Andréia Scheeren

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0576538422372552
  • Última atualização do currículo em 16/10/2018


Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Professora de Língua e Literatura Portuguesas no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) nos cursos de Educação Básica e Superior. Experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andréia Scheeren
Nome em citações bibliográficas
SCHEEREN, Andréia

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Osório.
R. Santos Dumont, 2127
Albatroz
90440090 - Osório, RS - Brasil
Telefone: (51) 36013500
URL da Homepage: http://www.osorio.ifrs.edu.br/site/


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: TROPICAL-MELANCOLIA: CAETANO VELOSO CONFINADO NA BAHIA,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Homero José Viseu Araújo.
Palavras-chave: Canção - indústria cultural - nacionalismo; Caetano Veloso.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
1998 - 2003
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: A (des)construção tropicalista da canção nacional-popular.
Orientador: Luis Augusto Fischer.




Formação Complementar


2003 - 2003
Conteúdos Gramaticais. (Carga horária: 62h).
Curso Permanente de Português, CPP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Osório, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD.
03/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Osório, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso Superior de Licenciatura em Letras Português/Inglês..
02/2016 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira no Ensino Técnico Integrado em Administração.
02/2016 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira no Ensino Técnico Integrado em Informática.
02/2015 - Atual
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Linguísticos V: sintaxe
Leitura e Produção Textual
Literatura Portuguesa I
Literatura Portuguesa II
Teoria Literária
07/2017 - 12/2017
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem e Comunicação II
07/2016 - 12/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Comunicação e expressão - Disciplina ministrada no curso Técnico em Guia de Turismo Subsequente ao Ensino Médio

Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 40

Atividades

07/2015 - 11/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa - Curso FIC
07/2015 - 11/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 14

Atividades

07/2014 - 07/2015
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
02/2014 - 07/2015
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem II
Linguagem III
Linguagem e Comunicação

Colégio Israelita Brasileiro, CIB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 8

Atividades

02/2014 - 07/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Redação

Colégio Leonardo da Vinci - Alfa, LEO-ALFA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 4

Atividades

07/2013 - 07/2015
Outras atividades técnico-científicas , Colégio Leonardo da Vinci - Alfa, Colégio Leonardo da Vinci - Alfa.

Atividade realizada
Coordenação do Laboratório de apoio ao ensino de Língua Portuguesa.
03/2013 - 07/2015
Serviços técnicos especializados , Colégio Leonardo da Vinci - Alfa, .

Serviço realizado
Consultoria Técnica de Língua Portuguesa.
08/2006 - 07/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Colégio Leonardo da Vinci - Beta, LEO-BETA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 10

Atividades

03/2014 - 07/2015
Serviços técnicos especializados , Colégio Leonardo da Vinci - Beta, .

Serviço realizado
Consultoria Técnica de Língua Portuguesa.
08/2006 - 07/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Redação
05/2012 - 11/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Leonardo da Vinci - Beta, .

Cargo ou função
Participante da Comissão de Professores e Pedagogos responsáveis pela reformulação do PPPI..

Pré-Vestibular Unificado, UNIFICADO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa em Pré-Vestibular

Vínculo institucional

2005 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Produção Textual, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de Redação em curso de Pré-Vestibular


Colégio Unificado - Canoas, COL-CANOAS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 4

Atividades

03/2009 - 02/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Redação

Colégio Unificado - Centro, UNIFICADO-CENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Produção Textual, Carga horária: 3

Atividades

04/2010 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Unificado, .

Cargo ou função
Coordenadora da Comissão de Professores instituída para a reformulação do PPC da escola..

Colégio Nossa Senhora de Lourdes, CNSL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura Brasileira, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 16

Atividades

2/2004 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira
Língua Portuguesa

Colégio Vicentino Santa Cecília, CVSC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6

Atividades

2/2005 - 02/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

3/2000 - 3/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, .

3/1999 - 3/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, .


Pré-Vestibular Método Medicina, MÉTODO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Profissional, Carga horária: 6

Atividades

03/2012 - 06/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Redação

Colégio Unificado - Nilo, UNIFICADO - NILO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa e de Redação, Carga horária: 4

Atividades

03/2009 - 12/2012
Direção e administração, Colégio Unificado Iguatemi, .

