Thiago Marinho Del Corso

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  • Última atualização do currículo em 15/10/2018


Doutorando em Educação - Opção: Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) e Mestre em Ciências (Área: Ensino de Biologia) pelo programa da Universidade de São Paulo USP, Interunidades em Ensino de Ciências (modalidade Biologia). Em ambos orientado pela professora Silvia Luzia Frateschi Trivelato. Participa do GEPEB (grupo de estudo e pesquisa em ensino de ciências) desde 2011. Professor da Faculdade SESI no curso de Ciências da Natureza. Atualmente também é educador do curso semi-presencial de Licenciatura em Ensino de Ciências da USP e Professor da rede particular de ensino no colégio Alef (Antonietta e Leon Feffer) desde 2014. Atuou em outras anteriormente em instituições, desde 2005. Foi educador do Programa de Formação de Professores da Universidade de São Paulo, coordenando Laboratório de Licenciatura (LabLic) do Instituto de Biociências (IB) da USP. Foi monitor das disciplinas Estágio Supervisionado em Ensino de Biologia ESEB I e II, Metodologia de Ensino de Ciências e Natureza, Cultura Ciêntífica e Educação em diferentes anos. Foi monitor voluntário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para o curso de Ciências Biológicas da USP. Possui graduação em ciências biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Fez Iniciação Científica/CNPQ na área de Ecologia sob supervisão do professor Glauco Machado (Comportamento de defesa no opilião Jussara sp. (Arachnida: Opiliones): um teste sobre a eficiência da autotomia de pernas. 2005). MBA em gestão empresarial de negócios pelo Centro Universitário Amparense. Professor da rede particular de ensino no colégio Integrado, desde 2008 e Atuou por 4 anos voluntariamente em uma organização privada sem fins lucrativos denominada NAPRA (Núcleo de apoio a População Ribeirinha da Amazônia), que mobiliza estudantes universitários, profissionais e moradores de comunidades ribeirinhas para propor ações integradas para questões socioambientais da Amazônia brasileira. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em comportamental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thiago Marinho Del Corso
Nome em citações bibliográficas
Del-Corso, T. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação.
Av. da Universidade, 308 - Laborátório 5 de Biologia, prédio 2 FEUSP
Cidade Universitária
05508040 - São Paulo, SP - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ARGUMENTOS E EXPLICAÇÕES ? Análise de Relatórios no Contexto de uma Sequência de Ensino Investigativo,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Silvia Luzia Frateschi Trivelato.
Palavras-chave: Alfabetização Científica; Atividade Experimental; Ensino por Investigação; Argumento.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2008
Especialização em Gestão Estratégica de Negócios. (Carga Horária: 360h).
União das Instituições de Serviço, Ensino e Pesquisa, UNISEPE, Brasil.
Título: Análise de viabilidade de negócios ? Empresa Concreto Amparo S/A.
2001 - 2005
Graduação em ciencias biologicas.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Comportamento de defesa no opilião Jussara sp. (Arachnida: Opiliones): um teste sobre a eficiência da autotomia de pernas.
Orientador: Glauco Machado.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1995 - 1998
Ensino Médio (2º grau).
colegio tecnico integrado, CTI, Brasil.
1988 - 1995
Ensino Fundamental (1º grau).
colegio tecnico integrado, CTI, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
MBA em MBA EXECUTIVO ? GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS. (Carga Horária: 180h).
União das Instituições de Serviço, Ensino e Pesquisa, UNISEPE, Brasil.
2003 - 2003
"Bioquímica do Exercício". (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2003 - 2003
Répteis Fósseis do Brasil. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2002 - 2002
Introdução à Sistemática Filogenética. (Carga horária: 80h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 20
Outras informações
Algumas atividades desenvolvidas: - Participação em atividades do Programa de Formação de Professores da USP, bem como no planejamento e acompanhamento de estágios de alunos da graduação em Biologia, propostos pelos docentes da Instituto de Biociências da USP (IBUSP). - Supervisão e tutoria de alunos da graduação em Biologia em suas atividades de estágio. - Auxílio aos docentes responsáveis pelas disciplinas no desenvolvimento dos projetos de estágio. - Participação em reuniões previstas pelos docentes das disciplinas envolvidas. - Registro (por meio de relatórios semestrais) dos objetivos e das atividades desenvolvidas nos estágios pelos licenciandos. - Planejamento e execução de estudos contínuos sobre os estágios realizados pelos licenciandos do IBUSP, sob orientação do docente coordenador. - Realização de contatos, visitas, acompanhamento e levantamento de dados relativos às unidades escolares de Educação Básica parceiras do programa em questão

