Kalyla Maroun

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3311643080654202
  • Última atualização do currículo em 15/01/2018


É Doutora em Ciências Humanas/Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO (2013), na área de Educação Brasileira. Possui Mestrado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj (2008). É licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj (2005). Ministrou aulas de Educação Física nas redes estadual e particular da Educação Básica. Foi professora do curso de graduação em Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atuando no Departamento de Ginástica e Arte Corporal, entre os anos de 2012 e 2014. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuando na Didática e Prática de Ensino de Educação Física, e integrante do Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo (LABEC-UFRJ). Principais interesses de trabalho e pesquisa: educação física escolar, cultura popular, relações étnico-raciais e educação, educação quilombola, corpo e cultura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Kalyla Maroun
Nome em citações bibliográficas
MAROUN, K.;MAROUN, KALYLA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação.
Avenida Pasteur - até 213/214
Botafogo
22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22953246
URL da Homepage: http://www.educacao.ufrj.br/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Jongo e educação: a construção de uma identidade quilombola a partir de saberes étnico-culturais do corpo, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Isabel Alice Oswaldo Monteiro Lelis.
Coorientador: José Maurício Paiva Andion Arruti.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: jongo; identidade quilombola; corporalidade; comunidade quilombola; educação quilombola; educação diferenciada.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2006 - 2008
Mestrado em Psicologia Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: O culto ao corpo em academias de ginástica: um estudo etnográfico na cidade do Rio de Janeiro,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Luiz Felipe Baêta Neves Flores.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: academia de ginástica; corpo; ambiência.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
2001 - 2005
Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: "Alguns sentidos que norteiam as representações de Educação Física nos alunos pertencentes ao curso de Licenciatura em Educação Física da UERJ".
Orientador: Jeferson José Moebus Retondar.




Formação Complementar


2013 - 2103
Moodle: o ambiente virtual de aprendizagem. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2010 - 2010
Educação Pouplar na América Latina. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação e Etnia
Tópicos Especiais em Linhas de Pesquisa
05/2017 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica (Cespeb). Ênfase Educação Física Escolar.
08/2014 - Atual
Ensino, Licenciatura em Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Especial de Educação Física I
Didática Especial de Educação Física II
Prática de Ensino de Educação Física

Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2013 - 08/2014
Extensão universitária , Faculdade de Educação Física e Desportos, .

Atividade de extensão realizada
Capoeira e formação étnico-racial.
12/2012 - 08/2014
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ginástica Geral; Concepções Metodológicas; Tópicos Especiais em Ginástica e Arte Corporal, Seminário de Bacharelado

Instituto Metodista Bennett, IMB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 6

Atividades

08/2012 - 12/2012
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Corpo e expressão II
02/2012 - 12/2012
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades em academias; Corpo e expressão I

Programa Petrobras Esporte e Cidadania, PPEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: Comissão técnica de seleção pública, Carga horária: 40
Outras informações
Integrante da comissão examinadora de avaliação de projetos em esporte educacional inscritos na seleção pública do Programa Petrobras Esporte e Cidadania.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Substituto, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 20

Atividades

02/2010 - 09/2011
Ensino, Produção Cultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao lazer; Recreação; Eventos esportivos; Esportes na natureza

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: outro
Outras informações
Integrante do Laboratório de Antropologia dos Processos de Formação (Lapf) coordenado pelo professor José Maurício Arruti

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista de doutorado, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio Docente na graduação com a disciplina "Educação e Sociedade"


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio docente, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio docente na disciplina eletiva "Teorias do Imaginário Social" oferecida pelo departamento de Psicologia Social.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12
Outras informações
Integrante do laboratório do imaginário social ligado às atividades corporais e lúdicas (LISACEL). Professor responsável: Jeferson Retondar

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsa de Monitoria, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações
Monitoria na disciplina Aspectos Evolutivos da Educação Física


Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prefessor de Educação Física, Carga horária: 16
Outras informações
Aulas de Educação Física para Ensino Médio e EJA


Centro Educacional Talmud Torá, C.E.T.T., Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Ensino de Educação Física para Ensino Fundamental e Médio


Hebraica-rio, HB, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Ensino de voleibol para crianças e adolescentes


Colégio Martins, MARTINS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8
Outras informações
Responsável pelo projeto "Práticas desportivas aos sábados"


Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, CIEDS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações
Atuou como avaliadora de experiências pedagógicas no Prêmio Petrobras de Esporte Educacional



