Maria Lucia Martins Pedrosa Marra

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9692974345235206
  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2002), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2015). Participa do Grupo de pesquisa de Educação do Campo e da Amazônia GEPERUAZ da UFPA, atuou como professora formadora da Universidade Federal do Pará, (PARFOR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação, cultura, didática, estágio supervisionado, aprendizagem e formação de professores, pratica de ensino na educação básica (Ensino Fundamental). Atualmente é professora D1 do Ensino Básico, técnico e tecnológico na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará(UFPA) . (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Lucia Martins Pedrosa Marra
Nome em citações bibliográficas
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria de Estado de Educação do Pará, Escola de Governança Pública do Estado do Pará.
Avenida Nazaré, 871
Nazaré
66035145 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (91) 32146800
URL da Homepage: https://plus.google.com/101632540190778400827/about?hl=pt-BR


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Escola itinerante: uma experiência de formação de professores indígenas no estado do Pará, Brasil., Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Salomão Antônio Mufarrej Hage.
Coorientador: Eneida Côrrea de Assis.
Palavras-chave: Educação Escolar Indígena; Reflexividade; Formação de professores indígenas.
2006 - 2008
Mestrado em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Violência e Transgressão na periferia de Belém: Sociabilidade e os arranjos criminosos no espaço de ocupação Riacho Doce.,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Wilson José Barp.
Palavras-chave: sociabilidade; Transgressão; violência urbana; criminalidade; Agentes de Segurança Pública.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Outros.
2012 - 2013
Especialização em Populações indígenas Amazônicas: Cultura e Meio Am. (Carga Horária: 450h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Currículo e diversidade cultural na educação e as possibilidades metodológicas a partir da lei 11.645/08 para educação escolar indígena.
Orientador: Eneida Corrêa de Assis.
2003 - 2004
Especialização em Gestão do Terceiro Setor. (Carga Horária: 380h).
Faculdade do Pará, FAP*, Brasil.
Título: A Influência da Pedagogia de Projetos no Cotidiano das Salas de Aula Regular: Um Estudo Preliminar dos Alunos Egressos do Clube de Ciências da UFPA.
Orientador: Maria Betânia Fidalgo.
1998 - 2002
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Pedagogia de Projetos no cotidiano da escola: uma experiência no Clube de Ciências da UFPA.
Orientador: Eliana da Silva Felipe.




Formação Complementar


2018 - 2018
Planejar sem Mistérios. (Carga horária: 40h).
Instituto Paulo Freire, IPF, Brasil.
2018 - 2018
CONSIDERAÇÕES SOBRE ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTEL. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2018 - 2018
A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM VISÃO SUBNORMAL NA EAUFPA. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2018 - 2018
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DEFINIÇÕES E ESTRATÉGIAS. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2010 - 2010
Tecnologia na Educação. (Carga horária: 100h).
Núcleo de Tecnologia Educacional Belém II Professor Mário Thomáz, NTE, Brasil.
2008 - 2008
Filosofia à Maneira Clássica. (Carga horária: 42h).
Associação Cultural Nova Acrópole, ACNA, Brasil.
2004 - 2004
Captação de Recursos Para Ongs. (Carga horária: 9h).
Instituto de Educação E Cultura da Amazônia, IECA, Brasil.
2001 - 2001
Projetos de Iniciação A Pesquisa no Ensino de Ciên. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1997 - 1997
Curso Básico de Informática. (Carga horária: 120h).
Centro Nacional de Informática, CNI*, Brasil.
1978 - 1978
Curso Básico de Administração. (Carga horária: 60h).
Centro Técnico de Administração, CTA*, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Educação, Carga horária: 25


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 60
Outras informações
Docência para formação dos alunos do (Plano de ações articuladas formação de professores da educação básica - PARFOR), na disciplina: política e legislação em educação do campo.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 60
Outras informações
Docência para formação dos alunos do (Plano de ações articuladas formação de professores da educação básica - PARFOR) na disciplina: concepções filosóficas da educação.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 60
Outras informações
Docência para formação dos alunos do (plano de ações articuladas formação de professores da educação básica - PARFOR), na disciplina: coordenação pedagógica em ambientes escolares.

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Estagiário, Carga horária: 4

Atividades

3/2001 - 11/2001
Estágios , Centro de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Matemática.

Estágio realizado
Professor Estagiário.
2/2001 - 2/2001
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Matemática.

