Paulo Cesar Starke Junior

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  • Última atualização do currículo em 14/08/2018


Paulo Cesar Starke Junior é Contador formado na Universidade Estadual de Ponta Grossa e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná. É especialista em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia. Atualmente é Chefe do Gabinete da Diretoria do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul ? BRDE e é Professor em MBA Executivos da ESIC Business & Marketing School. Atua na área de Finanças, Administração e Contabilidade, com ênfase em Análise Financeira e Econômica de Empresas, Análise de Crédito, Administração de Pessoas e Processos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Cesar Starke Junior
Nome em citações bibliográficas
STARKE Jr, Paulo Cesar

Endereço


Endereço Profissional
Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Gerência de Operações.
Rua João Gualberto, 570
Alto da Glória
80030900 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 32198139
Ramal: 8139
Fax: (41) 32198020
URL da Homepage: http://www.brde.com.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2008
Mestrado em Contabilidade.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Efeito Tesoura: relevância e evidências estatísticas para análise econômico-financeira de empresas brasileiras,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Ana Paula Mussi Szabo Cherobim.
Palavras-chave: Finanças Corporativas de Curto Prazo; Capital de Giro; Modelo Fleuriet; Efeito Tesoura.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Administração Financeira.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis / Especialidade: Análise de Crédito.
2004 - 2005
Especialização em Administração. (Carga Horária: 480h).
Faculdade Católica de Administração e Economia, FAE, Brasil.
Título: A Eficácia dos Covenants na Redução do Risco de Crédito dos Financiamentos Concedidos pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.
Orientador: Sergio Luis Túlio.
1995 - 2000
Graduação em Ciências Contábeis.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: Contabilidade: Cumprindo a Função de Ciência Social.
Orientador: Diva Brecailo Abib.
1992 - 1994
Ensino Médio (2º grau).
Colégio São Vicente de Paulo, SÃO VICENTE, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Políticas de Relação com Clientes e Prevenção Contra Crimes de Lavagem de D. (Carga horária: 4h).
Agence Française de Déveleppement, AFD, Brasil.
2018 - 2018
Administradores de Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista. (Carga horária: 8h).
Instituto de Pesquisa Gianelli Martins, IPGM, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação e Certificação em Ouvidoria e Divulgação de Atividades. (Carga horária: 8h).
Assoc Nac das Corretoras e Distrib de Títulos e Valores Mob Câmbio e Mercad, ANCORD, Brasil.
2017 - 2017
Programa de Desenvolvimento Gerencial. (Carga horária: 8h).
Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, BRDE, Brasil.
2017 - 2017
Mediação e Arbitragem. (Carga horária: 16h).
Faculdade Decision de Negócios, DECISION, Brasil.
2017 - 2017
Disseminação de cultura de compliance e seus desafios. (Carga horária: 8h).
Massi Consultoria e Treinamento, MASSI, Brasil.
2016 - 2016
Desenvolvimento e Redução de Desigualdades Regionais. (Carga horária: 12h).
Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento, ABDE, Brasil.
2016 - 2016
Governança Corporativa. (Carga horária: 9h).
Insight Company, INSIGHT COMPANY, Brasil.
2016 - 2016
Desenvolvimento Gerencial - Adm Conflitos e Liderança. (Carga horária: 16h).
Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, BRDE, Brasil.
2011 - 2011
Análise das Demonstrações Financeiras. (Carga horária: 16h).
Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento, ABDE, Brasil.
2011 - 2011
Análise e Risco de Crédito para IFs/BDs. (Carga horária: 16h).
Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento, ABDE, Brasil.
2011 - 2011
Programa de Desenvolvimento Gerencial. (Carga horária: 24h).
Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, BRDE, Brasil.
2011 - 2011
Equipes de Alta Performance. (Carga horária: 16h).
Estação Business School, ESTAÇÃO, Brasil.
2011 - 2011
Desafios em Gestão. (Carga horária: 16h).
Estação Business School, ESTAÇÃO, Brasil.
2009 - 2009
Comunicação Assertiva para Gestores e Líderes. (Carga horária: 20h).
Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, BRDE, Brasil.
2009 - 2009
IFRS: A ?Nova? Realidade da Contabilidade. (Carga horária: 24h).
Estação Business School, ESTAÇÃO, Brasil.
2008 - 2008
Desenvolvendo Competências Interpessoais. (Carga horária: 60h).
Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, BRDE, Brasil.
2003 - 2003
Análise Econômico-Financeira Avançada. (Carga horária: 30h).
Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento, ABDE, Brasil.
2002 - 2002
Análise e Concessão de Crédito. (Carga horária: 30h).
Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, BRDE, Brasil.


