Debbie Mello Noble

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8037190691002695
  • Última atualização do currículo em 17/01/2019


Doutoranda em Ciências da Linguagem - Texto e Discurso pela Unisul com bolsa CAPES/Fapesc. Mestra em Estudos da Linguagem - Análises Textuais, Discursivas e Enunciativas pelo PPG Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016), com pesquisa sobre autoria, revisão de textos e publicidade sob a ótica da Análise do Discurso Pêcheuxtiana; bolsista CAPES/Fapergs. Tem interesse nos estudos sobre texto, autoria, ensino, inovação em educação, discursos midiáticos e digitais. Graduada em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Possui experiência com docência em Língua Portuguesa e Literatura e como revisora de textos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Debbie Mello Noble
Nome em citações bibliográficas
NOBLE, D. M.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: A produção de efeitos de sentido de inovação no discurso pedagógico,
Orientador: Solange Maria Leda Gallo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2014 - 2016
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Quem mexeu no meu texto: língua, poder e autoria nos discursos sobre o revisor de textos da publicidade,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Solange Mittmann.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Publicidade; Revisão de Textos; Análise do Discurso; Revisor; Autoria.
2008 - 2013
Graduação em Letras - Português e Literaturas.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Oh happy day: Análise de um discurso publicitário.
Orientador: Solange Mittmann.
2005 interrompida
Graduação interrompida em 2007 em Teatro.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Ano de interrupção: 2007




Formação Complementar


2018 - 2018
Nas tramas do texto: caminhos para a reescrita. (Carga horária: 60h).
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
2016 - 2016
IV Workshop de Redações de Vestibular. (Carga horária: 6h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2016 - 2016
Certificação Multiplicadores Google. (Carga horária: 6h).
INSTITUICAO EDUCACIONAL SAO JUDAS TADEU, IESJT_PPROV, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Qualificação e Seleção Avaliadores ENEM. (Carga horária: 120h).
Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, CEBRASPE, Brasil.
2015 - 2015
III Workshop de Redação de Vestibular.. (Carga horária: 7h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2015 - 2015
Aprendizagem pela Experiência. (Carga horária: 16h).
ESCOLA DE PROFESSORES INQUIETOS, EPI, Brasil.
2015 - 2015
Oficinas de AD: Conceitos em Movimento. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2015 - 2015
"De que cultura falamos em AD?". (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2014 - 2014
Oficinas de AD: Conceitos em Movimento. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Qualificação e Seleção Avaliadores ENEM. (Carga horária: 120h).
Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, CEBRASPE, Brasil.
2013 - 2013
INTERDISCIPLINARIDADE: AS LINGUAGENS EM DIÁLOGO. (Carga horária: 20h).
Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, SEDUC-RS, Brasil.
2013 - 2013
Teorias, autorias e práticas pedagógicas. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, SEDUC-RS, Brasil.
2013 - 2013
Sequência Didática: Aprendendo por Meio de Resenha. (Carga horária: 80h).
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
2013 - 2013
Nova - Inovação em educação. (Carga horária: 32h).
PERESTROIKA - Escola de Atividades Criativas, PERESTROIKA POA, Brasil.
2013 - 2013
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSO. (Carga horária: 4h).
Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, SEDUC-RS, Brasil.
2013 - 2013
Sistema Estadual de Avaliação Participativa. (Carga horária: 40h).
Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, SEDUCRS, Brasil.
2012 - 2012
Redação Publicitária. (Carga horária: 12h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing - Sul, ESPM-SUL, Brasil.
2011 - 2011
O lugar do texto no teatro contemporâneo. (Carga horária: 16h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura, SMEC, Brasil.
2007 - 2007
Oficina de Escrita Criativa. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa CAPES/FAPESC.

Atividades

12/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem, .

Cargo ou função
Representante Discente do Doutorado no Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem..
10/2018 - 12/2018
Estágios , Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem, .

