Amanda Marina Andrade Medeiros

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0231839533247624
  • Última atualização do currículo em 24/08/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2006), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2009) e doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2018). Atualmente é vice-diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - DF e Professora Adjunta da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, afetividade, ensino-aprendizagem, psicologia da educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Amanda Marina Andrade Medeiros
Nome em citações bibliográficas
MEDEIROS, A. M. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Campus Planaltina.
Campus Universitário Planaltina
Vila Nossa Senhora de Fátima
70000000 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 984038855
URL da Homepage: www.fup.unb.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: ANÁLISE DOS PROCESSOS SUBJETIVOS DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ESCOLAR DE CRIANÇAS CONSIDERADAS EM SITUAÇÃO DE DIFICULDADE, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Cristiano Alberto Muniz.
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Afetos como como construtores de uma práxis pedagógica no ensino-aprendizagem dem matemática,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Cristiano Alberto Muniz.
Palavras-chave: Educação Matemática; Formação de Professores; Matemática na séries inicais; Formação Continuada.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação.
2003 - 2006
Graduação em Pedagogia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: A PESQUISA NO ESPAÇO ESCOLAR COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA.
Orientador: Cristiano Alberto Muniz.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em A prática de Geometria por meio de oficina pedagóg. (Carga horária: 2h).
Sociedad de Educación Matemática Uruguayana, SEMUR, Uruguai.
2013 - 2013
Extensão universitária em Tangran: transformando e fracionando. (Carga horária: 2h).
Sociedad de Educación Matemática Uruguayana, SEMUR, Uruguai.
2013 - 2013
Objetos de Aprendizagem no Ensino da Matemática. (Carga horária: 4h).
Sociedad de Educación Matemática Uruguayana, SEMUR, Uruguai.
2010 - 2010
Gestão de Convênios e Contratos de Repasse. (Carga horária: 32h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2009 - 2009
Requalificação didática de Instrutores de Trânsito. (Carga horária: 24h).
Departamento Nacional de Trânsito, DENATRAN, Brasil.
2008 - 2008
Educação Ambiental e Território. (Carga horária: 3h).
Ministério das Cidades, MC, Brasil.
2008 - 2008
Passos para criar Cidades de direitos Humanos. (Carga horária: 4h).
Ministério das Cidades, MC, Brasil.
2008 - 2008
Legislação de Trânsito. (Carga horária: 32h).
Departamento Nacional de Trânsito, DENATRAN, Brasil.
2008 - 2008
Formação de Instrutores/Multiplicadores de Treinam. (Carga horária: 24h).
Instituto de Desenvolvimento Empresarial, IDEMP, Brasil.
2008 - 2008
Curso Básico de Trânsito. (Carga horária: 24h).
Departamento Nacional de Trânsito, DENATRAN, Brasil.
2007 - 2007
Educação de Trânsito. (Carga horária: 24h).
Departamento Nacional de Trânsito, DENATRAN, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Investigação filosófica na escola. (Carga horária: 16h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em A filosofia e o professor de filosofia. (Carga horária: 3h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Sábado Cênico na UnB. (Carga horária: 16h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor da Universidade Aberta do Brasil no curso de Pedagogia.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica - CNPq.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do Projeto de extensão Filosofia na Escola.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases Psicológicas para o Ensino de Ciências
08/2018 - Atual
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso
03/2018 - Atual
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Matemática 1
03/2018 - Atual
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículo e Avaliação
08/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Planaltina, .

07/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade de Brasília - UnB, .

Cargo ou função
Membro do Grupo de Trabalho em Mobilidade Urbana.
05/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade de Brasília - UnB, .

05/2012 - Atual
Extensão universitária , Campus Planaltina, .

Atividade de extensão realizada
Integração Psicologia e Educação.
08/2013 - 12/2013
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cosmo e Cosmovisão
História da Educação
Sistema Educacional Brasileiro
03/2013 - 07/2013
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistema Educacional Brasileiro
08/2012 - 12/2012
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistema Educacional Brasileiro
03/2012 - 07/2012
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistema Educacional Brasileiro
08/2005 - 07/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade de Brasília - UnB, .

