Luana Costa Viana

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3087575461198240
  • Última atualização do currículo em 16/11/2018


Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil, graduação em Fisioterapia pela Universidade da Amazônia, mestrado e doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal do Pará nas linhas de pesquisa "Currículo e Formação de Professores" e "Educação, Cultura e Sociedade" respectivamente. Pedagoga na Divisão de Capacitação e Desenvolvimento (DCAD/UFRA) da Universidade Federal Rural da Amazônia. Pesquisadora dos seguintes grupos: Grupo José Veríssimo e o Pensamento Educacional Latinoamericano (UFPA); Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ/ UFPA). Tem experiência na área de Pedagogia e Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: capacitação no Serviço Público, Educação Especial e Inclusiva, História da educação,Teoria Decolonial, Educação e saúde do campo, Currículo, Cultura, Educação em saúde, Reabilitação em Neurologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luana Costa Viana
Nome em citações bibliográficas
VIANA, L. C.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A Colonização de corpos, corações e mentes: Educação e higienismo em escritos de periódicos no Pará (1891-1912)., Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Sônia Maria da Silva Araújo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação; Higienismo; Colonialidade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: História da Saúde.
Setores de atividade: Educação; Saúde humana e serviços sociais.
2008 - 2010
Mestrado em Educacao.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Educação do campo e saúde: refletindo sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais e sua relação com o currículo de uma escola multisseriada do município de Marapanim, Pará.,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Salomão Antônio Mufarrej Hage.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Currículo; Educação do Campo; Saúde.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Setores de atividade: Educação; Saúde humana e serviços sociais.
2017 - 2018
Especialização em Educação Especial e Inclusiva. (Carga Horária: 420h).
Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
Título: Avaliação de reação: contribuições da promoção de capacitação voltada a práticas inclusivas no contexto do ensino superior.
2004 - 2006
Especialização em Docência no Ensino Superior. (Carga Horária: 405h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Estudo sobre o curso de Fisioterapia no Estado do Pará no contexto das reformas curriculares vigentes.
Orientador: Salomão Antônio Mufarrej Hage.
2004 - 2005
Especialização em Reabilitação Neurológica. (Carga Horária: 616h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: Análise de vida diária em crianças portadoras de necessidades especiais.
Orientador: Juliana Maciel Queiroz Lourenço.
2007 - 2010
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia.
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Título: Educação Nutricional: uma intervenção no Ensino Fundamental.
Orientador: Júlio Cesar da Silva Correa.
2000 - 2004
Graduação em Bacharelado em Fisioterapia.
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
Título: Atuação Multidisciplinar: Manobras de Inibição reflexa utilizadas como pré-tratamento odontológico....
Orientador: Renato da Costa Teixeira.




Formação Complementar


2018 - 2018
Inteligência Emocional nas Relações de Trabalho. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
2018 - 2018
Atualização ortográfica, interpretação de texto e produção de texto. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
2017 - 2018
Programa de Iniciação ao Serviço Público. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
2017 - 2017
Cerimonial e Organização de Eventos. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
2017 - 2017
Atualização e Comunicação em Marketing Institucional. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
2017 - 2017
Elaboração e Gerenciamento de Projetos Acadêmicos. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
2017 - 2017
Cerimonial e organização de eventos institucionais. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
2012 - 2013
Língua Estrangeira - Espanhol. (Carga horária: 120h).
Castilla - Curso de Idiomas, CASTILLA, Brasil.
2012 - 2012
Memórias e Narrativas: autobiografia, bibliografia. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2012 - 2012
Arqueologia do saber em Michel Foucault. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2011 - 2011
Educação pelos pares ... educação em saúde. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2011 - 2011
Oficina de Análise Textual. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2010 - 2010
Teoria das Representações Sociais: Teoria e Prátic. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2009 - 2009
O lúdico nas séries iniciais: teoria e prática. (Carga horária: 100h).
Centro Educacional Mundo do Aprendiz, CEMA, Brasil.
2008 - 2008
Introdução a Metodologia da Pesquisa. (Carga horária: 10h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2005 - 2005
I Curso de Eletrotermoterapia. (Carga horária: 10h).
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Drenagem Linfática Manual. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2005 - 2005
Inglês Instrumental. (Carga horária: 90h).
MEMPHIS language Center, MEMPHIS, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Atualização em Reumatologia. (Carga horária: 12h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2004 - 2004
Curso Prático de Fisioterapia Aquática Moderna. (Carga horária: 24h).
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
2003 - 2003
Cinesioterapia nas Desordens do Aparelho Locomotor. (Carga horária: 40h).
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
2002 - 2002
II Curso de Emergências em Medicina. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Pesquisadora Voluntária, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
O Grupo de Pesquisa Constituição do Sujeito, Cultura e Educação do Centro de Educação da UFPA busca conhecer de que forma a escola trabalha com produtos culturais; compreender como os sujeitos escolares são sujeitados pelo conhecimento, e quais as formas de interação que estabelecem, os isolamento e as identidades que configuram, além dos instrumentos culturais que produzem; analisar as estruturas sistêmicas com as quais o sistema escolar interage; analisar dimensões educativas de práticas culturais diversas. O ECOS é coordenado pela prof. Dr. Sônia Maria da Silva Araújo pertencente ao corpo docente da pós graduação em Educação da UFPA.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Pesquisadora Voluntária, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
O grupo José Veríssimo e o Pensamento Educacional Latinoamericano coordenado pela professora doutora Sônia Araújo nasce dentro do Grupo de Pesquisa "Constituição do Sujeito, Cultura e Educação" (ECOS), a partir da execução do projeto de pesquisa "Educação e Cultura em José Veríssimo: apontamentos para a compreensão da discriminação e do preconceito étnicos no Brasil", financiado pelo Edital Universal 2004/CNPq. Pretende-se como ele: - Desenvolver projetos interdisciplinares de pesquisa sobre a obra e a biografia de José Veríssimo; - Articular, em nível nacional, pesquisadores da vida e obra de José Veríssimo; - Promover estudos e debates sobre a obra de José Veríssimo; - Fazer estudos comparados entre o pensamento de José Veríssimo e o de outros autores brasileiros e latinoamericanos; - Realizar estudos comparados das idéias educacionais de pensadores latinoamericanos; - Abordar temas históricos ligados ao pensamento educacional, especialmente o nacionalismo e o pós-colonialismo; - Realizar estudos que relacionem literatura e educação.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Pesquisadora Voluntária, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
O Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia - GEPERUAZ pertence ao Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará e objetiva realizar estudos e produzir conhecimentos sobre a realidade da Educação Básica e Superior das populações da Amazônia - ribeirinhas, assentadas, indígenas, quilombolas, extrativistas e outras. É formado por uma equipe de pesquisadores e estudantes que desenvolvem atividades de Pesquisa, Extensão e Ensino numa perspectiva interdisciplinar e militante que se propõe aproximar a universidade dos movimentos sociais e do poder público (Redes de Ensino, Gestôes municipais e estaduais) fortalecendo experiências educativas que ocorrem em diferentes espaços sociais, processos de formação de educadores e gestores que atuam nas escolas do campo, com destaque para os que atuam em escolas multisseriadas; e de formação de Conselheiros Tutelares e dos direitos de crianças e adolescentes; com vistas á implementação de políticas públicas e práticas educacionais inovadoras, na educação do campo e na educação de Jovens e Adultos,inspiradas pelos princípios da educação popular e freireana. O Grupo de Pesquisa Constituição do Sujeito, Cultura e Educação do Centro de Educação da UFPA busca conhecer de que forma a escola trabalha com produtos culturais; compreender como os sujeitos escolares são sujeitados pelo conhecimento, e quais as formas de interação que estabelecem, os isolamento e as identidades que configuram, além dos instrumentos culturais que produzem; analisar as estruturas sistêmicas com as quais o sistema escolar interage; analisar dimensões educativas de práticas culturais diversas. O GEPERUAZ é coordenado pelo prof. Dr. Salomão Hage pertencente ao corpo docente da pós graduação em Educação da UFPA.

