Rocheli Regina Predebon Silveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5034728800362822
  • Última atualização do currículo em 30/03/2017


Rocheli Regina Predebon Silveira é formada em Licenciatura em letras Português/Espanhol e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Pampa, Câmpus Jaguarão. Tem experiência na área de linguística. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rocheli Regina Predebon Silveira
Nome em citações bibliográficas
SILVEIRA, R. R. P.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Letras.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil. Orientador: Amanda Eloina Scherer.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2015
Graduação em Letras - Português e Espanhol.
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Título: PROVA BRASIL: REFLEXÕES ACERCA DO DESEMPENHO DE ALUNOS EM LÍNGUA PORTUGUESA DE DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DE JAGUARÃO/RS.
Orientador: Ida Maria Morales Marins.
Bolsista do(a): Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, Brasil.
2002 - 2004
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Estadual de Educação Mauricio Cardoso, IEEMC, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Oficina de Mídias Gráficas para Comunicação Cientifica. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2015 - 2015
Italiano A1. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2014 - 2014
Funções básicas do Windows Movie Makes. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2014 - 2014
Utilização do Microsoft Word em trabalhos acadêm.. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2014 - 2014
Como Utilizar a nova versão Moodle 2.6. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2013 - 2013
Improviso. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2013 - 2013
Contação de Histórias. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2013 - 2013
Lattes. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2013 - 2013
Revisão Textual. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2013 - 2013
Aquisição de Linguagem. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2013 - 2013
O uso da fotografia na documentação pedagógica. (Carga horária: 4h).
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do RS, SESCOOP/RS, Brasil.
2013 - 2013
O que é notícia?. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2012 - 2012
História da Educação no Uruguai. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Educação Tutorial (PET) Letras, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura, (CLAEC), Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação Técnica, Carga horária: 5


Instituto Conexão Sociocultural, INSTITUTO CONEX, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação Técnica, Carga horária: 5



