Tiago Antônio da Silva Jorge

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  • Última atualização do currículo em 18/09/2018


Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Especialização em Políticas Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Mestrado em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Educação pela mesma instituição. Atualmente é Pós-doutorando pelo programa PNPD/CAPES e pesquisador colaborador da Faculdade de Educação - UFMG no Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, políticas públicas, qualificação profissional, redes sociais e inclusão social. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tiago Antônio da Silva Jorge
Nome em citações bibliográficas
JORGE, T. A. S.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em École Normale Supérieure de Lyon (Orientador: Jean-Louis Derouet).
Título: Trabalho docente e desempenho estudantil, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Dalila Andrade Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Políticas Públicas de Qualificação Profissional no Brasil: Uma análise a partir do PLANFOR e do PNQ.,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Dalila Andrade Oliveira.
Palavras-chave: Trabalho; Qualificação Profissional; Inclusão Social.
Grande área: Ciências Humanas
2003 - 2005
Especialização em Políticas Públicas. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Trabalho, Geração de Renda e Qualificação Profissional no Brasil: Políticas Públicas - Uma análise comparativa entre os programas PIPMO, PLANFOR e PNQ.
Orientador: Carlos Roberto Horta.
1997 - 2002
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Dilemas do Movimento Sindical Brasieiro Frente ao Neoliberalismo: A Atuação do Sinttel-MG na Privatização do Setor de Telecomunicações.
Orientador: Carlos Roberto Horta.


Pós-doutorado


2014 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.


Atuação Profissional



Faculdade de Educação - UFMG, FAE-UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Pesquisa "Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil". Pesquisa desenvolvida pela UFMG, por meio do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) da Faculdade de Educação, em cooperação técnica com o Ministério da Educação.

Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador
Outras informações
Integrante do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Faculdade de Educação da UFMG - GESTRADO/UFMG

Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PNPD/CAPES, Carga horária: 4
Outras informações
Atividade de ensino desenvolvida na disciplina ?Política Educacional?, oferecida à turma do primeiro período de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFMG, e às turmas de Licenciatura, sob a supervisão da professora Dalila Andrade Oliveira.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estágio de Docência Doutorado, Enquadramento Funcional: Estágio de docência em ensino superior, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio de docência no curso de Pedagogia realizado durante o doutorado. Disciplina ministrada: Política Educacional e Trabalho docente e relações de trabalho nos sistemas de ensino. 60 horas aula.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estágio de Docência Mestrado, Enquadramento Funcional: Estágio de docência em ensino superior, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio de docência no curso de Pedagogia. Disciplinas ministradas: Gestão econômica da Educação e Gestão da escola e coordenação pedagógica I. 60 horas aula.

Atividades

03/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO, .

03/2017 - 05/2017
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional
08/2016 - 01/2017
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional
03/2016 - 06/2016
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional
07/2015 - 12/2015
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional
02/2015 - 06/2015
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional
08/2014 - 12/2014
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional
02/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional
03/2012 - 07/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho docente e relações de trabalho nos sistemas de ensino
08/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional
02/2008 - 07/2008
Estágios , Faculdade de Educação - UFMG - MG - Brasil, .

Estágio realizado
Estágio de docência na disciplina Gestão da escola e coordenação pedagógica I.
08/2007 - 12/2007
Estágios , Faculdade de Educação - UFMG - MG - Brasil, .

Estágio realizado
Estágio de docência na disciplina Gestão econômica da Educação.

Núcleo de Estudos Sobre o Trabalho Humano, NESTH-UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2008
Vínculo: Técnico Contratado, Enquadramento Funcional: Técnico em nível superior

Atividades

01/2008 - 09/2008
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE, Projeto Quilombolas de Minas Gerais: Resgatando Raízes.

Serviço realizado
Coordenação metodológica de instrumentos de pesquisa.
09/2007 - 09/2008
Serviços técnicos especializados , Ministério das Minas e Energias/PNUD, Projeto Piloto de Apoio à Implantação da Agenda 21 do Setor Mineral.

Serviço realizado
Apoio Técnico.
03/2007 - 06/2007
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE, Projeto Quilombolas de Minas Gerais: Resgatando Raízes.

Serviço realizado
Pesquisador convidado.
04/2005 - 06/2007
Serviços técnicos especializados , Prefeitura Municipal de Belo Horizonte / URBEL, Programa Inclusão Cidadã - Aglomerado da Serra.

