Jeferson Gomes Moriel Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0929859728060256
  • Última atualização do currículo em 30/09/2018


Licenciado em Matemática (UNESP), Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL, PR) e Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFMT / REAMEC). É docente de Matemática no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Cuiabá e ocupa o cargo de Diretor de Pós-Graduação do IFMT, tendo sido Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFMT. Atua em dois programas de pós-graduação do IFMT: Mestrado acadêmico em Ensino (PPGEn) e Mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Tem experiência docente no ensino fundamental, médio, técnico, tecnológico, bacharelado, licenciatura, especialização e mestrado, passando por disciplinas de Matemática escolar, Matemática Financeira, Estatística, Cálculo, Álgebra linear, Modelagem matemática, História da matemática e Metodologia de pesquisa em Educação Matemática. Já desenvolveu projeto de extensão sobre Educação Financeira. Em termos de pesquisa, desenvolve investigações visando melhorias no Ensino de Matemática e, atualmente, investiga conhecimentos especializados de professores de matemática. Seus projetos têm sido realizados no interior do Grupo Interdisciplinar de Investigação em Ensino de Matemática e Ciências da Natureza (GIMC / IFMT-CBA), apoiados pela Rede Iberoamericana MTSK (incluindo Espanha, Portugal, Chile, Brasil, Equador, Peru e México) e têm obtido resultados em forma de livros, capítulos de livros, artigos em congressos nacionais e internacionais (SEIEM, CIBEM, CIEM, ENEM, SEMIEDU, etc) e em revistas (indexadas em JCR, Latindex, Capes, ANPEd, EBSCO, Mathematics Education, etc). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jeferson Gomes Moriel Junior
Nome em citações bibliográficas
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cuiabá.
Rua Professora Zulmira Canavarros, 93
Centro
78005-200 - Cuiaba, MT - Brasil
Telefone: (65) 33143558
Fax: (65) 33226539
URL da Homepage: www.cba.ifmt.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Doutorado em Educação em Ciências e Matemática.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
com período sanduíche em Universidad de Huelva (Orientador: José Carrillo Yanez).
Título: Conhecimento especializado para ensinar divisão de frações, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Gladys Denise Wielewski.
Coorientador: José Carrillo Yáñez.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Conhecimento especializado para ensinar matemática; MTSK; Divisão de frações; Panorama; Formação de professores de Matemática.
2007 - 2009
Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Propostas de formação inicial de professores de Matemática: um estudo de Projetos Político-Pedagógicos de cursos no estado do Paraná,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Formação Inicial de professores de Matemática; Projeto Político-pedagógico; Articulação teoria-prática na formação docente; Educação Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
2000 - 2005
Graduação em Licenciatura Em Matemática.
Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - São José do Rio Preto, UNESP, Brasil.
1999 - 1999
Ensino Médio (2º grau).
E E Genaro Domarco, GENARAO, Brasil.
1997 - 1998
Ensino Médio (2º grau).
Fundação Educacional Mirassolense, FEM, Brasil.
- 1996
Ensino Fundamental (1º grau).
Fundação Educacional Mirassolense, FEM, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
DL 101P BR Curso Geral de Propriedade Intelectual à Distância. (Carga horária: 75h).
Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.
2006 - 2006
Disciplina de Mestrado, Met. da Invest Qualitativa. (Carga horária: 30h).
Instituto de Geociências e Ciências Exatas Unesp Rio Claro, UNESPRC, Brasil.
2006 - 2006
Disciplina de Mestrado, Aprendizagem Matemática.
Instituto de Geociências e Ciências Exatas Unesp Rio Claro, UNESPRC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Pós-Graduação do IFMT, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Núcleo do Inovação Tecnológica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Em concomitância com atuação no Mestrado em Ensino (PPGEn-IFMT campus Cuiabá) Disciplinas: 2017.2 Perspectivas históricas no ensino de Matemática no Brasil 2017.2 e 2018.1 Seminários de Pesquisa II 2018.1 Tendências e abordagens de pesquisa em (ensino de) Ciências e Matemática

Atividades

12/2015 - Atual
Ensino, Mestrado em Ensino, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
2016.2 e 2017.1 Educação matemática: o currículo da Educação Básica e processos de ensino e aprendizagem
2017.2 Perspectivas históricas no ensino de Matemática no Brasil
2017.2 e 2018.1 Seminários de Pesquisa II
2017.1 e 2018.1 Tendências e abordagens de pesquisa em (ensino de) Ciências e Matemática
4/2012 - 5/2013
Extensão universitária , Campus Cuiabá, .

Atividade de extensão realizada
Educação financeira na escola.
4/2012 - 4/2013
Ensino, Engenharia de Controle e Automação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
6/2011 - 6/2012
Ensino, Controle de Obras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo
Estatística
06/2011 - 06/2012
Ensino, Secretariado Executivo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística I
Matemática financeira I
06/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática (ensino técnico)
01/2010 - 6/2011
Ensino, Licenciatura em Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo para ciências da natureza
Fundamentos de Matemática
Modelagem Matemática
10/2010 - 10/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus São Vicente, .

Cargo ou função
Integrante da Comissão Científica da 4a Jornada Científica do IFMT / São Vicente.
04/2010 - 04/2010
Ensino, Educação do campo, desenvolvimento sustentabilide, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação Matemática

Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20
Outras informações
Depto de Matemática

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20
Outras informações
Depto de Estatística

Atividades

07/2009 - 01/2010
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
07/2009 - 01/2010
Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática para Zootecnia (Cálculo Dif. e Int.)
07/2009 - 01/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Comercial e Financeira
01/2008 - 12/2009
Extensão universitária , Centro de Ciências Exatas, Departamento de Estatística.