Projetos de pesquisa


2015 - 2015
Texto: teorias e ensino
Descrição: O projeto de pesquisa "Texto: teorias e ensino" consiste no estudo de diferentes abordagens teóricas do texto. O objetivo é dialogar com essas abordagens de modo a compreender de que forma contribuem para que o professor de língua portuguesa e literatura trabalhe com as materialidades textuais. O objetivo do projeto é familiarizar o petiano com discussões acadêmicas sobre o que é texto e formas de interpretá-lo. Dessa familiarização decorre uma reflexão sobre modos de trabalhar o texto na escola.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Rocheli Regina Predebon Silveira - Integrante / Millaine de Souza Carvalho - Integrante / Renata Silveira da Silva - Coordenador / Jairo de Almeida Santana - Integrante / Katiele Santana da Silva - Integrante / Ana Paula Henck Alves - Integrante / Santiago Bretanha Freitas - Integrante / Bianca Espindola - Integrante / Antonella Romina Savia Vidales - Integrante / Ana Laura Machado Barbat - Integrante / Karoline Gasque de Souza - Integrante / Victor da Silva Pacheco dos Santos - Integrante / Maria Solange Barbosa da Silva - Integrante.
2015 - Atual
Veteranos que publicam
Descrição: O projeto de pesquisa "Veteranos que publicam" é relevante porque o grupo PET, em seu terceiro ano, realizou um número significativo de atividades, que nem sempre foram objeto de reflexão mais teórica e em formato de artigo acadêmico. A produção de artigos sobre projetos já realizados dá visibilidade aos trabalhos dos petianos e contribui para o aumento de suas publicações. O objetivo geral desse projeto é a produção de artigos, capítulos de livros e livros sobre os projetos realizados no PET desde o seu início (2013). Ao passo que os objetivos específicos são dar visibilidade acadêmica aos projetos desenvolvidos pelos petianos vinculados ao Curso de Letras da Unipampa Jaguarão, adquirir experiência na organização de livros, elaboração de capítulos e artigos, compreender o processo editorial e as exigências relativas à publicação de materiais qualificados.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rocheli Regina Predebon Silveira - Integrante / Nathalia Madeira Araujo - Integrante / Millaine de Souza Carvalho - Integrante / Renata Silveira da Silva - Coordenador / Jairo de Almeida Santana - Integrante / Katiele Santana da Silva - Integrante / Ana Paula Henck Alves - Integrante.
2013 - 2014
Discurso, mídia, escola
Descrição: O projeto de pesquisa Discurso, mídia e escola reflete sobre o funcionamento discursivo de textos que circulam na mídia com o propósito de mostrar que a língua, por um lado, presta-se à construção do efeito de neutralidade e de cumplicidade entre empresa de comunicação e público-alvo, mas, por outro lado, é falha, equívoca, indicia tendências ideológicas, principalmente, a lógica do consumismo, que transforma informação em produto, leitor ou espectador em consumidor. No âmbito teórico, a pesquisa articula duas vertentes dos estudos do Texto e do Discurso, subárea da Linguística: a Análise de Discurso cunhada por Michel Pêcheux, considerando os desdobramentos teóricos de Courtine (2006), e a Teoria enunciativa da Heterogeneidade de Authier-Revuz (2004). Com esses aportes, abordamos o funcionamento enunciativo-discursivo da língua e, em função do objeto de estudo, o discurso midiático, enlaces com a Filosofia (CHAUÍ, 1999; LIPOVETSKY, 2007) serão necessários. A pesquisa abriga distintas possibilidades investigativas, por exemplo: jovem na mídia , esporte na mídia , língua portuguesa na mídia; Após a escolha da temática e seleção de textos representativos, procederemos à análise discursiva do corpus. Neste, quaisquer marcas linguísticas podem indiciar funcionamentos que se dão no âmbito discursivo-ideológico, sendo que discurso direto, indireto e aspeamentos serão enfocados a partir dos preceitos da referida Teoria da Heterogeneidade. Por mim foi desenvolvido um artigo de pesquisa em que analisamos uma reportagem sobre a banda One Direction, publicada na revista Atrevida (2013). O foco deste trabalho foi analisar sequências discursivas de referência que indicam a formação imaginária que a revista Atrevida tem das fãs, do grupo de músicos e das suas leitoras, além da antecipação da imagem, pela revista, que as fãs/leitoras teriam da One Direction. Essas formações imaginárias têm por consequência, influenciar na formação identitária dessas fãs/leitoras, sujeitos-adolescentes que têm nas celebridades referências de modo de ser e de pensar. Este artigo foi apresentado em evento e também publicado em anais do mesmo evento.Esse projeto de pesquisa vincula-se ao Programa de Educação Tutorial (PET) Letras, e, além de serem desenvolvidas pesquisas, a partir desse projeto, também, desenvolvemos cursos de leitura e interpretação ministrados pelos pesquisadores em uma escola de educação básica da cidade de Jaguarão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Rocheli Regina Predebon Silveira - Integrante / Nathalia Madeira Araujo - Integrante / Hohanne da Silva Vilela - Integrante / Millaine de Souza Carvalho - Integrante / Renata Silveira da Silva - Coordenador / Fabiano Rodrigo Zdradek - Integrante / Jairo de Almeida Santana - Integrante / Katiele Santana da Silva - Integrante / Ana Paula Henck Alves - Integrante / Luis Fernando da Silva - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Balbúrdia na Escrita Criativa
