Maribel Carvalho Suarez

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7962063158685581
  • Última atualização do currículo em 11/11/2014


Professora da Área de Marketing e Negócios Internacionais do Instituto COPPEAD de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio, coordena a Cátedra FIAT de Estudos em Consumo. É uma das organizadoras dos Encontros Internacionais COPPEAD de Comportamento do Consumidor. Seus principais temas de interesse se concentram na área de Comportamento do Consumidor em temas como Anticonsumo, Branding, Família e Pesquisa Qualitativa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maribel Carvalho Suarez
Nome em citações bibliográficas
SUAREZ, Maribel Carvalho;Suarez, Maribel Carvalho;SUAREZ, M. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.
Rua 36, n.355
Cidade Universitária - Fundão
21945-970 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil - Caixa-postal: 68514
Telefone: (21) 25989800
Ramal: 4368
Fax: (21) 25989840
URL da Homepage: http://www.coppead.ufrj.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Administração de Empresas.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Criação, movimento e negociação de significados a partir do não consumo: um estudo do abandono das categorias de automóvel e cigarro, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Marie Agnes Chauvel.
Palavras-chave: Administração de Empresas; Comportamento do Consumidor; Marketing; Cigarro; Automóvel; Abandono.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia.
2002 - 2004
Mestrado em Administração.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: EXPLORANDO CONCEITOS E AÇÕES DE MARKETING EM ORGANIZAES DO TERCEIRO SETOR: DOIS ESTUDOS DE CASO,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Letícia Moreira Casotti.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: Administração de Empresas; Marketing; Terceiro Setor.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia.
Setores de atividade: Outros.
1991 - 1994
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
princípio de Aprendizado Centrado no Aluno. (Carga horária: 24h).
Grupo IBMEC.
1996 - 1996
Política e Marketing Cultural. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do Instituto COPPEAD de Pós-Graduação em Administração; Coordenadora do Centro de Estudo em Consumo Coordenadora de Pesquisa

Atividades

02/2014 - Atual
Ensino, Doutorado, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
ADM824 - Tópicos Especiais em Comportamento do Consumidor
ADM 802 - Estudos de Cultura e Consumo
2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD, .

Linhas de pesquisa
Marketing e Consumo
1997 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD, .

Linhas de pesquisa
Comportamento do Consumidor
07/2013 - 12/2013
Ensino, Doutorado, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
ADM802 - Estudos de Cultura e Consumo

Fundação Universitária José Bonifácio, FUJB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 44
Outras informações
Professora Colaboradora no Instituto COPPEAD de Pós-Graduação em Administração

Vínculo institucional

2003 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40
Outras informações
Pesquisadora da Cátedra L'Óreal de Comportamento do Consumidor.

Atividades

9/2003 - Atual
Treinamentos ministrados , Instituto de Pesquisa e Pós Graduação Em Administração, Coppead.

Treinamentos ministrados
Disciplina Canais de Marketing para o Programa de Formação em Marketing
Disciplina Comportamento do Consumidor para o MBA EXECUTIVO
Disciplina Comportamento do Consumidor para o programa de Aperfeiçoamento em Serviços
Disciplina Fundamentos de Marketing para o Programa de Formação em Logística
Disciplina Fundamentos de Marketing para o Programa de Formação em Marketing
Disciplina Organização de Marketing para MBA MARKETING
9/2003 - 12/2005
Extensão universitária , Instituto de Pesquisa e Pós Graduação Em Administração, Coppead.

Atividade de extensão realizada
Coordenação Executiva do Programa de Formação em Marketing.
06/2003 - 12/2005
Extensão universitária , Instituto de Pesquisa e Pós Graduação Em Administração, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação Executiva do Programa de Formação em Logística.


Linhas de pesquisa


1.
Comportamento do Consumidor
2.
Marketing e Consumo


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
O Processo Simbólico do Abandono do Cigarro: uma contribuição aos estudos antitabagistas

Descrição: Pretende contribuir com os estudos antitabagistas , enfocando os aspectos simbólicos do abandono dessa categoria, a partir da investigação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Maribel Carvalho Suarez - Coordenador.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2012 - Atual
Anticonsumo

Descrição: Investiga respostas negativas dos consumidores ao consumo, incluindo o estudo de comportamentos diversos de abandono, distanciamento, aversão e boicote a categorias e marcas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Maribel Carvalho Suarez - Coordenador / Letícia Moreira Casotti - Integrante / Roberta Dias Campos - Integrante.
Financiador(es): Fiat Automoveis - Matriz - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 5
2012 - Atual
Famila, Gênero e Consumo

Projeto certificado pela empresa LOreal Brasil Comercial de Cosmeticos em 14/06/2013.

Descrição: Investiga a dimensão sociocultural do consumo de bens e serviços, através da articulação entre o consumo e categorias e principios culturais específicas às questões de gênero e família. Busca ainda entender as especificidades do processo de socialização do consumidor, notadamente, do consumidor brasileiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Maribel Carvalho Suarez - Integrante / Leticia Moreira Casotti - Integrante / Roberta Dias Campos - Coordenador / Ana Elisa Biolchini Marcondes Ferreira - Integrante.
Financiador(es): LOreal Brasil Comercial de Cosmeticos - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2
2011 - 2013
Rituais de Consumo do Automóvel

Descrição: Investiga os aspectos simbólicos relacionados ao consumo de automóveis..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Maribel Carvalho Suarez - Integrante / Leticia Moreira Casotti - Integrante / Roberta Dias Campos - Integrante / Marie Agnes Chauvel - Integrante / Fabrício Molica de Mendonça - Coordenador / Luciana Velloso de Souza Araujo - Integrante / Ana Elisa Biolchini Marcondes Ferreira - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1
1997 - Atual
Estudo sobre o Comportamento do Consumidor

Projeto certificado pela empresa LOreal Brasil Comercial de Cosmeticos em 06/10/2014.