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Pesquisadora Voluntária, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
O Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia - GEPERUAZ pertence ao Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará e objetiva realizar estudos e produzir conhecimentos sobre a realidade da Educação Básica e Superior das populações da Amazônia - ribeirinhas, assentadas, indígenas, quilombolas, extrativistas e outras. É formado por uma equipe de pesquisadores e estudantes que desenvolvem atividades de Pesquisa, Extensão e Ensino numa perspectiva interdisciplinar e militante que se propõe aproximar a universidade dos movimentos sociais e do poder público (Redes de Ensino, Gestôes municipais e estaduais) fortalecendo experiências educativas que ocorrem em diferentes espaços sociais, processos de formação de educadores e gestores que atuam nas escolas do campo, com destaque para os que atuam em escolas multisseriadas; e de formação de Conselheiros Tutelares e dos direitos de crianças e adolescentes; com vistas á implementação de políticas públicas e práticas educacionais inovadoras, na educação do campo e na educação de Jovens e Adultos,inspiradas pelos princípios da educação popular e freireana. O Grupo de Pesquisa Constituição do Sujeito, Cultura e Educação do Centro de Educação da UFPA busca conhecer de que forma a escola trabalha com produtos culturais; compreender como os sujeitos escolares são sujeitados pelo conhecimento, e quais as formas de interação que estabelecem, os isolamento e as identidades que configuram, além dos instrumentos culturais que produzem; analisar as estruturas sistêmicas com as quais o sistema escolar interage; analisar dimensões educativas de práticas culturais diversas. O GEPERUAZ é coordenado pelo prof. Dr. Salomão Hage pertencente ao corpo docente da pós graduação em Educação da UFPA.

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
O Grupo de Pesquisa Constituição do Sujeito, Cultura e Educação do Centro de Educação da UFPA busca conhecer de que forma a escola trabalha com produtos culturais; compreender como os sujeitos escolares são sujeitados pelo conhecimento, e quais as formas de interação que estabelecem, os isolamento e as identidades que configuram, além dos instrumentos culturais que produzem; analisar as estruturas sistêmicas com as quais o sistema escolar interage; analisar dimensões educativas de práticas culturais diversas. O ECOS é coordenado pela prof. Dr. Sônia Maria da Silva Araújo pertencente ao corpo docente da pós graduação em Educação da UFPA.

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 4
Outras informações
O grupo José Veríssimo e o Pensamento Educacional Latinoamericano coordenado pela professora doutora Sônia Araújo nasce dentro do Grupo de Pesquisa "Constituição do Sujeito, Cultura e Educação" (ECOS), a partir da execução do projeto de pesquisa "Educação e Cultura em José Veríssimo: apontamentos para a compreensão da discriminação e do preconceito étnicos no Brasil", financiado pelo Edital Universal 2004/CNPq. Pretende-se como ele: - Desenvolver projetos interdisciplinares de pesquisa sobre a obra e a biografia de José Veríssimo; - Articular, em nível nacional, pesquisadores da vida e obra de José Veríssimo; - Promover estudos e debates sobre a obra de José Veríssimo; - Fazer estudos comparados entre o pensamento de José Veríssimo e o de outros autores brasileiros e latinoamericanos; - Realizar estudos comparados das idéias educacionais de pensadores latinoamericanos; - Abordar temas históricos ligados ao pensamento educacional, especialmente o nacionalismo e o pós-colonialismo; - Realizar estudos que relacionem literatura e educação.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio realizado no Curso de Graduação em Pedagogia com a Disciplina "Pesquisa Educacional", carga horária 60 horas, orientada pela prof. Sônia Araújo (prof. adjunto da UFPA). O estágio de Docência é atividade vinculada ao Doutorado de Educação da UFPA.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio realizado no Curso de Graduação em Pedagogia com a Disciplina "Educação de Jovens e Adultos", carga horária 45 h, orientada pelo prof. Salomão Hage (prof. adjunto da UFPA). O estágio de Docência é atividade vinculada ao Mestrado de Educação da UFPA. Período: 11.03.09 a 24.06.09

Atividades

10/2010 - 10/2010
Ensino, Formação de Professores da Rede Municipal de Acará, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Educação em Saúde e Linguagem
03/2009 - 06/2009
Estágios , UFPA, .

