Léia Aparecida Veiga

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9940086723504263
  • Última atualização do currículo em 27/12/2018


Possui Licenciatura em Geografia 2002 e bacharelado 2011 - pela Universidade Estadual de Londrina, Especialização em Análise Ambiental e Ciências da Terra (2004) e mestrado em Geografia (2007) pela Universidade Estadual de Londrina. Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Graduação Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Kurios-FAK 2016. Estágio de Pós Doutoramento em Geografia 2017 pela UEL com concentração em Educação Ambiental em espaços não formais. Professora visitante na Universidade Federal da Integração Latino-Americana/UNILA. Professora convidada no curso de Especialização em Ensino de Geografia/UEL. Áreas de interesse: Análise Ambiental; Produção do espaço urbano, Planejamento urbano e Participação popular; Ensino e aprendizagem em Geografia; Ensino Superior e Metodologias Ativas; Recursos didáticos e geografia escolar; Educação Inclusiva; Processo de avaliação escolar; Educação Ambiental. Participa como pesquisadora dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos Multidisciplinar dos Processos de Ensino e Aprendizagem (GEMPEA/UEL), Geografando o Território (UEL) e do Grupo de Pesquisas em Ensino de Geografia e Educação Ambiental (GEENGEA/UEL). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Léia Aparecida Veiga
Nome em citações bibliográficas
VEIGA, L. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Geociências.
Rodovia Celso Garcia Cid, Km 380, s/n - Campus Universitário
Campus Universitário
86026440 - Londrina, PR - Brasil - Caixa-postal: 6001
Telefone: (43) 33714000
URL da Homepage: http://www.uel.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Geografia.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: A dinâmica das fábricas de mesas para bilhar no Centro-Sul brasileiro, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Tânia Maria Fresca.
Bolsista do(a): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico PR, FUND. ARAUCÁRIA, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana / Especialidade: Geografia Econômica.
2005 - 2007
Mestrado em Geografia.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Jaguapitã-PR: pequena cidade da rede urbana norte-paranaense especializada na produção industrial de mesas para bilhar,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Tânia Maria Fresca.
Palavras-chave: industrialização; iniciativas e capitais locais; rede urbana norte-paranaense; cidade pequena; Jaguapitã-PR.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana / Especialidade: Geografia Industrial.
2003 - 2004
Especialização em Análise Ambiental em Ciências da Terra. (Carga Horária: 100h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Algumas Considerações Sobre os Impactos Gerados pelo Vazadouro de Jaguapitã - PR.
Orientador: José Paulo Peccinini Pinese.
2015 - 2016
Graduação em Pedagogia.
Faculdade Kurios, FAK, Brasil.
2011 - 2011
Graduação em Geografia - Bacharelado.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: O controle do mercado industrial de mesas para bilhar no sul do Brasil por Jaguapitã-PR.
Orientador: Tânia Maria Fresca.
1998 - 2002
Graduação em Geografia - Licenciatura.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1997 interrompida
Graduação interrompida em 1998 em Serviço Social.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Ano de interrupção: 1998
1992 - 1996
Curso técnico/profissionalizante.
Colégio Estadual Dr. Nilson Ribas. Ensino Médio e Normal., NR, Brasil.
1988 - 1991
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Prof. Waldemiro Pedroso. Ensino Fundamental., WP, Brasil.
1986 - 1987
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Estadual Dr. Nilson Ribas. Ensino de 1º e 2º Graus., NR, Brasil.


Pós-doutorado


2017 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: educação ambiental.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: espaços não formais de educação.


Formação Complementar


2014 - 2014
Didática do Ensino Superior. (Carga horária: 200h).
Centro Universitário Filadélfia, UNIFIL, Brasil.
2014 - 2014
Entendendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem. (Carga horária: 40h).
Centro Universitário Filadélfia, UNIFIL, Brasil.
2013 - 2013
Formação de Tutores para EAD. (Carga horária: 40h).
Centro Universitário Filadélfia, UNIFIL, Brasil.
2011 - 2011
Teoria e Método em Geografia. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Elaboração de jogos para o ensino de Geografia. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2011 - 2011
Introdução ao ArcGIS® v. 9.x. (Carga horária: 9h).
Universidade do Oeste do Paraná (Marechal Cândido Rondon), UNIOESTE, Brasil.
2007 - 2007
III Grupo de Estudos aos Sábados - Geografia. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2006 - 2006
Estudos para a organização do trabalho pedagógico. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2006 - 2006
Estudos para a organização do trabalho pedagógico. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2006 - 2006
Geógrafos e Norte do Paraná. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Diretrizes pedagógicas e aministrativas. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2005 - 2005
Oficina: semiótica - II FERA. (Carga horária: 32h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2003 - 2004
Programa Formação de Professores Alfabetizadores. (Carga horária: 180h).
Departamento Municipal de Educação e Cultura/Jaguapitã, DEMEC, Brasil.
2003 - 2004
I Ciclo de encontros dialógicos: Meio Ambiente. (Carga horária: 72h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2002 - 2002
Parâmetros em Ação: 1º e 2º Ciclos do Ensino Funda. (Carga horária: 160h).
Departamento Municipal de Educação e Cultura/Jaguapitã, DEMEC, Brasil.
2001 - 2001
Ensino: teoria e Método. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2001 - 2001
Confecção e uso de maquete do relevo do Paraná. (Carga horária: 14h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2001 - 2001
Parâmetros em ação-Módulo de Alfabetização. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura - Ibiporã, SMEC, Brasil.
2001 - 2001
Parâmetros em Ação: Alfabetização. (Carga horária: 48h).
Departamento Municipal de Educação e Cultura/Jaguapitã, DEMEC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - 12/2018
Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do ensino de Geografia
08/2018 - 12/2018
Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dinâmica Territorial da População
08/2018 - 12/2018
Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação da aprendizagem

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina, IPPUL, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Geógrafa, Carga horária: 30


Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social, ITEDES, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Geógrafa, Carga horária: 12


Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20

Atividades

02/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas, .

03/2018 - 03/2018
Ensino, Especialização em Ensino de Geografia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Projetos Integrados - 30 h.
04/2017 - 07/2017
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado - Licenciatura em Geografia
Introdução ao Pensamento Geográfico (1º ano)
11/2016 - 03/2017
Ensino, Geografia - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa em Ensino de Geografia
08/2016 - 03/2017
Ensino, Geografia - Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa em Geografia Humana
04/2016 - 03/2017
Ensino, Geografia - Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento urbano e regional
04/2016 - 03/2017
Ensino, Geografia - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Supervisão de Estágio obrigatório
08/2016 - 08/2016
Ensino, Especialização em Ensino de Geografia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Projetos Integrados - 30 h.
04/2016 - 08/2016
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias de Região e Regionalização
10/2015 - 03/2016
Ensino, Geografia - Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa em Geografia Humana
07/2015 - 03/2016
Ensino, Geografia - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Geografia e Estágio Supervisionado
03/2009 - 07/2009
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias de Região e Regionalização

Centro Universitário Filadélfia, UNIFIL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR

Atividades

02/2014 - 07/2015
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Jurídica e Antropologia
12/2013 - 07/2015
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Metodologia da Pesquisa em Engenharia
Sociologia Industrial e do Trabalho
08/2013 - 12/2014
Ensino, PROLIC-EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão e Currículo
02/2014 - 07/2014
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Aplicada a Atividade Física e ao Esporte
08/2013 - 06/2014
Ensino, PROLIC - EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Concepções Filosóficas e Sociais da Educação
06/2013 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conteúdo e Metodologia do Ensino de Geografia
Estágio Supervisionado em Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Governo do Estado do Paraná, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Titular - QPM, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2003 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor titular - QPM, Carga horária: 20

Atividades

02/2014 - 05/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia - 6º ano e 8º ano
06/2013 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia - Ensino Médio (turmas de 2º e 3º anos)
02/2011 - 05/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia - 5 série
02/2010 - 11/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia - 1, 2 e 3 anos.
02/2010 - 11/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia - 1 e 2 anos do curso de Formação de Docentes.
02/2009 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia - 1 e 2 anos.
02/2009 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia - 1 ano do curso de Formação de Docentes.
02/2008 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia - 1 e 2 anos.
02/2007 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia - 1 e 2 anos.
02/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia - 1 e 2 anos.
02/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia - 2 ano do curso de Formação de Docentes.
02/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia - 7 série (4 ciclo)
02/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia - 1 ano do curso de Formação de Docentes.
02/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia - 1 e 2 anos.
02/2004 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia - 1, 2 e 3 anos.

Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante do doutorado

Atividades

08/2011 - 09/2011
Estágios , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Geografia.

Estágio realizado
Estágio de docência - 4 ano do curso de Geografia - 60 h. Disciplina: Redes Geográficas.