Descrição: Investiga os diversos fatores envolvidos no processo de escolha, compra, uso e descarte de bens, serviços e ideias pelos consumidores.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maribel Carvalho Suarez - Integrante / Leticia Moreira Casotti - Coordenador / Ana Elisa Biolchini Marcondes Ferreira - Integrante / Roberta Dias Campos - Integrante / Ana Paula Barbosa Leite Bastos - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fiat Automoveis - Matriz - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: BAR. Brazilian Administration Review
2011 - Atual
Periódico: BBR. Brazilian Business Review (Edição em português. Online)
2012 - Atual
Periódico: Revista Base Unisinos
2013 - Atual
Periódico: Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
Suarez, Maribel Carvalho2014Suarez, Maribel Carvalho . Meanings of consumption and abandonment: understanding smoking cessation symbolism. BAR. Brazilian Administration Review, v. 11, p. 210-227, 2014.

2.
DESJEUX, D.2014DESJEUX, D. ; SUAREZ, Maribel Carvalho ; CAMPOS, R. D. . O Método dos Itinerários: Uma Contribuição Metodológica das Ciências Sociais à Pesquisa de Consumo em Gestão. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, p. 72-81, 2014.

3.
SUAREZ, Maribel Carvalho;Suarez, Maribel Carvalho;SUAREZ, M. C.2013SUAREZ, Maribel Carvalho ; CASOTTI, LETÍCIA MOREIRA ; CASOTTI, Letícia Moreira . O MÉTODO DO CASO E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE GESTORES NO CONTEXTO BRASILEIRO. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho), v. 10, p. 01-24, 2013.

4.
NEVES, A. B. C.2013NEVES, A. B. C. ; DIAS, P. C. B. ; SUAREZ, Maribel Carvalho . Made in China: um estudo sobre o efeito país de origem na introdução da montadora Chery no Brasil. Revista ADM.MADE, v. 17, p. 149-168, 2013.

5.
SUAREZ, Maribel Carvalho2012 SUAREZ, Maribel Carvalho ; CASOTTI, Leticia ; CHAUVEL, Marie Agnes . Motivações e significados do abandono de categoria: aprendizados a partir da investigação com ex-fumantes e ex-proprietários de automóveis. Cadernos EBAPE.BR (FGV), v. X, p. 411-434, 2012.

6.
Suarez, Maribel Carvalho2011Suarez, Maribel Carvalho ; Macedo-Soares ; CHAUVEL, Marie Agnes ; CASOTTI, Leticia Moreira . Oportunidade e Desafio em Marketing: como e por que as pessoas se desfazem de seus bens?. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre. Online), v. 17, p. 2, 2011.

7.
OGURI, Lúcia Maria Bittencourt2009 OGURI, Lúcia Maria Bittencourt ; CHAUVEL, Marie Agnes ; SUAREZ, Maribel Carvalho . O processo de criação das telenovelas. RAE (Impresso), v. 49, p. 38-48, 2009.

8.
SUAREZ, Maribel Carvalho;Suarez, Maribel Carvalho;SUAREZ, M. C.2009SUAREZ, Maribel Carvalho ; CASOTTI, Leticia . Marketing Orientation in the Third Sector: The Art of Afro Reggae. Latin American Business Review (Binghamton, N.Y.), v. 10, p. 217-236, 2009.

9.
CASOTTI, Letícia Moreira2008 CASOTTI, Letícia Moreira ; Victor Manoel Cunha de Almeida ; SUAREZ, Maribel Carvalho . Beleza Natural: Crescendo na Base da Pirâmide. RAC. Revista de Administração Contemporânea (Impresso), v. 12, p. 22-30, 2008.

10.
SUAREZ, Maribel Carvalho;Suarez, Maribel Carvalho;SUAREZ, M. C.2007SUAREZ, Maribel Carvalho ; TOMEI, Patrícia Amélia . Longe de um final feliz? Uma analise das novas relaçoes de trabalho a partir do filme Em Boa Companhia. Revista Symposium, v. 5, p. 06-15, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CASOTTI, Letícia Moreira (Org.) ; CAMPOS, Roberta Dias (Org.) ; SUAREZ, Maribel Carvalho (Org.) . O tempo da beleza: consumo e comportamento feminino, novos olhares. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008. v. 1.

2.
CASOTTI, Leticia (Org.) ; SUAREZ, Maribel Carvalho (Org.) . Relações com os consumidores: experiências brasileiras. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Mauad, 2003. v. 1. 272p .

Capítulos de livros publicados
1.
Suarez, Maribel Carvalho ; CHAUVEL, Marie Agnes . Different Ways of Saying Goodbye: Outlining Three Types of Abandonment of a Product Category. In: Russell W. Belk; S ren Askegaard; Linda Scott. (Org.). Research in Consumer Behavior. 1ed.: Emerald, 2012, v. 14, p. 277-295.

2.
OGURI, Lúcia Maria Bittencourt ; CHAUVEL, Marie Agnes ; SUAREZ, Maribel Carvalho . TV: O processo de criação das telenovelas. In: Tomas Wood Jr.; Pedro F. Bendassoli, Charles Kirschbaum, Miguel Pina e Cunha. (Org.). Industrias Criativas no Brasil. 1ed.São Paulo: Atlas, 2009, v. 1, p. 84-96.

3.
CHAUVEL, Marie Agnes ; SUAREZ, Maribel Carvalho . Consumidores pobres e insatisfação pós-compra: eles não têm respeito pela gente. In: Angela da Rocha, Jorge Ferreira da Silva. (Org.). Consumo na base da pirâmide estudos brasileiros. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X, 2009, v. 1, p. 179-204.