Atividade de extensão realizada
Atendimento Estatístico.
02/2009 - 07/2009
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada a Ciências Sociais
07/2008 - 12/2008
Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Métodos de Pesquisa em Comunicação C
03/2008 - 12/2008
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
03/2008 - 07/2008
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada a Ciências Sociais

Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, FAFIPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20

Atividades

04/2009 - 01/2010
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Matemática
04/2009 - 01/2010
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística para Ciências Contábeis
04/2009 - 01/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística para Administração

E E Genaro Domarco, XXX, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor OFA, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática e Física
Outras informações
Professor de Matemática e Física para o Ensino Médio e Fundamental.

Atividades

01/2006 - 01/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física
Matemática

E E Profa Iria Barbieri Vita, XXX, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
Projeto desenvolvido em parceria entre a Diretoria de Ensino de José Bonifácio - SP e a UNESP - São José do Rio Preto.

Atividades

3/2005 - 11/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4
Outras informações
Projeto do Núcleo de Ensino da UNESP - São José do Rio Preto.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Panorama de conhecimento especializado para o ensino de Cálculo: análise do COBENGE entre 2012 e 2017
Descrição: O objetivo deste trabalho constituir um panorama de conhecimentos especializados (MTSK) que professores devem ter sobre Cálculo Diferencial e Integral, seu ensino e sua aprendizagem de modo sistemático, amplo e profundo a partir das produções do COBENGE de 2012 a 2017. Trata-se da extensão do espectro dos resultados obtidos em projeto anterior (circunscritos no período de 2007 a 2011). O trabalho tem como referencial teórico o Mathematics Teacher?s Specialized Knowledge (MTSK) e mapeamentos da produção científica do COBENGE sobre o Cálculo, seu ensino e aprendizagem. Utilizaremos a meta-análise qualitativa como procedimento metodológico (diferente de revisão bibliográfica), consistindo na revisão sistemática de um conjunto de pesquisas sobre um mesmo tema (no caso o Cálculo, seu ensino e sua aprendizagem), cuja finalidade é integrar os resultados desses estudos e produzir sínteses, possibilitando assim maior visibilidade, impacto da produção e ampliação da generalização dos resultados existentes. Espera-se obter ao final um panorama de conhecimento especializado para ensinar Cálculo contemplando os resultados desta pesquisa (período 2012-2017) e da anterior (período 2007-2011), proporcionando avanço na compreensão detalhada de quais são e como se relacionam os conhecimentos. Fomento: Edital 36/2017 - IFMT/Fapemat..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Jeferson Gomes Moriel Junior - Coordenador / André Pereira de Alencar - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro / Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Auxílio financeiro / Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Remuneração.Número de orientações: 1
2016 - 2017
Panorama de conhecimentos especializados para ensinar Cálculo: COBENGE 2007-2011
Descrição: Se por um lado o fracasso em disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral é recorrente no mundo todo, por outro, há muitos estudos que investigam alternativas para superar este problema. Embora os panoramas destes estudos representem um avanço importante para a área, eles tem sido realizados utilizando resumos e títulos que não fornecem elementos relevantes sobre o conhecimento docente necessário para ensinar e fazer aprender. O objetivo deste projeto é constituir um panorama de modo sistemático, amplo e profundo de conhecimentos especializados (MTSK) que professores devem ter sobre Cálculo Diferencial e Integral, seu ensino e sua aprendizagem a partir das produções do COBENGE na última década. Utilizaremos a meta-análise qualitativa como procedimento metodológico (diferente de revisão bibliográfica), consistindo na revisão sistemática de um conjunto de pesquisas sobre um mesmo tema (no caso o Cálculo, seu ensino e sua aprendizagem), cuja finalidade é integrar os resultados desses estudos e produzir sínte¬ses mediante o confronto dos mesmos, possibilitando assim maior visibilidade e impacto da produção e ampliação da generalização dos resultados existentes. Fomento: IFMT-CBA Edital 08/2016..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Jeferson Gomes Moriel Junior - Coordenador / André Pereira de Alencar - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Auxílio financeiro / Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Bolsa.Número de orientações: 1
2016 - 2017
Atividades Formativas para Potencializar o Conhecimento Especializado para Ensinar Matemática
Descrição: Diversas investigações conduzidas com o modelo teórico ?Mathematics Teachers? Specialized Knowledge? - MTSK tem trazido contribuições significativas para a compreensão profunda sobre o conhecimento especializado e específico que deve (ou deveria) ter um professor para ensinar matemática visando a aprendizagem focada na compreensão dos alunos. Entretanto, praticamente não há ainda estudos sobre como promover a construção de tais conhecimentos MTSK em licenciandos e professores. Neste projeto de pesquisa objetivamos desenvolver atividades e tarefas formativas diretamente vinculadas aos diferentes subdomínios do modelo MTSK para implementar na formação de professores de matemática inicial e contínua (em ambos domínios matemático e o pedagógico). A finalidade última destas atividades e tarefas é promover oportunidades formativas para que (futuros) professores potencializem a construção de conhecimento especializado necessário para ensinar matemática, sobretudo, no que diz respeito ao ensino focado na melhoria da literacia matemática de estudantes e na resolução de problemas contextualizados. Fomento: FAPEMAT e IFMT.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Jeferson Gomes Moriel Junior - Coordenador / Matheus Cândido Teixeira - Integrante / Glauco Cauê Yamamoto Moral - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1
2015 - Atual
Conhecimento especializado para ensinar matemática
Descrição: A (quase) ausência de obras-síntese sobre o conhecimento especializado para ensinar determinados conteúdos matemáticos dificulta a compreensão dos atuais avanços das pesquisas na área e a sua incorporação na formação e aprimoramento dos professores. Esse projeto de pesquisa visa definir alguns conteúdos matemáticos e responder as seguintes perguntas: Qual é o estado do conhecimento sobre tais conteúdos, sobre seu ensino e aprendizagem? Qual é o conhecimento especializado que professores (ou licenciandos) mobilizam em situações de ensino destes conteúdos? Como preparar professores a partir dos resultados dos itens anteriores? Utilizaremos o modelo teórico Conhecimento especializado de professores de matemática (MTSK) para explorar analiticamente o conhecimento profissional docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho analítico-descritivo, cujos dados serão explorados por meio de estudos teóricos (meta-análise) e empíricos (com professores ou licenciandos em Matemática), respeitando as etapas de desenvolvimento da pesquisa. Os resultados deste projeto permitirão a construção de panoramas de conhecimento especializado para ensinar determinados tópicos de matemática. Tais panoramas fornecerão elementos que podem auxiliar (futuros) professores a ampliar a compreensão sobre o próprio conhecimento, refinando-o e aprofundando-o e, ainda, serem fontes úteis para formadores de professores desenvolverem atividades visando a construção do conhecimento especializado, algo que efetivamente atende as atuais necessidades formativas. (Registro IFMT PROPES no. 15888204-07). Aprovado em 2016 Fomento FAPEMAT..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Jeferson Gomes Moriel Junior - Coordenador / Gladys Denise Wielewski - Integrante / José Carrillo - Integrante / Matheus Cândido Teixeira - Integrante / Glauco Cauê Yamamoto Moral - Integrante / André Pereira de Alencar - Integrante / Vicente Pedroso da Silva Filho - Integrante / Claudio Zimmermann Junior - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro / Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Outra.
Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 10
2011 - 2014
Conhecimento especializado de professores em formação
Descrição: Este projeto se desenvolve junto ao projeto "Observatório da Educação" (UNESP-UFMT-UNEMAT) por meio do qual são desenvolvidos ações de formação de professores de Ciências e Matemática e melhoria nos índices de avaliação das escolas envolvidas. Nosso objetivo é investigar o conhecimento especializado de professores para ensinar Matemática envolvidos em formação sobre por quês matemáticos, utilizando o modelo teórico MTSK..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Perfil de ingressantes na licenciatura em Ciências da Natureza do Instituto Federal de Mato Grosso
Descrição: O objetivo do projeto é desvelar aspectos do perfil dos ingressantes na licenciatura em ciências da natureza do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT em Jaciara nos seus primeiros cinco anos de implementação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2003
Site de didática: o ensino em questão
Descrição: Tinha como principais objetivos: difundir e ampliar discussões sobre a Didática, apresentar propostas de ensino sob a perspectiva da Mediação, incentivar o diálogo entre formação inicial e continuada.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Jeferson Gomes Moriel Junior - Integrante / Livia Carolina Miranda Faria - Integrante / Denis da Silva Monteiro - Integrante / Maria Eliza Brefere Arnoni - Coordenador.Financiador(es): Fundação para o Desenvolvimento da UNESP - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5


