Daniela Xavier Haj Mussi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6959493433205996
  • Última atualização do currículo em 26/08/2018


Pós-doutoranda em Ciência Política na Universidade de São Paulo (USP) e Pesquisadora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre (2011) e Doutora (2015) em Ciência Política Unicamp, foi Pesquisadora Visitante do Departamento de Ciência Política da Columbia University (2013). Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná (2002-2006) e em Ciências Sociais pela Unicamp (2006-2010). É membro, desde 2008, do Laboratório de Pensamento Político (PEPOL-Unicamp). É pesquisadora associada do Centro de Estudos e Cultura Contemporânea (CEDEC) desde 2018 e Secretária de Redação da revista Outubro desde 2014. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniela Xavier Haj Mussi
Nome em citações bibliográficas
MUSSI, Daniela.;MUSSI, DANIELA XAVIER HAJ;MUSSI, Daniela Haj


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Ciência Política.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Política e cultura em Antonio Gramsci e Piero Gobetti: 1918-1926, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Walquíria Leão Rego.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Antonio Gramsci; Piero Gobetti; Pensamento político; marxismo; Liberalismo.
Grande área: Ciências Humanas
2009 - 2011
Mestrado em Ciência Política.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Política e Literatura nos Quaderni del Carcere,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Alvaro Gabriel Bianchi Mendez.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2013 - 2014
Aperfeiçoamento em Visiting Scholar.
Columbia University, COLUMBIA, Estados Unidos.
Título: Antonio Gramsci and Piero Gobetti: Culture and Politics. Ano de finalização: 2014.
Orientador: Nadia Urbinati.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2006 - 2010
Graduação em Ciencias Sociais.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2002 - 2006
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Carnaval e Indústria Cultural no Brasil.
Orientador: Rosa Maria Dalla Costa.


Pós-doutorado


2016
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: História do Pensamento Político.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Pensamento político brasileiro.


Formação Complementar


2018 - 2018
Pragmatic Analytics: An Introduction to Relational Social Science.. (Carga horária: 35h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2017 - 2017
Basics of Causal Case Study Methods - IPSA Summer School. (Carga horária: 35h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2017 - 2017
Using Case-Based Methods in Practice - IPSA Summer School. (Carga horária: 35h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2016 - 2016
XXIV Curso de Editoração Científica. (Carga horária: 26h).
Associação Brasileira de Editores Científicos, ABEC, Brasil.
2014 - 2014
Ghilarza Summer School. (Carga horária: 40h).
Fondazione Istituto Gramsci, FIG, Itália.
2012 - 2012
IPSA Summer School. (Carga horária: 64h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Métodos Quantitativos para Ciências Sociais. (Carga horária: 34h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2011 - 2011
Método e Técnica de Pesquisa Grupos Focais. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista PED A, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente (A), Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora na graduação em Ciências Sociais das disciplina: Política V - Teoria e pesquisa em Ciência Política (obrigatória da modalidade Ciência Política)

Atividades

01/2008 - 07/2008
Estágios , Centro de Estudos de Opinião Pública, .