Colégio Para a Glória de Deus., PGD, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Fundamental, Carga horária: 6

Atividades

02/2013 - 04/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia - 6º ano
04/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia - 6º ano e 7º ano

Prefeitura Municipal de Jaguapitã, PR, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

06/1996 - 04/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Alfabetização e disciplinas básicas de 1ª a 4ª séries (1º e 2º ciclos) - 1996 a 2000; 2005 a 2006.
02/2001 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Coordenação Pedagógica 1ª a 4ª séries (1º e 2º ciclos).

Escola Divina Providência, DP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2003
Vínculo: Rede Privada de Ensino, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

02/2000 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia (5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental)
04/1999 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Lingua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Ed. Artística, Ensino Religioso (3 série-2 ciclo)

Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Londrina, AGB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Diretoria - Vice-Diretora, Enquadramento Funcional: Vice Diretorada - Associação dos Geógrafo


Conselho Municipal da Cidade, CMC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Integrante de Conselho, Enquadramento Funcional: Membro Suplente de Conselho



Linhas de pesquisa


1.
Educação Ambiental em espaços não formais
2.
Ensino de Geografia
3.
Planejamanto urbano, Políticas Públicas, Participação popular


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
CURRÍCULOS GEOGRÁFICOS LATINOAMERICANOS
Descrição: Objetiva-se com essa pesquisa realizar uma análise comparada envolvendo os componentes curriculares do curso de Geografia, grau Licenciatura, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), e os componentes curriculares de outros cursos de graduação em Geografia Licenciatura ou equivalentes, das Instituições de Ensino Superior dos países que compõem a América Latina e Caribe. Por se tratar de uma pesquisa documental do tipo exploratória, serão utilizados procedimentos secundários (levantamento bibliográfico em trabalhos acadêmicos, livros e documentos diversos). Em se relação aos documentos, serão levados em consideração para obtenção dos dados da pesquisa a grade curricular, as ementas das disciplinas e o projeto político-pedagógico de cada curso de geografia ou equivalente. Esses dados serão tratados a partir da utilização do procedimento análise de conteúdo. Essa pesquisa justifica-se pelo fato da mesma contribuir para o debate acerca dos avanços necessários no tocante a organização curricular dos cursos de licenciatura em Geografia bem como pela possibilidade de fomentar os processos de dupla-titulação e validação de diplomas entre os cursos da UNILA e das universidades públicas dos países do bloco..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Atlas eletrônico escolar de Foz do Iguaçu: uma reflexão metodológica sobre Geotecnologias e Cartografia
Descrição: O atlas eletrônico escolar de foz do Iguaçu é uma proposta voltada para a discussão de uma metodologia a ser desenvolvida, com o uso das Geotecnologias, especificamente a Cartografia Multimídia a Cartografia Temática Digital e o Geoprocessamento; que resultará na construção de um atlas impresso a ser destinado para o público das séries iniciais do ensino fundamental (6 ao 9 ano) e a versão eletrônica, com temas elaborados para o Ensino Médio (site interativo) com emprego do ARCGIS Online. O benefício deste material está em trazer uma publicação gratuita para os alunos das escolas públicas e particulares de mapas temáticos; atividades didáticas com o uso de Cartografia; oficinas de capacitação para os professores; e a possibilidade de valorização. Os alunos do bacharelado poderão atuar no projeto com a elaboração de mapas temáticos com o emprego de programas de Geotecnologias e os acadêmicos da licenciatura em Geografia, farão a transposição didática dos temas e a produção do encarte didático de cartografia. Trata-se de uma proposta que valorizará o curso de Geografia, pois a publicação, tanto impressa, quanto ao site, democratizarão o conhecimento de Foz do Iguaçu na questão regional, Geográfica e Cartográfica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
OS DESAFIOS GEOECONÔMICOS PARA INTEGRAÇÃO REGIONAL NA AMÉRICA LATINA
Descrição: A ideia central dessa proposta de pesquisa, reside em reconhecer as características geoeconômicas da industrialização brasileira e seu impacto no rol das políticas de desenvolvimento regional na América Latina. A supervalorização dos preços das commodities durante a primeira década do século XXI deu impulso para o desenvolvimento econômico e produtivo brasileiro. Entretanto, após a crise econômica de 2008 nos EUA, a consequente pulverização dos seus efeitos fez com que houvesse um arrefecimento dos índices de preços no mercado internacional, sobretudo a partir de 2014, fundamentando em parte, os baixos resultados da economia brasileira na segunda metade da década de 2010. Esse panorama pavimentou uma crise econômica no Brasil, que verificou seus anos mais críticos entre o biênio (2015/2016) com uma queda de -3,1% do PIB segundo o IBGE (2017), associada ao déficit fiscal dos governos federal, estaduais e municipais. Esses fatores serviram de trampolim para uma crise política, que teve seu ponto alto com o impeachment de Dilma Rousseff em 2016. Portanto, existem questões econômicas e de sobremaneira políticas que interferem nas estratégias geoeconômicas da indústria brasileira, e compreendê-las nos ajuda tematizar o efeito das políticas econômicas nos territórios, e, também o impacto nas políticas de desenvolvimento regional implementadas no início do século XXI no continente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU/PR E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES E PROFESSORES NAS SÉRIES INICIAIS 2018-2019
Descrição: As transformações pelas quais vem passando a sociedade urbano-industrial têm se refletido com intensidade na vida das pessoas, desafiando as organizações e as instituições para a necessidade de mudanças radicais em seus propósitos, em suas políticas, em suas estruturas e em seus procedimentos. Logo, a participação da escola tem papel fundamental nesta transformação social como colaboradora na formação de um cidadão, com consciência ambiental, social, participativa no processo que estão envolvidos. Dentre os caminhos pedagógicos possíveis de formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida e com o bem-estar da sociedade, destaca-se a educação ambiental. Mas para trilhar o caminho de educação ambiental crítica e emancipatória, é necessário romper com a perspectiva hegemônica, na qual a ideologia dominante reduz a educação ambiental a um mero treinamento de habilidades práticas. Almeja-se uma educação ambiental que busque na relação entre o conhecimento e a prática do trabalho humano a visão do ser social e histórico. Tais aspectos justificam a proposição de projeto de pesquisa em uma perspectiva de educação ambiental crítica articulada aos princípios da Pedagogia Histórico-Crítica. Espera-se que o projeto além de contribuir na formação inicial dos futuros professores de geografia, também promova a aproximação entre o curso de Geografia/licenciatura da Unila e escolas municipais de Foz do Iguaçu..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Léia Aparecida Veiga - Coordenador / Naomi Anaue Burda - Integrante / CRISTOVAO HENRIQUE RIBEIRO DA SILVA - Integrante.
2016 - 2017
Desenhos de Pesquisa Obtidos do Uso de Métodos Múltiplos e Mistos a Partir de um Olhar Multidisciplinar dos Processos de Aprendizagem
Descrição: O grupo apoia-se na investigação, discussão, reflexão e aplicação de metodologias de pesquisa no campo da educação geo-científica e matemática que permitam um olhar comum sobre processos de ensino e aprendizagem. Partindo de eixos de pesquisa tais como educação ambiental, educação do/no campo, educação especial, avaliação e TICS, busca-se formar diferentes esboços investigativos a partir da integração de métodos de pesquisa. Para tal, parte-se do estudo dos métodos qualitativos, em especial sobre o uso da semiótica no ensino, da análise de conteúdo e da análise do discurso para se chegar ao uso de métodos mistos e múltiplos. O uso de mais de um método pode ampliar e potencializar novos entendimentos dos problemas frequentemente enfrentados no campo da investigação pedagógica. Considera-se, na atual conjuntura, que pesquisadores precisam lidar com combinações de métodos de modo que estejam preparados para responder a perguntas que emergem de situações complexas e não fragmentárias com as quais são confrontados. Espera-se obter desenhos específicos de pesquisa norteados por multimétodos que possam atender aos objetivos de se moverem da triangulação para o desenvolvimento, do desenvolvimento para a iniciação e da iniciação para a expansão das pesquisas do grupo, bem como difundir tais movimentos e tais desenhos como resultado de um olhar multidisciplinar no campo da educação geo- científica e matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
Materiais Didáticos, Ensino de Geografia e a Inclusão Escolar
Descrição: O presente projeto visa desenvolver, por meio de um grupo de pesquisa, um espaço acadêmico com vistas às discussões acerca da inclusão escolar. Para tanto será organizado um grupo de estudos para desenvolver debates e incentivar pesquisas relacionadas ao tema além de ser elaborado um espaço no departamento de geociências da UEL (sala 700) destinado a confecção, aplicação, validação e tomada de resultados de materiais didáticos voltados ao ensino de geografia com enfoque a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2014
Dinâmica Urbana e Regiões Metropolitanas: o caso de Londrina-PR
Descrição: O objetivo do projeto é analisar as transformações recentes da dinâmica urbana e industrial da Região Metropolitana de Londrina (RML). Pretende-se discutir o processo de urbanização em período mais recente após década de 1970 e a constituição de novas regiões metropolitanas, particularmente a Região Metropolitana de Londrina - RML. Busca-se ainda entender a configuração atual da RML no contexto norte paranaense, em especial o desenvolvimento e expansão dos serviços típicos dos tempos rápidos ligados ao papel de Londrina no comando de atividades econômicas. Há uma importante discussão teórica travada na Geografia a respeito do significado de uma região metropolitana e suas características. Isso se deve à expansão do número de cidades milionárias e aquelas de meio milhão de habitantes, conformando novas aglomerações físico-territoriais e regiões metropolitanas, alimentando uma série de reflexões sobre espaços metropolizados, seus papéis e funções..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2008
Mudanças Recentes na Organização Espacial Norte Paranaense: 1980-2000
Descrição: O trabalho busca analisar as recentes alterações na organização sócio-espacial norte-paranaense, em sua dimensão urbana e industrial. As profundas transformações que vem ocorrendo na sociedade brasileira desde o final dos anos de 1980 e com mais intensidade nos anos de 1990, trouxeram implicações na organização espacial norte-paranaense, com maior intensificação da industrialização e várias alterações em relação a urbanização, como a intensificação do processo de verticalização nas maiores cidades, e agravamento das condições de moradia, via ampliação generalizada de favelas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Léia Aparecida Veiga - Integrante / Tânia Maria Fresca - Coordenador / Carlos Cassemiro Casaril - Integrante / Sarah C. Montanari - Integrante / Viviane R de Lima Passos - Integrante / Kelly Rocha Arakaki - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Apoio à Análise de Estudo de Impacto de Vizinhança/ E.I.V.
Descrição: A proposta básica de trabalho consiste em manter uma equipe de docentes e discentes para interagir com as comunidades que serão impactadas diretamente por empreendimentos urbanos e que necessitam, de acordo com a legislação urbanística federal e municipal, de estudos de impacto de vizinhança - EIV. Propõe outro curso de formação voltado mais para as comunidades, mas também para os membros do Conselho Municipal da Cidade, priorizando os que não participaram ainda ou os que não possuem o conhecimento técnico sobre o EIV. Busca-se, com o projeto, uma relação que altere o fazer acadêmico, valorizando não só o conhecimento teórico conceitual tradicional como também o popular e comunitário, procurando os contrapontos que permitam ver a cidade e as relações sociais que nela se estabelecem na perspectiva do cidadão e que contribuam para quebrar a compartimentação do conhecimento, formando profissionais mais humanizados e comprometidos com a superação das desigualdades sociais, e que evite a exclusão urbana gerada muitas vezes por projetos de empreendimentos que só tem o objetivo de maximização de resultados econômicos. Essa equipe colaborará na análise dos EIVs no sentido de atender os objetivos do Estatuto da Cidade de "ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana" (E.C. art. 2º), observando suas diretrizes e propondo a correta aplicação de seus instrumentos, bem como o definido pela Legislação Municipal pertinente, atuando criticamente nas ameaças que poderão provocar a exclusão e a marginalização da população atingida..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
MONITORAMENTO DA ELABORAÇÃO E APLICABILIDADE DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DE LONDRINA
Descrição: O OBJETIVO QUE CENTRALIZA ESTE PROJETO DE EXTENSÃO É REALIZAR O MONITORAMENTO DO PROCESSO ELABORAÇÃO DA REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DE LONDRINA ? PDM, O QUAL TEVE O LANÇANDO DO INÍCIO DAS ATIVIDADES, EM AGOSTO DE 2017, VISANDO VERIFICAR A APLICAÇÃO DAS PRERROGATIVAS DE PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NO PLANEJAMENTO E GESTÃO URBANOS, PREVISTAS NA LEI N.º 10.257/2001, DENOMINADA DE ESTATUTO DA CIDADE. COM A APROVAÇÃO DESTA LEI, FORAM INSTITUÍDAS AS BASES LEGAIS PARA A APLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DEMOCRÁTICOS DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO URBANO, MEDIANTE A ORIENTAÇÃO DE FORMULAÇÃO DE PLANOS DIRETORES COM A POSSIBILIDADE DE UMA EFETIVA PARTICIPAÇÃO POPULAR. RESSALTA-SE O ESCOPO CENTRAL DESDOBRA-SE EM OUTRO DIRECIONAMENTO DO PROJETO QUE É MONITORAR A APLICABILIDADE DOS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E GESTÃO URBANOS NA PERSPECTIVA DE AVALIAR A EFICÁCIA E/OU INEFICÁCIA DOS INSTRUMENTOS PRESENTES NO PDML. ESSA QUESTÃO TORNA-SE FUNDAMENTAL AO SE PENSAR O POTENCIAL DOS ATUAIS PLANOS DIRETORES MUNICIPAIS, TENDO EM VISTA QUE A CREDIBILIDADE DO PLANO SE VINCULA AO PROCESSO DE REALIZAÇÃO DA LEITURA COMUNITÁRIA, ISTO É, QUE ESSA LEITURA SEJA ELABORADA DE FORMA TRANSPARENTE ALICERÇADA EM DEBATES E DISCUSSÕES JUNTO A SOCIEDADE NA EXPECTATIVA DE PENSAR E ORIENTAR AS DIRETRIZES FUTURAS DA PRODUÇÃO SOCIOESPACIAL ASSENTADAS NAS PROPOSTAS E NECESSIDADES PRESENTES NO DIA A DIA DE QUEM VIVENCIA AS CONTRADIÇÕES E CONFLITOS QUE MARCAM O TECIDO URBANO..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Léia Aparecida Veiga - Integrante / IDENI TEREZINHA ANTONELLO - Coordenador / KARINE BUENO VARGAS - Integrante.
2015 - 2016
IDENTIDADE E CIDADANIA PARA OS NOVOS TALENTOS
Descrição: Elaborar coletivamente e promover atividades extracurriculares como cursos, Jornadas de Humanidades e oficinas/visitas aos espaços museais com professores, funcionários [profissionais da educação], membros da comunidade e alunos do Ensino Médio da educação básica, em horários alternativos, para recriar espaços inovadores [ex: nas dependências de universidades, nos laboratórios e nos centros avançados de estudos e pesquisas, nos museus etc], fomentando experiências e programas que contribuam para a melhoria da educação básica, invistam em Novos Talentos da Rede Pública para Inclusão Social e Desenvolvimento da Cultura Científica, visando o aprimoramento e a atualização da formação dos jovens e profissionais das escolas públicas estaduais da região de Londrina-PR, sobretudo, dos distritos rurais e dos CENSE (Centro de Socioeducação de Londrina);. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2015 - 2017
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)
Descrição: O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais...
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: GEOGRAFIA (LONDRINA)
2018 - Atual
Periódico: PESQUISAR - REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Ensino de Geografia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VEIGA, L. A.2018VEIGA, L. A.; FONSECA, R. L. . O JÚRI SIMULADO COMO PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA SOB A PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL). GEOUSP: espaço e tempo, v. 22, p. 153-171, 2018.