Projetos de extensão


2015 - 2016
Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral
Descrição: Com este Projeto focalizamos principalmente o trabalho com estudantes de graduação em Cuiabá com dificuldades em Cálculo Diferencial e Integral, visando fomentar o sucesso na aprendizagem da matéria referida. Com isso, pretendemos difundir conhecimento útil para ajudar jovens e adultos a buscar melhor desempenho e obter êxito em uma disciplina acadêmica presente em muitos cursos superiores, mas que possui alto grau de retenção estudantil. Os resultados esperados deste projeto estão ligados à melhoria na capacidade dos estudantes de Cálculo Diferencial e Integral em: - compreender ou apreender conceitos da matéria; - usar de tecnologias para resolver problemas ou para aprender tópicos do assunto; - atingir objetivos acadêmicos dentro da referida matéria..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Jeferson Gomes Moriel Junior - Coordenador.Financiador(es): Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Cooperação.
2012 - 2013
Educação financeira pessoal
Descrição: Este projeto visa ampliar o conhecimento de jovens de escolas públicas sobre Educação Financeira Pessoal em associação com o uso de tecnologias. Para isso pretende-se especificamente: - difundir conhecimento útil sobre Educação Financeira Pessoal para que jovens possam fazer escolhas financeiras adequada e conscientemente; - estimular o uso de softwares, aplicativos de celulares e sites na administração dos recursos pessoais e familiares..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Jeferson Gomes Moriel Junior - Coordenador.Financiador(es): Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Bolsa.
2008 - 2009
Atendimento Estatístico
Descrição: Objetivos Gerais: Assessorar e orienta estatisticamente as pesquisa e trabalhos desenvolvidos pela comunidade universitária, interna e externa, e outras comunidades. Conscientizar a comunidade científica da necessidade do rigor estatístico em seus experimentos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2006 - 2006
Recuperação e Reforço
Descrição: Desenvolvimento de atividades com estudantes do Ensino Fundamental visando favorecer a aprendizagem de conteúdos matemáticos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2005 - 2005
Resgatando e aprofundando conhecimentos em Matemática
Descrição: Buscou-se resgatar e aprofundar o conhecimento em Matemática dos alunos do 'Cursinho' do Ensino Médio na E. E. "Profª Iria Barbieri Vita" em Mirassol - SP..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Jeferson Gomes Moriel Junior - Coordenador / Vania Lucia do Nascimento - Integrante.


