Isabel Francisco de Oliveira Barion

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3057355916960191
  • Última atualização do currículo em 16/09/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2005) e especialização em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Norte do Paraná-UNOPAR (2010). Mestrado em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora efetiva atuando no ensino fundamental I com lotação na Secretaria Municipal de Educação de Londrina e professora colaboradora na Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência em Ensino superior na área de Educação, atuando nos seguintes temas: Política Educacional, Educação de Jovens e Adultos, Trabalho e Educação, Alfabetização, Estágio supervisionado nos anos iniciais , Estágio supervisionado em Gestão escolar e não escolar e História da Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Isabel Francisco de Oliveira Barion
Nome em citações bibliográficas
BARION, Isabel. Fco. O.;BARION, ISABEL FRANCISCO DE OLIVEIRA

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura Municipal de Londrina, Secretaria de Educação, E M Ruth Ferreira de Souza.
Rua Camilo Simões,400
Parque Universidade
86056680 - Londrina, PR - Brasil
Telefone: (43) 33750206


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Orientador: Maria Cristina Gomes Machado.
2012 - 2014
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: EDUCAÇÃO EM CAMBÉ: HISTORIA E MEMÓRIA DA ESCOLA BRATISLAVA (1934-1949),Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Cezar de Alencar Arnaut Toledo.
Palavras-chave: Educação; História da Educação; Instituições Escolares.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2010
Especialização em Gestão Educacional. (Carga Horária: 420h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Título: Sistema de Avaliação da educação básica: entre a qualidade e a realidade..
Orientador: Zuleika C. Piassa.
2006 - 2007
Especialização em educação de jovens e adultos. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: A formação de professores da EJA no município de Londrina.
Orientador: Zuleika C. Piassa.
2002 - 2005
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1994 - 1997
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Olavo Bilac, CEOC, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Pedagogia UEM 45 anos: Desafios na Formação de professores. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2017 - 2017
Práticas pedagógicas para o Ensino Fundamental: Pressupostos teóricos e met. (Carga horária: 44h).
Prefeitura Municipal de Londrina, P/LONDRINA, Brasil.
2017 - 2017
História da Educação Brasileira: Formação do Campo. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2016 - 2016
XXXII Semana da Química. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2016 - 2016
Educação para a Diversidade e Cidadania. (Carga horária: 32h).
Prefeitura Municipal de Londrina, P/LONDRINA, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em III Jornada: A identidade do Pedagogo como coordenador pedagógico. (Carga horária: 150h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em A identidade do Pedagogo como organizador do Trabalho Pedagógico escolar. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2015 - 2015
Projeto Construção Contínua do Saber Fazer. (Carga horária: 44h).
Prefeitura do Município de Londrina, PML, Brasil.
2014 - 2014
ANPED. (Carga horária: 36h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2014 - 2014
ALFMAT. (Carga horária: 36h).
Prefeitura do Município de Londrina, PML, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em IV Seminário Trabalho e Educação. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em V Simpósio de pesquisa e pós-graduação em educação. (Carga horária: 36h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em XIV Semana da educação-Pedagogia 50 anos. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Introdução ao Pensamento de Antonio Gramsci. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em XIV Semana da educação-Pedagogia 50 anos. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em XI Seminário de Pesquiso a do PPE. (Carga horária: 28h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em I Jornada de Didática- O ensino como foco. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2010 - 2010
I Encontro de professores. (Carga horária: 30h).
Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, UNIDERP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em A pedagogia da Educação Infantil. (Carga horária: 120h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Capacitação em Metodologia da Pesquisa. (Carga horária: 45h).
Universidade Anhanguera - Uniderp, UNIDERP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente A, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor assistente A, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Bolsita-Parfor, Enquadramento Funcional: Professor

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor especialista, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora especialista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor especialista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor especialista, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor especialista, Carga horária: 20

Atividades

07/2014 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e trabalho
Políticas educacionais
2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação Comunicação e Artes, .

08/2016 - 07/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas educacionais
09/2011 - 07/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização
Coordenação do trabalho pedagógico escolar e não escolar
Educação e trabalho
Estágio nos anos iniciais do ensino fundamental I
03/2012 - 12/2012
Ensino, Educação de jovens e adultos, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História da educação de jovens e adultos no Brasil e no mundo.
03/2011 - 09/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
09/2010 - 12/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Coordenação do trabalho escolar e não escolar
09/2010 - 12/2010
Estágios , Centro de Educação Comunicação e Artes, .