2.
ANTONELLO, I. T.2018ANTONELLO, I. T. ; VEIGA, L. A. . O POTENCIAL CRIADOR DA AUTONOMIA DISCENTE: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DEAPRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS ACERCA DA MOBILIDADE URBANA EM CURITIBA/PR. GEOGRAFIA EM ATOS (ONLINE), v. 1, p. 77-96, 2018.

3.
SALVI, R. F.2018SALVI, R. F. ; VEIGA, L. A. . ORGANIZADOR PRÉVIO EM AULAS DE GEOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, v. 9, p. 121-134, 2018.

4.
SOUZA, D. M. A.2016SOUZA, D. M. A. ; VEIGA, L. A. . Aproximações entre aprendizagem baseada em problemas (PBL) e o curso de direito: relato de prática pedagógica no ensino superior. Revista Jurídica da UniFil, v. 13, p. 113-124, 2016.

5.
VEIGA, L. A.2015VEIGA, L. A.. Estratégias de Comercialização das Mesas para Bilhar no Centro-Sul Brasileiro: três estudos de caso. Geografia (Londrina), v. 24, p. 39-54, 2015.

6.
VEIGA, L. A.2014VEIGA, L. A.. A gênese das fábricas de mesas para bilhar no Centro-Sul brasileiro. Geoingá: Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia, v. 6, p. 136/1-155, 2014.

7.
VEIGA, L. A.2014VEIGA, L. A.; SOARES, J. T. . Dinamização da biblioteca escolar na educação infantil por meio da contação de histórias. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO, v. 9, p. 82-100, 2014.

8.
SOUZA, D. M. A.2014SOUZA, D. M. A. ; VEIGA, L. A. . Considerações sobre o ensino jurídico no Brasil. Revista Jurídica, v. 11, p. 83-88, 2014.

