Lucineide da Silva Carneiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1270924506472816
  • Última atualização do currículo em 14/11/2014


Possui graduação em Letras Português pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(2006), especialização em Literatura e Estudos Culturais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(2008) e mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(2013). Atualmente é Professor Assistente IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Lucineide da Silva Carneiro
Nome em citações bibliográficas
CARNEIRO, Lucineide da Silva

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Departamento de Letras Vernáculas/CAMEAM.
Br. 405, Km 3
Arizona
59900000 - Pau dos Ferros, RN - Brasil
Telefone: (84) 33512560
Fax: (84) 33513909
URL da Homepage: http://www.uern.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Mestrado em Letras.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: Identidade e alteridade em Perto do coração selvagem,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Manoel Freire Rodrigues.
2007 - 2008
Especialização em Literatura e Estudos Culturais.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: Joana: a trajetória da pequena selvagem em busca do ser.
Orientador: Maria Aparecida da Costa Gonçalves Ferreira.
2003 - 2006
Graduação em Letras Português.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: Literatura e ensino: o espaço do texto literário nas aulas de Língua Materna.
Orientador: Maria Edileuza Costa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Oficina "Boneca de pano". (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2012 - 2012
Jogos cênicos. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2008 - 2008
Repetição e Totalização na Trilogia Pânico. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2008 - 2008
Cordel para crianças e jovens. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
2008 - 2008
Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL/CAMEAM. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2007 - 2007
Pesquisa em Literatura Afro-Brasileira. (Carga horária: 9h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2006 - 2006
Jogos e brincadeiras na sala de aula: o lúdico nas.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2006 - 2006
Lula, Clarice Lispector e South Park: aproximações.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2006 - 2006
Sob o signo da fragmentação: temas e formas ....
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2006 - 2006
Os gêneros do discurso nas aulas de língua materna.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2005 - 2005
Gêneros textuais.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2005 - 2005
Leitura.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2005 - 2005
Linguística textual: um estudo sobre a coesão ....
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2005 - 2005
Metodologia do Trabalho Científico.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2005 - 2005
Mídia, poder e linguagem..
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2005 - 2005
Nas Trilhas da Literatura Portuguesa.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2005 - 2005
O Método Científico em Max.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2005 - 2005
Passeios pela ficção na Literatura Brasileira.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2005 - 2005
Qual o espaço da poesia do livro didático no ensin.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2004 - 2004
Linguítica aplicada ao ensino de língua materna.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2003 - 2003
A criança e a Literatura Infantil - Isto e Aquilo.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2002 - 2002
Internet. (Carga horária: 80h).
Arte Digital Comércio e Serviços.
2001 - 2002
Digitação, IPD, Windows98, Oficce2000, Print Artis. (Carga horária: 120h).
Arte Digital Comércio e Serviços.
2000 - 2002
Curso de Educação da Fé. (Carga horária: 480h).
Escola de Catequese Maximiliano Kolbe.
2000 - 2000
Formaçao Profissional e Geraçao de Trabalho e Rend. (Carga horária: 12h).
Instituto de Desenvolvimento do Trabalho.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Fiscal do PSV 2009, Enquadramento Funcional: Fiscal de sala

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Fiscal do PSV 2007, Enquadramento Funcional: Fiscal

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/UERN, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista PIBIC/UERN sob a orientação da Profª. Dra. Maria Edileuza da Costa. No período de agosto de 2006 à maio de 2007 (bolsista remunerada) e de junho à julho de 2007(bolsista voluntária).

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/CNPq, Carga horária: 40
Outras informações
Bolsista PIBIC/CNPq sob a orientação da Profª. Dra. Maria Edileuza da Costa

Atividades

09/2014 - Atual
Ensino, Letras/Língua Portuguesa (100320-1), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura - CAMEAM
09/2014 - Atual
Estágios , Departamento de Letras Vernáculas/CAMEAM, .

Estágio realizado
Orientação e Estágio Supervisionado I - NAESU.
09/2014 - Atual
Estágios , Departamento de Letras Vernáculas/CAMEAM, .

Estágio realizado
Orientação e Estágio Supervisionado II - CAMEAM.
02/2011 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Educacao, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas/BALE.
09/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Membro da comissão do Projeto Pedagógico do Curso Letras.
04/2014 - 08/2014
Estágios , Departamento de Letras Vernáculas/CAMEAM, .

Estágio realizado
Orientação e estágio Supervisionado II.
04/2014 - 08/2014
Estágios , Departamento de Letras Vernáculas/CAMEAM, .

Estágio realizado
Orientação e Estágio Supervisionado I.
10/2013 - 02/2014
Ensino, Letras/Língua Portuguesa (100320-1), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura/CAMEAM
10/2013 - 02/2014
Ensino, Letras/Língua Portuguesa (100320-1), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura/NAESU
10/2013 - 02/2014
Estágios , Departamento de Letras Vernáculas/CAMEAM, .

Estágio realizado
Orientação e Supervisão de Estágio II.
05/2013 - 09/2013
Ensino, Letras/Língua Portuguesa (100320-1), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura/CAMEAM
05/2013 - 09/2013
Estágios , Departamento de Letras Vernáculas/CAMEAM, .

Estágio realizado
Orientação e Estágio Supervisionado I/CAMEAM.
05/2013 - 09/2013
Estágios , Departamento de Letras Vernáculas/CAMEAM, .

Estágio realizado
Orientação e Estágio Supervisionado II/NAESU.
09/2010 - 09/2013
Ensino, Letras/Língua Portuguesa (100320-1), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientadora de Curso de Graduação - Letras/Português/Noturno
11/2012 - 04/2013
Ensino, Letras/Língua Portuguesa (100320-1), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura - CAMEAM
Leitura - NAESU
11/2012 - 04/2013
Estágios , Departamento de Letras Vernáculas/CAMEAM, .