Atuação Profissional



Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, BRDE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe do Gabinete da Diretoria, Carga horária: 40
Outras informações
A partir de 12/2017 passou a ocupar o cargo de Chefe do Gabinete da Diretoria do BRDE, sendo o responsável pela organização das reuniões da Diretoria Colegiada do BRDE, bem como Conselho de Administração do Banco. Coordena as atividades da Ouvidoria da instituição, do Comitê de Gestão do Banco e do Comitê de Comunicação do BRDE.

Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Superintendente, Carga horária: 40
Outras informações
A partir de 02/2013 passou a ocupar o cargo de Superintendente do BRDE para os Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, coordenando todo o trabalho desenvolvido pela agência paranaense do Banco, além de ser o gestor responsável por representar tecnicamente os interesses do Estado do Paraná e da agência paranaense do Banco nos principais comitês da Direção Geral do BRDE. Coordena também o comitê gerencial do BRDE no Paraná.

Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Operações, Carga horária: 40
Outras informações
Entre 07/2007 e 02/2013 ocupou o cargo de Gerente de Operações no BRDE, coordenando o trabalho de 4 gerências adjuntas e 1 setor de apoio operacional. Além da gestão de pessoas e processos, tem responsabilidade: na supervisão de análises de viabilidade econômico-financeira, técnica e jurídica de projetos e empresas; coordenação de trabalhos técnicos; supervisão da emissão de contratos e do acompanhamento de aplicação de recursos financiados; avaliação do trabalho individual e em equipe, acompanhamento e revisão dos resultados alcançados pela gerência, bem como participação com voto no comitê gerencial da agência.

Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Adjunto de Operações, Carga horária: 40
Outras informações
A partir de 12/2003 passou a ocupar cargo gerencial no BRDE, coordenando o trabalho de 19 analistas (administradores, economistas, contadores, engenheiros e advogados) e um total de 28 pessoas. Além da gestão de pessoas e processos, tinha responsabilidade: na supervisão de análises de viabilidade econômico-financeira, técnica e jurídica de projetos e empresas; coordenação de trabalhos técnicos; supervisão da emissão de contratos e do acompanhamento de aplicação de recursos financiados; avaliação do trabalho individual e em equipe, bem como acompanhamento e revisão dos resultados alcançados pela gerência.

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Projetos - Contador, Carga horária: 30
Outras informações
Admitido por concurso público para o cargo de analista de projetos com formação em contabilidade, foi contratado para análise de viabilidade econômico-financeira de projetos e empresas e avaliação da sua repercussão social; elaboração de trabalhos técnicos, projetos e programas; emissão de pareceres, elaboração de relatórios e realização de trabalhos específicos de acordo com a formação profissional.

Atividades

01/2012 - Atual
Treinamentos ministrados , Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, .

Treinamentos ministrados
Como elaborar projetos de viabilidade econômico-financeira para o BRDE.
7/2007 - Atual
Direção e administração, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Gerência de Operações.

Cargo ou função
Gerente de Operações.
01/2006 - Atual
Treinamentos ministrados , Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Gerência de Operações.

Treinamentos ministrados
Projeto EMPRESÁRIO-SOMBRA por um dia
4/2002 - Atual
Serviços técnicos especializados , Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Gerência de Operações.

Serviço realizado
Elaboração de Trabalhos Técnicos de Interesse da Instituição.
4/2002 - Atual
Serviços técnicos especializados , Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Gerência de Operações.