Descrição: O projeto de extensão "Balbúrdia na Escrita Critativa" visa dar continuidade ao projeto "Balbúrdia", realizado em 2012. Esse projeto consistia em tratar temáticas contemporâneas (medo, fé, humor, amor, por exemplo) através de vídeos, abordagens teóricas diversas, dinâmicas, músicas. Foram 15 edições com duração de 01(uma) hora cada. O projeto "Balbúrdia na Escrita Criativa" pretende repetir atividades reduzidas no "Balbúrdia", mas terá duração de 30 minutos. Após, é realizada uma oficina de criação literária com a temática na qual os participantes estiveram imersos. O projeto cria oportunidade de inserção da criação literária na universidade, carência relatada por vários estudantes que são potenciais escritores.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Rocheli Regina Predebon Silveira - Integrante / Renata Silveira da Silva - Coordenador / Jairo de Almeida Santana - Integrante / Katiele Santana da Silva - Integrante / Ana Paula Henck Alves - Integrante / Santiago Bretanha Freitas - Integrante / Bianca Espindola - Integrante / Antonella Romina Savia Vidales - Integrante / Ana Laura Machado Barbat - Integrante / Karoline Gasque de Souza - Integrante / Victor da Silva Pacheco dos Santos - Integrante / Maria Solange Barbosa da Silva - Integrante / Sandro Martins Costa Mendes - Integrante.
2014 - 2015
Clube do Livro
Descrição: "Clube do livro" é um projeto de extensão coordenado pelo colaborador do PET Letras, prof. Sandro Martins Costa Mendes. A proposta do projeto é que o PET indique a leitura de uma obra literária aos membros do Clube e marque um encontro com os leitores para discutir as impressões, opiniões, dúvidas e críticas sobre a obra, que pode ser romance, coletânea de contos, literatura infanto-juvenil. O objetivo do Clube do Livro é incentivar a formação de leitores, promover leitura de textos contemporâneos e criar um espaço de discussão literário.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) .
Integrantes: Rocheli Regina Predebon Silveira - Integrante / Nathalia Madeira Araujo - Integrante / Millaine de Souza Carvalho - Integrante / Renata Silveira da Silva - Coordenador / Jairo de Almeida Santana - Integrante / Katiele Santana da Silva - Integrante / Ana Paula Henck Alves - Integrante / Luis Fernando da Silva - Integrante / Santiago Bretanha Freitas - Integrante / Bianca Espindola - Integrante / Antonella Romina Savia Vidales - Integrante / Ana Laura Machado Barbat - Integrante / Karoline Gasque de Souza - Integrante / Victor da Silva Pacheco dos Santos - Integrante / Maria Solange Barbosa da Silva - Integrante / Sandro Martins Costa Mendes - Integrante.
2013 - 2015
Capacitações PET
Descrição: O projeto de extensão "Capacitações PET" surge como uma das ações do PET itinerante, que denomina uma linha de ação do PET Letras: atividades de caráter coletivo e integrador que visam inserir o PET em diferentes espaços sociais e estreitar os vínculos entre esse grupo e a comunidade acadêmica e geral. Como ação inicial do PET Itinerante, foram criadas capacitações , em que pessoas da comunidade, alunos e professores são convidados a compartilharem seus conhecimentos ministrando oficinas. O grupo PET se coloca, nesse projeto de extensão, como organizador e ouvinte de cursos ofertados por atores da universidade e da comunidade.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (17) .
Integrantes: Rocheli Regina Predebon Silveira - Integrante / Nathalia Madeira Araujo - Integrante / Hohanne da Silva Vilela - Integrante / Millaine de Souza Carvalho - Integrante / Renata Silveira da Silva - Coordenador / Fabiano Rodrigo Zdradek - Integrante / Jairo de Almeida Santana - Integrante / Katiele Santana da Silva - Integrante / Ana Paula Henck Alves - Integrante / Luis Fernando da Silva - Integrante / Santiago Bretanha Freitas - Integrante / Bianca Espindola - Integrante / Antonella Romina Savia Vidales - Integrante / Ana Laura Machado Barbat - Integrante / Karoline Gasque de Souza - Integrante / Victor da Silva Pacheco dos Santos - Integrante / Maria Solange Barbosa da Silva - Integrante / Lurian da Silveira Chaves - Integrante.
2013 - 2014
Discurso, mídia, escola
Descrição: O projeto de pesquisa Discurso, mídia e escola reflete sobre o funcionamento discursivo de textos que circulam na mídia com o propósito de mostrar que a língua, por um lado, presta-se à construção do efeito de neutralidade e de cumplicidade entre empresa de comunicação e público-alvo, mas, por outro lado, é falha, equívoca, indicia tendências ideológicas, principalmente, a lógica do consumismo, que transforma informação em produto, leitor ou espectador em consumidor. No âmbito teórico, a pesquisa articula duas vertentes dos estudos do Texto e do Discurso, subárea da Linguística: a Análise de Discurso cunhada por Michel Pêcheux, considerando os desdobramentos teóricos de Courtine (2006), e a Teoria enunciativa da Heterogeneidade de Authier-Revuz (2004). Com esses aportes, abordamos o funcionamento enunciativo-discursivo da língua e, em função do objeto de estudo, o discurso midiático, enlaces com a Filosofia (CHAUÍ, 1999; LIPOVETSKY, 2007) serão necessários. A pesquisa abriga distintas possibilidades investigativas, por exemplo: jovem na mídia , esporte na mídia , língua portuguesa na mídia . Após a escolha da temática e seleção de textos representativos, procederemos à análise discursiva do corpus. Neste, quaisquer marcas linguísticas podem indiciar funcionamentos que se dão no âmbito discursivo-ideológico, sendo que discurso direto, indireto e aspeamentos serão enfocados a partir dos preceitos da referida Teoria da Heterogeneidade. O projeto de pesquisa vincula-se ao Núcleo de Estudos Linguísticos e Pedagógicos do Português, NELPP, que propõe criar formas de escuta das problemáticas que perpassam o ensino e a aprendizagem da língua materna. Em consonância com os propósitos do Núcleo, prevemos que o discurso midiático, após ser objeto de pesquisa, seja tema de um curso de leitura e interpretação ministrado pelos pesquisadores em uma escola de Ensino Médio da educação básica de Jaguarão. O projeto de pesquisa, além de estar vinculado ao ensino e à extensão, prevê..