Estágio realizado
Orientação e Estágio Supervisionado II/CAMEAM.
07/2012 - 10/2012
Ensino, Letras/Língua Portuguesa (100320-1), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura
07/2012 - 10/2012
Estágios , Departamento de Letras Vernáculas/CAMEAM, .

Estágio realizado
Orientação e Estágio Supervisionado I/CAMEAM.
11/2011 - 03/2012
Ensino, Letras/Língua Portuguesa (100320-1), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura/CAMEAM
Leitura/NAESU
11/2011 - 03/2012
Estágios , Departamento de Letras Vernáculas/CAMEAM, .

Estágio realizado
Orientação e Estágio Supervisionado II/CAMEAM.
12/2011 - 01/2012
Ensino, Literatura e Estudos Culturais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Elementos de Análise Literária
09/2011 - 10/2011
Ensino, Literatura e Estudos Culturais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Poéticas da Pós-Modernidade
02/2011 - 10/2011
Ensino, Letras Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Textual
02/2011 - 10/2011
Estágios , Departamento de Letras Vernáculas/CAMEAM, .

Estágio realizado
Orientação e Estágio Supervisionado I/CAMEAM.
09/2010 - 01/2011
Ensino, Letras Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura
09/2010 - 01/2011
Ensino, Letras/Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Textual
09/2010 - 01/2011
Estágios , Departamento de Letras Vernáculas/CAMEAM, .

Estágio realizado
Orientação e Estágio Supervisionado II/CAMEAM.
04/2010 - 08/2010
Ensino, Letras Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Textual - Letras/Inglês
04/2010 - 08/2010
Ensino, Ciências Econômicas (100110-0), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
04/2010 - 08/2010
Estágios , Departamento de Letras Vernáculas/CAMEAM, .

Estágio realizado
Orientação e Estágio Supervisionado I/CAMEAM.
05/2009 - 09/2009
Ensino, Letras Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Literatura I
Teoria da Literatura II - Letras/Espanhol
05/2009 - 09/2009
Estágios , Departamento de Letras Vernáculas/CAMEAM, .

Estágio realizado
Orientação e Estágio Supervisionado I/CAMEAM.
11/2008 - 05/2009
Ensino, Letras Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Infantil - Departamento de Educação
Estilística
Tópicos de Gramática do Português
06/2008 - 10/2008
Ensino, Letras Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte e Educação - Departamento de Educação
Diacronia do Português
Leitura
Produção Textual - Letras/Inglês
2006 - 2006
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Letras, Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia.