4.
SUAREZ, Maribel Carvalho ; Motta, Paulo Cesar ; BARROS, C. . Consumo e castigo: um retrato das relações de consumo no seriado A Diarista. In: Angela da Rocha; Jorge Ferreira da Silva. (Org.). Consumo na base da pirâmide estudos brasileiros. 1ed.Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2009, v. 1, p. 205-224.

5.
CASOTTI, Leticia Moreira ; SUAREZ, Maribel Carvalho ; DELIZA, R. . Consumidores de alimentos nas famílias de baixa renda: compartilhando achados, experiências e aprendizados. In: Angela da Rocha; Jorge Ferreira da Silva. (Org.). Consumo na base da Pirâmide estudos brasileiros. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X, 2009, v. 1, p. 245-255.

6.
SUAREZ, Maribel Carvalho ; CASOTTI, Leticia Moreira . Orientação para Mercado no Terceiro Setor A Arte do Afro Reggae. In: Marie Agnes Chauvel; Marcos Cohen. (Org.). Ética, Sustentabilidade e Sociedade. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009, v. , p. -.

7.
CHAUVEL, Marie Agnes ; SUAREZ, Maribel Carvalho . Consumo, Marketing e Sustentabilidade. In: Marie Agnes Chauvel; Marcos Cohen. (Org.). Ética, Sustentabilidade e Sociedade. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009, v. , p. -.

8.
CASOTTI, Letícia Moreira ; SUAREZ, Maribel Carvalho ; CAMPOS, Roberta Dias . A pesquisa da beleza no cotidiano feminino. In: Letícia Casotti; Maribel Suarez; Roberta Dias Campos. (Org.). O Tempo da Beleza: consumo e comportamento feminino, novos olhares. 1ed.Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008, v. , p. 18-29.

9.
CASOTTI, Letícia Moreira ; SUAREZ, Maribel Carvalho ; CAMPOS, Roberta Dias . O momento é agora. In: Letícia CAsotti; Maribel Suarez; Roberta Dias Campos. (Org.). O Tempo da Beleza: consumo e comportamento feminino, novos olhares. 1ed.Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008, v. , p. 30-47.

10.
CASOTTI, Letícia Moreira ; SUAREZ, Maribel Carvalho ; CAMPOS, Roberta Dias . O tempo existe. In: Letícia Casotti; Maribel Suarez; Roberta Dias Campos. (Org.). O tempo da beleza: consumo e comportamento feminino, novos olhares. 1ed.Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008, v. , p. 48-69.

11.
CASOTTI, Letícia Moreira ; SUAREZ, Maribel Carvalho ; CAMPOS, Roberta Dias . O tempo não pára. In: Letícia Casotti; Maribel Suarez; Roberta Dias Campos. (Org.). O tempo da beleza: consumo e comportamento feminino, novos olhares. 1ed.Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008, v. , p. 70-87.

12.
CASOTTI, Letícia Moreira ; SUAREZ, Maribel Carvalho ; CAMPOS, Roberta Dias . Cada coisa em seu tempo. In: Letícia Casotti; Maribel Suarez; Roberta Dias Campos. (Org.). O tempo da beleza: consumo e comportamento feminino, novos olhares. 1ed.Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008, v. , p. 88-103.

13.
CASOTTI, Letícia Moreira ; SUAREZ, Maribel Carvalho ; CAMPOS, Roberta Dias . Revendo nosso itinerário. In: Letícia Casotti; Maribel Suarez; Roberta Dias Campos. (Org.). O tempo da beleza: consumo e comportamento feminino, novos olhares. 1ed.Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008, v. , p. 104-109.

14.
CASOTTI, Letícia Moreira ; SUAREZ, Maribel Carvalho ; CAMPOS, Roberta Dias . Método dos Itinerários: um olhar renovado sobre o consumo. In: Letícia Casotti; Maribel Suarez; Roberta Dias Campos. (Org.). O tempo da beleza: consumo e comportamento feminino, novos olhares. 1ed.Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008, v. , p. 110-119.

15.
CASOTTI, Letícia Moreira ; SUAREZ, Maribel Carvalho ; CAMPOS, Roberta Dias . Apresentação. In: Letícia Casotti; Maribel Suarez; Roberta Dias Campos. (Org.). O tempo da beleza, consumo e comportamento feminino, novos olhares. 1ed.Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008, v. , p. 122-123.

16.
CASOTTI, Leticia Moreira ; SUAREZ, Maribel Carvalho . Prefácio. In: Leticia Moreira Casotti; Maribel Carvalho Suarez. (Org.). Relações com os consumidores: experiências brasileiras. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Mauad, 2003, v. 1, p. 9-12.

17.
SOUZA, Carlos Augusto Pamplona de ; CASOTTI, Leticia Moreira ; SUAREZ, Maribel Carvalho . Eficiência ou Relacionamento? Estratégia, relações de trabalho e atuação do SAC. In: Leticia Moreira Casotti; Maribel Carvalho Suarez. (Org.). Relações com os consumidores: experiências brasileiras. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Mauad, 2003, v. 1, p. 203-226.

18.
FIGUEIREDO, Felipe Augusto Santos ; CASOTTI, Leticia Moreira ; SUAREZ, Maribel Carvalho . Canais de Relacionamento com clientes: caso Telefônica Celular. In: Leticia Moreira Casotti; Maribel Carvalho Suarez. (Org.). Relações com os consumidores: experiências brasileiras. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Mauad, 2003, v. 1, p. 227-252.

