Samarone Carvalho Marinho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9673352010472883
  • Última atualização do currículo em 12/04/2018


Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). É graduado em Geografia e Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor-colaborador no Programa de Pós-Graduação Desenvolvimento Sócioeconômico (UFMA). Áreas de interesse: Epistemologia da Geografia, Geografia e Arte, Geografia Urbana, Geografia Econômica, Economia Política. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Samarone Carvalho Marinho
Nome em citações bibliográficas
MARINHO, S. C.;MARINHO, SAMARONE CARVALHO


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Filosofia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Orientador: Márcia Gonçalves.
2006 - 2010
Doutorado em Geografia (Geografia Humana).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: UM HOMEM, UM LUGAR: geografia da vida e perspectiva ontológica, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Julio Cesar Suzuki.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2001 - 2006
Graduação em Ciências Econômicas.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2002 - 2005
Graduação em Geografia.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2013
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adunto I, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade de Santiago - Cabo Verde, UNISANTIAGO, Cabo Verde.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA), SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1999
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor contratado, lecionando curso de informática.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
RESISTÊNCIAS E CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS FRENTE AOS MEGAPROJETOS NO MÉXICO E NO BRASIL: os casos de Oaxaca e Maranhão
Descrição: Em uma perspectiva comparada entre México e Brasil, a pesquisa visa estudar as formas de resistências das populações locais em face de ditos megaprojetos de cunho neodesenvolvimentista (sobretudo os vinculados à minero-siderurgia, à produção de energia, à agropecuária e às grandes estruturas de turismo). Vislumbra-se dar a ver o quadro de outras possibilidades de organização socioeconômica e cultural em contextos específicos no Estado de Oaxaca (México) e no Estado do Maranhão (Brasil). Trabalha-se com a hipótese de que em contextos sociais (da Amazônia oriental e da porção meridional do México) processos contra-hegemônicos são gestados nas frinchas da lógica de empreendimentos de cunho modernizador-econômico, numa tentativa de recompor outras socialidades em face de conflitos socioambientais produzidos por megaprojetos. Portanto, a comparação permite, ao mesmo tempo, mostrar o limite da lógica neodesenvolvimentista ? cuja expansão do capital internacional é a regra ?, bem como, permite, no bojo das resistências, evidenciar outro ethos (lugar social) formativo e humanizador às populações locais e seus territórios..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2017
MIGRAÇÃO E TRABALHO ESCRAVO NA BAIXADA MARANHENSE: estudo acerca da migração de trabalhadores, e os elementos de vulnerabilidade para o trabalho escravo contemporâneo
Descrição: Estuda-se o processo de migração à produção e reprodução do trabalho escravo contemporâneo. O caso da Baixada Maranhense..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Samarone Carvalho Marinho - Integrante / Sávio José Dias Rodrigues - Coordenador.
2015 - 2017
TERRITÓRIO E ECONOMIA: estudo do impacto da implantação da Política de Garantia de Preços Mínimos de Produtos Extrativistas na economia das quebradeiras de coco babaçu na região do Médio Mearima
Descrição: A partir dum quadro de produção agrícola própria, no presente projeto se questiona o impacto econômico e territorial do programa de preços mínimos para as comunidades que o tem acessado, no qual a organização política das quebradeiras de coco se vê nesse contexto de disputas por espaços à produção..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Samarone Carvalho Marinho - Integrante / José Arnaldo dos santos Ribeiro Júnior - Integrante / Sávio José Dias Rodrigues - Coordenador.