Atividade realizada
Monitora da Disciplina Lígüística I sob a orientação do Prof. Esp. José Gevildo Viana.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Representações identitárias em memórias do sertão: um estudo sobre a narrativização dos sujeitos no interior dos engenhos
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
A construção da identidade feminina e do imaginário em obras da literatura potiguar: de Nísia Floresta a Myrian Coeli
Descrição: Objetivamos com esse estudo fazer um mapeamento da construção da identidade feminina nas obras: Direitos das mulheres e injustiças dos homens (1832), Opúsculo Humanitário (1853) de Nísia Floresta; Horto (1900) de Auta de Souza; Navegos (1978) ) de Zila Mamede e Cantigas de amigo (1980) de Myriam Coeli, bem como compreender o universo imaginário de suas autoras. O ponto de partida da nossa pesquisa reside, principalmente, na análise da construção do feminino nas obras citadas, bem como na análise dos universos imaginários que delas resultaram, visto que há diferenças no estilo de cada uma das obras, pois estamos diante de autoras que têm como grande ponto de expressão modelos de beleza e de comportamentos diferentes. A grandeza dessas obras compõe uma teia simbólica que terá como resultado a exaltação da beleza, da fortaleza, da paixão, do aniquilamento. Essas inquietações nos encaminham a propor a importância de um estudo sistemático, a ser desenvolvido por meio de análise direta das personagens, fundamentando-nos nas teorias comparativistas para a explicação dessas questões, que, com certeza, são relevantes para a Literatura Potiguar.. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Joana e Maria Moura o feminino na busca da identidade
Descrição: Objetivamos com esse estudo realizar uma análise comparativa das personagens: Joana "Perto do coração selvagem" de Clarice Lispector) e Maria Moura, "Memorial de Maria Moura" de Rachel de Queiroz), observando o processo estético, bem como o lado antagônico de ambas na busca da identidade. "Perto do Coração Selvagem", primeiro livro de Rachel de Queiroz, causador de grande impacto no meio letrado por representar uma nova maneira de escrever texto em prosa algo que, desde os anos 1930 não acontecia na nossa literatura, é um romance criticado e/ou ovacionado pelos teóricos literários. Joana é uma criança/mocinha/mulher que vive num constante encontrar-se e perder-se. Sua vida errante, incerta lhe proporciona transitar entre o silêncio e o movimento. "Memorial de Maria Moura" (1992) através de sua protagonista nos revela um perfil que, embora feminino, oscila constantemente entre um comportamento ora de homem, ora de mulher. No primeiro, é capaz de impor respeito e obediência aos homens que a acompanhavam em seu bando; no segundo, é capaz de persuadi-los através de sua sensualidade. A construção feminina dessas personagens nos mostra um estilo próprio para cada obra: Joana vive a contradição pós-moderna entre o ser e o não ser, deslizando-se pela narrativa tentando se encontrar. Na busca entre si mesma e o outro, sua identidade escorrega-lhe das mãos, permanecendo obscura e fugidia. Maria Moura mulher de força, movida pelo sentimento de ódio.Tornase lider de um grupo armado, constitue um poder paralelo, dita normas e regras, desafia o sistema sócio-político vigente trocando a vestimenta de sinhazinha por uma postura supostamente masculina, possivelmente herdada do pai, de quem ela sempre teve forte referência, mas também perde sua identidade. O ponto de partida da nossa pesquisa reside, principalmente, na análise da construção do feminino nas personagens citadas, bem como na análise das categorias descritivas que mostra os dois lados das personagens.. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2012
Membro do Grupo de Estudos Críticos da Literatura - GECLIT
Descrição: O Grupo de Estudos Críticos da Literatura (GECLIT) foi criado com o objetivo de realizar pesquisas no âmbito da literatura, considerando as relações possíveis entre o literário e outras manifestações culturais; com enfoque na relação entre literatura e sociedade, enfatizando a correlação entre literatura, mito, identidade, memória e história. O propósito é consolidar os estudos já desenvolvidos e fortalecer a inter-relação das pesquisas realizadas pelos professores do Departamento de Letras da UERN/CAMEAM, com foco nos estudos literários de cunho crítico-analítico, tanto no que se refere à prosa quanto à poesia, considerando a importância desse viés temático para a compreensão do fenômeno literário. Evidenciou-se ser necessário o debate quanto às relações existentes entre as pesquisas desenvolvidas, tomando como referência as linhas de pesquisa POÉTICAS DO LITERÁRIO e LITERATURA, MEMÓRIA E IDENTIDADE que embasam as investigações, realizadas e em andamento no Curso de Letras, quer quanto às inter-relações teóricas, quer quanto às interfaces das pesquisas desenvolvidas pelos docentes e discentes regulares do curso. O Grupo pretende ainda contribuir para elevar a qualificação de seus membros, sobretudo dos docentes pesquisadores, exigida para o exercício do magistério no ensino superior, propondo sugestões para que continuem seus estudos e desenvolvam projetos de pesquisa, vinculados a Programas de Pós-Graduação stricto sensu, nesta ou em outras Instituições de Ensino Superior, fazendo com que os pesquisadores integrantes do GECLIT e, através deles a UERN, possam interagir com outros pesquisadores na região e no país. Acredita-se que dai decorre o papel significativo e estratégico do GECLIT em face de um ensino superior qualificado, promovendo uma interação dinâmica em que as especificidades de cada pesquisa se beneficiem mutuamente, além de contribuir para que o professor cumpra, de fato, dentre suas funções, o papel de pesquisador..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
A CONSTRUÇÃO DO FEMININO NAS PERSONAGENS; MADALENA, MACABÉA E MARIA MOURA
Descrição: Objetivamos com esse estudo fazer uma análise da construção do feminino nas personagens: Madalena, Macabéa e Maria Moura; bem como compreender o universo imaginário de seus autores. Para desenvolver os questionamentos, que ora se apresentam, partimos dos procedimentos temáticos e estilísticos que compõem o universo imaginário da figura feminina, pois compreendemos a matéria literária de que iremos tratar como a expressão de uma imaginação no limite de suas possibilidades. A obra São Bernardo (1934), de Graciliano Ramos, faz parte do Romance de 30. Narrado em primeira pessoa, pelo personagem Paulo Honório, o romance conta a dura vida deste personagem. Embora focalize a figura masculina, esse olhar acaba construindo uma imagem de mulher que se sobressai diante de outras do período literário. Boa e compassiva, diferente do marido, Madalena passa a ser uma defensora dos empregados da fazenda e acaba por criar certa desconfiança em seu marido. Esta figura feminina constitui o protótipo da mulher oprimida e submissa diante da brutalidade do marido, mas que tenta se livrar de tudo que a oprime. É tanta a sua vontade de crescer, que prefere a morte a continuar na situação que se encontrava. A hora da estrela (1977), de Clarice Lispector, conta a história de uma migrante nordestina Macabéa no Rio de Janeiro. O romance traz um denso painel de análise psicológica da personagem Macabéa, mulher desprovida de inteligência e de vontades, que não tem consciência de sua existência, não tem familiaridade com o corpo e não desperta nenhum desejo nos homens. Memorial de Maria Moura (1992) através de sua protagonista nos revela um perfil que, embora feminino, oscila constantemente entre um comportamento ora de homem, ora de mulher. No primeiro, é capaz de impor respeito e obediência aos homens que a acompanhavam em seu bando; no segundo, é capaz de persuadir os homens através de sua sensualidade. A construção feminina dessas personagens nos mostra um estilo próprio para cada obra.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
O discurso mitológico na Literatura
Descrição: Estudos da apropriação de personagens mitológicos femininos pela literatura. Objetiva-se investigar os discursos literários, considerando: (i) a presença de mitos femininos em obras diversas; (ii) o ressurgimento de personagens mitológicos femininos em textos literários contemporâneos; e (iii) a circulação literária do mito em suas múltiplas faces.. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
O Discurso Feminino na Literatura Brasileira: de marília a Macabéa
Descrição: Para desenvolver os questionamentos, que ora se apresentam, partimos dos procedimentos temáticos e estilísticos que compõem o universo imaginário da figura feminina, nas obras Marília de Dirceu, Iracema, Dom Casmurro, São Bernardo e A Hora da Estrela, pois compreendemos a matéria literária de que iremos tratar como a expressão de uma imaginação no limite de suas possibilidades, ou seja, como mito que foi edificado como forma expressiva de desejo e conhecimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
O TEXTO LITERÁRIO NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA: UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO ACERVO LITERATURA EM MINHA CASA E A BIBLIOTECA NA ESCOLA .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Lucineide da Silva Carneiro - Integrante / Maria Aparecida da Costa Gonçalves Ferreira - Integrante / Marília Maia Saraiva - Integrante / José Carlos Redson - Integrante / Rosângela Alves dos Santos - Integrante / Maria Edneide Ferreira de Carvalho - Integrante / Moisés Praxedes de Carvalho - Integrante / Maria Edileuza da Costa (Coord.) - Coordenador / Ciro Leandro da Costa Fonseca - Integrante / Maria de Fátima Pereira - Integrante / Natália Maria - Integrante / Evandro Gonçalves Leite - Integrante / Laudicélia Maria de Oliveira - Integrante / Mirian Firmino da Silva - Integrante / Lúcia de Fátima Barreto Rodrigues - Integrante / Maria de Fátima Fernandes de Queirós - Integrante / Vasti Marques Siqueira Costa - Integrante / Maria de Fátima Queiroz - Integrante / Maria Medianeira de Souza - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Bolsa.
2006 - 2007
O perfil dos egressos do Curso de Letras do CAMEAM/UERN PERFIL
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (7) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Lucineide da Silva Carneiro - Integrante / Gilton Sampaio de Souza - Coordenador / Maura Cavalcante Morais de Sá - Integrante / Dalva Teixeira da Silva - Integrante / José Gevildo Viana - Integrante / Marília Maia Saraiva - Integrante / Rosângela Alves dos Santos - Integrante / Maria Edneide Ferreira de Carvalho - Integrante / Lucélio Dantas de Aquino - Integrante / Maria Leidiana Alves - Integrante / Lúcia de Fátima Barreto Rodrigues - Integrante / José Cezinaldo Rocha Bessa - Integrante / Crígina Cibelle Pereira - Integrante / Clécida Maria Bessa - Integrante / Iza Maria Pereira - Integrante / Érica Alves e Silva Rodrigues - Integrante / Ana Paula de Moraes Diógenes - Integrante / Elissandra da Silva - Integrante / Alcione Aparecida das Chagas - Integrante / Francinilda Lucinda Dantas - Integrante.
2005 - 2006
Os Gêneros do Discurso nas aulas de Língua Materna do Ensino Fundamental e Médio: um estudo sobre o ensino de leitura e da produção de textos (GDALM)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Lucineide da Silva Carneiro - Integrante / Gilton Sampaio de Souza - Coordenador / Maria Edileuza da Costa - Integrante / Maura Cavalcante Morais de Sá - Integrante / Lílian de Oliveira Rodrigues - Integrante / Dalva Teixeira da Silva - Integrante / Maria Aparecida da Costa Gonçalves Ferreira - Integrante / José Gevildo Viana - Integrante / Marília Maia Saraiva - Integrante / José Carlos Redson - Integrante / Rosângela Alves dos Santos - Integrante / Maria Edneide Ferreira de Carvalho - Integrante / Moisés Praxedes de Carvalho - Integrante / Lucélio Dantas de Aquino - Integrante / Maria Leidiana Alves - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 12


