Vanda Leci Bueno Gautério

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3622016048269818
  • Última atualização do currículo em 31/08/2018


Possui Graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da vida e da saúde, na FURG . Atuou como Professora contratada na FURG; tutora/bolsista e coorientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e professora no Programa Mídias na Educação na modalidade a distância, junto ao Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática-CEAMECIM. Atualmente é professora de Matemática, anos finais, da Prefeitura Municipal do Rio Grande, com carga horária de 20 horas e professora cedida pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria Municipal da Educação, carga horária de 20 horas, para desenvolver suas atividades docentes na FURG, no Laboratório de Educação Matemática e Física (LEMAFI), desenvolvendo ações de incentivo ao ensino, pesquisa e extensão integrando as áreas de Educação Matemática e Física a tecnologias digitais aplicadas na educação. Participa do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologia. Tem experiência no Ensino Superior, Formação Inicial e Continuada de Professores, Ensino Fundamental anos finais e Ensino de Jovens e Adultos - EJA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vanda Leci Bueno Gautério
Nome em citações bibliográficas
GAUTÉRIO, V. L. B.

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura Municipal do Rio Grande, Secretaria Municipal da Educação e Cultura.
Rua Marechal Floriano, 103
Centro
96200-380 - Rio Grande, RS - Brasil
Telefone: (053) 30358474
URL da Homepage: www.riogrande.gov.rs


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Universidade Federal do Rio Grande - FURG, FURG, Brasil.
Título: O APRENDER EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM CONFIGURANDO UMA CULTURA ESCOLAR, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Sheyla Costa Rodrigues.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ambiente de Aprendizagem; Aprender; Discurso coletivo; cooperação; estudantes.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Universidade Federal do Rio Grande - FURG, FURG, Brasil.
Título: (RE)SIGNIFICANDO APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS: Uma experiência vivida com professoras dos anos iniciais,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Sheyla Costa Rodrigues.
Palavras-chave: Formação de Professores; Aprendizagens Matemáticas; Anos Iniciais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2005
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 420h).
Faculdades Integradas - FACVEST, FACVEST, Brasil.
Título: Avaliação e a Mudança nos Paradigmas do Ensino.
Orientador: Profa. MSc. Maria Mirta Calhava de Oliveira.
2016 - 2017
Graduação em Licenciatura em Pedagogia.
Centro Universitário Internacional UNINTER, UNINTER, Brasil.
Título: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS POTENCIALIZANDO O SABER FAZER DOS PROFISSIONAIS DA PEDAGOGIA: UM ESTUDO NO PORTAL DA REDE ON LINE SCIELO.
Orientador: VIVIANE MARCARINI BAYER BILHAN.
2000 - 2003
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Fundação Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em Quartas com a geometria. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2014 - 2014
Programa de Aprendizagem Política à Distância. (Carga horária: 80h).
ESCOLA DE REDES, LABER, Brasil.
2014 - 2014
Formação Continuada do Ensino Fundamental. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Município da Educação, SMED, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Educação Ambiental e Mídias nos Espaços Escolares. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em A escola que se vive e a escola que se sonha. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande - FURG, FURG, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em SEMINÁRIO DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação Para Tutores e Professores em EaD. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2011 - 2011
I Encontro Nacional dos Tutores da EaD. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação de professores e tutores para ações de. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2009 - 2010
Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar. (Carga horária: 300h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura, SMEC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Bases para Redação e Publicação Científica Intern.. (Carga horária: 24h).
Fundação Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2009 - 2009
Escuna: construindo comunidades de aprendizagem. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2009 - 2009
PROFOCAP- Programa de Formação Continuada. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação de Tutores para ações em EaD. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande - FURG, FURG, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de Adobe Connect. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande - FURG, FURG, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de Adobe Connect. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande - FURG, FURG, Brasil.
2007 - 2008
Especialização em Tec. da Informação e Comunicação. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Curso de Cartografia Básica para Professores. (Carga horária: 40h).
Colégio Técnico Industrial Professor Mário Alquati, CTI, Brasil.
2005 - 2005
AutoCad 2000 Básico. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.


Atuação Profissional



18ª Coordenadoria Regional de Educação / RS, 18ª CRE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 5
Outras informações
Atividade de apoio pedagógico pelo projeto da disciplina de Educação Matemática.

Atividades

2000 - 2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Atividade de apoio pedagogico

Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 60
Outras informações
Docente no Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - TIC EDU, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal do Rio Grande UAB/FURG, nas disciplinas de "Alfabetização Digital", "Pesquisa na Prática Pedagógica" e "Orientação de Trabalho de Conclusão de curso" , com carga horária de 60h cada disciplina.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professora pesquisadora, Enquadramento Funcional: Professora Pesquisadora, Carga horária: 10
Outras informações
Professora pesquisadora no Curso de Especialização Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (TIC-EDU), lotado na Secretaria de Educação a Distância (SEAD).

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Pesquisadora, Carga horária: 4
Outras informações
O grupo de pesquisa Educação a Distância e Tecnologia (EAD-TEC) tem por objetivos: -Estudar o imbricamento das tecnologias digitais e das metodologias em ambientes educativos. -Definir e testar indicadores para a construção de uma estrutura de convivência em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) sustentados por uma Ecologia Cognitiva Digital. -Construir modos de ação em EAD para atuação em num mundo ecossistêmico permeado pelos processos de cooperação, convivência consciente e pacífica. O grupo tem desenvolvido pesquisas junto as escolas da Rede de Ensino do Município do Rio Grande e em municípios da regiao sul do estado (Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, Mostardas, Tavares, Chui, Santo Antonio da Patrulha). Nosso trabalho tem sido pautado na formação inicial e continuada de professores e no desenvolvimento de metodologias e ferramentas tecnológicas educacionais tendo como pressupostos teóricos a Teoria dos Sistemas Dinâmicos; Biologia do Conhecer; Cognição, Desenvolvimento e Tecnologia e; Educação Ambiental. Os resultados das pesquisas realizadas pelo grupo tem sido divulgado em teses, dissertações, períodicos e congressos nas áreas de Informática na Educação, Educação a Distância e Educação Ambiental.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professora tutora, Enquadramento Funcional: Professora-tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como tutora a distância no Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professora-Tutora EaD, Enquadramento Funcional: Professora-Tutora EaD, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como professora-tutora EAD nas disciplinas: "Alfabetização Digital", "Metodologias Educativas", "Projeto de ação na escola: comunicação na educação web", "Projeto de ação na escola: objetos de aprendizagem", "Pesquisa na Prática Pedagógica", "Tecnologia da Informação e Comunicação", "Identidade Profissional e Saberes Docentes" e "Orientação de Trabalho de Conclusão"no Curso de Especialização Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC EDU, com carga horária de 60h cada disciplina.

Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Professora-tutora, Enquadramento Funcional: Professora-tutora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professora-Tutora EaD, Enquadramento Funcional: Professora-Tutora EaD, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como Professora-Tutora EaD das disciplinas: "Projetos de Aprendizagem" e "Informática na Educação" no curso de Aperfeiçoamento ESCUNA: construindo comunidades de aprendizagem, com carga horária de 60h cada disciplina.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10
Outras informações
Projeto ESCUNA: Construindo Comunidades de Aprendizagem, atuando no espaço virtual de formação de professores.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professora-tutora, Enquadramento Funcional: Professora-tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como professor-tutor EAD da disciplina de Ambientes de Aprendizagem Digital no curso de Especialização Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC EDU.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professora-tutora, Enquadramento Funcional: Professora-tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como professor-tutor EAD da disciplina de Alfabetização Digital no curso de Especialização Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC EDU.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professora-tutora, Enquadramento Funcional: Professora-tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como professor-tutor EAD na disciplina Ecologia Cognitiva Digital, no curso de Especialização Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC EDU.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professora-tutora, Enquadramento Funcional: Professora-tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como professor-tutor EAD na disciplina de Dinâmica de Projetos de Aprendizagem no curso de Especialização Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC EDU .

