Ignacio Del Valle Dávila

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1829367080495282
  • Última atualização do currículo em 27/08/2018


Professor efetivo do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e professor colaborador da pós-graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutor em Cinema e Mestre em Artes do Espetáculo e Mídias, ambos pela Université Toulouse 2 Le Mirail. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidad Católica de Chile. Entre 2015 e 2016 fez pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Multimeios da Unicamp com uma bolsa PNPD-CAPES. Entre 2013 e 2015 realizou um pós-doutorado em História na Universidade de São Paulo (USP) com uma bolsa da FAPESP. Entre 2009 e 2011 foi professor substituto (enseignant vacataire) de cinema latino-americano no Centre Universitaire Jean-François Champollion (Albi, França). Também foi membro do Conselho de Administração do Festival Cinélatino, Rencontres de Toulouse (ARCALT), onde atuou como um dos programadores de curta-metragens (2009-2013). Desde 2009 faz parte do Comitê Editorial da revista Cinémas d?Amérique Latine (Qualis A2). É autor dos livros Cámaras en trance: el nuevo cine latinoamericano, un proyecto cinematográfico subcontinental (Chile, 2014) e Le Nouveau Cinéma Latino-américain (1960-1974) (França, 2015) e co-realizador do documentário Después de los cisnes (Chile, 2006). Publicou trabalhos acadêmicos no Brasil, França, Canadá, México, Espanha, Argentina e Chile. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ignacio Del Valle Dávila
Nome em citações bibliográficas
DEL VALLE DÁVILA, I;DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO;DEL VALLE, IGNACIO;DÁVILA, IGNACIO DEL VALLE


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Cinema.
Université de Toulouse II - Le Mirail, UTM, França.
Título: Le Nouveau Cinéma Latino-américain. Un projet de développement cinématographique, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Guy Chapouillié.
Bolsista do(a): Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica de Chile, CONICYT, Chile.
Palavras-chave: cinema latino-americano; Nuevo Cine Latinoamericano; estética da urgência; descolonização cultural.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Teoria da Arte.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América / Especialidade: História Latino-Americana.
2007 - 2008
Mestrado em Arts du Spectacle et Médias.
Université de Toulouse II - Le Mirail, UTM, França.
Título: L'évolution du discours cinématographique de Fernando Solanas: le concept de,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Guy Chapouillié.
Coorientador: Claire Chatelet.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.
2005 - 2006
Especialização em Certificado Académico en Estética del Cine.
Pontificia Universidad Católica de Chile, PUCC, Chile.
Título: Não era necessaria uma monografia para a expedição do diploma.
2001 - 2006
Graduação em Comunicação Social / Jornalismo.
Pontificia Universidad Católica de Chile, PUCC, Chile.
Título: Não era necessaria uma monografia para a expedição do diploma.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2013 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Cinema e Audiovisual, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, PPG Multimeios

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Pós-doutorando PNPD Capes do PPG Multimeios

Atividades

2016 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CS100 Cultura Moderna e Imagem
2016 - Atual
Ensino, Multimeios, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários Avançados IV - Filmes Históricos e narrativas fundacionais (Professor ministrante: Ignacio Del Valle Dávila. Professor responsável: Alfredo Suppia)

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Orientador
Outras informações
Professor Orientador na Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH).

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Integrante projeto CNPq, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Integrante do projeto CNPq Universal: Cinema e história no Brasil: estratégias discursivas do documentário na construção de uma memória sobre o regime militar

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-doutorando com bolsa FAPESP, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2015 - 06/2015
Ensino, História Social, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cinema, História e Revolução na América Latina (1950-1976). (Professor ministrante: Ignacio Del Valle Dávila. Professor responsável: Marcos Napolitano)
03/2014 - 07/2014
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História e Fontes Visuais (Professores ministrantes: Marcos Napolitano e Ignacio Del Valle Dávila)

Centre Universitaire J.F. Champollion, CUJFR, França.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor de cinema latino-americano

Atividades

2009 - 2011
Ensino, Graduação em lingua e civilização hispánicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cinéma Latino-américain
Images du monde hispanique (Section: Image en mouvement)

Association Rencontres Cinémas D'Amérique Latine De Toulouse, ARCALT, França.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Organização, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê de Administração

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Curador, Enquadramento Funcional: Curador da seleção de curtas-metragem

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Secrétario de redação Revue ARCALT

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Equipe do Jornal do Festival


