Carolina dos Santos Fernandes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8601219131879860
  • Última atualização do currículo em 07/12/2018


Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carolina dos Santos Fernandes
Nome em citações bibliográficas
FERNANDES, C. S.;FERNANDES, CAROLINA DOS SANTOS;DOS SANTOS FERNANDES, CAROLINA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Trindade (Florianópolis).
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Trindade
88040900 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 37214505


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: O desenvolvimento profissional dos formadores de professores de Química na integração entre Universidade e Escola : as potencialidades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Carlos Alberto Marques.
2009 - 2011
Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: O Exame Nacional do Ensino Médio e a Educação Química: em busca da contextualização,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Carlos Alberto Marques.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2003 - 2007
Graduação em Química licenciatura Habilitação em Ciências.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em Seminário de formação dos Educadores. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora das Disciplinas de Estágio I,II e III do curso de Licenciatura em Química

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor em Caráter temporário do Curso de Licenciatura em Educação do Campo.


E.E.B.Professor Aníbal Nunes Pires, E.E.B P.A.N.P., Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Admissão em caráter temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Orientador Educacional, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Atuação em projetos, Carga horária: 25

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 16
Outras informações
Bolsista de iniciação científica da FAPERGS no projeto ATIVIDADES EXPERIMENTAIS A PARTIR DO CONHECIMENTO EXPRESSO DOS ALUNOS INSERIDAS EM UM CONTEXTO DIALOGICO EM SALA DE AULA DE QUÍMICA .

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista Voluntária na atividade TRATAMENTO DE RESÍDUOS GERADOS NAS AULAS DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista no programa de Bolsa trabalho na atividade CONSOLIDAÇÃO DO PROJETO-PEDAGÓGICO DO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA- trabalhando diretamente no projeto Articulação entre desenvolvimento Curricular e Formação permanente de professores

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista Voluntária na atividade LICENCIATURA EM QUÍMICA-AÇÕES VISANDO A CONSOLIDAÇÃO DA REFORMA 2004



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Experimentação problematizadora na educação superior em Química com enfoque nas interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fábio Peres Gonçalves em 09/11/2016.
Descrição: O projeto que busca investigar a experimentação problematizadora com enfoque nas interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para a educação superior em Química, buscando individuar suas características e analisar as contribuições à formação social e científica do químico e do professor de Química. Para tanto se desenvolverá uma pesquisa de natureza teórica e empírica, a ser promovida junto a cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química. Com os resultados da investigação almeja-se sinalizar possibilidades metodológicas para a experimentação no ensino de Química e à formação química responsável com a qualidade científica e ambiental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
PROCESSOS AVALIATIVOS NACIONAIS COMO SUBSÍDIOS PARA A REFLEXÃO E O FAZER PEDAGÓGICOS NO CAMPO DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Descrição: compreender a relação entre sistemas nacionais de avaliação, com ênfase no ENEM, seus princípios, instrumentos e resultados, assim como outras bases de dados sobre educação do INEP, como o Censo Escolar, e micro-análises de sala de aula ou da realidade e das condições locais, como subsídios para elaborações de práticas e reflexões pedagógicas e curriculares pelo professor; 2. compreender como professores da rede pública representam, interpretam e utilizam bases de dados do INEP na relação com seu trabalho pedagógico; 3. compreender o sistema nacional de avaliação de aprendizagem representado pelo ENEM, a partir de três eixos complementares: as representações de leitura da ciência, das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e da noção de interdisciplinaridade que esse sistema subentende; 4. contribuir para construir política de formação de professores para a área de ciências da natureza..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MISTURINI, A.2018MISTURINI, A. ; FERNANDES, C. S. . A Temática dos Agrotóxicos: uma análise em livros didáticos de Química do Ensino Médio aprovados no Plano Nacional do Livro Didático de 2015.. ACTA SCIENTIAE (ULBRA), v. v.20, p. p. 130-152, 2018.