Estágio realizado
Estágio em Gestão escolar e não escolar.
01/2010 - 06/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho e educação
01/2010 - 06/2010
Ensino, PSICOLOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e funcionamento do Ensino Fundamental e Médio
01/2010 - 06/2010
Estágios , Centro de Educação Comunicação e Artes, .

Estágio realizado
Estágio em Gestão escolar e não escolar.
04/2009 - 12/2009
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Educacionais
04/2009 - 12/2009
Estágios , Centro de Educação Comunicação e Artes, .

Estágio realizado
Estágio supervisionado em Gestão Educacional na Educação Formal e não-formal.

Prefeitura Municipal de Londrina, P/LONDRINA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Regente, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Regente das séries iniciais do ensino fundamental.


Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Doutoranda em educação
Outras informações
Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Aluna da pós graduação, Enquadramento Funcional: Estudante

Atividades

02/2012 - 04/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .


Universidade Anhanguera - Uniderp, UNIDERP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: PROFESSOR-CLT, Enquadramento Funcional: Docente do curso de Pedagogia, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades: Professora local, orientadora de estágio do curso de Pedagogia.

Atividades

02/2009 - 07/2009
Estágios , Faculdade de Dourados, .

Estágio realizado
Estágio supervisionado em Gestão escolar na educação formal e não formal..
02/2006 - 03/2009
Ensino, pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação.
02/2008 - 12/2008
Estágios , Faculdade de Dourados, .

Estágio realizado
Estágio supervisionado na séries iniciais..

Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: PSS-Professor temporário, Enquadramento Funcional: Professora regente., Carga horária: 20
Outras informações
Atividades:Professora regente das séries iniciais.


Associação de Proteção a Maternidade e Infância, APMI, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor regente, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação: Professora da educação infantil



Linhas de pesquisa


1.
Políticas Educacionais e Gestão da Educação

Objetivo: Estudar as políticas educacionais e a gestão da educação em sistemas, níveis e modalidades de ensino.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação; Gestão da Educação; Políticas Educacionais.
2.
Estado, Políticas Públicas e Educação

Objetivo: Desenvolver pesquisas sobre a educação, sua relação com o Estado e com a definição de políticas públicas para a educação..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação; Estado; Políticas Públicas;.
3.
História de Instituições Educativas

Objetivo: Estudar a história de instituições escolares ou educativas, especialmente as instituições religiosas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.
Palavras-chave: Arquivos escolares; Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação; Instituições Educativas; Instituições Escolares.


Projetos de pesquisa


2013 - 2016
NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO E PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DA PROPOSTA E IMPLEMENTAÇÃO
Descrição: O projeto busca analisar em 04 escolas de grande porte de Londrina e região a proposta e implementação das diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Médio e para a educação profissional. Apoiado em pesquisa e discussão bibliográfica, análise contextualizada da legislação educacional, de documentos escolares e de dados das entrevistas pretende responder aos seguintes questionamentos: como vem sendo compreendida as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino médio estabelecidas a partir da resolução CNE/CEB n. 02/2012 por pedagogos e docentes que atuam no Ensino Médio? Que trabalho vem sendo realizado pela gestão da escola a partir de tais normativas? Como tais diretrizes são contempladas no projeto político-pedagógico? Qual a compreensão dos professores sobre tal encaminhamento? Trata-se de um estudo importante para verificar como a escola tem compreendido as Diretrizes Curriculares recentemente aprovadas. Entre os resultados pretende-se obter dados sobre o encaminhamento do trabalho pedagógico nas escolas, elemento imprescindível para estudo e formação de licenciados e pedagogos. Busca-se também o aprofundamento de estudos sobre o Ensino Médio e profissional possibilitando com os conhecimentos obtidos construir uma escola básica que vislumbre um projeto pedagógico coerente com os anseios de emancipação e cidadania de adolescentes e jovens..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
IMPACTOS E PERSPECTIVAS DA INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AO ENSINO MÉDIO NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ: O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO POLÍTICA E DO CURRÍCULO PARA ADOLESCENTES E ADULTOS.
Descrição: Neste projeto pretendemos levantar e analisar dados do processo de integração entre educação profissional e Ensino Médio ocorrida no governo Requião - período de 2002 a 2010. Para tanto realizaremos pesquisa e discussão bibliográfica, análise de documentos e entrevistas com professores e gestores das escolas. Pretendemos com esta pesquisa possibilitar um processo de reflexão e análise dos pressupostos orientadores da integração entre educação profissional e Ensino Médio, das ações realizadas por professores e membros da equipe pedagógica das escolas. Trata-se de um estudo importante que poderá contribuir com o trabalho de professores e alunos da rede estadual atendidos no Ensino Médio e profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) .
Integrantes: Isabel Francisco de Oliveira Barion - Integrante / CZERNISZ, Eliane C. da Silva - Coordenador / Maria das Graça ferreira - Integrante / Marci Batistão - Integrante / Sandra Regina de Oliveira Garcia - Integrante.


