Arthur Garcia Bartsch

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  • Última atualização do currículo em 06/03/2018


Possui mestrado e graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com ênfase em Automação de Sistemas. Suas áreas de interesse são Máquinas Elétricas, Acionamentos Elétricos, Sistemas de Controle, Sistemas de Potência Eletrônica de Potência e Dispositivos Embarcados. Atualmente, cursa doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado de Santa Catarina e é professor efetivo no Instituto Federal de Santa Catarina (campus Jaraguá do Sul Rau). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Arthur Garcia Bartsch
Nome em citações bibliográficas
BARTSCH, A. G.;GARCIA BARTSCH, ARTHUR;BARTSCH, ARTHUR G.;BARTSCH, ARTHUR

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Santa Catarina.
Rua Paulo Malschitzki
Zona Industrial Norte
89219710 - Joinville, SC - Brasil
Telefone: (47) 40094900


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Engenharia Elétrica.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Orientador: José de Oliveira.
Coorientador: Mariana dos Santos Matos Cavalca.
2015 - 2016
Mestrado profissional em Engenharia Elétrica.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Controlador Preditivo Não-Linear Aplicado ao Acionamento de Motor Síncrono de Ímãs Permanentes, Ano de Obtenção: .
Orientador: José de Oliveira.
Coorientador: Mariana Santos Matos Cavalca.
Bolsista do(a): Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação da UDESC, PROMOP, Brasil.
2010 - 2015
Graduação em Engenharia Elétrica.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Estudo da Aplicação de Malhas de Controle Preditivo para Acionamento do Motor BLDC.
Orientador: José de Oliveira.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Nova Era, CNE, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente substituto, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado PROMOP, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Período: 08/2013-01/2015 Bolsista de Iniciação Científica na área de Controle e Acionamentos, com o tema "Estudo e acionamento do motor Brushless DC." Orientador: Prof. Dr. José de Oliveira Período: 02/2013-07/2013 Bolsista de Iniciação Científica na área de Eletrônica de Potência, com o tema "Dispositivo móvel autônomo para regulação e melhoria da qualidade da tensão em redes aéreas de distribuição de energia elétrica." Orientador: Prof. Dr. Marcello Mezaroba


Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40


Faculdade de Tecnologia SENAI Joinville, FATEC SENAI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Especialista de ensino IV, Carga horária: 8


Anhanguera Joinville, ANHANGUERA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Estudo do Acionamento do Motor Brushless
Descrição: Descrição: Os motores brushless tornam-se atrativos para aplicações industriais, em razão da alta eficiência e ótima controlabilidade. O motor Brushless DC pode ser descrito como um motor de corrente contínua sem escovas e com ímãs montados na superfície do rotor. A construção do motor BLDC é similar a de um motor síncrono de corrente alternada. Os motores Brushless DC diferem dos motores síncronos de corrente alternada, na detecção da posição do rotor (ou polos magnéticos) para produzir sinais para controlar as chaves eletrônicas. Desse modo, neste projeto é proposto o estudo do acionamento do motor Brushless DC e a análise do desempenho da malha de controle..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Arthur Garcia Bartsch - Integrante / José de Oliveira - Coordenador / Ademir Nied - Integrante / Mariana Santos Matos Cavalca - Integrante / Eduardo Bonci Cavalca - Integrante / Paulo César da Silva - Integrante.
2012 - 2014
Identificação on-line de parâmetros do motor de indução
Descrição: Com o avanço da automação nos processos produtivos é crescente o uso de acionamentos controlados de alto desempenho dinâmico e de precisão, principalmente os controles de torque e de velocidade. Técnicas modernas de controle procuram atender desempenhos dinâmicos cada vez mais exigentes, mas sua realização pressupõe a utilização de observadores e controladores que requerem que os parâmetros elétricos do motor de indução sejam conhecidos. Desse modo, neste projeto é proposto o estudo de técnicas de estimação on-line de parâmetros do motor de indução e análise da sua influência no desempenho da malha decontrole..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Arthur Garcia Bartsch - Integrante / José de Oliveira - Coordenador / Ademir Nied - Integrante / Mariana Santos Matos Cavalca - Integrante / Eduardo Henrique Couto - Integrante.


Outros Projetos


2011 - 2012
Criação e Elaboração de um Livro Didático do Microcontrolador HCS08-QG8
Descrição: Desenvolvimento de um livro didático, na área de microcontroladores e linguagem Assembly..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Arthur Garcia Bartsch - Integrante / Ana Teruko Yokomizo Watanabe - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GARCIA BARTSCH, ARTHUR2016GARCIA BARTSCH, ARTHUR; DO NASCIMENTO, GUILHERME ; SEIJI SACURAE, FABIO ; NIED, ADEMIR ; DE OLIVEIRA, JOSE . Computational Cost Evaluation Method to Embedded Digital Control Systems. REVISTA IEEE AMÉRICA LATINA, v. 14, p. 437-444, 2016.

2.
NOGUEIRA, A. F. L.2015 NOGUEIRA, A. F. L. ; MALDONADO, L. J. A. S. ; MELO, D. M. ; DEVEGILI, K. M. ; BARTSCH, A. G. . Determination Of Equivalent Electric Circuit Parameters of Single-Phase Power Transformers with Different Number of Winding Turns. International Journal of Research and Reviews in Applied Sciences, v. 22, p. 110-118, 2015.