Grupo Área - Radio TV Campo de Gibraltar, AREA, Espanha.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Jornalista TV, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Os festivais cinematográficos e o desenvolvimento do Nuevo Cine Latinoamericano
Descrição: O projeto se dedica ao estudo de festivais, encontros cinematográficos e acordos de cooperação dos anos 1960, organizados na América Latina e na Europa e que serviram para desenvolver uma rede de intercâmbios e transferências culturais entre cineastas latino-americanos e europeus..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Os "Cem anos de luta pela liberação" no cinema cubano (1968-1971)
Descrição: Análise da forma de representar as guerras de independência do século XIX em longas-metragens de ficção e documentários produzidos entre 1968 e 1971 pelo Instituto Cubano de Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC). O objetivo da pesquisa de pós-doutorado (feito com uma bolsa PNPD-CAPES) foi estudar os vínculos entre cinema e história a partir do caso cubano, levando em consideração tanto a representação do passado no cinema, quanto o cinema como objeto para a história..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Cinema e história no Brasil: estratégias discursivas do documentário na construção de uma memória sobre o regime militar
Descrição: O projeto pretende discutir as relações entre cinema e história a partir dos documentários brasileiros que se ocuparam do período do regime militar, analisando as estratégias de autenticação de seu discurso, como o uso de material de arquivo, do testemunho e da voz over, dentre outros procedimentos. Ao mesmo tempo, pretende mapear a discussão teórica sobre o campo, realizando, dentre outras ações, o levantamento da produção de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas no Brasil sobre história e cinema...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Ignacio Del Valle Dávila - Integrante / Carolina Amaral de Aguiar - Integrante / Eduardo Victorio Morettin - Coordenador / Marcos Francisco Napolitano de Eugenio - Integrante / Mônica Almeida Kornis - Integrante / Cristiane Freitas Gutfreind - Integrante / Rosane Kaminski - Integrante / Margarida Adamatti - Integrante / Reinaldo Cardenuto Filho - Integrante / Ana Laura Lusnich - Integrante / Helena Stigger - Integrante / Fernando Seliprandy - Integrante / Lila Foster - Integrante / Mariana Rodrigues Rosell - Integrante / Rafael Dornellas Feltrin - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - 2015
Representações cinematográficas da Independência sob regimes autoritários na América Latina: La primera carga al machete (1969), el santo de la espada (1970) e independência ou morte (1972)
Descrição: O projeto teve como objetivo analisar a representação da Independência em longas-metragens de ficção produzidos no final dos anos 1960 e início dos anos 1970 na Argentina, no Brasil e em Cuba. Nesse período, constata-se, na América Latina, uma emergência do cinema histórico centrado nos processos de emancipação nacional em países governados por regimes autoritários que se autoproclamavam como ?revoluções?, sendo os principais casos as três nações mencionadas. Esse cinema, orientado ao grande público, difundia uma versão oficial da história de acordo com os interesses nacionalistas promovidos pelo poder. Tratam-se de produções que levaram a cabo uma monumentalização da história nacional, onde os respectivos regimes aparecem sugeridos como herdeiros e depositários de valores nacionais cuja origem havia sido situada no processo de Independência. Para estudar esse fenômeno, analisamos três filmes que abordaram, em cada um desses países, esse processo: El santo de la espada (Leopoldo Torre Nilsson, Argentina, 1970), Independência ou morte (Carlos Coimbra, Brasil, 1972) e La primera carga al machete (Manuel Octavio Gómez, Cuba, 1969)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Revista Latino-Americana de Estudos Avançados
2017 - Atual
Periódico: Significação-Revista de Cultura Audiovisual
2009 - Atual
Periódico: Cinémas d'Amérique Latine


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Cinémas d'Amérique Latine
2014 - Atual
Periódico: Imagofagia
2014 - Atual
Periódico: Cuadernos.Info
2015 - Atual
Periódico: Aisthesis (Santiago. Impreso)
2015 - Atual
Periódico: Revista Angelus Novus
2015 - Atual
Periódico: Significação-Revista de Cultura Audiovisual
2017 - Atual
Periódico: Estudos Historicos (Rio de Janeiro)
2017 - Atual
Periódico: PROA: Revista de Antropologia e Arte
2017 - Atual
Periódico: CINE DOCUMENTAL
2015 - Atual
Periódico: ARTELOGIE


Revisor de projeto de fomento


2015 - 2015
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Fondo del Libro - Fomento de la Creación, Consejo Nacional de la Cultura y de las Artes (Chile).
2011
Financement d'aide à la recherche - Séjour de recherche, Institut des Amériques, Paris.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:8
Total de citações:30
Del Valle Dávila, Ignacio  Data: 20/08/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO2018DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO. Los años 1968 en los cines latinoamericano: transferencias y circulaciones transatlánticas. CINÉMAS D'AMÉRIQUE LATINE, v. 26, p. 192-203, 2018.

2.
MORETTIN, EDUARDO VICTORIO2018MORETTIN, EDUARDO VICTORIO ; AGUIAR, Carolina Amaral de ; DÁVILA, IGNACIO DEL VALLE . Apresentação. Significação-Revista de Cultura Audiovisual, v. 45, p. 12, 2018.

3.
DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO2018DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO. Cómo filmar la historia de Cuba? Entre el cine de la revolución y la revolución del cine. La Fuga, v. 20, p. 1-12, 2018.

4.
DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO2016DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO. Les brasiers de l?hexagone : les cinémas militants français à Montréal (1974). Canadian Journal of Film Studies, v. 24, p. 41-50, 2016.

5.
DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO2016DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO; MORETTIN, E. V. . Cinéma et Histoire dans les Amériques. IdeAs, v. 7, p. 1-7, 2016.

6.
AGUIAR, Carolina Amaral de2016AGUIAR, Carolina Amaral de ; DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO . Carmen Castillo : récits visuel et audiovisuel de l?Unité populaire et de la dictature chilienne. Sociétés et Représentations, v. 41, p. 163, 2016.

7.
DEL VALLE DÁVILA, I2016DEL VALLE DÁVILA, I. El héroe en el documental histórico cubano: El llamado de la hora. CINE DOCUMENTAL, v. 13, p. 1-25, 2016.

8.
DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO2016DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO. Un monument en 24 images par seconde : El santo de la espada. IDEAS, v. 7, p. 1-13, 2016.

