Edmar Peixoto de Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3705801164982732
  • Última atualização do currículo em 30/11/2018


Doutorado em LINGUÍSTICA APLICADA, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestrado em LETRAS, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), especialização em ENSINO DA LÍNGUA INGLESA e ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, pela Universidade Regional do Cariri (URCA), graduação em LETRAS, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas literaturas. Atualmente é professora adjunto IV, na área de Língua Portuguesa, do Departamento de Línguas Vernáculas (DLV), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com atuação no Campus de Pau dos Ferros. É membro dos Grupos de Pesquisas em Produção e Ensino de Texto (GPET), em Lexicologia, Terminologia e Ensino (LETENS) e Linguística Textual (PROTEXTO) e tem experiência acadêmica com publicações em livros e artigos na área de Lingüística, Terminologia, Língua Portuguesa e de Linguística Aplicada ao ensino de língua materna e estrangeiras, com ênfase nos estudos sobre as ciências do léxico (Terminologia, Lexicologia, Lexicografia e Terminografia), Linguística de Corpus, Produção e Ensino do Texto e do Discurso, Argumentação, Formação e Prática Docente na área de Letras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edmar Peixoto de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, E. P.

Endereço


Endereço Profissional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN.
BR 405, KM 3
Arizona
59900000 - Pau dos Ferros, RN - Brasil
Telefone: (084) 33512560
URL da Homepage: www.uern.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: ABORDAGEM TERMINOLÓGICA NAS VEREDAS TEÓRICAS DA ARGUMENTAÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA VARIAÇÃO DENOMINATIVA, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Antônio Luciano Pontes.
Coorientador: Márcio Sales Santiago.
2009 - 2011
Mestrado em Letras.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: O ETHOS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM DISCURSOS SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Gilton Sampaio de Souza.
Palavras-chave: Argumentação; Discurso; PROFESSORES; LÍNGUA PORTUGUESA.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2008 - 2010
Especialização em ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. (Carga Horária: 450h).
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
Título: OS GÊNEROS DO DISCURSO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.
Orientador: PROFESSORA MS. MARIA SOCORRO BRITO DE ABREU.
2002 - 2003
Especialização em ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. (Carga Horária: 420h).
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
Título: A PRÁTICA DA LITERATURA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DO CRATO.
Orientador: DUSSIANE SILVA DOS SANTOS.
1999 - 2003
Graduação em Letras.
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Metodologia de Análise Semântica. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2016 - 2016
Manipulação Automática de Corpora Automáticos. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2014 - 2014
Dicionário Escolar e Ideologia. (Carga horária: 6h).
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
2014 - 2014
Terminology ans Specialised Lexicography. (Carga horária: 20h).
Faculdade de Ciências sociais e humanas: Universidade Nova de Lisboa, FCSH, Portugal.
2011 - 2011
AVALIAÇÃO DA ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO. (Carga horária: 4h).
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, ABAVE, Brasil.
2011 - 2011
13o Encontro Pedagógico: Habiliade e competência. (Carga horária: 15h).
Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, UNILEAO, Brasil.
2011 - 2011
CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO PARA EAD. (Carga horária: 100h).
INSTITUTO EAD VIRTUAL, EAD VIRTUAL, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em CONTROLE SOCIAL DAS CONTAS PÚBLICAS. (Carga horária: 100h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2008 - 2008
Uso do Blog como Recurso Didático. (Carga horária: 30h).
Fundação Telefônica, CENPEC, Brasil.
2008 - 2008
Mentor Induction for ETP. (Carga horária: 20h).
British Council & Secretaria de Educação, ETP & SEDUC, Brasil.
2008 - 2008
ENGLISH TEACHER PORTFOLIO. (Carga horária: 100h).
British Council & Secretaria de Educação, ETP & SEDUC, Brasil.
2008 - 2008
Argumentação e Discurso:uma introdução aos estudos. (Carga horária: 8h).
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE, UERN, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em CAMINHOS DO DESENVOLVIMENTO LOCAL. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2007 - 2007
MINI-CURSO: Inovação e ensino de língua portugues.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2007 - 2007
Mini-curso: Variação Fonológica e ensino.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2007 - 2007
Mini-curso: Poesia e música na sala de aula.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2006 - 2006
FORMAÇÃO CONTINUA. (Carga horária: 60h).
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, SEDUC, Brasil.
2006 - 2006
CURSO DE CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES DA METODOLOG. (Carga horária: 12h).
COELCE, COELCE, Brasil.
2006 - 2006
FORMAÇÃO CONTINUA. (Carga horária: 40h).
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, SEDUC, Brasil.
2005 - 2005
CURSO DE FORMAÇÃO EM HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRAS. (Carga horária: 40h).
ÁGERE - COOPERAÇÃO EM ADVOCACY, AGERE, Brasil.
2005 - 2005
VI OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS. (Carga horária: 40h).
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, SEDUC, Brasil.
2005 - 2005
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA - INTERNET. (Carga horária: 40h).
TECNOLOGIA CENTRAL DE TECNOLOGIA, TEC CENT, Brasil.
2005 - 2005
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO. (Carga horária: 30h).
SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO, SESC, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em CURSO DE ADMINISTRAÇÃO OPUBLICA E GESTÃO ÉTICA. (Carga horária: 2004h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2003 - 2003
CURSO REPENSANDO A DIDÁTICA. (Carga horária: 80h).
SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO, SESC, Brasil.
2003 - 2003
TRADUÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. (Carga horária: 6h).
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
2003 - 2003
INGLÊS INSTRUMENTAL: ENGLISH FOR TOURISM. (Carga horária: 40h).
COMPLEXO CULTURAL SCHOENBERG - DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS, CHOENBERG, Brasil.
2003 - 2003
MÓDULO INTENSIVO DE INGLÊS INSTRUMENTAL. (Carga horária: 40h).
COMPLEXO CULTURAL SCHOENBERG - DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS, SCHOENBERG, Brasil.
2003 - 2003
MINI-CURSO: EXPLORANDO OS RECURSOS DA MULTIMIDIA. (Carga horária: 6h).
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
2001 - 2001
A PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. (Carga horária: 40h).
SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO, SESC, Brasil.
2001 - 2001
MINICURSO: ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA. (Carga horária: 8h).
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
2000 - 2000
NÍVEIS E ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESTRANGEIRISMOS. (Carga horária: 40h).
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em PROGRAMA UNIVERSIDADE SOLIDÁRIA. (Carga horária: 40h).
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em TREINAMENTO DE ALFABETIZADORES. (Carga horária: 120h).
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em TREINAMENTO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE SOLIDÁRIA. (Carga horária: 170h).
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
1999 - 1999
PROJETO DE PESQUISA, METODOLOGIA E CONVERSATION. (Carga horária: 60h).
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
1999 - 1999
EDUCAÇÃO ESPECIAL. (Carga horária: 20h).
SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO, SESC, Brasil.
1999 - 1999
NOVOS RUMOS DA EDUC. INF. E ENS. FUNDAMENTAL. (Carga horária: 20h).
SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO, SESC, Brasil.
1999 - 1999
ELEMENTARY ENGLISH LANGUAGE. (Carga horária: 100h).
PREFEITURA MUNICIPAL DO CRATO, PMC, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em EDUCAÇÃO E LIBERTAÇÃO. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: Morfossintaxe I Diacronia do Português Argumentação Metodologia do Trabalho Científico

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: PROVISÓRIO, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: PROVISÓRIO, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40

Atividades

09/2017 - Atual
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Argumentação
Diacronia do Português
Metodologia do Trabalho Científico
Morfossintaxe I
07/2012 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Letras e Artes, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do Projeto de extensão: Núcleo de estudos de cultura, literatura e língua portuguesa - NECLEP.
12/2011 - Atual
Ensino, LETRAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Argumentação
Seminário de Música e Literatura
Tópicos de Gramática
Semântica
10/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras e Artes, .

08/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras e Artes, .

12/2009 - 03/2010
Ensino, LETRAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ORIENTAÇÃO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
MORFOSSINTAXE II
MORFOSSINTAXE I
FONÉTICA E FONOLOGIA DO PORTUGUÊS
05/2009 - 08/2009
Ensino, LETRAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DIACRONIA DO PORTUGUÊS
MORFOSSINTAXE II
MORFOSSINTAXE I
FONÉTICA E FONOLOGIA DO PORTUGUÊS

Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, UNILEAO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 100
Outras informações
DISCIPLINAS: INGLÊS INSTRUMENTAL


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40
Outras informações
PROFESSORA - EXERCENDO A FUNÇAO DE TÉCNICA NA CREDE 18 - COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO NO SETOR DE COORDENADORIA DE COOPERAÇÃO COM OS MUNICÍPIOS - COPEM, MAIS ESPECIICAMENTE NO NRCOM - NÚCLEO REGIONAL DE COOPERAÇÃO COM OS MUNICÍPIOS, COM OS EIXOS DO PAIC - PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.


