Maria Alda de Sousa Alves

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  • Última atualização do currículo em 18/01/2019


Possui Bacharelado (2007) e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (2009), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2011) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2016), com a pesquisa: Juventudes e Ensino Médio: Transições, Trajetórias e Projetos de Futuro. É professora Adjunta no nível 1 da Classe A da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB/CE), vinculada ao Instituto de Humanidades (IH). Ministra disciplinas nos cursos de licenciatura em Sociologia e bacharelado em Humanidades. Coordena atualmente o projeto de pesquisa sobre Metodologias de Ensino e Experiências de Protagonismo Estudantil (PIBIC/UNILAB - 2018-2019). É colaboradora do Laboratório de Ensino e Práticas Sociais (LAPRATICAS/UECE), junto a linha de pesquisa/extensão Educação, Gênero e Relações Étnico- Raciais. Integra o Laboratório das Artes e das Juventudes (LAJUS/UFC). Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia e Educação, atuando em temas como Juventudes, Cultura escolar, Ensino médio, Trajetórias de vida, políticas públicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Alda de Sousa Alves
Nome em citações bibliográficas
ALVES, Maria Alda de Sousa

Endereço


Endereço Profissional
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Humanidades e Letras/ Curso de Licenciatura em Sociologia..
Av. da Abolição, nº 03, Campus da Liberdade
Centro
62790000 - Redenção, CE - Brasil
Telefone: (85) 33326101
URL da Homepage: http://www.unilab.edu.br/sociologia-licenciatura/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Juventudes e ensino médio: transições, trajetórias e projetos de futuro., Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Glória Maria dos Santos Diógenes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Juventude, Escola, Ensino Médio, Projeto de Futuro; Trajetórias de escolalização; Transições para a vida adulta.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Socioantropologia da juventude.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Socioantropologia da escola.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: A propósito do protagonismo juvenil: quais discursos e significados?,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Maria Neyára de Oliveira Araújo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Protagonismo, Ator social, Juventude; educação formal e não-formal; Conselhos de juventude.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do ator.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Políticas Públicas de Juventude.
2007 - 2009
Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2001 - 2007
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Protagonismo juvenil em questão: de que estamos falando?.
Orientador: Alba Maria Pinho de Carvalho.




Formação Complementar


2015 - 2015
Minicurso História Oral e Pesquisa em Ciências Humanas. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Educação em Direitos Humanos. (Carga horária: 48h).
Instituto UFC Virtual, UFC, Brasil.
2012 - 2012
Formação Continuada de Tutores. (Carga horária: 90h).
Instituto UFC Virtual, UFC, Brasil.
2011 - 2011
Introdução à Tutoria em Educação a Distância. (Carga horária: 40h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 160h).
Fundação Demócrito Rocha, UANE/UECE, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Inglês Instrumental. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2009 - 2010
Formação Docente. (Carga horária: 80h).
Programa REUNI/UFC, REUNI/UFC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Francês Instrumental. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2008 - 2008
Tradução de Textos Acadêmicos em Francês I e II. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Caminhos do Desenvolvimento Local. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Introdução a Língua Espanhola. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/2018 - Atual
Ensino, Sociologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação I
Prática do Ensino de Sociologia
08/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Humanidades e Letras/ Curso de Licenciatura em Sociologia., .

07/2018 - 10/2018
Ensino, Sociologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado II
Prática do Ensino de Sociologia
Sociologia da Educação I
01/2018 - 05/2018
Ensino, Sociologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II
Prática do Ensino de Sociologia
Sociologia da Educação I
08/2017 - 12/2017
Ensino, Sociologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II
Sociologia da Educação I
08/2017 - 12/2017
Ensino, Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Experiência, Prática e Significado
04/2017 - 07/2017
Ensino, Sociologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Sociologia da Educação I
04/2017 - 07/2017
Ensino, Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Experiência, Prática e Significado

Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40

Atividades

05/2015 - 01/2016
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado I
Estágio Curricular Supervisionado II
Estágio Curricular Supervisionado III
Prática de Formação II
Prática de Formação IV
09/2014 - 05/2015
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Formação II
Prática de Formação IV
Estágio Curricular Supervisionado I
Estágio Curricular Supervisionado II
Estágio Curricular Supervisionado III
03/2014 - 08/2014
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado I
Estágio Curricular Supervisionado II
Estágio Curricular Supervisionado III
Prática de Formação II
Prática de Formação IV

Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisora, Carga horária: 12
Outras informações
Professora supervisora no Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, realizado pelo MEC/ SECADI/UFC, tendo como atribuições o acompanhamento e coordenação de atividades desenvolvidas pelos professores(as) tutores(as) e pelos professores (as) formadores.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Pós-Graduação/ Doutorado, Carga horária: 2
Outras informações
Realização de Estágio Docente em Sociologia II na disciplina Prática de Trabalho Docente III. (Bolsista CAPES).

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora-Pesquisadora, Carga horária: 12
Outras informações
Pesquisadora do Laboratório das Juventudes (LAJUS/UFC), homepage: http://www.lajusufc.org, integrando a equipe do Projeto Ensino Médio em Diálogo-Ce. O Projeto Ensino Médio em Diálogo visa fomentar o diálogo entre alunas/os, professoras/es e pesquisadoras/es da juventude, bem como ampliar a produção de conhecimentos sobre os jovens e a relação com a escola. Busca potencializar ações desenvolvidas pelo projeto ?Diálogos com o Ensino Médio? por meio do Portal EMDiálogo (http://www.emdialogo.uff.br), pretendendo que sua atuação articuladora represente uma ponte entre a universidade e as escolas públicas de Ensino Médio, especialmente àquelas associadas à política pública do Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI). O Projeto é realizado através de uma rede de universidades públicas (UFMG, UFF, UFC, UnB, UFAM, UFPA, UFPR, UFSM) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), promovendo a formação de professores da rede pública estadual; o incentivo a participação de licenciandos do Programa Nacional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID); a realização de oficinas de Artes (Teatro, Comunicação, Literatura e Artes Visuais) com estudantes do ensino médio e a produção de conteúdos para o Portal EMDiálogo . Em Fortaleza-Ce as atividades do projeto são desenvolvidas pelo Laboratório das Juventudes (LAJUS), coordenado pela Profª. Dr.ª Glória Diógenes, e vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da UFC.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista CAPES/PROPAG, Enquadramento Funcional: Estudante de Pós-Graduação, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais ? REUNI, instituído 2007. Na UFC, o programa buscou contribuir para a elevação da qualidade acadêmica dos cursos de graduação, mediante a participação e a colaboração efetivas de estudantes de doutorado e de mestrado em ações voltadas à graduação, especialmente em atividades relacionadas ao ensino e à aprendizagem. Assim sendo, na condição de aluna do mestrado em Sociologia e bolsista do referido Programa, desenvolvi, no período de 2009-2010, dois projetos específicos direcionados a atuação no curso de graduação em Ciências Sociais da UFC, a saber: Projeto Oficinas de monografia em Ciências Sociais, no ano letivo de 2009, e o projeto Diálogos entre Universidade e Escola: a formação de cientistas sociais para docência no ensino médio, desenvolvido em 2010, através do acompanhamento da disciplina Prática de Trabalho Docente, curso de licenciatura em Ciências Sociais. Ambos os projetos encontram-se disponíveis no site da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará, no endereço: http://www.prograd.ufc.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=80&Itemid=60 .