Projetos de extensão


2013 - Atual
Programa Raízes da Cultura Sertaneja
Descrição: Coordenadora da ação Museu Pedagógico.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
Museu de Cultura Sertaneja
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas - BALE
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas - BALE - 5ª edição
Descrição: Em 2011, propõe a 5ª edição do projeto com a ação inovadora de levar a leitura a espaços não escolares com vistas à inclusão social (APAE, hospitais, orfanatos, asilo, AABB comunidade, dentre outros) favorecendo a democratização da leitura, a formação de novos leitores e a perspectiva de inclusão social através da leitura...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Lucineide da Silva Carneiro - Coordenador / Maria Lucia Pessoa Sampaio - Integrante.
2010 - 2010
Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas - BALE - 4ª edição
Descrição: Sob o patrocínio do BNB, BNDES, FAPERN, MINC, dentre outros o projeto atendeu a 21 municípios da regição do Alto-Oeste potiguar. .
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Lucineide da Silva Carneiro - Coordenador / Maria Lucia Pessoa Sampaio - Integrante.
2009 - 2010
O TEXTO LITERÁRIO NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA DA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO CARVALHO DE OLIVEIRA: UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO ACERVO LITERATURA EM MINHA CASA E A BIBLIOTECA NA ESCOLA.
Descrição: A partir da investigação do trabalho com o texto literário nas aulas de língua materna do Ensino Fundamental/EJA, fazer um diagnóstico de como o acervo literário do projeto LITERATURA EM MINHA CASA E BIBLIOTECA NA ESCOLA estão sendo trabalhados, visando levantar dados e proporcionar, através de sugestões, melhores condições de interação professor/aluno/texto literário, contribuindo assim para a melhoria da qualidade da Educação Básica no município de Rafael Fernandes-RN.. .
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas - BALE - 3ª edição
Descrição: Objetiva viabilizar o acesso ao texto literário e estimular o gosto pela leitura pela comunidade pauferrense e região. O BALE tem apoio do MinC, através do Edital Ponto de Leitura - Edição de Machado de Assis, vinculado a rede de Biblioteca Viva...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2014 - Atual
Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência
Descrição: Coordenadora do Subprojeto PIBID Interdisciplinar/CAMEAM/UERN.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (37) .
Integrantes: Lucineide da Silva Carneiro - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura e ensino.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARNEIRO, Lucineide da Silva; RODRIGUES, M. F . Tentação: o reflexo do 'eu' na diferença do 'outro'. In: XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2012, Natal. Anais da Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Natal: EDUFRN, 2012.

2.
BEZERRA, S. S. ; CARNEIRO, Lucineide da Silva . PERFIL DOS LEITORES BALE. In: IV FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 2012, PARNAÍBA. ANAIS FIPED (2012). CAMPINA GRANDE: EDITORA REALIZE, 2012. v. 1.

3.
LOPES, L. C. V. ; CARNEIRO, Lucineide da Silva . A UTILIZAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO. In: VII COLÓQUIO NACIONAL DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURA, 2010, PAU DOS FERROS. O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURA: DOS CONTEÚDOS ÀS METODOLOGIAS. MOSSORÓ: QUEIMA-BUCHA, 2010. p. 1-12.

4.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Nas trilhas da incerteza: as múltiplas identidades da personagem Joana em Perto Coração Selvagem. In: I COLÓQUIO DE ESTUDOS CRÍTICOS DA LITERATURA, 2009, Pau dos Ferros. I COLÓQUIO DE ESTUDOS CRÍTICOS DA LITERATURA. Mossoró: Queima Bucha, 2009.

5.
CARNEIRO, Lucineide da Silva; CARVALHO, M. E. F. ; SANTOS, R. A. . A Expedição Montaigne: reconstrução identitária da realidade social brasileira através da figura indígena. In: I COLÓQUIO DE ESTUDOS CRÍTICOS DA LITERATURA, 2009, Pau dos Ferros. I COLÓQUIO DE ESTUDOS CRÍTICOS DA LITERATURA. Mossoró: Queima Bucha, 2009.