Serviço realizado
Coordenação Administrativa.
08/2004 - 02/2005
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Estado de Defesa Social, Programa de Reinserção Social do Egresso do Sistema Penitenciário.

Serviço realizado
Técnico da equipe de diagnóstico e Instrutor formação Política..
11/2002 - 02/2003
Serviços técnicos especializados , Organização Internacional do Trabalho - ONG Centro Recreação, Projeto Regional de Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil Doméstico.

Serviço realizado
Técnico da equipe de monitoramento e avaliação do Projeto..

Instituto Euvaldo Lodi / FIEMG, IEL / FIEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista BDTI - FAPEMIG, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 30


Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas Sobre o Trabalho, UNITRABALHO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Técnico Contratado, Enquadramento Funcional: Técnico em nível superior

Atividades

04/2006 - 08/2006
Serviços técnicos especializados , Ministério do Trabalho e Emprego, Projeto Planejamento, Monitoramento e Avaliação do PNQ/2005.

Serviço realizado
Técnico da equipe de Avaliação do PNQ em Minas Gerais.
11/2005 - 02/2006
Serviços técnicos especializados , Ministério do Turismo, Projeto Brasil, Meu Negócio é Turismo.

Serviço realizado
Coordenação Administrativa.
07/2005 - 10/2005
Serviços técnicos especializados , Ministério do Turismo, Projeto Brasil, Meu Negócio é Turismo.

Serviço realizado
Orientador de Aprendizagem em curso de qualificação para profissionais ligados ao setor de Turismo.
08/2004 - 07/2005
Serviços técnicos especializados , Fundação Banco do Brasil, Programa de Incubadora Tecnológica de Empreendimentos de (Sócio) Economia S.

Serviço realizado
Técnico da equipe de diagnóstico e Instrutor do curso de formação Política para empreendimentos de economia solidária.
01/2005 - 04/2005
Serviços técnicos especializados , Ministério do Trabalho e Emprego, Projeto Planejamento, Monitoramento e Avaliação do PNQ/2004.

Serviço realizado
Técnico da equipe de avaliação do PNQ em Minas Gerais..
01/2004 - 06/2004
Serviços técnicos especializados , Ministério do Trabalho e Emprego, Projeto Planejamento, Monitoramento e Avaliação do PNQ/2003.

Serviço realizado
: Técnico da equipe de avaliação do PNQ em Minas Gerais..
03/2002 - 07/2002
Serviços técnicos especializados , Central Unica dos Trabalhadores, Projeto Avaliação Externa do Projeto Nacional de Qualificação Profissional.

Serviço realizado
Pesquisador de campo.
01/2001 - 03/2001
Serviços técnicos especializados , Central Unica dos Trabalhadores, Projeto Avaliação Externa do Projeto Nacional de Qualificação Profissional.

Serviço realizado
Pesquisador de campo.

Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor do magistério superior substituto, Carga horária: 48
Outras informações
Professor do magistério superior substituto