Serviço realizado
Análise Econômico-Financeira de Projetos e Empresas.
04/2009 - 04/2009
Treinamentos ministrados , Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Gerência de Operações.

Treinamentos ministrados
Curso (disseminação de conhecimento) A ?nova? Contabilidade a partir da Lei 11.638/2007 e das Normas Internacionais - IFRS
12/2008 - 12/2008
Treinamentos ministrados , Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Gerência de Operações.

Treinamentos ministrados
Curso Análise de Balanços com foco no Fluxo de Caixa
12/2003 - 7/2007
Direção e administração, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Gerência de Operações.

Cargo ou função
Gerente Adjunto de Operações.
10/2005 - 10/2005
Treinamentos ministrados , Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Gerência de Operações.

Treinamentos ministrados
Curso Contabilidade para não Contadores

Banco do Brasil - Direção Geral, BB, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Escriturário, Carga horária: 30
Outras informações
Admitido como Escriturário na AG. PONTA GROSSA por concurso público, a função exercida foi de Atendente, no setor de Pessoas Jurídicas, obtendo conhecimentos em operações, empréstimos, investimentos, cambio, importação e exportação, entre muitos outros próprios da Atividade Bancária. Nos últimos quatro meses foi o Líder da Equipe de Auto Desenvolvimento da Agência, aprimorando o relacionamento interpessoal e o espírito de liderança. Candidato ao cargo de Assistente de Negócios, vinha se destacando rumo a este objetivo.

Atividades

12/2001 - 12/2001
Direção e administração, Banco do Brasil S A, Agência Ponta Grossa.

Cargo ou função
Gerente de Contas substituto.

ESIC Business & Marketing School, ESIC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

06/2016 - Atual
Ensino, Master em Direção de Finanças, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Diagnóstico Econômico Financeiro e Parâmetros relevantes do entorno econômico
08/2015 - Atual
Ensino, Master em Direção de Finanças, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação estratégica dos investimentos
08/2010 - Atual
Ensino, MBA Executivo em Gestão de Projetos, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fontes de Financiamentos em Projetos
06/2010 - Atual
Ensino, MBA Executivo em Gestão Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão do Capital Circulante
Financiamentos
Investimentos

Centro Universitário Curitiba, UNICURITIBA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

04/2015 - Atual
Ensino, MBA em Gestão Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Intepretação dos Demonstrativos e Finanças Corporativas

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

Atividades

10/2013 - Atual
Ensino, Gestão Financeira e Banking, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento e Controle Financeiro

Centro de Estudos Superiores Positivo, UNICENP POSITIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Parecerista, Enquadramento Funcional: Parecerista


Sociedade Paranaense de Ensino Tecnológico, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5

Atividades

05/2009 - 06/2009
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Financeira
02/2009 - 04/2009
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Orçamento de Capital e Análise de Investimento

Consaúde Operadora de Planos de Saúde Ltda, CONSAÚDE, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Escritório, Carga horária: 44
Outras informações
Admitido como Auxiliar de Escritório, a função exercida foi de Escriturador, encarregado de Auxiliar na Administração, Contabilidade e Finanças da empresa.


Casa de Carnes Vivan Ltda, VIVAN, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 44
Outras informações
Admitido como Digitador, as principais funções exercidas foram de Escriturador, encarregado de Auxiliar na Administração, Contabilidade e Finanças da empresa, obtendo conhecimentos e experiência, inclusive bancária, comercial e conhecimentos em lançamentos contábeis e Livro Fiscal.


Marçal Contabilidade e Advocacia, MCA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Estágio Voluntário, Carga horária: 14
Outras informações
O estágio em contabilidade somou 290 horas, sendo que as atividade desenvolvidas foram no setor fiscal (lançamentos de notas fiscais com apuração de tributos) e setor contábil (lançamentos de documentos, conciliação bancária, emissão de relatórios como balancetes, balanços, razão, demonstração de resultado e outros).

Atividades

9/1999 - 2/2000
Estágios , Marçal Contabilidade e Advocacia, Setor Fiscal e Contábil.