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Orientando, Enquadramento Funcional: Aluno
Outras informações
Defendeu em sessão pública, no dia 12 de dezembro de 2014, no Programa Interunidades Ensino de Ciências (Modalidade Biologia) da Universidade de São Paulo, a Dissertação de Mestrado intitulada: "Indicadores de Alfabetização Científica, Argumentos e Explicações - Análise de relatórios no contexto de uma Sequência de Ensino Investigativo"

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PAE - Metodologia Ensino de Ciências, Carga horária: 6
Outras informações
Bolsista do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) Monitor da disciplina Metodologia do Ensino de Ciências. Algumas atividades desempenhadas: - Preparação do material didático utilizado durante as aulas; - Auxílio na elaboração de materiais de apoio utilizados na aula; - Auxílio no desenvolvimento da disciplina e ao docente na orientação das atividades; - Auxílio na elaboração de exercícios e atividades voltadas para a Instrumentação no Ensino; - Auxílio na discussão e correção das atividades e exercícios aplicados; - Auxílio aos alunos durante aulas e durante a resolução dessas atividades; - Auxílio na criação e manutenção do ambiente virtual de aprendizagem da disciplina em questão; - Correção dos relatórios de estágio.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PAE - ESEB I, Carga horária: 6
Outras informações
Bolsista do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) Monitor da disciplina Estágio Supervisionado em Ensino de Biologia I Algumas atividades desenvolvidas: Subsidiar o aluno na reflexão sobre as necessidades e os desafios da realidade escolar, aproximando-o de referenciais teóricos sobre tal temática e promovendo sua capacitação em serviço; Oportunizar experiências de estágio supervisionado em instituições da educação básica públicas; - Preparação do material didático utilizado durante as aulas; - Auxílio na elaboração de materiais de apoio utilizados pela equipe responsável; - Auxílio no desenvolvimento da disciplina e ao docente na orientação das atividades; - Auxílio na elaboração de exercícios e atividades voltadas para a Instrumentação no Ensino; - Auxílio na discussão e correção das atividades e exercícios aplicados; - Auxílio aos alunos durante aulas e durante a resolução dessas atividades; - Auxílio aos estudantes na confecção de instrumentos para o Ensino de Ciências e nas discussões sobre o tema dentro e fora da sala de aula.


Escola Antonietta e Leon Feffer, FEFFER, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Professor do Ensino Médio


Colégio COC Integrado, INTEGRADO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: Professor do Ensino Médio, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio, Carga horária: 6


Colégio Alternativo Avançado, ALT, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Professor do Ensino Médio, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio, Carga horária: 6


Colégio Reino de Educação Infanto Juvenil Serra Negra, REINO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Professor do Ensino Médio, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio, Carga horária: 6


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Aluno Rondonista Representante, Enquadramento Funcional: Aluno Rondonista 2006, Carga horária: 100, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Como co-autor de um projeto de cunho social sobre saúde e cidadania, fui selecionado pelo Ministério da Defesa para participar do Projeto Rondon de 2006. Em fevereiro daquele ano, com outros seis alunos e dois professores da Unicamp, passei 17 dias na cidade de Eirunepé, interior do estado do Amazonas, onde desenvolvi pesquisas e atividades de cunho social.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20


Núcleo de Apoio a População Ribeirinha da Amazônia, NAPRA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Associádo Voluntário, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos de São Carlos do J, Carga horária: 4
Outras informações
Coordena dor de projetos profissional da comunidade de São Carlos do Jamary organização privada sem fins lucrativos chamada NAPRA (Núcleo de Apoio a População da Amazônia).