9.
DEL VALLE DÁVILA, I;DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO;DEL VALLE, IGNACIO;DÁVILA, IGNACIO DEL VALLE2014DEL VALLE DÁVILA, I. El premio. L'absence du père comme métaphore d'une société à la dérive. SAVOIRS ET CLINIQUE, v. 17, p. 130-138, 2014.

10.
DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO2014DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO. El monstruo colonizador y el monstruo liberado en la obra de Glauber Rocha y del Grupo Cine Liberación. Amerika, v. 11, p. 1, 2014.

11.
DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO2014DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO. Tiempo e Historia en el cine cubano de los años 1960 y 1970. História. Questões e Debates, v. 61, p. 209-231, 2014.

12.
DEL VALLE DÁVILA, I;DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO;DEL VALLE, IGNACIO;DÁVILA, IGNACIO DEL VALLE2013DEL VALLE DÁVILA, I. La actualización de los mitos fundacionales de la nación en el cine histórico-folclórico argentino, la obra del grupo Cine Liberación y el cine histórico cubano (1968 ? 1976). REVISTA ELETRÔNICA DA ANPHLAC, v. 14, p. 241-264, 2013.

13.
DEL VALLE DÁVILA, I;DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO;DEL VALLE, IGNACIO;DÁVILA, IGNACIO DEL VALLE2013DEL VALLE DÁVILA, I. Crear dos, tres- muchos collages, es la consigna. El collage en el documental latinoamericano de descolonización cultural. Cinémas d'Amérique Latine, p. 42-55, 2013.

14.
DEL VALLE DÁVILA, I;DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO;DEL VALLE, IGNACIO;DÁVILA, IGNACIO DEL VALLE2013 DEL VALLE DÁVILA, I. O conceito de 'novidade' no projeto do Nuevo Cine Latinoamericano. Estudos Historicos (Rio de Janeiro), v. 26, p. 173-192, 2013.

15.
DEL VALLE DÁVILA, I;DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO;DEL VALLE, IGNACIO;DÁVILA, IGNACIO DEL VALLE2013DEL VALLE DÁVILA, I. La construcción de una memoria peronista en La hora de los hornos y Los hijos de Fierro: del pueblo unido al pueblo fragmentado. REBECA. Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 3, p. 33-61, 2013.

16.
DEL VALLE DÁVILA, I2013DEL VALLE DÁVILA, I. Tangos, el exilio de Gardel: reflexividad y grotesco en el cine de Fernando Solanas. Montajes, revista de análisis cinematográfico, v. 3, p. 27-45, 2013.

17.
DEL VALLE DÁVILA, I;DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO;DEL VALLE, IGNACIO;DÁVILA, IGNACIO DEL VALLE2013DEL VALLE DÁVILA, I; AGUIAR, Carolina Amaral de . A via chilena em debate: análise de Compañero presidente (1971) e El diálogo de América (1972). Significação-Revista de Cultura Audiovisual, v. 40, p. 153, 2013.

18.
DEL VALLE DÁVILA, I;DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO;DEL VALLE, IGNACIO;DÁVILA, IGNACIO DEL VALLE2012 DEL VALLE DÁVILA, I. Hacia un tercer cine: del manifiesto al palimpsesto. El ojo que piensa, v. 5, p. 1-23, 2012.

19.
DEL VALLE DÁVILA, I;DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO;DEL VALLE, IGNACIO;DÁVILA, IGNACIO DEL VALLE2011DEL VALLE DÁVILA, I. Ana, el desafío en tres dimensiones de Carlos Carrera. Cinémas d'Amérique Latine, v. 19, p. 16-24, 2011.

20.
DEL VALLE DÁVILA, I;DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO;DEL VALLE, IGNACIO;DÁVILA, IGNACIO DEL VALLE2010DEL VALLE DÁVILA, I. Independencia y cine histórico en Argentina, Cuba y Chile (1968 - 1976). Reinterpretando el mito nacional.. Cinémas d'Amérique Latine, v. 18, p. 4-15, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO. Le Nouveau Cinéma latino-américain (1960-1974). 1. ed. Rennes: Presses universitaires de Rennes, 2015. v. 1. 265p .

2.
DEL VALLE DÁVILA, I. Cámaras en trance: el Nuevo Cine Latinoamericano, un proyecto cinematográfico subcontinental. 1. ed. Santiago de Chile: Cuarto Propio, 2014. v. 1. 438p .

Capítulos de livros publicados
1.
DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO. Glauber Rocha y Cine Liberación: tensiones y transferencias en el cine revolucionario. In: FREIRE, Marcius; SUPPIA, Alfredo; ABREU, Nuno Cesar. (Org.). Golpe de vista: cinema e ditadura militar na América do Sul. 1ed.São Paulo: Alameda, 2018, v. , p. 103-122.

2.
DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO. Os esquecidos 1980: Guzmán e a resitência espiritual latino-americana. In: LUDMER, Luis. (Org.). Paixão de memória: Patricio Guzmán. 1ed.São Paulo: Instituto Vladimir Herzog, 2017, v. 1, p. 24-35.

3.
DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO. Independência ou morte (1972) e o Centenário da Independência em São Paulo (1922). In: Aguiar, Carolina Amaral de ; Carvalho, Danielle Crepaldi ; Morettin, Eduardo ; Monteiro, Lúcia Ramos ; Adamatti, Margarida. (Org.). Cinema e história: circularidades, arquivos e experiência estética. 1ed.Porto Alegre: Editora Sulina, 2017, v. , p. 40-61.