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação como professora substituta do Departamento de Matemática nas disciplinas de Algebra Linear e Geometria Analitica e Geometria I

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Atividades

02/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

02/2008 - 07/2009
Ensino, ProjetoEscuna:ConstruindoComunidadesdeAprendizagem, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Alfabetização Digital
Dinâmica de Projetos de Aprendizagem
10/2007 - 12/2008
Ensino, Tecnologias da Informação eComunicação na Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ecologia Cognitiva Digital
Alfabetização Digital
Dinâmica de Projetos de Aprendizagem
02/2005 - 12/2006
Ensino, Matemática Licenciatura Plena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica, Álgebra Linear e Geometria Analítica (ALGA) , Geometria I e Projetos de Pesquisa

Prefeitura Municpal do Rio Grande, PMRG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora cedida pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria Municipal da Educação, para desenvolver suas atividades docentes na Universidade Federal do Rio Grande, no Laboratório de Educação Matemática e Física (LEMAFI), um espaço que objetiva desenvolver ações de incentivo ao ensino, pesquisa e extensão integrando as áreas de Educação Matemática e Física, contribuindo para o processo de qualificação do profissional, o estreitamento das relações entre a universidade e as escolas, assim como a produção científica no campo da Educação Matemática e Física.

Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Professora Nível IV, Enquadramento Funcional: Servidor Público, Carga horária: 20
Outras informações
Termo de Posse Nº 13/2007 - Prefeitura Municipal do Rio Grande, RS.

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 8
Outras informações
A atividade consistia em dar atendimentos com fins terapeuticos as turmas, no seguintes horarios: Segunda-feira para as terceiras e quarta séries Sextas-feira para as sextas, sétimas e oitavas séries Totalizando 135 horas

Atividades

03/2007 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
03/2007 - 12/2007
Outras atividades técnico-científicas , QUERO-QUERO ESCUNA, QUERO-QUERO ESCUNA.

Atividade realizada
O Projeto Quero-quero Escuna tem o objetivo de enraizar a Educação Ambiental na Rede Municipal de Ensino e, disseminação de metodologias de trabalho, surgidas no decorrer do processo e apartir da troca de experiências entre os(as) professores(as)..

Escola de Ensino Fundamental Jardim do Sol, EEFJS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 20

Atividades

06/2004 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática


Linhas de pesquisa


1.
Grupo de Pesquisa: Educação a Distância e Tecnologia

Objetivo: Definir e testar indicadores para a construção de uma estrutura de convivência em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) sustentados por uma Ecologia Cognitiva Digital. - Construir modos de ação em EAD para atuação em num mundo ecossistêmico permeado pelos processos de cooperação, convivência consciente e pacífica..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Informática na educação.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Palavras-chave: Ambiente virtual de aprendizagem; Educação a distância; rede de conversação.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
ECOLOGIA COGNITIVA DIGITAL: compartilhamento e cooperação em ambientes digitais
Descrição: As práticas que constituem o educar são relacionais, pois pressupõem encontros, interações e atualizações. Sob essa perspectiva, pensamos o conhecimento como relações resultantes das possibilidades de experimentações, vivências e convivências, constituídas por conexões singulares, coletivas e institucionais, caminhando, assim, para a construção de uma Ecologia Cognitiva. Ao associarmos a essas práticas as tecnologias digitais passamos a uma Ecologia Cognitiva Digital e nela buscamos acompanhar os processos interativos de escrita compartilhada e de cooperação em dispositivos móveis e ambientes de aprendizagens digitais. Especificamente, iremos acompanhar os processos interativos e cooperativos que ocorrem em dois espaços digitais: no Ambiente Virtual de Aprendizagem Mathemolhes em dispositivos móveis e no ambiente digital ArguQuest em processos de escritas compartilhadas. Para realizar essa pesquisa adotaremos a postura do cartógrafo, primeiramente, intencionamos revisitar os ambientes, os desafios e a dinâmica interativa do Mathemolhes; explorar a dinâmica de escrita coletiva do ArguQuest; reorganizar o ambiente Mathemolhes para dispositivos móveis; configurar o ArguQuest para possibilitar a produção textual compartilhada; registrar o que produz sentido para os estudantes em ambos os espaços; acompanhar o experienciar dos ambientes/espaços por professores e estudantes. Posteriormente, as convergências das experiências, das emoções, dos saberes gerados, e os sentidos cartografados darão subsídios para a produção científica. Esperamos com essa pesquisa contribuir para a produção de ambientes educativos que possam se reconfigurar em uma Ecologia Cognitiva Digital, a partir de uma concepção em que o agir é indissociável do pensar, a ação não se separa de seu sentido e de sua emoção, nem o pensamento da prática.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Formação de Professores de Matemática: relação entre Educação Básica, Universidade e Tecnologias Digitais
Descrição: O presente projeto visa, em uma ação indissociável entre a pesquisa, o ensino e a extensão, contribuir com a formação inicial e continuada de professores de matemática, a fim de constituir uma comunidade comprometida com sua própria formação e a de seus alunos. Propomos, inicialmente, a construção de oficinas, discussões e seminários relacionadas a conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais focados no ensino de Matemática na Educação Básica Ensino utilizando as tecnologias digitais. Em um segundo momento estas atividades serão oferecidas, registradas e analisadas pelo grupo proponente com a intenção de problematizar a prática pedagógica e produzir, pela escrita científica, conhecimentos sobre essa experiência de formação. As apreciações dos registros realizados durante as ações desenvolvidas serão feitas a partir da Análise Textual Discursiva (Moraes) que possibilita estabelecer um diálogo entre os discursos e os teóricos que irão subsidiar a pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Do quadro de giz à lousa digital

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sheyla Costa Rodrigues em 12/01/2015.
Descrição: Este projeto tem por objetivo investigar o potencial pedagógico da lousa digital como um artefato tecnológico disponível nos espaços de sala de aula..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Vanda Leci Bueno Gautério - Integrante / Adriana Guimarães Antunes - Integrante / Maria de Fatima Baldez Rodrigues - Integrante / Sheyla Costa Rodrigues - Coordenador / Tiago Dziekaniak Figueiredo - Integrante / Leonardo dos Santos Morales - Integrante.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Ciência, Universidade e Escola: investindo em Novos Talentos
Descrição: Tecnologias no Ensinar e no Aprender Matemática - TECNOMAT O projeto tem por objetivo problematizar o ensinar e o aprender matemática, no contexto das tecnologias, com professores de matemática e estudantes da rede pública,estudantes da Licenciatura em Matemática e da pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Ambiental. A intenção é promover discussões, cursos e atividades de acordo com a necessidade da escola e as possibilidades dos componentes do grupo. Neste projeto utilizam-se materiais concretos e digitais,e ambientes virtuais para problematizações sobre ciência e ambiente. Discute-se a articulação da matemática às demais áreas das Ciências potencializando o uso de tecnologias como forma para despertar o interesse dos estudantes, tanto do Ensino Médio como da Licenciatura em Matemática,para novas profissões e para inovação da profissão que enagem (surgem na ação) em nossa sociedade...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
A escola que se vive e a escola que se sonha: cultivando paz e solidariedade
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino a distância.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Formação de professores.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicopedagogia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Menção Honrosa, Prefeitura Municipal do Rio Grande/ Secretaria Municipal de Educação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, R. S.2017SILVA, R. S. ; GAUTÉRIO, V. L. B. . O Potencial da produção de vídeo aulas de geometria. ARTEFACTUM (RIO DE JANEIRO), v. 14, p. 1-12, 2017.

