Rodrigo da Silva Miranda

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8458791802217213
  • Última atualização do currículo em 11/12/2018


Graduando em Engenharia Mecânica na Universidade Estadual do Maranhão, atualmente é pesquisador, técnico intitucional e monitor do Laboratório de Ensaios Mecânicos e Metalografia (LABEMM) também pela Universidade Estadual do Maranhão, atuando principalmente na área de Materiais e Processos de Fabricação no campo dos materiais metálicos nas seguintes áreas: tratamentos térmicos, ensaios mecânicos e caracterização microestrutural, e no campo dos compósitos na área de aumento de eficiência estrutural em fibra de carbono e compósitos híbridos. Como membro da equipe ZEUS da UEMA, trabalha na área de Estruturas e Ensaios Estruturais para competição anual SAE BRASIL AERODESIGN. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo da Silva Miranda
Nome em citações bibliográficas
MIRANDA, R. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Maranhão.
Travessa Paulo VI
Jardim São Cristóvão
65057630 - São Luís, MA - Brasil
Telefone: (98) 32441393


Formação acadêmica/titulação


2014
Graduação em andamento em Engenharia Mecânica.
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2012 - 2014
Ensino Médio (2º grau).
Unidade Escolar Barão de Gurguéia, UEBG, Brasil.
2005 - 2011
Ensino Fundamental (1º grau).
Unidade Integrada Governador Luiz Rocha, UIGLR, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Modelagem de Elementos Finitos usando Abaqus. (Carga horária: 4h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2014 - 2014
SOLIDWORKS. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TÉCNICO INSTITUCIONAL DE LABORATÓRIO, Carga horária: 30
Outras informações
TÉCNICO INSTITUCIONAL DO LABORATÓRIO DE ENSAIOS MECÂNICOS E METALOGRAFIA (LABEMM) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, SELECIONADO ATRAVÉS DE PROCESSO SELETIVO SOB A SUPERVISÃO DO PROF. DR. ADILTO PEREIRA ANDRADE CUNHA, PROMOVE SUPORTE TÉCNICO AO LABORATÓRIO, PARA O DESEMPENHO DE ATIVIDADES DE APOIO A PESQUISA DE CARÁTER CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO, INOVAÇÃO E AÇÕES EM PROGRAMAS ESTRATÉGICOS NA ÁREA DE MATERIAIS E PROCESSOS DE FABRICAÇÃO, BEM COMO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA SOLUÇÃO DE FALHAS EM MATERIAIS DE MÁQUINAS E ESTRUTURAS MECÂNICAS.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: PROGRAMA DE MONITORIA, Enquadramento Funcional: MONITOR DA PLATAFORMA SOUZINHA, Carga horária: 20
Outras informações
MONITOR DA PLATAFORMA SOUZINHA ? PORTAL WEB DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PARA ALUNOS DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS DA TERRA. SELECIONADO ATRAVÉS DE PROCESSO SELETIVO DA SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO ? SECTI, POR MEIO DA FAPEMA, SOB A SUPERVISÃO DO PROF. DR. ADILTO PEREIRA ANDRADE CUNHA. AS MONITORIAS OCORREM DE FORMA ONLINE ATRAVÉS DA PLATAFORMA COM O OBJETIVO DE DISSEMINAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E POPULARIZAR A CIÊNCIA ATRAVÉS DA LINHA DE AÇÃO ?POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA? E NO ÂMBITO DO PROGRAMA ?MAIS DIVULGAÇÃO?.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: PROGRAMA DE MONITORIA, Enquadramento Funcional: MONITOR, Carga horária: 12
Outras informações
MONITOR SELECIONADOCATRAVÉS DE PROCESSO SELETIVO DA DISCIPLINA DE ENGENHARIA DE MATERIAIS, SOB A SUPERVISÃO DO PROF. DR. ADILTO PEREIRA ANDRADE CUNHA. AS MONITORIAS OCORRERAM NO LABORATÓRIO DE ENSAIOS MECÂNICOS E METALOGRAFIA (LABEMM) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, ONDE FORAM REALIZADAS ANÁLISES MECÂNICAS E MICROESTRUTURAIS EM MATERIAIS DE ENGENHARIA.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: PROGRAMA DE MONITORIA, Enquadramento Funcional: MONITOR, Carga horária: 12
Outras informações
MONITOR SELECIONADO ATRAVÉS DE PROCESSO SELETIVO DA DISCIPLINA DE ENGENHARIA DE MATERIAIS, SOB A SUPERVISÃO DO PROF. DR. ADILTO PEREIRA ANDRADE CUNHA. AS MONITORIAS OCORRERAM NO LABORATÓRIO DE ENSAIOS MECÂNICOS E METALOGRAFIA (LABEMM) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, ONDE FORAM REALIZADAS ANÁLISES MECÂNICAS E MICROESTRUTURAIS EM MATERIAIS DE ENGENHARIA.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2012 - 2014
