Giselle Faur de Castro Catarino

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4465628635573334
  • Última atualização do currículo em 08/10/2018


Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2013), Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2009), Licenciada (2005) e Bacharel (2006) em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Licenciada em Matemática (2012) pela Universidade do Grande Rio. Professora Adjunta do Instituto de Física Armando Dias Tavares - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da Escola de Educação, Ciências, Letras, Artes e humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências na Educação Básica da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Professora colaboradora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) do CEFET/RJ. Experiência na área de Ensino de Física e Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem de Física e Formação e Prática de professores de Física. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Giselle Faur de Castro Catarino
Nome em citações bibliográficas
CASTRO, G. F. de;CATARINO, G. F. de C.;CATARINO, GISELLE FAUR DE CASTRO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Grande Rio, Escola de Educação, Ciências, Letras, Artes e Humanidades.
Rua Prof. José de Souza Herdy, 1.160
25 de Agosto
25071202 - Duque de Caxias, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26727715


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A Aula de Física como Gênero Discursivo: reflexões sobre Educação Científica Formal, Não Formal e Outras Formas, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Gloria Regina Pessoa Campello Queiroz.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A CONSTRUÇÃO DA (AUTO) IMAGEM DO PROFESSOR:Os saberes explícitos e implícitos nos discursos de professores de Física sobre a prática docente e a formação inicial,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Gloria Regina Pessôa Campello Queiroz.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Formação Inicial de Professores de Física; Prática Docente; Identidade Docente; análise do discurso.
2011 - 2012
Graduação em Matemática.
Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
2001 - 2006
Graduação em Bacharelado Em Física.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Movimento Browniano e Processos Estocásticos.
Orientador: Rudnei de Oliveira Ramos.
Bolsista do(a): Universidade do Estado do Rio de Janeiro, PIBIC/UERJ, Brasil.
2001 - 2005
Graduação em Licenciatura Em Física.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Formação Inicial de um Professor de Física: um estudo de caso..
Orientador: Maria da Conceição de Almeida Barbosa Lima.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1998 - 2000
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Pedro II, CP- II, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Oficina Construir o texto da tese. (Carga horária: 3h).
Universidade de Lisboa, UL, Portugal.
2011 - 2011
Conceitos Bakhtinianos e a pesquisa em educação em. (Carga horária: 8h).
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, VIII ENPEC, Brasil.
2010 - 2010
Tutorial de Professores. (Carga horária: 45h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2007 - 2007
Metodologia de Pesquisa em Sala de Aula. (Carga horária: 8h).
II Escola de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências, ABRAPEC, Brasil.
2007 - 2007
Física para Poetas uma forma de divulgar a Física. (Carga horária: 4h).
XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física, SBF, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Interage. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Interage. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2004 - 2004
Representações Mentais e Representações Sociais.
IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, SBF, Brasil.
2003 - 2003
Entrelaçar Física e Literatura. (Carga horária: 8h).
XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, SBF, Brasil.
2003 - 2003
Imagens em Livros Didáticos de Física. (Carga horária: 4h).
XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, SBF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 14
Outras informações
Professora das disciplinas: Instrumentação para o Ensino de Física IA; e Ensino de Física e Inclusão Social

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Aluna de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Aluna de Iniciação Científica, Carga horária: 15

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Aluna de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Atividades

09/2015 - Atual
Direção e administração, Centro de Tecnologia e Ciências, Instituto de Física.

Cargo ou função
Sub Chefe de Departamento - DFAT.
08/2015 - 01/2016
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física VI
Linguagem e Ensino de Física
Monografia
Oficina de Física
02/2015 - 07/2015
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem e Ensino de Física
Oficina de Física
08/2014 - 12/2014
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Física e Inclusão Social
Física Teórica e Experimental II
8/2005 - 1/2007
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Tecnologia e Ciências, Centro de Tecnologia e Ciências.

Atividade realizada
Aluna de Iniciação Científica com o projeto "Transições de Fases Cosmológicas : Aspectos do não-equilíbrio"..
8/2004 - 7/2005
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Tecnologia e Ciências, Centro de Tecnologia e Ciências.

Atividade realizada
Iniciação Científica com o Projeto "A INTERAÇÃO VERBAL - ORAL E ESCRITA - EM SALA DE AULA DE UMA DISCIPLINA ELETIVA DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA".
8/2002 - 7/2004
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Tecnologia e Ciências, Centro de Tecnologia e Ciências.

Atividade realizada
Iniciação Científica com o projeto "CURSO DE INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO, ESPAÇO-TEMPO DE PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA"..

Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente Pós-Graduação em Ensino das Ciências, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Doutor I

Atividades

08/2015 - 12/2015
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História e Filosofia da Ciência
08/2015 - 12/2015
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Experimental
Física III
08/2015 - 12/2015
Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais na Formação do Profissional da Saúde
03/2015 - 07/2015
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa
02/2015 - 07/2015
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologia dos Materiais
Física II
08/2014 - 12/2014
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologia dos Materiais
08/2014 - 12/2014
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Saberes Docentes e a Formação de Professores
Metodologia de Pesquisa
09/2013 - 12/2013
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de Projeto
Metodologia de Pesquisa
08/2013 - 12/2013
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Física
08/2013 - 12/2013
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física I
Física II
02/2013 - 07/2013
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mecânica dos Sólidos
Física I
02/2013 - 07/2013
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física I
02/2013 - 07/2013
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos de Matemática II
01/2011 - 12/2012
Ensino, Física III, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física III para o curso de Engenharia de Produção
08/2010 - 12/2012
Ensino, Física I, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina Física I ministrada para o curso de Engenharia de Produção.
Física I ministrada para o curso de Engenharia de Petróleo e Gás
08/2010 - 12/2012
Ensino, Física II, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina Física II ministrada para o curso de Química

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Curso de Pós-Graduação Lato Sensu

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Curso de Pós-Graduação Lato Sensu
Outras informações
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Disciplina: Pesquisa e Práticas Pedagógicas em Física

Atividades

03/2010 - 07/2010
Ensino, Ensino de Ciências - ênfase Física, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina: Pesquisa e Práticas Pedagógicas em Física
03/2009 - 07/2009
Ensino, Ensino de Ciências - ênfase Física, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina: Pesquisa e Práticas Pedagógicas em Física

Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Prof. I Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 16