Outros Projetos


2013 - 2015
Política e Gestão da Educação: contribuições para a Formação de Pedagogos que atuam na coordenação do trabalho pedagógico em espaços de educação formal e não-formal
Descrição: O projeto de pesquisa em ensino ?Política e Gestão da Educação: contribuições para a Formação de Pedagogos que atuam na coordenação do trabalho pedagógico em espaços de educação formal e não formal? tem como objetivo analisar a contribuição das disciplinas da área de política e gestão da educação para o exercício profissional dos pedagogos. O foco do trabalho serão as disciplinas componentes das matrizes curriculares dos anos 2002, 2005, 2007 e 2010 do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina. Visa também a promoção da integração entre docentes da área, alunos e os coordenadores pedagógicos de espaço de educação formal e não-formal a fim de avaliar a pertinência dos conteúdos trabalhados pelas referidas disciplinas em relação à área de atuação profissional. Estas informações servirão de subsídios para a avaliação dos conteúdos trabalhados pela área, bem como, possibilitará a criação de estratégias e ações que visem à melhoria do trabalho realizado. E com isso, contribuir com melhor qualidade para a formação e exercício profissional dos pedagogos. Como procedimentos metodológicos serão realizados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, grupos de estudos e eventos de extensão. A previsão é que este projeto seja desenvolvido no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2015, tendo a Universidade Estadual de Londrina como espaço para sua realização. O projeto será avaliado durante todo o processo..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Estágio supervisionado em espaços de educação formal e não formal..
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política e Gestão da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação infantil e anos iniciais.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Nome de turma- Pedagogia turma 1000, Universidade Estadual de Londrina.
2009
Homenageada pelo curso de pedagogia - noturno - como Paraninfa, Uniderp/Londrina.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TOLEDO, CÉZAR DE ALENCAR ARNAUT DE2015 TOLEDO, CÉZAR DE ALENCAR ARNAUT DE ; BARION, ISABEL FRANCISCO DE OLIVEIRA . A educação escolar no início da colonização do Norte do Paraná: a Escola Bratislava, de Cambé (1936-1948). Interfaces Científicas - Educação, v. 4, p. 35-46, 2015.

2.
CZERNISZ, Eliane C. da Silva2013BARION, Isabel. Fco. O.; CZERNISZ, Eliane C. da Silva ; INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AO ENSINO MÉDIO NO PARANÁ: DAS INTENÇÕES AOS RESULTADOS. INTERFACES CIENTÍFICAS - EDUCAÇÃO, v. 24, p. 161-177, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
BARION, Isabel. Fco. O.; COELHO, G. F. ; QUADROS, R. S. ; MACHADO, M. C. G. . NÍSIA FLORESTA E A CONSTITUIÇÃO DE ESPAÇOS PARA MULHER BRASILEIRA POR MEIO DA EDUCAÇÃO. In: Antonella Carvalho de Oliveira. (Org.). Grandes Temas da Educação Nacional 1. 1ed.Ponta Grossa: ATENA, 2018, v. 1, p. 142-155.