Estágio realizado
Monitoria realizada na disciplina de Texto e Discurso sob orientação da Profa. Dra. Solange Leda Gallo..
03/2018 - 04/2018
Estágios , Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem, .

Estágio realizado
Monitoria realizada na disciplina Tópicos Especiais em discursividades online e textualidades digitais da Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, sob orientação da Profa. Dra. Solange Gallo..

Sagah Educacional S.A., SAGAH, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Professor Conteudista, Enquadramento Funcional: Professor Conteudista
Outras informações
Professor conteudista das seguintes disciplinas: Textos fundamentais de poesia em língua portuguesa resultou em 32 horas de prestação de serviços; Fundamentos da língua portuguesa resultou em 112 horas de prestação de serviços; Linguística Avançada resultou em 80 horas de prestação de serviços.


Escola Expressão, EXPRESSÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Regente, Carga horária: 15
Outras informações
Disciplinas ministradas: Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Carga horária: 20


INSTITUICAO EDUCACIONAL SAO JUDAS TADEU, IESJT_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15


Escola Cenáculo, NSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 22


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações
Estágio CAPES/Fapergs realizado na disciplina Teoria e Prática de Leitura, sob orientação da professora Dra. Solange Mittmann.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Revisor, Carga horária: 20

Atividades

03/2015 - 05/2015
Estágios , Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

Estágio realizado
Estágio na Disciplina de Teoria e Prática de Leitura.
03/2008 - 02/2009
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Departamento de Comunicação.

Serviço realizado
Revisão de Livros, Jornais e Revistas na Gráfica da UFRGS.

Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Corretor de Redações
Outras informações
Professor corretor de redações do Concurso Vestibular.


Colégio Estadual 8 de Setembro, C.E.8SET, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Principais projetos desenvolvidos: Redação nota 1000 ? ENEM (3º ano); Crônicas de Adolescência (2º ano); e O que minhas músicas dizem sobre mim (1º ano). Orientação dos alunos em projetos de iniciação científica, no componente curricular Seminário Integrado, com trabalhos interdisciplinares. Planejamento de atividades do calendário escolar e colaboração nos debates acerca de currículo e projeto político-pedagógico da escola. Planejamento de projetos interdisciplinares e de incentivo à leitura. Planejamento e execução de oficinas de teatro e produção textual para pais e comunidade escolar. Atuação no time de representantes do Colégio 8 de Setembro no Programa Pacto pelo Ensino Médio, auxiliando no planejamento de atividades do curso de formação de professores oferecido pelo MEC.

Atividades

07/2013 - 09/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, Literatura, Produção Textual e Seminário Integrado.

Escola de Ensino Fundamental Meno Dhein, EEFMD, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 22

Atividades

09/2014 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Grupo Competence, GC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Revisora Júnior, Carga horária: 44


Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul, OABRS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente de Redação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Colégio de Aplicação da UFRGS, CAP-UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Língua Francesa, Carga horária: 20


Editora IOB - Informações Objetivas, IOB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Revisão


Escola Particular de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Cenáculo, EPEFNSC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora de Teatro, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Discurso, arquivo e autoria