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Revista de Desenvolvimento e Inovação do Instituto Federal de Rondônia
2018 - Atual
Periódico: PROFISCIENTIA (CUIABÁ)
2018 - Atual
Periódico: REVISTA REAMEC
2018 - Atual
Periódico: Revista Uniciências


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Conhecimento especializado de professores de matemática.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Formação de professores de matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
Aprovado em 1º lugar no Concurso Público e Convocado a assumir o cargo de Professor de Educação Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso - Campus Sinop (DOU n. 30, 11/02/2011, p. 33), UFMT., Universidade Federal do Mato Grosso - Campus Sinop.
2010
Aprovado em Concurso Público para o cargo de Professor de Matemática do Instituto Federal do Mato Grosso - Campus Cuiabá / Bela Vista (DOU n. 124, 01/07/2010, p. 59), IFMT - Reitoria.
2009
Aprovado em Teste Seletivo e Convocado a assumir o cargo de Professor Colaborador do Departamento de Ciências e Matemática (área de Matemática) (Edital n. 002/2009 ? DRH), Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí - PR.
2009
Aprovado em Teste Seletivo destinado a contratação de Professor Colaborador do Departamento de Matemática (área de Matemática/Cálculo) (Edital n. 038/2009), Universidade Estadual de Londrina ? PR.
2009
Aprovado em Teste Seletivo destinado a contratação de Professor Colaborador do Departamento de Ciências Exatas (área de Estatística) (Edital n. 23/2009), Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Cornélio Procópio ? PR.
2009
Aprovado em Processo Seletivo e Convocado a assumir o cargo de Educador de Matemática do Programa Nacional de Inclusão de Jovens - PROJOVEM URBANO, Governo do Paraná através da Secretaria de Estado da Criança e da Juventude ? SECJ.
2009
Aprovado em Concurso Público para o cargo de Professor do Depto. de Ciências e Matemática (Edital nº 059/2009), Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP (Cornélio Procópio).
2009
Aprovado em Concurso Público e Convocado a assumir o cargo de Professor de Matemática do Instituto Federal do Mato Grosso - Campus São Vicente (DOU n. 247, 28/12/2009), IFMT - São Vicente.
2008
Aprovado em Teste Seletivo destinado à contratação de Professor Colaborador do Departamento de Estatística (área de Bioestatística) (Edital n. 420/2008 ? PRORH/TS), Universidade Estadual de Londrina ? PR.
2008
Aprovado em Teste Seletivo e convocado para assumir o cargo de Professor Colaborador do Departamento de Estatística (área de Estatística) (Edital nº 047/2008 ? PRORH/TS), Universidade Estadual de Londrina ? PR.
2007
Aprovado em Concurso Público para o cargo de Professor de Matemática (séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) (Edital 001/2008 ? GS/SEED), Secretaria da Educação do Estado do Paraná.
2007
Aprovado em Concurso Público e convocado a assumir o cargo de ?Professor Educação Básica II? na disciplina Matemática (DOE - SP 12/10/07 e 20/10/07), Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:8
Total de citações:30
Moriel Junior, Jeferson Gomes  Data: 23/05/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes2017MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; WIELEWSKI, Gladys Denise . Base de conhecimento de professores de matemática: do genérico ao especializado. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS, v. 19, p. 1-1, 2017.

2.
SILVA, C. R.2017SILVA, C. R. ; AZEVEDO, L. F. ; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes . A linguagem matemática, a filosofia e a língua portuguesa: lupa sobre as incógnitas. REVISTA REAMEC, v. 6, p. 1-10, 2017.

3.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes2016MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; WIELEWSKI, Gladys Denise . Pressupostos predominantes na organização de licenciaturas em Matemática no Brasil. Revista REAMEC, v. 1, p. 76-87, 2016.

4.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes2016MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Conocimiento Especializado para Enseñar División de Fracciones (Resumen de tesis). Enseñanza de las Ciencias, v. u, p. 1, 2016.

5.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes2016MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; ALENCAR, A. P. . Panorama de conhecimento especializado para ensinar Cálculo. Revista da Semana Tecnológica, v. 1, p. 81-90, 2016.

6.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes2013 MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; WIELEWSKI, Gladys Denise . Por quês matemáticos na Revista do Professor de Matemática. Revista de Educação Publica (UFMT), v. 22, p. 975-998, 2013.

7.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes2011 MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Propuestas de formación inicial de profesores de matemática: un estudio de proyectos político-pedagógicos de cursos en el estado de Paraná. Enseñanza de las Ciencias, v. 29, p. 153-154, 2011.

8.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes2009 MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade . Propostas de articulação entre teoria e prática em cursos de licenciatura em matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 11, p. 535-557, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Conhecimento Especializado para Ensinar Divisão de Frações: Para Professores e Licenciandos em Matemática. 1. ed. Saarbrückenm, Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 224p .

2.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Propostas de formação inicial de professores de Matemática: um estudo de Projetos Político-Pedagógicos no Estado do Paraná. 1. ed. Saarbrückenm, Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2013. 224p .

Capítulos de livros publicados
1.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; WIELEWSKI, Gladys Denise . Conhecimentos especializados para ensinar divisão de frações mobilizados por um licenciando em contexto formativo. In: Josimar de Souza; Ivete Cavallos. (Org.). Práticas de formação e letivas do professor de matemática. 1ed.Curitiva: CRV, 2016, v. , p. 135-152.

2.
ARNONI, Maria Eliza Brefere ; FARIA, Livia Carolina Miranda ; MONTEIRO, Denis da Silva ; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes . Site de Didática: o ensino em questão. In: SHEILA ZAMBELLO DE PINHO; JOSÉ ROBERTO CORRÊA SAGLIETTI. (Org.). Núcleos de Ensino da Unesp. São Paulo, SP: UNESP-PROGRAD, 2005, v. 1, p. 520-537.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VASCO, D. ; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes ; CONTRERAS, L. C. . Subdominios KoT y KSM del Mathematics Teacher's Specialised Knowledge (MTSK): definición, categorías y ejemplos. In: III Jornadas de Investigación en Didáctica de las Matemáticas, 2017, Huelva. Avances, utilidades y retos del modelo MTSK, 2017.