6.
CARNEIRO, Lucineide da Silva; CARVALHO, M. E. F. ; SARAIVA, M. M. ; COSTA, M. E. . MULHER: CRIAÇÃO EXTREMAMENTE SUBLIME E INTERDITA EM AMOR E MEDO DE CASIMIRO DE ABREU. In: VI SEMANA DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS - SELLP, 2008, Pau dos Ferros. VI SEMANA DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS - SELLP. Mossoró: Queima-Bucha, 2008. p. 625-632.

7.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. A leitura literária na escola: como trabalhar?. In: 5º Seminário de Educação e Leitura, 2008, Natal. 5º Seminário de Educação e Leitura. Natal: Queima Bucha, 2008.

8.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Perto do Coração Selvagem: as múltiplas identidades da personagem Joana. In: Encontro Internacional Texto e Cultura, 2008, Fortaleza. Encontro Internacional Texto e Cultura. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2008.

9.
COSTA, M. E. ; FERREIRA, M. A. C. G. ; CARNEIRO, Lucineide da Silva . A Utilização do acervo literatura em minha casa nas aulas de língua materna: um estudo crítico.. In: V Seminário Nacional sobre Ensino de Língua materna e Estrangeira e de Literatura (SELMEL) IV Colóquio de professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, 2007, Campina Grande. V Seminário Nacional sobre Ensino de Língua materna e Estrangeira e de Literatura. Campina Grande: Bagagem, 2007. p. 21-27.

10.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Concepções do Ensino de Língua e Literatura. In: Fórum Acadêmico de Letras, 2007, Pau dos Ferros. XVIII FALE - FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS. Mossoró - RN: Queima Bucha, 2007.

11.
CARNEIRO, Lucineide da Silva; COSTA, M. E. . Literatura e ensino: uma análise dos objetivos, metodologia e freqüência do texto literário nas aulas de Língua Materna do Ensino Fundamental e Médio. In: XXI Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários do Nordeste - GELNE, 2006, João Pessoa. Grupo de Estudos Lingüísticos do Norte e Nordeste. João Pessoa: Idéia, 2006. v. 1. p. 1600-1608.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BEZERRA, S. S. ; CARNEIRO, Lucineide da Silva . PERFIL DOS LEITORES BALE. In: IV FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 2012, PARNAÍBA. ANAIS FIPED (2012). CAMPINA GRANDE: EDITORA REALIZE, 2012.

2.
LOPES, L. C. V. ; CARNEIRO, Lucineide da Silva . A UTILIZAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO. In: VII COLÓQUIO NACIONAL DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURA, 2010, Pau dos Ferros. ANAIS DO VII CMELP. MOSSORÓ: QUEIMA BUCHA, 2010.

3.
LOPES, L. C. V. ; CARNEIRO, Lucineide da Silva . Práticas de leitura em bibliotecas: uma atividade necessária. In: 6º SEMINÁRIO EDUCAÇÃO E LEITURA, 2010, Natal. SEMINÁRIO EDUCAÇÃO E LEITURA. NATAL: CCSAUFRN, 2010.

4.
CARNEIRO, Lucineide da Silva; CARVALHO, M. E. F. ; SARAIVA, M. M. ; COSTA, M. E. . MULHER: CRIAÇÃO EXTREMAMENTE SUBLIME E INTERDITA EM AMOR E MEDO, DE CASIMIRO DE ABREU. In: VI SEMANA DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS - SELLP, 2008, Pau dos Ferros. VI SEMANA DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS - SELLP. Mossoró: Queima-Bucha, 2008. p. 132-132.

5.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Perto do Coração Selvagem: as múltiplas identidades da personagem Joana. In: Encontro Internacional Texto e Cultura, 2008, Fortaleza. Encontro Internacional Texto e Cultura. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2008. p. 285-286.

6.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. A leitura literária na escola: como trabalhar?. In: 5º Seminário Educação e Leitura - SEL, 2008, UFRN. 5º Seminário Educação e Leitura - SEL. Natal: UFRN, 2008. p. 117-117.

7.
COSTA, M. E. ; FERREIRA, M. A. C. G. ; CARNEIRO, Lucineide da Silva . A utilização do acervo literatura em minha casa nas aulas de língua materna: um estudo crítico.. In: V Seminário Nacional sobre o Ensino de Língua Materna e estrangeira e de Literatura(SELIMEL) e no IV Colóquio de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, 2007, Campina Grande/PB. V Semiñário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura. Campina Grande: Bagagem, 2007. p. 168-168.

8.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Concepções do ensino de Língua e Literatura. In: Fórum Acadêmico de Letras, 2007, Pau dos Ferros - RN. XVIII FALE - FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS. Mossoró - RN: Queima Bucha, 2007.

9.
CARNEIRO, Lucineide da Silva; COSTA, M. E. . Literatura e Ensino: uma análise dos objetivos, metodologia e frequência do texto literário nas aulas de Língua Materna do Ensino Fundamental e Médio. In: XXI JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, 2006, João Pessoa. XXI JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS. João Pessoa: Idéia, 2006.

10.
CARNEIRO, Lucineide da Silva; SANTOS, R. A. . Os gêneros do discurso e o ensino de língua materna. In: II Semana de Estudos, Teorias e Práticas Educativas, 2006, Pau dos Ferros. II Semana de Estudos, Teorias e Práticas Educativas, 2006. p. 01-01.

11.
CARNEIRO, Lucineide da Silva; SA, M. C. M. . A língua materna na sala de aula: relato dos aspectos teórico-metodológicos das aulas de leitura. In: V Semana de Estudos Linguisticos e Literários de Pau dos Ferros, 2006, Pau dos Ferros. V Semana de Estudos Linguisticos e Literários de Pau dos Ferros. Mossoró: Queima-Bucha, 2006.