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de graduação, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de graduação-Pró-Reitoria de Extensão/Coordenadoria de Integração Universidade/Setor Produtivo. Estágio em Ciências Sociais realizado na Organização Não-Governamental O Pequeno Nazareno.

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de graduação, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista de apoio técnico administrativo. (Editora da Universidade Federal do Ceará e Imprensa Universitária).

Atividades

05/2016 - 06/2016
Ensino, Educação, Pobreza e Desigualdade Social., Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
I- Fundamentos da Pobreza, Desigualdade e Educação
03/2010 - 06/2010
Ensino, Licenciatura em Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Acompanhamento da disciplina Prática de Trabalho Docente, curso de licenciatura em Ciências Sociais-UFC.
02/2009 - 06/2009
Estágios , Centro de Humanidades, .

Estágio realizado
Estágio de Docência em Sociologia I - bolsista CAPES/PROPAG..

Instituto UFC Virtual, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora-Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como professora-tutora no curso de Extensão/ Aperfeiçoamento em Educação em Direitos Humanos. O Projeto de Extensão Educação em Direitos Humanos, implementado pelo Instituto Virtual da Universidade Federal do Ceará, capacita professores das redes municipais e estadual do Ceará na modalidade de Educação Continuada, contando com apoio do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECADI), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES) e da Universidade Aberta do Brasil. A proposta se insere em linhas de ação recomendadas pelo Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), pelo Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos (PMEDH) e pelos Programas Nacionais de Direitos Humanos (PNDH), no combate à violência e discriminação de gênero, religião, raça/etnia e orientação sexual. Visa estimular práticas pedagógicas de valorização da diferença, voltado à promoção da justiça social e da cidadania das comunidades indígenas, das pessoas deficientes, das pessoas vivendo com HIV-Aids, das minorias religiosas, das mulheres e outras minorias sociais. O projeto tem carga horária de 200 horas e abrange 20 municípios (polos) do Estado do Ceará, contando com material didático específico, aulas presenciais, videoconferências, palestras, seminários e simpósios, suporte técnico, monitoramento contínuo do aprendizado em EAD e na Educação em Direitos Humanos. A formação para a Educação em Direitos Humanos tem como propósito a formação de novos quadros de professores da rede pública para lidar com os direitos individuais e coletivos visando a promoção da igualdade de oportunidades e da equidade, o respeito à diversidade, na consolidação de uma cultura democrática e cidadã no espaço escolar. Coordenação pedagógica: Prof.Dr. Marcelo Tavares Natividade, departamento de Ciências Sociais, UFC.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora-Tutora, Carga horária: 32
Outras informações
Atuação como professora-tutora na disciplina Sociologia da Escola. 32h/a. Curso de Licenciatura em Química. Universidade Aberta do Brasil. CENTEC/ Quixeramobim-Ce.

Atividades

05/2012 - 12/2012
Ensino, Educação em Direitos Humanos, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Módulo I: Conceitual EAD
Módulo II: Direitos Humanos na Formação Inicial e Continuada: uma introdução ao problema das relações entre cidadania, cultura, sociedade e educação
Módulo III: Direitos Humanos e os Materiais Didáticos
Módulo IV: Direitos Humanos, Currículo, Projeto Político Pedagógico e Avaliação de Políticas
Módulo V: Direitos Humanos e Ambiente Escolar: gênero, sexualidade e saúde
Módulo VI: Direitos Humanos, Escola e Avaliação de Políticas Públicas em Educação: questões de raça e etnia
Módulo VII: Plano de Ação Educacional e Avaliação
05/2010 - 06/2010
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Escola.

Escola de Ensino Fundamental e Médio Filgueiras Lima, EEFM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estágio supervisionado, Enquadramento Funcional: Estudante de graduação - Licenciatura

Atividades

2007 - 2007
Estágios , Escola de Ensino Fundamental e Médio Filgueiras Lima, .

Estágio realizado
Estágio supervisionado parte da disciplina Prática de Ensino em Ciências Sociais, curso de Licenciatura em Ciências Sociais.-UFC..

Fundação da Criança e da Família Cidadã, FUNCI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Facilitadora, Carga horária: 12
Outras informações
Facilitadora do Projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano, política pública de nível federal executada pelos municípios. O Projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, visa a promoção de atividades continuadas que proporcionem a jovens de 15 a 17 anos, moradores de bairros de menor Índice de Desenvolvimento Humano- IDH, o desenvolvimento de experiências de protagonismo juvenil, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários e possibilitando a compreensão sobre o mundo contemporâneo, com ênfase para aspectos da educação e do trabalho. O referido projeto baseia-se na metodologia de capacitação teórico-prática, sendo que a capacitação teórica compreende carga horária mínima de 300 horas aula e a prática, à atuação do jovem na comunidade. Dentre os temas trabalhados na formação dos participantes destacam-se oficinas sobre Qualidade de Vida; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Direitos Humanos e Cidadania; Trabalho, Educação, Juventude e Projeto de Vida. Em Fortaleza o projeto é executado pela Fundação da Família e da Criança Cidadã-FUNCI/Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Pesquisadora de campo no "Mapeamento das Habilidades e Potencialidades de Adolescentes em Cumprimento de Liberdade Assistida Municipalizada." Carga horária total: 80h.

Atividades

02/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Módulo I: Formação Básica
Módulo II: Qualidade de Vida
Módulo III:Meio Ambiente e Sustentabilidade
Módulo IV: Direitos Humanos e Cidadania
Módulo V: Juventude e Projeto de Vida

Organização não-governamental o Pequeno Nazareno, OPN, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Estagiária de Ciências Sociais, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei nesta organização não governamental na compilação de histórias de vida de crianças e adolescentes atendidos pela instituição e na realização de oficinas educativas. Como estagiária de Ciências Sociais, também atuei no então criado Núcleo de Estudos e Pesquisas, da Campanha Nacional de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes em Situação de Moradia nas Ruas, visando o levantamento de dados (estatísiticas oficiais, pesquisas governamentais, materias jornalísticas, trabalhos academicos) produzidos no Brasil referentes a situação de moradia nas ruas de crianças e adolescentes.

Atividades

2005 - 2006
Estágios , Organização não-governamental o Pequeno Nazareno, .

Estágio realizado
Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa da Campanha Nacional de Enfrentamento à situação de moradia na rua de Crianças e Adolescentes (Criança Não é de Rua)..

Secretaria de Planejamento e Orçamento de Fortaleza, SEPLA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de Ciências Sociais, Carga horária: 20

Atividades

04/2006 - 04/2007
Estágios , Secretaria de Planejamento e Orçamento-Prefeitura Municipal de Fortaleza, .

Estágio realizado
Estágio extra-curricular junto a Coordenadoria do Orçamento Participativo de Fortaleza.