Estágio realizado
Editoração da revista Opinião Pública, Volume 14, número 1.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Populismo periférico: o pensamento político do CEDEC (1976-1988)
Descrição: O presente projeto, previsto inicialmente para ser desenvolvido ao longo de doze meses, tem como principal objetivo investigar o pensamento político do Cedec no período entre 1976 e 1988, identificando sua especificidade e originalidade no quadro mais geral do pensamento político brasileiro. Além disso, a pesquisa tem como objetivos secundários reconstruir documentalmente a história do Cedec, bem como apresentar um esboço geral de seu funcionamento e atividades ao longo do período estudado, material que pode servir como base para pesquisas futuras. Como hipótese inicial de trabalho, parece plausível propor o pensamento do Cedec, no período entre 1976 e 1988, como desenvolvimento de um pensamento político de tipo populista periférico. Ainda que seja possível retraçar o nascimento da matriz populista periférica em outras iniciativas intelectuais, como o Iseb e Cebrap, a experiência do Cedec no contexto da transição política para a democracia no Brasil se revelou como ponto culminante do esforço pela conquista da hegemonia deste paradigma entre os intelectuais. O pensamento populista periférico do Cedec se expressou inicialmente na vocação ?popular-participante? de seus intelectuais e, ao final dos anos 1980, derrotado em seus propósitos iniciais, cristalizou-se em um ponto de vista intelectual-acadêmico. Neste segundo momento, o pensamento político do Cedec pode ter oferecido as bases para a afirmação e desenvolvimento, no Brasil, das teorias participativas da democracia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2015
Política e Cultura em Antonio Gramsci e Piero Gobetti: 1918-1926
Descrição: Esta é uma proposta de pesquisa das relações entre os textos políticos e culturais de Antonio Gramsci (1891-1937) e Piero Gobetti (1901-1926), em especial tomando como ponto de partida as intervenções nos periódicos Il Grido del Popolo (1917-1918), Avanti! (seção piemontesa) (1918-1920), L?Ordine Nuovo (1919-1925), L?Unitá (1924-1926), Energie Nove (1918-1921) e Rivoluzione Liberale (1922-1925) . A pesquisa tem por objetivo identificar traduções possíveis entre o pensar cultural e o pensar propriamente político dos dois intelectuais italianos, em especial no diálogo que estabeleceram sobre os anos de intensas mobilizações operárias em Turim no período conhecido por bienio rosso. As reflexões gramscianas e gobettianas possuíram raízes profundas no contato com a luta dos comunistas italianos, em especial na luta dos operários de Turim nos conselhos de fábrica e na relação com intelectuais críticos. O centro da investigação será a aproximação, apesar das diferentes perspectivas, da posição desses dois intelectuais, fruto de uma reflexão cultural profunda, que se expressava na concepção da formação do Estado moderno na Itália e sua correspondência: a) no elemento nacional-popular em oposição ao cosmopolitismo da cultura italiana e da atitude dos intelectuais frente às massas da península e b) na necessidade de levar a crítica cultural à sua dimensão política e, portanto, histórica. O contato de Gobetti com L?Ordine Nuovo, para o qual passou a escrever crônicas teatrais a partir de 1921, e com a luta dos operários nos conselhos de fábrica havia permitido que ?seus princípios liberais fossem projetados da ordem dos fenômenos individuais para a ordem dos fenômenos de massa?. A pesquisa se justifica como tentativa de recuperar a relação entre esses dois intelectuais, para encontrar os pontos de convergência políticos, analíticos e teóricos, respeitando as diferentes perspectivas. Esse projeto de investigação se insere no amplo circuito de pesquisa sobre Gramsci estabelecido.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Política e Literatura nos Quaderni del Carcere
Descrição: O projeto pretende tratar da relação entre política e literatura nos escritos carcerários de Antonio Gramsci, em especial nos Quaderni 21 e 23. Para isso, considera o método de restauração, proposto pela Edição Crítica dos Quaderni por Valentino Gerratana. Propõe para tal duas categorias principais, crítica literária e literatura nacional, que transitam entre os campos de conhecimento envolvidos. No que diz respeito à relação entre a literatura e a política em Gramsci, é considerado o que Giuseppe Petronio chama de ?alargamento do fato literário?. A hipótese mais geral, ou o ponto de partida da pesquisa, é a de que a relação entre estética e política faz parte de um esforço mais geral por Gramsci na elaboração de uma filosofia, a filosofia da práxis. No que diz respeito à crítica literária, a pesquisa buscará estabelecer uma tradução possível entre as notas carcerárias sobre a construção do intelectual orgânico moderno e aquelas sobre o ?retorno a De Sanctis? como modelo de crítico literário. Aqui, a contradição entre o literato e o político é tomada como ponto de partida para compreender o nascimento do novo intelectual como ?especialista + político?. A pesquisa deverá recuperar ainda o momento nacional-popular em Gramsci, como centro articulador do estudo do modo de vida moderno e representante da atualização na política e na literatura da experiência histórica da formação dos Estados nacionais. O estudo da literatura nacional-popular italiana é considerado, por sua vez, em sua fragilidade, revelada por Gramsci como paralelo da própria fragilidade da unificação nacional italiana..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
O pensamento Social de Jack London
Descrição: Estudo de aspectos do pensamento do escritor Jack London, em especial sua relação com o marxismo, a partir da análise de uma de suas obras literárias mais conhecidas, "O Tacão de Ferro". Pesquisa realizada como Iniciação Científica sob a orientação do professor Fabio Durão (IEL-Unicamp) e financiada pelo convênio SAE-PIBIC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: Revista Outubro
2009 - Atual
Periódico: Cadernos Cemarx