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A educação do corpo em instituições escolares
Descrição: O presente projeto tem por objetivo analisar os agenciamentos do corpo em instituições escolares, a partir da observação do conjunto de intervenções presentes em suas respectivas práticas sistematizadas de educação do corpo nas escolas, na literatura científica e nas políticas educacionais. Metodologicamente o estudo está organizado em duas etapas: a- realizaremos inicialmente um levantamento e análise da literatura científica que trata da educação do corpo em termos amplos e nas instituições escolares; selecionaremos 3 tipos de escolas (religiosa, de tempo integral e quilombola) que possuam o ensino fundamental completo. Diante dos 3 cenários distintos de observação intencionamos descrever e analisar como o corpo é agenciado nos respectivos currículos captando o que tem de comum e singular em cada escola. Como produtos pretendemos: a) formar um doutor, um mestre e dois bolsistas de IC; b) participar de seminários científicos; c) produzir durante o projeto 4 artigos científicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Kalyla Maroun - Coordenador / Michelle Carreirão Gonçalves - Integrante / Antonio Jorge Gonçalves Soares - Integrante / Luiza Silva Moreira - Integrante / Marina Paradela Gurgel - Integrante.
2008 - 2012
Panorama das Comunidades Quliombolas do Rio de Janeiro: Terra, Cultura e Educação
Descrição: O objetivo desta pesquisa é elaborar um amplo levantamento do estado atual do tema no estado do Rio de Janeiro, por meio de uma análise das condições e impactos desta política de reconhecimento, tanto no que diz respeito às dinâmicas locais de tais comunidades, quanto às políticas públicas propostas e incidentes sobre elas. Tal análise terá como foco três temas fundamentais: a regularização fundiária, a educação diferenciada e o largo campo das chamadas manifestações culturais, operando em diferentes níveis. Partindo de um largo painel da situação para todo o estado, a pesquisa atingirá o nível do estudo detalhado de casos exemplares com relação a este amplo painel, favorecendo o jogo de escalas (Revel, 1999) que permite apreender as dinâmicas locais e os significados atribuídos aos processos gerais, superando dicotomias tais como as que opõem metodologias qualitativas e quantitativas, abordagens macro e micro etc...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2014
Capoeira e formação étnico-racial
Descrição: Neste ano de 2013, a Lei Federal 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira completa 10 anos de existência. Segundo o documento: "O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil (Brasil, 2003). A referida lei e seus desdobramentos legais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais publicadas em 2004, vêm atender a uma reivindicação de lutas sociais do movimento negro, que tiveram início com o fim da escravidão e vieram se fortalecendo nos últimos 30 anos. Pode-se dizer que tal processo de luta e resistência contribuiu significativamente para uma nova dimensão às propostas educacionais que buscavam a articulação com a diversidade cultural e o respeito às diferenças. Desse modo, uma política pública no campo da educação voltada para a diversidade étnico-racial, inclusive no âmbito do Ensino Superior, precisa reconhecer e dialogar com as lutas históricas da população negra. Para isso, uma formação de professores adequada, que dialogue com esta política se mostra urgente para uma mudança significativa no discurso pedagógico e nas práticas educativas no intuito de tornar a cultura africana e afro-brasileira menos folclorizada na Educação Básica. Desse modo, o projeto se pauta numa pedagogia teórico/prática para a compreensão dos aspectos históricos, sociais, culturais e corporais vinculados à capoeira, bem como a relação que estes estabelecem com o contexto dos movimentos de resistência da população negra e da implementação da Lei Federal 10.639/03 na Educação Básica..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Kalyla Maroun - Coordenador / Weslly Valerio de Souza - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
Doutorado - Bolsa Nota 10, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2MAROUN, K.;MAROUN, KALYLA2016 MAROUN, K.. Jongo e educação escolar quilombola: diálogos no campo do currículo. Cadernos de Pesquisa (Fundacao Carlos Chagas), v. 46, p. 484-502, 2016.

2.
3LOVISI, A.2016LOVISI, A. ; MOURAO, L. ; TERRA, D. V. ; MAROUN, K. . Professores de Educação Física e a produção de saberes: em busca do fio da meada. Pensar a Prática (Online), v. 19, p. 361-371, 2016.

3.
4MAROUN, K.;MAROUN, KALYLA2015MAROUN, K.. Ginástica Geral e Educação Física Escolar: uma possibilidade de intervenção pautada na diversidade cultural. Revista Contemporânea de Educação, v. 10, p. 40-54, 2015.