Linhas de pesquisa


1.
Cultura escolar, Juventudes e Ensino médio
2.
Educação e Relações Étnico-Raciais


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Metodologias de ensino e experiências de protagonismo estudantil.
Descrição: O Projeto pretende dar continuidade a pesquisa ?Culturas escolares e protagonismo juvenil: significados e práticas em duas escolas públicas de ensino médio de Redenção-Ce.? (PIBIC/CNPQ-ICJ- 2017/2018). Busca-se alargar a compreensão das práticas de protagonismo juvenil através de observações, entrevistas, questionários, registro de imagens e análises das metodologias de ensino e recursos didáticos utilizados por professores no ensino médio, com ênfase no ensino de sociologia. Intenta-se fazer um mapeamento destas metodologias, procurando perceber de que modo se é trabalhado no espaço escolar e na sala de aula temas como diversidade étnico racial e de gênero, em diálogo com dimensões das culturas juvenis. O Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Relações Étnico Raciais, Gênero e Educação (GERE) surge como parte das atividades do projeto e em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), ensejando agregar discentes dos cursos de Ciências Sociais da UNILAB e UECE interessados em refletir, pesquisar e realizar ações de extensão sobre temas relacionados a questão étnico racial e de gênero em espaços de educação formal e não-formal. Inclui-se aqui interlocuções com as metodologias de ensino, as culturas escolares, o currículo, as artes, a infância, adolescência e as juventudes. O grupo faz parte das atividades dos projetos de pesquisa das professoras coordenadoras e visa um diálogo interdisciplinar e interinstitucional entre ensino, pesquisa e extensão. Coordenadoras: Prof.ª Maria Alda de Sousa Alves (UNILAB) Prof.ª Michely Peres de Andrade (UECE).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Maria Alda de Sousa Alves - Coordenador / Michely Peres de Andrade - Integrante / Iara Kelly Nogueira do Rosário - Integrante.
Financiador(es): Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Bolsa.
2017 - 2018
Cultura escolar e protagonismo juvenil: significados e práticas em duas escolas públicas de ensino médio de Redenção-Ce.
Descrição: Este projeto de pesquisa busca investigar duas escolas públicas de ensino médio no que concerne a compreensão dos significados da cultura escolar e das práticas de protagonismo juvenil entre alunos. Cultura escolar é entendida como um conjunto de valores, representações, comportamentos e práticas que, em certa medida, condicionam as ações dos atores sociais em seus espaços de experimentação e fruição do tempo de escola. Já o conceito de Protagonismo juvenil remete a ideia de participação cidadã, autonomia, co-responsabilidade, empoderamento, indicando ação individual ou coletiva de jovens. Estes dois conceitos suscitam reflexões e problematizações que vão além de analises teóricas, demandando a observação in loco do próprio entendimento de cultura escolar e a investigação das práticas de protagonismo juvenil. Neste intuito esta proposta de pesquisa tem como campo empírico as escolas de ensino médio Pe. Saraiva Leão e Adolfo Ferreira de Sousa, localizadas no centro da cidade de Redenção, no Estado do Ceará. Trata-se, respectivamente, de uma escola pública de ensino médio regular e de uma escola pública de ensino médio profissionalizante, cujos projetos políticos pedagógicos e currículo diferem em distintos aspectos. Cita-se neste sentido a própria identidade do tipo de ensino ofertado aos escolares, ou seja, se propedêutico ou profissionalizante, e decorrente disso a ênfase na formação de jovens para o exercício da cidadania e/ou o ingresso no mercado de trabalho. Nesta pesquisa intentamos um estudo que dialogue com os perspectivas macro e micro da realidade social e escolar. Busca-se investigar o modo como a cultura escolar e as práticas de protagonismo juvenil se manifesta em relação à gestão pedagógica das escolas, sobretudo quanto a abertura e diálogo com os grêmios estudantis; nos conselhos escolares, visando perceber o espaço da representação discente e as formas de escuta as suas demandas; nas salas de aula, a partir de observações das metodologias de ensino e recursos didáticos utilizados pelos professores, com ênfase no ensino de sociologia, além de outros espaços que compõe a escola, como a biblioteca, o pátio, os muros escolares. Para isso, será realizada pesquisa qualitativa de tipo etnográfico, a partir de análise documental (PPP's, regimentos internos, documentos governamentais e não-governamentais, grades curriculares); conversas em grupo, entrevistas narrativas, observação direta, registro em diário de campo e fotografias. Ensejamos a criação de um Grupo de Estudos de modo a aprofundarmos reflexões, produzirmos e publicarmos conhecimentos relativos à escola, as culturas juvenis, as metodologias de ensino, além de outros temas relacionados às Ciências Sociais e a Educação. Finalmente, numa terceira fase da pesquisa, planejaremos ações de cunho intervencionista por meio de minicursos e ciclo de oficinas com os atores escolares. Este projeto de pesquisa tem como de partida as atividades desenvolvidas nas disciplinas de estágios supervisionados em sociologia, a partir de 2016.2..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Maria Alda de Sousa Alves - Coordenador / Lucas Marcelo Tomaz de Souza - Integrante / Ana Dulce de Castro Holanda - Integrante / Vladimir Lima Arcelino - Integrante / Marciana Silva de Oliveira - Integrante / Kewulliane Fernandes de Lima - Integrante / Vera Lúcia Fernandes de Lima - Integrante / Pascoal Jorge Sampa - Integrante / Marcio Henrique dos Santos Lima - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2009 - 2010
Produção de Recursos Humanos em Desenvolvimento Local Solidário
Descrição: Projeto de Extensão Universitária desenvolvido pelo Departamento de Ciências Sociais da UFC em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil. O projeto de extensão Crédito ao Saber tem como foco temático a Economia Solidária, a Educação e a Cultura Ambientalista, sendo composto por quatro linhas de ação: 1) Fazendo Escola de Economia Solidária e Cultura Ambientalista, sob a coordenação da Prof.ª Maria Neyára de Oliveira Araújo; 2) Seminários sobre Desenvolvimento Local, sob a coordenação da Prof.ª Elza Braga; 3) Revista virtual acadêmica referente ao tema da Economia Solidária, coordenada pelo Profº. George Paulino e 4) Produção do Conhecimento sobre experiências de Socioeconomia Solidária no Ceará, sob coordenação do Profº. Eduardo Girão. Resulta da participação neste último eixo temático o relatório de pesquisa: "Rede Cearense de Socioeconomia Solidária: experiência de empoderamento de atores sociais.".
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Maria Alda de Sousa Alves - Integrante / Daniel Ribeiro de Castro - Integrante / Maria Neyára de Oliveira Araújo - Coordenador / Eduardo Girão Santiago - Integrante.
Financiador(es): Banco do Nordeste do Brasil - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Outros Projetos


2016 - 2017
Curso semipresencial de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social
Descrição: O Curso de Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS) tem como objetivo formar, em nível de especialização, na temática da Educação, Pobreza e Desigualdade Social, profissionais da educação básica e outros envolvidos com políticas sociais que estabelecem relações com a educação em contextos empobrecidos. Visa-se ao desenvolvimento de práticas político-pedagógicas que possibilitem a transformação das condições de vivência da pobreza e da extrema pobreza de crianças, adolescentes e jovens e, consequentemente, promovam condições objetivas que viabilizem um justo e digno viver definido socialmente. Trata-se de um processo formativo a distância que se insere no contexto da Política Nacional de Formação dos(as) Profissionais do Magistério da Educação Básica e da Rede Nacional de Formação Continuada dos(as) Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (Renafor). Também responde ao preconizado na Lei n.º 13.005/2014, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação. Carga horária 448h/a. Realização MEC/SECADI/FNDE/UFC. Departamento de Ciências Sociais. Homepage do curso: http://www.epds.ufc.br/o-curso/.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .

Integrantes: Maria Alda de Sousa Alves - Integrante / et al. - Integrante / Artur Alves de Vasconcelos - Integrante / Domingos Sávio Abreu - Integrante / Irapuan Peixoto Lima Filho - Coordenador / Rafaela Silveira de Aguiar - Integrante / Genilria de Almeida Rios - Integrante / Jakson Alves de Aquino - Integrante / Luiz Fábio Silva Paiva - Integrante / Mariana Barreto - Integrante / Romain Pierre - Integrante / Valmir Lopes - Integrante / Kelma Lima Cardoso Leite - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas/Especialidade: Sociologia da Juventude.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Teoria e Prática do Ensino de Sociologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Estágio Curricular Supervisionado.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Políticas Públicas de Juventude.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:3
Sousa, M.A.  Data: 17/07/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALVES, Maria Alda de Sousa2018ALVES, Maria Alda de Sousa; ROWER, Joana Elisa . Narrativas de si no espaço escolar, juventudes e ensino de sociologia. Cadernos da Associação Brasileira do Ensino de Ciências Sociais (CABECS)., v. 2, n.2, p. 01-156, 2018.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Junventudes e ensino médio: transições, trajetórias e projetos de futuro. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2017. 212p .

Capítulos de livros publicados
1.
ALVES, Maria Alda de Sousa; ROWER, Joana Elisa . Juventudes, experiências e narrativas de si no espaço escolar. In: Roberto Kennedy Gomes Franco, Pedro Francisco González, Tânia Serra Azul Machado Bezerra (org.).. (Org.). JOINBR- Encontro Internacional de Jovens Investigadores. Investigar para Transformar. [livro eletrônico] Edição Brasil, 2017.. 1ed.Campina Grande, Paraíba: Realize Editora, 2018, v. , p. 01-711.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ALVES, Maria Alda de Sousa. O protagonismo juvenil na esfera pública: demarcações legais e políticas públicas nacionais. Revista Juventude.Br . 13 ª ed. 'As várias formas de mudar o Brasil: a juventude conquista seus direitos.'(Centro de Estudos e Memória da Juventude), São Paulo-SP., p. 09 - 19, 26 dez. 2015.

2.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Protagonismo juvenil em questão: um olhar sobre o Projeto Agente Jovem. Revista Redemoinho. Protagonismo juvenil: debatendo a participação de jovens na sociedade, Rio Grande do Sul, p. 42 - 46, 15 set. 2007.

3.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Juventude tem feito política multifacetada e sem hierarquia. Adital- Agência de Notícias Frei Tito para a América Latina. Série Esticadores de Horizontes- Educação.

4.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Juventude e a noção de protagonismo nas políticas públicas brasileiras. Revista da Formação por Alternância. Tema: Juventude Rural. Nº 07, Brasília: CEFAS.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, Maria Alda de Sousa; HOLANDA, A. D. C. . Pesquisando práticas de protagonismo juvenil no ensino médio público. In: V SENACEM- Seminário Nacional do Ensino Médio, 2018, Mossoró -RN. A escola que persiste: desafios pela inclusão, diversidade e qualidade do ensino médio na escola pública em tempos de crise, 2018. p. 01-374.

2.
VASCONCELOS, A. A. ; ALVES, Maria Alda de Sousa . Formando tutores e cursistas no curso Educação, Pobreza e Desigualdade Social. In: V Seminário de Práticas Educativas, Memória e Oralidades, 2018, Fortaleza-Ce. V Seminário Estadual de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades- Educação, História e Formação de professores em tempos de crise. Fortaleza-Ce: Editora da Universidade Estadual do Ceará, 2018. v. I.

3.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Práticas do ensino de sociologia: experiências metodológicas e didáticas. In: V Seminário de Práticas Educativas, Memória e Oralidades, 2018, Fortaleza. V Seminário Estadual de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades- Educação, História e Formação de professores em tempos de crise. Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará - EdUECE, 2018. v. II.

4.
MANGO, Felizberto Alberto ; VAZ, Farã ; ALVES, Maria Alda de Sousa . O Estagio supervisionado em Sociologia: formação de professores pesquisadores reflexivos. In: JOIN- III Encontro Internacional de Jovens Investigadores (edição Brasil), 2017, Fortaleza. JOIN- III Encontro Internacional de Jovens Investigadores, 2017. v. 1.

5.
OLIVEIRA, Marciana Silva ; LIMA, Kewlliane Ferandes ; CARLOS, Vera Lúcia Fernandes ; ALVES, Maria Alda de Sousa . Tempo integral e juventudes: analise de uma escola de ensino médio de Redenção-Ce. In: JOIN- III Encontro Internacional de Jovens Investigadores (edição Brasil), 2017, Fortaleza. JOIN- III Encontro Internacional de Jovens Investigadores, 2017.

6.
SAMPA, Pascoal Jorge ; ALVES, Maria Alda de Sousa . Guiné Bissau: desafios para uma educação pública de qualidade. In: IV SEPEMO- Seminário Estadual de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, 2017, Fortaleza. IV SEPEMO- Seminário Estadual de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades. Fortaleza: EdUECE, 2017. p. 01-2043.

7.
ALVES, Maria Alda de Sousa; OLIVEIRA, Marciana Silva ; LIMA, Kewlliane Ferandes . O professor pesquisador reflexivo: percursos formativos no Estágio Supervisionado em Sociologia. In: IV SEPEMO- Seminário Estadual de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, 2017, Fortaleza. IV SEPEMO- Seminário Estadual de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades. Fortaleza: EdUECE, 2017. p. 01-2043.

8.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Percursos metodológicos de pesquisa com jovens alunos do ensino médio. In: Encontro Internacional de Jovens Investigadores: investigar para transformar, 2017, Fortaleza. III Encontro Internacional de Jovens Investigadores: investigar para transformar, 2017. v. 1.

9.
OLIVEIRA, Marciana Silva ; LIMA, Kewlliane Ferandes ; CARLOS, Vera Lúcia Fernandes ; ALVES, Maria Alda de Sousa . Tempo integral e juventudes: analise de uma escola de ensino médio de Redenção-Ce. In: Encontro Internacional de Jovens Investigadores: investigar para transformar, 2017, Fortaleza. III Encontro Internacional de Jovens Investigadores: investigar para transformar, 2017. v. 1.

10.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Trajetórias de escolarização, Projetos de Vida e Transições Juvenis no Ensino Médio. In: IV Seminário Nacional do Ensino Médio - SENACEM/ I Encontro Nacional Ensino Interdisciplinaridade. Ensino, Juventude e Diversidade na Escola., 2016, Mossoró -RN. IV Seminário Nacional do Ensino Médio/I Encontro Nacional Ensino Interdisciplinaridade, 2016. p. 3981-4144.

11.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Juventude e rituais de transição no ensino médio. In: V Reunião Equatorial de Antropologia - REA/ XIV Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste - ABANNE., 2015, Maceió- Alagoas. "Direitos Diferenciados, Conflitos e Produção de Conhecimentos.", 2015.

12.
ALMEIDA, M. S. ; ALVES, Maria Alda de Sousa . O Jovem aluno e o professor de sociologia: reflexões sobre o sentido da disciplina no ensino médio. In: IV ENESEB- Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica, 2015, São Leopoldo-RS. Escola, Currículo e Sociologia: os desafios do ensino da sociologia no contexto de reforma dos currículos do ensino médio, 2015.