2015 - Atual
Mineração, territórios e desigualdades ambientais no Brasil: diversidade sociocultural e luta por direitos
Descrição: O projeto de pesquisa é concebido a partir de uma preocupação compartilhada com as consequências, para grupos sociais locais, da implantação de projetos ditos de desenvolvimento, em especial aqueles vinculados à expansão da mineração em várias regiões do Brasil. A expansão da atividade mineradora em grande escala e seus desdobramentos em outros setores econômicos têm provocado inúmeras situações conflitivas, envolvendo disputas territoriais, fortes alterações de ambientes e modo de vida locais, agressões a direitos legalmente garantidos ou conquistados historicamente. O projeto reúne, pesquisadores e estudantes de cinco universidades e seis grupos de pesquisa:Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA), vinculado aos Programas de Pós-graduação em Ciências Sociais e Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Núcleo TRAMAS - Trabalho, Meio Ambiente e Saúde vinculado ao Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva e Laboratório de Geoprocessamento vinculado ao Programa de Pós-graduação em Geografia, ambos da Universidade Federal do Ceará (UFC); Grupo de Estudos Amazônicos (GEAM) vinculado ao Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF); Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais (GESTA) vinculado ao Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Grupos de Pesquisa TEMAS (Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade) vinculado ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Samarone Carvalho Marinho - Integrante / Horácio Antunes de Sant?Ana Júnior - Coordenador / Bartolomeu Rodrigues Mendonça - Integrante / Madian de Jesus Frazão Pereira - Integrante / Cíndia Brustolin - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
2014 - 2016
Conflitos ambientais no Maranhão
Descrição: Conflitos ambientais no Maranhão desencadeados por grandes projetos, pondo em risco social e ambientais populações locais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Samarone Carvalho Marinho - Integrante / Horácio Antunes de Sant?Ana Júnior - Coordenador / Bartolomeu Rodrigues Mendonça - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
2013 - 2016
Projetos de desenvolvimento e populações locais: experiências em Cabo Verde e no Brasil
Descrição: A pesquisa visa estudar projetos de desenvolvimento e de modernização econômica e suas consequências sociais e ambientais sobre populações locais, em uma perspectiva comparada. Trata-se de evidenciar lógicas sociais e processos de dominação que perpassam a implantação de grandes projetos nos contextos específicos do Maranhão e de Cabo Verde..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Samarone Carvalho Marinho - Integrante / Horácio Antunes de Sant?Ana Júnior - Coordenador / Madian de Jesus Frazão Pereira - Integrante / Cíndia Brustolin - Integrante / José Carlos Gomes dos Anjos - Integrante / Maria de Lourdes Gonçalves - Integrante / Olena V. Kovtun - Integrante / Vladmir A. D. Silves Ferreira - Integrante / Elio de Jesus Pantoja Alves - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2012 - 2014
Educação Ambiental e Cidadania na Zona Rural II de São Luís - MA
Descrição: Uma ação compreensivo-crítica sobre a problemática da educação ambiental na Zona Rural II de São Luís-MA, envolta principalmente da presença dos ditos projetos de desenvolvimento e modernização econômica. Consequências sociais e ambientais são investigadas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Samarone Carvalho Marinho - Integrante / Horácio Antunes de Sant?Ana Júnior - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Crioulo
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2012 (Indicação), Portugal Telecom.
2010
18º Programa Nascente - Categoria Texto (1. Lugar), Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:64
SOUZA, M. D. de  Data: 14/11/2011