12.
CARNEIRO, Lucineide da Silva; DANTAS, M. de F. de C. . A novelística de Camilo Castelo Branco e de Manuel Antonio de Almeida: algumas considerações. In: V Semana de Estudos Linguisticos e Literários de Pau dos Ferros, 2006, Pau dos Ferros. V Semana de Estudos Linguisticos e Literários de Pau dos Ferros. Mossoró: Queima-Bucha, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
CARNEIRO, Lucineide da Silva; RODRIGUES, M. F . Tentação: o reflexo do 'eu' na diferença do 'outro'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
OLIVEIRA, M. A. I. ; SANTOS, A. D. ; CARNEIRO, Lucineide da Silva . Leitura e narração: partilhando experiencias do BALE em Águas Vermelhas a partir da história Só um minutinho, de Ana Maria Machado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
LOPES, L. C. V. ; CARNEIRO, Lucineide da Silva . A utilização do texto literário no livro didático. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. O perfil da personagem Numa e a ninfa, de Lima Barreto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CARNEIRO, Lucineide da Silva; LOPES, L. C. V. . Práticas de leitura em bibliotecas: uma atividade necessária. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
CARNEIRO, Lucineide da Silva; CARVALHO, M. E. F. ; SANTOS, R. A. . A expedição Montaigne: reconstrução identitária da realidade social brasileira através da figura indígena. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. O triângulo amoroso entre Camilo, Vilela e Rita: traição, adultério, paixão e morte. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Nas trilhas da incerteza: as múltiplas identidades da personangem Joana em Perto do Coração Selvagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Perto do Coração Selvagem: as múltiplas identidades da personagem Joana.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Mulher: criação extremamente sublime e interdita em Amor e Medo de Casimiro de Abreu.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. A leitura literária na escola: como trabalhar?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Concepções do ensino de língua e literatura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. A novelistica de Camilo Castelo Branco e de Manuel de Almeida: algumas considerações. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. A língua materna na sala de aula: relato dos aspectos teóricos-metodológicos das aulas de leitura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Os gêneros do discurso nas aulas de língua materna do Ensino Fundamental e Médio: um estudo sobre o ensino de leitura e produção de texto. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Literatura e ensino: uma análise dos objetivos, metodologia e frequência do texto literário nas aulas de Língua Materna do Ensino Fundamental e Médio. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. A dialética da modernidade e da modernização: uma visão de Berman. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Análise literária do poema 'Tempestade' de Gregório de Matos Guerra. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Uma análise da personagem 'Conceição' no conto Missa do Galo de Machado de Assis. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Notas de campo: vivenciando experiências pedagógicas nas aulas de língua materna. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. A presença do texto literário nas aulas de língua materna: uma relação entre objetivos e metodologias. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Gêneros textuais e ensino: o espaço do texto literário nas aulas de língua materna do Ensino Fundamental. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Gêneros textuais e ensino: o espaço do texto literário nas aulas de língua materna do Ensino Fundamental. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Os gêneros do discurso e o ensino de língua materna. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. A efetivação da Iniciação Científica no CAMEAM: relatos de experiência. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
SANTOS, R. A. ; CARNEIRO, Lucineide da Silva . Os gêneros do discurso e o ensino de lígua materna. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Fogo Morto: entre o romance e o filme. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. O texto literário nas aulas de Língua Materna: um estudo sobre a utilização do acervo Literatura em minha casa e a Biblioteca na escola .. 2007. (Relatório de pesquisa).

3.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Literatura e Vestibular. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SANTOS, R. A. ; CARNEIRO, Lucineide da Silva . Gêneros Textuais: uma proposta de trabalho para o ensino de língua materna. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
CARNEIRO, Lucineide da Silva; CARVALHO, M. E. F. ; SANTOS, R. A. . Iniciação à pesquisa Científica. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
CARNEIRO, Lucineide da Silva; COSTA, M. E. ; REDSON, J. C. ; SARAIVA, M. M. . Literatura e ensino: propostas teórico-metodológicas acerca dos gêneros literários. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
CARNEIRO, Lucineide da Silva; REDSON, J. C. ; SARAIVA, M. M. . O repertório de leitura: uma proposta didática com o texto poético. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
CARNEIRO, Lucineide da Silva; CARVALHO, M. E. F. ; SANTOS, R. A. . Oficina de produção de textos: desvendando os segredos das HQs. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
SANTOS, R. A. ; CARNEIRO, Lucineide da Silva ; PEREIRA, I. M. . Leitura e produção de textos em língua portuguesa. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Os gêneros do discurso nas aulas de língua materna do Ensino Fundamental e Médio: um estudo sobre o ensino de leitura e produção de textos. 2006. (Relatório de pesquisa).

11.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Os gêneros do discurso nas aulas de língua materna do Ensino Fundamental e Médio: um estudo sobre o ensino de leitura e produção de textos . 2006. (Relatório de pesquisa).

12.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Relatório de Monitoria da Disciplina Lingüística I. 2006. (Relatório de pesquisa).

