Manoel Francisco Guaranha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4903031520154061
  • Última atualização do currículo em 30/11/2018


Possui graduação em Letras Licenciatura Plena Português e Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Tibiriçá (1990), mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor das Faculdades de Tecnologias de Santo André e do Ipiranga (FATECs) e professor do Programa de Mestrado em Ciência Humanas da Universidade de Santo Amaro (UNISA), todas as institiuições localizadas na cidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, literatura brasileira, argumentação, leitura e discurso. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Manoel Francisco Guaranha
Nome em citações bibliográficas
GUARANHA, M. F.;GUARANHA, MANOEL FRANCISCO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Cruzeiro do Sul, CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais.
AV. Dr. Ussiel Cirilo, 225
São Miguel Paulista
08060-070 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 20375700
URL da Homepage: http://www.portalunicsul.com.br


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2003
Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Mito e ficção em Cavaleiro Andante, de Almeida Faria, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Carlos Alberto Vechi.
Palavras-chave: LITERATURA PORTUGUESA; NARRATIVA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA; PROSA CONTEMPORÂNEA; ALMEIDA FARIA.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas / Especialidade: Literatura Portuguesa.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Superior.
1992 - 1997
Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Diluição e Ironia: veículos do questionamento metaficcional e historiográfico de Balada da Praia dos Cães, de José Cardoso Pires,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Carlos Alberto Vechi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: LITERATURA PORTUGUESA; PROSA CONTEMPORÂNEA; NARRATIVA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA; JOSÉ CARDOSO PIRES.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral.
1991 - 1992
Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Literatura Brasileira.
Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.
1984 - 1990
Graduação em Letras Licenciatura Plena Português e Inglês.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Tibiriçá, FATI, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
A NARRATIVA COMO MODELO DE CONHECIMENTO: A INTUIÇÃ. (Carga horária: 3h).
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Capac de Profs Mediadores do Prog UNIVESP. (Carga horária: 72h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2012 - 2012
Language, Democracy and Hegemony. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em A Cidade na Literatura Brasileira no Século XX. (Carga horária: 15h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2005 - 2005
FORM DE PROFESSORES P/ EDUC EM AMBIENTES VIRTUAIS. (Carga horária: 180h).
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
1990 - 1990
Formação Didática de Monitores. (Carga horária: 80h).
Ferrovia Paulista S A, FEPASA, Brasil.
1989 - 1989
A Literatura na Escola da Leitura da Imagem Ao Tex. (Carga horária: 30h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1987 - 1987
Técnicas de Redação Empresarial. (Carga horária: 30h).
Serviço Nacional do Comércio, SENAC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor do Programa de Mestrado em Ciências Humanas. Professor da Disciplina de Redação e Linguagem Jurídica

Atividades

01/2018 - Atual
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação e LInguagem Jurídica II

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SANTO ANDRÉ, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor concursado da disciplina de Comunicação Empresarial (Tecnólogo em Automobilística - Unidade Santo André); Comunicação e Expressão ( Gestão Comercial e Análise de Sistemas - Unidade Ipiranga); e Metodologia de Pesquisa (Gestão Comercial - Unidade Ipiranga).


Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo - Ipiranga, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
Outras informações
Professor das disciplinas de Português I, II e III (Gestão Comercial); Comunicação e Expressão (Análise e Desenvolvimento de Sistemas); e Leitura e Produção de Textos (Eventos).


Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE I, Carga horária: 40
Outras informações
Porfessor das disciplinas de Teoria de Literatura e Literatura Portuguesa, desde 2007 e membro do Programa de Mestrado em Linguística entre 2010 e 2017.

Atividades

01/2011 - 12/2017
Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
TEORIAS E PRÁTICAS DE LEITURA
09/2010 - 12/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa ? P.R.P.G.P., .

09/2010 - 12/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa ? P.R.P.G.P., .

Linhas de pesquisa
Discurso, gênero e memória
01/2008 - 12/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa ? P.R.P.G.P., .

Linhas de pesquisa
Gênero, texto e discurso
8/2007 - 12/2017
Ensino, LETRAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LITERATURA PORTUGUESA - POESIA
LITERATURA PORTUGUESA - PROSA
LITERATURA PORTUGUESA: A ERA CLÁSSICA
LITERATURA PORTUGUESA: A ERA MODERNA
LITERATURA PORTUGUESA: A ERA ROMÂNTICA
LITERATURA PORTUGUESA: AS ORIGENS
2/2008 - 7/2008
Ensino, SUP DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENV. DE SISTEMAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
2/2008 - 7/2008
Ensino, ADMINISTRAÇÃO, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LÍNGUA PORTUGUESA

União Para Formação Educação E Cultura do Abc, UNIABC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplinas: Literaturas Brasileira, Portuguesa, Teoria Literária e Metodologia da Pesquisa Científica(Direito)

Atividades

8/1998 - 6/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LITERATURA BRASILEIRA
LITERATURA PORTUGUESA
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC I
METODOLOGIA CIENTÍFICA

Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Especialização em Lín, Carga horária: 4
Outras informações
Coordenador e Professor da disciplina de Teoria da Literatura.

Vínculo institucional

1992 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas de Literaturas Brasileira e Portuguesa, Teoria Literária e Língua Portuguesa (Direito e Engenharia Ambiental).

Atividades

8/2004 - 6/2007
Ensino, Especialização Em Língua Portuguesa e Literaturas, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teoria literária
7/2004 - 6/2007
Direção e administração, Pós Graduação Lato Sensu, João Xxiii.

Cargo ou função
Coordenador de curso de pós-graduação lato sensu.
8/1992 - 6/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
LITERATURA BRASILEIRA
LITERATURA INFANTO-JUVENIL
LITERATURA PORTUGUESA
TEORIA DOS GÊNEROS LITERÁRIOS
TEORIA LITERÁRIA
7/2001 - 7/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Coorpesq, Central.


Universidade de Guarulhos, UNG, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina de Literatura Portuguesa.

Atividades

8/2002 - 12/2003
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura portuguesa

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor da disciplina de LTTC - Linguagem, Trabalho, Tecnologia e Comunicação na ETEC Martin Luther King - Tautapé


Centro Universitário São Camilo, SC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 9
Outras informações
Disciplinas: Literaturas Brasileira e Portuguesa, Teoria da Literatura, Língua Portuguesa(Letras) e Comunicação e Expressão (Área da Saúde: Enfermagem, Nutrição, Biologia e Fisioterapia) Disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica (Pós Graduação).

Atividades

09/2008 - Atual
Ensino, Educação a distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Equalização em Língua Portuguesa
08/2008 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portugesa VI: Análise do discurso
5/2007 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Supervisão e capacitação de alunos da área de Letras que participam do Projeto Ler e Escrever - parceria entre a Secretaria da Educação da Cidade de São Paulo e Centro Universitário São Camilo.
8/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Organizadora da X Jornada Científica, Ipiranga.

Cargo ou função
Avaliador de trabalhos inscritos para X Jornada Científica e de apresentações.
2/2006 - Atual
Ensino, Núcleo da Saúde, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Oral e Gráfica
1/2005 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras, Pompéia.

Cargo ou função
Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso.
2/2002 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIteratura Brasileira
Literatura Portuguesa
Literatura Comparada
Literatura Infanto-Juvenil

Lectus Sistema de Ensino SS Ltda., LECTUS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Professor de Literatura do Ensino Médio



Linhas de pesquisa


1.
LITERATURA BRASILEIRA - FICÇÃO REALISTA

Objetivo: Estudo da ficção machadiana sob a perspectiva teória de Northrop Frye em Anatomia da Crítica..
2.
Texto, discurso e ensino: processos de leitura e de produção do texto escrito e falado

Objetivo: Nesta linha, os projetos relacionam-se aos estudos da leitura e aos procedimentos de organização e de construção do texto verbal nas modalidades oral e escrita, considerando-se o contexto do ensino, seja presencial, seja a distância. Vinculam-se, ainda, a esta linha os estudos de aquisição e desenvolvimento da linguagem, envolvendo o ensino e a aprendizagem de línguas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: texto; Discurso; ensino; gênero; Leitura; ARGUMENTAÇÃO.
3.
Estudos estilísticos: discurso, gramática e estilo

Objetivo: Como objetivo geral: investigar as origens da Estilística desde a Retórica, as várias estilísticas e seus teóricos, as fronteiras dos estudos estilísticos, a disciplina como instrumento de análise de gêneros, autores e épocas. Como objetivos específicos: estudar os elementos do enunciado e da enunciação; aprofundar fundamentos teóricos que norteiem o desenvolvimento de uma estilística discursiva; analisar estilisticamente textos em língua portuguesa. ..
Palavras-chave: Estilística; Retórica; Discurso; enunciação.
4.
Gênero, texto e discurso

Objetivo: Nessa linha, estudam-se os procedimentos enunciativos e as estratégias de construção do sentido e da expressividade nos textos escritos e falados, focalizando-se as relações entre diferentes gêneros; analisam-se a constituição dos sujeitos do discurso em diferentes situações de interação social, as formações discursivas e ideológicas que envolvem as práticas de linguagem..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira / Especialidade: Literatura Brasileira Século XX.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: gênero; Discurso; texto; crônica.
5.
Discurso, gênero e memória

Objetivo: Nesta linha, estudam-se as características discursivas e linguísticas, os procedimentos enunciativos e as estratégias de construção de sentidos e de expressividade nos textos escritos e falados, de diversos gêneros. Focalizam-se as estruturas discursivo-textuais, as relações intergenéricas, a constituição dos sujeitos do discurso em diferentes situações de interação social, a memória, as formações discursivas e ideológicas que envolvem as práticas de linguagem..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Discurso; MEMÓRIA; gênero; enunciação; ethos.