4.
DEL VALLE DÁVILA, I. Visiones contrapuestas de la independencia brasileña: Independencia o muerte y Los inconfidentes. In: Mónica Villarroel. (Org.). Memorias y representaciones en el cine chileno y latinoamericano. 1ed.Santiago: LOM, 2016, v. 1, p. 165-175.

5.
DEL VALLE DÁVILA, I. Filme histórico e generificação no cinema argentino (1966-1973). In: Alfredo Suppia. (Org.). Gêneros cinematográficos e audiovisuales. 1ed.Bragança Paulista: Margem da Palavra, 2016, v. 1, p. 39-65.

6.
DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO. El cine-acto: estrategia de acción política y resistencia cinematográfica. In: Yanet Aguilera; Marina da Costa Campos. (Org.). Imagem, memória e resistência. 1ed.São Paulo: Discurso Editorial, 2016, v. , p. 308-322.

7.
DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO. Revolución e Independencia: un estudio comparativo de Lucía (1968) y La primera carga al machete (1969). In: Villarroel, Mónica. (Org.). Nuevas travesías por el cine chileno y latinoamericano. 1ed.Santiago do Chile: Lom Ediciones, 2015, v. 1, p. 85-95.

8.
DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO. A divisão do exílio: Tangos, o exílio de Gardel. In: Aguilera, Yanet. (Org.). Imagem e exílio. 1ed.São Paulo: Discurso Editorial, 2015, v. , p. 126-136.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DEL VALLE DÁVILA, I. Las Acacias, el éxito en la sencillez. Ventana Latina Revista Cultural, Londres, 01 abr. 2012.

2.
DEL VALLE DÁVILA, I. Porfirio de Alejandro Landes. Ventana Latina Revista Cultural, Londres, 01 jan. 2012.

3.
DEL VALLE DÁVILA, I. Esto no es un film. Letras Libres, México, 30 nov. 2011.

4.
DEL VALLE DÁVILA, I. El premio. Letras Libres, México, 09 nov. 2011.

5.
DEL VALLE DÁVILA, I. Hablad por mis palabras y mi sangre. Letras Libres, México, 24 out. 2011.

6.
DEL VALLE DÁVILA, I. El cine en tiempos de cólera. Letras Libres, México, 04 out. 2011.

7.
DEL VALLE DÁVILA, I. Madame Bovary según Arturo Ripstein. Letras Libres, México, 03 out. 2011.

8.
DEL VALLE DÁVILA, I. Los colores de la montaña, la mirada de la infancia. Ventana Latina Revista Cultural, Londres, 01 jul. 2011.

9.
DEL VALLE DÁVILA, I. Altos y bajos del festival de Valdivia. Crítica, Santiago do Chile, 20 set. 2007.

10.
DEL VALLE DÁVILA, I. Lo bueno de llorar: Apuesta arriesgada y resultado incierto. Crítica, Santiago do Chile, 10 set. 2007.

11.
DEL VALLE DÁVILA, I. La vida de los otros: Sonata del buen hombre (o fábula del ogro bueno). Crítica, Santiago do Chile, 26 mar. 2007.

12.
DEL VALLE DÁVILA, I. Infiltrados? en el cine de Scorsese. Crítica, Santiago do Chile, 12 mar. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DEL VALLE DÁVILA, I. La primera carga al machete (1969): El cine cubano y los Cien años de lucha. In: IV Congreso de la Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual, 2014, Rosario. Documental-ficción, cruces interdisciplinarios e imaginación política. Buenos Aires: ASAECA, 2014. v. 1. p. 1-12.

2.
DEL VALLE DÁVILA, I. Revolução desde a montanha e revolução desde a planície: duas representações cinematográficas da Unidade Popular. In: XXVII Simpósio Nacional da Anpuh, 2013, Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional da Anpuh, 2013. p. 1-16.

3.
DEL VALLE DÁVILA, I. Les tentatives d?adaptation du modèle cinématographique cubain au Chili pendant le gouvernement de l?Unité populaire. In: De L?Unité Populaire à la Transition Démocratique : Représentations, Diffusions, Mémoires Cinématographiques Du Chili, 1970-2013, 2013, Paris. De L?Unité Populaire à la Transition Démocratique : Représentations, Diffusions, Mémoires Cinématographiques Du Chili, 1970-2013, 2013. v. 1. p. 1-9.

4.
DEL VALLE DÁVILA, I. ? ?La articulación de los discursos nacionalista y latinoamericanista en la obra de Glauber Rocha: hacia un modelo de desarrollo cinematográfico latinoamericano. In: 1º Congreso Internacional de Historia, Literatura y Arte en el Cine en Español y Portugués, 2011, Salamanca. 1º Congreso Internacional de Historia, Literatura y Arte en el Cine en Español y Portugués. Salamanca, 2011.

5.
DEL VALLE DÁVILA, I. ? ?Nuevo cine latinoamericano y sus postulados teóricos: análisis de un proyecto cinematográfico continental a través de sus manifiestos de vanguardia?.. In: IV Coloquio de Estudiantes Chilenos en Francia, 2010, Paris. Coloquios EchFrancia. Desafio Bicentenario: Movilidad y Desarrollo. Paris, 2010. v. 1. p. 25-44.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DEL VALLE DÁVILA, I. A pátria e seu ?pai? nos cinemas históricos argentino e brasileiro do começo dos anos 1970. In: XXVIII Simpósio Nacional de História (ANPUH), 2015, Florianópolis. Caderno de Resumos do XXVIII Simpósio Nacional de História - Lugares dos Historiadores: Velhos e Novos Desafios. Florianópolis: ANPUH, 2015. v. 1. p. 1378-1378.