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Outubro (São Paulo)
2015 - 2015
Periódico: BIB. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais
2015 - 2015
Periódico: Revista Em Pauta
2009 - 2010
Periódico: Cadernos Cemarx
2016 - 2016
Periódico: Revista Habitus
2017 - 2017
Periódico: Revista Tempos Históricos
2017 - 2017
Periódico: Em Tese
2017 - 2017
Periódico: Las Torres de Lucca


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: História do Pensamento Político.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teoria Política Contemporânea.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Cultura e política.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Pensamento político italiano.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MUSSI, Daniela.;MUSSI, DANIELA XAVIER HAJ;MUSSI, Daniela Haj2017 MUSSI, Daniela.. O pensamento revolucionário de Nicolau Maquiavel. Revista Brasileira de Ciências Sociais (Online), v. 32, p. 1, 2017.

2.
MUSSI, Daniela.;MUSSI, DANIELA XAVIER HAJ;MUSSI, Daniela Haj2017MUSSI, Daniela.. Antonio Gramsci e a crítica da cultura: intelectuais, política e classes subalternas. REVISTA KATÁLYSIS (IMPRESSO), v. 20, p. 93-102, 2017.

3.
MUSSI, Daniela.;MUSSI, DANIELA XAVIER HAJ;MUSSI, Daniela Haj2017MUSSI, Daniela.. [Resenha a:] Biroli, Flávia; Miguel, Luis Felipe (orgs.). Aborto e democracia. São Paulo: Alameda, 2016. a] Biroli, Flávia; Miguel, Luis Felipe (orgs.). Aborto e democracia. São Paulo: Alameda, 2016.. OUTUBRO (SÃO PAULO), v. 28, p. 1-4, 2017.

4.
MUSSI, DANIELA XAVIER HAJ2017 MUSSI, DANIELA XAVIER HAJ; BIANCHI, Alvaro . ANTONIO GRAMSCI, A CULTURA SOCIALISTA E A REVOLUÇÃO RUSSA. Lua Nova (Impresso), v. 102, p. 267-298, 2017.

5.
MUSSI, Daniela.2017 MUSSI, Daniela.. A ação política no pensamento de Charles Tilly: estrutura, processo, confronto e performance. REVISTA BRASILEIRA DE INFORMAÇÃO BIBLIOGRÁFICA EM CIÊNCIAS SOCIAIS - BIB, v. 1, p. 5-20, 2017.

6.
MUSSI, Daniela.;MUSSI, DANIELA XAVIER HAJ;MUSSI, Daniela Haj2016MUSSI, Daniela.. [Resenha de:] Varikas, Eléni. A escória do mundo. Figuras do pária. São Paulo: Unesp, 2014.. Outubro (São Paulo), v. 2, p. 236-241, 2016.

7.
MUSSI, Daniela.;MUSSI, DANIELA XAVIER HAJ;MUSSI, Daniela Haj2016 MUSSI, Daniela.; GOES, C. M. . Antonio Gramsci no centro e na periferia: notas sobre hegemonia e subalternidade ,. International Gramsci Journal, v. 2, p. 271-328, 2016.

8.
MUSSI, Daniela.;MUSSI, DANIELA XAVIER HAJ;MUSSI, Daniela Haj2015MUSSI, Daniela.. [Resenha de] GOLDMAN, Wendy. Mulher, estado e revolução . São Paulo: Boitempo; Iskra, 2014.. Outubro (São Paulo), v. 23, p. 156-160, 2015.