13.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Juventudes, identidade e diferença: aproximações teóricas sobre o fenômeno do bullying. In: V Encontro de Ciências Sociais do Ceará-ENCISO. GT 4: Infância e juventudes no mundo contemporâneo, 2014, Cariri. V Encontro de Ciências Sociais do Ceará- ENCISO. Deslocamentos, reconhecimentos e pertencimentos: educação e cultura política na contemporaneidade. Universidade Regional do Cariri- URCA ., 2014. p. 02-12.

14.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Jovens no ensino médio: sentidos, transições e projetos de futuro. In: V Encontro Nacional das Licenciaturas/ II Seminário Nacional do PIBID, 2014, UFRN- Natal-RN. Professsores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes, 2014.

15.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Juventudes e ensino médio: quais os sentidos de transição?. In: XIX Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, 2014, Fortaleza-Ce. XIX Semana Universitária da UECE, 2014.

16.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Escola, juventudes e violência: reflexões sobre o fenômeno do bullying. In: I Colóquio Internacional Diálogos Juvenis: diminuindo a distância entre narradores e pesquisadores, 2012, Fortaleza. I Colóquio Internacional Diálogos Juvenis: diminuindo a distância entre narradores e pesquisadores, 2012. p. 01-11.

17.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Da sociologia clássica a contemporânea: o protagonismo do ator social. In: VII Semana de Humanidades UFC/UECE, 2010, Fortaleza. Semana de Humanidades- UFC_UECE: 1º Encontro de pesquisa e pós-graduação em humanidades, 2010.

18.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Percursos metodológicos: construindo a noção de protagonismo juvenil. In: VI Semana de Humanidades UFC/UECE, 2009, Fortaleza. Memória e Devir, 2009.

19.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Protagonismo juvenil em questão: de que estamos falando?. In: V Semana de Humanidades, 2008, Fortaleza. Integração de Saberes: ensino, pesquisa e extensão, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Fati, Calilo ; ALVES, Maria Alda de Sousa . Relatos de experiências e vivências do Estágio Supervisionado II do curso de Sociologia. In: V Seminário de Práticas Educativas, Memórias e Oralidade, 2018, Fortaleza. Educação, História e Formação de Professores em Tempos de crise. Fortaleza: EdUECE, 2018. v. I.

2.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Experiências Metodológicas e Didáticas no Ensino de Sociologia. In: III Congresso Nacional da ABECS. 'Em defesa da sociologia nas escolas.', 2018, Porto Alegre. III Congresso Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS)., 2018.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Quando o campo é a escola: percurso metodológico de pesquisa com jovens do ensino médio. In: VII Simpósio Intenacional da Juventude Brasileira, 2017, Fortaleza. Simpósio Intenacional sobre a Juventude Brasileira. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2017.

2.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Juventude e rituais de transição no ensino médio. In: V Reunião Equatorial de Antropologia - REA/ XIV Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste - ABANNE., 2015, Maceió- Alagoas. "Direitos Diferenciados, Conflitos e Produção de Conhecimentos.", 2015.

3.
ALMEIDA, M. S. ; ALVES, Maria Alda de Sousa ; OLIVEIRA, Patrícia Maria Apolônio . O Jovem aluno e o professor de sociologia: reflexões sobre o sentido da disciplina no ensino médio. In: IV ENESEB- Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica, 2015, São Leopoldo-RS. Escola, Currículo e Sociologia: os desafios do ensino da sociologia no contexto de reforma dos currículos do ensino médio, 2015.

4.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Cidade e Juventudes: mirando experiências escolares. In: IV Seminário Internacional Violência e conflitos sociais: territorialidades e negociações (LEV/UFC), 2014, Fortaleza-Ce. IV Seminário Internacional Violência e conflitos sociais: territorialidades e negociações, 2014. p. 02-149.

5.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Jovens no ensino médio: sentidos, transições e projetos de futuro. In: V Encontro Nacional das Licenciaturas/ II Seminário Nacional do PIBID, 2014, UFRN- Natal-RN. Professsores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes, 2014. p. 3816.

6.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Juventudes e ensino médio: quais os sentidos de transição?. In: XIX Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, 2014, Fortaleza-Ce. XIX Semana Universitária da UECE, 2014.

7.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Estamos em conflito? juventudes, bullying e direitos humanos na escola. In: III ENESEB- Encontro Nacional sobre o Ensino da Sociologia na Educação Básica - Juventude e Ensino Médio, 2013, Fortaleza. III Encontro Nacional sobre o Ensino da Sociologia na Educação Básica- Caderno de Resumos, 2013. p. 05-205.

8.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Escola, juventudes e violência: reflexões sobre o fenômeno do bullying. In: I Colóquio Internacional Diálogos Juvenis: diminuindo a distância entre narradores e pesquisadores (Cadernos de Resumos), 2012, Fortaleza. I Colóquio Internacional Diálogos Juvenis: diminuindo a distância entre narradores e pesquisadores, 2012. p. 02-111.

9.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Percursos metodológicos: construindo a noção de protagonismo juvenil. In: 40 anos do CH: Memória e Devir, 2009, Fortaleza. Memória e Devir: programa e resumos, 2009. p. 1-392.

10.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Protagonismo juvenil: sentidos e significados. In: III ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO ESTADO DO CEARÁ: Ciência, Política e Valores, 2009, Fortaleza. Programa & Resumos do III Encontro de Ciências Sociais, 2009. p. 09-101.

Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, Maria Alda de Sousa; ROSARIO, I. K. N. . Escola, Metodologias de Ensino e Protagonismos Juvenis. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Juventudes e escola: os sentidos de transição no ensino médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Quando o campo é a escola: percurso metodológico de pesquisa com jovens do ensino médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Percursos metodológicos de pesquisa com jovens alunos do ensino médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ALVES, Maria Alda de Sousa; OLIVEIRA, Marciana Silva ; LIMA, Kewlliane Ferandes . O professor pesquisador reflexivo: percursos formativos no Estágio Supervisionado em Sociologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SAMPA, Pascoal Jorge ; ALVES, Maria Alda de Sousa . Guiné Bissau: desafios para uma educação pública de qualidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MANGO, Felizberto Alberto ; VAZ, Farã ; ALVES, Maria Alda de Sousa . O Estagio supervisionado em Sociologia: formação de professores pesquisadores reflexivos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Juventudes, escola e rituais de transição. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Juventudes e ensino médio: quais os sentidos de transição?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Cidade e Juventudes: mirando experiências escolares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Escola, juventudes e violência: reflexões sobre o fenômeno do bullying. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Da Sociologia clássica a contemporânea: o protagonismo do ator social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ALVES, Maria Alda de Sousa; SANTOS, C. A. S. . Diálogos entre universidade e escola: a formação de cientistas sociais para docência no ensino médio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Percursos metodológicos: construindo a noção de protagonismo juvenil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Formação e Prática Docentes no Ensino Superior: relatos de experiências. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Protagonismo Juvenil: sentidos e significados.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Protagonismo juvenil em questão: de que estamos falando?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ARAÚJO, Maria Neyara O. ; ALVES, Maria Alda de Sousa ; MOURA, Clejane et al. . A Organização da Sociedade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
ALVES, Maria Alda de Sousa; NASCIMENTO, Reginaldo. . O que é Prática de Ensino em Ciências Sociais?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
TEIXEIRA, Benedito ; Paula, Ethel de ; ALVES, Maria Alda de Sousa . Juventudes: política multifacetada e sem hierarquia.. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2017 (Entrevista. Livro Esticadores de Horizontes: narrativas juvenis sobre vidas reiventadas.).

