Bheatrix Bienemann Favero

Bolsista de Doutorado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9072659340329861
  • Última atualização do currículo em 22/10/2018


Psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Atualmente, faz Doutorado em Psicologia Clínica e Neurociências e especialização em Dependência Química pela PUC-Rio. Também é membro do MograbiLab e do Núcleo Acadêmico de Álcool e Drogas (NAAD) da PUC-Rio. Academicamente, tem experiência na área da Psicometria, Epistemologia e Neurociências. Também possui experiência com Psicologia da Saúde, tendo atuado no Hospital Escola São Francisco de Assis (HESFA) e no Serviço de Psicologia Aplicada para o tratamento da Dependência Química na PUC-Rio. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bheatrix Bienemann Favero
Nome em citações bibliográficas
BIENEMANN, B.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Psicologia (Psicologia Clínica).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Orientador: Daniel Correa Mograbi.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2016 - 2018
Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Concepções de ciência e método científico entre profissionais e estudantes de Psicologia,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Juliane Callegaro Borsa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2017
Especialização em andamento em Dependência Química. (Carga Horária: 450h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2011 - 2015
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Desenvolvimento e Evidências de Validade da Escala de Atitude em Relação à Ciência na Psicologia.
Orientador: Bruno Figueiredo Damásio.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Avaliação Neuropsicológica. (Carga horária: 8h).
Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
2017 - 2017
Atualização no tratamento do tabagismo. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2017 - 2017
Análise de rede: uma introdução e aplicações na Psicologia. (Carga horária: 8h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2017 - 2017
Introdução à análise de dados textuais assistida pelo software IRaMuTeQ. (Carga horária: 8h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2017 - 2017
Introdução ao uso do software R aplicado à psicometria. (Carga horária: 8h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2016 - 2016
Workshop de programação em linguagem python. (Carga horária: 8h).
Django Girls Rio de Janeiro, DJANGO, Brasil.
2016 - 2016
Capacitação no uso das Bases de Dados Elsevier. (Carga horária: 2h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Curso de Estatística Básica Aplicada ao Ambiente SPSS. (Carga horária: 26h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio em pesquisa e clínica em Dependência Química na comunidade do Vidigal e no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da PUC-Rio, sob orientação do profº Marco Aurélio Negreiros.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo Acadêmico de Álcool e Drogas (NAAD), .

04/2017 - Atual
Estágios , Núcleo Acadêmico de Álcool e Drogas (NAAD), .

Estágio realizado
atendimento.
04/2017 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , APlab Pessoas & Contextos, APlab Pessoas & Contextos.

Atividade realizada
Coordenadora do Grupo de Estudos em Método Científico e Psicologia Baseada em Evidências.
04/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Acadêmico de Álcool e Drogas (NAAD), .

Cargo ou função
Representante da pós-graduação.
03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , APlab Pessoas & Contextos, .

03/2016 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Psicológica
03/2016 - Atual
Treinamentos ministrados , APlab Pessoas & Contextos, .

Treinamentos ministrados
Oficina de Testes
04/2016 - 07/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ministrou o curso Introdução à análise de dados quantitativos utilizando o SPSS.

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Estagiária voluntária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 10
Outras informações
Estágio em Psicometria e Psicologia Positiva. Experiências com: pesquisa; manipulação de softwares estatísticos; apresentações em grupo sobre Psicologia Positiva, Psicometria e método científico; validação de escalas psicométricas; aplicação de questionários, escalas e entrevistas qualitativas; análise dos dados.

Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de graduação bolsista DAE, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Beneficiária do programa de auxílio estudantil da UFRJ por meio do recebimento da bolsa de caráter social "Bolsa Auxílio" (Auxílio ao estudante)