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Solange Mittmann em 14/04/2017.
Descrição: Revisão bibliográfica sobre arquivo, memória e autoria, a partir de diferentes perspectivas teóricas, em especial os estudos filosóficos, literários, da tradução, das TIC e da educação, efetuando deslocamentos necessários para a ressignificação no âmbito da Análise do Discurso pêcheutiana. Analisar diferentes objetos discursivos a partir das condições de sua produção, circulação e leitura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Debbie Mello Noble - Integrante / Laís Virgínia Medeiros - Integrante / Solange Mittmann - Coordenador / Michele Teixeira Passini - Integrante.
2017 - Atual
Análise Discursiva de Textualidades Digitais
Descrição: O projeto Análise discursiva de Textualidades Digitais pretende desenvolver um dispositivo teórico que possibilite a análise de textualidades digitais. Esse dispositivo baseia-se em noções já produzidas anteriormente a propósito de textualidades não digitais e especializa-se, agora, ao contemplar esses espaços de produção digital. Entre essas noções estão a de Discurso da Escrita, Discurso da Oralidade, efeito-autor (GALLO, 1992). Trata-se, portanto, de uma releitura do próprio dispositivo em função das novas discursividades. Nesse âmbito estamos tomando como corpus, principalmente as discursividades on-line, embora nos interesse também os games, entre outras. O objetivo geral desse projeto é desenvolver noções discursivas que possam compor o dispositivo teórico-analítico que tem se formado atualmente em razão da interpretação/análise de textualidades digitais, como por exemplo, a noção de Escritoralidade (GALLO,2011), e de memória metálica (ORLANDI, 2012). Nossos objetivos específicos podem ser elencados como sendo: a) Compor diferentes corpus de análise formados por textos digitais; b) Revisitar diferentes noções discursivas e relê-las com a finalidade de analisar as novas textualidades; c) Produzir novas noções discursivas com a mesma finalidade, quando necessário. d) Divulgar os trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto. Quanto à metodologia, a Análise do Discurso prevê idas e vindas no percurso teoria-análise. Não se trata de mera aplicação da teoria a um determinado corpus visando a uma comprovação. Ao contrário, o recorte do corpus é motivado teoricamente e, por outro lado, o dispositivo teórico pode ser modificado (enriquecido, ajustado) pelos resultados de uma análise. Trata-se de uma relação dialética entre teoria e prática. Um dos procedimentos será o de envolver alunos e professores de escolas de nível fundamental, em uma reflexão a respeito das buscas/pesquisas feitas pelos alunos, na internet, para responder a demandas pedagógicas. Essa reflexão poderá articular atividades práticas e teóricas que constituirão sub-projetos, a fim de produzir conhecimento sobre questões relacionadas a textualidades digitais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
A AUTORIA ENTRE O RETORNO E A ATUALIDADE: FORMACAO DISCURSIVA, MEMORIA E ARQUIVO
Descrição: Revisar bibliografia pertinente aos estudos sobre autoria, formação discursiva, memória e arquivo, a partir de diferentes perspectivas teóricas ? em especial, os estudos filosóficos e os estudos literários ? efetuando deslocamentos necessários para a ressignificação no âmbito da Análise do Discurso pêcheutiana. Analisar diferentes objetos discursivos a partir das condições de sua produção, circulação e leitura, tomando-os sob o enfoque das questões de autoria, formação discursiva, memória e arquivo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Debbie Mello Noble - Integrante / Solange Mittmann - Coordenador.


Revisor de periódico


2008 - 2008
Periódico: Revista Perspectiva


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Aprovação em 2º lugar no Processo Seletivo de Ingresso ao Curso de Doutorado em Ciências da Linguagem, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
2016
9º Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito, Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC).
2014
Aprovação em 5º lugar em Concurso Público para Prof. Regente Português, Prefeitura Municipal de Lindolfo Collor.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:2
Noble, Debbie  Data: 01/12/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
BOTTON, A. N. M.2018BOTTON, A. N. M. ; NOBLE, D. M. . O papel da rubrica em O homem e a mancha, de Caio Fernando Abreu. Web Revista Linguagem, Educação e Memória, v. 14, p. 83-91, 2018.

2.
NOBLE, D. M.2018 NOBLE, D. M.. No caçar dos erros, a língua que escapa. Cadernos de Estudos Lingüísticos, v. 60, p. 758-774, 2018.

3.
NOBLE, D. M.2016 NOBLE, D. M.; MITTMANN, S. . O professor e o aluno como agentes do desenvolvimento da leitura. CADERNOS DE LETRAS DA UFF, v. 26, p. 69-79, 2016.