2.
HALMENSCHLAGER, KARINE RAQUIEL2018HALMENSCHLAGER, KARINE RAQUIEL ; DOS SANTOS FERNANDES, CAROLINA ; CAMILLO, JULIANO ; BRICK, ELIZANDRO MAURÍCIO . ABORDAGEM DE TEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA PRODUÇÕES RELACIONADAS À EDUCAÇÃO DO CAMPO. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE), v. 23, p. 172-189, 2018.

3.
HALMENSCHLAGER, K.2017HALMENSCHLAGER, K. ; CAMILLO, J. ; FERNANDES, C. S. ; MONACO, G. ; BRICK, E. . Articulações entre educação do campo e ensino de ciências e matemática presentes na literatura: um panorama inicial. ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE), v. 19, p. 1-21-21, 2017.

4.
FERNANDES, CAROLINA DOS SANTOS2016FERNANDES, CAROLINA DOS SANTOS; MARQUES, CARLOS ALBERTO ; DELIZOICOV, DEMÉTRIO . CONTEXTUALIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E A PERSPECTIVA EDUCACIONAL DE PAULO FREIRE. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 18, p. 9-28, 2016.

5.
SAIBERT, C.2016SAIBERT, C. ; FERNANDES, C. S. . Compreensões de docentes de Química do Ensino Médio a respeito da temática das Drogas e suas implicações na Educação Básica. REVISTA METÁFORA EDUCACIONAL, v. n.21, p. 89, 2016.

6.
FERNANDES, C. S.;FERNANDES, CAROLINA DOS SANTOS;DOS SANTOS FERNANDES, CAROLINA2015FERNANDES, C. S.; STUANI, G. M. . Agrotóxicos no Ensino de Ciências: uma pesquisa na Educação do Campo. Educacao e Realidade, v. 40, p. 745, 2015.

7.
FERNANDES, C. S.2015FERNANDES, C. S.; MARQUES,C.A . Noções de contextualização nas questões relacionadas ao conhecimento químico no Exame Nacional do Ensino Médio. Quimica Nova na Escola, v. 37, p. 294-304, 2015.

8.
FERNANDES, C. S.2015FERNANDES, C. S.; SCHWERTL, S. L. ; LEONEL, A. A. . Potencial do uso de Blogues na formação inicial de educadores do campo. Revista Metáfora Educacional, v. 19, p. 98-118, 2015.

9.
FERNANDES, C. S.;FERNANDES, CAROLINA DOS SANTOS;DOS SANTOS FERNANDES, CAROLINA2013FERNANDES, C. S.; ZAMPIROM, E. A. ; GONÇALVES, F.P ; MARQUES,C.A ; ODA, W. Y. ; DELIZOICOV, D. . A explicitação do conhecimento discente acerca de temas ambientais: reflexões para o Ensino das Ciências da Natureza. Quimica Nova na Escola, v. 35, p. 57-65, 2013.

10.
MARQUES,C.A2013MARQUES,C.A ; SILVA, R.M.G ; GONÇALVES, F.P ; FERNANDES, C. S. ; SANGIOGO, F. A. ; REGIANE, A. M. . A abordagem das questões ambientais: contribuições de formadores de professores de componentes curriculares da área de Ensino de Química. Química Nova (Online), v. 36, p. 600-606, 2013.

11.
FERNANDES, C. S.;FERNANDES, CAROLINA DOS SANTOS;DOS SANTOS FERNANDES, CAROLINA2012 FERNANDES, C. S.; MARQUES,C.A . A contextualização no ensino de Ciências: a voz de elaboradores de textos teóricos e metodológicos do Exame Nacional do Ensino Médio. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 17, p. 509, 2012.

12.
GONÇALVES, F.P2010GONÇALVES, F.P ; FERNANDES, C. S. . Narrativas acerca da Prática de Ensino de Química: um diálogo na formação inicial de professores. Química Nova na Escola (Impresso), v. 32, p. 120-127, 2010.