Colégio Pinheiro Guimarães, CPG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Médio, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
ENSINO DE CIÊNCIAS E PRÁTICA DOCENTE: REPENSANDO PRÁTICAS DISCIPLINARES E CONHECENDO FORMAS DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR
Descrição: Este projeto tem por objetivo discutir contribuições da interdisciplinaridade como caminho para integração do conhecimento a partir de possibilidades e obstáculos que aparecem nos discursos de professores de Ciências sobre suas práticas docentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Giselle Faur de Castro Catarino - Coordenador / Armando Gil Ferreira dos Santos - Integrante / Luciana de Moraes Dutra - Integrante / Elaine Cristina Martins Castellar - Integrante.
2013 - Atual
Laboratório Interdisciplinar Educação em Ciências
Descrição: O projeto Laboratório Interdisciplinar Educação em Ciências (LIEC) traz a proposta de criação e desenvolvimento de um Laboratório interdisciplinar para a formação de educadores na UERJ com foco na Educação em Ciências para a escola básica nos níveis fundamental e médio. O LIEC será compartilhado por docentes que participam da formação de professores do Instituto de Física IFADT, da Faculdade de Educação e dos Cursos de Biologia Presencial do IBRAG e à Distância/CEDERJ, contando com o apoio técnico na área de informática do Professor Alan Freitas Machado do Departamento de Física Teórica do IFADT e do apoio técnico e pedagógico do LaTIC para integração das tecnologias, em especial, de dispositivos móveis ao desenvolvimento das atividades do projeto. O LIEC terá como local uma sala do Instituto de Física (3009 F) recentemente destinada pela direção do IFADT a atividades do curso de Licenciatura em Física e disponibilizada para o presente projeto, com 54 m2 de área, uma porta e amplas janelas em toda a sua largura. A UERJ, uma Instituição Pública de Ensino Superior no Estado do Rio de Janeiro, terá com a criação do LIEC uma oportunidade ímpar de promover a interação entre os cursos envolvidos e as demais licenciaturas da Universidade. No laboratório será incentivado o desenvolvimento de ideias e projetos de inovação das práticas pedagógicas relacionadas à Educação em Ciências na escola básica, preferencialmente na escola pública, com a elaboração de projetos pedagógicos de caráter interdisciplinar. Para a implantação dos projetos nas escolas serão planejados e elaborados materiais específicos para os estudantes com deficiências. No desenvolvimento dos projetos destacamos o uso de tecnologias da informação e comunicação TICs para a Modelagem de fenômenos das ciências da natureza e para os intercâmbios visando abordagens socio-científicas. O laboratório promoverá ainda a articulação entre os programas da CAPES relacionados à Educação Básica e já implantados na UERJ, tais como PRODOC..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Giselle Faur de Castro Catarino - Integrante / Pedro Zille Teixeira Nasser - Integrante / Gloria Regina Pessoa CAmpello Queiroz - Coordenador / Barbosa-Lima, Maria Conceição - Integrante / Lais Rodrigues - Integrante / Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira - Integrante / José Claudio de Oliveira Reis - Integrante / Jorgina Teixeira - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
Formação de professores/mediadores reflexivos para atuarem em situações educacionais ampliadas em parcerias envolvendo escolas, museus de ciência e a universidade
Descrição: Considerando o ofício do professor/mediador para atuar na situação educacional atual, mais ampla por envolver outros espaços educativos além da escola, sujeito a múltiplas interferências durante toda sua vida profissional, o projeto se justifica pela ideia de que a formação desses sujeitos, inicial ou continuada, não deve se ater aos aspectos meramente técnicos, apesar de não se desejar que estes sejam renegados. Se queremos modificar um conjunto de práticas dos professores de Ciências para atuarem nas escolas e na mediação que fazem ao levarem seus alunos aos museus de ciência e tecnologia, solidificadas na ausência do diálogo, é necessário que nossos professores/mediadores se formem para agirem dialogicamente com os estudantes, considerando seu conhecimento prévio e incentivando a protagonização. Tal formação requer engajamento desde a universidade até a formação continuada dos professores em processos formativos nas novas situações educacionais que visam à formação de cidadãos que possam também participar de forma ativa em diálogos de divulgação e popularização da ciência e da tecnologia. A partir da análise dos discursos de professors da escola básica, de licenciandos e de pesquisadores de museus, reunidos em um grupo focal, referendamos elementos da tríade universidade-museu-escola básica presentes com algumas experiências bem sucedidas por eles vividas em atividades decorrentes do projeto prociência anterior - Pesquisando estratégias para um trabalho colaborativo na formação inicial e continuada de professores de física. O presente projeto se volta para a análise do impacto de estratégias na Formação de professores/mediadores reflexivos para atuarem em situações educacionais ampliadas em parcerias envolvendo escolas, museus de ciência e a universidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
O PROFESSOR DE FÍSICA INTELECTUAL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E DE CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE DOCENTE
Descrição: Pensar o professor intelectual significa também pensar o papel do professor na transformação do sistema escolar. Existe um ?bom professor?? Para quem? Que tipo de professor a escola quer? Pensar todas essas questões passa pela necessidade de pensar o professor de Ciências, mais particularmente o de Física, no atual sistema educacional e analisar o atual panorama do Ensino de Física e suas implicações para a sociedade. A pesquisa caminha no sentido de discutir possíveis estratégias que favoreçam reflexões acerca das práticas educativas e das suas interferências na sociedade em que vivemos e, assim, convidar professores em exercício a se engajarem nas mudanças demandadas. Nesse sentido, esta pesquisa se justifica pela necessidade de compartilhar com os pares resultados construídos a partir das vozes dos professores em exercício. Essa pesquisa se justifica ainda pela vivência do professor-pesquisador no cotidiano do processo de ensino e aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Giselle Faur de Castro Catarino - Coordenador / Eline Flores - Integrante / Armando Gil Ferreira dos Santos - Integrante / Elaine Cristina Martins Castellar - Integrante / LUCIANA DE MORAIS DUTRA - Integrante.
2007 - 2011
Pesquisando a Pedagogia de Projetos na Formação Inicial e Continuada de Professores
Descrição: A presente pesquisa volta-se para a cultura de realizar, no âmbito da formação inicial e continuada de professores, projetos educacionais em parceria escola-universidade, tendo a seguinte pergunta de partida: Como a cultura de projetos, construída via parceria escola-universidade, pode contribuir para a formação inicial e continuada de professores que protagonizem inovações nos processos educativos? Objetivos da pesquisa: Conhecer formas de tornar viável a cultura de projetos nas escolas via parceria escola-universidade nas fases de negociação inicial para estabelecimento de passos consensuais da equipe, desenvolvimento dos projetos da parceria e avaliação dos resultados alcançados. Avaliar os resultados concretos da participação dos alunos de licenciatura da universidade nas parcerias estabelecidas para a realização dos projetos. Avaliar a participação dos professores das escolas na realização dos projetos por meio do desenvolvimento profissional dos envolvidos; da difusão de inovações entre outros colegas; difusão do projeto na comunidade da escola; divulgação do projeto por meio de artigos em revistas ou apresentações em simpósios, encontros, seminários..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Giselle Faur de Castro Catarino - Integrante / Glória Regina Pêssoa Campello Queiroz - Coordenador / Maria Auxiliadora Delgado Machado - Integrante / Luana Célia Ramalho Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2005 - 2006
CIÊNCIA, ARTE E FILOSOFIA: A RELEVÂNCIA CULTURAL DA FÍSICA
Descrição: A pesquisa busca avaliar um projeto desenvolvido no âmito da formação de professores artistas e reflexivos em situação de estágio em escolas públicas conveniadas com a universidade. Tal projeto surgiu como resposta ao filme A Moça com Brinco de Pérola, baseado em um romance histórico sobre o pintor Jan Vereer. Há fortes indícios que o tratamento diferenciado dado à luz na pintura está relacionado aos avanços da Física que estudava a luz e a óptica, sendo acompanhados de uma grande produção de lentes e instrumentos usados também na Astronomia e na Microscopia. O projeto´, apoiado pela SBF e pelo Consulado da Holanda, teve nessa pesquisa a chance de ser avaliado...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2006
CURSO DE INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO: ESPAÇO-TEMPO DE PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima em 03/07/2013.
Descrição: O objetivo do projeto encaminhado à FAPERJ foi responder as perguntas que seguem: Como as concepções epistemológicas dos licenciandos interferem em seu ensino-aprendizado? Que fazer para que os futuros professores tenham uma visão crítica sobre a validação e aplicação dos princípios, hipóteses e resultados da Física, em outras palavras, o que fazer para que tenham um conhecimento epistemológico que ilumine uma didática construtivista?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Giselle Faur de Castro Catarino - Integrante / Glória Queiroz - Integrante / Maria da Conceição de Almeida Barbosa Lima - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Com Ciência Física
Descrição: O Projeto Com Ciência Física é um dos trabalhos desenvolvidos pelo corpo docente do Departamento de Física Aplicada e Termodinâmica do Instituto de Física da UERJ, na área de ensino que tem como público alvo os estudantes e professores dos ensinos fundamental, médio e superior e o público em geral. O objetivo fundamental do projeto é fornecer aos usuários conhecimentos necessários para que possam desenvolver trabalhos práticos que surgem naturalmente das suas atividades do cotidiano, possibilitando uma formação consciente, ativa, independente e criativa aos estudantes no que se refere ao ensino de Física. Procura-se, ao mesmo tempo, despertar a curiosidade dos visitantes no que se refere ao aspecto lúdico da Física aplicada. O atendimento às redes de ensino pública e particular ocorre através de visitas agendadas nas quais são apresentadas demonstrações de experimentos em todas as áreas da Física. Inclui-se no atendimento orientações na montagem de práticas para apresentação em feiras de ciências ou outros eventos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Giselle Faur de Castro Catarino - Coordenador / Glória Queiroz - Integrante / José Claudio de Oliveira Reis - Integrante / Maria da Conceição de Almeida Barbosa Lima - Integrante / Natasha Gasparelli Penha Brasil - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Inglês
Fala Razoavelmente, Lê Bem.
Francês
Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOPES, J. R.2018LOPES, J. R. ; CATARINO, G. F. de C. ; VICTER, E. F. ; COSTA, D. M. . AN INTERDISCIPLINARY DISCUSSION ON THE BODY. The FIEP Bulletin, v. 88, p. 280-283, 2018.

2.
LOPES, J. R.2017LOPES, J. R. ; FLORES, E. ; CATARINO, G. F. de C. ; COSTA, D. M. . An Interdisciplinary discussion: Teachers' conceptions of body in the basic education. The FIEP Bulletin, v. 87, p. 159-162, 2017.

3.
CATARINO, GISELLE FAUR DE CASTRO2017CATARINO, GISELLE FAUR DE CASTRO; QUEIROZ, GLÓRIA REGINA PESSÔA CAMPELLO ; BARBOSA-LIMA, MARIA DA CONCEIÇÃO DE ALMEIDA . O formal, o não formal e as outras formas: a aula de física como gênero discursivo. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, v. 22, p. 499-517, 2017.

4.
HALLAIS, S. C.2017HALLAIS, S. C. ; CATARINO, G. F. de C. ; BARBOSA LIMA, M. C. A. . EXPERIMENTOS ADAPTADOS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL. REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, v. 7, p. 220-231, 2017.

5.
LOPES, J. R.2017LOPES, J. R. ; VICTER, E. F. ; CATARINO, G. F. de C. . ALFABETIZAÇÃO: UMA REFLEXÃO INTERDISCIPLINAR. CADERNOS DO CNLF (CIFEFIL), v. XXI, p. 1587-1600, 2017.

6.
CATARINO, G. F. de C.2017CATARINO, G. F. de C.; QUEIROZ, Glória ; PESSOA, A. . INTERDISCIPLINARIDADE E INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA: O CASO DE UMA PROFESSORA DE FÍSICA. ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. EXTRA, p. 4967-4971, 2017.

7.
SANTOS, P. S.2017SANTOS, P. S. ; CATARINO, G. F. de C. ; REIS, J. C. de O. . FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: DESAFIOS DE MUDANÇA DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO. ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. EXTRA, p. 2589-2593, 2017.