Projetos de pesquisa


2015 - 2017
Práticas de leitura e escrita: aspectos teóricos, metodológicos e tecnológicos
Descrição: Este projeto vincula-se à linha de pesquisa Texto discurso e ensino: processos de leitura e produção de texto escrito e falado e ao grupo de pesquisa Teorias e práticas discursivas e textuais e tem por objeto de estudo processos de leitura e escrita, tanto do ponto de vista teórico como prático. É objetivo geral do projeto a investigação de fenômenos linguísticos e textuais voltada para o desenvolvimento de materiais para a prática de leitura e escrita nos diversos níveis de ensino, contemplando questões teóricas, metodológicas e tecnológicas. Como resultado do projeto, espera-se elaborar um conjunto de materiais que propiciem o trabalho reflexivo de práticas de leitura e de escrita..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Manoel Francisco Guaranha - Integrante / Carlos Augusto Baptista de Andrade - Integrante / Ana Lúcia Tinoco Cabral - Coordenador / Sonia Sueli Santos Berti - Integrante / Sueli Cristina Marquesi - Integrante.
Número de produções C, T & A: 28 / Número de orientações: 2
2014 - 2017
Enunciação, Interação e Estilo
Descrição: Vinculado à linha de pesquisa Estudos Estilísticos: Discurso, gramática e estilo e ao grupo de pesquisa Estudos Estilísticos, o projeto tem como objetos de pesquisa os processos enunciativos compreendidos como as marcas do sujeito no discurso que produz, a construção da subjetividade por meio da apropriação das formas linguísticas. Esses processos enunciativos são estudados sob a perspectiva de que todo ato de fala, falado ou escrito, implica interlocução, troca de propósitos, em que os interlocutores apresentam-se como parceiros e, simultaneamente, como antagonistas no jogo comunicativo. As práticas enunciativas e interacionais implicam, por sua vez, escolhas linguísticas que revelam estilos e individuais e coletivos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Manoel Francisco Guaranha - Coordenador / Ana Lúcia Tinoco Cabral - Integrante.
Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 3
2012 - 2017
Da Retórica à estilística
Descrição: Descrição: Este projeto abrange pesquisas que se alinham a uma perspectiva histórica, buscando traçar o perfil dos estudos de estilo desde a Retórica ao surgimento da Estilística, no início do século XX, e das várias correntes de estudos estilísticos que se constituíram desde então. Além da perspectiva histórica, os estudos atrelados a esse projeto incluem também a perspectiva da Nova Retórica e da Estilística Discursiva; partindo da materialidade do texto, dão conta de seus aspectos fônicos, léxicos e sintáticos, verificam as marcas enunciativas, e observam os fenômenos estilísticos e retóricos, com vistas aos efeitos de sentido e expressividade...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (12) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Manoel Francisco Guaranha - Integrante / Ana Lúcia Tinoco Cabral - Integrante / ANA ELVIRA LUCIANO GEBARA - Integrante / GUARACIABA MICHELETTI - Coordenador / SPARANO, MAGALÍ ELISABETE - Integrante / Maria Adélia Ferreira Mauro - Integrante / Rosalice Botelho Wakin Sousa Pinto - Integrante / Sueli Aparecida Cerqueira Maciel - Integrante / Willian Saraiva - Integrante / Débora Cristina dos Santos Rosário - Integrante / Edson Ricardo do Nascimento - Integrante / Mônica dos Santos França - Integrante / Cristiane Bachiega Yamamura - Integrante / Rita de Cássia Rodrigues de Lima da Costa - Integrante / Larissa Maria Reis Barbosa - Integrante / Fabiolla Toniolo Luiz - Integrante / Lúcia Aparecida de Matos - Integrante / Érika Miskolci de Almeida - Integrante / Helena Cristina Guerreiro Belda - Integrante / Karina Soares - Integrante / Rosa Maria Riolo Xavier - Integrante / Sheyla Maria de Oliveira Santos - Integrante / Luís Carlos Soares - Integrante.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2
2010 - 2015
Gramática, texto e argumentação para a prática de leitura e escrita
Descrição: Vinculado à linha de pesquisa Texto discurso e ensino: processos de leitura e produção de texto escrito e falado e ao grupo de pesquisa Teorias e práticas discursivas e textuais, o projeto tem como escopo o desenvolvimento de materiais para a prática de leitura e escrita nos diversos níveis de ensino, da educação infantil à pós-graduação, visando à compreensão dos fenômenos linguísticos e textuais, articulando texto, gramática e léxico na construção da dimensão argumentativa. A pesquisa investiga questões teóricas e metodológicas concernentes ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de diferentes competências textuais, como ler, compreender, analisar e escrever textos de certa complexidade, focalizando os recursos linguísticos utilizados, e visa a fornecer subsídios para a elaboração de materiais, inclusive de objetos de aprendizagem com uso de tecnologia. Como resultado da pesquisa, espera-se construir um conjunto representativo de materiais para o trabalho reflexivo de leitura que forneça subsídios para a escrita..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (9) .
Integrantes: Manoel Francisco Guaranha - Integrante / Carlos Augusto Baptista de Andrade - Integrante / Ana Lúcia Tinoco Cabral - Coordenador / Sonia Sueli Santos Berti - Integrante / Jaqueline Burguemeister - Integrante / Luís Ângelo de Castro - Integrante / Bruno Tadeu de Oliveira Souto - Integrante / João Carlos Pedro Cunha - Integrante / José Luiz Marques - Integrante / Lucano César Ruocco - Integrante / Sérgio Herman - Integrante / Priscila Giorgeti Vieira - Integrante / Regina Espíndola Chaves Gomes - Integrante.
Número de produções C, T & A: 18 / Número de orientações: 4
2010 - 2012
A crônica literária e o diálogo interdiscursivo com a realidade
Descrição: "A Crônica literária e o diálogo interdiscursivo com a realidade" é um projeto fundamentado sobretudo no quadro epistemológico desenvolvido pela análise do discurso de linha francesa. Busca contribuir com os debates que se desenvolvem em torno da crônica literária, entendida num primeiro momento como um texto curto que reelabora poeticamente um fato do cotidiano de projeção coletiva ou restrita ao indivíduo, com a finalidade de detectar aspectos desses textos que dialogam, simultaneamente, com os espíritos clássico e popular, com os diversos gêneros literários, com as diversas artes e que põe em confronto, dialógica, intertextual e interdiscursivamente, literatura e realidade, arte e vida. No grupo de pesquisa Memória e Discurso discutem-se características linguísticas de textos de diversos gêneros, desde textos organizados de modo informativo aos artísticos e legais. Isso se processa com fundamento nas correntes críticas que valorizam as estruturas discursivo-textuais, sem deixar à margem, no entanto, desdobramentos sociais e políticos. O conceito de memória permite às diversas pesquisas uma abordagem histórico-cultural-discursiva..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Memória e Discurso
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2007 - Atual
Prática de Escrita e outras Linguagens
Descrição: O Programa Prática de Escrita e outras Linguagens surgiu para auxiliar no processo de desenvolvimento da leitura e da produção textual, pois procura desenvolver atividades diversas que estimulem essas práticas entre alunos, da graduação, egressos, professores, colaboradores e comunidade externa, vinculados, em um primeiro momento, à Universidade Cruzeiro do Sul e, ampliado para as demais unidades da Cruzeiro do Sul Educacional (Centro Universitário Módulo e Centro Universitário do Distrito Federal). Pretende-se trabalhar a importância da escrita criativa-literária para o desenvolvimento pleno do cidadão crítico e capaz de perceber os problemas éticos, sociais, políticos e culturais de seu contexto e intervir neles, por meio da arte literária..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas/Especialidade: Literatura Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portugesa e Comunicação e Expressão.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portugesa e Comunicação e Expressão/Especialidade: Linguagem, Trabalho, Tecnorlogia e Comunicação.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: Teoria da Literatura.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: Literatura Comparada.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2008
Destaque - Melhor professor segundo a avaliação dos alunos do Curso de Letras, Centro Universitário São Camilo.
2008
Mérito acadêmico pela excelente avaliação docente obtida em 2008, Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL.
2007
Mérito Acadêmico obtido pela excelente avaliação docente obtida em 2007, Universidade Cruzeiro do Sul.
1991
Concurso literário do Departamento de comunicação e Expressão da Universidade São Marcos, Universidade São Marcos.
1990
Menção Honrosa no Concurso de poesias em homenagem à cidade de São Paulo, Secretaria de Cultura da Prefeitura do Município de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GUARANHA, MANOEL FRANCISCO2018GUARANHA, MANOEL FRANCISCO. Um poeta libertino. Veredas: Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 1, p. 95-111, 2018.

