Nathan Carvalho Pinheiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5366729459025218
  • Última atualização do currículo em 03/12/2018


Possui graduação em Física pela Universidade de Brasília (2008), mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) e doutorado em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atualmente é professor titular da Universidade de Brasília, atuando principalmente em pesquisas sobre o Ensino de Física na Educação do Campo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nathan Carvalho Pinheiro
Nome em citações bibliográficas
PINHEIRO, N. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Física, Departamento de Física.
Campus do Vale
Agronomia
91530-190 - Porto Alegre, RS - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2016
Doutorado em Ensino de Física.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Por uma pesquisa em ensino de física menos universal: usando um modelo teórico de níveis de contexto mutuamente constitutivos para interpretar a educação científica em diferentes idioculturas, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Fernanda Ostermann.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: contextualização; educação do campo; psicologia cultural.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de ciências.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Mestrado em Ensino de Física.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Educação de qualidade na perspectiva de professores de física da educação básica: um estudo sobre as interações discursivas em grupos focais e em respostas a questionários.,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Fernanda Ostermann.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Qualidade; Bourdieu; professores; Grupos focais; análise de conteúdo; indicadores educacionais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: ENSINO DE FÍSICA.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2008
Graduação em Física.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Promoção do questionamento CTSA:Que estratégias.... (Carga horária: 2h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2009 - 2009
História e Filosofia da Ciência: O triunfo do.... (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2009 - 2009
O estudo de tópicos de Física utilizando um.... (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009 - 2009
Conceitos de Física Moderna para o Ensino Médio. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009 - 2009
Espanhol. (Carga horária: 120h).
Instituto Cervantes, IC, Brasil.
2004 - 2004
Linux Básico. (Carga horária: 20h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF, SENAC/DF, Brasil.
2004 - 2004
Inglês. (Carga horária: 100h).
Berlitz Idiomas, BERLITZ, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Alfabetizadores de Jovens e Adultos e Educação.... (Carga horária: 60h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2001 - 2003
Inglês. (Carga horária: 300h).
Wisdom idiomas, WISDOM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Planaltina, .

03/2014 - Atual
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História e Filosofia da Ciência e da Matemática
Mecânica e a Vida no Campo
Eletromagnetismo e a Vida no Campo
Hidrodinâmica, Termodinâmica e a Vida no Campo
Prática Pedagógica
Estágio Docência

Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, SALZANO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 20


Associação Educacional Solidária Zumbi dos Palmares, ZPPV, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 2
Outras informações
Professor de física em pré-vestibular popular.



Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Física na Educação do Campo
2.
Cognição situada no Ensino de Física


Revisor de periódico


2018 - 2018
Periódico: CADERNOS CIMEAC


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA JUNIOR, PAULO2015LIMA JUNIOR, PAULO ; SILVEIRA, Fernando Lang da ; OSTERMANN, F. ; PINHEIRO, N. C. . A Física como uma construção cultural arbitrária: Um exemplo da controvérsia sobre o status ontológico das forças inerciais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, p. 195-217, 2015.

2.
Lima Jr, P. R. M.2012Lima Jr, P. R. M. ; PINHEIRO, N. C. ; OSTERMANN, F. . Bourdieu en la educación científica: consecuencias para la enseñanza y la investigación. Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales, v. 26, p. 145-160, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PINHEIRO, N. C.; OSTERMANN, F. . Uma análise comparativa das questões de Física no novo ENEM e em provas de vestibular no que se refere aos conceitos de interdisciplinaridade e contextualização. In: XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2010, Águas de Lindóia. Anais do XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2010.

2.
PINHEIRO, N. C.; OSTERMANN, F. ; SOUZA, J. . Ensino de ciências de qualidade na perspectiva de professoras do Ensino Médio de Porto Alegre. In: II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2010, Ponta Grossa. Anais do II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PINHEIRO, N. C.; CUNHA, V. F. . Possibilidades na utilização da tecelagem artesanal tradicional como um tema para o ensino de ciências da natureza na comunidade kalunga vão de almas. In: Semana Nacional da Educação do Campo: desafios e enfrentamentos da educação do campo para com as ciências naturais, 2018, Goiás. Anais da Semana Nacional da Educação do Campo: desafios e enfrentamentos da educação do campo para com as ciências naturais, 2018.

2.
PINHEIRO, N. C.; LARANJEIRAS, C. C. . Círculos  de  Cultura  Científica:  uma  experiência  dialógica  no  Ensino  de  Física. In: 3ra. Conferencia Regional del Cono Sur sobre Aprendizaje Activo de la Física, 2010, La Falda. Actas de la 3ra. Conferencia Regional del Cono Sur sobre Aprendizaje Activo de la Física, 2010.