Atividades

02/2018 - 06/2018
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência, Tecnologia e Sociedade
02/2018 - 06/2018
Ensino, Engenharia da Mobilidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência, Tecnologia e Sociedade
02/2018 - 06/2018
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência, Tecnologia e Sociedade
02/2018 - 06/2018
Ensino, Engenharia de Materiais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência, Tecnologia e Sociedade
02/2018 - 06/2018
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência, Tecnologia e Sociedade
02/2018 - 06/2018
Ensino, Engenharia de Saúde e Segurança, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência, Tecnologia e Sociedade
02/2018 - 06/2018
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência, Tecnologia e Sociedade
02/2018 - 06/2018
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência, Tecnologia e Sociedade
02/2018 - 06/2018
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Responsabilidade Social
02/2018 - 06/2018
Ensino, Engenharia da Mobilidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Responsabilidade Social
02/2018 - 06/2018
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Responsabilidade Social
02/2018 - 06/2018
Ensino, Engenharia de Controle e Automação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Responsabilidade Social
02/2018 - 06/2018
Ensino, Engenharia de Materiais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Responsabilidade Social
02/2018 - 06/2018
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Responsabilidade Social
02/2018 - 06/2018
Ensino, Engenharia de Saúde e Segurança, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Responsabilidade Social
02/2018 - 06/2018
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Responsabilidade Social
02/2018 - 06/2018
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Responsabilidade Social
02/2018 - 02/2018
Ensino, Engenharia de Controle e Automação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência, Tecnologia e Sociedade
08/2017 - 11/2017
Ensino, Engenharia da Mobilidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Responsabilidade Social
08/2017 - 11/2017
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Responsabilidade Social
08/2017 - 11/2017
Ensino, Engenharia de Controle e Automação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Responsabilidade Social
08/2017 - 11/2017
Ensino, Engenharia de Materiais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Responsabilidade Social
08/2017 - 11/2017
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Responsabilidade Social
08/2017 - 11/2017
Ensino, Engenharia de Saúde e Segurança, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Responsabilidade Social
08/2017 - 11/2017
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Responsabilidade Social
08/2017 - 11/2017
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Responsabilidade Social
08/2017 - 11/2017
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Responsabilidade Social
04/2017 - 06/2017
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência, Tecnologia e Sociedade
04/2017 - 06/2017
Ensino, Engenharia da Mobilidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência, Tecnologia e Sociedade
04/2017 - 06/2017
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência, Tecnologia e Sociedade
04/2017 - 06/2017
Ensino, Engenharia de Controle e Automação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência, Tecnologia e Sociedade
04/2017 - 06/2017
Ensino, Engenharia de Materiais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência, Tecnologia e Sociedade
04/2017 - 06/2017
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência, Tecnologia e Sociedade
04/2017 - 06/2017
Ensino, Engenharia de Saúde e Segurança, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência, Tecnologia e Sociedade
04/2017 - 06/2017
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência, Tecnologia e Sociedade
04/2017 - 06/2017
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência, Tecnologia e Sociedade
04/2017 - 06/2017
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Responsabilidade Social
04/2017 - 06/2017
Ensino, Engenharia da Mobilidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Responsabilidade Social
04/2017 - 06/2017
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Responsabilidade Social
04/2017 - 06/2017
Ensino, Engenharia de Controle e Automação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Responsabilidade Social
04/2017 - 06/2017
Ensino, Engenharia de Materiais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Responsabilidade Social
04/2017 - 06/2017
Ensino, Engenharia de Saúde e Segurança, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Responsabilidade Social
04/2017 - 06/2017
Ensino, Engenharia de Saúde e Segurança, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Responsabilidade Social
04/2017 - 06/2017
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Responsabilidade Social
04/2017 - 06/2017
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Responsabilidade Social

Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas ministradas: Políticas de Geração de Trabalho e Renda

Atividades

04/2017 - 06/2017
Ensino, Especialização em Políticas Sociais Integradas, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Políticas de Geração de Trabalho e Renda


Linhas de pesquisa


1.
Regulação Educacional e Trabalho Docente
2.
Administração Educacional e trabalho docente
3.
Trabalho docente na Educação Básica no Brasil
4.
Políticas Públicas e Educação


Projetos de pesquisa


2006 - Atual
Regulação Educacional e Trabalho Docente
Descrição: O objetivo da pesquisa é identificar e analisar as conseqüências trazidas pela regulação das políticas educativas atuais para a identidade e profissão docente dos trabalhadores em exercício em escolas públicas de educação básica. Considera-se que a última década marcou profundamente o contexto escolar brasileiro com reformas educacionais que alteraram significativamente a organização e gestão escolar. Tais mudanças resultaram em reestruturação do trabalho pedagógico, expresso no aumento da responsabilidade dos profissionais sobre seu trabalho e ampliação do raio de atuação dos mesmos. A pesquisa centra-se no levantamento e análise do perfil e identidade dos diferentes segmentos do corpo docente atuante em escolas públicas de educação básica. O universo da pesquisa constitui-se nas escolas das redes públicas de educação básica, por congregarem maioria significativa das matrículas neste nível de ensino, sendo a população investigada constituída de: professores, coordenadores e especialistas, diretores e vice-diretores. Para os fins desta pesquisa foi definido como campo a Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais e cinco redes municipais no mesmo estado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Sistemas Educacionais.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Aprovado em segundo lugar no Concurso Público de Provas e Títulos realizado para o cargo de Professor, Classe A, denominação Adjunto A, nível 1, área Políticas Públicas de Educação Inclusiva, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.
2014
Aprovado em quarto lugar no Concurso Público de Provas e Títulos realizado para o cargo de Professor, Classe A, denominação Adjunto A, nível 1, área Fundamentos da Educação/Política Educacional, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP.
2012
Concurso ?Régimen de acumulación y clases sociales? (2011) del Programa de Becas CLACSO-Asdi para investigadores de América Latina y el Caribe (2009-2012), Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, D. A.2015 OLIVEIRA, D. A. ; JORGE, T. A. S. . As políticas de avaliação, os docentes e a justiça escolar. Currículo sem Fronteiras, v. 15, p. 346-364, 2015.