Treinamentos ministrados
Projeto de Iniciação à Pesquisa no Ensino de Ciências

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO PARÁ, CESUPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Especialização, Carga horária: 6
Outras informações
O CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ - CESUPA certifica que a Profª. MSc. MARIA LÚCIA MARTINS PEDROSA MARRA ministrou nos dias 07 e 08 de Março de 2014, 06, 07 e 13 de junho de 2015, e 04 de outubro de 2015 a disciplina "Metodologia da Pesquisa" (30h), aos alunos do Curso de Especialização em Pedagogia Empresarial - 2011, promovido por esta IES.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Especialização, Carga horária: 20
Outras informações
O CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ - CESUPA certifica que a PROFa. MSc. MARIA LÚCIA MARTINS PEDROSA MARRA ministrou nos dias 09, 10 e 17 de dezembro de 2011 a disciplina "Andragogia" (20h), aos alunos do Curso de Especialização em Pedagogia Empresarial - 2011, promovido por esta IES.


Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa do Pará, FADESP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvendo atividades pedagógicas em Projeto de Inclusão Social através do esporte em parceria com a Universidade Federal do Pará, Banco da Amazônia e Instituto Ayrton Senna, denominado Projeto Riacho Doce

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvendo atividades pedagógicas em Projeto de Inclusão Social através do esporte em parceria com a Universidade Federal do Pará, Banco da Amazônia e Instituto Ayrton Senna, denominado Projeto Riacho Doce

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Administrativa, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvendo atividades administrativo pedagógicas em Projeto de Inclusão Social através do esporte em parceria com a Universidade Federal do Pará, Banco da Amazônia e Instituto Ayrton Senna, denominado Projeto Riacho Doce


Associação de Educação e Cultura da Amazônia, AECAMAZ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora dos cursos de Pedagogia e Letras, ministrando as seguintes disciplinas: - Didática - Prática de Ensino - Gestão Escolar - Educação Indígena - Educação infantil - Monografia - Filosofia da Educação - Sociologia Aplicada a Educação - Legislação Educacional - Pesquisa Educacional - Ludicidade e Educação - Metodologia do Tratado Científico - Estágios Supervisionados I, II e III - Planejamento Educacional - Teorias do Currículo - Trabalho de Conclusão de Curso - Educação em Ambientes Escolares - Educação em Ambientes Não Escolares - Pesquisa Científica para Educação - Projetos Educacionais


Centro de Ensino Psicopedagógico Lápis de Cor, CEPLC, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Pré Escolar, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Educação Infantil


Escola de Governança Pública do Estado do Pará, EGPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnicos em capacitação de servidores, Carga horária: 30
Outras informações
Na mesma instituição atuo como professora do Programa de Pós-graduação, CPO´S EGPA.


Centro Educacional Triunfo, CET*, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DAS SÉRIES INICIAIS, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrava disciplinas de: - Língua Portuguesa - Geografia - Ciências Naturais - Ensino Religioso


ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA, EAUFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO TÉC. E TECNOLÓGICO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia GEPERUAZ
Descrição: O Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia - GEPERUAZ pertence ao Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará e objetiva realizar estudos e produzir conhecimentos sobre a realidade da Educação Básica e Superior das populações da Amazônia - ribeirinhas, assentadas, indígenas, quilombolas, extrativistas e outras. É formado por uma equipe de pesquisadores e estudantes que desenvolvem atividades de Pesquisa, Extensão e Ensino numa perspectiva interdisciplinar e militante que se propõe aproximar a universidade dos movimentos sociais e do poder público (Redes de Ensino, Gestões municipais e estaduais) fortalecendo experiências educativas que ocorrem em diferentes espaços sociais, processos de formação de educadores e gestores que atuam nas escolas do campo, com destaque para os que atuam em escolas multisseriadas; e de formação de Conselheiros Tutelares e dos direitos de crianças e adolescentes; com vistas á implementação de políticas públicas e práticas educacionais inovadoras, na educação do campo e na educação de Jovens e Adultos, inspiradas pelos princípios da educação popular e freireana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (15) / Mestrado acadêmico: (20) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (25) .
Integrantes: Maria Lucia Martins Pedrosa Marra - Integrante / Salomao Antonio Mufarrej Hage - Coordenador.
2010 - Atual
Observatório de Educação Escolar Indígena dos Territórios Etnoeducacional Amazônicos
Descrição: Acompanhamento e avaliação das políticas de implementação da educação escolar indígena como uma modalidade diferenciada dentro do quadro geral da educação brasileira nos territórios etnoeducacionais. O observatório surgiu em articulação com a CAPES e o INEP buscou junto às instituições de ensino superior a implementação do Observatório da Educação Escolar Indígena como espaço de pesquisa responsável por desenvolver diagnósticos da educação escolar indígena e de suas demandas para qualificação dos planos de trabalho construídos em cada território etnoeducacional.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Maria Lucia Martins Pedrosa Marra - Integrante / Eneida Corrêa de Assis - Coordenador / Alexandra Borba - Integrante / Wilson Max Teixeira - Integrante.