13.
GONÇALVES, F.P2008GONÇALVES, F.P ; FERNANDES, C. S. ; LINDEMANN, R.H ; GALIAZZI,M.C . GONÇALVES, F. P. ; FERNANDES, C. S. ; LINDEMANN, R. H. ; GALIAZZI, M. C. . O diário de aula coletivo no estágio da Licenciatura em Química: dilemas e seus enfrentamentos. Química Nova na Escola, v. 30, p. 42-49, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Gonçalves, Fábio Peres (Org.) ; FERNANDES, CAROLINA DOS SANTOS (Org.) ; Yunes, Santiago Francisco (Org.) . Experimentação no ensino de ciências na interação entre educação superior e educação básica. 1. ed. Antonella Carvalho de Oliveira, 2018.

Capítulos de livros publicados
1.
GONÇALVES, F.P ; FERNANDES, C. S. ; SZPOGANICS, B. ; VIEIRA FILHO, V. J. V. ; YUNES, S. ; MARQUES,C.A ; MACHADO, A. A. S. . Atividades experimentais em articulação com a abordagem CTS na educação química/ciências. In: Fábio Peres Gonçalves; Carolina dos Santos Fernandes; Santiago Francisco Yunes. (Org.). Experimentação no Ensino de Ciências na interação entre Educação Superior e Educação Básica. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 01, p. 1-22.

2.
FERNANDES, C. S.; LINDNER, E. ; LEITE, R. F. . Espaços diferenciados de produção de saberes e conhecimentos em educação em ciências e química.. In: Bruno dos Santos Pastoriza; Fábio André Sangiogo; Veridiana Krolow Bosenbecker. (Org.). Reflexões e debates em Educação Química: Ações, Inovações e Políticas.. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 01, p. 125-139.

3.
FERNANDES, C. S.; GONÇALVES, F.P . Reflexões Epistemológicas acerca da racionalidade técnica na docência e no desenvolvimento profissional de formadores de professores de Ciências da natureza. In: Roque Ismael da Costa Güllich; Erica do Espirito Santo Hermel. (Org.). Educação em Ciências e Matemática: pesquisa e formação de professores. 1ed.Chapecó: Editora da UFFS, 2016, v. único, p. 251-266.

4.
MUNARINI, C. ; FERNANDES, C. S. . Compreensão das práticas pedagógicas na área de Ciências da Natureza desenvolvidas na Escola Paulo Freire, no município de Abelardo Luz/SC. In: Adriana D'Agostini; Mauro Titton. (Org.). Escolas de assentamentos em Santa Catarina: experiências e desafios que intercruzam a educação vinculada à luta pela terra. 1ed.Tubarão: Copiart, 2015, v. único, p. 31-58.

5.
FERNANDES, C. S.; STUANI, G. M. . Agrotóxicos na formação inicial de educadores do campo. (Com) Textos: reflexão e ação no fazer pedagógico da Educação Científica e Tecnológica. 1ed.Blumenau: EDIFURB, 2015, v. , p. 55-70.

6.
FERNANDES, C. S.; MARQUES,C.A . O Exame Nacional do Ensino Médio enquanto política pública de avaliação educacional. In: Suzani Cassiani; Henrique César da Silva; Alice Helena Campos Pierson. (Org.). Olhares para o ENEM na Educação Científica e Tecnológica. 1ed.Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2013, v. , p. 155-172.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HALMENSCHLAGER, K. ; FERNANDES, C. S. ; CAMILLO, J. ; BRICK, E. . Abordagem de temas no Ensino de Ciências e Matemática: um olhar para produções relacionadas à Educação do Campo. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2017, Florianópolis. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2017.

2.
FERNANDES, C. S.; MARQUES,C.A . Processos de Desenvolvimento profissional dos formadores de professores de Ciências. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2017, Florianópolis. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2017.

3.
GONÇALVES, F.P ; FERNANDES, C. S. ; YUNES, S. ; MARQUES,C.A ; MACHADO, A. . Abordagem CTS e atividades experimentais na Educação em Química/Ciências:possíveis aproximações. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016.

4.
FERNANDES, C. S.; MARQUES,C.A . Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: uma análise de teses e dissertações. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Água de Lindóia. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

5.
Stuani, G. M ; FERNANDES, C. S. ; YAMAZAKI, R. M. O. . As potencialidades da abordagem temática na formação de educadores do campo e indígenas. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Água de Lindóia. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

6.
FERNANDES, C. S.; Stuani, G. M . A temática dos agrotóxicos à luz do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014.