19.
SUAREZ, Maribel Carvalho ; SENDER, Gisela . Evolução das Relações de Trabalho: Um Estudo Exploratório com Jornalistas da Mídia Impressa do Rio de Janeiro. In: Ursula Wetzel; Amélia Tomei. (Org.). Estudos em Negócios II. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad, 2002, v. 1, p. 99-120.

20.
SUAREZ, Maribel Carvalho ; JULIANELLI, Leonardo Ferreira ; CASOTTI, Leticia Moreira . Reclamações dos Consumidores: Um Estudo Exploratório do que chega aos Jornais. In: Ursula Wetzel; Amélia Tomei. (Org.). Estudos em Negócios II. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad, 2002, v. 1, p. 175-194.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CASOTTI, Leticia Moreira ; SUAREZ, Maribel Carvalho ; MARIAMPOLSKY, Hy . Creating Beauty at the Base of the Pyramid. Quirk´s Marketing Research Review, Estados Unidos, 01 fev. 2010.

2.
SUAREZ, Maribel Carvalho ; CAMPOS, Roberta Dias ; CASOTTI, Leticia Moreira . Cátedra L Oréal: o que a parceria entre empresa e universidade pode trazer para o estudo do comportamento do consumidor?. Economia e Conjuntura, Rio de Janeiro, , v. 71, p. 41 - 43, 04 jan. 2006.

3.
SUAREZ, Maribel Carvalho ; CASOTTI, Leticia Moreira . Refletindo sobre o Marketing e as Comunidades virtuais. Economia e Conjuntura, 09 nov. 2004.

4.
SUAREZ, Maribel Carvalho ; CASOTTI, Leticia Moreira . Fazer marketing sem conhecer marketing: uma lição do terceiro setor para as empresas. Economia e Conjuntura, , v. 49, p. 20 - 24, 02 fev. 2004.

5.
SUAREZ, Maribel Carvalho ; CASOTTI, Leticia Moreira . A Iniciativa Nobre e Lucrativa de Responsabilidade Social das Empresas. Economia e Conjuntura, 01 fev. 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MATTIODA, D. G. ; SUAREZ, Maribel Carvalho ; Barros, D. . Ampliando o entendimento sobre marcas e escolhas a partir da perspectiva da rejeição. In: EMA-ANPAD VI Encontro de Marketing, 2014, Gramado. EMA 2014. Rio de Janeiro: ANPAD, 2014.

2.
SCHOTT, C. S. C. M. ; CUPOLILLO, M. B. N. ; SUAREZ, Maribel Carvalho . Aprendizados sobre ressonância cultural a partir da análise da apropriação da Campanha Vem pra Rua , da Fiat, nas manifestações de 2013. In: EMA-ANPAD VI Encontro de Marketing, 2014, Gramado. EMA 2014. Rio de Janeiro: ANPAD, 2014.

3.
BAPTISTA, C. I. R. ; JOSEPH, R. E. ; LINO, R. N. ; SUAREZ, Maribel Carvalho . As manifestações brasileiras de 2013: significados e experiências na perspectiva dos seus participantes. In: EMA-ANPAD VI Encontro de Marketing, 2014, Gramado. EMA 2014. Rio de Janeiro: ANPAD, 2014.

4.
SCHOTT, C. S. C. M. ; CUPOLILLO, M. B. N. ; SUAREZ, M. C. . Empirical evidences of cultural resonance: how Brazilians demonstrators appropriated a Fiat's campaign. In: Association for Consumer Research Conference 2014, 2014, Baltmore. Advances in Consumer Research, 2014. v. 41.

5.
DINIZ, F. J. F. S. ; SUAREZ, Maribel Carvalho ; CAMPOS, Roberta Dias . Consumption Grief: How Consumers Cope With the Disadoption of Their Car Brand. In: XXXVII EnANPAD 2013, 2013, Rio De Janeiro. XXXVII EnANPAD 2013 Encontro Científico de Administração, 2013.

6.
SUAREZ, Maribel Carvalho ; CASOTTI, Letícia Moreira ; CAMPOS, Roberta Dias . Carro de pai, Carro de filho: uma investigação dos significados do consumo do automóvel a partir de uma perspectiva familiar. In: XXXVII EnANPAD 2013, 2013, Rio de Janeiro. XXXVII EnANPAD 2013 Encontro Científico de Administração, 2013.

7.
SUAREZ, Maribel Carvalho ; GALINDO, F. ; SOUKUP FILHO, V. ; MACHADO, R. . A Esperança Que Nos Une: Investigação de uma Comunidade de Marca na Internet em torno do Lançamento de um Novo Produto. In: XXXVII EnANPAD 2013, 2013, Rio de Janeiro. XXXVII EnANPAD 2013 Encontro Científico de Administração, 2013.

8.
SUAREZ, Maribel Carvalho . Rituais de Consumo e Abandono: uma abordagem complementar para as campanhas antitabagistas. In: XXXV Enanpad, 2011, Rio de Janeiro. Anais do XXXV Enanpad. Rio de Janeiro: Enanpad, 2011. v. 1.

9.
SUAREZ, Maribel Carvalho ; Motta, Paulo Cesar ; BARROS, C. . Consumo e Castigo: Um Retrato das Relações de Consumo no Seriado A Diarista . In: XXXIII Enanpad, 2009, São Paulo. Anais do XXXIII Enanpad. Rio de Janeiro: Anpad, 2009.

10.
Beyda, Tania Tisser ; SUAREZ, Maribel Carvalho ; Brandão, Luiz . Caso Rio Vermelho. In: XXXIII Enanpad, 2009, São Paulo. Anais do XXXIII Enanpad. Rio de Janeiro: Anpad, 2009.

11.
CASOTTI, Letícia Moreira ; SUAREZ, Maribel Carvalho . Redken for Men: a busca de conhecimento para lançar novos produtos para um novo homem. In: 32º Enanpad, 2008, Rio de Janeiro. Enanpad, 2008.

