Orison Marden Bandeira de Melo Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1809881374621615
  • Última atualização do currículo em 05/01/2019


Orison Bandeira Jr. tem graduação em Letras (Licenciatura em Letras - Português/Inglês), mestrado em Literatura e Crítica Literária (LCL/PUCSP) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL/PUCSP). É professor do Curso de Letras-Inglês (DLLEM/UFRN), professor permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN), atuando nas linhas Leitura do texto literário e ensino e Poéticas da modernidade e da pós-modernidade. É editor executivo de língua estrangeira da Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso (ISSN 2176-4573) e editor da revista Odisseia (PPGEL/UFRN - ISSN: 1983-2435), e coordena o grupo de pesquisa Ensino de literatura estrangeira: perspectivas diversas (UFRN/CNPq). Os seus temas e áreas de interesse de estudo/pesquisa são: análise dialógica da literatura, ensino dialógico de literatura em língua estrangeira, literatura e interseccionalidade discursiva (tensão entre raça/etnia, gênero, sexualidade e religião) e literatura norte-americana contemporânea dos chamados grupos minoritários. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Orison Marden Bandeira de Melo Junior
Nome em citações bibliográficas
MELO JUNIOR, O. M. B.;BANDEIRA DE MELO JR, ORISON MARDEN

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras.
AC Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Lagoa Nova
59078970 - Natal, RN - Brasil - Caixa-postal: 1524
Telefone: (84) 32153883
URL da Homepage: http://www.sistemas.ufrn.br/portal/PT/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Análise de texto literário em língua inglesa no curso de Letras: uma perspectiva dialógico-pragmática, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Elisabeth Brait.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Alunos de letras com conhecimento limitado do ingl; Análise literária; ADD; Pragmática.
2005 - 2007
Mestrado em Literatura e Crítica Literária.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Paralelo entre O Mulato de Aluízio de Azevedo e The House behind the Cedars de Charles Chestnutt: preconceitos e contradições,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Beatriz Berrini.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Aluísio Azevedo; Charles Chesnutt; Racismo; Narrador.
2008 - 2010
Especialização em Educação a Distância. (Carga Horária: 420h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: O Ensino de Língua Inglesa e os Cursos de Treinamento Baseados em Computador (CBT): análise dos CR-ROMs "The English Teacher".
Orientador: Heliane Maria Bergo.
2004 - 2005
Especialização em Ensino Aprendizagem da Língua Inglesa. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
Título: A Transferência Negativa da L 1 na Produção Escrita de Alunos em Nível Avançado de Aprendizagem de L 2.
Orientador: Keila Rocha Reis de Carvalho.
2001 - 2004
Graduação em Licenciatura Plena Português/Inglês.
Universidade de Guarulhos, UNG, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. (Carga horária: 90h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Atualização Pedagógica - PAP / Humanas. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2016 - 2016
Sistemas Integrados da UFRN. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2016 - 2016
CEG/EAD - Gestão e Diversidade na UFRN. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2016 - 2016
Ética no serviço público. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 - 2013
Atualização Didático Pedagógica. (Carga horária: 75h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em E-Teaching Business English. (Carga horária: 5h).
University of South Carolina, USC, Estados Unidos.
2009 - 2009
Pesquisas na Área do Ensino da Escrita em LE. (Carga horária: 120h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2006 - 2007
Introdução ao Ensino Online. (Carga horária: 64h).
Universidade de Guarulhos, UNG, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Integrating the Internet into the Classroom.
Lewis And Clark College, L.C.C., Estados Unidos.
1992 - 1992
Teachers Training Course. (Carga horária: 44h).
Instituto Brasil Estados Unidos, IBEU, Brasil.
1983 - 1986
Bacharel em Teologia. (Carga horária: 2670h).
Seminário Presbiteriano do Norte, SPN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino, Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias Críticas da Literatura
TÓPICOS AVANÇADOS EM LITERATURA COMPARADA III - Literatura e dialogismo (Bakhtin, Volóchinov, Medviédev): contribuições teórico-metodológicas
02/2016 - Atual
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e fonologia da Língua Inglesa
Formas narrativas curtas em literaturas da língua inglesa
Inglês para fins acadêmicos
Linguística Aplicada e Ensino de Língua Inglesa
Tópicos Avançados em Literatura de Língua Inglesa
LITERATURA NORTE-AMERICANA CONTEMPORÂNEA DE MINORIAS
01/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras.

09/2016 - 02/2018
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas.

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Letras - Inglês.

Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Substituto da Coordenação de Letras, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica de Garanhuns, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação de Progressão Docente (CAPD).
02/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica de Garanhuns, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Letras.
03/2013 - Atual
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Inglesa I e II
Literatura Americana
Literatura Afro-americana (optativa)
10/2013 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica de Garanhuns, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Ensino.
10/2014 - 05/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica de Garanhuns, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Extensão.
08/2013 - 02/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica de Garanhuns, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Coordenação Didática.
09/2013 - 07/2014
Extensão universitária , Unidade Acadêmica de Garanhuns, .

Atividade de extensão realizada
Pronúncia do Inglês Norte Americano.

Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

02/2010 - 02/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de língua inglesa
Ensino de literatura em língua inglesa
Fonologia e Fonética da Língua Inglesa
Leitura em Língua Inglesa
Língua e Cultura Inglesa
Literatura Norte-Americana
Pragmática da Língua Inglesa
Produção de Texto em Língua Inglesa
08/2010 - 06/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagens e Códigos (EaD)
Literatura Infantil

Universidade de Guarulhos, UNG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador do Lato Senso em Língua Inglesa, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor da Vice-Reitoria Acadêmica, Carga horária: 15

Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25

Atividades

08/2009 - 06/2010
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
08/2009 - 06/2010
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
02/2009 - 06/2010
Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão (Semipresencial)
02/2009 - 06/2010
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão (Semipresencial)
02/2008 - 06/2010
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão (Semipresencial)
02/2008 - 06/2010
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão (Semipresencial)
02/2008 - 06/2010
Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão (Semipresencial)
02/2008 - 06/2010
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão (Semipresencial)
02/2008 - 06/2010
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão (Semipresencial)
08/2007 - 06/2010
Ensino, EAD - Ensino a Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
02/2006 - 06/2010
Ensino, Letras (Português/Inglês), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
Literatura Inglesa
Literatura Norte-Americana
Metodologia Científica
Metodologia do Ensino de Inglês
Prática da Língua Inglesa
05/2008 - 11/2009
Ensino, Língua Inglesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Entonação e Prosódia
02/2008 - 11/2009
Ensino, Língua Inglesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Estrutura Lingüística
02/2006 - 01/2009
Ensino, Bacharelado em Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental
02/2007 - 06/2008
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental

Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor (Prestação de Serviço), Carga horária: 20
Outras informações
Professor de inglês no curso de Letras


União Cultural Brasil Estados Unidos, UCBEU, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor e Assistente Pedagógico, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de inglês em cursos de nível básico, intermediário, avançado e pós-avançado; Assistente pedagógico responsável pelo Learning Center da Instituição; Assistente pedagógico responsável pela preparação do curso pós-avançado em pronúncia


Cel-Lep English for Life, CEL-LEP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 30


Instituto Brasil Estados Unidos, IBEU, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Professor de inglês em cursos de nível básico, intermediário e avançado

Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Professor de inglês em cursos de nível básico, intermediário e avançado



Linhas de pesquisa


1.
Ensino (dialógico) de literatura em Língua Inglesa

Objetivo: Essa linha de pesquisa é resultante da pesquisa de doutorado, cuja tese foi intitulada "Análise de texto literário em língua inglesa no curso de Letras: uma perspectiva dialógico-pragmática". A partir da própria tese, objetivamos discutir o ensino de literatura em língua inglesa no curso de Letras, o que tem gerado, inclusive, a produção de artigos sobre o tema..
2.
Análise dialógica do discurso (literário)

Objetivo: Esta linha de pesquisa, que dialoga com as outras duas, busca examinar a contribuição da ADD nos estudos da literatura em língua inglesa no curso de Letras-Inglês..
3.
Literatura e discurso

Objetivo: Esta linha de pesquisa, que dialoga com as outras duas, busca examinar o diálogo que há entre literatura e discurso, enfatizando os discursos voltados à sexualidade e à religião em tensão que permeiam os textos literários..