9.
MUSSI, Daniela.;MUSSI, DANIELA XAVIER HAJ;MUSSI, Daniela Haj2015MUSSI, Daniela.. [Resenha a]: RAPONE, L. O jovem Gramsci: cinco anos que parecem séculos. 1914-1919. Rio de Janeiro: Contraponto; Brasília: Fundação Astrogildo Pereira, 2014. Outubro (São Paulo), v. 24, p. 244-246, 2015.

10.
MUSSI, Daniela.;MUSSI, DANIELA XAVIER HAJ;MUSSI, Daniela Haj2015MUSSI, Daniela.. Racionalidade circunscrita e autonomia da Ciência Política. PERSPECTIVAS: REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (UNESP. ARARAQUARA. IMPRESSO), v. 46, p. 71-89, 2015.

11.
MUSSI, Daniela.;MUSSI, DANIELA XAVIER HAJ;MUSSI, Daniela Haj2014MUSSI, Daniela.. Política e cultura: Antonio Gramsci e os socialistas italianos. OUTUBRO (SÃO PAULO), v. 22, p. 109-139, 2014.

12.
BIANCHI, Alvaro2013 BIANCHI, Alvaro ; MUSSI, Daniela. . Il Principe e seus contratempos: De Sanctis, Croce e Gramsci. Revista Brasileira de Ciência Política (Impresso), v. 12, p. 11, 2013.

13.
BIANCHI, Alvaro2013BIANCHI, Alvaro ; MUSSI, Daniela. . É o fim de um ciclo político no Brasil?. PUCviva Revista, v. 43, p. 58-62, 2013.

14.
MUSSI, Daniela.;MUSSI, DANIELA XAVIER HAJ;MUSSI, Daniela Haj2012MUSSI, Daniela.. Pluralismo: origens de uma teoria para tempos de crise. Perspectivas: Revista de Ciências Sociais (UNESP. Araraquara. Impresso), v. 42, p. 225-241, 2012.

15.
MUSSI, Daniela.;MUSSI, DANIELA XAVIER HAJ;MUSSI, Daniela Haj2010MUSSI, Daniela.. Política e literatura nos Cadernos do Cárcere: notícias de uma pesquisa. Revista Eletrônica de Ciência Política - recp, v. 1, p. 134-146, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DURAO, F. A. (Org.) ; MUSSI, Daniela. (Org.) ; PAGANI, A. (Org.) . Marxismo: cultura e educação. Contribuições do VII Colóquio Internacional Marx Engels. 1. ed. São Paulo: Nankin Editorial, 2015. 168p .

2.
MUSSI, Daniela.. Política e literatura: Antonio Gramsci e a crítica italiana. 1. ed. São Paulo: Alameda, 2014. v. 1. 188p .

Capítulos de livros publicados
1.
Elias, Maria Ligia Ganacim Granado Rodrigu ; MUSSI, Daniela Haj . Political Leadership and Gender (In)Equality. Global Encyclopedia of Public Administration, Public Policy, and Governance. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 1-5.

2.
MUSSI, Daniela.. "Tutto il mondo è paese". Antonio Gramsci intérprete da revolução. In: Ana Lole; Marcos Del Roio; Leandro Victor Chaves. (Org.). Gramsci e a Revolução Russa. 1ed.Rio de Janeiro: Mórula, 2017, v. 1, p. 91-108.

3.
MUSSI, Daniela.. Os socialistas italianos. In: Rodrigo Passos; Sabrina Areco. (Org.). Gramsci e seus contemporâneos. 1ed.Marília/São Paulo: Oficina Universitária/Cultura Acadêmica, 2017, v. 1, p. 165-190.

4.
MUSSI, Daniela.. "Mayara morreu três vezes: feminicídio e consenso autoritário na crise brasileira". In: Winnie Bueno; Joanna Burigo; Rosana Pinheiro-Machado; Esther Solano. (Org.). Tem saída? Ensaios críticos sobre o Brasil. 1ed.Porto Alegre: Zouk, 2017, v. , p. 155-164.

5.
MUSSI, Daniela.. Antonio Gramsci: cultura, política e classes subalternas. In: Adriano Nascimento; Josimere de Omena Leite. (Org.). Gramsci em perspectiva. 1ed.Maceió: Edufal, 2017, v. 1, p. 47-69.