2.
GUARANHA, MANOEL FRANCISCO2018GUARANHA, MANOEL FRANCISCO; CARVALHO, H. . A perspectiva teórico-pragmática de Na Sala de aula: caderno de análise literária. TODAS AS MUSAS: REVISTA DE LITERATURA E DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DA ARTE (ONLINE), v. 10, p. 62, 2018.

3.
GUARANHA, M. F.2018GUARANHA, M. F.. O CONFLITO DE IDENTIDADES E A VIOLÊNCIA VERBAL NA REPRODUÇÃO DAS FAKE NEWS A RESPEITO DE MARIELLE FRANCO. (CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS, v. 12, p. 114-133, 2018.

4.
GUARANHA, MANOEL FRANCISCO2017GUARANHA, MANOEL FRANCISCO; Isabel Celeste de Bastos Navarausckas . O ESTILO NA COMPOSIÇÃO DO GÊNERO JORNALÍSTICO PRESENTE NA REVISTA CARAS. Palimpsesto, v. 16, p. 394-413, 2017.

5.
GUARANHA, M. F.2016GUARANHA, M. F.; CARDOSO, Antônio José Carneiro . AS FRONTEIRAS ENTRE A ARGUMENTAÇÃO E A INJUNÇÃO: UM ESTUDO DAS TIPOLOGIAS TEXTUAIS EM UM TEXTO DE OPINIÃO. Intersecções (Jundiaí), v. 2, p. 102-115, 2016.

6.
GUARANHA, D. L. C.2016GUARANHA, D. L. C. ; GUARANHA, M. F. . Tradição e modernidade em diálogo na correspondência de Pio Lourenço Corrêa & Mário de Andrade. Fronteiraz (São Paulo), v. 1, p. 221-237, 2016.

7.
CABRAL, A. L. T.2016CABRAL, A. L. T. ; GUARANHA, M. F. . ESCOLHAS LINGUISTICAS E ARGUMENTAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA ESTUDANTES DE DIREITO. Diadorim (Rio de Janeiro), v. 18, p. 168-185, 2016.

8.
GUARANHA, MANOEL FRANCISCO2016GUARANHA, MANOEL FRANCISCO; NAVARAUSKAS, I.C.B . Os Caminhos percorridos pelo leitor modelo na leitura de um conto de Adélia Prado. Travessias Interativas, v. 12, p. 2-14, 2016.

9.
GUARANHA, MANOEL FRANCISCO2015GUARANHA, MANOEL FRANCISCO; BORTOLETE, JULIANO CAVALCANTE . Língua portuguesa e matemática em cursos tecnológicos: estudos sobre lógica da linguagem e linguagem da lógica. Linha d'Agua, v. 28, p. 31, 2015.

10.
PRADO, A. P.2015PRADO, A. P. ; GUARANHA, M. F. . CECÍLIA MEIRELES E O CANTO DO ROMANCEIRO EM MEMÓRIA AOS INCONFIDENTES MINEIROS. Cadernos de Letras da UFF, v. 25, p. 131-139, 2015.

11.
CABRAL, A. L. T.2015CABRAL, A. L. T. ; GUARANHA, M. F. . Transforma-se o amador na cousa amada: um soneto de Camões sob a perspectiva da TBS. Letras de Hoje (Online), v. 50, p. 335-341, 2015.

12.
GUARANHA, M. F.2015GUARANHA, M. F.; CABRAL, ANA LÚCIA TINOCO . Argumentação e estruturas gramaticais contrastivas: atividade prática de resgate de conhecimentos prévios usando ambientes virtuais de aprendizagem. Desenredo (PPGL/UPF), v. 11, p. 321, 2015.

13.
GUARANHA, MANOEL FRANCISCO2015GUARANHA, MANOEL FRANCISCO. A construção do sujeito Lourdinha: análise textual e discursiva de uma carta-panfl eto de propaganda política. Calidoscopio (Online), v. 13, p. 295-301, 2015.

14.
CABRAL, ANA LÚCIA TINOCO2014 CABRAL, ANA LÚCIA TINOCO ; GUARANHA, MANOEL FRANCISCO . O conceito de justiça: argumentação e dialogismo. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 9, p. 19-34, 2014.

15.
GUARANHA, M. F.;GUARANHA, MANOEL FRANCISCO2013 GUARANHA, M. F.. A natureza triangular do desejo no discurso do romance Caetés. Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online), v. 15, p. 205-214, 2013.

16.
GUARANHA, M. F.;GUARANHA, MANOEL FRANCISCO2013 GUARANHA, M. F.. O tempo como matérias estilística e discursiva no romance urbano Senhora, de José de Alencar. Fronteiraz (São Paulo), v. 1, p. 190, 2013.

17.
GUARANHA, M. F.;GUARANHA, MANOEL FRANCISCO2013GUARANHA, M. F.. DO LOGOS AO MITO: A UNIVERSALIZAÇÃO POÉTICA DO REGIONALISMO EM TRÊS ?ESTÓRIAS? DE JOÃO GUIMARÃES ROSA. Intertexto (Uberaba), v. 6, p. 1, 2013.

18.
GUARANHA, M. F.;GUARANHA, MANOEL FRANCISCO2012 GUARANHA, M. F.. O Texto como unidade de sentido: base para o desenvolvimento de estratégias de leitura em sala de aula. Intersecções (Jundiaí), v. 1, p. 282-301, 2012.

19.
GUARANHA, M. F.;GUARANHA, MANOEL FRANCISCO2011GUARANHA, M. F.. A Libertinagem surrealista de Manuel Bandeira. Tempo & Memória, v. 1, p. 4, 2011.

20.
GUARANHA, M. F.;GUARANHA, MANOEL FRANCISCO2011GUARANHA, M. F.. Literatura e engajamento na obra de Saramago. Cultura Crítica, v. 11, p. 10-20, 2011.

21.
GUARANHA, M. F.;GUARANHA, MANOEL FRANCISCO2011GUARANHA, M. F.. Fernão Lopes: imbricamento entre história e literatura na construção do ethos discursivo na Crônica de D. Pedro.. Ângulo (FATEA. Impresso), v. 1, p. 16-20, 2011.

22.
GUARANHA, M. F.;GUARANHA, MANOEL FRANCISCO2006GUARANHA, M. F.. A Trajetória do herói no mundo burguês em Senhora, de José de Alencar. Cadernos - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, v. 12, n.3, p. 103-108, 2006.

23.
GUARANHA, M. F.;GUARANHA, MANOEL FRANCISCO2005GUARANHA, M. F.. A Educação como instrumento de mudança na obra Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto. Cadernos - Faculdades Integradas Sao Camilo (Cessou em 1997. Cont. ISSN 1980-329X Cadernos - Centro Universitário São Camilo), São Paulo, v. 11, n.3, p. 84-90, 2005.

24.
GUARANHA, M. F.;GUARANHA, MANOEL FRANCISCO2004GUARANHA, M. F.. Literatura e Realidade: aspectos da obra de João Cabral de Melo Neto. Cadernos. Faculdades Integradas São Camilo, São Paulo, v. 10, n.4, p. 32-37, 2004.

25.
GUARANHA, M. F.;GUARANHA, MANOEL FRANCISCO2003GUARANHA, M. F.. D. Casmurro: ficção e confissão, anatomia da alma .. Cadernos. Faculdades Integradas São Camilo, São Paulo, v. 9, n.1, p. 33-41, 2003.

26.
GUARANHA, M. F.;GUARANHA, MANOEL FRANCISCO2001GUARANHA, M. F.. Memórias póstumas de Brás Cubas, uma anatomia machadiana.. Caderno UniABC, v. 1, n.4, p. 09-20, 2001.

27.
GUARANHA, M. F.;GUARANHA, MANOEL FRANCISCO2000GUARANHA, M. F.. Camões e Pessoa na obra de Murilo Mendes: pragmatismo e autocontemplação.. Caderno UniABC, v. 1, n.24, p. 19-38, 2000.

28.
GUARANHA, M. F.;GUARANHA, MANOEL FRANCISCO1999GUARANHA, M. F.. A carta de Pero Vaz de Caminha e o Renascimento português.. Caderno UniABC, v. 1, n.12, p. 39-44, 1999.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GEBARA, Ana Elvira Luciano ; ANDRADE, C. A. B. ; GUARANHA, M. F. . Haicai, Poetrix e Microconto Discurso literário em nanopoéticas. 2. ed. São Paulo: Terracota, 2018. v. 1. 70p .

2.
CABRAL, A. L. T. (Org.) ; SEARA, I. R. (Org.) ; GUARANHA, MANOEL FRANCISCO (Org.) . Descortesia e cortesia expressão de culturas. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2017. v. 1. 384p .

3.
GUARANHA, M. F.. Escritos do Sobrado Morto. 1. ed. São Paulo: Todas as Musas, 2016. v. 1. 114p .

4.
GUARANHA, M. F.; ANDRADE, C. A. B. ; GEBARA, Ana Elvira . Hicai, Poetrix e Microconto: discurso literário em nanopéticas. 1. ed. São Paulo: Terracota, 2012. v. 1. 200p .