4.
5NEIVA, G.2015NEIVA, G. ; MAROUN, K. ; MOURAO, L. . Inser- ção e permanência em programas de atividades físicas entre mulheres frequentadoras de academias femininas. Revista Salusvita (Online), v. 34, p. 401-415, 2015.

5.
6MAROUN, K.;MAROUN, KALYLA2015MAROUN, K.; SOUZA, W. V. ; MOURAO, L. . O processo de esportivização da capoeira no cenário contemporâneo. Arquivos em Movimento (UFRJ. Online), v. 11, p. 7-18-18, 2015.

6.
7MAROUN, K.;MAROUN, KALYLA2014 MAROUN, K.. A construção de uma identidade quilombola a partir da prática corporal/cultural do jongo. Movimento (Porto Alegre. Online), v. 20, p. 13-31, 2014.

7.
8MOREIRA, L. R.2014MOREIRA, L. R. ; MAROUN, K. . Práticas educativas desenvolvidas pelo discente de Educação Física: o conteúdo lutas na escola. Instrumento - Revista em estudo e pesquisa em educação, v. 16, p. 175-182, 2014.

8.
9MAROUN, K.;MAROUN, KALYLA2008MAROUN, K.; VIEIRA, Valdo . Corpo: uma mercadoria na pós-modernidade. Psicologia em Revista (Online), v. 14, p. 171-186, 2008.

9.
11MAROUN, K.;MAROUN, KALYLA2007MAROUN, K.; VIEIRA, Valdo . Impactos ambientais positivos são possíveis nos esportes praticados em ambientes naturais?. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 108, p. 1-6, 2007.

10.
10MAROUN, K.;MAROUN, KALYLA2007MAROUN, K.; VIEIRA, Valdo . Imaginário social e educação física: um novo olhar sobre a cultura corporal de movimento. Revista da Educação Física (UEM. Impresso), v. 18, p. 219-225, 2007.

11.
13MAROUN, K.;MAROUN, KALYLA2006MAROUN, K.; VIEIRA, Valdo . O que representa a Educação Física para os futuros profissionais da área?. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), Buenos Aires, v. 96, p. 1-7, 2006.

12.
12MAROUN, K.;MAROUN, KALYLA2006MAROUN, K.; VIEIRA, Valdo . Enduro a Pé: o esporte de aventura como aliado na adesão à prática de atividade física. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 102, p. 1-10, 2006.

13.
1MAROUN, KALYLA1992 MAROUN, KALYLA; CARVALHO, EDILEIA . Experiências de educação quilombola: as relações entre escola e comunidade. REVISTA FAEEBA, v. 26, p. 87-102, 1992.

Capítulos de livros publicados
1.
MAROUN, K.; Arruti ; Carvalho, E. . Educação quilombola em debate: a escola em Campinho da Independência (RJ) e a proposta de uma pedagogia quilombola. In: Ana Estela de Almeida Cunha. (Org.). Construindo quilombos, desconstruindo mitos: a educação formal e a realidade quilombola no Brasil. 1ed.São Luís: SETAGRAF, 2011, v. , p. 29-43.

2.
MAROUN, K.. As representações de corpo em um curso de graduação em Educação Física. In: Eduardo Montenegro ; Jeferson Retondar ; Patrícia Cavalcanti Ayres Montenegro. (Org.). Imaginário e Representações Sociais: Corpo, Educação Física, Cultura e Sociedade. 1ed.Maceió: edufal, 2007, v. 1, p. 281-299.

3.
VIEIRA, Valdo ; MAROUN, K. . Nível de Informação de Discentes de Educação Física sobre Meio Ambiente, Natureza e suas Inter-relações com o Esporte. In: Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida; Lamartine Pereira DaCosta. (Org.). Meio Ambiente, Esporte, Lazer e Turismo: Estudos e Pesquisas no Brasil 1967-2007. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 2007, v. 3, p. 357-358.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MAROUN, K.; Carvalho, E. . Dia da consciência negra no Campinho da Independência. Observatório Quilombola.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MAROUN, K.; SANTOS, M. C. . Educação do corpo e relações étnico-raciais na escola. In: IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário, 2017, Rio de Janeiro. Anais do IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias, 2017. p. 1-10.

2.
MAROUN, K.; Carvalho, E. . A luta pela implementação de uma educação escolar quilombola: uma experiência no município de Angra dos Reis - RJ. In: 30ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2016, João Pessoa. GT Povos e Populações Tradicionais e Políticas Públicas na Perspectiva Antropológica, 2016. p. 1-16.

