afetadas por catástrofes químicas, biológicas, nucleares e naturais, que muitas vezes são inviáveis para veículos tripulados e de grande porte. O presente projeto de pesquisa propõe o desenvolvimento de um VANT de baixo custo com arquitetura de hardware e software aberta, voltados para aplicações civis de transporte de cargas e manipulação aérea. O projeto propõe a construção de um VANT com dois rotores encapsulados em dispositivos de propulsão denominados Ducted-Fan, constituindo assim uma aeronave de asas rotativas na configuração Ducted-Fan Tiltrotor. Ademais da concepção do VANT, propõe-se também o desenvolvimento de estratégias de controle não linear robusto para sistemas mecânicos subatuados, com o enfoque no problema de transporte de cargas suspensas por cabos flexíveis e manipulação aérea através de braços robóticos. Este problema será abordado através da teoria de controle H-infinito não linear para sistemas subatuados. Por outro lado, o projeto aqui proposto também pretende explorar questões relacionadas à estimação de estados na presença de estados desconhecidos e medidas incertas, onde a incerteza na medição está contida em um intervalo conhecido. Baseado na metodologia de set-membership e utilizando ferramentas baseadas na teoria de conjuntos e análise intervalar, pretende-se desenvolver estimadores de estado que computem um conjunto estimado que garanta conter todos os valores dos estados e que seja consistente com as observações disponíveis, dados os limites das incertezas de medição e o conjunto contendo o estado inicial do veículo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Daniel Neri Cardoso - Integrante / Guilherme Vianna Raffo - Coordenador / Bruno Vilhena Adorno - Integrante / Brenner Santana Rego - Integrante / Leandro Buss Becker - Integrante / Leonardo Antônio Borges Torres - Integrante / Luciano Cunha de Araújo Pimenta - Integrante / Bruno Otávio Soares Teixeira - Integrante / Paulo Henriques Iscold - Integrante / Guilherme Augusto Silva Pereira - Integrante.
2013 - Atual
Estratégias de Controle Robusto para VANTs na Configuração TiltRotor em Tarefas de Transporte de Cargas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Guilherme Vianna Raffo em 11/10/2016.
Descrição: Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Guilherme Vianna Raffo em 28/09/2016. Descrição: Os chamados Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), popularmente conhecidos por Drones, têm se tornado cada vez mais frequentes. Através deste grande desenvolvimento que vem ocorrendo no setor de veículos aéreos não tripulados, devido ao baixo custo agregado e atuadores/sensores com elevada precisão, pesquisas relacionadas ao transporte de cargas usando cabos suspensos acoplados a VANTs estão sendo impulsionadas pela necessidade e possibilidade de acessar ambientes inóspitos, antes inviáveis para veículos tripulados e de grande porte. O presente projeto propõe o desenvolvimento de estratégias de controle robusto para sistemas mecânicos subatuados, com o enfoque no problema de transporte de cargas suspensas por cabos flexíveis. Este problema será abordado através da teoria de controle H-infinito não linear para sistemas subatuados. Ademais, tendo em vista que nem todos os estados do sistema são mensuráveis, esta problemática será estudada utilizando a abordagem via realimentação de saída. Além disso, o projeto aqui proposto também pretende explorar questões relacionadas à estimação de estados na presença de estados desconhecidos e medidas incertas, onde a incerteza na medição está contida em um intervalo conhecido. Baseado na metodologia de set-membership e utilizando ferramentas baseadas na teoria de conjuntos e análise intervalar, pretende-se desenvolver estimadores de estado que computem um conjunto estimado que garanta conter todos os valores dos estados e que seja consistente com as observações disponíveis, dados os limites das incertezas de medição e o conjunto contendo o estado inicial do veículo. O presente projeto de pesquisa também propõe o desenvolvimento de um VANT de baixo custo com arquitetura de hardware e software aberta, voltado para aplicações civis de transporte de cargas. Ao invés de se trabalhar com veículos aéreos em escala reduzida nas configurações comumente encontradas - por exemplo, aeronaves de asas fixas (aviões) ou aeronaves de asas rotativas, como os helicópteros com quatro rotores (comumente chamados quadrirrotores) - o presente projeto propõe a construção de um VANT com dois rotores, constituindo assim uma aeronave de asas rotativas na configuração Tiltrotor...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Daniel Neri Cardoso - Integrante / Guilherme Vianna Raffo - Coordenador / Bruno Vilhena Adorno - Integrante / Brenner Santana Rego - Integrante / Leandro Buss Becker - Integrante / Leonardo Antônio Borges Torres - Integrante.
2011 - Atual
Desenvolvimento de Software para Controle de Processo de Fermentação em Biorreator CSTR
Descrição: Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver software para controle de processos de fermentação em biorreator CSTR. Biorreatores são sistemas nos quais ocorrem conversões biológicas em vasos mecânicos, onde organismos são cultivados de maneira controlada e/ou materiais são convertidos ou transformados via biorreações específicas. Os bioreatores estão sujeitos a diversos tipos de distúrbios, tais como variações nas matérias-primas, mudanças nos condições ambientais ou de cultivo, falha no equipamento, erros humanos, entre outros. Caso esses distúrbios não sejam detectados e compensados apropriadamente, eles afetam a operação e o desempenho da fermentação, resultando em acidentes, produtos fora da especificação ou perdas na produção. Para que seja possível conduzir a operação de fermentação com reprodutibilidade e segurança, algumas variáveis de processo devem ser medidas, e outras devem ser manipuladas, continuamente ou com uma periodicidade adequada. As variáveis que deverão ser medidas e/ou modificadas e os instrumentos que serão controlados pelo software devem garantir que os microorganismos se reproduzam bem e produzam a quantidade esperadas do metabólito desejado na operação. Para isso, no caso específico de fermentações submersas, é necessário operar a fermentação assepticamente. Devendo-se encerrar a fermentação no exato momento em que for detectada heterogeniedade no meio de fermentação, ou contaminação por produtos metabólicos não desejados. As principais variáveis a serem medidas e/ou controladas em um bioreator são: a) Temperatura; b) pH; c) Concentração de oxigênio dissolvido; d) Concentração de gás carbônico dissolvido; e) Agitação (rotação do motor); f) Concentração de substratos; g) Concentração de produtos; h) Pressão interna no bioreator; i) Concentração de biomassa (células); j) Medidas de vazões gasosas (entrada e saída de ar e oxigênio puro); k) Medidas de vazões líquidas (entrada e saída de substratos e produtos);.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Daniel Neri Cardoso - Integrante / Renato Dourado Maia - Coordenador / William James Lima - Integrante / Fernando Pereira de Toledo - Integrante / Paulo Ricardo Silva Durães - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
Melhor desempenho acadêmico, dos formandos de 2012, do curso de engenharia de controle e automação, FEMC - FACIT.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRITO, C. V. S.2013BRITO, C. V. S. ; CARDOSO, D. N. ; SILVA, P. R. D. ; AMORIM, R. B. S. ; MAIA, R. D. ; NOGUEIRA, W. J. . Desenvolvimento de software para controle de processo de fermentação em biorreator-CSTR. Pesquisa & Extensão, v. 3, p. 41-46, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARDOSO, D. N.; RAFFO, G. V. . Approximated solutions to the nonlinear H-2 and H-infinity control approaches formulated in the Sobolev space. In: European Control Conference 2018, 2018, Limassol, Chipre. Proceedings of European Control Conference 2018, 2018.