4.
NOBLE, D. M.2016 NOBLE, D. M.. ?OH! HAPPY DAY!?: ANÁLISE DE UM DISCURSO PUBLICITÁRIO. LINGUASAGEM (SÃO PAULO), v. 26, p. 11, 2016.

5.
NOBLE, D. M.2016NOBLE, D. M.. Propostas pedagógicas no RS: uma análise discursiva dos documentos de 1989 E 2011. Revista Ensiqlopédia, v. 13, p. 69-85, 2016.

6.
NOBLE, D. M.2015NOBLE, D. M.. Sujeitos do Sucesso x Sujeitos do Fracasso: construções de um imaginário de realização pessoal na escola e na publicidade. Revista Licencia&Acturas, v. 3, p. 77-84, 2015.

7.
NOBLE, D. M.2012NOBLE, D. M.. Desconstrução e despertencimento em As Naus, de António Lobo Antunes. Nau Literária (UFRGS), v. 8, p. 1, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NOBLE, D. M.; MEDEIROS, L. V. ; Simões, P. R. . Linguística Avançada. 1. ed. Porto Alegre: Sagah, 2017. v. 1. 146p .

Capítulos de livros publicados
1.
NOBLE, D. M.. História da teoria literária: a poética, de Aristóteles, e suas concepções. In: Caroline Costa Nunes Lima; Gabriela Semensato Ferreira; Debbie Mello Noble. (Org.). Textos Fundamentais de Poesia em Língua Portuguesa. 1ed.Porto Alegre: SAGAH, 2018, v. 1, p. 13-26.

2.
NOBLE, D. M.. Gêneros Literários. In: Caroline Costa Nunes Lima; Gabriela Semensato Ferreira; Debbie Mello Noble. (Org.). Textos fundamentais de Poesia em Língua Portuguesa. 1ed.Porto Alegre: SAGAH, 2018, v. 1, p. 27-46.

3.
NOBLE, D. M.. A noção de discurso: condições de produção, ideologia, formações imaginárias e efeito de sentido. Fundamentos de Língua Portuguesa. 1ed.Porto Alegre: SAGAH, 2018, v. 1, p. 269-282.

4.
NOBLE, D. M.. Noções de polifonia e estruturação interna do discurso. Fundamentos de Língua Portuguesa. 1ed.Porto Alegre: SAGAH, 2018, v. 1, p. 283-296.

5.
NOBLE, D. M.. Aspectos estéticos, gramaticais, estilísticos e estruturais na produção de textos. Fundamentos de Língua Portuguesa. 1ed.Porto Alegre: SAGAH, 2018, v. 1, p. 329-348.

6.
NOBLE, D. M.. Adequação vocabular. Fundamentos de Língua Portuguesa. 1ed.Porto Alegre: SAGAH, 2018, v. 1, p. 349-360.

7.
NOBLE, D. M.. Termos genéricos e específicos. Fundamentos de Língua Portuguesa. 1ed.Porto Alegre: SAGAH, 2018, v. 1, p. 361-372.

8.
NOBLE, D. M.. Redundâncias. Fundamentos da Língua Portuguesa. 1ed.Porto Alegre: SAGAH, 2018, v. 1, p. 373-382.

9.
NOBLE, D. M.. Clichês. Fundamentos da Língua Portuguesa. 1ed.Porto Alegre: SAGAH, 2018, v. 1, p. 383-394.

10.
NOBLE, D. M.. Jargões corporativos. Fundamentos da Língua Portuguesa. 1ed.Porto Alegre: SAGAH, 2018, v. 1, p. 395-404.

11.
NOBLE, D. M.. Revisor em Foco: atravessando a sacada publicitária. In: Giovana Benedetto Flores; Nadia Régia Maffi Neckel; Solange Leda Gallo; Suzy Lagazzi; Cláudia Castellanos Pfeiffer; Mónica Zoppi-Fontana. (Org.). Discurso, cultura e mídias: pesquisas em rede. 1ed.Santiago: Oliveira Books, 2017, v. 2, p. 24-38.

