Flávia Barbosa da Silva Dutra

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4017302246759291
  • Última atualização do currículo em 01/02/2018


Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Departamento de Educação Inclusiva e Continuada da Faculdade de Educação. Possui Pós Doutorado em Educação Física Especial (2015) e Doutorado em Educação (2014), ambos pelo Programa de Educação Gestão e Difusão em Ciências Biológicas do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2003); Aperfeiçoamento em Educação Especial pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010); Graduada em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (2000). Atualmente é vice coordenadora da Graduação em Pedagogia da UERJ (EaD), Membro da Academia Paralimpica Brasileira e Revisora ad hoc da Revista Aproximando e da Revista IBC. No Ensino Superior ministra aulas na área de Educação Física Especial, Metodologia Científica e Educação Especial e Inclusiva. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Flávia Barbosa da Silva Dutra
Nome em citações bibliográficas
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Maracanã
20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 23340231


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Doutorado em Química Biológica.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Encontros e desencontros entre conceito e prática da alimentação saudável e o papel da escola na educação alimentar, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Georgia Correa Atella e Denise Lannes.
Coorientador: Eliane Fialho.
2001 - 2003
Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana.
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Título: A percepção sobre relações de gênero em alunos de 3ª e 4ª séries a partir de gravuras contidas em livros didáticos,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Elaine Romero.
Palavras-chave: relações de gênero, aspectos socioculturais, livro.
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Educação Superior.
2010 - 2010
Aperfeiçoamento em Educação Física Especial. (Carga Horária: 180h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Não há. Ano de finalização: 2010.
Orientador: Não há.
1996 - 2000
Graduação em Educação Física.
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Título: Meninos x Meninas? Uma aula de Educação Física para todos.
Orientador: Jane Moreira Gerhaim.
1992 - 1994
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Santa Maria, CSM, Brasil.
1984 - 1991
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Santa Maria, CSM, Brasil.


Pós-doutorado


2014 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2014
LIBRAS. (Carga horária: 300h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2012 - 2012
Iniciação Esportiva Paralímpica. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2009 - 2009
Fórum de Educação Física Especial. (Carga horária: 10h).
Conselho Regional de Educação Física, CREF, Brasil.
2008 - 2008
Ginástica para Todos. (Carga horária: 20h).
Instituto Helena Antipoff, IHA, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de Bocha Adaptada. (Carga horária: 12h).
Instituto Helena Antipoff, IHA, Brasil.
2008 - 2008
Educação Física Escolar Inclusiva. (Carga horária: 20h).
Instituto Helena Antipoff, IHA, Brasil.
2006 - 2006
Educação Física Escolar Inclusiva. (Carga horária: 48h).
Instituto Helena Antipoff, IHA, Brasil.
2003 - 2003
Personal Training. (Carga horária: 12h).
Personal Center, APC*, Brasil.
2002 - 2002
Aprimoramento Educacional. (Carga horária: 20h).
Jornada Internacional de Educação, JIE, Brasil.
1998 - 1998
Aprendendo Através da Música. (Carga horária: 8h).
Colégio Santa Maria, CSM, Brasil.
1998 - 1998
Desporto Escolar. (Carga horária: 16h).
Jornada de Educação Física, EAFERJ, Brasil.
1996 - 1996
Musculação Em Academia. (Carga horária: 16h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
1996 - 1996
Recreação na Escola no Ensino Fundamental. (Carga horária: 12h).
Associação dos Profissionais de Educação Física, APEF, Brasil.
1996 - 1996
Recreação e Lazer Colônia de Férias. (Carga horária: 9h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora da Faculdade de Educação do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância - 2016

Atividades

02/2016 - Atual
Direção e administração, Centro de Educação e Humanidades, .

Cargo ou função
Coordenadora do curso de Graduação em Pedagogia (EaD).
03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Humanidades, .