2.
DEL VALLE DÁVILA, I. Narrativas fundacionais cinematográficas nas ditaduras argentina e brasileira. In: V Encontro Anual da AIM, 2015, Lisboa. V Encontro Anual da AIM. Lisboa: Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, 2015. v. 1. p. 51-51.

3.
DEL VALLE DÁVILA, I. San Martín na tela: história oficial e cinema durante a 'Revolução Argentina'. In: XI Encontro Internacional da ANPHLAC, 2014, Niterói. XI Encontro Internacional da ANPHLAC: Programação e caderno de resumos. Niterói: ANPHLAC, 2014. p. 166-166.

4.
DEL VALLE DÁVILA, I. El premio de Paula Markovitch : l?absence du père comme métaphore d?une société à la dérive. In: Transferts cinéphiles, 2013, Paris. Transferts cinéphiles Le cinéma latino-américain et la psychanalyse, 2013.

5.
DEL VALLE DÁVILA, I. Revolução desde a montanha e revolução desde a planície: duas representações cinematográficas da Unidade Popular. In: XXVII Simpósio Nacional de História, Anpuh, 2013, Natal. Conhecimento histórico e diálogo social - Caderno de resumos. Natal: Anpuh, 2013. p. 639-639.

6.
DEL VALLE DÁVILA, I. ? ?L?évolution de la représentation du travailleur péroniste dans deux films de Cinéma Libération : L?heure des brasiers et Les fils de Fierro?.. In: Colloque International Histoire culturelle du travail, 2012, Lunéville. Colloque International Histoire culturelle du travail, 2012.

7.
DEL VALLE DÁVILA, I. ? ?La articulación de los discursos nacionalista y latinoamericanista en la obra de Glauber Rocha: hacia un modelo de desarrollo cinematográfico latinoamericano?.. In: 1º Congreso Internacional de Historia, Literatura y Arte en el Cine en Español y Portugués., 2011, Salamanca. I Congreso Internacional de Historia, Literatura y Arte en el Cine en Español y Portugués . Textos y resúmenes de comunicaciones.. Salamanca, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO. Discursos cinematográficos latinoamericanos en la Muestra de Pesaro de 1968. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO. Filmar Chile para retratar a Fidel: a Unidade Popular segundo o olhar do cinema cubano. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
DEL VALLE DÁVILA, I. O Chile da Unidade Popular através das câmeras cubanas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
DEL VALLE DÁVILA, I. Cubanos filmado la UP. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
DEL VALLE DÁVILA, I. Historiografias dos cinemas na América latina: das fronteiras nacionais aos trânsitos transnacionais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
DEL VALLE DÁVILA, I. El héroe en la pantalla: José Martí y José Maceo en el cine histórico cubano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
DEL VALLE DÁVILA, I. El santo de la espada: la conquista de la montaña. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO. Independência ou Morte! (Debate). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
DEL VALLE DÁVILA, I. Independência ou Morte (1972) e o Centenário da Independência em São Paulo (1922).. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO. Visiones contrapuestas de la independencia brasileña: Independencia o Muerte y Los Inconfidentes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
DEL VALLE DÁVILA, I. Narrativas fundacionais cinematográficas nas ditaduras argentina e brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
DEL VALLE DÁVILA, I. A pátria e seu ?pai? nos cinemas históricos argentino e brasileiro do começo dos anos 1970. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
DEL VALLE DÁVILA, I. Independência ou Morte! (Carlos Coimbra, 1972): monumentalização e narrativas fundacionais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO. Revolucionáriamente parecidos: Antonio Maceo e Ernesto Guevara no filme 'El llamado de la hora'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
DEL VALLE DÁVILA, I. La primera carga al machete (1969): el cine cubano y los 'Cien Años de Lucha'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
DEL VALLE DÁVILA, I. Revolución e Independencia: un estudio comparativo de Lucía (1968) y La primera carga al machete (1969). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
DEL VALLE DÁVILA, I. San Martín na tela: história oficial e cinema durante a 'Revolução Argentina'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
DEL VALLE DÁVILA, I. El Cine-Acto: estrategia de acción política y resistencia cinematográfica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
DEL VALLE DÁVILA, I. En busca de una política cinematográfica: las relaciones entre Chile Films y el ICAIC (1970-1973). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
DEL VALLE DÁVILA, I. Revolução desde a montanha e revolução desde a planície: duas representações cinematográficas da Unidade Popular. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
DEL VALLE DÁVILA, I. A divisão do exílio: Tangos, el exilio de Gardel. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
DEL VALLE DÁVILA, I. Les tentatives d'adaptation du modèle cinématographique cubain au Chili pendant le gouvernement de l'Unité populaire. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
DEL VALLE DÁVILA, I. El premio de Paula Markovitch : l'absence du père comme métaphore d'une société à la dérive. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
DEL VALLE DÁVILA, I. ?Nuevo cine latinoamericano: revolución del cine y cine de la revolución?.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
DEL VALLE DÁVILA, I. ?O latino-americano como o Outro na obra do grupo Cine Liberación e de Glauber Rocha?.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
DEL VALLE DÁVILA, I. ?L?évolution de la représentation du travailleur péroniste dans deux films de Cinéma Libération : L?heure des brasiers et Les fils de Fierro?.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
DEL VALLE DÁVILA, I. ?Eldorado. L?allégorie d?une ?nation continentale? dans le cinéma de Glauber Rocha?.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
DEL VALLE DÁVILA, I. ?Le monstre colonisateur et le monstre libéré dans l??uvre de Glauber Rocha et du Grupo Cine Liberación?.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
DEL VALLE DÁVILA, I; OUEDRAOGO, A. ; STUDNIAREK, A. . Atelier Arts de la Mémoire. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

