Patricia Dalcanale Meneses

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3998449528402045
  • Última atualização do currículo em 18/09/2018


Obteve, no Brasil, a graduação em História (2002) e o mestrado em História da Arte (2005), ambos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e, no exterior, o doutorado em História das Artes Visuais pela Università degli Studi di Pisa (2009). Possui pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Tem experiência na área de História da Arte e da Arquitetura, e possui artigos publicados em revistas especializadas e livros tanto no Brasil como no exterior. É professora do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patricia Dalcanale Meneses
Nome em citações bibliográficas
MENESES, P. D.;MENESES, Patricia D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.
Rua Cora Coralina 100
Cidade Universitária
13083896 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 35211646


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2009
Doutorado em Storia delle arti visive e dello spettacolo.
Università degli Studi di Pisa, UNIPI, Itália.
Título: Baccio Pontelli a Roma. L'attività dell'architetto fiorentino per Giuliano Della Rovere, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Antonio Pinelli.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Arquitetura; Renascimento; Roma; Baccio Pontelli.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História da Arte.
2003 - 2005
Mestrado em História da Arte.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Espaços Imaginários: a perspectiva como expressão humanista na corte de Federico da Montefeltro.,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Luiz César Marques Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: perpectiva; Renascimento; Urbino.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
1999 - 2002
Graduação em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Os afrescos de Piero della Francesca em S. Francisco de Arezzo, o texto vasariano e a fortuna crítica moderna.
Orientador: Luiz César Marques Filho.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.


Pós-doutorado


2011 - 2011
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História da Arte.
2010 - 2011
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História da Arte.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Programa de Pós-Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora do Programa de Pós Graduação em História

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Doutor MS3-1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador da Comissão da Biblioteca do IFCH

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador colaborador
Outras informações
Disciplinas ministrada - Tópicos especiais em História da Arquitetura e do Urbanismo: Arquitetura e Arte no Renascimento Italiano, 2o. semestre de 2010.

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador colaborador, Carga horária: 4

Atividades

05/2015 - Atual
Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Coordenador da comissão de biblioteca do IFCH.
05/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Coordenador da Comissão de Biblioteca.
03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.

03/2015 - Atual
Ensino, História da Arte, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de linha de pesquisa - Tradição Clássica
Tópicos em Tradição clássica
08/2010 - 12/2010
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HH 821 - Tópicos Especiais em História da Arquitetura e do Urbanismo

Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora efetiva do Mestrado Interdisciplinar em Artes, Cultura e Linguagens Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graudação em História (Capes 5) Disciplinas ministradas (Graduação): 2o. semestre 2011: Artes e História II (turmas A, B, C) Artes e História III (turma A) 1o. semestre 2012: Artes e História II (turma A, B, C) 2o. semestre 2012: Artes e História II (turma A, B, C) 1o. semestre 2013: Artes e História II (turma A, B) 2o. semestre 2013: Artes e História I (Turma A) Artes e História II (Turmas A,B) 1o. semestre 2014 Artes e História II (turmas A,B) Disciplinas ministradas (Pós-graduação): 1. Semestre 2013 Metologia de Pesquisa 1o. semestre 2014 Teorias da Arte

Atividades

03/2013 - 01/2017
Ensino, Mestrado em Artes, Cultura e Linguagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa
Teorias da Arte
05/2014 - 12/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História.

05/2014 - 12/2015
Ensino, História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Professor Colaborador
10/2013 - 03/2015
Extensão universitária , Instituto de Artes e Design, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão Encontros com Arte.
8/2011 - 03/2015
Ensino, Interdisciplinar em Artes e Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Artes e História I - Arte Antiga e Medieval
Artes e História II - Séc. XV-XIX
Artes e História III - Séc. XIX-XX

Max Planck - Kunsthistorisches Institut In Florenz, KHI, Itália.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Wissenshaftlicher Gast, Carga horária: 20


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Bolsista de IC, Enquadramento Funcional: Bolsista de IC, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
História da arte - Estudo das Tradições Clássicas
2.
Narrativas, Imagens e Sociabilidades