3.
BARTSCH, A. G.;GARCIA BARTSCH, ARTHUR;BARTSCH, ARTHUR G.;BARTSCH, ARTHUR2015 BARTSCH, A. G.; NEGRI, G ; SCALABRIN, C. R. ; CAVALCA, M. S. M. ; NIED, A. ; OLIVEIRA, J. . PREDICTIVE CONTROL APPROACH FOR PERMANENT MAGNET SYNCHRONOUS MOTOR DRIVE. ELETRÔNICA DE POTÊNCIA (IMPRESSO), v. 20, p. 395-403, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MEIRINHO, CHRISTIAN JOEZER ; BARTSCH, ARTHUR ; DE OLIVEIRA, JOSE ; CAVALCA, MARIANA SANTOS MATOS . An optimal MIMO control approach for PMSM drives. In: 2017 Brazilian Power Electronics Conference (COBEP), 2017, Juiz de Fora. 2017 Brazilian Power Electronics Conference (COBEP), 2017. p. 1.

2.
BARTSCH, ARTHUR G.; NEGRI, GABRIEL H. ; CAVALCA, MARIANA S. M. ; DE OLIVEIRA, JOSE ; NIED, ADEMIR . Cost function tuning methodology for FCS-MPC applied to PMSM drives. In: 2017 Brazilian Power Electronics Conference (COBEP), 2017, Juiz de Fora. 2017 Brazilian Power Electronics Conference (COBEP), 2017. p. 1.

3.
BARTSCH, ARTHUR G.; MEIRINHO, CHRISTIAN J. ; DE NOVAES, YALES R. ; CAVALCA, MARIANA S. M. ; DE OLIVEIRA, JOSE . Analysis of predictive control for boost converter in power factor correction application. In: 2016 12th IEEE International Conference on Industry Applications (INDUSCON), 2016, Curitiba. 2016 12th IEEE International Conference on Industry Applications (INDUSCON), 2016. p. 1-8.

4.
BARTSCH, A. G.; CAVALCA, M. S. M. ; NIED, A. ; OLIVEIRA, J. . Evaluation of Constrained SESSMPC to Drive a Three-Phase PMSM Applied in Washing Machines. In: 24th International Symposium on Industrial Electronics, 2015, Armação de Búzios, RJ. 24th International Symposium on Industrial Electronics, 2015. v. 1. p. 548-553.

5.
BARTSCH, A. G.; NIED, A. ; CAVALCA, M. S. M. ; OLIVEIRA, J. . Evaluation of Constrained and Unconstrained SESSMPC Applied in Five-Phase PMSM. In: 24th International Symposium on Industrial Electronics, 2015, Armação de Buzios, RJ. 24th International Symposium on Industrial Electronics, 2015. v. 1. p. 542-547.

6.
NEGRI, G ; BARTSCH, A. G. ; SEBEM, R ; WANG, Y. ; NEGRI, L. H. ; PATERNO, A. S. . Filtros Adaptativos para Correção de Distorções em um Analisador de Espectros Ópticos Customizado. In: Congresso Brasileiro de Automática. In: XX Congresso Brasileiro de Automática, 2014, Belo Horizonte. Anais do Congresso Brasileiro de Automática - XX CBA, 2014. v. 1. p. 410-417.

7.
NEGRI, G ; BARTSCH, A. G. ; OLIVEIRA, J. ; CAVALCA, M. S. M. ; NIED, A. . Model-Based Predictive Direct Speed Control Applied to a Permanent Magnet Synchronous Motor With Trapezoidal Back-EMF. In: XI International Conference on Industrial Applications - INDUSCON 2014, 2014, Juiz de Fora. Proceedings of XI International Conference on Industrial Applications, 2014. v. 1. p. 1-8.

Apresentações de Trabalho
1.
BARTSCH, A. G.; CAVALCA, M. S. M. ; NIED, A. ; OLIVEIRA, J. . Evaluation of Constrained and Unconstrained SESSMPC Applied in Five-Phase PMSM. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
BARTSCH, A. G.; NIED, A. ; CAVALCA, M. S. M. ; OLIVEIRA, J. . Evaluation of constrained SESSMPC to drive a Three-Phase PMSM applied in washing machines. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
BARTSCH, A. G.; OLIVEIRA, J. . Estudo do kit TWR-56F8400 e aplicação com uso do controle preditivo para controle de velocidade do motor BLDC. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MEZAROBA, M. ; KREMER, L. G. ; BARTSCH, A. G. ; ROSSI, W. O. . DISPOSITIVO MÓVEL AUTÔNOMO PARA REGULAÇÃO E MELHORIA DA QUALIDADE DA TENSÃO EM REDES AÉREAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARTSCH, A. G.. Minicurso Latex. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BARTSCH, A. G.. Minicurso C avançado. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BARTSCH, A. G.. Minicurso C avançado (2 ed). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BARTSCH, A. G.. Minicurso C avançado (1 ed). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, J.; CAVALCA, M. S. M.; BARTSCH, ARTHUR G.. Participação em banca de Serighelli, Dhyony Lukas.Controle de motor BLDC com auxílio da estratégia de controle tipo LQG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina.




Outras informações relevantes


Monitor de Cálculo Diferencial e Integral I (Período: Julho/2011 a Julho/2012). 
Monitor de Conversão Eletromecânica de Energia (Período: Julho/2012 a Dezembro/2012).
Monitor de Sistemas de Controle Moderno (Período: Março/2015 a Dezembro/2015).



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