Oswaldo Zampiroli Cerqueira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7777044938242297
  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


É mestre e doutorando em Antropologia Social no Programa de Pós-Gradução em Antropologia Social (PPGAS) pelo Museu Nacional-UFRJ. Atualmente é pesquisador associado do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesap) da Universidade Cândido Mendes e, também, é pesquisador do Núcleo de Estudos em Corpos, Gênero e Sexualidade (NuSEX) do PPGAS-MN-UFRJ. Tem interesses de pesquisa nas grandes área de família, geração, emoções, gênero e sexualidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Oswaldo Zampiroli Cerqueira
Nome em citações bibliográficas
ZAMPIROLI, O.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Antropologia Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Maria Elvira Díaz-Benítez.
2015 - 2017
Mestrado em Antropologia Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Amores Subterrâneos: Família e Conjugalidade em Trajetórias de Prostitutas Trans-Travesti,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Maria Elvira Diaz-Benítez.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Prostituição; Família; Transexualidade; Travestilidade; Emoções.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Social.
2010 - 2014
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Anglo Manhuaçu, CAM, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Francês. (Carga horária: 25h).
Eurocentres, EC, França.
2009 - 2009
ESL Program. (Carga horária: 60h).
Eckerd College, EC, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Grupo de pesquisa ?Sexualidades e Conjugalidades não-monogâmicas?, coordenado por Antonio Pilão (PPGSA) e supervisionado pela antropóloga Mirian Goldenberg do Núcleo de Estudos de sexualidade e gênero do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria de Política II, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria de Antropologia II, Carga horária: 20


Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de pesquisa, Carga horária: 20


Escola Faculdade do Saber, EFS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar de Informática, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
​Velhos Abandonos: Emoções e(m) Trajetórias de idosos abandonados num abrigo de filantrópico em Juiz de Fora.
Descrição: A partir da etnografia com alguns idosos numa Instituição de Longa Permanência de idosos a pesquisa se divide em duas frentes: a primeira diz respeito a captura de histórias individuais e como cada pessoa acabou se tornando uma membra da instituição de cuidado. Já segunda frente se dispõe a pensar, uma vez estabelecidos no lugar, como se dão os relacionamentos e a sociabilidades entre membros, funcionários e visitas. O objetivo central da pesquisa é a captura e compreensão de trajetórias pela lente da antropologia das emoções que culmina no mapeamento de circulações e sociabilidades no espaço da intituição de cuidado. Ao longo do trabalho de campo, diversos temas surgem como centrais para a compreesão tanto de trajetória quanto das relações possíveis que são travadas no "asilo" como família, religião, sexualidade, gênero e perspectiva de futuro. Temas os quais aparecem costurando os dois eixos analíticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2017
Amores Subterrâneos: Família e Conjugalidades em trajetórias de prostitutas Trans-Travestis
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo fundamental analisar a maneira em que mulheres transexuais e travestis ? que possuem em comum a experiência da prostituição ? vivem e exercem seus relacionamentos afetivos tendo em vista que possuem corpos estigmatizados e marginalizados pela sociedade que as circunscreve. Desse modo, trarei diversos depoimentos que atestam as dificuldades de habitar relações com homens cisgêneros que não as assumem publicamente, dando, portanto, um caráter subterrâneo a seus amores. Por sua vez, a prostituição também existe como um fator agonístico que ameaça a relação. Assim, temos dois movimentos de tensão que são negociados cotidianamente pelos casais. Para compreender as dinâmicas que atravessam a possibilidade de se relacionarem afetivamente com homens cisgêneros, dividi a dissertação em três tempos: passado, presente e futuro, ou como chamei: transpassado, transparente e transborar, que constroem a trajetória de quatro mulheres trans-travestis desde o início de suas vidas numa nova roupagem de gênero até aquilo que elas alimentam de expectativas para si mesmas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2016
Reinvenções da solidão na juventude contemporânea.
Descrição: Descrição: Encontrar as solidões tal como vividas pelas juventudes erige-se numa via privilegiada para afirmar e reconhecer a multiplicidade de modos de vida que compõem o contemporâneo e que fazem a densidade deste tempo, na medida em que permite contribuir para questionar a construção generalizante e unívoca da imagem do jovem. É nesse sentido que dedicaremos nossos esforços atuais de pesquisa à busca pela conciliação desses dois temas considerados como pouco prováveis de serem observados em sintonia juventude e solidão. Sendo assim, o nosso interesse central de investigação ancora-se sobre a ampliação e a re-significação da condição da solidão entre os jovens, procurando avançar sobre as conotações de invenção, criação e potência dos modos de vida solitários. Através do recurso da conversa, da entrevista informal, da convivência e do paulatino rastreamento descritivo, propomos percorrer a variedade de experiências que têm lugar enquanto gradações num continuum entre a solidão acontecida e a solidão deliberada , entre o sentir-se sozinho e o estar solitário ; entre a solidão e a solitude...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2013
Análise da Repercussão do Caso Marcos Pereira no Universo Gospel
Descrição: Marcos Pereira teria utilizado de sua autoridade religiosa a fim de coagir membros da igreja para realizar orgias. Em face do escândalo, fieis protestantes das mais diversas congregações começaram uma campanha para convencer a opinião pública (através de matérias em seus jornais e cartazes em eventos religiosos) de que a prisão do pastor representaria o interesse da mídia de grande circulação em macular a imagem da igreja, em uma atitude substancialmente política, desviando a mensagem divina pregada pelo pastor. O objetivo desta pesquisa é analisar as diferentes representações das ?supostas? práticas sexuais do pastor entre a mídia de grande circulação e a mídia gospel..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Oswaldo Zampiroli Cerqueira - Integrante / Antonio Cerdeira Pilão - Coordenador.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: Teoria e Cultura


