Wilson Roberto Bekesas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0968213395419691
  • Última atualização do currículo em 30/10/2018


Possui Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Aperfeiçoamento/Especialização em Design de Hipermídia pela Universidade Anhembi Morumbi (2000) e Graduação em Comunicação Social/Publicidade pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (1994). Publicitário e designer com passagens por empresas como Berg, Duailibi & Cia (Direção de Arte), Editora Saraiva (Edição de Arte) e AOL Brasil (Web Designer). Atualmente é professor adjunto na Universidade São Judas Tadeu; professor assistente na Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo; professor assistente do programa de pós graduação do Centro Universitário Senac. É coordenador do projeto de pesquisa inscrito no CNPq, Cosmopolitismos Juvenis no Brasil < dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7693969988944191 >. Tem experiência profissional na área de Comunicação Social / Publicidade e Propaganda, e Design. Como pesquisador/investigador relaciona os temas que entre si envolvem os sujeitos e as sociedades em que habitam: comunicação e design, interfaces visuais, mídias interativas, usabilidade, cosmopolitismos e cidadania digital. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wilson Roberto Bekesas
Nome em citações bibliográficas
BEKESAS, W. R.;BEKESAS, W.;WILSON, BEKESAS;BEKESAS, WILSON ROBERTO


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Da representação à apresentação - Mudança em fluxo da linguagem publicitária?, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Lucrécia D'Alessio Ferrara.
Palavras-chave: Apresentação; Comunicação; imersão; Publicidade; Representação; Sujeito.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
Setores de atividade: Educação; Publicidade e pesquisa de mercado; Edição e edição integrada à impressão.
2004 - 2006
Mestrado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A interface da notícia nos meios impresso e digital - o tratamento da informação nas primeiras páginas dos jornais impressos e nos portais na internet,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Nelson Brissac Peixoto.
Palavras-chave: Comunicação; Notícia; informação; interface; Internet; imprensa.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
1999 - 2000
Aperfeiçoamento em Design de Multimídia.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil. Ano de finalização: 2000.
1988 - 1994
Graduação em Comunicação Social - Publicidade.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Uso Pedagógico de Mapas Conceituais. (Carga horária: 210h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2017 - 2017
Maleta Pedagógica Combinação de Método, Estratégias e Ferramentas de Ensino. (Carga horária: 210h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2017 - 2017
Projetos que envolvem Aprendizagem Colaborativa Internacional. (Carga horária: 210h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2017 - 2017
Gamifi cação na Academia: Workshop para Game Design e Jogos Pedagógicos. (Carga horária: 210h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2017 - 2017
Avaliação da Aprendizagem Técnicas para Formulação de Questões. (Carga horária: 210h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2014 - 2014
Experiências pedagogias ativas - empreendedorismo e aprendizagem em probl. (Carga horária: 8h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2013 - 2013
Engajando e Motivando Estudantes de Hoje - Prof Angela P McGlynn. (Carga horária: 12h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2013 - 2013
Fundamentos da Análise dos Discursos Midiáticos. (Carga horária: 8h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2010 - 2011
Academia de Formação em Didática Universtária. (Carga horária: 46h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2007 - 2007
Criação: Módulo Avançado. (Carga horária: 12h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2006 - 2006
Redação de Casos. (Carga horária: 8h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2006 - 2006
Redação de Casos. (Carga horária: 8h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2005 - 2005
Dominando as Técnicas de Ensino. (Carga horária: 8h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2005 - 2005
PGE. (Carga horária: 14h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor-supervisor da Pupila, laboratório experimental de publicidade da área de Letras, Artes, Comunicação e Ciências da Educação da Universidade; gestor do grupo de 8 alunos em dois campi da Instituição, unidades da Mooca e Butantã.

Atividades

05/2018 - Atual
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Letras Artes Comunicacao e Ciencias da Educacao, .

Serviço realizado
Professor-supervisor do laboratório experimental Pupila (agência de publicidade).

Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor - Pós Graduação, Carga horária: 8


Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18


Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (SP), FAPCOM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor para as turmas de Comunicação Social: Teoria da Informação e Publicidade Interativa.