05/2004 - 12/2004
Extensão universitária , Universidade de Brasília - UnB, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de extensão Filosofia na Escola.

Sociedade Brasileira de Educação Matemática, SBEM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Vice-Diretora, Enquadramento Funcional: Vice-Diretora, Carga horária: 5


Secretaria de Educação do DF, SEDF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Ministério das Cidades, MC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Substituta
Outras informações
Coordenadora Substituta da Coordenação de Educação de Trânsito do Denatran.

Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagogo, Carga horária: 40


Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania, CTETC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Secretária Executiva, Carga horária: 4


NDA Júnior, NDA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30



Linhas de pesquisa


1.
Ensino-aprendizagem de matemática: dificuldades, possibilidades e perspectivas
2.
Núcleo Brasília-RIDE do INCT Observatório das Metrópoles/IPPUR/UFRJ
3.
(Re) Educação Matemática: mediação do conhecimento matemático


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Ensino-aprendizagem de matemática: dificuldades, possibilidades e perspectivas
Descrição: A pesquisa quer analisar os diferentes aspectos que influenciam o ensino-aprendizagem de matemática e de conteúdos relacionados a esse conhecimento em alunos da Educação Básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Amanda Marina Andrade Medeiros - Coordenador.Financiador(es): Universidade de Brasília - Auxílio financeiro.Número de orientações: 6
2011 - Atual
Projeto Megaeventos
Descrição: Estudo dos impactos de megaeventos - Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 Estudo sobre impactos na região Centro-oeste - Norte do Brasil (cidades de Brasília-DF, Cuiabá-MT e Manaus-AM)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Grupo de Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais - GENPEX
Descrição: Linha de Pesquisa - Educação Matemática de Crianças, Jovens e Adultos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - Atual
Integração Psicologia e Educação: articulações para a formação profissional
Descrição: As medidas socioeducativas buscam favorecer a integração e promoção social do adolescente em conflito com a lei, por meio da responsabilização e conscientização de suas condutas. Tendo finalidade pedagógico-educativa, as medidas ancoram-se no processo educativo para auxiliar na construção de novas possibilidades e projetos de vida. O presente projeto de extensão está especialmente orientado para intervenções na escola de uma unidade de internação de adolescentes. O projeto visa fortalecer, por meio de aprofundamento teórico-conceitual, as práticas dos profissionais inseridos no contexto escolar, com vistas a otimizar o processo de sócio-educação...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2018 - Atual
Residência Pedagógica
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (28) .
Integrantes: Amanda Marina Andrade Medeiros - Coordenador / Viviane Falcomer - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
MEDEIROS, A. M. A.; RIBEIRO, R. J. C. . Organização social do território e desigualdades sociais: desempenho em educação e condições urbanas de vida. In: Rômulo José da Costa Ribeiro, Gabriela de Souza Tenorio, Frederico de Holanda; Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro. (Org.). Brasília: transformações na ordem urbana. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015, v. , p. 231-251.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MEDEIROS, A. M. A.; MUNIZ, C. A. . Olhando a superação das dificuldades de aprendizagem da matemática escolar para além dos aspectos cognitivos: subjetividade em foco. In: VII Encontro Brasiliense de Educação Matemática, 2017, Brasília. VII Encontro Brasiliense de Educação Matemática, 2017.

2.
MEDEIROS, A. M. A.. MOVIMENTOS DA SUBJETIVIDADE NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADESD E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: UM CAMINHO SINGULAR. In: IX Colóquio de Psicologia Escolar, 2017, Brasília. IX Colóquio de Psicologia Escolar, 2017.

3.
MEDEIROS, A. M. A.; MUNIZ, C. A. . PROCESSO DE SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA Resumo MATEMÁTICA ESCOLAR: UM CAMINHO SINGULAR. In: I Simpósio Nacional de Epistemologia Qualitativa e Subjetividade, 2017, Brasília. I Simpósio Nacional de Epistemologia Qualitativa e Subjetividade, 2017.