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Religião; Juventude.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Vencedor na JIC (Jornada de Iniciação Científica) 2013 na sessão Religião e Religiosidades., UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ZAMPIROLI, O.2018 ZAMPIROLI, O.. Torna-se Esposa, Fazer-se Mulher: O casamento estabelecendo gênero nas relações conjugais de mulheres trans/travestis.. Teoria e Cultura, v. 13, p. 143-159, 2018.

Capítulos de livros publicados
1.
ZAMPIROLI, O.. Em meio a sonhos e normas: amor, família e futuro entre três mulheres trans/travestis.. In: Everton Rangel; Camila Fernandes; Fátima Lima. (Org.). (Des)Prazer da norma. 01ed.Rio de Janeiro: Papeis Selvagens, 2018, v. 01, p. 345-366.

2.
ZAMPIROLI, O.; BISPO, R. . Erótica das Distâncias: por uma ética do bem viver junto. In: Maria Isabel Mendes de Almeida. (Org.). Cartografias da Paragem: Desmobilizações jovens contemporâneas e o redesenho das formas de vida. 1ed.Rio de Janeiro: Gramma, 2016, v. 1, p. 7-154.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ZAMPIROLI, O.. Amores Subterrâneos: Família e Conjugalidades em Trajetórias de Prostitutas Trans-Travestis.. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero, 2017, Florianópolis. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11& 13thWomen?s Worlds Congress, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
ZAMPIROLI, O.. Torna-se Esposa, Fazer-se Mulher: O casamento estabelecendo gênero nas relações conjugais de mulheres trans/travestis.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
ZAMPIROLI, O.. Amores Subterrâneos: Família e Conjugalidades em Trajetórias de Prostitutas Trans-Travestis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ZAMPIROLI, O.. Sonho, Afetos e Futuridade em trajetórias de prostitutas trans e travestis.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
ZAMPIROLI, O.. Amores Subterrâneos: Famílias e Conjugalidades em Trajetórias de Prostitutas Trans e Travestis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
ZAMPIROLI, O.. Solidão, amor e outros afetos em narrativas e trajetórias de prostitutas trans. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
ZAMPIROLI, O.. Amores Subterrâneos: Família e Conjugalidades em Trajetórias de Prostitutas Trans-Travesti. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BISPO, R. ; ZAMPIROLI, O. . Erótica das distâncias: por uma ética do bem viver junto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
ZAMPIROLI, O.. Análise da Repercussão do Caso Marcos Pereira no Universo Gospel. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ZAMPIROLI, O.. Parecer de artigo científico 12420-53161-1 Revista Teoria e Cultura. 2018.