Estágio realizado
Estágio de Docência: disciplina Educação de Jovens e Adultos no Brasil, curso de Pedagogia (UFPA), orientada pelo prof. Dr. Salomão Hage. Atividade vinculada ao Mestrado de Educação da UFPA, período: 11.03.09 a 24.06.09, CH: 45 h..

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Orientador, Carga horária: 10
Outras informações
O Tutor Orientador auxilia os alunos na elaboração de seus trabalhos acadêmicos com especial enfoque para a monografia a ser defendida no fim do curso de Especialização.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora Pesquisadora II, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplina: A gestão de recursos materiais e a qualidade do Ensino Curso: Especialização em Educação do Campo SECAD/UAB/IFPA

Atividades

11/2010 - 12/2010
Pesquisa e desenvolvimento , IFPA, .


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 20
Outras informações
Doutorado em Educação da UFPA, Linha de pesquisa Educação,Cultura e Sociedade.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsita de Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado da UFPA, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Mestrado em Educação da UFPA, Linha de pesquisa Currículo e Formação de Professores.


Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Pesquisadora Voluntária, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
O Grupo de Práticas Educativas em Saúde em Cuidado na Amazônia (PESCA) busca conhecer, analisar e aprimorar: a) Práticas educativas em saúde e cuidado em múltiplos ambientes (populares, hospitalares, escolares); b) Agir educativo-cuidativo de múltiplos agentes de saúde (Agentes Comunitários de Saúde, Agentes Indígenas de Saúde, Parteiras); c) Tecnologias sócio-educativas em validação ou em curso em múltiplos ambientes; d) Formação para o agir educativo em saúde, saberes do cuidar, desejos de saber, saberes culturais, entre outras categorias em construção. Prioriza ações com comunidades periféricas (mulheres das ilhas), comunidades rural-ribeirinhas e populações tradicionais da Amazônia (indígenas e quilombolas). Volta-se para a qualificação da informação em saúde e o fortalecimento dos princípios do SUS. Valoriza, ainda, estudos que avaliam as repercussões (valorativas, cognitivas e afetivas) de práticas educativas em saúde e cuidado. Integra ações de extensão, pesquisa e orientação de trabalhos de conclusão de graduação, iniciação científica, PIBIC, especialização e mestrado. educacionais, na perspectiva de proporcionar formas de intervenção emancipatória, tanto na formação, quanto na atuação do educador-cuidador. Sub-Grupos: LABORATÓRIO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS - LATED; OBSERVATÓRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE-DOENÇA - OPESD PROJETOS DE PESQUISA EM CURSO: 1- EDITAL PPSUS 2008-2010 - Percepções de Agentes Indígenas de Saúde a respeito de DST e HIV/AIDS: pesquisa-ação com vistas a qualificação da informação e educação em saúde; 2 - EDITAL UNIVERSAL 2007-2009 - Cartografia do Cuidar: Praxis de educadores e educandos em comunidades hospitalares 3- Edital Apoio UEPA 2008 - Saberes do Cuidar 4 - Edital Apoio UEPA 2009 - Observatório de Práticas Educativas em Saúde-Doença: Estudo Exploratório I


Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz, FACIBRA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
A disciplina "Psicomotricidade e Aprendizagem" foi ministrada no curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional. Objetivo Geral: Capacitar os futuros psicopedagogos para a adoção da práxis psicomotora como estratégia para promover o processo de ensino-aprendizagem. Específicos: ? Promover o conhecimento de intervenções psicomotoras que estimulem o desenvolvimento integral dos educandos em diferentes faixas etárias e níveis de ensino. ? Preparar o profissional para aplicar as ferramentas da Psicomotricidade de modo contextualizado para atender às necessidades dos educandos de diversas faixas etárias e níveis de ensino.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Especialização em Psicopedagogia DISCIPLINA:Bases Epistemológicas do Ensino Superior PERÍODO: 28 e 29/01/2017 CONTÉUDO PROGRAMÁTICO: ? O Conhecimento: identificando os tipos e suas respectivas manifestações no contexto educacional. ? Concepções epistemológicas e suas implicações no campo educacional. ? O ensino superior no Brasil: contextualização, finalidade, fundamentos filosóficos e pedagógicos. ? As concepções pedagógicas e sua relação com o ensino superior brasileiro.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Especialização em Psicopedagogia Disciplina: Bases Neuro. do Desenv. Humano e Aprendizagem Carga Horária: 30 h

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Especialização em Psicopedagogia Disciplina: Bases Neuro. do Desenvolvimento Humano e Aprendizagem Carga Horária: 30 h EMENTA: Apresentar as bases neurológicas do Desenvolvimento Humano em termos da evolução do Sistema Nervoso, a especialização e plasticidade cerebral, a anatomia do cérebro humano e avanços recentes nas neurociências, estabelecendo sua relação com o processo de aprendizagem.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Especialização em Psicopedagogia Disciplina: PSICOMOTRICIDADE E APRENDIZAGEM Carga Horária: 30 h

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplina: FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E ÉTICA PROFISSIONAL Carga Horária Contratada: 30 h Data de Execução: 16 e 17.01.16

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Ministrei a disciplina "Bases Neurológicas do Desenvolvimento e da Aprendizagem" na especialização em Psicopedagogia, formato modular. CH: 30h


Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagoga Divisão de Capacitação e Desenvolvim, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Gestão educacional no/do campo
2.
Práticas pedagógicas em educação do campo
3.
Educação do campo memória e história


Projetos de pesquisa


2011 - 2014
Um estudo comparado do pensamento educacional na América Latina ? Brasil e Venezuela (1819-1928).
Descrição: Analisar, por meio da história comparada do pensamento social, a concepção de educação defendida por pensadores das letras e da ciência do primeiro quartel do século 19 ao primeiro do século seguinte na América Latina e, assim, identificar o lugar de importância que ela ? a educação ? ocupa na formação das nações ameríndias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Luana Costa Viana - Integrante / Sônia Maria da Silva Araújo - Coordenador / Cesar Augusto Castro - Integrante / Héctor Felipe Ospina Serna - Integrante / Telmo Renato da Silva Araújo - Integrante / Sônia de Jesus Nunes Bertolo - Integrante / Aline dos Santos Fernandes - Integrante.
Número de produções C, T & A: 13
2009 - 2010
Observatório de Práticas Educativas em Saúde-Doença
Descrição: Identificar, descrever e observar práticas educativas em saúde-doença em múltiplos espaços (escolares, populares, hospitalares). Fomentar articulação entre as práticas identificadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Luana Costa Viana - Integrante / Elizabeth Teixeira - Coordenador / Alba Lúcia da Costa de López - Integrante / Luciana Aparecida Gomes Kruk - Integrante / SOUZA, Marcelo Valente de - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6
2008 - 2010
Políticas de Nucleação e Transporte Escolar: Construindo Indicadores de Qualidade da Educação Básica nas Escolas do Campo da Amazônia
Descrição: O presente projeto pretende investigar a política de nucleação das escolas rurais que vem ocorrendo nos municípios brasileiros e sua vinculação ao transporte escolar com a expectativa de apresentar indicadores para referenciar políticas educacionais que promovam a garantia do direito à educação de qualidade das populações do campo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Luana Costa Viana - Integrante / Salomão Mufarrej Hage - Coordenador / Lorena Mourão - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2011 - 2011
Periódico: Revista Maré: Memórias, imagens e saberes do campo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do campo.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
5.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Reabilitação em Neurologia.


Idiomas


Inglês
Compreende PoucoLê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
VIANA, L. C.. As Teias do Higienismo no Discurso de José Veríssimo sobre a Educação Nacional. In: Agenor Sarraf Pacheco; Maria Ataíde Malcher. (Org.). PESQUISAS EM ESTUDOS CULTURAIS NA AMAZÔNIA: Cartografias, Literaturas & Saberes Interculturais. 1ed.Belém: GECA/GPA/UFPA, 2015, v. 1, p. 1-15.

2.
VIANA, L. C.; DUARTE, R. ; ARAÚJO, S. M. . A Rede de Significados de Roger Chartier: Contribuições Para as Pesquisas de Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil. In: Agenor Sarraf Pacheco; Maria Ataíde Malcher. (Org.). PESQUISAS EM ESTUDOS CULTURAIS NA AMAZÔNIA: Cartografias, Literaturas & Saberes Interculturais. 1ed.Belém: GECA/GPA/UFPA, 2015, v. 1, p. 16-30.

3.
VIANA, L. C.; DUARTE, R. ; ARAÚJO, S. M. . As contribuições de Roger Chartier em pesquisas de programas de pós-graduação em educação no Brasil: breves incursões. In: Eliana Pojo; Joyce Ribeiro; Rosângela de Sousa. (Org.). A pesquisa no Baixo Tocantins: aspectos teóricos e metodológicos.. 1ed.Curitiba: CRV, 2013, v. 1, p. 85-100.

4.
VIANA, L. C.; Hage, M. Salomão ; ARAÚJO, S. . Concepções de Saúde presentes em uma escola multisseriada de Ensino Fundamental do município de Marapanim, Pará. In: Waldir Ferreira de Abreu; Damião Bezerra Oliveira. (Org.). EDUCAÇÃO RIBEIRINHA / DO CAMPO: Saberes, Vivência e Formação. 1ed.Belém: GEPEIF/UFPA, 2013, v. 1, p. 275-296.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIANA, L. C.; ARAÚJO, S. M. . Educação e Higienismo na Amazônia paraense: A rede de significados dos homens de ciência entre 1897 e 1912.. In: XI Congreso Iberoamericano de Historia de la educación latinoamericana, 2014, Toluca. Sujetos, poder y disputas por la educación. Zinacantepec: El Colegio Mexiquense, 2014. v. 1. p. 6457-6470.

2.
VIANA, L. C.; ARAÚJO, S. . Revista de educação e ensino: a relação educação e higienismo nos escritos de Homens de Ciência do Pará, Brasil, entre os anos 1891-1892.. In: X Congresso Luso Brasileiro da História da Educação, 2014, Curitiba. Percursos e Desafios na História da Educação Luso-Brasileira. Curitiba, 2014.

3.
VIANA, L. C.. As políticas higienistas na educação brasileira nos discursos de José Veríssimo. In: X Congresso Luso Brasileiro da História da Educação, 2014, Curitiba. Percursos e Desafios na História da Educação Luso-Brasileira. Curitiba, 2014.

4.
VIANA, L. C.; GUTIERRES, D. V. G. . Revista de educação e ensino: a rede de significados do higienismo e sua relação com a educação na Amazônia paraense entre 1891 e 1892... In: XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2014, Natal. Pós-Graduação em Educação no Norte e Nordeste: produção de conhecimento, assimetrias e desafios regionais.. Natal: UFRN/ Biblioteca setorial do CSSA, 2014. v. 1. p. 1-16.