Projetos de extensão


2001 - 2009
Projeto Riacho Doce
Descrição: " PROJETO RIACHO DOCE - PRD", é uma proposta acadêmico-social de ação complementar à escola, desenvolvida pelo Departamento de Educação Física do Centro de Educação da Universidade Federal do Pará - UFPA, com o apoio do Instituto Ayrton Senna - IAS, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, da Secretaria Nacional de Esportes - SNE e do Banco da Amazônia - BASA. O principal Objetivo é dar oportunidade para que crianças e adolescentes de 07 a14 anos desenvolvam o seu potencial pela busca da formação integral, com o aprimoramento de competências pessoais, sociais, produtivas e cognitivas para o sucesso na vida e na escola, capazes de promover melhorias na qualidade de vida..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Lucia Martins Pedrosa Marra - Integrante / CHRISTIAN PINHEIRO DA COSTA - Coordenador.
1999 - 2000
Clube de Ciências da UFPA
Descrição: Desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (NPADC). Destinado ao desenvolvimento de programas de pesquisa, ensino e extensão, na área de Ensino de Ciências e Matemática e áreas afins, coordenando e executando ações de forma integrada com outras unidades da Universidade Federal do Pará e/ou em parceria com outras instituições de ensino e desenvolvimento de pesquisa, das esferas federal, estadual ou municipal..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco.
Inglês
Compreende Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
SILVA, Raimundo Paulino da  Data: 01/10/2011

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa2014MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Inclusão-exclusão: o aluno indígena no cenário da universidade pública-reflexões sobre o sistema de cotas universitárias.. Pesquiseduca, v. 06, p. 216-230, 2014.

2.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa2012MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Produção de Conhecimento sobre a Formação de Professores Indígenas: Inventário de Teses de 2000 a 2010. Revista Querubim, v. 2, p. 98-105, 2012.

3.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa2012MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Práticas Educativas e Inserção Social através de Extensão Universitária. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 17, p. 41-50, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Violência e Transgressão na Periferia de Belém: Sociabilidade e Arranjos Criminosos no Espaço de Ocupação Riacho Doce. In: Daniel Chaves Brito; Jaime Cunha De Souza. (Org.). Na Periferia do Policiamento: Direitos Humanos Violência e Práticas Policiais. 01ed.BELÉM: PAKA TATU, 2013, v. 01, p. 05-228.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Inclusão-exclusão: o aluno indígena no cenário da universidade pública-reflexões sobre o sistema de cotas universitárias.. Pesquiseduca, UNISANTOS, p. 216 - 230, 13 jan. 2014.

2.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Produção de conhecimento sobre a formação de professores indígenas: inventário de teses de 2000 a 2010. Revista Querubim, Niterói-RJ, p. 98 - 197, 01 fev. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Escola Itinerante de Professores Indígenas: O Curso de Formação da Secretaria de Educação do Pará - SEDUC. In: XXII EPENN - ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2014, Natal. Pós-graduação em educação do Norte e Nordeste: produção de conhecimento, assimetrias e desafios regionais, 2014. v. 1. p. 1-17.

2.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Caminhos para Docência: A Escola Itinerante de Formação de Professores Índios no Pará. In: XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, 2014, Belém-PA. Políticas, Culturas E Formação - Novas Configurações Da Educação No Século XXI, 2014. v. 1. p. 1-1.

3.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Currículo e Diversidade Cultural: Possibilidade para a Educação Escolar Indígena, a partir da Lei nº 11.645/08. In: XXI EPENN, 2013, Recife. Internacionalização da Educação e Desenvolvimento Regional: implicações para a pós-graduação, 2013. v. 1. p. 1-19.

4.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Epstemologias para o Estudo de Formação de Professores Indígenas: Contribuições a partir do Estado da Arte. In: 11º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, 2013, Belém-PA. 11º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, 2013. v. 1. p. 1-1.

5.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Educação Escolar e Formação de Professores Indígenas: Inventário de Teses de 2000 a 2010. In: IV Seminário Nacional e VI Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais, 2012, Belém. Ensino Superior e Relações Étnico Raciais: Estudos e Pesquisas no Brasil, 2012. v. 1. p. 1-16.