7.
FERNANDES, C. S.; Stuani, G. M . A temática dos agrotóxicos no Ensino de Ciências: as compreensões de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia-SP. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

8.
Silva, A.F. ; FERNANDES, C. S. . Agrotóxicos: uma problemática de ensino invisível e negada no município de Monte Carlo-SC. In: II Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo e IV Jornada de Educação Especial do Campo, 2013, São Carlos- SP. II Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo e IV Jornada de Educação Especial do Campo, 2013.

9.
FERNANDES, C. S.; MARQUES,C.A . Noções de contextualização nas questões relacionadas ao conhecimento químico no Exame Nacional do Ensino Médio. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química e X Encontro de Educação Química da Bahia, 2012, Salvador/BA. XVI Encontro Nacional de Ensino de Química e X Encontro de Educação Química da Bahia, 2012.

10.
FERNANDES, C. S.; Carlos Alberto Marques . Noções de contextualização associadas ao conhecimento químico no Exame Nacional do Ensino Médio. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2011.

11.
FERNANDES, C. S.; MARQUES,C.A ; ZAMPIROM, E. A. ; GONÇALVES, F.P . A problemática ambiental à luz do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade: apreensão do conhecimento discente. In: II Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino de Ciências (VI Ibérico CTS no Ensino de Ciências), 2010, Brasilia-DF. II Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino de Ciências (VI Ibérico CTS no Ensino de Ciências), 2010, 2010.

12.
Carlos Alberto Marques ; GONÇALVES, F.P ; FERNANDES, C. S. ; ROLOFF, F. B. ; DREWS, F. ; SILVA, R.M.G ; YUNES, S. ; ZUIN, V. . A abordagem de questões ambientais no ensino de Química: uma investigação na formação inicial de professores. In: XV Encontro Nacional de Ensino Química, 2010, Brasilia. XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010.

13.
FERNANDES, C. S.; MARQUES,C.A . Ciência, Tecnologia e Sociedade e a perspectiva freireana de educação: possíveis converências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em educação em Ciências, 2009, Florianópolis. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009.

14.
GONÇALVES, F.P ; FERNANDES, C. S. ; LINDEMANN, R.H ; GALIAZZI,M.C . O diário de aula coletivo no estágio da Licenciatura em Química: dilemas e seus enfrentamentos. In: XIV ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008, Curitiba-PR. XIV ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008.

15.
GONÇALVES, F.P ; FERNANDES, C. S. . O entendimento de estagiários acerca da Prática de Ensino de Química. In: 28ºEncontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2008, Canoas/RS. 28ºEncontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2008.

16.
GALIAZZI,M.C ; SCHMITZ, L.C ; SOUZA, M.L ; FERNANDES, C. S. ; SILVA, I.L.G ; MARTINS, B.B . Narrar as histórias sobre ser professor para constituir professores em formação. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Baúru- SP. V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ODA, W. Y. ; GONÇALVES, F.P ; FERNANDES, C. S. ; ZAMPIROM, E. A. ; MARQUES,C.A ; DELIZOICOV, D. . O Enem em sala de aula: um instrumento de pesquisa sobre práticas docentes. In: X Encontro sobre investigação na Escola, 2010, Rio Grande. X Encontro sobre investigação na Escola, 2010.

2.
FERNANDES, C. S.. Um experiência docente em um curso de Educação Profissional. In: VII Encontro sobre investigação na Escola, 2008, Ijuí. VII Encontro sobre investigação na Escola, 2008.

3.
GONÇALVES, F.P ; FERNANDES, C. S. . O entendimento de estagiários acerca da Prática de Ensino de Química. In: VII Encontro sobre investigação na Escola, 2008, Ijuí. VII Encontro sobre investigação na Escola, 2008.

4.
FERNANDES, C. S.. O processo de ensino-aprendizagem em turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA). In: VII Encontro sobre Investigação na Escola, 2007, Porto Alegre-RS. VII Encontro sobre Investigação na Escola, 2007.

