Oswaldo Zampiroli Cerqueira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7777044938242297
  • Última atualização do currículo em 09/07/2018


É mestre e doutorando em Antropologia Social no Programa de Pós-Gradução em Antropologia Social (PPGAS) pelo Museu Nacional-UFRJ. Atualmente é pesquisador associado do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesap) da Universidade Cândido Mendes e, também, é pesquisador do Núcleo de Estudos em Corpos, Gênero e Sexualidade (NuSEX) do PPGAS-MN-UFRJ. Tem interesses de pesquisa nas grandes área de família, geração, emoções, gênero e sexualidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Oswaldo Zampiroli Cerqueira
Nome em citações bibliográficas
ZAMPIROLI, O.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Antropologia Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Maria Elvira Díaz-Benítez.
2015 - 2017
Mestrado em Antropologia Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Amores Subterrâneos: Família e Conjugalidade em Trajetórias de Prostitutas Trans-Travesti,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Maria Elvira Diaz-Benítez.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Prostituição; Família; Transexualidade; Travestilidade; Emoções.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Social.
2010 - 2014
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Anglo Manhuaçu, CAM, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Francês. (Carga horária: 25h).
Eurocentres, EC, França.
2009 - 2009
ESL Program. (Carga horária: 60h).
Eckerd College, EC, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Grupo de pesquisa ?Sexualidades e Conjugalidades não-monogâmicas?, coordenado por Antonio Pilão (PPGSA) e supervisionado pela antropóloga Mirian Goldenberg do Núcleo de Estudos de sexualidade e gênero do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria de Política II, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria de Antropologia II, Carga horária: 20


Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de pesquisa, Carga horária: 20


Escola Faculdade do Saber, EFS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar de Informática, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2013 - 2013
Análise da Repercussão do Caso Marcos Pereira no Universo Gospel
Descrição: Marcos Pereira teria utilizado de sua autoridade religiosa a fim de coagir membros da igreja para realizar orgias. Em face do escândalo, fieis protestantes das mais diversas congregações começaram uma campanha para convencer a opinião pública (através de matérias em seus jornais e cartazes em eventos religiosos) de que a prisão do pastor representaria o interesse da mídia de grande circulação em macular a imagem da igreja, em uma atitude substancialmente política, desviando a mensagem divina pregada pelo pastor. O objetivo desta pesquisa é analisar as diferentes representações das ?supostas? práticas sexuais do pastor entre a mídia de grande circulação e a mídia gospel..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Oswaldo Zampiroli Cerqueira - Integrante / Antonio Cerdeira Pilão - Coordenador.
2013 - Atual
Reinvenções da solidão na juventude contemporânea.
Descrição: Descrição: Encontrar as solidões tal como vividas pelas juventudes erige-se numa via privilegiada para afirmar e reconhecer a multiplicidade de modos de vida que compõem o contemporâneo e que fazem a densidade deste tempo, na medida em que permite contribuir para questionar a construção generalizante e unívoca da imagem do jovem. É nesse sentido que dedicaremos nossos esforços atuais de pesquisa à busca pela conciliação desses dois temas considerados como pouco prováveis de serem observados em sintonia juventude e solidão. Sendo assim, o nosso interesse central de investigação ancora-se sobre a ampliação e a re-significação da condição da solidão entre os jovens, procurando avançar sobre as conotações de invenção, criação e potência dos modos de vida solitários. Através do recurso da conversa, da entrevista informal, da convivência e do paulatino rastreamento descritivo, propomos percorrer a variedade de experiências que têm lugar enquanto gradações num continuum entre a solidão acontecida e a solidão deliberada , entre o sentir-se sozinho e o estar solitário ; entre a solidão e a solitude...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Religião; Juventude.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Vencedor na JIC (Jornada de Iniciação Científica) 2013 na sessão Religião e Religiosidades., UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
ZAMPIROLI, O.; BISPO, R. . Erótica das Distâncias: por uma ética do bem viver junto. In: Maria Isabel Mendes de Almeida. (Org.). Cartografias da Paragem: Desmobilizações jovens contemporâneas e o redesenho das formas de vida. 1ed.Rio de Janeiro: Gramma, 2016, v. 1, p. 7-154.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ZAMPIROLI, O.. Amores Subterrâneos: Família e Conjugalidades em Trajetórias de Prostitutas Trans-Travestis.. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero, 2017, Florianópolis. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11& 13thWomen?s Worlds Congress, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
ZAMPIROLI, O.. Amores Subterrâneos: Família e Conjugalidades em Trajetórias de Prostitutas Trans-Travestis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
ZAMPIROLI, O.. Amores Subterrâneos: Famílias e Conjugalidades em Trajetórias de Prostitutas Trans e Travestis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
ZAMPIROLI, O.. Sonho, Afetos e Futuridade em trajetórias de prostitutas trans e travestis.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
ZAMPIROLI, O.. Amores Subterrâneos: Família e Conjugalidades em Trajetórias de Prostitutas Trans-Travesti. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ZAMPIROLI, O.. Solidão, amor e outros afetos em narrativas e trajetórias de prostitutas trans. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
BISPO, R. ; ZAMPIROLI, O. . Erótica das distâncias: por uma ética do bem viver junto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
ZAMPIROLI, O.. Análise da Repercussão do Caso Marcos Pereira no Universo Gospel. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ZAMPIROLI, O.. Programa de TV 'Um Programa e Tal'. 2017.