2.
ABBUD, Maria Luiza ; BARION, Isabel. Fco. O. ; CZERNISZ, Eliane C. da Silva ; XAVIER, Márcia R. Souza ; Marta Regina Gimenez Favaro ; TUMA, M. M. ; LUIZ JUNIOR, C. ; SILVA, A. L. F. ; RUIZ, M. J. F. ; FERREIRA, M. G. . Contribuição do curso de Pedagogia para a formação docente: relato de uma ex-aluna. In: Maria Luiza Macedo Abbud; Marta Regina Gimenez Favaro. (Org.). 50 anos de Pedagogia/ FFCL/ Londrina e Uel-1962 a 2012. Londrina: Eduel, 2012, v. , p. -348.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BARION, Isabel. Fco. O.. Exigencias do Seculo XXI: Ser cidadão. Folha de Londrina, Espaço Aberto, p. 02 - 02, 07 out. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARION, Isabel. Fco. O.; MACHADO, M. C. G. ; QUADROS, R. S. ; COELHO, G. F. . A educação das mulheres no século XIX a contribuição de Nísia Floresta. In: EDUCERE, 2017, Curitiba. Formação de professores: contexto, sentidos e práticas. p. 1313-1325.

2.
CZERNISZ, Eliane C. da Silva ; BATISTAO, M. ; BARION, Isabel. Fco. O. ; PIO, C. A. ; ERRAM, C. A. ; PINHEIRO, E. V. ; FREIBERGER, L. D. V. . O currículo do Ensino Médio frente às Diretrizes Curriculares Nacionais. In: XII Coloquio sobre Questões curriculares, 2016, Recife. Eixo 3 - Currículo e educação infantil, ensino fundamental e médio, 2016. v. 2. p. 276-282.

3.
BARION, Isabel. Fco. O.. História e memória da Escola Bratislava de Cambé (1936‐ 1948): entre a educação e a fé. In: X ANPED Sul, Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Reunião Científica Regional da ANPED, 2014, FLORIANÓPOLIS. X ANPED Sul, Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Reunião Científica Regional da ANPED, 2014. p. 01-02.

4.
BARION, Isabel. Fco. O.; OLIVEIRA, Isaura Fco. . Análise do pensamento pedagógico de professores que atuam na Ed. de jovens e Adultos no município de Londrina.. In: Educação, trabalho e responsabilidade social., 2008, Bom Jesus da Lapa. Educação, Trabalho e Responsabilidade. Bom Jesus da Lapa: Alvorada, 2008. v. 1. p. 79-96.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BARION, Isabel. Fco. O.; CERQUEIRA, A. A. ; SANTANA, N. A. . Educação, ética e Cidadania: O preconceito racial no contexto escolar. In: Semana da Educação: Educação e dilemas contemporâneos., 2017, Londrina. Semana da Educação: Educação e dilemas contemporâneos, 2017.

2.
OLIVEIRA, P. A. ; BARION, Isabel. Fco. O. . O preconceito racial no contexto escolar. In: Semana da Educação: Educação e dilemas contemporâneos., 2017, Londrina. Semana da Educação: Educação e dilemas contemporâneos, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CZERNISZ, Eliane C. da Silva ; BARION, Isabel. Fco. O. ; BATISTAO, M. ; FERREIRA, M. G. ; GARCIA, S. . Apontamentos sobre a política da integração da educação profissional ao ensino médio no Paraná. In: IX Seminário do trabalho, 2014. Trabalho, educação e neodesenvolvimento.

2.
BATISTAO, M. ; BARION, Isabel. Fco. O. ; CZERNISZ, Eliane C. da Silva . Formação continuada de professores no processo de integração da educação profissional ao Ensino Médio e da Educação Profissional à Educação de Jovens e Adultos no Paraná.. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2013, CURITIBA. XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE - 2013 II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE FORMAÇÃO PARA MUDANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO: políticas,. CURITIBA: EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, 2013. p. 3271-3279.