2.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Uma nova caracterização para as interpretações de divisão de frações. In: VIII Congreso Iberoamericado de Educación Matemática, 2017, Madri. CIBEM, 2017.

3.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; TEIXEIRA, M. C. ; SILVA FILHO, V. P. ; ZIMMERMANN JUNIOR, C. . Questões para potencializar o conhecimento especializado para ensinar divisão de frações. In: Congresso Internacional de Educação Matemática, 2017, Canoas. CIEM, 2017.

4.
CUNHA, V. L. ; RUBENICH, A. E. ; SANTOS, A. H. ; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes . Dificuldades discentes em Cálculo diferencial e integral: análise da monitoria para engenharias. In: COBENGE, 2017, Joinville. COBENGE, 2017.

5.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; ALENCAR, A. P. . Conhecimentos especializados para ensinar Cálculo em Engenharias: uma análise de artigos do COBENGE. In: COBENGE, 2017, Joinville. COBENGE, 2017.

6.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; MORAL, G. C. Y. . Conhecimentos especializados para ensinar adição de frações e como se relacionam: um caso sobre erros comuns de estudantes, suas fontes e modos de superá-los. In: Congresso Internacional de Educação Matemática, 2017, Canoas. CIEM, 2017.

7.
LIMA, S. S. ; COSTA, L. D. ; MELLO, G. J. ; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes . O modelo de conhecimento especializado do professor de matemática (MTSK) e suas potencialidades para o ensino de Física. In: SEMIEDU, 2017, Cuiabá. 25° SemiEdu: Educação, Diversidades Culturais, Sujeitos e Saberes. Cuiabá: UFMT, 2017. p. 1-10.

8.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Aportaciones metodológicas de un estudio acerca del conocimiento especializado para enseñar división de fracciones. In: II Jornadas de Investigación en Didáctica de las Matemáticas, 2015, Huelva. Aportaciones metodológicas de un estudio acerca del conocimiento especializado para enseñar división de fracciones, 2015. p. 1-7.

9.
ESCUDERO-AVILA, D. I. ; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes ; FLORES-MEDRANO, E. ; ROJAS, N. ; GONZALEZ, A. A. ; CATALAN, M. C. M. ; FLORES, P. . Aportaciones metodológicas de investigaciones con MTSK. In: II Jornadas de Investigación en Didáctica de las Matemáticas, 2015, Huelva. Reflexionando sobre el conocimiento del professor. Huelva: Universidad de Huelva, 2015. p. 1-10.

10.
SILVA, M. R. ; RIBEIRO, G. D. ; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes . Perspectivas profissionais dos alunos de Construção de Edifícios do IFMT - campus Cuiabá. In: Seminário Mato-grossense de Habitação de Interesse Social, 2015, Cuiabá. SHIS, 2015. p. 1-10.

11.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; CARRILLO, J. . Explorando indícios de conhecimento especializado para ensinar matemática com o modelo MTSK. In: Seminario de Investigación en Educación Matemática XVIII, 2014, Salamanca. Actas del XVIII Seminario de Investigación en Educación Matemática. Salamanca: SEIEM, 2014. p. 465-474.

12.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; WIELEWSKI, Gladys Denise ; MONTES, M. . Conhecimentos mobilizados durante uma formação docente sobre por quês matemáticos: o caso da divisão de frações. In: Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2013, Canoas. Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2013. p. 1-14.

13.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; WIELEWSKI, Gladys Denise . Seis possibilidades de resposta para um por quê matemático sobre divisão de frações. In: Seminário Educação - SEMIEDU, 2013, Cuiabá. Educação e (des)colonialidades dos saberes, práticas e poderes, 2013.

14.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; WIELEWSKI, Gladys Denise . Um estudo preliminar sobre porquês matemáticos na Revista do Professor de Matemática. In: Seminário Educação 2012 - SEMIEDU, 2012, Cuiabá. Seminário Educação 2012, 2012.

15.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; WIELEWSKI, Gladys Denise . Duas perspectivas de respostas para a pergunta 'por que menos vezes menos dá mais?'. In: Seminário Educação 2011, 2011, Cuiabá. Educação e Relações Sociais: dez anos de estudos e pesquisas na UFMT, 2011.

16.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; WIELEWSKI, Gladys Denise . Inclusão de por quês matemáticos de estudantes da educação básica na formação inicial de professores de matemática. In: XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2011, Campina Grande. XV Ebrapem - Ebrapem em movimento: desafios e perspectivas, 2011.

17.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Resolução de problemas matemáticos envolvendo aquecimento global na formação de professores de ciências. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática (X ENEM), 2010, Salvador. X Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática, Cultura e Diversidade, 2010.

18.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Perfil de ingressantes na licenciatura em ciências da natureza do Instituto Federal do Mato Grosso em Jaciara. In: Seminário Educação, 2010, Cuiabá. Educação, formação de professores e suas dimensões sócio-históricas: desafios e perspectivas, 2010.

19.
FERREIRA, P. E. A. ; TEIXEIRA, B. R. ; ALMEIDA, V. L. C. ; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes . Aquecimento global: uma experiência com modelagem matemática. In: VI Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática, 2009, Londrina. VI Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática: Ações, pesquisas e o delinear de perspectivas, 2009.