12.
OGURI, Lúcia Maria Bittencourt ; CHAUVEL, Marie Agnes ; SUAREZ, Maribel Carvalho . Novelas como Jazz? Uma Análise da Atuação da Rede Globo a partir do Modelo Improvisacional de Desenvolvimento de Produtos. In: EMA-ANPAD, 2008, Curitiba. Anais do III Encontro de Marketing da ANPAD/EMA, 2008.

13.
CASOTTI, Letícia Moreira ; SUAREZ, Maribel Carvalho ; Victor Manoel Cunha de Almeida . Beleza Natural: Crescendo na Base da Pirâmide. In: XXXI Enanpad, 2007, Rio de Janeiro. XXXI Enanpad, 2007.

14.
SUAREZ, Maribel Carvalho ; TOMEI, Patrícia Amélia . Longe de um final feliz? Uma análise das novas relações de trabalho a partir do filme Em Boa Companhia. In: ENGPR-ANPAD, 2007, Natal. Anais do I Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho ANPAD ENGPR, 2007.

15.
SUAREZ, Maribel Carvalho ; CAMPOS, Roberta Dias ; CASOTTI, Leticia Moreira . The Time of Beauty: an Interpretation of Female Everyday Life. In: EMAC, 2006, Grécia. EMAC 35th Conference Proceedings - Suistanable Marketing Leadership, 2006.

16.
CAMPOS, Roberta Dias ; CASOTTI, Leticia Moreira ; SUAREZ, Maribel Carvalho . Possibilidades de Contribuição da Sociologia ao Marketing: Itinerários de Consumo. In: EMA-ANPAD, 2006, Rio de Janeiro. Anais do II Encontro de Marketing da ANPAD EMA, 2006.

17.
SUAREZ, Maribel Carvalho ; CAMPOS, Roberta Dias ; CASOTTI, Leticia Moreira . A beleza do Cotidiano: o consumo de produtos de beleza no universo doméstico das mulheres cariocas de classe alta. In: III Enec, 2006, Rio de Janeiro, 2006.

18.
CAMPOS, Roberta Dias ; SUAREZ, Maribel Carvalho ; CASOTTI, Leticia Moreira . Me explica o que é ser feminina? Um Estudo sobre a Influência entre Gerações no Consumo de Cosméticos. In: XXX Enanpad, 2006, Salvador. XXX Enanpad, 2006, 2006.

19.
SUAREZ, Maribel Carvalho ; CASOTTI, Leticia Moreira . Word-of-mouth in the context of on-line communities: reflections from a real example. In: Balas Annual Conference, 2005, Madrid. Balas Annual Conference, 2005.

20.
SUAREZ, Maribel Carvalho ; CASOTTI, Leticia Moreira . Social Franchising: A Brazilian Experience in the Third Sector. In: Balas Annual Conference, 2005, Madrid. Balas Annual Conference, 2005.

21.
SUAREZ, Maribel Carvalho ; CASOTTI, Leticia Moreira . Digital and Social Inclusion: A Brazilian Experience of Applying the Concept of Franchising in the Third Sector . In: EMAC, 2005, Milão. EMAC, 2005.

22.
SUAREZ, Maribel Carvalho ; CASOTTI, Leticia Moreira . Um novo professor para um novo aluno?Uma discussão sobre a utilização do método do caso. In: XXVIII ENANPAD, 2004, Curitiba. XXVIII ENANPAD 2004, 2004. p. 186-186.

23.
PORCARO, Jorge ; SUAREZ, Maribel Carvalho ; CASOTTI, Leticia Moreira . A Influência do Marketing Interno na Cultura Organizacional em uma Empresa de Transporte Rodoviário de Passageiros. In: IberoAmerican Academy of Management International Conference, 2003, São Paulo, 2003.

24.
FIGUEIREDO, Felipe ; CASOTTI, Leticia Moreira ; SUAREZ, Maribel Carvalho . Canais de Relacionamento com Clientes: um estudo das reclamações em uma empresa de telefonia móvel. In: XXXVIII Assemblea Anual Cladea, 2003, Lima. XXXVIII Assemblea Anual Cladea, 2003.

25.
FIGUEIREDO, Kleber ; ESCOBAR, Daisy ; SUAREZ, Maribel Carvalho ; PAIXÃO, Ricardo . En Busca del Lean Service: Un Estudio de Casos en Dos Compañías Aéreas, una de Brasil, otra de Europa. In: XXVII ENANPAD, 2003, Atibaia. XXVII ENANPAD 2003, 2003. v. 1. p. 252-253.

26.
FIGUEIREDO, Kleber ; ARKADER, Rebecca ; PAIXÃO, Ricardo ; SUAREZ, Maribel Carvalho . Lessons from the Adaptation of a lean service concept and design in a developing country context: a case study in a Brazilian airline.. In: 10th International Conference of the European Operations Management Association EurOMA, 2003, Cernobbio. One World? One View of OM? The Challenges of Integrating Research and Practice. Padova: SGE Editoriali, 2003. v. 1. p. 865-874.

27.
SUAREZ, Maribel Carvalho ; JULIANELLI, Leonardo Ferreira ; CASOTTI, Letícia Moreira . Reclamações dos Consumidores: um estudo exploratório do que chega aos jornais. In: Congresso Coppead de Administração, 2002, Rio de Janeiro, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Suarez, Maribel Carvalho ; CHAUVEL, Marie Agnes . Different ways of saying goodbye: outlining three types of abandonment of a product category. In: Association for Consumer Research Conference 2012, 2012, Vancouver. Advances in Consumer Research. Vancouver, 2012. v. 39.

