Nestor Persio Alvim Agricola

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2085789686850639
  • Última atualização do currículo em 22/11/2018


Possui graduação em EDUCAÇÃO FISICA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2005) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (2016). Professor Adjunto dos cursos de Educação Física da UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, Regional Jataí e Coordenador do curso de Bacharelado em Educação Física. Tem produção acadêmica nas áreas de Bioquímica do exercício, Treinamento desportivo, Sociologia e antropologia do esporte, e didática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nestor Persio Alvim Agricola
Nome em citações bibliográficas
AGRICOLA, N. P. A.;AGRÍCOLA, NESTOR PÉRSIO ALVIM;AGRICOLA, NESTOR PERSIO ALVIM

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, campus Jataí, faculdade de Educação Física.
Br 364, Km 192
setor Parque Industrial
75800000 - Jataí, GO - Brasil
Telefone: (064) 36068200
URL da Homepage: www.ufg.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em Ciências da Saúde.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Parâmetros hematológicos e concentração de óxido nítrico salivar em atletas de Jiu Jitsu: um estudo observacional, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Lídia Andreu Guillo.
Palavras-chave: artes marciais; saúde; parâmetros bioquímicos.
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2003 - 2005
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: jogos estudantis do estado de goiás: o proposto, o realizado e o vivenciado,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Dra Maria Herminia M. S. Domingues.
2000 - 2001
Especialização em PLANEJAMENTO EDUCACIONAL. (Carga Horária: 740h).
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA, UNIVERSO, Brasil.
1989 - 1993
Graduação em EDUCAÇÃO FISICA.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em Manipulação de dados estatísticos. (Carga horária: 22h).
Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí, UFG, Brasil.
2011 - 2011
Docência no ensino superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em pedagogia do esporte. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2000 - 2003
novas perspectivas metodologicas e avaliação. (Carga horária: 120h).
secretaria de estado da educação, SEE, Brasil.
2002 - 2002
II seminario estadual sobre o esporte escolar. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2001 - 2002
Programa de capacitação de gestores - progestão. (Carga horária: 278h).
secretaria de estado da educação, SEE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, campus Jataí, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2017 - Atual
Direção e administração, Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, .

Cargo ou função
Coordenador do curso de Bacharelado em Educação Física.
03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , faculdade de Educação Física, .

03/2016 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioestatística
03/2011 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos da performance e do desempenho humano nos esportes: voleibol
Fundamentos socio-culturais das lutas na Educação Física
Voleibol
03/2017 - 06/2017
Direção e administração, Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, .

Cargo ou função
Coordenador do Nucleo de Práticas Corporais -Regional Jataí UFG.
09/2012 - 12/2016
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estagio
11/2013 - 03/2016
Pesquisa e desenvolvimento , faculdade de Educação Física, .

10/2012 - 12/2015
Extensão universitária , faculdade de Educação Física, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de extensão - Projeto Tatame.
07/2011 - 12/2014
Pesquisa e desenvolvimento , faculdade de Educação Física, .

03/2011 - 12/2013
Direção e administração, Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, .

Cargo ou função
Coordenador de estágio do curso de Bacharelado em Educação Física.
02/2012 - 08/2012
Extensão universitária , faculdade de Educação Física, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de extensão - Capoeira em Jataí.

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA, FAFICH, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: ESTATUTARIO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR EFETIVO, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: outro, Carga horária: 30

Atividades

04/2007 - 12/2010
Direção e administração, DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO, .

Cargo ou função
coordenador do curso de educação fisica.
08/2004 - 12/2010
Ensino, licenciatura em educação fisica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
aprendizagem e desenvolvimento humano
estagio supervisionado e pratica de observação
teorias pedagogicas da educação fisica 1
teorias pedagogicas da educação fisica 2
02/2005 - 03/2007
Direção e administração, DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO, .

Cargo ou função
coordenador de estagio supervisionado do curso de educação fisica.
08/2003 - 06/2004
Ensino, licenciatura em educação fisica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
produção do conhecimento em Educação Física
teorias pedagógicas da Educação Física 2
teorias pedagógicas da Educação Física 1

Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: contrato temporario, Enquadramento Funcional: celetista, Carga horária: 10

Atividades

07/2006 - 06/2007
Ensino, licenciatura parcelada em educação fisica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
práticas pedagógicas 1
Organização do ensino basico e politicas publicas
11/2005 - 06/2006
Ensino, licenciatura parcelada em letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
metodologia do trabalho cientifico

COLEGIO ESTADUAL JERÔNIMO PEREIRA MAIA, CEJPM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2007
Vínculo: ESTATUTARIO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR EFETIVO, Carga horária: 20

Atividades

08/1999 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO FISICA

Colegio Estadual Rui Barbosa, CERB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor efetivo, Carga horária: 20
Outras informações
disciplina Educação Física



Linhas de pesquisa


1.
Projeto de pesquisa - Estudo das citocinas e do óxido nítrico em atletas de Jiu Jitsu
2.
Projeto de pesquisa - Estudo do óxido nítrico endotelial, por meio da saliva, em praticantes de diferentes modalidades de exercícios
3.
Projeto de pesquisa - Entre o Professor e o profissional: caminhos e descaminhos da Educação Física


