Eduardo Luis Lemos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3058585765175432
  • Última atualização do currículo em 08/01/2019


Tem experiência na área de Ciência da Computação (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eduardo Luis Lemos
Nome em citações bibliográficas
LEMOS, E. L.;LEMOS, EDUARDO


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Informática.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: AD-RPG: ELICITANDO REQUISITOS NA IDADE MÉDIA POR MEIO DE UM JOGO EDUCACIONAL ADAPTATIVO,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Roseclea Duarte Medina.
Coorientador: Giliane Bernardi.
Palavras-chave: Elicitação de requisitos; Jogos Educacionais; RPG; Estilos de Aprendizagem; Jogos Adaptativos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
2017 - 2018
Graduação em Programa Especial de Graduação de Formação de Professores Para A Educação P.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2011 - 2015
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Modelagem de um Jogo Open-Source para pessoas com deficiencia visual.
Orientador: Roseclea Duarte Medina.
2010 - 2011
Curso técnico/profissionalizante.
Didática Formação Profissional, DFP, Brasil.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Prof Margarida Lopes, EEPML, Brasil.
1999 - 2007
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Municipal Vicente Farencena, EMVF, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Oficina: Ubuntu GNU/Linux Versão 16.04 LTS. (Carga horária: 30h).
Núcleo de Tecnologia Educacional, NTE, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Linux. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2012 - 2012
Minicurso de Kinect. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2011 - 2011
Curso de PHP. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2011 - 2011
Minicurso de Python. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2011 - 2011
Curso de HTML. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Java Básico. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Núcleo de Tecnologia Educacional, NTE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário administrativo, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiário administrativo no curso Especialização em Mídias na Educação - EAD


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Administrador da Rede no NCC, Carga horária: 14
Outras informações
Responsável pela parte técnica dos computadores utilizados no laboratórios didáticos e de lazer, controle da rede dos mesmos e responsável pelas contas de acesso dos alunos ao servidor do curso de Ciência da Computação.


Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2014 - 2014
U-Lab Cloud: uma proposta de laboratório virtual ubíquo baseado em cloud computing
Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva disponibilizar um Laboratório Virtual ubíquo, ou seja, que pode ser usado no tempo desejado, de qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo com acesso à Internet, baseado em uma plataforma de Cloud Computing..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Eduardo Luis Lemos - Integrante / Aderson de Carvalho - Integrante / Rafaela Ribeiro Jardim - Integrante / Ricardo Bianchim - Integrante / Roseclea Medina - Coordenador / Matuzalem da Conceiçao Borges - Integrante / Nícolas Katte Dornelles - Integrante / Vinícius Leal Trindade - Integrante / MARCELO HENRIQUE CONCEICAO - Integrante.
2014 - 2014
Inteligência Artificial em Ambientes Virtuais Imersivos
Descrição: O objetivo principal deste trabalho é apresentar um ambiente virtual imersivo 3D em desenvolvimento, que além de contemplar características de um ambiente educacional, também é ciente do contexto, pois fornece auxílio personalizado ao estudante de acordo com seu estilo cognitivo e seu nível de expertise. Para tanto, através de regras de Inteligência Artificial (IA) foi implementado um Intelligent Pedagogical Agents (IPA) pois, de acordo com Soliman e Guetl (2010), em ambientes virtuais de aprendizagem, espera-se que o estudante tenha uma grande flexibilidade, diante de inúmeras oportunidades de aprendizagem e, para tanto, se faz necessário um apoio e orientação inteligente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Eduardo Luis Lemos - Integrante / Aderson de Carvalho - Integrante / Fabricio Herpich - Integrante / Ricardo Bianchim - Integrante / Roseclea Medina - Coordenador / Matuzalem da Conceiçao Borges - Integrante / Nícolas Katte Dornelles - Integrante / Vinícius Leal Trindade - Integrante.
2012 - 2015
u-learning - AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MÓVEL E UBIQUO
Descrição: Atualmente está se vivenciando uma nova modalidade de educação a distancia a qual possibilita a prática de aprendizagem independente de hora e local, podendo estar o aluno até mesmo em deslocamento. Esta nova modalidade é chamada de Educação Ubiqua, mais conhecida como Ubiquos Learning ou U-Learning. Diante disso, faz-se necessário que os ambientes computacionais adaptem-se a uma computação altamente dinâmica, onde os mesmos estão em constante mudança em função da mobilidade do usuário. Neste contexto, a proposta deste projeto é adaptar um Ambiente Virtual de Aprendizagem móvel e os recursos pedagógicos aos diferentes estilos cognitivos de alunos, de modo que permita a fácil recuperação (através de marcações semânticas) e utilização dos mesmos pelos professores em um curso presencial, semi presencial ou distancia. Além disso, apresentar ao estudante somente os recursos pedagógicos aptos a serem executados no seu dispositivo móvel, objetivando o acesso customizado, personalizado e individualizado dos usuários do sistema. Para atingir este objetivo, quatro atividades estão previstas: (i)desenvolver um sistema especialista para diagnosticar estilos cognitivos, (ii) implementar Técnicas de adaptação de Conteúdos e Interface, (iii) adaptar o ambiente Virtual de aprendizagem Móvel ao estilo cognitivo do aluno, (iv)categorizar os recursos pedagógicos ao diferentes estilo de aprendizagem, (v)definir a execução dos recursos em dispositivo móvel, (vi) desenvolver o software/protótipo do AVA Móvel adaptado e (vii) validar o Ambiente Virtual de Aprendizagem adaptado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Eduardo Luis Lemos - Integrante / Aderson de Carvalho - Integrante / Roseclea Medina - Coordenador / Nícolas Katte Dornelles - Integrante / Vinícius Leal Trindade - Integrante / MARCELO HENRIQUE CONCEICAO - Integrante / ALESSANDRO DUARTE BORTOLOTTO - Integrante / ALEXANDRE ROBAINA DONATO - Integrante / ANDERSON MONTEIRO DA ROCHA - Integrante / CÁSSIO DA SILVA LIBRAGA - Integrante / EDUARDO ROSSO CARGNELUTTI - Integrante / KEVIN VINICIUS TEIXEIRA COSTA - Integrante / Leo Natan Paschoal - Integrante / LEONARDO DA CRUZ MARCUZZO - Integrante / NILTON CAMARGO BATISTA DA SILVA - Integrante / ÉDERSON PEREIRA SCHMITZ - Integrante / GILIANE BERNARDI - Integrante / GABRIEL MARCHESAN - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