8.
BARBOSA-LIMA, M. C.2016BARBOSA-LIMA, M. C. ; CATARINO, G. F. de C. ; TATO, Andre . REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS. Ciência em Tela, v. 9, p. 1-11, 2016.

9.
SANTOS, A. G. F.2016SANTOS, A. G. F. ; CATARINO, G. F. de C. . ENSINO DE FÍSICA E PARCERIA: UMA PROPOSTA DE PRODUTO EDUCACIONAL. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 6, p. 161-171, 2016.

10.
CATARINO, GISELLE FAUR DE CASTRO2015CATARINO, GISELLE FAUR DE CASTRO; BARBOSA-LIMA, MARIA DA CONCEIÇÃO DE ALMEIDA ; QUEIROZ, GLÓRIA REGINA PESSÔA CAMPELLO . A prática docente e o dialogismo bakhtiniano: o ensino como um ato responsável. Ciência & Educação, v. 21, p. 835-849, 2015.

11.
SANTOS, A. G. F.2015SANTOS, A. G. F. ; REIS, H. M. S. ; CATARINO, G. F. de C. ; FLORES, E. . Projeto Moeda & Cia: uma alternativa pedagógica para inclusão de alunos com TDAH. Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa, v. 1, p. 125-138, 2015.

12.
CATARINO, G. F. de C.2014CATARINO, G. F. de C.; QUEIROZ, G. R. P. C. ; ARAÚJO, Roberto Moreira Xavier de . O Ensino de Física na Fronteira: Bhabha e Bakhtin. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 4, p. 61-72, 2014.

13.
CATARINO, GISELLE FAUR DE CASTRO2013 CATARINO, GISELLE FAUR DE CASTRO; QUEIROZ, GLÓRIA REGINA PESSÔA CAMPELLO ; ARAÚJO, Roberto Moreira Xavier de . Dialogismo, ensino de física e sociedade: do currículo à prática pedagógica. Ciência & Educação, v. 19, p. 307-322, 2013.

14.
CATARINO, G. F. de C.2013CATARINO, G. F. de C.; QUEIROZ, Glória . Bakhtin e Tardif: relações possíveis para análise do discurso sobrea prática e a formação de professores de Física. Almanaque Unigranrio de Pesquisa, v. 1, p. 117-134, 2013.

15.
FLORES, E.2013FLORES, E. ; VARGAS, A. ; CATARINO, G. F. de C. . Reflexões a respeito dos recursos comunicacionais da internet na educação. Almanaque Unigranrio de Pesquisa, v. 1, p. 137-149, 2013.

16.
CASTRO, G. F. de;CATARINO, G. F. de C.;CATARINO, GISELLE FAUR DE CASTRO2012 CASTRO, G. F. de; LIMA, Maria da Conceição Barbosa . Formação inicial de professores de física: a questão da inclusão de alunos com deficiências visuais no ensino regular. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 18, p. 81-98, 2012.

17.
CATARINO, G. F. de C.2012CATARINO, G. F. de C.; QUEIROZ, G. R. P. C. . A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA A PARTIR DA PRÁTICA DE PROJETOS. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 2, p. 66, 2012.

18.
CASTRO, G. F. de;CATARINO, G. F. de C.;CATARINO, GISELLE FAUR DE CASTRO2009 CASTRO, G. F. de; QUEIROZ, Glória . A Prática e a Formação Inicial no Discurso de Professores de Física. Enseñanza de las Ciencias, v. único, p. 3150-3154, 2009.

19.
LIMA, Maria da Conceição Barbosa2006 LIMA, Maria da Conceição Barbosa ; CASTRO, G. F. de ; ARAÚJO, Roberto Moreira Xavier de . Ensinar, formar, educar e instruir: a linguagem da crise escolar. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 12, p. 235-245, 2006.

20.
CASTRO, G. F. de;CATARINO, G. F. de C.;CATARINO, GISELLE FAUR DE CASTRO2003CASTRO, G. F. de; LIMA, Maria da Conceição de Almeida Barbosa ; ARAÚJO, Roberto Moreira Xavier de . Ensinar, formar, educar e instruir: a linguagem da crise escolar.. Ciência e Sociedade (CBPF), Rio de Janeiro, v. único, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
CATARINO, G. F. de C.. ENCONTROS E DIÁLOGOS: NOVOS SENTIDOS PARA O ENSINO DE FÍSICA A PARTIR DO DIALOGISMO E DO ATO RESPONSÁVEL BAKHTINIANOS. In: Francisco Caruso. (Org.). Roberto, o amigo: Roberto Moreira e a história e filosofia da Ciência. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2017, v. , p. 147-167.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS JUNIOR, L. A. ; CATARINO, G. F. de C. . CONTRIBUIÇÕES DAS QUESTÕES SÓCIOCIENTÍFICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA. In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017, São Carlos. ATAS XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017.

2.
ALVES, B. C. ; BARBOSA-LIMA, MARIA DA CONCEIÇÃO DE ALMEIDA ; CATARINO, G. F. de C. . Formação Inicial de Professores de Física Inclusivistas. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais XI ENPEC, 2017.

3.
SANTOS, P. S. ; CATARINO, G. F. de C. . FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA E HUMANIZAÇÃO DA CIÊNCIA: MEIOS DE CULTIVAR O ELO INDISSOCIÁVEL ENTRE O AMBIENTE ESCOLAR E A ESFERA SOCIAL. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais XI ENPEC, 2017.

4.
ROCHA, C. H. S. ; CATARINO, G. F. de C. . A MELHORIA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ELETROMAGNETISMO COM A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO. In: XVI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2016, Natal. Anais XVI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2016.

5.
SANTOS, A. G. F. ; REIS, H. M. S. ; CATARINO, G. F. de C. ; FLORES, E. . A educação financeira como projeto pedagógico de inclusão no sistema regular de ensino. In: XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2015, Chiapas. XIV Inter American Conference on Mathematics Education, 2015.

6.
MOREIRA, J. C. S. ; CATARINO, G. F. de C. ; BARBOSA LIMA, M. C. A. . Proposta de construção de uma aula inclusiva de física sobre o tema energia. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia. Anais X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015. v. 1.

7.
SANTOS, A. G. F. ; REIS, H. M. S. ; CATARINO, G. F. de C. ; FLORES, E. . PROJETO MOEDA & CIA.: A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO CAMINHO PARA INCLUSÃO. In: 2º Seminário de Investigação em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática, 2015, Lisboa. 2º Seminário de Investigação em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática Atas 2015. Lisboa: Editores: António Domingos, Ana Santiago, 2015. p. 63-74.

8.
Maria Conceição Barbosa-Lima ; MACHADO, M. A. D. ; CATARINO, G. F. de C. . Aprender a lecionar física para deficientes visuais. In: XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014, São Sebastião. Anais XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014.

9.
CATARINO, G. F. de C.; QUEIROZ, G. R. P. C. . A AULA COMO GÊNERO: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO FORMAL, NÃO FORMAL E OUTRAS FORMAS.... In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013. v. 1.

10.
BARBOSA LIMA, M. C. A. ; CATARINO, G. F. de C. . Formação de professores de Física inclusivistas: interdisciplinaridade por si.... In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

11.
VARGAS, A. ; LOZANO, A. R. G. ; FLORES, E. ; SIQUEIRA, A. S. ; CATARINO, G. F. de C. . NOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE DESAFIOS E A PROPOSTA DA CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA LOUSA DIGITAL. In: VI Congresso Internacional em Ensino da Matemática, 2013, Canoas. Anais VI Congresso Internacional em Ensino da Matemática, 2013.

12.
CASTRO, G. F. de ; QUEIROZ, Glória . Bhabha e Bakhtin: O Ensino de Física na Fronteira. In: XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2012, São Sebastião, SP. Programa e Resumos, 2012. v. único.

13.
Rodrigues, L. ; Ramalho, Luana ; CASTRO, G. F. de ; QUEIROZ, Glória ; PESSANHA, P. R. . A qualidade no Ensino de Física: análise de artigos do projeto Observatório da Educação. In: XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2012, São Sebastião, SP. Programa e Resumos, 2012. v. único.

14.
QUEIROZ, G. R. P. C. ; NASSER, Pedro Zille Teixeira ; CASTRO, G. F. de ; BEGALLI, M. ; Oliveira, R. D. V. L. de ; PESSANHA, P. R. ; Rodrigues, L. ; REIS, J. C. de O. . Projeto CTS Modernismo - Ciência e Arte. In: VII Seminario Ibérico / III Seminario Iberoamericano CTS en la enseñanza de las ciencias, 2012, Madri. Anais do VII Seminario Ibérico / III Seminario Iberoamericano CTS en la enseñanza de las ciencias, 2012. v. único.

15.
CASTRO, G. F. de; QUEIROZ, Glória ; ARAÚJO, Roberto Moreira Xavier de . ENSINO DE FÍSICA E SOCIEDADE: DO DIALOGISMO À CIDADANIA. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011, Manaus. Anais XIX SNEF, 2011.

16.
CASTRO, G. F. de; QUEIROZ, G. R. P. C. . O professor e sua prática: estratégias para um "Educação Pública de qualidade, para todos". In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Anais VIII ENPEC / I CIEC, 2011.