Faculdade SESI de Educação, FACULDADESESI-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
Outras informações
Professor da Faculdade SESI de Educação no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza



Projetos de pesquisa


2009 - Atual
O discurso argumentativo no ensino de biologia
Descrição: Descrição: RESUMO: O presente projeto tem por temática a produção do discurso argumentativo nas aulas de Ciências considerando (1) os atores envolvidos; (2) os gêneros discursivos utilizados; (3) o âmbito específico dentro da Biologia em que os conceitos utilizados/construídos se inserem, com base na diferenciação entre a Biologia funcional e a Biologia histórica; (4) a origem dos itens temáticos trazidos para o discurso pelos participantes das interações, a dinâmica de mobilização de conhecimentos oriundos de diversas esferas; e (5) a estrutura argumentativa do discurso produzido. Como objetivos mais específicos do presente projeto, abordaremos, nos diversos projetos de investigação desenvolvidos pelos integrantes de nosso grupo, as seguintes questões: (1) existem características específicas do discurso argumentativo produzido no ensino de Biologia, quando se consideram as culturas científica e escolar envolvidas nas situações de ensino analisadas? , (2) a composição do argumento persuasivo, que visa à construção de conceitos no ensino de Biologia, utiliza garantias de naturezas diferentes no ensino de temas ligados à Biologia funcional e à Biologia histórica? e (3) os diferentes temas de ensino se remetem a dados de natureza também diferente? . Este projeto espera obter produtos que se situam tanto no âmbito das produções acadêmicas e bibliográficas, como dissertações e artigos, como no âmbito da difusão acadêmica e cultural, prevendo a realização de seminários, cursos de extensão e outras produções de divulgação. A investigação proposta por este estudo se insere em uma perspectiva de pesquisa qualitativa, trabalhando com dados obtidos a partir do registro de interações discursivas em aulas de Ciências e Biologia, bem como de produções escritas dos alunos. Os argumentos evidenciados serão analisados quanto aos elementos que os caracterizam conforme o padrão de Toulmin (2006), dando especial atenção às características dos dados, apoios e garantias dos argumentos formulado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Thiago Marinho Del Corso - Integrante / Denise Ferreira Diniz Rezende - Integrante / Silvia Luzia Frateschi Trivelato - Coordenador / Maíra Batistoni e Silva - Integrante / Marsílvio Gonçalves Pereira - Integrante / Daniel Manzoni de Almeida - Integrante.
2005 - 2005
Comportamento de defesa no opilião Jussara sp. (Arachnida: Opiliones): um teste sobre a eficiência da autotomia de pernas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2005
Comportamento de defesa no opilião Jussara sp. (Arachnida: Opiliones): um teste sobre a eficiência da autotomia de pernas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Professor.
4.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Socioambiental.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: comportamental.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2003
melhor painel de graduação, IV encontro de aracnologos do cone sul.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1Del-Corso, T. M.2014 Del-Corso, T. M.; REZENDE, D. F. D. ; TRIVELATO, S. L. F. . INDICADORES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA SEI DE BIOLOGIA: A PROPOSIÇÃO DAS INSCRIÇÕES LITERÁRIAS COMO UM NOVO INDICADOR. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 7252-7263, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
REZENDE, D. F. D. ; Del-Corso, T. M. ; TRIVELATO, S. L. F. . O uso de inscrições literárias na construção de explicações em sala de aula.. In: Tatiana Galieta; Patrícia Montanari. (Org.). Linguagens e discursos na educação em ciências.. 1ed.: Luminária, 2014, v. 1, p. 573-586.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Del-Corso, T. M.; TRIVELATO, S. L. F. ; SILVA, M. B. E. . Indicadores de Alfabetização Científica em Relatórios Escritos no Contexto de uma Sequência de Ensino Investigativo. In: XI ENPEC Encontro Nacional Pensquisa Ensino Ciências, 2017, Florianópolis. Indicadores de Alfabetização Científica em Relatórios Escritos no Contexto de uma Sequência de Ensino Investigativo. São Paulo: Abrapec, 2017. p. 1-9.