6.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Práticas Educativas e Inserção Social Através de Extensão Universitária. In: II Congresso Internacional da RIAICES, 2012, Canoas-RS. II Congresso Internacional da RIAICES, 2012. v. 1. p. 1-10.

7.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa; BARP, José Wilson . Violência e Transgressão na Periferia de Belém: Sociabilidade e os Arranjos Criminosos no Espaço de Ocupação Riacho Doce. In: XV Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste, 2012, Teresina-PI. Anais do XV Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste, 2012. v. 1. p. 1-16.

8.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. O Ensino Escolar Indígena no Pará: Análise do Programa de Formação de Professores e as Práticas Docentes na Etnia Tembé. In: X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, 2011, Belém. Tensões da educação na contemporaneidade e seus reflexos nas políticas educacionais e no currículo, 2011. v. 1. p. 1-12.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. A Etnomatemática para a escola indígena: Possibilidades metodológicas a partir do contesto cultural. In: II Colóquio de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade, 2013, Belém-PA. Educação e História das Diferenças Sócio-Culturais no Brasil, 2013. v. 1. p. 1-1.

2.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa; COSTA, A. C. L. ; LOBATO, Camila Solange da Silva . Projeto Riacho Doce: Uma Proposta Acadêmico-Social Estrategicamente Responsável. In: VIII Jornada de Extensão Universitária, 2005, Belém-PA. Multiresponsabilidades para Inclusão Social na Região Amazônica. Belém-PA: EJI - Empresa Júnior de Informática da UFPA, 2005. v. 1. p. 1-1.

3.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Riacho Doce: Uma Proposta Acadêmico-Social de Ação Complementar a Escola. In: VII Jornada de Extensão Universitária, 2004, Belém-PA. VII Jornada de Extensão Universitária. Belém-PA: PROEX/UFPA, 2004. v. 1. p. 1-1.

Apresentações de Trabalho
1.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Ética e motivação no Serviço Público. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. A Escola Itinerante de Professores Indígenas: O Curso de Formação da Secretaria De Educação Do Pará: SEDUC. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Caminhos para a docência: a escola itinerante de formação e professores índios no Pará. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Epistemologias para o estudo de formação de professores indígenas: contribuições a partir do estado da arte. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Currículo e Diversidade Cultural: Possibilidade para a Educação Escolar Indígena, a partir da Lei nº 11.645/08. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. A etnomatemática para a escola indígena: possibilidades metodológicas a partir do contexto cultural. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Educação Escolar e formação de professores indígenas: inventário de teses de 200 a 2010.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Educação Indígena. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. O Ensino Escolar indígena no Pará: Análise do Programa de formação de professores e as práticas docentes na atnia Tembé.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Trabalho por Projetos: Educação para o Século XXI. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Aprender e Comer, pressupostos de uma teoria relacional para a educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Tecnologia Social e Educação pelo Esporte no Pará. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa; COSTA, A. C. L. ; LOBATO, Camila Solange da Silva . Riacho Doce: Uma Proposta Acadêmico Social Estrategicamente Responsável. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa; MARRA, Camila Enid Martins Pedrosa ; SILVA, Edson Rodrigues da . Terceiro Setor: Projetos e Perspectivas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Riacho Doce: Uma Proposta Acadêmico-Social de Ação Complementar a Escola. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. A Iniciativa Provada, o Poder Público, a Sociedade Civil e Responsabilidade Social. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Violência e Transgressão na periferia de Belém:Sociabilidade e os arranjos criminosos no espaço de ocupação. Meio eletronico: Dominio Público, 2008 (Dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SASAKI, D. ; MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa . UMA ESCOLA ITINERANTE. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa; SASAKI, D. . UMA ESCOLA ITINERANTE. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. A Sociologia do Medo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Andragogia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Trabalho por Projetos: Educação para o Século XXI. 2010. .

3.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Pedagogia, Interação e Contrução: Oficinas e Mini-Cursos Pedagógicos. 2002. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa; SOUZA, N. S. D.. Participação em banca de Paulo Reis do Rosário.O perfil sócio cultural dos professores do município de Quatipuru-Pará. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

2.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa; SOUZA, N. S. D.; LIMA, M. S. P.. Participação em banca de Maria Elizane Batista dos Anjos.Formação docente na perspectiva da educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

3.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa; SOUZA, N. S. D.; LIMA, M. S. P.. Participação em banca de Ana Cláudia Souza da Silveira.O jogo na educação infantil: o lúdico e a criança. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

