Marco Antônio Adamoli

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  • Última atualização do currículo em 28/08/2017


Graduado em Letras (UFPel), mestre e doutor em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPel), na linha de pesquisa Formação Docente: Ensino, Aprendizagem e Conhecimento. Atualmente, doutorando em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas (IFSul). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marco Antônio Adamoli
Nome em citações bibliográficas
ADAMOLI, Marco Antônio


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Orientador: Carmen Lúcia Barreto Matzenauer.
2008 - 2012
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: Um estudo sobre o estatuto fonológico dos ditongos variáveis [aj] e [ej] do PB a partir de dados orais e ortográficos produzidos por crianças de séries iniciais, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Ana Ruth Moresco Miranda.
Palavras-chave: Aquisição da escrita; Representações fonológicas; Ditongos variáveis; Fonologia-ortografia.
2003 - 2006
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: Aquisição dos ditongos orais mediais na escrita infantil: uma discussão entre ortografia e fonologia,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Ana Ruth Moresco Miranda.
Palavras-chave: alfabetização, aquisição ditongos, fonologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1994 - 1997
Graduação em Licenciatura Plena Em Letras.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Curso de Fonética Articulatória. (Carga horária: 40h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2005 - 2005
Curso Tópicos de Teoria da Otimidade. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1996 - 1996
Monitoria. (Carga horária: 384h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluno
Outras informações
Ministrante da disciplina de Produção de Texto Acadêmico para uma turma de alunos do Curso de Pedagogia, durante o primeiro semestre de 2010


Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Tutor
Outras informações
Tutor do Curso de Letras a Distância


Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Formador do Programa PROFUNCIONÁRIO - Ministrante da disciplina de Produção Textual

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador área de Linguagens, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador da Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor efetivo de Educação Básica, Técnica e Tecnológica da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Campus Pelotas. Ministrante das disciplinas: 1) no ensino superior, as disciplinas Técnicas em Comunicação e Leitura e Produção Textual I e II; 2) no curso de Pós-graduação em Linguagens Verbo-Visuais, a disciplina Linguagem e Identidade: abordagem sociolinguística; 3) e nos cursos técnicos de nível médio, a disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 20
Outras informações
Professor ministrante da disciplina de Português Instrumental para o Curso Técnico em Biocombustíveis da Educação à Distância da Rede e-Tec, do Campus Pelotas - CAVG.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Formador do Programa PROFUNCIONÁRIO - Ministrante da disciplina de Produção Textual


Colégio Municipal Pelotense, COLÉGIO MUNICIPA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrante da disciplina de Língua Portuguesa para o ensino fundamental e médio.

Atividades

6/2000 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Escola Estadual de Ensino Médio Dr Antônio Leivas Leite, ESCOLA ESTADUAL, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Professor da disciplina de Língua Portuguesa para o ensino fundamental

Atividades

3/2000 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 0
Outras informações
Participação da Banca de Elaboração da prova de Língua Portuguesa do Vestibular do Ensino Médio

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 0
Outras informações
Participação da banca de correção da prova de REDAÇÂO do Vestibular de Verão/2002.

Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 0
Outras informações
Participação da banca de correção da prova de REDAÇÂO do Vestibular de Verão/2000.

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 0
Outras informações
Treinamento par Correção de Redação do Processo Seletivo 2000 - Nível Tecnológico.

Atividades

3/1999 - 2/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua portuguesa, português instrumental