17.
QUEIROZ, Glória ; Oliveira, R. D. V. L. de ; CASTRO, G. F. de ; Rodrigues, L. . Discutindo a natureza da Ciência no Ensino de Física a partir de um vídeo debate: uma prática na formação inicial de professores. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Anais VIII ENPEC, 2011.

18.
CASTRO, G. F. de; QUEIROZ, Glória . BAKHTIN E TARDIF: relações possíveis para análise do discurso sobre a prática e a formação de professores de Física. In: XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2010, Águas de Lindóia. XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2010.

19.
Ramalho, Luana ; CASTRO, G. F. de ; QUEIROZ, Glória . A Pedagogia de Projetos na pesquisa em Ensino de Física:perspectivas e obstáculos. In: XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2010, Águas de Lindóia. XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2010.

20.
QUEIROZ, Glória ; MACHADO, M. A. D. ; Bittencourt, B. ; Silva, L. C. R ; Rodrigues, L. ; CASTRO, G. F. de . Parceria Universidade-Escola e Emancipação Docente. In: SVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009, Vitória. Anais, 2009.

21.
CASTRO, G. F. de; QUEIROZ, Glória . A prática revelada pelo discurso: os saberes mediados por um professor de Física. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008, Curitiba. XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2008.

22.
REZENDE, F. ; QUEIROZ, Glória ; CASTRO, G. F. de ; FERRAZ, G. . OBJETIVOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA VISÃO DE PROFESSORES. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008, Curitiba. XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2008.

23.
CASTRO, G. F. de; QUEIROZ, Glória . A formação inicial de professores de física a partir da prática de projetos. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. VI ENPEC, 2007.

24.
CASTRO, G. F. de; LIMA, Maria da Conceição Barbosa . Formação Inicial de um Professor de Física: Estudo de Caso. In: X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2006, Londrina. Atas do X EPEF : EPEF 20 anos / Comissão organizadora Irinéa de Lourdes Batista...[et al.]. ? São Paulo : Sociedade Brasileira de Física, 2007., 2006.

25.
CASTRO, G. F. de; LIMA, Maria da Conceição Barbosa ; QUEIROZ, Gloria Regina Pessoa Campello . Análise de trabalhos sobre a Formação Inicial de Professores de Física Publicados na virada dos séculos XX / XXI no Brasil. In: IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004, Jaboticatubas - MG. Anais IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física EPEF/ Silvania Sousa do Nascimento, Isabel Martins, Cristiano R. Mattos, João B. Harres (Orgs)- Jabuticatubas MG: Sociedade Brasileira de Física, 2004. CD-Rom, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CATARINO, G. F. de C.; QUEIROZ, Glória . Reflexões sobre parceiras no ensino de ciências a partir do desenvolvimento da prática docente de um professor de física. In: XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2015, Lisboa. Anais XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2015.

2.
CATARINO, G. F. de C.; BARBOSA-LIMA, M. C. . Uma nova visão de ensino de Física: a formação para inclusão de alunos deficientes visuais no ensino médio. In: XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2015, Lisboa. Anais XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2015.

3.
BARBOSA-LIMA, M. C. ; CASTRO, G. F. de . Formação de professores de Física inclusivistas: interdisciplinaridade por si.... In: Seminário Latino Americano sobre interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da natureza, 2010, Foz do Iguaçu. Anais Seminário Latino Americano sobre interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da natureza, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS JUNIOR, L. A. ; CATARINO, G. F. de C. . Parceria Universidade Escola: Contribuições de questões sociocientíficas no Ensino de Ciências. In: XX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica XX INIC, 2016, Vale do Paraíba. Anais, 2016.

2.
QUEIROZ, G. R. P. C. ; CASTRO, G. F. de . Revelações pelo discurso: a influência da formação inicial na prática de professores de física.. In: SIEF 9 - Noveno Simposio de Investigación en Educación en Física, 2008, Rosario. Anais SIEF 9 - Noveno Simposio de Investigación en Educación en Física, 2008.

3.
CASTRO, G. F. de; VILAR, Artur Batista ; AZEVEDO, Luciana dos Santos ; NASSER, Pedro Zille Teixeira ; LIMA, Maria da Conceição Barbosa . O Rio de Janeiro que Einstein viu. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro, 2005.

4.
CASTRO, G. F. de; LIMA, Maria da Conceição Barbosa . A Interação verbal - oral e escrita - em sala de aula de uma disciplina eletiva de Formação de Professores de Física. In: 14ª Semana de Iniciação Científica, 2005, Rio de Janeiro, 2005.

5.
CASTRO, G. F. de; LIMA, Maria da Conceição Barbosa ; QUEIROZ, Glória . Uma visão da Formação Inicial de Professores de Física na última virada de século no Brasil. In: XV Simpósio Nacional em Ensino de Física, 2003, Curitiba. Ensino de Física: Presente e Futuro - Programa e Resumos, 2003. v. único. p. 127.

6.
CASTRO, G. F. de; QUEIROZ, G. R. P. C. ; LIMA, Maria da Conceição de A Barbosa . Estudo de caso: um licenciando e suas decisões na adoção de um Modelo Filosófico com propósitos Pedagógicos. In: XV Simpósio Nacional em Ensino de Física, 2003, Curitiba. Ensino de Física: Presente e Futuro - Programa e Resumos, 2003. v. único. p. 116.

7.
CASTRO, G. F. de; ARAÚJO, Roberto Moreira Xavier de ; LIMA, Maria da Conceição de A Barbosa . A linguagem pedagógica ou a etimologia do caos escolar: insignare, formare, educare, instruere. In: II Encontro Internacional Linguagem Cultura e Cognição: Reflexões para o Ensino, 2003, Belo Horizonte, 2003.

8.
CASTRO, G. F. de; QUEIROZ, Glória ; LIMA, Maria da Conceição Barbosa . Estudo de Caso: um licenciando e suas decisões na adoção de um modelo filosófico com propósitos pedagógicos. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003, Bauru - São Paulo, 2003.

9.
CASTRO, G. F. de; QUEIROZ, Glória ; LIMA, Maria da Conceição Barbosa . Uma visão da Formação Inicial de professores de Física na última virada de século no Brasil. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003, Bauru - São Paulo, 2003.

10.
CASTRO, G. F. de. Física de Cordel. In: 14ª UERJ sem Muros, 2003, Rio de Janeiro, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
CATARINO, G. F. de C.; QUEIROZ, G. R. P. C. . Case Study: Relações existentes entre práticas interdisciplinares e a formação formal e não formal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CATARINO, G. F. de C.. Prática Docente e Ensino de Ciências: repensando práticas disciplinares e conhecendo formas de trabalho interdisciplinar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CATARINO, G. F. de C.. PESQUISA EM ENSINO DE MATEMÁTICA: QUESTÕES E REFLEXÕES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
QUEIROZ, G. R. P. C. ; Oliveira, R. D. V. L. de ; Rodrigues, L. ; CASTRO, G. F. de . Discutindo a Natureza da Ciência no Ensino de Física a partir de um Vídeo Debate: uma Prática na Formação Inicial de Professores.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
Silva, Anderson Rocha da ; CASTRO, G. F. de ; QUEIROZ, Glória ; CHARRET, H. C. . E o que move este foguete? Os nossos e os outros olhares sobre Energia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
CATARINO, G. F. de C.. A AULA DE FÍSICA COMO GÊNERO DISCURSIVO: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA FORMAL, NÃO FORMAL E OUTRAS FORMAS... 2013 (Tese de Doutorado).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CATARINO, GISELLE FAUR DE CASTRO. Assessora Científica ad hoc. 2013.

Produtos tecnológicos
1.
SUCUPIRA, I. S. ; CATARINO, G. F. de C. . O Uso da Sequência Didática na Resolução de Problemas como Estratégia Facilitadora do Processo de Ensino-Aprendizagem de Conceitos Básicos da Matemática. 2017.

2.
SANTOS, A. G. F. ; CATARINO, G. F. de C. . Ensino e Parceria. 2016.

Trabalhos técnicos
1.
CATARINO, G. F. de C.. Parecerista da REXE- Revista de Estudios y Experiencias en Educación. 2017.

2.
CATARINO, G. F. de C.. Parecerista da Revista Investigações em Ensino de Ciências. 2017.

3.
CATARINO, G. F. de C.. Parecerista da Revista de Educação, Ciências e Matemática ISSN 2238-2380. 2017.

4.
CATARINO, G. F. de C.. Parecerista da Revista de Educação, Ciências e Matemática ISSN 2238-2380. 2016.

5.
CATARINO, G. F. de C.. Parecerista Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. 2016.

6.
CATARINO, G. F. de C.. Parecerista da Revista Ciência & Educação. 2015.

7.
CATARINO, G. F. de C.. Parecerista da Revista de Educação, Ciências e Matemática ISSN 2238-2380. 2015.

8.
CATARINO, G. F. de C.. Parecerista da Revista de Educação, Ciências e Matemática ISSN 2238-2380. 2014.

9.
CATARINO, G. F. de C.. Parecerista da Revista de Educação, Ciências e Matemática ISSN 2238-2380. 2013.

10.
CATARINO, G. F. de C.. Parecerista do Periódico Cadernos Camilliani ISSN 1518-0395. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CATARINO, G. F. de C.; QUEIROZ, G. R. P. C. . Novas Perspectivas para o Ensino de Física. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
CATARINO, G. F. de C.. Avaliadora 28 UERJ SEM MUROS. 2018. (Avaliadora para Evento Científico).