12.
NOBLE, D. M.. Ideologia, cultura e discurso. In: Debbie Mello Noble; Laís Medeiros; Priscilla Simões. (Org.). Linguística Avançada. 1ed.Porto Alegre: SAGAH, 2017, v. 1, p. 105-116.

13.
NOBLE, D. M.. Análise do discurso: Foucault, Maingueneau, Pêcheux. In: Debbie Mello Noble; Laís Medeiros; Priscilla Simões. (Org.). Linguística Avançada. 1ed.Porto Alegre: SAGAH, 2017, v. 1, p. 88-96.

14.
NOBLE, D. M.. Breve histórico da análise do discurso. In: Debbie Mello Noble; Laís Medeiros; Priscilla Simões. (Org.). Linguística Avançada. 1ed.Porto Alegre: SAGAH, 2017, v. 1, p. 39-50.

15.
NOBLE, D. M.. Sujeito, ideologia, texto e contexto, sentidos. In: Debbie Mello Noble; Laís Medeiros; Priscilla Simões. (Org.). Linguística Avançada. 1ed.Porto Alegre: SAGAH, 2017, v. 1, p. 132-145.

16.
NOBLE, D. M.. Conceito de Língua e Discurso. In: Debbie Mello Noble; Laís Medeiros; Priscilla Simões. (Org.). Linguística Avançada. 1ed.Porto Alegre: SAGAH, 2017, v. 1, p. 11-26.

17.
NOBLE, D. M.; MEDEIROS, L. V. . Dia das Mulheres fail: discursos em publicidade e feminismo. In: Flores, Giovana Bennedetto; Neckel, Nádia; Gallo, Solange Leda. (Org.). Discurso, Cultura e Mídia: pesquisas em rede. 1ed.Palhoça: Editora Unisul, 2015, v. , p. 95-103.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NOBLE, D. M.. DA EDUCAÇÃO ?DEBAIXO DO PÉ DE MANGA? AO GOOGLE FOR EDUCATION:A PRODUÇÃO DE EFEITOS DE SENTIDO DE INOVAÇÃO NO DISCURSO PEDAGÓGICO. In: III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, 2018, Criciúma. Anais eletrônicos do III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. Criciuma: Editora UNESC, 2018. p. 102-112.

2.
NOBLE, D. M.; MEDEIROS, L. V. . DIA DAS MULHERES FAIL: DISCURSOS EM PUBLICIDADE E FEMINISMO. In: II Seminário Nacional Discurso, Cultura e Mídia, 2015, Florianópolis. Discurso, cultura e mídia : pesquisas em rede. Palhoça: Editora Unisul, 2015. p. 95-103.

3.
NOBLE, D. M.. Os Imaginários de Sujeito: do discurso publicitário ao discurso pedagógico. In: V Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa, 2015, Rio Grande. Anais V Senallp. Rio Grande: Editora da Furg, 2015. p. 466-476.

4.
NOBLE, D. M.; MEDEIROS, L. V. . #SOMOSTODOSMACACOS: UMA ANÁLISE DOS DESLIZAMENTOS DE SENTIDO SOBRE RACISMO NA MÍDIA. In: III CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2014, Maringá. Anais Eletrônicos do III Cielli Maringá, 2014.

5.
NOBLE, D. M.. ?De quem é este comercial??: a contribuição autoral do revisor nos discursos publicitários. In: VI SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO, 2013, Porto Alegre. ANAIS DO VI SEAD, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NOBLE, D. M.. Criativizando: autoria e escritoralidade num projeto de ensino de Língua Portuguesa. In: Encontro Nacional de Língua e Literatura, 2017, Novo Hamburgo. Comunicações Individuais - XI ENALLI, 2017.

2.
NOBLE, D. M.. REVISÃO NA REDE: UMA ANÁLISE DE MATERIALIDADES SIGNIFICANTES SOBRE O TRABALHO DO REVISOR. In: Seminário de Estudos em Análise do Discurso, 2016, Recife. Anais do VII Seminário de Estudos em Análise do Discurso, 2015.