Linhas de pesquisa
Educação Inclusiva
03/2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Inclusiva

Academia Paralímpica Brasileira, ACB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro, Carga horária: 10
Outras informações
Membro efetivo da Academia Paralímpica Brasileira. Atuando em questões acadêmicas e científicas do Esporte Paralímpico.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador
Outras informações
Professor Colaborador do Mestrado Profissional do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4


Conselho Regional de Educação Física, CREF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisor das Câmaras Técnicas de Ed Fis Esp, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidente da Câmara Técnica de Ed. Fís Esp.


Faculdade Mercúrio, FAMERC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de Metodologia Científica e Metodologia da Educação Física Adaptada.

Atividades

08/2006 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
Metodologia da Educação Física Especial
Metodologia da Educação Física Escolar

Faculdade Gama e Souza, FGS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Pós Graduação, Carga horária: 5
Outras informações
Coordenadora do Curso de Pós Graduação Latu Sensu em Educação Física Especial.


Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Professor do Curso de Pós Grad, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professora da Metodologia Científica do Curso de Educação Física da Pós Graduação.

Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 4
Outras informações
Pesquisadora - LEGEMH (Laboratório de Estudos de Gênero em Motricidade Humana)

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Voluntária em Sem. de Monografia, Carga horária: 4
Outras informações
Professora Voluntária em Seminário de Monografia para turma de Fisioterapia

Atividades

1/2003 - 8/2003
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação em Seminário de Monografia

Universidade da Saúde, UNISAÚDE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora de Educação Especial e Metodologia Científica do Curso de Educação Física Escolar


Escola Municipal Cuba, EMC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16

Atividades

3/2003 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física

Escola Especial Rotary Club, EER, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16

Atividades

2/2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO FÍSICA

Colégio Santa Maria, CSM, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 22

Atividades

2/1995 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física

Colégio Salesiano, CSALES, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 22