4.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa; SOUZA, N. S. D.; LIMA, M. S. P.. Participação em banca de José Ribamar Rodrigues de Carvalho.O desenho no processo de desenvolvimento da escrita com crianças da educação infantil de 5 anos da escola municipal de ensino infantil e fundamental Casulo Nilma Assad. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

5.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa; SOUZA, N. S. D.; LIMA, M. S. P.. Participação em banca de Erica do Socorro Gomes da Silva.Formação docente: desafios e perspectivas da educação infantil na escola Alzenir Farias no município de Bonito/Pará. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

6.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa; SOUZA, N. S. D.; LIMA, M. S. P.. Participação em banca de Cristina Lisboa Ferreira.Tecnologias Educativas: o uso de softwares no processo de aquisição da leitura na turma de 5º ano/9 da escola municipal de ensino fundamental no município de Augusto Corrêa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

7.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa; SOUZA, N. S. D.; LIMA, M. S. P.. Participação em banca de Rosana Conceição de Sousa.O lúdico como prática pedagógica na educação infantil: o caso da escola Parada Mauriti. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

8.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa; SOUZA, N. S. D.; LIMA, M. S. P.. Participação em banca de Manoel Reis da Silva.Gestão democrática e participação nas escolas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

9.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa; PEREIRA, R. A. G.. Participação em banca de Adriana da Silva Guimarães.A educação escolar indígena no nordeste da Amazônia Paraense: estudo da relação entre cultura e currículo.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

10.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa; Reis, Eulydes Gesta; MONTEIRO, A. Y.. Participação em banca de Izabel Duarte Lima.Indisciplina Escolar: Os desafios da prática docente na ótica do professor quanto ao aluno. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associação de Educação e Cultura da Amazônia.

11.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa; Reis, Eulydes Gesta; MONTEIRO, A. Y.. Participação em banca de Anakeli do Socorro Moraes Vilhena.Obesidade: um condicionante para a exclusão na escola? Um estudo com alunos da Rede Regular de Ensino. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associação de Educação e Cultura da Amazônia.

12.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa; Reis, Eulydes Gesta; MONTEIRO, A. Y.. Participação em banca de Ana Flávia Santana Carvalho.Educação Inclusiva na Educação Infantil: práticas educativas no processo educacional de alunos autistas em salas regulares. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associação de Educação e Cultura da Amazônia.

13.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa; Reis, Eulydes Gesta; MONTEIRO, A. Y.. Participação em banca de Fabíola do Socorro Moura.Obesidade: um condicionante para a exclusão na escola? Um estudo com alunos da Rede Regular de Ensino. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola Superior da Amazônia.

14.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa; Reis, Eulydes Gesta; MONTEIRO, A. Y.. Participação em banca de Jaques Francisco Gomes de Oliveira.Obesidade: um condicionante para a exclusão na escola? Um estudo com alunos da Rede Regular de Ensino. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola Superior da Amazônia.

15.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa; Reis, Eulydes Gesta; MONTEIRO, A. Y.. Participação em banca de Josefa Nunes da Silva.Obesidade: um condicionante para a exclusão na escola? Um estudo com alunos da Rede Regular de Ensino. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola Superior da Amazônia.

16.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa; Reis, Eulydes Gesta; MONTEIRO, A. Y.. Participação em banca de Lorena Roberta D Moreira.Indisciplina Escolar: Os desafios da prática docente na ótica do professor quanto ao aluno.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola Superior da Amazônia.

17.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa; Reis, Eulydes Gesta; MONTEIRO, A. Y.. Participação em banca de Yasmim H. Marques.Indisciplina Escolar: Os desafios da prática docente na ótica do professor quanto ao aluno. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola Superior da Amazônia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa; OLIVEIA, T. C.; BRITO, I. B. E.. Processo de Seleção Para Professor Substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Escola de Aplicação da UFPA. 2018. Universidade Federal do Pará.

Outras participações
1.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Processo Seletivo Simplificado. 2011. Escola Superior da Amazônia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro de educação inclusiva para docentes da EAUFPA. 2018. (Encontro).

2.
Oficina Construção de Jogos do I Encontro de Educação Inclusiva da EAUFPA. 2018. (Oficina).

3.
Oficina Construção e Jogos Matemáticos, eixo de Números e Operações. 2018. (Oficina).

4.
Relato de experiencia da Produção textual em foco: um estudo no 3º Ano do Ciclo de Alfabetização. 2018. (Outra).

5.
Relato de Experiência Desinventando e aprendendo a reiventar a Alfabetização no 1º Ano do Ciclo de Alfabetização. 2018. (Outra).