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Dialogismo e crítica literária: um diálogo teórico-metodológico para a análise de obras estrangeiras contemporâneas
Descrição: Este projeto de pesquisa busca preencher uma lacuna/escassez nos estudos que têm como base teórica o dialogismo do Círculo no que tange ao diálogo que pode ser estabelecido entre essa abordagem teórico-analítica e correntes críticas contemporâneas, como a crítica feminista, queer e pós-colonial. Como essas fronteiras devem ser benevolentes, mas sem ecletismo ou fusão (BAKHTIN, 2017a), levantar consonâncias e dissonâncias entre o dialogismo e essas correntes só pode enriquecer os estudos da literatura estrangeira contemporânea, tendo em vista que muitas delas, em especial as de grupos minoritários, são preenchidas por discursos coloniais/raciais, de gênero e sexualidade. Buscando ser um projeto amplo, que acolha os projetos de pesquisa de alunos de graduação (IC) e pós-graduação, este projeto, metodologicamente, se alongará por um período de três anos, tendo em vista que buscaremos estudar as consonâncias e dissonância entre o dialogismo e cada corrente crítica escolhida. As obras a serem analisadas serão escolhidas no momento de cada renovação do projeto. As obras dos alunos vinculados ao projeto serão selecionadas de acordo com os seus próprios projetos de pesquisa. Este projeto, portanto, busca contribuir com os estudos do Círculo no diálogo contemporâneo que eles podem estabelecer com correntes críticas contemporâneas, visando à análise de obras literárias estrangeiras preenchidas de vozes, que buscam uma significação social (BAKHTIN, 2015), no que tange às questões coloniais/raciais, às de gênero e sexualidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Orison Marden Bandeira de Melo Junior - Coordenador / João Henrique Cruz Lins de Medeiros - Integrante / NAIDE SILVA DIAS - Integrante / Aretha Kadichari Dantas Melo - Integrante / Fernanda Ferreira do Nascimento - Integrante / Bruna Fernandes de Araujo - Integrante.
2017 - Atual
Literatura em prosa e tradução: uma perspectiva socioideológica
Descrição: Entender a obra de arte literária como um fenômeno da língua é percebê-la não como um sistema de formas gramaticais abstratas, mas como cosmovisão, como língua ideologicamente preenchida, que se desenvolve por meio de forças de centralização e descentralização do mundo verbo ideológico (BAKHTIN, 2015). A prosa, em sua totalidade, vista como um fenômeno pluriestilístico, heterodiscursivo e heterovocal, é uma diversidade social de linguagens (dialetos sociais, maneirismos, jargões, linguagens de gêneros, gerações, de tendências e partidos, das autoridades, dos diversos círculos sociais, etc.) que são organizadas artisticamente e estratificadas pelo autor, que acolhe essas diferentes falas, vistas não como meras variações linguísticas, mas como linguagens socioideológicas. Tomando como base, portanto, o fato de que todas as linguagens do plurilinguismo/heterodiscurso do texto prosaico não são apenas diferentes falares linguísticos, mas pontos de vista específicos sobre o mundo, este projeto de pesquisa tem o objetivo de examinar a relação entre literatura, discurso e tradução para, dessa forma, desenvolver análises de traduções da literatura estrangeira para a língua portuguesa, buscando examinar como se dá o processo tradutório desse heterodiscurso constitutivo do texto prosaico. Para tal, teoricamente, está embasado nos estudos de tradução literária de Paulo Bezerra (2015), Cyril Aslanov (2015), Henri Meschonic (2010), entre outros, e no diálogo entre análise do discurso e tradução por autores como Basil Hatim (2001). Metodologicamente, este projeto terá duas fases: na primeira, far-se-á uma investigação teórica de autores que tratem da tradução literária pelo viés socioideológico e, na segunda, mais prática, analisar-se-ão traduções de obras da literatura estrangeira (em especial, a literatura norte-americana) para o português. Espera-se que este trabalho de pesquisa venha contribuir para os estudos da tradução literária, em especial a prosa, em cooperação com os estudos do discurso, a fim de que essas áreas do conhecimento possam se enriquecer mutuamente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Orison Marden Bandeira de Melo Junior - Coordenador / LUCAS VICTOR DE OLIVEIRA ARAUJO - Integrante.
2016 - Atual
Literatura estrangeira contemporânea: uma perspectiva dialógica de ensino e formação (discursiva)
Descrição: Este projeto de pesquisa tem o objetivo de desenvolver, teórico-metodologicamente, uma proposta dialógica de ensino de literatura estrangeira contemporânea, buscando a formação profissional e discursiva dos integrantes. Os estudos do Círculo (de Bakhtin), portanto, servirão de aporte teórico para a execução da pesquisa, que será norteada pelas perguntas de pesquisa: (1) qual a contribuição efetiva dos estudos dialógicos para o ensino de literatura em língua estrangeira? (2) em que medida esse ensino dialógico de literatura contribui para a formação do sujeito profissional e discursivamente? A fim de responder a essas perguntas de pesquisa, este trabalho de investigação buscará, nos estudos do Círculo, noções essenciais para o ensino dialógico de literatura estrangeira e, por meio de análises dialógicas de obras, perceber a contribuição dos estudos bakhtinianos para a prática analítica e crítica do aluno/professor de literatura estrangeira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Orison Marden Bandeira de Melo Junior - Coordenador / Naiara Medeiros de Oliveira - Integrante / POLLYANNA LIMA DE BARROS - Integrante / João Henrique Cruz Lins de Medeiros - Integrante / NAIDE SILVA DIAS - Integrante / DERANCE AMARAL ROLIM FILHO - Integrante / Amsterdam Thiago Neves de Lima - Integrante.
2015 - 2016
Literatura e discurso na tensão entre gênero, sexualidade e religião
Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva analisar obras literárias, buscando, subjacente à voz dos narradores e das personagens, discursos voltados às questões de gênero e de sexualidade em tensão com o discurso religioso, opondo-se a ele, conformando-se com ele ou, até mesmo, sendo legitimado por ele. Para tal, conceitos do aporte teórico do Círculo de Bakhtin e estudos voltados às questões de gênero, sexualidade e religião, como os de DeRogatis (2003), Wilcox (2003), Gill (2005) e Morgan (2005), servirão de fundamentação para esta pesquisa, apoiando-se, em especial, na compreensão de que a dualidade materialidade linguística e elementos extralinguísticos são interdependentes, tendo em vista que a situação extraverbal é elemento constitutivo da estrutura do texto literário. Diante disso, obras serão lidas e analisadas com vistas a responder à seguinte pergunta de pesquisa: De que maneiras o discurso religioso presente na(s) obra(s) em estudo se opõe a, se conforma com ou, até mesmo, apoia os discursos relacionados às questões de gênero e de sexualidade? A fim de responder a essa pergunta, obras da literatura americana (e afro-americana) e da literatura brasileira serão analisadas pelo professor e por alunos filiados ao projeto, buscando perceber, a partir da materialidade linguística das obras, esses discursos em tensão. (Com a minha saída da UFRPE para a UFRN, esse projeto não teve continuídade na instituição de origem, a UFRPE, por isso estar desativado)..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Orison Marden Bandeira de Melo Junior - Coordenador / William Duarte Ferreira - Integrante / Verônica Vieira de Lima - Integrante / Marcos Apolo Cordeiro Sobral Júnior - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - 2017
A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO EM CONTOS DA LITERATURA AFRO-AMERICANA: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA
Descrição: Este curso de extensão buscou examinar a representação do negro em contos da literatura afro-americana a partir de conceitos discutidos pelo Círculo (de Bakhtin) encontrados, em especial, no ensaio O discurso no romance. Os participantes do curso fizeram atividades de análise literária de contos do autor Langston Hughes a partir desse aporte teórico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Orison Marden Bandeira de Melo Junior - Coordenador / Naiara Medeiros de Oliveira - Integrante.
2017 - 2017
Me explica, me ensina
Descrição: Palestras e posterior debate sobre a Análise dialógica do discurso com os professores Maria da Penha Casado e Orison Marden Bandeira de Melo Jr. Nelas, pontuou-e a contribuição da ADD para os estudos linguísticos e literários..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (87) .
Integrantes: Orison Marden Bandeira de Melo Junior - Coordenador / Maria da Penha Casado Alves - Integrante / Izabel Souza do Nascimento - Integrante.
2017 - 2017
Estudos em Tradução: teoria e prática
Descrição: O presente projeto se enquadra dentro da proposta de criação do Núcleo de Tradução (cf. Política Linguística da UFRN) que visa trabalhar dentro da perspectiva universitária, desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão, além de oferecer prestação de serviços em tradução à comunidade acadêmica, nas línguas espanhola, inglesa, francesa e portuguesa. O intuito é fortalecer os estudos sobre e em tradução na UFRN; favorecer a divulgação da mensagem institucional e dos resultados do trabalho da Universidade em nível internacional e a mobilidade de estudantes e professores nacionais e estrangeiros.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
Pronúncia do inglês norte-americano
Descrição: Projeto voltado à prática dos elementos segmentais e suprassegmentais da pronúncia do inglês norte-americano ofertado a professores de inglês: (1) que trabalham em escolas municipais de Garanhuns, PE, (2) que trabalham em escolas de idiomas da cidade e (3) que são alunos graduandos do curso de Letras e atuam na área. A maioria desses professores está vinculada ao município de Garanhuns, trabalhando em escolas públicas da cidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2014 - 2015
Contribuições teórico-metodológicas da perspectiva dialógica para a análise de textos e de discursos
Descrição: Grupo de estudos: Grupo formado por alunos de graduação do curso de Letras da UAG/UFRPE, com reuniões semanais, visando ao estudo de ensaios do Círculo (Bakhtin, Voloshinov e Medvedev) relacionados à sua filosofia de linguagem. Os componentes deste grupo buscam estudar conceitos, como enunciado concreto, signo ideológico, significado e sentido, compreensão, texto, gênero do discurso (vs. gênero textual), etc. a fim de analisar textos, quer orais ou escritos, a partir da visão dialógica da linguagem..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Orison Marden Bandeira de Melo Junior - Coordenador / William Duarte Ferreira - Integrante.
2013 - 2014
O olhar dialógico da literatura americana moderna e contemporânea por meio de contos
Descrição: Grupo de estudos: Grupo formado por alunos de graduação do curso de Letras da UFRPE, com reuniões semanais, visando ao estudo de ensaios do Círculo (Bakhtin, Voloshinov e Medvedev) relacionados à sua filosofia de linguagem e à teoria do romance apresentada, em especial, por Bakhtin. Com base nesses conceitos, este grupo busca analisar contos da literatura americana (e afro-americana) a partir da visão dialógica da linguagem. e reconhecer os discursos que perpassam os contos analisados, buscando verificar tanto a sua archaica quanto os seus desdobramentos no contexto social do analista..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Orison Marden Bandeira de Melo Junior - Coordenador / William Duarte Ferreira - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Odisséia
2012 - Atual
Periódico: Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino de Literatura em língua inglesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Literatura Norte-americana.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Análise dialógica do discurso (literário).