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Rocheli Regina Predebon Silveira - Integrante / Nathalia Madeira Araujo - Integrante / Hohanne da Silva Vilela - Integrante / Millaine de Souza Carvalho - Integrante / Renata Silveira da Silva - Coordenador / Fabiano Rodrigo Zdradek - Integrante / Jairo de Almeida Santana - Integrante / Katiele Santana da Silva - Integrante / Ana Paula Henck Alves - Integrante / Luis Fernando da Silva - Integrante.
2013 - 2014
Seminários Abertos
Descrição: O projeto de extensão Seminários Abertos consiste em apresentação de seminários, por parte dos petianos, sobre uma temática de seu interesse. Os seminários são abertos à comunidade acadêmica e geral. Em cada seminário aberto, 2 (dois) petianos coordenam a atividade, que consiste em realizar o seminário e, após, conversar com o público sobre o tema discutido. Esse projeto visa envolver os petianos na elaboração, realização e divulgação de seminários e oportunizar maior conhecimento das temáticas de interesse, pois os comentários do público enriquecem a abordagem do tema e trazem pontos de vista não-imaginados pelos petianos. O projeto ainda propicia o aprendizado do gênero handout, forma de registro de seminários, e o conhecimento de estratégias de interação com o público. Para elaboração dos seminários, utilizamos como referencial o texto A exposição oral , de Dolz, Schneuwly, Pietro e Zabnd (2004). Cada atividade tem a duração aproximada de 1 (uma) hora.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Rocheli Regina Predebon Silveira - Integrante / Nathalia Madeira Araujo - Integrante / Hohanne da Silva Vilela - Integrante / Millaine de Souza Carvalho - Integrante / Renata Silveira da Silva - Coordenador / Fabiano Rodrigo Zdradek - Integrante / Jairo de Almeida Santana - Integrante / Katiele Santana da Silva - Integrante / Ana Paula Henck Alves - Integrante / Luis Fernando da Silva - Integrante.
2013 - 2014
PET Cultural
Descrição: O PET Cultural é um projeto de extensão que visa instruir bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) e participantes quanto às abordagens do conceito de cultura e manifestações culturais. O PET Cultural inicia suas ações objetivando que filmes, peças teatrais, livros, músicas, dança e respectiva crítica sejam discutidos em encontros que almejam tornarem os envolvidos melhor conhecedores do discurso artístico. O PET Cultural foi organizado em encontros mensais, que duram aproximadamente uma hora/aula escolar. Petianos e uma turma de alunos da rede de ensino de Jaguarão dialogam sobre uma determinada manifestação cultural. Os encontros podem acontecer na escola ou na Unipampa, dependendo do espaço físico da escola e das possibilidades de deslocamento dos estudantes até o campus. Os petianos escolheram adolescentes como público para terem mais oportunidade de contato com jovens que têm o perfil de seus futuros alunos. Assim, o PET Cultural também é oportunidade de vivência da realidade escolar.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Rocheli Regina Predebon Silveira - Integrante / Nathalia Madeira Araujo - Integrante / Hohanne da Silva Vilela - Integrante / Millaine de Souza Carvalho - Integrante / Renata Silveira da Silva - Coordenador / Fabiano Rodrigo Zdradek - Integrante / Jairo de Almeida Santana - Integrante / Katiele Santana da Silva - Integrante / Ana Paula Henck Alves - Integrante / Luis Fernando da Silva - Integrante.
2013 - 2013
Lampejos
Descrição: Lampejo significa clarão ou brilho momentâneo , manifestação súbita e brilhante de inteligência; rasgo de sentimento que pode ser intenso, mas é de curta duração (HOUAISS, s.d). O projeto de extensão Lampejos, vinculado ao Programa de Educação Tutorial (PET) Letras, consiste na realização de uma mesa-redonda com a participação de membros da comunidade e da universidade que discutem temas. No evento, são apresentadas motivações ao debate, tais como músicas, trechos de filmes, poemas, programas televisivos, fotos. O projeto objetiva integrar sujeitos que circulam no espaço acadêmico e popular através de mesas-redondas compostas por membros desses dois espaços, de modo que realizadores e participantes conheçam distintas vivências sobre os tópicos em discussão. Teoricamente, o projeto considera a constituição dos discursos pela memória, sendo assim, mobiliza o conceito de memória discursiva da Análise de Discurso de linha francesa. Também são estabelecidos vínculos entre as narrativas orais do evento com a área de pesquisa História oral. O evento é mensal e tem a duração aproximada de uma hora e trinta minutos (1h30min).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Rocheli Regina Predebon Silveira - Integrante / Nathalia Madeira Araujo - Integrante / Hohanne da Silva Vilela - Integrante / Millaine de Souza Carvalho - Integrante / Renata Silveira da Silva - Coordenador.


