Jéssica Thais Izabel da Silva Nascimento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1532303962953881
  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


Jessica Thais Izabel da Silva Nascimento, Doutoranda do programa de Pós-graduação em Antropologia na Universidade Federal de Pernambuco. mestre em antropologia pelo programa de pós-graduação em Antropologia (PPGA) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Sociais também pela UFPE. Foi integrante do Programa de Educação Tutorial (PET Conexões Encontros Sociais, Praticando Dialogo Construindo Relações), também atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência em Sociologia, pela Capes. Dentre as suas áreas de interesse estão: Antropologia, Juventue, Religião, Gênero, Educação; Identidade Cultural, Relações Raciais; Desigualdade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jéssica Thais Izabel da Silva Nascimento
Nome em citações bibliográficas
Silva, J. T. I.;NASCIMENTO, Jéssica T. I. S

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.
av. professor Rego
cidade Universitaria
50670901 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 37210986


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Antropologia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Orientador: Alex Giuliano Vailati.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2016 - 2018
Mestrado em Antropologia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: eligiosa de jovens em uma igreja evangélica da Região Metropolitana do Recife,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Alex Vailati.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2010
Graduação em andamento em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
ESCOLA ESCRITOR JOSE DE ALENCAR, EEJA, Brasil.




Atuação Profissional



Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Secretária de Educação de Pernambuco, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: administrativo, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Docencia, Carga horária: 20
Outras informações
PIBID- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

Atividades

11/2011 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
sociologia


Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Pet Conexões de Saberes - Encontros Sociais: praticando o diálogo, construindo relações.
Descrição: O Projeto Universidade e Interdisciplinaridade: Consolidação da Formação Acadêmica para a Pesquisa e a Extensão (PET - Conexões), desenvolvido com tutoria do docente do curso de graduação em Serviço Social, cuja proposta é fomentar ações interdisciplinares entre os alunos bolsistas. Assim sendo, visa fomentar a integração entre ensino, pesquisa e extensão para o fortalecimento dos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Objetivo Geral: Desenvolver conhecimento interdisciplinar para a formação acadêmica no campo da pesquisa de extensão. Específicos: 1. Proporcionar aos bolsistas de aprendizagem tutorial coletiva e interdisciplinar das ciências sociais, humanas, saúde, educação, exatas, outras; 2.Fortalecer ações de pesquisa e extensão multiprofissional e interdisciplinar no campo da formação acadêmica dos alunos; 3.Refletir sobre os projetos pedagógicos dos cursos; 4. Capacitar os bolsistas sobre metodologia de pesquisa;5.Capacitar os bolsistas para elaboração do projeto de pesquisa; 6.Capacitar os bolsistas para elaboração de projeto e execução de atividade extensionista; 7.Habilitar os bolsistas manusear software de pesquisa qualitativa;8.Capacitar os bolsistas para produzir artigos acadêmicos; 9.Estimular os bolsistas para participar de eventos científicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .
Integrantes: Jéssica Thais Izabel da Silva Nascimento - Coordenador / Valdilene Pereira Viana Schmaller - Integrante.
2011 - 2015
PIBID-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Descrição: o programa toca três questões estruturais para a consolidação da nova cultura docente: qualificação progressiva da formação inicial, com destaque para o papel balizador da prática de ensino; inovação educacional; e integração interinstitucional. As atividades do programa envolvem a inserção no cotidiano escolar dos estudantes das Licenciaturas, com interações permanentes entre os professores formadores e em formação continuada da rede pública e professores formadores da Universidade. Desta forma, é possível conhecer e atuar na realidade escolar, em sintonia com a dinâmica cotidiana...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Jéssica Thais Izabel da Silva Nascimento - Coordenador / lIANA LEWIS - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - 2015
Programa de Educação Tutorial/Conexões de Saberes Encontros Sociais: praticando o diálogo, construindo relações
Descrição: O Projeto Universidade e Interdisciplinaridade: Consolidação da Formação Acadêmica para a Pesquisa e a Extensão (PET - Conexões), desenvolvido com tutoria do docente do curso de graduação em Serviço Social, cuja proposta é fomentar ações interdisciplinares entre os alunos bolsistas. Assim sendo, visa fomentar a integração entre ensino, pesquisa e extensão para o fortalecimento dos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Objetivo Geral: Desenvolver conhecimento interdisciplinar para a formação acadêmica no campo da pesquisa de extensão. Específicos: 1. Proporcionar aos bolsistas de aprendizagem tutorial coletiva e interdisciplinar das ciências sociais, humanas, saúde, educação, exatas, outras; 2.Fortalecer ações de pesquisa e extensão multiprofissional e interdisciplinar no campo da formação acadêmica dos alunos; 3.Refletir sobre os projetos pedagógicos dos cursos; 4. Capacitar os bolsistas sobre metodologia de pesquisa;5.Capacitar os bolsistas para elaboração do projeto de pesquisa; 6.Capacitar os bolsistas para elaboração de projeto e execução de atividade extensionista; 7.Habilitar os bolsistas manusear software de pesquisa qualitativa;8.Capacitar os bolsistas para produzir artigos acadêmicos; 9.Estimular os bolsistas para participar de eventos científicos...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Jéssica Thais Izabel da Silva Nascimento - Coordenador / Valdilene Pereira Viana Schmaller - Integrante.
2012 - 2013
NEAB/UFPE (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros)
Descrição: Fomentar e desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao campo de estudos afro-brasileiros que busquem promover a igualdade nas relações raciais é o principal objetivo do NEAB. ..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
Silva, J. T. I.; SILVA, R. C. A. ; SCHMALLER, V. P. V. . 'Cotas Raciais' Para quê? Um Relato Extensionista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
Silva, J. T. I.; SILVA, R. C. A. ; SCHMALLER, V. P. V. . 'O Contexto da pesquisa e extensão na universidade pública: Obrigatoriedade extensionista, um caminho?'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
Silva, J. T. I.; SILVA, R. C. A. ; SCHMALLER, V. P. V. . 'Para Além dos Muros Praticando Extensão Construindo relações'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, R. C. A. ; Silva, J. T. I. . Relações Raciais no Brasil: Pensando a identidade partir de uma perspectiva estética. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SILVA, R. C. A. ; Silva, J. T. I. . Oficina sobre tradições locais: historia e patrimônio da ilha de Itamaracá. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SILVA, R. C. A. ; Silva, J. T. I. . Oficina sobre os direitos das mulheres. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DEMOCRACIA E DESIGUALDADE NA AMERICA LATINA. 2018. (Seminário).