Atividades

2/1995 - 3/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física


Linhas de pesquisa


1.
Educação Inclusiva

Objetivo: A linha de pesquisa tem o interesse no estudo do conceito de Educação Inclusiva a partir da dimensão dos processos educacionais, visando desenvolver estratégias para superar o distanciamento entre as políticas e as práticas de educação formal para alunos com necessidades educacionais especiais..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: inclusão.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Rede de pesquisa sobre o espaço escolar como local de inclusão e mobilidade social pelo apoderamento dos códigos sociais
Descrição: Descrição: A proposta de união entre educação, ciência, arte, esportes, tecnologias e inclusão não é inédita, mas há um vasto espaço para projetos que tratam da integração real dessas áreas. Para isso há que se conhecer o contexto das escolas públicas e agir no presente, saindo do senso comum ao discutir e apresentar novas propostas de integração das diversas áreas do conhecimento reconhecidas como códigos do poder, no caminho da sua apropriação. Baseado na perspectiva de rede de pesquisa, o presente projeto objetiva desenvolver diferentes coletas de dados a partir da voz de alunos, professores e gestores de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro, sobre as possibilidades de criatividade e interdisciplinaridade para, como consequência, trabalharmos com ações inovadoras que gerem inclusão e mobilidade social de fato. Entre as temáticas a serem trabalhadas estão as questões curriculares, as diferentes didáticas de aprendizagem significativa relacionadas ao desenvolvimento de habilidades e competências, entre elas as relacionadas à criatividade e à inovação; o uso e desenvolvimento de tecnologias e sua imersão no ambiente escolar; a questão da escolha de carreira entre alunos do ensino médio; a identidade profissional e sua relação com a saúde do professor; aspectos identitários e discursivos de alunos e gestores da escola pública; informações e práticas acerca do tema ?inclusão? para professores e toda a comunidade escolar, entre outras. Faremos uso de uma rede de metodologias que atendam as diferentes pesquisas e análises pretendidas, como Representações Sociais, Análise de Conteúdo, Histórias de Vida ou Método Biográfico, Discurso do Sujeito Coletivo, Índice de representatividade, baseado na densidade léxica e na hipótese do Escopo e Mapas Conceituais. Trata-se, na verdade, de um amplo programa de pesquisa que envolve pesquisadores e pós-graduandos de duas instituições universitárias no estado, vinculados a diferentes programas de pós-graduação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (6) / Doutorado: (4) ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Flávia Barbosa da Silva Dutra - Coordenador / Cristina Maia - Integrante / Denise Lannes - Integrante / João Ricardo Aguiar da Silveira - Integrante / Maria Gabriela G. P. De Moura - Integrante / Ericka Guimarães Telles - Integrante / Elisa Oswaldo Cruz Marinho - Integrante / Juliana Maciel de Aguiar - Integrante / Luciano Luz Gonzaga - Integrante / Josemar Moreira Barbosa - Integrante / Rosany Teresa de Andrade Fernandes - Integrante / Roseday Santos Nascimento - Integrante / Danila Braga de Carvalho - Integrante.
2016 - Atual
Educação Inclusiva e Formação de Professores: trabalhando a diversidade na prática pedagógica
Descrição: A educação brasileira prevê dois tipos de professores para atuar no magistério com alunos com deficiência: os capacitados e os especializados. Segundo a Resolução n. CNE/CEB 02/2001, que define as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, esses docentes têm atribuições diferenciadas. Nessa direção, a formação de professores, para atuarem em uma perspectiva inclusiva, é importante, pois dados nos chamam atenção sobre o aumento de matrícula de alunos com deficiência tanto na rede pública quanto na rede particular (MEC, 2014). Cada ano que passa, recebemos mais alunos com deficiência em nossas escolas, tornando assim de grande importância a reflexão acerca da formação continuada dos professores, que trabalharão diretamente com estes alunos. Afinal, o sucesso de alunos com deficiência pode ficar comprometido pela falta de recursos e soluções que os auxiliem na superação de dificuldades funcionais no ambiente da sala de aula e fora dele (SÁ, 2003). Assim, contamos com as Tecnologias Assistivas que são alternativas disponíveis, consideradas como algo de alto ou baixo custo e pouco acessível para todos. Desta forma, na presente pesquisa, nosso foco é a formação e informação dos professores da Escola Modelar Cambaúba, através de estudos, palestras e discussões sobre o tema, aplicados à prática também da Escola Municipal Especial Rotary Club, incentivando a parceria entre as duas realidades. Para essa formação, contaremos com a participação de docentes da UERJ, especializados em educação especial e prática docente. Para tanto, utilizaremos leituras (artigos, dissertações, teses e livros) e equipamentos (tecnologias assistivas de baixo e alto custo) que subsidiarão essa prática, para que a inclusão e o ensino baseado na diversidade se efetivem de fato..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Flávia Barbosa da Silva Dutra - Coordenador / Mariana dos Santos Padrão - Integrante.
2015 - Atual
Falando de si: estudos sobre autopercepção e histórias de vida de pessoas com deficiência intelectual
Descrição: Apesar da disseminação das políticas e ações afirmativas em prol dos direitos de pessoas com deficiências, essas ainda encontram inúmeras barreiras para sua efetiva inclusão educacional e social. No caso dos sujeitos com deficiência intelectual, ainda prevalece a representação social da incapacidade, resultando em uma auto imagem inferiorizada, bem como limitada autonomia e participação social. No que tange a produção científica, ainda são relativamente escassos os estudos que partem da própria vivência das pessoas com deficiência. Entendendo que políticas e práticas de inclusão são operacionalizadas e direcionadas a pessoas reais em suas inter-relações nos diferentes espaços sociais, e que os sujeitos que as vivenciam são as mais importantes fontes de dados, objetivo geral da pesquisa é analisar os impactos das políticas de inclusão educacional e social na autopercepção e vida cotidiana de pessoas com deficiência intelectual, a partir de seus relatos pessoais. Para tal serão realizados dois estudos complementares. O Estudo I consistirá no estado da arte da produção nacional e internacional sobre auto percepção de pessoas com deficiência intelectual nas bases de dados CAPES e Scielo (Brasil) e outras bases internacionais. O Estudo II analisar, por meio da metodologia de História de Vida, depoimentos de jovens e adultos com deficiência intelectual, levando em consideração diferentes aspectos psicossociais. Espera-se que os resultados alcançados no cotejamento do estado da arte da produção nacional e internacional sobre auto percepção de pessoas com deficiência intelectual (Estudo I) com a análise de histórias de vida desses sujeitos (Estudo II) contribuam para o aprofundamento e ampliação da produção científica no campo da Educação Especial e Inclusiva. Por sua vez, os dados obtidos poderão se reverter em indicadores para desenvolvimento e avaliação de políticas e propostas psicoeducacionais inovadoras, melhor direcionadas à demanda específica destes sujeitos, tornando-se, assim, uma ação de impacto social.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Flávia Barbosa da Silva Dutra - Integrante / Annie Gomes Redig - Integrante / Rosana Glat - Coordenador.