5.
GUARANHA, M. F.; CAVALARI, T. M. P. (Org.) ; TOLEDO, M. E. M. (Org.) . Contos e Críticas: novas perspectivas. 1. ed. São Paulo: Centro Universitário São Camilo, 2005. v. 1. 136p .

Capítulos de livros publicados
1.
Berti-Pinto, Sonia Sueli ; GUARANHA, MANOEL FRANCISCO . Debate eleitoral, um gênero polêmico: cortesia e descortesia como estratégias argumentativas. In: CABRAL, Ana Lúcia; SEARA, Isabel Roboredo; GUARANHA, Manoel Francisco. (Org.). Descortesia e cortesia expressão de culturas. 1ed.São Paulo: Cortez, 2017, v. 1, p. 311-326.

2.
GUARANHA, M. F.; ZAMBRAMO, L. . Aspectos da Gestão do Conhecimento nas empresas. In: CANDIDO, Paulo Roberto; PATRÍCIO, Patrícia. (Org.). Empreendedorismo: uma perspectiva multidisciplinar. 1ed.Rio de Janeiro: LTC, 2016, v. 1, p. 125-133.

3.
TAKAKI, C. C. ; GUARANHA, M. F. . Sobre surto(s) calculado(s): análise discursiva de um editorial da Revista IstoÉ. In: Andrade, Carlos Augusto Baptista de; Nascimento, Jarbas Vargas. (Org.). Cadernos de linguística: texto e discurso: caminhos para análise linguística. 1ed.São Paulo: Terracota, 2016, v. 6, p. 173-184.

4.
GUARANHA, M. F.. Princípios de textualidade e navegação em textos: desenvolvimento de proficiência em leitura com o uso de tecnologias da informação. In: Ana Lúcia Tinoco Cabral; Jea-Luc Minel; Sueli Crisitna Marquesi. (Org.). Leitura, escrita e tecnologias da informação. 1ed.São Paulo: Terracota, 2015, v. 1, p. 125-138.

5.
GUARANHA, M. F.; MASCARENHAS, A. S. . Variação, situacionalidade e intencionalidade no gibi Chico Bento. In: Carlos Augusto Baptista de Andrade; Guaraciba Micheletti. (Org.). Cadernos de Linguística: pesquisa em movimento Discurso, Estilo e Construção dos Sentidos. 1ed.São Paulo: Terracota, 2014, v. 2, p. 145-160.

6.
GUARANHA, M. F.. São Bernardo: um ensaio sobre a impolidez. In: Guaraciaba Micheletti; Magalí E. Sparano. (Org.). Cortesia e estratégias estilístico-discursivas. 1ed.São Paulo: Terracota, 2014, v. 1, p. 49-62.

7.
GUARANHA, M. F.. A Construção do sujeito no processo de enunciação de uma crônica apócrifa de Machado de Assis. In: Magalí Sparano; Maria Valíria A. M. Vargas. (Org.). Enunciação, subjetividade e práticas de linguagem: revisitando Benveniste. 1ed.São Paulo: Paulistana, 2011, v. 1, p. 144-159.

8.
GUARANHA, M. F.. Reflexões e práticas: o processo interativo de (re)construção dos sentidos do texto por meio da leitura. In: Carlos Augusto Baptista de Andrade; Ana Lúcia Tinoco Cabral. (Org.). Práticas Linguístico- Discursivas: Alguns caminhos para aplicação teórica. 1ed.São Paulo: Terracota, 2011, v. 1, p. 81-93.

9.
GUARANHA, M. F.. Reflexões sobre o processo de formação docente por meio de uma leitura de Infância, de Graciliano Ramos. In: Roberta Galasso Nardi; Márcia Cristina Romero Lopes; João Henrique Hansen. (Org.). Identidade docente: uma construção de saberes e práticas. 1ed.SÃO PAULO: CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO, 2007, v. 1, p. 173-182.

10.
GUARANHA, M. F.. Literatura e Cinema: da palavra à imagem ? adaptação e recriação. In: HÖFFLER, Angélica. (Org.). Cinema, literatura e história. Coleção In Foco.. 1ed.São Paulo: Editora UniABC, 2007, v. 1, p. 24-47.

11.
GUARANHA, M. F.. O Sermão da Sexagésima e o processo argumentativo: estratégias de trabalho em classe. In: Maria Célia Lima-Hernandes; Guilherme Fromm. (Org.). Domínios de Linguagem II: literatura em perspectiva. 1ed.São Paulo: M.C.Lima-Hernandes: G.Fromm, 2003, v. 1, p. 85-98.

12.
GUARANHA, M. F.. Quincas Borba, Anatomia das relações sociais. In: Lúcia Miranda Rosa. (Org.). Caderno Uniabc de Letras. 1ed.Santo André: UNIABC, 2003, v. 1, p. 70-82.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CABRAL, A. L. T. ; GUARANHA, M. F. . LES SOURCES OUVERTES: UN APPUI POUR LE DEVELOPPEMENT DE LA COMPETENCE A L?ECRIT. In: TiceMed 10 : « Sources ouvertes dans l?éducation et communication des connaissances dans la société», 2016, Marseille. TICEMED 10 - Colloque International - Sources ouvertes dans l?éducation et communication des connaissances dans la société - PRE-ACTES EN LIGNE. Marseille - França: École de Journalisme et de Communication d'Aix-Marseille - EJCAM, Marseille, 2016. v. 1. p. 141-162.

2.
GUARANHA, M. F.. Reflexões sobre o processo de construção do conteúdo teórico de disciplinas de EaD: estratégias para maximizar a interação, o diálogo e a autonomia do aluno. In: III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 2013, Lisboa. Atas do III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, Lisboa, Universidade Aberta. Lisboa: Universidade Aberta, 2013.

3.
GUARANHA, M. F.. O MANEJO DAS CATEGORIAS GRAMATICAIS NA PRODUÇÃO DOS EFEITOS DISCURSIVOS E ARGUMENTATIVOS EM UMA CRÔNICA DE MANUEL BANDEIRA. In: II SIELP - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2012, UBERLÂNDIA. Anais do SIELP. UBERLÂNDIA: EDUFU, 2012. v. 2.

4.
GUARANHA, M. F.. CRIME E CASTIGO, ASPEREZA E HUMANIDADE: ASPECTOS DISCURSIVOS DA REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE NA CRÔNICA ?MINEIRINHO?, DE CLARICE LISPETOR. In: XII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA ABRALIC, 2011, CURITIBA. ANAIS DO XII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA ABRALIC. CURITIBA: ABRALIC, 2011. p. 801-809.

5.
GUARANHA, M. F.. LEITURA E ARGUMENTAÇÃO: ESPAÇOS VAZIOS, PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS NA CRÔNICA ?CONSPIRAÇÕES?, DE RUY CASTRO. In: IV SIL - SIMPÓSIO I NTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA, 2011, SÃO PAULO. ANAIS DO IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA: DISCURSO, GÊNERO E MEMÓRIA. são paulo: TERRACOTA, 2011. v. 1. p. 641-653.

6.
GUARANHA, M. F.. O INTERCÂMBIO DISCURSIVO NO PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA NO ROMANCE SÃO BERNARDO, DE GRACILIANO RAMOS: ESTRATÉGIAS DE EMBIRAMENTO DISCURSIVO.. In: SIMELP - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2008, São Paulo. SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. SÃO PAULO: SIMELP, 2008.

7.
GUARANHA, M. F.. Interdiscursividade: a crônica e a revisitação estética da realidade, por meio do diálogo entre os discursos jornalístico e literário. In: XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada 2008: São Paulo, SP - Tessituras, Interações, Convergências, 2008, São Paulo. Anais do XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2008: São Paulo, SP - Tessituras, Interações, Convergências. SÃO PAULO: ABRALIC, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GUARANHA, M. F.. O Discurso em torno do Bolsa Família: escrita, leitura e desigualdades em foco. In: IV SIAD - Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso - discursos e desigualdades sociais, 2016, Belo Horizonte. IV SIAD - Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso - discursos e desigualdades sociais - Programação e Caderno de Resumos. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, 2016. v. 1. p. 107-108.

2.
CARDOSO, Antônio José Carneiro ; GUARANHA, M. F. . AS FRONTEIRAS ENTRE O ARGUMENTO E A INJUNÇÃO: UM ESTUDO DE TIPOS DE TEXTO EM UM TEXTO DE OPINIÃO. In: Congresso de Linguística e Linguística Aplicada (10. : 2015 : São Paulo, SP) 6º Seminário Internacional de Linguística (SIL), 2015, São Paulo. 6º Seminário Internacional de Linguística (SIL). São Paulo: IDP (UNICSUL), 2015. v. 1. p. 142-142.

3.
IORIO, P. L. ; GUARANHA, M. F. . RÁTICA DE LEITURA E ESCRITA: QUESTÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS EM QUESTÃO. In: 6º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LINGUISTICA, 2015, São Paulo. 6º Seminário Internacional de Linguística (SIL). São Paulo: IDP (UNICSUL), 2015. v. 1. p. 142-142.

4.
GUARANHA, M. F.. O MANEJO DAS CATEGORIAS GRAMATICAIS NA PRODUÇÃO DOS EFEITOS DISCURSIVOS E ARGUMENTATIVOS EM UMA CRÔNICA DE MANUEL BANDEIRA. In: II SIELP - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2012, UBERLÂNDIA. Anais do SIELP. UBERLÂNDIA: EDUFU, 2012. v. 2.