Outros Projetos


2015 - 2015
Argumentação Básica na Escola
Descrição: O projeto de ensino "Argumentação básica na escola" é relevante por familiarizar os estudantes da educação básica e os petianos com a utilização da argumentação para a produção de textos orais e escritos. Na escola, o gênero debate é recorrente, mas faltam reflexões consistentes sobre as estratégias argumentativas. A temática da argumentação aparece com mais ênfase na fase em que o estudante prepara-se para fazer a redação do ENEM, entretanto, observa-se a abordagem do texto dissertativo-argumentativo na escola carece de focalização nas artimanhas retóricas. Estudos na área da argumentação são tratados muito superficialmente em alguns cursos de formação de professores de português, resultando na falta de capacitação dos futuros profissionais.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .
Integrantes: Rocheli Regina Predebon Silveira - Integrante / Renata Silveira da Silva - Coordenador / Jairo de Almeida Santana - Integrante / Katiele Santana da Silva - Integrante / Ana Paula Henck Alves - Integrante / Santiago Bretanha Freitas - Integrante / Bianca Espindola - Integrante / Antonella Romina Savia Vidales - Integrante / Ana Laura Machado Barbat - Integrante / Karoline Gasque de Souza - Integrante / Victor da Silva Pacheco dos Santos - Integrante / Maria Solange Barbosa da Silva - Integrante.
2015 - 2015
Tecelaria da Palavra na Escola
Descrição: O projeto de ensino "Tecelaria da Palavra na Escola" faz-se necessário devido ao fato de os alunos oriundos do Ensino Médio ingressarem na universidade sem noções básicas que logo serão exigidas: elaboração de resumos, inserção de diferentes tipos de citações em textos, criação de referências bibliográficas, montagem de seminários, consulta a fontes confiáveis na internet, produção de textos sem plágio.O projeto visa, através de oficinas para alunos do Ensino Médio, socializar tais conhecimentos basilares, de modo a facilitar a adaptação do estudante ao meio acadêmico. O projeto também se configura como um estímulo ao ingresso na universidade.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Rocheli Regina Predebon Silveira - Integrante / Millaine de Souza Carvalho - Integrante / Renata Silveira da Silva - Coordenador / Jairo de Almeida Santana - Integrante / Katiele Santana da Silva - Integrante / Ana Paula Henck Alves - Integrante / Santiago Bretanha Freitas - Integrante / Bianca Espindola - Integrante / Antonella Romina Savia Vidales - Integrante / Ana Laura Machado Barbat - Integrante / Karoline Gasque de Souza - Integrante / Victor da Silva Pacheco dos Santos - Integrante / Maria Solange Barbosa da Silva - Integrante.
2014 - 2014
SOS Reforço
Descrição: O projeto de ensino "SOS Reforço" foi ofertado pelos petianos do Programa de Educação Tutorial (PET) Letras a participantes do Piquete de Tradições Gaúchas (PTG) Raízes da Fronteira. Esse projeto objetiva oportunizar a estudantes reforço extraescolar acerca de dúvidas em relação a conteúdos desenvolvidos em sala de aula. O projeto propicia aos bolsistas PET maior aproximação com espaços escolares; complementações no que se refere à formação acadêmica. Além de permitir que tais acadêmicos revejam Planejamento de Atividades, conteúdos estudados na universidade e promovam adaptações no vocabulário e nas explicações quando estiverem dialogando com alunos da educação básica.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Rocheli Regina Predebon Silveira - Integrante / Nathalia Madeira Araujo - Integrante / Millaine de Souza Carvalho - Integrante / Renata Silveira da Silva - Coordenador / Katiele Santana da Silva - Integrante / Ana Paula Henck Alves - Integrante / Luis Fernando da Silva - Integrante.
2014 - 2014
Kit Estágio
Descrição: "Kit estágio" é um projeto de ensino que visa agrupar leituras e atividades utilizáveis no estágio de docência dos alunos de Letras. Essas atividades contemplam: - leituras de livros que tematizem, de modo prático, a atuação docente, com sugestões aos professores iniciantes; conhecimento de boas práticas em educação; coleta de dinâmicas, jogos e coletas de aprendizagem; conhecimento de livros de literatura infanto-juvenil; inserção da criatividade nas propostas didáticas. Esse projeto surge de uma demanda dos acadêmicos de Letras, que manifestam desconhecimento dos itens referidos e apontam uma excessiva abordagem teórica nas disciplinas do curso de graduação voltadas às questões pedagógicas.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Rocheli Regina Predebon Silveira - Integrante / Nathalia Madeira Araujo - Integrante / Millaine de Souza Carvalho - Integrante / Renata Silveira da Silva - Coordenador / Fabiano Rodrigo Zdradek - Integrante / Jairo de Almeida Santana - Integrante / Katiele Santana da Silva - Integrante / Ana Paula Henck Alves - Integrante / Luis Fernando da Silva - Integrante.
2013 - 2015
Tecelaria da Palavra na Universidade
Descrição: ecelaria da Palavra denomina um espaço de aprendizagem de produção textual acadêmica e de normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Essas atividades de ensino têm como objetivo oportunizar aos ministrantes e público-alvo aprendizagem extracurricular e complementação da formação acadêmica. As oficinas ministradas pelos petianos permitirão aos bolsistas reflexão sobre sua própria escrita, vivência no ensino de produção textual e aquisição de princípios norteadores da revisão textual. Com esse projeto, os ministrantes passarão previamente por uma capacitação e terão experiências no âmbito da produção textual de modo que se constitua uma assessoria linguística no PET Letras..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (17) .
Integrantes: Rocheli Regina Predebon Silveira - Integrante / Nathalia Madeira Araujo - Integrante / Hohanne da Silva Vilela - Integrante / Millaine de Souza Carvalho - Integrante / Renata Silveira da Silva - Coordenador / Fabiano Rodrigo Zdradek - Integrante / Jairo de Almeida Santana - Integrante / Katiele Santana da Silva - Integrante / Ana Paula Henck Alves - Integrante / Luis Fernando da Silva - Integrante / Santiago Bretanha Freitas - Integrante / Bianca Espindola - Integrante / Antonella Romina Savia Vidales - Integrante / Ana Laura Machado Barbat - Integrante / Karoline Gasque de Souza - Integrante / Victor da Silva Pacheco dos Santos - Integrante / Maria Solange Barbosa da Silva - Integrante / Lurian da Silveira Chaves - Integrante.
2013 - 2014
Balbúrdia no Português
Descrição: O projeto de ensino Balbúrdia no Português é vinculado ao Núcleo de Estudos Linguísticos e Pedagógicos do Português (NELPP) do Curso de Letras (Campus Jaguarão) e também tornou-se uma das atividades de ensino do Programa de Educação Tutorial (PET) do referido Curso. Esse projeto originou-se do projeto de extensão Balbúrdia, coordenando pelos professores Renata Silva e Sandro Mendes. O Balbúrdia se caracteriza como atividade interdisciplinar que visa oportunizar aos participantes contato com saberes advindos de diferentes áreas do conhecimento. Os encontros ocorrem quinzenalmente e sempre abordam uma temática diferente. É comum a todos os Balbúrdias a utilização de recursos como vídeos curtos, leitura de fragmentos de textos teóricos ou literários, músicas, dinâmicas de integração, entre outros. O projeto de ensino Balbúrdia no Português constitui-se em ramificação do projeto de extensão Balbúrdia; é um informativo didático, bimestral, que em cada edição sugere maneiras de tratar duas temáticas afins e algumas atividades do Balbúrdia nas aulas de língua portuguesa e literatura. O objetivo do Balbúrdia no Português é proporcionar aos seus produtores a aquisição de experiência no planejamento de atividades sobre língua materna vinculadas a projeto temático, buscando tratar dos conteúdos curriculares a partir de uma abordagem interdisciplinar, e ampliar o aprendizado de fontes para elaboração de materiais didáticos. Além de servir como fonte de ideias para alunos em período de estágio e professores da rede, no planejamento de suas aulas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) .
Integrantes: Rocheli Regina Predebon Silveira - Integrante / Nathalia Madeira Araujo - Integrante / Hohanne da Silva Vilela - Integrante / Millaine de Souza Carvalho - Integrante / Renata Silveira da Silva - Coordenador / Fabiano Rodrigo Zdradek - Integrante / Jairo de Almeida Santana - Integrante / Katiele Santana da Silva - Integrante / Ana Paula Henck Alves - Integrante / Luis Fernando da Silva - Integrante / Santiago Bretanha Freitas - Integrante / Jonas dos Santos - Integrante / Leonardo Terra Messias - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
2015 - 2016
Periódico: Conexões Culturais - Revista de Linguagens, Artes e Estudos em C