Projetos de extensão


2015 - 2016
Pint of Science
Descrição: Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Denise Rocha Correa Lannes em 06/06/2016. O festival "Pint of Science - Um brinde à ciência?" tem como objetivo proporcionar debates interessantes, divertidos e relevantes sobre as pesquisas científicas mais recentes em um formato acessível para o público. Tudo isso em ambientes descontraídos como cafés, restaurantes e bares. O evento foi criado para proporcionar às pessoas comuns discutirem tópicos científicos com quem faz ciência. É realizado por voluntários e foi criado por uma comunidade de estudantes de pós-graduação e de pós-doutorado, na Inglaterra. O festival acontece durante três dias anualmente e de forma simultânea em diversos países do mundo. Pint of Science é uma organização sem fins lucrativos que estabelece parcerias pelo mundo a fim de possibilitar a realização desse festival. O objetivo do evento é tirar os cientistas das universidades, levando-os para conversar sobre ciência diretamente com o público em ambientes descontraídos como cafés, restaurantes e bares.. Situação: Concluído; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (3).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Flávia Barbosa da Silva Dutra - Integrante / Cristina Maia - Integrante / Denise Lannes - Coordenador / João Ricardo Aguiar da Silveira - Integrante / Juliana Maciel de Aguiar - Integrante / Luciano Luz Gonzaga - Integrante / Josemar Moreira Barbosa - Integrante / Rosany Teresa de Andrade Fernandes - Integrante / Roseday Santos Nascimento - Integrante / Danila Braga de Carvalho - Integrante.
2015 - 2015
Educação Inclusiva e Formação de Professores: trabalhando a diversidade na prática pedagógica
Descrição: Curso de Formação de professores da rede federal, municipal e particular da Ilha do Governador.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2016
Esporte mais que especial
Descrição: Atividade Física para pessoa com deficiência e atividade de pesquisa.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Flávia Barbosa da Silva Dutra - Coordenador / Carolina Viannay Belloni da Silva - Integrante / Paula Laurindo Calado - Integrante / Luis Vinícius Silos de Castro - Integrante.


Membro de comitê de assessoramento


2013 - Atual
Agência de fomento: Comitê Paralímpico Brasileiro


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Revista Benjamin Constant
2016 - Atual
Periódico: REVISTA APROXIMANDO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física Inclusiva.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Libras
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Professor Homenageado pela Primeira Turma de Pós Graduação em Educação Física Especial, Faculdade Gama e Souza.
2013
Homenagem por Contribuição Educacional a Educação Física Especial, CREF 1.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
REDIG, A. G.2017REDIG, A. G. ; DUTRA, Flávia Barbosa da Silva ; MASCARO, C. A. A. C. . A formação continuada do professor para a inclusão e o plano educacional individualizado: uma estratégia formativa?. DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 4, p. 1-12, 2017.

2.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva2012DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; Lannes, D ; Atella, Georgia Correa ; FIALHO, E. . Education and Globalization: A research of food consumption and obesity with children from low and high human development index areas. ICERI Proceedings, v. 5, p. 1602-1606, 2012.