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
ESTUDO DO ÓXIDO NÍTRICO ENDOTELIAL, POR MEIO DA SALIVA, EM PRATICANTES DE DIFERENTES MODALIDADES DE EXERCÍCIO FÍSICO
Descrição: Esta pesquisa consiste na quantificação do óxido nítrico presente na saliva em praticantes de diferentes modalidades de exercícios físicos durante 3 anos de vigência da pesquisa. Os grupos de praticantes de exercícios serão definidos entre os grupos do Núcleo de Práticas Corporais da UFG Regional Jataí e de academias de ginástica da cidade de jataí. A associação entre o NO sanguineo e o salivar é o novo desafio dos pesquisadores dedicados ao estudo desde composto e sua ação no organismo humano. O objetivo dessa pesquisa é analisar o comportamento das concentrações de óxido nítrico salivar e a relação com o exercício físico para, assim, inferir sobre as modalidades e suas potencialidades para a saúde humana. O estudo se configura como observacional descritivo de mensuração, no qual serão monitorados dois parâmetros ao longo de 3 anos: o óxido nítrico endotelial e a intensidade do treinamento. Para a dosagem do óxido nítrico a opção será por quantificar o nitrito e para isso será utilizado o reagente de Griess, que possibilita a quantificação colorimétrica de nitritos e nitratos. A frequência cardíaca de treinamentos será mensurada no mesmo dia em que for feita a coleta de saliva, a fim de procurar estabelecer a intensidade do treinamento realizado. Será utilizado frequencímetro para o estabelecimento da frequência cardíaca média da seção de treinamento. A análise dos dados encontrados será de caráter estatístico, na busca de resultados relevantes que permitam o avanço na compreensão das interações bioquímicas que envolvem o óxido nítrico e o exercício físico em específico e o sistema cardiocirculatório e imunológico em geral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Nestor Persio Alvim Agricola - Coordenador / Lidia Andreu Guillo - Integrante / Rosangela Maria Rodrigues - Integrante / Regisnei Aparecido de Oliveira Silva - Integrante.
2013 - 2016
ESTUDO DAS CITOCINAS E DO ÓXIDO NÍTRICO EM ATLETAS DE JIU JITSU
Descrição: A atividade física tem sido indicada como fator preventivo em diversas doenças, tanto ligados ao sistema vascular quanto ao sistema imunológico em seu aspecto mais amplo. Os estudos envolvendo parâmetros bioquímicos de saúde se multiplicam na literatura internacional, mostrando que o interesse por esses parâmetros é cada vez maior por representarem possibilidades efetivas na compreensão da saúde humana. Este é um estudo observacional descritivo longitudinal de atletas da modalidade esportiva Jiu Jitsu brasileiro, que irá verificar a relação entre o treinamento do Jiu Jitsu e os níveis de óxido nítrico e de citocinas em um grupo de atletas ao longo de um ano. Diversos efeitos têm sido indicados, resultantes de diferentes tipos e formas de treinamento, efeitos no aparelho locomotor, nos sistemas cardiorrespiratório e circulatório, no sistema nervoso central e periférico e também efeitos na bioquímica do organismo e em sua atividade metabólica. Estudos recentes vêm apontar para um aumento na atividade bioquímica do organismo estimulada pelo exercício, com efeitos nos mais diversos sistemas humanos. O objetivo dessa pesquisa é analisar o comportamento das citocinas e dos teores de óxido nítrico e a relação com o treinamento de Jiu Jitsu em atletas ao longo de um ano. Estamos propondo a hipótese de que o Jiu Jitsu é uma modalidade esportiva indicada para a saúde em função dos diferentes estímulos que provoca no sistema imune, potencializando o equilíbrio nas funções pró e anti-inflamatórias das citocinas. E que a Interleucina-6 atua na homeostase do organismo de atletas, ora induzindo a ação pro-inflamatória mais direta, ora inibindo essa ação ao induzir a ação anti-inflamatória, conforme o organismo se adapta gradualmente ao estímulo mais ou menos intenso da preparação física atlética. Este estudo se configura como um estudo de mensuração, no qual iremos coletar amostras de sangue e de saliva de atletas de Jiu Jitsu do município de Jataí GO ao longo de um ano de rotina de treinamento. A coleta será realizada em 15 momentos distribuídos ao longo do ano. Após a coleta, o material será submetido a ensaios laboratoriais a fim de se verificar as concentrações de citocinas e óxido nítrico ao longo do tempo, quando então serão feitas as análises descritivas e comparativas possíveis, utilizando ferramentas estatísticas variadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Nestor Persio Alvim Agricola - Coordenador / Lidia Andreu Guillo - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4
2011 - 2014
Entre o professor e o profissional: caminhos e descaminhos da Educação Física
Descrição: Este projeto irá investigar a constituição histórica da profissão de Educação Física, a separação entre licenciatura e bacharelado e a regulamentação da profissão com a constituição do Conselho profissional. A investigação acerca das forças que atuaram no processo de constituição dos conselhos regionais de Educação Física, das leis e das resoluções da área são objeto de estudo deste projeto. A pesquisa é de caráter qualitativo na qual será utilizado o método de análise documental. O estudo pretende uma leitura acerca da fragmentação do conhecimento e da secundarização de uma formação sólida transcrita nas diretrizes curriculares nacionais, sinalizando críticas à prática profissional que tem contribuído apenas com uma formação unilateral daquele que é assistido pelo graduado em Educação Física..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Nestor Persio Alvim Agricola - Coordenador / Chaysther de Andrade Lopes - Integrante.
2009 - 2010
Imagens fotográficas do corpo
Descrição: Este projeto compreende um estudo acerca da corporeidade e das significações da imagem corporal, seus sentidos e interpretações, presentes em publicações que apresentam como tema as formas corporais, suas dimensões, sempre mediadas por representações de beleza. O objetivo é compreender como se dá o processo de estabelecimento do modelo ideal e suas implicações sociais. A matriz conceitual e metodológica envolve a teoria crítica bem como os estudos da cultura de massa, e ainda estudos de mídia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Nestor Persio Alvim Agricola - Coordenador / Max Antonio Borges - Integrante.
2007 - 2009
A cultura do futebol no universo feminino
Descrição: Como a mulher brasileira representa o futebol? Quais os significados que o futebol e os elementos que o envolvem tem para a mulher? Especificamente ao futebol tem sido atribuído o caráter de constituinte da identidade nacional, que caracteriza o modo de vida e a visão de mundo do brasileiro. O modo de vida do brasileiro, de uma forma geral, tem o futebol como elemento da cotidianidade não só no acompanhamento das equipes nos campeonatos ou na prática da modalidade aos fins de semana e momentos de lazer, mas também na forma de agir e falar que incorpora fatos e aspectos desse esporte. Se considerarmos que o futebol é uma atividade predominantemente masculina, podemos imaginar que as mulheres terão concepções diferentes dos homens acerca desse esporte. O lugar do futebol na vida da mulher muito provavelmente será diferente do homem. Embora a linguagem, as atitudes e valores, os comportamentos do futebol estejam incorporados ao modo de vida do brasileiro, as representações do futebol certamente irão variar em homens e mulheres..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Nestor Persio Alvim Agricola - Coordenador / Carlos Roberto Franco - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2005 - 2007
estudo da didatica aplicada em educação fisica no sul de Goiás
Descrição: O presente trata de uma pesquisa realizada com os professores de Educação Física escolar da rede pública na região sul de Goiás, com o propósito de verificar e analisar os elementos que compõem a prática pedagógica e seu referencial predominante. A pesquisa contou com a participação, nos procedimentos de coleta e análise de dados, dos alunos do curso de Educação Física da FAFICH ? Goiatuba. Dentre as variáveis do processo didático, foram identificadas três: objetivos e finalidades; estratégias e conteúdos; avaliação e ancoragem. A prática pedagógica encontra-se em processo de transformação. Essa transitoriedade diz respeito à passagem do paradigma técnico desportivo para a orientação progressista e configura-se, neste momento, como ação confusa, contraditória e ambígua.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Nestor Persio Alvim Agricola - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1
2004 - 2006
As representações do esporte pelos alunos atendidos pelo PETI no sul de Goiás
Descrição: este trabalho consiste na investigação das representações referentes ao esporte de um grupo de jovens atendidos pelo PETI no sul de Goiás. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista estruturada, e foi usado o método de Análise de Conteúdo para o tratamento dos dados. O status que o futebol adquire nas camadas mais desfavorecidas da população se torna um fenômeno preocupante na medida em que se compreende a função ideológica que tal modalidade esportiva adquiriu no que se refere à manutenção da ordem social..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Nestor Persio Alvim Agricola - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 3