2.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Juventudes e ensino médio: transições, trajetórias e projetos de futuro. 2016 (Tese).

3.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Estamos em conflito? juventudes, bullying e direitos humanos na escola 2013 (Artigo).

4.
ALVES, Maria Alda de Sousa. A propósito do protagonismo juvenil: quais discursos e significados. http://www.teses.ufc.br, 2011 (Dissertação).

5.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Juventude e a noção de protagonismo nas políticas públicas brasileiras. Goiânia - GO: Casa da Juventude, 2008 (Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ALVES, Maria Alda de Sousa; et al. . Supervisão de Equipe de Campo na Pesquisa de Opinião Pública de Fortaleza sobre "Crianças de Rua.". 2005.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALVES, Maria Alda de Sousa; LIMA, M. O. A. ; Oliveira, Francisco Érick . Ensino Médio e Juventudes: relacionando teoria e prática no ensino de sociologia. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
LUSTOSA, Francisca Geny ; ALVES, Maria Alda de Sousa ; BEZERRIL, Gustava . Lançamento de livro: Juventudes e Ensino Médio: transições, trajetórias e projetos de futuro. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Relações Étnico- Raciais, Gênero e Educação (GERE). 2018. (Blog).

2.
ALVES, Maria Alda de Sousa. O Protagonismo Juvenil no Ensino Médio. 2013. (Site).

3.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Bullying escolar e juventude: uma questão de direitos humanos?. 2013. (Site).

4.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Estamos em conflito? juventudes, bullying e direitos humanos na escola. 2013. (Site).

5.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Diario de Tutoria. 2012; Tema: Diário de Bordo de Tutoria. (Blog).

6.
ALVES, Maria Alda de Sousa. O Ator Social na Sociologia Contemporânea de Bourdieu e Touraine. 2012; Tema: Site Brasil Escola/ Área Sociologia.. (Site).

7.
ALVES, Maria Alda de Sousa; SANTOS, C. A. S. . Diálogos entre universidade e escola: a formação de cienistas sociais para docência no ensino médio. 2010; Tema: PROGRAD-UFC (site). (Site).

8.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Formação e prática docentes no ensino superior: relatos de experiências (Resumo). 2009; Tema: I Encontro de Docência no Ensino Superior- Site PROGRAD-UFC. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALVES, Maria Alda de Sousa; ROWER, Joana Elisa . Juventudes, narrativas autobiográficas e ensino de sociologia. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
AZEVEDO, Maria Raquel de Carvalho ; ALVES, Maria Alda de Sousa . Oficina de Produção textual do PIBID/UECE. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ALVES, Maria Alda de Sousa; BRAGA, O. R. . Relatório de sistematização, análise e avaliação- Projeto EMDiálogo. 2013. (Relatório técnico).

4.
ALVES, Maria Alda de Sousa; MENESES, K. M. G. ; et. al . Oficina 'Currículo, Projeto Político Pedagógico, Materiais didáticos: a visão da educação em direitos humanos.'. 2012. .

5.
ALVES, Maria Alda de Sousa. As violências de gênero: em que pode contribuir a educação em direitos humanos?. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula/Artigo).

6.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Bullying escolar e juventude: uma questão de direitos humanos?. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula/Artigo).

7.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Violência doméstica e sexual. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para EAD).

8.
ALVES, Maria Alda de Sousa; CASTRO, D. R. . Rede Cearense de Socioeconomia Solidária: experiência de "empoderamento" de atores sociais. 2010. (Relatório de pesquisa).

9.
ALVES, Maria Alda de Sousa; MOURA, Clejane et al. ; et. al . Mini curso 'A organização da Sociedade' ( I Semário de Sociologia- Nossas Vidas em Sociedade). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Aquino, Jakson Alves; ALVES, Maria Alda de Sousa; HAGUETTE, A.; LIMA FILHO, I. P.. Participação em banca de Camila Maria Cunha de Souza. Protagonismo estudantil nas escolas estaduais de educação profissional. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Andrade, Michely Peres; ALVES, Maria Alda de Sousa. Participação em banca de Anderson Souza Oliveira.Racismo na escola: percepções docentes em uma escola pública de Fortaleza-Ce. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

2.
SILVA, Pedro Rogerio Sousa; ALVES, Maria Alda de Sousa; Maia, Gabrille Bessa Pereira. Participação em banca de Maria Edvânia Colares da Silva.O conceito de gestão escolar em Vitor Henrique Paro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

3.
LOBO, Janaína Campos; ROWER, Joana Elisa; ALVES, Maria Alda de Sousa. Participação em banca de Janaína Laureano Pinto da Silva.Diversidade na educação infantil: um estudo de caso na creche C.E.I Maria Bessa Ramos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

4.
SILVA, Pedro Rogerio Sousa; ALVES, Maria Alda de Sousa; Maia, Gabrille Bessa Pereira; SANTANA, I. V. F.. Participação em banca de Antônio Emerson Marques Miguel.Escola e famíília: um diálogo fundante na formação do aluno. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

5.
SILVA, Pedro Rogerio Sousa; Maia, Gabrille Bessa Pereira; ALVES, Maria Alda de Sousa; SANTANA, I. V. F.. Participação em banca de Claudia Paiva Nascimento.A atualidade das tendências pedagógicas de José Carlos Libâneo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

6.
SILVA, Pedro Rogerio Sousa; ALVES, Maria Alda de Sousa; Maia, Gabrille Bessa Pereira. Participação em banca de Lucas de Almeida da Silva.A reflexão pedagógica e a crítica a educação em Hannah Arendt. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

7.
ALVES, Maria Alda de Sousa; ROWER, Joana Elisa; CAVALCANTE, Jon Anderson Machado.. Participação em banca de Keila Vanessa Pereira de Freitas.A importancia do brincar na educação infantil: possibilidade de construção do conhecimento. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

8.
ALVES, Maria Alda de Sousa; SILVA, A. S. M. F. G.; SILVA, Pedro Rogerio Sousa. Participação em banca de Marciana Silva de Oliveira.Políticas públicas para o ensino médio: em análise a escola de tempo integral regular. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

9.
ROWER, Joana Elisa; ALVES, Maria Alda de Sousa; SOUZA, Lucas Marcelo Tomaz. Participação em banca de Farã Vaz.Fracasso escolar: olhares e percepções na escola EEMI Pe Saraiva Leão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

10.
CAVALCANTE, Jon Anderson Machado.; JUNIOR, James Ferreira Moura; ALVES, Maria Alda de Sousa. Participação em banca de Maria Eliziane Silva do Nascimento Dias.As experiências de participação dos jovens no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos no CRAS sede de Redenção. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

11.
ALVES, Maria Alda de Sousa; ROWER, Joana Elisa; SILVA, Antonio Marcos de Souza.. Participação em banca de Kewlliane Fernandes de Lima.Juventudes no contexto do "novo ensino médio": a precarização como reforma. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

12.
ALVES, Maria Alda de Sousa; SILVA, Antonio Marcos de Souza.; ROWER, Joana Elisa. Participação em banca de Vera Lúcia Carlos Fernandes.Sáude bucal e tempo integral: um estudo de caso na escola EEMI Pe. Saraiva Leão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

13.
SILVA, Pedro Rogerio Sousa; LOBO, Janaína Campos; ALVES, Maria Alda de Sousa. Participação em banca de Érica Patrícia Santos da Silva.A cultura do estupro e os reflexos na sociedade brasileira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

14.
VASCONCELOS, A. A.; ALVES, Maria Alda de Sousa; MONTE, J. C. V.. Participação em banca de Ariana Aparecida Lima Freitas.Os signficados do reconhecimento de paternidade para os adolescentes registrados pela mãe no Cartório Arruda Bezerra de Pacajus-Ce.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Serviço Social) - Faculdade Cearense.