2.
GAUTÉRIO, V. L. B.2015GAUTÉRIO, V. L. B.; RODRIGUES, S. C. . Matemática em movimento:aprendendo com as tecnologias digitais. Prisma.com, v. 28, p. 167, 2015.

3.
MORAES, M. C.2015MORAES, M. C. ; GAUTÉRIO, V. L. B. ; MACEDO, A. C. O. ; SILVA, J. B. . As tecnologias digitais na geometria do cotidiano: o (re)pensar da prática docente. Prisma.com, v. 28, p. 145-166, 2015.

4.
GAUTÉRIO, V. L. B.2013GAUTÉRIO, V. L. B.; RODRIGUES, Sheyla Costa . Os Ambientes de Aprendizagem possibilitando transformações no ensinar e no aprender. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP, v. 94, p. 603-618-618, 2013.

5.
GAUTÉRIO, V. L. B.2012GAUTÉRIO, V. L. B.; RODRIGUES, Sheyla Costa . ?Se tivessem me ensinado isso antes...?: um estudo sobre as aprendizagens docentes. Zetetike (UNICAMP), v. 20, p. 125-150, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GAUTÉRIO, V. L. B.; RODRIGUES, S. C. . O aprender em ambientes de aprendizagem. 1. ed. Letônia: Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 01. 144p .

2.
GAUTÉRIO, V. L. B.; RODRIGUES, S. C. . (Re)significando aprendizagens matemáticas: um estudo sobre as aprendizagens docentes. 1. ed. Deutschland: Novas Edições Acadêmicas, 2016. v. 1. 109p .

Capítulos de livros publicados
1.
GAUTÉRIO, V. L. B.; RODRIGUES, Sheyla Costa . APRENDER NA CONVIVÊNCIA NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM MOVIMENTO. In: Débora Pereira Laurino; Sheyla Costa Rodrigues. (Org.). Estudos em educação em ciências. 1ed.Rio Grande: Editora da FURG, 2016, v. 1, p. 102-112.

2.
GAUTÉRIO, V. L. B.; VIGORITO, T. M. S. . Objetos virtuais de aprendizagem na Educação Matemática: recurso tecnológicos potencializando o ensinar em consonância com o aprender. In: Débora Pereira Laurino; Daniel da Silva Silveira. (Org.). Projeto Novos Talentos: experiências com tecnologias no ensinar e aprender matemática. 1ed.Rio Grande: Pluscom Editora, 2016, v. 1, p. 21-48.

3.
GAUTÉRIO, V. L. B.; RODRIGUES, S. C. . A transformação na convivência em ambientes de aprendizagem. In: Dilce Eclai de Vargas; Dalva Maria Provenzi de Carli. (Org.). Semana Acadêmica. 1ed.Porto Alegre: Cidadela, 2016, v. 1, p. 23-43.

4.
MORALES, L. S. ; MARTINEZ, M. L. S. ; GAUTÉRIO, V. L. B. ; RODRIGUES, S. C. . Do papel à lousa digital: explorando conceitos geométricos com o Tangram. In: Débora Pereira Laurino; Daniel da Silva Silveira. (Org.). Projeto Novos Talentos: experiências com tecnologias no ensinar e aprender matemática. 1ed.Rio Grande: Pluscom Editora, 2016, v. 1, p. 61-82.

5.
COFFERRI, F. F. ; MARTINEZ, M. L. S. ; NOVELLO, T. P. ; GAUTÉRIO, V. L. B. ; MORAES, M. C. . Ressignificando o ensino da geometria com o uso do sweet home 3d. In: Débora Pereira Laurino; Daniel da Silva Silveira. (Org.). Projeto Novos Talentos: experiências com tecnologias no ensinar e aprender matemática. 1ed.Rio Grande: Editora Pluscom, 2016, v. 1, p. 08-20.

6.
MORAES, M. C. ; GAUTÉRIO, V. L. B. ; BRAZ, L. G. . Uma reflexão sobre a vivência enquanto professor e professor/tutor no curso TIC-Edu. In: Berenice Vahl Vaniel; Karin Ritter Jelinek (org). (Org.). Tutores Autores: experiências e saberes de EaD. 1ed.Rio grande: FURG, 2013, v. 11, p. 1-192.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GAUTÉRIO, V. L. B.; DUVOISIN, I. A. ; JARDIM, S. H. ; LUZ., V. S. ; OLIVEIRA, H. S. ; Pinto, V.L.P. ; Silva, L.P. . O Ensino da Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. REVISTA INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA, serv2.ceamecim.furg.br/revista, , v. 1, p. 2 de 5 - 2 de 5, 01 dez. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GAUTÉRIO, V. L. B.; MORAES, M. C. . O Ensino a Distância propiciando a revisão e a reconstrução da docência. In: I Seminário Diálogos em Educação a Distância, 2012, Rio Grande. I Seminário Diálogos em Educação a Distância e XI Encontro para ações em EaD na FURG, 2012, Rio Grande. ANAIS DO I SEMINÁRIO DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E XI ENCONTRO PARA AÇÕES EM EAD. Rio Grande: FURG, 2012. v. 1. p. 549-560.

2.
GAUTÉRIO, V. L. B.; RODRIGUES, S. C. . As aulas que temos nos Ambientes de Aprendizagem: o discurso coletivo de estudantes do ensino fundamental. In: SINTEC²- II Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2012, Rio Grande. II SINTEC- Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2012. v. 1. p. 378-388.

3.
RODRIGUES, S. C. ; GAUTÉRIO, V. L. B. . Saberes em rede: um desafio à formação docente. In: III Seminário do Observatório da educação, 2011, Brasília. OBEDUC- Observatório da Educação, 2011. v. 1.

4.
GAUTÉRIO, V. L. B.; RODRIGUES, S. C. . Aprendizagens Matemáticas: o desafio das professoras dos anos iniciais. In: VI Congresso Internacional de Educação, 2009, São Leopoldo. VI Congresso Internacional de Educação. São Leopoldo. São Leopoldo: Casa Leiria, 2009. v. 1. p. 01-13.

5.
RODRIGUES, S. C. ; DUVOISIN, I. A. ; GAUTÉRIO, V. L. B. ; RODRIGUES,M.F.B. . A experiência de (re)construção de conceitos matemáticos de professoras dos anos iniciais. In: I Semana acadêmica do IMEF: a importância do aprender, saber, ensinar e fazer ciência, 2009, Rio Grande. Anais da I Semana Acadêmica do IMEF, 2009. v. 1. p. 1-4.

6.
DUVOISIN, I. A. ; GAUTÉRIO, V. L. B. ; Vaniel . Construindo Cultura para a Educação a Distância.. In: V Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2008, Gramado. V ESUD:A EaD em um contexto científico e VI SENAED- Seminário Nacional ABED.. Porto Alegre: UFRGS, 2008. v. U.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GAUTÉRIO, V. L. B.; RODRIGUES, S. C. . Tempo, Espaço e Sujeitos do Ensino Superior: Transformações na docência. In: I SINTEC: Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2011, Rio Grande. I SINTEC: Seminário Internacional de Educação em Ciências. Rio Grande: FURG, 2011. v. unico. p. 535-538.

2.
GAUTÉRIO, V. L. B.; RODRIGUES, S. C. . Ações da docência que se transformam na convivência. In: IX Seminário de Pesquisa Qualitativa: vivências em metodologia, 2010, Rio Grande. Anais do IX Seminário de Pesquisa Qualitativa: vivencia em metodologia, 2010.