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARINS, I. M. M.2015 MARINS, I. M. M. ; SILVEIRA, R. R. P. ; VILELA, H. S. ; SILVA, R. C. G. . REINVENÇÃO DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA NA ESCOLA: PROPOSTAS DE ALUNOS ESTAGIÁRIOS EM LETRAS. Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura - CLAEC, v. 1, p. 51-65, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVEIRA, R. R. P.. ONE DIRECTION NA REVISTA ATREVIDA: análise discursiva. In: 3 Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2015, São Leopoldo. Anais do Congresso Internacional Linguagem e Interação 3. São Leopoldo: Casa Leiria, 2015. v. 3.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, V. S. P. ; SILVA, R. S. ; SILVEIRA, R. R. P. ; SILVA, M. S. B. ; SANTANA, J. A. . TECELARIA DA PALAVRA: DA UNIVERSIDADE À ESCOLA. In: VII SIEPE - Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Alegrete. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Bagé: de Ávila, D. S. (Ed.), 2015. v. 07.

2.
SILVEIRA, R. R. P.; VILELA, H. S. ; CARVALHO, M. S. ; ARAUJO, N. M. ; SILVA, R. S. . Balbúrdia no Português. In: XVI Encontro dos grupos PET da região sul, 2013, Rio Grande. XVI SULPET: Transpondo Fronteiras, Compartilhando Conhecimentos.. Rio Grande: Universidade Federal de Rio Grande, 2013. p. 251-254.

3.
CARVALHO, M. S. ; SILVEIRA, R. R. P. ; ARAUJO, N. M. ; VILELA, H. S. . Seminários Abertos. In: XVIII Encontro Nacional dos Grupo Programa de Educação Tutorial, 2013, Recife. XVIII ENAPET - Maioridade PET: Identidade, Avaliação e Expansão. Recife: Universidade Federal de Pernanbuco / Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2013. v. 18.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVEIRA, R. R. P.. One Direction na revista Atrevida: análise discursiva. In: 3 Congresso Internacional Linguagem e Educação, 2015, São Leopoldo. Anais do Congresso Internacional Linguagem e Interação 3. São Leopoldo: Casa Leiria, 2015. v. 3. p. 1516-1518.

