Pedro Augusto Ceregatti Moreno

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1804059155609380
  • Última atualização do currículo em 05/06/2017


Mestre em sociologia, pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, bolsista FAPESP na dissertação "A Pastoral do Turismo e sua Ambiguidade estrutural". Graduado em ciências sociais, com ênfase em sociologia, pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, atuando na área de sociologia da religião. Engajado no grupo de pesquisa NEREP - Núcleo de Estudos de Religião, Economia e Política, onde foi bolsista de iniciação científica no projeto: "O cristianismo no Brasil em suas feições econômicas e assistenciais com derivações políticas", também financiado pela FAPESP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pedro Augusto Ceregatti Moreno
Nome em citações bibliográficas
MORENO, P. A. C.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Sociologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: A Pastoral do Turismo e sua ambiguidade estrutural,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Prof. Dr. André Ricardo de Souza.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Turismo Religioso; Pastoral do Turismo; CNBB.
Grande área: Ciências Humanas
2010 - 2013
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: A presença religiosa na mídia e na prática turística no Brasil.
Orientador: Prof. Dr. André Ricardo de Souza.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Atuação Profissional



Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Aluno



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
A Pastoral do Turismo e sua ambiguidade estrutural
Descrição: Reconhecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) como uma parcela desse mercado, o turismo religioso propicia significativo faturamento e trânsito de pessoas, nacional e internacionalmente. Sua expansão vem se dando no Brasil conforme o reconhecimento de seu potencial lucrativo. Decorre da transição de uma fase em que as peregrinações e romarias não tinham gerenciamento e aconteciam espontaneamente para o momento atual de estruturação e capacitação empresarial de seus agentes e serviços prestados. Vários fatores estão interligados no desenvolvimento desse mercado no Brasil, sendo os órgãos públicos responsáveis por grande parte dos investimentos no setor. Eles promovem melhorias de infraestrutura e programas de incentivo com foco em eventos e polos de atração religiosa, propiciando assim aprimoramento da rede hoteleira, conexão de transportes, agências e operadoras de viagens. A Igreja Católica vem se mobilizando a fim de nesse campo específico com sua Pastoral do Turismo, voltada para a divulgação de santuários e locais de apelo religioso, capacitação de pessoal e estratégias de ação que fomentem avenda de pacotes de viagens e práticas turísticas nas dioceses e paróquias com potencial de atração. Esse trabalho expõe, de um lado, o caráter economicamente empreendedor da igreja e, de outro, a ambiguidade da Pastoral do Turismo, dado que as pastorais se destinam a atividades sem fins lucrativos.Eis a faceta do catolicismo brasileiro para a qual este projeto de pesquisa se volta..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Pedro Augusto Ceregatti Moreno - Integrante / André Ricardo de Souza - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2013 - 2014
O cristianismo no Brasil em suas feições econômicas e assistenciais com derivações políticas
Descrição: Toma a religiosidade como um fator ainda considerável na compreensão da sociedade brasileira, com destaque para o cristianismo. A pesquisa se voltará para as bases materiais, os serviços sociais prestados e os respectivos desdobramentos políticos das principais instituições cristãs brasileiras. Mais que a influência religiosa sobre os modelos de comportamento econômico já delineados (empreendedorismo liberal, economia solidária e terceiro setor), o foco agora é a configuração econômica, assistencial e política do cristianismo no Brasil. Para tanto, o ponto de partida será a minuciosa análise teórica da relação entre religião e economia, desde Max Weber até alguns autores da sociologia econômica contemporânea. Interessa a compreensão apurada da religião como uma fonte de orientação de conduta também econômica, além de política. A abordagem do universo cristão brasileiro levará em conta seu pluralismo que abrange a categoria censitária nova do ?neocristianismo?, incluindo nele - conforme alguns cientistas sociais da religião - o espiritismo kardecista, dada a materialização do princípio da caridade cristã que os espíritas promovem. O cristianismo brasileiro será investigado enquanto base de sustentação ideológica e também de legitimação social de práticas, tanto assistenciais, quanto econômicas e políticas. Entidades de assistência social e empresas lucrativas com referências institucionais cristãs, bem como as lideranças com cargos públicos, parlamentares e executivos, que delas emergem, serão sistematicamente investigadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Pedro Augusto Ceregatti Moreno - Integrante / Douglas Santos - Integrante / Lucas Rosa - Integrante / André Ricardo de Souza - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Souza, A. R. de2014 Souza, A. R. de ; MORENO, P. A. C. ; Placeres, Giuliano . A Jornada Mundial da Juventude como um produto católico de turismo e televisão. PLURA, Revista de Estudos de Religião, v. 5, p. 51-65, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MORENO, P. A. C.; SANTOS, D. . As intersecções religiosas, políticas e midiáticas na atuação evangélica no Brasil. In: 40º Encontro Anual da ANPOCS, 2016, Caxambu. 40º Encontro Anual da ANPOCS. São Paulo: ANPOCS, 2016.