3.
GAUTÉRIO, V. L. B.; RODRIGUES, S. C. ; DUVOISIN, I. A. ; RODRIGUES, M. F. B. . Se tivessem me ensinado isso antes talvez eu ensinasse de outra forma: uma experiência com professoras dos anos iniciais. In: X Encontro sobre Investigação na Escola: rodas de formação de professores em conversas de sala de aula, 2010, Rio Grande. Anais do X Encontro sobre Investigação na Escola, 2010. v. U. p. 1-3.

4.
BUENO, M.G.S. ; GAUTÉRIO, V. L. B. . Formação inicial e continuada de professores participantes do PIBID: interações entre a teoria e a prática possibilitando mudanças no espaço. In: X Encontro sobre Investigação na Escola, 2010, Rio Grande. X Encontro sobre Investigação na Escola, 2010. v. u.

5.
GAUTÉRIO, V. L. B.; RODRIGUES, S. C. . Aprender para ensinar. In: VIII Seminário de Pesquisa Qualitativa: fazendo metodologia, 2009, Pelotas. Anais doVIII Seminário de Pesquisa Qualitativa: fazendo metodologia, 2009.

6.
GAUTÉRIO, V. L. B.; RODRIGUES, S. C. . Re-significando aprendizagens matemáticas. In: XI Encontro de Pós-graduação, 2009, Rio Grande. Anais da VIII Mostra da Produção Universitária, 2009.

7.
DUVOISIN, I. A. ; GAUTÉRIO, V. L. B. . A PESQUISA COMO PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. In: VII Encontro Sobre Investigação na Escola, 2007, Porto Alegre. VII Encontro Sobre Investigação na Escola, 2007. p. 16 de 16-16 de 16.

8.
GAUTÉRIO, V. L. B.; DUVOISIN, I. A. ; JARDIM, S. H. ; LUZ., V. S. ; OLIVEIRA, H. S. ; Pinto, V.L.P. ; Silva, L.P. . OFICINA SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: VI Encontro Sobre Investigação na Escola, 2006, Rio Grande. VI Encontro Sobre Investigação na Escola. Rio Grande: FURG, 2006. v. 6. p. 2 de 5-2 de 5.

9.
DUVOISIN, I. A. ; GAUTÉRIO, V. L. B. ; LEGEMANN, D. ; MACHADO, Z. F. ; OLIVEIRA, G. M. ; RODRIGUES, D. F. G. ; SOARES, A. S. . A pesquisa como perspectiva de formação inicial e continuada do professor de matemática: Reconstruindo conceitos de frações e operações com frações. In: 8º EGEM- Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2003, Pelotas. 8º EGEM- Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Pelotas, 2003. v. u. p. 1-3.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOCO, P. P. ; GAUTÉRIO, V. L. B. . A Matemática: uma ferramenta para a preservação do meio ambiente. In: I Seminário Diálogos em Educação a Distância e XI Encontro para ações em EaD na FURG, 2012, Rio Grande. ANAIS DO I SEMINÁRIO DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E XI ENCONTRO PARA AÇÕES EM EAD, 2012, Rio Grande. I Seminário Diálogos em Educação a Distância e XI Encontro para ações em EaD na FURG, 2012, Rio Grande. ANAIS DO I SEMINÁRIO DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E XI ENCONTRO PARA AÇÕES EM EAD, 2012. v. 1. p. 620-622.

2.
RODRIGUES, T. N. S. ; GAUTÉRIO, V. L. B. . O ENSINAR E O APRENDER COM OS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM ? OVA. In: I SEMINÁRIO DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E XI ENCONTRO PARA AÇÕES EM EAD NA FURG, 2012, Rio Grande. Anais do I SEMINÁRIO DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E XI ENCONTRO PARA AÇÕES EM EAD NA FURG. Rio Grande: FURG, 2012. v. 1. p. 613-614.

3.
GAUTÉRIO, V. L. B.; RODRIGUES, S. C. . Transformação da prática docente mediada pela educação a distância. In: 10ª Mostra da Produção Universitária - FURG, 2011, Rio Grande. 10ª Mostra da Produção Universitária - FURG. Rio Grande: FURG, 2011. v. único.

4.
GAUTÉRIO, V. L. B.; RODRIGUES, M. F. B. . Formalizando conceitos, refletindo sobre valores e atitude: um trabalho com geometria. In: 10º Encontro sobre o poder escolar, 2010, Pelotas. 10º Encontro do poder escolar. Pelotas: Editora da UFPel, 2010. v. u. p. 269-270.

5.
GAUTÉRIO, V. L. B.; RODRIGES, M. F. B. ; RODRIGUES, S. C. . Formação e prática docente com autoria e autonomia: um conceito coletivo. In: Anais do 10º Encontro do poder escolar, 19-22 de julho de 2010, 2010, Pelotas. 10º Encontro do poder escolar. Pelotas: Editora da UFPel, 2010. v. U. p. 268-269.

6.
GAUTÉRIO, V. L. B.; FIGUEIREDO, T. D. . A Geometria Intuitiva. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010. v. U.

7.
GAUTÉRIO, V. L. B.; ANTUNES, A. G. ; RODRIGUES, D. M. ; RODRIGUES,M.F.B. . QUADRINHOS NA MATEMATICA. In: 33ª Feira do Livro / FURG, 2006, Rio Grande. Catálago de Extensão 2006 / FURG. Rio Grande: EDGRAF, 2006. v. U. p. 288-288.

8.
GAUTÉRIO, V. L. B.; ANTUNES, A. G. ; RODRIGES, M. F. B. ; RODRIGUES, D. M. . APRENDA MATEMÁTICA ENSINANDO A TARTARUGA. In: 33ª Feira do Livro, 2006, Rio Grande. SUPEXT/ 33ª Feira do Livro, 2006. v. u. p. 17/24-17/24.