5.
FERNANDES, C. S.. As olimpíadas de Química como exercício da prática pedagógica. In: IX Fórum de estudos: Leituras de Paulo Freire, 2007, Rio Grande-RS. IX Fórum de estudos: Leituras de Paulo Freire, 2007.

6.
SILVA,T.P ; FERNANDES, C. S. ; RODRIGUES,S.A ; SILVEIRA.E ; Souza, L. . Investigação na sala de aula : concepções dos licenciandos de Química sobre os conceitos de moléculas. In: VI Encontro sobre Investigação na Escola, 2006, Rio Grande- RS. VI Encontro sobre Investigação na Escola, 2006.

7.
FERNANDES, C. S.; GALIAZZI,M.C . Uma viagem comtemporânea sobre os modelos atômicos. In: VI Encontro sobre Investigação na Escola, 2006, Rio Grande-RS. VI Encontro sobre Investigação na Escola, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GALIAZZI,M.C ; FERNANDES, C. S. . "E aí será que o experimento vai dar certo?"- a narrativa indiciària do professor de Química. In: 30ª Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007, Águas de Lindóia- SP. 30ª Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007.

2.
FERNANDES, C. S.; GALIAZZI,M.C . Uma viagem contemporânea aos modelos atômicos. In: V Mostra de Produção Universitária, 2006, Rio Grande- RS. V Mostra de Produção Universitária, 2006.

3.
FERNANDES, C. S.; GALIAZZI,M.C . Uma viagem contemporânea aos modelos atômicos. In: 14º SBQSul -"Química na sociedade: significados e implicações", 2006, Erechim-RS. Química na sociedade: significados e implicações, 2006.

4.
FERNANDES, C. S.; GALIAZZI,M.C . Uma viagem contemporânea aos modelos atômicos. In: XIII ENEQ, 2006, Campinas- SP. XIII ENEQ- Educação em Química no Brasil 25 anos de ENEQ, 2006.

5.
GALIAZZI,M.C ; FERNANDES, C. S. . Narrar como modo de construir autoria para aprendizagem: uma viagem ao mundo atômico. In: 29ª Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química, 2006, Águas de Lindóia- SP. 29ª Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química, 2006.

6.
GALIAZZI,M.C ; FERNANDES, C. S. ; SILVA, I.L.G ; MARTINS, B.B ; COSTA, C.L.A . Articulação entre Desenvolvimento Curricular e Formação Permanente de Professores. In: 29º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2006, Águas de Lindóia-SP. 29º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2006.

7.
FERNANDES, C. S.; GALIAZZI,M.C . Articulação entre desenvolvimento currícular e formação permanente de professores. In: IV Mostra de Produção Universitária, 2005, Rio Grande- Rs. IV Mostra de Produção Universitária, 2005.

8.
GALIAZZI,M.C ; FERNANDES, C. S. . Análise das narrativas sobre a viagem ao mundo atômico. In: -"Química na sociedade: significados e implicações, 2005, Ijuí- RS. -"Química na sociedade: significados e implicações: a formação e Química hoje, 2005.