FACULDADE DE TECNOLOGIA DO CARIRI, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20
Outras informações
DISCIPLINAS MINISTRADAS: INGLÊS INSTRUMENTAL E PORTUGUÊS INSTRUMENTAL


Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: Professora formadora, Carga horária: 40
Outras informações
PROFESSORA FORMADORA DE DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - 18 CREDE NÚCLEO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA - NRDES

Atividades

09/2009 - 09/2009
Ensino, FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
ENFOQUE NO ENSINO DE TEXTO (LEITURA, PRODUÇÃO E ANÁLISE LINGUÍSTICA)

Cemtro de Ensino Superior de Milagres S/C LT, FAMICE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20
Outras informações
DISCIPLINAS MINISTRADAS: Teoria da Literatura I e II, Lingua Inglesa I, II, III e IV


EEM LICEU DE CRATO, EEM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2011
Vínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

01/2002 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Lingua Portuguesa - Lingua Inglesa -

COLÉGIO SANTA TERESA DE JESUS, ST, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: PROFESSOR CONTRATADO, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 50
Outras informações
DISCIPLINAS MINISTRADAS: Língua Portuguesa e Língua Inglesa


Academia de Ensino S/C Ltda, ACADEMIA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
DISCIPLINAS MINISTRADAS: Lingua Portuguesa e Língua Inglesa


ESCOLINHA NOSSO MUNDO S/C LTDA, NOSSO MUNDO, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: PROFESSOR CONTRATADO, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 100



Linhas de pesquisa


1.
O OBJETO DE ENSINO DA MELP EM CURSOS DE LETRAS-PORTUGUÊS E DE PEDAGOGIA DE IES BRASILEIRAS

Objetivo: Esta pesquisa se propõe estudar o objeto de ensino das disciplinas vinculadas à área denominada de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (MELP) em cursos de Letras-Português e de Pedagogia de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Dando continuidade a estudos anteriores (SOUZA, 2009, 2008b), buscamos, nessa pesquisa, compreender melhor como a universidade vem trabalhando o campo da metodologia do ensino de Língua Portuguesa, tendo em vista que estudos acadêmicos apontam problemas nessa área, que vão desde a concepção sobre o que é ensinar Português e que conteúdos e metodologias deverão ser trabalhados nos cursos de Letras e de Pedagogia à questão sobre qual é mesmo o objeto de ensino dessas disciplinas responsáveis, em grande parte, pela formação metodológica dos futuros professores de Português. Apresenta-se, assim, como questão central dessa investigação: qual é e como se caracteriza o objeto de ensino das disciplinas vinculadas à MELP no Brasil? Ou, em outras palavras, o que e como se ensina, nas disciplinas da MELP, nos cursos de Letras-Português e de Pedagogia, como sendo o seu objeto de ensino? Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental, e seus dados serão coletados, principalmente, de documentos oficiais dos cursos em análise. Apresenta aporte teórico advindo dos estudos interacionistas da linguagem acerca do ensino de língua materna e de estudos sobre conteúdos e metodologias necessários à formação do professor de Língua Portuguesa (ANTUNES, 2003; GERALDI, 2004; BARZOTTO, 2008a, 2008b; BUZEN et all, 2006; ROJO, 2000; PIETRI, 2006, entre outros). Com os resultados dessa investigação, esperamos contribuir para discussões sobre políticas de formação de professores que atuam no ensino de Língua Portuguesa..
2.
TEXTO, ENSINO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS (PPGL/UERN)

Objetivo: Estudos da organização, da constituição de sentidos e do ensino-aprendizagem do texto em diversos contextos de uso da língua...


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
As Vertentes Teóricas da Argumentação Sob a Ótica das Ciências do Léxico: uma perspectiva de organização do repertório terminológico da área
Descrição: Partimos do entendimento de que aliar os estudos da Argumentação aos aportes teóricos e metodológicos da Terminologia e da Terminografia oportuniza o acesso dos estudiosos à compreensão do repertório terminológico como fator preponderante na aquisição dos conceitos da área de estudos. Nesse sentido, para alicerçar este ponto de vista, tomamos como pressuposto o posicionamento defendido em Benveniste (1982, p. 252), para quem a ciência ?não tem outro meio de estabelecer sua legitimidade senão por especificar seu objeto denominando-o?. Deste modo, com a finalidade de realizar a presente investigação, apropriamo-nos da Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT), como teoria de base para orientar as discussões que nos permitam observar o comportamento das unidades terminológicas (UT) pertencentes às teorias da argumentação. Temos como objetivo investigar o repertório terminológico na área de domínio a fim de construir um banco de dados que represente as particularidades que envolvem a área da Argumentação. Para isso, apropriamo-nos dos pressupostos teóricos e metodológicos da Terminologia e da Terminografia. Do ponto de vista teórico, recorremos aos requisitos conceituais da TCT, postulados por Cabré (1993, 1999, 2001), Freixa (2002, 2014) e Kostina (2009) para orientar o nosso olhar sobre a caracterização das UT pertencentes às teorias da argumentação e o texto especializado e nos reportamos ainda aos fundamentos da Terminografia, requisitados por Barros (2004), Krieger e Finatto (2004) para guiar os pontos de vista que norteiam a construção do produto terminográfico (banco de dados), delimitado para esta parte da investigação. Do ponto de vista metodológico, propomo-nos à construção do corpus da argumentação (CORPARG), e para a manipulação do corpus na organização dos dados, na seleção das candidatas às UT e na observação dos contextos definitórios da terminologia da área, recorremos ao software WordSmith Tools 6.0. Essa ferramenta computacional da Linguística de Corpus exerce a função de auxiliar o terminológo no manuseio dos dados do corpus. Do ponto de vista analítico, debruçamo-nos sobre as análises e caracterizações das UT pertencentes à área, de acordo com os critérios pré-estabelecidos para o reconhecimento do repertório terminológico. Portanto, como possíveis resultados, pressupomos que esta pesquisa poderá oportunizar, além da organização e sistematização do repertório terminológico, o acesso à construção da identidade da área da Argumentação. Acrescentamos ainda que ao final da pesquisa e para facilitar o acesso dos graduandos e demais pesquisadores aos resultados desta investigação, disponibilizaremos o banco de dados das teorias da argumentação no etermos , ambiente computacional colaborativo Web de acesso livre e gratuito, dedicado à gestão terminológica, organizado pelo Grupo de pesquisa em Terminologia ? GETERM, da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Edmar Peixoto de Lima - Coordenador.
2017 - Atual
ABORDAGEM TERMINOLÓGICA NAS VEREDAS TEÓRICAS DA ARGUMENTAÇÃO (1ª FASE)
Descrição: Partimos do entendimento de que aliar os estudos da Argumentação aos aportes teóricos e metodológicos da Terminologia e da Terminografia oportuniza o acesso dos estudiosos à compreensão do repertório terminológico como fator preponderante na aquisição dos conceitos da área de estudos. Nesse sentido, para alicerçar este ponto de vista, tomamos como pressuposto o posicionamento defendido em Benveniste (1982, p. 252), para quem a ciência ?não tem outro meio de estabelecer sua legitimidade senão por especificar seu objeto denominando-o?. Desse modo, com a finalidade de realizar a presente investigação, apropriamo-nos da Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT) como teoria de base para orientar as discussões que nos permitam observar o comportamento das unidades terminológicas (UTs) pertencentes às teorias da argumentação. Temos como objetivo investigar o repertório terminológico na área de domínio a fim de construir um banco de dados que represente as particularidades que envolvem a área da argumentação. Para isso, apropriamo-nos dos pressupostos teóricos e metodológicos da Terminologia e da Terminografia. Do ponto de vista teórico, recorremos aos requisitos conceituais da TCT, postulados por Cabré (1993, 1999, 2001), Freixa (2002, 2014) e Kostina (2009) para orientar o nosso olhar sobre a caracterização das UTs pertencentes às teorias da argumentação e o texto especializado e nos reportamos ainda aos fundamentos da Terminografia, requisitados por Barros (2004), Krieger e Finatto (2004) para guiar os pontos de vista que norteiam a construção do produto terminográfico (banco de dados), delimitado para esta parte da investigação. Do ponto de vista metodológico, propomo-nos à construção do corpus da argumentação (CORPARG), e para a manipulação do corpus na organização dos dados, na seleção das candidatas às UTs e na observação dos contextos definitórios da terminologia da área, recorremos ao software WordSmith Tools 6.0. Essa ferramenta computacional da Linguística de Corpus exerce a função de auxiliar o terminológo no manuseio dos dados do corpus. Do ponto de vista analítico, debruçamo-nos sobre as análises e caracterizações das UTs pertencentes à área, de acordo com os critérios pré-estabelecidos para o reconhecimento do repertório terminológico. Portanto, como possíveis resultados, pressupomos que esta pesquisa poderá oportunizar, além da organização e sistematização do repertório terminológico, o acesso à construção da identidade da área da Argumentação. Acrescentamos ainda que ao final da pesquisa e para facilitar o acesso dos graduandos e demais pesquisadores aos resultados desta investigação, disponibilizaremos o banco de dados das teorias da argumentação no e-termos , ambiente computacional colaborativo Web de acesso livre e gratuito, dedicado à gestão terminológica, organizado pelo Grupo de pesquisa em Terminologia ? GETERM, da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Edmar Peixoto de Lima - Coordenador / Sueilton Junior Braz de Lima - Integrante / Antônio Luciano Pontes - Integrante / Jammara Oliveira Vasconcelos de Sá - Integrante / Theciana Silva Silveira - Integrante / Taiza Barros Leite - Integrante / Keiliane Viana da Silva - Integrante.
2013 - 2013
A construção de um corpus eletrônico linguístico a partir da tradução de abstracts nas monografias da habilitação em Língua Inglesa
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Edmar Peixoto de Lima - Coordenador / Francisco Marcos de Oliveira Luz - Integrante.
2012 - 2013
Teses acerca (do ensino) de gramática em discursos de professores universitários do curso de Letras/CAMEAM
Descrição: Este projeto se propõe a estudar as teses acerca (do ensino) de gramática em discursos de professores universitários do curso de Letras do Campus Avançado ?profª Maria Elisa de Albuquerque Maia? (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), quando discursivizam acerca de questões sobre o ensino na formação de professor. Interessa-nos investigar o que os docentes dizem quando se posicionam com relação ao ensino de gramática nas três habilitações do referido curso, tendo em vista que estudos acadêmicos apontam problemas quanto à temática na formação dos graduandos, que vão desde o que significa ensinar gramática até que gramática ensinar ou por que ensinar gramática na escola..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Edmar Peixoto de Lima - Coordenador / Sebastião Cleber Castro - Integrante / Dayana Maria Freitas França - Integrante.