5.
GUTIERRES, D. V. G. ; VIANA, L. C. . Precisa-se de amas de leite: as funções da ama de leite nos anúncios de jornais da Província de Belém do Grão-Pará do século XIX. In: XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2014, Natal. Pós-Graduação em Educação no Norte e Nordeste: produção de conhecimento, assimetrias e desafios regionais.. Natal: UFRN, 2014. v. 1. p. 1-15.

6.
VIANA, L. C.. BREVE PERCURSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO.. In: XXI Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, 2013, Belém. OS FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E POLÍTICOS DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO. Belém, 2013. p. 1-15.

7.
VIANA, L. C.. POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE DO CAMPO: BREVES INCURSÕES SOBRE OS ASPECTOS LEGAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS EXISTENTES NA ATUALIDADE.. In: Colóquio Políticas Públicas Educacionais, 2013, Belém. Plano Nacional de Educação. Belém, 2013. p. 01-15.

8.
VIANA, L. C.; DUARTE, R. ; ARAÚJO, S. M. . A rede de significados de Roger Chartier: Contribuições para as pesquisas de Programas de pós-graduação em Educação no Brasil.. In: II Colíquio Nacional de Estudos Culturais na Amazô0nia, 2013, Belém. Cartografias, literaturas e saberes Interculturais., 2013.

9.
VIANA, L. C.. As teias do higienismo no discurso de José Veríssimo sobre a Educação Nacional.. In: II Colóquio Nacional Estudos Culturais na Amazônia., 2013, Belém. Cartografias, literaturas e saberes Interculturais., 2013.

10.
VIANA, L. C.; Hage, M. Salomão ; ARAÚJO, S. M. ; ARAUJO, S. A. . O CONTEXTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO.. In: IV DIÁLOGOS CIENTÍFICOS E O I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DO CUNTINS/UFPA/CAMETÁ, 2012, Cametá. Educação, identidade e conhecimento na Amazônia Tocantina.. Cametá, 2012. v. 1.

11.
VIANA, L. C.; Hage, M. Salomão ; ARAÚJO, S. M. ; ARAUJO, S. A. . A EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL: BREVES REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL. In: IV DIÁLOGOS CIENTÍFICOS E O I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DO CUNTINS/UFPA/CAMETÁ, 2012, Cametá. Educação, identidade e conhecimento na Amazônia Tocantina.. Cametá, 2012. v. 1.

12.
ABREU, W. F. ; MEDEIROS, W. A. ; VIANA, L. C. . A Concepção Moderna de Infância e suas impliaçoes para educação das crianças. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 2011, Manaus. Educação, Culturas e Diversidades., 2011.

13.
VIANA, L. C.; ABREU, W. F. ; MEDEIROS, W. A. . Educaçao e Saúde em Programas de Pós-Graduaçao em Educaçao: Breves Incursões. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011, Manaus. Educação, Cuturas e Diversidades., 2011.

14.
MEDEIROS, W. A. ; ABREU, W. F. ; VIANA, L. C. . A interface da Educaçao Especial na Educação do Campo: uma reflexão sobre as Políticas Públicas Educacionais atuais.. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011, Manaus. Educação, Culturas e Diversidades.. Belém, 2011.

15.
VIANA, L. C.; ARAUJO, S. ; Hage, M. Salomão . Refletindo sobre a adequação dos conteúdos de saúde de livros didáticos de Ciências de uma turma multisseriada à realidade cultural e econômica da Comunidade Livramento em Marapanim, Pará.. In: X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, 2011, Belém. Tensões na Educação na Contemporaneidade e seus Reflexos nas Políticas Educacionais e no Currículo. Belém, 2011. p. 1-15.

16.
VIANA, L. C.; ARAUJO, S. . Programas de Pós-graduação em Eduação: Breves Incursões sobre Educação e Saúde.. In: X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, 2011, Belém. Tensões na Educação na Contemporaneidade e seus Reflexos nas Políticas Educacionais e no Currículo. Belém, 2011.

17.
MOURAO, L. ; VIANA, L. C. . As interfaces entre Educação do Campo e Currículo no Território da Amazônia Paraense. In: II Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará, 2010, Belém. Os usos políticos, sociais e acadêmicos dos conhecimentos, suas tensões e contribuições para a participação e controle social, 2010.

18.
VIANA, L. C.; MOURAO, L. . Análide de Livros Didáticos de Ciências de uma Turma Multisseriadaem Marapanim, Pará. In: II Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará, 2010, Belém. Os usos políticos, sociais e acadêmicos dos conhecimentos, suas tensões e contribuições para a participação e controle social, 2010.

19.
MOURAO, L. ; VIANA, L. C. . Diretrizes Curriculares para a Educação Básica do campo no Território da Amazônia Paraense... In: I Encontro Internacional de Educação do Campo, 2010, Brasília. II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo. Brasília, 2010. v. 1. p. 10-25.

20.
VIANA, L. C.; MOURAO, L. . O campo nos Livros Didáticos de Ciências de uma turma Multisseriada da escola prof. Carmen Rêbelo Maglhães do Município de Marapanim, Pará.. In: I Encontro Internacional de Educacção do Campo, 2010, Brasília. II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo. Brasília, 2010. v. 1. p. 36-51.

21.
VIANA, L. C.; ABREU, W. F. ; MEDEIROS, W. A. . Prática Pedagógica e Educação Inclusiva: Reflexões para o debate. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa. Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2009.

22.
MEDEIROS, W. A. ; ABREU, W. F. ; VIANA, L. C. . Educação e Ludicidade: Elementos primordiais para a formação e orientação das crianças. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa. Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2009.

23.
VIANA, L. C.; MOURAO, L. . ?As contribuições dos princípios constitutivos do Materialismo-Histórico e Dialético para a formação do pensamento educacional crítico na realidade social brasileira.?. In: VIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, 2009, Belém. Ética e regulação no Currículo e nas Políticas Educacionais. Belém: EDUFPA, 2009.