2.
CATARINO, G. F. de C.. Avaliadora da 27 UERJ SEM MUROS. 2017. (Avaliadora de Projetos de Extensão).

3.
CATARINO, G. F. de C.. Avaliadora do XI ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências). 2017. (Avaliadora para Evento Científico).

4.
CATARINO, G. F. de C.. NDE Matemática. 2016. (Membro de Núcleo Docente e Estruturante).

5.
CASTRO, G. F. de . Avaliadora da 26 UERJ SEM MUROS. 2015. (Avaliadora de Projetos de Extensão).

6.
CATARINO, GISELLE FAUR DE CASTRO. Reflexões sobre parcerias: diálogos possíveis no Ensino de Ciências. 2015. (Palestra).

7.
REIS, J. C. de O. ; CATARINO, G. F. de C. . Comissão Organizadora de Concurso Público. 2015. (Comissão Organizadora de Concurso Público).

8.
CATARINO, G. F. de C.. Avaliadora da 25 UERJ SEM MUROS. 2014. (Avaliadora de Projetos de Extensão).

9.
BARBOSA LIMA, M. C. A. ; CATARINO, G. F. de C. . Comissão Organizadora de Concurso Público. 2014. (Comissão Organizadora de Concurso Público).

10.
PINTO, V. L. L. S. ; CATARINO, G. F. de C. ; SIQUEIRA, L. G. ; LEMOS, A. P. S. ; SIQUEIRA, A. S. ; BRAZ, M. R. R. M. C. . Conjuntos - Conceitos Básicos. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

11.
PINTO, V. L. L. S. ; CATARINO, G. F. de C. ; SIQUEIRA, L. G. ; LEMOS, A. P. S. ; SIQUEIRA, A. S. ; BRAZ, M. R. R. M. C. . Conjuntos - Operações com Conjuntos.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

12.
PINTO, V. L. L. S. ; CATARINO, G. F. de C. ; SIQUEIRA, L. G. ; LEMOS, A. P. S. ; SIQUEIRA, A. S. ; BRAZ, M. R. R. M. C. . Conjuntos - Conjuntos Numéricos. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

13.
CATARINO, G. F. de C.; PINTO, V. L. L. S. ; SIQUEIRA, L. G. ; LEMOS, A. P. S. ; SIQUEIRA, A. S. ; BRAZ, M. R. R. M. C. . Números Relativos - Conceitos Básicos. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

14.
CATARINO, G. F. de C.; PINTO, V. L. L. S. ; SIQUEIRA, L. G. ; LEMOS, A. P. S. ; SIQUEIRA, A. S. ; BRAZ, M. R. R. M. C. . Números Relativos - Operações com números Inteiros.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

15.
CATARINO, G. F. de C.; PINTO, V. L. L. S. ; SIQUEIRA, L. G. ; LEMOS, A. P. S. ; SIQUEIRA, A. S. ; BRAZ, M. R. R. M. C. . Números Relativos - Propriedades dos Números Inteiros.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

16.
CATARINO, G. F. de C.; PINTO, V. L. L. S. ; SIQUEIRA, L. G. ; LEMOS, A. P. S. ; SIQUEIRA, A. S. ; BRAZ, M. R. R. M. C. . Números Relativos - Operações com Números Inteiros. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

17.
PINTO, V. L. L. S. ; CATARINO, G. F. de C. ; SIQUEIRA, L. G. ; LEMOS, A. P. S. ; SIQUEIRA, A. S. ; BRAZ, M. R. R. M. C. . Números Relativos - Notação Científica.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

18.
PINTO, V. L. L. S. ; CATARINO, G. F. de C. ; SIQUEIRA, L. G. ; LEMOS, A. P. S. ; SIQUEIRA, A. S. ; BRAZ, M. R. R. M. C. . Expressões Algébricas - Conceitos Básicos.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

19.
PINTO, V. L. L. S. ; CATARINO, G. F. de C. ; SIQUEIRA, L. G. ; LEMOS, A. P. S. ; SIQUEIRA, A. S. ; BRAZ, M. R. R. M. C. . Expressões Algébricas - Operações com Monômios.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

20.
PINTO, V. L. L. S. ; CATARINO, G. F. de C. ; SIQUEIRA, L. G. ; LEMOS, A. P. S. ; SIQUEIRA, A. S. ; BRAZ, M. R. R. M. C. . Expressões Algébricas - Operações com Polinômios.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

21.
PINTO, V. L. L. S. ; CATARINO, G. F. de C. ; SIQUEIRA, L. G. ; LEMOS, A. P. S. ; SIQUEIRA, A. S. ; BRAZ, M. R. R. M. C. . Expressões Algébricas - MDC e MMC de Polinômios.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

22.
CATARINO, G. F. de C.; PINTO, V. L. L. S. ; SIQUEIRA, L. G. ; LEMOS, A. P. S. ; SIQUEIRA, A. S. ; BRAZ, M. R. R. M. C. . Equações - Conceitos Básicos.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

23.
CATARINO, G. F. de C.; PINTO, V. L. L. S. ; SIQUEIRA, L. G. ; LEMOS, A. P. S. ; SIQUEIRA, A. S. ; BRAZ, M. R. R. M. C. . Equações - Resolução de Equação do 1º Grau.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

24.
CATARINO, G. F. de C.; PINTO, V. L. L. S. ; SIQUEIRA, L. G. ; LEMOS, A. P. S. ; SIQUEIRA, A. S. ; BRAZ, M. R. R. M. C. . Equações - Resolução de Problemas com Equações do 1º Grau.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

25.
CATARINO, G. F. de C.; PINTO, V. L. L. S. ; SIQUEIRA, L. G. ; LEMOS, A. P. S. ; SIQUEIRA, A. S. ; BRAZ, M. R. R. M. C. . Equações - Sistemas de Equações do 1º Grau.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

26.
CATARINO, G. F. de C.; PINTO, V. L. L. S. ; SIQUEIRA, L. G. ; LEMOS, A. P. S. ; SIQUEIRA, A. S. ; BRAZ, M. R. R. M. C. . Equações - Equação do 2º Grau.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

27.
PINTO, V. L. L. S. ; CATARINO, G. F. de C. ; SIQUEIRA, L. G. ; LEMOS, A. P. S. ; SIQUEIRA, A. S. ; BRAZ, M. R. R. M. C. . Equações - Inequação do 1º Grau.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

28.
PINTO, V. L. L. S. ; CATARINO, G. F. de C. ; SIQUEIRA, L. G. ; LEMOS, A. P. S. ; SIQUEIRA, A. S. ; BRAZ, M. R. R. M. C. . Razão, Proporção, Regra de Três e Porcentagem - Razão.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

29.
PINTO, V. L. L. S. ; CATARINO, G. F. de C. ; SIQUEIRA, L. G. ; LEMOS, A. P. S. ; SIQUEIRA, A. S. ; BRAZ, M. R. R. M. C. . Razão, Proporção, Regra de Três e Porcentagem - Proporção e Regra de Três.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

30.
PINTO, V. L. L. S. ; CATARINO, G. F. de C. ; SIQUEIRA, L. G. ; LEMOS, A. P. S. ; SIQUEIRA, A. S. ; BRAZ, M. R. R. M. C. . Produtos Notáveis e Fatoração - Produtos Notáveis.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

31.
CATARINO, G. F. de C.; PINTO, V. L. L. S. ; SIQUEIRA, L. G. ; LEMOS, A. P. S. ; SIQUEIRA, A. S. ; BRAZ, M. R. R. M. C. . Produtos Notáveis e Fatoração - Fatoração.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

32.
PINTO, V. L. L. S. ; CATARINO, G. F. de C. ; SIQUEIRA, L. G. ; LEMOS, A. P. S. ; SIQUEIRA, A. S. ; BRAZ, M. R. R. M. C. . Frações Algébricas - Conceitos Básicos.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

33.
PINTO, V. L. L. S. ; CATARINO, G. F. de C. ; SIQUEIRA, L. G. ; LEMOS, A. P. S. ; SIQUEIRA, A. S. ; BRAZ, M. R. R. M. C. . Frações Algébricas - Operações com Frações Algébricas.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

34.
PINTO, V. L. L. S. ; CATARINO, G. F. de C. ; SIQUEIRA, L. G. ; LEMOS, A. P. S. ; SIQUEIRA, A. S. ; BRAZ, M. R. R. M. C. . Frações Algébricas - Equações Fracionárias.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

35.
CATARINO, G. F. de C.. Parecerista. 2013. (Avaliação de artigos para Revista de Educação, Ciências e Matemática).

36.
PINTO, V. L. L. S. ; CATARINO, G. F. de C. ; SIQUEIRA, L. G. ; LEMOS, A. P. S. ; SIQUEIRA, A. S. ; BRAZ, M. R. R. M. C. . Razão, Proporção, Regra de Três e Porcentagem - Porcentagem.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

37.
CASTRO, G. F. de. Eureka - Instrumentação para o ensino de Física e Matemática: o teorema de Arquimedes. 2010. (Mini curso).

Demais trabalhos
1.
CASTRO, G. F. de. Movimento Browniano e Processos Estocásticos. 2007 (Monografia) .