6.
MUSSI, Daniela.. Antonio Gramsci e o retorno à Francesco De Sanctis: o surgimento de uma "nova mentalidade". In: Durão, F. A; Mussi, D.; Pagani, A.. (Org.). Marxismo: cultura e educação. Contribuições do VII Colóquio Internacional Marx Engels. 1ed.São Paulo: Nankin Editorial, 2015, v. , p. 75-98.

7.
MUSSI, Daniela.. Clivagens para a relação entre política e educação na Itália: o debut de Antonio Gramsci. In: Anita Helena Schlesener. (Org.). Filosofia, política e educação: leituras de Antonio Gramsci. 1ed.Curitiba: UTP, 2014, v. , p. 71-105.

8.
BIANCHI, Alvaro ; MUSSI, Daniela. . Il Principe y sus contratiempos: De Sanctis, Croce e Gramsci. In: Massimo Modonesi. (Org.). Horizontes gramscianos. Estudios en torno al pensamiento de Antonio Gramsci. 1ed.México: UNAM, 2013, v. , p. 108-134.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MUSSI, Daniela.. Awainting an alternative. Jacobin Magazine, Estados Unidos, 01 fev. 2018.

2.
MUSSI, Daniela.. O fascismo como elo subalterno do americanismo. Blog da Boitempo, 28 jun. 2017.

3.
MUSSI, Daniela.; BIANCHI, Alvaro . Gramsci and the Russian Revolution. Jacobin, 25 abr. 2017.

4.
MUSSI, Daniela.. O olhar móvel e ingênuo da hegemonia. Cult: revista brasileira de cultura, São Paulo, p. 36 - 39, 01 abr. 2017.

5.
MUSSI, Daniela.; BIANCHI, Alvaro . Um retrato de Lívio Abramo. Cult: revista brasileira de cultura, p. 31 - 31, 01 abr. 2017.

6.
MUSSI, Daniela.; DANTAS, E. G. . Os indignados de Paris. Gazeta do Povo, Curitiba, 09 abr. 2016.

7.
MUSSI, Daniela.. Empobrecimento nos EUA faz ressurgirem cidades acampamentos. Caros Amigos, São Paulo, p. 14, 29 nov. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MUSSI, Daniela.; KAYSEL, A. . A política de massas: Francisco Weffort e as 'raízes' do populismo (1963-1966). In: XI Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política - ABCP, 2018, Curitiba. Anais do XI Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política - ABCP, 2018. v. 1.

2.
MUSSI, Daniela.; KAYSEL, A. . Populismo, sindicalismo e democracia: a polêmica entre Francisco Weffort, Carlos Estevão Martins e Maria Hermínia Tavares de Almeida (1972-1978). In: 41º Encontro Anual da Anpocs, 2017, Caxambu. Anais do 41º Encontro Anual da Anpocs, 2017. v. 1.

3.
MUSSI, Daniela.. Antonio Gramsci intérprete da Revolução Russa. In: 10º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política-ABCP, 2016, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos, 2016. v. 1.

4.
MUSSI, Daniela.. Uma ciência política para um Brasil democrático. In: II Simpósio Nacional sobre Democracia e Desigualdades, 2014, Brasília. Anais do II Simpósio Nacional sobre Democracia e Desigualdades, 2014.

5.
MUSSI, Daniela.. Dilemas interpretação como atividade crítica: Quentin Skinner e Antonio Gramsci. In: VII Colóquio Internacional Marx Engels, 2012, Campinas. Cemarx - VII Colóquio Internacional Marx Engels - Anais, 2012. v. 1.

6.
GOES, C. M. ; MUSSI, Daniela. . Subaltern Studies e a atualidade da teoria gramsciana da história. In: 36º Encontro Anual da Anpocs, 2012, Águas de Lindóia. 36º Encontro Anual da Anpocs, 2012.