Projetos de extensão


2012 - 2014
Projeto Tatame
Descrição: Este projeto consiste em oferecer à comunidade jataiense e à comunidade universitaria da UFG Jataí o ensino da modalidade de luta marcial Jiu Jitsu Brasileiro. A intenção é aproximar o debate sobre a violencia e o papel das lutas na socieade atual para os grupos atendidos pelo projeto atravez do ensino das técnicas básicas da luta que mais se discute na atualidade, por ter grande presença na midia. O objetivo é o ensino das técnicas para atravez disso promover a reflexão sobre a violência, o confronto corporal, as competições e o papel da midia na esportivização das lutas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Nestor Persio Alvim Agricola - Coordenador / Chaysther de Andrade Lopes - Integrante / Frederico de Campos Franco e Silva - Integrante / Leonardo Assis Furtado Salama - Integrante / João Lucas Sato - Integrante / Josie Melissa Acelo Agricola - Integrante / Landara Vieira de Lima - Integrante / Hardyere Crystofer Castro - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2
2010 - 2012
Capoeira em Jataí
Descrição: A capoeira é uma das mais importantes formas de expressão cultural. É uma mistura de luta, dança, cultura popular e música. Em comparação às outras lutas, tem maior liberdade de criação. Mas, além disso, a capoeira também valoriza a obediência aos rituais, a preservação das tradições e o respeito a todos. Procuramos contribuir, ao ofertar essa modalidade de luta, na formação de cidadãos conscientes de seus deveres e direitos perante a sociedade, possibilitando um melhor entendimento dos alunos do curso de Educação Física quanto aos procedimentos didático-metodologicos para se ensinar esse luta.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Nestor Persio Alvim Agricola - Coordenador / Chaysther de Andrade Lopes - Integrante / Josie Melissa Acello Agricola - Integrante / Geisiane Ferreira Gomes - Integrante / Manoel Francisco Ribeiro - Integrante.Número de orientações: 1


Membro de corpo editorial


2009 - 2010
Periódico: Goyases, revista científica da FAFICH
2006 - 2010
Periódico: revista Goyazes - revista cientifica da FAFICH Goiatuba


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: Revista Pensar a Prática


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: ESPORTE ESCOLAR.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: sociologia antropologia do esporte.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
5.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Bioquímica do exercício.
6.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Treinamento desportivo.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2009
Mérito Editorial, Editora da Universidade Católica de Góías / Revista Goyases.
2007
Mérito Editorial, Universidade Católica de Goiás.
2007
Professor Homenageado - curso de Educação Física, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba.
2006
Professor homenageado - nome da turma, 1ª turma do curso de Educação Física, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
3AGRÍCOLA, NESTOR PÉRSIO ALVIM2018 AGRÍCOLA, NESTOR PÉRSIO ALVIM; GUILLO, LÍDIA ANDREU ; SILVA, REGISNEI APARECIDO DE OLIVEIRA . Óxido nítrico e exercício físico: potencialidades para a pesquisa em saúde - Artigo de Revisão. CIÊNCIA EM MOVIMENTO (IMPRESSO), v. 19, p. 13-21, 2018.

2.
1DE OLIVEIRA SILVA, REGISNEI APARECIDO2018 DE OLIVEIRA SILVA, REGISNEI APARECIDO ; AGRICOLA, NESTOR PERSIO ALVIM ; GUILLO, LIDIA ANDREU . Salivary cortisol and nitrite concentrations in school teachers: A longitudinal pilot study. Endocrine Regulations, v. 52, p. 128-133, 2018.

3.
2SILVA, R. A. O.2018SILVA, R. A. O. ; GUILLO, L. A. ; AGRICOLA, N. P. A. . Assessment of Salivary Cortisol and Perceived Stress in Teachers. AMERICAN JOURNAL OF EDUCATIONAL RESEARCH, v. 6, p. 1264-1270, 2018.

4.
6AGRICOLA, N. P. A.;AGRÍCOLA, NESTOR PÉRSIO ALVIM;AGRICOLA, NESTOR PERSIO ALVIM2017AGRICOLA, N. P. A.; GUILLO, L. A. ; SILVA, R. A. O. . Nitric Oxide and Physical Exercise: Potentialities for the Research in Health. A Review Article. Journal of Orthopaedics Spine and Sports Medicine, v. 1, p. 1-6, 2017.

5.
4AGRICOLA, N. P. A.;AGRÍCOLA, NESTOR PÉRSIO ALVIM;AGRICOLA, NESTOR PERSIO ALVIM2016 AGRICOLA, N. P. A.; SOUZA, J. B. A. ; BONILHA, M. R. ; GUILLO, L. A. . Chronic Haematological Profile Study in Brazilian Jiu Jitsu Athletes. American Journal of Sports Science and Medicine, v. 4, p. 13-19, 2016.

6.
5AGRICOLA, N. P. A.;AGRÍCOLA, NESTOR PÉRSIO ALVIM;AGRICOLA, NESTOR PERSIO ALVIM2015 AGRICOLA, N. P. A.; GUILLO, L. A. . Acute Hematological Changes in Jiu Jitsu Athletes. AMERICAN JOURNAL OF SPORTS SCIENCE AND MEDICINE, v. 3, p. 70-76, 2015.

7.
7AGRICOLA, J. M. A.2014AGRICOLA, J. M. A. ; AGRICOLA, N. P. A. . Trabalho, lazer e o modo de vida no campo: reflexões sobre a sustentabilidade da cultura ciapira em Goiás. Boletim Goiano de Geografia, v. 34, p. 153-167, 2014.

8.
9AGRICOLA, N. P. A.;AGRÍCOLA, NESTOR PÉRSIO ALVIM;AGRICOLA, NESTOR PERSIO ALVIM2011AGRICOLA, N. P. A.; LOPES, C. A. ; MACEDO, K. M. F. . Práticas de ensino na Educação Física escolar: realidades e perspectivas para a formação. Itinerarius Reflectionis (Online), v. 01, p. 01-15, 2011.

9.
8AGRICOLA, N. P. A.;AGRÍCOLA, NESTOR PÉRSIO ALVIM;AGRICOLA, NESTOR PERSIO ALVIM2011AGRICOLA, N. P. A.. Da mercadorização do corpo feminino: um estudo sobre a imagem fotográfica da mulher nua. SOCIEDADE E CULTURA (IMPRESSO), v. 14, p. 163-171, 2011.

10.
10AGRICOLA, N. P. A.;AGRÍCOLA, NESTOR PÉRSIO ALVIM;AGRICOLA, NESTOR PERSIO ALVIM2010AGRICOLA, N. P. A.; MARIANO, A. M. . A estética do corpo em tempos de mercadorização das formas físicas. Estudos (UCGO. Impresso), v. 36, p. 1045-1059, 2010.

11.
11AGRICOLA, N. P. A.;AGRÍCOLA, NESTOR PÉRSIO ALVIM;AGRICOLA, NESTOR PERSIO ALVIM2009AGRICOLA, N. P. A.. Esporte, lazer e mercado: elementos para se pensar a sociedade de consumo. Esporte e Sociedade, v. 13, p. 07, 2009.

12.
12AGRICOLA, N. P. A.;AGRÍCOLA, NESTOR PÉRSIO ALVIM;AGRICOLA, NESTOR PERSIO ALVIM2008AGRICOLA, N. P. A.. A formação superior na universidade pública: paradigmas e tendências da sociedade administrada. Goyases: revista de ciências humanas da FAFICH, v. 01, p. 09-28, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AGRICOLA, N. P. A.. Esporte,esporte escolar e competição: sentidos ações e contradições. 1. ed. Goiania: Editora da UCG, 2007. v. 1. 141p .