O PROJETO ALUNO MONITOR DA SALA DE INFORMÁTICA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE SANTA MARIA: REFLEXOS DE UMA FORMAÇÃO
Descrição: O presente projeto de extensão traz como temática principal a integração das Tecnologias Educacionais em Rede na prática pedagógica dos professores municipais, a partir da implementação do Projeto Aluno Monitor da Sala de Informática pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM Santa Maria), buscando analisar em que medida essa integração pode auxiliar na prática dos professores que utilizam o ambiente informatizado na escola com o apoio dos alunos monitores, como também as transformações que poderão ocorrer nas relações que se estabelecem entre aluno monitor e professor que aprendem e ensinam, em uma relação circular, em contextos escolares/educacionais e a escola que acolhe o projeto. Por meio da pesquisa-ação e com oficinas de formação continuada, objetiva-se incentivar e analisar as possíveis contribuições da ação. A proposta de formação do aluno monitor se dará em três etapas: a primeira, mais geral, abrange um encontro inicial, in loco, nas escolas que aderirem ao projeto e três oficinas presenciais, quais sejam: 1.Conhecimentos técnicos básicos sobre hardware e software (Linux Educacional); 2.Acesso ao Moodle; 3.Aplicativos do Linux Educacional - Gcompris e na sequência propõe um encontro com todos os participantes para avaliação geral da ação, acompanhamento dos progressos e/ou dificuldades encontradas, coleta de dados, experiências e objetivos alcançados, balizando a possibilidade de novas ações dentro do projeto advindas das sugestões dos atores envolvidos; a segunda etapa, mais específica, constitui-se de cinco oficinas presenciais: 1.Apresentação com o Impress, 2.Rádio Escola, 3.Produção de Vídeos, 4.História em Quadrinhos (HQ), 5.Lousa Digital; e a terceira e última etapa culmina com um seminário final para a certificação da formação e apresentação dos relatos de experiências dos alunos monitores na sala de informática da escola. Durante o processo serão disponibilizadas atividades à distância via Moodle. O período de execução será de três semestres, tendo como produto final a elaboração de um material didático em formato de e-book, para divulgação. Espera-se que as atividades possam auxiliar no desenvolvimento de um perfil protagonista por parte do aluno monitor da sala de informática e incentivador da integração das Tecnologias Educacionais em Rede na prática pedagógica dos professores, contribuindo para introdução da cultura da aprendizagem colaborativa na escola, inclusão digital e na multiplicação da ação para toda a rede municipal de ensino.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (4) .
Integrantes: Eduardo Luis Lemos - Coordenador / Eunice Pereira Azenha - Integrante / Maritê Medianeira Moro Neocatto - Integrante / Karla Marques da Rocha - Integrante / Guilherme Guiuliani - Integrante / Melise Peruchini - Integrante.
2015 - 2015
Exposição do Curso de Ciência da Computação no DESCUBRA UFSM 2015
Descrição: O Descubra UFSM é um evento organizado para instigar o futuro universitário a descobrir quais as oportunidades que a primeira Universidade Federal do interior da América Latina tem a oferecer. Acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de junhode 2015, das 9h às 17h, no Parque de Exposições da UFSM. O evento terá a participação de todas as Pró-Reitorias e Cursos da Instituição. A apresentação dos cursos será feita de forma dinâmica, visando à interação com os estudantes de ensino médio. O estande do Curso de Ciência da Computação apresentará projetos desenvolvidos por alunos e professores, material informativo sobre o curso e atividades interativas para estimular o raciocínio lógico e a interação com tecnologia de ponta. Dentre as atividades interativas estão o uso de um ambiente de programação de alto nível chamado Lightbot e a reflexão sobre perguntas relacionadas ao curso de Ciência da Computação, criadas na forma de um quiz..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Eduardo Luis Lemos - Integrante / FLAVIO PAULUS FRANZIN - Integrante / LEONARDO DE ABREU SCHMIDT - Integrante / LUISA PERIN LUCCA - Integrante / PAULO VINICIUS MENDONCA CARDOSO - Integrante / VINICIUS FULBER GARCIA - Integrante / BRENDA SALENAVE SANTANA - Integrante / GUILHERME PERIPOLLI DOS SANTOS - Integrante / JEFERSON DE LIMA BENIA - Integrante / SERGIO LUIS SARDI MERGEN - Coordenador.