2.
ZAMPIROLI, O.. Parecer de artigo científico T12421-53163-1 Revista Teoria e Cultura. 2018.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ZAMPIROLI, O.. Programa de TV 'Um Programa e Tal'. 2017.


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BISPO, R..; ZAMPIROLI, O.. Participação em banca de Gustavo Roberto de Lima.Do queer ao Cu: Inter-relação entre Judith Butler e Paul Beatriz Preciado?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
BISPO, R.; ZAMPIROLI, O.; Carvalho, M.. Participação em banca de Felipe Tadeus Oliveira.Os desdobramentos das masculinidades e homofobia no âmbito futebolístico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
BISPO, R.; ZAMPIROLI, O.; Carvalho, M.. Participação em banca de Caio Ferreira de Meirelles.Modificações Corporais: Marcas de Identidade do coletivo e marcas de identidade individual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
ZAMPIROLI, O.; Dutra, RCA; BISPO, R.. Participação em banca de Manuel de Lira Moreira.Construção do sujeito Otaku e sua representatividade nos eventos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário do Nusex: Gênero, Corpos e Sexualidade em debate..Amores Subterrâneos: Família e Conjugalidades em trajetórias de prostitutas Trans-Travestis. 2017. (Seminário).

2.
Encontros no Tapuia.Amores Subterrâneos: Família e Conjugalidades em Trajetórias de Prostitutas Trans-Travestis. 2016. (Encontro).

3.
VI SAPPGAS - Seminário dos Alunos 2016.Solidão, amor e outros afetos em narrativas e trajetórias de prostitutas trans.. 2016. (Seminário).

4.
XI RAM Reunion de Antropologia del Mercosur. Erótica das distâncias: por uma ética do bem viver junto. 2015. (Congresso).

5.
I Seminário a Criança e sua participação na Cidade.. 2013. (Oficina).

6.
XXXV Jornada de Iniciação Científica. Análise da Repercussão do Caso Marcos Pereira no Universo Gospel. 2013. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ZAMPIROLI, O.; REPETTO, F. ; DIAZ, M. C. . VI SAPPGAS - Seminários dos Alunos PPGAS-UFRJ. 2016. (Outro).

2.
ZAMPIROLI, O.; Rossin, Barbara ; PIRES, B. ; MARCOSSI, B. ; FERNANDES, C. ; FREIRE, L. ; RANGEL, E. ; AYOUB, D. ; CASTELLITTI, C. ; REPETTO, F. ; ROSA, M. ; FREITAS, M. B. M. ; DIAZ, M. C. . Seminário dos Alunos do PPGAS 2015. 2015. (Outro).

3.
ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de ; BISPO, R. ; ZAMPIROLI, O. ; MENDES, T. ; GRANATO, C. . Encontros CESAP "Jovens vivendo com HIV/AIDS: uma análise antropológica da produção de Sujeitos morais". 2014. (Outro).

4.
ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de ; BISPO, R. ; ZAMPIROLI, O. ; GRANATO, C. ; MENDES, T. . Encontros CESAP "Inflexões biopolíticas na subjetividade contemporânea: amor e autoajuda". 2014. (Outro).

5.
ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de ; LIMA, Fernanda ; BISPO, R. ; ZAMPIROLI, O. ; EUGENIO, Fernanda . O Encontro com outro: o uso do método etnográfico nas ciências sociais, nas artes e na vida cotidiana.. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 24:30:58