Projetos de pesquisa


2007 - 2012
Relações entre o conhecimento fonológico infantil e a escrita inicial
Descrição: Este projeto está associado a um projeto maior intitulado: Aquisição e desenvolvimento da escrita: ortografia e acentuação, o qual vem sendo desenvolvido na Universidade Federal de Pelotas. Os estudos sobre os erros ortográficos que temos produzido têm favorecido o desenvolvimento de pelo menos três linhas de investigação: uma que analisa os erros relacionados às dificuldades advindas da organização do próprio sistema ortográfico e procura observar os processos e as estratégias utilizadas pelos aprendizes durante o período em que estão adquirindo a escrita, os chamados erros contextuais e arbitrários; outra que interpreta os erros com base na relação existente entre a fala e a escrita incial, os erros motivados foneticamente; e, por fim, a que pretende, através de análises qualitativas e da exploração de dados singulares, captar as manifestações do conhecimento fonológico infantil, evidenciando aspectos de sua construção. A pesquisa que ora propomos se insere nesta última linha de investigação, pois, ao considerarmos a existência de relações entre a escrita espontânea e as representações subjacentes, pretendemos aproximar os dados da produção escrita inicial da criança com os trabalhos de aquisição da fonologia. O estudo das relações entre o conhecimento fonológico da criança e a forma como ela lança mãso do sistema de escrita que está adquirindo podem oferecer evidências tanto para a consolidação de propostas teóricas acerca de fenômenos fonológicos, como para uma melhor compreensão do processo de aquisição do sistema de escrita da língua. Seguindo essa idéia, propomos uma investigação que, a partir da comparação entre dados de aquisição da fonologia, relativamente à aquisição dos segmentos e das estruturas silábicas complexas (estruturas com onset e/ou rima ramificada) com os dados de escrita, pretende verificar a relação existente entre a aquisição da fonologia e da ortografia bem como se os indícios apresentados pelos dados da escrita podem contribuir para com a.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2009
Aquisição da Escrita: ortografia e Acentuação
Descrição: O Projeto 'Aquisição e desenvolvimento da escrita: ortografia e acentuação' tem o objetivo de investigar o processo de aquisição e desenvolvimento da escrita, mais especificamente da ortografia, através do exame de textos produzidos por alunos das primeiras séries do ensino fundamental de duas escolas, uma pública e uma privada, da cidade de Pelotas. A partir da análise dos dados, pretende-se saber um pouco mais sobre os processos individuais e as tendências gerais que se manifestam durante o período de aquisição do registro escrito. O Projeto redundará na criação de um Banco de Textos de Escrita espontânea, o que propiciará estudos diversos de outros aspectos da linguagem tais como a morfologia, a sintaxe e o discurso....
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
1996 - 1996
Banco Multidisciplinar de Textos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1996 - 1996
Análise dos Dados do Vestibular/96 da UFPel
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


1997 - 1998
Projeto Desafio Pré-Vestibular 98/UFPel
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ADAMOLI, Marco Antônio2010ADAMOLI, Marco Antônio. As diferentes grafias dos ditongos variáveis em textos de escrita inicial. Cadernos de Educação (UFPel), v. 35, p. 303-322, 2010.

2.
ADAMOLI, Marco Antônio2009ADAMOLI, Marco Antônio; Miranda, Ana Ruth Moresco . Do conhecimento fonológico ao conhecimento ortográfico: as diferentes grafias dos ditongos orais mediais 'ai' e 'ei' em textos de escrita inicial. Cadernos de Pesquisas em Linguística (PUCRS), v. 4, p. 232-255, 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ADAMOLI, Marco Antônio. Entre acertos e erros: as diferentes grafias dos ditongos orais mediais em textos produzidos por crianças em fase de alfabetização. In: VI Congresso Internacional de Educação e Tecnologia: sujeitos (des) conectados?, 2009, São Leopoldo. VI Congresso Internacional de Educação e Tecnologia: sujeitos (des) conectados?, 2009.

2.
ADAMOLI, Marco Antônio. Um estudo sobre a aquisição gráfica dos ditongos variáveis 'ei' e 'ou' por crianças de séries iniciais. In: VIII Seminário Internacional em Letras, 2008, Santa Maria. VIII Seminário Internacional em Letras, 2008.