Artigos aceitos para publicação
1.
SUAREZ, Maribel Carvalho ; CASOTTI, Letícia Moreira . Transcendendo a abordagem individual do consumo: uma investigação dos significados do automóvel pela perspectiva das famílias. BBR. Brazilian Business Review (Edição em português. Online), 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
SUAREZ, Maribel Carvalho ; CASOTTI, Letícia Moreira ; MATTOS, R. . Carro de pai, Carro de filho: uma investigação dos significados do consumo do automóvel a partir de uma perspectiva familiar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
DINIZ, F. J. F. S. ; SUAREZ, Maribel Carvalho ; CAMPOS, Roberta Dias . Consumption Grief: How Consumers Cope With the Disadoption of Their Car Brand. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GALINDO, F. ; SUAREZ, Maribel Carvalho . NETNOGRAFIA DE UM LANÇAMENTO AUTOMOTIVO: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO COLETIVA DA INFORMAÇÃO, ESPERANÇAS E IDEOLOGIAS DE CONSUMIDORES CONECTADOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SUAREZ, Maribel Carvalho ; GALINDO, F. ; SOUKUP FILHO, V. ; MACHADO, R. . A Esperança Que Nos Une: Investigação de uma Comunidade de Marca na Internet em torno do Lançamento de um Novo Produto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SUAREZ, Maribel Carvalho ; CASOTTI, Leticia Moreira . Trilha Brain: Trilhas de Sinalização de Mercado/COPPEAD. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SUAREZ, M. C. . Cigarette Abandonment and Rituals: Understanding Smoking Cessation Symbolism. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SUAREZ, M. C. ; CASOTTI, Letícia Moreira ; CAMPOS, R. D. ; ARAUJO, L. V. S. . So hard to say goodbye: disposal as a symptom of consumption. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SUAREZ, Maribel Carvalho ; CHAUVEL, Marie Agnes . Different Ways of Saying Goodbye: Outlining Three Types of Abandonment of a Product Category. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SUAREZ, Maribel Carvalho . Revisora de Artigos para o EMA 2014 - VI Encontro da Divisão de Marketing da ANPAD. 2014.

2.
SUAREZ, Maribel Carvalho . Avaliadora do artigo L7930 para RAE- Revista de Administração de Empresas. 2014.

3.
SUAREZ, Maribel Carvalho . Avaliadora do EMA 2014 - VI Encontro de Marketing ANPAD. 2014.

4.
SUAREZ, Maribel Carvalho . Coordenadora da Sessão Tradicional - Consumo e Movimentos Sociais - EMA 2014. 2014.

5.
SUAREZ, Maribel Carvalho . Revisora do artigo 954-3452-1-RV para Revista ADM.MADE. 2014.

6.
SUAREZ, Maribel Carvalho . Revisora do artigo 898-3230-1-RV para Revista ADM.MADE. 2014.

7.
SUAREZ, Maribel Carvalho . Avaliadora Congresso EnANPAD 2013. 2013.

8.
SUAREZ, Maribel Carvalho . 2013 CLADEA - Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administración. 2013.

9.
SUAREZ, Maribel Carvalho . Revisora do artigo de código 1219 ADM.MADE. 2013.

10.
SUAREZ, Maribel Carvalho . Revisão de artigo código 'pp12' para o Journal of Business Research. 2013.

11.
SUAREZ, Maribel Carvalho . Revisora do artigo 7592 RAE-Revista de Administração de Empresas. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SUAREZ, Maribel Carvalho . Não Vale Quanto Pesa. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
SUAREZ, Maribel Carvalho . 10 tendências que irão mudar a sua vida. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
CASOTTI, Letícia Moreira ; CAMPOS, Roberta Dias ; SUAREZ, Maribel Carvalho . A contribuição das pesquisas de consumo para a inovação empresarial. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
SUAREZ, Maribel Carvalho . A contribuição das pesquisas de consumo para a inovação empresarial. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
SUAREZ, Maribel Carvalho . Pesquisar o comportamento do consumidor é fundamental para inovar. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SUAREZ, Maribel Carvalho . MBA Executivo - Comportamento do Consumidor. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
SUAREZ, Maribel Carvalho . MBA Marketing - Pesquisa Qualitativa em Marketing. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
CASOTTI, Leticia ; SUAREZ, Maribel Carvalho ; CAMPOS, Roberta Dias . O PROCESSO DE CONSUMO DO AUTOMÓVEL NAS FAMÍLIAS PAULISTANAS. 2010. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ALVARES, L. F. H.; SUAREZ, Maribel Carvalho; HEMAIS, M. W.. Participação em banca de Beatriz D'Avila Renault de Oliveira. Recomendação ou Propaganda? Estudo sobre a credibilidade de blogs de moda. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
SUAREZ, M. C.. Participação em banca de Anna Letícia Dutra Lopes Barbosa. Micro Agressões na Universidade: um estudo prático de encontro de serviços com alunos de baixa renda. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Administração de Empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
CASOTTI, Leticia; BREI, V. A.; Suarez, Maribel Carvalho. Participação em banca de Marcelo Sampaio da Franca. Comportamento Do Consumidor Endividado: Um Estudo Exploratório Da Experiência Das Famílias Na Compra Do Carro. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
ROSSI, C. A. V.; SILVA, S. M. G.; DAMO, A. S.; SUAREZ, Maribel Carvalho. Participação em banca de Paulo Roberto Chaves Dalpian. UM CARRO A MENOS: A CONTRA-HEGEMONIA E A RESISTÊNCIA AO CONSUMO. 2013. Dissertação (Mestrado em PPGQ/UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
MATTOSO, C. L. Q.; TROCCOLI, I. R.; SUAREZ, Maribel Carvalho. Participação em banca de José Antonio Menezes Varanda. A adoção do microsseguro em população de baixa renda no Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Adm. e Desen. Empresarial) - Universidade Estácio de Sá.