Capítulos de livros publicados
1.
AGRICOLA, J. M. A. ; CLEMENTE, E. C. ; AGRICOLA, N. P. A. . TERRITÓRIO E GÊNERO NO CERRADO GOIANO: OS SABERES TRADICIONAIS DAS MULHERES CERRADEIRAS E SUAS RESISTÊNCIAS DIANTE DA EXPANSÃO CAPITALISTA. In: Ingrid Aparecida Gomes. (Org.). A produção do conhecimento geográfico 3. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 3, p. 149-158.

2.
AGRICOLA, N. P. A.; BAPTISTA, T. J. R. . A estética como tema da Educação Física escolar. In: Renata Machado de Assis ; Viviane Oliveira Gonçalves. (Org.). Educação Física e Educação: práticas, saberes e discursos. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2016, v. 1, p. 95-116.

3.
AGRICOLA, N. P. A.. Tradição cultural e sustentabilidade no campo. In: Josie Melissa Acelo Agricola. (Org.). Cerrado, Energia e sustentabilidade. 1ed.Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2012, v. , p. 109-121.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AGRICOLA, N. P. A.; GUILLO, L. A. . Resposta aguda nos níveis de óxido nítrico salivar a partir do treinamento de Jiu Jitsu esportivo. In: XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2017, Goiania GO. ANAIS do XX CONBRACE / VII CONICE. Goiania: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte CBCE, 2017. v. 1. p. 3089-3094.

2.
LIMA, D. R. ; AGRICOLA, N. P. A. . Estudo do Voleibol de alto nível baseado en dados de estatura dos jogadores. In: VI Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte, 2014, jataí. Anais do CONCOCE/CONEF, 2014.

3.
AGRICOLA, N. P. A.. Lazer e Saúde: motivações e interesses nas práticas corporais em espaços públicos. In: 2º Congresso do Conselho Regional de Educação Física da 7ª região, 2012, Brasilia DF. Anais do 2º Congresso do Conselho Regional de Educação Física. Brasilia: CREF 7 ; GESPORTE, 2012. p. 13-20.

4.
AGRICOLA, N. P. A.. A multidisciplinaridade da Educação Física. In: I Congresso nacional de Educação Física escolar de Quirinópolis, 2011, Quirinópolis GO. Anais do I Congresso nacional de Educação Física escolar de Quirinópolis. Quirinópolis: Universidade Estadual de Goiás, 2011.

5.
AGRICOLA, N. P. A.; LOPES, C. A. ; MACEDO, K. M. F. . Práticas de ensino na Educação Física escolar: realidades e perspectivas para a formação. In: IV Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino, 2011, Goiania. Anais do IV EDIPE. Goiania: CEPED - UEG, 2011.

6.
AGRICOLA, N. P. A.. Imagens do corpo feminino: a reprodutibilidade técnica de uma arte mercadorizada. In: XIX Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação UFG, 2010, Goiania. Anais so simposio de estudos e pesquisas da faculdade de Educação. Goiania: Editora da UFG, 2010.

7.
AGRICOLA, N. P. A.. A constituição do corpo belo e a mercadorização das formas físicas. In: XVIII Simposio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação UFG, 2009, Goiania. Anais do XVIII Simposio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação UFG, 2009. v. unico.

8.
AGRICOLA, N. P. A.. Notas para uma analise crítica da relação entre a socialização e o esporte. In: II Congresso Sudeste do Colegio Brasileiro de Ciências do Esporte, 2008, Uberlandia. Anais do II Congresso Sudeste do Colegio Brasileiro de Ciências do Esporte. Uberlandia, 2008.

9.
AGRICOLA, N. P. A.; SOUSA, E. . Corpo e estética na era da mercadorização da cultura: os jovens nas academis de musculação. In: II Congresso Sudeste do Colegio Brasileiro de Ciências do Esporte, 2008, Uberlandia. Anais do II Congresso Sudeste do Colegio Brasileiro de Ciência do Esporte. Uberlandia, 2008.

10.
AGRICOLA, N. P. A.. O ESPORTE COMO CONSTITUINTE SOCIAL. In: CONGRESO CENTRO OESTE DE CIENCIA DO ESPORTE, 2006, GOIANIA. CONCOCE. GOIANIA: COLEGIO BRASILEIRO DE CIENCIA DO ESPORTE, 2006.

11.
AGRICOLA, N. P. A.. A prática pedagógica no interior de Goiás: um estudo da didática aplicada. In: III Cogresso Sulbrasileiro de Ciências do esporte - UFSM, 2006, Santa Maria - RS. ANAIS do III Congresso Sulbrasileiro de Ciências do esporte. Santa Martia RS: UFSM, 2006.

12.
AGRICOLA, N. P. A.. Midia, Esporte e ideologia de classes: a realidade do PETI no sul de Goiás. In: IX semana científica da faculdade de Educação Física / UFG, 2006, Goiânia. Anais da IX semana científica da Faculdade de Educação Física / UFG. Goiânia: FEF UFG, 2006. p. 01-05.

13.
AGRICOLA, N. P. A.; Gonçalves, Camila . Caracaterização dos alunos participantes dos JEEGO. In: IX Semana Científica da Faculdade de Educação Física / UFG, 2006, Goiânia. Anais da IX Semana Científica da Faculdade de Educação Física / UFG. Pontalina: FEF UFG, 2007. p. 163-167.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
AGRICOLA, N. P. A.; GUILLO, L. A. . Efeitos do treinamento de Jiu Jitsu nos parâmetros hematológicos. In: CONPEEX 2015, 2015, Goiania. Anais do CENPEEX 2015. Goiania: Cegraf, 2015. v. 1. p. 2084-2088.

2.
LOPES, C. A. ; AGRICOLA, N. P. A. ; LIMA, L. V. ; CASTRO, H. C. . O Jiu Jitsu brasileiro na perspectiva da saúde: operacionalização do Projeto Tatame. In: CONPEEX 2014, 2014, Goiania. Anais do CONPEEX 2014, 2014.

3.
AGRICOLA, N. P. A.; SILVA, F. C. F. E. ; SALAMA, L. A. F. . Projeto Tatame: popularizando a arte do Jiu Jitsu brasileiro na promoção à saúde. In: I Encontro Acadêmico do Campus Jataí - UFG, 2013, Jataí GO. Anais do I Encontro Acadêmico do Campus Jataí UFG, 2013.

4.
AGRICOLA, N. P. A.; SALAMA, L. A. F. ; SILVA, F. C. F. E. ; SATO, J. L. . Projato Tatame: a prática do Jiu Jitsu brasileiro para a formação de hábitos de sáude. In: Conpeex 2013 - Congresso de pesquisa, ensino e extensão da UFG, 2013, Goiania GO. Anais do Conpeex 2013, 2013.