2.
Del-Corso, T. M.; Renata Guido ; Glauco Machado . Perder a perna ou a vida? Automomia como uma estratégia de defesa no opilião Jussara sp. (Opiliones: Sclerosomatidae). In: I Congresso Latino Americano de Aracnologia, 2005, Minas, Lavalleja/Uruguay. Actas del Primer Congreso Latinoamericano de Aracnología, 2005., 2005.

3.
Del-Corso, T. M.; Ana Cristina Pellegrino ; Glauco Machado . Autotomia de pernas no opilião Jussara sp. (Opiliones: Sclerosomatidae): novas respostas para velhas perguntas.. In: IV Encontro de Aracnólogos do Cone Sul, 2003., 2003, São Pedro. IV Encontro de Aracnólogos do Cone Sul, 2003, São Pedro. Livro de Resumos, 2003, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Del-Corso, T. M.; ARAUJO, R. A. M. ; ARAUJO, J. P. F. T. ; GONCALVES, D. M. ; PRADO, M. A. B. ;  ZUMPANO, O. G. ; FREITAS, C. B. ; PRESTES, M. E. B. . A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO: AS OBSERVAÇÕES DE ROBERT HOOKE COMO RECURSO MOTIVACIONAL AO ESTUDO DA CÉLULA.. In: ENCONTRO DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA BIOLOGIA 2013, 2013, FLORIANÓPOLIS. A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO: AS OBSERVAÇÕES DE ROBERT HOOKE COMO RECURSO MOTIVACIONAL AO ESTUDO DA CÉLULA., 2013.

2.
AZEVEDO, C. P. G. ; Del-Corso, T. M. ; SILVA, C. G. C. ; SILVA, C. S. ; MAIA, G. V. ; MELLO, J. C. ; BOZZO, M. V. ; PRESTES, M. E. B. . REPLICAÇÃO DE EXPERIMENTOS HISTÓRICOS DE ROBERT HOOKE (1635-1703) VISANDO O ENSINO-APRENDIZAGEM DA TEORIA CELULAR: UM ESTÁGIO COMO PESQUISA EM ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM SÃO PAULO-SP. In: ENCONTRO DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA BIOLOGIA 2013, 2013, FLORIANÓPOLIS. REPLICAÇÃO DE EXPERIMENTOS HISTÓRICOS DE ROBERT HOOKE (1635-1703) VISANDO O ENSINO-APRENDIZAGEM DA TEORIA CELULAR: UM ESTÁGIO COMO PESQUISA EM ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM SÃO PAULO-SP, 2013.

3.
REZENDE, D. F. D. ; Del-Corso, T. M. ; TRIVELATO, S. L. F. . O Uso de Inscrições Literárias na Construção de Explicações em Sala de Aula.. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências IX ENPEC, 2013, Águas de Lindoia. Livro de programação Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013. v. único. p. 1-7.

Apresentações de Trabalho
1.
ARAUJO, R. A. M. ; ARAUJO, J. P. F. T. ; GONCALVES, D. M. ; PRADO, M. A. B. ;  ZUMPANO, O. G. ; FREITAS, C. B. ; Del-Corso, T. M. ; PRESTES, M. E. B. . A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO: AS OBSERVAÇÕES DE ROBERT HOOKE COMO RECURSO MOTIVACIONAL AO ESTUDO DA CÉLULA.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
AZEVEDO, C. P. G. ; Del-Corso, T. M. ; SILVA, C. G. C. ; SILVA, C. S. ; MAIA, G. V. ; MELLO, J. C. ; BOZZO, M. V. ; PRESTES, M. E. B. . REPLICAÇÃO DE EXPERIMENTOS HISTÓRICOS DE ROBERT HOOKE (1635-1703) VISANDO O ENSINO-APRENDIZAGEM DA TEORIA CELULAR: UM ESTÁGIO COMO PESQUISA EM ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM SÃO PAULO-SP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
REZENDE, D. F. D. ; Del-Corso, T. M. ; TRIVELATO, S. L. F. . O Uso de Inscrições Literárias na Construção de Explicações em Sala de Aula.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Del-Corso, T. M.; Ana Cristina Pellegrino ; Glauco Machado . Autotomia de pernas no opilião Jussara sp. (Opiliones: Sclerosomatidae): novas respostas para velhas perguntas.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
Del-Corso, T. M.; Glauco Machado . Comportamento de defesa no opilião Jussara sp. (Arachnida: Opiliones): um teste sobre a eficiência da autotomia de pernas.. 2005. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
ARAUJO, W. J. P. ; Del-Corso, T. M. . T&W Cineclube. 2009. Filme.