5.
GUARANHA, M. F.. Crime e castigo, aspereza e humanidade: aspectos discursivos da representação da realidade na crônica ?Mineirinho?, de Clarice Lispector. In: XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC, 2011, CURITIBA. ANAIS do XII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada ABRALIC. CURITIBA: ABRALIC, 2011. p. 809-809.

6.
GUARANHA, M. F.. LEITURA E ARGUMENTAÇÃO: ESPAÇOS VAZIOS, PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS NA CRÔNICA ?CONSPIRAÇÕES?, DE RUY CASTRO. In: IV SIL - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA, 2011, SÃO PAULO. ANAIS DO IV SIL - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA. SÃO PAULO: TERRACOTA, 2011. v. 1. p. 641-641.

Apresentações de Trabalho
1.
GUARANHA, M. F.. O Discurso em torno do Bolsa Família: escrita, leitura e desigualdades em foco. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CABRAL, A. L. T. ; GUARANHA, M. F. . http://vincent.mabillot.net/agenda/ticemed-10-sources-ouvertes-dans-leducation-et-communication-des-connaissances-dans-la-societe. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GUARANHA, M. F.; BORTOLETE, J. C. . Formas Criativas de Ensino de Língua e de Matemática na Era Digital. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
GUARANHA, M. F.. ASPECTOS DA ORIENTAÇÃO ARGUMENTATIVA EM ENUNCIADOS JURÍDICOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
GUARANHA, M. F.; BERTI, S. S. S. . DEBATE ELEITORAL: CORTESIA E DESCORTESIA COMO ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
GUARANHA, M. F.. A Construção do sujeito Lourdinha: proposta de análise textual e discursiva de uma carta-panfleto de propaganda política. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
GUARANHA, M. F.. Reflexões sobre o processo de construção do conteúdo teórico de disciplinas de EaD: estratégias para maximizar a interação, o diálogo e a autonomia do aluno. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GUARANHA, M. F.. O CONTEÚDO TEÓRICO DE DISCIPLINAS DE EAD: UM GÊNERO EM CONSTRUÇÃO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GUARANHA, M. F.. A CONSCIÊNCIA DO TEXTO COMO UNIDADE DE SENTIDO: BASE PARA O DESENVOLVIMENTO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GUARANHA, M. F.. ?LEITURA E ARGUMENTAÇÃO: ESPAÇOS VAZIOS, PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS NA CRÔNICA ?CONSPIRAÇÕES?, DE RUY CASTRO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
GUARANHA, M. F.. Crime e castigo, aspereza e humanidade: aspectos discursivos da representação da realidade na crônica ?Mineirinho?, de Clarice Lispector. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
GUARANHA, M. F.. Interdiscursividade: a crônica e a revisitação estética da realidade, por meio do diálogo entre os discursos jornalístico e literário. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
GUARANHA, M. F.. O intercâmbio discursivo no processo de reconstrução da memória no romance São Bernardo, de Graciliano Ramos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
GUARANHA, MANOEL FRANCISCO; CARVALHO, H. ; CABRAL, A. L. T. . 100 anos de Antonio Candido: um crítico empenhado. São Paulo, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

2.
BUENO, Francisco da Silveira ; NETO, Waldemar Ferreira ; GUARANHA, M. F. . Minidicionário Escolar da Língua Portuguesa Silveira Bueno. São Paulo: DCL, 2010 (Integrante da equipe de revisão técnica, adaptação e atualização).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GUARANHA, M. F.. Consultoria linguística para a empresa de engenharia ENGEFORM. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
GUARANHA, M. F.. Revista Fronteiraz n. 17 Literatura Infantil e Juvenil: dobras e lugares na literatura, na educação e na cultura.. 2016.

2.
GUARANHA, M. F.. Revista Digital Fronteiraz (ISSN 1983-4373) edição de número 18 - Literatura e Cultura Digital. 2016.

3.
GUARANHA, M. F.. Revista Fronteiraz n. 17 Literatura Infantil e Juvenil: dobras e lugares na literatura, na educação e na cultura.. 2016.

4.
GUARANHA, M. F.. Revista Digital Fronteiraz (ISSN 1983-4373) edição de número 18 - Literatura e Cultura Digital. 2016.

5.
GUARANHA, M. F.. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso. 2015.

6.
GUARANHA, M. F.. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso. 2015.

7.
GUARANHA, M. F.. Revista Linha d'água, vol 28, nº 1. 2015.

8.
GUARANHA, M. F.. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso. 2014.

9.
GUARANHA, M. F.. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso. 2014.

10.
GUARANHA, M. F.. CURSO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS. 2011.

11.
GUARANHA, M. F.. Revisão técnica de questões da Prova Regimental Integralizada da Universidade Cruzeiro do Sul. 2011.

12.
GUARANHA, M. F.. Elaboração de questões da disciplina de Literatura Portuguesa - Prosa para PRI - Prova Regimental Integralizada da Universidade Cruzeiro do Sul. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
BUENO, Francisco da Silveira ; NETO, Waldemar Ferreira ; GUARANHA, M. F. . Mínidicionário Escolar da Língua Portuguesa Silveira Bueno - com etimologia, divisão silábica e prosódia. 2010. (Revisão técnica, adaptação e atualização de dicionário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GUARANHA, MANOEL FRANCISCO; Patrícia Leite Silvestre Di Iório; SILVA, Sandro Luís. Participação em banca de Mayara Evangelista Alegre Negrão. Esquina: A Construção das cenas de enunciação, da responsabilidade enunciativa e do ethos discursivo. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

2.
GUARANHA, MANOEL FRANCISCO; FERREIRA, L. A.; CABRAL, A. L. T.. Participação em banca de Antônio Marcos da Conceição. Argumentação: estereótipos, lugares retóricos e valores na fundamentação das decisões judiciais. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

3.
GUARANHA, MANOEL FRANCISCO; CABRAL, A. L. T.; TARCIA, R. M. L.. Participação em banca de Cilene Couto Takaki. As Plataformas educacionais abertas no ensino da literatura e escrita. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

4.
GUARANHA, MANOEL FRANCISCO; ALBERT, Sílvia Augusta de Barros; ELIAS, Vanda Maria da Silva. Participação em banca de Isabel Celeste de Barros Navarauskas. Produção de textos argumentativos por alunos de cursos de Pedagogia: estratégias de trabalho para o desenvolvimento de proficiência em escrita. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

5.
GUARANHA, M. F.; BRAIT, E.; ANDRADE, C. A. B.. Participação em banca de Diogo Sousa Cardoso. O Mito de Narciso e os interdiscursos com as artes plásticas: Caravaggio, Poussin e Lemoyne numa perspectiva dialógica. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

6.
GUARANHA, M. F.; MICHELETTI, G.; BRAIT, E.. Participação em banca de Larissa Maria Reis Barbosa. Enunciação e discurso em Os Ratos, de Dyonélio Machado. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

7.
GUARANHA, M. F.; GEBARA, Ana Elvira Luciano; REWALD, R. A.. Participação em banca de Luís Carlos Silva Soares. O Processo de produção de um roteiro cinematográfico a partir de uma narrativa: estudo linguístico e discursivo de estratégias de adaptação. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

8.
GUARANHA, M. F.; CABRAL, A. L. T.; FERREIRA, L. A.. Participação em banca de Sueli Aparecida Cerqueira Marciel. Saúde e retórica: argumentos na construção do ethos e da relação com o auditório em propagandas institucionais. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

9.
IORIO, P. L.; BASTOS, N. M. O.; GUARANHA, M. F.. Participação em banca de Cláudia Pereira de Souza. Bolsa Família: A construção do ethos e da cena enunciativa na propaganda institucional. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

10.
Vargas, Maria Valíria Aderson de Mello; Rosame de Sá Amado; GUARANHA, M. F.. Participação em banca de Janaína dos Santos de Oliveira Saturnino. Leitura como prática social e discursiva: ler e compreender no Ensino Fundamental II: 6° ano. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

11.
GUARANHA, M. F.; Vargas, Maria Valíria Aderson de Mello; NAGAMINI, E.. Participação em banca de Priscila Cláudia Pavan Manso. Memória, gênero e discurso na constituição dos sujeitos em Eurico, o Presbítero. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

12.
GUARANHA, M. F.; CABRAL, A. L. T.; TAFFARELLO, M. C. M.. Participação em banca de Regina Espíndola Chaves Gomes. Gênero notícia em situação escolar: análise da produção de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

13.
BERTI, S. S. S.; GUARANHA, M. F.; MENDES, J. M.. Participação em banca de Susana de Oliveira Abreu Araújo. A Prática de estratégias de leitura no ambiente escolar: a construção de sentido na análise de textos do 3º ano do Ensino Fundamental. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

14.
CABRAL, A. L. T.; ELIAS, Vanda Maria da Silva; GUARANHA, M. F.. Participação em banca de Fátima da Penha Furlan Ferreira Pinto. Uma reflexão sobre os componentes da competência comunicativa na leitura associados à compreensão das questões do ENADE. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