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 6
Outras informações
Monitora bolsista da disciplina "Elaboração de Medidas em Psicologia I", ministrada pelo professor Bruno Figueiredo Damásio. Atividades realizadas: auxílio de alunos em relação ao conteúdo da disciplina, auxílio ao docente na organização e elaboração da disciplina.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 6
Outras informações
Monitora da disciplina "Análise de Pesquisa em Psicologia", ministrada pelo professor Bruno Figueiredo Damásio. Atividades realizadas: auxílio de alunos em relação ao conteúdo da disciplina, auxílio ao docente na organização e elaboração da disciplina.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 6
Outras informações
Monitora da disciplina "Psicologia do Desenvolvimento I" ministrada pelo professor Heitor Hirata. Atividades realizadas: auxílio de alunos em relação ao conteúdo da disciplina, auxílio ao docente na organização da disciplina e auxílio com equipamento audiovisual.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio em pesquisa e clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) aplicada à Psicologia da Saúde. Foco na promoção de saúde. Realizados atendimentos clínicos individuais e em grupo, todos supervisionados; grupos de estudos sobre TCC, Psicologia da Saúde, Sistema Único de Saúde (SUS), análise do conteúdo, stress e ansiedade; participação na redação de projetos de pesquisa e na aplicação de inventários de pesquisa.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio em pesquisa e clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) aplicada à Psicologia da Saúde. Foco na promoção de saúde. Realizados atendimentos clínicos individuais e em grupo, todos supervisionados; grupos de estudos sobre TCC, Psicologia da Saúde, Sistema Único de Saúde (SUS), análise do conteúdo, stress e ansiedade; participação na redação de projetos de pesquisa e na aplicação de inventários de pesquisa.

Atividades

03/2015 - 03/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Psicometria e Psicologia Positiva (LP3), .

Linhas de pesquisa
Psicometria
08/2014 - 07/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monitora bolsista na disciplina Elaboração de Medidas em Psicologia I
02/2014 - 07/2015
Estágios , Hospital Escola São Francisco de Assis, .

Estágio realizado
Estágio em Psicologia da Saúde em Terapia Cognitivo-Comportamental (Clínica e Pesquisa).
07/2014 - 12/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monitora voluntária na disciplina Análise de Pesquisa em Psicologia
03/2014 - 12/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monitora não-bolsista na disciplina Psicologia do Desenvolvimento I (infância)

Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis, HESFA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio em pesquisa e clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) aplicada à Psicologia da Saúde. Foco na promoção de saúde. Realizados atendimentos clínicos individuais e em grupo, todos supervisionados; grupos de estudos sobre TCC, Psicologia da Saúde, Sistema Único de Saúde (SUS), análise do conteúdo, stress e ansiedade; participação na redação de projetos de pesquisa e na aplicação de inventários de pesquisa.