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Cardeais como agentes culturais no Renascimento: o caso da família Della Rovere
Descrição: A historiografia mais recente tem considerado os cardeais da igreja católica como veículos privilegiados da difusão da cultura do Renascimento pela europa entre os século Xv e XVI. Seus vários títulos eclesiásticos e benefícios, assim como suas própria mobilidade no continente europeu frequentemente exigia a alteração de espaços físicos, como igrejas e palácios, bem como a criação de símbolos de autoridade. Neste sentido, os cardeais tiveram um papel importante na circulação de ideias e tendências artísticas. Este projeto tem o objetivo de analisar estes desenvolvimentos através de um estudo de caso particularmente significante: o da família Della Rovere, que, a partir da segunda metade do século XV, consolidou-se, em Roma, como uma das mais potentes dinastias papais até o seu desaparecimento no século XVII..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
O Acervo de Artes Visuais do MAMM
Descrição: O grupo, ligado à linha de pesquisa Arte, Moda: História e Cultura do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens/IAD/UFJF e ao Museu de Arte Murilo Mendes/UFJF reúne pesquisadores de história, teoria e crítica da arte com o objetivo central de pesquisar o acervo de artes visuais do MAMM. TRata-se de um grupo interinstitucional de pesquisa voltado à investigação, discussão e difusão do acervo do Museu de Arte Murilo Mendes, constituído inicialmente pela coleção de artes visuais do poeta Murilo Mendes e posteriores aquisições..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
Arquiteturas do poder: o mecenatismo de Giuliano Della Rovere fora da Itália
Descrição: Este projeto pretende analisar as escolhas artístico- arquitetônicas do futuro papa Júlio II para as obras encomendadas durante o seu cardinalato, considerando, em particular, o contato do cardeal com ambientes culturais não italianos, como França e Espanha..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2015
A Vita di Filippo Brunelleschi de Antonio Manetti: fortuna e crítica
Descrição: O objetivo deste projeto de pós-doutorado é realizar um novo estudo e um comentário da Vita di Filippo Brunelleschi e da Novella del Grasso Legnaiuolo, do erudito florentino Antonio de Tuccio Manetti. O estudo será baseado na primeira tradução para o português do texto, feita a partir dos originais em italiano, anotada seguindo os padrões internacionais de edição com comentários em nota. O estudo deverá considerar não só as informações sobre o arquiteto contidas no texto, mas também a sua relevância no contexto dos escritos de Manetti, e uma análise da imagem de Brunelleschi e sua obra entre seus contemporâneos, aspecto este muito pouco explorado pela crítica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2006
Programa Cicognara. A constituição da tradição clássica.
Descrição: A constituição da tradição clássica é um projeto temático que articula pesquisadores da Unicamp, Universidade de São Paulo, Universidade de Brasília, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e outras Universidades. Trata-se de um projeto atuante em três áreas emergentes na universidade brasileira: I - história da arte e historiografia artística dos séc. XIV a XIX; II - história da retórica e das poéticas (séculos XIV-XIX); III - pesquisas em iconografia as quatro metas do projeto cicognaral - adesão ao Programa Cicognara, promovido conjuntamente pela University of Illinois, nos Estados Unidos, e pela Biblioteca Vaticana, mediante a aquisição de um jogo completo de microfichas dos cinco mil títulos da Biblioteca Cicognara, pertencente à Biblioteca Apostólica Vaticana. 2 - desenvolvimento de quatro dossiês de pesquisas: (2A) projeto Giorgio Vasari (publicação em português da monumental obra de Giorgio Vasari, Le Vire de' piu eccellenti pittori, scultori e architettori da Cimabue insino a' tempi nostri. Firenze: Giuntina, 1568; oito volumes na edição de Gaetano Milanesi, Firenze,1878-1885); (2B) A difusão da escultura renascentista italiana na Europa e em especial nas sociedades ibéricas (publicação de textos compreendendo uma antologia da Storia de lia scultura dal suo risorgimento in Italia sino al secolo di Napoleone, per servire di continuazione alle opere di Winckelmann e di d'Agincourt (Veneza, 1813-1818, 3 volumes), de autoria do Conde Leopoldo Cicognara, bem como das fontes fundamentais desta obra, notadamente atinentes às relações entre a escultura italiana e ibérica entre os séculos XVI e XVIII; (2C) A difusão da arquitetura renascentista italiana na Europa e em especial nas sociedades Ibéricas, (2D) O desenvolvimento das preceptísticas clássicas e suas relações com a literatura, a música e as artes visuais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2002
Os afrescos de Piero della Francesca em S. Francesco em Arezzo, o texto vasariano e a fortuna crítica moderna
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2013 - 2017
Teaching Non European Art History at Unicamp
Descrição: State University of Campinas (UNICAMP), located just outside São Paulo, Brazil, received Getty grant funds for a series of visiting professorships and related workshops dedicated to the study of non-Western art. UNICAMP is the first graduate-level art history program in Brazil to offer courses in this area, and the project is cementing their leadership by supporting up to ten visiting faculty in Pre-Columbian, African, and Japanese art during a two-year period..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Figura. Studi sull'immagine nella tradizione classica