3.
MAROUN, K.; MOREIRA, L. R. ; MOURAO, L. . Trajetória da jovem blogueira: Bruna Vieira 'Depois dos Quinze'. In: 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas, 2015, Lisboa. Livro de Atas do 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa. Lisboa: Leading Congressos, 2015. p. 6051-6064.

4.
MAROUN, K.; Noronha, S. ; Carvalho, E. . Educação escolar quilombola no Brasil: o anúncio de uma nova modalidade decolonial de educação. In: IV Congresso Internacional em Estudos Culturais, 2014, Aveiro. Atas do IV Congresso Internacional em Estudos Culturais, 2014. p. 1008-1014.

5.
MAROUN, K.; Carvalho, E. ; Noronha, S. . The quilombola schools and educational system: the announcement of a decolonized mode of education in Brazi. In: IV Congresso Internacional de Estudos Culturais, 2014, Aveiro. Colonialisms, Post-colonialisms and Lusophonies ? Proceedings of the 4 th International Congress in Cultural Studie, 2014. p. 1000-1006.

6.
MAROUN, K.. Ginástica Geral na formação inicial em Educação Física: questões metodológicas. In: VII Fórum Internacional de Ginástica Geral, 2014, Campinas. Ginástica: movendo pessoas, construindo cidadania. Unicamp: Sesc, 2014. v. 1. p. 319-323.

7.
MAROUN, K.. O corpo no jongo: espaço para a emergência de uma identidade quilombola. In: XVIII CONBRACE / V CONICE, 2013, Brasília. Anais do XVIII CONBRACE / V CONICE, 2013.

8.
MAROUN, K.; Noronha, S. ; Carvalho, E. . Educação escolar quilombola: diálogos e interfaces entre experiências locais e uma nova modalidade de ensino. In: 36ª Reunial Anual da Anped, 2013, Goiânia. Trabalhos GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais, 2013.

9.
MAROUN, K.; Arruti . EDUCAÇÃO QUILOMBOLA EM DEBATE: A ESCOLA EM CAMPINHO DA INDEPENDÊNCIA (RJ) E A PROPOSTA DE UMA PEDAGOGIA QUILOMBOLA. In: 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisa em Educação, 2011, Natal. Trabalhos GT21 - Educação e Relações Etnico-raciais, 2011.

10.
MAROUN, K.. Jongo e movimento quilombola: um caminho de formação e visibilidade política. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Anpedinha, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011.

11.
MAROUN, K.; Arruti . Jongo e educação em comunidades quilombolas: análise bibliográfica. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE, 2010.

12.
MAROUN, K.; Arruti . A ressignificação do jongo e sua relação com a educação em duas comunidades quilombolas do Rio de Janeiro: Bracuhy e Campinho da Independência. In: 33ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, 2010, Caxambu. 33ª reunião anual da Anped, 2010.

13.
MAROUN, K.. O culto ao corpo na ambiência das academias de ginástica: um estudo etnográfico. In: XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. III Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2009, Salvador. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2009.

14.
MAROUN, K.; VIEIRA, Valdo . Imaginário social e educação física: um novo olhar sobre a cultura corporal. In: XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / II Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2007, Recife / Olinda. Anais do XV Congresso Brasileiro de Ciencias do Esporter e II Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MAROUN, K.. Educação do corpo, instituições escolares e relações étnico-raciais na escola. In: 38ª Reunião Anual da Anped, 2017, São Luís. 38ª Reunião Nacional da ANPEd ? 01 a 05 de outubro de 2017 ? UFMA ? São Luís/MA, 2017. p. 1-5.

2.
MOREIRA, L. S. ; GURGEL, M. P. ; MAROUN, K. ; SOARES, A. J. G. . Educação do corpo, currículo e instituições escolares. In: 12ª Reunião Científica Regional Sudeste da ANPED, 2016, Vitória. Anais do XII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste (Pôsteres). Vitória: PPGE/CE/UFES, 2016. v. 1. p. 346-351.

3.
MAROUN, K.; VIEIRA, Valdo . A cultura do consumo e o corpo como mercadoria. In: XIV Encontro Nacional da Abrapso, 2007, Rio de Janeiro. Anais de resumos e de trabalhos completos do XIV Encontro Nacional da ABRAPSO, 2007.