13.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Literatura e Cinema. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
CARNEIRO, Lucineide da Silva; SARAIVA, M. M. ; REDSON, J. C. . Literatura e o vestibular da UERN, leitura e análise das obras Memórias de um sargento de Milícias, Dom Casmurro e Fogo Morto. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DANTAS, M. de F. de C.; PENHA, D. T. da S.; CARNEIRO, Lucineide da Silva. Participação em banca de Francisco Canindé Carolino de Souza.O trabalho com a linguagem no livro didático de Português: um olhar investigativo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Língua Portuguesa (100320-1)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
SILVA, D. T.; CARNEIRO, Lucineide da Silva; REDSON, J. C.. Participação em banca de Karla Lydianne Rocha Dantas.O TRABALHO COM A LITERATURA NO LIVRO DIDÁTICO PROJETO RADIX 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Língua Portuguesa (100320-1)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
CARVALHO, M. E. F.; PENHA, D. T. da S.; CARNEIRO, Lucineide da Silva. Participação em banca de Juliano Telles de Andrade Santos.GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: UM ESTUDO SOBRE CONCEPÇÕES/TIPOS DE LEITURA/INTERPRETAÇÃO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Língua Portuguesa (100320-1)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
PEREIRA, C. C.; CARNEIRO, Lucineide da Silva. Participação em banca de Verônica Matias de Souza Freitas.Práticas de leituras no ensino fundamental: uma análise da metodologia nas aulas de língua portuguesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Língua Portuguesa (100320-1)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
CARVALHO, M. E. F.; CARNEIRO, Lucineide da Silva. Participação em banca de Antonio Robinson Feitoza da Silva.A gramática no livro didático de português: implicações no desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Língua Portuguesa (100320-1)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Participação em banca de Luana Aparecida Cavalcante de Lima.O perfil feminista da obra Dora Doralina de Rachel de Queiroz. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Participação em banca de Lidiane de Oliveira Silva.Práticas docentes e formação do leitor: reflexões sobre o ensino de Literatura Infantil na Educação Básica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
RODRIGUES, M. F; CARNEIRO, Lucineide da Silva. Participação em banca de Maria do Socorro de Aquino.As figurações do nacionalismo em Triste Fim de Policarpo Quaresma. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Língua Portuguesa (100320-1)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

9.
RODRIGUES, M. F; CARNEIRO, Lucineide da Silva. Participação em banca de Gertrud yara Silva Pinheiro.A crítica social em Recordações do Escrivão Isaias Caminha. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Língua Portuguesa (100320-1)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

10.
DANTAS, M. de F. de C.; CARNEIRO, Lucineide da Silva. Participação em banca de Vanúbia Matias de Souza.Análise da construção de sentidos em atividades de leitura no livro didático de português. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Língua Portuguesa (100320-1)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

11.
RODRIGUES, M. F; CARNEIRO, Lucineide da Silva. Participação em banca de Francisca de Fátima Maia da Costa.Análise do feminino na obra Lucíola, de José de Alencar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Língua Portuguesa (100320-1)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

12.
RODRIGUES, M. F; CARNEIRO, Lucineide da Silva. Participação em banca de Esther Mariana Rocha Albuquerque.A representação social da mulher nos contos Confissões de uma viúva moça e Casada e viúva, de Machado de Assis. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Língua Portuguesa (100320-1)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

13.
COSTA, M. E.; CARNEIRO, Lucineide da Silva; REDSON, J. C.. Participação em banca de Larissa Cristina Viana Lopes.Capitu e Madalena: semelhanças no perfil feminino?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Cursos de Especialização em Linguística Aplicada e Literatura e Estudos Culturais.. 2008.

Outras participações
1.
PEREIRA, C. C.; CARNEIRO, Lucineide da Silva; CARVALHO, M. E. F.. Seleção para professor provisório - Letras Vernáculas/CAMEAM/UERN. 2014. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
CARNEIRO, Lucineide da Silva; COSTA, M. V.. Seleção de alunos e professores bolsistas/PIBID/Interdisciplinar/CAMEAM/UERN. 2014. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
CARVALHO, M. E. F.; CARNEIRO, Lucineide da Silva; JACINTO, M. M.; PAULA, J. P.. Processo de eleição de Subchefe do DLV. 2014. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
ARAUJO, W. M.; SILVA, D. T.; CARNEIRO, Lucineide da Silva. Banca de Seleção para o PIM 2012.2 - Teoria da Literatura, Produção Textual e Leitura. 2012. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Programa Institucional de Monitoria - PIM/Metodologia I. 2012. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Programa Institucional de Monitoria - PIM/Produção Textual. 2012. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Seleção interna para preenchimento de vagas dos Cursos Linguística Aplicada e Literautura e Estudos Culturais. 2011. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
CARDOSO, S. M.; DANTAS, M. de F. de C.; CARNEIRO, Lucineide da Silva. Processo de Seleção Simplificada para Contratação Provisória de Docente para o Departamento de Letras/CAMEAM. 2011. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

9.
BERNARDINO, R. A. S.; FONSECA, C. M. V.; CARNEIRO, Lucineide da Silva. Banca de Seleção para o PIM 2011.1 - Psicolinguística. 2010. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

10.
BERNARDINO, R. A. S.; FONSECA, C. M. V.; CARNEIRO, Lucineide da Silva. Banca de Seleção para o PIM 2011.1 - Linguística II. 2010. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

11.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Processo de seleção para professor substituto para a área de Língua Portuguesa.. 2009. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

12.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Seleção e cadastramento de alunos bolsistas e voluntários para integrar o Projeto Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas - BALE. 2009. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Mostra de Cultura Sertaneja. 2013. (Outra).

2.
V FIPED. 2013. (Outra).

3.
XIV Semana Universitária. 2012. (Encontro).

4.
XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. 2012. (Outra).

5.
IV Fórum Internacional de Pedagogia. 2011. (Outra).

6.
IV FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. Perfil dos leitores BALE. 2011. (Congresso).

7.
V Colóquio de Extensão da UERN. 2011. (Outra).

8.
6º Seminário Educação e Leitura - SEL. 2010. (Seminário).

9.
I COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS I CNELL e VII SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS VII SELLP. 2010. (Congresso).

10.
VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura - CMELP. 2010. (Congresso).

11.
I Colóquio de Estudos Críticos da Literatura. 2009. (Outra).

12.
I Diálogos inter-institucionais sobre pós-graduação: UERN e UFSC. 2008. (Outra).

13.
VI SEMANA DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS. 2008. (Congresso).

14.
Fórum Acadêmico de Letras. 2007. (Outra).

15.
II SEMANA DE ESTUDOS, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS/SETEPE. 2006. (Congresso).

16.
IX Encontro Potiguar de Estudantes de Letras. 2006. (Encontro).

17.
Seminário "Os gêneros do discurso nas aulas de língua materna: apresentação e apreciação dos dados da pesquisa". 2006. (Seminário).