2.
CASTRO, G. F. de. Formação Inicial de um Professor de Física: estudo de caso. 2006 (Monografia) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CATARINO, G. F. de C.; Guerra, A.; QUEIROZ, G. R. P. C.; PUGGIAN, C.; VICTER, E. F.. Participação em banca de Priscila Regina Vilas Boas. Concepções sobre Práticas Interdisciplinares de Professores de Química. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

2.
REGO, S. C. R.; CATARINO, G. F. de C.; SOUZA, L. H. P.. Participação em banca de Natália Vinhosa Bruno. UTILIZAÇÃO DE IMAGENS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO NÍVEL FUNDAMENTAL. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

3.
BERNARDO, J. R. R.; BARRELO JUNIOR, N.; CATARINO, G. F. de C.. Participação em banca de Jandira da Silva de Jesus. A Situação de professores readaptados alocados em Bibliotecas Públicas. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

4.
CATARINO, G. F. de C.; BARBOSA LIMA, M. C. A.; RODRIGUES, G. C.; MIGUEL, J. R.. Participação em banca de Adriana do Amaral. ENSINO DE CIÊNCIAS E ATIVIDADES INTERATIVAS E COLABORATIVAS: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade do Grande Rio.

5.
SILVA, G. S. F.; SOUZA, L. H. P.; CATARINO, G. F. de C.; QUEIROZ, G. R. P. C.. Participação em banca de Olga Eliana Severino Dick. A Formação de Professores de Física e o Aprendizado da Docência no contexto das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado no CEFET Campus Petrópolis.. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

6.
BERNARDO, J. R. R.; TERRA, D. V.; DASSIE, B. A.; CATARINO, G. F. de C.. Participação em banca de Paula Mayworm de Azevedo. SENTIDOS E SIGNIFICADOS COMPARTILHADOS POR DOCENTES DA DISCIPLINA ESCOLAR EDUCAÇÃO FÍSICA EM RELAÇÃO AO TEMA DOS JOGOS OLÍMPICOS. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

7.
Guerra, A.; CATARINO, G. F. de C.; SILVA, A. P. B.. Participação em banca de Catalina Arlette Ávila Molina. Veias abertas: o estudo do corpo humano no ensino fundamental, a partir de uma abordagem histórico-cultural. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

8.
REIS, J. C. de O.; Guerra, A.; CATARINO, G. F. de C.; CAMEL, T. O.. Participação em banca de Julliana Miguel Bomfim. PROBLEMATIZANDO O PAPEL DA CIÊNCIA NA SOCIEDADE: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-FILOSÓFICA NO ENSINO DE FÍSICA. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

9.
MOTA, D. C.; CATARINO, G. F. de C.; MONDAINI, L.. Participação em banca de Eros dos Santos Ramos. Física, arte e os conceitos de espaço e tempo. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

10.
Guerra, A.; CATARINO, G. F. de C.; MOURA, B. A.; HASTENREITER, R. S. C.. Participação em banca de Bruno Jorge Barboza da Silva. UM OLHAR SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, CULTURA E SOCIEDADE EM LARANJA MECÂNICA: UM CAMINHO PARA PROBLEMATIZAR A CIÊNCIA A PARTIR DO CINEMA.. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

11.
FLORES, E.; LOPES, J. R.; NUNES, W. V.; VILLELA, L. M. A.; CASTRO, G. F. de. Participação em banca de Antonio Carlos Bastos. Resolução de Problemas: uma discussão sobre o ensino de Análise Combinatória.. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade do Grande Rio.

12.
MACHADO, M. A. D.; SOUZA, L. H. P.; CASTRO, G. F. de. Participação em banca de MONISE DA SILVA NASCIMENTO. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA PERSPECTIVA CTS: PERCEPÇÕES SOBRE OS CADERNOS PEDAGÓGICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

13.
QUEIROZ, Glória; BERNARDO, J. R. R.; FLORES, E.; CASTRO, G. F. de. Participação em banca de Armando Gil Ferreira dos Santos. A prática Docente no Ensino de Física em parceria com as demais áreas de conhecimento. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade do Grande Rio.

14.
MACARIO, K. C. D.; FARIAS, F. M. C.; COSTA, I.; CASTRO, G. F. de. Participação em banca de Marcelo da Silva Carneiro. A Física e o Cinema. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências - ênfase Física) - Universidade Federal Fluminense.

15.
REIS, H. M. S.; LIMA, J. C. P.; CASTRO, G. F. de. Participação em banca de Marilene Pacheco Carnevale. Projeto de Letramento de Jovens e Adultos na COPPE/UFRJ para funcionários e terceirizados. 2016. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

16.
CATARINO, G. F. de C.; BARBOSA-LIMA, MARIA DA CONCEIÇÃO DE ALMEIDA; FLORES, E.; SOUZA, L. E. S.. Participação em banca de Carlos Henrique da Silva Rocha. A Melhoria do Processo Ensino-Aprendizagem do Eletromagnetismo com a Utilização de Experimentos de baixo custo. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade do Grande Rio.

17.
RODRIGUES, G. C.; MERQUIOR, D. M.; MARTINS, H. G.; FERREIRA, G. M. S.; CASTRO, G. F. de. Participação em banca de Flávia Alexandra Gomes de Souza. Percepção do licenciando em química sobre a contribuição do laboratório virtual de química, Virtual Lab, para o ensino-aprendizagem das reações químicas inorgânicas no ensino médio. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade do Grande Rio.

18.
QUEIROZ, G. R. P. C.; SILVA, A. M. T. B.; MARTINS, I. G. R.; CASTRO, G. F. de. Participação em banca de David Andrade Marques da Silva. NATUREZA DA CIÊNCIA NA VISÃO DE RECÉM BACHARÉIS EM FÍSICA. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

19.
Guerra, A.; QUEIROZ, G. R. P. C.; CASTRO, G. F. de. Participação em banca de Sanderson Alcântara Moreira. Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências na Formação Profissional de Professores e o Ensino na perspectiva da Alfabetização Científica. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

20.
SILVA, A. M. T. B.; OLIVEIRA, A. L.; CASTRO, G. F. de. Participação em banca de Andréa Borges Umpierre. Expectativas formativas em relação à prática profissional dos professores de ciências: o caso dos mestrados profissionais. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

21.
RODRIGUES, C. K.; SILVA, J. C.; SILVA, P. N.; CASTRO, G. F. de. Participação em banca de Jorge Dias Ferreira. Educação Matemática e Tecnologias: implicações do ensino na educação básica. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade do Grande Rio.

22.
FREITAS, A. V.; FLORES, E.; PENHA, S. P.; MARIM, V.; CASTRO, G. F. de. Participação em banca de Reinaldo Amirato Dias. Noções de probabilidade e análise combinatória na educação básica: análises e propostas interdisciplinares. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade do Grande Rio.

23.
RODRIGUES, C. K.; BARBOSA-LIMA, MARIA DA CONCEIÇÃO DE ALMEIDA; NOVIKOFF, C.; CASTRO, G. F. de. Participação em banca de Crystiano Robson Souza Lima. A afetividade e o ensino de física no ensino médio: em busca de ações em prol da aprendizagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade do Grande Rio.

24.
QUEIROZ, G. R. P. C.; Guerra, A.; CASTRO, G. F. de; CHINELLI, M. V.. Participação em banca de Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira. Ciência, Tecnologia, Sociedade e Arte? Uma estratégia didática e o estudo de caso de sua contribuição na formação do professor como intelectual transformador. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Qualificações de Doutorado
1.
DUARTE, S. E. S.; Guerra, A.; CATARINO, G. F. de C.; AMORIM, M. A.. Participação em banca de Luciana Maria de Jesus Baptista Gomes. Análise da Retórica dos estudantes no Whatsapp: o que eles têm a nos dizer?. 2018.

2.
ROCHA, M. B.; BRAGA, M. A. B.; CATARINO, G. F. de C.; PINTO, B. C. T.. Participação em banca de José Renato de Oliveira Pin. As trilhas ecológicas como espaço educativo para o ensino: um estudo sobre as compreensões de professores de Ciências da Educação Básica.. 2018.

3.
QUEIROZ, Glória; CATARINO, G. F. de C.; REIS, J. C. de O.; COSTA, I.. Participação em banca de Rodrigo Trevisano de Barros. Grupos Colaborativos: contribuições à prática contra-hegemônica. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

4.
QUEIROZ, G. R. P. C.; CATARINO, G. F. de C.; SOUZA, L. H. P.; CRAVEIRO, C. B.; REIS, J. C. de O.. Participação em banca de Laís Rodrigues da Silva. O DISCURSO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A INFLUÊNCIA DO MESTRADO PROFISSIONAL NA CONSTRUÇÃO DAS SUAS IDENTIDADES DOCENTES. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Qualificações de Mestrado
1.
FREITAS, A. V.; CRAVEIRO, C. B.; FANTINATO, M. C.; CATARINO, G. F. de C.. Participação em banca de FRANCISCO JOSIMAR RICARDO XAVIER. A INFLUÊNCIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MATEMÁTICAS NA EJA SOBRE A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA ZONA RURAL DE SOBRAL. 2018.

2.
VICTER, E. F.; CATARINO, G. F. de C.; LOZANO, A. R. G.; PINTO, G. M. F.. Participação em banca de Mauro Fernandes Neves Gonzaga. Possíveis convergências entre a aprendizagem por Soluções de Problemas e Modelagem Matemática: uma análise bibliográfica. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade do Grande Rio.