2.
JORGE, T. A. S.2010JORGE, T. A. S.; PAULA, T. S. ; SILVA, M. F. . Aspirações e Expectativas entre Professores e Alunos em Sala de Aula: Efeitos de Interação sobre a Proeficiência em Matemática com Dados do SAEB 2003. Paidéia (Belo Horizonte), v. 8, p. 143-174, 2010.

3.
JORGE, T. A. S.2006JORGE, T. A. S.; FRANCA, B. C. ; DUARTE, A. W. B. . Os movimentos sociais, o mundo do trabalho e a universidade. Boletim (Centro de Estudos Portugueses, Faculdade de Letras da UFMG) (Cessou em 2000. Cont. ISSN 1676-515X Revista do Centro de Estudos Portugueses (U, v. 33, p. 02-03, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
HYPOLITO, A. M. ; JORGE, T. A. S. ; MIRANDA, L. C. . Trabalho docente e avaliação educacional em Minas Gerais: A percepção dos professores. In: Adriana Duarte; Savana Diniz Gomes Melo; Dalila Andrade Oliveira; Lívia Fraga Vieira. (Org.). O Trabalho Docente na Educação Básica em Minas Gerais. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço Editora Ltda., 2012, v. 3, p. 137-156.

2.
JORGE, T. A. S.. Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador - PLANFOR. In: Dalila Andrade Oliveira; Adriana Maria Cancella Duarte; Lívia Maria Fraga Vieira. (Org.). Dicionário de Trabalho, Profissão e Condição Docente. 1ed.Belo Horizonte: GESTRADO/UFMG, 2010, v. Único, p. 3-4.

3.
JORGE, T. A. S.. Relação Anual de Informações Sociais - RAIS. In: Dalila Andrade Oliveira; Adriana Maria Cancella Duarte; Lívia Maria Fraga Vieira. (Org.). Dicionário de Trabalho, Profissão e Condição Docente. 1ed.Belo Horizonte: GESTRADO/UFMG, 2010, v. Único, p. 5-6.

4.
JORGE, T. A. S.. Ministério do Trabalho e Emprego - MTE. In: Dalila Andrade Oliveira; Adriana Maria Cancella Duarte; Lívia Maria Fraga Vieira. (Org.). Dicionário de Trabalho, Profissão e Condição Docente. 1ed.Belo Horizonte: GESTRADO/UFMG, 2010, v. Único, p. 7-8.

5.
JORGE, T. A. S.. Empregabilidade. In: Dalila Andrade Oliveira; Adriana Maria Cancella Duarte; Lívia Maria Fraga Vieira. (Org.). Dicionário de Trabalho, Profissão e Condição Docente. 1ed.Belo Horizonte: GESTRADO/UFMG, 2010, v. Único, p. 9-10.

6.
JORGE, T. A. S.. Mercado de Trabalho. In: Dalila Andrade Oliveira; Adriana Maria Cancella Duarte; Lívia Maria Fraga Vieira. (Org.). Dicionário de Trabalho, Profissão e Condição Docente. 1ed.Belo Horizonte: GESTRADO/UFMG, 2010, v. Único, p. 11-12.

7.
JORGE, T. A. S.. Plano Nacional de Qualificação - PNQ. In: Dalila Andrade Oliveira; Adriana Maria Cancella Duarte; Lívia Maria Fraga Vieira. (Org.). Dicionário de Trabalho, Profissão e Condição Docente. 1ed.Belo Horizonte: GESTRADO/UFMG, 2010, v. Único, p. 1-2.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
JORGE, T. A. S.. Regulação educacional e accountability no Brasil e Chile: A centralidade dos testes padronizados e sua influência sobre o trabalho docente. In: CONGRESSO ISATT 2014: Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, 2014, Braga. CONGRESSO ISATT 2014: Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, 2014.