Estágio realizado
Setor Fiscal e Contábil.

Vara do 1º Tribunal do Júri da Comarca de Curitiba, TRIBUNAL DO JURI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Jurado, Carga horária: 0
Outras informações
Serviço de jurado durante a 2ª Reunião Periódica de 2009 da Vara Privativa do 1º Tribunal do Júri do Foro Central da Região Metropolitana de Curitiba no período de 02 a 12 de fevereiro de 2009.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Jurado, Carga horária: 0
Outras informações
Serviço de jurado durante a 4ª Reunião Periódica de 2008 da Vara Privativa do 1º Tribunal do Júri do Foro Central da Região Metropolitana de Curitiba no período de 03 a 15 de abril de 2008.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Jurado, Carga horária: 0
Outras informações
Serviço de jurado durante a 10ª Reunião Periódica de 2005 da Vara Privativa do 1º Tribunal do Júri do Foro Central da Região Metropolitana de Curitiba no período de 03 a 14 de novembro de 2005.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis/Especialidade: Análise Financeira e Econômica.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis/Especialidade: Análise de Crédito.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Administração de Pessoas.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Administração de Processos.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende PoucoLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
STARKE Jr, Paulo Cesar2011 STARKE Jr, Paulo Cesar; FREITAG, Viviane da Costa ; ALMEIDA, Lauro Brito de . Um ensaio sobre as forças que modelam a dinâmica da contabilidade gerencial em empresas prestadoras de serviços. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 5, p. 117-140, 2011.

2.
STARKE Jr, Paulo Cesar2008STARKE Jr, Paulo Cesar; FREITAG, Viviane da Costa ; CHEROBIM, Ana Paula Mussi Szabo . A Erraticidade das Contas Circulantes Financeiras: uma resposta a questões sobre o Modelo Fleuriet. Revista de Informação Contábil (UFPE), v. 2, p. 43-60, 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
STARKE Jr, Paulo Cesar; FREITAG, Viviane da Costa ; CROZATTI, Jaime . Ensaio sobre as Necessidades Informacionais e o Desenvolvimento da Contabilidade. In: 15ª Convenção Estadual dos Contabilistas Paranaenses, 2010, Cascavel. O Contabilista Socialmente Responsável na Era da Contabilidade Digital. Cascavel: Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, 2010.

2.
STARKE Jr, Paulo Cesar; MATTOS, Marinei Abreu ; FREITAG, Viviane da Costa . Os Estágios Evolutivos da Contabilidade Gerencial: estudo aplicado às empresas prestadoras de serviços contábeis de Curitiba e região metropolitana. In: XVII Congresso Brasileiro de Custos, 2010, Belo Horizonte. Sustentabilidade: além da mensuração de custos. Belo Horizonte: Associação Brasileira de Custos, 2010.

3.
STARKE Jr, Paulo Cesar; FREITAG, Viviane da Costa ; CLEMENTE, Ademir ; CORBARI, Ely Célia. . O Disclosure na Percepção dos Agentes ? Associado, Colaborador e Gestor ? na Cooperativa de Crédito Rural Campos Gerais. In: XXXIII EnANPAD, 2009, São Paulo. Encontro Científico de Administração. São Paulo: ANPAD, 2009.

4.
STARKE Jr, Paulo Cesar; CORBARI, Ely Célia ; FREITAG, Viviane da Costa ; MACEDO, Joel de Jesus . Os Efeitos da Lei de Responsabilidade Fiscal no Endividamento Municipal: uma análise de dados em painéis. In: 9º Congresso USP Controladoria e Contabilidade, 2009, São Paulo. Da Pesquisa que Temos para a Pesquisa que Precisamos. São Paulo: Prol Gráfica e Editora, 2009.

5.
STARKE Jr, Paulo Cesar; FREITAG, Viviane da Costa ; MATTOS, Marinei Abreu ; GARCIAS, Paulo Mello . Serviços Contábeis, Ferramentas Gerenciais e Custos de Transação: um estudo no APL do calcário e cal do Estado do Paraná. In: Congresso Internacional de Administração, 2008, Ponta Grossa. Anais. Ponta Grossa: UEPG, 2008.