9.
VEIGA, L. A.2012VEIGA, L. A.. Considerações sobre a gênese, a expansão e a organização do trabalho nas fábricas de mesas para bilhar na pequena cidade de Jaguapitã-PR.. Revista de Geografia, v. 29, p. 132-146, 2012.

10.
VEIGA, L. A.2012VEIGA, L. A.. Expansão da Produção de Aves no Paraná e a Subordinação de Pequenos Proprietários de Terras às Agroindústrias Avícolas.. Acta Geográfica, v. 6, p. 83-95, 2012.

11.
FRESCA, T. M.2011FRESCA, T. M. ; VEIGA, L. A. . Pequenas cidades e especializações funcionai s: o caso de Santa Fé/PR. Sociedade & Natureza (UFU. Online), v. 23, p. 387-396, 2011.

12.
VEIGA, L. A.2011VEIGA, L. A.; SILVA, A. L. . Alfabetização Cartográfica: trabalhando com as noções de orientação e localização. Revista de Geografia, Meio Ambiente e Ensino - GEOMAE (Online), v. 2, p. 113-125, 2011.

13.
VEIGA, L. A.2010VEIGA, L. A.; FRESCA, T. M. . A Locação de Mesas para Bilhar no Sul do Brasil : industriais de Jaguapitã-PR e o Mercado Consumidor no Rio Grande do Sul. Boletim de Geografia (Online), v. 28, p. 93-102, 2010.

14.
VEIGA, L. A.2010VEIGA, L. A.. A re-inserção de Jaguapitã-PR na rede urbana norte-paranaense: a produção industrial de mesas para bilhar e as interações espaciais. Geografia (Londrina), v. 19, p. 131-142, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GRISOTTO, A. (Org.) ; LIMA, A. M. de S. (Org.) ; ARAÚJO, A. L. de. (Org.) ; ALBERTUNI, C. A. (Org.) ; XAVIER, E. S. (Org.) ; COCA, E. L. F. (Org.) ; VEIGA, L. A. (Org.) ; CAMPOS, M. C. (Org.) ; ALEGRO, R. C. (Org.) . Representações sociais dos jovens talentos das ciências humanas das escolas do campo de Londrina. 1. ed. Londrina: , 2016. 250p .

2.
CAMPOS, M. C. (Org.) ; VEIGA, L. A. (Org.) ; GRISOTTO, A. (Org.) ; LIMA, A. M. de S. (Org.) ; ARAÚJO, A. L. de. (Org.) ; ALBERTUNI, C. A. (Org.) ; XAVIER, E. S. (Org.) ; ALEGRO, R. C. (Org.) . Saberes e fazeres do Projeto Novos Talentos Ciências Humanas da UEL. 1. ed. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
VEIGA, L. A.. Educação Ambiental Não Formal na Perspectiva da Participação e Prática Social. In: Eloiza Cristiane Torres. (Org.). Educação ambiental e geografia: sensibilizações,praticas e caminhos. 1ed.Pará de Minas/MG: Virtualbooks, 2017, v. , p. 70-.

2.
MASSI, C. ; VEIGA, L. A. ; PEREZ, L. A. . Resíduos Sólidos Urbanos No Contexto de Formação Continuada do Educador Social de Espaços Não-Formais de Educação Ambiental. In: Eloiza Cristiane Torres. (Org.). Educação Ambiental e Geografia: Sensibilizações, Praticas e Caminhos. 1ed.Pará de Minas/MG: Virtualbooks, 2017, v. 1, p. 20-.

3.
VEIGA, L. A.. Analfabetismo funcional e a dificuldade na leitura e interpretação de mapas: Algumas considerações. In: SANTIL, F. L. de P.; SILVEIRA, H.; SOUZA, M. L. de; SANTOS, F. R. dos. (Org.).. (Org.). Recursos tecnológicos aplicados à cartografia. 1ed.Maringá-PR: Sthampa Gráfica e Editora, 2010, v. , p. 32-49.

4.
VEIGA, L. A.; PINESE, J.P.P. . Algumas Considerações Sobre os Impactos e Gestão do Depósito de Resíduos Sólidos Urbanos de Jaguapitã (PR). In: STIPP, N. A. F. (org.). (Org.). Análise Ambiental em Ciências da Terra. 1ed.Londrina-PR: Universidade Estadual de Londrina, 2009, v. 2, p. 105-132.

5.
VEIGA, L. A.; FRESCA, T. M. . A especialização produtiva industrial de mesas para bilhar em Jaguapitã-PR. In: YAMAKI, H.; PINESE, J. P. P.; ASARI, A. Y.; BARROS, M. V. F.. (Org.). Geografia e Meio Ambiente: estudos teóricos e metodológicos. 1ed.Londrina: Midiograf II, 2006, v. , p. 111-126.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MASSI, C. ; VEIGA, L. A. ; MASSI, E. H. G. . O DIÁLOGO TEMATIZADO E O EDUCADOR SOCIAL: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO FORMAL. In: 9º Forum Internacional de Resíduos Sólidos - FIRS, 2018, Porto Alegre. Resíduos sólidos, 2018.

2.
VARGAS, K. B. ; ANTONELLO, I. T. ; VEIGA, L. A. . JOGO DO DIREITO A CIDADE COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO E REFLEXIVO NO PLANEJAMENTO URBANO. In: X EPCC, 2017, Maringá. Encontro Internacional de Produção Científica, 2017. p. 1-9.

3.
BERGOC, G. J. ; ZANON, E. R. ; AYOUB, T. A. A. ; VEIGA, L. A. ; PAULINO, E. T. ; ANTONELLO, I. T. . A EXPERIÊNCIA DE OFICINAS DE NIVELAMENTO E INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS DE DIFERENTES ÁREAS DE CONHECIMENTO PARTICIPANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO ?APOIO À ANÁLISE DE ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA ? EIV. In: 35ª Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2017, Foz do Iguaçú. Internacionalização da Extensão, 2017.

4.
AROXA, B. H. ; BISSE, B. G. N. E. ; VEIGA, L. A. . O ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA (EIV) COMO INSTRUMENTO DEMOCRÁTICO E DE GESTÃO DO TERRITÓRIO: um estudo de caso sobre o EIV da empresa industrial Adama Brasil, Londrina/PR. In: 6º Por Extenso - Simpósio de Extensão da UEL, 2017, Londrina. Os limites e as fronteiras da extensão, 2017.

5.
VEIGA, L. A.; CAMPOS, M. C. ; FONSECA, R. L. . A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: vivência a partir de oficinas pedagógicas na Universidade Estadual de Londrina/PR. In: VIII Fórum Nepeg de formação de Professores de Geografia, 2016, Caldas Novas-GO. A geografia no cenário das políticas públicas educacionais cintemporâneas, 2016.

6.
CAMPOS, M. C. ; VEIGA, L. A. ; FONSECA, R. L. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: experiências do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Londrina. In: VIII Fórum NEPEG de formação de professores de geografia, 2016, Caldas Novas-GO. A geografia no cenários das pol´ticas públicas educacionais contemporâneas, 2016.

7.
FONSECA, R. L. ; CAMPOS, M. C. ; VEIGA, L. A. . EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE GEOGRAFIA. In: VIII Fórum NEPEG de formação de professores de geografia, 2016, Caldas Novas - GO. A geografia no cenário das políticas públicas educacionais contemporâneas, 2016.

8.
VEIGA, L. A.. A fabricação de mesas para bilhar no Centro-Sul brasileiro: considerações sobre Jaguapi tã/PR. In: VI SIMPGEO - UNICENTRO, 2012, Guarapuava. Ciência Sociedade e Tecnologia na Perspectiva da Análise Geográfica, 2012.

9.
VEIGA, L. A.. Gênese, expansão e a organização do trabalho nas fábricas de mesas para bilhar na pequena cidade de Jaguapitã-PR. In: I Seminário Internacional dos Espaços de Fronteira, III Seminário Regional sobre Território, Fronteira e Cultura - UNIOESTE, 2011, Marechal Candido Rondon-PR. Espaços de Fronteiras - Território e Ambiente, 2011.

10.
VEIGA, L. A.. Agroindústrias de frangos e a subordinação de pequenos proprietários de terras. In: II Encontro Estadual de Geografia e Ensino e XX Semana de Geografia-UEM, 2011, Maringá - PR. A articulação dos estudos da natureza e da sociedade: por uma perspectiva integradora, 2011.

11.
VEIGA, L. A.. Trabalho de campo em Geografia: entrevista e memória individual e coletiva. In: II Simpósio Paranaense de Estudos Climáticos (SIMPEC) e XIX Semana de Geografia - UEM, 2010, Maringá - PR. II Simpósio Paranaense de Estudos Climáticos (SIMPEC), 2010.

12.
VEIGA, L. A.. Ensino de Geografia: trabalho de campo e análise da paisagem urbana. In: II Simpósio Paranaense de Estudos Climáticos (SIMPEC) e XIX Semana de Geografia - UEM, 2010, Maringá - PR. II Simpósio Paranaense de Estudos Climáticos (SIMPEC), 2010.