7.
MUSSI, Daniela.. Política e Cultura em Antonio Gramsci e Piero Gobetti: 1918-1926. In: IV Seminário Científico Internacional. Teoria política do socialismo. Antonio Gramsci: a periferia e os subalternos, 2011, Marília. IV Seminário Científico Internacional Teoria Política do socialismo. Antonio Gramsci: a periferia e os subalternos, 2011.

8.
MUSSI, Daniela.. Política e Cultura em Antonio Gramsci e Piero Gobetti: 1918-1926. In: III Seminário Nacional Sociologia e Política: repensando desigualdades em novos contextos, 2011, Curitiba. Anais do Evento 2011. Trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho 01, Teoria Política, 2011. v. Vol 1.

9.
MUSSI, Daniela.; BIANCHI, Alvaro . Fontes para o Realismo Popular Gramsciano: Nicolau Maquiavel e Francesco De Sanctis. In: Colóquio Nacional Marx e o Marxismo, 2011, Niterói. Anais do Evento., 2011.

10.
MUSSI, Daniela.. Marxismo e liberalismo na Itália: Antonio Gramsci e Piero Gobetti. In: XXVI Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2011, São Paulo. Anais, 2011.

11.
MUSSI, Daniela.. Política e Literatua nos Cadernos do Cárcere. In: 33° Encontro Anual da ANPOCS, 2009, Caxambu-MG. 33°Encontro Anual da Anpocs, 2009.

12.
MUSSI, Daniela.. Política e Literatura nos Quaderni del Carcere. In: I Forum de Pós-Graduação em Ciência Política, 2009, Belo Horizonte- MG. I Forum de Pós Graduação em Ciência Política, 2009.

13.
MUSSI, Daniela.. Política e Literatura nos Quaderni del Carcere. In: VI Colóquio Internacional Marx Engels, 2009, Campinas- SP. 6º Colóquio Internacional Marx Engels, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MUSSI, Daniela.. Política e cultura: Antonio Gramsci e os intelectuais italianos (1914-1916). In: 39º Encontro Anual da Anpocs, 2015, Caxambu. Resumos Anpocs 2015, 2015.

2.
MUSSI, Daniela.. L'Ordine Nuovo e Energie Nove: fontes para o estudo da relação entre marxismo e liberalismo italianos. In: 38º Encontro Anual da Anpocs, 2014, Caxambu. Resumos Anpocs 2014, 2014.

3.
MUSSI, Daniela.. Subaltern Studies e a atualidade da teoria gramsciana da história. In: 36º Encontro Anual da Anpocs, 2012, Águas de Lindoia. Programa e Resumos, 2012.

4.
MUSSI, Daniela.. As hegemonias de Antonio Gramsci. In: 34º Encontro Anual da Anpocs, 2010, Caxambu. Programa e Resumos, 2010.

5.
MUSSI, Daniela.. Política e Literatura nos Cadernos do Cárcere. In: 33º Encontro Anual da Anpocs, 2009, Caxambu. Programa e Resumos, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
KAYSEL, A. ; MUSSI, Daniela. . Populismo, classe e nação: Francisco Weffort e a ?teoria da dependência? (1967-1972). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MUSSI, Daniela.. Populismo periférico: o pensamento político do CEDEC (1976-1988). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MUSSI, Daniela.. Notas filológicas para o estudo do pensamento político do Cedec Francisco Weffort e a crítica do populismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MUSSI, Daniela.. Notas sobre o laboratório gramsciano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MUSSI, Daniela.. Antonio Gramsci: vida e pensamento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MUSSI, Daniela.. Uma ciência política para um Brasil democrático. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MUSSI, Daniela.. Politics and Culture in Italy after the First World War: A. Gramsci and P. Gobetti. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MUSSI, Daniela.. Rethinking ?southernism?: Antonio Gramsci and Piero Gobetti (1918-1919). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GOES, C. M. ; MUSSI, Daniela. . Subaltern Studies e a atualidade da teoria gramsciana da história. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
MUSSI, Daniela.. Política e Cultura em Antonio Gramsci e Piero Gobetti: 1918-1926. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MUSSI, Daniela.; BIANCHI, Alvaro . Fontes para o Realismo Popular Gramsciano: Nicolau Maquiavel e Francesco De Sanctis. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MUSSI, Daniela.. Marxismo e liberalismo na Itália: Antonio Gramsci e Piero Gobetti. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MUSSI, Daniela.. Marxismo e liberalismo na Itália: Antonio Gramsci e Piero Gobetti. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MUSSI, Daniela.. Elementos para a crítica da política II. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MUSSI, Daniela.. História como política I. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
BIANCHI, Alvaro ; MUSSI, Daniela. . Realismo e Política no Risorgimento Italiano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MUSSI, Daniela.. Os sentidos da hegemonia em Antonio Gramsci. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MUSSI, Daniela.. Literatura e política nos Cadernos do Cárcere. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MUSSI, Daniela.. Hegemonias de Antonio Gramsci. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
BIANCHI, Alvaro ; MUSSI, Daniela. . O ser e o dever-ser da política: Maquiavel, De Sanctis, Gramsci e o realismo popular. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MUSSI, Daniela.. Política e Literatura nos Quaderni del Carcere. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
MUSSI, Daniela.. Política e Literatura nos Quaderni del Carcere. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MUSSI, Daniela.. Política e Literatura nos Quaderni del Carcere. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MUSSI, Daniela.. Gramsci, o fascismo, a hegemonia. São Paulo: Boitempo, 2017. (Tradução/Artigo).