Projetos de extensão


2012 - 2013
BALE - Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
Núcleo de estudos de cultura, literatura e língua portuguesa (NECLEP)
Descrição: O Núcleo de Estudos de Cultura, Literatura e Língua Portuguesa - NECLEP do Departamento de Letras ? CAMEAM - UERN tem como objetivo propiciar atividades de extensão voltadas para a oferta de atividades de ensino-aprendizagem de língua portuguesa à comunidade do Campus Avançado ?Profa. Maria Elisa de A. Maia? - CAMEAM e do Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal - NAESU, bem como às pessoas das comunidades adjacentes aos referidos centros de ensino superior. Além de disponibilizar cursos nas áreas de Cultura (música, cinema entre outros) Literatura e Língua Portuguesa, o NECLEP se coloca como instrumento forte no desenvolvimento da graduação em Letras - Língua Portuguesa ao propiciar a alunos e monitores o contato com a docência em um período de formação ainda anterior ao estagio supervisionado do fluxo curricular..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (38) .
Integrantes: Edmar Peixoto de Lima - Coordenador / ROSÂNGELA MARIA BESSA VIDAL - Integrante / Rosa Leite da COsta - Integrante / JOSÉ CARLOS REDSON - Integrante / NETANIAS MATEUS DE CASTRO - Integrante.
2010 - 2012
NÚCLEO DE ENSINO DE CULTURA, LITERATURA E LÍNGUA PORTUGUESA - NECLEP
Descrição: O Núcleo de Ensino de Cultura, Literatura e Língua Portuguesa - NECLEP do Departamento de Letras ? CAMEAM - UERN tem como objetivo propiciar atividades de extensão voltadas para a oferta de atividades de ensino-aprendizagem de língua portuguesa à comunidade do Campus Avançado ?Profa. Maria Elisa de A. Maia? - CAMEAM e do Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal - NAESU, bem como às pessoas das comunidades adjacentes aos referidos centros de ensino superior. Além de disponibilizar cursos nas áreas de Cultura (música, cinema entre outros) Literatura e Língua Portuguesa, o NECLEP se coloca como instrumento forte no desenvolvimento da graduação em Letras - Língua Portuguesa ao propiciar a alunos e monitores o contato com a docência em um período de formação ainda anterior ao estagio supervisionado do fluxo curricular. Compreendemos que a práxis em sala de aula se desenvolve com mais intensidade quando os docentes adquirem mais experiências e são capazes de ampliar as possibilidades de utilizar diversas metodologias de ensino. Portanto, acreditamos em um projeto que proporcione condições ao aluno, ainda em processo de formação, de experimentar o ato de ?ser professor? e, pelo fato de está sob a orientação dos docentes, é possível aprimorar os conhecimentos e socializá-los com os participantes do curso, com mais segurança e compromisso. Salientamos que o NECLEP funcionará com recursos próprios, oriundos das taxas simbólicas cobradas aos alunos cursistas. A base teórica dos cursos ofertados pelo NECLEP fundamenta-se numa abordagem dialógica da linguagem, considerando o trato com a língua e suas manifestações cotidianas, técnica ou artística como processos sociointeracionais que devem levar em conta a necessidade de construção e reconstrução de sentidos, as competências comunicativas e o diálogo constante entre diferentes gêneros de manifestações da linguagem, bem como as diferentes manifestações populares que envolvem o uso da língua. O núcleo propõe-se ainda a ser um espaço de valorização da pesquisa na formação dos graduandos, uma vez que fomentará a necessidade da investigação científica para respaldar as ações de ensino e de extensão a que os alunos do curso de Letras terão acesso. Em outras palavras, buscaremos compreender como a Língua Portuguesa se constrói em diversos países e de qual o papel da cultura e da literatura nesse idioma. Essa atividade tem como objetivo levar o falante da Língua Portuguesa a compreender os diferentes contextos que o idioma se constitui. Portanto, acreditamos que no imbricamento do ensino, pesquisa e extensão nós estamos promovendo um ensino reflexivo, que atende as expectativas da comunidade e essa por sua vez dá uma resposta a universidade, ou seja, há uma relação de troca em que os conhecimentos são redimensionados, repensados e ressignificados fazendo com a universidade se constitua como disseminadores de conhecimentos e possa formar profissionais em consonância com as necessidades da sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Edmar Peixoto de Lima - Coordenador / COSTA, R. L - Integrante / CRÍGINA CIBELLE PEREIRA - Integrante / WELLINGTON VIEIRA MENDES - Integrante / MARIA DE FÁTIMA DE CARVALHO DANTAS - Integrante / Dalva Teixeira da Silva Penha - Integrante.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Miguilim: Revista Eletrônica do Netili


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: ORGANON (UFRGS)
2017 - Atual
Periódico: MIGUILIM - REVISTA ELETRÔNICA DO NETLLI
2013 - Atual
Periódico: Diálogo das Letras


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO ESTADUAL - RN, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.
2009
APROVAÇÃO EM SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE.
2004
APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO ESTADUAL, ESTADO DO CEARÁ.
2002
APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL, MUNICÍPIO DO JUAZEIRO DO NORTE.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, E. P.2018LIMA, E. P.; MARQUES, G. M. B. ; SILVA, A. J. . MISS BRASIL 2017: TESES E TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS SOBRE A MULHER NEGRA EM DISCURSOS QUE CIRCULAM NA REVISTA DONNA. MIGUILIM - REVISTA ELETRÔNICA DO NETLLI, v. 7, p. 98-113, 2018.

2.
LIMA, E. P.2016LIMA, E. P.; MARQUES, G. M. B. ; PONTES, A. L. . A ORGANIZAÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DAS TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS NO LIVRO DIDÁTICO. Intersecções (Jundiaí), v. 9, p. 328-340, 2016.

3.
LIMA, E. P.2016LIMA, E. P.; ARAUJO, E. M. V. M. ; PONTES, A. L. . A RELAÇÃO TEXTO-IMAGEM EM VERBETES DE UM DICIONÁRIO DE LÍNGUA INGLESA. Diálogo das Letras, v. 05, p. 51-67, 2016.

4.
LIMA, E. P.2013LIMA, E. P.; MARQUES, G. M. B. ; ARAGAO, C. O. . AS CONCEPÇÕES DE GRAMÁTICA QUE FUNDAMENTAM A PRÁXIS DOCENTE NO CURSO DE LETRAS. Intersecções (Jundiaí), v. 1, p. 40-51, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
SA, J. O. V. ; LIMA, E. P. . A ARGUMENTAÇÃO PELO MODELO EM ANÚNCIOS DE COSMÉTICOS: DIALOGANDO COM AS IDEOLOGIAS. In: SOUZA, Maria Maragarete Fernandes de; LEAL, Abniza Pontes de Barros; SILVA, Luciene Helena; IRINEU, Lucineudo Machado. (Org.). Gêneros: do texto ao discurso. 2ed.Campinas/SP: Pontes, 2018, v. , p. 99-120.

2.
LIMA, E. P.; OLIVEIRA, F. C. C. ; GARANTIZADO JUNIOR, J. O. S. . AS TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS NA REDAÇÃO DO ENEM. In: SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; LEAL, Abiniza Pontes de Barros; SILVA, Luciene Helena da; IRINEU, Lucineudo Machado. (Org.). Gêneros: do texto ao discurso. 2ed.Campinas/ SP: Pontes, 2018, v. , p. 121-146.

3.
REBOUCAS, J. V. ; LIMA, E. P. ; COSTA, M. C. M. ; PONTES, A. L. . Um estudo sobre representações ideológicas em verbetes de dicionários escolares. In: Anise de Abreu Gonçalves D'Orange Ferreira; Cristina Martins Fargetti; Clotilde de Almeida Azevedo Marakawa. (Org.). Um estudo sobre representações ideológicas em verbetes de dicionários escolares. 1ed.Araraquara: Letraria, 2015, v. , p. 117-126.

4.
LIMA, E. P.; MARQUES, G. M. B. ; SOUZA, G. S. . Gêneros Discursivos e ensino: análise dos diários de campo nas aulas de Metodologia. In: Maria Núbia Barbosa Bonfim; Sônia Almeida; Maria Lúcia Pessoa Sampaio; Valdir Heitor Barzotto. (Org.). Registro de um projeto de pesquisa: formação de professores de Língua Portuguesa. 1ed.São Luis: EDUFMA, 2015, v. , p. 245-254.

5.
LIMA, E. P.. Argumentação e Ensino: os elementos retóricos revelados nos discursos dos docentes do curso de Letras acerca do ensino de Língua Portuguesa. In: Rosângela Maria Bessa Vidal, Rosângela Alves dos Santos Bernardino, Antônio Luciano Pontes. (Org.). Produção e ensino de Texto em diferentes perspectivas. 1aed.Mossoró: Edições Uern, 2014, v. , p. 137-146.

6.
LIMA, E. P.; MARQUES, G. M. B. . OS EFEITOS DE SENTIDO NO PROGRAMA GERAL DA DISCIPLINA (PGD) DE PRÁTICA DE ENSINO. In: Pedro Fernandes de Oliveira Neto; Maria Lúcia Pessoa Sampaio; José Cezinaldo Rocha Bessa. (Org.). Ensino, pesquisa e formação de professores de Língua Portuguesa e de Literatura. 1ed.Mossoró: Edições UERN, 2011, v. 1, p. 89-99.