2.
JORGE, T. A. S.. Trabalho docente e sistemas de avaliação: Um estudo a partir dos sistemas de avaliação do Brasil e do Chile. In: X Seminário da Rede Estrado, 2014, Salvador. X Seminário da Rede Estrado, 2014.

3.
RODRIGUES, L. C. N. H. ; JORGE, T. A. S. . A intensificação do Trabalho Docente na Rede Estadual de Minas Gerais. In: VII Simpósio Internacional: O Estado e as políticas educacionais no tempo presente, 2013, Uberlândia. VII Simpósio Internacional: O Estado e as políticas educacionais no tempo presente, 2013.

4.
JORGE, T. A. S.; OLIVEIRA, D. A. ; SILVA, C. A. S. . Desempenho dos alunos e trabalho docente: Uma relação direta?. In: IX Seminário Internacional de la Red Estrado, 2012, Santiago de Chile. Anais IX Seminário Internacional de la Red Estrado, 2012.

5.
DUARTE, A. R. ; DUARTE, A. W. B. ; JORGE, T. A. S. . Carreira do magistério nas Redes Públicas de ensino: Condições de acesso e remuneração inicial nas redes municipais do Estado de Minas Gerais. In: IX Seminário Internacional de la Red Estrado, 2012, Santiago de Chile. Anais IX Seminário Internacional de la Red Estrado, 2012.

6.
SILVA, A. M. C. J. E. ; JORGE, T. A. S. . As experiências de educação integral de Belo Horizonte e seus sujeitos docentes. In: IX Seminário Internacional de la Red Estrado, 2012, Santiago de Chile. Anais IX Seminário Internacional de la Red Estrado, 2012.

7.
SILVA, A. M. C. J. E. ; JORGE, T. A. S. . Os sujeitos docentes dos programas de educação de tempo integral nas redes de ensino público de Belo Horizonte. In: VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado, 2012, Maceió-AL. Anais VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado., 2011.

8.
JORGE, T. A. S.; OLIVEIRA, D. A. ; SILVA, C. A. S. . Desempenho dos alunos e trabalho docente: Análise conjunta dos dois lados da mesma moeda. In: 35º Encontro Anual da ANPOCS, 2011, Caxambu - MG. Anais do 35º Encontro Anual da ANPOCS, 2011.

9.
JORGE, T. A. S.. A qualificação profissional como mecanismo de inclusão social: uma análise a partir do PLANFOR e do PNQ. In: III Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade, 2010, Belo Horizonte. Anais do III Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade, 2010.

10.
JORGE, T. A. S.. A Empregabilidade como Conceito Central da Qualificação Profissional: Uma Análise a partir do PLANFOR e do PNQ. In: VI Seminário do Trabalho - Trabalho, Economia e Educação, 2008, Marília - SP. Anais VI Seminário do Trabalho. Marília - SP: UNESP, 2008.

11.
JORGE, T. A. S.; DUARTE, A. W. B. . Complexificação e Mudança Estrutural no Mundo do Trabalho: Um Estudo a partir das Experiências do PIPMO e PLANFOR. In: VI Seminário do Trabalho - Trabalho, Economia e Educação, 2008, Marília - SP. Anais VI Seminário do Trabalho. Marília - SP: UNESP, 2008.

12.
JORGE, T. A. S.. Qualificação e empregabilidade: a influencia do contexto político e econômico no perfil dos instrutores de cursos de qualificação profissional. In: VII Seminario de la Red de Estudios sobre Trabajo Docente - Nuevas regulaciones en América Latina, 2008, Buenos Aires. Anais (Seminário da Redestrado), 2008.

13.
FRANCA, B. C. ; JORGE, T. A. S. . Movimento Sindical: entre a cruz e a espada - Discussão sobre ganhos salariais e sindicalismo. In: VI Seminário do Trabalho - Trabalho, Economia e Educação, 2008, Marília - SP. Anais VI Seminário do Trabalho. Marília - SP: UNESP, 2008.

14.
JORGE, T. A. S.; CECILIO, R. V. . Inclusão Social: Um Desafio para as Políticas Públicas de Qualificação. In: II Congresso Brasileiro de Extensão Universitária., 2004, Belo Horizonte. Anais do 7º Encontro de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, 2004.