20.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade . Propostas de formação inicial de professores de matemática: um estudo de PPPs de cursos no estado do Paraná. In: XII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2008, Rio Claro. XII EBRAPEM: Educação Matemática: possibilidades de interlocução, 2008.

21.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Um estudo sobre as perspectivas de formação inicial de professores de Matemática presentes nos Projetos Político-Pedagógicos de cursos de Matemática no estado do Paraná. In: XI EBRAPEM, 2007, Curitiba. Pesquisa em Educação Matemática no Brasil: Implicações Sociais, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, S. S. ; COSTA, L. D. ; SOARES, S. T. C. ; SILVA FILHO, V. P. ; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes ; MELLO, G. J. . Análise de Pap-Ers como primeira aproximação metodológica para configurar o modelo de conhecimento especializado de professores de Física (PTSK). In: III Congresso Internacional de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, 2017, Cuiabá`. Residência Docente: Paradigma de Integração Teoria-Prática, 2017. p. 1-5.

2.
COSTA, L. D. ; MELLO, G. J. ; LIMA, S. S. ; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes ; SILVA, R. F. G. . Desafios contemporâneos: ciência, tecnologia as ameaças e fortalezas em torno das necessidades formativas do professor de ciências. In: III Congresso Internacional de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, 2017, Cuiabá. Residência Docente: Paradigma de Integração Teoria-Prática, 2017. p. 1-5.

3.
RUBENICH, A. E. ; SANTOS, A. H. ; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes . Dificuldades em Cálculo apresentadas por alunos de Engenharia de Controle e Automação. In: IV WorkIF, 2016, Cuiabá. IV WorkIF. Cuiabá: IFMT, 2016. p. 1-5.

4.
SILVA, A. A. G. ; SILVA, J. V. F. ; CLOSS, T. A. ; CUNHA, V. L. ; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes . Dificuldades de alunos de Engenharia da Computação na Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral I. In: IV WorkIF, 2016, Cuiabá. IV WorkIF. Cuiabá: IFMT, 2016. p. 1-5.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; SILVA, M. M. . Conhecimento especializado de professores de Biologia para ensinar Reprodução humana. In: V JENPEX - IFMT Cuiabá - Bela Vista 2018, 2018, Cuiabá. V JENPEX - IFMT Cuiabá - Bela Vista 2018, 2018.

2.
ALENCAR, A. P. ; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes . Um caso de conexões entre conhecimentos especializados para ensinar Cálculo. In: Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT e I Simpósio de Iniciação Científica do IFMT - campus Rondonópolis, 2017, Rondonópolis. I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT e I Simpósio de Iniciação Científica do IFMT - campus Rondonópolis. Rondonópolis: IFMT, 2017. p. 14.

3.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; ZIMMERMANN JUNIOR, C. ; TEIXEIRA, M. C. . Potencialidade de uma questão para explorar o conhecimento docente sobre a sistematização do algoritmo de divisão de frações. In: I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT e I Simpósio de Iniciação Científica do IFMT - campus Rondonópolis, 2017, Rondonópolis. I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT e I Simpósio de Iniciação Científica do IFMT - campus Rondonópolis. Rondonópolis: IFMT, 2017. p. 38.

4.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Propostas de formação inicial de professores de Ciências da natureza: um projeto de pesquisa para dedicação exclusiva. In: 4a Jornada Científica do IFMT/São Vicente, 2010, São Vicente. Pesquisa e inovação para o desenvolvimento local sustentável, 2010.

5.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Índice de evasão na licenciatura em ciências da natureza do Instituto Federal do Mato Grosso em Jaciara. In: 4a Jornada Científica do IFMT/São Vicente, 2010, São Vicente. Pesquisa e inovação para o desenvolvimento local sustentável, 2010.

6.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade . Propostas de formação inicial de professores de matemática: um estudo de PPPs de cursos no estado do Paraná. In: XII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2008, Rio Claro. XII EBRAPEM: Educação Matemática: possibilidades de interlocução, 2008.

7.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Um estudo sobre as perspectivas de formação inicial de professores de Matemática presentes nos Projetos Político-Pedagógicos de cursos de Matemática no estado do Paraná. In: XI EBRAPEM, 2007, Curitiba. Pesquisa em Educação Matemática no Brasil: implicações sociais, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Inovação Tecnológica no IFMT. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Conhecimento de professores de Matemática: MTSK e impactos na formação docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Desafios e possibilidades para o ensino de Matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Conhecimento especializado de professores: possíveis impactos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. División de fracciones para futuros maestros: por qué invertir y multiplicar, algoritmos alternativos, errores de alumnos y modelos de problemas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Buscando conhecimento especializado para ensinar divisão de frações (MTSK) em manifestações de um Licenciando em Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Conhecimento especializado para ensinar divisão de frações: estado da tese usando MTSK. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Análise de conhecimento especializado para ensinar divisão de frações (MTSK) visando a preparação de entrevistas de aprofundamento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Conhecimentos mobilizados por professores em formação sobre por quês matemáticos da Educação Básica: repensando a pesquisa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Debates sobre el conocimiento profesional del profesor de Matemáticas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Os por quês matemáticos da educação básica na formação de professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Matemática e Aquecimento Global: possibilidades na Educação Básica e no Ensino Superior. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Modelagem matemática na Educação Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Modelagem matemática no ensino. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Inclusão de por quês matemáticos de estudantes da educação básica na formação inicial de professores de matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Propostas de formação inicial de professores de Ciências da natureza: um projeto de pesquisa para dedicação exclusiva. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
Soeiro, J. C. ; Yotsumoto, A. S. ; Messetti, A. V. L. ; Strapasson, E ; Zamboti, J. L. ; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes ; Martins, J. B. ; Dalmas, J. D. ; Lima, R. A. ; Sanches, S. F. ; Matsuo, Tiemi . Atendimento estatístico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
FERREIRA, P. E. A. ; TEIXEIRA, B. R. ; ALMEIDA, V. L. C. ; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes . Aquecimento global: uma experiência com modelagem matemática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade . Propostas de formação inicial de professores de matemática: um estudo de PPPs de cursos no estado do Paraná. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Estatística na formação do professor de Matemática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Um estudo sobre as perspectivas de formação inicial de professores de Matemática presentes nos Projetos Político-Pedagógicos de cursos de Matemática no estado do Paraná. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ARNONI, Maria Eliza Brefere ; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes . Questões sobre o Ensino. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
ARNONI, Maria Eliza Brefere ; FARIA, Livia Carolina Miranda ; MONTEIRO, Denis da Silva ; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes . Didática e a conversão do saber científico em saber de ensino: um exercício metodológico. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Avaliador de Projetos de Extensão Tecnológica Edital IFMT 11/2018. 2018.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
QUINTELLA, C. M. ; BARBALHO, S. ; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes ; PIRES, S. O. ; KIELING, A. S. . Desafios da comunicação entre empresas, governo e ICTs no Centro Oeste. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; FARIA, Livia Carolina Miranda ; MONTEIRO, Denis da Silva ; ARNONI, Maria Eliza Brefere . Site de didática: o ensino em questão. 2003; Tema: Site de didática. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; SILVA, E. B. . Edital 38/2018 AIT/DPI/PROPES/IFMT - Chamada 2018/2019. 2018. (Fomento a Projetos de Inovação Tecnológica).