AOL Brasil, AOL-BR, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Web Designer Senior, Carga horária: 40


Editora Saraiva, SARAIVA, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Editor de Arte, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
CONSUMO CULTURAL HÍBRIDO JUVENIL
Descrição: Esse projeto de pesquisa busca problematizar o consumo cultural híbrido juvenil, concentrado nos meios digitais, articulado a contextos de cosmopolitismo. A principal pergunta que se propõe nesse sentido é: como ocorreriam encontros cosmopolitas (aqueles que permitem o desenvolvimento de uma visão do Outro) para os jovens brasileiros, a partir do consumo cultural híbrido (tanto global, quanto local, tanto na realidade híbrida do ciberespaço quanto da cibercultura)? O recorte proposto para responder a essa questão está ancorado em uma base reflexiva sobre (1) o consumo cultural dos jovens e sua relação na sociedade contemporânea com o entretenimento; (2) a cibercultura como relação da comunicação individual de massa e a ubiquidade, potencial gerador de encontros cosmopolitas. Sendo assim, a área de pesquisa na qual se insere esse projeto está relacionada tanto ao campo da comunicação, quanto aos estudos do consumo e da cultura, a partir especificamente do foco dos estudos das juventudes. Dessa maneira, o projeto se relaciona com duas temáticas prioritárias de pesquisa da ESPM: Consumo e sociedade e Comunicação digital..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Wilson Roberto Bekesas - Coordenador / Renato Mader - Integrante / Viviane Riegel - Integrante.Financiador(es): Escola Superior de Propaganda e Marketing - Auxílio financeiro.
2015 - Atual
Cosmopolitismos Juvenis no Brasil
Descrição: O objetivo do grupo é verificar o desenvolvimento de práticas e interesses cosmopolitas, analisando as perspectivas culturais dos jovens brasileiros, a partir de suas visões sobre o Brasil e sobre o mundo. Como principais produtos o grupo pretende desenvolver diversas publicações, dentre elas um livro para a série "Youth in a Globalizing World", da Editora Brill, desenvolver a pesquisa nacionalmente em parceria com o SESC e seu centro de pesquisa, e consolidar a parceria no projeto internacional com a Universidade Paris IV e o Ministério da Cultura da França no projeto internacional sobre Cosmopolitismo Estético..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Wilson Roberto Bekesas - Integrante / Renato Mader - Integrante / Viviane Riegel - Coordenador.


Outros Projetos


2008 - 2009
E agora, Mário? ? A práxis digital e a intertextualidade das idéias
Descrição: Realizar uma investigação acadêmica envolvendo a ?releitura? e ?reescrita? da obra do professor Mário Chamie em suportes digitais, apresentando sua importância e contemporaneidade. Destacar e recuperar, numa perspectiva histórica, a influência de Mário Chamie dentro do universo do design, da publicidade e da cultura nacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Wilson Roberto Bekesas - Coordenador.Financiador(es): Escola Superior de Propaganda e Marketing - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1BEKESAS, W. R.2018BEKESAS, W. R.; BERIMBAU, M. ; MADER, R. V. ; PELLERANO, J. A. ; RIEGEL, V. . CosmoCult Card Game: A Methodological Tool to Understand the Hybrid and Peripheral Cultural Consumption of Young People. Open Library of Humanities, v. 4, p. 1-29, 2018.

2.
4BEKESAS, WILSON ROBERTO2017BEKESAS, WILSON ROBERTO; RIEGEL, VIVIANE ; PELLERANO, JOANA ANGÉLICA . DESAFIOS DE UMA PESQUISA INTERNACIONAL: adaptações e inovações a partir de um olhar periférico para o cosmopolitismo. REVISTA OBSERVATÓRIO, v. 3, p. 346, 2017.

3.
3RIEGEL, V.2017RIEGEL, V. ; MADER, R. ; BEKESAS, W. R. . Aesthetic cosmopolitanism and media consumption of young people in São Paulo. JANUS anuário de relações exteriores, v. 1, p. 92-93, 2017.

4.
5BEKESAS, WILSON ROBERTO2016BEKESAS, WILSON ROBERTO; RIEGEL, VIVIANE ; MADER, RENATO VERCESI . Consumo midiático juvenil em experiências cosmopolitas: entre o entretenimento global e as práticas locais. COMUNICACAO, MIDIA E CONSUMO (ONLINE), v. 13, p. 112-130, 2016.

5.
2BEKESAS, W. R.;BEKESAS, W.;WILSON, BEKESAS;BEKESAS, WILSON ROBERTO2016BEKESAS, W. R.; MADER, R. ; RIEGEL, V. . Media and Cultural Consumption by Young Students in the City of São Paulo, Brazil: Evidences of Digital Divide, Possibilities of Cosmopolitanism.. Global Media Journal -- Canadian Edition, v. 9, p. 119-133, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BEKESAS, W. R.. Da representação à apresentação. 1ª. ed. Saarbrücken: OmniScriptum GmbH & Co. KG / NEA - Novas Edicoes Academicas, 2015. v. 1. 152p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BERIMBAU, M. M. R. ; BEKESAS, W. R. ; MADER, R. V. ; PELLERANO, J. A. ; RIEGEL, V. . ?CosmoCult Card Game?: O Uso de um Jogo como Metodologia de Pesquisa em Comunicação e Consumo. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016.