4.
MEDEIROS, A. M. A.; MUNIZ, C. A. . DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E AFETIVIDADE NOS TRABALHOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2016. v. 12.

5.
MEDEIROS, A. M. A.. Mathematics learning difficulty and affectivity: an investigation into postgraduate works un Brazil. In: 13th International Congress om Mathematical Education 2016, 2016, Hamburgo. 13th International Congress om Mathematical Education 2016, 2016.

6.
MEDEIROS, A. M. A.. A relação afetiva com o conhecimento matemático como produto dos aspectos sócio-culturais e escolares. In: Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa, 2015, Coimbra, Portugal. Conferência Internacional do espaço Matemático em Língua Portuguesa 2015, 2015.

7.
MEDEIROS, A. M. A.. Satisfação e conhecimento matemático: uma pesquisa sobre afetos com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública do DF, Brasil. In: VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis. VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015.

8.
OLIVEIRA, L. M. ; MEDEIROS, A. M. A. . Ensino-aprendizagem de Matemática: formando para a autonomia. In: VI Encontro Brasiliense de Educação matemática, 2014, Brasília. VI EBREM, 2014.

9.
MEDEIROS, A. M. A.. SABER COM SABOR: A PRÁXIS DOCENTE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. In: VII CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2013, Montevideo. Actas del VII CIBEM, 2013. p. 5958-5965.

10.
MEDEIROS, A. M. A.. Afetos como instrumento de controle da turma: um estudo em uma escola de ensino fundamental no Brasil. In: VII CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2013, Montevideo. Actas del VII CIBEM, 2013. p. 2818-2825.

11.
MEDEIROS, A. M. A.. O conhecimento matemático como objeto de desejo da criança. In: 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012, Fortaleza - CE. Anais 3º SIPEMAT, 2012.

12.
MEDEIROS, A. M. A.. A avaliação em matemática como elemento desencadeador de afetos: um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental. In: Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2012, Rio Grande - RS. Anais do II Seminário Internacional de Educação em Ciências. Rio Grande: FURG, 2012. v. V. 02. p. 270-282.

13.
MEDEIROS, A. M. A.. A PRESENÇA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DENTRO DO CIBERESPAÇO: UM ESTUDO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS. In: II Congresso Internacional TIC e Educação, 2012, Lisboa. II Congresso Internacional TIC e Educação. Lisboa: nstituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012. p. 2291-3006.

14.
MEDEIROS, A. M. A.; MUNIZ, C. A. . A pesquisa no espaço escolar como possibilidade de formação de professores das séries iniciais para o ensino de matemática. In: IX Encontro Nacional de Educação Matemática, 2007, Belo Horizonte - MG. IX Encontro Nacional de Educação Matemática: diálogos entre a pesquisa e a prática educativa, 2007.

15.
MEDEIROS, A. M. A.; MUNIZ, C. A. . A Pesquisa no Espaço Escolar como Possibilidade de Formação Inicial e Continuada de Professores das Séries Iniciais para o Ensino de Matemática. In: XII Congresso de Iniciação Científica da UnB e 3º Congresso de Iniciação Científica do DF, 2006, Brasília. XII Congresso de Iniciação Científica da UnB e 3º Congresso de Iniciação Científica do DF. Brasília: UnB, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MEDEIROS, A. M. A.; MUNIZ, C. A. . Superação das dificuldades de aprendizagem da matemática escolar: um caminho singular. In: VIII Congresso Ibero-americano de Educação Matemática - CIBEM, 2017, Madri. VIII Congresso Ibero-americano de Educação Matemática - CIBEM, 2017.

2.
MEDEIROS, A. M. A.; MUNIZ, C. A. . DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E AFETIVIDADE NOS TRABALHOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL. In: VIII Congresso Ibero-americano de Educação Matemática - CIBEM, 2017, Madri. VIII Congresso Ibero-americano de Educação Matemática - CIBEM, 2017.