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:21
Total de citações:0
Bandeira de Melo Jr, Orison M.  Data: 02/03/2016

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MELO JUNIOR, O. M. B.2018MELO JUNIOR, O. M. B.; OLIVEIRA, N. M. . Langston Hughes e a representação do negro numa perspectiva dialógica de ensino/compreensão: uma pesquisa com alunos iniciantes do curso de Letras-Inglês. Revista Letras Raras, v. 7, p. 241-263, 2018.

2.
FERREIRA, W. D.2018FERREIRA, W. D. ; MELO JUNIOR, O. M. B. . O sétimo juramento, de Paulina Chiziane: uma análise diálogo-discursiva das tensões entre gênero e religião. CONTEXTO - REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS, v. 34, p. 187-213, 2018.

3.
MELO JUNIOR, O. M. B.2018MELO JUNIOR, O. M. B.; NUNES, U. N. . Sexualidade e religião em tensão em ?The Foundations of the Earth?: uma análise dialógica da heterodiscursividade constitutiva. IDENTIDADE!, v. 23, p. 66-84, 2018.

4.
2CAMARGO, K. A. F.2017CAMARGO, K. A. F. ; ZALDIVAR, F. E. Z. ; SILVESTRE, M. A. C. ; MELO JUNIOR, O. M. B. . Os Estudos de Tradução na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. REVISTA ODISSÉIA, v. 2, p. 77, 2017.

5.
1OLIVEIRA, N. M.2017OLIVEIRA, N. M. ; MELO JUNIOR, O. M. B. . Da oralidade ao ideologema no conto ?The man who was almost a man? de Richard Wright: uma análise dialógica. Percursos Linguísticos (UFES), v. 7, p. 105-123, 2017.

6.
4MELO JUNIOR, O. M. B.2016MELO JUNIOR, O. M. B.. Língua e Literatura em diálogo: uma análise dialógica de El Sonavabitche de Gloria Anzaldúa e suas implicações. Calidoscopio (Online), v. 14, p. 145-158, 2016.

7.
5MELO JUNIOR, O. M. B.2016MELO JUNIOR, O. M. B.. HALL, J.; VITANOVA, G.; MARCHENKOVA, L. (Eds.). Dialogue with Bakhtin on Second and Foreign Language Learning: New Perspectives [Diálogos com Bakhtin a respeito da aprendizagem de segunda língua ou de língua estrangeira: novas perspectivas]. Mahwah, New Jersey; London: Lawrence Erlbaum Associates, 2005. 241 p.. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 11, p. 207-214, 2016.

8.
6MELO JUNIOR, O. M. B.2016MELO JUNIOR, O. M. B.. Resenha da obra MOSER, R.; TOSTA, A. (Eds.). Luso-American Literature: Writings by Portuguese-Speaking Authors in North America. New Brunswick, NJ: Rutgers University Press, 2011. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, p. 609-616, 2016.

9.
3MELO JUNIOR, O. M. B.2016MELO JUNIOR, O. M. B.. O ensino dialógico de literatura em língua inglesa no curso de Letras: diferentes espaços. Revista Linguagem & Ensino (Online), v. 19, p. 145-171, 2016.

10.
7MELO JUNIOR, O. M. B.2015MELO JUNIOR, O. M. B.. O ensino de literatura em língua inglesa no curso de Letras: uma abordagem dialógico-pragmática. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 10, p. 87-103, 2015.

11.
8MELO JUNIOR, O. M. B.2015MELO JUNIOR, O. M. B.; SILVA, J. M. . Ensino de literatura afro-americana no curso de Letras: uma análise dialógica de 'Still I rise' de Maya Angelou. Fronteiraz (São Paulo), v. 2015, p. 90-110, 2015.

12.
9LIMA, V. V.2015LIMA, V. V. ; MELO JUNIOR, O. M. B. . Leite do Peito: contos de Geni Guimarães e a linha de cor: uma análise dialógica da narrativa. Revista Odisséia, v. 15, p. 65-84, 2015.

13.
10MELO JUNIOR, O. M. B.2013MELO JUNIOR, O. M. B.. ENSINO DE LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA: ANÁLISE DO CONTO THE REVENGE OF HANNAH KEMHUFF DE ALICE WALKER. Revista Pedagogia em Foco, v. 8, p. 106-121, 2013.

14.
12OLIVEIRA, K. C.2012OLIVEIRA, K. C. ; SILVA, F. N. ; CARVALHO, P. R. T. ; SILVA, R. P. ; SILVA, S. ; MELO JUNIOR, O. M. B. . Uma análise do papel do aluno comunicativo conforme proposta metodológica de duas escolas de inglês online. Revista Educação (Guarulhos), v. 7, p. 56-72, 2012.

15.
11MELO JUNIOR, O. M. B.2012MELO JUNIOR, O. M. B.. A república dos corvos: literatura, tradição e história em diálogo. Revista Odisséia, v. 9, p. 1-12, 2012.