3.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva2005 DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; ROMERO, Elaine . O discurso das crianças de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental acerca das relações de gênero encontradas nas gravuras dos livros didáticos. The FIEP Bulletin, 2005.

4.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva2005DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; ROMERO, Elaine . Livros didáticos e relações de gênero: o discurso das crianças de 3ª e 4 ª séries do ensino fundamental. Cadernos de Educação, Cuiabá, v. 9, n.1, p. 67-84, 2005.

5.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva2003DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; MONTEIRO, Eliane Maria de Oliveira ; FREITAS, Alexandre Motta de ; ROMERO, Elaine . Brinquedos, brincadeiras e esportes: quem pode participar? Um estudo sobre relações de gênero.. The FIEP Bulletin, Foz do Iguaçu, v. 73, n.01, p. 339-342, 2003.

6.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva2002 DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. As belas mentiras. Revista Eletrônica Motricidade. www.castelobranco.br/prppg/ rev: v.1, n.2, 2002.. Revista Eletrônica Motricidade, v. 1, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, C. ; BLASI, F. ; DUTRA, Flávia Barbosa da Silva . Aspectos da deficiência : educação, esporte e qualidade de vida. 1ª. ed. Curitiba -PR: Appris editora, 2017. v. 1. 183p .

Capítulos de livros publicados
1.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; SANTOS, C. ; BLASI, F. . A formação dos novos profissionais de educação física em universidades públicas e privadas do Rio de Janeiro sob a ótica da inclusão. In: Flávia Barbosa; Celby Rodrigues V. dos Santos; Felipe Di Blasi. (Org.). Aspectos da deficiência : educação, esporte e qualidade de vida. 1ªed.Curitiba -PR: Appris editora, 2017, v. 1, p. 15-26.

2.
Martelote, daniella de Carvalho Costa ; DUTRA, Flávia Barbosa da Silva ; Souza, flávia Faissal . Acessibilidade no entorno do parque olímpico da Barra: o direito de ir e vir da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida. In: Flávia Barbosa da S. Dutra; Celby Rodrigues V. dos Santos; Felipe Di Blasi. (Org.). Aspectos da deficiência : educação, esporte e qualidade de vida. 1ªed.Curitiba-PR: Appris editora, 2017, v. 1, p. 81-98.

3.
Castro, Ana Cristina de ; DUTRA, Flávia Barbosa da Silva . A inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho como um dos fatores de qualidade de vida. In: Flávia Barbosa da S. Dutra; Celby Rodrigues V. dos Santos. (Org.). Aspectos da deficiência : educação, esporte e qualidade de vida. 1ªed.Curitiba-PR: Appris editora, 2017, v. 1, p. 99-116.

4.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; Barboza, Leandro Pinheiro . O Resgate da autoestima de pessoas com deficiência através da prática do Rugby em cadeira de rodas. In: Flávia Barbosa da S. Dutra; Celby Rodrigues V. dos Santos. (Org.). Aspectos da deficiência : educação, esporte e qualidade de vida. 1ªed.Curitiba-PR: Appris, 2017, v. 1, p. 157-167.

5.
Lopes, Gabriella de oliveira ; BLASI, F. ; DUTRA, Flávia Barbosa da Silva ; KIWITKO, Hanna ; Figueiredo, Tiago . Comparação entre cadeiras motorizadas profissionais e não profissionais de power soccer na busca por uma uniformização do esporte. In: Flávia Barbosa da S. Dutra; Celby Rodrigues V. dos Santos; Felipe Di Blasi. (Org.). Aspecto da Deficiência : educação, esporte e qualidade de vida. 1ªed.Curitiba -PR: Appris editora, 2017, v. 1, p. 67-78.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; BLASI, F. ; REDIG, A. G. ; VAZ, A. F. . FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAI S DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM NOVO OLHAR NO PARADIGMA DA INCLUSÃO. In: IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação - Inclusão, Ética e Interculturalidade, 2016, Rio de Janeiro. Formação Docente, 2016. p. 402-411.