15.
Vargas, Maria Valíria Aderson de Mello; ALMEIDA, M. M. S.; GUARANHA, M. F.. Participação em banca de Eliane Machado Pinto. A Leitura da Fábula como prática discursiva no 4º ano do ensino fundamental: uma experiência do Projeto Ler e Escrever. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
GUARANHA, MANOEL FRANCISCO; Patrícia Leite Silvestre Di Iório; SILVA, Sandro Luís. Participação em banca de Mayara Evangelista Alegre Negrão. A Construção das cenas de enunciação, da responsabilidade enunciativa e do tehos feminino na Revista Piauí. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

2.
GUARANHA, MANOEL FRANCISCO; ALBERT, Sílvia Augusta de Barros. Participação em banca de Isabel Celeste de Barros Navarauskas. Textos argumentativos em cursos de Pedagogia: estratégias para ensinar a ensinar. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

3.
GUARANHA, M. F.; CABRAL, A. L. T.; TARCIA, R. M. L.. Participação em banca de Cilene Couto Takaki. Estudo das Estratégias Linguísticas e Discursivas Utilizadas em Recursos Educacionais Abertos (REA) Digitais para o Ensino de Processos de Leitura e Produção de Textos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

4.
GUARANHA, M. F.; CABRAL, A. L. T.; NAGAMINI, E.. Participação em banca de Lílian Cristina Correa de Brito. Construção da Argumentatividade no discurso publicitário. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

5.
FERREIRA, L. A.; CABRAL, A. L. T.; GUARANHA, M. F.. Participação em banca de Sueli Aparecida Cerqueira Marciel. O Discurso em propagandas institucionais na área da saúde. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

6.
CABRAL, A. L. T.; PANTALEONI, N. T. S.; GUARANHA, M. F.. Participação em banca de Arlete Mascarenhas dos Santos. As Questões sociolinguísticas em atividades de livros didáticos e a contribuição delas no processo de ensino e aprendizagem da língua. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

7.
GUARANHA, M. F.; BERTI, S. S. S.; IANNACE, R.. Participação em banca de Marta Aparecida de Faria Tanuri. Discurso, sujeito e ideologia no dialeto caiçara de Ubatuba. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

8.
GEBARA, Ana Elvira Luciano; GUARANHA, M. F.; IANNACE, R.. Participação em banca de Fábio Luís dos Santos Coelho. Discurso e Ideologia: uma perspectiva de leitura dos textos do Caderno do Aluno do 9º ano do Ensino Fundamental do Programa São Paulo faz História. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

9.
GEBARA, Ana Elvira Luciano; REWALD, R. A.; GUARANHA, M. F.. Participação em banca de Luís Carlos da Silva Soares. Intergenericidade: análise do processo de produção de um roteiro cinematográfico a partir de uma narrativa. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

10.
ANDRADE, C. A. B.; BRAIT, E.; GUARANHA, M. F.. Participação em banca de Diogo Souza Cardoso. O Mito de Narciso e os interdiscursos com as artes plásticas: Caravaggio, Poussin e Lemoyne.... 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

11.
GUARANHA, M. F.; CABRAL, A. L. T.; LOPES, M. C. R.. Participação em banca de Luciano César Ruocco. A Leitura em língua inglesa: análise da competência leitora apresentada por alunos do ensino superior. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

12.
GUARANHA, M. F.; Maria Adélia Ferreira Mauro; Vargas, Maria Valíria Aderson de Mello. Participação em banca de João Carlos Pedro Cunha. Do Texto ao discurso: análise linguístico-discursiva de gêneros midáticos sobre o tema da educação nos jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e na Revista Veja. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

13.
GUARANHA, M. F.; Vargas, Maria Valíria Aderson de Mello; NAGAMINI, E.. Participação em banca de Prisicila Cláudia Pavan Manso. Memória, gênero e disucrso na constituição dos sujeitos em Eurico, o Presbítero. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

14.
Vargas, Maria Valíria Aderson de Mello; GOLDSTEINS, N. S.; GUARANHA, M. F.. Participação em banca de Eliane Machado Pinto. A Leitura da Fábula como Prática Discursiva no 4° Ano do Ensino Fundamental. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

15.
GUARANHA, M. F.; CABRAL, A. L. T.; TAFFARELLO, M. C. M.. Participação em banca de Regina Espíndola Chaves Gomes. Gênero escrito em situação escolar: análise da produção dos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

16.
CABRAL, A. L. T.; ELIAS, Vanda Maria da Silva; GUARANHA, M. F.. Participação em banca de Fátima da Penha Furlan Ferreira Pinto. Uma reflexão sobre os componentes da competência comunicativa na leitura associados à compreensão das questões do ENADE. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

17.
BERTI, S. S. S.; MENDES, J. M.; GUARANHA, M. F.. Participação em banca de Susana de Oliveira Abreu Araújo. A Prática de estratégias de leitura no ambiente escolar: a construção de sentido na análise de textos do 3º ano do Ensino Fundamental. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GUARANHA, M. F.; OLIVEIRA, A. C. M. T. G.. Participação em banca de Vanessa Camargo Rocha.A dependência das pessoas com os smartphomes no ambiente corporativo: a segurança da empresa e a qualidade de vida. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA DO IPIRANGA.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GUARANHA, M. F.; FERNANDA VERDASKA; Telma Aparecida Mafra. Concurso público para o provimento do cargo de docente da área de Língua Portuguesa, disciplina Comunicação e Expressão. 2012. FATEC - Faculdade de Tecnologia de Mauá.

2.
GUARANHA, M. F.; Telma Aparecida Mafra; VALLIN, M. A. G.. Concurso Público para docente da área de Língua Portuguesa da Faculdade de Tecnologia - FATEC. 2012. FATEC - Faculdade de Tecnologia de Mauá.

Outras participações
1.
CABRAL, A. L. T.; ELIAS, Vanda Maria da Silva; GUARANHA, M. F.. Uma reflexão sobre os componentees da competência comunicativa na leitura associados à compreensão das questões do ENADE. 2012. Universidade Cruzeiro do Sul.

2.
GUARANHA, M. F.. COMITÊ CIENTÍFICO DO IV SIL - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA DA UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL. 2011. Universidade Cruzeiro do Sul.

3.
GUARANHA, M. F.; Gisella Miachon; PALAIA, R. T.; Carlos Alberto Pina Aragão; Lélia Zambrano; Almir Polycarpo; Rita de Cássia Félix; Simone Telles Ramos; Camila Balsis Soares; Jun Kono. COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DO IPIRANGA - FETEC - CENTRO PAULA SOUZA. 2011. FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA DO IPIRANGA.

4.
JARMENDIA, Amélia Maria; Vargas, Maria Valíria Aderson de Mello; MOREIRA, SANDRA REGINA FONSECA; SPARANO, MAGALÍ ELISABETE; GEBARA, Ana Elvira Luciano; ANDRADE, C. A. B.; PANTOJA, Eliana Ribas; MICHELETTI, Guaraciaba; CARVALHO, H.; GUARANHA, M. F.; LOUZADA, Maria Sílvia Olivi; Confuorto, Inês. Comissão para auxiliar no desenvolvimento dos procedimentos relativos à Prova Regimental Integralizada - PRI. 2011. Universidade Cruzeiro do Sul.

5.
GUARANHA, M. F.; JUNQUEIRA, M. A.; SEGOLIN, F.. Examinador da Banca de Qualificação em nível de mestrado da aluna Diana Navas. Dissertação: Narcisismo discursivo e mataficção em Lobo Antunes: uma leitura de 'Não entres tão depressa nessa noite escura', realizada em 28/05/2007 no Programa de Estudos Pós-Graduandos em Literatura e Crítica Literára da PUC - São Paulo. 2007.

6.
GUARANHA, M. F.; GUIDIN, M. L.. Banca de correção de redações para o processo de seleção para o cargo de agente de atendimento. 2007. Serviço Social do Comércio - Administração Regional no Estado de São Paulo.

7.
GUARANHA, M. F.; RIBEIRO, R. S.; VECHI, C. A.. Banca Examinadora do trabalho de mestrado 'A personagem e o tempo'(dissertação sobre a obra Nítido Nulo, de Vergílio Ferreira). 2006. Universidade de São Paulo.

8.
GUARANHA, M. F.; RIBEIRO, R. S.; VECHI, C. A.. Dissertação de mestrado 'A representação do artista em Mário de Sá-Carneiro: estudo de algumas fontes romântico-decadentistas'. 2006. Universidade de São Paulo.

9.
GUARANHA, M. F.; VECHI, C. A.; RIBEIRO, R. S.. Dissertação de Mestrado: A personagem e o tempo. 2006. Universidade de São Paulo.

10.
GUARANHA, M. F.; RIBEIRO, R. S.; GOMES, L. C.. Banca examinadora do exame geral de qualificação, em nível de mestrado, da pós-graduanda Vera Maria de Miranda Leão de Brito, da área de Literatura Portuguesa: 'O tempo como (des)organizador do discurso em Nítido Nulo,de Vergílio Ferreiro', sob orientação de Raquel de Sousa Ribeiro. 2005. Universidade de São Paulo.