16.
13MELO JUNIOR, O. M. B.2011MELO JUNIOR, O. M. B.. A Aprendizagem do Inglês por meio de Cursos CBT: Uma Análise do "The English Teacher". Revista Educação (Guarulhos), v. 6, p. 54-74, 2011.

17.
14MELO JUNIOR, O. M. B.2010MELO JUNIOR, O. M. B.. Copromancia de Rubem Fonseca: um conto na e da pós-modernidade. Todas as Musas: Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte (Online), v. 1, p. 208-220, 2010.

18.
15MELO JUNIOR, O. M. B.2008MELO JUNIOR, O. M. B.. O Teor Revelador do Título e das Epígrafes em "De Profundis, Valsa Lenta". Revista Educação (Guarulhos), v. 03, p. 27-34, 2008.

19.
16MELO JUNIOR, O. M. B.2006MELO JUNIOR, O. M. B.. A Linha de Cor na Literatura de Charles Chesnutt. PUCviva Revista, v. Ano 7, p. 104-111, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Literatura e racismo: uma análise intercultural. 01. ed. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2013. v. 01. 111p .

2.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Ensino de Língua Inglesa e Literaturas. 1. ed. São Paulo: UNICID, 2012. v. 1. 169p .

3.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Descrição da língua inglesa. 01. ed. São Paulo: UNICID, 2011. v. 01. 168p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MELO JUNIOR, O. M. B.; DINIZ, M. R. M. . O enunciado como reconhecimento do ser. In: IV ENCONTRO DE ESTUDOS BAKHTINIANOS, 2017, Campinas, SP. RESISTÊNCIAS À ESCATOLOGIA POLÍTICA: narrativas, corpos e risos enunciando uma ciência outra, 2017. p. 315-320.

2.
FERREIRA, W. D. ; MELO JUNIOR, O. M. B. . Indo além do texto: o desenvolvimento de competências necessárias à leitura/análise por meio do gênero canção. In: V Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), 2014, Natal, RN. Professores em espaços de formação [recurso eletrônico] : mediações, práxis e saberes docentes. Natal: EDUFRN, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Dialogismo e crítica queer em cooperação: a consciência da diversidade na formação (ideológica) de profissionais do magistério. In: 21o Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2018, São Paulo. Livro de Resumos - 21o Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2018. p. 599-600.

2.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Ensino dialógico de literatura (norte-americana contemporânea de minorias): Let the dead bury their dead de Randall Kenan e a tensão entre sexualidade e religião. In: XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários, 2016, Fortaleza. Carderno de resumos, 2016. v. 8. p. 37-38.

3.
MELO JUNIOR, O. M. B.. A literatura de Alice Walker e o womanism: a busca pela identidade cultural da mulher negra americana. In: I Semana de Letras, 2013, Garanhuns, PE. Anais da I Semana de Letras da UAG-UFRPE. Recife: EDUFRPE, 2013. v. 1. p. 17-17.

4.
MELO JUNIOR, O. M. B.. O ensino de literatura em língua inglesa: desafios linguísticos e discursivos. In: 19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada (InPLA) e do 5º Seminário Internacional de Linguística (SIL), 2013, São Paulo. Anais do 19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada (InPLA) e do 5º Seminário Internacional de Linguística (SIL). Brasília: IDP, 2013. p. 101-102.

Apresentações de Trabalho
1.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Língua inglesa e literaturas: reflexões sobre o ensino e a pesquisa sob o viés dialógico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MELO JUNIOR, O. M. B.. O professor de língua e o desenvolvimento de competências linguístico-discursivas dos alunos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Do reconhecimento à compreensão: diferentes níveis de análise. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, J. M. ; MELO JUNIOR, O. M. B. . O outro e a argumentação: uma análise da posição enunciativa e responsiva a partir da escrita opinitiva de alunos do ensino médio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SILVA, J. M. ; MELO JUNIOR, O. M. B. . Enunciado e palavra de autoridade: aproximaxões e distanciamentos entre dialogismo e argumentação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, J. M. ; MELO JUNIOR, O. M. B. . Ressonâncias dialógicas: uma análise discursiva sobre a representação da mulher nas tirinhas de Mafalda. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MELO JUNIOR, O. M. B.. O ensino pragmático do inglês e a pragmática literária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MELO JUNIOR, O. M. B.. How to Plagiarize and Not Lose Originality . Bakhtin ? s Dialogical Discourse and the Statute of the Bastard - In Memory of Réjean Ducharme. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, 2019. (Tradução/Artigo).

2.
MELO JUNIOR, O. M. B.. A tradução como um ?acordo dialógico?: uma perspectiva bakhtiniana. Florianópolis: Cadernos de Tradução, 2018. (Tradução/Artigo).

3.
MELO JUNIOR, O. M. B.. The Concept of Border in Yuri Lotman?s Semiotics. São Paulo: Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 2017. (Tradução/Artigo).

4.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Book review: História sociopolítica da língua portuguesa [Sociopolitical History of the Portuguese Language]. São Paulo: Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 2017. (Tradução/Outra).

5.
MELO JUNIOR, O. M. B.. The Emergence of a Dialogic Perspective on Language on the Boundary between Language and Literature. São Paulo: Bakhtiniana, 2017. (Tradução/Artigo).

6.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Traces of Orality and Memory in The Book of the Thousand Nights and One Night. São Paulo: Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 2017. (Tradução/Artigo).

7.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Cultura no ensino de língua estrangeira. São Paulo: Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 2017. (Tradução/Artigo).

8.
BRAIT, Beth ; PISTORI, M. H. C. ; MELO JUNIOR, O. M. B. ; DUGNANI, B. L. . Apresentação. São Paulo: Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 2016 (Editorial).

9.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Resenha: Dialogismo: teoria e(m) prática. São Paulo: Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 2016. (Tradução/Outra).

10.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Romancização ou serialização: ou diferentes formas de tempo. São Paulo: Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 2016. (Tradução/Artigo).

11.
MELO JUNIOR, O. M. B.; DUGNANI, B. L. . Introduction. São Paulo: Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 2016. (Tradução/Outra).

12.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Interview: Boris Schnaiderman and Mikhail Bakhtin. São Paulo: Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 2016. (Tradução/Outra).

13.
BRAIT, Beth ; PISTORI, M. H. C. ; DUGNANI, B. L. ; MELO JUNIOR, O. M. B. . Editorial. São Paulo: Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 2015 (Editorial).

14.
BRAIT, Beth ; PISTORI, M. H. C. ; MELO JUNIOR, O. M. B. ; DUGNANI, B. L. . Editorial. São Paulo: Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 2015 (Editorial).

15.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Teaching Literature Written in English in Undergraduate Language Teacher Education Programs: A Dialogic-Pragmatic Approach. São Paulo: Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 2015. (Tradução/Artigo).

16.
MELO JUNIOR, O. M. B.. A Discursive Dive into The Third Bank of the River by Guimarães Rosa. São Paulo: Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 2015. (Tradução/Artigo).

17.
MELO JUNIOR, O. M. B.. The Word and the Fist: Approaches to Nazi Rhetoric in Adolfo Hitler?s Mein Kampf. São Paulo: Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 2015. (Tradução/Outra).

18.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Editorial. São Paulo: Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 2015. (Tradução/Outra).

19.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Editorial. São Paulo: Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 2015. (Tradução/Outra).

20.
MELO JUNIOR, O. M. B.. A Textbook of Textbooks: Elements of Discourse Analysis. São Paulo: Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 2015. (Tradução/Artigo).

21.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Bakhtin and Heidegger: Paths to the Understanding and Interpretation of the Event of Being in Language. São Paulo: Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 2015. (Tradução/Artigo).

22.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Translation, Art, Dialogue. São Paulo: Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 2015. (Tradução/Artigo).

23.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Rethoric and Discourse Studies. São Paulo: Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 2015. (Tradução/Artigo).

24.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Editorial. São Paulo: Bakhtiniana, 2014. (Tradução/Outra).

25.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Editorial. São Paulo: Bakhtiniana, 2014. (Tradução/Outra).

26.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Review of 'Stylistics in teaching Russian language in Secondary school'. São Paulo: Bakhtiniana, 2014. (Tradução/Outra).

