Joelson de Sousa Morais

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9184354605461860
  • Última atualização do currículo em 02/01/2019


Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN (2015). Possui Especialização em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA (2016) e Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão-FACEMA (2012). É pesquisador do "Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade", e do "GEPRGE-Grupo de Estudos e Pesquisas, Políticas Públicas, Regulação e Gestão Educacional", ambos da UEMA e certificados pelo CNPQ. Tem experiência e desenvolve investigações nas áreas de: Formação de Professores; Cotidiano Escolar; Saberes, Identidade e Desenvolvimento Profissional Docente; Professores/as Iniciantes; Epistemologia da Complexidade; Currículo e Pesquisa Narrativa. E-mail: joelsonmorais@hotmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Joelson de Sousa Morais
Nome em citações bibliográficas
MORAIS, J. S.


Formação acadêmica/titulação


2019
Doutorado em andamento em Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Os fios e tramas dos contextos de formação e suas implicações na tessitura de saberes de professoras iniciantes,
Orientador: Inês Ferreira de Souza Bragança.
2013 - 2015
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: A prática pedagógica no cotidiano de professoras iniciantes: tramas e desafios do aprender a ensinar,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Profa. Dra. Marisa Narcizo Sampaio.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Professoras Iniciantes.; Mobilização de Saberes Docentes.; Estudos do Cotidiano.; Práticas Pedagógicas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2014 - 2016
Especialização em Psicologia da Educação. (Carga Horária: 450h).
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Título: A constituição das identidades de professoras iniciantes: uma desafiante e provocativa aventura em construção.
Orientador: Profa. Dra. Georgyanna Andréa Silva Morais.
2009 - 2012
Graduação em Pedagogia.
Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão, FACEMA, Brasil.
Título: As configurações do discurso pedagógico na prática docente: sentidos e significados no processo ensino-aprendizagem.
Orientador: Mariangela Santana Guimarães Santos.




Formação Complementar


2018 - 2018
Curso de Formação: Ética e Pesquisa com Seres Humanos. (Carga horária: 40h).
Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão, FACEMA, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Extensão para Brinquedista. (Carga horária: 60h).
Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão, FACEMA, Brasil.
2008 - 2008
Inteligência Emocional e Motivação Pessoal. (Carga horária: 60h).
DETECT - Consultoria e Treinamento Empresarial, DETECT, Brasil.
2002 - 2003
Operação e Digitação em Microcomputador. (Carga horária: 100h).
Infor Company, IC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei como docente na Universidade Estadual do Maranhão-UEMA no Departamento de Educação do Centro de Estudos Superiores de Caxias-CESC por um período de 2 anos.

Atividades

02/2016 - 07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Matemática
02/2016 - 07/2016
Ensino, Ciências - Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
02/2016 - 07/2016
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
01/2016 - 01/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino Médio
08/2015 - 12/2015
Ensino, Ciências - Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional Brasileira
08/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Matemática
08/2015 - 12/2015
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
03/2015 - 07/2015
Ensino, Ciências - Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
03/2015 - 07/2015
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional Brasileira
03/2015 - 07/2015
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
08/2014 - 12/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Aprendizagem
08/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Geral
08/2014 - 12/2014
Ensino, Ciências - Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
03/2014 - 07/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional Brasileira

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando em Educação, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) vinculado ao Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsista CAPES

Atividades

02/2013 - 04/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação.


Centro de Educação Infantil TOTS, TOTS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Musical, Carga horária: 20


Secretaria Municipal de Educação, SEMEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Monitor do Programa Mais-Educação (Caxias-MA), Carga horária: 20


Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão, FACEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Comitê de Ética em Pesquisa, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê de Ética em Pesquisa-CEP, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Professor Assistente I, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor Disciplina Avaliação e Planejamento, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Membro do CONSEP, Enquadramento Funcional: Representante Discente

Atividades

02/2018 - 06/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática I: A Práxis Docente
Escola e Currículo
Introdução à Ciência da Educação
Pesquisa em Educação: TCC II
08/2016 - 06/2018
Direção e administração, Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão-FACEMA, .

Cargo ou função
Presidente do Núcleo Docente Estruturante-NDE (Pedagogia).
07/2016 - 06/2018
Direção e administração, Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão-FACEMA, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Pedagogia.
08/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática II: Processos de Ensino Aprendizagem
Escola e Currículo
Introdução à Ciência da Educação
Pesquisa em Educação: TCC II
02/2017 - 06/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Diversidade
Escola e Currículo
Introdução à Ciência da Educação
08/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Escola e Currículo
Legislação da Educação Brasileira
Psicologia do Desenvolvimento

Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Atuei no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino-DMTE do Centro de Ciências da Educação/CCE-UFPI nos cursos de licenciatura no Campus de Teresina-PI.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor do PARFOR, Enquadramento Funcional: Professor do PARFOR, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Formador selecionado pelo PARFOR/UFPI, para ministrar a disciplina Legislação e Organização da Educação Básica, no curso de Educação Física na cidade de Esperantina-PI.

Atividades

08/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I - Planejamento e Gestão da Educação
Estágio Supervisionado III - Educação Infantil
Metodologia da Educação de Jovens e Adultos
Metodologias e Contextos da Ação Pedagógica
03/2017 - 07/2017
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral
03/2017 - 07/2017
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral
03/2017 - 07/2017
Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática I
03/2017 - 06/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II - Planejamento e Gestão da Educação
03/2017 - 06/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado III - Educação Infantil
09/2016 - 01/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado III - Educação Infantil
09/2016 - 01/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação da Aprendizagem
09/2016 - 01/2017
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral
07/2016 - 12/2016
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Legislação e Organização da Educação Básica
04/2016 - 08/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação da Aprendizagem
04/2016 - 08/2016
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação da Aprendizagem
04/2016 - 08/2016
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação da Aprendizagem
04/2016 - 07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da História
04/2016 - 07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II - Planejamento e Gestão da Educação

Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Orientador de TCC, Enquadramento Funcional: Professor Orientador de TCC, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Formador, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei como professor formador com a disciplina de Psicologia da Educação no curso de Licenciatura em Letras/Espanhol junto ao Núcleo de Educação à Distância-NEAD da Universidade Aberta do Brasil-UAB, da UESPI.

Atividades

08/2017 - 12/2017
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação

Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2019
Vínculo: Professor Substituo, Enquadramento Funcional: Professor Substituo, Carga horária: 40

Atividades

08/2018 - 12/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política e Legislação da Educação Brasileira
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Artes
Avaliação do Ensino e da Aprendizagem


Linhas de pesquisa


1.
Currículo, memória, saberes e formação inicial e continuada de educadores

Objetivo: Investiga práticas pedagógicas e propostas curriculares para a educação de crianças, jovens e adultos; processos de formação inicial e continuada de educadores nas instituições educativas; processos de ensino-aprendizagem nas ciências sociais e humanas; fundamentos e prática da educação inclusiva e a elaboração de conceitos científicos na abordagem sócio-histórica..


Projetos de pesquisa


2013 - 2015
A prática pedagógica do professor iniciante: tramas e desafios do aprender a ensinar no cotidiano da escola pública fundamental
Descrição: A investigação desenvolvida neste estudo, busca compreender como os professores iniciantes produzem conhecimentos na prática pedagógica cotidiana, através da mobilização dos saberes e saberes-fazeres. Abordamos como perspectiva teórico-político-epistemológico-metodológico os Estudos do Cotidiano, primando pelas Narrativas (Auto)Biográficos por considerarmos pertinentes para a desinvisibilização das práticas pedagógicas que venham consolidar-se como emancipatórias e produzirem sentidos e significados no processo ensino e aprendizagem na escola. A pesquisa está sendo realizada com professores iniciantes da rede pública de ensino da cidade de Caxias, interior do Maranhão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Joelson de Sousa Morais - Integrante / Marisa Narcizo Sampaio - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SERRA, D. C. ; SILVA, T. J. A. ; MORAIS, J. S. . Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos: uma constribuição da UEMA para a formação de professores. In: Deuzimar Costa Serra; Heloísa Cardoso Varão Santos; Terezinha de Jesus Amaral da Silva. (Org.). Saberes, memórias e experiências em EJAI. 1ed.São Luís-MA: EDUEMA, 2018, v. 1, p. 13-32.

2.
CARNEIRO, T. N. ; MORAIS, J. S. . A aprendizagem da língua espanhola pelos Jovens, Adultos e Idosos no Projeto "Puertas Abiertas para el Mundo Hispano". In: Deuzimar Costa Serra; Heloísa Cardoso Varão Santos; Terezinha de Jesus Amaral da Silva. (Org.). Saberes, memórias e experiências em EJAI. 1ed.São Luís-MA: EDUEMA, 2018, v. 1, p. 33-56.

3.
MORAIS, J. S.; NASCIMENTO, F. S. C. ; MAGALHAES, N. R. S. . Os currículos praticados e (re)criados no cotidiano de professoras iniciantes. In: Antonella Carvalho de Oliveira. (Org.). Grandes temas da educação nacional 2. 1ed.Ponta Grossa-PR: Atena Editora, 2018, v. 1, p. 196-207.

