Rosangela Cipriano dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5764341834778335
  • Última atualização do currículo em 01/12/2015


É graduada em DIREITO pela UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR (1985). Tem mestrado em DIREITO DAS RELAÇÕES PRIVADAS - UNIV MARILIA (2000) e doutorado em DIREITO CIVIL pela PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP (2006). Tem experiência docente há 32 anos, nomeadamente na área de Teoria Geral do Direito, Filosofia do Direito e Direito do Trabalho. Atua na elaboração, aplicação e orientação de Projetos de Pesquisa. É Juíza Federal do Trabalho aposentada. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosangela Cipriano dos Santos
Nome em citações bibliográficas
CIPRIANO DOS SANTOS, R.

Endereço


Endereço Profissional
FACULDADE DA AMAZÔNIA, FUNDAÇÃO AMAZÔNIA.
RUA 743 2043
CRISTO REI
78995000 - Vilhena, RO - Brasil
Telefone: (69) 33224636
Ramal: 69
Fax: (69) 33222362
URL da Homepage: www.fama-ro.com.br


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2006
Doutorado em DIREITO CIVIL.
PONTIFICIA UNIV CATOLICA, PUC, Brasil.
Título: A SUBJETIVIDADE COMO ELEMENTO DE IDENTIDADE INDIVIDUAL, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: PROFº DR. RUI GERALDO CAMARGO VIANA.
Palavras-chave: SUBJETIVIDADE INDIVIDUAL.
1999 - 2000
Mestrado em DIREITO DAS RELAÇÕES PRIVADAS.
UNIV MARILIA, UNIMAR, Brasil.
Título: ADOÇÃO DE NASCITURA,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: PROFº DR. RUI GERALDO CAMARGO VIANA.
Palavras-chave: ADOÇÃO; NASCITURO.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado.
Setores de atividade: Educação Superior.
2002 - 2003
Especialização em DIREITO DO TRABALHO. (Carga Horária: 360h).
FACULDADE DA AMAZÔNIA, FAMA, Brasil.
Título: O TRABALHO ESCRAVO EM RONDONIA.
Orientador: APARECIDA DE FÁTIMA GAVIOLI.
1981 - 1985
Graduação em Direito.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
I Jornada de sobre o novo Código de Processo Civil. (Carga horária: 24h).
Escola Paulista de Direito, EPD, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: SERVIDORA PÚBLICA, Carga horária: 20


FACULDADE DA AMAZÔNIA, FAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA-PESQUISADORA, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: EMPREGADA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20

Atividades

02/2005 - 04/2006
Ensino, METODOLOGIA E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA


Projetos de extensão


2015 - Atual
Implantação de Sistema de Criação de Frango Caipira: Desenvolvimento Sustentável de Comunidade Quilombola na Região do Cone Sul do Estado de Rondônia.
Descrição: O projeto consiste na implantação em Comunidade Quilombola do Município de Pimenteiras do Oeste/RO. A avicultura dentro da comunidade é um sistema de fácil aplicação, necessita de pouca mão de obra, tem um retorno financeiro rápido e funciona como uma fonte de alimento para a família. Será implantado galpão para as aves com capacidade total para 400 frangos de corte. Para implantação dos piquetes para a formação da área de pastejo será realizado análise de solo e se necessário corrigido e adubado, o que permitirá crescimento do pasto grama-estrela (Cynodon nlemfuensis). A ração balanceada deverá ser fornecida em comedouros instalados no interior do galinheiro e no piquete, com média de 70?120g dia por ave. Alimentos alternativos, disponíveis na região (milheto, raízes e as folhas de mandioca, leguminosas como feijão-guandu e a leucina, etc.), serão utilizados para complementação da alimentação. A idade de abate ou venda do animal vivo ocorre a partir de 90 dias, podendo chegar a 120 dias. Espera-se aumento na renda familiar e melhoria na qualidade de vida das comunidades quilombolas. O Município de Pimenteiras do Oeste está localizado no Vale do Guaporé em Rondônia e se apresenta como um mosaico de espacialidades vivenciadas ou vividas. Os estudos desenvolvidos a respeito deste município estão voltados para o sentido econômico, político-administrativo, porém se faz necessário estudos dedicados às vivências, experiências de homens e mulheres, neste espaço-tempo. Existem nesta localidade, pessoas que se autodenominam Remanescentes Quilombolas, além de outras designações étnicas. Os moradores, especialmente os membros da comunidade Quilombola, de Pimenteiras do Oeste, são sujeitos históricos que têm uma experiência com a água e a floresta presente na vasta região Amazônia, portanto, se inserem como seres existenciais munidos de desejos, esperanças, crenças, necessidades básicas, num espaço de experiência e consequentemente horizontes de expectativas. O espaço-tempo de Pimenteiras do Oeste é composto a partir desses seres humanos que almejam de alguma maneira se sentirem reconhecidos e, por conseguinte sobreviverem as intempéries da modernidade que os assola. Esses sujeitos começaram a se autodenominar quilombolas bem recentemente, ao se organizarem em 19 de outubro de 2010, como membros legais de uma entidade: a Associação de Remanescentes de Quilombos de Pimenteiras do Oeste. Através desta associação se iniciou a luta pelo reconhecimento desses sujeitos enquanto remanescentes legais e seus respectivos direitos, à saúde, esporte, lazer, educação, alimentação. O projeto proposto vem de encontro aos anseios destes seres humanos, cheio de experiências históricas, e que almejam melhores condições de vida, sobrevivência..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (7) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Rosangela Cipriano dos Santos - Coordenador / CIPRIANO DOS SANTOS, R. - Integrante / Aldieris Fonseca da Silva - Integrante / Ana Claudia da Costa Guiraud - Integrante / Eldessandra dos Santos da Costa - Integrante / Eline da Silva Bispo - Integrante / Fábio José das Dores - Integrante / Giancarlo Dalla Costa - Integrante / Hugo de Almeida Dan - Integrante / Karina Galvão de Souza - Integrante / Marcela Casemiro Borges dos Santos - Integrante / Marcus Vinicius Gonçalves Lima - Integrante / Nathalia Góes Duarte de Castro - Integrante / Otanael Oliveira dos Santos - Integrante / Patrícia Clara Gomes da Silva Cipriano - Integrante / Pricilla de Melo dos Santos Martins - Integrante.Financiador(es): FACULDADE DA AMAZÔNIA - Auxílio financeiro.
2009 - Atual
PROJETO SUCUPIRA
Descrição: A Recuperação das Áreas Degradadas do igarapé Pires de Sá, está condicionada a levantamentos de campo a ser realizado na área de Preservação Permanente, localizada nas margens, na extensão de 3,5 km a partir da nascente. Para elaboração deste estudo segue-se a legislação Federal, Estadual e Municipal, referente a áreas de preservação localizadas em perímetro urbano. A recuperação contempla a solução técnica adequada, para Área de Preservação Permanente, por meio da limpeza da calha do rio, a recuperação do solo degradado, a re-vegetação das margens em uma faixa com 15 metros de largura em área urbana e de 30 metros em área rural. O trecho do rio contemplado é de 3,5 km, onde a recuperação da mata ciliar como o manejo de mudas de espécies nativas remanescente nas margens do rio e a introdução de novas mudas de espécies nativas será prioridade. O desassoramento da calha requer maquinários adequados, a Prefeitura de Vilhena, tem escavadeiras e técnicos para executar a limpeza nos locais críticos. As ações sociais contribuirão de forma significativa na inserção social de classes menos favorecidas, promovendo o associativismo, identificando lideranças, implantando cursos de reciclagem, formação de hortas, e outras ações que se fizerem necessárias. O projeto visa recompor a vegetação em uma faixa de 15 metros que conforme a Lei Federal 6.766 e Resolução CONAMA 369, que dispõe sobre o Parcelamento do Solo Urbano é a Recuperação de APP em área urbana e melhorar a assistência social a população carente que reside no entorno..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Rosangela Cipriano dos Santos - Coordenador / Iede Zolinger - Integrante / Celestina Aflen - Integrante.Financiador(es): FUNDAÇÃO AMAZÔNIA - Cooperação.
2008 - 2013
PROJETO NIMFA
Descrição: O PROJETO NIMFA É DESENVOLVIDO PELA FACULDADE DA AMAZÔNIA, EM PARCERIA COM A FUNDAÇÃO AMAZÔNIA..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Rosangela Cipriano dos Santos - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: Teoria Geral do Direito.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem.
Francês
Lê Bem.


Prêmios e títulos


2015
Prêmio Santander Universidade Solidária. Categoria: Desenvolvimento e Sustentabilidade., Santander.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
CIPRIANO DOS SANTOS, R.. FORMAÇÃO POLÍTICA PARA O DESPERTAR DA CIDADANIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CIPRIANO DOS SANTOS, R.. A DOCÊNCIA COMO A ARTE DA SEDUÇÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
CIPRIANO DOS SANTOS, R.. Conceito de Paixão, em Aristóteles. 2015 (Artigo).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, W. D. V.; CIPRIANO DOS SANTOS, R.; CIPRIANO, P. C. G. S.. Participação em banca de Roxana Infante Suarez.O sono, seus distúrbios e suas vicissitudes: reflexão sobre os impactos psicológicos.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - FACULDADE DA AMAZÔNIA.