13.
VEIGA, L. A.; FRESCA, T. M. . Serviços especializados como nova inserção na divisão do trabalho em pequenas cidades: o caso de Santa Fé PR. In: XVI Encontro de Geógrafos Brasileiros ENG, 2010, Porto Alegre. Crise, práxis e autonomia: espaços de resistência e de esperanças Espaço de Diálogos e Práticas, 2010.

14.
VEIGA, L. A.. A re-inserção de Jaguapitã-PR na rede urbana norte-paranaense após 1970. In: IV SIMPGEO - Simpósio Paranaense de Pós-Graduação em Geografia - UNIOESTE, 2009, Marechal Candido Rondon-PR. Entre o pensar e o fazer em Geografia, 2009.

15.
VEIGA, L. A.. A inovação enquanto elemento importante no controle do mercado consumidor: indústrias de mesas para bilhar. In: XXV Semana de Geografia e IV Seminário de Geografia do Norte do Paraná- UEL, 2009, Londrina. A Geografia no início do Século XXI: Tendências e perspectivas, 2009.

16.
VEIGA, L. A.. O analfabetismo funcional enquanto obstáculo à leitura e interpretação de mapas.. In: I Simpósio Nacional de Recursos Tecnológicos Aplicados à Cartografia e XVIII Semana de Geografia - UEM, 2009, Maringá - PR. I Simpósio Nacional de Recursos Tecnológicos Aplicados à Cartografia e XVIII Semana de Geografia, 2009.

17.
VEIGA, L. A.. Jaguapitã-PR e a locação de mesas para bilhar no Sul do Brasil. In: XXIV Semana de Geografia e III Seminário Temático de Geografia do Norte do Paraná - UEL, 2008, Londrina. Repensando o passado e projetando o futuro: 50 anos de Geografia em Londrina, 2008.

18.
VEIGA, L. A.; SILVA, A. L. . Fluxos migratórios internacionais Brasil-Japão: um estudo de caso. In: II Seminário Temático de Geografia do Norte do Paraná e XXIII Semana de Geografia - UEL, 2007, Londrina. Globalização, Território e Impactos no Brasil, 2007.

19.
VEIGA, L. A.; FRESCA, T. M. . Rede urbana norte-paranaense e a inserção de Jaguapitã-PR em 1960.. In: II Seminário Temático de Geografia do Norte do Paraná e XXIII Semana de Geografia - UEL, 2007, Londrina. Globalização, Território e Impactos no Brasil., 2007.

20.
VEIGA, L. A.; FRESCA, T. M. . A produção industrial de mesas para bilhar na pequena cidade de Jaguapitã-PR.. In: II Simpósio Paranaense de Pós-Graduação em Geografia - SIMPGEO - UEL, 2007, Londrina. II Simpósio Paranaense de Pós-Graduação em Geografia - SIMPGEO, 2007.

21.
VEIGA, L. A.; FRESCA, T. M. . Jaguapitã-PR: especialização produtiva em mesas para bilhar. In: I Simpósio Paranaense de Pós-graduação em Geografia e II Encontro de Pós-graduação do PGE - UEM, 2006, Maringá - PR. I Simpósio Paranaense de Pós-graduação em Geografia e II Encontro de Pós-graduação do PGE, 2006.

22.
SILVA, A. L. ; VEIGA, L. A. . Londrina no contexto da discussão metropolitana atual. In: XXII Semana de Geografia da Universidade Estadual de Londrina, 2006, Londrina. Educação, Poltica e Meio Ambiente no Mundo Contemporâneo., 2006.

23.
VEIGA, L. A.; FRESCA, T. M. . Industrialização em Jaguapitã-PR: gênese dos industriais da produção de mesas para bilhar. In: XXI Semana de Geografia-UEL: I Seminário Temático do Norte do Paraná., 2005, Londrina. O Brasil frente aos arranjos espaciais do século XXI, 2005.

24.
CASARIL, C. C. ; VEIGA, L. A. ; TSUKAMOTO, R. Y. . Breve análise da Jaguafrangos no município de Jaguapitã no norte do estado do Paraná.. In: III Simpósio Nacional de Geografia Agrária e II Simpósio Internacional de Geografia Agrária - UNESP, 2005, Presidente Prudente. Jornada Ariovaldo Umbelino de Oliveira: Desenvolvimento do campo, das florestas e das águas., 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VEIGA, L. A.; TORRES, E. C. ; MASSI, C. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS NA CIDADE DE LONDRINA/PR: O CASO DA INSTITUIÇÃO CASA DO CAMINHO. In: IV Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul -ENPEG-SUL, 2018, Florianópolis. ENSINO DE GEOGRAFIA E POLÍTICAS CURRICULARES, 2018.

2.
FAGUNDES, G. ; VEIGA, L. A. ; SILVA, J. R. A. . A legitimação da questão da maioridade penal nas legislações brasileiras. In: IV Simpósio Nacional de Iniciação Científica da UNIFIL, 2014, Londrina. IV Simpósio Nacional de Iniciação Científica da UNIFIL. Londrina: UNIFIL, 2014. p. 22-26.

3.
SILVA, A. L. ; VEIGA, L. A. . Categoria Paisagem como Estratégia ao Ensino de Geografia. In: VII Semana de Geografia - UNESP, 2011, Presidente Prudente/SP. Política, cultura e meio ambiente: múltiplas dimensões do território, 2011.

4.
CASARIL, C. C. ; VEIGA, L. A. ; TSUKAMOTO, R. Y. . Breve análise da Jaguafrangos no município de Jaguapitã no norte do estado do Paraná. In: III Simpósio Nacional de Gegrafia Agrária - II Simpósio de Geografia Agrária, 2005, Presidente Prudente/SP. Jornada Ariovaldo Umbelino de Oliveira: Desenvolvimento do campo, das florestas e das águas., 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
VEIGA, L. A.. A fabricação de mesas para bilhar no Centro-Sul brasileiro: considerações sobre Jaguapitã/PR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
VEIGA, L. A.. Gênese, expansão e a organização do trabalho nas fábricas de mesas para bilhar da pequena cidade de Jaguapitã-PR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
VEIGA, L. A.. Categoria paisagem como estratégia ao ensino de Geografia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
VEIGA, L. A.. Agroindústrias de frangos e a subordinação de pequenos proprietários de terras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
VEIGA, L. A.. A inovação enquanto elemento importante no controle do mercado consumidor: indústrias de mesas para bilhar.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
ALIEVI, A. A. ; VEIGA, L. A. . O analfabetismo funcional enquanto obstáculo à leitura e interpretação de mapas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
VEIGA, L. A.. Jaguapitã-PR e a locação de mesas para bilhar no Sul do Brasi. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
VEIGA, L. A.. A produção industrial de mesas para bilhar na pequena cidade de Jaguapitã-PR.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
SILVA, A. L. ; VEIGA, L. A. . Londrina no contexto da discussão metropolitana atual. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
VEIGA, L. A.. Jaguapitã - PR: Especialização produtiva em mesas para bilhar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
VEIGA, L. A.. Industrialização em Jaguapitã: Gênese dos industriais da produção de mesas para bilhar. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
VEIGA, L. A.. Educação Ambiental e Geografia V: sensibilizações, práticas e caminhos. Pará de Minas/MG, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
VEIGA, L. A.. Prefácio - Zaz Traz: materiais didáticos de A a Z. Pará de Minas/MG, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
VEIGA, L. A.. Parecerista no II CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, E O III SEMINÁRIO NACIONAL DE TERRITÓRIO E GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS E II CONGRESSO DE DIREITO À CIDADE E JUSTIÇA AMBIENTAL. 2017.

2.
VEIGA, L. A.. Comissão Científica do II CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, E O III SEMINÁRIO NACIONAL DE TERRITÓRIO E GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS E II CONGRESSO DE DIREITO À CIDADE E JUSTIÇA AMBIENTAL.. 2017.

3.
VEIGA, L. A.. Comissão Cientifica da XXXIII Semana de Geografia - A Geografia da Diversidade: A produção do conhecimento geográfico e suas pluralidades. 2017.

4.
VEIGA, L. A.. Comissão Científica do III Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul - ENPEG Sul, II Encontro Paranaense do PIBID de Geografia e do XIV Encontro de Ensino de Geografia. 2016.

5.
VEIGA, L. A.. Membro do Conselho Editorial Externo do Colegiado de Direito - Revista Eletrônica de Direito - Ano I Edição de Nº 2 ago/dez - 2016. 2016.

6.
VEIGA, L. A.. Membro do Conselho Editorial Externo do Colegiado de Direito - Revista Eletrônica de Direito - Ano I Edição de Nº 1 jan/jul - 2016. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
VEIGA, L. A.; TORRES, E. C. . Recursos didático para as séries iniciais. 2018. .