11.
GUARANHA, M. F.; GOMES, L. C.; RIBEIRO, R. S.. Banca examinadora do exame geral de qualificação, em nível de mestrado, da pós-graduanda Devanir Maria da Conceição, da área de Literatura Portuguesa: 'Uma leitura dialógica n'A Jangada de Pedra, de José Saramago', sob orientação de Raquel de Sousa Ribeiro. 2005. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo.

12.
GUARANHA, M. F.; GOMES, L. C.; RIBEIRO, R. S.. Banca examinadora do exame geral de qualificação, em nível de mestrado, do pós-graduando Marco Antônio Queiroz Silva, da área de Literatura Portuguesa: 'Decadência e carnavalização na lírica de Mário de Sá-Carneiro', sob orientação de Carlos Alberto Vechi. 2004. Universidade de São Paulo.

13.
GUARANHA, M. F.; GOMES, L. C.; RIBEIRO, R. S.. Banca examinadora do exame geral de qualificação, em nível de doutorado, da pós-graduanda Gisele Centenaro, da área de Literatura Portuguesa: 'O ser e os seres em Fernando Pessoa - Freudismo e ontologia pessoana', sob orientação de Raquel de Sousa Ribeiro. 2004. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV SIAD - Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso. O Discurso em torno do Bolsa Família: escrita, leitura e desigualdades em foco. 2016. (Congresso).

2.
TiceMed 10 : « Sources ouvertes dans l?éducation et communication des connaissances dans la société». Les sources ouvertes : un appui pour le développement de la compétence à l?écrit. 2016. (Congresso).

3.
II Congresso Internacional Interdisciplinar (DES) CORTESIA: expressão de cultura(s)?. DEBATE ELEITORAL: CORTESIA E DESCORTESIA COMO ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS. 2014. (Congresso).

4.
II Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação.Aspectos da orientação argumentativa em enunciados jurídicos. 2014. (Seminário).

5.
II Seminário de Linguagem, Ética e Inovação Tecnológica: Utopias e Distopias na Sociedade da Informação.Formas Criativas de Ensino de Língua e de Matemática na Era Digital. 2014. (Seminário).

6.
3ª Conferência Internacional em Gramática e Texto - GRATO 2013. Construção do sujeito Lurdinha: proposta de análise textual e discursiva de uma carta-panfleto de propaganda política. 2013. (Congresso).

7.
5º Seminário Internacional de LInguística - 19º Intercâmbio de Pesquisa e LInguística Aplicada. Mesa Redonda Leitura e Tecnologia. 2013. (Congresso).

8.
5º Seminário Internacional de Linguística e 19º Intercâmbio de Pesquisa e Linguística Aplicada. Estilística e Teoria Literária. 2013. (Congresso).

9.
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning. Imbricação de práticas textuais e discursivas no processo de construção do conteúdo teórico de disciplinas de EaD para maximizar a interação, o diálogo e a autonomia do aluno. 2013. (Congresso).

10.
14º CONGRESSO BRASILEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA do IP/PUC-SP - 5º CONGRESSO INTERNACIONAL DE LUSOFONIA. O Conteúdo Teórico de Disciplinas de EAD: um gênero em construção. 2012. (Congresso).

11.
60º Seminário do GEL - Grupo de Estudos Linguísticos.A CONSCIÊNCIA DO TEXTO COMO UNIDADE DE SENTIDO: BASE PARA O DESENVOLVIMENTO. 2012. (Simpósio).

12.
II SIELP - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.O MANEJO DAS CATEGORIAS GRAMATICAIS NA PRODUÇÃO DOS EFEITOS DISCURSIVOS E ARGUMENTATIVOS EM UMA CRÔNICA DE MANUEL BANDEIRA. 2012. (Simpósio).

13.
IV SIL - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA. ?LEITURA E ARGUMENTAÇÃO: ESPAÇOS VAZIOS, PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS NA CRÔNICA ?CONSPIRAÇÕES?, DE RUY CASTRO. 2011. (Congresso).

14.
Semana de capacitação discente - Curso de Letras do Universidade Cruzeiro do Sul."Madame Bovary", de Gustave Flaubert. 2011. (Encontro).

15.
XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC. Crime e castigo, aspereza e humanidade: aspectos discursivos da representação da realidade na crônica. 2011. (Congresso).

16.
XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC. 2011. (Congresso).

17.
1a Semana de Tecnologia da FATEC Ipiranga.Normatização de Trabalhos Acadêmicos. 2010. (Outra).

18.
8º INPES.Uma leitura intertextual da crônica 'E Agora José', do livro 'A Bagagem do viajante', de José Saramago e do poema homônimo de Carlos Drummond de Andrade. 2010. (Simpósio).

19.
I Encontro de Pesquisa em História.Literatura e Cinema: da palavra à imagem ? adaptação e recriação de Macunaíma.. 2008. (Encontro).

20.
III Congresso Nacional de Humanas - III HUNICON. Intertextualidade: o discurso literário e outros discursos. 2008. (Congresso).

21.
I SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.O Intercâmbio discursivo no processo de reconstrução da memória no romance São Bernardo, de Graciliano Ramos. 2008. (Simpósio).

22.
Universidade Cruzeiro do Sul - Semana de Integração do Curso de Letras.A Mulher que matou os peixes, de Clarice Lispector: a literatura como instrumento de reflexão sobre a autonomia e conduta ética. 2008. (Encontro).

23.
XI Congresso Internacional da ABRALIC. Interdiscursividade: a crônica e a revisitação estática da realidade, por meio do diálogo entre os discursos jornalístico e literário. 2008. (Congresso).

24.
II - SEPEP - Seminário de Práticas Educativas e Profissionais da Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL.O Som e o sentido: oficina de leitura dramática de textos literários. 2007. (Oficina).

25.
Semana de Letras Literatura & Literatura - Centro Universitário São Camilo.Literatura Infanto-Juvenil. 2007. (Seminário).

26.
Concurso público para professor doutor de Literatura Brasileira.Concurso públlico para professor doutor na área de Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras da Universidade de São Paulo. 2005. (Outra).

27.
Oficina de Poesia e Cinema - SESC São Paulo.Carlos Drummond de Andrade - o poeta de sete faces. 2005. (Oficina).

28.
Concurso Público para contratação de Professor doutor na área de Literatura Portuguesa.Literatura Portuguesa. 2004. (Outra).

29.
Ciclo de palestras sobre Cinema e Literatura.Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto e a adaptação da obra para o cinema. 2003. (Outra).

30.
Ciclo de palestras sobre Cinema e Literatura.Memórias Póstumas de Brás Cubas e a adaptação da obra para o cinema. 2003. (Outra).

31.
Ciclo de Palestras de Língua e Literatura.Macunaíma, de Mário de Andrade, e a adaptação da obra para o cinema por Joaquim Pedro de Andrade. 2001. (Outra).

32.
Curso de Pós-graduação em Literatura Portuguesa.A revisão da novela policial em 'Balada da Praia dos Cães', de José Cardoso Pires. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUARANHA, MANOEL FRANCISCO; CABRAL, A. L. T. . 7° Congresso Interdisciplinar de Cortesia e II Simpósio de Linguística Textual. 2017. (Congresso).

2.
GUARANHA, MANOEL FRANCISCO; Patrícia Leite Silvestre Di Iório . Simpósio - Leitura e Escrita: Perspectivas e desafios. 2017. (Outro).

3.
GUARANHA, M. F.; CABRAL, A. L. T. ; MICHELETTI, Guaraciaba ; SANTOS, S. S. B. ; MARQUESI, S. C. ; SEARA, I. R. ; CARRETO, C. C. ; SILVA, L. A. ; SANTORO, E. ; KULIKOWSKI, M. M. ; SEGUNDO, P. R. G. ; BENTES, A. C. ; MORATO, E. . II Congresso Internacional Interdisciplinar (DES) CORTESIA: expressão de cultura(s)?. 2014. (Congresso).

4.
LESSA, A. B. C. T. ; GEBARA, Ana Elvira Luciano ; CABRAL, A. L. T. ; SARDINHA, A. P. B. ; BRAIT, B. ; ANDRADE, C. A. B. ; LIBERALI, F. ; MICHELETTI, G. ; ARANTES, L. M. G. ; SPARANO, M. E. ; GUARANHA, M. F. ; ZANOTTO, M. S. ; MAGALHAES, M. C. C. ; SOUZA-E-SILVA, M. C. P. ; LIER-DE-VITTO, M. F. A. F. ; VARGAS, M. V. A. M. ; FREIRE, M. M. ; IORIO, P. L. ; RAMOS, R. C. G. ; MADUREIRA, S. ; MARQUESI, S. C. ; SANTOS, S. S. B. ; IKEDA, S. N. ; CAMARGO, Z. A. . 5º Seminário Internacional de Linguística (5º SIL) e 19º Intercâmbio de Pesquisa e Linguística Aplicada (19º INPLA). 2013. (Congresso).

5.
GUARANHA, M. F.. IV SIL - Seminário Internacional de Linguística da Cruzeiro do Sul. 2011. (Congresso).

6.
GUARANHA, M. F.. Simpósio: Práticas de leitura: discurso, gênero e memória. 2011. (Congresso).

7.
GUARANHA, M. F.; MORAIS, Carlos Francisco de . Simpósio - Interdiscursividade: literatura e outras linguagens. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Suzana de Oliveira Brito. A Dimensão argumentativa em contos e crônicas de Machado de Assis. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul. (Orientador).