2.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; SILVA, E. B. . Edital 34/2018 AIT/DPI/PROPES/IFMT - Chamada 2018/2019. 2018. (Fomento a Projetos de Inovação Tecnológica).

3.
WIELEWSKI, Gladys Denise ; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes . Por quês matemáticos sobre frações: construindo respostas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Alguns por ques sobre números racionais: construindo respostas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; AQUINO, A. C. M. ; MAURI, J. ; GALAO, P. H. ; PARREIRA, R. O. . Jogos na Educação: Uma Visão Matemática. 2005. .

6.
ARNONI, Maria Eliza Brefere ; MONTEIRO, Denis da Silva ; FARIA, Livia Carolina Miranda ; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes . Teoria da mediação na questão ensino-aprendizagem. 2003. .

7.
ARNONI, Maria Eliza Brefere ; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes ; MONTEIRO, Denis da Silva ; FARIA, Livia Carolina Miranda . Didática e a conversão do saber científico em saber de ensino: um exercício metodológico com o saber matemático. 2003. .

8.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; ARNONI, Maria Eliza Brefere ; FARIA, Livia Carolina Miranda ; MONTEIRO, Denis da Silva . Site de Didática: o ensino em questão. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Web Site da Internet).



Patentes e registros



Marca registrada
1.
 MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; BASTOS, H. P. ; IFMT, BRA . Agência de Inovação Tecnológica IFMT. 2018, Brasil.
Patente: Marca Registrada de Serviço. Número do registro: 914421336, título: "Agência de Inovação Tecnológica IFMT" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; MANSILLA, D. E. P.; CURVO, E. A. C.; GAIO, D. C.. Participação em banca de Niuara Heck. O ensino de eletricidade no Ensino Médio por meio de um conjunto experimental com suporte audiovisual. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; BARROS, M. P.; CURVO, E. A. C.; CUNHA, C. R.. Participação em banca de Admilson Nelson. Aplicação de simulações computacionais no ensino de Física. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Teses de doutorado
1.
KRINDGES, A.; WIELEWSKI, Gladys Denise; SILVA, C. M. S.; SA, P. F.; BITENCOURT, L. P.; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Participação em banca de Liliana Karla Jorge de Moura. Visualização dinâmica como contribuição metodológica para a compreensão de conceitos geométricos. 2018. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - REAMEC - Universidade Federal de Mato Grosso.

Qualificações de Doutorado
1.
WIELEWSKI, Gladys Denise; DARSIE, M. M. P.; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; CARVALHO, A.; LEITE, E.. Participação em banca de Marcos Paulo Souza da Silva. Conhecimento especializado mobilizado por egressos do curso de licenciatura em matemática que participaram do projeto PIBID. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemática) - REAMEC - Universidade Federal de Mato Grosso.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1o Encontro Regional do PROFNIT Centro-Oeste.Mesa Redonda sobre Desafios da comunicação entre empresas, governo e ICTs no Centro Oeste. 2018. (Outra).

2.
Seminário de pesquisas do Minter em Educação UFG-IFMT e do Mestrado em Ensino do IFMT-UNIC.Conhecimento Especializado de Professores: possíveis impactos. 2017. (Seminário).

3.
Palestra "Conhecimento especializado de professores de matemática (MTSK): relevância, avanços e perspectivas". 2016. (Encontro).

4.
Seminario del Grupo de Investigación de Conocimiento y Desarrollo Profesional del Profesor. 2014. (Seminário).

5.
Como administrar suas finanças pessoais. 2012. (Outra).

6.
Seminário Educação 2012. 2012. (Seminário).

7.
I Seminário das áreas da base comum do IFMT-campus Cuiabá. 2011. (Seminário).

8.
Seminário Educação 2011 - Relações raciais e educação: dez anos de estudos e pesquisas na UFMT.Duas perspectivas de respostas para a pergunta "por que menos vezes menos dá mais?". 2011. (Seminário).

9.
4a Jornada Científica do IFMT/São Vicente.Índice de evasão na licenciatura em ciências da natureza do Instituto Federal do Mato Grosso em Jaciara. 2010. (Outra).