Linhas de pesquisa


1.
Psicometria
2.
Dependência Química
3.
Psicodélicos
4.
Avaliação Psicológica
5.
Epistemologia


Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Atitudes relacionadas à ciência: Construção e validação de instrumentos psicométricos e associações com características individuais e contextuais
Descrição: O presente projeto tem por objetivo desenvolver e validar duas escalas psicométricas para avaliação de atitudes relacionadas à ciência (ARC). A primeira destas escalas avalia a atitude relacionada à ciência como um todo. A segunda escala avalia a atitude relacionada à ciência no âmbito da Psicologia. Além disto, buscar-se-à avaliar quais características pessoais e contextuais se relacionam com os níveis de atitudes relacionadas à ciência dos indivíduos. Para a realização desses objetivos, o projeto será dividido em dois estudos. O Estudo I apresentará evidências de validade e as propriedades psicométricas dos instrumentos desenvolvidos, para o contexto brasileiro. O Estudo II apresentará a associação destas escalas com indicadores individuais e contextuais. Participarão do estudo uma amostra de aproximadamente 800 sujeitos, com idades acima de 18 anos, de diversas localidades do Brasil. É esperado que a amostra seja pareada em relação ao sexo e à idade, categorizada em três faixas etárias (jovens, adultos, idosos), de acordo com os critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Bheatrix Bienemann Favero - Integrante / Bruno Figueiredo Damásio - Coordenador.
2014 - Atual
Sentido de vida e metas pessoais: um estudo baseado em características do indivíduo e do contexto
Descrição: Descrição: O presente projeto de pesquisa-extensão, intitulado Sentido de vida e metas pessoais: um estudo baseado em características do indivíduo e do contexto , tem por objetivo avaliar em que medida o estabelecimento e tentativa de concretização de metas pessoais são capazes de impactar a percepção de sentido de vida (SV) e de bem-estar subjetivo (BES) dos sujeitos. Buscaremos: 1) investigar o papel da coerência entre as metas e os valores pessoais nos indicadores de SV e BES; e 2) Avaliar como características pessoais relacionadas à tomada de decisão e autorregulação do comportamento (p. ex.: características de personalidade, esperança, otimismo, e foco regulatório) são capazes de predizer como os sujeitos se mantêm focados na concretização dos seus objetivos pessoais. Além disso, será proposto um projeto de pesquisa-intervenção, com caráter de extensão, que buscará aplicar e avaliar a efetividade de uma intervenção psicossocial com o objetivo de desenvolver estratégias de elaboração e concretização de metas e objetivos pessoais, com vistas a potencializar a noção de sentido de vida em jovens e adolescentes cariocas. Para atingir tais objetivos, o presente projeto de pesquisa será subdividido em três grande estudos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Bheatrix Bienemann Favero - Integrante / Bruno Figueiredo Damásio - Coordenador.
2014 - Atual
Bem-estar, relacionamentos interpessoais e cultura
Descrição: Este estudo tem por objetivo avaliar se há diferenças culturais no nível de autocontrole dos indivíduos, e investiga, também, se as relações entre autocontrole e variáveis antecedentes (por exemplo, o apego) e subsequentes (como o uso de álcool, emoções negativas, e bem-estar) são semelhantes entre as diferentes culturas. Baseada em uma ampla literatura, o estudo apresenta as seguintes hipóteses: (1) pessoas de culturas coletivistas têm maior autocontrole do que as de culturas individualistas; (2) o autocontrole é significativamente relacionado com estilo de apego e fatores relacionados à cultura; (3) o autocontrole está significativamente relacionado a desfechos de bem-estar positivos e negativos nas diferentes culturas; e (4) que o autocontrole medeia as relações entre estilo de apego, tanto em resultados positivos quanto em negativos. Para responder aos objetivos do estudo, esta pesquisa será realizada concomitantemente no Brasil, na Itália, na Inglaterra, na China, nos Estados Unidos da América, e no Chile..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Relação entre stress, resiliência e apoio social em pacientes com e sem Hipertensão Arterial e/ou Diabetes Mellitus
Descrição: O presente estudo tem como objetivo estudar as relações entre stress, resiliência e apoio social em pacientes com e sem hipertensão arterial (HA) e/ou diabetes mellitus (DM)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Temas em Psicologia
2018 - Atual
Periódico: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Primeiro lugar na categoria "Melhores Pôsteres" da 15ª Mostra de Terapia Cognitivo-Comportamental pelo trabalho "Satisfação profissional em uma amostra de terapeutas cognitivo-comportamentais", ATC-Rio.
2017
Menção honrosa pelo trabalho "Acontecimentos incontestáveis na história da Psicologia segundo a opinião de estudantes e profissionais da área", Sociedade Brasileira de Psicologia.
2014
Primeiro lugar na XIV Jornada SOCERJ de Psicologia em Cardiologia pelo trabalho "Treino de Controle do Stress: Percepção de mulheres portadoras de hipertensão sobre a intervenção" na forma de pôster., SOCERJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BIENEMANN, B.2017 BIENEMANN, B.; DAMASIO, B. F. . Desenvolvimento e validação de uma Escala de Atitude em Relação à Ciência na Psicologia. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, v. 16, p. 489-497, 2017.

2.
BORSA, J. C.2017BORSA, J. C. ; RODRIGUES, A. J. N. ; BIENEMANN, B. ; DAMASIO, B. F. . Escala de Positividade: Evidências iniciais de validade para adolescentes brasileiros. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, v. 16, p. 301-309, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BIENEMANN, B.; DAMASIO, B. F. . Psicologia deve ser ciência? Atitude de profissionais e estudantes em relação à ciência na Psicologia. In: 8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2017. 8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2017.