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MENDONÇA, BARTOLOMEU RODRIGUES2016MENDONÇA, BARTOLOMEU RODRIGUES ; MARINHO, SAMARONE CARVALHO . Cajueiro revisitado: ou dez anos de relato crítico em construção. Revista Pós Ciências Sociais, v. 13, p. 63-92, 2016.

2.
RIBEIRO JUNIOR, J. A. S.2013RIBEIRO JUNIOR, J. A. S. ; MARINHO, S. C. . O Estado brasileiro, a economia da Vale na Amazônia maranhense e a rede justiça nos trilhos. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 17, p. 34, 2013.

3.
MARINHO, S. C.;MARINHO, SAMARONE CARVALHO2012 MARINHO, S. C.. DA CIDADE DO MODO TER DE EXISTÊNCIA À CIDADE DO MODO SER DE EXISTÊNCIA: PREÂMBULO A UM DEBATE GEOGRÁFICO-FILOSÓFICO SOBRE A CIDADE. GEOUSP ESPAÇO E TEMPO, v. IV, p. 64, 2012.

4.
MARINHO, S. C.;MARINHO, SAMARONE CARVALHO2005MARINHO, S. C.. Sobre o comércio exterior: críticas e inquietações. Revista de Politicas Publicas (UFMA), v. 3, p. 1-9, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MARINHO, SAMARONE CARVALHO. Ser Quando. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2017. v. 1. 62p .

2.
MARINHO, SAMARONE CARVALHO. Rua sem nome. 1. ed. , 2017. v. 1. 66p .

3.
MARINHO, S. C.. Manoel ama lembrar: uma interpretação à poética de Manoel de Barros. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014. 100p .

4.
MARINHO, S. C.. Cão Infância. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014. 96p .

5.
MARINHO, S. C.. Incêndios. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2013. 96p .

6.
MARINHO, S. C.. Atrás da Vidraça. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2011. 70p .

Capítulos de livros publicados
1.
MARINHO, S. C.. O cotidiano primordial de Manoel. In: Elton Luiz Leite de Souza. (Org.). Poesia pode ser que seja fazer outro mundo: uma homenagem ao centenário de Manoel de Barros. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2018, v. , p. 7-20.

2.
MARINHO, S. C.. Geografia e Literatura: esboço crítico-compreensivo a um campo de estudo em discussão. In: Júlio César Suzuki, Angelita Pereira de Lima, Eguimar Felício Chaveiro. (Org.). Geografia, literatura e arte: epistemologia, crítica e interlocuções. 1ed.Porto Alegre: Imprensa LIvre, 2016, v. 4, p. 274-332.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MARINHO, S. C.. Guesa Errante. Guesa Errante Suplemento Cultural & Literário JP, São Luís do Maranhão, p. 1 - 2, 16 fev. 2013.

2.
MARINHO, S. C.. Pitomba - Revista de Literatura. Pitomba - Revista de Literatura, São Luís do Maranhão, p. 34 - 35, 16 maio 2012.

Artigos aceitos para publicação
1.
MARINHO, S. C.; MENDONCA, B. R. . CAJUEIRO REVISITADO: 10 anos de lutas e resistências por São Luís. Revista Pós Ciências Sociais, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
MARINHO, SAMARONE CARVALHO; SANT?ANA JUNIOR, H. A. . Geografías del Desarrollo en América Latina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MARINHO, SAMARONE CARVALHO; SANT?ANA JUNIOR, H. A. . Taller de Análisis y Discusión sobre Resistências e Conflitos Socioambientais frente aos megaprojetos no México e no Brasil: os casos de Oaxaca e Maranhão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MARINHO, S. C.. Geografia e Literatura: esboço crítico-compreensivo a um campo de estudo em discussão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MARINHO, S. C.. Cidade e Memória: aproximação à poética de Ferreira Gullar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MARINHO, S. C.. Parecer à BETWEEN BACKYARD SWAMPS AND THE COSMOS: Place, Space, and the Intersubjective Mesh in the Poetry of Manoel de Barros, para University of Princeton. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
MARINHO, SAMARONE CARVALHO; SANT?ANA JUNIOR, H. A. . Espacio, sociedad y medio ambiente. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SANT?ANA JUNIOR, H. A.; COUTINHO, J. A.; MARINHO, S. C.. Participação em banca de Neuziane Sousa dos Santos. Do canto da sereia ao presente de grego: análise da responsabilidade social empresarial da Vale a partir do Programa Ação Educação no Maranhão no Período de 2012-2014. 2015. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Maranhão.