2.
VEIGA, L. A.; FAZINGA, W. R. . ENGENHARIA E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ALIEVI, A. A. ; VEIGA, L. A. . SOFTWARES LIVRES APLICADOS À ENGENHARIA CIVIL E ÁREAS AFINS. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SOUZA, D. M. A. ; VEIGA, L. A. . CUIDANDO DA IGREJA LOCAL: ADMINISTRAÇÃO E LIDERANÇA REGIDAS POR ÉTICA E VALORES. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
VEIGA, L. A.; FAZINGA, W. R. . COMO ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS?. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PASSOS, M. M.; VEIGA, L. A.; ARRUDA, S. M.. Participação em banca de LUANA PIRES VIDA LEAL. A PRESENÇA DE ELEMENTOS DA PÓS-MODERNIDADE NA EXECUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR À LUZ DA PEDAGOGIA POR PROJETOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

2.
BARBOSA, A. H.; TORRES, E. C.; GOMES, M. F. V. B.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de THAÍS GAFFO VACCARI. Produção de Mapas Mentais voltados para a educação socioambiental em escolas públicas de Rolânida/PR. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina.

3.
ANTONELLO, I. T.; SILVA, M.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de TAYLA DE ALMEIDA SOUZA SOARES. LIMITES E POTENCIALIDADES DO PLANEJAMENTO URBANO COMO FORMA DE SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS: AVALIAÇÃO DO PDM DE APUCARANA - PR DE 2014. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina.

4.
SALVI, R. F.; FONSECA, R. L.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de LUCIENE BARBOSA DA SILVA. POR UMA FORMAÇÃO CIDADÃ: POSSIBILIDADES E LIMITES DENTRO DAS DIRETRIZES CURRICULARES DE GEOGRAFIA DO ESTADO DO PARANÁ. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina.

5.
TORRES, E. C.; VEIGA, L. A.; BOSCO, T. C. D.. Participação em banca de Clarissa Massi. EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA COMO INSTRUMENTO NA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PRÁTICA PEDAGÓGICA NA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA CASA DO CAMINHO DE LONDRINA/PR. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina.

6.
LOPES, C. S.; TORRES, E. C.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de Ricardo Oliveira. Recursos pedagógicos e as aulas de geografia: a construção do blog como auxilio ao professor. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina.

Qualificações de Doutorado
1.
FRESCA, T. M.; BRAGUETO, C. R.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de Franciele Miranda Ferreira Dias. Pequenas cidades na rede urbana de Ourinhos/SP. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina.

Qualificações de Mestrado
1.
ANTONELLO, I. T.; MOURA, J. D. P.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de Tayla de Almeida Souza Soares. Limites e Potencialidades do Planejamento Urbano na Superação das Desigualdades Socioespaciais: análise do Plano Diretor de Apucarana/PR. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina.

2.
SALVI, R. F.; FONSECA, R. L.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de LUCIENE BARBOSA DA SILVA. POR UMA FORMAÇÃO CIDADÃ: POSSIBILIDADES E LIMITES DENTRO DO CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DO ESTADO DO PARANÁ. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina.

3.
VEIGA, L. A.; TORRES, E. C.; BOSCO, T. C. D.. Participação em banca de CLARISSA GASPAR MASSI. EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA COMO INSTRUMENTO NA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS: UM ESTUDO DE CASO NA CASA DO CAMINHO, LONDRINA-PR. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina.

4.
PASSOS, M. M.; VEIGA, L. A.; ARRUDA, S. M.. Participação em banca de Luana Pires Vidal Leal. Investigando um Espaço Escolar Pós-Moderno pela Teoria do Agir Comunicativo de Habermas: Indicativos para o Campo da Educação Científica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

5.
ANTONELLO, I. T.; MOURA, J. D. P.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de ELISABETH APARECIDA ALVES. PLANEJAMENTO URBANO E O ENSINO DA GEOGRAFIA: A PARTICIPAÇÃO POPULAR NA ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR JOVEM PARTICIPATIVO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA ? UM ESTUDO DE CASO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina.

6.
TORRES, E. C.; VEIGA, L. A.; BARBOSA, A. H.. Participação em banca de THAÍS GAFFO VACCARI. ANÁLISE DOS RESULTADOS DA PRODUÇÃO DE MAPAS MENTAIS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL, REALIZADOS POR ALUNOS DE DUAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL II DO MUNICÍPIO DE ROLÂNDIA- PR. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina.

7.
BRAGUETO, C. R.; FRESCA, T. M.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de Cássia Marques da Rocha. Transferências de Unidades Produtivas e a Intensificação da Industrialização de Cambé/PR. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ANTONELLO, I. T.; TORRES, E. C.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de Barbara Bilmaia. Apreensão produção do espaço urbano mediante aplicação da metodologia ativa -grupo focal no 9º ano da disciplina de Geografia. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Estadual de Londrina.

2.
FONSECA, R. L.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de Juliana Carmona de Faria. Dificuldade dos Educadores em Ensinar Geografia com Linguagens Diferenciadas. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Estadual de Londrina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PAULINO, E. T.; VEIGA, L. A.; FRESCA, T. M.. Participação em banca de Isabelle Teixeira Bertini.Dos que vivem da cidade para os que vivem na cidade: uma geografia da segregação sócio-espacial em Londrina/PR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Estadual de Londrina.

2.
TORRES, E. C.; VEIGA, L. A.; SPOLADORE, A.. Participação em banca de Drielly Caroline Souza.Práticas ambientais para conservação de cavernas em parques estaduais: estudo de caso do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira-Petar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Estadual de Londrina.

3.
FRESCA, T. M.; VEIGA, L. A.; VERCEZI, J. T.. Participação em banca de Thaís de Castro Laurindo.Dinâmica do Emprego na Região Metropolitana de Londrina/PR (1985-2015). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Estadual de Londrina.

4.
CUNHA, F.; VEIGA, L. A.; CAMPOS, M. C.. Participação em banca de REI KUBOYAMA.A ESCOLA É NOSSA: TERRITORIALIDADES DO MOVIMENTO ESTUDANTIL NAS OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS DE LONDRINA (PR) EM 2016. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Estadual de Londrina.

5.
GRIZIO-ORITA, E. V.; VEIGA, L. A.; TORRES, E. C.. Participação em banca de Mateus Ovidio Viol Canezin.A qualidade da água do rio Pirapó na área urbana de Apucarana/PR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Estadual de Londrina.

6.
MOURA, J. D. P.; NASCIMENTO JR., L.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de NÍCOLAS VEREGUE RUIZ.A PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA LONDRINENSE: DESVENDANDO E EXPERIENCIANDO GEOGRAFIAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Estadual de Londrina.

7.
HIRATA, C. A.; TORRES, E. C.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de MAYARA DE MORAIS LOURES SALINET.PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PGRS) EM LONDRINA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Estadual de Londrina.

8.
SOUZA, D. M. A.; SOUZA, F. C.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de Luana Moure.O crime de estupro contra a mulher antes e depois da lei 12.015/2009: uma análise histórico-social sob a luz da vitimologia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Filadélfia.

9.
SOUZA, D. M. A.; SILVA, J. R. A.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de Bruna Mariely Camargo.Compreensão Normativa da Constituição: da Reserva do Possível como um Meio de Garantir a Aplicação dos Direitos Fundamentais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Filadélfia.

10.
ANTONELLO, I. T.; VERCEZI, J. T.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de Lino Antonio Batista Lemes.A mobilidade urbana: Caso da Avenida Duque de Caxias em Londrina - PR em 20. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Estadual de Londrina.

11.
CUNHA, F.; VERCEZI, J. T.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de Thais Mayara da Silva de Paula.Samae e Sanepar: estudo comparativo entre as empresas de saneamento basico nos municipios de Ibiporã e Rolândia no Paraná, 2017. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Estadual de Londrina.

12.
SILVA JUNIOR, R. F.; ROCHA, M. A.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de MARIELI GONÇALVES AGNIBENE.A CARTOGRAFIA PARA ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia, grau licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

13.
ROCHA, M. A.; SILVA JUNIOR, R. F.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de JOSUÉ BULLE DOS SANTOS.A EDUCAÇÃO NO TRANSITO COMO PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU - PR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia, grau licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

14.
MARTINS, M. A. F.; TORRES, E. C.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de Matheus Di Osti Romagnolli.Geopolítica e o jogo war: para além do livro didático. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Estadual de Londrina.

15.
ANTONELLO, I. T.; OLIVEIRA, E. L.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de Leticia Casagrande P. Barros.IPTU Progressivo no tempo: resultados da implementação no município de São paulo à partir do Plano Diretor Estratégico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Estadual de Londrina.

16.
ANTONELLO, I. T.; BRAGUETO, C. R.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de Thiago Bueno Saab.O Contexto das Incubadoras Tecnológicas nos municípios de Cornélio Procópio/PR e Londrina/PR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Estadual de Londrina.