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Anais do Museu Mariano Procópio


Revisor de projeto de fomento


2012 - Atual
Agência de fomento: Agenzia di Valutazione - Ministero italiano dell?Università e della Ricerca
2016 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História da Arte.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Latim
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2008
Borsa di ricerca Piero della Francesca, Fondazione Piero della Francesca.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Patricia D. Meneses  Data: 27/04/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MENESES, P. D.2017MENESES, P. D.. Warburg, a História da Arte e o Quattrocento italiano. FIGURA. STUDI SULL`IMMAGINE NELLA TRADIZIONE CLASSICA, v. 5, p. 135, 2017.

2.
MENESES, P. D.2015MENESES, P. D.. O Retábulo Montefeltro como modelo arquitetônico na obra de Baccio Pontelli. Revista Diálogos Mediterrânicos, v. 8, p. 88-98, 2015.

3.
MENESES, P. D.2013MENESES, P. D.. Arte e Política: consideraçoes metodológicas. Locus (UFJF), v. 19, p. 189-202, 2013.

4.
MENESES, P. D.2013MENESES, P. D.. Vasari e la supremazia toscana nell'architettura della seconda età. FIGURA. STUDI SULL`IMMAGINE NELLA TRADIZIONE CLASSICA, v. 1, p. 4, 2013.

5.
MENESES, P. D.2010MENESES, P. D.. O complexo de San Pietro in Vincoli e a atividade de Baccio Pontelli. Revista de História da Arte e Arqueologia, v. 13, p. 5-16, 2010.

6.
MENESES, P. D.2010MENESES, P. D.. Dez lesenas renascimentais na Villa Zeri. Revista de História da Arte e Arqueologia, v. 14, p. 109-122, 2010.

7.
MENESES, P. D.2010MENESES, P. D.. Resenha: Taisa Palhares (org.). Arte Brasileira na Pinacoteca do Estado de São Paulo (São Paulo: Cosac Naify/Imprensa Oficial/Pinacoteca, 2009), 239 pp.. Revista SudHistoria, v. 1, p. 256-260, 2010.

8.
MENESES, P. D.2008MENESES, P. D.. Le quattro virtù cardinali e il pannello prospettico di Baltimora: una lettura iconografica. Ricerche di Storia dell'Arte, v. 96, p. 58-64, 2008.

9.
MENESES, P. D.2007 MENESES, P. D.. La Cappella Sistina: commitenza, invenzione e artifizio.. Ricerche di Storia dell'arte, v. 91, p. 68-72, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RAGAZZI, A. (Org.) ; MENESES, P. D. (Org.) ; QUIRICO, T. (Org.) . Ensaios Interdisciplinares sobre o Renascimento Italiano. 1. ed. São Paulo: FAP - UNIFESP, 2017. v. 1.

2.
MENESES, P. D.. Antonio Manetti. Novela do Grasso Entalhador & Vida de Filippo Brunelleschi. 1. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2013. v. 1. 280p .