6.
Fleck, Denise; SUAREZ, Maribel Carvalho; EARP, F. S. S.. Participação em banca de Leonardo Bastos da Fonseca. Crescimento da Indústria Editorial de Livros do Brasil e seus Desafios. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração - Mestrado Acadêmico) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD.

7.
CASOTTI, Leticia Moreira; LEMME, C. F.; SUAREZ, Maribel Carvalho; MATTOSO, C. L. Q.. Participação em banca de Gisele Rosner Chouin. INterações, Significados e Práticas do vegetarianismo na Mídia Social: um estudo Netnográfico. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração - Mestrado Acadêmico) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD.

8.
ROSSI, C. A. V.; SILVA, S. M. G.; DAMO, A. S.; SUAREZ, Maribel Carvalho. Participação em banca de Paulo Roberto Chaves Dalpian. Uma carro a menos: a contra-hegemonia e a resistência ao consumo. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
SUAREZ, Maribel Carvalho; CAMPOS, Roberta Dias; MATTOSO, C. L. Q.. Participação em banca de Mariana Carvalho Santos de Albuquerque. Brincando se Aprende: a disposição de brinquedos como lente investigativa sobre a socialização para o consumo. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração - Mestrado Acadêmico) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD.

10.
COSTA, S. R. S.; SANTANNA, S. R.; CARNEIRO, T. C. J.; Suarez, Maribel Carvalho. Participação em banca de Luana Paula Peixoto Aglio dos Passos. Consumidoras Especializadas: trajetórias de consumo e venda de cosméticos. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Espirito Santo.

11.
CASOTTI, Leticia; LEITE, V. F.; Suarez, Maribel Carvalho. Participação em banca de Izabelle Soares. Blogs como Referência para o Consumo: um estudo exploratório das interações sociais e do comportamento feminino. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
Mattoso, Cecilia; TROCCOLI, I. R.; Suarez, Maribel Carvalho. Participação em banca de Gilciney Silva Ferreira. Gaste com moderação: um estudo sobre o comportamento do jovem adulto universitário de classe C frente ao discurso do consumo consciente do dinheiro e do crédito. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial) - Universidade Estácio de Sá.

13.
Fleck, Denise; MARTINS, J. V. B.; Suarez, Maribel Carvalho. Participação em banca de Camila Caldeira. DESAFIOS DO CRESCIMENTO DE ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS INTENSIVAS EM CONHECIMENTO: estudo de caso em uma organização da indústria de engenharia consultiva. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
Fleck, Denise; SILVA, T. N.; Suarez, Maribel Carvalho. Participação em banca de FLÁVIA D'ALBERGARIA FREITAS. Desafios de continuidade da existência das organizações do terceiro setor: O caso CDI. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
CASOTTI, Letícia Moreira; MAYER, V. F.; Suarez, Maribel Carvalho. Participação em banca de ALINE ALVES FIGUEIRÊDO. Consumo da beleza e trabalho feminino: um estudo sobre rituais de cuidados pessoais. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
SUAREZ, Maribel Carvalho; CASOTTI, Letícia Moreira; Barros, D.. Participação em banca de Debora Griffo Mattioda. DINÂMICAS DE INFLUÊNCIA FAMILIAR NO COMPORTAMENTO DE DISTANCIAMENTO A MARCAS: uma análise a partir da categoria de automóveis. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração - Mestrado Acadêmico) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD.

17.
CASOTTI, Leticia; Pereira, Cláudia; SUAREZ, Maribel Carvalho. Participação em banca de Liana Porto Pereira. Beleza e Envelhecimento: a visão de um grupo de dermatologistas sobre seus pacientes e os produtos anti-idade.. 2011. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
Fleck, Denise; Espírito Santo, Respício Antonio do; Suarez, Maribel Carvalho. Participação em banca de MAURÍCIO CUNHA MASSA DE OLIVEIRA. Crescimento e declínio organizacional: o caso VARIG.. 2011 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
ROCHA, A. M. C.; Motta, Paulo Cesar; SUAREZ, Maribel Carvalho; CASOTTI, Leticia; ALVARES, L. F. H.. Participação em banca de Renata Céli Moreira da Silva. Simplicidade Voluntária: um estudo exploratório sobre a adoção de um novo estilo de vida e seus impactos sobre o consumo. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
Motta, Paulo Cesar; ROCHA, A. M. C.; ALVARES, L. F. H.; MOURA, L. C. S.; Suarez, Maribel Carvalho. Participação em banca de Gabriel Roberto Dellacasa Levrini. O Estigma dos Consumidores de Baixa Renda no Encontro de Serviços. 2012. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
CASOTTI, Leticia Moreira; ROCHA, A. M. C.; Barros, D.; Vieira, F.; SUAREZ, Maribel Carvalho. Participação em banca de Marina Dias Farias. Mobilidade Urbana e Acessibilidade sob a perspectiva de consumidores com deficiência e de suas famílias: integrando a pesquisa emancipatória da deficiência ao paradigma transformativa. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
SUAREZ, Maribel Carvalho. Participação em banca de Lara Coelho Vaccari. Análise do hiato (gap) entre atitude e comportamento ecologicamente consciente dos consumidores. 2013.