24.
VIANA, L. C.; MOURAO, L. . A Educação e o Currículo do Campo na Amazônia: Construindo relações por meio de uma abordagem territorial. In: VIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, 2009, Belém. Ética e regulaçao no Currículo e nas Políticas Educacionais. Belém: EDUFPA, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MOURAO, L. ; VIANA, L. C. . Dificuldades e Possibilidades da Pesquisa em Educação do Campo no Brasil e na Amazônia. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA AMAZÔNIA, 2008, BRAGANÇA. Encontro Nacional de Educação, Cultura e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia/ ENECAZ: 08 a 10 de dezembro de 2008. Belém: EDUFPA, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VIANA, L. C.; ARAÚJO, S. M. . Educação e Higienismo na Amazônia paraense: A rede de significados dos homens de ciência entre 1897 e 1912.. In: XI Congreso Iberoamericano de Historia de la educación latinoamericana, 2014, Toluca. Sujetos, poder y disputas por la educación. Zinacantepec: El Colegio Mexiquense, 2014. v. 1. p. 430-430.

2.
VIANA, L. C.. POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE DO CAMPO: ANÁLISE DE ASPECTOS LEGAIS DA DÉCADA DE 1970 AOS DIAS ATUAIS NO BRASIL. In: I Seminário Científico PARFOR - Licenciatura em Educação do Campo., 2013, Abaetetuba. Educação, Educação do Campo, Universidade e Ciências, 2013. v. 1.

3.
VIANA, L. C.. A influência do higienismo no discurso de José Veríssimo sobre a educação Nacional.. In: I Colóquio de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade, 2013, Belém. Educação e história das diferenças socioculturais no Brasil. Belém, 2013. p. 155-156.

4.
ABREU, W. F. ; MEDEIROS, W. A. ; VIANA, L. C. . A Concepção Moderna de Infância e suas impliaçoes para educação das crianças. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011, Manaus. Educação, Cultura e Diversidade. Manaus: Valer, 2011. v. 2. p. 279-280.

5.
MEDEIROS, W. A. ; ABREU, W. F. ; VIANA, L. C. . A interface da Educaçao Especial na Educação do Campo: uma reflexão sobre as Políticas Públicas Educacionais atuais.. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 2011, Manaus. Educação, Cultura e Sociedade. Manaus: Valer, 2011. v. 2. p. 282-282.

6.
VIANA, L. C.; ABREU, W. F. ; MEDEIROS, W. A. . Educaçao e Saúde em Programas de Pós-Graduaçao em Educaçao: Breves Incursões. In: Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste, 2011, Manaus. Educação, Cultura e Sociedade. Manaus: Valer, 2011. v. 2. p. 511-511.

7.
VIANA, L. C.. Educação do Campo e Pesquisa na Amazônia: análise acerca do curso de formação de Técnicos Agentes Comunitários de Saúde. In: I Encontro de Pesquisa e Educação do Campo do Estado do Pará, 2008, Belém. I Encontro de Pesquisa e Educação do Campo do Estado do Pará. Belém-Pará: Editora Universitária UFPA, 2008. v. 1. p. 41-42.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, T. L. ; NEVES, P.A.P.F.G. ; SARAH, A. T. ; VIANA, L. C. ; SILVA, M. D. B ; CORRÊA, C. N. ; MELO, J. T. . A temática Resíduos Sólidos na Educação Básica: um estudo de caso em uma escola da cidade de Belém - Pa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
VIANA, L. C.; SILVA, D. C. . Contribuições da Promoção de Capacitação em LIBRAS no contexto do campus de Capanema da Universidade Federal Rural da Amazônia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
VIANA, L. C.; ARAÚJO, S. M. . Educação e Higienismo na Amazônia paraense: A rede de significados dos homens de ciência entre 1897 e 1912.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
GUTIERRES, D. V. G. ; VIANA, L. C. . Precisa-se de amas de leite: as funções da ama de leite nos anúncios de jornais da Província de Belém do Grão-Pará do século XIX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
VIANA, L. C.; GUTIERRES, D. V. G. . Revista de educação e ensino: a rede de significados do higienismo e sua relação com a educação na Amazônia paraense entre 1891 e 1892... 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VIANA, L. C.. A influência do Higienismo no discurso de José Veríssimo sobre a Educação Nacional.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
VIANA, L. C.; DUARTE, R. ; ARAÚJO, S. M. . A rede de significados de Roger Chartier: Contribuições para as pesquisas de Programas de pós-graduação em Educação no Brasil.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
VIANA, L. C.. As teias do higienismo no discurso de José Veríssimo sobre a Educação Nacional.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
VIANA, L. C.. Breve percurso histórico da Educação Popular em Saúde e sua relação com a Educação do Campo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
VIANA, L. C.; ARAÚJO, S. . Programas de Pós-graduação em Educação: Breves Incursões sobre Educação e Saúde.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
VIANA, L. C.; ARAÚJO, S. ; Hage, M. Salomão . Refletindo sobre a adequação ds conteúdos de saúde de livros didáticos de Ciências de uma turma multisseiada à realidade cultural e econômica da comunidade Livramento em Marapanim, Pará.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
VIANA, L. C.; MOURAO, L. . As contribuições dos princípios constitutivos do Materialismo-Histórico e Dialético para a formação do pensamento educacional crítico na realidade social brasileira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
VIANA, L. C.; MOURAO, L. . A Educação e o Currículo do Campo na Amazônia: Construindo relações por meio de uma abordagem territorial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
VIANA, L. C.; PEREIRA, C . Análise das principais dificuldades na realização de Atividades de Vida Diária em crianças portadoras de necessidades especiais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
VIANA, L. C.; FIGUEROA, M. . Atuação Fisoterapêutica em Pacientes Portadores de Paralisia Cerebral. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
VIANA, L. C.. Programa Saúde em Movimento:Análise acerca do curso de formação integrada de TACS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
VIANA, L. C.; MOURAO, L. . Dificuldades e Possibilidades da Pesquisa em Educação do Campo no Brasil e na Amazônia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
MOURAO, L. ; VIANA, L. C. . A Educação do campo no Brasil e na Amazônia Paraense: o desenvolvimento do seu campo de pesquisa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
VIANA, L. C.; PEREIRA, C . ?Análise das Principais Dificuldades na Realização de Atividades de Vida Diária em Crianças Portadoras de Neessidades Especiais?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
VIANA, L. C.. ?Ergonomia e prevenção das LER/DORT?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
VIANA, L. C.. ?Manobras de Posicionamento para Inibição Reflexa Pré-Atendimento Odontológico em Crianças com Paralisia Cerebral?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
VIANA, L. C.; PEREIRA, C . ?Atendimento Multidisciplinar em Crianças portadoras de Paralisia Cerebral?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Hage, M. Salomão ; VIANA, L. C. . Revista Eletrônica Maré: Memórias, Imagens e Saberes do Campo. 2011.