7.
LIMA, E. P.. Os Gêneros Textuais nas aulas de Língua Portuguesa. In: Walison Paulino de Araújo Costa. (Org.). Estudos Linguísticos: Múltiplos Olhares. 1ed.Brasília: Kiron, 2011, v. 1, p. 67-77.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, E. P.. A variação conceitual da Argumentação: análise e descrição em textos acadêmicos. In: III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação, 2016, São Cristóvão. Anais do III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (III SEDIAR). Ilheus: Editus: Editora da Universidade Estadual de Santa Crus, 2016. p. 1245-1256.

2.
LIMA, E. P.; SILVA, M. J. ; COSTA, T. A. ; ALMEIDA, W. M. . As técnicas Argumentativas no Gênero Artigo de Opinião. In: I Simpósio Nacional de Literatura Linguística e Ensino, 2014, Mossoró. I Simpósio Nacional de Literatura Linguística e Ensino. Mossoró: Queima Bucha/GPELL, 2014. p. 595.

3.
LIMA, E. P.. O QUE É MESMO ENSINAR GRAMÁTICA? TESES E ARGUMENTOS QUE CIRCULAM EM ESPAÇOS ACADÊMICOS. In: 25ª Jornada Nacional do GELNE - Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste, 2014, Natal. XXV Jornada Nacional do Gelne. Natal: EDUFRN, 2014.

4.
FRANCA, D. M. F. ; MOREIRA, A. L. S. ; LIMA, E. P. . Ethos revelado em discursos de docentes acerca das concepções de gramática do curso de Letras. In: III Colóquio Nacional de Linguagens e Discurso - III CONLID: Práticas discursivas, linguagem e ensino, 2013, Mossoró. III Colóquio Nacional de Linguagens e Discurso - III CONLID: Práticas discursivas, linguagem e ensino. Mossoró: Edições Uern, 2013.

5.
LIMA, S. J. B. ; PAIVA, J. L. ; LIMA, E. P. . As concepções de gramática no discurso dos professores de Língua Portuguesa do curso de Letras. In: III Colóquio Nacional de Linguagens e Discurso - III CONLID: Práticas discursivas, linguagem e ensino, 2013, Mossoró. III Colóquio Nacional de Linguagens e Discurso - III CONLID: Práticas discursivas, linguagem e ensino. Mossoró: Edições Uern, 2013.

6.
LIMA, S. J. B. ; LIMA, E. P. ; PAIVA, J. L. . Os PCNs e a Análise Linguística como objeto de ensino na educação básica. In: Forum Internacional de Pedagogia, 2012, Paranaiba. Forum Internacional de Pedagogia. Parnaiba, 2012.

7.
GONÇALVES, A. K. B. ; LIMA, E. P. . Estratégias de Leitura na compreensão de textos em Língua Inglesa. In: II Simpósio Nacional de Texto e Ensino, 2012, Pau dos Ferros. II Simpósio Nacional de Texto e Ensino - II SINATE. Mossoró: Edições Uern, 2012.

8.
LIMA, E. P.; GONÇALVES, A. K. B. . Redes Sociais e a imagem que os usuários revelam em suas postagens. In: 4o Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: Comunidades e Aprendizagem em Rede, 2012, Recife. 4o Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: Comunidades e Aprendizagem em Rede. Recife: Anais Eletrônicos, 2012.

9.
LIMA, E. P.. O professor universitário e a imagem revelada nos discursos sobre o ensino de Língua Portuguesa. In: Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2012, Natal. Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Natal: EDUFRN, 2012.

10.
SOUZA, G. S. ; LIMA, E. P. ; COSTA, E. A. . O Ensino de texto nos programas de Língua Portuguesa: uma análise de conteúdos das disciplinas voltadas as metodologias de ensino de Língua Portuguesa. In: VII seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Linteratura, 2011, Campina Grande. Ensino de Língua e Literatura: práticas, estágios e políticas. Campina Grande, 2011.

11.
GONÇALVES, A. K. B. ; SILVA, I. F. ; LIMA, E. P. . INGLÊS INSTRUMENTAL E AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA COMPREENSÃO DE TEXTOS: O PONTO DE VISTA DOS DISCENTES. In: V ECLAE - ENCONTRO DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM APLICADAS AO ENSINO, 2011, NATAL. V ECLAE- ENCONTRO DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM APLICADAS AO ENSINO. NATAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, 2011.

12.
COSTA, R .L. ; LIMA, E. P. ; SAMPAIO, M. L. P. . AS TESES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS: UM ESTUDO RETÓRICO SOBRE MONOGRAFIAS DE GRADUAÇÃO. In: VII COLÓQUIO NACIONAL DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURA, 2010, PAU DOS FERROS. VII COLÓQUIO DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA. MOSSORÓ-RN: QUEIMA-BUCHA, 2010.

13.
MARQUES, G. M. B. ; LIMA, E. P. . METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: OS GÊNEROS DO DISCURSO EM SALA DE AULA. In: VII COLÓQUIO NACIONAL DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURA, 2010, PAU DOS FERROS. VII COLÓQUIO DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA. MOSSORÓ-RN: QUEIMA-BUCHA, 2010.

14.
LIMA, E. P.; MARQUES, G. M. B. . A ANÁLISE DO PROGRAMA GERAL DA DISCIPLINA À LUZ DA LINGUISTICA TEXTUAL. In: VII COLÓQUIO DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA, 2010, PAU DOS FERROS. VII COLÓQUIO DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA. MOSSORÓ-RN: QUEIMA-BUCHA, 2010.

15.
LIMA, E. P.; MARQUES, G. M. B. . A ARGUMENTAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: I COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERÁRIOS - I CNELL E VII SEMANA DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS - VII SELLP, 2010, PAU DOS FERROS. I COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERÁRIOS E VII SEMANA DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS. MOSSORÓ-RN: QUEIMA-BUCHA, 2010.

16.
MARQUES, G. M. B. ; LIMA, E. P. . OS GÊNEROS DO DISCURSO: ENTRE A PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO. In: I COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERÁRIOS - I CNELL E VII SEMANA DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS - VII SELLP, 2010, PAU DOS FERROS. I COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERÁRIOS E VII SEMANA DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS. MOSSORÓ-RN: QUEIMA-BUCHA, 2010.

17.
SAMPAIO, M. L. P. ; COSTA, R .L. ; LIMA, E. P. . A CONSTRUÇÃO RETÓRICA EM MONOGRAFIAS DE GRADUAÇÃO Um estudo de teses sobre o ensino de línguas. In: I COLOQUIO NACIONAL DE RETÓRICA ?RETÓRICA Y POLÍTICA? I JORNADAS LATINOAMERICANAS DE INVESTIGACIÓN EN ESTUDIOS RETÓRICOS, 2010, Buenos aires. Actas del I Coloquio Nacional de Retórica : Retórica y Política y las I Jornadas Latinoa- mericanas de Investigación en Estudios Retóricos. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, 2010. v. 1a ed.

18.
LIMA, E. P.. O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICAS. In: ABRALIN -Associação Brasileira de Linguistica - 40 anos, 2009, João Pessoa. ABRALIN -Associação Brasileira de Linguistica - 40 anos. João Pessoa: ideia, 2009.

19.
LIMA, E. P.. A IMAGEM DE PAULO HONÓRIO NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM SÃO BERNARDO. In: I CELIT, 2009, PAU DOS FERROS. I CECLIT. PAU DOS FERROS, 2009.

20.
LIMA, E. P.. VEJA ESSA: UMA TRILHA GUIADA PELAS ESTRATEGIAS ARGUMENTATIVAS. In: II SInalge, 2009, Campina Grande. II SInalge, 2009.

21.
LIMA, E. P.; FREITAS, A. C. . SABERES METODOLÓGICOS E CONCEITUAIS EM METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROFESSORES EM FORMAÇÃO. In: VI COLÓQUIO DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA, 2009, Maranhão. VI COLÓQUIO DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA, 2009.

22.
LIMA, E. P.. GÊNEROS TEXTUAIS: AS CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS DO TEXTO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR PROFICIENTE. In: VI SEMANA DE HUMANIDADE DA UECE E UFC, 2009, Fortaleza. MEMÓRIA E DEVIR, 2009.

23.
LIMA, E. P.. UM OLHAR SOBRE O ARTIGO DE OPINIÃO EM SALA DE AULA: AS CONTRIBUIÇÕES DO TEXTO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR PROFICIENTE. In: VI SELLP, 2008, Pau dos Ferros. VI SELLP: Tendências e abordagens em Linguistica, Literatura e ensino, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, E. P.. A variação conceitual da Argumentação: análise e descrição em textos acadêmicos. In: III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação, 2016, São Cristóvão. Anais do III Seminário Internacional sobre Discurso e Argumentação (III SEDIAR). Ilheus: Editus: Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, 2016. p. 1245.

2.
LIMA, E. P.; PONTES, A. L. . A Terminologia da Argumentação: paradigmas para o reconhecimento das unidades terminológicas em textos acadêmico-científicos. In: XV SIMPÓSIO DE REDE IBERO-AMERICANA DE TERMINOLOGIA, 2016, São Paulo. XV Simpósio da Rede Ibero-americano da Terminologia. São Paulo, 2016. p. 44-45.

3.
LIMA, E. P.; PONTES, A. L. ; SANTIAGO, M. S. . A Variação Conceitual na Terminologia da Argumentação. In: III Encontro Regional de Estudos Funcionalistas e II Simpósio de Letras do Vale do Açu, 2015, Açu. Abordagens funcionalistas na pesquisa e no ensino: relações entre linguagem e sociedade. Açu: Edições Uern, 2015.