Outras produções bibliográficas
1.
JORGE, T. A. S.; MELO, M. B. ; GIFFONI, J. M. ; BRANT, L. ; SANTOS, A. P. S. ; ARAÚJO, C. R. ; CAMARGOS, A. N. . Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa: intervenções de Chi Kung e Tui-ná em uma Unidade Básica de Saúde 2009 (Colaboração na análise e elaboração dos dados dos questionários de Condições Crônicas Pré-Existentes).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
JORGE, T. A. S.. VI Simpósio Internacional sobre Trabalho e Educação - Desafios e tendências da formação profissional: em defesa do público. 2011.

2.
JORGE, T. A. S.. Seminário de pesquisa Trabalho docente na Educação Básica em Minas Gerais e luta sindical: Desafios atuais. 2011.

3.
JORGE, T. A. S.. VI Simpósio Internacional sobre Trabalho e Educação - Desafios e tendências da formação profissional: em defesa do público. 2011.

4.
JORGE, T. A. S.. III Seminário Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. 2010.

5.
JORGE, T. A. S.. Pesquisa O estado do Conhecimento: Produções Acadêmicas sobre a Rede de Ensino de Belo Horizonte - 1986/1996. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
JORGE, T. A. S.; GIFFONI, J. M. ; DUARTE, A. W. B. ; FRANCA, B. C. ; CHAVES, G. ; HORTA, C. R. ; TRIGINELLI, D. H. . Instrumentos para Políticas Públicas em Comunidades Quilombolas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
JORGE, T. A. S.; HORTA, C. R. ; MENDONCA, C. P. ; GIFFONI, J. M. ; REQUEIJO, G. N. R. ; ALVES, F. A. ; COSTA, J. J. ; FRANCA, B. C. ; PIMENTA, D. M. ; DUARTE, A. W. B. ; SORICE, E. ; CHAVES, G. . Relatório Final: Projeto Quilombolas de Minas Gerais - Resgatando Raízes. 2007. (Relatório de pesquisa).

3.
JORGE, T. A. S.; SILVA, V. A. C. ; QUELHAS, A. A. ; HORTA, C. R. ; LIMA, F. P. A. ; VIEIRA, J. A. ; CARVALHO, L. F. ; TOYOSHIMA, S. H. ; FRANCA, B. C. ; SOUZA, D. R. ; PIMENTA, D. M. ; OLIVEIRA, G. L. P. ; SANTOS, J. M. ; PAIVA, S. R. . Relatório Final de Avaliação do Planejamento Do PlanTeQ-MG 2004. 2005. (Relatório de pesquisa).

4.
JORGE, T. A. S.; CARVALHO, L. F. ; SILVA, V. A. C. ; HORTA, C. R. ; CECILIO, R. V. ; VIEIRA, J. A. ; SOUZA, D. R. . Relatório Final de Avaliação do Planejamento Do PlanTeQ-MG 2003. 2004. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COSTA, G. L. M.; JORGE, T. A. S.; BOLLMANN, M. G. N.. Participação em banca de Gilvan Medeiros. A Valorização do professor do Ensino Médio em Santa Catarina e Minas Gerais: Limites e possibilidades. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

2.
PEIXOTO FILHO, J. P.; BRITO, V. L. F. A.; JORGE, T. A. S.; LOPES, J. S. M.. Participação em banca de Danilo Svágera da Costa. Da consciência ingênua à formação do criticismo: O diálogo conceitual entre Álvaro Pinto e Paulo Freire. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
PEIXOTO FILHO, J. P.; JORGE, T. A. S.; BRITO, V. L. F. A.. Participação em banca de Danilo Svágera da Costa. Da consciência ingênua à formação do criticismo: O diálogo conceitual entre Álvaro Pinto e Paulo Freire. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
JORGE, T. A. S.; FERNANDES, D. C.. Participação em banca de Carlos Alexandre Soares da Silva.Inserção do Jovem no Mercado de Trabalho no contexto da reestruturação produtiva. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
JORGE, T. A. S.; FERNANDES, D. C.. Participação em banca de Karla Juliana Onofre da Silva.As representações sociais do trabalho infantil no contexto familiar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CONGRESSO ISATT 2014: Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem. Regulação educacional e accountability no Brasil e Chile: A centralidade dos testes padronizados e sua influência sobre o trabalho docente. 2014. (Congresso).

2.
X Seminário da Rede Estrado.Trabalho docente e sistemas de avaliação: Um estudo a partir dos sistemas de avaliação do Brasil e do Chile. 2014. (Seminário).