3.
MENESES, P. D.. Baccio Pontelli a Roma. 1. ed. Pisa: Felici Editore, 2010. 104p .

Capítulos de livros publicados
1.
MENESES, P. D.. A fortuna dos textos de Antonio Manetti sobre Brunelleschi e seu impacto nos estudos do Renascimento. In: Alexandre Ragazzi; Patrícia D. Meneses; Tamara Quirico. (Org.). Ensaios Interdisciplinares sobre o Renascimento Italiano. 1ed.São Paulo: Editora Unifesp, 2017, v. , p. 187-206.

2.
MENESES, Patricia D.. Antonio Manetti's Brunelleschi: An Attempt at Establishing Artistic Authority. In: S. Boodts; J. Leemans; B. Meijns. (Org.). Shaping Authority. 1ed.Turnhout: Brepols Publishers, 2016, v. 4, p. 439-458.

3.
MENESES, P. D.. Avignone e la politica artistica di Giuliano Della Rovere. In: Novella Barbolani di Montauto; Gerardo de Simone; Tomaso Montanari, Chiara Savettieri; Maddalena Spagnolo. (Org.). Arte e Politica. Studi per Antonio Pinelli. 1ed.Florença: Mandragora, 2013, v. , p. 33-38.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MENESES, P. D.. Fontainebleau: o sonho italiano dos reis franceses. História Viva - O Tempo do Ronascimento, São Paulo, , v. 5, p. 66 - 75, 15 jul. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MENESES, P. D.. A Novella del Grasso Legnaiuolo de Antonio Manetti e a posição social do artista no século XV. In: II Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura, 2012, Juiz de Fora. Anais do II Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura. Juiz de Fora: LAHA, 2012. v. 1. p. 403-406.

2.
MENESES, P. D.. Vedute Urbinate: perspectiva e Humanismo na Urbino do final do século XV. In: I Encontro de História da Arte da Unicamp, 2005, Campinas. I Encontro de História da Arte. Campinas: Edições IFCH, 2005. v. 3. p. 87-93.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MENESES, P. D.. Arte como teia social: a formação da coleção italiana de Murilo Mendes. In: III Colóquio Internacional de História da arte e da Cultura, 2014, Juiz de Fora. III Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura. A Arte e suas Funções. Caderno de Resumos. Juiz de Fora: Juizforana Gráfica e Editora, 2014. v. 2. p. 48-48.

2.
MENESES, P. D.. A Novella del Grasso Legnaiuolo de Antonio Manetti e a condição social do artista no século XV. In: II Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura: o artista e a sociedade, 2012, Juiz de Fora. II Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura Caderno de Resumos e Programa. Juiz de Fora: LAHA - UFJF, 2012. p. 45-45.

Apresentações de Trabalho
1.
MENESES, P. D.. Antonio Manetti's Library: The Making of a Memory of Communal Florence. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MENESES, P. D.. Warburg e o Quattrocento Italiano hoje. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MENESES, P. D.. Baccio Pontelli and Julius II's New Rome. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MENESES, P. D.. O retábulo Montefeltro como modelo arquitetônico na obra de Baccio Pontelli. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MENESES, P. D.. A verdadeira Cruz como objeto apotropaico em Piero Della Francesca. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MENESES, P. D.. Renaissance Agents: cardinals as vehicles for Artistic Exchange. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MENESES, P. D.. Mecenatismo cardinalício no Renascimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MENESES, P. D.. Giuliano Della Rovere e a transmissão dos modelos artísticos no Renascimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MENESES, P. D.. Arte como teia social: a formação da coleção italiana de Murilo Mendes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MENESES, P. D.. Roman Gothic: Giuliano Della Rovere in Avigon. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MENESES, P. D.. Intervenções arquitetônicas de Giuliano Della Rovere no tecido urbano de Avignon. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MENESES, P. D.. Antonio Manetti's Brunelleschi: an attempt of establishing artistic authority. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MENESES, P. D.. Cultural Exchange between medieval France and early renaissance Italy: the case of the Petit Palais in Avignon. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MENESES, P. D.. A Novella del Grasso Legnaiuolo de Antonio Manetti e a condição social do artista no século XV. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MENESES, P. D.. A vida de Filippo Brunelleschi entre a formação da literatura artística e a condição social do artista. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MENESES, P. D.. O mecenatismo arquitetônico de Giuliano Della Rovere entre Roma e Avignon. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MENESES, P. D.. Giorgio Vasari e a supremacia toscana na arquitetura papal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MENESES, P. D.. A Vita di Filippo Brunelleschi e a Novella del Grasso de Antonio Manetti: fortuna e crítica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MENESES, P. D.. Roma antiga como modelo no Renascimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
MENESES, P. D.. Piero della Francesca, Baccio Pontelli e l'antico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
MENESES, P. D.. La Cappella Sistina: committenza, invenzione, artifizio. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MENESES, P. D.. Vedute Urbinate: perspectiva e Humanisno na Urbino do final do século XV. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MENESES, P. D.; FIGUINHA, M. C. ; CHRISTOFOLLETI, P. M. ; CHRISTO, M. C. V. . Anais do III Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura. Juiz de Fora: América Gráfica e Editora, 2014 (organização de volume).