6.
Seminário de Socialização dos Planejamentos do Curso de Ensino Fundamental I. 2018. (Seminário).

7.
VII Encontro GEPEIF de Pesquisa e Extensão. 2018. (Encontro).

8.
1ª roda de conversa - COTEGEP - pensando o problema da gestão das escolas corporativas do serviço público.. 2017. (Outra).

9.
A importância dos diversos materiais de leitura na produção escrita: mecanismos de progressão textual a partir das vivências leitoras. 2017. (Oficina).

10.
A importância dos diversos materiais de leitura na produção escrita: mecanismos de progressão textual a partir das vivências leitoras. 2017. (Oficina).

11.
EDUPESqAmazônia ? 2017: Educação e Pesquisa com os Povos Tradicionais e Camponeses da Amazônia. 2017. (Outra).

12.
oficina Práticas de Ensino de Matemática para o Ciclo de Alfabetização por meio do CAVALU,. 2017. (Oficina).

13.
I Encontro de Educação Escolar Indígena do Nordeste Paraense: Povos indígenas ameaçados.Comissão Científica. 2016. (Encontro).

14.
I Encontro de Educação Escolar Indígena do Nordeste Paraense: Povos indígenas ameaçados. 2016. (Encontro).

15.
III Colóquio de Pesquisa da Linha Educação, Cultura e Sociedade.REFLEXÕES SOBRE INTERCULTURALIDADE E FORMAÇÃO E PROFESSORES INDÍGENAS: ALGUMAS EXPERIÊNCIAS NO BRASIL. 2016. (Outra).

16.
III Colóquio de Pesquisa da Linha Educação, Cultura e Sociedade.POVOS INDÍGENAS E CIDADANIA: EXPERIÊNCIAS DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR APLICADA AO POVO TEMBÉ. 2016. (Outra).

17.
Seminário Internacional Gestão Desportiva e Responsabilidade Social. 2016. (Seminário).

18.
XIII Jornada Paulo Freire. 2016. (Outra).

19.
XXIII Seminário Nacional da Rede UNIVERSITAS. 2015. (Seminário).

20.
Diálogos em Educação. 2014. (Outra).

21.
XII Seminário nacional de politicas educacionais e currículo II Seminário internacional de politicas publicas, educacionais, cultura e formação de professores.. 2014. (Seminário).

22.
XII Seminário nacional de politicas educacionais e currículo II Seminário internacional de politicas publicas, educacionais, cultura e formação de professores..CAMINHOS PARA A DOCÊNCIA: A ESCOLA ITINERANTE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ÍNDIOS NO PARÁ. 2014. (Seminário).

23.
XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2014. (Encontro).

24.
11º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2013. (Seminário).

25.
Ciclo de Palestras do Grupo de Estudo e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia. 2013. (Outra).

26.
Dia Internacional da Mulher.Homenagem as mulheres que se destacaram por participarem de trabalhos sociais e educacionais.. 2013. (Outra).

27.
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo do Campo na Amazônia. 2013. (Outra).

28.
II Colóquio de pesquisa em educação cultura e sociedade.A ETNOMATEMÁTICA PARA A ESCOLA INDÍGENA: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS A PARTIR DO CONTEXTO CULTURAL. 2013. (Outra).

29.
II Colóquio Nacional de Estudos Culturais na Amazônia. 2013. (Outra).

30.
II Colóquio Nacional de Estudos Culturais na Amazônia. 2013. (Outra).

31.
Palestra Cartografia de Memórias: patrimônio, culturas e poderes na Amazónia. 2013. (Outra).

32.
Pós-colonialismo e pensamento decolonial. 2013. (Outra).

33.
VI Colóquio Políticas Públicas Educacionais. 2013. (Outra).

34.
XXI Encontro de pesquisa educacional do norte e do nordeste. 2013. (Encontro).

35.
XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.CURRÍCULO E DIVERSIDADE CULTURAL: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA A PARTIR DA LEI 11.645/80. 2013. (Encontro).

36.
XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Grupo de Trabalho Educação e Relações Étno-Raciais. 2013. (Encontro).

37.
I Congresso internacional de justiça global e educação em direitos humanos na Amazônia. 2012. (Congresso).

38.
II Congresso Internacional da Red Ibero Americana de Investigación sobre La Calidad de La Educación Superior. Práticas Educativas e Inserção Social Através de Extensão Universitária. 2012. (Congresso).

39.
III Ciclo de Palestras 2012 Núcleo GERA. 2012. (Outra).

40.
III Seminário - Medicalização Frente a Educação e a Sociedade. 2012. (Seminário).

41.
II Seminário do Observatório da Educação Escolar indígena dos territórios etnoeducacionais amazônicos. 2012. (Seminário).