2.
BEKESAS, W. R.; RIEGEL, V. ; PELLERANO, J. A. ; MADER, R. . Desafios de uma pesquisa internacional: adaptações e inovações a partir de um olhar periférico para o cosmopolitismo. In: COMUNICON ? Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, 2016, São Paulo. Anais COMUNICON 2016, 2016.

3.
BEKESAS, W.; MADER, R. . Consumo cultural hibrido de jovens universitarios: mercado de entretenimento e cibercultura como articuladores de encontros cosmopolitas. In: XIV Congresso Ibero-Americano de Comunicação IBERCOM 2015, 2015, São Paulo. Anais do XIV Congresso Ibero-Americano de Comunicação IBERCOM 2015, 2015. p. 3356-3365.

4.
BEKESAS, W. R.; MIRANDA, G. D. . A narrativa transmídia e a publicidade. In: Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, 2014, São Paulo. http://www.espm.br/download/Anais_Comunicon_2014/links/Trabalhos.html, 2014.

5.
BEKESAS, W. R.; MADER, R. ; RIEGEL, V. . Consumo Cultural Híbrido de Jovens Universitários: Mercado de Entretenimento e Cibercultura como Articuladores de Encontros Cosmopolitas. In: VIII Simpósio Nacional da ABCiber, 2014, São Paulo. Anais do VIII Simpósio Nacional da ABCiber, 2014.

6.
BEKESAS, W. R.. Publicidade, interface e imersão mediática. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife - PE. Anais do XXXIV Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011.

7.
BEKESAS, W. R.. A publicidade diante da relação, espaço/tempo = 0. In: ComuniCon - 1º Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, 2011, São Paulo. Anais do 1º Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BEKESAS, W. R.. A notícia como interface entre os meios impresso e digital: o tratamento da informação nas primeiras páginas de jornais e portais na Internet. In: 1º Encontro ESPM de Comunicação e Marketing -, 2005, São Paulo. CD: Anais do 1º Encontro ESPM de Comunicação e Marketing -. São Paulo: Centro de Altos Estudos de Propaganda e Marketing, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
RIEGEL, V. ; MADER, R. ; BEKESAS, W. ; PELLERANO, J. A. . Aesthetic Cosmopolitanism As a Means of Entry for Global Imaginaries: A Research with Brazilian Young People. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
RIEGEL, V. ; BEKESAS, WILSON ROBERTO ; MADER, R. V. . TUDO BOM: um encontro entre Israel e Brasil, um possível caminho cosmopolita. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BEKESAS, W. R.; RIEGEL, V. ; PELLERANO, J. A. ; MADER, R. . Desafios de uma pesquisa internacional: adaptações e inovações a partir de um olhar periférico para o cosmopolitismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BEKESAS, W. R.. Design Thinking. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BEKESAS, W. R.; MIRANDA, G. D. . A Narrativa Transmídia e a Publicidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
RIEGEL, V. ; BEKESAS, W. R. ; MADER, R. . Consumo Cultural Híbrido de Jovens Universitários:Mercado de Entretenimento e Cibercultura como Articuladores de Encontros Cosmopolitas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
BEKESAS, W. R.; FERRARA, L. D. . Da representação à apresentação: mudanca em fluxo da linguagem publicitária?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BEKESAS, W. R.. A publicidade diante da relação, espaço/tempo = 0. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
FERRARA, L. D. ; GURGEL, A. ; RAMOS, A. V. ; ROCHA, D. C. ; JACOB, E. L. ; NUNES-FERREIRA, G. S. ; BEKESAS, W. R. . Dimensões comunicativas da cidade: da visualidade à visibilidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BEKESAS, W. R.. AOL do Brasil. 2005.

2.
BEKESAS, W. R.. Intermanagers. 2000.

3.
BEKESAS, W. R.. HSM Education. 2000.

4.
BEKESAS, W. R.. Literatura História & Texto - volumes 1, 2 e 3. 1999.

5.
BEKESAS, W. R.. Os Alicerces da Física - volumes 1, 2 e 3. 1998.

6.
BEKESAS, W. R.. New English Point - volumes 1, 2, 3 e 4. 1998.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BEKESAS, W. R.; FORLANI, M. . Semana de Cimunicação - 2018 - Universidade São Judas Tadeu. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
BEKESAS, W. R.. Glossário do Empreendedor: o que é transmídia?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
BEKESAS, W. R.. Excesso de Photoshop e bizarrices estampam capas de revistas. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
BEKESAS, W. R.. UX + UI = Usabilidade. 2017. .