2.
THOMAS, J. ; MENESES, P. D. . A Materialidade e o Social. São Paulo: Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, 1999. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MENESES, P. D.. International Mobility: Programa ?COORDENADORES DE CURSO? ? Funcamp/Unicamp/Santander. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FUNARI, P. P. ; MENESES, P. D. . Diálogos sem Fronteira: Arte e Política. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
MENESES, P. D.. Video aula - 4o. Curso de Formação de Professores. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MENESES, P. D.; MENEGHELLO, C. ; PEDRO, A. . Curso de Formação Continuada - IX Olimpíada de Nacional de História. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MENEGHELLO, C. ; PEDRO, A. ; MENESES, P. D. . Curso de Formação Continuada - VIII Olimpíada de Nacional de História. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MENESES, P. D.. Arte no Brasil e Arte Brasileira: os modelos europeus. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MENESES, P. D.; FIGUINHA, M. C. ; CHRISTOFOLLETI, P. M. ; CHRISTO, M. C. V. . Anais do III Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura. 2014. (Editoração/Anais).

6.
MENESES, P. D.. Os artistas e as esferas de poder: política, religião e mercado (Renascimento). 2012. (Moderador de Sessão - II Colóquio de História da Arte e da Cultura (UFJF)).

7.
MENESES, P. D.. Retábulo Montefeltro. A Virgem e o Menino com Santos, anjos e Federico da Montefeltro. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Banco de dados).

8.
MENESES, P. D.. Relatório final. A Vita de Filippo Brunelleschi e a Novella del Grasso Legnaiuolo de Antonio Manetti. 2011. (Relatório de pesquisa).