Apresentações de Trabalho
1.
RAUBACH, P. W. ; GAUTÉRIO, V. L. B. . Resgatando e Ressignificando aprendizagens. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUZA, P. D. A. ; GAUTÉRIO, V. L. B. ; VIGORITO, T. M. S. ; LAURINO, D. P. . O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: EXPERIENCIANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE ANOS INICIAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GAUTÉRIO, V. L. B.. Aprender em ambientes de aprendizagens, configurando uma cultura escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GAUTÉRIO, V. L. B.. O emprego do material concreto no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GAUTÉRIO, V. L. B.. A tecnologia aliada ao ensino de matemática: da teoria a prática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ROSA, J. A. C. ; GAUTÉRIO, V. L. B. ; LAURINO, D. P. . Uso de recursos tecnológicos e concretos nos processos de ação e reflexão ao ensinar a matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MORALES, L. S. ; GAUTÉRIO, V. L. B. ; RODRIGUES, Sheyla Costa . O potencial pedagógico da lousa digital. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GAUTÉRIO, V. L. B.; MACEDO, A. C. O. ; MORAES, M. C. ; LAURINO, D. P. . Processo formativo dos professores de matemática no pensar a geometria. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
GAUTÉRIO, V. L. B.. Re(pensando) a prática pedagógica numa perspectiva interdisciplinar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
GAUTÉRIO, V. L. B.. As tecnologias digitais potencializando o aprender: as vivências de uma professora em Ambientes de Aprendizagem de matemática.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
GAUTÉRIO, V. L. B.; MORAES, M. C. . O Ensino a Distância propiciando a revisão e a reconstrução da docência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GAUTÉRIO, V. L. B.; RODRIGUES, S. C. . As aulas que temos nos Ambientes de Aprendizagem: o discurso coletivo de estudantes do ensino fundamental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
MOCO, P. P. ; GAUTÉRIO, V. L. B. . A Matemática: uma ferramenta para a preservação do meio ambiente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
RODRIGUES, S. C. ; GAUTÉRIO, V. L. B. . Saberes em rede: um desafio à formação docente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
SILVA, D. M. ; MOREIRA, G. A. ; GAUTÉRIO, V. L. B. . (Re)Educação Postural Escolar: a interdisciplinaridade otimizando a escola para novos desafios. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
GAUTÉRIO, V. L. B.; RODRIGUES, S. C. . Transformação da prática docente mediada pela educação a distância. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
GAUTÉRIO, V. L. B.; RODRIGUES, S. C. . Tempo, Espaço e Sujeitos do Ensino Superior: Transformações na docência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
GAUTÉRIO, V. L. B.; RODRIGUES,M.F.B. . Formalizando conceitos, refletindo sobre valores e atitudes: um trabalho com geometria. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
GAUTÉRIO, V. L. B.; RODRIGUES, S. C. . Ações da docência que se transformam na convivência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
GAUTÉRIO, V. L. B.; RODRIGUES, S. C. ; DUVOISIN, I. A. ; RODRIGUES,M.F.B. . Se tivessem me ensinado isso antes talvez eu ensinasse de outra forma: uma experiência com professoras dos anos iniciais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
GAUTÉRIO, V. L. B.; FIGUEIREDO, T. D. . A Geometria Intuitiva. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
RODRIGUES, S. C. ; RODRIGUES, M. F. B. ; FIGUEIREDO, T. D. ; ANTUNES, A. G. ; GAUTÉRIO, V. L. B. ; LEMOS. M.V. ; SILVA, K. D. S. . Inclusão Tecnológica na Educação Básica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
BUENO, M.G.S. ; GAUTÉRIO, V. L. B. . Formação inicial e continuada de professores participantes do PIBID: interações entre a teoria e a prática possibilitando mudanças no espaço. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
GAUTÉRIO, V. L. B.; RODRIGUES, S. C. . Educação a Distância e Tecnologia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
GAUTÉRIO, V. L. B.; RODRIGUES, S. C. . Aprender para Ensinar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
RODRIGUES, S. C. ; DUVOISIN, I. A. ; GAUTÉRIO, V. L. B. ; RODRIGUES, M. F. B. . A experiência de (re)construção de conceitos matemáticos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
GAUTÉRIO, V. L. B.. Matemática: um patrimônio cultural da humanidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
GAUTÉRIO, V. L. B.; RODRIGUES, S. C. . Re-significando aprendizagens matemáticas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
GAUTÉRIO, V. L. B.; RODRIGUES, S. C. . Aprendizagens matemáticas: o desafio das professoras dos anos iniciais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
GAUTÉRIO, V. L. B.; DUVOISIN, I. A. ; JARDIM, S. H. ; LUZ., V. S. ; Pinto, V.L.P. ; Silva, L.P. ; OLIVEIRA, H. S. . OFICINA SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

31.
GAUTÉRIO, V. L. B.; JARDIM, D.M. ; LOPES, A.L. ; ANTUNES, A. G. ; RODRIGES, M. F. B. ; RODRIGUES, D. M. . CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA PLENA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
GAUTÉRIO, V. L. B.. Apresentação do Curso de Matemática. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
GAUTÉRIO, V. L. B.; JARDIM, D.M. ; LOPES, A.L. ; RODRIGUES, C. F. . MATEMÁTICA COM ARTE. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
ANTUNES, A. G. ; GAUTÉRIO, V. L. B. ; RODRIGUES, D. M. ; RODRIGUES,M.F.B. . Geometrizando Através de Van Hiele. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
DUVOISIN, I. A. ; SOARES, A. S. ; OLIVEIRA, G. M. ; RODRIGUES, D. F. G. ; MACHADO, Z. F. ; GAUTÉRIO, V. L. B. ; LEGEMANN, D. . Reconstruindo conceitos de frações e operações com frações. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
GAUTÉRIO, V. L. B.; MACHADO, R. N. . O Gmail potencializando o fazer docente. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GAUTÉRIO, V. L. B.; MACHADO, R. N. . Google Drive como ferramenta para construção colaborativa. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
GAUTÉRIO, V. L. B.; MACHADO, R. N. . Edição de Vídeos: experienciando a construção de Objeto Virtual de Aprendizagem. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
GAUTÉRIO, V. L. B.; MACHADO, R. N. . O Objeto Virtual de Aprendizagem Geogebra incrementando o ensino de Geometria. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
GAUTÉRIO, V. L. B.. Os Objetos Virtuais de Aprendizagem aliados ao ensino de Matemática. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
GAUTÉRIO, V. L. B.; VIGORITO, T. M. S. . Objetos virtuais de aprendizagem na educação matemática: recursos tecnológicos potencializando o ensinar em consonância com o aprender. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino-aprendizagemdaMatemática).

7.
GAUTÉRIO, V. L. B.; COFFERRI, F. F. ; MARTINEZ, M. L. S. ; MORAES, M. C. ; NOVELLO, T. P. . Ressignicando o ensino da geometria com o uso do sweet home 3d. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino-aprendizagemdaMatemática).

8.
GAUTÉRIO, V. L. B.. Objetos Virtuais de aprendizagem: contribuições para o processo de aprendizagem em matemática. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
GAUTÉRIO, V. L. B.. (Re)significando aprendizagens matemáticas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
GAUTÉRIO, V. L. B.. Problematizando a matemática com o Sweet Home 3D. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
GAUTÉRIO, V. L. B.. O ensino de geometria no cotidiano. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
GAUTÉRIO, V. L. B.. Matemática no campo: situações, conceitos e representações. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
GAUTÉRIO, V. L. B.. (Re)Significando o ensino da matemática no cotidiano e discutindo e vivenciando ferramentas pedagógicas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
GAUTÉRIO, V. L. B.. (Re)Pensando o ensino de matemática a partir de oficinas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
GAUTÉRIO, V. L. B.. (Re)Construindo Conceitos Matemáticos com professoras de Séries Iniciais. 2009. .

16.
RODRIGUES, S. C. ; DUVOISIN, I. A. ; GAUTÉRIO, V. L. B. ; RODRIGUES, M. F. B. . "Processo de construção de conceitos matemáticos pelas professoras de séries iniciais.". 2008. .

17.
GAUTÉRIO, V. L. B.; LOPES, A.L. ; JARDIM, D.M. . Matemática com Arte. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
GAUTÉRIO, V. L. B.; DUVOISIN, I. A. ; JARDIM, S. H. ; LUZ., V. S. ; OLIVEIRA, H. S. ; Pinto, V.L.P. ; Silva, L.P. . OFICINA DO ÁBACO: RESSIGNIFICANDO OS ALGORÍTMOS, A ADIÇÃO E A SUBTRAÇÃO COM O ÁBACO. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
GAUTÉRIO, V. L. B.; JARDIM, D.M. ; LOPES, A.L. . DINAMIZANDO OS FRACTAIS. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
GAUTÉRIO, V. L. B.; ANTUNES, A. G. ; RODRIGES, M. F. B. ; RODRIGUES, D. M. . O USO PEDAGÓGICO DA TECNOLOGIA LINUX. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
GAUTÉRIO, V. L. B.; ANTUNES, A. G. ; RODRIGES, M. F. B. ; RODRIGUES, D. M. . ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
GAUTÉRIO, V. L. B.; ANTUNES, A. G. ; RODRIGUES, D. M. ; RODRIGES, M. F. B. . QUADRINHOS NA MATEMÁTICA. 2006. .

23.
GAUTÉRIO, V. L. B.; ANTUNES, A. G. ; RODRIGUES, D. M. ; RODRIGES, M. F. B. . APRENDA MATEMÁTICA ENSINANDO A TARTARUGA. 2006. .