42.
IV seminário nacional e VI seminário regional sobre formação de professores e relações étnico-raciais.Educação escolar e formação de Professores Indígenas: Inventário de teses de 2000 a 2010. 2012. (Seminário).

43.
IV seminário nacional e VI seminário regional sobre formação de professores e relações étnico-raciais. 2012. (Seminário).

44.
V Coloquio de Políticas Públicas Educacionias: As Políticas Educacionias na Contemporaneidade.. 2012. (Outra).

45.
III Seminário sobre Trabalho Docente III Seminário Internacional sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente: Estado, Educação, Formação e Trabalho Docente. 2011. (Seminário).

46.
II Seminário de Pesquisa do Observatório de Educação Escolar Indígena nos territórios etno educacionais Amazônicos.O Ensino Escolar Indígena no Pará: uma análise do programa de forma~ção de professores e as prática docentes na etnia Tembé II.. 2011. (Seminário).

47.
Semana Pedagógica aos docentes da Educação infantil e Ensino Fundamental I.Educação Indígena. 2011. (Outra).

48.
VII Seminário sobre Trabalho e Educação.Uma década de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação na Amazônia. 2011. (Seminário).

49.
X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo.O Ensino Escolar Indígena no Pará: Análise do Programa de Formação de Professores e as Práticas Docentes na Etnia Tembé. 2011. (Seminário).

50.
X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo: Tensões da Educação na Contemporaneidade e seus reflexos nas Políticas Educacionais e no Currículo.O Ensino Escolar Indígena no Pará: Análise do Programa de Formação de Professores e as Práticas Docentes na Etnia Tembé. 2011. (Seminário).

51.
Jornada Pedagógia 2010.Aprender e Comer, Pressuposto de uma Teoria Relacional para Educação. 2010. (Encontro).

52.
Semana Pedagógica EEEFM Dr. Mário Chermont.Trabalho por Projetos: Educação para o século XXI. 2010. (Encontro).

53.
Fórum Mundial de Educação 2009. 2009. (Outra).

54.
IX Jornada de Extensão Universitária.Tecnologia Social em Educação pelo Esporte no Pará. 2006. (Encontro).

55.
VIII Jornada de Extensão Universitária.Riacho Doce: Uma Proposta Acadêmico Social Estrategicamente Responsável. 2005. (Encontro).

56.
I Encontro de Responsabilidade Social de Breves: a iniciativa privada, o poder público, a sociedade civil e responsabilidade social..A Iniciativa Privada, O Poder Público, A Sociedade Civil e Responsabilidade Social. 2004. (Encontro).

57.
Mobiliza Amazônia. 2004. (Encontro).

58.
VII Jornada de Extensão Universitária.Riacho Doce: Uma Proposta Acadêmico-Social de Ação Complementar a Escola. 2004. (Encontro).

59.
I Quinzena Acadêmica do Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará. 2001. (Oficina).

60.
VIII Feria do Vestibular.Apresentação do Curso de Pedagogia da UFPA. 2001. (Encontro).

61.
IV Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica. 2000. (Seminário).

62.
I Exposição Educação Através da História: Do Mundo Antigo a Sociedade Medieval. 1999. (Encontro).

63.
Semana do Calouro. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. A dança como recurso didático. 2012. (Outro).

2.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. O multiculturalismo na Amazônia. 2012. (Outro).

3.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Estudos sobre formação de professores. 2012. (Outro).

4.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. X Seminário nacional de políticas educacionais e curriculo. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARA DA COSTA CARDOSO MARTINS. Trajetórias de Vida: Memória Formação e Identidade. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. (Orientador).

2.
LUCINILDA ALVES DOS ANJOS. Trajetórias de Vida: Memória Formação e Identidade. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. (Orientador).

3.
LIDUINA SANTANA DOS SANTOS BRABO. Trajetórias de Vida: Memória Formação e Identidade. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. (Orientador).

4.
VANIA SUELY ALVES FERREIRA. Trajetórias de Vida: Memória Formação e Identidade. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. (Orientador).

5.
KLEBIS DINIZ DE DINIZ. Trajetórias de Vida: Memória Formação e Identidade. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. (Orientador).

6.
JOANILDA CORREA QUARESMA DOS SANTOS. Trajetórias de Vida: Memória Formação e Identidade. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

7.
LEIDIANE SILVA DA SILVA. Trajetórias de Vida: Memória Formação e Identidade. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. (Orientador).