2.
IV Cirkula: antropologia e interseccionalidades (UFPE). 2017. (Seminário).

3.
? I ENCONTRO DE MULHERES DO MOVIMENTO SEMENTE URBANA -MSU. Mesa redonda: Estética Negra e Protagonismo no Movimento Popular. 2016. (Outra).. 2016. (Encontro).

4.
30ª Reunião Brasileira de Antropologia - RBA. 2016. (Congresso).

5.
Cirkula: Insiders e Outsiders - Antropologia em Movimento.Visão Célular: Construção da identidade religiosa de jovens, nas igrejas em células na Região Metropolitana do Recife. 2016. (Seminário).

6.
Cirkula: Insiders e Outsiders-Antropologia em Movimento. 2016. (Outra).

7.
Mulher Negra Latino Americano e Caribenha: lutas e resistências. 2014. (Seminário).

8.
XIII ENEPET Encontro Nordestino dos Grupos do Programa de Educação Tutorial.?PARA ALÉM DOS MUROS: PRATICANDO EXTENSÃO, CONSTRUINDO RELAÇÕES?. 2014. (Encontro).

9.
XIV Encontro de Extensão/ ENEXT."Cotas Raciais" Para quê? Um Relato Extensionista. 2014. (Encontro).

10.
XXVI Encontro Pernambucano de Grupos PET. 2014. (Encontro).

11.
Dia da África, Um olhar heterogêneo de África na perspectiva dos estudantes africanos.Dia da Àfrica, Um olhar heterogêneo de África na perspectiva dos estudantes africanos. 2013. (Seminário).

12.
EXPOPIBID. PIBID SOCIOLOGIA, Olhar dos bolsistas. 2013. (Exposição).

13.
XXI EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2013. (Encontro).

14.
ALAS. 2011. (Congresso).

15.
Formação continuada dos técnicos e coordenadores da Educação Escolar lar Indígena. 2011. (Outra).

16.
Formação Continuada de Professores Indígenas do Ensino Médio. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Silva, J. T. I.. XXI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE. 2013. (Outro).

2.
Silva, J. T. I.. I Encontro Internacional do PEC-G E PEC-PG. 2013. (Outro).

3.
NASCIMENTO, Jéssica T. I. S. Formação Continuada: Professor Indígena pesquisador, desenvolvendo um projeto de pesquisa na sua etnia.. 2010. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 2:30:59