9.
GALIAZZI,M.C ; FERNANDES, C. S. . Análise das narrativas sobre a viagem ao mundo atômico. In: XIII Encontro de Química da região sul, 2005, Florianópolis-SC. XIII Encontro de Química da região sul, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
FERNANDES, C. S.; Stuani, G. M . A temática dos agrotóxicos no Ensino de Ciências: as compreensões de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FERNANDES, C. S.; Carlos Alberto Marques . Noções de contextualização nas questões relacionadas ao conhecimento químico no Exame Nacional do Ensino Médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FERNANDES, C. S.; Carlos Alberto Marques . Noções de contextualização associadas ao conhecimento químico no Exame Nacional do Ensino Médio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FERNANDES, C. S.; Carlos Alberto Marques ; ZAMPIROM, E. A. ; GONÇALVES, F.P . A problemática ambiental à luz do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade: apreensão do conhecimento discente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
GONÇALVES, F.P ; FERNANDES, C. S. ; LINDEMANN, R.H ; GALIAZZI,M.C . O diário de aula coletivo no estágio da Licenciatura em Química: dilemas e seus enfrentamentos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
GALIAZZI,M.C ; FERNANDES, C. S. . "E aí será que o experiemnto vai dar certo?"-a narrativa indiciária do professor de Química. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
FERNANDES, C. S.. As Olímpiadas de Química como exercício da prática docente.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
FERNANDES, C. S.. O processo de ensino-aprendizagem em turmas de educação de Jovens e Adultos (EJA). 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
FERNANDES, C. S.; GALIAZZI,M.C . Uma Viagem Comtemporânea aos Modelos Atômicos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
GALIAZZI,M.C ; FERNANDES, C. S. . Narrar como modo de construir autoria para uma aprendizagem:Uma Viagem ao mundo Atômico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
GALIAZZI,M.C ; FERNANDES, C. S. ; SILVA, I.L.G ; MARTINS, B.B ; COSTA, C.L.A . Articulação entre Desenvolvimento Curricular e Formação Permanente de Professores.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
FERNANDES, C. S.; GALIAZZI,M.C . Uma Viagem Contempôranea aos Modelos Atômicos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
FERNANDES, C. S.; GALIAZZI,M.C . Uma viagem contemporânea aos modelos atômicos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SILVA,T.P ; FERNANDES, C. S. ; RODRIGUES,S.A ; SILVEIRA.E ; Souza, L. . Investigação na sala de aula:concepções dos licenciandos de Química sobre os conceitos de moléculas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
FERNANDES, C. S.; GALIAZZI,M.C . Articulação entre desenvolvimento curricular e formação permanente de professores.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
GALIAZZI,M.C ; FERNANDES, C. S. . Análise das Narrativas sobre a Viagem ao Mundo Atômico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
FERNANDES, C. S.. A Velha Vela Renovada. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
GALIAZZI,M.C ; SCHMITZ, L.C ; SOUZA, M.L ; FERNANDES, C. S. ; SILVA, I.L.G ; MARTINS, B.B . Narrar as Histórias sobre o ser Professor para constituir Professor em formação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FERNANDES, C. S.. Parecer para XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. 2016.

2.
FERNANDES, C. S.. Paracer para 36º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. 2016.

3.
FERNANDES, C. S.. Parecer para Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. 2016.

4.
FERNANDES, C. S.. Comissão Científica do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. 2016.

5.
FERNANDES, C. S.. Parecer para III Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
FERNANDES, C. S.. Espaços diferenciados de produção de saberes e conhecimentos em educação em Ciências e Química. 2016. (ministrante de mesa redonda).

Demais trabalhos
1.
FERNANDES, C. S.. A velha Vela Renovada. 2005 (Oficina Experimental) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERNANDES, C. S.; YUNES, S.. Participação em banca de Larissa Lens.QUÍMICA MEDICINAL COMO UMA TEMÁTICA EM LIVROS DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
FERNANDES, C. S.; YUNES, S.. Participação em banca de Lucas Antonio Pacheco.O ENSINO DE QUÍMICA EM NÍVEL MÉDIO PARA PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
FERNANDES, C. S.; OLIVEIRA, D. M.; SOUZA, T. C.. Participação em banca de Fernanda Rios.Investigando as contribuições do PIBID Química para a Escola de Educação Básica Aberbal Ramos da Silva e no processo de formação dos licenciandos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
FERNANDES, C. S.; STRAGLIOTO, M.. Participação em banca de Denise Floriano.Abordagem temática freireana no ensino de Matemática: fragmentos de uma prática interdisciplinar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
FERNANDES, C. S.; OLIVEIRA, D. M.; SOUZA, T. C.. Participação em banca de Tamilis Aguiar Glelepi.Pesquisando o Quimidex, um espaço não formal de aprendizagem, subsídios pedagógicos para o enriquecimento de aulas no Ensino Médio para uma abordagem contextualizada da Química. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
FERNANDES, C. S.; MAGOSSO, H. A.; SOUZA, T. C.. Participação em banca de Marília Reginato de Barros.uma temática para o ensino de química inorgânica na formação inicial de professores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
FERNANDES, C. S.; AGOSTINI, A. D.. Participação em banca de Carla Gerusa Scheis.A relação dos ciclos de aprendizagem e a organização curricular para escolas do campo: limites e possibilidades. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
FERNANDES, C. S.; AGOSTINI, A. D.. Participação em banca de Camila Munarini.As Práticas Pedagógicas de uma Escola do Campo: Escola de Ensino Médio Paulo Freire. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
DREWS, F.; FERNANDES, C. S.. Participação em banca de Viviane Lopes Pazinato.Concepções de Contextualização na seção relato de experiência da revista Química Nova na Escola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza habilitação Q) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Nacional de Ensino de Química.Abordagem CTS e atividades experimentais na Educação Química: possíveis aproximações. 2016. (Encontro).