30.
DEL VALLE DÁVILA, I. ?La articulación de los discursos nacionalista y latinoamericanista en la obra de Glauber Rocha: hacia un modelo de desarrollo cinematográfico latinoamericano?.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
DEL VALLE DÁVILA, I. Le Nouveau Cinéma Latino-américain. Un projet de développement cinématographique 'subversif '. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
DEL VALLE DÁVILA, I. ?Nuevo cine latinoamericano y sus postulados teóricos: análisis de un proyecto cinematográfico continental a través de sus manifiestos de vanguardia?.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
DEL VALLE DÁVILA, I. El cine de Ignacio Agüero (Valeria de los Ríos y Catalina Donoso). Toulouse: ARCALT - PUM, 2017 (Resenha).

2.
DEL VALLE DÁVILA, I. Sobre Morettin, Eduardo; Napolitano, Marcos y Kornis, Mônica Almeida (orgs.). História e documentário.. Buenos Aires: Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual (ASAECA)., 2013 (Resenha).

3.
DEL VALLE DÁVILA, I. Angélica María Mateus Mora, Cinéma et audiovisuel latino-américains. L?Indien : images et conflits. Paris: Cahiers des Amériques latines, 72-73, 2013 (Resenha).

4.
AGUIAR, C. A. ; DEL VALLE DÁVILA, I . El ímpetu revolucionario latinoamericano en el discurso cinematográfico de Chris Marker. Santiago do Chile: EDICIONES FIDOCS, 2013. (Tradução/Livro).

5.
AGUIAR, C. A. ; DEL VALLE DÁVILA, I . Chris Marker : una mirada sobre Chile. Toulouse: ARCALT - Presses Universitaires du Mirail, 2013. (Tradução/Artigo).

6.
DEL VALLE DÁVILA, I. 'Le Nouveau cinéma latino-américain': un projet de développement cinématographique sous-continental 2012 (Tese).

7.
DEL VALLE DÁVILA, I. Miguel Coyula y la memoria iconoclasta. Toulouse 2011 (Entrevista para blog).

8.
DEL VALLE DÁVILA, I. Huracán Molina. Toulouse 2011 (Crítica para blog).

9.
DEL VALLE DÁVILA, I. Lucía de Niles Atallah. Toulouse 2011 (Crítica para blog).

10.
DEL VALLE DÁVILA, I. Biutiful: desarrollo, lado b. Toulouse 2010 (Crítica para blog).

11.
DEL VALLE DÁVILA, I. Octubre. Toulouse 2010 (Crítica para blog).

12.
DEL VALLE DÁVILA, I. Cine y dictadura, una nueva mirada. Toulouse 2010 (Texto em blog).

13.
DEL VALLE DÁVILA, I. El Mundo de la Nana según Sebastián Silva. Valdivia: El Naveghable, 2009 (Crítica on-line).

14.
DEL VALLE DÁVILA, I. A la espera de un milagro. Toulouse 2009 (Crítica para blog).

15.
DEL VALLE DÁVILA, I. El secreto de sus ojos, filme y memoria. Toulouse 2009 (Crítica para blog).

16.
DEL VALLE DÁVILA, I. Parque vía: una doble batalla poética. Toulouse 2009 (Crítica para blog).

17.
DEL VALLE DÁVILA, I. El Artista: juego de espejos. Toulouse 2009 (Crítica para blog).

18.
DEL VALLE DÁVILA, I. La teta asustada, metáfora de la mujer germinal. Toulouse 2009 (Crítica para blog).

19.
DEL VALLE DÁVILA, I. La cámara oscura, no te mires los zapatos. Toulouse 2009 (Crítica para blog).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO. II Colóquio Internacional de Cinema e História. 2017.

2.
DEL VALLE DÁVILA, I. VII Encontro Anual de Iniciação Científica e II Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. 2017.

3.
DEL VALLE DÁVILA, I. I Colóquio Internacional Cinema e História. 2016.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO. 5 livros para pensar sobre produção cinematográfica contemporânea. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
DEL VALLE DÁVILA, I; Torres, M . Cámaras en trance, la visión del nuevo cine latinoamericano de la década de los '60. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
DEL VALLE DÁVILA, I; MORALES, M. . Radiópolis, entrevista con Ignacio Del Valle Dávila. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
DEL VALLE DÁVILA, I; JURADO, D. . Nouveaux cinémas: modernité? cinéphilie?. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
DEL VALLE DÁVILA, I; BELLO, M. J. . Blog de cine latinoamericano. 2009; Tema: Blog sobre cinema latino-americano. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
AGUIAR, Carolina Amaral de ; DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO . Dossiê: Os anos 1968 no cinema. 2018. (Editoração/Periódico).