15.
VASCONCELOS, A. A.; COSTA, Jane Meyre Silva.; ALVES, Maria Alda de Sousa. Participação em banca de Sheila Pereira Veras Nobre.Adoção: expectativas, mitos e preconceitos.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Serviço Social) - Faculdade Cearense.

16.
VASCONCELOS, A. A.; PORTÁCIO, Denílson Albano.; ALVES, Maria Alda de Sousa. Participação em banca de Juliana Abreu da Silva.Educação inclusiva de alunos surdos: o caso do Centro Educacional Manoel Rodrigues em Maranguape-Ce.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Serviço Social) - Faculdade Cearense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ALVES, Maria Alda de Sousa. V Semana Universitária da UNILAB - Ciência para a redução das desigualdades. 2018. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

2.
SILVA, Antonio Marcos de Souza.; ALVES, Maria Alda de Sousa; ROWER, Joana Elisa; et. al. Comissão avaliadora dos cursos de Humanidades (Sociologia) para processo seletivo de ingresso de estudantes indígenas e quilombolas. Edital nº 30/2018. 2018. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

3.
ALVES, Maria Alda de Sousa; LOBO, Janaína Campos; CAVALCANTE, Jon Anderson Machado.. Participação em comissão avaliadora no processo seletivo de tutores juniores do Programa Pulsar.. 2017. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

4.
ALVES, Maria Alda de Sousa; SOUZA, Lucas Marcelo Tomaz; ROWER, Joana Elisa; SILVA, Antonio Marcos de Souza.; SILVA, Igor Monteiro.. Comissão de Elaboração de Regulamento do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Sociologia.. 2017. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Colóquio Internacional Diálogos Juvenis: Sentimentos intensos, Cidade e Arte.. 2018. (Outra).

2.
VII ENALIC: Encontro Nacional das Licenciaturas.Escolas, Metodologias de Ensino e Protagonismos Juvenis. 2018. (Encontro).

3.
V Semana Universitária da UNILAB - Ciência para a redução das desigualdades.Cultura escolar e protagonismo juvenil: significados e práticas em duas escolas públicas de ensino médio de Redenção-Ce.. 2018. (Outra).

4.
Desconversando Lajus/UFC. Juventudes em espaços rurais: experiências educativas e mobilidades.Participação em mesa.. 2017. (Outra).

5.
Encontro Internacional de Jovens Investigadores: investigar para transformar.Percursos metodológicos de pesquisa com jovens alunos do ensino médio. 2017. (Encontro).

6.
IV Semana Universitária da UNILAB.Minicurso: Juventudes, Narrativas autobiográficas e ensino de sociologia. 2017. (Outra).

7.
IV SEPEMO- Seminário Estadual de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades.Guiné Bissau: desafios para uma educação pública de qualidade. 2017. (Seminário).

8.
IX Encontro de Pesquisa e Pos Graduação - Encontros Universitários.Juventudes e escola: os sentidos de transição no ensino médio. 2017. (Encontro).

9.
Lançamento do Laboratório de Ensino e Práticas Sociais (LAPRATICAS/UECE).Lançamento do livro Juventude e Ensino médio: transições, trajetórias e projetos de futuro, CRV, 2017.. 2017. (Outra).

10.
Mediação e debate do doc. Nunca me Sonharam, Brasil, 2017. PIBID - UECE.... 2017. (Outra).

11.
V Encontro de Iniciação Científica da Faculdade Ratio - Ratio Cultural.Juventudes, Educação, Cultura e o Àcesso as políticas públicas. 2017. (Encontro).

12.
VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira: movimentos, experiências, redes e afetos..Quando o campo é a escola: percurso metodológico de pesquisa com jovens do ensino médio. 2017. (Simpósio).

13.
VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira: movimentos, experiências, redes e afetos.. Lançamento do livro Juventude e Ensino médio: transições, trajetórias e projetos de futuro, CRV, 2017.. 2017. (Exposição).

14.
I Seminário Internacional Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Paisagens, Fronteiras e Vias Metodológicas. as. 2016. (Seminário).

15.
X Semana de Humanidades da UFC. Arte, Cultura, Educação e Política na contemporaneidade.-. 2016. (Outra).

16.
Conferência Ciências Sociais e Educação: questões e interseções para o debate contemporâneo. (PRODOCÊNCIA/CAPES/UFC) ). 2015. (Outra).

17.
V Encontro da Jornada Regional de Estudos e Pesquisas em Antônio Gramsci: Educação e Formação Humana de Marx a Gramsci.. 2015. (Encontro).

18.
XX Semana Universitária da UECE- Encontro de Pesquisadores.Juventudes, escola e rituais de transição. 2015. (Encontro).

19.
Antropologia da Educação: Ensino, Pesquisa e Políticas Públicas. (MAPPS/UECE). 2014. (Seminário).

20.
IV Seminário Internacional Violência e Conflitos Sociais: Territorialidades e Negociações - Laboratório de Estudos da Violência (LEV/UFC). ões.Cidade e Juventudes: mirando experiências escolares. GT 4- Culturas e Sociabilidades Juvenis. 2014. (Seminário).

21.
XIX Semana Universitária da UECE - XX Encontro de Pesquisadores.Juventudes e ensino médio: quais os sentidos de transição?. 2014. (Encontro).

22.
I Colóquio Internacional Diálogos Juvenis: diminuindo a distância entre narradores e pesquisadores. (LAJUS/UFC). ..Escola, juventudes e violência: reflexões sobre o fenômeno do bullying. GT 1- Juventudes, Processos Educativos e Trabalho.. 2012. (Outra).

23.
Encontros Universitários- II Encontro de Docência no Ensino Superior.Diálogos entre universidade e escola: a formação de cientistas sociais para docência no ensino médio. 2010. (Encontro).

24.
Seminário Sociologia e Filosofia no Ensino Médio: Por quê? Para quê?. Núcleo Humanas- UFC.. 2010. (Seminário).

25.
VII SEMANA DE HUMANIDADES UFC/UECE E I ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES.Da Sociologia clássica a contemporânea: o protagonismo do ator social. 2010. (Outra).

26.
I ENCONTRO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR- UFC. ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS - 2009.Formação e Prática Docentes no Ensino Superior: relatos de experiências. 2009. (Encontro).

27.
III ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO ESTADO DO CEARÁ: Ciência, Política e Valores.Protagonismo juvenil: sentidos e significados. GT: Culturas Juvenis: tempo(s), espaço(s), experiências. 2009. (Encontro).

28.
Recursos Didáticos no Ensino de Sociologia. In: III Encontro de Ciências Sociais do Estado do Ceará: Ciência, Política e Valores. 2009. (Oficina).

29.
VI Semana de Humanidades UFC/UECE. CH 40 anos: Memória e Devir.Percursos metodológicos: construindo a noção de protagonismo juvenil. 2009. (Outra).