2.
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: uma análise de teses e dissertações. 2015. (Encontro).

3.
XVII Encontro Nacional de Ensino de Química.A temática dos agrotóxicos à luz do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2014. (Encontro).

4.
33º Encontros de Debates sobre o Ensino de Química. 2013. (Encontro).

5.
IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.A temática dos agrotóxicos no Ensino de Ciências: as compreensões de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo. 2013. (Encontro).

6.
XVI Encontro Nacional de Ensino de Química.Noções de contextualização nas questões relacionadas ao conhecimento químico no Exame Nacional do Ensino Médio. 2012. (Encontro).

7.
8º Encontro Catarinense dos Profissionais da Química. 2011. (Encontro).

8.
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Noções de contextualização associadas ao conhecimento químico no Exame Nacional do Ensino Médio. 2011. (Encontro).

9.
II Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino de Ciências (VI Ibérico CTS no Ensino de Ciências).A problemática ambiental à luz do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade: apreensão do conhecimento discente. 2010. (Seminário).

10.
XV Encontro Nacional de Ensino de Química.A abordagem de questões ambientais no ensino de Química: uma investigação na formação inicial de professores. 2010. (Encontro).

11.
VII- Encontro Nacional de Pesquisaem Educação em Ciências.Ciência, Tecnologia e Sociaedade e a persapectiva freireana de educação: possíveis convergências. 2009. (Encontro).

12.
28° Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.O entendimento de estagiários acerca da prática de Ensino de Química. 2008. (Encontro).

13.
XIV Encontro Nacional de Ensino em Química.O diário de aula coletiva na licenciatura em Química: seus dilemas e enfrentamentos. 2008. (Encontro).

14.
30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. "E aí será que o experimento vai dar certo?" - a narrativa indiciária do professor de Química. 2007. (Congresso).

15.
IX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire.As Olímpiadas de Química como exercício da prática docente. 2007. (Seminário).

16.
VI ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2007. (Encontro).

17.
VII Encontro sobre Investigação na Escola.O processo de ensino-aprendizagem em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2007. (Encontro).

18.
VI Seminário de Pesquisa Qualitativa. 2007. (Seminário).

19.
14º SBQ Sul. Uma Viagem Comtemporânea aos Modelos Atômicos. 2006. (Congresso).

20.
29° Reunão Anual da Sociedade Brasileira de Química. Articulação entre Desenvolvimento Curricular e Formação Permanente de Professores. 2006. (Congresso).

21.
29° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Narrar como modo de construir autoria para uma aprendizagem:Uma Viagem ao mundo Atômico. 2006. (Congresso).

22.
I Seminário- A Educação Ambiental e a Tecnologia para o Desenvolvimento Regional Sustentavel. 2006. (Seminário).

23.
Seminário de Pesquisa Qualitativa. 2006. (Seminário).

24.
XIII ENEQ- Encontro Nacional de Ensino de Química. Uma Viagem Contempôranea aos Modelos Atômicos. 2006. (Congresso).

25.
XXIII ENEQ-Encontro Nacional de Ensino de Química.Uma viagem contemporânea aos modelos atômicos. 2006. (Encontro).

26.
XXIV Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2006. (Seminário).

27.
13-SBQ-Sul. Análise das Narrativas sobre a viagem ao mundo Atômico.. 2005. (Congresso).