3.
ADAMOLI, Marco Antônio; Miranda, Ana Ruth Moresco . Dados da escrita inicial e sua contribuição à discussão fonológica dos ditongos [aj] e [ej]. In: VIII Encontro do CELSUL, 2008, Porto Alegre. Anais do VIII Encontro do CELSUL, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ADAMOLI, Marco Antônio. O ditongo [ej] e os dados da aquisição da escrita. In: XIV CIC - Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2005, Pelotas. XIV CIC - Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ADAMOLI, Marco Antônio; Miranda, Ana Ruth Moresco . O processo de aquisição gráfica dos ditongos orais mediais em textos infantis. In: Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CELSUL, 2008, Porto Aegre. 8º Encontro do CELSUL - Programação e Resumos. Pelotas/RS: Editora da Universidade Católica de Pelotas, 2008. p. 73-73.

2.
ADAMOLI, Marco Antônio; Miranda, Ana Ruth Moresco . A influência da fala na escrita: o caso dos ditongos variáveis. In: XVII CIC - Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2008. XVII CIC - Congresso de Iniciação Científica da UFPel.

3.
ADAMOLI, Marco Antônio; Miranda, Ana Ruth Moresco . A supergeneralização na grafia dos ditongos variáveis: dados da escrita infantil. In: XVII CIC - Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2008. XVII CIC - Congresso de Iniciação Científica da UFPel.

4.
ADAMOLI, Marco Antônio. A grafia dos ditongos orais mediais: supressão e acréscimo de semivogais. In: Semana Acadêmica de Letras - UFPel, 2008, Pelotas. Semana Acadêmica de Letras - UFPel, 2008.

5.
ADAMOLI, Marco Antônio; Miranda, Ana Ruth Moresco . Dados da escrita infantil e sua contribuição à discussão fonológica sobre os ditongos [aj] e [ej]. In: Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul, 2008, Porto Aegre. 8º Encontro do CELSUL - Programação e Resumos. Pelotas/Rs: Editora da Universidade Católica de Pelotas, 2008. p. 16-16.

6.
ADAMOLI, Marco Antônio; Miranda, Ana Ruth Moresco . O que revela a grafia de palavras inventas sobre o ditongo?. In: IV Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2005, Pelotas. 8 º CELSUL - Programação Resumos, 2005.

7.
ADAMOLI, Marco Antônio. Aquisição dos ditongos orais mediais /ay/, /ej/ e /ow/ na escrita de crianças em fase de alfabetização. In: XIII CONGRESO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E VI ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2004, Pelotas. XIII CONGRESO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E VI ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
ADAMOLI, Marco Antônio. As diferentes grafias dos ditongos variáveis ?ai? e ?ei? em textos de escrita inicial. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ADAMOLI, Marco Antônio. Problemas de ortografia nas séries iniciais: o caso dos ditongos variáveis 'ai', 'ei' e 'ou'. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ADAMOLI, Marco Antônio. Um estudo sobre a aquisição gráfica dos ditongos variáveis 'ei' e 'ou' por crianças de séries iniciais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ADAMOLI, Marco Antônio; Miranda, Ana Ruth Moresco . O processo de Aquisição/aprendizagem dos ditongos orais mediais em textos infantis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ADAMOLI, Marco Antônio; Miranda, Ana Ruth Moresco . Dados da escrita infantil e sua contribuição à discussão fonológica dos ditongos [ai] e [ej]. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ADAMOLI, Marco Antônio; Miranda, Ana Ruth Moresco . A influência da fala na escrita: o caso dos ditongos variáveis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
ADAMOLI, Marco Antônio; Miranda, Ana Ruth Moresco . A supergeneralização na grafia dos ditongos variáveis: dados da escrita infantil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ADAMOLI, Marco Antônio. A grafia dos ditongos orais mediais: supressão e acrécimo de semivogais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ADAMOLI, Marco Antônio. Aquisição dos ditongos orais mediais na escrita infantil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ADAMOLI, Marco Antônio. O que a grafia de palavras inventadas revela sobre os ditongos?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ADAMOLI, Marco Antônio. Aquisição dos ditongos orais mediais /ay/, /ej/ e /ow/ na escrita de crianças em fase de alfabetização. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ADAMOLI, Marco Antônio. Banca de seleção para Revisor Linguístico. 2013.