2.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; MACHADO, M. M. . Adequações pedagógicas como proposta teórico-metodológica para inclusão do aluno com Síndrome de Apert. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial (VII CBEE) e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (X ENPEE), 2016, São Carlos. VII Congresso Nacional de Educação Especial, 2016.

3.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; MACHADO, M. M. . Inclusão x Exclusão: Histórico, Políticas e Práticas do Processo Inclusivo. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial (VII CBEE) e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (X ENPEE), 2016, São Carlos. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016.

4.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; MACHADO, M. M. . Adequações pedagógicas como instrumento de intervenção na inclusão de um caso de Deficiência Múltipla. In: IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação, Inclusão, Ética e Interculturalidade, 2016, Rio de Janeiro. IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação, Inclusão, Ética e Interculturalidade, 2016.

5.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; REDIG, A. G. . Formação docente para a inclusão escolar de alunos com necessidades educativas especiais. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2016, São Carlos. Formação de professores em Educação Especial, 2016. p. 1-13.

6.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE E A EDUCAÇÃO FÍSICA (EF): FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS AUXILIANDO NA DISCUSSÃO DE ESTRATÉGIAS PARA A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. In: ABED, 2015, Bento Gonçalves. 21 CIAED, 2015.

7.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; ROMERO, Elaine . Livros didáticos e relações de gênero: o discurso das crianças de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental.. In: II Conferência do Imaginário e das Representações Sociais em Educação Física, 2003, Rio de Janeiro. Imaginário e Representações Sociais em Educação Física. Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho, 2003. v. 1. p. 657-661.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. Perfil antropométrico e desempenho em jogadores de Goalball do Projeto Mais que Especial (PMqE) UFRJ. In: Jornada de extensão UFRJ, 2015, Rio de Janeiro. Semana de Extensão UFRj, 2015.

2.
Verly, I.C. ; SILVA, R. L. C. ; SILVA, C. V. B. ; CALADO, P. L. ; CASTRO, L. V. S. ; MAGALHAES, A. C. L. ; MARTORELLI, R. ; DUTRA, Flávia Barbosa da Silva ; Rumjanek, V. M. D. B . Projeto de Extensão Esporte mais que especial. In: Jornada de Iniciãção Científica, 2013, Rio de Janeiro. 10 Congresso de Extensão da UFRJ, 2013. v. 1. p. 433-433.

3.
Machado, AMA ; DI BLASI, Felipe ; DUTRA, Flávia Barbosa da Silva . A deficiência vista através de um prisma social: O conceito de deficiente. In: Federation Internacionale D'Education Physique, 2012, Foz do Iguaçu. FIEP BULETIN, 2012. v. 82. p. 33-33.

4.
MENEZES, L. C. ; LEITE, R. F. ; SANTOS, C. C. O. M. ; DUTRA, Flávia Barbosa da Silva . Deficiente Visual Congênito e deficiente visual adquirido: o abstrato e o concreto.. In: Congresso Internacional FIEP, 2010, Foz do Iguaçu. The FIEP Bulletin. Foz do Iguaçu: The Fiep Bulletin, 2010. v. 80. p. 136-136.

5.
SANTOS, C. C. O. M. ; LEITE, R. F. ; MENEZES, L. C. ; DUTRA, Flávia Barbosa da Silva . Deficiente visual congênito e deficiente visual adquirido: semelhanças e diferenças na vida adulta. In: Congresso Internacional FIEP, 2010, Foz do Iguaçu. The FIEP Bulletin. Foz do Iguaçu: The FIEP Bulletin, 2010. v. 80. p. 42-42.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva2004DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; ROMERO, Elaine . A percepção sobre relações de gênero em alunos de 3ª e 4ª séries a partir de gravuras contidas em livros didáticos.. Fitness & performance journal, Rio de Janeiro, v. 3, n.6, p. 368-368, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; BLASI, F. . 'FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM NOVO OLHAR NO PARADIGMA DA INCLUSÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; ROMERO, Elaine . Percepção sobre relações de gênero em alunos de 3ª e 4ª séries a partir de gravuras contidas em livros didáticos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Machado, AMA ; DI BLASI, Felipe ; DUTRA, Flávia Barbosa da Silva . A deficiência vista através de um prisma social: O conceito de deificiente.. Foz do Iguaçu 2012 (Artigo resumido publicado em periódico).