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BISPO, R..; ZAMPIROLI, O.. Participação em banca de Gustavo Roberto de Lima.Do queer ao Cu: Inter-relação entre Judith Butler e Paul Beatriz Preciado?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
ZAMPIROLI, O.; Dutra, RCA; BISPO, R.. Participação em banca de Manuel de Lira Moreira.Construção do sujeito Otaku e sua representatividade nos eventos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário do Nusex: Gênero, Corpos e Sexualidade em debate..Amores Subterrâneos: Família e Conjugalidades em trajetórias de prostitutas Trans-Travestis. 2017. (Seminário).

2.
Encontros no Tapuia.Amores Subterrâneos: Família e Conjugalidades em Trajetórias de Prostitutas Trans-Travestis. 2016. (Encontro).

3.
VI SAPPGAS - Seminário dos Alunos 2016.Solidão, amor e outros afetos em narrativas e trajetórias de prostitutas trans.. 2016. (Seminário).

4.
XI RAM Reunion de Antropologia del Mercosur. Erótica das distâncias: por uma ética do bem viver junto. 2015. (Congresso).

5.
I Seminário a Criança e sua participação na Cidade.. 2013. (Oficina).

6.
XXXV Jornada de Iniciação Científica. Análise da Repercussão do Caso Marcos Pereira no Universo Gospel. 2013. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ZAMPIROLI, O.; REPETTO, F. ; DIAZ, M. C. . VI SAPPGAS - Seminários dos Alunos PPGAS-UFRJ. 2016. (Outro).

2.
ZAMPIROLI, O.; Rossin, Barbara ; PIRES, B. ; MARCOSSI, B. ; FERNANDES, C. ; FREIRE, L. ; RANGEL, E. ; AYOUB, D. ; CASTELLITTI, C. ; REPETTO, F. ; ROSA, M. ; FREITAS, M. B. M. ; DIAZ, M. C. . Seminário dos Alunos do PPGAS 2015. 2015. (Outro).

3.
ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de ; BISPO, R. ; ZAMPIROLI, O. ; MENDES, T. ; GRANATO, C. . Encontros CESAP "Jovens vivendo com HIV/AIDS: uma análise antropológica da produção de Sujeitos morais". 2014. (Outro).

4.
ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de ; BISPO, R. ; ZAMPIROLI, O. ; GRANATO, C. ; MENDES, T. . Encontros CESAP "Inflexões biopolíticas na subjetividade contemporânea: amor e autoajuda". 2014. (Outro).

5.
ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de ; LIMA, Fernanda ; BISPO, R. ; ZAMPIROLI, O. ; EUGENIO, Fernanda . O Encontro com outro: o uso do método etnográfico nas ciências sociais, nas artes e na vida cotidiana.. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 3:14:44