Cargo ou função
Coordenadora de Língua Portuguesa do Ensino Médio.
03/2006 - 05/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Unificado Canoas - Pré-vestibular, SBQ - ASSESSORIA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 4

Atividades

03/2009 - 04/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Pré-Vestibular Lajeado, MÉTODO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Profissional, Carga horária: 9

Atividades

03/2013 - 02/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Redação


Linhas de pesquisa


1.
Estudos literários - autores gaúchos
2.
Estudo de texto - análise do discurso


Projetos de pesquisa


2014 - 2017
Ensino, Semiótica e Interface de Linguagens
Descrição: O grupo de pesquisa propõe percursos de leitura a partir da aplicação de duas operações semânticas (quadrado semiótico e sistema actancial) associadas à aprendizagem baseada em problemas. Para isso, fichas e sequências didáticas foram criadas, embasadas nos objetivos pedagógicos identificados, a fim de alcançar níveis mais elaborados de desenvolvimento cognitivo ? referente sobretudo à figurativização. O conjunto de proposições dessa investigação, amparado no trabalho com narrativas, oferece ao docente estratégias que mobilizam a autonomia e a autoria dos estudantes de Comunicação Visual..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Andréia Scheeren - Integrante / Joseane Rucker - Coordenador.Financiador(es): Escola Superior de Propaganda e Marketing - Bolsa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Ensino de linguagem de programação Java a partir da Lógica Proposicional: compartilhamento cidadão de saberes entre estudantes do IFRS/Campus Osório e da Escola Estadual de Ensino Médio Albatroz
Descrição: O projeto visa oportunizar um espaço de formação relacionado à linguagem Java de programação aos estudantes do Ensino Politécnico da Escola Albatroz. Será utilizada a plataforma intuitiva dos operadores lógico-proposicionais como recurso de explicação e aplicação dos conceitos envolvidos. A intenção é oportunizar um espaço de apropriação de saberes relacionados à linguagem de programação Java, bem como de revisão e aprofundamento pelos estudantes da educação básica pública da instituição vizinha de componentes curriculares que lhes são próprios. Ademais, esperamos colher como fruto o interesse e qualificação dos estudantes da Escola Albatroz beneficiados pelo projeto na área da informática/programação, potencializando, assim, sua deliberação acerca do ingresso e permanência no IFRS/Campus Osório em seu processo formativo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Andréia Scheeren - Coordenador / PORTELLA, Sérgio Guilherme Santos - Integrante.
2017 - 2017
A redação no contexto vestibular da UFRGS
Descrição: O projeto 'A redação no contexto vestibular da UFRGS' visa oferecer à comunidade discente do IFRS e escolas públicas da região uma oficina de instrumentalização para a redação da Universidade Federal. Organizado em três encontros, a oficina aborda os critérios de avaliação por meio da análise dos aspectos de expressão e conteúdo desse gênero. A metodologia utilizada é a abordagem baseada em problemas, proposta por Neusi Berbel. Essa estratégia pedagógica estimula a atitude ativa dos estudantes ao inserir exemplos de problemas de redações em situações reais de uso. Para isso, os encontros, seguindo a lógica das metodologias ativas de aprendizagem, são conduzidos da prática da reflexão linguística à da produção textual..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Andréia Scheeren - Coordenador.
2017 - 2017
Ensino de linguagem de programação Java a partir da Lógica Proposicional: compartilhamento cidadão de saberes entre estudantes do IFRS/Campus Osório e da Escola Estadual de Ensino Médio Albatroz
Descrição: O projeto visa oportunizar um espaço de formação relacionado à linguagem Java de programação aos estudantes do Ensino Politécnico da Escola Albatroz. Será utilizada a plataforma intuitiva dos operadores lógico-proposicionais como recurso de explicação e aplicação dos conceitos envolvidos. A intenção é oportunizar um espaço de apropriação de saberes relacionados à linguagem de programação Java, bem como de revisão e aprofundamento pelos estudantes da educação básica pública da instituição vizinha de componentes curriculares que lhes são próprios. Ademais, esperamos colher como fruto o interesse e qualificação dos estudantes da Escola Albatroz beneficiados pelo projeto na área da informática/programação, potencializando, assim, sua deliberação acerca do ingresso e permanência no IFRS/Campus Osório em seu processo formativo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Andréia Scheeren - Coordenador / PORTELLA, Sérgio Guilherme Santos - Integrante.
2007 - 2008
Curta os Curtas
Descrição: Releitura e adaptação de contos da Literatura Brasileira para arte audiovisual..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2017 - 2017
Como desenvolver competências no texto dissertativo-argumentativo?
Descrição: Este projeto de ensino visa desenvolver as habilidades de leitura, análise, produção escrita e revisão de textos de alunos de Ensino Médio para que se construa uma visão coletiva acerca das competências envolvidas no processo de avaliação da redação do ENEM a fim de aprimorar a escrita autônoma e autoral via metacognição. Para isso, serão discutidas as cinco competências da prova de redação, explorados os aspectos teóricos que as compõem, com ênfase nos conceitos de gênero, textualização e autoria. Uma vez que ler e escrever são práticas sociais inclusivas que transbordam as fronteiras da sala de aula, este projeto, orientado por uma perspectiva formativa de avaliação, promoverá também o debate de temas que partam de problemáticas locais e alcancem discussões nacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Andréia Scheeren - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SCHEEREN, Andréia2005SCHEEREN, Andréia. CALEIDOSCÓPIO ESTÉTICO: O NACIONAL-POPULAR E A ANTROPOFAGIA TROPICALISTA. NAU LITERÁRIA, v. 01, p. 02, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SCHEEREN, Andréia. A Melacolia da Impotência - Caetano Veloso confinado na Bahia. 01. ed. São Paulo: PerSe editora, 2018. v. 1. 121p .