2.
ADAMOLI, Marco Antônio. Banca de elaboração para prova de concurso público (Técnico Administrativo). 2013.

3.
ADAMOLI, Marco Antônio. Banca de elaboração da prova de Língua Portuguesa - Concurso Público para Auxiliar de Biblioteca - IFSul. 2013.

4.
ADAMOLI, Marco Antônio. Banca de elaboração da prova de Língua Portuguesa - Concurso Público para Professor de Português/Inglês - IFSul - Câmpus Charqueadas. 2013.

5.
ADAMOLI, Marco Antônio. Banca de elaboração da prova de concurso público (Técnico Administrativo - Ensino superior) - IFSul - Câmpus Pelotas. 2013.

6.
ADAMOLI, Marco Antônio. Elaboração de prova de Língua Portuguesa (Vestibular) IFSul. 2013.

7.
ADAMOLI, Marco Antônio. Elaboração de prova de Língua Portuguesa (Vestibular) IFSul. 2013.

8.
ADAMOLI, Marco Antônio. Banca de elaboração para prova de concurso público (Assistente Administrativo) - IFSul. 2013.

9.
ADAMOLI, Marco Antônio. XXIII Congresso de Iniciação Científica. 2013.

10.
ADAMOLI, Marco Antônio. 6ª Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSul. 2013.

11.
ADAMOLI, Marco Antônio. Produção de material para a disciplina de Português Instrumental. 2013.

12.
ADAMOLI, Marco Antônio. Avaliação das apresentações de trabalhos (pôsters) do XVIII Congresso de Iniciação Científica - CIC - da UFPel. 2010.

13.
ADAMOLI, Marco Antônio. Correção de redações do Vestibular 2010 do IF-Sul. 2009.

14.
ADAMOLI, Marco Antônio. Avaliação das apresentações de trabalhos (pôsters) do XVIII Congresso de Iniciação Científica - CIC - da UFPel. 2009.

15.
ADAMOLI, Marco Antônio. Correção de redações do Vestibular 2009 da UFPell. 2009.

16.
ADAMOLI, Marco Antônio; CUNHA, Ana Paula. . Estudos da Linguagem - VII Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul. 2008.

17.
GRASSI, Luísa Hernandes ; ADAMOLI, Marco Antônio . Dados da Escrita Inicial: Alçamento e Harmonia Vocálica. 2008.

18.
TEIXEIRA, Shimene de Moraes ; ADAMOLI, Marco Antônio . As soantes palatais na aquisição da escrita. 2008.

19.
ADAMOLI, Marco Antônio. Correção de redações do Vestibular 2008 da UFPell. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
ADAMOLI, Marco Antônio. Seminário "Educação em tempos de Rede - A Construção de um Conhcimento mais Global dos Sistemas de Ensino e o Vestibular. 2003. (Relator de Rodas de Discussão).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ADAMOLI, Marco Antônio. Avaliador apresentações orais da 6ª Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSul. 2013. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

2.
ADAMOLI, Marco Antônio. Avaliador de Storyboard. 2013. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

3.
ADAMOLI, Marco Antônio. XXIII Congresso de Iniciação Científica. 2013. Universidade Federal de Pelotas.

4.
ADAMOLI, Marco Antônio. I Concurso de Literatura na Temática Afro-brasileira do IFSul. 2013.

5.
ADAMOLI, Marco Antônio. II Concurso Literário na Temática Afro-brasileira do IFSul. 2013.

6.
ADAMOLI, Marco Antônio. Banca de seleção de Revisor Linguístico. 2013. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

7.
ADAMOLI, Marco Antônio. Correção das Provas de Redação do Vestibular 2008/verão da UFPel. 2008.

8.
ADAMOLI, Marco Antônio. Correção das Provas de Redação do Vestibular 2007/verão da UFPel. 2007.

9.
ADAMOLI, Marco Antônio. Correção das Provas de Redação do Vestibular 2007/verão da faculdades: FAEL ? UNITINS - UNIVALE. 2007.