Modelagem, projeto e construção de um aeromodelo rádio controlado/cabo
Descrição: O projeto trata da construção e um aeromodelo rádio controlado/cabo, passando por algumas etapas: projeto preliminar, nessa etapa será feito o levantamento e o estudo da teoria básica de vôo; modelagem matemática, onde será o estudos necessário para implementar o modelo matemático do problema; desenho do aeromodelo usando um software comercial de CAD; escolha de materiais mais adequados para a construção do modelo físico do aeromodelo; testes preliminares via modelo computacional usando software comercial de análise; teste de vôo do modelo físico construído; apresentação de um relatório final e apresentação oral relatando a experiência adquirida no projeto e demonstração física do aeromodelo nas instituições envolvida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Rodrigo da Silva Miranda - Integrante / Elson César Moraes - Coordenador / Clesio Cruz Melo - Integrante / Milton de Oliveira Silva - Integrante / Rosiana da Silva Lopes - Integrante / Cicera Maria Viana de Araujo - Integrante / José Francisco dos Santos de Sousa - Integrante / Thiago Anderson Lopes de Sousa - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Projeto Zeus - SAE Aerodesign Brasil
Descrição: Desenvolvimento de projeto de veículos aéreos não tripulado para participação na competição anual SAE Aerodesign Brasil.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rodrigo da Silva Miranda - Integrante / Flávio Nunes Pereira - Coordenador / Fernando Antônio Moreira Serra Abreu - Integrante / André de Jesus Loreto de Carvalho - Integrante / João Pedro Vieira Alves - Integrante / Lucas Sá Guimarães Campelo - Integrante / Raphael Marcos Moraes da Silva - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2016 - 2017
CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA E MICROESTRUTURAL DE AÇOS SUBMETIDOS A TRATAMENTOS TÉRMICOS DE TÊMPERA E REVENIMENTO
Descrição: Esse trabalho trata dos efeitos dos tratamentos térmicos, com ênfase no tratamento de têmpera e revenimento, e da variação do elemento de liga carbono, sobre a microestrutura e propriedades mecânicas dos aços para aplicação. Foram realizados os ensaios mecânicos de tração, dureza, microdureza, impacto e tratamentos térmicos em corpos de prova, possuindo baixo e médio e alto teor de carbono. A verificação da evolução das propriedades físicas dos aços foram acompanhadas através das análises microscópicas, antes e depois de cada operação de tratamento térmico, com o objetivo de caracterizar cada fase microestrutural no que diz respeito ao tamanho do grão, porcentagem volumétrica do constituinte e homogeneidade, para que se tenha uma relação concreta entre características microestruturais com as propriedades mecânicas obtidas..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rodrigo da Silva Miranda - Coordenador / Adilto Pereira Andrade Cunha - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.
2015 - 2016
Influência do Ensaio Jominy na microestrutura e propriedades mecânicas dos aços
Descrição: Esse trabalho trata dos efeitos dos tratamentos térmicos, com ênfase no tratamento de têmpera que será analisado via ensaio Jominy, e da variação do elemento de liga carbono, sobre a microestrutura e propriedades mecânicas dos aços para aplicação. Foram realizados os ensaios mecânicos de tração, dureza, microdureza, impacto e tratamentos térmicos em corpos de prova, possuindo baixo e médio teor de carbono. A verificação da evolução das propriedades físicas dos aços foram acompanhadas através das análises microscópicas, antes e depois de cada operação de tratamento térmico, com o objetivo de caracterizar cada fase microestrutural no que diz respeito ao tamanho do grão, porcentagem volumétrica do constituinte e homogeneidade, para que se tenha uma relação concreta entre características microestruturais com as propriedades mecânicas obtidas..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rodrigo da Silva Miranda - Coordenador / Adilto Pereira Andrade Cunha - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.