27.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Editorial. São Paulo: Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 2013. (Tradução/Outra).

28.
MELO JUNIOR, O. M. B.; DUGNANI, B. L. . Verbal and Non Verbal Language in the Discursive Network. São Paulo: Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 2013. (Tradução/Artigo).

29.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Looking and Reading: Verbal-Visuality from a Dialogical Perspective. São Paulo: Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 2013. (Tradução/Artigo).

30.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Verbal-Visual Theatrical Protocols: Meaning Production for University Theatrical Practice. São Paulo: Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 2013. (Tradução/Artigo).

31.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Capítulo de Livro: Discurso e produção de conhecimento. São Paulo: Contexto, 2012. (Tradução/Livro).

32.
MELO JUNIOR, O. M. B.. The Bakhtin Circle and Applied Linguistics, 2012. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Parecer para a revista Calidoscópio (01/2018). 2018.

2.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Parecer para a Revista do Gelne - vol 20, n. 1, 2018. 2018.

3.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Parecer para a Bakhtiniana.Revista de Estudos do Discurso, v.13, n.3. 2018.

4.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Parecer para a Revista Linguagem & Ensino v. 21, n.1. 2018.

5.
BANDEIRA DE MELO JR, ORISON MARDEN. Paracer para a revista Polifonia, v. 25, n. 40. 2018.

6.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Paracer para a Revista DELTA ? Documentação de Estudos em Linguística (10/2018). 2018.

7.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Parecer para a revista Caderno de Letras da UFF - n.58/2018. 2018.

8.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Parecer para a revista Guavira Letras, n. 26, 2018. 2018.

9.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Parecer para a Revista do Gelne - vol 19, n. 1, 2017. 2017.

10.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Parecer para a Revista Linguagem & Ensino - (05/2017). 2017.

11.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Parecer de artigo de área complementar (LAEL). 2017.

12.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Parecer para a Bakhtiniana.Revista de Estudos do Discurso, v.13, n.1. 2017.

13.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Parecer para a Revista Signótica (07/2017). 2017.

14.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Parecer para a Revista Letras Raras, v.6, n.1, 2017. 2017.

15.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Parecer para a revista Calidoscópio (08/2017). 2017.

16.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Parecer para a Bakhtiniana.Revista de Estudos do Discurso, v.13, n.2. 2017.

17.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Paracer para a Revista de Letras da Unesp, vol.55, n.1. 2016.

18.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Parecer para a revista Pedagogia em Foco (03/2016). 2016.

19.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Parecer para a Bakhtiniana.Revista de Estudos do Discurso, v.11,n.3. 2016.

20.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Parecer para a Revista Educational Research and Reviews. 2016.

21.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Parecer de artigo de área complementar (LAEL). 2016.

22.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Paracer para a Revista DELTA ? Documentação de Estudos em Linguística (09/2016). 2016.

23.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Paracer para a Revista DELTA ? Documentação de Estudos em Linguística (11/2016). 2016.

24.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Parecer Bakhtiniana.Revista de Estudos do Discurso, v.10,n.2. 2015.

25.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Parecer - Editoria de Língua Estrangeira da Bakhtiniana.Revista de Estudos do Discurso, v.10,n.1. 2015.

26.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Parecer Bakhtiniana.Revista de Estudos do Discurso, v.10,n.3. 2015.

27.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Parecer ad hoc da revista Calidoscópio (03/2015). 2015.

28.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Parecer - Editoria de Língua Estrangeira da Bakhtiniana.Revista de Estudos do Discurso, v.10,n.3. 2015.

29.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Parecer Bakhtiniana.Revista de Estudos do Discurso, v.11,n.1. 2015.

30.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Parecer - Revista Pedagogia em Foco 10 (3). 2015.

31.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Parecer ad hoc da revista Calidoscópio (09/2015). 2015.

32.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Parecer Bakhtiniana.Revista de Estudos do Discurso, v.9,n.2. 2014.

33.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Parecer da Revista Pedagogia em Foco, n. 9. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MELO JUNIOR, O. M. B.; GONCALVES, J. B. C. ; FRANCELINO, P. F. ; FARIA, M. V. . Diálogos sobre enunciados das esferas religiosa e urbana. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso. 2018. (Editoração/Periódico).

2.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Odisseia. 2018. (Editoração/Periódico).

3.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Ensino de literatura de língua inglesa: uma perspectiva dialógica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Minicurso: Concepção dialógica de linguagem e o ensino de língua (inglesa) e literatura (em língua inglesa). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Inglês Básico I. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Literatura em língua inglesa e tradução: desafios linguísticos e discursivos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Do sinal ao signo (ideológico): análise de questões do ENADE. 2014. (Oficina).

8.
MELO JUNIOR, O. M. B.. A literatura de Alice Walker e o womanism: a busca pela identidade cultural da mulher negra americana. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Inglês Instrumental. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Pesquisa em literatura em língua inglesa: uma abordagem bakhtiniana. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Pragmática literária: conceitos facilitadores de análises literárias de obras em língua inglesa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Inglês no contexto acadêmico: uma perspectiva intratextual. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Teacher Development Interactive: Fundamentals of ELT. 2011. .

14.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Teacher Development Interactive: Listening. 2011. .

15.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Linguística e ensino. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Pronúncia do Inglês: Entonação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Business English: Ligações Telefônicas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Pronúncia do Inglês: Tonicidade e Entonação (Módulo 2). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Business English. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Pronúncia do Inglês: Os Sons da Língua Inglesa (Módulo 1). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MELO JUNIOR, O. M. B.; BEZERRA, R. A.; COSTA, M. S.. Participação em banca de Líbia Leaby Leite barbosa. O samba e o rap como espaços de palavrização afrodescendente. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