2.
VIANA, L. C.; Hage, M. Salomão ; MOURAO, L. ; ABREU, W. F. . Formação de professores no Município de Acará. 2009.

3.
VIANA, L. C.. Oficinas de Educação em Saúde. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
VIANA, L. C.. A Teoria Curricular Curricular Crítica.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
VIANA, L. C.. Como elaborar projetos de pesquisa direcionados à Educação do Campo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ARAÚJO, S. M.; ARAUJO, L. A.; VIANA, L. C.. Participação em banca de Aline dos Santos Fernandes.As contribuições de Manuel Anázar para a formação do pensamento político e educacional da Colômbia (1812- 1882). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

2.
Hage, M. Salomão; Teixeira, E.; VIANA, L. C.; Negrão, Georgina. Participação em banca de Anayse Lalila de Sousa Barbosa; Elizabete Borges Reis.A Atuação do Pedagogo no apoio às práticas educativas com criançcas internadas e atendidas na classe hospitalar da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

3.
VIANA, L. C.; NOBRE, T.. Participação em banca de Natália Silva da Silva e Marília Gaspar Garcia.Proposta de Implantação de um serviço de Reabilitação Física no Municipio de Benvides. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Universidade da Amazônia.

4.
VIANA, L. C.. Participação em banca de ÁDRIA AGUIAR E PAULA PINHEIRO.Incidência de Doenças Articulares crônicas, associadas aos fatores reumáticos, em pacientes indígenas, registrados na casa do índio...?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Universidade da Amazônia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Congresso Paraense de Enfermagem. Comissão científica do evento. 2015. (Congresso).

2.
XI Congreso Iberoamericano de Historia de la educación latinoamericana. Educação e Higienismo na Amazônia paraense: A rede de significados dos homens de ciência entre 1897 e 1912.. 2014. (Congresso).

3.
XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2014. (Encontro).

4.
Círculo Temático Pós-colonialismo e pensamento decolonial.A crítica à modernidade na perspectiva dos estudos pós-coloniais.. 2013. (Outra).

5.
Conferência Nacional de Escola Dominical e Educação Cristã. 2013. (Outra).

6.
II Colóquio de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade.A INFLUÊNCIA DO HIGIENISMO NO DISCURSO DE JOSÉ VERÍSSIMO SOBRE A EDUCAÇÃO NACIONAL.. 2013. (Outra).

7.
III Seminário do Grupo de História da Educação na Amazônia. 2013. (Seminário).

8.
II Seminário do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia nia GHEDA. 2013. (Seminário).

9.
I Seminário Nacional de Políticas educacionais e Currículo.BREVE PERCURSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO.. 2013. (Seminário).

10.
Ouvinte no XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2013. (Encontro).

11.
Seminário Pensamento Social em José Veríssimo. 2013. (Seminário).

12.
VI Colóquio Políticas Públicas Educacionais.POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE DO CAMPO: BREVES INCURSÕES SOBRE OS ASPECTOS LEGAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS EXISTENTES NA ATUALIDADE.. 2013. (Outra).

13.
7º Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar e 1º Seminário de Educação Popular e Saúde.Mesa-redonda ?Educação popular, Saúde e Formação de professores?. 2012. (Encontro).

14.
História da Infância no Brasil e em Portugal. XVI Feira Pan-amazônica do livro.. 2012. (Outra).

15.
I Colóquio de pesquisa em educação, cultura e sociedade.. 2012. (Outra).

16.
III Seminário - Medicalização frente a Educação e a Sociedade. 2012. (Seminário).

17.
I Seminário da Licenciatura em Educação do Campo do Pará e Amapá e III Encontro de Pesquisa da Educação do Campo do Estado do Pará. 2012. (Seminário).

18.
SEMINÁRIO DE INTERCÂMBIO. 2012. (Seminário).

19.
Colóquio de História da Educação do Pará. 2011. (Outra).

20.
Palestra: O ensino de Enfermagem e a Educação em Saúde.... 2011. (Outra).

21.
II Econtro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará.Educação e Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas. 2010. (Encontro).

22.
II Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará.Escolarização de meninos e meninas no espaço rural do Nordeste Paraense. 2010. (Encontro).

23.
I Seminário sobre Educação Escolar e Culturas.Construido a Escola para a diversidade.. 2010. (Seminário).

24.
Mesa redonda Trilhas da Extensão e da pesquisa no PESCA. 2010. (Outra).

25.
Ciclo de Palestras Inclusão Social e Escolar: Direito e Cidadania. 2009. (Outra).

26.
Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Prática Pedagógica e Educação Inclusiva: Reflexões pra o debate. 2009. (Encontro).