4.
MORAIS, J. S.. As conversas como instrumento de investigação no cotidiano de professoras iniciantes. In: Carmen Lúcia de Oliveira Cabral; Maria Lemos da Costa; Rosimeyre Vieira da Silva. (Org.). A formação docente e a prática educativa: mediações pelos saberes da pesquisa. 1ed.Teresina-PI: EDUFPI, 2018, v. 1, p. 301-322.

5.
MORAIS, J. S.. A tessitura de Saberes de Professoras Iniciantes à luz da pesquisa e do PNAIC. In: Carmen Lúcia de Oliveira Cabral; Eliana Freire do Nascimento; Mariangela Santana Guimarães Santos. (Org.). As práticas na docência: ensino, pesquisa e construção de saberes. 01ed.Teresina-PI: EDUFPI, 2017, v. 01, p. 271-287.

6.
MORAIS, J. S.. O Estágio Supervisionado como Iniciação ao Desenvolvimento Profissional de Pedagogos egressos do Curso de Pedagogia. In: Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento. (Org.). Formação Inicial/Continuada, Desenvolvimento Profissional e Profissionalização do Licenciado e do Bacharel em Contextos de Mudanças. 01ed.São Luís-MA: EDUEMA, 2017, v. 01, p. 64-78.

7.
OLIVEIRA, V. B. ; LIMA, V. A. ; LANDO, G. A. ; CRUZ, R. S. ; MARTINS, T. L. C. ; MORAIS, J. S. . Adolescente em conflito com a lei: da prática do ato infracional ao processo socioeducativo e a atuação do Assistente Social. In: Elaine Ferreira do Nascimento; Liana Maria Ibiapina do Monte; Ana Patrícia Rodrigues Lopes Ferreira; Karoline Almeida Rocha.. (Org.). Serviço Social: saberes e práticas profissionais. 1ed.Caxias-MA: Itacaiúanas, 2017, v. 1, p. 345-362.

8.
MAGALHAES, N. R. S. ; MORAIS, J. S. . As práticas formativas à luz da Didática: repercussões no desenvolvimento profissional. In: Carmen Lúcia de Oliveira Cabral; Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento; Cleidinalva Maria Barbosa Oliveira. (Org.). A professoralidade e as práticas da docência: identidade, saberes e desenvolvimento profissional. 1ed.Teresina-PI: EDUFPI, 2016, v. 1, p. 7-227.

9.
MORAIS, J. S.. A mobilização dos saberes e saberes-fazeres no cotidiano da prática de professores iniciantes. In: Hilda Maria Martins Bandeira; Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina; Jomária Mata de Lima Alloufa. (Org.). Pesquisa em educação: unidade na diversidade. 1ed.Fortaleza: Imprece, 2015, v. 1, p. 532-539.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MORAIS, J. S.; NASCIMENTO, F. S. C. . Os saberes da prática alfabetizadora construídos e mobilizados no cotidiano de professoras iniciantes. Revista Educere et Educare, Cascavel-PR, p. 1 - 18, 30 nov. 2018.

2.
MORAIS, J. S.; NASCIMENTO, F. S. C. . Da necessidade de uma democracia cognitiva no processo de formação de professores. Revista Poiésis, Tubarão-SC, p. 464 - 476, 26 dez. 2016.

3.
MORAIS, J. S.; NASCIMENTO, F. S. C. ; MAGALHAES, N. R. S. . Professoras Iniciantes e Práticas Pedagógicas: tecendo identidades profissionais no cotidiano escolar. Linguagens, educação e sociedade, Teresina-PI, , v. 35, p. 69 - 101, 13 dez. 2016.

4.
MAGALHAES, N. R. S. ; NASCIMENTO, F. S. C. ; MORAIS, J. S. . A prática pedagógica diante das políticas públicas de educação em tempo integral: tecendo olhares. Revista Teoria e Prática da Educação, Maringá-PR, , v. 19, p. 63 - 76, 30 set. 2016.

5.
MORAIS, J. S.. A noção de saberes docentes, saberesfazeres e sua mobilização: fragmentos do cotidiano escolar. Revista de Educação Dom Alberto, Santa Cruz do Sul-RS, p. 71 - 85, 01 dez. 2015.

6.
MORAIS, J. S.. Currículo escolar e justiça social: o cavalo de Tróia da educação. Revista Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, p. 257 - 262, 30 out. 2015.

7.
MORAIS, J. S.. Os contextos formativos e a tessitura de saberes no cotidiano de professoras iniciantes. Revista Temas em Educação, João Pessoa-PB, p. 1 - 178, 30 jun. 2015.

8.
NASCIMENTO, F. S. C. ; MORAIS, J. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . A construção da identidade profissional de pedagogos docentes: entre a formação inicial e a prática pedagógica. Revista de Educação Dom Alberto, Santa Cruz do Sul-RS, p. 01 - 21, 01 dez. 2013.

9.
MORAIS, J. S.. A prática pedagógica do professor iniciante: tramas e desafios do aprender a ensinar na escola pública fundamental. Ciência e Saberes: Série Científica, Caxias-MA, p. 65 - 72, 10 maio 2013.

10.
MORAIS, J. S.. Rupturas e continuidades da docência: reflexões acerca do fazer pedagógico na escola fundamental. Ciência e Saberes: Série Científica, Caxias-MA, p. 161 - 171, 31 maio 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, A. L. S. ; FERNANDES, G. S. ; MORAIS, J. S. . A profissão docente no ensino superior: do passado aos desafios da prática pedagógica contemporânea. In: XI Encontro Maranhense de História da Educação, 2018, São Luís-MA. História da Escola: métodos, disciplinas e currículos. São Luís-MA: EDUFMA, 2018. v. 01. p. 1-11.

2.
MORAIS, J. S.; SOUSA, A. L. S. . Histórias e Memórias de Estudantes de Pedagogia e suas potencialidades (auto)formadoras. In: XI Encontro Maranhense de História da Educação, 2018, São Luís-MA. História da Escola: métodos, disciplinas e currículos. São Luís-MA: EDUFMA. v. 1. p. 1-11.

3.
MORAIS, J. S.. Os impactos das novas políticas curriculares na didática de professoras iniciantes. In: XIX ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2018, Salvador-BA. Anais do XIX ENDIPE. Salvador-BA: EDUFBA, 2018. v. 1. p. 1-14.

4.
NASCIMENTO, M. N. R. ; MORAIS, J. S. . Avaliação da teoria-prática em estágio supervisionado na formação inicial docente. In: XIX ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2018, Salvador-BA. Anais do XIX ENDIPE. Salvador-BA: EDUFBA, 2018. v. 1. p. 3-14.

5.
MORAIS, J. S.. As histórias formativas de professoras iniciantes e suas implicações no processo de profissionalização. In: I Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil (I EnHEMB), 2017, Timon-MA. Educação Comparada na História da Educação. Timon-MA: EDIFMA, 2017. v. 1. p. 411-425.

6.
IBIAPINA, F. R. S. ; CHAVES, L. S. ; CUNHA, M. A. A. ; COSTA, M. F. R. ; SILVA, N. F. A. ; MORAIS, J. S. . Implementação de políticas educacionais no ensino superior a partir da LDB nº9.394/96. In: I Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil (I EnHEMB), 2017, Timon-MA. Educação Comparada na História da Educação. Timon-MA: EDIFMA, 2017. v. 1. p. 303-318.

7.
LIMEIRA, A. K. S. ; SOUSA, A. L. S. ; PRUDENCIO, F. S. ; PEREIRA, R. C. ; MORAIS, J. S. . A indisciplina escolar entre ontem e hoje: repercussões e impactos na prática educativa. In: I Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil (I EnHEMB), 2017, Timon-MA. Educação Comparada na História da Educação. Timon-MA: EDIFMA, 2017. v. 1. p. 473-486.

8.
IBIAPINA, F. R. S. ; CHAVES, L. S. ; CUNHA, M. A. A. ; COSTA, M. F. R. ; SILVA, N. F. A. ; MORAIS, J. S. . Entusiasmo pela educação: o combate enganoso da burguesia contra o analfabetismo. In: I Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil (I EnHEMB), 2017, Timon-MA. Educação Comparada na História da Educação. Timon-MA: EDIFMA, 2017. v. 1. p. 563-580.

9.
MORAIS, J. S.; NASCIMENTO, F. S. C. ; MAGALHAES, N. R. S. . A criação curricular no cotidiano de professoras iniciantes: outras facetas do vivido. In: XIII EDUCERE-Encontro Nacional de Educação e IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE, 2017, Curitiba-PR. Formação de professores: contextos, sentidos e práticas. Curitiba-PR: Champagnat, 2017. v. 01. p. 916-928.

10.
NASCIMENTO, F. S. C. ; MAGALHAES, N. R. S. ; MORAIS, J. S. . Formação e desenvolvimento profissional na percepção do professor do Brasil e de Portugal. In: XIII EDUCERE-Encontro Nacional de Educação e IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE, 2017, Curitiba-PR. Formação de professores: contextos, sentidos e práticas. Curitiba-PR: Champagnat, 2017. v. 01. p. 4037-4053.