2.
MARQUES, M. I. M.; DAMIANI, A. L.; MARINHO, S. C.. Participação em banca de José Arnaldo dos Santos Ribeiro Junior. O desenvolvimento geográfico desigual da Suzano papel e celulose no Maranhão. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

3.
CABRERA, I. I.; NAVARRO, A. G.; MARINHO, S. C.. Participação em banca de Luiz Eduardo Lopes Silva. Para uma crítica do proibicionismo: a Rua da Lama e o tráfico territorializado na cidade de Pinheiro. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Teses de doutorado
1.
MARINHO, S. C.; SANT?ANA JUNIOR, H. A.; SAMPAIO, J. L. F.; FERREIRA, A. V.; ALENCAR, F. A. G.. Participação em banca de Savio José Dias Rodrigues. Quem não tem é escravo de quem tem: Migração camponesa e reprodução do trabalho escravo contemporâneo. 2016. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.

Qualificações de Doutorado
1.
SANT?ANA JUNIOR, H. A.; MARINHO, S. C.; SAMPAIO, J. L. F.; FERREIRA, A. V.; ALENCAR, F. A. G.. Participação em banca de Savio José Dias Rodrigues. Maranhão espaço do trabalho escravo: estudo da migração camponesa e escravidão moderna. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.

2.
SUZUKI, J. C.; MARINHO, S. C.; RIBEIRO, S. L. S.. Participação em banca de André Eduardo Ribeiro da Silva. Vidas por um fio: redes do processo de reprodução das condições de vida de camponeses do município de Timbiras (MA) para os canaviais do nordeste paulista. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
SANT?ANA JUNIOR, H. A.; COUTINHO, J. A.; MARINHO, S. C.. Participação em banca de Neuziane Sousa dos Santos. A prática e o discurso da responsabilidade social empresarial da Vale: um estudo do programa Ação Educação no MA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Maranhão.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARINHO, S. C.. Participação em banca de ANITA PENHA RIBEIRO.TERRITORIO QUILOMBOLA, CENTRO DE LANCAMENTO ESPACIAL DE ALCANTARA: As interacoes socioespaciais e as diferentes formas de reproducao de campesinato na Comunidade Negra Rural Agrovila So Assim/ Alcantara - MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.

2.
MARINHO, S. C.. Participação em banca de Samara Rocha da Silva Reis.Conflitos ambientais e a Reserva Extrativista de Tauá-Mirim: a percepção e atuação de jovens da Zona Rural II de São Luís.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - Sociologia) - Universidade Federal do Maranhão.

3.
MARINHO, S. C.. Participação em banca de THIERS FABRICIO SANTOS TIERS.DESENVOLVIMENTO GEOGRAFICO DESIGUAL E COMBINADO: Uma analise do Bairro Ponta d'Areia, Sao Luis - MA.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.

4.
MARINHO, S. C.. Participação em banca de IVONEIDE NEVES VIEIRA.O programa de transferencia de Renda Bolsa-Familia: Impactos sobre os beneficiarios da Ilha de Taua-Mirim.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.

5.
MARINHO, S. C.. Participação em banca de FRANCISCO ERIK SANTOS RAMOS.Reestruturacao do Mercado Municipal de Sao Luis Gonzaga do Maranhao: olhar socioambiental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.

6.
MARINHO, S. C.. Participação em banca de JEREMIAS SILVA SANTOS.Caracterizacao socioeconomica e ambiental do municipio de Santo Amaro do Maranhao - MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.

7.
FARIAS FILHO, M. S.; MARINHO, S. C.; CAVALCANTE, J. V. C.. Participação em banca de Universidade Federal do Maranhão.Problemas Ambientais no médio curso do Rio Magu no município de Água Doce do Maranhão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.

8.
FARIAS FILHO, M. S.; MARINHO, S. C.; CAVALCANTE, J. V. C.. Participação em banca de Antonio Carlos Gomes dos Santos.Problemática Socioambiental da sub-bacia do Rio Mocambo no município de Urbano Santos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.