17.
HIRATA, C. A.; LOHMANN, M.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de Camila Romagnolli.Estágio em Consultoria Ambiental como Ferramenta na Formação do Geógrafo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Estadual de Londrina.

18.
ANTONELLO, I. T.; VERCEZI, J. T.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de Driely Lima dos Santos.Produção Industrial em Arapongas: Gênese, Desenvolvimento, Inovações e Características Gerais do Pólo Moveleiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Estadual de Londrina.

19.
TORRES, E. C.; VARGAS, K. B.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de MARIA EUNICE GARCIA FERREIRA.GESTÃO URBANA: ESTUDO DIAGNÓSTICO DAS POLÍTICAS AMBIENTAIS ELABORADAS NA 16ª LEGISLATURA MUNICIPAL DE LONDRINA ? PR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Estadual de Londrina.

20.
SOUZA, D. A.; VEIGA, L. A.; SOUZA JUNIOR, O. A.. Participação em banca de Raphaela Saconatto.O tráfico de pessoas e o enfrentamento pela sociedade: políticas públicas e legislação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Filadélfia.

21.
FAZINGA, W. R.; VEIGA, L. A.; VEIGA, I.. Participação em banca de Allana Dias Dallmann.Aplicação dos princípios da construção enxuta na elaboração de orçamentos: estudo de caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário Filadélfia.

22.
FAZINGA, W. R.; VEIGA, L. A.; VEIGA, I. M. R.. Participação em banca de Danielli Helena Chicarelli Paiva.Identificação de perdas por retrabalho em obras de pequeno porte. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário Filadélfia.

23.
BRAGUETO, C. R.; VEIGA, L. A.; FRESCA, T. M.. Participação em banca de Maico Eduardo Dias.A pequena cidade de Alvorada do Sul/PR: uma discussão a partir do agronegócio e do lazer.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Estadual de Londrina.

24.
TREVISAN, A. C. C.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de Kerollyn Priscila Mantovani.A gestão democrática no âmbito escolar: tecendo ideias sobre a participação dos estudantes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Filadélfia.

25.
SANTOS, G. G. P.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de Cátia Toledo de Oliveira.A importância do desenho infantil: estimulando e respeitando o processo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Filadélfia.

26.
SOUZA, D. M. A.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de Ana Cláudia Bortoloto.A construção do conceito de número pela criança na educação infantil: o papel do professor.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Filadélfia.

27.
SANTOS, G. G. P.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de Renata Paula Santos.A contação de História como estratégia de incentivo ao gosto pela leitura na educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Filadélfia.

28.
VEIGA, L. A.; MAGALHAES, L. H.. Participação em banca de Cássia Caroline Silva.A importância da Neurociência relacionada as dificuldades de aprendizagem: uma proposta na escola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Filadélfia.

29.
VEIGA, L. A.; MAGALHAES, L. H.. Participação em banca de Andressa Cristine Ribeiro dos Santos.Inclusão ou exclusão: qual o paradigma dessa realidade na educação do Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Filadélfia.

30.
VEIGA, L. A.; BIGUINATTI, L. A. S.. Participação em banca de Maria Cecília Batista Ferreira.O sistema de compostagem como proposta de transformação social para a educação de jovens e adultos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Filadélfia.

31.
VEIGA, L. A.; SOUZA, D. M. A.. Participação em banca de Juliana Lupi Dias.O comportamento e suas relações com a família e os reflexos na sociedade.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Filadélfia.

32.
VEIGA, L. A.; MOREIRA, R. S. T.. Participação em banca de Caroline Meassi Palace.A importância da família no processo de aprendizagem formal da criança. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Filadélfia.

33.
SOUZA, D. M. A.; VEIGA, L. A.. Participação em banca de Jéssica Thaís Soares.A Literatura e a Biblioteca Escolar na Educação Infantil: estímulo a leitura.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Filadélfia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
VEIGA, L. A.. Banca de avaliação para contratação de estudante universitário para atuar como professor no cursinho da UEL. 2018. Universidade Estadual de Londrina.

2.
ALVIM, C. A. N.; LOPES, P. A.; VEIGA, L. A.. Banca de Avaliação para contratação de Docente. 2015. Centro Universitário Filadélfia.

3.
ALVIM, C. A. N.; VEIGA, L. A.; BARDELLA, P. S.. Banca de Avaliação para contratação de Docente. 2015. Centro Universitário Filadélfia.

4.
ALVIM, C. A. N.; VEIGA, L. A.; BARDELLA, P. S.. Banca de Avaliação para contratação de docente. 2015. Centro Universitário Filadélfia.

5.
ALVIM, C. A. N.; FAZINGA, W. R.; VEIGA, L. A.. Banca de Avaliação para Contratação de Docente. 2014. Centro Universitário Filadélfia.

6.
ALVIM, C. A. N.; PRADO JUNIOR, I.; VEIGA, L. A.. Banca de Avaliação para Contratação de Docente. 2014. Centro Universitário Filadélfia.

7.
VEIGA, L. A.. Simpósio Junior - Exposição de trabalhos científicos. 2013. Centro Universitário Filadélfia.

8.
VEIGA, L. A.. Teste Seletivo Publico de Provas e Títulos. 2006. UNESPAR - Campus Apucarana.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro de ensino em geografia: diferentes linguagens e espaços-I encontro de educação inclusiva.. 2018. (Encontro).

2.
I SEMINÁRIO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES - GEMPEA/UEL. 2017. (Seminário).

3.
III Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul - ENPEG Sul, II Encontro Paranaense do PIBID de Geografia e do XIV Encontro de Ensino de Geografia, Mostra de Estágios e de Pesquisas. 2016. (Encontro).

4.
XIII ENCONTRO DE ENSINO DE GEOGRAFIA, MOSTRA DE ESTÁGIOS E DE PESQUISAS. TEMA: ?FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: ENSINO, INTERDISCIPLINARIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE?.. 2016. (Outra).

5.
XXIII PEC - Programa de Educação Continuada - O aluno do século XXI: Desafios à luz da Psicanálise. 2015. (Encontro).

6.
XXII Programa de Educação Continuada ­ PEC: Desafios da Educação Superior. 2015. (Encontro).

7.
XXII Programa de Educação Continuada - PEC. 2014. (Encontro).

8.
XXI Programa de Educação continuada - PEC. 2014. (Encontro).

9.
VI Simpósio Paranaense de Pós-graduação em Geografia - SIMPGEO.A fabricação de mesas para bilhar no Centro-Sul brasileiro: considerações sobre Jaguapitã/PR. 2012. (Simpósio).

10.
II Encontro Estadual de Geografia e Ensino & XX Semana de Geografia.Agroindústrias de frangos e a subordinação de pequenos proprietários de terras. 2011. (Encontro).

11.
I Seminário Internacional dos Espaços de Fronteira, III Seminário Regional sobre Território, Fronteira e Cultura.Gênese, expansão e a organização do trabalho nas fábricas de mesas para bilhar na pequena cidade de Jaguapitã-PR. 2011. (Seminário).

12.
VII Semana de Geografia - Unesp Ourinhos-SP. 2011. (Simpósio).

13.
XXVII Semana de Geografia da UEL. 2011. (Encontro).

14.
I Seminário de Pesquisas Multidisciplinares - GEMA. 2010. (Seminário).

15.
IV SIMPGEO - Simpósio Paranaense de Pós-Graduação em Geografia. 2009. (Simpósio).

16.
XXV Semana de Geografia e IV Seminário de Geografia do Norte do Paraná.A inovação enquanto elemento importante no controle do mercado consumidor: indústrias de mesas para bilhar. 2009. (Seminário).

17.
XXIV Semana de Geografia e o III Seminário de Geografia do Norte do Paraná: "Repensando o passado e projetando o futuro: 50 anos de Geografia em Londrina"..Jaguapitã-PR e a locação de mesas para bilhar no Sul do Brasil.. 2008. (Seminário).

18.
II Simpósio Paranaense de Pós-graduação em Geografia - SIMPGEO.A produção industrial de mesas para bilhar na pequena cidade de Jaguapitã-PR.. 2007. (Simpósio).

19.
I Simpósio Paranaense de Pós-graduação em Geografia e II Encontro de Pós-graduados do PGE.Jaguapitã-PR: especialização produtiva em mesas para bilhar. 2006. (Simpósio).

20.
VI Seminário Latino-Americano de Qualidade de Vida Urbana e V Seminário Internacional de Estudos Urbanos. 2006. (Seminário).

21.
XXII Semana de Geografia - Educação, Politica e Meio Ambiente no Mundo Contempoâneo..Londrina no contexto da discussão metropolitana atual. 2006. (Seminário).

22.
I Seminário temático de Geografia do Norte do Paraná -XXI Semana de Geografia UEL.Industrialização em Jaguapitã-PR: gênese dos industriais da produção de mesas para bilhar. 2005. (Seminário).