11.
MAGALHAES, N. R. S. ; NASCIMENTO, F. S. C. ; MORAIS, J. S. . Política Pública da Jornada Ampliada a partir do Programa Mais Educação. In: XIII EDUCERE-Encontro Nacional de Educação e IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE, 2017, Curitiba-PR. Formação de professores: contextos, sentidos e práticas. Curitiba-PR: Champagnat, 2017. v. 01. p. 6019-6032.

12.
SOUSA, A. L. S. ; FERNANDES, G. S. ; MORAIS, J. S. . A prática docente frente aos recursos tecnológicos na FACEMA. In: X EMHE-Encontro Maranhense de História da Educação, 2017, São Luís-MA. História do Ensino Secundário no Brasil: fazeres pedagógicos e perspectivas. São Luís-MA: EDUFMA, 2017. v. 10. p. 1-12.

13.
MORAIS, J. S.. As narrativas (auto)biográficas do cotidiano mediando a autoformação na pesquisa com professores iniciantes. In: VI CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2014, Rio de Janeiro-RJ. Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica: modos de viver, narrar e guardar. Rio de Janeiro-RJ: BIOgraph, 2014. v. 6.

14.
MAGALHAES, N. R. S. ; MORAIS, J. S. . As narrativas do cotidiano de professores como construções epistemológicas na pesquisa em educação. In: VI CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2014, Rio de Janeiro-RJ. Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica: modos de viver, narrar e guardar. Rio de Janeiro-RJ: BIOgraph, 2014. v. 6.

15.
MORAIS, J. S.. Tessituras e desdobramentos no/do cotidiano de professores iniciantes. In: XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2014, Natal-RN. XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Natal-RN: EDUFRN, 2014. v. 22. p. 1-13.

16.
SERRA, D. C. ; NASCIMENTO, F. S. C. ; MORAIS, J. S. . Formação de professores e práticas pedagógicas: tessituras e perspectivas com foco na profissionalização. In: XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2014, Natal-RN. XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Natal-RN: EDUFRN, 2014. v. 22. p. 1-15.

17.
NASCIMENTO, F. S. C. ; MORAIS, J. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . A Formação do Pedagogo e a Gestão Democrática na interface com as Políticas Públicas. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2013, Recife-PE. Cadernos ANPAE. Recife-PE: Editora da UFPE, 2013. v. 17.

18.
MORAIS, J. S.. A pesquisa no cotidiano de Professores Iniciantes: algumas implicações das Narrativas (Auto)biográficas. In: VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: 'Currículo (re)construindo os sentidos de educação e ensino', 2013, João Pessoa-PB. VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: "Currículo (re)construindo os sentidos de educação e ensino". João Pessoa-PB: Editora da UFPB, 2013. v. VI. p. 2512-2525.

19.
MORAIS, J. S.. O discurso da prática e a prática do discurso docente: viéses que se interrelacionam. In: IV Fórum Internacional de Pedagogia, 2012, Parnaíba. Fórum Internacional de Pedagogia. Campina Grande: Realize Editora, 2012. v. 01.

20.
MORAIS, J. S.. A Contrução da Subjetividade Docente na Formação Inicial: edificando pontes para o exercício de uma prática pedagógica de qualidade na educação escolar. In: XVI ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2012, Campinas-SP. Políticas educacionais e impactos na escola e na sala de aula. Araraquara-SP: Junqueira & Marin, 2012. v. 2. p. 5770-5780.

21.
MORAIS, J. S.. A pesquisa educacional na prática docente do ensino fundamental e na formação inicial: analisando discursos. In: X Encontro Nacional de Educação-EDUCERE e I Seminário Internacional de Representação Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE, 2011, Curitiba-PR. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba-PR: Champagnat, 2011. v. 10.

22.
MORAIS, J. S.. Novas abordagens, velhas práticas: desafios aos educadores atuais, na construção de uma visão pluralista para a profissionalização docente. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação da Universidade Federal do Piauí, 2010, Teresina. O pensamento pedagógico na contempaneidade. Teresina: Editora da UFPI, 2010. v. 01.

23.
MORAIS, J. S.; MAGALHAES, N. R. S. . A avaliação da aprendizagem escolar como processo otimizador da prática docente. In: V Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 2010, Fortaleza-CE. Avaliar e intervir: novos rumos da avaliação educacional. Fortaleza-CE: Imprece, 2010. v. 05. p. 33-264.

24.
MAGALHAES, N. R. S. ; MORAIS, J. S. . A prática avaliativa na sala de aula: reflexos na (de)formação do aluno. In: V Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 2010, Fortaleza-CE. Avaliar e intervir: novos rumos da avaliação educacional. Fortaleza-CE: Imprece, 2010. v. 05. p. 33-264.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, A. L. S. ; COELHO, L. C. ; MORAIS, J. S. . O papel social da Universidade no progresso da sociedade. In: Fórum Internacional de Pedagogia, 2016, Imperatriz-MA. Anais do VIII FIPED-Fórum Internacional de Pedagogia. Campina Grande: Realize Editora, 2016. v. 1. p. 1-5.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
IBIAPINA, F. R. S. ; CHAVES, L. S. ; CUNHA, M. A. A. ; COSTA, M. F. R. ; SILVA, N. F. A. ; MORAIS, J. S. . Implementação de Políticas Educacionais no Ensino Superior a partir da LDB nº9.394/96. In: I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil, 2017, Timon-MA. Educação Comparada na História da Educação: Caderno de Resumos. São Paulo-SP: Garcia Edizione, 2017. v. 1. p. 47-47.

2.
MACHADO, F. C. ; CONCEICAO, O. L. ; MEDEIROS, J. D. ; SOUSA, S. R. ; MOURA, T. M. ; MORAIS, J. S. . Os desafios encontrados pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos. In: I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil, 2017, Timon-MA. Educação Comparada na História da Educação: Caderno de Resumos. São Paulo-SP: Garcia Edizione, 2017. v. 1. p. 48-48.

3.
MORAIS, J. S.. As histórias formativas de professoras iniciantes na escolha da profissão e suas implicações no cotidiano profissional. In: I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil, 2017, Timon-MA. Educação Comparada na História da Educação: Caderno de Resumos. São Paulo-SP: Garcia Edizione, 2017. v. 1. p. 62-62.

4.
SOUSA, A. L. S. ; FERNANDES, G. S. ; MORAIS, J. S. . Histórico da Formação de Professores sob a análise da trajetória da Lei de Diretrizes e Bases da Educaional Nacional. In: I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil, 2017, Timon-MA. Educação Comparada na História da Educação: Caderno de Resumos. São Paulo-SP: Garcia Edizione, 2017. v. 1. p. 67-67.

5.
PRUDENCIO, F. S. ; LIMEIRA, A. K. S. ; PEREIRA, R. C. ; SOUSA, A. L. S. ; MORAIS, J. S. . A indisciplina escolar entre ontem e hoje: repercussões e impactos na prática educativa. In: I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil, 2017, Timon-MA. Educação Comparada na História da Educação: Caderno de Resumos. São Paulo-SP: Garcia Edizione, 2017. v. 1. p. 68-68.

6.
IBIAPINA, F. R. S. ; CHAVES, L. S. ; CUNHA, M. A. A. ; COSTA, M. F. R. ; SILVA, N. F. A. ; MORAIS, J. S. . Entusiasmo pela educação: o combate enganoso da Burguesia contra o analfabetismo. In: I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil, 2017, Timon-MA. Educação Comparada na História da Educação: Caderno de Resumos. São Paulo-SP: Garcia Edizione, 2017. v. 1. p. 80-80.

7.
COSTA, M. F. R. ; CUNHA, M. A. A. ; MORAIS, J. S. . Dificuldades e desafios da prática docente diante da violência escolar. In: VII Jornada Científica FACEMA e V Seminário Internacional FACEMA, 2017, Caxias-MA. Anais do VII Jornada Científica Facema: Saúde, ambiente e políticas públicas. Caxias-MA: Revista Ciência e Saberes-FACEMA, 2017. v. 7. p. 65-65.

8.
MACHADO, F. C. ; MORAIS, J. S. . O professor do século XXI: desafios e competências para ensinar na contemporaneidade. In: VII Jornada Científica FACEMA e V Seminário Internacional FACEMA, 2017, Caxias-MA. Anais do VII Jornada Científica Facema: Saúde, ambiente e políticas públicas. Caxias-MA: Revista Ciência e Saberes-FACEMA, 2017. v. 7. p. 84-84.

9.
SOUSA, A. L. S. ; FERNANDES, G. S. ; MORAIS, J. S. . A prática docente frente aos recursos tecnológicos na FACEMA. In: X EMHE-Encontro Maranhense de História da Educação, 2017, São Luís-MA. História do Ensino Secundário no Brasil: fazeres pedagógicos e perspectivas. São Luís-MA: EDUFMA, 2017. v. 10. p. 1-1.