3.
NOBLE, D. M.. REVISÃO E AUTORIA: A CONTRIBUIÇÃO DO REVISOR NA CRIAÇÃO DOS DISCURSOS PUBLICITÁRIOS. In: X SEFIC, 2014, Canoas. X SEFIC: Semana Científica Unilasalle, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NOBLE, D. M.. REVISOR EM FOCO: ATRAVESSANDO A SACADA PUBLICITÁRIA. In: III SEMINÁRIO NACIONAL DISCURSO CULTURA E MÍDIA, 2017, Florianópolis. CADERNO DE RESUMOS. PALHOÇA: UNISUL, 2017. p. 50-51.

2.
NOBLE, D. M.. Realização pessoal em foco: configurações e sentidos possíveis nos discursos publicitários. In: IV Seminário Fios ao Tear: Conversas com a Análise do Discurso sobre... Memória e Esquecimento., 2014, Pelotas. Caderno de Resumos do IV Fios ao Tear, 2014.

3.
NOBLE, D. M.. ?De quem é este comercial??: autoria e deslocamentos de sentido no discurso publicitário.. In: III Seminário Fios ao Tear: Conversas com a Análise do Discurso sobre... Deslocamentos., 2013, Caxias do Sul. Caderno de Resumos, 2013. v. 3.

4.
NOBLE, D. M.. ANÁLISE DE DISCURSOS PUBLICITÁRIOS DO SEGMENTO AUTOMOTIVO. In: XI Fórum FAPA, 2012, Porto Alegre. Anais do XI Fórum FAPA, 2012.

5.
NOBLE, D. M.. A (DES)CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NO DISCURSO PUBLICITÁRIO. In: II Fios ao Tear: Conversas com a Análise do Discurso sobre Autoria e Espaços Contemporâneos, 2012, Porto Alegre. Caderno de Resumos do II Seminário Fios ao Tear: Conversas com a Análise do Discurso sobre... Autoria e Espaços Contemporâneos, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
NOBLE, D. M.. Do pé de manga ao Google For Education: a produção de efeitos de sentido de inovação no discurso pedagógico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
NOBLE, D. M.. A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA NO BRASIL: MEMÓRIA, LACUNAS E INTERDIÇÕES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
NOBLE, D. M.. Criativizando: autoria e escritoralidade num projeto de ensino de Língua Portuguesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
NOBLE, D. M.. REVISOR EM FOCO: ATRAVESSANDO A SACADA PUBLICITÁRIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
NOBLE, D. M.; MITTMANN, S. . ?MEMÓRIAS DE LÍNGUA: DEPARAR-SE COM UMA LÍNGUA QUE NÃO É A DO USO, DA FLUÊNCIA E DA NATURALIDADE?.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
NOBLE, D. M.; MEDEIROS, L. V. . Dia das Mulheres Fail: discursos em publicidade e feminismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
NOBLE, D. M.. REVISÃO NA REDE: UMA ANÁLISE DE MATERIALIDADES SIGNIFICANTES SOBRE O TRABALHO DO REVISOR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
NOBLE, D. M.. Os Imaginários de Sujeito: do discurso publicitário ao discurso pedagógico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
NOBLE, D. M.. Realização pessoal em foco: configurações e sentidos possíveis nos discursos publicitários. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
NOBLE, D. M.; MEDEIROS, L. V. . SOMOS TODOS MACACOS: UMA ANÁLISE DOS DESLIZAMENTOS DE SENTIDO SOBRE RACISMO NA MÍDIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
NOBLE, D. M.. REVISÃO E AUTORIA: A CONTRIBUIÇÃO DO REVISOR NA CRIAÇÃO DOS DISCURSOS PUBLICITÁRIOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
NOBLE, D. M.. Sujeitos do Sucesso x Sujeitos do Fracasso: construções de um imaginário sobre realização pessoal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
NOBLE, D. M.. ?QUEM É ELE PARA QUE EU LHE FALE ASSIM??: CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E IMAGINÁRIO DO OUTRO NO DISCURSO PUBLICITÁRIO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
NOBLE, D. M.. ?De quem é este comercial??: a contribuição autoral do revisor nos discursos publicitários. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
NOBLE, D. M.. ?DE QUEM É ESTE COMERCIAL??: AUTORIA E DESLOCAMENTOS DE SENTIDO NO DISCURSO PUBLICITÁRIO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
NOBLE, D. M.. A (DES)CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO DISCURSO PUBLICITÁRIO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
NOBLE, D. M.. ANÁLISE DE DISCURSOS PUBLICITÁRIOS DO SEGMENTO AUTOMOTIVO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
NOBLE, D. M.. O PAPEL DA RUBRICA EM O HOMEM E A MANCHA, DE CAIO F.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
NOBLE, D. M.. Parecer de Artigo Científico Revista LínguaTec v. 3, n. 6. 2018.