2.
Francisca Fátima Piccirillo Kovac. Estudo estilístico de cartas de imigrantes portugueses. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Cilene Couto Takaki. As Plataformas educacionais abertas no ensino da leitura e da escrita. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul, . Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

2.
Isabel Celeste de Barros Navarauskas. Produção de textos argumentativos por alunos de cursos de Pedagogia: estratégias de trabalho para o desenvolvimento de proficiência em escrita. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

3.
Ielson José dos Santos. Enunciação e ethos em textos escritos por Clarice Lispector para os jornais Comício, Correio da Manhã e Diário da Noite. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul, . Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

4.
Antonio José Carneiro Cardoso. Retórica e textos de opinião: estratégias de leitura. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul, . Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

5.
Luís Carlos Silva Soares. O Processo de produção de um roteiro cinematográfico a partir de uma narrativa: estudo linguístico e discursivo de estratégias de adaptação. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul, . Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

6.
Lílian Cristina Correa de Brito. Intergenericidade e persuasão no discurso publicitário. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul, . Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

7.
Fábio Luis dos Santos Coelho. Discurso e ideologia: uma perspectiva de leitura dos textos do caderno do aluno do 9° ano do Ensino Fundamental do Programa São Paulo Faz Escola. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul, Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

8.
Arlete Mascarenhas dos Santos. AS QUESTÕES SOCIOLINGUÍSTICAS EM ATIVIDADES DE LIVROS DIDÁTICOS. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

9.
Marta Aparecida Tanuri. Aspectos do discurso caiçara que se manifestam na entrevista de D. Vangelina de Ubatuba. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul, Secretaria da Educação do Município de Caraguatatuba. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

10.
Luciano Cesar Ruocco. A Leitura em Língua Inglesa: Reflexões sobre a Competência Leitora em Futuros Licenciados em Letras – Português e Inglês.. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul, . Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

11.
João Carlos Pedro Cunha. Do Texto ao discurso: aspectos linguísticos e discursivos na construção dos sentidos de textos do gênero midiático. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul, . Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

12.
Regina Espindola Chaves Gomes. GÊNERO ESCRITO EM SITUAÇÃO ESCOLAR: ANÁLISE DE PRODUÇÃO DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul, Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Tamara Freitas de Oliveria. O Ethos discursivo de Iracema, de José de Alencar. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Língua Portuguesa) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

2.
Honora, Maria Margarida Quagliato. Dos recantos do jardim de Clarice Lispector aos encantos da roça de Dos recantos do jardim de Clarice Lispector aos encantos da roça de Dos recantos do jardim de Clarice Lispector aos encantos da roça deGuimarães Rosa : uma ponte entre as linguagens. 2006. 43 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa e Literaturas) - Universidade São Marcos. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

3.
Rocha, Maria Janete Santiago. Os animais em Clarice Lispector. 2006. 57 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa e Literaturas) - Universidade São Marcos. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

4.
Valero, Rita de Cássia. Aspectos do Romantismo na obra Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco. 2006. 30 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa e Literaturas) - Universidade São Marcos. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

5.
Bruscatto, Soraya de Lima. O maior espião da alma (estudo sobre Clarice Lispector). 2006. 26 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa e Literaturas) - Universidade São Marcos. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

6.
Cunha, Sandra. As heroínas românticas nas obras Iracema e Senhora de José de Alencar. 2006. 41 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa e Literaturas) - Universidade São Marcos. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

7.
Galan, Patrícia. O lado sensível e criativo da infância em Primeiras Estórias de Guimarães Rosa. 2006. 30 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa e Literaturas) - Universidade São Marcos. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

8.
Gomes, Eliana Marques Barbosa. Monteiro Lobato : um homem chamado ideologia. 2006. 59 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa e Literaturas) - Universidade São Marcos. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

9.
Strapasson, Samara Cristina. A televisão como mediadora no processo de interação entre criança e o texto literário.. 2006. 28 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa e Literaturas) - Universidade São Marcos. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

10.
Martins, Mirian Aparecida Reyes Stuart. Perfis de Clarice. 2006. 27 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa e Literaturas) - Universidade São Marcos. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

11.
Tarrone, Ester. O entrelaçamento do fantástico e das teorias científicas e a obra de Murilo Rubião. 2006. 46 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa e Literaturas) - Universidade São Marcos. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

12.
Silva, Antônio Edson Costa da. O trabalhador brasileiro visto pela ficção de Victor Giudice, Miroel Silveira e Murilo Rubião. 2005. 59 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa e Literaturas) - Universidade São Marcos. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Karina Silva Rosa. A marginalidade nos textos de João Antônio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

2.
Jurandir Marinho da Silva. A reificação do mundo em São Bernardo: uma leitura do romance de Graciliano Ramos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

3.
Ludiana Natalina de Sousa. Menino de engenho e fogo morto: o percurso da economia brasileira. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

4.
Paloma Aparecida Oliveira Viana. Gregório de Matos Guerra: Deus referente e Deus interlocutor. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

5.
Verônica Gama da Silva. Cesário verde : arte e realidade na construção poética de um artista inovador. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

6.
Fabiana dos Santos Souza. A desconstrução da narrativa tradicional na obra A hora da estrela. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

7.
Reginaldo José Pereira. Cooperifa : a intervenção da literatura na realidade social da periferia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

8.
Camila da Silva Oliveira. Entre o olhar e o ver : uma abordagem sociológica em Ensaio sobre a Cegueira. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

9.
Mário de Almeida Rodrigues Filho. Reflexos da filosofia oriental na obra poética de Fernando Pessoa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

10.
Sonia Raquel Paiva. As instâncias do processo criativo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

11.
Renata de Oliveira Carreto. Cornélio Pires, o capipira engravatado : um representante da literatura regional paulista. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

12.
Alessandra de Souza Figueiredo. As essências e as aparências em Machado de Assis : uma crítica ao mascaramento social. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

13.
Serafim, Regiane Camargo. O questionamento da busca da identidade nacional : a visão do homem brasileiro nas obras Memórias de um Sargento de Milícias e Macunaíma. 2004. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

14.
Gomes, Luís Cláudio. O Eclesiastes e o Velho do Restelo sob a perspectiva da literatura comparada. 2003. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

15.
Gonçalves, Carolina Fernandes. Elementos poéticos e históricos na poesia satírica de Gregório de Matos. 2003. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

16.
Coracini, Luís Sérgio. A carnavalização literária manifestada por meio do gênero da Sátira Menipéia em Quincas Borba. 2003. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

Iniciação científica
1.
Ana Paula Prado. A interdiscursividade em alguns poemas do livro Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.

2.
JUSABETE P. FELIZ NETA. Estratégias discursivas na construção do ethos do enunciador de São Bernardo, de Graciliano Ramos.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em LETRAS) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Manoel Francisco Guaranha.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
GUARANHA, M. F.;GUARANHA, MANOEL FRANCISCO2012 GUARANHA, M. F.. O Texto como unidade de sentido: base para o desenvolvimento de estratégias de leitura em sala de aula. Intersecções (Jundiaí), v. 1, p. 282-301, 2012.

2.
GUARANHA, M. F.;GUARANHA, MANOEL FRANCISCO2013 GUARANHA, M. F.. A natureza triangular do desejo no discurso do romance Caetés. Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online), v. 15, p. 205-214, 2013.

3.
GUARANHA, M. F.;GUARANHA, MANOEL FRANCISCO2013 GUARANHA, M. F.. O tempo como matérias estilística e discursiva no romance urbano Senhora, de José de Alencar. Fronteiraz (São Paulo), v. 1, p. 190, 2013.

4.
GUARANHA, MANOEL FRANCISCO2015GUARANHA, MANOEL FRANCISCO; BORTOLETE, JULIANO CAVALCANTE . Língua portuguesa e matemática em cursos tecnológicos: estudos sobre lógica da linguagem e linguagem da lógica. Linha d'Agua, v. 28, p. 31, 2015.

5.
PRADO, A. P.2015PRADO, A. P. ; GUARANHA, M. F. . CECÍLIA MEIRELES E O CANTO DO ROMANCEIRO EM MEMÓRIA AOS INCONFIDENTES MINEIROS. Cadernos de Letras da UFF, v. 25, p. 131-139, 2015.


Livros e capítulos
1.
GUARANHA, M. F.; ZAMBRAMO, L. . Aspectos da Gestão do Conhecimento nas empresas. In: CANDIDO, Paulo Roberto; PATRÍCIO, Patrícia. (Org.). Empreendedorismo: uma perspectiva multidisciplinar. 1ed.Rio de Janeiro: LTC, 2016, v. 1, p. 125-133.



Outras informações relevantes


Participação como professor orientador no "Projeto Ler e Escrever - toda força ao 1° ano", da Secretaria de Educação do Município de São Paulo, Diretoria de Orientação Técnica em parceria com o Centro Universitário São Camilo, de maio a dezembro de 2007.
Desenvolvi, ao longo do ano de 2007, atividades de formação docente dos alunos pesquisadores do Centro Universitário São Camilo que atuaram no Projeto Ler e Escrever.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 09/12/2018 às 21:39:00