3.
PINHEIRO, N. C.; LARANJEIRAS, C. C. . Círculos de Cultura Científica: uma proposta freireana de ensino de física em um contexto não formal. In: VII Colóquio Internacional Paulo Freire, 2010, Recife. Anais do VII Colóquio Internacional Paulo Freire, 2010.

4.
HARTMANN, A. M. ; ZIMMERMANN, E. ; PINHEIRO, N. C. . Características de uma sociedade sustentável e concepção de sustentabilidade de licenciandos de uma universidade pública. In: 60ª Reunião Anual da SBPC, 2008, Campinas. Anais/Resumos da 60a Reunião Anual da SBPC: publicação eletrônica. Campinas, 2008.

5.
ZIMMERMANN, E. ; HARTMANN, A. M. ; PINHEIRO, N. C. . Como apresentar idéias sobre sustentabilidade em museus de ciência e tecnologia. In: 60a Reunião Anual da SBPC, 2008, Campinas. Anais/Resumos da 60a Reunião Anual da SBPC, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PINHEIRO, N. C.; OLIVEIRA, F. A. . Formação de padrões em Sistemas com Memória. In: 5° Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal, 2008, Brasília. Anais do 5° Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal, 2008.

2.
PINHEIRO, N. C.. Formação de padrões em Sistemas com Memória. In: XIII Congresso de Iniciação Científica da UnB, 2007, Brasília. Anais do XIII Congresso de Iniciação Científica da UnB, 2007.

3.
PINHEIRO, N. C.. Leis de Escala e Taxas Metabólicas. In: XII Congresso de Iniciação Científica da UnB, 2006, Brasília. Anais do XII Congresso de Iniciação Científica da UnB, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
PINHEIRO, N. C.. Science teachers relation with social structures: an analysis of discursive interactions in focus groups based on Pierre Bourdieu sociology of education. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PINHEIRO, N. C.; LARANJEIRAS, C. C. . Círculos de Cultura Científica: Una experiencia de Enseñanza de la Física en un Contexto non-formal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PINHEIRO, N. C.; OSTERMANN, F. . Uma análise comparativa das questões de física no novo ENEM e em provas de vestibular no que se refere aos conceitos de interdisciplinaridade e de contextualização. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PINHEIRO, N. C.; OSTERMANN, F. ; SOUZA, J. . Ensino de ciências de qualidade na perspectiva de professoras do Ensino Médio de Porto Alegre. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
PINHEIRO, N. C.; LARANJEIRAS, C. C. . Círculos de Cultura Cietífica: uma proposta freireana de ensino de física em um contexto não formal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
PINHEIRO, N. C.; OLIVEIRA, F. A. . Formação de padrões em sistemas com memória. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
Zimmermann, E. ; HARTMANN, A. M. ; PINHEIRO, N. C. . Características de uma sociedade sustentável e concepção de sustentabilidade de licenciandos de uma universidade pública. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Zimmermann, E. ; HARTMANN, A. M. ; PINHEIRO, N. C. . Como apresentar ideias sobre sustentabilidade em museus de ciência e tecnologia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
PINHEIRO, N. C.; OLIVEIRA, F. A. . A Lei do Predador Único em uma generalização do modelo de Lotka-Volterra. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
PINHEIRO, N. C.; OLIVEIRA, F. A. . Formação de padrões em sistemas com memória. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
PINHEIRO, N. C.; OLIVEIRA, F. A. . Leis de escala e taxas metabólicas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
QUEIROZ, G. R. P. C. ; SILVA, A. M. T. B ; SANTOS, F. R. V. ; MACHADO, M. A. D. ; NASCIMENTO, S. S. ; OSTERMANN, F. ; PINHEIRO, N. C. ; DUARTE, M. S. ; SCHWARTZ, L. B. ; COMISSANHA, R. ; VAL, E. N. M. M. ; SOUZA, J. . Ensino de ciências de qualidade na perspectiva dos professores de nível médio: construindo uma comunidade de pesquisadores 2010 (Artigo submetido à Revista Brasileira de Pós-Graduação).

2.
PINHEIRO, N. C.; SOUZA, J. ; OSTERMANN, F. . O debate sobre qualidade no ensino de ciências a partir de um estudo sobre concepções de professores em grupos focais 2010 (Trabalho completo aceito para publicação em anais do XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011).