23.
Congresso Internacional sobre projetos. 2004. (Congresso).

24.
VII Seminário de Educação e Cidadania - II Congresso Internacional de Educação. 2004. (Seminário).

25.
XVII Semana de Geografia UEL: Quem tem medo do interior: que espaço é esse?. 2001. (Encontro).

26.
XVI Semana de Geografia UEL: Geografia dos pequenos prazeres e dos grandes sacrifícios: trabalho, lazer e as novas tecnologias. 2000. (Encontro).

27.
XV Semana de Geografia UEL: A Geografia e as Questões do Fim do Século. 1999. (Encontro).

28.
XIV Semana da Geografia UEL: Geografia e Mercosul. 1998. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARBOSA, A. H. ; TORRES, E. C. ; VEIGA, L. A. . II Encontro de ensino em geografia: diferentes linguagens e espaços e I encontro de educação inclusiva. 2018. (Outro).

2.
SALVI, R. F. ; TORRES, E. C. ; VEIGA, L. A. . IX SIMPGEO - SIMPÓSIO PARANAENSE DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA. 2018. (Outro).

3.
ROCHA, M. A. ; VEIGA, L. A. ; SILVA, C. H. R. ; BURDA, N. A. . V SEMAGEO/2018 - Semana de Geografia da UNILA e na II MEPEGeo - Mostra de Estágio, Ensino e Pesquisa em Geografia.. 2018. (Outro).

4.
SALVI, R. F. ; FONSECA, R. L. ; VEIGA, L. A. . II SEMINÁRIO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES - GEMPEA/UEL. 2017. (Outro).

5.
BARBOSA, A. H. ; VEIGA, L. A. ; TORRES, E. C. . ENSINO DE GEOGRAFIA: DIFERENTES ESPAÇOS E LINGUAGENS. 2017. (Outro).

6.
SALVI, R. F. ; FONSECA, R. L. ; VEIGA, L. A. . I SEMINÁRIO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES - GEMPEA/UEL. 2017. (Outro).

7.
TORRES, E. ; MOURA, J. D. P. ; CAMPOS, M. C. ; SHINOBU, P. F. P. ; FONSECA, R. L. ; VEIGA, L. A. ; ROCHA, M. A. . XIII ENCONTRO DE ENSINO DE GEOGRAFIA, MOSTRA DE ESTÁGIOS E DE PESQUISAS. TEMA: ?FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: ENSINO, INTERDISCIPLINARIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE?.. 2016. (Outro).

8.
TORRES, E. C. ; VEIGA, L. A. ; FONSECA, R. L. ; SHINOBU, P. F. P. ; CAMPOS, M. C. ; ROCHA, M. A. ; MOURA, J. D. P. . III Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul - ENPEG Sul, II Encontro Paranaense do PIBID de Geografia e do XIV Encontro de Ensino de Geografia, Mostra de Estágios e de Pesquisas. 2016. (Congresso).

9.
VEIGA, L. A.. III Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul - ENPEG Sul, II Encontro Paranaense do PIBID de Geografia e do XIV Encontro de Ensino de Geografia, Mostra de Estágios e de Pesquisas. 2016. (Congresso).

10.
VEIGA, L. A.. XXV Semana de Geografia e IV Seminário de Geografia do Norte do Paraná. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Caio Bragueto da Mata. USO DE CELULAR EM UMA TURMA DE 9º ANO DE UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE LONDRINA/PR. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Estadual de Londrina. (Orientador).

2.
Rei Kuboyama. O CONCEITO DE TERRITÓRIO NO ENSINO-APRENDIZADO DE GEOGRAFIA: UMA PESQUISA SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS EM 10 COLÉGIOS ESTADUAIS DE LONDRINA (PR). Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Estadual de Londrina. (Orientador).

3.
Hugo Henrique Cristiano. O estado da arte sobre o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de geografia. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Estadual de Londrina. (Orientador).

4.
Karoline Oliveira Santos. Estudantes cegos e a percepção da cidade. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Estadual de Londrina. (Orientador).

5.
Gustavo Henrique Marconi dos Santos. Educação geográfica não formal e o escotismo. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Estadual de Londrina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Bruna Fávaro. As representações sociais de meio ambiente na oralidade e imagens produzidas por crianças das séries iniciais em uma escola municipal no distrito Espírito Santo, Londrina/PR. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Léia Aparecida Veiga.

2.
Benedito da Silva Junior. A representação dos/as negros/as nas imagens de livros didáticos das séries iniciais. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Léia Aparecida Veiga.

3.
Rafael Siqueira Galvão. ENSINO DE GEOGRAFIA E O CONTEÚDO DE POPULAÇÃO: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E RECURSOS DIDÁTICOS. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Léia Aparecida Veiga.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alexsandro A. Andrade. GEOGRAFIA ESCOLAR E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE AVALIAÇÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia, grau licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Léia Aparecida Veiga.

2.
Matheus Di Osti Romagnolli. Geopolítica e o jogo war: para além do livro didático. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Léia Aparecida Veiga.

3.
Driely Lima Dos Santos. Produção Industrial em Arapongas: Gênese, Desenvolvimento, Inovações e Características Gerais do Pólo Moveleiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Léia Aparecida Veiga.

4.
Kerollyn Priscila Mantovani. A gestão democrática no âmbito escolar: tecendo ideias sobre a participação dos estudantes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Filadélfia. Orientador: Léia Aparecida Veiga.

5.
Cátia Toledo de Oliveira. A importância do desenho infantil: estimulando e respeitando o processo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Filadélfia. Orientador: Léia Aparecida Veiga.

6.
Ana Cláudia Bortoloto. A construção do conceito de número pela criança na educação infantil: o papel do professor.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Filadélfia. Orientador: Léia Aparecida Veiga.

7.
Renata Paula Santos. A contação de História como estratégia de incentivo ao gosto pela leitura na educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Filadélfia. Orientador: Léia Aparecida Veiga.

8.
Jéssica Thaís Soares. A Literatura e a Biblioteca Escolar na Educação Infantil: estímulo a leitura.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Filadélfia. Orientador: Léia Aparecida Veiga.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
VEIGA, L. A.2011VEIGA, L. A.; SILVA, A. L. . Alfabetização Cartográfica: trabalhando com as noções de orientação e localização. Revista de Geografia, Meio Ambiente e Ensino - GEOMAE (Online), v. 2, p. 113-125, 2011.

2.
VEIGA, L. A.2014VEIGA, L. A.; SOARES, J. T. . Dinamização da biblioteca escolar na educação infantil por meio da contação de histórias. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO, v. 9, p. 82-100, 2014.

3.
SOUZA, D. M. A.2014SOUZA, D. M. A. ; VEIGA, L. A. . Considerações sobre o ensino jurídico no Brasil. Revista Jurídica, v. 11, p. 83-88, 2014.


Livros e capítulos
1.
CAMPOS, M. C. (Org.) ; VEIGA, L. A. (Org.) ; GRISOTTO, A. (Org.) ; LIMA, A. M. de S. (Org.) ; ARAÚJO, A. L. de. (Org.) ; ALBERTUNI, C. A. (Org.) ; XAVIER, E. S. (Org.) ; ALEGRO, R. C. (Org.) . Saberes e fazeres do Projeto Novos Talentos Ciências Humanas da UEL. 1. ed. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2015.

2.
GRISOTTO, A. (Org.) ; LIMA, A. M. de S. (Org.) ; ARAÚJO, A. L. de. (Org.) ; ALBERTUNI, C. A. (Org.) ; XAVIER, E. S. (Org.) ; COCA, E. L. F. (Org.) ; VEIGA, L. A. (Org.) ; CAMPOS, M. C. (Org.) ; ALEGRO, R. C. (Org.) . Representações sociais dos jovens talentos das ciências humanas das escolas do campo de Londrina. 1. ed. Londrina: , 2016. 250p .

1.
VEIGA, L. A.. Analfabetismo funcional e a dificuldade na leitura e interpretação de mapas: Algumas considerações. In: SANTIL, F. L. de P.; SILVEIRA, H.; SOUZA, M. L. de; SANTOS, F. R. dos. (Org.).. (Org.). Recursos tecnológicos aplicados à cartografia. 1ed.Maringá-PR: Sthampa Gráfica e Editora, 2010, v. , p. 32-49.


Cursos de curta duração ministrados
1.
VEIGA, L. A.; FAZINGA, W. R. . COMO ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS?. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


2015 - Aprovação em teste seletivo para contratação de Professor Colaborador - edital 059/2015 ? PRORH/PSS - Universidade Estadual de Londrina/UEL.
2009 - Aprovação em teste seletivo para contratação de Professor Colaborador - Universidade Estadual de Londrina/UEL.
2003 - Aprovação em concurso público estadual para provimento de professor efetivo - Ensino Fundamental e Médio - SEED/PR.
1996 - Aprovação em concurso público municipal para provimento de professor efetivo - Séries Iniciais - Prefeitura Municipal de Jaguapitã/PR.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 15:53:56