10.
MORAIS, J. S.. As políticas curriculares narradas por gestores escolares no processo de formação continuada. In: III Seminário Nacional de Administração Educacional, 2016, Teresina-PI. Seminário Nacional de Administração Educacional: "A gestão da política nacional de educação: desafios contemporâneos para a garantia do direito à educação". Teresina-PI: EDUFPI, 2016. v. 3. p. 106-106.

11.
MORAIS, J. S.. As implicações do currículo na (auto)formação e didática de professoras iniciantes. In: XVIII ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2016, Cuiabá-MT. Didática e Prática de Ensino no contexto Político Contemporâneo: cenas da educação brasileira. Cuiabá-MT: EdUFMT, 2016. v. 18. p. 35-36.

12.
NASCIMENTO, F. S. C. ; MORAIS, J. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . Experiências formativas no Brasil e em Portugal: educação integral, aprender a ensinar e profissionalização docente. In: XVIII ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2016, Cuiabá-MT. Didática e Práticas de Ensino no contexto contemporâneo: cenas da educação brasileira. Cuiabá-MT: EdUFMT, 2016. v. 18. p. 286-287.

13.
MORAIS, J. S.. Políticas e práticas tecidas no cotidiano de professoras iniciantes: contributos da pesquisa e do PNAIC. In: III Seminário Nacional de Administração Educacional, 2016, Teresina-PI. III Seminário de Administração Educacional: "A gestão da política nacional de educação: desafios contemporâneos para a garantia do direito à educação". Teresina-PI: EDUFPI, 2016. v. 3. p. 110-110.

14.
MORAIS, J. S.. Tessituras e desdobramentos no/do cotidiano de professores iniciantes. In: XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2014, Natal-RN. XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Natal-RN: EDUFRN, 2014. v. 22.

15.
SERRA, D. C. ; NASCIMENTO, F. S. C. ; MORAIS, J. S. . Formação de professores e práticas pedagógicas: tessituras e perspectivas com foco na profissionalização. In: XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2014, Natal-RN. XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Natal-RN: EDUFRN, 2014. v. 22.

16.
MORAIS, J. S.. A mobilização dos saberes e saberes-fazeres no cotidiano da prática de professores iniciantes. In: VII Colóquio Nacional da AFIRSE: seção brasileira: Educação, investigação e diversidade, 2013, Mossoró-RN. VII Colóquio Nacional da AFIRSE: seção brasileira: Educação, investigação e diversidade: resumos dos trabalhos. Mossoró-RN: UERN, 2013. v. 1. p. 1-70.

17.
MORAIS, J. S.. O discurso da prática e a prática do discurso docente: viésses que se interrelacionam. In: IV FIPED - Fórum Internacional de Pedagogia, 2012, Parnaíba-PI. FIPED-Fórum Internacional de Pedagogia. Campina Grande-PB: Realize, 2012. v. 01.

18.
MORAIS, J. S.; MAGALHAES, N. R. S. . A avaliação da aprendizagem escolar como processo otimizador da prática docente. In: V Congresso Internacional de Avaliação Educacional, 2010, Fortaleza-CE. Avaliar e intervir: novos rumos da avaliação educacional. Fortaleza-CE: Imprece, 2010. v. 01. p. 33-264.

19.
MAGALHAES, N. R. S. ; MORAIS, J. S. . A prática avaliativa em sala de aula: reflexos na (de) formação do aluno. In: V Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 2010, Fortaleza-CE. Avaliar e intervir: novos rumos da avaliação educacional. Fortaleza-CE: Imprece, 2010. v. 01. p. 33-264.

Apresentações de Trabalho
1.
MORAIS, J. S.; SOUSA, A. L. S. . Histórias e Memórias de Estudantes de Pedagogia e suas potencialidades (auto)formadoras. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUSA, A. L. S. ; FERNANDES, G. S. ; MORAIS, J. S. . A profissão docente no ensino superior: do passado aos desafios da prática pedagógica contemporânea. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MORAIS, J. S.. Formação Docente: perspectivas em debate. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MORAIS, J. S.; NASCIMENTO, F. S. C. ; MAGALHAES, N. R. S. . Os impactos das políticas educacionais: uma análise da educação integral e da didática na formação e profissionalidade de professoras iniciantes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
NASCIMENTO, M. N. R. ; MORAIS, J. S. ; COSTA, R. C. M. ; RODRIGUES, M. G. . Avaliação no estágio supervisionado, docência superior e ensino de Ciências no Ensino Fundamental: implicações interdisciplinares. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MORAIS, J. S.. Os memoriais de formação como recurso metodológico avaliativo no Ensino Superior. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MORAIS, J. S.. Os/as professores/as iniciantes e a aprendizagem da docência no contexto das políticas curriculares. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MORAIS, J. S.; MEDEIROS, T. C. . A Memória Narrativa como dispositivo de (auto)aprendizagem e formação docente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MORAIS, J. S.; RIBEIRO, R. R. M. . A prática cotidiana de professoras iniciantes: entre a regulação e a transgressão (re)criadora. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
DIAS, V. F. ; MORAIS, J. S. . A atuação das mulheres docentes na educação primária brasileira no século XIX. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MEDEIROS, T. C. ; VIEIRA, R. F. ; SOUZA, D. S. ; MORAIS, J. S. . Avaliação da Aprendizagem: concepções de alunas negras de pedagogia sobre o ato avaliativo no ensino regular. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SILVA, A. F. M. ; COSTA, J. F. ; SANTOS, A. L. M. S. ; MORAIS, J. S. . Os principais desafios curriculares na formação do Pedagogo na atualidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
OLIVEIRA, D. A. ; RIBEIRO, J. S. ; SOUSA FILHA, M. M. ; MORAIS, J. S. . A formação de professores iniciantes no contexto de gênero e sexualidade: desafios curriculares na contemporaneidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MORAIS, J. S.. Estágio Curricular da teoria à prática: ação-reflexão da formação e do trabalho docente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MORAIS, J. S.. Os impactos das novas políticas curriculares na didática de professoras iniciantes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
NASCIMENTO, M. N. R. ; MORAIS, J. S. . Avaliação da teoria-prática em estágio supervisionado na formação inicial docente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
MORAIS, J. S.. O cotidiano da prática pedagógica de professores hoje: entre o saber, o fazer e o compreender. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
MORAIS, J. S.; SOUSA, A. L. S. ; FERNANDES, G. S. . A prática docente frente aos recursos tecnológicos na FACEMA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MORAIS, J. S.. As histórias formativas de professoras iniciantes na escolha da profissão e suas implicações no cotidiano profissional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
IBIAPINA, F. R. S. ; CHAVES, L. S. ; CUNHA, M. A. A. ; COSTA, M. F. R. ; SILVA, N. F. A. ; MORAIS, J. S. . Entusiasmo pela educação: o combate enganoso da Burguesia contra o analfabetismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
IBIAPINA, F. R. S. ; CHAVES, L. S. ; CUNHA, M. A. A. ; COSTA, M. F. R. ; SILVA, N. F. A. ; MORAIS, J. S. . Implementação de Políticas Educacionais no Ensino Superior a partir da LDB nº9.394/96. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
PRUDENCIO, F. S. ; LIMEIRA, A. K. S. ; PEREIRA, R. C. ; SOUSA, A. L. S. ; MORAIS, J. S. . A indisciplina escolar entre ontem e hoje: repercussões e impactos na prática educativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MORAIS, J. S.. O currículo escolar integrado à avaliação: possibilidades para o aprender e ensinar com qualidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
MORAIS, J. S.; NASCIMENTO, F. S. C. ; MAGALHAES, N. R. S. . A criação curricular no cotidiano de professoras iniciantes: outras facetas do vivido. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
NASCIMENTO, F. S. C. ; MAGALHAES, N. R. S. ; MORAIS, J. S. . Formação e desenvolvimento profissional na percepção do professor do Brasil e de Portugal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
MAGALHAES, N. R. S. ; NASCIMENTO, F. S. C. ; MORAIS, J. S. . Política Pública da Jornada Ampliada a partir do Programa Mais Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
MORAIS, J. S.. A prática de Pedagogos bem sucedidos: saberes e fazeres necessários à inserção no mercado de trabalho. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
MORAIS, J. S.. Ser Pedagogo hoje: demandas e necessidades da profissão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
COSTA, M. F. R. ; CUNHA, M. A. A. ; MORAIS, J. S. . Dificuldades e desafios da prática docente diante da violência escolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
MACHADO, F. C. ; MORAIS, J. S. . O professor do século XXI: desafios e competências para ensinar na contemporaneidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
MORAIS, J. S.. Roda de Mestres Refletindo a Formação Docente em Nível Superior. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
MORAIS, J. S.. Políticas e práticas tecidas no cotidiano de professoras iniciantes: contributos da pesquisa e do PNAIC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
MORAIS, J. S.. As políticas curriculares narradas por gestores escolares no processo de formação continuada. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
MORAIS, J. S.. Uma manifestação cultural popular religiosa: careta encanto da terra. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
NASCIMENTO, F. S. C. ; MORAIS, J. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . Experiências formativas no Brasil e em Portugal: educação integral, aprender a ensinar e profissionalização docente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
MORAIS, J. S.. As implicações do currículo na (auto)formação e Didática de professores iniciantes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
MORAIS, J. S.. A construção dos saberes mediada pelas relações interpsicológicas de professoras em início de carreira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
MORAIS, J. S.. A importância da Pesquisa e Extensão na Formação de Professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
MORAIS, J. S.. As narrativas (auto)biográficas do cotidiano mediando a autoformação na pesquisa com professores iniciantes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
MAGALHAES, N. R. S. ; MORAIS, J. S. . As narrativas do cotidiano de professores como construções epistemológicas na pesquisa em educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
MORAIS, J. S.. Tessituras e desdobramentos no/do cotidiano de professores iniciantes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
SERRA, D. C. ; NASCIMENTO, F. S. C. ; MORAIS, J. S. . Formação de professores e práticas pedagógicas: tessituras e perspectivas com foco na profissionalização. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
NASCIMENTO, F. S. C. ; MORAIS, J. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . A Formação do Pedagogo e a Gestão Democrática na interface com as Políticas Públicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
MORAIS, J. S.. A mobilização dos saberes e saberes-fazeres no cotidiano da prática de Professores Iniciantes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
MORAIS, J. S.. A pesquisa no cotidiano de Professores Iniciantes: algumas implicações das Narrativas (Auto)biográficas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
MORAIS, J. S.. Elaboração de Monografia na Graduação: procedimentos e questões no processo de construção do conhecimento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