2.
CAMARGO, K. A. F.; MELO JUNIOR, O. M. B.; MORAIS NETO, J. B.. Participação em banca de Iranildo Mota da Silva. Literatura e ditadura: a construção de uma imagem de repressão e resistência. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
MELO JUNIOR, O. M. B.; RODRIGUES, S. G. C.; LEAL, M. V.. Participação em banca de André Cordeiro dos Santos. O enunciado como zona de diálogo entre vozes e valores: uma abordagem da relação entre o fazer jornalístico e valorações sócio-ideológicas. 2016. Dissertação (Mestrado em Pos-Grduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Teses de doutorado
1.
ARAUJO, R. B.; BEZERRA, R. A.; BANDEIRA DE MELO JR, ORISON MARDEN; BARBOSA, M. V.; PINHO, D. F.. Participação em banca de Antonio Peterson Nogueira do Vale. ?Fazendo a egípcia?: a transexualidade e o duplo em Do fundo do poço se vê a lua, de Joca Reiners Terron. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
ALVES, M. P. C.; FARIA, M. V. B.; MELO JUNIOR, O. M. B.; BARBOSA, J. R. A.; VIAN JUNIOR, O.. Participação em banca de Maria Edileuda do Rego Sarmento. Exame de proficiência em língua inglesa: análise da compreensão e da avaliação responsiva ativa. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Qualificações de Doutorado
1.
ARAUJO, R. B.; MELO JUNIOR, O. M. B.; BEZERRA, R. A.. Participação em banca de Antonio Peterson Nogueira do Vale. ?Fazendo a egípcia?: transexualidade e liquidez em Do fundo do poço se vê a lua, de Joca Reiners Terron. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
ALVES, M. P. C.; MELO JUNIOR, O. M. B.; OLIVEIRA, G. A.. Participação em banca de Rhena Raize Peixoto de Lima. A praça pública na esfera escolar: o diário de leitura como resposta à imposição dos discursos oficiais. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
MELO JUNIOR, O. M. B.; RODRIGUES, S. G. C.; SAMPAIO, M. C. H.. Participação em banca de Paulo Eduardo Aranha de Sá Barreto Batista. O ato dialógico da representação de discurso outro em atas de sessões plenárias da Câmara Municipal de João Pessoa. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Pos-Grduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
ALVES, M. P. C.; BESSA, J. C. R.; MELO JUNIOR, O. M. B.. Participação em banca de Helton Rubiano de Macedo. Vozes da Criação: relações dialógicas no discurso de construção literária. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
MELO JUNIOR, O. M. B.; RODRIGUES, S. G. C.; SAMPAIO, M. C. H.; FERREIRA JUNIOR, J. T.. Participação em banca de Paulo Eduardo Aranha de Sá Barreto Batista. O ato dialógico da representação de discurso outro em atas de sessões plenárias da Câmara Municipal de João Pessoa. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Mestrado
1.
MELO JUNIOR, O. M. B.; ARAUJO, R. B.; WELTER, J. V.. Participação em banca de Maria Clara Costa Menezes da Rocha. A construção da personagem Celie como mulher negra em "A cor púrpura", de Alice Walker. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
SANTOS, D.; MARCOLINO, F. F. V.; MELO JUNIOR, O. M. B.. Participação em banca de Gilvan de Oliveira. Uma proposta dialógica para o ensino de literatura norte-rio grandense no fundamental maior: as possíveis leituras em Chão dos Simples de Manoel Onofre Jr.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Letras - PROFLETRAS Natal) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
MELO JUNIOR, O. M. B.; ALVES, M. P. C.; ARAUJO, R. B.. Participação em banca de Pollyanna Lima de Barros. Le ventre de l?atlantique e La dot de Sara em diálogo: uma análise dialógica da formação ideológica da mulher de fronteira. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
ARAUJO, R. B.; OLIVEIRA, A. P.; MELO JUNIOR, O. M. B.. Participação em banca de Jorge Witt de Mendonça Júnior. Uma análise da linguagem em "A portrait of the artist as a young man": o tempo e a rebeldia do artista. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
CAMARGO, K. A. F.; MELO JUNIOR, O. M. B.; PEIXOTO, R. A.. Participação em banca de Iranildo Mota da Silva. Literatura, ditadura e resistência: a (des)construção de uma imagem. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
MELO JUNIOR, O. M. B.; RODRIGUES, S. G. C.; LEAL, M. V.. Participação em banca de André Cordeiro dos Santos. O enunciado como zona de diálogo entre vozes e valores: uma abordagem da relação entre o fazer jornalístico e as valorações sócio-ideológicas na constituição da imagem de Eduardo Campos no período pré- e pós-morte. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pos-Grduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MELO JUNIOR, O. M. B.; LIMA, A. V. A.; VIANA JUNIOR, O. B.. Participação em banca de Josiene de Melo Silva.A produtividade dos estudos dialógicos da linguagem: análise verbo-visual de atividade em livro didático de língua portuguesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
CARVALHO, N. P.; CORTEZ, M. F. S.; MELO JUNIOR, O. M. B.. Participação em banca de Milton Emílio Lira dos Santos.Letramento Literário no Ambiente Escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
VIANA JUNIOR, O. B.; CORTEZ, M. F. S.; MELO JUNIOR, O. M. B.. Participação em banca de Gabriela Anchieta da Silva Barros.Propaganda das Sandálias Havaianas: um estudo multimodal da constituição de sua legitimidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

4.
VIANA JUNIOR, O. B.; MELO JUNIOR, O. M. B.; LOPES, D. V.. Participação em banca de Hugo Alexandre Jerônimo dos Santos.A preservação da língua Yaathe na tribo Fulni-ô. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

5.
MELO JUNIOR, O. M. B.; CORTEZ, M. F. S.; LOPES, D. V.. Participação em banca de Verônica Vieira de Lima."Leite do peito" e a linha de cor: uma análise interdiscursiva da narrativa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

6.
CORTEZ, M. F. S.; CARVALHO, N. P.; MELO JUNIOR, O. M. B.. Participação em banca de Wanessa Pereira Santos.O samba de Noel Rosa e suas relações sociais: uma visão entre suas composições e a sociedade carioca dos anos de 1930. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

7.
MELO JUNIOR, O. M. B.; VIANA JUNIOR, O. B.; ROSA, A. G. C.. Participação em banca de BARROS, Felipe Soares de.Toda forma de poder de Humberto Gessenger: uma análise dialógico-discursiva das versões de 1986, 2000 e 2007. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

8.
MELO JUNIOR, O. M. B.; CORTEZ, M. F. S.; OLIVEIRA, R. S.. Participação em banca de Lidiane Leite da Silva.Estatuto da família: uma análise dialógico-discursiva do conceito de família e seus desmembramentos na sociedade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

9.
MELO JUNIOR, O. M. B.; CORTEZ, M. F. S.; SILVA, M. R.. Participação em banca de BISPO, Milton Cesar.?The Fall of the House of Usher? de Allan Poe e ?A queda da casa de Usher? de Clarice Lispector/Allan Poe: uma análise dialógico-discursiva da tradução. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

10.
CORTEZ, M. F. S.; MELO JUNIOR, O. M. B.; BAIAO FILHO, L. G.. Participação em banca de Gislainy do Nascimento Santos.A hibridação da linguagem cinematográfica nos contos de Caio Fernando Abreu. 2014 - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

11.
LIMA, R. B.; MELO JUNIOR, O. M. B.; LIMA, E. C. M. M. A.. Participação em banca de Ludiana Inácio de Souza Silva.Uma análise sociolinguística de textos digitais produzidos por usuários do facebook. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

12.
MELO JUNIOR, O. M. B.; CORTEZ, M. F. S.; ROSA, A. G. C.. Participação em banca de Josineide Maria dos Santos.Provérbios populares e a posição da mulher na sociedade: uma análise da constituição discursiva de alunos do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

13.
MELO JUNIOR, O. M. B.; CORTEZ, M. F. S.; CARVALHO, N. P.. Participação em banca de Eliezer Cordeiro da Silva.A antropofagia vanguardista e suas expressões nas letras da música popular brasileira a partir da tropicália. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

14.
CORTEZ, M. F. S.; MELO JUNIOR, O. M. B.; PEREIRA, M. M. P.. Participação em banca de Maria Auxiliadora Neves Lucena.Ritual antropofágico: a cultura de um povo através dos cronistas do século XVI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

15.
CARVALHO, N. P.; CORTEZ, M. F. S.; MELO JUNIOR, O. M. B.. Participação em banca de Jaime de Queiroz Viana Neto.E 'se não houvesse poesia'? A metaliteratura em letras de música d'O Teatro Mágico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

16.
ROSA, A. G. C.; GOMES, J. S. B.; MELO JUNIOR, O. M. B.. Participação em banca de Vera Lúcia da Silva.A construção da argumentação no processo de reescrita de textos com alunos do Ensino Médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

17.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Participação em banca de Glicínia Rachel Feitoza Braz.Leitura em Língua Inglesa: Representações (re)construídas por alunos do ensino médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

18.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Participação em banca de Emanoela Cristina Martins de Andrade.A reescrita cooperativa: um estudo do processo de revisão da escrita argumentativa a partir da leitura dos alunos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

19.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Participação em banca de André Cordeiro dos Santos.Análises textuais e discursivas: o gênero comentário virtual jornalistico e sua natureza dialógica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

20.
MELO JUNIOR, O. M. B.. Participação em banca de Adelma de Sá; Larissa Cristine;Luciana de Castro.Banca de qualificação do curso de Pedagogia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Cidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
COUTINHO, K. D.; MELO JUNIOR, O. M. B.; COSTA, V. A.. Processo seletivo simplificado para Professor substituto do Departamento de Práticas Educacionais e Currículos. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
NONATO JUNIOR, R.; ALEXANDRE, D. J. A.; MELO JUNIOR, O. M. B.. Processo seletivo simplificado para Professor substituto do Departamento de Práticas Educacionais e Currículos. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
MELO JUNIOR, O. M. B.; FIGUEIREDO, M. S.; SOUZA, D. M.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área de Inglês na Educação Infantil e Ensino Fundamental para o Núcleo de Educação da Infância. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
SOUZA, E. R. L.; MELO JUNIOR, O. M. B.; CAPISTRANO, J. T.. Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de Professor do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EAJ). 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
CANAN, A. G.; STEWART, B.; MELO JUNIOR, O. M. B.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para professor substituto na área de Língua e literatura inglesa. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
FIGUEIREDO, M. S.; AGUIAR, A. M. C.; MELO JUNIOR, O. M. B.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área de Inglês na Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

7.
MELO JUNIOR, O. M. B.; VIANA JUNIOR, O. B.; ERICKSON, S. S. F.. Banca Examinadora de Provas e Títulos para Professor da Carreira de Magistério Superior. 2015. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Outras participações
1.
MELO JUNIOR, O. M. B.; VIANA JUNIOR, O. B.; LIMA, A. V. A.. Avaliação de Relatório Parcial da versão Oral do PIBIC e PIC. 2015. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
MELO JUNIOR, O. M. B.. XIV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE. 2014. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
MELO JUNIOR, O. M. B.. VII Jornada de Iniciação Científica - VII JIC - UnG. 2009. Universidade de Guarulhos.