9.
MENESES, P. D.. Relatório científico. A Vita de Filippo Brunelleschi de Antonio Manetti: fortuna e crítica. 2011. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MARQUES, L.; RAGAZZI, A.; MENESES, P. D.. Participação em banca de Gabriela Paiva de Toledo. Idea del Templo della Pittura (1590) de Giovanni Paolo Lomazzo. Estudo crítico da obra e tradução parcial comentada. 2017. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
COLI, J.; RAGAZZI, A.; MENESES, P. D.. Participação em banca de Inácio Schiller Bittencourt Rebetez. O tondo ?Virgem com o Menino, São João Batista Criança e um anjo? de Piero di Cosimo do MASP. 2017. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
PECORA, A. A. B.; MENESES, P. D.; BERRIEL, C. E. O.. Participação em banca de Daniela dos Santos. Sobre a infinidade do amor. 2017. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
MARQUES, L.; MENESES, P. D.; KUHL, P.. Participação em banca de Juliana Ferreira Guide. ?SPESSO L?ORROR VA COL DILETTO?: UM ESTUDO DE ICONOGRAFIA A PARTIR DO SUICÍDIO DE LUCRÉCIA, DE GUIDO RENI, DO MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO (MASP). 2017. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
MARQUES, L.; MENESES, P. D.; FERNANDES, C.. Participação em banca de Ianick Takaes de Oliveira. ARTE E TRANSGRESSÃO EM EDGAR WIND Um estudo sobre a armadura conceitual e a recepção de Art and Anarchy (1963). 2017. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
COLI, J.; MIYOSHI, A.; MENESES, P. D.. Participação em banca de Felipe Sevilhano Martinez. Van Gogh no MASP. 2015. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
TOGNON, M.; CARVALHO, A. V.; MENESES, P. D.; TIRAPELI, P.; CAPELATO, R.. Participação em banca de João Paulo Berto. História, Preservação e Gestão: os bens culturais eclesiásticos na Diocese de Limeira-SP. 2018. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
CHRISTO, M. C. V.; RAGAZZI, A.; MENESES, P. D.; FERNANDES, C.; PIFANO, R. Quinet. Participação em banca de Rogéria Olimpio dos Santos. O álbum das antigualhas de Francisco de Holanda. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
MARQUES, L.; MENESES, P. D.; MIGLIACCIO, L.; FERNANDES, C.; MATTOS, C. V.. Participação em banca de Elisa Lustosa Byington. Giorgio Vasari e a edição das Vidas: entre a Academia Florentina e a Academia do desenho. 2011. Tese (Doutorado em História da Arte) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
CHRISTO, M. C. V.; MENESES, P. D.; BERBARA, M. C. L.. Participação em banca de Rogéria Olimpio dos Santos. O Album das Antigualhas de Francisco de Holanda. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Qualificações de Mestrado
1.
TOGNON, M.; TRINDADE, J. B.; MENESES, P. D.. Participação em banca de Braulio Gomes Felisberto. Na Forma que ensina a arte: a trajetória, as etapas de produção e a arte da pintura diante da obra de Francisco Xavier Carneiro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
MENESES, P. D.; QUIRICO, T.; MARQUES, L.. Participação em banca de Elias Feitosa Amorim Junior. Imagem e devoção mariana nos vitrais da catedral de Notre-Dame de Chartres (séc. XII- XIII). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
MARQUES, L.; FERNANDES, C.; MENESES, P. D.. Participação em banca de Ianick Takaes de Oliveira. Arte e transgressão em Edgar Wind. Um estudo sobre a armadura conceitual e a recepção de Art and Anarchy (1963). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
COLI, J.; MENESES, P. D.; RUGGERI, M. C. D.. Participação em banca de Lorenzo Merlino. Problemáticas na atribuição do quadro "Retrato de Dama com livro junto a uma fonte", da coleção de Masp. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
MENEGHELLO, C.; ROSA, A. S.; MENESES, P. D.. Participação em banca de Paulo de Mattos Stipp. O uso de imagens no ensino de História para surdos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
MARQUES, L.; MENESES, P. D.; KUHL, P.. Participação em banca de Juliana Ferreira Guide. O Suicídio de Lucrécia, pelo ateliê de Guido Reni, do Museu de Arte de São Paulo: um estudo de iconografia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
COLI, J.; RAGAZZI, A.; MENESES, P. D.. Participação em banca de Inácio Schiller Bittencourt Rebetez. O tondo ?Virgem com o Menino, São João Batista criança e um anjo? do Masp e as demais obras de Piero di Cosimo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
MARQUES, L.; MIGLIACCIO, L.; MENESES, P. D.. Participação em banca de Renato Menezes Ramos. Michelangelo como modelo de artista moderno (França 1830-1876). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
MENESES, P. D.; QUIRICO, T.; COSTA JUNIOR, M. A.; CHRISTO, M. C. V.. Participação em banca de Thamis Malena M. Caria. Cléopatra e o Museu D. João VI: a trajetória de uma obra.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

10.
COLI, J.; MIYOSHI, A.; MENESES, P. D.. Participação em banca de Felipe Sevilhano Martinez. Van Gogh no MASP. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade Estadual de Campinas.