47.
MORAIS, J. S.. O discurso da prática e a prática do discurso docente: viéses que se interrelacionam. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
MORAIS, J. S.. A construção da subjetividade docente na formação inicial: edificando pontes para o exercício de uma prática pedagógica de qualidade na educação escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
MORAIS, J. S.. Apresentação de TCC: estratégias e proposições com foco na qualidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

50.
MORAIS, J. S.. O ofício do Pedagogo na escola de Ensino Médio: trajetórias desveladas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
MORAIS, J. S.. A pesquisa educacional na prática docente do ensino fundamental e na formação inicial: analisando discursos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
MORAIS, J. S.. A pesquisa educacional na prática docente do ensino fundamental e na formação inicial: analisando discursos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

53.
MORAIS, J. S.. Novas abordagens, velhas práticas: desafios aos educadores atuais, na construção de uma visão pluralista para a profissionalização docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
MORAIS, J. S.; MAGALHAES, N. R. S. . A prática avaliativa em sala de aula: reflexos na (de) formação do aluno. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

55.
MORAIS, J. S.; MAGALHAES, N. R. S. . A avaliação da aprendizagem escolar como processo otimizador da prática docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

56.
MORAIS, J. S.. Legislação Brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

57.
MORAIS, J. S.. A Percepção dos Profissionais da Educação sobre a Lei nº 9.394/96: Educação Infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

58.
MORAIS, J. S.. Novas abordagens, velhas práticas: desafios aos educadores atuais, na construção de uma visão pluralista para a profissionalização docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MORAIS, J. S.. X Seminário de Iniciação Científica e VII Encontro Integrativo do PIBID da UFRN (Comissão Científica). 2013.

2.
MORAIS, J. S.. Aplicação da Prova de Mestrado e Doutorado em Educação da UFRN - 2014.1 (Fiscal). 2013.

Trabalhos técnicos
1.
MORAIS, J. S.. Comissão Científica no II Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar. 2018.

2.
MORAIS, J. S.. Avaliador de Trabalhos no II Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar no Continente. 2018.

3.
MORAIS, J. S.. Ludicidade e Aprendizagem no Ensino Fundamental. 2018.

4.
MORAIS, J. S.. Membro do Comité Técnico-Científico no I Congresso Caxiense de Educação Especial e Inclusiva. 2018.

5.
MORAIS, J. S.. Comissão Científica no VI Seminário Internacional da FACEMA. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
MORAIS, J. S.. Oficina em Instrumentos Avaliativos para Professores da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. 2016. .

2.
MORAIS, J. S.. A música como estratégia metodológica interdisciplinar. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MORAIS, J. S.. A Música como Instrumento da Ludicidade para a Criança. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
MORAIS, J. S.. Currículo, Saberes e Práticas Educativas na Educação Básica. 2012 (Mesa-Redonda no IV FIPED - Fórum Internacional de Pedagogia) .

2.
MORAIS, J. S.. A Pesquisa Qualitativa no pensamento de Alberto Melucci (Sociólogo e Psicoterapeuta Italiano). 2012 (Minicurso no IV Fórum Internacional de Pedagogia) .

3.
MORAIS, J. S.. As avaliações externas e as possibilidades de intervenção pedagógica. 2010 (Minicurso no V Congresso Internacional em Avaliação Educacional) .

4.
MORAIS, J. S.. Planejamento e Avaliação no Cotidiano da Prática. 2010 (Minicurso no VI Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI) .

5.
MORAIS, J. S.. Práticas Sociais de Leitura e Escrita. 2010 (Minicurso no I Encontro de Pedagogia da FACEMA) .

6.
MORAIS, J. S.. Fanzinando as Narrativas de Formação. 2009 (Minicurso no 5º Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MORAIS, J. S.; SILVA, A. M. C.; SILVA, J. S.. Participação em banca de Maria Margareth Lima de Sousa. As metodologias de ensino voltadas para atender as necessidades de aprendizagem dos alunos da EJAI. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos-EJAI) - Universidade Estadual do Maranhão.

2.
MORAIS, J. S.; SILVA, A. M. C.; SILVA, J. S.. Participação em banca de Isadora Melo Carvalho Silva. Os princípios freireanos e sua interferência na concepção de professor acerca do educando na EJAI. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos-EJAI) - Universidade Estadual do Maranhão.

3.
MORAIS, J. S.; SILVA, A. M. C.; SILVA, J. S.. Participação em banca de Rejaelma Nascimento Oliveira. A relação professor/aluno na modalidade EJAI, 1º seguimento e suas implicações no processo ensino/aprendizagem. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos-EJAI) - Universidade Estadual do Maranhão.

4.
MORAIS, J. S.; SILVA, A. M. C.; SILVA, J. S.. Participação em banca de Maria Augusta de Oliveira. O perfil do aluno da educação de jovens, adultos e idosos(EJAI): análise da realidade brasileira. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos-EJAI) - Universidade Estadual do Maranhão.

5.
MORAIS, J. S.; SILVA, A. M. C.; SILVA, J. S.. Participação em banca de Cíntia de Jesus Santana Lima. Análise da formação de professores alfabetizadores na modalidade de ensino EJAI - Educação de Jovens, Adultos e Idosos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos-EJAI) - Universidade Estadual do Maranhão.

6.
MORAIS, J. S.; SILVA, A. M. C.; SILVA, J. S.. Participação em banca de Luzia Regina Lopes Oliveira. Perfil do professor da modalidade de ensino EJAI-Educação de jovens, adultos e idosos da rede municipal de Caxias-MA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos-EJAI) - Universidade Estadual do Maranhão.

7.
MORAIS, J. S.; SILVA, A. M. C.; SILVA, J. S.. Participação em banca de Lucivânia da Silva Nunes. Perfil do aluno da EJAI, ensino fundamental na escola U.I.M. Paulo Marinho em Caxias-MA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos-EJAI) - Universidade Estadual do Maranhão.

8.
MORAIS, J. S.; SILVA, A. M. C.; SILVA, J. S.. Participação em banca de Antonieta Gomes de Oliveira Fernandes. A importância da leitura na formação do jovem, adulto e idoso. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos-EJAI) - Universidade Estadual do Maranhão.

9.
MORAIS, J. S.; SILVA, A. M. C.; SILVA, J. S.. Participação em banca de Auridéia de Jesus Pereira Costa da Cunha. Evasão escolar na educação de jovens, adultos e idosos em uma escola da rede estadual no município de Caxias-MA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos-EJAI) - Universidade Estadual do Maranhão.

10.
MORAIS, J. S.; SILVA, A. M. C.; SILVA, J. S.. Participação em banca de Aridinê de Assunção Torres Santos. O ensino de teatro na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos-EJAI) - Universidade Estadual do Maranhão.

11.
MORAIS, J. S.; LIMA, J. S.; GOMES, C. S.. Participação em banca de Djavan Costa da Silva. O papel do professor mediador no processo de ensino e aprendizagem com alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos-EJAI) - Universidade Estadual do Maranhão.

12.
MORAIS, J. S.; SILVA, A. M. C.; SILVA, M. L.. Participação em banca de Kevilene Oliveira da Cruz. A avaliação do ensino e aprendizagem na EJAI: novas perspectivas para se avaliar. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos-EJAI) - Universidade Estadual do Maranhão.

13.
MORAIS, J. S.; SILVA, A. M. C.; SILVA, M. L.. Participação em banca de Celescina Maria Freitas de Araújo. Principais fatores que favorecem a evasão escolar dos alunos da educação de Jovens, Adultos Idosos-EJAI. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos-EJAI) - Universidade Estadual do Maranhão.