2.
BEKESAS, W. R.. Material de apoio da disciplina Multimídia III. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

3.
BEKESAS, W.; MADER, R. . Consumo Global nos Meios Digital. 2016. (Disciplina eletiva do curso Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor).

4.
BEKESAS, W. R.; AGUIAR, R. . 7i: Cultura da Inovação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
BEKESAS, W. R.. Princípios de Animação com Macromedia Flash MX2004. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
BEKESAS, W. R.. Princípios de Animação com Macromedia Flash MX2004. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
BEKESAS, W. R.. Princípios de Animação com Macromedia Flash MX2004. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
BEKESAS, W. R.. Princípios de Animação com Macromedia Flash MX2004. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CSILLAG, P. D. P.; SILVA, Cícero Inácio da; BEKESAS, W. R.. Participação em banca de Susana Engel. Novos padrões em revista para a web - formato, usabilidade e design de revistas digitais. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu Sensu) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

2.
CSILLAG, P. D. P.; BEKESAS, W. R.; WEISZMAN, P. D. E.. Participação em banca de Elisa Cielusinsky e Silva. Usabilidade & Design ? Estudo de caso: www.vivara.com.br. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu Sensu) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

3.
BEKESAS, W. R.; PINATTI, P. D. A. E.; CSILLAG, P. D. P.. Participação em banca de Fábio Zulli Nalin. A linguagem visual da capa da Fluir impacta nas vendas?. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu Sensu) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

4.
BEKESAS, W. R.; CSILLAG, P. D. P.; ORTEGOSA, P. M. M.. Participação em banca de Lucyana Reimão dos Santos. A animação como comunicação em massa e propagação de valores - O Caso Branca de Neve. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu Sensu) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BEKESAS, W. R.; MAZZILLI, P.; BERIMBAU, M.. Participação em banca de Victor Theodoro Pio de Queiroz.A ?Humanização? do e-commerce - Sobre a eficiência dos chatbots como atendentes virtuais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

2.
MADER, R. V.; BEKESAS, W. R.; TERENZZO, M.. Participação em banca de Giuliana Maroni Picchetto.Digital Influencers e o Papel que Desempenham na Moda Contemporânea: Uma Análise Sobre as Práticas que Envolvem o Campo da Moda e a Emergência dos Digital Infuencers. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

3.
MARCELINO, R. M. A.; BEKESAS, W. R.; TAFNER, R. S. M.. Participação em banca de Gabriella Delamarque Zucheram.Reflexões sobre Gordofobia a Ativismo no Ciberespaço: Uma Análise Discursiva do Canal do YouTube Alexandrismos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

4.
PONTES, M. C.; BEKESAS, W. R.; KUHAR, A. J.. Participação em banca de ALEXANDRE MONTESSO BONOMI.CRM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

5.
TERENZZO, M.; BEKESAS, W. R.; ANDRADE, T. P.. Participação em banca de Juliana Midori Ikuta Tobisawa.A Islândia e o Entretenimento: Um Estudo de Marca País e a Estratégia de Comunicação Para Aumentar o Turismo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

6.
BEKESAS, W. R.; ROCHA JUNIOR, I.; RODRIGUES, A. C.. Participação em banca de Mariana Simões Sapienza.Aplicativo para praças de alimentação de Shopping Centers. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

7.
BEKESAS, W. R.; ROCHA JUNIOR, I.; RODRIGUES, A. C.. Participação em banca de Rafael Paes Salomão.Aplicativo para praças de alimentação de Shopping Centers. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

8.
BEKESAS, W. R.; RODRIGUES, A. C.; DUQUE-ESTRADA, A. C. P.. Participação em banca de Isabella Cassoli de Santis.Alternativa ? plataforma de comunicação e vendas voltada para o universo de moda e design sustentável. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

9.
BEKESAS, W. R.; RODRIGUES, A. C.; DUQUE-ESTRADA, A. C. P.. Participação em banca de Maria Eduarda De Luca.Alternativa ? plataforma de comunicação e vendas voltada para o universo de moda e design sustentável. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

10.
BEKESAS, W. R.; MENDES JUNIOR, A.; NOGUEIRA, C. E. S.. Participação em banca de LUCAS HON.Oppus - site que liga as empresas diretamente a designers ideais para vaga. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