2.
SANTOS, W. D. V.; CIPRIANO DOS SANTOS, R.; CIPRIANO, P. C. G. S.. Participação em banca de Varllei Braga.Paralisia Cerebal Infantil: Desenvolvimento Cognitivo e Linguagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - FACULDADE DA AMAZÔNIA.

3.
SANTOS, W. D. V.; CIPRIANO DOS SANTOS, R.; CIPRIANO, P. C. G. S.. Participação em banca de Natali Cíntia dos Santos.Surdez e Deficiência Auditiva: Um estudo acerca de suas características biopsicossocial e um enfoque sobre a atuação do psicólogo.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - FACULDADE DA AMAZÔNIA.

4.
SANTOS, W. D. V.; CIPRIANO DOS SANTOS, R.; CIPRIANO, P. C. G. S.. Participação em banca de Eliene da Silva Targino.Reabilitação Cognitiva na Doença de Alzheimer. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - FACULDADE DA AMAZÔNIA.

5.
SANTOS, W. D. V.; CIPRIANO DOS SANTOS, R.; CIPRIANO, P. C. G. S.. Participação em banca de Angela Maria Razzine.Conhecendo o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade ? TDAH.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - FACULDADE DA AMAZÔNIA.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
CIPRIANO DOS SANTOS, R.. A competencia da justiça do trabalho quanto ao Dano Moral. 2005. INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZONIA.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO HOMOAFETIVO,. 2015. (Congresso).

2.
VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO DE FAMÍLIA. 2013. (Congresso).

3.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NO CONE SUL DE RONDÔNIA. A DOCÊNCIA COMO A ARTE DA SEDUÇÃO. 2010. (Congresso).

4.
OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS SÓCIO-AMBIENTAIS-CULTURAIS E DE PATROCÍNIO PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS.OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS. 2009. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Paulo César Nunes Pereira. Interferencia da familia na aprendizagem do aluno. Início: 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZONIA. (Orientador).

2.
Mauricio Vaz. A competencia da justiça do trabalho quanto ao Dano Moral. Início: 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Processo do Trabalho) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZONIA. (Orientador).

3.
Douraci Votteri Folle. um estudo sobre os procedimentos metodológicos utilizados no ensino médio. Início: 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZONIA. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria das Neves B. Condaque. a Psicologia na Educação. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA E GESTÃO ESCOLAR) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZONIA. Orientador: Rosangela Cipriano dos Santos.

2.
Lucinéia Otto Luxinger. Gestão Democrática na Escola Pública. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA E GESTÃO ESCOLAR) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZONIA. Orientador: Rosangela Cipriano dos Santos.

3.
Alda Lino da Silva. o Papel do Educador na Formação do Educando. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA E GESTÃO ESCOLAR) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZONIA. Orientador: Rosangela Cipriano dos Santos.

4.
Leny Barcelos Tokashiki. A influencia da televisão na educação. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA E GESTÃO ESCOLAR) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZONIA. Orientador: Rosangela Cipriano dos Santos.

5.
Suzidarle Nunes Torres Silveira. Formando Crianças com Hábito na Leitura. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA E GESTÃO ESCOLAR) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZONIA. Orientador: Rosangela Cipriano dos Santos.

6.
Eulina Maria dos Santos Barbosa. a IMPORTANCIA DA LEITURA E O HÁBITO DE LER ADQUIRIDO NAS SÉRIES INICIAIS. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA E GESTÃO ESCOLAR) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZONIA. Orientador: Rosangela Cipriano dos Santos.

7.
Francisco Altamir dos Santos Barboza. O uso das Tecnologias como ferramenta da melhoria do ensino aprendizagem. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA E GESTÃO ESCOLAR) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZONIA. Orientador: Rosangela Cipriano dos Santos.

8.
Arlene Cardoso Jasinski. A Socialização na Pré-Escola. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA E GESTÃO ESCOLAR) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZONIA. Orientador: Rosangela Cipriano dos Santos.

9.
Eny Ferreira dos Santos. A importancia da leitura nas séries iniciais. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA E GESTÃO ESCOLAR) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZONIA. Orientador: Rosangela Cipriano dos Santos.



Inovação



Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 23:47:57