2.
CARDOSO, D. N.; RAFFO, GUILHERME V. ; ESTEBAN, SERGIO . Nonlinear H-2 and H-Infinity control formulated in the Sobolev space for mechanical systems. In: Robust Control Design - 9th ROCOND, 2018, Florianópolis - SC, BRAZIL. Proceedings of ROCOND 2018, 2018.

3.
CARDOSO, DANIEL NERI; RAFFO, GUILHERME V. ; STEBAN, S. . Nonlinear H-2 and H-infinity control formulated in the Weighted Sobolev space for underactuated mechanical systems with input coupling. In: 2018 IEEE Conference on Decision and Control (CDC), 2018, Miami, FL, USA,. Proc. of IEEE Conference on Decision and Control (CDC-2018), 2018.

4.
CARDOSO, DANIEL NERI; RAFFO, GUILHERME V. ; ESTEBAN, SERGIO . NONLINEAR H-INFINITY AND W-INFINITY CONTROL APPROACHES - A COMPARISON ANALYSIS. In: XXII Congresso Brasileiro de Automática, 2018, João Pessoa - PB, Brasil. Anais do XXIIth Congresso Brasileiro de Automática, 2016, 2018.

5.
SANTOS, M. A. ; CARDOSO, D. N. ; REGO, B. S. ; RAFFO, G. V. ; STEBAN, S. . A Discrete Robust Adaptive Control of a Tilt-rotor UAV for an Enlarged Flight Envelope. In: 56th IEEE Conference on Decision and Control, 2017, Melbourne, Australia. Proceedings of 56th IEEE Conference on Decision and Control, 2017.

6.
CARDOSO, D. N.; RAFFO, G. V. ; STEBAN, S. . Modeling and control of a Tilt-rotor UAV with improved forward flight. In: XXIth Congresso Brasileiro de Automática, 2016, Vitória - ES, Brasil. Anais do XXIth Congresso Brasileiro de Automática, 2016.

7.
CARDOSO, DANIEL NERI; RAFFO, GUILHERME V. ; ESTEBAN, SERGIO . A robust adaptive mixing control for improved forward flight of a tilt-rotor UAV. In: 2016 IEEE 19th International Conference on Intelligent Transportation Systems (ITSC), 2016, Rio de Janeiro. 2016 IEEE 19th International Conference on Intelligent Transportation Systems (ITSC), 2016. p. 1432.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARDOSO, D. N.; ABREU, P. E. O. G. B. ; DURAES, M. F. ; MAIA, R. D. . Sintonia de um Controlador PID para Controle de um Sistema Não Linear Utilizando uma Rede Neural Artifical MLP. In: VII Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2013, Montes Claros. Anais do VII Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2013.