2.
Del-Corso, T. M.; ARAUJO, W. J. P. . T&W Cineclube. 2008. Filme.

Demais trabalhos
1.
Del-Corso, T. M.. Monitor da disciplina BZ-380 "Zoologia de Invertebrados II". 2005 (Monitoria na disciplina BZ-380) .

2.
Del-Corso, T. M.. Monitoria no evento "Unicamp de Portas Abertas" 2004. 2004 (Monitoria no evento "Unicamp de Portas Abertas" 2004) .

3.
Del-Corso, T. M.. Monitoria na disciplina BZ380 "Zoologia de Invertebrados II". 2004 (Monitoria na disciplina BZ-380) .

4.
Del-Corso, T. M.. Monitoria no Evento "Unicamp de Portas Abertas" 2003. 2003 (Monitoria no Evento Unicamp de Portas Abertas 2003) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
10º Congresso Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências.. UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA DIFERENCIAR ARGUMENTOS E EXPLICAÇÕES. 2017. (Congresso).

2.
Encontro de Ensino de Ciências por Investigação ? EnECI 2017.MUNDO MICROSCÓPICO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. 2017. (Encontro).

3.
XI ENPEC Encontro Nacional Pesquisa Ensino Ciências.Indicadores de Alfabetização Científica em Relatórios Escritos no Contexto de uma Sequência de Ensino Investigativo. 2017. (Encontro).

4.
XI Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia (CAEB). Avaliador de trabalhos na área de ensino. 2013. (Congresso).

5.
GRANDE DESAFIO 2010.avaliando soluções ao problema proposto. 2010. (Outra).

6.
GRANDE DESAFIO 2009.avaliando soluções ao problema proposto. 2009. (Outra).

7.
GRANDE DESAFIO 2008.avaliando soluções ao problema proposto. 2008. (Outra).

8.
Seminário sobre Extensão Universitária e Avaliação da Participação da Unicamp no Projeto Rondon em conjunto com os Rondonistas de 2005/2006.Extensão Universitária e Avaliação da Participação da Unicamp no Projeto Rondon em conjunto com os Rondonistas de 2005/2006. 2006. (Seminário).

9.
I Congresso Latino Americano de Aracnologia. Perder a perna ou a vida? Automomia como uma estratégia de defesa no opilião Jussara sp. (Opiliones: Sclerosomatidae).. 2005. (Congresso).

10.
UPA - Universidade Portas Abertas.Monitor do Museu de História Natural da UNICAMP. 2004. (Outra).

11.
IV Encontro de Aracnólogos do Cone Sul. Autotomia de pernas no opilião Jussara sp. (Opiliones: Sclerosomatidae): novas respostas para velhas perguntas.. 2003. (Congresso).

12.
UPA - Universidade Portas Abertas.Monitor. 2003. (Outra).

13.
VI Congress Aberto aos Estudantes de Biologia. 2003. (Congresso).

14.
3er Encuentro de Aracnólogos del Cono Sur. 2002. (Congresso).

15.
Curso teórico-prático de Introdução a sistemática Filogenética.Curso teorico pratico de Introdução à Sistemática Filogenética. 2002. (Outra).

16.
II Simpósio de Ecologia Comportamental e de Interações (2002). 2002. (Simpósio).

17.
II Simposio de Ecologia Comportamental e Interaçãoes. 2002. (Simpósio).

18.
XX Encontro Anual de Etología. 2002. (Encontro).

19.
V Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia. 2001. (Congresso).

20.
V Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia (2001) UNICAMP. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Del-Corso, T. M.. IX EPIEC - Encontro do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Silvia Luzia Frateschi Trivelato. Análise do Discurso em Atividades Baseadas em Problemas. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Del-Corso, T. M.. IX EPIEC - Encontro do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências. 2014. (Congresso).




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