14.
MORAIS, J. S.; CARDOSO, J. C.; SILVA, A. M. C.. Participação em banca de Luciane Darlli Gonçalves de Sousa. O uso do lúdico como metodologia diversificada para uma aprendizagem significativa na EJA no Educandário Paulo Freire em Timon-MA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos-EJAI) - Universidade Estadual do Maranhão.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MORAIS, J. S.; RIBEIRO, C. S. S.; FIGUEIREDO, G. S. B. M.. Participação em banca de Dayana Pricila Bispo dos Santos.A Educação de Jovens e Adultos: história, sujeito e práticas pedagógicas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

2.
MORAIS, J. S.; RIBEIRO, C. S. S.; FIGUEIREDO, G. S. B. M.. Participação em banca de Francisca Silva Santos Borba.As dificuldades enfrentadas pela família no processo de ensino e aprendizagem da criança nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

3.
MORAIS, J. S.; RIBEIRO, C. S. S.; FIGUEIREDO, G. S. B. M.. Participação em banca de Frazia Regina Sousa Ibiapina.O desenvolvimento da psicomotricidade no processo ensino e aprendizagem com alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

4.
MORAIS, J. S.; RIBEIRO, C. S. S.; FIGUEIREDO, G. S. B. M.. Participação em banca de Gildenir Alves de Sousa.A participação da família no atual processo de alfabetização da criança na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

5.
MORAIS, J. S.; RIBEIRO, C. S. S.; FIGUEIREDO, G. S. B. M.. Participação em banca de Patrícia Conceição Oliveira.A dança como prática pedagógica no desenvolvimento psicomotor da criança na educação infantil. 2018 - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

6.
MORAIS, J. S.; RIBEIRO, C. S. S.; FIGUEIREDO, G. S. B. M.. Participação em banca de Andreia Rosa de Aguiar.As práticas gestoras para um ensino de qualidade na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

7.
MORAIS, J. S.; RIBEIRO, C. S. S.; FIGUEIREDO, G. S. B. M.. Participação em banca de Mara Andreia Alves Cunha.Pedagogia como instrumento de mediação na empresa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

8.
MORAIS, J. S.; RIBEIRO, C. S. S.; FIGUEIREDO, G. S. B. M.. Participação em banca de Thayná Cristina Frazão da Luz.A influência do gestor escolar na qualidade do ensino ofertado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

9.
MORAIS, J. S.; RIBEIRO, C. S. S.; FIGUEIREDO, G. S. B. M.. Participação em banca de Yule Raissa Costa da Silva.A história local como prática interdisciplinar no ensino de história. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

10.
MORAIS, J. S.; RIBEIRO, C. S. S.; FIGUEIREDO, G. S. B. M.. Participação em banca de Andrelina Craveiro da Silva.O desenho na construção da aprendizagem infantil através do ensino de Arte. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

11.
MORAIS, J. S.; RIBEIRO, C. S. S.; FIGUEIREDO, G. S. B. M.. Participação em banca de Fabiana Morais Duarte.A música e sua influência no desenvolvimento intelectual, psicomotor e sócio-afetivo da criança na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

12.
MORAIS, J. S.; RIBEIRO, C. S. S.; FIGUEIREDO, G. S. B. M.. Participação em banca de Joilton Rodrigues.O estágio supervisionado como espaço de construção das práticas educativas no curso de Pedagogia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

13.
MORAIS, J. S.; NASCIMENTO, F. S. C.; FIGUEIREDO, G. S. B. M.. Participação em banca de Raiane da Conceição Mota.O trabalho do coordenador pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental: suas funçõess no contexto escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

14.
MORAIS, J. S.; NASCIMENTO, F. S. C.; FIGUEIREDO, G. S. B. M.. Participação em banca de Solange Rodrigues dos Santos.A formação do pedagogo e os diferentes campos de atuação: desafios na contemporaneidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

15.
MORAIS, J. S.; PEREIRA, F. E. S.; GONCALVES, F. T. D.. Participação em banca de Carla Daniele de Sousa Vilanova.Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas do professor da Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

16.
MORAIS, J. S.; PEREIRA, F. E. S.; GONCALVES, F. T. D.. Participação em banca de Felipe Souza Chaves.Avaliação da aprendizagem nos anos inicias do Ensino Fundamental: dilemas e contradições. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

17.
MORAIS, J. S.; PEREIRA, F. E. S.; GONCALVES, F. T. D.. Participação em banca de Sirlene de Oliveira Silva.Avaliação: a repercussão da prova no desenvolvimento do ensino aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

18.
MORAIS, J. S.; PEREIRA, F. E. S.; GONCALVES, F. T. D.. Participação em banca de Sara de Lima Moura.O papel do educador no desenvolvimento da inteligência emocional das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

19.
MORAIS, J. S.; RODRIGUES, D. B.; TRANQUEIRA, A. A.. Participação em banca de Ana Caroline Pereira da Silva.Alfabetização matemática: o papel da leitura e da escrita para a aprendizagem matemática no 2º ano do ensino fundamental na Escola Municipal José Auto de Abreu. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

20.
MORAIS, J. S.; RODRIGUES, D. B.; TRANQUEIRA, A. A.. Participação em banca de Marcos Pinheiro do Nascimento.Como as crianças compreendem a aprendizagem matemática no 1º ano do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

21.
MORAIS, J. S.; RODRIGUES, D. B.; TRANQUEIRA, A. A.. Participação em banca de Aline Nayra Lima dos Santos.O processo de constituição do ser professora na educação infantil no período de entrada na carreira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

22.
MORAIS, J. S.; AGUIAR, C. F. N.; CASTRO, E. R.. Participação em banca de Lucilene Maria Coimbra Matias.A relação professor-aluno: um olhar sobre a competência interpessoal do professor dos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

23.
MORAIS, J. S.; AGUIAR, C. F. N.; SANTOS, M. S. G.. Participação em banca de Fabriciana Oliveira Marques.A prática da leitura literária no processo de formação do leitor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

24.
MORAIS, J. S.; MORAIS, G. A. S.; SOUSA, E. S.. Participação em banca de Maria de Fátima da Conceição.Prática pedagógica alfabetizadora: contribuições do processo formativo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

25.
MORAIS, J. S.; MORAIS, G. A. S.; SOUSA, E. S.. Participação em banca de Edeane Silva Rocha.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: contribuições para a formação do professor alfabetizador no âmbito da avaliação da aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

26.
MORAIS, J. S.; MORAIS, G. A. S.; SOUSA, E. S.. Participação em banca de Nazaré Elisa Vieira da Silva Lima.Prática pedagógica alfabetizadora na perspectiva do letramento: uma análise das práticas desenvolvidas nas escolas municipais de Caxias-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

27.
MORAIS, J. S.; SILVA, M. A. A.; COSTA, V. M.. Participação em banca de Lucélia de Oliveira Mendes.A inclusão do aluno com Síndrome de Down no ensino regular. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

28.
MORAIS, J. S.. Participação em banca de Raiane Araújo de Abreu.O novo acordo ortográfico: trajetória e procedimentos pedagógicos para o ensino em aulas de Língua Portuguesa na escola U. I. Gov. Ribamar Fiquene. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.

29.
MORAIS, J. S.. Participação em banca de Jéssica Endyo de Andrade Sousa.Formação Continuada de Professores da EJA: uma experiência na SEMEDUC/CAXIAS-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

30.
MORAIS, J. S.; REIS, F. M. M.; MOURA, S. B.. Participação em banca de Ana Paula Oliveira Sousa.O uso do celular como recurso pedagógico no ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

31.
MORAIS, J. S.; REIS, F. M. M.; MOURA, S. B.. Participação em banca de Franklane Silva Cantanhêde.As novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

32.
MORAIS, J. S.; REIS, F. M. M.; MOURA, S. B.. Participação em banca de Karoline Barbosa dos Santos.Reflexão e análise dos desafios enfrentados pelos Jovens e Adultos no processo da aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

33.
MORAIS, J. S.; NASCIMENTO, F. S. C.; BEZERRA, M. H. R.. Participação em banca de Fabiana Cristina da Silva Piu.A família no processo ensino aprendizagem de crianças nos anos iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

34.
MORAIS, J. S.; BEZERRA, W. M. S.; MAGALHAES, V. C. F.. Participação em banca de Antonia Eva dos Santos Veloso.O lúdico no ensino de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.

35.
MORAIS, J. S.; MAGALHAES, V. C. F.; MUNIZ, D. S.. Participação em banca de Fernanda Cruz Barbosa.A prática da leitura na formação crítica do/a aluno/a: um estudo no 6º ano do Ensino Fundamental da Escola U. I. Benedito Leite no Povoado Creoli do Joviniano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.

36.
MORAIS, J. S.; BEZERRA, W. M. S.; MUNIZ, D. S.. Participação em banca de Fátima de Cássia Mourão da Costa.Leitura de mídia promovendo o ensino de Língua Portuguesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.