5.
AGRICOLA, N. P. A.; FREITAS JUNIOR, S. L. . REFLEXÕES SOBRE O CORPO NA SOCIEDADE ADMINISTRADA: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISAO DE ALEXANDRE FERNANDES VAZ E SUAS CONTRIBUIÇÕES SOCIO-FILOSÓFICAS PARA A PROBLEMATIZAÇÃO CRÍTICA DA ÁREA. In: XVII Simposio de estudos e pesquisas da faculdade de educação UFG, 2008, Goiania. Anais do XVII simposio de estudos e pesquisas da faculdade de educação. Goiania: editora da UFG, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MATIAS, H. C. ; VIEIRA, M. I. ; SOUZA, J. B. A. ; AGRICOLA, N. P. A. . EFEITO AGUDO NAS CONCENTRAÇÕES DE ÓXIDO NÍTRICO SALIVAR EM PRATICANTES DE EXERCÍCIOS RÍTMICOS E EXERCÍCIOS RESISTIDOS.. In: 15º CONPEEX, 2018, Goiania GO. Anais do 15º CONPEEX. Goiania: Editora da UFG, 2018. p. 1876-1876.

2.
AGRICOLA, N. P. A.. A cultura do futebol no universo feminino. In: XVI Simposio de estudos e pesquisas da faculdade de educação, UFG, 2007, Goiania. Sociedade, conhecimento e formação: programa e resumos UFG. Goiania: Kelps, 2007. v. 16. p. 87-87.

3.
AGRICOLA, N. P. A.. Esporte escolar e competição: vivencias significados e contradições. In: XV simposio de estudoe e pesquisas da faculdade de educação - UFG, 2006, Goiania. ANAIS do XV simposio de Estudos e Pesquisas da faculdade de Educação - UFG, 2006. p. 14-15.

4.
AGRICOLA, N. P. A.. INCLUSÃO/EXCLUSÃO NUM CENARIO DE REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA. In: XII SIMPOSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS, 2003, GOIÂNIA. ANAIS DO XII SIMPOSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
MATIAS, H. C. ; VIEIRA, M. I. ; SOUZA, J. B. A. ; AGRICOLA, N. P. A. . Óxido nítrico salivar em praticantes de exercícios rítmicos e exercícios resistidos: estudo comparativo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MATIAS, H. C. ; VIEIRA, M. I. ; SOUZA, J. B. A. ; AGRICOLA, N. P. A. . EFEITO AGUDO NAS CONCENTRAÇÕES DE ÓXIDO NÍTRICO SALIVAR EM PRATICANTES DE EXERCÍCIOS RÍTMICOS E EXERCÍCIOS RESISTIDOS.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
AGRICOLA, N. P. A.. Lazer no Parque Recanto das Araras em Morrinhos Go: motivações e interesses culturais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
AGRICOLA, N. P. A.. Lazer e Saúde: motivações e interesses nas práticas corporais em espaços públicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
AGRICOLA, N. P. A.; LOPES, C. A. ; MACEDO, K. M. F. . Práticas de ensino na Educação Física escolar: realidades e perspectivas para a formação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
AGRICOLA, N. P. A.. A multidisciplinaridade da Educação Física. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
AGRICOLA, N. P. A.. Imagens do corpo feminino: a reprodutibilidade técnica de uma arte mercadorizada. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
AGRICOLA, N. P. A.. A constituição do corpo belo e mercadorização das formas fisicas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
AGRICOLA, N. P. A.. O esporte escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
AGRICOLA, N. P. A.. Esporte escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
AGRICOLA, N. P. A.; FREITAS JUNIOR, S. L. . Reflexões sobre o corpo na sociedade administrada: a educação física na visão de Alexandre Vaz e suas contribuições socio filisóficas para a problematização crítica da área. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
AGRICOLA, N. P. A.. Notas para uma análise crítica da relação entre a socialização e o esporte. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
AGRICOLA, N. P. A.; SOUSA, E. . Corpo e estética na era da mercadorização da cultura: os jovens nas academisa de musculação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
AGRICOLA, N. P. A.. Marxismo e Educação: fundamentos da pedagogia materialista dialética. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
AGRICOLA, N. P. A.. A cultura do futebol no universo feminino. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
AGRICOLA, N. P. A.. Teoria Crítica e Educação Física. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
AGRICOLA, N. P. A.. aspectos históricos e epistemológicos da psicologia vigotskiana. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
AGRICOLA, N. P. A.. O esporte como constituinte social. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
AGRICOLA, N. P. A.. A prática pedagógica no interior de Goiás: um estudo da didática aplicada. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
AGRICOLA, N. P. A.. Mídia, esporte e ideologia de classes: a realidade do PETI no sul de Goiás.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
AGRICOLA, N. P. A.; Gonçalves, Camila . Caracterização dos alunos participantes dos JEEGO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
AGRICOLA, N. P. A.. Esporte escolar e competição: vivências, significados e contradições. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
AGRICOLA, N. P. A.. Didática na perspectiva da psicologia Histórico-Cultural da atividade de Vigotsky. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
AGRICOLA, N. P. A.. O esporte escolar. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
AGRICOLA, N. P. A.. Esporte Escolar e Educação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
AGRICOLA, N. P. A.. Jogos estudantis do estado de Goiás: o proposto, o realizado e o vivenciado. Goiania: Editora da UFG, 2006 (Resumo de dissertação).

2.
AGRICOLA, N. P. A.. Esporte e Socialização 2005 (texto didático).

3.
AGRICOLA, N. P. A.. O esporte como conteúdo da Educação Física escolar 2005 (texto didático).

4.
AGRICOLA, N. P. A.. Educação Física escolar e legitimidade social 2004 (textos didáticos).

5.
AGRICOLA, N. P. A.. Diferentes abordagens epistemológicas da Educação: acordos e desacordos ante a ótica Marxista 2004 (texto didático).

6.
AGRICOLA, N. P. A.. A construção do conhecimento em educação Física 2003 (texto didático).

7.
AGRICOLA, N. P. A.. A dialética 2003 (texto didático).

8.
AGRICOLA, N. P. A.. Representações Sociais e professores de escolas públicas 2003 (texto didático).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
AGRICOLA, N. P. A.. Revista Pensar a Prática. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
AGRICOLA, N. P. A.. Oficina de elaboração e revisão de ítens do BNI. 2011. (Elaboração de ítens para o Banco nacional de Ítens - prova docente).

2.
AGRICOLA, N. P. A.. pedagogia do esporte escolar. 2010. .

3.
AGRICOLA, N. P. A.. Revista Goyases - revista científica multidisciplinar da FAFICH Goiatuba. 2010. (Editoração/Periódico).

4.
AGRICOLA, N. P. A.. Revista Goyases. 2009. (Editoração/Periódico).

Demais trabalhos
1.
AGRICOLA, N. P. A.. o esporte escolar no estado de goiás. 2005 (conferencia) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
GUILLO, L. A.; AGRICOLA, N. P. A.; RAMOS, D. P. S.; RIBEIRO, S. A. B.; ANUNCIACAO, C. E.; SANCHEZ, H. M.; LACERDA, K. A. P.. Participação em banca de Regisnei Aparecido de Oliveira Silva. Estresse docente, niveis de cortisol e óxido nítrico salivar: um estudo com professores do sexo masculino da Educação básica. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Goiás.