2.
NOBLE, D. M.. Avaliadora das Redações do Vestibular de Verão FEEVALE. 2015.

3.
NOBLE, D. M.. Avaliadora das Redações do ENEM. 2014.

Redes sociais, websites e blogs
1.
NOBLE, D. M.. GastroTerapia - Comer faz bem. 2016; Tema: Gastronomia.. (Blog).

2.
NOBLE, D. M.. Manifesto de uma professora por liberdade na educação.. 2013; Tema: Artigo sobre educação.. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
NOBLE, D. M.; BOTTON, A. N. M. . Oficina Design Thinking na Educação: aprender fazendo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
NOBLE, D. M.. BREVE HISTÓRICO DA ANÁLISE DO DISCURSO. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

3.
NOBLE, D. M.. Ideologia, Cultura e Discurso. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

4.
NOBLE, D. M.. Sujeito, ideologia, texto e contexto, sentidos. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

5.
NOBLE, D. M.. Análise do Discurso: Foucault, Maingueneau, Pêcheux. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

6.
NOBLE, D. M.. Conceito de Língua e Discurso. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

7.
NOBLE, D. M.. Oficina de Redação - ENEM. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NOBLE, D. M.; NECKEL, N. R. M.. Participação em banca de Bárbara Backes Haubert.Cada Passo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

2.
NECKEL, N. R. M.; NOBLE, D. M.. Participação em banca de Camille Correa Gubert.Aonde foi felícia?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

3.
NOBLE, D. M.; Juliano, Dilma Beatriz. Participação em banca de Junior Laurentino.Permanecer. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

4.
NOBLE, D. M.; Juliano, Dilma Beatriz. Participação em banca de Lucas Henrique Da Silva.Pedro Primeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade do Sul de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
NOBLE, D. M.. XIII Jornada Unisul de Iniciação Científica - XIII Seminário de Pesquisa. 2018. Universidade do Sul de Santa Catarina.

2.
NOBLE, D. M.. I NIC Júnior - Jovem Cientista. 2016. Colégio São Judas Tadeu.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Produção e democratização do conhecimento na Ibero-América. Do pé de manga ao Google For Education: a produção de efeitos de sentido de inovação no discurso pedagógico. 2018. (Congresso).

2.
II Simpósio IberoAmericano de Tecnologias Educacionais. 2018. (Simpósio).

3.
IX SIMFOP: SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA ATUAL CONJUNTURA NACIONA.A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA NO BRASIL: MEMÓRIA, LACUNAS E INTERDIÇÕES. 2018. (Seminário).

4.
Educar Transforma Florianópolis. 2017. (Encontro).

5.
Encontro Nacional de Língua e Literatura.Criativizando: autoria e escritoralidade num projeto de ensino de Língua Portuguesa. 2017. (Encontro).