Outros Projetos


2017 - 2017
PROJETO DE UM VANT PARA COMPETIÇÃO SAE BRASIL AERODESIGN
Descrição: DESENVOLVIMENTO DE PROJETO AERONÁUTICO, DESDE SUA CONCEPÇÃO, PROJETO DETALHADO, CONSTRUÇÃO E TESTES. ONDE FOI TRABALHADO DESAFIOS REAIS ENFRENTADOS PELA INDÚSTRIA AERONÁUTICA COMO: OTIMIZAÇÃO MULTIDISCIPLINAR PARA ATENDIMENTO DE REQUISITOS CONFLITANTES, REDUÇÃO DE PESO ATRAVÉS DE OTIMIZAÇÃO ESTRUTURAL, INSTRUMENTAÇÃO E ENSAIOS EM VÔO DOS PROTÓTIPOS..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rodrigo da Silva Miranda - Coordenador / Flávio Nunes Pereira - Integrante / Fernando Antônio Moreira Serra Abreu - Integrante / André de Jesus Loreto de Carvalho - Integrante / Elyéverton José de Moraes Àvila - Integrante / João Pedro Vieira Alves - Integrante / José Antônio Mohana Pinheiro - Integrante / Lucas Sá Guimarães Campelo - Integrante / Raphael Marcos Moraes da Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física/Especialidade: Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física/Especialidade: Transformação de Fases.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia de Transformação/Especialidade: Tratamentos Térmicos, Mecânicos e Químicos.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação/Especialidade: Processos de Fabricação, Seleção Econômica.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos/Especialidade: Mecânica dos Corpos Sólidos, Elásticos e Plásticos.
6.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Não-Metálicos/Especialidade: Polímeros, Aplicações.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala RazoavelmenteEscreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala RazoavelmenteEscreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Prêmio Melhor Apresentação SEMIC XXVIII, Universidade Estadual do Maranhão.
2014
Menção Honrosa, OBMEP.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS JUNIOR, A. N. ; MIRANDA, R. S. ; CUNHA, A. P. A. . ANÁLISE DE PROPRIEDADES MECÂNICAS E MICROESTRUTURAIS DO AÇO SAE 1020. In: Franciele Bonatto; Henrique Ajuz Holzmann; João Dallamuta. (Org.). Engenharias Mecânica e Industrial:Projetos e Fabricação. 1ed.Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2018, v. 1, p. 1-7.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, R. B. ; MIRANDA, R. S. . INFLUÊNCIA DA TAXA DE RESFRIAMENTO SOBRE MACROESTRUTURA DA LIGA DE ALUMÍNIO SAE 323 SOLIDIFICADO EM MOLDE DE AREIA. In: XXV Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica, 2018, Brasília (DF). ANAIS DO 25º CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA MECÂNICA. Brasília (DF): UNB/FGA, 2018. v. 2. p. 234-239.

2.
MIRANDA, R. S.; CUNHA, A. P. A. . INFLUÊNCIA DO ENSAIO METALÚRGICO DE TÊMPERA NA MICROESTRUTURA E PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS AÇOS. In: XXV Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica, 2018, Brasília (DF). ANAIS DO 25º CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA MECÂNICA. Brasília (DF): UNB/FGA, 2018. v. 2. p. 248-256.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXV Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica. INFLUÊNCIA DO ENSAIO METALÚRGICO DE TÊMPERA NA MICROESTRUTURA E PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS AÇOS. 2018. (Congresso).

2.
19ª Competição SAE BRASIL AeroDesign. 2017. (Olimpíada).

3.
XII MACCBIO Mostra Acadêmico-Científica em Ciências Biológicas. 2017. (Simpósio).

4.
XXIX SEMIC Seminário de Iniciação Científica UEMA.Caracterização mecânica e microestrutural de aços submetidos a tratamentos térmicos de têmpera e revenimento. 2017. (Seminário).

5.
XXVIII SEMIC Seminário de Iniciação Científica UEMA.Influência do Ensaio Jominy na microestrutura e propriedades mecânicas dos aços. 2016. (Seminário).

6.
II Semana de Engenharia 2014. 2015. (Outra).

7.
I SAET Semana Acadêmica de Engenharia e Tecnologia 2015. 2015. (Outra).

8.
XXVII SEMIC Seminário de Iniciação Científica UEMA. 2015. (Seminário).



Inovação



Projeto de desenvolvimento tecnológico

Projeto de extensão

Outros projetos



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 12:05:13