10.
4a Jornada Científica do IFMT/São Vicente.Propostas de formação inicial de professores de Ciências da natureza: um projeto de pesquisa para dedicação exclusiva. 2010. (Outra).

11.
I Fórum Nacional das licenciaturas dos Institutos Federais.Licenciatura em ciências da natureza: quem são e o que querem os estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso em Jaciara. 2010. (Outra).

12.
Seminário Educação.Perfil de ingressantes na licenciatura em ciências da natureza do Instituto Federal do Mato Grosso em Jaciara. 2010. (Seminário).

13.
X Encontro Nacional de Educação Matemática (X ENEM).Resolução de problemas matemáticos envolvendo aquecimento global na formação de professores de ciências. 2010. (Encontro).

14.
III Fórum Estadual das Licenciaturas em Matemática - III FELIMAT. 2008. (Outra).

15.
XII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2008. (Encontro).

16.
II Fórum Estadual das Licenciaturas em Matemática. 2007. (Outra).

17.
II Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática. 2007. (Outra).

18.
IX Encontro Paranaense de Educação Matemática EPREM. 2007. (Encontro).

19.
XI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2007. (Encontro).

20.
I Semana de Pedagogia. 2004. (Oficina).

21.
II Jornada do Núcleo de Ensino de Marília da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp. 2003. (Outra).

22.
XIII Semana da Matemática. 2001. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Encontro sobre Pesquisa, ensino e inovação: vislumbrando conexões a partir do conhecimento especializado docente. 2017. (Outro).

2.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Curso sobre Transferência de Tecnologia com Dra. Grace Ghesti (UnB). 2017. (Outro).

3.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Curso sobre Prospecção Tecnológica com Dra. Silvia Beatriz Beger Uchôa (UFBA). 2017. (Outro).

4.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Encontro sobre Conhecimento Especializado de Professores de Matemática (MTSK). 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Marcela Marques Silva. Conhecimento Especializado de Professores de Biologia: caracterização de subdomínios. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Vicente Pedroso da Silva Filho. Conhecimento especializado sobre divisão de frações: estudo comparativo entre professores. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Ensino) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. (Orientador).

3.
Glauco Cauê Yamamoto Moral. Conhecimento especializado para ensinar divisão de frações em contextos de resolução de problemas. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. (Orientador).

Iniciação científica
1.
André Pereira de Alencar. Panorama de conhecimento especializado para o ensino de Cálculo: análise do COBENGE entre 2012 e 2017. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
André Pereira de Alencar. Panorama de conhecimentos especializados para ensinar Cálculo: COBENGE 2007-2011. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Instituto Federal de Mato Grosso. Orientador: Jeferson Gomes Moriel Junior.

2.
Claudio Zimmerman Junior. Atividades Formativas para Potencializar o Conhecimento Especializado para Ensinar Matemática. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Computação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Jeferson Gomes Moriel Junior.

3.
Matheus Cândido Teixeira. Atividades Formativas para Potencializar o Conhecimento Especializado para Ensinar Matemática. 2017. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. Orientador: Jeferson Gomes Moriel Junior.

4.
Aline Evangelista Rubenich. Dificuldades em Cálculo apresentas por alunos da Engenharia de Controle e Automação (Bolsista voluntário, Proc. 23194.031197.2015-99). 2016. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Jeferson Gomes Moriel Junior.

5.
Altman Haaron dos Santos. Dificuldades em Cálculo apresentas por alunos da Engenharia de Controle e Automação (Bolsista voluntário, Proc. 23194.031197.2015-99). 2016. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Jeferson Gomes Moriel Junior.

6.
Albert Andrew Gonçalves da Silva. Dificuldades de alunos de Engenharia da Computação na monitoria de Cálculo Diferencial e Integral I (Bolsista voluntário, Proc. 23194.031197.2015-99). 2016. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Jeferson Gomes Moriel Junior.

7.
João Vitor Feniman da Silva. Dificuldades em Cálculo apresentas por alunos da Engenharia de Controle e Automação (Bolsista voluntário, Proc. 23194.031197.2015-99). 2016. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Jeferson Gomes Moriel Junior.

8.
Thales Alexsander Closs. Dificuldades em Cálculo apresentas por alunos da Engenharia de Controle e Automação (Bolsista voluntário, Proc. 23194.031197.2015-99). 2016. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Jeferson Gomes Moriel Junior.

9.
Valdinilson Lourenço da Cunha. Dificuldades de alunos de Engenharia da Computação na monitoria de Cálculo Diferencial e Integral I (Bolsista voluntário, Proc. 23194.031197.2015-99). 2016. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Jeferson Gomes Moriel Junior.



Inovação



Marca registrada
1.
 MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; BASTOS, H. P. ; IFMT, BRA . Agência de Inovação Tecnológica IFMT. 2018, Brasil.
Patente: Marca Registrada de Serviço. Número do registro: 914421336, título: "Agência de Inovação Tecnológica IFMT" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Conhecimento de professores de Matemática: MTSK e impactos na formação docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Desafios e possibilidades para o ensino de Matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Inovação Tecnológica no IFMT. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
QUINTELLA, C. M. ; BARBALHO, S. ; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes ; PIRES, S. O. ; KIELING, A. S. . Desafios da comunicação entre empresas, governo e ICTs no Centro Oeste. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Redes sociais, websites e blogs
1.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; FARIA, Livia Carolina Miranda ; MONTEIRO, Denis da Silva ; ARNONI, Maria Eliza Brefere . Site de didática: o ensino em questão. 2003; Tema: Site de didática. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 19:48:25