3.
MEDEIROS, A. M. A.. LA PRESENCIA DEL AFECTIVIDAD EN LA EDUCACIÓN MATEMÁTICA EN EL CIBERESPACIO: UN ESTUDIO EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES. In: XIX Jornadas Nacionales de Educación Matemática, 2015, Villarrica - Chile. XIX Jornadas Nacionales de Educación Matemática, 2015.

4.
MEDEIROS, A. M. A.. Afetividade e o ensino de matemática. In: ANPEd - Centro Oeste, 2008, Taguatinga - DF. 9º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPEd - Centro Oeste, 2008.

5.
MEDEIROS, A. M. A.; MUNIZ, C. A. . Afetividade e o ensino-aprendizagem matemática. In: I Colóquio Internacional de Psicologia do Conhecimento, 2008, Brasília - DF. I Colóquio Internacional de Psicologia do conhecimento. Brasília: UnB, 2008.

6.
MEDEIROS, A. M. A.; PRICKEN, V. L. . Tratamento da Informação. In: Encontro Brasiliense de Educação Matemática, 2008, Brasília. Encontro Brasiliense de Educação Matemática. Brasília: SBEM-DF, 2008.

7.
MEDEIROS, A. M. A.; MUNIZ, C. A. . Formação Inicial e Continuada de Professores da Séries Iniciais no Ensino de Matemática. In: 58ª Reunião Anual da SBPC, 2006, Florianópolis. 58ª Reunião Anual da SBPC, 2006.

8.
MEDEIROS, A. M. A.; Vila Verde, Radson Lima ; Ciganda, Janaina Mourão de ; Rodrigues, Jacqueline de Sousa ; Oliveira, Igor Alyson Alencar ; Oliveira, Renata Dayana de . Educação ambiental: Uma experiencia numa escola. In: V Fórum de Educação, 2004, Goiania -GO. Revista Brasileira de Educação Ambiental - REVBEA. Rio de Janeiro: REBEA, 2004. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
MEDEIROS, A. M. A.; MUNIZ, C. A. . MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MEDEIROS, A. M. A.. A relação afetiva com o conhecimento matemático como produto dos aspectos sócio-culturais e escolares. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
OLIVEIRA, L. M. ; MEDEIROS, A. M. A. . Ensino-aprendizagem de Matemática: formando para a autonomia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MEDEIROS, A. M. A.. Afetos como instrumento de controle da turma: um estudo em uma escola de ensino fundamental no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MEDEIROS, A. M. A.. Saber com sabor: a práxis docente de professores que ensinam matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
RODRIGUES JUNIOR, D. B. ; MEDEIROS, A. M. A. . Ensino-aprendizagem de matemática e as singularidades do aprender: um estudo nos anos finais do ensino fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
OLIVEIRA, L. M. ; MEDEIROS, A. M. A. . Ensino-aprendizagem de matemática: formando para autonomia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
RUFO, G. F. ; MEDEIROS, A. M. A. . Ensino-aprendizagem matemática: concepções de professores e alunos nos anos finais do ensino fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOUZA, M. E. V. ; MEDEIROS, A. M. A. . Ensino-aprendizagem de matemática e a formação cidadã: um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola do Distrito Federal, Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MEDEIROS, A. M. A.. O conhecimento matemático como objeto de desejo da criança. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MEDEIROS, A. M. A.. A avaliação em matemática como elemento desencadeador de afetos: um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MEDEIROS, A. M. A.. A PRESENÇA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DENTRO DO CIBERESPAÇO: UM ESTUDO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MEDEIROS, A. M. A.; MUNIZ, C. A. . Afetividade e o Ensino de Matemática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MEDEIROS, A. M. A.; MUNIZ, C. A. . Afetividade e o Ensino-Aprendizagem Matemática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
MEDEIROS, A. M. A.; MUNIZ, C. A. . Formação Inicial e Continuada de Professores das Séries Iniciais no Ensino de Matemática. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
MEDEIROS, A. M. A.; MUNIZ, C. A. . A pesquisa no espaço escolar como possibilidade de formaçãode professores para o ensino de matemática. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, C. B. E. ; MEDEIROS, A. M. A. . Docência na Socioeducação. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Docência na Socioeducação).