37.
MORAIS, J. S.; SILVA, H. R.; SOUSA, E. S.. Participação em banca de Jorlane Maria da Silva Cruz.Um olhar para alunos e alunas da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Prof. Arlindo Fernandes Oliveira de Caxias-MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

38.
MORAIS, J. S.; SANTOS, M. S. G.; SOUSA, E. S.. Participação em banca de Iara Keylla de Jesus Galvão.Pedagogia Hospitalar: a atuação do pedagogo no hospital. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

39.
MORAIS, J. S.. Participação em banca de Marrony da Silva Alves.O tema da morte na obra As máscaras do destino de Florbela Espanca. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MORAIS, J. S.. Comissão julgadora de trabalhos científicos da VI Mostra de Ciências Biológicas de Caxias no I Seminário de Educação Ambiental na APA INHAMUM. 2016. Universidade Estadual do Maranhão.

2.
MORAIS, J. S.. Banca Examinadora no Processo Seletivo para Professor Substituto para o Centro de Estudos Superiores de Codó-CESCD/UEMA - Disciplina: Língua Portuguesa (Leitura e Produção Textual).. 2015. Universidade Estadual do Maranhão.

3.
MORAIS, J. S.. Banca Examinadora do processo Seletivo para professor substituto da UEMA (Campus Codó), na disciplina "Língua Portuguesa (Leitura e Produção Textual)".. 2015. Universidade Estadual do Maranhão.

4.
MORAIS, J. S.. Banca Examinadora no Processo Seletivo para Professor Substituto no Curso de Administração - Disciplina: Finanças e Orçamento Público/Microeconomia. 2014. Universidade Estadual do Maranhão.

5.
MORAIS, J. S.. Banca Examinadora no Processo Seletivo para Professor Substituto para o Curso de Administração - Disciplina: Matemática (Estatística/Cálculo).. 2014. Universidade Estadual do Maranhão.

6.
MORAIS, J. S.. Banca Examinadora no Processo Seletivo para Professor Substituto no Curso de Administração - Matéria/Disciplina: Língua Portuguesa (Leitura e Produção Textual). 2014. Universidade Estadual do Maranhão.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Elaboração e Execução do Projeto: "Ludicidade e Aprendizagem no Ensino Fundamental! na Escola Municial São José..Ludicidade e Aprendizagem no Ensino Fundamental. 2018. (Encontro).

2.
I Encontro de Pesquisa em Educação e Formação Humana-EDUFOH.Os/as professores/as iniciantes e a aprendizagem da docência no contexto das políticas curriculares. 2018. (Encontro).

3.
II Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero ro no Cotidiano Escolar no Continente.A prática cotidiana de professoras iniciantes: entre a regulação e a transgressão (re)criadora. 2018. (Encontro).

4.
XI Encontro Maranhense de História da Educação.Histórias e Memórias de Estudantes de Pedagogia e suas potencialidades (auto)formadoras. 2018. (Encontro).

5.
XIX ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Os impactos das políticas educacionais: uma análise da educação integral e da didática na formação e profissionalidade de professoras iniciantes. 2018. (Encontro).

6.
Atividades Voluntárias no "Lar da Divina Providência".Atividades Voluntárias no "Lar da Divina Providência". 2017. (Encontro).

7.
I Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil (EnHEMB-).As histórias formativas de professoras iniciantes e suas implicações no processo de profissionalização. 2017. (Encontro).

8.
II SEREJA-Seminário Regional de Educação de Jovens e Adultos. 2017. (Seminário).

9.
Oficina dos Professores: Encontros e Desencontros de Gerações no contexto educacional. 2017. (Oficina).

10.
V Seminário de Estágio Supervisionado das Licenciaturas da UFPI. 2017. (Seminário).

11.
XIII EDUCERE-Encontro Nacional de Educação e IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE.A criação curricular no cotidiano de professoras iniciantes: outras facetas do vivido. 2017. (Seminário).

12.
Dia do Pedagogo "A prática do pedagogo no cenário político atual: desafios e possibilidades"."A prática do pedagogo no cenário político atual: desafios e possibilidades". 2016. (Encontro).

13.
III Seminário Nacional de Administração Educacional.Políticas e práticas tecidas no cotidiano de professoras iniciantes: contributos da pesquisa e do PNAIC. 2016. (Seminário).

14.
IV Seminário de Estágio Curricular Supervisionado dos Cursos Regulares de Licenciaturas do DMTE/CCE/UFPI.IV Seminário de Estágio Curricular Supervisionado dos Cursos Regulares de Licenciaturas do DMTE/CCE/UFPI. 2016. (Seminário).

15.
Oficina dos Professores: "Ética Profissional no Ensino e na Pesquisa" na VI Jornada Científica FACEMA. 2016. (Oficina).

16.
VIII Encontro de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste. 2016. (Encontro).

17.
XVIII ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Experiências formativas no Brasil e em Portugal: educação integral, aprender a ensinar e profissionalização docente. 2016. (Encontro).

18.
I Mostra de Talentos do CESC/UEMA.Música. 2015. (Seminário).

19.
I Seminário de Psicologia da Educação da UEMA.A construção dos saberes mediadas pelas relações interpsicológicas de professoras em início de carreira. 2015. (Seminário).

20.
Seminário de Integração e Socialização de trabalhos acadêmicos do CEPEJAI.Seminário de Integração e Socialização de trabalhos acadêmicos do CEPEJAI. 2014. (Seminário).

21.
VI CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. As narrativas (auto)biográficas do cotidiano mediando a autoformação na pesquisa com professores iniciantes. 2014. (Congresso).

22.
XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Tessituras e desdobramentos no/do cotidiano de professores iniciantes. 2014. (Encontro).

23.
DEUS EM QUESTÃO: a historicidade do texto bíblico. 2013. (Outra).

24.
I Seminário Interculturalidade e Educação: Perspectivas Teóricas e Interventivas. 2013. (Seminário).

25.
I Seminário Internacional Luso-Brasileiro de Ciências da Educação. 2013. (Seminário).

26.
Simpósio Internacional sobre Pierre Bourdieu e a Educação. 2013. (Simpósio).

27.
VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: "Currículo: (re)construindo os sentidos de educação e ensino". A pesquisa no cotidiano de Professores Iniciantes: algumas implicações das Narrativas (Auto)biográficas. 2013. (Congresso).

28.
VII Colóquio da Associação Francofone Internacional de Pesquisa Cientifica em Educação-AFIRSE.A mobilização dos saberes e saberes-fazeres no cotidiano da prática de Professores Iniciantes. 2013. (Simpósio).

29.
XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.A Formação do Pedagogo e a Gestão Democrática na interface com as Políticas Públicas. 2013. (Simpósio).

30.
I Fórum Pedagógico de Pedagogia da FACEMA. 2012. (Encontro).

31.
II Jornada Científica da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. 2012. (Congresso).

32.
IV Fórum Internacional de Pedagogia. O discurso da prática e a prática do discurso docente: viésses que se interrelacionam. 2012. (Congresso).

33.
XVI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A construção da subjetividade docente na formação inicial: edificando pontes para o exercício de uma prática pedagógica de qualidade na educação escolar. 2012. (Encontro).

34.
A dinâmica do Agronegócio para desenvolvimento da região dos Cocais. 2011. (Outra).

35.
Formação Profissional: a moeda mais valorizada do Mercado. 2011. (Outra).

36.
I Jornada Científica da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. 2011. (Congresso).

37.
I Jornada de Responsabilidade Social da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. 2011. (Congresso).

38.
IX Encontro Norte e Nordeste de Estudantes de Pedagogia. 2011. (Encontro).

39.
X EDUCERE-Encontro Nacional de Educação e I SIRSSE-Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. A pesquisa educacional na prática docente do ensino fundamental e na formação inicial: analisando discursos. 2011. (Congresso).

40.
X Encontro Maranhense dos Estudantes de Pedagogia. 2011. (Encontro).

41.
XI Seminário Temático de Pedagogia da UEMA: saberes docentes e práticas pedagógicas: entre a tradição e a modernidade. 2011. (Seminário).

42.
X Seminário Temático do Curso de Pedagogia da UEMA: Interdisciplinaridade, diversidade e inclusão social na educação contemporânea. 2011. (Seminário).

43.
9º EMEPe- Encontro Maranhense dos Estudantes de Pedagogia. 2010. (Encontro).

44.
I Amostra Cultural Infanto-Juvenil no I Encontro de Pedagogia da FACEMA.I Amostra Cultural Infanto-Juvenil. 2010. (Encontro).

45.
I Encontro de Pedagogia da FACEMA: ensinar e aprender na escola contemporânea.Novas abordagens, velhas práticas: desafios aos educadores atuais, na construção de uma visão pluralista para a profissionalização docente. 2010. (Encontro).

46.
IX Seminário Temático da UEMA: Currículo, Práticas Pedagógicas e Formação Docente. 2010. (Seminário).

47.
V Congresso Internacional em Avaliação Educacional. A avaliação da aprendizagem escolar como processo otimizador da prática docente. 2010. (Congresso).

48.
VI Encontro de Pesquisa em Educação da Universidade Federal do Piauí. 2010. (Encontro).

49.
VIII Seminário Temático da UEMA: discutindo a identidade docente na formação de professores. 2010. (Seminário).

50.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).