3.
BARION, Isabel. Fco. O.; ORTIZ, KAREN BETTINA IKEDA DE . Educação e trabalho: Uma relação conflituosa na visão de um grupo de pedagogos em formação. In: VIII Seminário do Trabalho: Trabalho, Educação e Políticas sociais no século XXI, 2012, Marília. VIII Seminário do Trabalho: Trabalho, Educação e Políticas sociais no século XXI, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
BARION, Isabel. Fco. O.; CERQUEIRA, A. A. ; SANTANA, N. A. . Educação, ética e Cidadania. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA, P. A. ; BARION, Isabel. Fco. O. . O preconceito racial no contexto escolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BARION, Isabel. Fco. O.; BATISTAO, M. ; CZERNISZ, Eliane C. da Silva . O currículo do Ensino Médio frente as Diretrizes Curriculares Nacionais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BARION, Isabel. Fco. O.; CZERNISZ, Eliane C. da Silva . Formação de professores: entre as Diretrizes Curriculares para as Licenciaturas e a Base Nacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BARION, Isabel. Fco. O.. História e memória da Escola Bratislava de Cambé (1936‐ 1948): entre a educação e a fé. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BARION, Isabel. Fco. O.; CZERNISZ, Eliane C. da Silva ; BATISTAO, M. ; FERREIRA, M. G. ; GARCIA, Sandra R. de Oliveira . Apontamentos sobre a Política da integração da Educação Profissional ao ensino Médio No Paraná. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BARION, Isabel. Fco. O.; ORTIZ, KAREN BETTINA IKEDA DE . Educação e trabalho: Uma relação conflituosa na visão de um grupo de pedagogos em formação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BARION, Isabel. Fco. O.; ORTIZ, KAREN BETTINA IKEDA DE ; PIASSA, Zuleika A. C. . Sistema de avaliação da Educação Básica:entre a realidade e a qualidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BARION, Isabel. Fco. O.; OLIVEIRA, Isaura Fco. . Ensino médio:para a vida ou para o trabalho?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
VIOTO. Josiane R. B. ; Nozi, Gislaine S. ; BARION, Isabel. Fco. O. . Contextualização do ensino numa perspectiva sócio-histórica: A importância do ensino escolar para a formação humana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BARION, Isabel. Fco. O.. O pensamento pedagógico de professores que atuam na Eja no municipio de Londrina.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BARION, Isabel. Fco. O.. A EJA no município de Londrina e a atuação de professores.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
BARION, Isabel. Fco. O.; XIMENEZ, R. ; RUIZ, I. ; MACHADO, E. . Extensão ou Comunicação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BARION, Isabel. Fco. O.. XVII Semana da Educação- Educação e Dilemas Contemporâneos. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARION, Isabel. Fco. O.. XXXII Semana da Química- Ciência e tecnologia na saúde. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARION, Isabel. Fco. O.; MAIA, L. F. . O IDEB e a organização da gestão escolar e pedagógica na escola pública. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BARION, Isabel. Fco. O.; HENRICH, L. L. ; MAIA, L. F. . O papel do Gestor na escola: Dimensões Política, Técnica, Administrativa e Pedagógica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BARION, Isabel. Fco. O.. XVII Semana da Educação-Educação e Dilemas Contemporâneos. 2017. (Parecerista).

4.
BARION, ISABEL FRANCISCO DE OLIVEIRA. XXXII SEMANA DA QUÍMICA- CIÊNCIA E TECNOLOGIA. 2016. (Presidente de mesa).

5.
BARION, Isabel. Fco. O.. XXXII Semana de Química. 2016. (Membro de mesa redonda).

6.
BARION, Isabel. Fco. O.. XIV Semana de Educação- Pedagogia 50 anos. 2012. (Parecerista).

7.
BARION, Isabel. Fco. O.. Conae. Colóquio sobre o eixo: Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade. 2009. (Discussão sobre o PNE/CONAE).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, M. R.; BARION, ISABEL FRANCISCO DE OLIVEIRA; VERASTEGUI, R. L. A.. Participação em banca de Renata Gibin.Desafios do processo de formação e atuação de professores para o atendimento de criança com Transtorno Espectro Autista. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

2.
SOUZA, M. R.; VERASTEGUI, R. L. A.; BARION, Isabel. Fco. O.. Participação em banca de Maria José de Souza Flávio.Os desafios da inclusão da mulher no mercado de trabalho com ênfase na formação universitária. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

3.
LUIZ JUNIOR, C.; Marta Regina Gimenez Favaro; BARION, Isabel. Fco. O.. Participação em banca de Adriano Cerqueira de Souza.Um olhar da História da Educação sobre o processo de evasão escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

4.
Marta Regina Gimenez Favaro; LUIZ JUNIOR, C.; BARION, Isabel. Fco. O.. Participação em banca de Milena Amanda dos Santos.A história do ensino normal no Brasil: uma visão sobre a legislação da lei orgânica do ensino normal.... 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