24.
DUVOISIN, I. A. ; GAUTÉRIO, V. L. B. ; JARDIM, S. H. ; LUZ., V. S. ; OLIVEIRA, H. S. ; Silva, L.P. ; Pinto, V.L.P. . Oficina Sobre o Ensino da Matemática nas Séries Iniciais no Ensino Fundamental. 2006. .

25.
GAUTÉRIO, V. L. B.; JARDIM, S. H. ; LUZ., V. S. ; OLIVEIRA, H. S. ; Pinto, V.L.P. ; Silva, L.P. . Material disponibilizado na central de empréstimos do Centro de Apoio a Melhoria do Ensino de Ciências e Matemática (CEAMECIM/FURG).. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino-aprendizagem da Matemática).

26.
GAUTÉRIO, V. L. B.; JARDIM, D.M. ; LOPES, A.L. ; RODRIGUES, C. F. . O QUE É EDUCAÇÃO MATEMÁTICA?. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

27.
GAUTÉRIO, V. L. B.; ANTUNES, A. G. ; RODRIGES, M. F. B. ; RODRIGUES, D. M. . GEOMETRIZANDO ATRAVÉS DE VAN HIELE. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
GAUTÉRIO, V. L. B.; ANTUNES, A. G. ; RODRIGES, M. F. B. ; RODRIGUES, D. M. . Material disponibilizado na central de empréstimos do Centro de Apoio a Melhoria do Ensino de Ciências e Matemática (CEAMECIM/FURG).. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático para o Ensino-aprendizagem da Matemática).

29.
GAUTÉRIO, V. L. B.; PEREIRA, L. B. ; SANTOS, T.L. ; AIRES, D. S. ; RODRIGES, M. F. B. . " CURSO PREPARATÓRIO AO PROCESSO SELETIVO FURG 2005". 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

30.
GAUTÉRIO, V. L. B.; DUVOISIN, I. A. ; LEGEMANN, D. ; MACHADO, Z. F. ; OLIVEIRA, G. M. ; RODRIGUES, D. F. G. ; SOARES, A. S. . FRAÇÕES: METODOLOGIA ALTERNATIVA. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

31.
DUVOISIN, I. A. ; SOARES, A. S. ; RODRIGUES, D. F. G. ; OLIVEIRA, G. M. ; GAUTÉRIO, V. L. B. ; MACHADO, Z. F. ; LEGEMANN, D. . A pesquisa como perspectiva de formação inicial e continuada do professor de matemática: Reconstruindo conceitos de frações e operações com frações. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

32.
GAUTÉRIO, V. L. B.; DUVOISIN, I. A. ; LEGEMANN, D. ; MACHADO, Z. F. ; OLIVEIRA, G. M. ; RODRIGUES, D. F. G. ; SOARES, A. S. . AS QUATRO OPERAÇÕES COM FRAÇÕES. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

33.
GAUTÉRIO, V. L. B.. APOIO PEDAGÓGICO. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

34.
DUVOISIN, I. A. ; GAUTÉRIO, V. L. B. ; LEGEMANN, D. ; MACHADO, Z. F. ; OLIVEIRA, G. M. ; RODRIGUES, D. F. G. ; SOARES, A. S. . Material disponibilizado na central de empréstimos do Centro de Apoio a Melhoria do Ensino de Ciências e Matemática (CEAMECIM/FURG).. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático para o Ensino-aprendizagem da Matemática).

35.
GAUTÉRIO, V. L. B.; DUVOISIN, I. A. ; SOARES, A. S. ; LEGEMANN, D. ; RODRIGUES, D. F. G. ; OLIVEIRA, G. M. ; MACHADO, Z. F. . FRAÇÕES: METODOLOGIA ALTERNATIVA. 2002.

36.
GAUTÉRIO, V. L. B.. ATENDIMENTOS COM FINS TERAPÊUTICOS. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GAUTÉRIO, V. L. B.; QUARESMA, P. S.. Participação em banca de Lenise Ramos Ferreira. O uso das tecnologias a favor do ensino: um desafio a ser enfrentado pela escola. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃ) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
GAUTÉRIO, V. L. B.; ROSA, S. H. D.. Participação em banca de Camila Nunes da Silva. O uso dos blogs para a produção textual com o 3º ano do ensino médio. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação eComunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
GAUTÉRIO, V. L. B.; BARWALDT, R.. Participação em banca de Margot Buhler. M-Learning como subsidio para a aprendizagem. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação eComunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
GAUTÉRIO, V. L. B.; ROSA, S. H. D.. Participação em banca de Jádna Custódia Ferreira Vieira. Aprendendo com atividades lúdicas: jogos educacionais online aliados ao ensino da disciplina de língua portuguesa.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação eComunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

5.
GAUTÉRIO, V. L. B.; QUARESMA, P. S.. Participação em banca de André Erotides santana Rodrigues. O uso das tecnologias no contexto escolar auxiliando os professores na construção do saber. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação eComunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

6.
Vaniel; GAUTÉRIO, V. L. B.. Participação em banca de Neidi Aparecida das Chagas. Webleitura 2.0: reflexões sobre uma prática colaborativa na biblioteca escolar. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação eComunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

7.
GAUTÉRIO, V. L. B.. Participação em banca de Andréia Simone Fernandes Rodrigues. As tecnologias de informação e comunicação como recurso motivador no processo educacional. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação eComunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

8.
GAUTÉRIO, V. L. B.. Participação em banca de Eliane Reinehr Xavier. A ferramenta blog como recurso motivador do processo de ensino e de aprendizagem na disciplina de matemática. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação eComunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

9.
GAUTÉRIO, V. L. B.. Participação em banca de Elizabete Hernandez Bork. As tecnologias da informação e comunicação nas práticas de ensino - aprendizagem da língua estrangeira - espanhol. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação eComunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

10.
GAUTÉRIO, V. L. B.. Participação em banca de Janaína Martins Correa. A música e os recursos multimidiáticos e tecnológicos voltados ao processo de alfabetização. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação eComunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

11.
GAUTÉRIO, V. L. B.. Participação em banca de Priscila Lima de Aguiar. Os ambientes digitais auxiliando o processo de ensino e de aprendizagem. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação eComunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

12.
GAUTÉRIO, V. L. B.. Participação em banca de Samine Machado Souza. As aulas de produção textual construídas com o apoio da ferramenta blog. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação eComunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

13.
GAUTÉRIO, V. L. B.. Participação em banca de Selma da Silva Lopes. As ferramentas tecnológicas voltadas à educação infantil. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação eComunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

14.
GAUTÉRIO, V. L. B.; MORAES, M. C.. Participação em banca de Sisney Darcy Vaz da Silva Júnior. As ferramentas blog e fórum: contribuições para a aprendizagem em educação a distância. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação e Educação na Educação) - Universidade Aberta do Brasil.

15.
GAUTÉRIO, V. L. B.; MORAES, M. C.. Participação em banca de Silene Gonçalves Silva Comim. Docência na era digital: dificuldades e oportunidades. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicaçãona Educação) - Universidade Aberta do Brasil.

16.
GAUTÉRIO, V. L. B.; MORAES, M. C.. Participação em banca de sabrina Oliveira Vignol. O ensino de matemática sob uma perspectiva diferente: uma possibilidade transformadora através do uso das TIC. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicaçãona Educação) - Universidade Aberta do Brasil.

17.
GAUTÉRIO, V. L. B.; MORAES, M. C.. Participação em banca de Mônica de azevedo Vianna. A utilização de uma página virtual como ferramenta de ensino na promoção, auxilio e proteção do aleitamento materno. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicaçãona Educação) - Universidade Aberta do Brasil.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
GAUTÉRIO, V. L. B.. Mostra Científica do VI SIEPE. 2014. Universidade Federal do Pampa.