2014 - 2015
Clube de Programação de Computadores para Alunos de Ensino Médio
Descrição: O objetivo geral do projeto é a criação de um Clube de Programação na Universidade Federal de Santa Maria, voltado principalmente a jovens cursando o ensino médio, para disseminar fundamentos de Computação a este público. Com isso, espera-se contribuir para que estes jovens se tornem não só consumidores de TICs, mas também conscientes de que podem produzi-las..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Eduardo Luis Lemos - Integrante / Matuzalem da Conceiçao Borges - Integrante / ALEXANDRE CERVI SOARES - Integrante / ANDREA SCHWERTNER CHARAO - Coordenador / ERICA SANTINI DE LIMA - Integrante / GUILHERME FREITAS HOFFMANN - Integrante / HENRY EMANUEL LEAL CAGNINI - Integrante / RAFAEL HOLZSCHUH DE ARAUJO - Integrante / VINÍCIUS PACHECO VIEIRA - Integrante / Patrícia Pitthan de Araújo Barcelos - Integrante / CASSIANO ANDREI DIAS DA SILVEIRA SCHNEIDER - Integrante / EDUARDO ROCHA SARTORI SENDTKO - Integrante / JULIANA KAIZER VIZZOTTO - Integrante / OSVALDO DE ARAUJO NETO - Integrante / VINÍCIUS MATEUS DREIFKE - Integrante.
2014 - 2014
Clube de Computação promove Hora do Código em Escolas de Santa Maria
Descrição: O Clube de Computação da UFSM, um projeto de extensão desenvolvido por alunos e docentes dos Cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria, traz para a cidade de Santa Maria o evento internacional Hora do Código (Hour of Code). O projeto baseia-se na ideia de desmistificar a programação e mostrar que qualquer pessoa pode aprender os fundamentos básicos da Ciência da Computação, pois isso ajuda a desenvolver habilidades de resolução de problemas, lógica e criatividade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Eduardo Luis Lemos - Coordenador / Matuzalem da Conceiçao Borges - Integrante / ALEXANDRE CERVI SOARES - Integrante / ANDREA SCHWERTNER CHARAO - Integrante / GUILHERME FREITAS HOFFMANN - Integrante / VINÍCIUS PACHECO VIEIRA - Integrante / Patrícia Pitthan de Araújo Barcelos - Integrante / CASSIANO ANDREI DIAS DA SILVEIRA SCHNEIDER - Integrante.
2014 - 2014
Exposição do Curso de Ciência da Computação no DESCUBRA UFSM 2014
Descrição: Este projeto tem como objetivo o planejamento e a execução da exposição do Curso de Ciência da Computação no evento DESCUBRA UFSM no ano de 2014, na Universidade Federal de Santa Maria. O Descubra UFSM é um evento organizado para instigar o futuro universitário a descobrir as oportunidades oferecidas por esta Universidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (27) .
Integrantes: Eduardo Luis Lemos - Coordenador / Matuzalem da Conceiçao Borges - Integrante / ALEXANDRE CERVI SOARES - Integrante / ALEXANDRE DA SILVA DIESSEL - Integrante / ANDREA SCHWERTNER CHARAO - Integrante / ANDREUS PINHEIRO BARBIERI - Integrante / ERIC TOMAS ZANCANARO - Integrante / ERICA SANTINI DE LIMA - Integrante / FELIPE BRUM MELLO - Integrante / FELIPE PEDROZO MAIA - Integrante / FLAVIO PAULUS FRANZIN - Integrante / GUILHERME FREITAS HOFFMANN - Integrante / HENRY EMANUEL LEAL CAGNINI - Integrante / JESSICA LETICIA FELIX MOUTA - Integrante / LEONARDO DE ABREU SCHMIDT - Integrante / LEONARDO MACHADO CARVALHO - Integrante / LIZA LUNARDI LEMOS - Integrante / LORENZO SILVA FELDENS - Integrante / LUCAS FERREIRA DA SILVA - Integrante / LUCAS SAIBT REAL - Integrante / LUISA PERIN LUCCA - Integrante / NTIDANDARA DA SILVA GOMES - Integrante / PAULO VINICIUS MENDONCA CARDOSO - Integrante / RAFAEL HOLZSCHUH DE ARAUJO - Integrante / RUBENS ANDREAS SAUTTER - Integrante / VANDERLAN DUPONT DE OLIVEIRA - Integrante / VINICIUS FULBER GARCIA - Integrante / VINÍCIUS PACHECO VIEIRA - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
JARDIM, R. R.2018JARDIM, R. R. ; MEDINA, R. ; LEMOS, E. L. . Laboratório virtual para o ensino de Redes de Computadores. REVISTA ELETRÔNICA ARGENTINA-BRASIL DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO, v. 2, p. 1, 2018.