6.
STARKE Jr, Paulo Cesar; FREITAG, Viviane da Costa ; MATTOS, Marinei Abreu ; CLEMENTE, Ademir . A Influência da Cultura na Adoção das Práticas de Orçamento e Custeio: Estudo Comparativo entre os APLs de Colombo e Terra Roxa. In: XV Congresso Brasileiro de Custos, 2008, Curitiba. Custos e Competitividade: o desafio da década. Curitiba: Associação Brasileira de Custos, 2008.

7.
STARKE Jr, Paulo Cesar; FREITAG, Viviane da Costa ; MATTOS, Marinei Abreu ; PACHECO, Vicente . O Tratamento dos Gastos de Implantação da SOX e seus Benefícios - um estudo de caso. In: 8º Congresso USP de Contabilidade e Controladoria, 2008, São Paulo. Anais do 8º Congresso USP de Contabilidade e Controladoria. São Paulo: USP, 2008.

8.
STARKE Jr, Paulo Cesar; FREITAG, Viviane da Costa . Existem Contas Erráticas: uma resposta a questões sobre o Modelo Fleuriet. In: 7º Congresso USP de Contabilidade e Controladoria, 2007, São Paulo. Anais do 7º Congresso USP de Contabilidade e Controladoria. São Paulo: USP, 2007.

9.
FREITAG, Viviane da Costa ; STARKE Jr, Paulo Cesar ; MATTOS, Marinei Abreu . Custo de Oportunidade: uma pesquisa empírica sobre sua percepção e aplicabilidade na contratação de serviços contábeis. In: XIV Congresso Brasileiro de Custos, 2007, João Pessoa. A Gestão de Custos e o Aumento da Complexidade dos Sistemas Produtivos. João Pessoa: Associação Brasileira de Custos, 2007.

10.
STARKE Jr, Paulo Cesar; FREITAG, Viviane da Costa ; CROZATTI, Jaime . A Função Social da Pesquisa em Contabilidade. In: II Seminário de Ciências Contábeis: perspectivas gerenciais, 2006, Blumenau. Anais do II Seminário de Ciências Contábeis: perspectivas gerenciais. Blumenau: FURB, 2006.

11.
STARKE Jr, Paulo Cesar; FREITAG, Viviane da Costa ; CROZATTI, Jaime . A Função Social da Pesquisa em Contabilidade. In: XVIII Semana do Contador de Maringá, 2006, Maringá. Anais da XVIII Semana do Contador de Maringá. Maringá: UEM, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
STARKE Jr, Paulo Cesar. Economia e Bioética. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
STARKE Jr, Paulo Cesar. Macroeconomia: o Ambiente Econômico e o Agronegócio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
STARKE Jr, Paulo Cesar. Evolução da Contabilidade pela Necessidade do Usuário. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
STARKE Jr, Paulo Cesar; FREITAG, Viviane da Costa . Usuários da Contabilidade sob uma Perspectiva Histórica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
STARKE Jr, Paulo Cesar. Sistema BNDES: Créditos de Longo Prazo e a Contabilidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3º Seminário Reestruturação de Empresas: novas estratégias e desafios. 2017. (Seminário).

2.
Seminário para Conselheiros do ISBRE - Fundação BRDE de Previdência Complementar. 2017. (Seminário).

3.
2º Encontro Executivos sobre Debentures de Infraestrutura. 2016. (Encontro).

4.
4º Fórum da Agricultura da América do Sul.Macroeconomia: o Ambiente Econômico e o Agronegócio. 2016. (Outra).

5.
Fórum Sistema Nacional de Fomento - Desenvolvimento e Redução de Desigualdades Regionais. 2016. (Seminário).

6.
Seminário Sustentabilidade Territorial Urbana. 2016. (Seminário).

7.
Seminário de Bioética: 20 anos da Evangelium Vitae. 2015. (Seminário).

8.
15ª Convenção Estadual dos Contabilistas Paranaenses.Ensaio sobre as Necessidades Informacionais e o Desenvolvimento da Contabilidade. 2010. (Outra).