9.
DINIZ, J. S.; MARINHO, S. C.; SANTOS, I. P. F.. Participação em banca de Luciano Farias de Lucena.O processo de segregação socioespacial de São Luís e suas implicações: o caso do bairro Divinéia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.

10.
DINIZ, J. S.; MARINHO, S. C.; SILVA, D. W. S.. Participação em banca de Reginaldo Rabelo Gomes.Pobreza urbana e segregação socioespacial em São José de Ribamar (MA): um olhar sobre o Bairro da Campina. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.

11.
DINIZ, J. S.; MARINHO, S. C.; GOMES, I. B. A.. Participação em banca de Bruno Cesar Dias Soares.Indústria, capital periférico e segregação socioespacial em São Luís - MA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CELERI, M. J.; GOMES, I. B. A.; MARINHO, S. C.. Processo Seletivo Simplificado para professor substituto na área de Ensino de Geografia. 2015. Universidade Federal do Maranhão.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro de Serviço Social do IESF/ Instituto de Ensino Superior Franciscano.Lutas sociais no Brasil e Maranhão no contexto da crise atual do capital. 2015. (Encontro).

2.
II Ciclo de Palestras Geografia, Espaço e Sociedade/Universidade de Estadual do Piau.A recepção fenomenológica na geografia brasileira: alguns apontamentos críticos. 2014. (Outra).

3.
Palestra Curso de Letras - Universidade Estadual do Piauí.Paisagem e memória: aproximação à poética de Manoel de Barros. 2014. (Outra).

4.
1. Colóquio GELLD.Cidade e Memória: aproximação à poética de Ferreira Gullar. 2013. (Outra).

5.
II Simpósio Nacional de Geografia, Literatura e Arte/ I Simpósio Internacional de Geografia, Literatura e Arte (SIGEOLITERART).Geografia e Literatura: esboço crítico-compreensivo a um campo de estudo em discussão. 2013. (Simpósio).

6.
1 SIMPÓSIO NACIONAL O RURAL E O URBANO NO BRASIL ( (SINARUB)B). 2006. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Ronaldo Rosas Reis. Luiz Eduardo Lopes Silva. Início: 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Hemerson Herbet de Sousa Pereira. A CRÍTICA À ECONOMIA POLÍTICA DA MINERAÇÃO: análise de conflitos territoriais em são luís-ma em face da ideologia novo-desenvolvimentista.. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Ciências Humanas - Sociologia) - Universidade Federal do Maranhão, BOLSA UFMA. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Raphael Wanderson Gomes Rodrigues. SHOPPING CENTERS: um exercício de toponímia da produção capitalista do espaço ? o caso dos centros de compras na ilha do maranhão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Humanas - Geografia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Samarone Carvalho Marinho.

2.
Amanda Ribeiro Bezerra. A casa, a fábrica e a rua: esboço crítico dos espaços de reprodução da mulher. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Humanas - Geografia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Samarone Carvalho Marinho.

3.
Regia Cristina Alves dos Santos. Da geografia da perversidade à geografia da resistência: relatos de conflitos territoriais no entorno da Estrada de Ferro Carajás (EFC). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Samarone Carvalho Marinho.

Iniciação científica
1.
Hemerson Herbet de Sousa Pereira. Análise crítica da ordem do progresso: um estudo sobre a EON/ENEVA e a ideologia novo-desenvolvimentista no Maranhão. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Humanas - Sociologia) - Universidade Federal do Maranhão, BOLSA UFMA. Orientador: Samarone Carvalho Marinho.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MARINHO, SAMARONE CARVALHO; SANT?ANA JUNIOR, H. A. . Geografías del Desarrollo en América Latina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MARINHO, SAMARONE CARVALHO; SANT?ANA JUNIOR, H. A. . Taller de Análisis y Discusión sobre Resistências e Conflitos Socioambientais frente aos megaprojetos no México e no Brasil: os casos de Oaxaca e Maranhão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 21:01:30