2.
ZERWES, E. C. ; COSTA, E. A. ; AGUIAR, C. A. ; DEL VALLE DÁVILA, I . Fotografia e cinema na América Latina: discursos e narrativas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
DEL VALLE DÁVILA, I; AGUIAR, C. A. ; ZERWES, E. C. ; COSTA, E. A. . Discursos e narrativas na fotografia e no cinema da América Latina. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO. Archivo y ficción: la ecuación corrosiva del film No. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Análise fílmica).

5.
DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO; MORETTIN, E. V. . Dossiê: Cinéma et Histoire dans les Amériques. 2016. (Editoração/Periódico).

6.
DEL VALLE DÁVILA, I; RUEDA, A . Oficinas de formação sobre Cinema da América Latina para professores da Educação Nacional (DAAC). 2012. .

7.
DEL VALLE DÁVILA, I; RUEDA, A . Oficinas de formação sobre Cinema da América Latina para professores da Educação Agrícola (DRAC). 2012. .


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
BELLO, M. J. ; DEL VALLE DÁVILA, I . Después de los cisnes. 2006. Filme.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO; CARDENUTO, R.; DUCCINI, Mariana.. Participação em banca de Leandro Cesar Caraça. Destino, apuros e papagaios: a história da Multifilmes. 2018. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar; MORETTIN, E. V.; DEL VALLE DÁVILA, I. Participação em banca de Luís Martins Villaça. Nostalgia da luz (2010) e o filme-ensaio: uma proposta de análise a partir da trajetória cinematográfica de Patricio Guzmán. 2015. Dissertação (Mestrado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
NAPOLITANO, M.; LUSNICH, A. L.; CAPELATO, M. H.; DEL VALLE DÁVILA, I; MORETTIN, E. V.. Participação em banca de Fernando Seliprandy. Documentário e memória intergeracional das ditaduras do Cone Sul. 2018. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

2.
ARAÚJO, L.; MORETTIN, E. V.; DEL VALLE DÁVILA, I; VILLAÇA, M.; SOARES, R.. Participação em banca de GOULART, Isabella Regina Oliveira. Perdidos na tradução: as representações da latinidade e as versões em espanhol de Hollywood no Brasil (1929-1935). 2018. Tese (Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
SOBRINHO, Gilberto A.; CARVALHO, Noel; DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO. Participação em banca de Maria Neli Costa Neves. Práticas religiosas populares no cinema de Nelson Pereira dos Santos, de 1974 a 1994. . 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO; CAPELATO, M. H.; HERNANDEZ, Leila. Participação em banca de Alexsandro de Sousa e Silva. A câmera e o canhão: a circulação das imagens cinematográficas entre Cuba e países africanos (1960-1991). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade de São Paulo.

3.
NAPOLITANO, M.; MORETTIN, E. V.; DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO. Participação em banca de Fernando Seliprandy Fernandes. Documentário e memória de segunda geração das ditaduras do Cone Sul. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO; GUIMARAES, P. M.; CARVALHO, Noel. Participação em banca de Caroline Liamare Magnaguagno Pereira. Cinema e História: análise dos filmes iniciais de Scorsese (1967/1973). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
SUPPIA, A.; CÁNEPA, L.; DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO. Participação em banca de Guilherme Daniel Coltre. O cinema político de Petter Baiestorf. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
GUIZZO, A.; ALMENDRA FILHO, D.; DEL VALLE DÁVILA, I. Participação em banca de Lucas Henrique de Souza. Da nossa memória fabulamos "nóis" mesmos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em literatura comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
SUPPIA, A.; GUIMARAES, P. M.; DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO. Participação em banca de Fernanda Andrade Fava. Cinema Underground no Brasil e na Argentina Cotejos entre o Cinema Marginal brasileiro e os argentinos Cine Subterráneo e Grupo de Los Cinco entre 1968 e 1971. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO; RAMOS, Fernão Pessoa; FREIRE, M.. Participação em banca de Leandro Cesar Caraça. Mario Civelli na Multifilmes: Identidade ítalo-brasileira no cinema industrial paulista. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar; MORETTIN, E. V.; DEL VALLE DÁVILA, I. Participação em banca de Luís Martins Villaça. Nostalgia da Luz: uma proposta de análise a partir das noções de filme ensaio. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREIRA, Kira; DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO; FONSECA, E. D.; GONÇALO, Pablo. Participação em banca de Cynthia Quitorán Retamozo.Cinelandia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
DEL VALLE DÁVILA, I; XAVIER, T.; SOUZA, B.. Participação em banca de ERIC MENDONÇA CARRARO.Cinema como instrumento de psicomagia: a cura do espectador. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
DEL VALLE DÁVILA, I; RAMALHO, F.; ALMENDRA FILHO, D.. Participação em banca de WILLIAN FRAGATA DOS SANTOS.Adaptação e ficção seriada: o caso da minissérie dois irmãos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
FONSECA, E. D.; DEL VALLE DÁVILA, I; XAVIER, T.; FLORES, V.. Participação em banca de LIBIA ALEJANDRA CASTAÑEDA LOPEZ.Esbozos del recuerdo: cartografias de la memoria a traves de la serie animada Cuentos de Viejos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

5.
DEL VALLE DÁVILA, I; FLORES, V.; FONSECA, E. D.. Participação em banca de Luis David D'Amico Molina.Un golpe mediático. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

6.
SOUZA, B.; FONSECA, E. D.; DEL VALLE DÁVILA, I. Participação em banca de RAFAEL GOMES DE JESUS.Caminhos e descaminhos para o cinema político. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DEL VALLE DÁVILA, I; XAVIER, T.; MASSAROLO, J. C.. Edital PROGEPE n. 95, 9/6/2016 - Edital PROGEPE n. 17, 13/02/2017. Área: Cinema e Audiovisual; Subárea: Roteiro. 2017. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
ALMENDRA FILHO, D.; DEL VALLE DÁVILA, I; PRANDO, F.. Processo Seletivo Simplificado - Professor Substituto - Área: Cinema e Audiovisual - Sub-área: Roteiro. 2016. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Silêncios históricos e pessoais: mostra de documentários latino-americanos na Caixa Cultural São Paulo.Encontro Macarena Aguiló, Viviana García Besné e Herman Szwarcbart. 2014. (Encontro).