9.
XVII Congresso Brasileiro de Custos. Os Estágios Evolutivos da Contabilidade Gerencial: estudo aplicado às empresas prestadoras de serviços contábeis de Curitiba e região metropolitana. 2010. (Congresso).

10.
1º Congresso Nacional de Planejamento Familiar. 2009. (Congresso).

11.
9º Congresso USP Controladoria e Contabilidade. Os Efeitos da Lei de Responsabilidade Fiscal no Endividamento Municipal: uma análise de dados em painéis. 2009. (Congresso).

12.
XXXIII EnANPAD.O Disclosure na Percepção dos Agentes ? Associado, Colaborador e Gestor ? na Cooperativa de Crédito Rural Campos Gerais. 2009. (Encontro).

13.
8º Congresso USP de Contabilidade e Controladoria. O Tratamento dos Gastos de Implantação da SOX e seus Benefícios - um estudo de caso. 2008. (Congresso).

14.
Congresso Internacional de Administração. Serviços Contábeis, Ferramentas Gerenciais e Custos de Transação: um estudo no APL do calcário e cal do Estado do Paraná. 2008. (Congresso).

15.
XV Congresso Brasileiro de Custos. A influência da cultura na adoção das práticas de Contabilidade Gerencial: estudo comparativo entre os APLs de Colombo e Terra Roxa. 2008. (Congresso).

16.
7º Congresso USP de Contabilidade e Controladoria. Existem Contas Erráticas: uma resposta a questões sobre o Modelo Fleuriet. 2007. (Congresso).

17.
XIV Congresso Brasileiro de Custos. Custo de Oportunidade: uma pesquisa empírica sobre sua percepção e aplicabilidade na contratação de serviços contábeis. 2007. (Congresso).

18.
II Encontro de Profissionais de Contabilidade. 1999. (Encontro).

19.
IX SESCON - Semana de Estudos em Contabilidade. 1997. (Outra).

20.
VIII Semana de Estudos em Contabilidade. 1995. (Outra).



Outras informações relevantes


Em 1994 foi aprovado no Concurso Vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa, para o Curso de Ciências Contábeis, em primeiro lugar, com 62,50 % de aproveitamento.

Em 1998 foi aprovado no Concurso Vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa para o Curso de Direito, estando classificado entre as vagas de 1ª chamada, com 58,50 % de aproveitamento.

Em 2000, graduou-se em Ciências Contábeis. No trabalho de conclusão de curso foi abordada a importância das empresas, profissionais e da Ciência Contábil para o desenvolvimento social. A Contabilidade, ciência do rol das ciências sociais aplicadas, em meio a toda uma problemática social, não pode ser vista simplesmente como ciência do patrimônio, muitas vezes desenvolvida como obrigação fiscal. Neste aspecto, o trabalho apresentado procurou mostrar que a responsabilidade social que a contabilidade tem a cumprir é ampla, sendo vários os pontos que devem ser revisados pelos profissionais da área contábil, considerando a ética e a cidadania, deveres de cada homem inserido na comunidade. 

Em 2005, ao concluir pós-graduação Lato Sensu, apresentou, juntamente com colegas, TCC onde o objetivo da pesquisa foi analisar operações de financiamento concedidas pelo BRDE propondo a inclusão de covenants nos contratos como forma de redução do risco de crédito em operações de maior porte, o que pode reduzir a inadimplência, resultando em maior acesso ao crédito pelos microempresários e pequenos produtores rurais, clientes vocacionados do banco.

Em 2008, concluiu mestrado em contabilidade, área de concentração em contabilidade e finanças, linha de pesquisa em finanças corporativas. O objetivo da dissertação foi verificar, sob o ponto de vista contábil-analítico convencional, a validade estatística e a relevância do modelo teórico de Fleuriet, especificamente do Efeito Tesoura, para análise econômico-financeira de empresas brasileiras sujeitas à Lei 6.404/76, considerando o período pós-Plano Real.



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