2.
GAUTÉRIO, V. L. B.. IX ANPED SUL- Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2012. Universidade de Caxias do Sul.

3.
GAUTÉRIO, V. L. B.. XI Mostra da Produção Universitária. 2012. Universidade Federal do Rio Grande.

4.
GAUTÉRIO, V. L. B.. VIII Mostra da Produção Universitária. 2009. Universidade Federal do Rio Grande.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo. 2017. (Seminário).

2.
13º MOSTRA DE PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA.PROCESSO FORMATIVO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO PENSAR A GEOMETRIA. 2014. (Encontro).

3.
I Ciclo de Debates Mídias e Educação.As tecnologias digitais potencializando o aprender: as vivências de uma professora em Ambientes de Aprendizagem de matemática. 2014. (Encontro).

4.
VI SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2014. (Outra).

5.
1º SNIE - SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINARIEDADE NA ESCOLA - Os desafios que geram possibilidades. 2012. (Seminário).

6.
III Seminário do Observatório da Educação.Saberes em rede: um desafio à formação docente. 2012. (Seminário).

7.
I Seminário Diálogos em Educação a Distância.O Ensino a Distância propiciando a revisão e a reconstrução da docência. 2012. (Seminário).

8.
I Seminário Diálogos em Educação a Distância.O Ensino a Distância propiciando a revisão e a reconstrução da docência. 2012. (Seminário).

9.
SINTEC²- II Seminário Internacional de Educação em Ciências.As aulas que temos Nos Ambientes de Aprendizagem: o discurso coletivo de estudantes do ensino fundamental. 2012. (Seminário).

10.
XI ENCONTRO PARA AÇÕES EM EaD NA FURG.O Ensino a Distância propiciando a revisão e a reconstrução da docência. 2012. (Encontro).

11.
XI ENCONTRO PARA AÇÕES EM EaD NA FURG.O Ensino a Distância propiciando a revisão e a reconstrução da docência. 2012. (Encontro).

12.
10ª Mostra da Produção Universitária - FURG.Transformação da prática docente mediada pela educação a distância. 2011. (Encontro).

13.
4ª FELIZ- Feira do Livro Zenir. 2011. (Outra).

14.
Capacitação de Professores e tutores para Ações em educação a distância. 2011. (Oficina).

15.
I encontro Nacional dos tutores da Educação a distância. 2011. (Encontro).

16.
I Seminário do Observatório da Educação Escolar Indígena.Saberes em rede: um desafio à formação docente. 2011. (Seminário).

17.
I SINTEC - Seminário Internacional de Educação em Ciências.Tempo, Espaço e Sujeitos do Ensino Superior: Transformações na docência. 2011. (Seminário).

18.
1° Seminário nacional de Neurociências aplicada à educação - Neurociências, aprendizagem e ensino: inovando na educação. 2010. (Seminário).

19.
10º Encontro sobre o poder escolar.Formalizando conceitos, refletindo sobre valores e atitudes: um trabalho com geometria. 2010. (Encontro).

20.
28º Seminário de Extensão da Região Sul - SEURS.Inclusão Tecnológica na Educação Básica. 2010. (Seminário).

21.
IV Congresso Internacional de Linguagem e tecnologia online. 2010. (Congresso).

22.
IX Seminário de Pesquisa Qualitativa: vivências em metodologia.Ações da docência que se transformam na convivência. 2010. (Seminário).

23.
Seminário Corpos, Gêneros e Sexualidades: tecendo diálogos na educação. 2010. (Seminário).

24.
Uso das redes sociais na Web para tornar a inteligência coletiva possível. 2010. (Outra).

25.
V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. A Geometria Intuitiva. 2010. (Congresso).

26.
VII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre. 2010. (Encontro).

27.
X Encontro sobre Investigação na Escola: rodas de formação de professores em conversas de sala de aula.Se tivessem me ensinado isso antes talvez eu ensinasse de outra forma: uma experiência com professoras dos anos iniciais. 2010. (Encontro).

28.
I Semana Acadêmica do IMEF: a importância do aprender, saber, ensinar e fazer ciência.A experiência de (re)construção de conceitos matemáticos. 2009. (Outra).

29.
IV Feira Regional Sul-Rio-Grandense de Ciências. 2009. (Outra).

30.
Programa de Formação Continuada na área padagógica. 2009. (Encontro).

31.
VI Congresso Internacional de Educação. 2009. (Congresso).

32.
VI Congresso Internacional de Educação. Aprendizagens Matemáticas: o desafio das professoras dos anos inicias. 2009. (Congresso).

33.
VIII Seminário de Pesquisa Qualitativa: fazendo metodologia.Educação a Distância e Tecnologia. 2009. (Seminário).

34.
V Simpósio Sul-Rio-Grandense de professores de Ciências e Matemática."Matemática: um patrimônio cultural da humanidade". 2009. (Simpósio).

35.
V Simpósio Sul-Rio-Grandense de professores de Ciências e Matemática. 2009. (Simpósio).

36.
XI Encontro de Pós-graduação.Re-significando aprendizagens matemáticas. 2009. (Outra).

37.
Encontro municipal de professores - conversando com Rubem Alves. 2008. (Encontro).

38.
I Encontro Metodológico Tecnológico: Discutindo Os Pressupostos da Metodologia De Projetos de Aprendizagem. 2008. (Encontro).

39.
II Encontro Metodológico Tecnológico: Discutindo Os Pressupostos da Metodologia De Projetos de Aprendizagem. 2008. (Encontro).

40.
III Encontro Metodológico Tecnológico: Discutindo Os Pressupostos da Metodologia De Projetos de Aprendizagem. 2008. (Encontro).

41.
Curso de Cartografia Básica para Professores. 2007. (Outra).

42.
IV Encontro Municipal de Educação Ambiental.Grupo Aguapé. 2007. (Encontro).

43.
33ª Feira do Livro.Quadrinhos na Matemática. 2006. (Outra).

44.
Dia Nacional da Matemática.Alternativa metodológica para a resolução de situações problema. 2006. (Oficina).

45.
Portal do Estudante.Curso de Matemática- Licenciatura Plena. 2006. (Encontro).

46.
Semana Aberta / FURG.Curso de Matemática - Licenciatura Plena. 2006. (Encontro).

47.
Seminário de Auto-avaliação do Curso de Engenharia Civil. 2006. (Seminário).

48.
VI Encontro Sobre Investigação na Escola.Oficina Sobre o Ensino da Matemática em Séries Iniciais no Ensino Fundamental. 2006. (Seminário).

49.
V Seminário de Pesquisa Qualitativa: fazendo metodologia.V seminàrio de pesquisa qualitativa: fazendo metodologia. 2006. (Seminário).

50.
AutoCad 2000 Básico. 2005. (Oficina).

51.
Dia Nacional da Matemática- A Matemática no Cotidiano. 2005. (Encontro).

52.
Semana Acadêmica de Matemática- Não Existe Limite para Sonhar.Geometrizando Através de Van Hiele. 2005. (Encontro).

53.
Dia Nacional da Matemática - Um Dia com a Matemática. 2004. (Encontro).

54.
8ºEGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática.A pesquisa como perspectiva de formação inicial e continuada do professor de matemática: Reconstruindo conceitos de frações e operações com frações. 2003. (Encontro).

55.
II Encontro Acadêmico de Matemática-Educação Matemática e Novas Tendências. 2003. (Encontro).

56.
I Mostra e Oficinas de Educação Matemática. 2003. (Oficina).

57.
1º Fórum sobre Portadores da Síndrome do Autismo. 2002. (Outra).