2.
MUSSI, Daniela.; GOES, C. M. . Gramsci em movimento: a espacialidade da revolução passiva. São Paulo: Edusp, 2017. (Tradução/Artigo).

3.
MUSSI, Daniela.. Karl Marx: o charme indiscreto da incompletude. São Paulo: Alameda, 2011. (Tradução/Artigo).

4.
MUSSI, Daniela.. Elogio da política profana como arte estratégica. São Paulo - SP: Alameda Editorial, 2011. (Tradução/Artigo).

5.
MUSSI, Daniela.. Mesa redonda 'Espaços Subalternos', 2011. (Tradução/Outra).

6.
MUSSI, Daniela.. Mesa redonda 'Cultura e linguística', 2011. (Tradução/Outra).

7.
MUSSI, Daniela.. Mesa redonda 'Cesarismo Periférico', 2011. (Tradução/Outra).

8.
MUSSI, Daniela.; BIER, F. . O desafio da reflexividade crítica por meio de um paradoxo pós-moderno. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2009. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MUSSI, Daniela.. XIX Congresso interno de Iniciação Científica da Unicamp. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MUSSI, Daniela.. A utopia de projetar as mulheres como protagonistas das lutas sociais finalmente ganhou uma oportunidade. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MUSSI, Daniela.. 'Está na hora da sociedade enfrentar esse problema', diz professora de sociologia sobre assédio. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MUSSI, Daniela.. Primavera Feminina. Mulheres tomam as ruas para combater cultura conservadora e machista e reafirmar: meu corpo, minhas regras.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MUSSI, Daniela.. O pensamento social de Jack London. 2009. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Doutorado
1.
BIANCHI, Alvaro; KAYSEL, A.; MUSSI, Daniela.. Participação em banca de Renato Cesar Ferreira Fernandes. A nação "como si": a questão nacional em Milcíades Peña. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Política) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
BIANCHI, Alvaro; PASSOS, R. F. D.; MUSSI, Daniela.. Participação em banca de Erika Laurinda Amusquivar. O conceito de geopolítica para o pensamento de Antonio Gramsci e de seus intérpretes. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Política) - Universidade Estadual de Campinas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1917-2017 - Cem anos que abalaram o mundo.O incômodo de Kollontai: a Revolução Russa e as prostitutas. 2017. (Simpósio).

2.
9º Congresso Latino-Americano de Ciência Política (ALACIP). Populismo, classe e nação: Francisco Weffort e a teoria da dependência (1967-1972). 2017. (Congresso).

3.
Colóquio Internacional Antonio Gramsci.Trajetória de uma pesquisa feita da margem: Antonio Gramsci e Piero Gobetti. 2017. (Outra).

4.
Mesa redonda: A atualidade do pensamento de Antonio Gramsci.O olhar móvel e ingênuo da hegemonia: Antonio Gramsci jornalista em Turim. 2017. (Outra).