4.
LIMA, E. P.; MARQUES, G. M. B. ; PONTES, A. L. . A Organização do texto dissertativo-argumentativo no ensino médio: um estudo das técnicas argumentativas no livro didático. In: I Simpósio de Linguística Textual, 2015, Fortaleza. I Simpósio de Linguística Textyal. Fortaleza: UFC, 2015.

5.
REBOUCAS, J. V. ; LIMA, E. P. ; COSTA, M. C. M. . Um estudo sobre representações ideológicas em verbetes de dicionários escolares. In: Congresso Internacional de Estudos do Léxico e suas interfaces, 2014, Araraquara. Congresso Internacional de Estudos do Léxico e suas interfaces. Araraquara: Documento eletrônico, 2014.

6.
LIMA, E. P.. O QUE É MESMO ENSINAR GRAMÁTICA? TESES E ARGUMENTOS QUE CIRCULAM EM ESPAÇOS ACADÊMICOS. In: 25ª Jornada Nacional do GELNE - Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste, 2014. XXV Jornada Nacional do Gelne. Natal: EDUFRN, 2014.

7.
LIMA, E. P.; GONÇALVES, A. K. B. . AS TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DOS GÊNEROS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS. In: II SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO, 2014, BELO HORIZONTE. ANAIS DO II SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO. BELO HORIZONTE: UFMG, 2014. v. 1. p. 124.

8.
SOUZA, A. C. B. ; PEREIRA, D. G. ; LIMA, E. P. . As Estratégias de Leitura na Compreensão de Textos no curso de ADS. In: II Simpósio Nacional de Texto e Ensino, 2012, Pau dos Ferros. II Simpósio Nacional de Texto e Ensino - II SINATE. Mossoró: Edições Uern, 2012.

9.
GONÇALVES, A. K. B. ; LIMA, E. P. . Estratégias de Leitura na compreensão de textos em Língua Inglesa. In: II Simpósio Nacional de Texto e Ensino, 2012, Pau dos Ferros. II Simpósio Nacional de Texto e Ensino - II SINATE. Mossoró: Edições Uern.

10.
LIMA, E. P.; LIMA, S. J. B. . A Gramática na construção de sentidos do texto: um estudo à luz dos parâmetros Curriculares Nacionais. In: II Simpósio Nacional de Texto e Ensino, 2012, Pau dos Ferros. II Simpósio Nacional de Texto e Ensino - II SINATE. Mossoró: Edições Uern, 2012.

11.
LIMA, E. P.; MARQUES, G. M. B. . As concepções de gramática que fundamentam a práxis docente no curso de Letras. In: I Encontro sobre gramática: saberes e fazeres, 2012, Fortaleza. I Encontro sobre gramática: saberes e fazeres. Fortaleza, 2012.

12.
SOUZA, G. S. ; LIMA, E. P. ; COSTA, E. A. . O Ensino de texto nos programas de Língua Portuguesa: uma análise de conteúdos das disciplinas voltadas as metodologias de ensino de Língua Portuguesa. In: VII seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Linteratura, 2011, Campina Grande. Ensino de Língua e Literatura: práticas, estágios e políticas. Campina Grande, 2011.

13.
GONÇALVES, A. K. B. ; SILVA, I. F. ; LIMA, E. P. . INGLÊS INSTRUMENTAL E AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA COMPREENSÃO DE TEXTOS: O PONTO DE VISTA DOS DISCENTES. In: V ECLAE - ENCONTRO DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM APLICADAS AO ENSINO, 2011, NATAL. V ECLAE- ENCONTRO DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM APLICADAS AO ENSINO. NATAL, 2011.

14.
LIMA, E. P.; SOUZA, G. S. . O ETHOS DE PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: V ECLAE - ENCONTRO DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM APLICADAS AO ENSINO, 2011, NATAL. V ECLAE- ENCONTRO DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM APLICADAS AO ENSINO, 2011.

15.
SAMPAIO, M. L. P. ; COSTA, R .L. ; LIMA, E. P. . A CONSTRUÇÃO RETÓRICA EM MONOGRAFIAS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE TESE SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS. In: A construção Retórica em Monografia de Graduação: um estudo de tese sobre o ensino de Línguas, 2010, Buenos aires. I Colóquio Naciona de Retórica: Retórica y política en las simultáneas I jornadas latinoamericanas en Estudios Retóricos, 2010.

16.
LIMA, E. P.; MARQUES, G. M. B. . A ANÁLISE DO PROGRAMA GERAL DA DISCIPLINA À LUZ DA LINGUISTICA TEXTUAL. In: VII COLÓQUIO DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA, 2010, PAU DOS FERROS. VII COLÓQUIO DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA. MOSSORÓ-RN: QUEIMA-BUCHA, 2010.

17.
MARQUES, G. M. B. ; LIMA, E. P. . METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: OS GÊNEROS DO DISCURSO EM SALA DE AULA. In: VII COLÓQUIO DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA, 2010, PAU DOS FERROS. VII COLÓQUIO DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA. MOSSORÓ-RN: QUEIMA-BUCHA, 2010.

18.
COSTA, R .L. ; LIMA, E. P. ; SAMPAIO, M. L. P. . AS TESES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS: UM ESTUDO RETÓRICO SOBRE MONOGRAFIAS DE GRADUAÇÃO. In: VII COLÓQUIO DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA, 2010, PAU DOS FERROS. VII COLÓQUIO DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA. MOSSORÓ-RN: QUEIMA-BUCHA, 2010.

19.
LIMA, E. P.; MARQUES, G. M. B. . A ARGUMENTAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: I COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERÁRIOS - I CNELL E VII SEMANA DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS - VII SELLP, 2010, PAU DOS FERROS. I CNELL / VII SELLP. MOSSORÓ-RN: QUEIMA-BUCHA, 2010.

20.
MARQUES, G. M. B. ; LIMA, E. P. . OS GÊNEROS DO DISCURSO: ENTRE A PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO. In: I COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERÁRIOS - I CNELL E VII SEMANA DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS - VII SELLP, 2010, PAU DOS FERROS. I COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERÁRIOS E VII SEMANA DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS. MOSSORÓ-RN: QUEIMA-BUCHA, 2010.

21.
LIMA, E. P.. GÊNEROS TEXTUAIS: AS CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS DO TEXTO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR PROFICIENTE. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 2009, FORTALEZA. VI SEMANA DE HUMANIDADES DA UFE/UECE: MEMÓRIA E DEVIR, 2009.

22.
LIMA, E. P.. DEBATE E ARTIGO DE OPINIÃO: MEDIAÇÕES COMUNICATIVAS NA SALA DE AULA. In: I ENCONTRO DE PESQUISA EM ASSU:Educação, linguagens e desenvolvimento regional: trajetórias e perspectivas para pesquisa, 2009, ASSU. I EPA ? Encontro de Pesquisa de Assú Educação, linguagens e desenvolvimento regional: trajetórias e perspectivas para pesquisa, 2009.

23.
LIMA, E. P.. O DISCURSO ARGUMENTATIVO NO CONTEXTO DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. In: I COLÓQUIO DISCURSO E PRÁTICAS CULTURAIS, 2009, FORTALEZA. I COLÓQUIO DISCURSO E PRÁTICAS CULTURAIS - DIPRACS. FORTALEZA, 2009.

24.
LIMA, E. P.. ARTIGO DE OPINIÃO E DEBATE: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE LEITURA NA SALA DE AULA. In: IV ECLAE - ENCONTRO DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM APLICADAS AO ENSINO, 2009, TERESINA. IV ECLAE - ENCONTRO DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM APLICADAS AO ENSINO. TERESNA, 2009.

25.
LIMA, E. P.. A IMAGEM DE PAULO HONÓRIO NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM SÃO BERNARDO. In: I CECLIT, 2009, PAU DOS FERROS. I CECLIT. PAU DOS FERROS, 2009.

26.
LIMA, E. P.. VEJA ESSA: UMA TRILHA GUIADA PELAS ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS. In: II SINALGE, 2009, Campina Grande. II SINALGE. Campina Grande: Realize Editora, 2009.

27.
LIMA, E. P.; FREITAS, A. C. . SABERES METODOLÓGICOS E CONCEITUAIS EM METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROFESSORES EM FORMAÇÃO. In: VI COLÓQUIO DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA, 2009, Maranhão. VI COLÓQUIO DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA, 2009.

28.
LIMA, E. P.. Debate em sala de aula: o discurso persuasivo em ação. In: XII SILEI, 2009, Uberlândia. XII SImpósio Nacional de Letas e Linguistica e II Simpósio Internacional de Letras e Linguistica, 2009.

29.
LIMA, E. P.. UM OLHAR SOBRE O ARTIGO DE OPINIÃO EM SALA DE AULA: AS CONTRIBUIÇÕES DO TEXTO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR PROFICIENTE. In: VI SELLP, 2008, Pau dos Ferros. VI SELLP: Tendências e abordagens em Linguistica, Literatura e ensino. Pau dos Ferros, 2008.