Demais tipos de produção técnica
1.
PINHEIRO, N. C.; LOPES, E. A. M. . Por um ensino de física menos universal: o ensino de Física na Educação do Campo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PINHEIRO, N. C.; FABIANO, M.; WOLFF, E. A.; GOMIDE, C.. Participação em banca de Vitor Coelho dos Santos. Sistematização e reflexão sobre o trabalho interdisciplinar Desenvolvido na Escola Municipal Libório com base no tema gerador. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RODRIGUES, P. C. S.; PINHEIRO, N. C.; MOLINA, M. C.. Participação em banca de Garcino Reinaldo da Silva.Experimentação no ensino de química para a educação do campo : uma proposta de experimento com o uso de recursos alternativos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

2.
RODRIGUES, P. C. S.; PINHEIRO, N. C.; MOLINA, M. C.. Participação em banca de Vanessa da Silva Malta.A experimentação no ensino de química para a educação do campo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

3.
RODRIGUES, P. C. S.; ROTTA, J. C. G.; PINHEIRO, N. C.. Participação em banca de Valdir Fernandes da Cunha.Jogos no ensino de química para a educação do campo: projeto de um bingo para abordar a tabela periódica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

4.
Santos, RG; PINHEIRO, N. C.. Participação em banca de Cinara Pereira de Oliveira.Jogos lúdicos na escola Municipal Santa Teófila da comunidade Vila São Vicente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Astronomia nas Culturas. 2016. (Encontro).

2.
I Seminário Interinstitucional de Letramentos Múltiplos. 2016. (Seminário).

3.
V Seminário Nacional de Licenciaturas em Educação do Campo. 2016. (Seminário).

4.
1º Seminário de práticas pedagógicas contra-hegemônicas na formação de educadores de escolas do campo. 2015. (Seminário).

5.
IV Seminário Nacional de Licenciaturas em Educação do Campo. 2014. (Seminário).

6.
1° Simpósio de Ensino de Física e Matemática. 2010. (Simpósio).

7.
3ra. Conferencia Regional del Cono Sur sobre Aprendizaje Activo de la Física.Círculos de Cultura Científica: Una experiencia dialógica de Enseñanza de la Física en un Contexto non-formal. 2010. (Outra).

8.
3re Taller Regional de Cono Sur sobre Aprendizaje Activo. 2010. (Oficina).

9.
II Seminário Íbero-Americano Ciência Tecnologia e Sociedade no Ensino de Ciências. 2010. (Seminário).

10.
II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia.Ensino de ciências de qualidade na perspectiva de professoras do Ensino Médio de Porto Alegre. 2010. (Simpósio).

11.
VII Colóquio Internacional Paulo Freire.Círculos de Cultura Científica: uma proposta freireana de ensino de física em um contexto não formal. 2010. (Outra).

12.
XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Uma análise comparativa das questões de física no novo ENEM e em provas de vestibular no que se refere aos conceitos de interdisciplinaridade e de contextualização. 2010. (Encontro).

13.
III Encontro Estadual de Ensino de Física. 2009. (Encontro).

14.
I Simpósio Sul-Brasileiro de Ensino de Física e Astrofísica. 2009. (Simpósio).

15.
VII Reunião Latino-Americana sobre Ensino de Física. 2009. (Encontro).

16.
5° Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal. Formação de padrões em Sistemas com Memória. 2008. (Congresso).

17.
60ª Reunião Anual da SBPC.Como apresentar idéias sobre sustentabilidade em museus de ciência e tecnologia. 2008. (Encontro).

18.
XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2008. (Simpósio).

19.
XXXI Congresso Paulo Leal Ferreira de Física. A Lei do Predador Único em uma generalização do modelo de Lotka-Volterra. 2008. (Congresso).

20.
Curso de Verão 2007 - UFPE. 2007. (Simpósio).

21.
EJA no DF sob diferentes olhares - VIII Semana de Extensão. 2007. (Seminário).

22.
XIII Congresso de Iniciação Científica da UnB. Formação de padrões em sistemas com memória. 2007. (Congresso).

23.
VI Escola do CBPF. 2006. (Simpósio).

24.
XII Congresso de Iniciação Científica da UnB. Leis de Escala e Taxas Metabólicas. 2006. (Congresso).

25.
Escola de Verão do Instituto de Física Teória da Unesp. 2005. (Simpósio).

26.
II Escola do Instituto de Física da UFF. 2005. (Simpósio).

27.
Fórum de Informática - UnB/Política de Informática. 2004. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Tereza Jesus da Silva. Transformando o inimigo em aliado: tomando o uso de celulares em sala de aula como tema gerador em uma escola do campo. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS) - Universidade de Brasília. Orientador: Nathan Carvalho Pinheiro.

2.
Marina Ana Baptista Machado. Currículo Interdisciplinar da área de conhecimento de Ciências da Natureza e Matemática na Escola Municipal Jorge Carlos Ferreira - Assentamento Pontado do Marapé - MT. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS) - Universidade de Brasília. Orientador: Nathan Carvalho Pinheiro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Adauí Melo Oliveira. AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO USO DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA NA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL VALE DA ESPERANÇA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Nathan Carvalho Pinheiro.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 7:30:46