5.
10º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política-ABCP.Antonio Gramsci intérprete da Revolução Russa. 2016. (Encontro).

6.
III Simpósio Nacional sobre Democracia e Desigualdades.Populismo periférico: o pensamento político do CEDEC (1976-1988). 2016. (Simpósio).

7.
VIII Colóquio Marx Engels.A atualidade do laboratório gramsciano. 2015. (Simpósio).

8.
II Simpósio Nacional Sobre Democracia e Desigualdades.Uma ciência política para um Brasil democrático. 2014. (Simpósio).

9.
Cultural Studies Association: ELEVENTH ANNUAL CULTURAL STUDIES CONFERENCE. Politics and Culture in Italy after the First World War: A. Gramsci and P. Gobetti. 2013. (Congresso).

10.
Cultural Studies Association: ELEVENTH ANNUAL CULTURAL STUDIES CONFERENCE. Gramsci and the Complexities of Modernity and Modernization: A Seminar. 2013. (Congresso).

11.
RETHINKING MARXISM 2013: SURPLUS, SOLIDARITY, SUFFICIENCY.. Rethinking ?subalternism?: Antonio Gramsci and Piero Gobetti (1918-1919). 2013. (Congresso).

12.
36º Encontro Anual da ANPOCS.Subaltern Studies e a atualidade da teoria gramsciana da história. 2012. (Encontro).

13.
VII Colóquio Internacional Marx Engels. Dilemas interpretação como atividade crítica: Quentin Skinner e Antonio Gramsci. 2012. (Congresso).

14.
Colóquio Nacional Marx e o Marxismo.Fontes para o Realismo Popular Gramsciano: Nicolau Maquiavel e Francesco De Sanctis. 2011. (Outra).

15.
III Seminário Nacional Sociologia e Política: repensando desigualdades em novos contextos.POLÍTICA E CULTURA EM ANTONIO GRAMSCI E PIERO GOBETTI. 2011. (Seminário).

16.
IV Seminário Científico Internacional. Teoria política do socialismo. Antonio Gramsci: a periferia e os subalternos.Política e Cultura em Antonio Gramsci e Piero Gobetti: 1918-1926. 2011. (Seminário).

17.
34º Encontro Anual da ANPOCS.Hegemonias de Antonio Gramsci. 2010. (Encontro).

18.
7º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política - ABCP.Realismo e Política no Risorgimento Italiano. 2010. (Encontro).

19.
III Colóquio Marx e os Marxismos.Temas para Hegemonia em Gramsci. 2010. (Outra).

20.
Seminário Internacional: Gramsci e os movimentos populares.Política e Literatura nos Quaderni del Carcere. 2010. (Seminário).

21.
V Congresso Latinoamericano de Ciência Política - ALACIP. O ser e o dever-ser da política: Maquiavel, De Sanctis, Gramsci e o realismo popular. 2010. (Congresso).

22.
33º Encontro Anual da ANPOCS.Política e Literatura nos Cadernos do Cárecere. 2009. (Oficina).

23.
I Forum de Pós-Graduação em Ciência Política.Política e Literatura nos Cadernos do Carcere. 2009. (Outra).

24.
VI Colóquio Internacional Marx Engels.Política e Literatura nos Quaderni del Carcere. 2009. (Outra).

25.
6º Encontro da ABCP. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MUSSI, Daniela.. VIII Colóquio Internacional MarxEngels. 2015. (Congresso).

2.
MUSSI, Daniela.. VII Colóquio Internacional Marx Engels. 2012. (Congresso).

3.
MUSSI, Daniela.. VI Colóquio Internacional Marx Engels. 2009. (Congresso).



Outras informações relevantes


Em 2014, fez parte dos/as 15 pesquisadores/as selecionados/as internacionalmente para participar da Ghilarza Summer School, realizada entre 8 a 12 de setembro na Sardenha (Itália), Este curso contou com a participação de pesquisadores de vários países e foi dedicado ao estudo avançado do pensamento de Antonio Gramsci.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 8:26:04