5.
SARTORI, Maria Ruth; SILVA, A. T. T.; BARION, Isabel. Fco. O.. Participação em banca de Nathália Ramos Patrocínio.A teoria histórico-crítica: reflexões sobre o papel do professor mediador. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

6.
FERNANDES, T. C.; SILVA, A. L. F.; BARION, Isabel. Fco. O.. Participação em banca de Aline da Silva Pedro Freitas.O diretor e a gestão democrática na escola: a percepção-vivência de uma diretora de escola pública da educação básica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

7.
RUIZ, M. J. F.; SARTORI, Maria Ruth; BARION, Isabel. Fco. O.. Participação em banca de Angelina Harumi Shimysu Jussuani.A Formação para a gestão no curso de pedagogia no Brasil e na Universidade Estadual de Londrina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

8.
XAVIER, Marcia R. Souza; VERASTEGUI, R. L. A.; BARION, Isabel. Fco. O.. Participação em banca de Gislaine Mariana da Silva de Almeida.Caminhos para a conclusão da escolarização dos estudantes da educação de jovens e adultos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

9.
XAVIER, Marcia R. Souza; VERASTEGUI, R. L. A.; BARION, Isabel. Fco. O.. Participação em banca de Márcia Maria Lauro.Desafios do pedagogo no atendimento a crianças e adolescentes 'abrigados" no contexto da escola. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

10.
XAVIER, Marcia R. Souza; VERASTEGUI, R. L. A.; BARION, Isabel. Fco. O.. Participação em banca de Amanda Caroline de Souza.Desafios do trabalho de Gestão no processo de formação e atuação de educadores da EJA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

11.
XAVIER, Marcia R. Souza; VAGULA, E.; BARION, Isabel. Fco. O.. Participação em banca de Graziels Pontes Andrade.Políticas e programas para a alfabetização de adultos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

12.
SILVA, Maria Ruth Sartori; BARION, Isabel. Fco. O.; LOPES, R. S. P.. Participação em banca de Anna Caroline de Souza.A coordenação Pedagógica e o Projeto Político Pedagógico: Os encontros e desencontros na organização do trabalho pedagógico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

13.
FARIAS, A. M.; BARION, Isabel. Fco. O.; FERREIRA, M. G.. Participação em banca de Alceni Alves de Lima.Gestão democrática da escola pública e os desafios da prática escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

14.
CZERNISZ, Eliane C. da Silva; SILVA, Maria Ruth Sartori; BARION, Isabel. Fco. O.. Participação em banca de Daniela Simitan Claro de Oliveira.O pedagogo no processo de reinserção social. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

15.
LUPPI, M. A. R.; BARION, Isabel. Fco. O.; PALMA, R. C. B.. Participação em banca de Josiane Ferreira Raimundo.Avaliação da aprendizagem: um processo coerente entre a prática avaliativa e os pressupostos teóricos expressos no PPP.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

16.
BARION, Isabel. Fco. O.; FERREIRA, M. G.; COSTA,Vilze Vidotti. Participação em banca de Greice Kelle Pereira da Silva.O papel da escola na sociedade capitalista. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

17.
BARROS, Marta Silene Ferreira; LEITE, Sandra R. Mantovani; BARION, Isabel. Fco. O.. Participação em banca de Bianca Marcela dos Santos.A formação do profissional da Educação Infantil: um olhar para o planejamento e rotinas das atividades pedagógicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

18.
SILVA, Maria Ruth Sartori; FRANÇA, Eliacir Neves; BARION, Isabel. Fco. O.. Participação em banca de Kamila Santana Silva.A participação da comunidade na escola. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

19.
XAVIER, Márcia R. Souza; SARTORI, Maria Ruth; BARION, Isabel. Fco. O.. Participação em banca de Maria Cristina Vieira.Escolarização e Trabalho: Desafios do ensino médio no contexto da Eja. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

20.
CZERNISZ, Eliane C. da Silva; BARION, Isabel. Fco. O.; CARDOZO,Gloria Christina de Sousa. Participação em banca de Jaqueline Suzana Lourenço.Políticas Públicas para a população negra: uma análise da Lei n.10639/03. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

21.
AOYAMA,Ana Lucia Ferreira; SILVA, Maria Ruth Sartori; BARION, Isabel. Fco. O.. Participação em banca de Thaís Alessandra Shell Gabriel.A infância e adolescência brasileira: trajetória da construção de direitos e deveres. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