2.
SILVA, M. S. B. ; SILVA, R. S. ; SILVEIRA, R. R. P. ; SANTOS, V. S. P. ; SANTANA, J. A. . TEXTO: TEORIAS E ENSINO. In: VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Bagé. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Bagé: de Ávila, D. S. (Ed.), 2015. v. 07.

3.
ARAUJO, N. M. ; CARVALHO, M. S. ; SILVEIRA, R. R. P. ; VILELA, H. S. . Balbúrdia. In: II Encontro dos Grupos Programa de Educação Tutorial da UNIPAMPA, 2013, Jaguarão. II PAMPAPET: encontro dos grupos PET da UNIPAMPA. Jaguarão: Universidade Federal do Pampa, 2013. v. 2. p. 15-15.

4.
SILVEIRA, R. R. P.; VILELA, H. S. ; ARAUJO, N. M. ; CARVALHO, M. S. . Tecelaria da Palavra. In: II Encontro dos Grupos Programa de Educação Tutorial da UNIPAMPA,, 2013, Jaguarão. II PAMPAPET: encontro dos grupos PET da UNIPAMPA. Jaguarão: Universidade Federal do Pampa, 2013. v. 2. p. 17-17.

5.
SILVEIRA, R. R. P.; SILVA, R. S. ; VILELA, H. S. ; ARAUJO, N. M. ; CARVALHO, M. S. . Balbúrdia no Português: informativo didático para o desenvolvimento de projetos temáticos. In: V Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Bagé. Anais do V Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - V SIEPE. Bagé: de Ávila, D. S. (Ed.), 2013. v. 5.

6.
VILELA, H. S. ; SILVA, R. S. ; SILVEIRA, R. R. P. ; ARAUJO, N. M. ; CARVALHO, M. S. . PET Cultural: manifestações culturais na escola. In: V Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Bagé. Anais do V Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - V SIEPE. Bagé: de Ávila, D. S. (Ed.), 2013. v. 5.

7.
CARVALHO, M. S. ; SILVA, R. S. ; SILVEIRA, R. R. P. ; ARAUJO, N. M. ; VILELA, H. S. . Seminários Abertos no PET Letras: projeto de iniciação ao gênero seminário. In: V Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Bagé. Anais do V Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - V SIEPE. Bagé: de Ávila, D. S. (Ed.), 2013. v. 5.

8.
ARAUJO, N. M. ; SILVA, R. S. ; SILVEIRA, R. R. P. ; CARVALHO, M. S. ; VILELA, H. S. . Discurso, mídia e escola: reedição no PET Letras.. In: V Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Bagé. Anais do V Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - V SIEPE. Bagé: de Ávila, D. S. (Ed.), 2013. v. 5.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVEIRA, R. R. P.. One Direction na revista Atrevida: análise discursiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, L. F. ; SILVEIRA, R. R. P. . Língua e gramática são as mesmas coisas?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SILVEIRA, R. R. P.; VILELA, H. S. . Tecelaria da Palavra. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVEIRA, R. R. P.. Celebridade e mídia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SILVEIRA, R. R. P.. Balbúrdia no Português. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVEIRA, R. R. P.. Balbúrdia no Português: informativo didático para o desenvolvimento de projetos temáticos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVEIRA, R. R. P.; SANTOS, V. S. P. . Oficina de Pôster. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTANA, J. A. ; ZDRADEK, F. R. ; SANTOS, J. ; SILVA, L. F. ; CARVALHO, M. S. ; ARAUJO, N. M. ; SILVA, R. S. ; SILVEIRA, R. R. P. . V Balbúrdia no Português - Temática Consumo e Animal Humano. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informativo didático).

3.
ALVES, A. P. H. ; SANTANA, J. A. ; SILVA, K. S. ; SILVA, L. F. ; CARVALHO, M. S. ; ARAUJO, N. M. ; SILVA, R. S. ; SILVEIRA, R. R. P. . VII Balbúrdia no Português - Temática Viviane Mosé + Palavra e Criação e Música. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informativo didático).

4.
SILVEIRA, R. R. P.; VILELA, H. S. ; CARVALHO, M. S. ; ARAUJO, N. M. ; SILVA, R. S. . Primeiro módulo do projeto Tecelaria da Palavra: resumo indicativo e normas da ABNT sobre referências. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SILVEIRA, R. R. P.; SILVA, R. S. ; ARAUJO, N. M. ; CARVALHO, M. S. . Elaboração de Referências de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
VILELA, H. S. ; SANTOS, J. ; ARAUJO, N. M. ; CARVALHO, M. S. ; SILVA, R. S. ; SILVEIRA, R. R. P. . IV Balbúrdia no Português - Temática Infância e Heróis. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informativo didático).