3.
RODRIGUES, C. K.; RIBEIRO, C. M. S.; LOZANO, A. R. G.; CATARINO, G. F. de C.. Participação em banca de Romildo Almeida da Silva. Educar Financeiramente: desafios de nosso tempo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade do Grande Rio.

4.
VASCONCELLOS, R. F. R. R.; FERREIRA, T. P. T.; SILVA, S. P.; CATARINO, G. F. de C.. Participação em banca de Rainer Alves de Fonseca. Webquests como recurso educacional para o ensino das ciências. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade do Grande Rio.

5.
REGO, S. C. R.; CATARINO, G. F. de C.; SOUZA, L. H. P.. Participação em banca de Natália Vinhosa Bruno. Utilização de imagens no ensino de ciências: concepções de professores do nível fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

6.
VASCONCELLOS, R. F. R. R.; CATARINO, G. F. de C.; FLORES, E.; FERREIRA, T. P. T.. Participação em banca de Aniceta da Conceição Antunes de Brito Alves Melani. Um estudo da utilização de blog para o ensino de Biologia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade do Grande Rio.

7.
CATARINO, G. F. de C.; VASCONCELLOS, R. F. R. R.; MIGUEL, J. R.; BARBOSA LIMA, M. C. A.. Participação em banca de Adriana do Amaral. Propostas de Atividades de Espaços Não Formais: Aprendizagem Significativa Crítica e o Ensino de Ciências. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade do Grande Rio.

8.
REIS, H. M. S.; LIMA, J. C. P.; CASTRO, G. F. de. Participação em banca de Marilene Pacheco Carnevale. Projeto de Letramento de Jovens e Adultos da COPPE/UFRJ para funcionários e terceirizados. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

9.
CASTRO, G. F. de; FLORES, E.; FREITAS, A. V.; CRAVEIRO, C. B.. Participação em banca de Iara da Silva Sucupira. O Uso de uma Sequência Didática na Resolução de Problemas como Estratégia Facilitadora do Processo de Ensino-Aprendizagem de Conceitos Básicos da Matemática. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade do Grande Rio.

10.
CATARINO, G. F. de C.; FLORES, E.; SOUZA, L. E. S.; BARBOSA LIMA, M. C. A.. Participação em banca de Carlos Henrique da Silva Rocha. A Melhoria do Processo de Aprendizagem do Eletromagnetismo com a Utilização de Experimentos de baixo custo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade do Grande Rio.

11.
RODRIGUES, C. K.; SILVA, J. C.; CASTRO, G. F. de; SILVA, P. N.. Participação em banca de Jorge Dias Ferreira. Educação Matemática e Tecnologias: Implicações no Ensino na Educação Básica.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade do Grande Rio.

12.
FLORES, E.; LOPES, J. R.; VILLELA, L. M. A.; NUNES, W. V.; CASTRO, G. F. de. Participação em banca de Antonio Carlos Bastos. O Ensino da Análise Combinatória sob uma abordagem histórica e resolução de problemas.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade do Grande Rio.

13.
RODRIGUES, C. K.; Maria Conceição Barbosa-Lima; CASTRO, G. F. de; NOVIKOFF, C.. Participação em banca de Crystiano Robson Souza Lima. A afetividade e o Ensino de Física no Ensino Médio: em busca de ações em prol da aprendizagem. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade do Grande Rio.

14.
CASTRO, G. F. de; QUEIROZ, G. R. P. C.; BERNARDO, J. R. R.; FLORES, E.. Participação em banca de Armando Gil Ferreira dos Santos. A Prática Docente no Ensino de Física em Parceria com as demais áreas do conhecimento. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade do Grande Rio.

15.
MACHADO, M. A. D.; CASTRO, G. F. de; SOUZA, L. H. P.. Participação em banca de Monise da Silva Nascimento. Alfabetização Científica e seus desafios no Ensino Fundamental. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

16.
RODRIGUES, G. C.; MARTINS, H. G.; SOARES, D. A.; SILVA, E. F.; CASTRO, G. F. de. Participação em banca de Andreia de Macedo Sá. Tecnologias Educacionais: uma proposta de formação continuada para os docentes de ciências do 9 ano do ensino fundamental da rede municipal de Duque de Caxias. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade do Grande Rio.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARBOSA-LIMA, M. C.; CATARINO, G. F. de C.; CRUZ, F. A. O.. Participação em banca de Limarcos Ferreira Calaça.Proposta de Experimento de força de atrito direcionado a uma turma inclusiva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
QUEIROZ, G. R. P. C.; CATARINO, G. F. de C.; DUARTE, L. G. S.. Participação em banca de Matheus Ricardo da Silva Guimarães."Bem melhor aprender fazendo": o arduíno como ferramenta de aprendizagem ativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
CAMARA, A. R.; PEDRO, S. S.; CATARINO, G. F. de C.; SILVA, B. J. B.. Participação em banca de Raiza do Nascimento da Silva.Super-heróis e seus superpoderes: ensino da teoria básica de lasers para o ensino médio através do uso de animes e mangás. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
REIS, J. C. O.; CATARINO, G. F. de C.; SILVA, W. L. R.. Participação em banca de João Paulo Souza Gomes da Silva.Uma abordagem histórico-filosófica para o ensino do conceito de espaço. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
CATARINO, G. F. de C.; BARBOSA-LIMA, M. C.. Participação em banca de Sofia Castro Hallais.Uma imagem vale mais que mil palavras. Quem disse?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
TATO, Andre; CATARINO, G. F. de C.; BARBOSA-LIMA, M. C.. Participação em banca de Bernardo Copello Alves.Os obstáculos em ensinar eletromagnetismo para alunos deficientes visuais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
SILVA, W. L. R.; REIS, J. C. de O.; CATARINO, G. F. de C.. Participação em banca de Tainá de Araújo Carvalho.Conexões entre física e arte? Uma abordagem histórico-filosófica para a Teoria da Relatividade na educação básica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

8.
REIS, J. C. de O.; CASTRO, G. F. de; FERNANDES, H. S.. Participação em banca de Francisco de Schueler Todling Silva.Guerra das correntes: uma proposta de apresentação dos conceitos de corrente contínua e alternada utilizando uma abordagem histórica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

9.
BEGALLI, M.; SKEA, J. E. F.; MOTA, L. A. C. P.; CASTRO, G. F. de. Participação em banca de Paulo Victor Nogueira da Costa.Desenvolvimento de um jogo didático de Física de Partículas para o Ensino Médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

10.
REIS, J. C. de O.; CATARINO, G. F. de C.; JARDIM, W. T.. Participação em banca de Augusto Tedeschi Rondon de Souza.Uma proposta para a inserção da Mecânica Quântica no Ensino Médio: uma abordagem histórica e filosófica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

11.
QUEIROZ, G. R. P. C.; MACHADO, A. F.; CATARINO, G. F. de C.; WIERMANN, A.. Participação em banca de Thainá Ribeiro Zuquim.Uso conjunto da tecnologia da informática e história da ciência no ensino de Física. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

12.
BARBOSA LIMA, M. C. A.; CATARINO, G. F. de C.; SILVA, L. R.. Participação em banca de Luciana Santana da Silva.Ensino de óptica e deficiência visual: possíveis caminhos da luz e suas representações. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

13.
REIS, J. C. O.; PORTO, M. B. D. S. M.; CASTRO, G. F. de. Participação em banca de Ana Paula Barbosa Martins.Eletromagnetismo: uma proposta metodológica com enfoque histórico-filosófico para o Ensino de Física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

14.
SOSMAN, L. P.; PEDRO, S. S.; CASTRO, G. F. de; DAMIAO, D. J.. Participação em banca de Rodrigo Dias dos Santos.Introdução à espectroscopia de fotoluminescência em sólidos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

15.
OLIVEIRA, L. F.; CASTRO, G. F. de; MACHADO, A. F.; QUEIROZ, G. R. P. C.. Participação em banca de Silvério do Vale Machado.Eletrônica aplicada nos Experimentos Físicos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

16.
Maria Conceição Barbosa-Lima; SANTIAGO, R. B.; SILVA, J. C. X.; CASTRO, G. F. de. Participação em banca de André do Nascimento Barbosa.A contextualização de Física nos esportes olímpicos: a resistência do ar e o lançamento de disco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

17.
BARBOSA LIMA, M. C. A.; MACHADO, M. A. D.; CASTRO, G. F. de. Participação em banca de Leandro Binder Silva." A vivência de alunos deficientes visuais com o avião e suas partes principais num espaço não-formal.?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

18.
OLIVEIRA, G. A. T.; MENDONCA, R.; CASTRO, G. F. de. Participação em banca de Sandro da Silva Rodrigues.A aplicação da matemática financeira na Educação de Jovens e Adultos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Grande Rio.

19.
OLIVEIRA, G. A. T.; MENDONCA, R.; CASTRO, G. F. de. Participação em banca de Wendel Sandes Ferreira de Lima.Geometria - Aplicação na construção civil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Grande Rio.