2.
Toledo, F. P. ; CARDOSO, D. N. . DESENVOLVIMENTO, PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UM BIORREATOR DE BANCADA PARA FERMENTAÇÕES (CSTR). In: 11º Congresso Nacional de Iniciação Científica CONIC-SEMES, 2011, Santos - SP. Anais do 11º Congresso Nacional de Iniciação Científica CONIC-SEMES, 2011.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CARDOSO, DANIEL NERI. Revisor para revista Asian Journal of Control. 2018.

2.
CARDOSO, DANIEL NERI. Revisor para Congresso IFAC - Robust Control Design - 9th ROCOND 2018. 2018.

3.
CARDOSO, DANIEL NERI. Revisor para Congresso International Conference on Intelligent Robots IROS 2018. 2018.

4.
CARDOSO, DANIEL NERI. Revisor para Revista Control Engineering Practice - Elsevier. 2018.

5.
CARDOSO, DANIEL NERI. Revisor para revista Journal of Aerospace Engineering. 2018.

6.
CARDOSO, DANIEL NERI. Revisor para congresso The 26th Mediterranean Conference on Control and Automation. 2018.

7.
CARDOSO, DANIEL NERI. Revisor para o Congresso Brasileiro de Automática - CBA'2016. 2018.

8.
CARDOSO, D. N.. Revisor para Congresso IEEE - 19th International Conference on Intelligent Transportation Systems - ITSC'2016. 2016.

9.
CARDOSO, D. N.. Revisor para o Congresso Brasileiro de Automática - CBA'2016. 2016.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MACIEL, R. C. N.; SCHARLAU, C. C.; PEREZ, A. L. F.; CARDOSO, DANIEL NERI. Participação em banca de Rodrigo Cesar Nunes Maciel.PROJETO DE UM CONTROLADOR DE ALTITUDE PARA UM VANT DE ASA FIXA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
RAFFO, G. V.; PAPINI, G. S.; PINTO, R. L. U. F.; CARDOSO, DANIEL NERI. Participação em banca de Pedro André Aguiar da Silveira.Análise aerodinâmica em CFD e túnel de vento de um VANT tiltrotor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
RAFFO, G. V.; CARDOSO, DANIEL NERI; ALVES NETO, A.. Participação em banca de Leandro Miranda Fahur Machado.Desenvolvimento de um simulador de voo de um VANT tiltrotor em um ambiente realista. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
European Control Conference 2018 - ECC 2018. Approximated solutions to the nonlinear H-2 and H-inf control approaches formulated in the Sobolev space. 2018. (Congresso).

2.
2016 IEEE 19th International Conference on Intelligent Transportation Systems. A Robust Adaptive Mixing Control for Improved Forward Flight of a Tilt-rotor UAV. 2016. (Congresso).

3.
XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE AUTOMÁTICA (CBA-2016). MODELING AND CONTROL OF A TILT-ROTOR UAV WITH IMPROVED FORWARD FLIGHT. 2016. (Congresso).

4.
VII Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão.Sintonia de um Controlador PID para Controle de um Sistema Não Linear Utilizando uma Rede Neural Artifical MLP. 2013. (Outra).

5.
1º Congresso norte mineiro de energias renováveis. 2012. (Congresso).

6.
V SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACIT/FAPEMIG.Desenvolvimento de hardware e software controlador para fermentadores bancada. 2012. (Seminário).

7.
11º CONIC - CONGRESSO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. DESENVOLVIMENTO, PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UM BIORREATOR DE BANCADA PARA FERMENTAÇÕES (CSTR). 2011. (Congresso).

8.
IV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACIT/FAPEMIG.Desenvolvimento de hardware e software controlador para fermentadores de bancada. 2011. (Seminário).

9.
Latinoware. 2011. (Congresso).

10.
X Semana da Engenharia - FACIT.CONTROLE DE VELOCIDADE DE MOTOR DC ATRAVÉS DE MICROCONTROLADOR PIC. 2011. (Outra).

11.
A aventura da pesquisa e o desafio da inovação. 2010. (Outra).

12.
IX Semana da Engenharia - FACIT.MANIPULADOR ROBÓTICO‏. 2010. (Outra).

13.
XV FENICS - Feira Nacional da Indústria, Comécio e Serviços de Montes Claros. MANIPULADOR ROBÓTICO‏. 2010. (Feira).

14.
VIII Semana da Engenharia.Energia Solar. 2009. (Outra).

15.
VII Semana da Engenharia - FACIT. 2008. (Outra).

16.
VII seminário de interdisciplinaridade do Cálculo - SINCAL.Otimização aplicada ao lançamento de projeteis. 2008. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Leandro Miranda Fahur Machado. Desenvolvimento de um simulador de voo de um VANT tilt-rotor em um ambiente realista. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Daniel Neri Cardoso.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 1:20:31