30.
LIMA, E. P.. VEJA ESSA! SÃO OS PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS. In: Encontro Internacional de Texto e Cultura, 2008, Fortaleza. Encontro Internacional de Texto e Cultura. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, E. P.. A variação conceitual da Argumentação: análise e descrição em textos acadêmicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
LIMA, E. P.; PONTES, A. L. . A Terminologia da Argumentação: paradigmas para o reconhecimento das unidades terminológicas em textos acadêmico-científicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
LIMA, E. P.. A dimensão subjetiva da argumentação em discursos sobre o dia internacional da mulher. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LIMA, E. P.; MARQUES, G. M. B. ; PONTES, A. L. . A Organização do Texto dissertativo-argumentativo no ensino médio: um estudo das técnicas argumentativas no livro didádito. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LIMA, E. P.; PONTES, A. L. ; SANTIAGO, M. S. . A Variação Conceitual na Terminologia da Argumentação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LIMA, E. P.. Gêneros Acadêmicos e argumentação: as técnicas argumentativas na construção de sentido dos textos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LIMA, E. P.; PONTES, A. L. ; ARAUJO, E. M. V. M. . A Relação texto-imagem nos verbetes de um dicionário de Língua Inglesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
LIMA, E. P.. Texto, saberes, práticas e uso das novas tecnologias no ensino e na formação de professor de línguas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
LIMA, E. P.. As técnicas argumentativas na construção de sentidos dos gêneros acadêmicos-científicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LIMA, E. P.; GONÇALVES, A. K. B. . AS TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DOS GÊNEROS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LIMA, E. P.. O Professor universitário e a imagem revelada nos discursos sobre o ensino de língua portuguesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LIMA, S. J. B. ; LIMA, E. P. ; PAIVA, J. L. . Os PCNs e a Análise Linguística como objeto de ensino na educação básica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LIMA, E. P.; MARQUES, G. M. B. . As concepções de gramática que fundamentam a práxis docente no curso de Letras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
LIMA, E. P.. A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA NO AMBIENTE CORPORATIVO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SOUZA, G. S. ; LIMA, E. P. ; COSTA, E. A. . VII Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
LIMA, E. P.; SOUZA, G. S. . O ETHOS DE PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
GONÇALVES, A. K. B. ; SILVA, I. F. ; LIMA, E. P. . INGLÊS INSTRUMENTAL E AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA COMPREENSÃO DE TEXTOS: O PONTO DE VISTA DOS DISCENTES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
LIMA, E. P.. Debatedor: Modos de ler e as implicações na aquisição da língua: Pontuações a partir da perspectiva psicanalítica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
SAMPAIO, M. L. P. ; COSTA, R .L. ; LIMA, E. P. . A construção Retórica em Monografia de Graduação: um estudo de tese sobre o ensino de Línguas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
LIMA, E. P.; MARQUES, G. M. B. . A ANÁLISE DO PROGRAMA GERAL DA DISCIPLINA À LUZ DA LINGUISTICA TEXTUAL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
COSTA, R .L. ; LIMA, E. P. ; SAMPAIO, M. L. P. . AS TESES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS: UM ESTUDO RETÓRICO SOBRE MONOGRAFIAS DE GRADUAÇÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MARQUES, G. M. B. ; LIMA, E. P. . METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: OS GÊNEROS DO DISCURSO EM SALA DE AULA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
LIMA, E. P.; MARQUES, G. M. B. . A ARGUMENTAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
MARQUES, G. M. B. ; LIMA, E. P. . OS GÊNEROS DO DISCURSO: ENTRE A PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
LIMA, E. P.. O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
LIMA, E. P.. GÊNEROS TEXTUAIS: AS CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS DO TEXTO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR PROFICIENTE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
LIMA, E. P.. MEDIADORA DO PROJETO DE DISSERTAÇÃO: A ESCRITA NA SALA DE AULA: MARCAS INTERATIVAS EM TEXTOS DE ALUNO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

28.
LIMA, E. P.. A IMAGEM DE PAULO HONÓRIO NA CONSTRUÇÃO DE IMAGEM EM SÃO BERNARDO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
LIMA, E. P.. VEJA ESSA! UMA TRILHA GUIADA PELAS ESTRATEGIAS ARGUMENTATIVAS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

30.
LIMA, E. P.; FREITAS, A. C. . SABERES METODOLÓGICOS E CONCEITUAIS EM METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROFESSORES EM FORMAÇÃO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
LIMA, E. P.. UM OLHAR SOBRE O ARTIGO DE OPINIÃO EM SALA DE AULA: AS CONTRIBUIÇÕES DO TEXTO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR PROFICIENTE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
LIMA, E. P.. GREGÓRIO DE MATOS: BOCA DO INFERNO?!. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LIMA, E. P.. Revista Eletrônica do NETLLI. 2018.

2.
LIMA, E. P.. Organon - Revista do Instituto de Letras da UFRGS. 2018.

3.
LIMA, E. P.. Revista Eletrônica do NETLLI. 2017.

4.
LIMA, E. P.. Parecerista Revista Diálogo das Letras (online). 2015.

5.
LIMA, E. P.. Revista Eletronica do NETLLI. 2014.

6.
LIMA, E. P.. parecerista Revista Diálogo das Letras (online). 2013.

7.
LIMA, E. P.. Comissão Científica do E-book: Produção e ensino de texto em diferentes perspectivas. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, E. P.; NASCIMENTO, F. I. ; NUNES, T. R. ; ARAUJO, E. M. V. M. . Uma análise do verbete manifestação nos dicionários em diferentes décadas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
LIMA, E. P.; PONTES, A. L. ; SANTIAGO, M. S. ; TEIXEIRA, P. B. . Os termos da argumentação à luz da Metalexicografia e da Nova Retórica: similaridades e diferenças. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
ARAGAO, V. P. S. ; IRINEU, L. M. ; LIMA, E. P. . A imagem de si sob as perspectivas da Retórica Clássica e da Nova Retórica: aproximações e distanciamentos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
CARVALHO, T. L. ; IRINEU, L. M. ; LIMA, E. P. . Grupo de Discussão. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
LIMA, E. P.; NONATO, M. ; FURTUOSO, M. J. . Letras e Identidade Cultural: debate em torno do Curso de Letras CAMEAM/UERN em suas três haibilitações. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, E. P.. Argumentação em Generos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LIMA, E. P.. A Sintaxe Portuguesa na visão da gramática Tradicional: Um estudo crítico. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
LIMA, E. P.. Revisão do e-book: Produção e ensino de texto em diferentes perspectivas. 2013. (Revisão do E-book).

4.
LIMA, E. P.; CARVALHO, T. L. . Comissão dos Novos Cursos do CAMEAM/UERN. 2013. (Comissão).

5.
PEREIRA, G. C. ; BESSA, J. C. R. ; BEZERRA, L. M. D. ; QUEIROZ, M. E. ; SAMPAIO, M. L. P. ; COSTA, R .L. ; CARVALHO, T. L. ; SILVA, A. A. ; LIMA, E. P. . Comissão Científica: Produção e ensino de texto em diferentes perspectivas,. 2013. (Comissão Científica).

6.
LIMA, E. P.. Literatura e Cinema. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
LIMA, E. P.. Literatura e Música: o Gênero canção na mídia Literária. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
LIMA, E. P.. Oficinas de Língua Portuguesa. 2012. .

9.
SILVA, A. A. ; SOUZA, G. S. ; LIMA, E. P. ; BEZERRA, L. M. D. ; Bernardino, R. A. ; BESSA, J. C. R. ; ALVES, M. L ; CARVALHO, T. L. ; CARVALHO, J. L. Q. ; NASCIMENTO, I. A. A. . Comissão Editorial: II Simpósio Nacional de Texto e Ensino. 2012. (Comissão Editorial).

10.
SILVA, A. A. ; SOUZA, G. S. ; LIMA, E. P. . Organização dos Anais: II Simpósio Nacional de Texto e Ensino. 2012. (Organização dos Anais).

11.
LIMA, E. P.. ENGLISH TEACHERS' PORTIFÓLIO. 2010. .

12.
LIMA, E. P.; MARQUES, G. M. B. ; ALENCAR, H. M. . A CONSTRUÇÃO DO DIÁRIO DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DE PEQUISA: DA OBSERVAÇÃO À ESCRITA. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
PEREIRA, G. C. ; LIMA, E. P. ; ALENCAR, H. M. ; REDSON, J. C. ; ALVES, M. L ; Bernardino, R. A. ; MENDES, W. V. . VII COLÓQUIO NACIONAL DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURA. 2010. (Editoração/Anais).

14.
LIMA, E. P.. DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2009. .

15.
LIMA, E. P.. INGLÊS BÁSICO PARA PROFESSORES. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
LIMA, E. P.. Oficina de Língua Inglesa. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
LIMA, E. P.. II SEMANA DE SAÚDE. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
LIMA, E. P.. II SEMANA PEDAGÓGICA. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PONTES, A. L.; XIMENES, E. E.; LIMA, E. P.; GOMES, J. B. F.. Participação em banca de José Juvêncio Neto de Souza. Glossário de Colocações Especializadas da Economia. 2018. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM LETRAS) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, S. J. B.; LIMA, E. P.; REDSON, J. C.. Participação em banca de Max Emiliano Cavalcante.A argumentação no discurso político-eleitoral: uma análise de processos argumentativos em slogans de presidentes eleitor no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
LUZ, F. M. O.; LIMA, E. P.; NONATO, M.. Participação em banca de Antonia Jucilene da Silva.O ensino de gramática na sala de aula de Língua Inglesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
COSTA, R .L.; LIMA, E. P.. Participação em banca de Antônia Elizângela Ribeiro Guerra.O professor de língua portuguesa e seu discurso: a constituição do ethos de professor do Ensino Médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
COSTA, R .L.; LIMA, E. P.. Participação em banca de Naydelenne Costa Rocha.Barack Obama: das teses sobre o Brasil ao ethos no discurso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
COSTA, W. P. A.; LIMA, E. P.. Participação em banca de Katianne Fernanda Tavares de Oliveira.O ensino-aprendizagem do inglês como língua estrangeira e a questão dos gêneros textuais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
COSTA, R .L.; LIMA, E. P.. Participação em banca de Neriane Neres de Queiroz.Convencer para vender: um estudo da persuasão nas propagandas da cerveja Skol. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
FILHO, I. O. S.; DANTAS, M. F. C.; LIMA, E. P.. Participação em banca de SOLANGE DE SALES RÊGO.A IDENTIDADE DA MULHER EM LETRAS DE MÚSICAS DA BANDA AVIÕES DO FORRÓ: MULHER NÃO TRAI, MULHER SE VINGA; NOVO NAMORADO E PEGA E NÃO SE APEGA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
Nascimento, M. E. F.; LIMA, E. P.; Bernardino, R. A.. Participação em banca de TATIANE SUASSUNA GODEIRO DE MOURA.UMA ABORDAGEM SOBRE AS CONCEPÇÕES E AS METODOLOGIAS DE LEITURA NO NÍVEL FUNDAMENTAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