2.
GUILLO, L. A.; SANTOS, W. G.; SANCHEZ, H. M.; CARNEIRO, L. C.; BRASIL, V. V.; BARBOSA, M. A.; AGRICOLA, N. P. A.. Participação em banca de Kênia Alves Pereira Lacerda. Vitiligo:estresse, qualidade de vida e polimorfismo Glu298Asp no gene da óxido nítrico sintase endotelial. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTANA, M. G.; AGRICOLA, N. P. A.. Participação em banca de Alan Carlos Silva Sousa.Perfil antropométrico dos usuários do pregrama Academia da Saúde de Jataí GO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

2.
ASSIS, R. M.; AGRICOLA, N. P. A.. Participação em banca de Danny Costa Prado.Produção científica sobre Handebol: análise de periódicos brasileiros da área de Educação Física. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

3.
SANTOS, D. A. T.; AGRICOLA, N. P. A.. Participação em banca de Franklin Bento da Silva.Análise comparativa do desempenho escolar em crianças e adolescente praticantes de capoeira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

4.
LUIZ, Angela Rodrigues; AGRICOLA, N. P. A.. Participação em banca de Michel Nogueira Lima.Perfil de atividade física e tabagismo dos academicos da UFG/ Jataí. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

5.
LUIZ, Angela Rodrigues; AGRICOLA, N. P. A.. Participação em banca de Pedro Henrique Cardoso Tavares.O ensino da capoeira a partir do método global de treinamento: uma análise funcional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

6.
AGRICOLA, N. P. A.; LOPES, C. A.. Participação em banca de Denise Rosa de Lima.Tendencias biotipológicas dos jogadores de voleibol de alto rendimento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

7.
LOPES, C. A.; AGRICOLA, N. P. A.. Participação em banca de Renata Leite Ferreira Moura.As representações sociais do lazer por alunos de uma escola publica de Jataí GO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

8.
AGRICOLA, N. P. A.; LOPES, C. A.. Participação em banca de André Vitor Moraes.Incentivo a iniciação esportiva das crianças no desporto futsal em Jataí GO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

9.
LACERDA, P. J. C.; AGRICOLA, N. P. A.. Participação em banca de Silvânia Silva Santos.Nivel de atividade fisica habitual e queixas de lesões de alunos paticipantes da OLIMFEF da ufg Jataí. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

10.
AGRICOLA, N. P. A.; LUIZ, Angela Rodrigues. Participação em banca de Sara Costa Rodrigues.Traços da imagem corporal em idosas praticantes e não praticantes de atividade física. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás.

11.
AGRICOLA, N. P. A.; LOPES, C. A.. Participação em banca de Jefferson Ramos e Castro.Uma análise de como é manifesto o elemento educacional no treinamento de futsal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás.

12.
AGRICOLA, N. P. A.; SOUZA, Luiz Cesar. Participação em banca de Ricardo Tavares de oliveira.A Concepção de esporte em diferentes abordagens da Educação Física. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás.

13.
AGRICOLA, N. P. A.; LEAL, C R A A. Participação em banca de Michele Silva Moreira.A origem dos alunos das escolas rurais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás.

14.
AGRICOLA, N. P. A.; LEAO JUNIOR, R.; Sousa, Divino Alves. Participação em banca de Deborah Reis Cândido Mendes.Atividade física adaptada para portadores de acidente vascular cerebral. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA.

15.
AGRICOLA, N. P. A.; FRANCO, C. R.; Sousa, Divino Alves. Participação em banca de Joyce Ferreira Alves Tibiriçá.Lazer no parque Recanto das Araras em Morrinhos: motivações e interesses culturais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA.

16.
AGRICOLA, N. P. A.; LEAO JUNIOR, R.; FRANCO, C. R.. Participação em banca de Emilia Sales Pereira.As representações sociais das lutas marciais nas escolas de Goiatuba GO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA.

17.
AGRICOLA, N. P. A.; FRANCO, C. R.; Rezende, Gilmar Vieira. Participação em banca de Fernanda Maria da Silva.A didática do esporte escolar na rede estadual em Goiatuba. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em educação fisica) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA.

18.
LEAO JUNIOR, R.; AGRICOLA, N. P. A.; JESUS, S. M.. Participação em banca de Lucimar Maria Carvalho.Os conceitos e atitudes dos professores da rede municipal de ensino em relação aos alunos deficientes auditivos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em educação fisica) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA.

19.
BORGES, M. A.; AGRICOLA, N. P. A.; SILVA, L. G. A.. Participação em banca de Magnum José Fernandes.Entre o professor e o profissional: nos caminhos e descaminhos da profissão de educação física. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em educação fisica) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA.

20.
AGRICOLA, N. P. A.; MARIANO, A. M.; SANTOS, N. S.. Participação em banca de Neilton Silva de Rezende.A mensagem fotográfica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em educação fisica) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA.

21.
FRANCO, C. R.; AGRICOLA, N. P. A.; BORGES, C. C.. Participação em banca de Leonardo Barbosa Eleotério.Formação acadêmica e atuação profissional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em educação fisica) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA.

22.
AGRICOLA, N. P. A.; LEAO JUNIOR, R.; CUNHA, W. R.. Participação em banca de Roberta Alves Xavier.Orientação sexual nas escolas: uma análise sobre sua inclusão na escola confrontando a educação física. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em educação fisica) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA.

23.
BORGES, M. A.; LEAO JUNIOR, R.; AGRICOLA, N. P. A.. Participação em banca de Pollyana Alves Martins.A Educação Física e o deficiente mental: uma ravisão bibliográfica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba.

24.
MARIANO, A. M.; FRANCO, C. R.; AGRICOLA, N. P. A.. Participação em banca de Lílian Sousa de Carvalho.Dança na escola: possibilidades na formação humana. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba.

25.
BORGES, M. A.; MARIANO, A. M.; AGRICOLA, N. P. A.. Participação em banca de Francisnei Castilho de Araujo.O professor de Educação Física e a escola: uma análise de sua prática e as interferências da dinâmica escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba.

26.
AGRICOLA, N. P. A.; FRANCO, C. R.; Rezende, Gilmar Vieira. Participação em banca de Elton de Sousa.A influencia da midia na concepção estética dos adolescentes de Pontalina. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em educação fisica) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA.

27.
AGRICOLA, N. P. A.; Rezende, Gilmar Vieira; LEAO JUNIOR, R.. Participação em banca de Roberta Machado Chaves.O ensino da natação no sul de Goiás: ludicidade ou competitividade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em educação fisica) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA.

28.
FRANCO, C. R.; BORGES, M. A.; AGRICOLA, N. P. A.. Participação em banca de João Batista Luiz de Moraes.As representações dos alunos do ensino médio da rede estadual de Pontalina sobre as aulas de educação fisica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em educação fisica) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA.

29.
AGRICOLA, N. P. A.; RIBEIRO, E. M. S. S.; MARIANO, A. M.. Participação em banca de Ludimila Sousa e Silva.Estudo do comportamento dos alunos do colégio Rui Barbosa em Pontalina GO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA.

30.
AGRICOLA, N. P. A.; NAZAR, Ivan Magno; BORGES, M. A.. Participação em banca de Sebastião Luiz de Freitas.A Educação Física na visão de Alexandre Vaz: contribuições socio filosóficas para a problematização crítica da área. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em educação fisica) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA.

31.
AGRICOLA, N. P. A.; NAZAR, Ivan Magno; MARIANO, A. M.. Participação em banca de Claudia Maria Santos Rodrigues.A Educação Física escolar no período militar (1964 - 1985). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em educação fisica) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA.