3.
VII Simpósio Internacional: O Estado e as políticas educacionais no tempo presente.A intensificação do Trabalho Docente na Rede Estadual de Minas Gerais. 2013. (Simpósio).

4.
IX Seminario Internacional de la RED ESTRADO - Políticas Educativas para América Latina: Praxis Docente y Transformación Social.Desempenho dos alunos e trabalho docente: Uma relação direta?. 2012. (Seminário).

5.
IX Seminario Internacional de la RED ESTRADO - Políticas Educativas para América Latina: Praxis Docente y Transformación Social.As experiências de Educação Integral de Belo Horizonte e seus sujeitos docentes. 2012. (Seminário).

6.
IX Seminario Internacional de la RED ESTRADO - Políticas Educativas para América Latina: Praxis Docente y Transformación Social.Carreira do Magistério nas Redes Públicas de ensino: Condições de acesso e remuneração incial nas Redes Municipais do estado de Minas Gerais. 2012. (Seminário).

7.
35º Encontro Anual da ANPOCS. Desempenho dos alunos e trabalho docente: Análise conjunta dos dois lados da mesma moeda. 2011. (Congresso).

8.
I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente - VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado : Políticas Educacionais e Mudanças no Contexto Escolar.Os sujeitos docentes dos programas de educaçao de tempo integral nas redes de ensino público de Belo Horizonte. 2011. (Encontro).

9.
Seminário de Pesquisa - Trabalho Docente na Educação Básica em Minas Gerais e Luta Sindical : Desafios Atuais.Organização dos Docentes e Ação Sindical no Brasil. 2011. (Seminário).

10.
V Congresso Brasileiro Ciências Sociais e Humanas em Saúde- O Lugar das Ciências Sociais e Humanas no Campo da Saúde Coletiva. Política Nacional de práticas integrativas e complementares: Possibilidades e desafios da articulação de diferentes racionalidades na saúde coletiva. 2011. (Congresso).

11.
X Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pós Graduação em Educação.Políticas Públicas de Qualificação Profissional no Brasil: Uma análise a partir do PLANFOR e do PNQ. 2011. (Encontro).

12.
III Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade.Grupo de Trabalho sobre Sociedade, Políticas Públicas e Educação Profissional na cidade e no campo. 2010. (Simpósio).

13.
III Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade.A qualificação profissional como mecanismo de inclusão social: uma análise a partir do PLANFOR e do PNQ. 2010. (Simpósio).

14.
IX Congresso da Rede Unida - Saúde é construção da vida no cotidiano: educação, trabalho e cidadania. Intervençoes de Chi Kung e Tui-Ná em uma unidade básica de saúde: Inserção de práticas integrativas no cotidiano do Sistema Único de Saúde. 2010. (Congresso).

15.
VII Seminario de la Red de Estudios sobre Trabajo Docente - Nuevas regulaciones en América Latina.Qualificação e empregabilidade: a influencia do contexto político e econômico no perfil dos instrutores de cursos de qualificação profissional. 2008. (Seminário).

16.
VI Seminário do Trabalho: Trabalho, economia e educação no século XXI.A empregabilidade como conceito central da qualificação profissional: uma análise a partir do PLANFOR e do PNQ. 2008. (Seminário).

17.
VI Seminário do Trabalho - Trabalho, Economia e Educação.Movimento Sindical: entre a cruz e a espada - Discussão sobre ganhos salariais e sindicalismo. 2008. (Seminário).

18.
VI Seminário do Trabalho - Trabalho, Economia e Educação.Complexificação e Mudança Estrutural no Mundo do Trabalho: Um Estudo a partir das Experiências do PIPMO e PLANFOR. 2008. (Seminário).

19.
Feira de Conhecimento, pesquisa e extensão da UFMG. Laboratório de tecnologia social: do empreendedorismo ao empreendimento solidário. 2007. (Congresso).

20.
Seminário de Socialização dos Resultados da Avaliação Externa do Plano Nacional de Qualificação - PNQ / 2003-2006, Regional Sudeste.Avaliação dos Planos Territoriais de Qualificação - PLANTEQs. 2007. (Seminário).

21.
II Congresso Brasileiro de Extensão. Inclusão Social: Um Desafio para as Políticas Públicas de Qualificação. 2004. (Congresso).




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