Angelo Augusto Peixoto Coutinho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1380486205162017
  • Última atualização do currículo em 12/11/2018


Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Atualmente é mestrando e professor/tutor do Centro de Extensão da Faculdade de Letras, FALE - UFMG. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em: fonologia, fonética, prosódia, corpus, sintaxe de língua inglesa. No momento trabalha na área de Linguística Aplicada com ênfase em formação de professores e aprendizado/ensino de língua estrangeira. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Angelo Augusto Peixoto Coutinho
Nome em citações bibliográficas
COUTINHO, A. A. P.


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Orientador: Andrea Almeida Mattos.
2014 - 2017
Graduação em Letras - Inglês.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Adverbial Clauses in American English.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
2011 interrompida
Graduação interrompida em 2013 em Engenharia Mecânica.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Ano de interrupção: 2013
2000 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Colegia Santa Maria Coração Eucarístico, CSMCE, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Ferramentas de Análise do Corpus of Americna English.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2016 - 2016
Transcrição e segmentação. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Linguístas e Computadores. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de IC, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como bolsista de IC no Laboratório de Estudos Empíricos e Experimentais da Linguagem trabalhando no refino estatístico dos dados do corpus C-Oral Brasil. Além disso, participação na montagem e coleta de dados de fala espontânea e transcrição dos dados para adequação ao formato do corpus.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor/Tutor
Outras informações
Membro da equipe executora do Projeto IngRede (Inglês em Rede). Atuação como professor/tutor nas disciplinas de graduação a distância Inglês Instrumental I e Inglês Instrumental II.


Centro de Extensão da Faculdade de Letras, FALE - UFMG, CENEX-UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor/Tutor, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Análise Estatística de Orações Adverbiais do C-Oral Brasil
Descrição: Este projeto consistiu no refinamento estatístico das orações adverbiais presentes no corpus de fala espontânea: C-Oral Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística de Corpus.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguagens de Programação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Japonês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Grego
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Latim
Compreende PoucoLê Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Relevância Acadêmica, UFMG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COUTINHO, A. A. P.2017COUTINHO, A. A. P.. Abstracts e resumos: uma anáçise comparativa pel alinguística de corpus. Ao Pé da Letra (UFPE. Online), v. 19, p. 98-122, 2017.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
COUTINHO, A. A. P.; Nascimento, A. C. ; BASTOS, S. ; GUALBERTO, C. L. . Leitura e interpretação de textos: um estudo de caso sobre a transição do ensino médio para o enisno superior. Formação de professores e práticas educacionais.

Apresentações de Trabalho
1.
COUTINHO, A. A. P.. Semana do Conhecimento da UFMG. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
COUTINHO, A. A. P.. Semana do Conhecimento UFMG. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana da Letras UFOP.Aprendizes de Língua Inglesa Identidade e Narrativa. 2018. (Simpósio).

2.
Semana da Letras.Abstracts e Resumos: uma comparação através de corpora. 2016. (Outra).

3.
Semana do Conhecimento.Linguística quantitativa: buscando métodos estatísticos para o tratamento de dados de corpora. 2016. (Encontro).

4.
Semana do Conhecimento.IngRede. 2015. (Encontro).

5.
Semana da Letras.Leitura e interpretação de textos: um estudo de caso sobre a transição do ensino médio para o ensino superior. 2014. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 13:19:48