10.
ADAMOLI, Marco Antônio. Correção das Provas de Redação do Vestibular 2003/verão da UFPel. 2003.

11.
ADAMOLI, Marco Antônio. Correção das Provas de Redação do Vestibular 2002/verão da UFPel. 2002.

12.
ADAMOLI, Marco Antônio. Correção das Provas de Redação do Vestibular 2001/verão do CEFET/RS. 2001.

13.
ADAMOLI, Marco Antônio. Participação na formulação da prova do vestibular do ensino médio CEFET/RS. 2001.

14.
ADAMOLI, Marco Antônio. Correção das Provas de Redação do Vestibular 2000/verão do CEFET/RS. 2000.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Congresso Internacional de Educação e Tecnologia: sujeitos (des) conectados?. Entre acertos e erros: as diferentes grafias dos ditongos orais mediais em textos produzidos por crianças em fase de alfabetização. 2009. (Congresso).

2.
8º Encontro sobre o Poder Escolar. 2008. (Encontro).

3.
Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul. 2008. (Encontro).

4.
VIII Seminário Internacional em Letras. 2008. (Seminário).

5.
7º Encontro sobre o Poder Escolar. 2007. (Encontro).

6.
Seminário de Metodologias de Línguas e Literatura. 2007. (Seminário).

7.
V Seminário sobre Linguagem e Ensino. 2007. (Seminário).

8.
IV Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino. 2005. (Seminário).

9.
Seminário. 2004. (Seminário).

10.
III ENCONTRO ESTADUAL SOBRE O PODER ESCOLAR. 2003. (Encontro).

11.
III Seminário Internacional da Região Sul - Desafios da Educação para a América Latina: Educação Permanente/ Educação Continuada. 2003. (Congresso).

12.
Seminário. 2003. (Seminário).

13.
1º ENCONTRO ESTADUAL SOBRE O PODER ESCOLAR. 2001. (Encontro).

14.
Colóquio 2000 Palavras: o Futro das Letras. 2000. (Seminário).

15.
II Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino. 1999. (Seminário).

16.
1º Seminário de Educação de Adultos - "em busca da utopia de ser mais". 1997. (Seminário).

17.
Educação e Comunicação e Novas Tecnologias - Pra quê? E Pra Quem?. 1997. (Seminário).

18.
I Seminário de Estudos Simonianos. 1996. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ADAMOLI, Marco Antônio. Seminário e Mostra de Stop Motion Temático. O catador: desafios e perspectivas atuais. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Vanessa Cristina Kuhn. A importância do lúdico em turmas de berçário para o desenvolvimento infantil. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação: Espaços e Poss) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Marco Antônio Adamoli.

2.
Liziane da Silva Barbosa. Escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista e a atuação do entendimento educacional especializado no processo. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação: Espaços e Poss) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Marco Antônio Adamoli.

3.
Gabriela Fick. Professores homens na Educação Infantil. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação: Espaços e Poss) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Marco Antônio Adamoli.

4.
Taiana Ávila Borges Figueiredo. CONSIDERAÇÕES SOBRE AS ABORDAGENS DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL ATUAL. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação: Espaços e Poss) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Marco Antônio Adamoli.

5.
Francieli Beluzzo. O LÚDICO NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação: Espaços e Poss) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Marco Antônio Adamoli.

6.
Theresa Medeiros. A GRAFIA DOS DITONGOS VARIÁVEIS ?AI?, ?EI? E ?OU? EM TEXTOS PRODUZIDOS POR CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação: Espaços e Poss) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Marco Antônio Adamoli.

7.
Fernanda Menezes dos Santos. UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação: Espaços e Poss) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Marco Antônio Adamoli.




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