11.
OLENDER, M.; MENESES, P. D.; RAGAZZI, A.; PIFANO, R. Quinet. Participação em banca de Lorraine Pinheiro Mendes. Francesco di Giorgio Martini e o projeto da cidade ideal Renascentista. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

12.
CHRISTO, M. C. V.; MENESES, P. D.; COUTINHO, A. S.. Participação em banca de Valéira Mendes Fasolato. As representações de Infância na pintura de Maria Pardos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PIFANO, R. Quinet; MENESES, P. D.; SANTOS, R. O.. Participação em banca de Rebeca Tamar da Silva.A formação do artista brasileiro: o curso de artes da UFJF, um estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MARQUES, L.; MENESES, P. D.; GERALDO, Sheila Cabo; HILL, M. S.; SPRICIGO, V.. Professor Doutor em História da Arte - HH952. 2016.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Internacional Medieval Congress 2018. Antonio Manetti's Library: The Making of a Memory of Communal Florence. 2018. (Congresso).

2.
Aby Warburg e a sua Tradição. Warburg e o Quattrocento Italiano Hoje. 2017. (Congresso).

3.
Early Modern Rome 3. Baccio Pontelli and Julius II's New Rome. 2017. (Congresso).

4.
XII Encontro de História da Arte.Conferência: Undercurrents: Making as Meaning in Jacopo da Pontormo's Artistic Practice. 2017. (Encontro).

5.
XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. A verdadeira cruz como objeto apotropaico em Piero Della Francesca. 2016. (Congresso).

6.
III Colóquio Internacional de história da Arte e da Cultura. Arte como teia social: a formação da coleção italiana de Murilo Mendes. 2014. (Congresso).

7.
IV Seminário Interno do Laboratório de História da Arte.Mecenatismo cardinalício no Renascimento. 2014. (Seminário).

8.
Conference Shaping Authority. Antonio Manetti's Brunelleschi: an attempt of establishing artistic authority. 2013. (Congresso).

9.
III Seminário Interno do Laboratório de História da Arte.Intervenções arquitetônicas de Giuliano Della Rovere no tecido urbano de Avignon. 2013. (Seminário).

10.
Internacional Medieval Congress 2013. 'Roman Gothic'. Giuliano Della Rovere in Avignon. 2013. (Congresso).

11.
II Colóquio Internacional de História da arte e da Cultura: O artista e a sociedade. A novella del Grasso Legnaiuolo de Antonio Manetti e a condição social do artita no século XV. 2012. (Congresso).

12.
II Seminário Interno do Laboratório de História da Arte.A vida de Filippo Brunelleschi entre a formação da literatura artística e a condição social do artista. 2012. (Seminário).

13.
Internacional Medieval Congress 2012. Cultural Exchange between medieval France and early renaissance Italy: the case of the Petit Palais in Avignon. 2012. (Congresso).

14.
Ciclo de palestras sobre Roma Antiga.Roma antiga como modelo no Renascimento. 2011. (Outra).

15.
Congresso Internacional Giorgio Vasari no Quinto Centenário do seu Nascimento. Giorgio Vasari e a supremacia toscana na arquitetura papal da segunda idade. 2011. (Congresso).

16.
SIPAD 2011.A Vita di Filippo Brunelleschi e a Novella del GRasso de Antonio Manetti: Fortuna e crítica. 2011. (Simpósio).

17.
Corso Internazionale Piero della Francesca 2008.Baccio pontelli, Piero della Francesca e l'Antico. 2008. (Outra).

18.
?Intenzione, invenzione, artifizio: genesi, struttura e modalità di ricezione dei cicli decorativi complessi dal Quattrocento alla fine del Cinquecento?. La Cappella Sistina: committenza, invenzione, artifizio. 2007. (Congresso).

19.
Corso internazionale Piero della Francesca 2007. 2007. (Outra).

20.
La tutela dei beni culturali: i cantieri, gli archivi e la comunicazione. 2007. (Seminário).

21.
II Simpósio Internacional sobre a Tradição Clássica. 2005. (Simpósio).

22.
I Encontro de História da Arte- Unicamp.Vedute Urbinate: perspectiva e humanismo na Urbino do final do Séc. XV. 2004. (Encontro).

23.
IV Encontro Internacional de Estudos Medievais. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MENESES, P. D.. XII Encontro de História da Arte. 2017. (Congresso).

2.
MENESES, P. D.; MARQUES, L. ; ZACARIAS, G. F. . Jornada de história da Arte - Unicamp. 2017. (Congresso).

3.
MATTOS, C. V. ; MENESES, P. D. ; QUIRICO, T. ; BERBARA, M. C. L. ; SERAPHIM, M. N. ; CONDURU, R. L. T. . XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 2016. (Congresso).