4.
MELO JUNIOR, O. M. B.. VI Jornada de Iniciação Científica da Universidade Guarulhos - VI JIC-UnG. 2008. Universidade de Guarulhos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
21o Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada (InPLA). Dialogismo e crítica queer em cooperação: a consciência da diversidade na formação (ideológica) de profissionais do magistério. 2018. (Congresso).

2.
I Encontro Nordestino de Estudos Bakhtinianos.Diálogos sobre enunciados das esferas religiosa e urbana. 2018. (Encontro).

3.
XIII Encontro Nacional de Coordenadores IsF. 2018. (Encontro).

4.
Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. Os caminhos da memória: a escrita autobiográfica e intimista de Carolina Maria de Jesus. 2017. (Congresso).

5.
Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. TRADUÇÃO/DESCRIÇÃO DE ITENS CULTURAIS ESPECÍFICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA A LÍNGUA FRANCESA EM LE BRÉSIL TEL QU?IL EST, DE CHARLES EXPILLY. 2017. (Congresso).

6.
Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. Políticas Linguísticas na Sociedade Multilíngue Contemporânea. 2017. (Congresso).

7.
Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. A ditadura de Rafael Trujillo em uma nota de rodapé: análise do discurso a partir do sistema de avaliatividade, subsistemas de atitude e gradação. 2017. (Congresso).

8.
Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. Construção Identitária da Cidade Múltipla: Natal e a Lenda da Viúva Machado. 2017. (Congresso).

9.
Seminário ENADE 2014 - Análises dos resultados 2014.ENADE no curso de Letras-Inglês: conquistas e desafios. 2017. (Seminário).

10.
VIII Semana de Letras da UAST/UFRPE. Literatura (estrangeira) e língua (estrangeira) em sala de aula: do estranhamento ao diálogo. 2017. (Congresso).

11.
III Colóquio Nacional 15 de Outubro. A Literatura afro-americana e discurso na sala de aula. 2016. (Congresso).

12.
Semana de Letras da Unicid. Minicurso: Concepção dialógica de linguagem e o ensino de língua (inglesa) e literatura (em língua inglesa). 2016. (Congresso).

13.
XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários.Ensino dialógico de literatura (norte-americana contemporânea de minorias): Let the dead bury their dead de Randall Kenan e a tensão entre sexualidade e religião. 2016. (Encontro).

14.
IX Jornada do GP Linguagem, Identidade e Memória. 2014. (Outra).

15.
XIV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE.Análise de textos pelo viés dialógico-discursivo. 2014. (Oficina).

16.
19º InPLA e 5º SIL. O ensino de literatura em língua inglesa: desafios linguísticos e discursivos. 2013. (Congresso).

17.
Curso de Letras da UNICID.O ensino de literatura: nem formal, nem sociológico, mas dialógico. 2013. (Oficina).

18.
Ainda precisamos de Mikhail Bakhtin?. 2011. (Outra).

19.
Ciclo de Estudos de Educação da UNICID.Dialogismo e o ensino de língua inglesa. 2011. (Outra).

20.
VI Jornada do Grupo de Pesquisa CNPq Linguagem, Identidade e Memória. 2011. (Outra).

21.
XX Encontro de Professores de Inglês.Being pragmatic in the classroom. 2011. (Simpósio).

22.
12th Braz-Tesol National Convention. 2010. (Congresso).

23.
Primeiro Encontro de Docentes de Pedagogia da Unicid. 2010. (Encontro).

24.
Semana da Educação do Ciclo Comemorativo dos 10 anos do Programa de Formação de Professores e Pós-graduação em Gestão Escolar.O Continuum da aprendizagem (de língua inglesa) do educando adulto: entre a dependência e o autodirecionamento. 2010. (Simpósio).

25.
V Jornada do Grupo de Pesquisa CNPq Linguagem, Identidade e Memória. 2010. (Outra).

26.
12-Hour Teacher Training Program. 2009. (Oficina).

27.
Avaliação de Curso: Novo Instrumento, Nova Postura. 2009. (Outra).

28.
Avaliação Institucional. 2009. (Encontro).

29.
Fórum Permanente de Educação.Desmistificando a aprendizagem da língua inglesa: uma reflexão sobre crenças e teorias. 2009. (Outra).

30.
IV Simpósio de Gestores Acadêmicos da Universidade Guarulhos. 2009. (Simpósio).

31.
Projeto Pedagógico.Projeto Pedagógico. 2009. (Encontro).

32.
Semana de Letras - Universidade Guarulhos.Paralelo entre as teorias de aprendizagem e as metodologias e/ou abordagens de ensino de inglês: implicações para o desenvolvimento da competência teórica do professor de língua estrangeira. 2009. (Encontro).

33.
V Simpósio de Gestores Acadêmicos da Universidade Guarulhos. 2009. (Simpósio).

34.
Capacitação de Gestores Acadêmicos.Capacitação de Gestores Acadêmicos. 2008. (Outra).

35.
Capacitação Pesquisa e Ética. 2008. (Outra).

36.
III Simpósio de Gestores Acadêmicos da Universidade Guarulhos. 2008. (Simpósio).

37.
Palestra "Motivação e Liderança". 2008. (Outra).

38.
Semana de Letras da Universidade Guarulhos.A Univocidade da Tradução em Oposição às Várias Vozes Sociais no Texto Literário. 2007. (Oficina).

39.
Semana de Letras da Universidade Guarulhos.Citações e Trabalhos Acadêmicos. 2007. (Oficina).

40.
Semana de Letras da Universidade Guarulhos.Rumos da Crítica Literária. 2007. (Oficina).

41.
A cor da galhofa: a tradição cervantina em Machado de Assis. 2005. (Encontro).

42.
III Semana de Pedagogia e Letras (Faculdade Morumbi Sul).Marcas de Vocalidade do Escravo Jim em "The Adventures of Huckleberry Finn". 2005. (Oficina).

43.
IV Jornada de Literatura - Barcelona e São Paulo em Diálogo Poético.IV Jornada de Literatura - Barcelona e São Paulo em Diálogo Poético. 2005. (Outra).

44.
Palestra para o Cruso de Letras (Faculdade Morumbi Sul).Pronunciando o Inglês Americano. 2005. (Oficina).

45.
Poesia oral portuguesa. 2005. (Encontro).

46.
Simpósio Internacional Pessoa e Drummond.Simpósio Internacional Pessoa e Drummond. 2005. (Simpósio).

47.
4º Encontro de Férias de Janeiro da SBS.Improving How Brazilians Sound in English. 2004. (Encontro).

48.
Literature, language and culture: fusion without confusion (UCBEU). 2002. (Oficina).

49.
Metacognitive learning strategies: helping learners know what to do when they don't know what to do (UCBEU). 2002. (Oficina).

50.
Priorities and perspectives of English language teaching. 2002. (Oficina).

51.
Self-assessment: training learners and teachers on how to reflect on their performance (UCBEU). 2002. (Oficina).

52.
Teachers: creatures of habits (both good and bad!) (UCBEU). 2002. (Oficina).

53.
Vocal helath for teachers (UCBEU). 2002. (Oficina).

54.
What can the language teacher learn from professional presentation skills training? (UCBEU). 2002. (Oficina).

55.
Pronouncing Grammar: How to Blend Grammar and Pronunciation (UCBEU). 2001. (Seminário).

56.
Humor, Creativity and The Classroom Course (IBEU-CE). 1993. (Oficina).

57.
Qualidade Total no Ensino de Inglês (IBEU-CE). 1993. (Oficina).

58.
Seminário de Integração e Motivação (1993). 1993. (Seminário).

59.
The Writing Process (IBEU-CE). 1993. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVES, M. P. C. ; MELO JUNIOR, O. M. B. ; OLIVEIRA, M. B. F. ; FARIA, M. V. B. . I ENCONTRO NORDESTINO DE ESTUDOS BAKHTINIANOS. 2018. (Congresso).