22.
CZERNISZ, Eliane C. da Silva; COSTA,Vilze Vidotti; BARION, Isabel. Fco. O.. Participação em banca de Andressa Bernini Paiva.Família e escola: Discussões em torno desta relação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

23.
AOYAMA,Ana Lucia Ferreira; SILVA, Maria Ruth Sartori; BARION, Isabel. Fco. O.. Participação em banca de Francielly Cristina de Souza Marchetti.Escola e adolescente em conflito com a lei: um estudo no município de Londrina. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

24.
PIASSA, Zuleika A. C.; SILVA, Maria Ruth Sartori; BARION, Isabel. Fco. O.. Participação em banca de Eliane Fudoli Lara.Análise sobre o trabalho de conclusão de curso na opinião dos alunos do curso de pedagogia da Uel. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

25.
PIASSA, Zuleika A. C.; FERREIRA, M. G.; BARION, Isabel. Fco. O.. Participação em banca de Lucélia Adriana de Souza.Processo de alfabetização de jovens e adultos na perspectivas da psicogênese da língua escrita de Emília Ferreiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

26.
PIASSA, Zuleika A. C.; BARION, Isabel. Fco. O.. Participação em banca de Eliane Fudoli Lara.A pesquisa na formação do Pedagogo: Análise sobre o trabalho de conclusão de curso na opinião dos alunos do curso de Pedagogia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

27.
PIASSA, Zuleika A. C.; BARION, Isabel. Fco. O.. Participação em banca de Natália Chinaglia Ramos.Participação+ Decisão+ Compromisso:análise das estratégias de gestão e da organização do trabalho pedagógico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.




Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARION, Isabel. Fco. O.. XVI Semana da Educação: Desafios atuais para a educação. 2015. (Outro).

2.
CARDOZO,Gloria Christina de Sousa ; CZERNISZ, Eliane C. da Silva ; FERREIRA, M. G. ; RUIZ, M. J. F. ; SILVA, Maria Ruth Sartori ; BATISTAO, M. ; BARION, Isabel. Fco. O. . IV SEMINÁRIO Trabalho e educação, questões contemporâneas.. 2013. (Outro).

3.
BARION, Isabel. Fco. O.. Como elaborar projeto de pesquisa na área da educação. 2012. (Outro).

4.
XAVIER, Márcia R. Souza ; BARION, Isabel. Fco. O. ; VIDOTTE, Vilze . A Oferta de EJA em Londrina e Região: Desafios da Gestão e da Docência. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
SHIRLEY APARECIDA DOS REIS DE LIMA. GESTÃO DEMOCRÁTICA E EDUCAÇÃO: CONSELHO ESCOLAR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Isabel Francisco de Oliveira Barion.

2.
DENISIA APARECIDA DE ANDRADE ROSA. O REGIMENTO ESCOLAR NA GESTÃO DEMOCRÁTICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Isabel Francisco de Oliveira Barion.

3.
Silvana Borges Reis. Gestão democrática: Associação de pais, mestres e funcionários-APMF. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Isabel Francisco de Oliveira Barion.

Orientações de outra natureza
1.
Lauri Luis Henrich. O papel do gestor na escola: dimensões política, técnica, administrativa e pedagógica. 2017. Orientação de outra natureza. (PDE) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Isabel Francisco de Oliveira Barion.

2.
Luciano Ferreira Maia. O IDEB e a organização da gestão escolar e pedagógica na escola pública. 2017. Orientação de outra natureza. (PDE) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Isabel Francisco de Oliveira Barion.

3.
Elmo Gonçalves Rodrigues. A importância da Gestão Democrática na aplicação do PDE. 2015. Orientação de outra natureza. (PDE) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Isabel Francisco de Oliveira Barion.

4.
Marineis Guerra da Silva. O fortalecimento do Conselho Escolar numa perspectiva de gestão democrática. 2012. Orientação de outra natureza. (PDE) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Isabel Francisco de Oliveira Barion.

5.
MARTA MARIA LIBERATTI. O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO COMO APOIO E FATOR MOTIVADOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2012. Orientação de outra natureza. (PDE) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Isabel Francisco de Oliveira Barion.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 23:12:46