8.
IZAURA DO SOCORRO DA SILVA NOGUEIRA. Trajetórias de Vida: Memória Formação e Identidade. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Kemmy Dionísio Batista; Silvane de Nazaré de Almeida Lima. Motivação e Crescimento Empresarial: Desafios e Perspectivas frente ao Mercado. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Empresarial) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO PARÁ. Orientador: Maria Lucia Martins Pedrosa Marra.

2.
Carla Fabiana Glins de Barros; Paola de Moraes Imbiriba. Pedagogia Organizacional: Um Estudo de Caso da FUNDACENTRO-PA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Empresarial) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO PARÁ. Orientador: Maria Lucia Martins Pedrosa Marra.

3.
Ana Carolina S Julião; Josiane C Lima; Tânia Mª D Figueiredo. Aspectos Culturais na Amazônia: O Marketing Empresarial tendo como Olhar principal a Empresa y Yamada. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Empresarial) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO PARÁ. Orientador: Maria Lucia Martins Pedrosa Marra.

4.
Edvana P P Souza; Kelly O da Costa; Simone S de Vilhena. Formações Empreendedoras a partir do Conceito de Responsabilidade Social: Um Estudo de Caso no SENAI-PA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Empresarial) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO PARÁ. Orientador: Maria Lucia Martins Pedrosa Marra.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Cleone Araújo Silva. Atuação do Pedagogo em espaços não escolar: ações no CRAS no Município de Bonito no Pará. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria Lucia Martins Pedrosa Marra.

2.
Maria de Fátima Peixoto Brito. O desafio do educador na escola multisseriada da educação do campo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria Lucia Martins Pedrosa Marra.

3.
Maria de Nazaré dos Santos. Evasão escolar na EJA: um olhar na realidade da escola municipal Casulo Nilma Assad. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria Lucia Martins Pedrosa Marra.

4.
Luiz Mariel Pereira dos Santos. Evasão Escolar: um estudo sobre a evasão escolar na 2ª etapa da EJA na EMEIF Casulo Nilma Assad. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria Lucia Martins Pedrosa Marra.

5.
Maria de Fátima Maia da Silva. Evasão na educação de jovens e adultos da escola municipal Edgar Joaquim Pereira no município de Peixe Boi. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria Lucia Martins Pedrosa Marra.

6.
Raimunda Martins Brito. O lúdico na educação infantil da escola municipal de ensino fundamental Gizeldo Barros. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria Lucia Martins Pedrosa Marra.

7.
Clayderson Luís de Freitas Freire; Karina Silva Leite. Desenvolvimento Cognitivo sob a óptica das inteligências múltiplas - um olhar sobre uma Ecoescola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Escola Superior da Amazônia. Orientador: Maria Lucia Martins Pedrosa Marra.

8.
Veranice Pereira Santos. Perspectivas do Método Montessoriano para o desenvolvimento de aprendizagens na educação infantil: um estudo de caso de escolas em Belém do Pará.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Associação de Educação e Cultura da Amazônia. Orientador: Maria Lucia Martins Pedrosa Marra.

9.
Andréa Paes. Dóris de Fátima Moura. Terezinha de Jesus Moura. Síndrome de Darwin na Escola? A Falta de Letramento como Condicionante do Preconceito na Educação Básica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Associação de Educação e Cultura da Amazônia. Orientador: Maria Lucia Martins Pedrosa Marra.

10.
Andresa Celeste C de Oliveira; Roberto Luis Botelho da Silva. Pedagogia Empresarial: A Atuação do Pedagogo em uma Empresa na Cidade de Belém/PA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Associação de Educação e Cultura da Amazônia. Orientador: Maria Lucia Martins Pedrosa Marra.

11.
Izabel Duarte Lima. Indisciplina na Escola: Onde começa e onde termina a autonomia para educar?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Associação de Educação e Cultura da Amazônia. Orientador: Maria Lucia Martins Pedrosa Marra.

12.
Beatriz T Santos; Fabíola Santiago; Silviane C. de Menezes. Através do Espelho: Uma Analogia entre o Conto e as Perspectivas Educacionais para o Ensino Médio no Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Associação de Educação e Cultura da Amazônia. Orientador: Maria Lucia Martins Pedrosa Marra.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa. Ética e motivação no Serviço Público. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MARRA, Maria Lucia Martins Pedrosa; SASAKI, D. . UMA ESCOLA ITINERANTE. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Atualmente atua como Consultora Pedagógica, promovendo capacitações de professores da Rede Pública de Ensino a partir de seminários, oficinas e palestras.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 15:26:49