2.
MORENO, P. A. C.. Turismo Religioso católico no Brasil: desafios e perspectivas de um crescente setor econômico. In: XIV Simpósio da Associação Brasileira de História das Religiões - ABHR, 2015, Juiz de Fora. XIV Simpósio da Associação Brasileira de História das Religiões - ABHR. Juiz de Fora: ABHR, 2015. v. 1.

3.
MORENO, P. A. C.. Os desafios do setor turístico religioso na ocupação de espaços públicos: investimentos e experiências da JMJ e do Santuário de Aparecida. In: V Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, 2015, São Carlos. Anais do V Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, 2015. v. 1.

4.
MORENO, P. A. C.. A expansão da atividade turística religiosa católica e a ação da Pastoral do Turismo no Brasil. In: Congresso da Sociedade de Teologia e Ciência da Religião SOTER., 2015, Belo Horizonte. Anais do Congresso da Sociedade de Teologia e Ciência da Religião SOTER., 2015. v. 1.

5.
MORENO, P. A. C.. Negócios da fé: intersecções turísticas e midiáticas no santuário nacional de Aparecida-SP. In: X Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial, 2015, São Paulo. Anais X Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial, 2015. v. 1.

6.
MORENO, P. A. C.. Turismo religioso e mídia nos santuários católicos brasileiros: o caso do santuário nacional de Aparecida. In: Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, 2015, EMndoza, Argentina. Anais Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, 2015. v. 1.

7.
Souza, A. R. de ; MORENO, P. A. C. ; Placeres, Giuliano . A Jornada Mundial da Juventude como um produto católico de turismo e televisão. In: VII Congresso Internacional de Ciências da Religião, 2014, Goiânia. VII Congresso Internacional de Ciências da Religião. Goiânia: PUC Goiás, 2014. v. 1. p. 18-25.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, D. ; MORENO, P. A. C. . Chamados ao entretenimento: a estratégia do evangelicalismo pentecostal na busca por espaço no e por mercado religioso brasileiro. ÁSKESIS, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
MORENO, P. A. C.. Profissionais de turismo em busca do bem comum. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MORENO, P. A. C.. Turismo Religioso católico no Brasil: desafios e perspectivas de um crescente setor econômico.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
MORENO, P. A. C.. A formação das redes sociais e o desenvolvimento comunitário. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MORENO, P. A. C.. Liderança situacional e desenvolvimento comunitário. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MORENO, P. A. C.; SANTOS, D. . Negócios e Controvérsias dos Deputados Federais Evangélicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MORENO, P. A. C.. As Jornadas Mundiais da Juventude e a expansão do turismo religioso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Encontro Nacional da Pastoral do Turismo da CNBB. 2015. (Encontro).

2.
Congresso da Sociedade de Teologia e Ciência da Religião SOTER. A expansão da atividade turística religiosa católica e a ação da Pastoral do Turismo no Brasil. 2015. (Congresso).

3.
Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina. Turismo religioso e mídia nos santuários católicos brasileiros: o caso do santuário nacional de Aparecida. 2015. (Congresso).

4.
V Seminário Internacional do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFSCar.Os desafios do setor turístico religioso na ocupação de espaços públicos: investimentos e experiências da JMJ e do Santuário de Aparecida. 2015. (Seminário).

5.
X Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial - Eclesiocom. Negócios da fé: intersecções turísticas e midiáticas no santuário nacional de Aparecida-SP. 2015. (Congresso).

6.
XIV Simpósio da Associação Brasileira de História das Religiões - ABHR.Turismo Religioso católico no Brasil: desafios e perspectivas de um crescente setor econômico. 2015. (Seminário).

7.
1º Encontro Nacional da Pastoral do Turismo da CNBB. 2014. (Encontro).

8.
Colóquio Internacional Justiça, Política e Sociedade. 2014. (Simpósio).

9.
Seminário Internacional Infância e Relações Étnico-Raciais. 2014. (Seminário).

10.
VII Congresso Internacional em Ciências da Religião. A Jornada Mundial da Juventude como um produto católico de turismo e televisão. 2014. (Congresso).

11.
Congresso Brasileiro de Sociologia. Negócios e controvérsias dos deputados federais evangélicos. 2013. (Congresso).

12.
Seminário Internacional de Sociologia do Programa de Pós-graduação da UFSCarCar.As Jornadas Mundiais da Juventude e a expansão do turismo religioso. 2013. (Seminário).

13.
Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar. 2012. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORENO, P. A. C.. I CONPES ? Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária: ?Desafios globais do trabalho com mediação solidária?. 2015. (Congresso).

2.
MORENO, P. A. C.. V Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar. 2015. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 4:38:11