30.
II Maratona do Conhecimento da UFC. Portal de periódicos da CAPES.... 2008. (Congresso).

31.
V Semana de humanidades - Integração de saberes: ensino, pesquisa e extensão..Protagonismo juvenil em questão: de que estamos falando?. 2008. (Encontro).

32.
V Seminário RUPAL- Poder e Políticas Públicas na América Latina. Universidade Federal do Ceará.. 2008. (Seminário).

33.
I Seminário de Sociologia "Nossas vidas em Sociedade". UFC e Centro de Educação de Jovens e Adultos. Secretaria de Educação-CE..Mini - curso A organização da sociedade.. 2007. (Seminário).

34.
Prodocência II - Encontro de Práticas Docentes - UFC.O que é Prática de Ensino em Ciências Sociais?. 2007. (Encontro).

35.
II Encontro Nordestino de Orçamentos e Participação Popular e I Seminário Internacional de Democracia Participativa. Prefeitura de Fortaleza/PUC-SP. 2006. (Seminário).

36.
Pensar o mundo amanhã. Palestra: As instituições Políticas. UFC, Fundação Demócrito Rocha.. 2006. (Seminário).

37.
1º Encontro de Ciências Sociais do Estado de Ceará: saberes em mundos ligeiros.. 2005. (Encontro).

38.
Exclusão social e estratégias de enfrentamento: o papel das ONG's, do Estado e das Empresas.. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVES, Maria Alda de Sousa; SILVA, A. S. M. F. G. ; CAVALCANTE, Jon Anderson Machado. . Curso de iniciação (ação de extensão) A universidade vai a aldeia: encontros formativos interdisciplinares. 2018. (Outro).

2.
Alves, Mirian Fábia ; ALVES, Maria Alda de Sousa . Coordenação de sessão do GT Juventudes e educação básica: o ensino médio em questão. 2017. (Outro).

3.
ROWER, Joana Elisa ; ALVES, Maria Alda de Sousa ; et al. . Narrativas e experiências: estágio supervisionado em sociologia. 2017. (Outro).

4.
ALVES, Maria Alda de Sousa; SILVA, Lara Denise Oliveira. . Coordenação do GT: Juventudes, modos de vida e sociabilidades- X Semana de Humanidades UFC. Arte, Cultura, Educação e Política na Contemporaneidade.. 2016. (Outro).

5.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Palestra: Dez Escolas, dois padrões de qualidade: uma pesquisa em dez escolas públicas do ensino médio do Estado do Ceará, de Márcio Kléber Morais Pessoa. (SEDUC/CE). 2015. (Outro).

6.
VASCONCELOS, A. A. ; ALVES, Maria Alda de Sousa . Palestra: "Praça Roosevelt: sociabilidade e conflitos em um pedaço skatista da cidade de São Paulo", de Giancarlo Marques Carraro Machado(USP). 2015. (Outro).

7.
ALVES, Maria Alda de Sousa. I Feira das Profissões-UFC. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Pascoal Jorge Sampa. Identidades culturais e educação no mundo globalizado. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. (Orientador).

2.
Ulilbaté Rui Lopes. Crioulo versus português no ensino da Guiné Bissau: o olhar dos estudantes guineenses. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. (Orientador).

3.
Roberto Gerônimo de Farias. Educação libertária e o sistema avaliativo da UNILAB. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. (Orientador).

4.
Keilly Evangelista Silveira. Relação família e escola do ensino fundamental. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marciana Silva de Oliveira. Políticas públicas para o ensino médio: em análise a escola de tempo integral.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Maria Alda de Sousa Alves.

2.
Keila Vanessa Pereira de Freitas. A importancia do brincar na educação infantil: possibilitade de construção do conhecimento. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Maria Alda de Sousa Alves.

3.
Kewllianne Fernandes de Lima. Juventude no contexto do "novo ensino médio": a precarização como reforma. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Maria Alda de Sousa Alves.

4.
Vera Lúcia Fernandes Carlos. Saúde bucal e tempo integral: um estudo de caso na escola Pe. Saraiva Leão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Maria Alda de Sousa Alves.

5.
Emily Sousa Matias. O lúdico na educação: um olhar sobre a Vila do RPG em Fortaleza. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Maria Alda de Sousa Alves.

6.
Aline Denise Santos da Silva. Os sentidos da experiência religiosa para jovens da comunidade São Francisco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Maria Alda de Sousa Alves.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Junventudes e ensino médio: transições, trajetórias e projetos de futuro. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2017. 212p .

1.
ALVES, Maria Alda de Sousa; ROWER, Joana Elisa . Juventudes, experiências e narrativas de si no espaço escolar. In: Roberto Kennedy Gomes Franco, Pedro Francisco González, Tânia Serra Azul Machado Bezerra (org.).. (Org.). JOINBR- Encontro Internacional de Jovens Investigadores. Investigar para Transformar. [livro eletrônico] Edição Brasil, 2017.. 1ed.Campina Grande, Paraíba: Realize Editora, 2018, v. , p. 01-711.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Juventude tem feito política multifacetada e sem hierarquia. Adital- Agência de Notícias Frei Tito para a América Latina. Série Esticadores de Horizontes- Educação.


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Bullying escolar e juventude: uma questão de direitos humanos?. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula/Artigo).


Redes sociais, websites e blogs
1.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Diario de Tutoria. 2012; Tema: Diário de Bordo de Tutoria. (Blog).

2.
ALVES, Maria Alda de Sousa. O Ator Social na Sociologia Contemporânea de Bourdieu e Touraine. 2012; Tema: Site Brasil Escola/ Área Sociologia.. (Site).

3.
ALVES, Maria Alda de Sousa; SANTOS, C. A. S. . Diálogos entre universidade e escola: a formação de cienistas sociais para docência no ensino médio. 2010; Tema: PROGRAD-UFC (site). (Site).

4.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Formação e prática docentes no ensino superior: relatos de experiências (Resumo). 2009; Tema: I Encontro de Docência no Ensino Superior- Site PROGRAD-UFC. (Site).

5.
ALVES, Maria Alda de Sousa. O Protagonismo Juvenil no Ensino Médio. 2013. (Site).

6.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Bullying escolar e juventude: uma questão de direitos humanos?. 2013. (Site).

7.
ALVES, Maria Alda de Sousa. Estamos em conflito? juventudes, bullying e direitos humanos na escola. 2013. (Site).



Outras informações relevantes


1) Aprovada na 17ª SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO - UECE. Setor de estudos: 39- Prática de Ensino em Ciências Sociais. Edital Nº 18/2012 - FUNECE, de 27 de agosto de 2012, DOE de 19/09/2012, Página 11. 

2) Aprovada no concurso público de provas e títulos para professor Adjunto nível 1 A da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em Redenção, Ceará. Setor de estudos: Teoria e Prática de Ensino em Sociologia. Edital nº 89/2016. DOU de 12/01/2017, página 58. 

Integra o Grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Educação, Cidades e Territórios. Diretório CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5105592884620317 com a Linha de pesquisa: Cultura Escolar, Juventudes e Ensino Médio. 

Coordena juntamente com a prof.ª Michely Peres Andrade (UECE) o Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Relações Étnico Raciais, Gênero e Educação (GERE). Grupo cadastrado no Diretório do CNPQ em 2018. 

Membro titular da Comissão Permanente de Pessoal Docente da Unilab - (CPPD). Biênio 08/2017 - 08/2019.



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