6.
Seminário Nacional Discurso, Cultura e Mídia.REVISOR EM FOCO: ATRAVESSANDO A SACADA PUBLICITÁRIA. 2017. (Seminário).

7.
V Colóquio Vivências de Docência na Educação Básica: o ensino da Língua Portuguesa. 2017. (Simpósio).

8.
IV ENCONTRO DA REDE SUL LETRAS..MEMÓRIAS DE LÍNGUA: DEPARAR-SE COM UMA LÍNGUA QUE NÃO É A DO USO, DA FLUÊNCIA E DA NATURALIDADE. 2016. (Encontro).

9.
Colóquio A pesquisa em Análise do Discurso: uma homenagem à Carme Schons. 2015. (Outra).

10.
Seminário Nacional Discurso, Cultura e Mídia.Dia das Mulheres fail: discursos em publicidade e feminismo. 2015. (Seminário).

11.
VII SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO.REVISÃO NA REDE: UMA ANÁLISE DE MATERIALIDADES SIGNIFICANTES SOBRE O TRABALHO DO REVISOR. 2015. (Seminário).

12.
V SENALLP.Os Imaginários de Sujeito: do discurso publicitário ao discurso pedagógico. 2015. (Seminário).

13.
3º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.SOMOS TODOS MACACOS: UMA ANÁLISE DOS DESLIZAMENTOS DE SENTIDO SOBRE RACISMO NA MÍDIA. 2014. (Outra).

14.
II SEPLEV - Seminário de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual..Sujeitos do Sucesso x Sujeitos do Fracasso: construções de um imaginário sobre realização pessoal. 2014. (Seminário).

15.
IV Seminário Fios ao Tear.Realização pessoal em foco: configurações e sentidos possíveis nos discursos publicitários. 2014. (Seminário).

16.
X Semana Científica Unilasalle.REVISÃO E AUTORIA: A CONTRIBUIÇÃO DO REVISOR NA CRIAÇÃO DOS DISCURSOS PUBLICITÁRIOS. 2014. (Seminário).

17.
III Fios ao Tear: Conversas com a Análise do Discurso sobre...Deslocamentos.?DE QUEM É ESTE COMERCIAL??: AUTORIA E DESLOCAMENTOS DE SENTIDO NO DISCURSO PUBLICITÁRIO. 2013. (Seminário).

18.
VI SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO.?De quem é este comercial??: a contribuição autoral do revisor nos discursos publicitários. 2013. (Seminário).

19.
XXIII Semana de Letras e IX Seminário de Língua e Literatura da UFSM.?QUEM É ELE PARA QUE EU LHE FALE ASSIM??: CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E IMAGINÁRIO DO OUTRO NO DISCURSO PUBLICITÁRIO. 2013. (Seminário).

20.
II Fios ao Tear. Conversas com a Análise do discurso sobre...autoria e espaços..A (DES)CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NO DISCURSO PUBLICITÁRIO.. 2012. (Seminário).

21.
II JORNADA UFRGS DE ESTUDOS LITERÁRIOS.O PAPEL DA RUBRICA EM O HOMEM E A MANCHA, DE CAIO F.. 2012. (Seminário).

22.
XI Fórum FAPA.ANÁLISE DE DISCURSOS PUBLICITÁRIOS DO SEGMENTO AUTOMOTIVO. 2012. (Outra).

23.
XIV SEMANA DE LETRAS DA UFRGS - LETRAS EM PERSPECTIVA. 2010. (Encontro).

24.
XXX Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Gallo, S. L ; SILVEIRA, J. ; NECKEL, N. ; FLORES, G. B. ; NOBLE, D. M. . IV Seminário Discurso, Cultura e Mídia. 2018. (Congresso).

2.
NOBLE, D. M.; Goldnadel, M. . XIV SEMANA DE LETRAS DA UFRGS - LETRAS EM PERSPECTIVA. 2010. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 14:55:03