2.
MEDEIROS, A. M. A.. Educação de Trânsito. 2010. .

3.
MEDEIROS, A. M. A.. Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MEDEIROS, A. M. A.; PRICKEN, V. L. . Tratamento da informação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MEDEIROS, A. M. A.; MUNIZ, C. A. ; SOARES, M.F. ; TEIXEIRA, C. ; MORAES, J. M ; PRICKEN, V. L. . Matemática na Educação Infantil. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
MEDEIROS, A. M. A.; SOARES, M.F. ; PRICKEN, V. L. . Jogos Matemáticos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
MEDEIROS, A. M. A.; Larrat, Veronica . Ciclo de Oficinas Matemáticas: Tratamento da Informação. 2008. .

8.
MEDEIROS, A. M. A.; MUNIZ, C. A. . Formação inicial e continuada de professores das séries iniciais para o ensino de matemática. 2006. (Relatório de pesquisa).

9.
MEDEIROS, A. M. A.; SANTANA, Gabriella Cristina ; Almeida, Gabriela Freitas de ; Campos, Maurício Lima . Ideologia e Educação. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
MEDEIROS, A. M. A.. Filosofia e Educação. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
MEDEIROS, A. M. A.; SANTANA, Gabriella Cristina ; Almeida, Gabriela Freitas de ; Campos, Maurício Lima . (Re) Pensando a Infância. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MEDEIROS, A. M. A.; GUIMARAES, E. M.; CASTILHO, J. E.. Participação em banca de Ludmilla Patrícia Marra de Souza.Identificação de saberes docentes no ensino de sexualidade a partir da realização de oficinas n Prodocência. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

2.
MEDEIROS, A. M. A.; CARVALHO, P. F. S.. Participação em banca de Giovany Dias Alvarenga.Reflexões acerca da educação escolar indígena diferenciada na comunidade potiguara. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MEDEIROS, A. M. A.. XI Prêmio Denatran de Educação e segurança no trânsito. 2011. Departamento Nacional de Trânsito.

2.
MEDEIROS, A. M. A.. X Prêmio Denatran de Educação no Trânsito. 2010.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13th International Congress on Mathematical Education 2016. Mathematics Learning difficulty and affectivity: an investigation into postgraduate works un Brazil. 2016. (Congresso).

2.
1º Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática.Motivação no processo de ensino-aprendizagem de matemática: um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. (Simpósio).

3.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E AFETIVIDADE NOS TRABALHOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL. 2016. (Encontro).

4.
Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa. A relação afetica com o conhecimento matemático como produto dos aspectos sócio-culturais e escolares. 2015. (Congresso).

5.
III Seminário Brasiliense de História e educação Matemática Nilza Bertoni. 2015. (Seminário).

6.
XIX Jornadas Nacionales de Educación Matemática. LA PRESENCIA DEL AFECTIVIDAD EN LA EDUCACIÓN MATEMÁTICA EN EL CIBERESPACIO: UN ESTUDIO EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES. 2015. (Congresso).

7.
VI Encontro Brasiliense de Educação Matemática.Ensino-aprendizagem de Matemática: formando para a autonomia. 2014. (Encontro).

8.
VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Saber com sabor: a práxis docente de professores que ensinam matemática. 2013. (Congresso).

9.
3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.O conhecimento matemático como objeto de desejo da criança. 2012. (Simpósio).

10.
II Congresso Internacional TIC e Educação. A PRESENÇA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DENTRO DO CIBERESPAÇO: UM ESTUDO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS. 2012. (Congresso).