20.
BERNARDO, J. R. R.; RUBINO, L. N.; CASTRO, G. F. de; SALOMAO, S. R.. Participação em banca de Daniel Silva de Oliveira.Máquinas Térmicas, biocombustíveis e controvérsias: uma questão sociocientífica como proposta de ensino para as aulas de Física no Ensino Médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal Fluminense.

21.
QUEIROZ, G. R. P. C.; Maria Conceição Barbosa-Lima; CASTRO, G. F. de. Participação em banca de Carolina Mello Dias.Ciência, Guerra e Paz: Um projeto sob a perspectiva CTS-Arte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

22.
BARBOSA-LIMA, M. C.; CASTRO, G. F. de; REIS, J. C. de O.. Participação em banca de Julia de Figueiredo Gschwend.O vestibular e o Ensino de Física: Reflexões.... 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

23.
BARBOSA-LIMA, M. C.; QUEIROZ, G. R. P. C.; CASTRO, G. F. de. Participação em banca de Claudia Marcello da Silva.Estratégias de Ensino de Física como auxiliar na avaliação de aprendizagem de Deficientes Visuais - material de Equacionamento Tátil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

24.
CASTRO, G. F. de; Oppenheimer, A. P. S.. Participação em banca de Eduardo dos Santos Sampaio.Matematizando a reciclagem através da interdisciplinaridade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Grande Rio.

25.
CASTRO, G. F. de; Silva, L. C. da. Participação em banca de Paulo Marcos Nascimento de Souza.Dificuldades no ensino da função quadrática no primeiro ano do Ensino Médio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Grande Rio.

26.
QUEIROZ, Gloria Regina Pessoa Campello; CASTRO, G. F. de; MACHADO, M. A. D.. Participação em banca de Cristiano da Silva Vidal.Física e Esportes - Uma nova abordagem para o Ensino Médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

27.
QUEIROZ, G. R. P. C.; CASTRO, G. F. de; REIS, R. A.. Participação em banca de Anderson Thadeu Moraes dos Santos.O Ensino da Cinemática através do RPG (Roleplaying Game). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

28.
QUEIROZ, G. R. P. C.; CASTRO, G. F. de; SILVA, M. F. A.. Participação em banca de Thiago Tavares da Costa.A contextualização de Temas Estruturadores como uma ferramenta para o Ensino de Física. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

29.
BARBOSA-LIMA, M. C.; CASTRO, G. F. de; TATO, Andre. Participação em banca de Máira Costa Santos.As concepções alternativas de temperatura e calor dos alunos deficientes visuais no ensino médio regular.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

30.
BARBOSA-LIMA, M. C.; CASTRO, G. F. de; QUEIROZ, G. R. P. C.. Participação em banca de Rafael dos Santos.A Interdisciplinaridade entre Física e Poesia.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

31.
BARBOSA-LIMA, M. C.; MACHADO, M. A. D.; CASTRO, G. F. de. Participação em banca de Marco Vinicio Figueiredo de Aguiar.Como pensam os professores de Física de um colégio público em relação ao Ensino de Física para deficientes visuais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

32.
QUEIROZ, G. R. P. C.; CASTRO, G. F. de; MACHADO, M. A. D.. Participação em banca de Laís Rodrigues da Silva.Pedagogia de Projetos: estratégias de se falar de Ciências no Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

33.
BARBOSA-LIMA, M. C.; CASTRO, G. F. de; MACHADO, M. A. D.. Participação em banca de Fabiana Fernandes da Silva.Quais as dificuldades encontradas pelos Professores de Física para trabalharem com alunos com necessidades especiais visuais?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I WorkShop dos Programas de Pós Graduação em Ensino do Estado do Rio de Janeiro.Reflexões sobre Ações Colaborativas: Diálogos possíveis na pesquisa em Formação de Professores de Ciências. 2016. (Outra).

2.
XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências.Reflexões sobre parceiras no ensino de ciências a partir do desenvolvimento da prática docente de um professor de física. 2015. (Encontro).

3.
XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Bhabha e Bakhtin: O Ensino de Física na Fronteira. 2012. (Congresso).

4.
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências / I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias.O professor e sua prática: estratégias para uma. 2011. (Encontro).

5.
XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física.ENSINO DE FÍSICA E SOCIEDADE: DO DIALOGISMO À CIDADANIA. 2011. (Simpósio).

6.
XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.BAKHTIN E TARDIF: relações possíveis para análise do discurso sobre a prática e a formação de professores de Física. 2010. (Encontro).

7.
XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.A prática revelada pelo discurso: os saberes mediados por um professor de Física. 2008. (Encontro).

8.
XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.A prática revelada pelo discurso: os saberes mediados por um professor de Física. 2008. (Encontro).

9.
I Forum Ambiental.Câmara Escura e Olho Humano. 2007. (Oficina).

10.
VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.A formação inicial de professores de física a partir da prática de projetos. 2007. (Encontro).

11.
XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2007. (Simpósio).

12.
XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física.O Rio de Janeiro que Einstein viu. 2005. (Simpósio).

13.
IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Análise de trabalhos sobre a Formação Inicial de Professores de Física publicados na virada dos séculos XX/XXI no Brasil. 2004. (Encontro).

14.
XV Simpósio Nacional de Ensino de Física.Uma visão da Formação Inicial de Professores de Física na última virada se século no Brasil. 2003. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASTRO, G. F. de. I Encontro de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática: questões atuais. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
LUCIANA SANTANA DA SILVA. Currículo Mínimo e o Ensino de Física. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. (Orientador).

2.
LUCIANA DE MORAIS DUTRA. APRENDIZAGEM ATIVA E AVALIAÇÕES ONLINE: O USO DA FERRAMENTA GOOGLE FORMS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FÍSICA PELO ALUNO. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade do Grande Rio. (Orientador).

3.
Elaine Cristina Martins Castellar. Alfabetizando em ciências: Um olhar interdisciplinar da Literatura à Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade do Grande Rio. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Rafaela Silva da Costa. SEQUÊNCIA DIDÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES. Início: 2017 - Universidade do Grande Rio. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Iara da Silva Sucupira. O Uso da Sequência Didática na Resolução de Problemas como Estratégia Facilitadora do Processo de Ensino-Aprendizagem de Conceitos Básicos da Matemática. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade do Grande Rio, . Orientador: Giselle Faur de Castro Catarino.

2.
Armando Gil Ferreira dos Santos. A Prática Docente no Ensino de Física em parceira com as demais áreas do conhecimento. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade do Grande Rio, . Orientador: Giselle Faur de Castro Catarino.

3.
Adriana do Amaral. Ensino de Ciências e Atividades Interativas e Colaborativas: uma proposta de Aprendizagem Significativa Crítica. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade do Grande Rio, . Orientador: Giselle Faur de Castro Catarino.

4.
Carlos Henrique da Silva Rocha. A Melhoria do Processo Ensino-Aprendizagem do Eletromagnetismo com a Utilização de Experimentos de baixo custo. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade do Grande Rio, . Orientador: Giselle Faur de Castro Catarino.

5.
Priscila Regina Vilas Boas. CONCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE PROFESSORES DE QUÍMICA. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Giselle Faur de Castro Catarino.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fabiana Gardoni de Athayde. O auxilio do jogo na educação matemática de alunos com deficiência visual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Giselle Faur de Castro Catarino.

2.
Jose Carlos da Costa. Números Complexos e sua aplicação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Giselle Faur de Castro Catarino.

3.
Alexsandro de Souza Neri. A IMPORTÂNCIA DA METROLOGIA PARA A SOCIEDADE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Giselle Faur de Castro Catarino.

Iniciação científica
1.
Priscila da Silva Santos. Formação inicial de professores de física: perspectivas teórico-metodológicas de licenciandos nos últimos anos. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Giselle Faur de Castro Catarino.

2.
Leonardo Reis da Silva. ENSINO DE CIÊNCIAS E INTERDISCIPLINARIDADE: ABORDAGENS POSSÍVEIS. 2016. Iniciação Científica - Universidade do Grande Rio, Funadesp. Orientador: Giselle Faur de Castro Catarino.

3.
Luis Alberto dos Santos Júnior. Contribuições de Questões Sóciocientíficas na Formação de Professores de Ciências: Parceria Universidade-Escola. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade do Grande Rio, PIBIC/CNPq. Orientador: Giselle Faur de Castro Catarino.

4.
ARIANE SANTOS DOS ANJOS. INFLUÊNCIA DA HISTÓRIA DA ENGENHARIA NAS TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: O PAPEL DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA CONSTRUÇÃO DO PAÍS E DA IDENTIDADE NACIONAL. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade do Grande Rio, Funadesp. Orientador: Giselle Faur de Castro Catarino.

Orientações de outra natureza
1.
Silas Santos de Jesus. Projeto Com Ciência Física. 2016. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Giselle Faur de Castro Catarino.

2.
Natasha Gasparelli Penha Brasil. Com Ciência Física. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Giselle Faur de Castro Catarino.

3.
Matheus Philippe Amelio do Nascimento. Ensino de Ciências a partir de ações colaborativas: construção de experimentos de baixo custo sobre Luz. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Giselle Faur de Castro Catarino.

4.
Linda Késia dos Santos Nascimento. Ensino de Ciências a partir de ações colaborativas: construção de experimentos de baixo custo sobre Luz. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Giselle Faur de Castro Catarino.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 3:34:50