3.
CASOTTI, Leticia Moreira; MAGGIE, Y.; CARVALHO, J. L. F.; Ayrosa, E.; Suarez, Maribel Carvalho. Participação em banca de Fernanda Chagas Borelli. Práticas E Consumo Em Uma Ecovila: Uma Investigação Etnográfica Sob A Perspectiva da Practice Theory. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
CASOTTI, Leticia Moreira; Ayrosa, E.; SUAREZ, Maribel Carvalho; CARVALHO, J. L. F.; RIBEIRO, Y. M. L. C.. Participação em banca de Fernanda Chagas Borelli. Práticas e Consumo em uma Ecovila: uma investigação etnográfica sob a perspectiva da Practice Theory. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FIGUEIRA, A. C. R.; CASOTTI, Leticia Moreira; SUAREZ, Maribel Carvalho. Participação em banca de Perola Christina Barros Dias.Efeito do País de Origem: efeito da marca "China" no segmento automobilístico brasileiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Defesa e Gestão Estratégica Internacional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ACR-Association for Consumer Research Conference 2014. Empirical evidences of cultural resonance: how Brazilians demonstrators appropriated a Fiat's campaign. 2014. (Congresso).

2.
EMA-ANPAD VI Encontro de Marketing.Consumo e Movimentos Sociais. 2014. (Encontro).

3.
EMA 2014 - ANPAD.Aprendizados sobre ressonância cultural a partir da análise da apropriação da Campanha Vem pra Rua , da Fiat, nas manifestações de 2013. 2014. (Encontro).

4.
EMA 2014 - ANPAD.As manifestações brasileiras de 2013: significados e experiências na perspectiva dos seus participantes. 2014. (Encontro).

5.
EMA 2014 - ANPAD.Ampliando o entendimento sobre marcas e escolhas a partir da perspectiva da rejeição. 2014. (Encontro).

6.
XXXVI JORNADA GIULIO MASSARANI DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA, CIENTÍFICA, ARTÍSTICA E CULTURAL.Politicas Públicas e Instituições IV. 2014. (Outra).

7.
XXXVII EnANPAD 2013. A Esperança Que Nos Une: Investigação de uma Comunidade de Marca na Internet em torno do Lançamento de um Novo Produto. 2013. (Congresso).

8.
XXXVII EnANPAD 2013. Carro de pai, Carro de filho: uma investigação dos significados do consumo do automóvel a partir de uma perspectiva familiar. 2013. (Congresso).

9.
XXXVII EnANPAD 2013. Consumption Grief: How Consumers Cope With the Disadoption of Their Car Brand. 2013. (Congresso).

10.
XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. NETNOGRAFIA DE UM LANÇAMENTO AUTOMOTIVO: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO COLETIVA DA INFORMAÇÃO, ESPERANÇAS E IDEOLOGIAS DE CONSUMIDORES CONECTADOS. 2013. (Congresso).

11.
Séries Especiais.Inovação a partir da reflexão sobre o processo de consumo. 2012. (Oficina).

12.
Association for Consumer Research Conference. 2011. (Congresso).

13.
Fábrica Disruptiva - FIAT.Inovação e comportamento do consumidor. 2011. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SUAREZ, Maribel Carvalho ; CASOTTI, Letícia Moreira . V Encontro Internacional COPPEAD de Comportamento do Consumidor. 2014. (Outro).

2.
Suarez, Maribel Carvalho ; CASOTTI, Leticia Moreira ; CAMPOS, Roberta Dias . IV Encontro Internacional COPPEAD de Comportamento do Consumidor. 2012. (Outro).

3.
Suarez, Maribel Carvalho ; CAMPOS, Roberta Dias ; CASOTTI, Leticia . III Encontro Internacional Cátedra L´Oreal de Comportamento do Consumidor. 2010. (Outro).

4.
CASOTTI, Leticia ; SUAREZ, Maribel Carvalho ; CAMPOS, Roberta Dias . II Encontro Internacional Cátedra L´Oréal de Comportamento do Consumidor. 2008. (Outro).

5.
CASOTTI, Leticia ; SUAREZ, Maribel Carvalho ; CAMPOS, Roberta Dias . I Encontro Internacional Cátedra L´Oréal de Comportamento do Consumidor. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Andre de Castilho Costa Pinto. Investigação do Abandono do Facebook. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Administração - Mestrado Acadêmico) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD. (Orientador).

2.
Aurélio Albuquerque de Queiroz. Discursos de atração e aversão às marcas chinesas: estudo netnográfico sobre a JAC Motors. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Administração - Mestrado Acadêmico) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD. (Orientador).

3.
Ana Beatriz Campos Neves. Abordagens Alternativas para as Campanhas Anti-Tabagistas e de Estímulo ao abandono do Consumo do Cigarro. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Administração - Mestrado Acadêmico) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Catia Silva da Costa Moreira Schott. Envelhecimento e socialização: consumo de saúde, beleza e mobilidade. Início: 2013. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Co-orientador).

Iniciação científica
1.
Nathalia Pereira Jardim. Abandono do cigarro no contexto das comunidades da Internet. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Defesa e Gestão Estratégica Internacional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Fillipe José Fonseca da Silva Diniz. MOTIVAÇÕES, SIGNIFICADOS E INFLUÊNCIAS DA CATEGORIA NO PROCESSO DE ABANDONO DE MARCA. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração - Mestrado Acadêmico) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD, . Orientador: Maribel Carvalho Suarez.

2.
Mariana Carvalho Santos de Albuquerque. Brincando se Aprende: a disposição de brinquedos como lente investigativa sobre a socialização para o consumo. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maribel Carvalho Suarez.

3.
Debora Griffo Matioda. DINÂMICAS DE INFLUÊNCIA FAMILIAR NO COMPORTAMENTO DE DISTANCIAMENTO A MARCAS: uma análise a partir da categoria de automóveis. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Maribel Carvalho Suarez.

Iniciação científica
1.
Nathalia Pereira Jardim. Comunidades de anticonsumo na internet. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Defesa e Gestão Estratégica Internacional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maribel Carvalho Suarez.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 26/11/2014 às 1:57:28