27.
Fórum Social Mundial: ?Um outro mundo é possível?.Atividade Auto-gestionada. 2009. (Outra).

28.
Fórum Social Mundial: ?Um outro mundo é possível?.Por entre trilhas e sonhos. 2009. (Outra).

29.
I Encontro de Alunos e Tutores - EAD. 2009. (Encontro).

30.
VIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo.A Educação e o Currículo do campo na Amazônia: Construindo relações por meio de uma abordagem territorial.. 2009. (Seminário).

31.
Encontro Nacional de Educação, Cultura e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia.Dificuldades e Possibilidades da Pesquisa em Educação do Campo no Brasil e na Amazônia. 2008. (Encontro).

32.
I Encontro de Pesquisa em Educação do Campo.Programa Saúde em Movimento:Análise acerca do Curso de Formação Integrada em TACS. 2008. (Encontro).

33.
IV Seminário de Educação Especial do Grupo de estudos, Pesquisa, Extensão em Educação Inclusiva -GEPEEI.O Cotidiano de crianças com necessidades educacionais especiais e suas AVD's. 2008. (Seminário).

34.
Seminário de Elaboração de Políticas Públicas para a Educação do campo do estado do Pará. 2008. (Seminário).

35.
VII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo.A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL E NA AMAZÔNIA: O DESENVOLVIMENTO DE SEU CAMPO DE PESQUISA. 2008. (Seminário).

36.
II Semana Científica do Curso de Fisioterapia.Atuação Fisioterapêutica em Pacientes Portadores de Paralisia Cerebral. 2007. (Outra).

37.
II Semana Científica do Curso de Fisioterapia.Análise das Principais Dificuldades na Realização de Atividades de Vida Diária em Crianças Portadoras de Necessidades Especiais. 2007. (Outra).

38.
VIII Semana Científica do Curso de Fisioterapia.Atividades de Vida Diária em Crianças Portadoras de Necessidades Espeiais. 2007. (Outra).

39.
IV Simpósio Paraense de Cirurgia Plástica. 2006. (Simpósio).

40.
VII Semana Acadêmica de Fisioterapia da UNAMA.Os cursos de fisioterapia no estado do Pará no contexto das reformas curriculares atuais. 2006. (Outra).

41.
V Semana Acadêmica de Fisioterapia da UEPA.Manobras de Posicionamento para Inibição Reflexa Pré-Atendimento Odontológico em Crianças com Paralisia Cerebral. 2004. (Outra).

42.
V Semana Acadêmica de Terapia Ocupacional.Atendimento Multidisciplinar em Crianças portadoras de Paralisia Cerebral. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAÚJO, S. ; VIANA, L. C. . II Colóquio de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade. 2013. (Outro).

2.
ARAÚJO, S. ; PINTO, IVANY. ; VIANA, L. C. . I Colóquio de pesquisa em educação, cultura e sociedade.. 2012. (Outro).

3.
Hage, M. Salomão ; VIANA, L. C. . I Seminário da Licenciatura em Educação do Campo do Pará e Amapá e III Encontro de Pesquisa da Educação do Campo do Estado do Pará. 2012. (Outro).

4.
ARAUJO, L. A. ; ARAÚJO, S. ; VIANA, L. C. . Seminário de História da Infância na Amazônia e III Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação. 2012. (Outro).

5.
ARAUJO, S. ; MELO, C. ; FRANÇA, M. ; ROSÁRIO, M. ; DUARTE, M. ; REIS, N. ; PANTOJA, L. ; VIANA, L. C. ; FERNANDES, A. . Colóquio de História da Educação do Pará. 2011. (Outro).

6.
Hage, M. Salomão ; VIANA, L. C. . X Seminário Nacional de Politicas Educacionais e Currículo. 2011. (Outro).

7.
Hage, M. Salomão ; VIANA, L. C. . II Encontro de Pesquisa e Educação do Campo do Estado do Pará. 2010. (Outro).

8.
VIANA, L. C.; MOURAO, L. ; Hage, M. Salomão . Atividade do Fórum Social Mundial intitulada Por entre trilhas e sonhos:Pororoca de saberes, sabores e ritmos da Amazônia. 2009. (Outro).

9.
VIANA, L. C.. I Encontro de Pesquisa em Educação do campo do Estado do Pará. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alinne Cristina Braga Alves e Nilda Laide Pereira de Olivei. As Contribuições da Psicomotricidade Relacional na Resolução de Conflitos na Educação Infantil. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz. Orientador: Luana Costa Viana.

2.
Jacimeire Carvalho Chaves. Refletindo sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco de Sales Neves, Marapanim ? PA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO) - Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz. Orientador: Luana Costa Viana.

3.
Josiane do Socorro Ribeiro dos Santos Katiucia Campos Bitte. REFLETINDO SOBRE OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO) - Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz. Orientador: Luana Costa Viana.

4.
Maria de Nazaré Amaro da Silva. INCLUSÃO ESCOLAR: REFLETINDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DOS MÉTODOS VOLTADOS AOS ALUNOS DISLÉXICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO) - Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz. Orientador: Luana Costa Viana.

5.
Helen Cristiane Nascimento de Oliveira Miriam Raquel Sousa. As contribuições do Psicopedagogo em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Pará. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz. Orientador: Luana Costa Viana.

6.
Maria de Jesus Pereira Sousa. Os benefícios da Psicomotricidade Relacional para o ensino da linguagem no Ensino Fundamental nas series iniciais. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz. Orientador: Luana Costa Viana.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas e Cuidado na Amazônia da Universidade do Estado do Pará coordenado pela prof. Dr. Elizabeth Teixeira, desde 2009.
Pesquisadora do GEPERUAZ/UFPA (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia) desde 2008, coordenado pelo Prof. Salomão Hage.
Membro do Grupo de Pesquisa Constituição do Sujeito, Cultura e Educação do Centro de Educação da UFPA coordenado pela prof. Dr. Sônia Maria da Silva Araújo.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 16:28:36