18.
V Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros. 2006. (Congresso).

19.
XIII Semana Universitária. 2006. (Outra).

20.
II Semana de Estudos em Desenvolvimento Regional - SEDER. 2005. (Congresso).

21.
Semana de Minicursos promovida pelo Departamento de Letras. 2005. (Outra).

22.
XII Semana Universitária. 2005. (Outra).

23.
IV Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros. 2004. (Outra).

24.
I Semana de Estudos, Teorias e Práticas Educativas. 2003. (Outra).

25.
XI semana Universitária. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. I Semana Universitária do Núcleo Avançado de Ensino Superior de Umarizal. 2013. (Congresso).

2.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. I Semana Universitária do Núcleo Avançado de Ensino Superior de Umarizal. 2013. (Congresso).

3.
BERNARDINO, R. A. S. ; CARVALHO, M. E. F. ; CARNEIRO, Lucineide da Silva ; VIANA, J. G. ; REDSON, J. C. . I MOSTRA DE CULTURA SERTANEJA. 2013. (Outro).

4.
CARVALHO, M. E. F. ; CARNEIRO, Lucineide da Silva ; VIANA, J. G. . II Exposição Temática do Museu de Cultura Sertaneja do CAMEAM/UERN: "Casa arrumada". 2013. (Exposição).

5.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. I COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS - CNELL E VII SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS - VII SELLP (COORDENADORA DA COMISSÃO DE ALIMENTAÇÃO). 2010. (Congresso).

6.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. VII COLÓQUIO NACIONAL DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURA - CMELP (COMISSÃO ORGANIZADORA DO EVENTO). 2010. (Congresso).

7.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. I Colóquio de Estudos Críticos da Literatura. 2009. (Congresso).

8.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. IX Encontro Potiguar dos estudantes de Letras. 2006. (Outro).

9.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. XIII Semana Universitária. 2006. (Outro).

10.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. V Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros - SELLP. 2006. (Outro).

11.
CARNEIRO, Lucineide da Silva. Seminário "Os gêneros do Discurso nas aulas de língua materna: apresentação e apreciação dos dados da pesquisa". 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luciene Nogueira de Souza. O ensino de leitura e a metodologia abordada pelo professor do 6º ano do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Língua Portuguesa (100320-1)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lucineide da Silva Carneiro.

2.
Cristiane Abrantes Sarmento. A contribuições do Estágio Supervisionado para formação docente dos estudantes de Letras/Português do CAMEAM/UERN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Língua Portuguesa (100320-1)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lucineide da Silva Carneiro.

3.
Carlos André da Silva. A formação leitora do professor egresso do curso de Letras/Português/CAMEAM e sua relevância para constituição de leitores no Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Língua Portuguesa (100320-1)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lucineide da Silva Carneiro.

4.
Graciene Cavalcante de Melo Gama. As madrastas dos contos de fada: uma questão de identidade em Branca de Neve e Cinderela. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Língua Portuguesa (100320-1)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lucineide da Silva Carneiro.

5.
Maria Aparecida do Nascimento Morais. A CONTRIBUIÇÃO DA BIBLIOTECA PARA FORMAÇÃO LEITORA DO ALUNO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Língua Portuguesa (100320-1)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lucineide da Silva Carneiro.

6.
Paulo Romário Morais Moreira. AS PRÁTICAS DE LEITURA NO ATUAL CENÁRIO TECNOLÓGICO: UMA ANÁLISE SOBRE O DESLOCAMENTO DA LEITURA DO TEXTO IMPRESSO PARA O ELETRÔNICO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Língua Portuguesa (100320-1)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lucineide da Silva Carneiro.

7.
Lígia Alves Monte. O ENSINO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Língua Portuguesa (100320-1)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lucineide da Silva Carneiro.

8.
Francisco Randenberg de Lima. O processo avaliativo nas aulas de Língua Espanhola no Ensino Médio da Escola Estadual Profª. Maria Angelina Gomes/Riacho de Santana-RN. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Língua Espanhola(100320-3)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lucineide da Silva Carneiro.

9.
Vera Lúcia Ferreira Simão. A prática de leitura em língua espanhola a partir do gênero textual rótulos de embalagem: um estudo com alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Língua Espanhola(100320-3)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lucineide da Silva Carneiro.

10.
Francisco de Assis Paulino e Silva. Os recursos reiterativos na produção escrita do aluno concluinte do ensino médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Língua Portuguesa (100320-1)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lucineide da Silva Carneiro.

11.
Maria José Pereira Victor. O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO LITERÁRIA DO ALUNO DO 6º E DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Língua Portuguesa (100320-1)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lucineide da Silva Carneiro.

12.
Maria de Lourdes da Silva. A FORMAÇÃO DO PERFIL LITERÁRIO DO ESTUDANTE DO 1º PERÍODO DE LETRAS, CONSTRUÍDA NO ENSINO MÉDIO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Língua Portuguesa (100320-1)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lucineide da Silva Carneiro.

13.
Antonio Klenylson Fernandes Leite. O livro didático em estudo: uma análise das atividades de leitura de um manual do nono ano do ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Língua Espanhola(100320-3)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lucineide da Silva Carneiro.

14.
Maria Eleni da Silva. Um estudo acerca do trabalho com o texto literário no material didático do 1º ano do Ensino Médio - Projeto Primeiro Aprender!. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lucineide da Silva Carneiro.

15.
Raquel Campos Belizário. O feminino nos contos de fadas: variados perfis. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lucineide da Silva Carneiro.

16.
Andréa Maria Sobreira. A construção do perfil feminino das personagens Luísa e Juliana na obra O primo Basílio.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Língua Portuguesa (100320-1)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lucineide da Silva Carneiro.

17.
Damiana Patrícia Fernandes Avelino. O perfil feminino nos contos de fada e no filme Shrek e a visão da criança.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Língua Portuguesa (100320-1)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lucineide da Silva Carneiro.

18.
Lucelisse Paulo da Silva. A construção identitária da personagem Celina na obra O visitante, de Osman Lins.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Língua Portuguesa (100320-1)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lucineide da Silva Carneiro.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 1:04:02