2.
VI Coloquio de Estudiantes Chilenos en Francia. Los derechos del hombre y el perdón en Chile. Revisiones críticas desde la alteridad la justicia por venir y la humanidad próxima. 2012. (Congresso).

3.
V Coloquio de Estudiantes Chilenos en Francia. Mesa redonda ?Desigualdades educativas dos casos de estudio?. 2011. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO; SUPPIA, A. ; LOZANO, J. P. . SECLA - Seminário de Estudos sobre Cinema Latino-Americano. 2018. (Congresso).

2.
LOVO, F. ; DEL VALLE DÁVILA, I ; FERREIRA, M. . 3 Margens, Festival Latino-americano de Cinema. 2017. (Festival).

3.
AYALA, J ; PINO, N ; TORRES, R ; DEL VALLE DÁVILA, I . IX Coloquio Internacional EchFrancia. 2015. (Congresso).

4.
AYALA, J ; TORRES, R ; PINO, N ; DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO . VIII Coloquio Internacional EchFrancia. 2014. (Congresso).

5.
DEL VALLE DÁVILA, I; AGUIAR, Carlina amaral de ; SILVA, A. S. . Mostra de Cinema: "Chile: 40 anos do golpe militar". 2013. (Outro).

6.
SAINT-DIZIER, F ; GONZÁLEZ, E ; MORSCH KIHN, E ; CHEVRE, M. ; DEL VALLE DÁVILA, I . 24ème Rencontres Cinémas d'Amérique latine. 2012. (Festival).

7.
SAINT-DIZIER, F ; GONZÁLEZ, E ; MORSCH KIHN, E ; CHEVRE, M. ; DEL VALLE DÁVILA, I . 23ème Rencontres Cinémas d'Amérique latine. 2011. (Festival).

8.
PALMERIO-VIELMAS, F. ; BERNABE, P. ; PAZ, A. ; RAMOS VINAGRE, L ; DEL VALLE DÁVILA, I . 15ème édition de Cinespaña, Festival de Cinéma Espagnol de Toulouse. 2010. (Festival).

9.
SAINT-DIZIER, F ; GONZÁLEZ, E ; MORSCH KIHN, E ; CHEVRE, M. ; DEL VALLE DÁVILA, I . 22ème Rencontres Cinémas d'Amérique latine. 2010. (Festival).

10.
SAINT-DIZIER, F ; GONZÁLEZ, E ; MORSCH KIHN, E ; CHEVRE, M. ; DEL VALLE DÁVILA, I . 21ème Rencontres Cinémas d'Amérique latine. 2009. (Festival).

11.
SAINT-DIZIER, F ; GONZÁLEZ, E ; MORSCH KIHN, E ; CHEVRE, M. ; DEL VALLE DÁVILA, I . 20ème Rencontres Cinémas d'Amérique latine. 2008. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Gabriel Bueno Lisboa. De revoluções marxistas a ?estratégias de tensão?: Orientações políticas no cinema popular italiano. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

2.
Caroline Liamare Magnaguagno Pereira. Cinema de ficção e História: uma análise dialética a partir do filme Taxi Driver (1976). Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Leandro Cesar Caraça. Mario Civelli na Multifilmes: Identidade ítalo-brasileira no cinema industrial paulista. 2015. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Ignacio Del Valle Dávila.

2.
Quezia da Silva Brandão. A Idade da Terra: Glauber Rocha e seu projeto político e cultural para a América Latina. 2014. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo, . Coorientador: Ignacio Del Valle Dávila.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ERIC MENDONÇA CARRARO. Cinema como instrumento de psicomagia: a cura do espectador. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Ignacio Del Valle Dávila.

2.
D'AMICO, Luis. Un golpe mediático. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Ignacio Del Valle Dávila.

3.
WILLIAN FRAGATA DOS SANTOS. Adaptação e ficção seriada: o caso da minissérie dois irmãos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Ignacio Del Valle Dávila.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
ZERWES, E. C. ; COSTA, E. A. ; AGUIAR, C. A. ; DEL VALLE DÁVILA, I . Fotografia e cinema na América Latina: discursos e narrativas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
DEL VALLE DÁVILA, I; AGUIAR, C. A. ; ZERWES, E. C. ; COSTA, E. A. . Discursos e narrativas na fotografia e no cinema da América Latina. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Aprovado em primeiro lugar no concurso público para vaga de Professor de Roteiro e Direção Cinematográficos, Universidade Estadual do Paraná (Unespar). EDITAL 051/2015-CPPS (2015)

Presidente do júri de Curtas-metragens do II Festival de Cinéma Latin en Pays de Caux, França. (2010)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 6:43:00