2.
MELO JUNIOR, O. M. B.. XIV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE/UAG. 2014. (Congresso).

3.
MELO JUNIOR, O. M. B.. I Semana de Língua Inglesa. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Derance Amaral Rolim Filho. Taoísmo e a Mão Esquerda da Escuridão: Relações Dialógicas entre a Filosofia e o Romance de Ursula K. Le Guin. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
João Henrique Cruz Lins de Medeiros. Aproximações entre o Dialogismo e o Pós-colonialismo na Obra The Fishermen de Chigozie Obioma: Contribuições para o Ensino de Literatura Estrangeira no Brasil. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

3.
Amsterdam Thiago Neves de Lima. O discurso totalitário de Lord Voldemort e Mein Kampf: uma proposta de ensino dialógico de literatura estrangeira. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

4.
Naíde Silva Dias. O Dialogismo Bakhtiniano e a Crítica Feminista: Contribuições para o Ensino de Literatura Comparada. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

5.
Pollyanna Lima de Barros. A representação da identidade de fronteira: Uma análise dialógica da obra Adriana Dans tous mes rêves de René Depestre. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Fernanda Ferreira do Nascimento. Dialogismo e crítica queer em diálogo: uma análise de ?Let the dead bury their dead? (KENAN, 1992). Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Bruna Fernandes de Araujo. Dialogismo e crítica queer em diálogo: uma análise de ?From Macho to Mariposa: New Gay Latino Fiction? (RICE-GONZÁLEZ; VÁZQUEZ; 2011). Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Aretha Kadichari Dantas Melo. Dialogismo e crítica queer em diálogo: uma análise de ?The Bigness of the World? (OSTLUND; 2009). Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

4.
Lucas Victor de Oliveira Araujo. Literatura afro-americana e tradução pela perspectiva socioideológica. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

5.
Naiara Medeiros de Oliveira. A literatura brasileiro-americana (brazuca): uma abordagem dialógica. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, PIBIC UFRN. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Aparecida do Socorro Barreto. A Importância da Linguagem Visual para Aquisição da Linguagem Oral: uma investigação entre crianças de 0 a 1 ano. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Ibirapuera. Orientador: Orison Marden Bandeira de Melo Junior.

2.
Karen Caroline Walter Mentone. Bilinguismo: influência da exposição à segunda língua. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Ibirapuera. Orientador: Orison Marden Bandeira de Melo Junior.

3.
Cassia Aparecida do Carmo Morimura. A importância de phrasal verbs na comunicação em língua inglesa: análise de material didático adotado por uma escola de idiomas em Guarulhos. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa) - Universidade de Guarulhos. Orientador: Orison Marden Bandeira de Melo Junior.

4.
Luiz Alberto Lessi. O processo ensino-aprendizagem de língua inglesa nos primeiros anos do ensino fundamental: a mediação dos contos de fadas no desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa) - Universidade de Guarulhos. Orientador: Orison Marden Bandeira de Melo Junior.

5.
Maria Janeide Pinto. Gênero textual e-mail e o desenvolvimento da habilidade de produção escrita: uma experiência de alunos do ensino fundamental. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa) - Universidade de Guarulhos. Orientador: Orison Marden Bandeira de Melo Junior.

6.
Nádia Barbosa. Importância da língua inglesa na área de Compras Internacionais: análise das ações promotoras do desenvolvimento da competência comunicativa por profissionais da área. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa) - Universidade de Guarulhos. Orientador: Orison Marden Bandeira de Melo Junior.

7.
Rosana Corrêa Marcondes. Pós-modernismo e Aprendizagem da Língua Inglesa: refletores no compromisso do aluno de Letras. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa) - Universidade de Guarulhos. Orientador: Orison Marden Bandeira de Melo Junior.

8.
Sílvia Aparecida Ferreira de Souza. Estudo comparativo entre o Audiolingualismo e a Andragogia: contribuições para o ensino de língua inglesa a adultos. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa) - Universidade de Guarulhos. Orientador: Orison Marden Bandeira de Melo Junior.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, Verônica Vieira de. ?Leite do peito? e a linha de cor: uma análise interdiscursiva da narrativa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Orison Marden Bandeira de Melo Junior.

2.
SILVA, Josiene de Melo. A produtividade dos estudos dialógicos da linguagem: análise verbo-visual de atividade em livro didático de língua portuguesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Orison Marden Bandeira de Melo Junior.

3.
BARROS. Felipe Soares de. Toda forma de poder de Humberto Gessenger: uma análise dialógico-discursiva das versões de 1986, 2000 e 2007. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Orison Marden Bandeira de Melo Junior.

4.
BISPO, Milton Cesar. ?The Fall of the House of Usher? de Allan Poe e ?A queda da casa de Usher? de Clarice Lispector/Allan Poe: uma análise dialógico-discursiva da tradução. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Orison Marden Bandeira de Melo Junior.

5.
SILVA, Lidiane Leite da. Estatuto da Família: uma análise dialógico-discursiva do conceito de família e seus desdobramentos na sociedade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Orison Marden Bandeira de Melo Junior.

6.
Josineide Maria dos Santos. Provérbios populares e a posição da mulher na sociedade: uma análise da constituição discursiva de alunos do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Orison Marden Bandeira de Melo Junior.

Iniciação científica
1.
Naiara Medeiros de Oliveira. A literatura Afro-americana em sala de aula: uma abordagem dialógica. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, PIBIC UFRN. Orientador: Orison Marden Bandeira de Melo Junior.

2.
Divonilde Pereira dos Santos Silva. Competência Comunicativa em Língua Inglesa Preconizada nas Diretrizes Curriculares Nacionais e na Literatura: A Eficácia das Atividades Desenvolvidas em Sala de Aula na Visão do Acadêmico do Curso de Letras. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade de Guarulhos, Universidade de Guarulhos. Orientador: Orison Marden Bandeira de Melo Junior.

Orientações de outra natureza
1.
SILVA, Josiene de Melo. Projeto de iniciação à docência (PIBID). 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Orison Marden Bandeira de Melo Junior.

2.
FERREIRA, William Duarte. Projeto de Iniciação à Docência (PIBID). 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Orison Marden Bandeira de Melo Junior.

3.
LIMA, Verônica Vieira de. Projeto de Iniciação à Docência (PIBID). 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Orison Marden Bandeira de Melo Junior.



Inovação



Projeto de extensão

Outros projetos


Outras informações relevantes


Participante do Projeto de Pesquisa coordenado pela Dr.ª Beth Brait intitulado "Fundamentos e desdobramentos da perspectiva dialógica para a análise de discursos verbais e verbo visuais". 
Descrição do Projeto: O objetivo geral deste projeto é aprofundar as reflexões em torno das especificidades epistemológicas, teóricas e metodológicas da perspectiva dialógica do discurso, também denominada Análise Dialógica do Discurso (ADD), cujos fundamentos advêm do conjunto da obra de Bakhtin e do hoje chamado Círculo. Esse aprofundamento, que dá sequência a pesquisas anteriores, terá como objetivos específicos: (i) demonstrar a pertinência dessa vertente para uma teoria geral da linguagem; (ii) explicitar sua contribuição para as pesquisas em Ciências Humanas; (iii) reiterar, pela teoria e pela análise, a concepção de texto/enunciado/discurso, verbais e verbo-visuais (sendo o verbal considerado em sua dimensão oral, sonora e/ou escrita) constitutivamente implicados na produção, circulação e recepção de conhecimentos próprios das Humanidades; (iv) esclarecer algumas particularidades assumidas pelo pensamento bakhtiniano no Brasil, a partir de sua recepção e de seus desdobramentos.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 22:05:06