2.
LANDIM, I. ; BIENEMANN, B. ; BORSA, J. C. . Relação entre comportamentos agressivos e variáveis sociodemográficas em crianças do Rio de Janeiro. In: 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016. Anais da 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia - 2016, 2016.

3.
BIENEMANN, B.; BORSA, J. C. . Evidências de validade baseada na relação com variáveis externas da Escala de Comportamentos Agressivos entre Pares (ECAP). In: 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016. Anais da 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016.

4.
LANDIM, I. ; BIENEMANN, B. ; BORSA, J. C. . Relação entre comportamentos agressivos e variáveis sociodemográficas em crianças do Rio de Janeiro. In: 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Rio, Psicologia Clínica, 2016. 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Rio, 2016. v. 29.

5.
BIENEMANN, B.; NOVAES, F. C. ; DAMASIO, B. F. . Atitudes em Relação à Ciência na Psicologia: Características pessoais e contextuais. In: XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ, 2015. Anais da XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ, 2015.

6.
MALAGRIS, Lucia Emmanoel ; ALMEIDA, R. A. ; MIRANDA, C. ; NASCIMENTO, N. R. ; PAVELTCHUK, F. O. ; BIENEMANN, B. . Stress, Resiliência e Apoio Social: Implicações para a hipertensão arterial e o diabetes mellitus. In: 11ª Mostra de Terapia Cognitivo-Comportamental da ATC-Rio, 2013. Anais da 11ª Mostra de Terapia Cognitivo-Comportamental, 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
BIENEMANN, B.; DAMASIO, B. F. . Atitudes em Relação à Ciência na Psicologia: Relações com características sociodemográficas entre estudantes e profissionais brasileiros. TEMAS EM PSICOLOGIA (RIBEIRÃO PRETO), 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
BIENEMANN, B.. Resistências à psicologia baseada em evidências e o papel da formação científica do psicólogo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BIENEMANN, B.; MOGRABI, D. C. . Novas contribuições metodológicas para o estudo da autoconsciência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BIENEMANN, B.. A Nova Ciência dos Psicodélicos: Potenciais e Limites. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BIENEMANN, B.; DAMASIO, B. F. . Psicologia deve ser Ciência? Atitude de profissionais e estudantes em relação à Ciência na Psicologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BIENEMANN, B.. Psicologia deve ser ciência? Reflexões sobre o status científico da Psicologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
NOVAES, F. C. ; BIENEMANN, B. . Reducionismo filosófico nas Ciências Humanas e a sua influência na relação entre Psicologia e Neurociência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
BIENEMANN, B.; BORSA, J. C. . Satisfação profissional em uma amostra de terapeutas cognitivo-comportamentais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
BIENEMANN, B.; DAMASIO, B. F. . Indicadores individuais e contextuais das Atitudes em Relação à Ciência na Psicologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
BIENEMANN, B.; BORSA, J. C. . Acontecimentos incontestáveis na História da Psicologia segundo a opinião de estudantes e profissionais da área. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
BIENEMANN, B.. Cannabis: Uso, uso medicinal e dependência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
BIENEMANN, B.. Mensurando a mente: o papel da Psicometria para a Psicologia científica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
BIENEMANN, B.. 'Pra quê viver fingindo?': Pseudociência e anticiência na Psicologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
BIENEMANN, B.. Uso, abuso e dependência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
BIENEMANN, B.; BORSA, J. C. . Concepções de Ciência entre profissionais e estudantes da Psicologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
BIENEMANN, B.; BORSA, J. C. . Evidências de validade baseada na relação com variáveis externas da Escala de Comportamentos Agressivos entre Pares (ECAP). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
LANDIM, I. ; BIENEMANN, B. ; BORSA, J. C. . Relação entre comportamentos agressivos e variáveis sociodemográficas em crianças do Rio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
BIENEMANN, B.; NOVAES, F. C. ; DAMASIO, B. F. . Atitudes em Relação à Ciência na Psicologia: Características pessoais e contextuais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
PAVELTCHUK, F. O. ; BIENEMANN, B. ; MIRANDA, C. ; NASCIMENTO, N. R. ; ALMEIDA, R. A. ; MALAGRIS, Lucia Emmanoel . Treino de controle do Stress: Percepção de mulheres portadoras de hipertensão sobre a intervenção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
BIENEMANN, B.; NOVAES, F. C. . Introdução à Psicometria: Aspectos teóricos e práticos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BIENEMANN, B.. Introdução à análise de dados quantitativos utilizando o SPSS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Psicologia deve ser Ciência? Atitude de profissionais e estudantes em relação à Ciência na Psicologia.. 2017. (Congresso).