32.
AGRICOLA, N. P. A.; FRANCO, C. R.; BORGES, M. A.. Participação em banca de Pâmela Nunes Alessi.As aproximações do conceito de estética ao fazer pedagógico da Educação Física escolar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em educação fisica) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA.

33.
AGRICOLA, N. P. A.; NAZAR, Ivan Magno; FALONE, Juliana de Paula. Participação em banca de Luciana dos Reis Oliveira Freitas.A metodologia do professor de Educação Física de 5ª a 8ª séries das escolas estaduais de Goiatuba. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em educação fisica) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA.

34.
AGRICOLA, N. P. A.; NAZAR, Ivan Magno; FRANCO, C. R.. Participação em banca de Ruth Roberto de Souza.A coordenação pedagógica escolar e o trato com a disciplina Educação Física. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em educação fisica) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA.

35.
AGRICOLA, N. P. A.; RIBEIRO, E. M. S. S.; FALONE, Juliana de Paula. Participação em banca de Eusane Mara Rosa.A importancia da participação dos pais na vida escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA.

36.
AGRICOLA, N. P. A.; VIEIRA, D. N.; RIBEIRO, E. M. S. S.. Participação em banca de Patricia Alves da Silva.Alfabetização: concepções teóricas e práticas pedagógicas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA.

37.
AGRICOLA, N. P. A.; FRANCO, C. R.; BORGES, C. C.. Participação em banca de Eduardo pereira Gomes.A Educação Física na mídia digital. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em educação fisica) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA.

38.
AGRICOLA, N. P. A.; BORGES, C. C.; PAIVA, R. E.. Participação em banca de Silvio de Abreu Rezende Júnior.A função educacional do esporte sob a ótica da comunidade escolar de Pontalina. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em educação fisica) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA.

39.
AGRICOLA, N. P. A.; BORGES, M. A.; BORGES, C. C.. Participação em banca de Carlos Silvio fernandes de Oliveira.Futebol: um estudo das manifestações culturais das torcidas, suas significações, conflitos e sentidos.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em educação fisica) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA.

40.
AGRICOLA, N. P. A.; FRANCO, C. R.; NAZAR, Ivan Magno. Participação em banca de Fabricia Divina da Rocha Miranda.A internalização da regra a partir do fenômeno do jogo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em educação fisica) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA.

41.
AGRICOLA, N. P. A.; VIEIRA, D. N.; GOMES, M. J.. Participação em banca de Maria Divina da Silva.Afetividade: perspectiva piagetiana nas séries iniciais.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humnas de Goiatuba - GO.

42.
AGRICOLA, N. P. A.; VIEIRA, D. N.; GOMES, M. J.. Participação em banca de Gerusa Pires Guimarães.Quebrando paradigmas: a relação professor-aluno na teoria Rogeriana.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humnas de Goiatuba - GO.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII CONICE. Resposta aguda nos níveis de óxido nítrico salivar a partir do treinamento de Jiu Jitsu esportivo. 2017. (Congresso).

2.
XX CONBRACE. Resposta aguda nos níveis de óxido nítrico salivar a partir do treinamento de Jiu Jitsu esportivo. 2017. (Congresso).

3.
CONPEEX 2015. Efeitos do treinamento de Jiu Jitsu no parâmetros hematológicos. 2015. (Congresso).

4.
CONPEEX 2014. O Jiu Jitsu brasileiro na perspectiva da saúde: operacionalização do projeto Tatame. 2014. (Congresso).

5.
Setimo Forum de Coordenadores de Faculdades de Educação Física. 2013. (Outra).

6.
2º Congresso do Conselho Regional de Educação Física da 7ª região. Lazer e Saúde: motivações e interesses nas práticas corporais em espaços públicos. 2012. (Congresso).

7.
5º Forum de Representantes de Faculdades de Educação Física de Goiás e Tocantins. Temas de interesse das Faculdades de Educação Física de Goiás e Tocantins. 2012. (Congresso).

8.
IX CONEF - Congresso de Educação Física, UFG/CAJ. Lazer no Parque Recanto das Araras em Morrinhos GO: motivações e interesses culturais. 2012. (Congresso).

9.
I Congresso Nacional de Educação Física escolar de Quirinópolis. A multidisciplinaridade da Educação Física. 2011. (Congresso).

10.
IV Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino.Práticas de ensino na Educação Física escolar: realidades e perspectivas para a formação. 2011. (Encontro).

11.
XIX Simposio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação UFG.Imagens do corpo feminino: a reprodutibilidade técnica de uma arte mercadorizada. 2010. (Simpósio).

12.
VI Congresso Goiano de Ciências do Esporte. Esporte escolar. 2009. (Congresso).

13.
XVIII Simposio de Estudos e Pesquisas da Faculdadede Educação UFG.A constituição do corpo belo e a mercadorização das formas fisicas. 2009. (Simpósio).

14.
II Congresso Sudeste do Colegio Brasileiro de Ciências do Esporte. Corpo e estática na era da mercadorização da cultura: os jovens nas academias de musculação. 2008. (Congresso).

15.
II Congresso Sudeste do Colegio Brasileiro de Ciências do Esporte. Notas para uma análise crítica da relação entre a socialização e o esporte. 2008. (Congresso).

16.
I Seminário: Sistema estadual de Educação Superior, consolidação e expansão. 2008. (Seminário).

17.
XVII Simposio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação UFG.Reflexões sobre o corpo na sociedade administrada: a Educação Física na visão de Alexandre Vaz e suas contribuições socio filosóficas para a problematização crítica da área. 2008. (Simpósio).

18.
XVI simposio de estudos e pesquisas da faculdade de educação UFG.A cultura do futebol no universo feminino. 2007. (Simpósio).

19.
Congresso centro oeste de ciências do esporte. O esporte como constituinte social. 2006. (Congresso).

20.
III congresso sulbrasileiro de ciencias do esporte. A prática pedagogica no interior de goias: um estudo da didatica aplicada. 2006. (Congresso).

21.
IX semana cientifica da faculdade de educação física.Midia, esporte e ideologia de classes: a realidade do PETI no sul de Goias. 2006. (Encontro).

22.
XV simposio de estudo e pesquisas da faculdade de educação UFG.Esporte escolar e competição: vivencias significados e contradições. 2006. (Simpósio).

23.
semana acadêmica do curso de Educação Física.Voleibol de alto rendimento. 2004. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AGRICOLA, N. P. A.. CONEF - congresso de educação física UFG Jataí. 2012. (Congresso).

2.
AGRICOLA, N. P. A.. semana academica do curso de educação física. 2007. (Outro).

3.
AGRICOLA, N. P. A.; BORGES, M. A. ; RIBEIRO, E. M. S. S. . II Semana acadêmica do departamento de Educação. 2007. (Outro).

4.
AGRICOLA, N. P. A.; RIBEIRO, E. M. S. S. ; BORGES, M. A. . Semana acadêmica do departamento de Educação. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Hallicha Carneiro Matias. Estudo do óxido nítrico endotelial, por meio da saliva, em praticantes de exercícios rítmicos em comparação com praticantes de exercícios resistidos.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Zózimo Silva Ferreira. Estudo da estatura, idade e análise de performance de atletas de voleibol brasileiro de alto nível. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Orientador: Nestor Persio Alvim Agricola.