51.
5º Encontro de Pesquisa em Educação da Universidade Federal do Piauí. 2009. (Encontro).

52.
Seminário Interdisciplinar da UEMA: Pesquisa Qualitativa: Diferentes perspectivas de estudos de práticas sócio-educativas. 2009. (Seminário).

53.
VII Seminário Temático da UEMA: Múltiplos Olhares na Formação de Professores. 2009. (Seminário).

54.
I Encontro de Vivências Compartilhadas do Instituto de Ensino Superior Múltiplo. 2008. (Encontro).

55.
I Encontro Municipal de Pedagogia. 2008. (Encontro).

56.
I Seminário de Estratégias de Marketing e Liderança Empresarial. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAIS, J. S.. Projeto Brincando e Aprendendo: a magia do circo e da gincana. 2017. (Exposição).

2.
MORAIS, J. S.. Coordenação na sessão de Comunicação Oral no I Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil. 2017. (Congresso).

3.
MORAIS, J. S.. Projeto "Dia das Mães". 2017. (Exposição).

4.
MORAIS, J. S.. Projeto Educativo "Dias das Crianças: adote uma criança, alegria em ensinar educação". 2016. (Exposição).

5.
MORAIS, J. S.. Seminário de Integração e Socialização de trabalhos acadêmicos do CEPEJAI. 2014. (Congresso).

6.
MORAIS, J. S.. II Jornada Científica da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. 2012. (Congresso).

7.
MORAIS, J. S.. X EMEPe-Encontro Maranhense dos Estudantes de Pedagogia. 2011. (Congresso).

8.
MORAIS, J. S.. I Jornada Científica da FACEMA: Saúde das pessoas, do negócio, da educação, da sociedade e da informação. 2011. (Congresso).

9.
MORAIS, J. S.. I Encontro de Pedagogia da FACEMA: Ensinar e aprender na escola contemporânea. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Kelita Lais de Almeida Santos. A música no processo de alfabetização da criança na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. Orientador: Joelson de Sousa Morais.

2.
Marcos Fabrício Rodrigues da Costa. O ensino superior no Brasil: evolução histórica de 1990 aos anos 2000 e sua relação social. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. Orientador: Joelson de Sousa Morais.

3.
Alisson Laerte Ribeiro Costa. A diversidade cultural na sala de aula: desafios, obstáculos e possibilidades da prática docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. Orientador: Joelson de Sousa Morais.

4.
Fernanda Nascimento de Sousa. A educação no século XXI: emancipação ou reprodução?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. Orientador: Joelson de Sousa Morais.

5.
Joanna D'arc Medeiros dos Santos. Reflexos da prática avaliativa do educador na aprendizagem dos alunos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. Orientador: Joelson de Sousa Morais.

6.
Samara dos Reis Santos Sousa. A mulher educadora: trajetória de sua formação pessoal e profissional no cenário brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. Orientador: Joelson de Sousa Morais.

7.
Andressa Layane dos Santos Sousa. Desafios da prática pedagógica na docência do ensino superior. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. Orientador: Joelson de Sousa Morais.

8.
Francilete da Cruz Machado. O professor do século XXI: desafios e competências para ensinar na contemporaneidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. Orientador: Joelson de Sousa Morais.

9.
Jeemima Viana dos Santos Cruz. Gestão escolar democrática na sociedade contemporânea: contradições e desafios'. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. Orientador: Joelson de Sousa Morais.

10.
Rhuana Rafisa Costa de Araújo Pereira. A prática pedagógica dos professores iniciantes: identidade e saberes da docência na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. Orientador: Joelson de Sousa Morais.

11.
Ivonete Pereira de Almeida. A formação continuada de professores alfabetizadores no ensino fundamental do 1º ao 3º ano em Caxias-MA na perspectiva do PNAIC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Joelson de Sousa Morais.

12.
Lilia Rayane Sousa Lira. As práticas pedagógicas dos professores da educação de Jovens e Adultos (EJA): um estudo das metodologias utilizadas no processo ensino e aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Joelson de Sousa Morais.

13.
Jocilene Mendes. As atribuições do pedagogo no ambiente hospitalar: especificidades e desafios. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Joelson de Sousa Morais.

14.
Iramar de Sousa Viana. As contribuições do poeta Gonçalves Dias para a formação do romantismo brasileiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Joelson de Sousa Morais.

15.
Taiana Jara Pereira da Silva. Reflexões sobre a utilização da mídia no ensino de literatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Joelson de Sousa Morais.

16.
Jamaika Francisca Dias Sena. As práticas curriculares na EJA numa análise crítica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Joelson de Sousa Morais.

17.
Mayane de Sousa Ferreira. As práticas pedagógicas dos professores do ensino fundamental na perspectiva da alfabetização matemática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Joelson de Sousa Morais.

18.
Francisca Coutinho Cambraia. A prática pedagógica de professores dos anos iniciais do ensino fundamental na disciplina de Geografia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Joelson de Sousa Morais.

19.
Ângela Maria Oliveira Magalhães. A (des)motivação do docente em sala de aula na escola contemporânea. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. Orientador: Joelson de Sousa Morais.

20.
Ariana Cássia de Sousa Rodrigues. A música na educação infantil: contribuições e potencialidades no desenvolvimento da aprendizagem da criança. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. Orientador: Joelson de Sousa Morais.

21.
Maria de Fátima Ribeiro dos Santos. A inclusão escolar de alunos com autismo: desafios em sala de aula na percepção do professor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. Orientador: Joelson de Sousa Morais.

22.
Nailton Crus Nascimento. O currículo na educação de Jovens e Adultos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. Orientador: Joelson de Sousa Morais.

23.
Jessica Endyo de Andrade Sousa. As implicações do curso de formação continuada de professores da EJA no seu desenvolvimento profissional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Joelson de Sousa Morais.

24.
Sara da Silva Santos. A contribuição da literatura no desenvolvimento da linguagem oral da criança. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. Orientador: Joelson de Sousa Morais.

25.
Vinicius da Silva Carvalho. As contribuições das tecnologias na prática pedagógica de professores de Ciências no ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências - Biologia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Joelson de Sousa Morais.

26.
Larissa Morais dos Santos. As práticas pedagógicas de professores do ensino fundamental na perspectiva da escola inclusiva: desafios e possibilidades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Joelson de Sousa Morais.

27.
Antonia Maria da Costa dos Santos. Motivações pessoais e sociais na evasão escolar na EJA em Caxias-MA, atualmente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Joelson de Sousa Morais.

28.
Patrícia Silva de Medeiros. O internetês e sua influência no desenvolvimento da escrita na educação escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Joelson de Sousa Morais.

29.
Josefa Ramos Pinto. As várias facetas do feminino em "A asa esquerda do Anjo" de Lya Luft. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Joelson de Sousa Morais.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NASCIMENTO, F. S. C. ; MORAIS, J. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . A construção da identidade profissional de pedagogos docentes: entre a formação inicial e a prática pedagógica. Revista de Educação Dom Alberto, Santa Cruz do Sul-RS, p. 01 - 21, 01 dez. 2013.

2.
MORAIS, J. S.. Os contextos formativos e a tessitura de saberes no cotidiano de professoras iniciantes. Revista Temas em Educação, João Pessoa-PB, p. 1 - 178, 30 jun. 2015.

3.
MORAIS, J. S.. Currículo escolar e justiça social: o cavalo de Tróia da educação. Revista Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, p. 257 - 262, 30 out. 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
MORAIS, J. S.. A construção dos saberes mediada pelas relações interpsicológicas de professoras em início de carreira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MORAIS, J. S.. Oficina em Instrumentos Avaliativos para Professores da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. 2016. .

2.
MORAIS, J. S.. A música como estratégia metodológica interdisciplinar. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAIS, J. S.. Projeto "Dia das Mães". 2017. (Exposição).



Outras informações relevantes


- Aprovado em 1º lugar no seletivo para Professor Substituto na Universidade Estadual do Maranhão-UEMA (2018.2).
- Aprovado em 1º lugar no seletivo para Professor Substituto Na Universidade Federal do Maranhão-UFMA (2018.2).
- Aprovado em 2º lugar no Concurso Público para Professor do Magistério Superior (Prof. Assistente) na Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, Campus Caxias - CESC, na disciplina "Prática na Dimensão Educacional" (Edital nº 144/2016).
- Aprovado em 1º lugar no Seletivo para Professor Substituto para o Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino-DMTE da Universidade Federal do Piauí-UFPI (CCE/DMTE), Campus Teresina-PI. (2016.1)
- Aprovado em 1º lugar no Seletivo para Professor Substituto na Universidade Estadual do Maranhão-UEMA no Centro de Estudos Superiores de Presidente Dutra-CESPD, nas disciplinas: Didática & Política Educacional Brasileira (2014.1).
- Aprovado em 1º lugar no Processo Seletivo para Professor Substituto da UEMA, no Centro de Estudos Superiores de Caxias-CESC, na disciplina: Didática (2014.2).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 8:40:01