2.
SCHEEREN, Andréia. Gramática: o que é e como usar no vestibular.. 01. ed. Porto Alegre: Edição do autor, 2018. v. 100. 200p .

3.
SCHEEREN, Andréia; RUCKER, J. (Org.) . Do Regionalismo Pré-modernista à sociedade de consumo da Art Pop. 1. ed. Porto Alegre: Edição do autor, 2011. v. 100. 221p .

4.
RUCKER, J. (Org.) ; SCHEEREN, Andréia (Org.) . De Baudelaire à Geração Beat. 01. ed. Porto Alegre: Edição do Autor, 2010. v. 100. 203p .

Capítulos de livros publicados
1.
SCHEEREN, Andréia; RUCKER, J. . Em busca da autoria nos bosques da ficção. In: Andréia Scheeren, Joseane de Mello Rücker. (Org.). Do Regionalismo Pré-modernista à sociedade de consumo da Art Pop. 1ed.Porto Alegre: Edição do autor, 2011, v. 1, p. 7-13.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RUCKER, J. ; SCHEEREN, Andréia . O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS, APLICADAS NA DISCIPLINA DE LINGUAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTORIA. In: III Seminário Nacional de Ensino de Línguas e de Literatura, 2016, Lajeado. Anais do III Seminário Nacional de Ensino de Línguas e de Literatura. Lajeado: Editora da Univates, 2016. p. 185-190.

2.
RUCKER, J. ; SCHEEREN, Andréia . RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM DISCIPLINAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL. In: IX SEMINÁRIO DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (SELES), V SEMINÁRIO DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA (SELM), I SEMINÁRIO NACIONAL INTEGRADO DA ÁREA DAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (SENI), 2016, Passo Fundo. Desafios contemporâneos no ensino das linguagens, códigos e suas tecnologias. Passo Fundo: UPF Editora, 2016. v. 1. p. 707-722.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHEEREN, Andréia. A análise do discurso e a interface com a educação: a construção da identidade do sujeito sob a ótica discursiva e pedagógica. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SCHEEREN, Andréia. Elaboração de apostilas. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

2.
SCHEEREN, Andréia. Elaboração de provas simuladas. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

3.
SCHEEREN, Andréia. Elaboração de provas simuladas. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

4.
SCHEEREN, Andréia. Elaboração de Apostilas. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

5.
SCHEEREN, Andréia. Elaboração de provas simuladas. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

6.
SCHEEREN, Andréia. Elaboração de apostila de Língua Portuguesa. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

7.
SCHEEREN, Andréia. Elaboração de Apostila de Interpretação Textual. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

8.
SCHEEREN, Andréia. Apostilas de Língua Portuguesa. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

9.
SCHEEREN, Andréia. Apostilas de Língua Portuguesa. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

10.
SCHEEREN, Andréia. Elaboração de Apostilas de Produção Textual. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

11.
SCHEEREN, Andréia. Avaliador de Redação - UFRGS. 2008. (Avaliador).

12.
SCHEEREN, Andréia. Avaliador de Redação - UFRGS. 2007. (Ensino).

13.
SCHEEREN, Andréia. Processo seletivo Ulbra-Iesde. 2006. (Avaliador).

14.
SCHEEREN, Andréia. Avaliador de Redação - UFRGS. 2005. (Avaliador).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SCHEEREN, Andréia. Participação em banca de Raíza Vieira Jasper.Semiótica e Cinema: Um estudo dos filmes The Great Gatsby e Moulin Rouge. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Seminário de redação de vestibular da UFRGS. 2006. (Outra).

2.
XVIII Feira do Livro.Oficina de Cinema. 2005. (Oficina).

3.
IX Encontro Estadual de Redação e II Seminário de Redação de. 2003. (Encontro).

4.
VI Colóquio: Filosofia e Literatura. 2003. (Outra).

5.
V Seminário Internacional de História da Literatura. 2003. (Seminário).

6.
A questão (inter)cultural no ensino e na aprendizagem.. 2000. (Outra).

7.
Atualidade do trágico? Abordagem da tragédia e do trágico. 2000. (Outra).

8.
Eça de Queirós entre milênios: pontos de olhar. 2000. (Outra).

9.
Seminário Internacional "Sete semanas com Jorge Luis Borges". 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCHEEREN, Andréia. Feira do Livro - "Escrita criativa e autoria". 2015. .

2.
SCHEEREN, Andréia. Feira do Livro - "Literatura e resistência". 2014. .

3.
SCHEEREN, Andréia. Feira do Livro - "Reconstruindo saberes". 2013. .



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 6:26:42