11.
Seminário Internacional de Educação em Ciências.A avaliação em matemática como elemento desencadeador de afetos: um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. (Seminário).

12.
Seminário de Segurança, Educação no Trânsito e Mobilidade Urbana.Educação no Trânsito. 2011. (Seminário).

13.
Educasul 2010 - Lugares e desafios da docência na educação básica.Diretrizes Nacionais da Educação para o trânsito na pré-escola e no ensino fundamental. 2010. (Encontro).

14.
ENCONTRO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO.Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito. 2010. (Encontro).

15.
III Seminário Denatran - Cinto de Segurança e Cadeirinha. 2010. (Seminário).

16.
1º Encontro de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito. 2008. (Encontro).

17.
9º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPEd.Afetividade e o Ensino de Matemática. 2008. (Encontro).

18.
Brasília um milhão de veículos. 2008. (Seminário).

19.
Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades. 2008. (Outra).

20.
I Colóquio Internacional de Psicologia do Conhecimento.Afetividade e o Ensino-Aprendizagem Matemática. 2008. (Outra).

21.
IV Encontro Brasiliense de Educação Matemática.Tratamento da Informação. 2008. (Encontro).

22.
Na cidade sem meu carro. 2008. (Seminário).

23.
Encontro Nacional de Educação Matemática.A pesquisa no espaço escolar como possibilidade de formação de professores das séries iniciais para o ensino de matemática. 2007. (Encontro).

24.
58ª Reunião Anual da SBPC.Formação Inicial e Continuada de Professores das Séries Iniciais no Ensino de Matemática. 2006. (Outra).

25.
XII Congresso de Iniciação Científica da UnB e 3º Congresso de Iniciação Científica do DF. Formação Inicial e Continuada de Professores das Séries Iniciais no Ensino de Matemática. 2006. (Congresso).

26.
24º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MEDEIROS, A. M. A.; MUNIZ, C. A. ; PINA, R. S. . VII Encontro Brasiliense deEducação Matemática. 2017. (Congresso).

2.
MEDEIROS, A. M. A.. III Seminário Denatran de Educação e Segurança para o trânsito. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Roseane Freitas. CAUSAS DE EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM PLANALTINA-DF. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Amanda Marina Andrade Medeiros.

2.
Luana Maria Oliveira. Zoologia do Imaginário. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Amanda Marina Andrade Medeiros.

Iniciação científica
1.
Maria Erika Vieira de Souza. O ensino-aprendizagem de matemática e a formação cidadã. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília, Universidade de Brasília. Orientador: Amanda Marina Andrade Medeiros.

2.
Luana Maria Oliveira. Ensino-aprendizagem de matemática: formando para autonomia. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Amanda Marina Andrade Medeiros.

3.
Gabriel Fernandes Rufo. Ensino-aprendizagem matemática: concepções de professores e alunos. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília, Universidade de Brasília. Orientador: Amanda Marina Andrade Medeiros.

4.
Dilmar Barreto Rodrigues Júnior. Ensino-aprendizagem de matemática: singularidades do aprender. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Amanda Marina Andrade Medeiros.

5.
Leila Tomaz do Nascimento. O (des) interesse pelo conhecimento matemático: possibilidades do ensino-aprendizagem. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Amanda Marina Andrade Medeiros.

6.
Adaílton Roger Pires Fernandes. A cultura do silêncio no ensino-aprendizagem de matemática. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Amanda Marina Andrade Medeiros.

7.
Ane da Cruz Souza. O espaço urbano e os níveis de desigualdade de acesso e permanência na escola no Distrito Federal. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Amanda Marina Andrade Medeiros.

8.
Diana Stefanny Santos Amaral. O espaço urbano e os níveis de desigualdade de acesso e permanência na escola no Distrito Federal. 2012. Iniciação Científica - Universidade de Brasília. Orientador: Amanda Marina Andrade Medeiros.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MEDEIROS, A. M. A.. A PRESENÇA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DENTRO DO CIBERESPAÇO: UM ESTUDO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 22:32:33