4.
MAROUN, K.; VIEIRA, Valdo . O corpo na contemporaneidade: um símbolo tribal. In: XIV Encontro Nacional da ABRAPSO, 2007, Rio de Janeiro. Anais de resumos e de trabalhos completos do XIV Encontro nacional da ABRAPSO, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GURGEL, M. P. ; MOREIRA, L. S. ; MAROUN, K. ; SOARES, A. J. G. . EDUCAÇÃO DO CORPO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO PROGRAMA DOS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO PÚBLICA (CIEPS) DO RIO DE JANEIRO. In: 12º Congreso Argentino y 7º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias, 2017, La Plata. Educación Física y Cuerpo, 2017.

2.
SANTOS, M. C. ; MAROUN, K. . EDUCAÇÃO DO CORPO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA. In: 8ª Semana de Integração Acadêmica (Siac) da UFRJ, 2017, Rio de Janeiro. Caderno de resumos, 2017. p. 1376-1377.

3.
GURGEL, M. P. ; MOREIRA, L. S. ; MAROUN, K. ; SOARES, A. J. G. . O programa de Educação Física no Centro Integrado de Educação Pública (1983/1987- 1991/1994). In: Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física., 2016, Campinas. Anais do XIV Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer eRecreação, I International Congress of Sports History. Unicamp: FEF/Unicamp, 2016.

4.
MOREIRA, L. R. ; MAROUN, K. ; MOURAO, L. . Blogs, juventude feminina e corpo. In: XV Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos países de língua portuguesa, 2014, Recife. Revista Brasileira de Ciências do Desporto, 2014. p. 145-145.

5.
SOUZA, W. V. ; MAROUN, K. . Capoeira e formação étnico-racial: a extensão universitária como alternativa de implementação da lei federal 10.639/2003. In: VI SEMINÁRIO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE, II ENCONTRO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA, 2014, Juiz de Fora. ANAIS DO VI SEMINÁRIO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE, II ENCONTRO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA.. Lavras: Center Gráfica e Editora, 2014. v. 1. p. 3486-3487.

6.
MAROUN, K.. O corpo como suporte de signos. In: Seminário Nacional Sociedade, Corpo e Cultura, 2008, Vitória. Seminário Nacional Sociedade, Corpo e Cultra, 2008.

7.
VIEIRA, Valdo ; MAROUN, K. . Práticas Esportivas e Danos Ambientais. In: II Congresso Brasileiro de Atividade de Aventura, 2007, Governador Valadares. II Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura, 2007. p. 130-130.

8.
MAROUN, K.; VIEIRA, Valdo . Alguns sentidos que norteiam as representações de educação física. In: XI congresso de ciências do desporto e educação física dos países de língua portuguesa, 2006, São Paulo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 2006. v. 20. p. 340-340.

9.
VIEIRA, Valdo ; MAROUN, K. ; Mendes, Ana Paula . Nível de informação de discentes de educação física sobre Meio Abiente, Natureza e suas inter-relações com o esporte. In: XI congresso de ciências do desporto e educação física dos países de língua portuguesa, 2006, São Paulo. Revista Brasileira de educação física e esporte, 2006. v. 20. p. 452-452.

10.
MAROUN, K.; SIMOES, C. P. ; SILVA, G. V. ; ABRAHAO, N. N. ; GUIMARAES, G. L. ; VIANNA JUNIOR, A. . Maturação Biológica: Aplicação de conceitos no treinamento de voleibol feminino. In: 20° congresso internacional de educação física FIEP, 2005, foz do Iguaçú. FIEP BULLETIN. Fox do Iguaçú, 2005. v. 75. p. 20-20.