9.
FONSECA, C. M. V.; COSTA, R .L.; LIMA, E. P.. Participação em banca de Elielma Oliveira Dias Pereira.ASPECTOS MANIPULATÓRIOS NO GÊNERO PROPAGANDA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

10.
COSTA, R .L.; FONSECA, C. M. V.; LIMA, E. P.. Participação em banca de Maria Zilda da SIlva.ARGUMENTAÇÃO PARA PROFESSOR: ORADOR E AUDITÓRIO NO DISCURSO NA "NOVA ESCOLA". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
LIMA, E. P.; SILVA, S. A.; PENHA, D. T. S.. Banca examinadora do processo seletivo simplificado para contratação de professor termporário. 2018. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
LIMA, E. P.; SANTIAGO, M. S.. Programa de Bolsa de Extensão de Línguas Estrangeiras e Portuguesa. 2015. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

3.
SANTIAGO, M. S.; LIMA, E. P.. PROGRAMA DE BOLSA DE EXTENSÃO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E PORTUGUESA. 2015. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

4.
LIMA, E. P.; COSTA, R .L.; PENHA, D. T. S.. Banca examinadora para professor substituti. 2014. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE.

5.
MENDES, W. V.; DANTAS, M. F. C.; LIMA, E. P.. Comissão julgadora Número de Vagas não iniciais nos cursos de graduação. 2014. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
DANTAS, M. F. C.; LIMA, E. P.; MENDES, W. V.. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UERN - PIBID/UERN. 2013. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
LIMA, E. P.; DANTAS, M. F. C.; REDSON, J. C.; PENHA, D. T. S.. Banca de Seleção para o Programa Institucional de Monitoria 2013.2. 2013. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
LIMA, E. P.; DANTAS, M. F. C.; REDSON, J. C.; SILVA, F. L. C.; JACINTO, M. M.. Comissão para Elaboração da Página Eletrônica do Departamento de Letras Vernáculas e Curso de Letras - Língua Portuguesa. 2013. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

9.
LIMA, E. P.. BANCA DE ENTREVISTA: SELEÇÃO PROFESSOR TEMPORÁRIO. 2010. 18a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação.

10.
VIDAL, R. M. B.; FONSECA, C. M. V.; LIMA, E. P.. BANCA EXAMINADORA DO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO. 2009. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE.

11.
LIMA, E. P.. CONCURSO DE REDAÇÃO. 2004. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminario Internacional de Estudos Sobre Discurso y Argumentación.A INTERAÇÃO DOS ARGUMENTOS NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DE UMA REPORTAGEM SOBRE BULLYING NAS ESCOLAS. 2018. (Seminário).

2.
III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação.A variação conceitual da Argumentação: análise e descrição em textos acadêmicos. 2016. (Simpósio).

3.
X Seminário de Pesquisas da Pós-Graduação em Linguística e V Seminário de Produção em Linguística,.Paradigmas para o reconhecimento das unidades terminológicas da área da Argumentação. 2016. (Seminário).

4.
XV SIMPÓSIO DE REDE IBERO-AMERICANA DE TERMINOLOGIA.A Terminologia da Argumentação: paradigmas para o reconhecimento das unidades terminológicas em textos acadêmico-científicos. 2016. (Simpósio).

5.
III Encontro Regional de Estudos Funcionalistas e II Simpósio de Letras do Vale do Açu.A Variação Conceitual na Terminologia da Argumentação. 2015. (Simpósio).

6.
I Simpósio de Linguística Textual.A organização do texto dissertativo-argumentativo no ensino médio: um estudo das técnicas argumentativas no livro didático. 2015. (Simpósio).

7.
I Simpósio de Linguística Textual.Avaliador de Pósteres. 2015. (Simpósio).

8.
25ª Jornada Nacional do GELNE - Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste.O que é mesmo ensinar gramática? Teses e argumentos que circulam em espaços acadêmicos. 2014. (Outra).

9.
I COLÓQUIO NACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO - I CNAD.A imagem de si sob as perspectivas da Retórica Clássica e da Nova Retórica: aproximações e distanciamentos. 2014. (Outra).

10.
III CINELI - Congresso Internacional Estudos do Léxico e suas Interfaces.Um estudo sobre representações ideológicas em verbetes de dicionários escolares. 2014. (Outra).

11.
II SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO.AS TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DOS GÊNEROS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS. 2014. (Seminário).

12.
I Simpósio Nacional de Literatura Linguística e Ensino.As técnicas Argumentativas no Gênero Artigo de Opinião. 2014. (Simpósio).

13.
Texto, discurso e ensino. Texto, saberes, práticas e uso das novas tecnologias no ensino e na formação de professor de línguas. 2014. (Exposição).

14.
Ciclo de Palestras: Saussure in praesentia. 2013. (Outra).

15.
I diálogo entre Pós-Graduandos da UERN, USP E UNESP. Da compilação do corpus eletrônico à comunicação científica. 2013. (Exposição).

16.
II ENCONTRO ACADÊMICO-CULTURAL DE LÍNGUAS.GT - O Saussure do CLG aos manuscritos. 2013. (Encontro).

17.
II Seminário Interdisciplinas das Ciências da Linguagem. 2013. (Seminário).

18.
XVIII semana universitária 18 anos: Socialização do ensino, da pesquisa e da extensão.A Relação texto-imagem nos verbetes de um dicionário de Língua Inglesa. 2013. (Outra).

19.
I Encontro sobre Gramática: saberes e fazeres.As concepções de gramática que fundamentam a práxis docente no curso de Letras. 2012. (Encontro).

20.
II Simpósio Nacional de Ensino de Texto.AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA COMPREENSÃO DE TEXTOS NO CURSO DE ADS. 2012. (Simpósio).

21.
IV Forum Internacional de Pedagogia.Os Pcn e a Análise Linguística como objeto de ensino da educação básica. 2012. (Outra).

22.
V encontro de Iniciação Científica e IV encontro de extensão da FAP.Redes Sociais e a imagem que os usuários revelam em suas postagens. 2012. (Encontro).

23.
V encontro de Iniciação Científica e IV encontro de extensão da FAP.Transport Rout? Softwere de consulta e notificação de linhas de transporte baseado em tecnologia móvel. 2012. (Encontro).

24.
XXIV jornada Nacional do grupo de estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE).O professor universitário e a imagem revelada nos discursos sobre o ensino de Língua Portuguesa. 2012. (Outra).

25.
AUDIÊNCIA PÚBLICA.PALESTRA - LÍNGUA INGLESA. 2011. (Outra).

26.
V ECLAE - ENCONTRO DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM APLICADAS AO ENSINO.O ETHOS DE PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2011. (Encontro).

27.
VII seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Linteratura.O Ensino de texto nos programas de Língua Portuguesa: uma análise de conteúdos das disciplinas voltadas as metodologias de ensino de Língua Portuguesa. 2011. (Seminário).

28.
VI REUNIÃO ANUAL DA ABAVE. 2011. (Outra).

29.
I COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERÁRIOS - I CNELL E VII SEMANA DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS - VII SELLP.A ARGUMENTAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2010. (Outra).

30.
I COLÓQUIO NACIONAL DE RETÓRICA.A CONSTRUÇÃO RETÓRICA EM MONOGRAFIAS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE TESE SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS. 2010. (Outra).

31.
VI ENCONTRO DA LINHA DE PESQUISA LINGUAGEM E EDUCAÇÃO.DEBATEDOR: MODOS DE LER E AS IMPLICAÇÕES NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA: PONTUAÇÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA. 2010. (Encontro).

32.
VII COLÓQUIO DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA.A ANÁLISE DO PROGRAMA GERAL DA DISCIPLINA À LUZ DA LINGUISTICA TEXTUAL. 2010. (Outra).

33.
VII COLÓQUIO DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA.METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: OS GÊNEROS DO DISCURSO EM SALA DE AULA. 2010. (Outra).

34.
VII COLÓQUIO DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA.AS TESES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS: UM ESTUDO RETÓRICO SOBRE MONOGRAFIAS DE GRADUAÇÃO. 2010. (Outra).

35.
ABRALIN - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LINGUISTICA. O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA. 2009. (Congresso).

36.
I COLÓQUIO DE ESTUDOS CRÍTICOS DA LITERATURA.A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE PAULO HONÓRIO NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM SÃO BERNARDO. 2009. (Outra).

37.
II SINALGE.VEJA ESSA: UMA TRILHA GUIADA PELAS ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS. 2009. (Simpósio).

38.
I SIMPÓSIO NACIONAL DE TEXTO E ENSINO.Mediadora do projeto de Dissertação: A Escrita na Sala de Aula: Marcas interativas em textos de alunos. 2009. (Simpósio).