58.
4º Encontro de Matemática NEMat/UCPel: Pensamento Matemático- Competências e Habilidades. 2002. (Encontro).

59.
I Colóquio Acadêmico da Matemática da FURG. 2002. (Outra).

60.
I Encontro Acadêmico da Matemática.As Quatro Operações com Frações. 2002. (Encontro).

61.
VII Ciências e Matemática Recreativa. 2002. (Outra).

62.
Projeto de extensão:MATHEMA 2001- Ciclo de Estudos sobre Assuntos Educacionais. 2001. (Congresso).

63.
Vídeos da História da Matemática. 2000. (Outra).

64.
V Semana Acadêmica de Matemática. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GAUTÉRIO, V. L. B.; ANTUNES, T. R. ; ARAUJO, L. C. P. . 4ª FELIZ- Feira do Livro Zenir. 2011. (Outro).

2.
GAUTÉRIO, V. L. B.. X mostra de Produção Universitária. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lais Regina Steiernagel. Os vídeos no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa: um estudo sobre o potencial Powtoon e o Youtube. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Vanda Leci Bueno Gautério.

2.
Lisiane Silva da Silva. Alunos Nativos Digitais e professores Imigrantes Digitais: nosso ensino precisa mudar?. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Orientador: Vanda Leci Bueno Gautério.

3.
Sueli Tertezinha Dadda Sanna. Um Objeto Virtual de Aprendizagem produzido através da WebQuest: desenvolvendo competências e estimulando a pesquisa no ensino da Matemática. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Vanda Leci Bueno Gautério.

4.
Vivian Tassiana Bortolossi das neves. As ferramentas tecnológicas nos anos iniciais: uma metodologia de ensino diferenciada para o ensino de matemática. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação eComunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Vanda Leci Bueno Gautério.

5.
Eliane Guimarães do Canto. As TICs como ferramenta de aprendizagem na disciplina de Biologia. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação eComunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Vanda Leci Bueno Gautério.

6.
Daguilaine Lima da Costa. O uso da tecnologia digital na educação básica: um desafio de uma professora imigrante digital. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação eComunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Vanda Leci Bueno Gautério.

7.
Eduardo Rangel Ingrassia. Tecnologias na sala de aula: um estudo sobre as redes sociais na prática pedagógica. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação eComunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Vanda Leci Bueno Gautério.

8.
Lucas Mateus Martins. A relação entre os recursos tecnológicos com o esporte: a manutenção de uma perspectiva tradicional ou a adesão de uma nova tendência. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação eComunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Vanda Leci Bueno Gautério.

9.
Cristiano da Silva. As contribuições das tecnologias da informação e comunicação no ensino de uma língua estrangeira. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação eComunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Vanda Leci Bueno Gautério.

10.
Selma da Silva Lopes. As ferramentas tecnológicas voltadas à educação infantil. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação eComunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Vanda Leci Bueno Gautério.

11.
Rosa Maria Aires Ferraz. Alfabetizando crianças com o auxílio das tecnologias. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação eComunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Vanda Leci Bueno Gautério.

12.
Nazir Acosta Silveira. A história local "multimidiada" pelas tecnologias da informação e comunicação na educação. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação eComunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Vanda Leci Bueno Gautério.

13.
Claudia Elisa de Avila Alves. Um estudo de caso de blogs na escola. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação eComunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Vanda Leci Bueno Gautério.

14.
Wania Regia Borges Gogia. Tecnologias de apoio a inclusão assistiva. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicaçãona Educação) - Universidade Aberta do Brasil, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vanda Leci Bueno Gautério.

15.
Thais Nunes Silva Rodrigues. O ensinar e o aprender com os objetos virtuais de aprendizagem - OVA. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicaçãona Educação) - Universidade Aberta do Brasil, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vanda Leci Bueno Gautério.

16.
Priscila Pedroso Moço. Objeto Virtual de Aprendizagem: uma ferramenta de apoio para o ensino de matemática. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicaçãona Educação) - Universidade Aberta do Brasil, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vanda Leci Bueno Gautério.

17.
Darlene Lucas Machado. A zona rural vivênciando a inclusão digital. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicaçãona Educação) - Universidade Aberta do Brasil, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vanda Leci Bueno Gautério.

18.
Adriana Guimarães Antunes. O tangram e as tecnologias digitais: explorando conceitos matemáticos em diversas tecnologias. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicaçãona Educação) - Universidade Aberta do Brasil, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vanda Leci Bueno Gautério.

19.
Pedro Antônio Araújo da Silva. As potencialidades das tecnologias da informação e comunicação na educação. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicaçãona Educação) - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Vanda Leci Bueno Gautério.

20.
Mara Wayne da Silva Szomorovszky. Inclusão da familia no mundo digital. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicaçãona Educação) - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Vanda Leci Bueno Gautério.

21.
Maria Cristine Laude de Souza. O papel do professor frente as novas tecnologias educacionais. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicaçãona Educação) - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Vanda Leci Bueno Gautério.

22.
Sandra Regina Oliveira Baldez. A tecnologia e sua contribuição na educação formal. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicaçãona Educação) - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Vanda Leci Bueno Gautério.

23.
Silvana Lemos das Silva. Reflexões sobre a ação na inserção das tecnologias digitais na escola. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicaçãona Educação) - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Vanda Leci Bueno Gautério.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
GAUTÉRIO, V. L. B.; MORAES, M. C. . O Ensino a Distância propiciando a revisão e a reconstrução da docência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GAUTÉRIO, V. L. B.; RODRIGUES, S. C. . As aulas que temos nos Ambientes de Aprendizagem: o discurso coletivo de estudantes do ensino fundamental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
MOCO, P. P. ; GAUTÉRIO, V. L. B. . A Matemática: uma ferramenta para a preservação do meio ambiente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
GAUTÉRIO, V. L. B.. As tecnologias digitais potencializando o aprender: as vivências de uma professora em Ambientes de Aprendizagem de matemática.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
GAUTÉRIO, V. L. B.; MACHADO, R. N. . O Objeto Virtual de Aprendizagem Geogebra incrementando o ensino de Geometria. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GAUTÉRIO, V. L. B.; MACHADO, R. N. . O Gmail potencializando o fazer docente. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
DUVOISIN, I. A. ; SOARES, A. S. ; RODRIGUES, D. F. G. ; OLIVEIRA, G. M. ; GAUTÉRIO, V. L. B. ; MACHADO, Z. F. ; LEGEMANN, D. . A pesquisa como perspectiva de formação inicial e continuada do professor de matemática: Reconstruindo conceitos de frações e operações com frações. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GAUTÉRIO, V. L. B.; ANTUNES, T. R. ; ARAUJO, L. C. P. . 4ª FELIZ- Feira do Livro Zenir. 2011. (Outro).



Outras informações relevantes


Créditos concluídos em doutorado:Metodologias de Pesquisa em Educação I / Conceito A / CH 45 / 3 créditos * Seminário: saberes docentes em redes de conversação / Conceito A / CH 60 / 4 créditos * TE EC: Curriculo e formação de professores em Ciência e Matemática / Conceito A / CH 45 / 3 créditos * TE EC: Leitura dirigida / Conceito A / CH 45 / 3 créditos * Estágio docência - Curso Educação em Ciências: QVS - Nível superior / Conceito A / CH 60 / 4 créditos * TE EC: Teorias contemporâneas na Educação em Ciências / Conceito B / CH 30 / 2 créditos * TE EC: Leitura dirigida - Aprendizagem e Tecnologia / Conceito A / CH 45 / 3 créditos



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 7:29:21