Apresentações de Trabalho
1.
MAROUN, K.; SANTOS, M. C. . Educação do corpo e relações étnico-raciais na escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MAROUN, K.. Educação do corpo, instituições escolares e relações étnico-raciais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SANTOS, M. C. ; MAROUN, K. . EDUCAÇÃO DO CORPO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
GURGEL, M. P. ; MOREIRA, L. S. ; MAROUN, K. ; SOARES, A. J. G. . EDUCAÇÃO DO CORPO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO PROGRAMA DOS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO PÚBLICA (CIEPS) DO RIO DE JANEIRO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MAROUN, K.; Carvalho, E. . A luta pela implementação de uma educação escolar quilombola: uma experiência no município de Angra dos Reis - RJ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MOREIRA, L. S. ; GURGEL, M. P. ; MAROUN, K. ; SOARES, A. J. G. . Educação do corpo, currículo e instituições escolares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MOREIRA, L. R. ; MAROUN, K. ; MOURAO, L. . Trajetória da jovem blogueira: Bruna Vieira 'Depois dos Quinze'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MAROUN, K.. Temas emergentes e educação física escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MAROUN, K.. O corpo no jongo: espaço para a emergência de uma identidade quilombola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MAROUN, K.. A pesquisa de campo na comunidade quilombola de Bracuí. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MAROUN, K.. Jongo e movimento quilombola: um caminho de formação e visibilidade política. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
MAROUN, K.. Comunidades quilombolas: convergências entre a História, Antropologia e Direito. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MAROUN, K.; Arruti . A ressignificação do jongo e sua relação com a educação em duas comunidades quilombolas do Rio de Janeiro: Bracuhy e Campinho da Independência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
MAROUN, K.; Arruti . Jongo e educação: análise bibliográfica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
MAROUN, K.. O culto ao corpo na ambiência das academias de ginástica: um estudo etnográfico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MAROUN, K.. A educação pelo/do corpo em comunidades quilombolas: o caso do jongo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
MAROUN, K.. O corpo como suporte de signos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
MAROUN, K.; VIEIRA, Valdo . Imaginário social e educação física: um novo olhar sobre a cultura corporal. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
MAROUN, K.; VIEIRA, Valdo . A cultura do consumo e corpo como mercadoria. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
MAROUN, K.; VIEIRA, Valdo . O corpo na contemporaneidade: um símbolo tribal. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
MAROUN, K.; VIEIRA, Valdo . Alguns sentidos que norteiam as representações de Educação Física. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
MAROUN, K.; VIEIRA, Valdo . Nível de informação de discentes de Educação Física sobre meio ambiente e suas inter-relações com o esporte. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MAROUN, K.. Parecerista ad hoc Cadernos de Formação da RBCE. 2017.

2.
MAROUN, K.. Parecerista ad hoc Journal of Physical Education. 2017.

3.
MAROUN, K.. Parecerista ad hoc GT 21 da Anped. 2017.

4.
MAROUN, K.. Parecerista ad hoc Arquivos em Movimento. 2017.

5.
MAROUN, K.. Avaliadora de resumos para o evento 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2017.

6.
MAROUN, K.. Parecerista ad hoc Revista Contemporânea de Educação. 2016.

7.
MAROUN, K.. Parecerista ad hoc Revista Cadernos de História PUC Minas. 2016.

8.
MAROUN, K.. Parecerista ad hoc Cadernos de Pesquisa Fundação Carlos Chagas. 2015.

9.
MAROUN, K.. Parecerista ad hoc Cadernos de Formação da RBCE. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
MAROUN, K.; CORREA, C. X. . Ginástica Para Todos. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Graduação em Educação Física na modalidade de ensino a distância (EAD)).

2.
MAROUN, K.. Comunidades Remanescentes de quilombos: terra e educação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MOURAO, L.; MAROUN, K.; FERREIRA, M. E. C.. Participação em banca de Mariana de Paula Vieira. As influenciadoras digitais no instagram e o empreendedorismo de si: o caso do fitness. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
MOURAO, L.; CASTRO, R. P.; MAROUN, K.. Participação em banca de Leticia Rocha Moreira. Depois dos Quinze: discursos sobre corpos de mulheres jovens no blog. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
MOURAO, L.; GOELLNER, S.; FERRARI, A.; MAROUN, K.. Participação em banca de Vera Lucia Ferreira Pinto Fernandes. Mulheres de ouro: trajetórias e representações de atletas de lutas. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVA JUNIO, A. F.; MAROUN, K.; SANTOS, E. J.. Participação em banca de Paulo César Cardoso. Jongo também se aprende na escola: promovendo nova práxis educacional para a diversidade, na perspectiva da Lei 10.639/03. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