7.
VILELA, H. S. ; SANTOS, J. ; MESSIAS, L. T. ; ARAUJO, N. M. ; SILVA, R. S. ; CARVALHO, M. S. ; SILVEIRA, R. R. P. . III Balbúrdia no Português - Temácia Amor e tempo. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informativo didático).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Balbúrdia na escrita criativa: temática Medo. 2015. (Outra).

2.
Balbúrdia na escrita criativa: temática Tempo. 2015. (Outra).

3.
Clube do livro: discussão do livro Alucinado som de Tuba. 2015. (Outra).

4.
Clube do livro: discussão do livro Memória do Fogo. 2015. (Outra).

5.
Congresso Internacional Linguagem e Interação III. One Direction na revista Atrevida: análise discursiva. 2015. (Congresso).

6.
III Semana Acadêmica do Curso de Letras. 2015. (Outra).

7.
Perspectiva Marxista na Educação. 2015. (Outra).

8.
Seminários Abertos: Arial ou Times New Roman; Trabalho e Alienação no conto "O Herege" de Jack London. 2015. (Seminário).

9.
1ª Jornada poética fronteiriça. 2014. (Outra).

10.
III PampaPet - Encontro do Grupos PET da Unipampa. 2014. (Encontro).

11.
II Semana Acadêmica do curso de Letras. 2014. (Outra).

12.
La importancia del uso de los componentes culturales para la adquisición/el aprendizaje de la lengua española: la cultura pampeana. 2014. (Outra).

13.
Letramento literário. 2014. (Seminário).

14.
Letramento literário - uma proposta metodológica através dos contos infantis e suas releituras. 2014. (Outra).

15.
Neopedagogia: uma nova concepção do ensino gramatical. 2014. (Outra).

16.
Tradição Gaúcha: identidade de um povo. 2014. (Outra).

17.
100 (Sem) Palavras. 2013. (Outra).

18.
1º Lampejos: onde é o meu lugar?. 2013. (Outra).

19.
2º Lampejos: qual é a minha luta?. 2013. (Outra).

20.
A atração pelo argumento. 2013. (Seminário).

21.
Balbúrdia: espaço. 2013. (Outra).

22.
II PampaPet Encontro do Grupos PET da Unipampa.Tecelaria da Palavra. 2013. (Encontro).

23.
Muito Além do Cidadão Kane. 2013. (Seminário).

24.
Os livros didáticos de português e os gêneros discursivos: uma análise Bakhtiniana. 2013. (Outra).

25.
V Salão Internacional de ensino, pesquisa e extensão. 2013. (Outra).

26.
XVI Encontro dos grupos PET da região sul.Balbúrdia no Português. 2013. (Encontro).

27.
XVIII Encontro nacional dos grupos PET - ENAPET. 2013. (Encontro).

28.
Gêneros discursivos, formas de textualização e tipologia textual: distinções. 2012. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVEIRA, R. R. P.; SANTANA, J. A. ; SILVA, M. S. B. ; SANTOS, V. S. P. ; SILVA, R. S. ; MENDES, S. M. C. . 2ª edição Balbúrdia na Escrita Criativa: espaço e fronteira. 2015. (Outro).

2.
SILVEIRA, R. R. P.; SANTANA, J. A. ; SILVA, M. S. B. ; SILVA, R. S. ; SANTOS, V. S. P. . Oficina de Pôster. 2015. (Outro).

3.
SILVEIRA, R. R. P.; SANTANA, J. A. ; SILVA, M. S. B. ; SILVA, R. S. ; MENDES, S. M. C. ; SANTOS, V. S. P. . 1ª edição Clube do Livro. 2015. (Outro).

4.
SANTANA, J. A. ; SILVA, M. S. B. ; SILVEIRA, R. R. P. ; SILVA, R. S. ; SANTOS, V. S. P. . Tecelaria da Palavra na Universidade: oficina de exposição oral. 2015. (Outro).

5.
SANTANA, J. A. ; SILVA, M. S. B. ; SILVA, R. S. ; SILVEIRA, R. R. P. ; SANTOS, V. S. P. . Tecelaria da Palavra na Universidade: oficina de normas básicas para formatação de trabalhos acadêmicos no Microsoft Word. 2015. (Outro).

6.
ALVES, A. P. H. ; SILVA, K. S. ; CARVALHO, M. S. ; ARAUJO, N. M. ; SILVEIRA, R. R. P. . Monitora na II Semana acadêmica do curso de Letras. 2014. (Outro).

7.
VILELA, H. S. ; CARVALHO, M. S. ; ARAUJO, N. M. ; SILVEIRA, R. R. P. ; SILVA, R. S. . II PampaPet Encontro dos Grupos PET da Unipampa. 2013. (Outro).

8.
VIEIRA, M. A. ; LIMA JUNIOR, A. M. ; SILVEIRA, R. R. P. ; ARAUJO, N. M. . 1 SIEIF Seminário Internacional de Educação Integral em Região de Fronteira. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 4:37:07