4.
MENESES, P. D.; PIFANO, R. Quinet . Curso de Extensão Encontros com Arte. 2014. (Outro).

5.
MENESES, P. D.; FIGUINHA, M. C. ; CHRISTOFOLLETI, P. M. ; CHRISTO, M. C. V. ; PIFANO, R. Quinet . III Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura. 2014. (Congresso).

6.
MENESES, P. D.; CHRISTO, M. C. V. ; PIFANO, R. Quinet . II Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura: O Artista e a Sociedade. 2012. (Congresso).

7.
MENESES, P. D.; MARQUES, L. . Congresso Internacional Giorgio Vasari no Quinto Centenário de seu Nascimento. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Kevin Luis Damasio. Uma análise crítica de Federico Zeri e sua fototeca ? contatos e inflexões entre o connoisseur e a fotografia de arte. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

2.
Elias Feitosa de Amorim Junior. Imagem e devoção mariana nos vitrais da catedral de Notre-Dame de Chartres (séc. XII- XIII). Início: 2016. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Larissa Crivelari Fassis. Che si fa oggi Giorgio?. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Francislei Lima da Silva. Do bestiário medieval às representações hidromitológicas clássicas. Início: 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Thamis Malena M. Caria. Representações de Cleópatra na Arte e na Literatura. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes, Cultura e Linguagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Patricia Dalcanale Meneses.

2.
Lorraine Pinheiro Mendes. Francesco di Giorgio Martini e o projeto de cidade ideal Renascentista. 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Coorientador: Patricia Dalcanale Meneses.

Tese de doutorado
1.
Rogéria Olimpio dos Santos. O album das Antigualhas de Francisco de Holanda. 2011. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Coorientador: Patricia Dalcanale Meneses.

Iniciação científica
1.
EUGENIA PEREIRA DA SILVA. Considerações artísticas acerca das fotografias de Insley Pacheco no Rio de Janeiro (1855-1875). 2017. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Patricia Dalcanale Meneses.

2.
Fernanda Baptista Ribeiro. Os Artistas do Forma 1 no acervo do MAMM. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora, BIC - UFJF. Orientador: Patricia Dalcanale Meneses.

3.
Bruna Schelb Corrêa. Os Artistas do Forma 1 no acervo do MAMM. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora, BIC - UFJF. Orientador: Patricia Dalcanale Meneses.

4.
Aline Cordeiro Quintella. Visões da Antiguidade: Renascimento e Neoclassicismo. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Patricia Dalcanale Meneses.

5.
Elaine Pereira. Neoclassicismo e a arquitetura religiosa de Juiz de Fora. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Patricia Dalcanale Meneses.

6.
Raphaela Lustosa. Técnicas artísticas no Renascimento: tratados, métodos e retorica. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Patricia Dalcanale Meneses.

7.
Nívia Costa da Silva. Perspectiva no Renascimento: tratados, métodos e retorica. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Patricia Dalcanale Meneses.



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MENESES, P. D.. Roma antiga como modelo no Renascimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MENESES, P. D.. Video aula - 4o. Curso de Formação de Professores. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MENESES, P. D.; MENEGHELLO, C. ; PEDRO, A. . Curso de Formação Continuada - IX Olimpíada de Nacional de História. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MENEGHELLO, C. ; PEDRO, A. ; MENESES, P. D. . Curso de Formação Continuada - VIII Olimpíada de Nacional de História. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MENESES, P. D.. Arte no Brasil e Arte Brasileira: os modelos europeus. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FUNARI, P. P. ; MENESES, P. D. . Diálogos sem Fronteira: Arte e Política. 2015.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MENESES, P. D.; PIFANO, R. Quinet . Curso de Extensão Encontros com Arte. 2014. (Outro).



Outras informações relevantes


Membro do Laboratório de História da Arte - ICH, da Universidade Federal de Juiz de Fora
Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte - CBHA
Membro do grupo de pesquisa Estudos da TradiçÃo Clássica (Unifesp)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 21:23:10