2.
A Neurologia ontem, hoje e amanhã. 2017. (Simpósio).

3.
Dependência Química: Neurociência e Clínica. 2017. (Seminário).

4.
ECPS: Encontro de Combate e Prevenção ao Suicídio.Mesa redonda sobre a série ?13 Reasons Why?. Combate e prevenção ao bullying: Para que não haja mais "porquês". 2017. (Encontro).

5.
I Reunião Anual do INCog.Reducionismo filosófico nas Ciências Humanas e a sua influência na relação entre Psicologia e Neurociência. 2017. (Encontro).

6.
I Simpósio de Dependência Química da PUC-Rio.Psicoterapia: o que há de novo?. 2017. (Simpósio).

7.
V Mostra de Psicologia Social da PUC-Rio.Psicologia deve ser ciência? Reflexões sobre o status científico da Psicologia. 2017. (Outra).

8.
X Semana Científica do CCS - Psicologia da UCP.Introdução à Psicometria: Aspectos teóricos e práticos. 2017. (Outra).

9.
14ª Mostra de Terapia Cognitivo-Comportamental da ATC-Rio. 2016. (Outra).

10.
Jornada Giulio Massarani de Inciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural..ATITUDES EM RELAÇÃO À CIÊNCIA NA PSICOLOGIA: CARACTERÍSTICAS PESSOAIS E CONTEXTUAIS. 2015. (Outra).

11.
31º Congresso de Cardiologia SOCERJ - XIV Jornada SOCERJ de Psicologia em Cardiologia. Treino de Controle do Stress: Percepção de mulheres portadoras de hipertensão sobre a intervenção. 2014. (Congresso).

12.
11ª Mostra de Terapia Cognitivo-Comportamental. 2013. (Simpósio).

13.
I Mostra Carioca de Neuropsicologia Clínica. 2012. (Congresso).

14.
I Seminário do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Fenomenologia e Clínica de Situações Contemporâneas/ UFRJ. 2012. (Seminário).

15.
IX Congresso da Associação Latino-Americana de Psicoterapias Cognitivas. 2012. (Congresso).

16.
Semana de Psicologia da UFRJ 2011. 2011. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BIENEMANN, B.. Moderadora da Conferência "Depressão resistente ao tratamento: definição e opções terapêuticas". 2018. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BIENEMANN, B.2017 BIENEMANN, B.; DAMASIO, B. F. . Desenvolvimento e validação de uma Escala de Atitude em Relação à Ciência na Psicologia. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, v. 16, p. 489-497, 2017.

Artigos aceitos para publicação
1.
BIENEMANN, B.; DAMASIO, B. F. . Atitudes em Relação à Ciência na Psicologia: Relações com características sociodemográficas entre estudantes e profissionais brasileiros. TEMAS EM PSICOLOGIA (RIBEIRÃO PRETO), 2019.


Apresentações de Trabalho
1.
BIENEMANN, B.; NOVAES, F. C. ; DAMASIO, B. F. . Atitudes em Relação à Ciência na Psicologia: Características pessoais e contextuais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BIENEMANN, B.; DAMASIO, B. F. . Psicologia deve ser Ciência? Atitude de profissionais e estudantes em relação à Ciência na Psicologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BIENEMANN, B.. Psicologia deve ser ciência? Reflexões sobre o status científico da Psicologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BIENEMANN, B.; DAMASIO, B. F. . Indicadores individuais e contextuais das Atitudes em Relação à Ciência na Psicologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BIENEMANN, B.; BORSA, J. C. . Concepções de Ciência entre profissionais e estudantes da Psicologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
BIENEMANN, B.. Introdução à análise de dados quantitativos utilizando o SPSS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 23:27:57