28.
13-SBQ Sul - Mini curso sobre Segurança em Laboratório e Tratamento de Resíduos. 2005. (Congresso).

29.
25º EDEQ-Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Análise das Narrativas sobre a Viagem ao Mundo Atômico. 2005. (Congresso).

30.
IV MOSTRA DE PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA. Articulação entre desenvolvimento curricular e formação permanente de professores.. 2005. (Congresso).

31.
oficina.A Velha Vela Renovada. 2005. (Oficina).

32.
V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Narrar as Histórias sobre o Ser Professor para Constituir Professor em Formação. 2005. (Congresso).

33.
XXIVEDEQ-Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. 2004. (Congresso).

34.
SBQ-SUL- Encontro de Química da Região Sul. 2003. (Congresso).

35.
XXIIIEDEQ-Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERNANDES, C. S.. VII- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2009. (Congresso).

2.
FERNANDES, C. S.. VI encontro sobre Investigação na Escola. 2006. (Outro).

3.
FERNANDES, C. S.. V Seminário de Pesquisa Qualitativa: fazendo metodologia, promovido pelo programa de pós graduação em Educação Ambiental(PPGEA)-FURG. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Sheila Batista Furtado. Apreensão das concepções de professores de química acerca da atuação docente em classes hospitalares.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

2.
Steffany Martins. investigação proposta Um olhar para a metodologia e didática do professor formador na formação inicial dos professores de Química. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

3.
Camila Munarini. O Ensino de Ciências da Natureza em Escolas de Assentamentos do oeste de Santa Catarina. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sheila Batista Furtado. As potencialidades do Ensino de Química em classes hospitalares: uma análise das ações em um hospital infantil de Santa Catarina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carolina dos Santos Fernandes.

2.
Steffany Martins. O teatro científico: uma estratégia didática para o Ensino de Química. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carolina dos Santos Fernandes.

3.
Alechania Misturini. A Temática dos Agrotóxicos: Uma análise em livros didáticos de química do ensino médio aprovados no Plano Nacional do Livro Didático de 2015. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carolina dos Santos Fernandes.

4.
Alexandra Gelsleichter Duzzioni. Formação de professores no curso de licenciatura em Química da UFSC: um olhar para o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carolina dos Santos Fernandes.

5.
Cristine Saibert. Compreensões de Docentes de Química do Ensino Médio a respeito da temática drogas e suas implicações na Educação Básica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carolina dos Santos Fernandes.

6.
Camila Munarini. As Práticas Pedagógicas de uma Escola do Campo: Escola de Ensino Médio Paulo Freire. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carolina dos Santos Fernandes.

Orientações de outra natureza
1.
Kleiton Fachim. Estágio docência e projetos comunitário II. 2013. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carolina dos Santos Fernandes.

2.
Adriana Ferreira da Silva. Estágio Docência e Projetos Comunitários II. 2013. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carolina dos Santos Fernandes.

3.
Isabel Augusta Kalher Caro. Estágio Docência e Projetos comunitário II. 2012. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carolina dos Santos Fernandes.

4.
Claudete Alves da Silva. Estágio Docência e Projetos comunitário III. 2012. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carolina dos Santos Fernandes.

5.
Claudete Alves da Silva. Estágio Docência e Projetos comunitário II. 2012. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carolina dos Santos Fernandes.

6.
Letícia Viglietti Manrique. Estágio Docência e Projetos comunitário I. 2011. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carolina dos Santos Fernandes.

7.
Carla Gerusa Scheis. Estágio Docência e Projetos comunitário I. 2011. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carolina dos Santos Fernandes.

8.
Thiago Salgado Vaz de Lima. Estágio Docência e Projetos comunitário I. 2011. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carolina dos Santos Fernandes.

9.
Camila Munarini. Estágio Docência e Projetos comunitário I. 2011. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carolina dos Santos Fernandes.

10.
Claudia Back. Estágio Docência e Projetos comunitário I. 2011. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carolina dos Santos Fernandes.



Outras informações relevantes


Aprovação em concurso público da Prefeitura Municipal de Florianópolis para o cargo de professor auxiliar de atividade de Ciências.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 11:09:04