39.
VI COLÓQUIO DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA.SABERES METODOLÓGICOS E CONCEITUAIS EM METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROFESSORES EM FORMAÇÃO. 2009. (Outra).

40.
VI SEMANA DE HUMANIDADE DA UECE E UFC: MEMÓRIA E DEVIR. GÊNEROS TEXTUAIS: AS CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS DO TEXTO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR PROFICIENTE. 2009. (Congresso).

41.
11th Braz-Tesol National Convention. 2008. (Outra).

42.
SELLP.UM OLHAR SOBRE O ARTIGO DE OPINIÃO EM SALA DE AULA: AS CONTRIBUIÇÕES DO TEXTO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR PROFICIENTE. 2008. (Outra).

43.
V Selimel. 2007. (Seminário).

44.
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO: ALFABETIZANDO PESSOAS, DEMOCRATIZANDO A LEITURA. 2005. (Seminário).

45.
VI oficina de Elaboração de Itens - SPAECE. 2005. (Oficina).

46.
II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicada ao Ensino - ECLAE. 2003. (Encontro).

47.
INGLÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. 2003. (Seminário).

48.
PROJETO NUMETARIZAR. 2003. (Outra).

49.
Programa Universidade Solidária.Monitora. 2001. (Outra).

50.
V Encontro de Iniciação Científica. 2001. (Encontro).

51.
X Semana de Letras.Gregório de Matos: BOCA DO INFERNO?!. 2000. (Outra).

52.
A REFLEXÃO CRÍTICA DO ENSINO DE LÍNGUAS. 1999. (Outra).

53.
IX Semana de Letras. 1999. (Outra).

54.
VIII SEMANA DE HISTÓRIA. 1999. (Outra).

55.
I ENCONTRO DE PROFESSORES E AUTORES DA EDITORA MODERNA. 1997. (Encontro).

56.
PROGRAMA INICIAL DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL. 1996. (Encontro).

57.
II SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO. 1993. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAVALCANTE, M. M. ; BRITO, M. A. P. ; CUSTODIO FILHO, V. ; SILVA, V. V. ; LIMA, S. M. C. ; TEIXEIRA, E. N. ; TAVORA, A. D. F. ; ALMEIDA JUNIOR, A. T. ; LIMA, E. P. . I Simpósio de Linguística Textual. 2015. (Outro).

2.
DANTAS, M. F. C. ; LIMA, E. P. . I Semana Universitária do Núcleo Avançado de Ensino Superior do Umarizal. 2013. (Outro).

3.
LIMA, E. P.. II Encontro Acadêmico-cultural de Línguas: O Centenário de Morte de Saussure: as contribuições para os estudos da linguagem. 2013. (Outro).

4.
LIMA, E. P.; GONÇALVES, A. K. B. . III mostra de Projetos Integradores da Faculdade Leão Sampaio. 2012. (Exposição).

5.
LIMA, E. P.; MARQUES, G. M. B. ; LIMA, S. J. B. . Coordenação do Grupo de trabalho: A práxis docente frente ao ensino de Língua Portuguesa. 2012. (Congresso).

6.
LIMA, E. P.. Coordenação Geral do IV Fórum Internacional de Pedagogia (IV FIPED). 2012. (Congresso).

7.
SOUZA, G. S. ; VIDAL, R. M. B. ; LIMA, E. P. ; Bernardino, R. A. . Comissão Geral do II Simpósio Nacional de Texto e Ensino - II SINATE. 2012. (Outro).

8.
LIMA, E. P.. I Encontro de Extensão, Acadêmico e Cultural de Línguas - I-ENACLI. 2012. (Outro).

9.
LIMA, E. P.. COORDENAÇÃO DA COMISSÃO DE MONITORIA. 2010. (Congresso).

10.
PEREIRA, G. C. ; LIMA, E. P. ; ALENCAR, H. M. ; REDSON, J. C. ; ALVES, M. L ; Bernardino, R. A. ; MENDES, W. V. . COMISSÃO DE REVISÃO E DE EDITORAÇÃO. 2010. (Congresso).

11.
FREITAS, A. C. ; LIMA, E. P. ; CUNHA, C. S. . COORDENAÇÃO DO GT: A LÍNGUA PORTUGUESA E A LITERATURA NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS E EM DOCUMENTOS OFICIAIS. 2010. (Congresso).

12.
LIMA, E. P.; MARQUES, G. M. B. ; ALVES, M. L . COORDENAÇÃO DO GT: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2010. (Outro).

13.
LIMA, E. P.; CARVALHO, T. L. ; BARBOSA, E. R. ; SOUZA, G. S. ; DANTAS, M. F. C. ; SAMPAIO, M. L. P. ; CARDOSO, S. M. ; ALMEIDA, T. P. N. C. ; CASTRO, N. M. ; SILVA, M. D. R. ; GUERRA, A. E. ; OLIVEIRA, M. F. ; BEZERRA, S. S. ; OLIVEIRA. G. F. L. ; MESQUITA, S. F. ; QUEIROZ, E. C. M. ; CASTRO, F. A. S. ; ALVES, J. J. ; PASSOS, R. B. ; SILVA, M. K. S. . COORDENAÇÃO DA COMISSÃO DE DIVULGAÇÃO. 2010. (Outro).

14.
LIMA, E. P.. COMISSÃO DE DIVULGAÇÃO. 2010. (Outro).

15.
LIMA, E. P.; FILHO, I. O. S. ; REDSON, J. C. ; ALVES, M. L . I Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - I CNELL e VII Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros - VII SELLP. 2010. (Outro).

16.
BESSA, J. C. R. ; PEREIRA, G. C. ; REDSON, J. C. ; ALVES, M. L ; Bernardino, R. A. ; OLIVEIRA, K. M. A. ; LIMA, E. P. ; ALVES, J. S. ; NETO, P. F. O. ; NASCIMENTO, M. E. F. . COMISSÃO DE REVISÃO E DE EDITORAÇÃO. 2010. (Outro).

17.
LIMA, E. P.. I SIMPÓSIO NACIONAL DE TEXTO E ENSINO. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
MÁRCIA PEREIRA DA SILVA FRANCA. ANÁLISE DAS UNIDADES TERMINOLÓGICAS DA ARGUMENTAÇÃO SOB A PERSPECTIVA SEMÂNTICO-TEXTUAL. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
THALISON BRENO ALVES DA SILVA. LÉXICO, TECNOLOGIA E ENSINO: ANÁLISE DE CATEGORIAS GRAMATICAIS da Língua Portuguesa(?) AUSENTES NA LIBRAS NO PROCESSO DE REESCRITURA DE PRODUÇÕES TEXTUAIS REALIZADAS POR ALUNOS SURDOS. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
ANTONIO ALDAIR NETO. A TERMINOLOGIA ESPECIALIZADA NOS EDITAIS DE CONCURSOS PÚBLICOS. Início: 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Antonia Jany da Silva. As Técnicas Argumentativas apresentadas por internautas em seus comentários sobre a miss Brasil 2017. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Edmar Peixoto de Lima.

2.
Maria Osair de Sousa Nunes. A Argumentação em textos escritos por alunos do 8o. Ano do Ensino Fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Edmar Peixoto de Lima.

3.
Bruna Luiza R. Nascimento. Argumentação e publicidade: as teses e técnicas argumentativas que compõem os anúncios publicitários de colchões. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Edmar Peixoto de Lima.

4.
Lícia Fernanda Dantas da Silva. AS TESES SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO DISCURSO RELIGIOSO DE MARCOS FELICIANO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Edmar Peixoto de Lima.

5.
Antônia Lidiana da Silva Moreira. Da universidade à educação básica: as teses acerca da concepção de ensino de gramática em discursos de docentes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Orientador: Edmar Peixoto de Lima.

6.
Dayana Maria de Freitas França. Ethos revelado em discursos de docentes e discentes acerca das concepções de gramática do curso de Letras Vernáculas - CAMEAM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Orientador: Edmar Peixoto de Lima.

7.
Sebastião Cléber Castro. Argumentação e ensino: as teses sobre o ensino de gramática no curso de Letras. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Orientador: Edmar Peixoto de Lima.

8.
Verônica Melo. Ensino de Espanhol no Ensino Médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Edmar Peixoto de Lima.

9.
Francisca Elizângela Bezerra de Oliveira. O discurso do ministro da educação numa perspectiva argumentativa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Edmar Peixoto de Lima.

10.
Maria Gilvanete Alves de Freitas. Ethos do professor e mídia: uma análise argumentativa de propagandas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Edmar Peixoto de Lima.

11.
ANANDA LÚCIA LIMA DE OLIVEIRA. ESTRATEGIAS ARGUMENTATIVAS NA CARTA-RESPOSTA: REFLEXÃOES ACERCA DE TESES DEFENDIDAS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Orientador: Edmar Peixoto de Lima.

12.
RAFAELA MAIA COSTA. GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA: UMA REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO COM A LEITURA NO ENSINO MÉDIO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Orientador: Edmar Peixoto de Lima.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, E. P.; GONÇALVES, A. K. B. . III mostra de Projetos Integradores da Faculdade Leão Sampaio. 2012. (Exposição).



Outras informações relevantes


1. Membro do Projeto de Cooperação Acadêmica "Disciplinas da Licenciatura voltadas para o ensino de Língua Portuguesa" - PROCAD - entre USP, UFMA e UERN



2. Mestrado Sanduiche cursado de 15 de março à 09 de maio de 2010 na universidade de São Paulo - USP, atividades relacionadas ao PROCAD



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 24:47:00