11.
BEKESAS, W. R.; MENDES JUNIOR, A.; NOGUEIRA, C. E. S.. Participação em banca de TAIS ALVARES.Oppus - site que liga as empresas diretamente a designers ideais para vaga. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

12.
BEKESAS, W. R.; MORAES, S. G.; MENDONCA, A. A.. Participação em banca de Gabriela Domingues Flores.Da senzala para a passarela: A moda como manifestação da identidade étnica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

13.
BEKESAS, W. R.; MORAES, S. G.; MENDONCA, A. A.. Participação em banca de Nathalia Roque Szymanskyj.Da senzala para a passarela: A moda como manifestação da identidade étnica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

14.
COELHO, W.; BEKESAS, W. R.; BERIMBAU, M. M. R.. Participação em banca de Guilherme de Albanesi Santos.Vento e Proa - e-commerce de moda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

15.
COELHO, W.; BEKESAS, W. R.; BERIMBAU, M. M. R.. Participação em banca de Otavio de Queiroz Gadelha.Vento e Proa - e-commerce de moda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

16.
COELHO, W.; BEKESAS, W. R.; BERIMBAU, M. M. R.. Participação em banca de Pedro Malta Arvelos.Vento e Proa - e-commerce de moda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

17.
COELHO, W.; BEKESAS, W. R.; BERIMBAU, M. M. R.. Participação em banca de Rafael Lopes Paganini.Vento e Proa - e-commerce de moda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

18.
COELHO, W.; BEKESAS, W. R.; BERIMBAU, M. M. R.. Participação em banca de Caio Alcantara Kairalla.Vending Machine de Suplementos Alimentares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

19.
COELHO, W.; BEKESAS, W. R.; BERIMBAU, M. M. R.. Participação em banca de Isabella Zorzetto.Vending Machine de Suplementos Alimentares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

20.
COELHO, W.; BEKESAS, W. R.; BERIMBAU, M. M. R.. Participação em banca de Teodoro da Silva.Vending Machine de Suplementos Alimentares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

21.
COELHO, W.; BEKESAS, W. R.; BERIMBAU, M. M. R.. Participação em banca de Marina Marinoni Carneiro.Vending Machine de Suplementos Alimentares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

22.
COELHO, W.; BEKESAS, W. R.; BERIMBAU, M. M. R.. Participação em banca de Ricardo Setton.Vending Machine de Suplementos Alimentares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

23.
COELHO, W.; BEKESAS, W. R.; IAHN, R. C.. Participação em banca de Bruna Di Perna Vitali.Trakinas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

24.
COELHO, W.; BEKESAS, W. R.; IAHN, R. C.. Participação em banca de Carolyne Udi Conde Alves.Trakinas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

25.
COELHO, W.; BEKESAS, W. R.; IAHN, R. C.. Participação em banca de Gabriela Martins Depentor.Trakinas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

26.
COELHO, W.; BEKESAS, W. R.; IAHN, R. C.. Participação em banca de Juliana Franco Kauffmann.Trakinas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

27.
COELHO, W.; BEKESAS, W. R.; IAHN, R. C.. Participação em banca de Patricia Pereira da Fonseca.Trakinas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

28.
COELHO, W.; BEKESAS, W. R.; IAHN, R. C.. Participação em banca de Thais Letteriello Lenharo.Trakinas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

29.
COELHO, W.; BEKESAS, W. R.; BERIMBAU, M.. Participação em banca de Camila Fernandes Pereira Moreira.Sorvetes Napoli. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

30.
COELHO, W.; BEKESAS, W. R.; BERIMBAU, M.. Participação em banca de Maria Fernanda Bonfá Lopes.Sorvetes Napoli. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

31.
COELHO, W.; BEKESAS, W. R.; BERIMBAU, M.. Participação em banca de Patrícia de Carvalho Souza Ferreira.Sorvetes Napoli. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

32.
BEKESAS, W. R.; CASTRO, G. G. S.. Participação em banca de Michelle Biadola Pinheiro Machado Cogan.Consumo de RuPaul's Drag Race - A influência do reality show para o consumo da cena drag queen na cidade de São Paulo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

33.
BEKESAS, W. R.; CUNHA, P. R. F.. Participação em banca de Juliana de Oliveira Leite.Empoderamento do consumidor na ciberpublicidade - um estudo sobre o impacto da mídia programática no atual mercado publicitário brasileiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

34.
BEKESAS, W. R.; CAMPOS JUNIOR, W. R.. Participação em banca de Leonardo Kamimura Uono.Gossip Girl - Uma reflexão sobre as práticas de consumo na série e a recepção dos fãs. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