2.
MOURAO, L.; MAROUN, K.; CASTRO, R. P.. Participação em banca de Letícia Rocha Moreira. Depois dos Quinze: discursos sobre corpos de mulheres jovens no ciberespaço. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARRETO, S. M. G.; MAROUN, K.; RAFAEL, C. B. S.. Participação em banca de Wladmir Christino da Silva Junior.Concepções extensionistas manifestadas pelos professores da faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
BARRETO, S. M. G.; MAROUN, K.; MARTINEZ, D. G.. Participação em banca de Mickaela Pereira Rosa.Relação do Programa PET-Saúde na influência da formação do profissional de Educação Física. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
TEIXEIRA, J. S.; MAROUN, K.; Coelho Filho, C. A. A.. Participação em banca de Ana Caroline Curcio de Moraes.A utilização de exercícios físicos para o fortalecimento muscular e o aprimoramento da flexibilidade de acordo com a opinião dos professores que ministram aulas de dança de salão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Física) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
MOURAO, L.; MAROUN, K.; LOVISI, A.. Participação em banca de Mara Lúcia Alvim do Valle; Tábata Cristina de Carvalho.Sexualidade, cinema e educação física: nas telas com minha vida em cor de rosa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Física) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

5.
MAYER, A. M. M.; MAROUN, K.; ZACARIAS, L. S.. Participação em banca de Luiza Helena Pereira.Abandono da prática de dança por adolescentes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Física) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

6.
MAROUN, K.. Participação em banca de Marcela Cristina Marcelino da Silva.Exercícios físicos oferecidos para gestantes pelas academias da região central de Juiz de Fora. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

7.
MOURAO, L.; MAROUN, K.. Participação em banca de Hanna Guimarães Santos.A Capoeira na Educação Física das escolas municipai de Juiz de Fora. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Física) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

8.
MAROUN, K.; VIEIRA, Valdo. Participação em banca de Marli de Oliveira Pedro.IMPORTÂNCIA DOS ALONGAMENTOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Augusto Motta.

9.
MAROUN, K.; VIEIRA, Valdo. Participação em banca de Jorge Sandro Nunes Vieira.O LÚDICO NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL DE 1ª A 4ª SÉRIES.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Augusto Motta.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MOURAO, L.; MAROUN, K.; ALVIANO, W.. Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para o provimento do cargo de Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos da Educação Física / FAEFID / UFJF / Campus Juiz de Fora. 2015. Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
ALVES JR., E. D.; COPOLILLO, M. L. Q.; MAROUN, K.; QUELHAS, A. A.. Comissão Examinadora Concurso para Magistério Superior do Instituto de Educação Física. 2015. Universidade Federal Fluminense.

3.
ANTUNES, M.; MAROUN, K.; GONCALVES, M. C.. Comissão Examinadora do Concurso para professor efetivo, categoria Assistente, na área de Educação Física. 2015. Colégio Aplicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

4.
MAYER, A. M. M.; MAROUN, K.; CARBINATTO, M. V.. Comissão Examinadora do Concurso de Provas e Títulos para provimento do cargo de Professor Adjunto do Departamento de Ginástica e Arte Corporal/FAEFID/UFJF/ Campus Governador Valadares. 2014. Universidade Federal de Juiz de Fora.

5.
MAROUN, K.; CARBINATTO, M. V.; SILVA, Paula Cristina da Costa. Presidente da Comissão examinadora do Concurso de Provas e Títulos para provimento do cargo de Professor Assistente do Departamento de Ginástica e Arte Corporal/FAEFID/UFJF/ Campus Governador Valadares. 2014. Universidade Federal de Juiz de Fora.

6.
MATTOS, R. S.; MAROUN, K.; MEDIANO, M. F. F.. Comissão Examinadora do Concurso Público para provimento do cargo de Professor Adjunto na área de Desenvolvimento Motor Aplicado à Educação Física e Educação Física Escolar Infantil - Instituto de Educação Física e Desportos. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
SILVA, M. A. C.; MAROUN, K.; VIEIRA, J. J.. Processo de Seleção de Professor Substituto de Didática e Prática de Ensino em Educação Física. Departamento Didática. Faculdade de Educação. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
LIRA, L. C.; MAROUN, K.; DUARTE, C. P.. Processo de Seleção de Professor Substituto - Departamento de Ginástica e Arte Corporal. 2014. Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
MAROUN, K.. IV Jornada Brasileira Científica Da FIEP. Participante de Comissão Científica. 2007.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
38ª Reunião Anual da Anped. Educação do corpo, instituições escolares e relações étnico-raciais. 2017. (Congresso).

2.
8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.EDUCAÇÃO DO CORPO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA. 2017. (Outra).

3.
IV Seminário estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/UFRJ).Artes e Formação Cultural do Professor Alfabetizador. 2017. (Seminário).

4.
IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário.Educação do corpo e relações étnico-raciais na escola. 2017. (Seminário).

5.
12ª Reunião Científica Regional Sudeste da ANPED. Educação do corpo, currículo e instituições escolares. 2016. (Congresso).