2.
Tânia Ferreira de Andrade Carvalho. Estudo comparativo da antropometria e simetris corporal entre mulheres praticantes de exercícios rítmicos e resistidos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Orientador: Nestor Persio Alvim Agricola.

3.
Marieli Inês Vieira. Óxido nítrico salivar em praticantes de exercícios rítmicos e exercícios resistidos: estudo comparativo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Orientador: Nestor Persio Alvim Agricola.

4.
Laryssa Paiva Faria. A percepção de violência entre praticantes e não praticantes de artes marciais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Orientador: Nestor Persio Alvim Agricola.

5.
Denise Rosa de Lima. Tendencias biotipológicas dos jogadores de voleibol de alto rendimento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Orientador: Nestor Persio Alvim Agricola.

6.
André Vitor de Moraes. Incentivo à iniciação esportiva das crianças no desporto futebol em Jataí GO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Orientador: Nestor Persio Alvim Agricola.

7.
Ariovaldo Ferreira Carvalho Neto. A representação social das artes marciais nas escolas públicas de Jataí - GO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Nestor Persio Alvim Agricola.

8.
Joyce Ferreira Alves Tibiriçá. Lazer no parque Recanto das Araras em Morrinhos: motivações e interesses culturais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA. Orientador: Nestor Persio Alvim Agricola.

9.
Emilia Sales Pereira. As representações sociais das lutas marciais nas escolas de Goiatuba GO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA. Orientador: Nestor Persio Alvim Agricola.

10.
Fernanda Maria da Silva. A didática do esporte escolar na rede estadual em Goiatuba. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em licenciatura em educação fisica) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA. Orientador: Nestor Persio Alvim Agricola.

11.
Roberta Alves Xavier. Orientação sexual nas escolas: uma análise sobre sua inclusão na escola em confronto com a educação física. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em licenciatura em educação fisica) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA. Orientador: Nestor Persio Alvim Agricola.

12.
Neilton Silva de Rezende. A mensagem fotográfica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em licenciatura em educação fisica) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA. Orientador: Nestor Persio Alvim Agricola.

13.
Elton de Sousa. A influencia da midia na concepção estética dos adolescentes de Pontalina GO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em licenciatura em educação fisica) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA. Orientador: Nestor Persio Alvim Agricola.

14.
Roberta Machado Chaves. O ensino da natação no sul de Goiás: ludicidade ou competitividade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba. Orientador: Nestor Persio Alvim Agricola.

15.
Ludimila Sousa da Silva. Estudo do comportamento dos alunos do colegio Rui Barbosa em Pontalina - GO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA. Orientador: Nestor Persio Alvim Agricola.

16.
Sebastião Luiz de Freitas. A educação física na visão de Alexandre Vaz: contribuições socio-filosóficas para a problematização crítica da área. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em licenciatura em educação fisica) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA. Orientador: Nestor Persio Alvim Agricola.

17.
Claudia Maria santos Rodrigues. A Educação Física escolar no período militar (1964 - 1985). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em licenciatura em educação fisica) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA. Orientador: Nestor Persio Alvim Agricola.

18.
Pâmela Nunes Alessi. As aproximações do conceito de estética ao fazer pedagógico da educação física escolar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em licenciatura em educação fisica) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA. Orientador: Nestor Persio Alvim Agricola.

19.
Eusane Mara Rosa. A importancia da participação dos pais na vida escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA. Orientador: Nestor Persio Alvim Agricola.

20.
Patricia Alves da Silva. alfabetização: concepções teóricas e práticas pedagógicas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA. Orientador: Nestor Persio Alvim Agricola.

21.
Eduardo Pereira Gomes. A Educação Física na mídia digital. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em licenciatura em educação fisica) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA. Orientador: Nestor Persio Alvim Agricola.

22.
Silvio Abreu Rezende Júnior. A função educacional do esporte sob a ótica da comunidade escolar de Pontalina. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em licenciatura em educação fisica) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA. Orientador: Nestor Persio Alvim Agricola.

23.
Carlos Silvio Fernandes de oliveira. Futebol: um estudo das manifestações culturais das torcidas, suas significações, conflitos e sentidos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em licenciatura em educação fisica) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA. Orientador: Nestor Persio Alvim Agricola.

24.
Fabricia Divina da Rocha Miranda. A internalização da regra a partir do fenômeno do jogo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em licenciatura em educação fisica) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA. Orientador: Nestor Persio Alvim Agricola.

Orientações de outra natureza
1.
Landara Vieira de Lima. Projeto de extensão "Projeto Tatame" - Bolsista PROBEC. 2014. Orientação de outra natureza. (Enfermagem) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Orientador: Nestor Persio Alvim Agricola.

2.
João Lucas Sato. Projeto de extensão "Projeto Tatame" - Bolsista PROBEC. 2013. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Orientador: Nestor Persio Alvim Agricola.

3.
Jessica Piva. Monitoria de disciplina "Estagio I" - Orientação de monitoria de disciplina. 2013. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Orientador: Nestor Persio Alvim Agricola.

4.
Geisiane ferreira Gomes. Projeto de extensão Capoeira em Jataí - bolsista PROBEC. 2012. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Orientador: Nestor Persio Alvim Agricola.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
6AGRICOLA, N. P. A.;AGRÍCOLA, NESTOR PÉRSIO ALVIM;AGRICOLA, NESTOR PERSIO ALVIM2017AGRICOLA, N. P. A.; GUILLO, L. A. ; SILVA, R. A. O. . Nitric Oxide and Physical Exercise: Potentialities for the Research in Health. A Review Article. Journal of Orthopaedics Spine and Sports Medicine, v. 1, p. 1-6, 2017.

2.
2SILVA, R. A. O.2018SILVA, R. A. O. ; GUILLO, L. A. ; AGRICOLA, N. P. A. . Assessment of Salivary Cortisol and Perceived Stress in Teachers. AMERICAN JOURNAL OF EDUCATIONAL RESEARCH, v. 6, p. 1264-1270, 2018.


Livros e capítulos
1.
AGRICOLA, J. M. A. ; CLEMENTE, E. C. ; AGRICOLA, N. P. A. . TERRITÓRIO E GÊNERO NO CERRADO GOIANO: OS SABERES TRADICIONAIS DAS MULHERES CERRADEIRAS E SUAS RESISTÊNCIAS DIANTE DA EXPANSÃO CAPITALISTA. In: Ingrid Aparecida Gomes. (Org.). A produção do conhecimento geográfico 3. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 3, p. 149-158.


Apresentações de Trabalho
1.
MATIAS, H. C. ; VIEIRA, M. I. ; SOUZA, J. B. A. ; AGRICOLA, N. P. A. . Óxido nítrico salivar em praticantes de exercícios rítmicos e exercícios resistidos: estudo comparativo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MATIAS, H. C. ; VIEIRA, M. I. ; SOUZA, J. B. A. ; AGRICOLA, N. P. A. . EFEITO AGUDO NAS CONCENTRAÇÕES DE ÓXIDO NÍTRICO SALIVAR EM PRATICANTES DE EXERCÍCIOS RÍTMICOS E EXERCÍCIOS RESISTIDOS.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 12:49:49