35.
CASTRO, G. G. S.; BEKESAS, W. R.; OFEMANN, R. J. O.. Participação em banca de Rafael Henrique Gonçalves.Ativismo Social no Funk Carioca. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

36.
BEKESAS, W. R.; PERES NETO, L.. Participação em banca de Vanessa Miki Yamamoto.A Narrativa da Felicidade na Cultura da Mídia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

37.
MADER, R.; BEKESAS, W. R.; OLIVEIRA, D. A.. Participação em banca de Guilherme Vanderli Lombardi de Paula, Gustavo Lacerda Meni.Hang Loose: Rejuvenescimento da Marca. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

38.
CAMPOS JUNIOR, W. R.; BEKESAS, W. R.. Participação em banca de Letícia Kanesaki.A construção identitária e autobiográfica em jogos de vídeo game: um estudo de caso do jogo Heavy Rain. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

39.
MADER, R. V.; BEKESAS, W. R.; OLIVEIRA, D. A.. Participação em banca de Guilherme Vanderli Lombardi de Paula.Hang Loose: Rejuvenescimento da Marca. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

40.
MADER, R.; BEKESAS, W. R.; OLIVEIRA, D. A.. Participação em banca de Gustavo Lacerda Meni.Hang Loose: rejuvenescimento da marca. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

41.
BEKESAS, W. R.; CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Adriano Tozin de Sá.A Influência da Abordagem Humorística na Publicidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

42.
BEKESAS, W. R.; MASTROCOLA, V. M.. Participação em banca de Hye Won Kim.Vestidos para Conectar: uma reflexão sobre a relação que se estabelece entre wearable devices e seu usuário. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

43.
BEKESAS, W. R.; BERIMBAU, M. M. R.. Participação em banca de Julia Pinto Varela.A Influência de Andy Warhol na Publicidade Contemporânea. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

44.
BEKESAS, W. R.; MAZZILLI, P.. Participação em banca de João Alexandre Viegas Filho.Resgate das Tendências dos Anos 50 e 70 na Comunicação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

45.
NOGUEIRA, C. E. S.; BEKESAS, W. R.; ABRAHAO, C. P.. Participação em banca de Ana Luisa Mikado de Moraes.Adentra-se: questionamento da narrativa através do audiovisual. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

46.
BEKESAS, W. R.; MARCHI, C. F.. Participação em banca de Gabriela Dischinger Miranda.A Narrativa Transmídia na Publicidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

47.
STREHLAU, S.; BEKESAS, W. R.; UMEDA, G. M.. Participação em banca de Laura Welter, Ana Claudia Espirito Santo.Salto Alto: Estudo sobre personalidade e consciência de moda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

48.
BEKESAS, W. R.; UMEDA, G. M.. Participação em banca de Lucas Maximo Ribeiro.Visual Merchandising: varejo de luxo - Louis Vuitton. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

49.
MADER, R.; BEKESAS, W. R.; UMEDA, G. M.. Participação em banca de Felipe Coelho, Thales Batista, Thomas Mourão.Blog sobre games: Portal nacional sobre games. O usuário como protagonista através do processo de gamificação.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

50.
MADER, R.; BEKESAS, W. R.; STREHLAU, V. I.. Participação em banca de Cindy Kimie Honda.Content House: transformando ideias em resultados. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

51.
MADER, R.; BEKESAS, W. R.; UMEDA, G. M.. Participação em banca de Luisa Milan Valezin, Letícia Carla Ibanhez.O uso de blogs de moda como ferramenta de comunicação para as marcas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

52.
BEKESAS, W. R.; MIRANDA, R. A. P. C.. Participação em banca de Rossiane Antunez de Mayolo Bravo Mejia.Histórias em quadrinhos e publicidade: A exploração da cultura de fãs. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

53.
GALLUCCI, L.; BEKESAS, W. R.; RIBEIRO, V. O.. Participação em banca de Ligia M. Chelotti, Jean Felipe M Chican, Luciana D. Shimizu.Multiplus Programa de Coalizão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

54.
BEKESAS, W. R.; ROSSI, G. B.; BRONDINO, K. L.. Participação em banca de Bruno Chawki Jaffan, André Aquiyama Alonso, André C Dieguez.Marketing Esportivo: impacto da promoção de eventos esportivos na percepção dos consumidores. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

55.
GALLUCCI, L.; BEKESAS, W. R.. Participação em banca de Ananta Daneu do Nascimento et al.Prefeitura de Socorro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

56.
Garcia, L F; Pontes, Marcelo; BEKESAS, W. R.. Participação em banca de Adriana Paixão de Mendonça et al.Famiglia Mancini. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