6.
30ª Reunião Brasileira de Antropologia. A luta pela implementação de uma educação escolar quilombola: uma experiência no município de Angra dos Reis - RJ. 2016. (Congresso).

7.
XII Conlab / 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa. Trajetória da Jovem Blogueira: Bruna Vieira "Depois dos Quinze". 2015. (Congresso).

8.
II Seminário Internacional Corpo Gênero e Sexualidade / VI Seminário Corpo Gênero e Sexualidade.Capoeira e formação étnico-racial: a extensão universitária como alternativa de implementação da lei federal 10.639/2003. 2014. (Seminário).

9.
XVIII CONBRACE / V CONICE. O corpo no jongo: espaço para a emergência de uma identidade quilombola. 2013. (Congresso).

10.
10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Anpedinha. Jongo e Movimento Quilombola: um caminho de formação e visibilidade política. 2011. (Congresso).

11.
33ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. A ressignificação do jongo e sua relação com a educação em duas comundades quilombolas do Rio de Janeiro: Bracuhy e campinho da Independência. 2010. (Congresso).

12.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Jongo e educação em comunidades quilombolas: análise bibliográfica. 2010. (Congresso).

13.
V Seminário de Educação Diferenciada e Etnoconhecimento. III Encontro Luso-Brasileiro de Educação, Formação e Cultura. 2009. (Seminário).

14.
XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. III Congresso Internacional de Ciências do Esporte. O culto ao corpo na ambiência das academias de ginástica: um estudo etnográfico. 2009. (Congresso).

15.
Seminário Nacional Sociedade, Corpo e Cultura.O corpo como suporte de signos. 2008. (Seminário).

16.
XV congresso basileiro de ciências do esporte / II congresso internacional de ciências do esporte. Imaginário social e educação física: um novo olhar sobre a cultura corporal. 2007. (Congresso).

17.
XVI Encontro Nacional da ABRAPSO. A cultura do consumo e corpo como mercadoria. 2007. (Congresso).

18.
.II Colóquio Internacional de Educação, Imaginário, Mitanálise e Utopia. 2006. (Outra).

19.
Congresso cultura corporal - ações e desafios à educação física, esporte e lazer.. 2006. (Congresso).

20.
XI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO FÍSICA DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA. Alguns sentidos que norteiam as representações de educação física. 2006. (Congresso).

21.
.I Colóquio Internacional de Educação, Imaginário e Mitanálise. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MAYER, A. M. M. ; MAROUN, K. . Fórum: Diálogos em Dança. 2013. (Exposição).

2.
Arruti ; MAROUN, K. ; Carvalho, E. . Panorama quilombola: experiências e políticas em Educação, Terra e Cultura. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Mariana Carvalho dos Santos. Educação do corpo e instituições escolares: uma ênfase sobre práticas educativas voltadas às relações étnico-raciais. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Leticia Rocha Moreira. DEPOIS DOS QUINZE: DISCURSOS SOBRE CORPO DE MULHERES JOVENS NO CIBERESPAÇO. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Coorientador: Kalyla Maroun.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ricardo Sant'Anna. O Estado da Arte em Educação Física Escolar: breve panorama dos últimos cinco anos (2010/2015). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Kalyla Maroun.

2.
Carollina dos Santos Marinho Figueiredo; Cassia Ludmila Paul. O Estágio Supervisionado na formação de estudantes de educação física da UFRJ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Kalyla Maroun.

3.
Aline Alexandrina da Silva ; Luciano Barros Húngaro da Gama. A educação do corpo nas escolas do amanhã. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Kalyla Maroun.

4.
Mitã Coelho Chalfun. Educação do corpo e escolas de tempo integral: uma análise dos programas Mais Educação e Escolas do Amanhã. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística Com Habilitação em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Kalyla Maroun.

5.
Andressa Chagas; Yasmim Brandão. A possibilidade de construção de um currículo multicultural na Educação Física nas séries finais do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Kalyla Maroun.

6.
Weslly Valerio de Souza. O processo de esportivização da capoeira no cenário contemporâneo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Educação Física) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Kalyla Maroun.



Outras informações relevantes


Aprovada em 3º lugar no Concurso Público de Provas e Títulos, edital nº 3 de 14 de janeiro de 2009, para professor Assistente da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ.

Aprovada em 1º lugar no Concurso Público de Provas e Títulos, editais nº 38 e nº 39, concurso nº 145 de julho de 2010, para professor Assistente da Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 10:29:17