2.
ROSA, L. H. C.2017ROSA, L. H. C. ; LUCCA, L. P. ; LEMOS, E. L. ; BERNARDI, G. ; MEDINA, R. . Jogos para Ensino de Levantamento de Requisitos de Software: uma Revisão Sistemática de Literatura. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1, 2017.

3.
JARDIM, R. R.2014JARDIM, R. R. ; LEMOS, E. L. ; HERPICH, F. ; BIANCHIM, R. ; MEDINA, R. . U-Lab Cloud: uma proposta de laboratório virtual ubíquo baseado em cloud computing. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 12, p. 1-10, 2014.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
JARDIM, R. R. ; MEDINA, R. ; LEMOS, E. L. . Laboratório virtual para o ensino de Redes de Computadores. ReABTIC - Revista Eletrônica Argentina-Brasil Tecnologias da Informação e da Comunicação, 05 ago. 2018.

2.
LEMOS, E. L.; CARVALHO, A. ; SANTOS, G. K. . Quantos minutos vale a sua vida?. Diário de Santa Maria, Santa Maria, p. 4 - 4, 29 abr. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROSA, LUIS HENRIQUE CARVALHO ; LEMOS, EDUARDO ; BERNARDI, GILIANE ; MEDINA, ROSECLEA . Ensino de testes de software por meio de digital Storytelling e Chatterbots. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2017. p. 797-806.

2.
JARDIM, RAFAELA ; MEDINA, ROSECLEA ; BERNARDI, GILIANE ; HERPICH, FABRÍCIO ; FACALDE, ANDRESSA ; LEMOS, EDUARDO . Aprendizagem simulada na nuvem. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia, 2016. p. 607-617.

3.
JARDIM, R. R. ; LEMOS, E. L. ; HERPICH, F. ; BIANCHIM, R. ; MEDINA, R. . U-Lab Cloud: uma proposta de laboratório virtual ubíquo baseado em cloud computing. In: XXIII Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação, 2014, Porto Alegre. Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação, 2014. v. XXIII.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
JARDIM, R. R. ; LEMOS, E. L. ; HERPICH, F. ; BIANCHIM, R. ; MEDINA, R. ; NUNES, F. B. . Proposal U-lab Cloud: Ubiquitous virtual laboratory based on cloud computing. In: UBICOMM ( International Conference on Mobile Ubiquitous Computing, Systems, Services and Technologies), 2014, Roma. UBICOMM 2014. USA: UBICOMM 2014 editors, 2014. p. 259-262.

Apresentações de Trabalho
1.
LEMOS, E. L.. MInha Trajetória com a informática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ROSA, LUIS HENRIQUE CARVALHO ; LEMOS, E. L. ; BERNARDI, G. ; MEDINA, R. . Ensino de Testes de Software por meio de Digital Storytelling e Chatterbots. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
JARDIM, R. R. ; MEDINA, R. ; BERNARDI, G. ; HERPICH, F. ; FACALDE, A. ; LEMOS, E. L. . Aprendizagem simulada na nuvem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
JARDIM, R. R. ; MEDINA, R. ; CARVALHO, A. ; LEMOS, E. L. ; HERPICH, F. ; DUTRA, H. B. ; BIANCHIM, R. . U-LAB CLOUD. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000425-5, data de registro: 10/03/2015, título: "U-LAB CLOUD" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI CBIE (Congresso Brasileiro de Informática na Educação). Ensino de Testes de Software por meio de Digital Storytelling e Chatterbots. 2017. (Congresso).

2.
Fórum Internacional de Software livre 14° edição (FISL 14). 2013. (Congresso).

3.
Fórum Internacional de Software livre 13° edição(FISL13). 2012. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LEMOS, E. L.. 3 ° Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Relações Comunitárias da UFSM - PROFITECS. 2013. (Exposição).



Inovação



Programa de computador registrado
1.
JARDIM, R. R. ; MEDINA, R. ; CARVALHO, A. ; LEMOS, E. L. ; HERPICH, F. ; DUTRA, H. B. ; BIANCHIM, R. . U-LAB CLOUD. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000425-5, data de registro: 10/03/2015, título: "U-LAB CLOUD" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Educação e Popularização de C & T



Programa de Computador registrado
1.
JARDIM, R. R. ; MEDINA, R. ; CARVALHO, A. ; LEMOS, E. L. ; HERPICH, F. ; DUTRA, H. B. ; BIANCHIM, R. . U-LAB CLOUD. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000425-5, data de registro: 10/03/2015, título: "U-LAB CLOUD" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 9:57:33