57.
TURRA, M; COELHO, W.; BEKESAS, W. R.. Participação em banca de Carolina Lopes Fernandes et al.Revista National Geographic. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

58.
BERIMBAU, M.; BEKESAS, W. R.. Participação em banca de Rodrigo Fortes de Medeiros Correia.O processo de transformação do diretor de cinema em uma marca. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

59.
UMEDA, G. M.; BEKESAS, W. R.. Participação em banca de Ana Alice Martins E. de Oliveira (e outros autores do grupo).Conteúdos gerados por usuários e sua influência no comportamento de compra na internet. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

60.
SILVA JR, Luiz Fernando; CASAROTTI, M.; BEKESAS, W. R.. Participação em banca de Muriel Maia de Moraes.As salas de cinema: das massas aos nichos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

61.
COELHO, W.; MATSUDA, Matheus; BEKESAS, W. R.. Participação em banca de Lucilia Maria Abbud P Garcia et al.Present-Service Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

62.
ROCHA, Ismael; TURRA, M; BEKESAS, W. R.. Participação em banca de Ingrid Lambrecht et al.Jornal Destak. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

63.
ANDRADE, Fabio; MATSUDA, Matheus; BEKESAS, W. R.. Participação em banca de Carolina de Miranda et al.Associação meninos do Morumbi. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

64.
BUENO, Claudio S.; BEKESAS, W. R.; ROCHA, Ismael. Participação em banca de Mariana Cunha.EJA Lourenço Castanho. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

65.
BEKESAS, W. R.. Participação em banca de Grupo de alunos.Mapfre. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

66.
BEKESAS, W. R.. Participação em banca de Grupo de alunos.Showlivre. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

67.
BEKESAS, W. R.. Participação em banca de Grupo de alunos.TCC_Cartazes 007. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital) - Universidade Anhembi Morumbi.

68.
BEKESAS, W. R.. Participação em banca de Grupo de alunos.TCC_Capoeira. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital) - Universidade Anhembi Morumbi.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
BEKESAS, W. R.; DISESSA, A.; INARRA, A.; MATUCK, M. A. S.; MADER, R.; HOFF, T. M. C.. EXPOCOM - 2005. 2005. Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Outras participações
1.
BEKESAS, W. R.. 37º Profissionais do Ano. 2016. Rede Globo - Matriz.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Aula Magna do PPGCOM-ESPM com a Profa. Dra. Isabel Ferin (Universidade de Coimbra). 2018. (Encontro).

2.
7a.Aula Magna do Fórum de Programas de Pós‐Graduação do Estado de São Paulo. 2017. (Encontro).

3.
XV CONGRESSO INTERNACIONAL IBERCOM. ?Tudo Bom?: um encontro entre Israel e Brasil, um possível caminho cosmopolita. 2017. (Congresso).

4.
1º Hackaton ESPM-VIVO - Desafio Educacional de Desenvolvimento de APP Android.1º Hackaton ESPM-VIVO - Desafio Educacional de Desenvolvimento de APP Android. 2016. (Oficina).

5.
37º PROFISSIONAIS DO ANO.Júri Norte-Nordeste. 2016. (Encontro).

6.
COMUNICON 2016. Desafios de uma pesquisa internacional: adaptações e inovações a partir de um olhar periférico para o cosmopolitismo. 2016. (Congresso).

7.
4ª Mostra Estudantil 2015.Arte e Tecnologia. 2015. (Encontro).

8.
COMUNICON 2014. A Narrativa Transmídia e a Publicidade. 2014. (Congresso).

9.
O método do caso e suas implicações no campo do Design.O método do caso e suas implicações no campo do Design (com prof Claudia Weber). 2014. (Outra).

10.
Conferência Semestral de Referência dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação de São Paulo. 2013. (Outra).

11.
ALAIC 2012 - XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. Da representação à apresentação: mudança em fluxo da linguagem publicitária?. 2012. (Congresso).

12.
ComuniCon - 1º Congresso Internacional em Comunicação e Consumo. A publicidade diante da relação, espaço/tempo = 0. 2011. (Congresso).

13.
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Publicidade, interface e imersão mediática. 2011. (Congresso).

14.
8º Simpósio Comunicação e Práticas de Consumo. 2010. (Simpósio).

15.
3º Encontro ESPM de Comunicação e Marketing. 2009. (Encontro).

16.
Princípio de Planejamento de Marketing para PGD. 2009. (Encontro).

17.
XIII Encuentro de Felafacs.Dimensões comunicativas da cidade: da visualidade à visibilidade. 2009. (Encontro).

18.
3º Simpósio Internacional de Comunicação da FapCom - Comunicação e Mobilidade. 2008. (Simpósio).

19.
2º Encontro ESPM de Comunicação e Marketing.O ponto de gravidade na organização social mudou da pergunta.... 2007. (Encontro).

20.
Os desafios para formar o profissional do século XXI. 2006. (Encontro).

21.
1º Encontro ESPM de Comunicação e Marketing -.1º Encontro ESPM de Comunicação e Marketing -. 2005. (Encontro).

22.
3º Simpósio Nacional Comunicação e Práticas de Consumo. 2005. (Seminário).

23.
Marketing e Serviço ao Cliente na Internet. 2001. (Seminário).

24.
Tecnologia e Competitividade Global: a Gestão de Pessoas na e-Culture. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BEKESAS, W. R.; RIEGEL, V. ; MADER, R. V. ; PELLERANO, J. A. . Conferência Internacional Cultura Global e Cosmopolitismo Estético. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
VICTOR THEODORO PIO DE QUEIROZ. A "Humanização" do e-commerce - Sobre a eficiência dos chatbots como atendentes virtuais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Wilson Roberto Bekesas.

2.
Maria Eduarda De Luca. Alternativa ? plataforma de comunicação e vendas voltada para o universo de moda e design sustentável. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Wilson Roberto Bekesas.

3.
Isabella Cassoli de Santis. Alternativa ? plataforma de comunicação e vendas voltada para o universo de moda e design sustentável. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Wilson Roberto Bekesas.

4.
Rafael Paes Salomão. Aplicativo para praças de alimentação de Shopping Centers. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Wilson Roberto Bekesas.

5.
Mariana Simões Sapienza. Aplicativo para praças de alimentação de Shopping Centers. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Wilson Roberto Bekesas.

6.
Tais Alvares. Oppus site que liga as empresas diretamente a designers ideais para vaga. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Wilson Roberto Bekesas.

7.
Lucas Hon. Oppus site que liga as empresas diretamente a designers ideais para vaga. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Wilson Roberto Bekesas.

8.
Gabriela Domingues Flores. Da senzala para a passarela: A moda como manifestação da identidade étnica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Wilson Roberto Bekesas.

9.
Nathalia Roque Szymanskyj. Da senzala para a passarela: A moda como manifestação da identidade étnica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Wilson Roberto Bekesas.

10.
Joyce Brisolla Dela Santina Torres. Entre luz e formas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Wilson Roberto Bekesas.

11.
Hye Won Kim. Vestidos para conectar: uma reflexão sobre a relação a relação que se estabelece entre os Wearables Devices e seu usuário. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Wilson Roberto Bekesas.

12.
Julia Pinto Varella. A influência de Andy Warhol na publicidade contemporânea. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Wilson Roberto Bekesas.

13.
Stella Bielawski Primerado. Design em EAD - caso da Fundação Bradesco. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Wilson Roberto Bekesas.

14.
Camila Paschini. Eve Comics. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Wilson Roberto Bekesas.

15.
Lucas Maximo Ribeiro. Visual Merchandising - varejo de luxo - Louis Vuitton. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Wilson Roberto Bekesas.

16.
Bruno Chawki Jaffan, André C. Dieguez, André Aquiyama Alonso. Marketing Esportivo: impacto da promoção de eventos esportivos na percepção dos consumidores. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Wilson Roberto Bekesas.

17.
Rossiane Antunez de Mayolo Bravo Mejia. Histórias em quadrinhos e publicidade: A exploraçãp da cultura de fãs. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Wilson Roberto Bekesas.

18.
Manoela Barbosa Sandim. A construção da identidade na contemporaneidade: uma investigação da importância da marca Harley-Davidson na expressão da identidade dos indivíduos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Wilson Roberto Bekesas.

19.
Tiago Henrique de Souza. O design gráfico em um contexto de web 2.0. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Wilson Roberto Bekesas.

20.
William A. Manuchakian. A indústria fonográfica, direito autoral e as novas formas de distribuição da música. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Wilson Roberto Bekesas.

21.
Fernando T. Loureiro. Redes sociais presenciais - clubes de negócios. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Wilson Roberto Bekesas.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Membro do grupo Cosmopolitismos Juvenis no Brasil juntamente com Profª Me. Viviane Riegel e Profº Me. Renato Mader
Membro do grupo ESPACC sob coordenação da Profª Drª Lucrécia D'Alessio Ferrara

Telefone: 11 99145 9132



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 15:54:59