2.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; LEITE, R. F. ; MENEZES, L. C. ; SANTOS, M. S. . O perfil sócio-demográfico dos atletas brasileiros, participantes do PAN 2007. Foz do Iguaçu: The FIEP Bulletin, 2008 (Artigo resumido publicado em periódicos).

3.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; MENEZES, L. C. ; LEITE, R. F. ; RIBEIRO, A. P. A. . O perfil sócio-demográfico dos atletas brasileiros participantes do Parapan 2007, sob uma visão esportiva.. Foz do Iguaçu: The FIEP Bulletin, 2008 (Artigo resumido publicado em periódico).

4.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; MENEZES, L. C. ; LEITE, R. F. ; RIBEIRO, A. P. A. . O Perfil sócio-demográfico dos atletas brasileiros participantes do Pan e do Parapan, sob um visão esportiva: um estudo comparativo.. Foz do Iguaçu: The FIEP Bulletin, 2008 (Artigo resumido publicado em periódico).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; REDIG, A. G. ; MASCARO, C. A. A. C. ; GLAT, R. ; CARLOU, A. . Atividades Culturais para pessoa com deficiência intelectual e TEA. 2018.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. A Educação Física Escolar: onde tudo pode começar. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; Mendes, Rodrigo ; Pereira, Bárbara ; Ribeiro, Murilo . Salto para o Futuro. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; NUNES, K. ; PACHECO, M. . ELERJ SEDIA DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ORÇAMENTO. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. Minicurso: Educação Física e Educação Especial: a formação de professores e as estratégias de ensino dos conteúdos da educação física para pessoas com deficiência. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. Participação em banca de Eduardo Cruz Tavares Padrão. Qualidade de vida dos atletas de bocha paralímpica de um centro de reabilitação da Zona Oeste da cidade do RJ. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Especial) - Faculdade Gama e Souza.

2.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; BLASI, F.. Participação em banca de Lucas Dutra Monteiro. A Visão dos professores de Kickboxing acerca dos alunos com deficiência. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Especial) - Faculdade Gama e Souza.

3.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; BLASI, F.. Participação em banca de Midiã Moreira Oliveira. Pessoas com deficiência e a visão prática da inclusão no ensino da capoeira. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Especial) - Faculdade Gama e Souza.

4.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; REDIG, A. G.; GLAT, R.. Participação em banca de Nathalia Moreira da Cunha. Psicopedagogia e Inclusão Escolar: Caminhos possíveis. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; BLASI, F.; SANTOS, C.. Participação em banca de Gabriella de Oliveira Lopes. Comparação entre cadeiras motorizadas profissionais e não profissionais de power soccer na busca por uniformização do esporte. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Especial) - Faculdade Gama e Souza.

6.
SANTOS, C.; BLASI, F.; FERNANDES, M. C. M.; DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. Participação em banca de Rosana T. C. Estudante. Análise Nutricional de Indivíduos com sequelas de acidente vascular encefálico praticante de natação. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Especial) - Faculdade Gama e Souza.

7.
SANTOS, C.; DI BLASI, Felipe; DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; PINTO, S. M.. Participação em banca de Thales Habib Pina. O efeito que a estabilização da cadeira de rodas causa no lançamento da bocha. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Especial) - Faculdade Gama e Souza.

8.
SANTOS, C.; DI BLASI, Felipe; DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; FERNANDES, M. C. M.. Participação em banca de Rafael Silva de Oliveira. A Influência do ciclo menstrual no treinamento de atletas participantes de natação paralímpica. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Especial) - Faculdade Gama e Souza.

9.
SANTOS, C.; DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; CAMPEAO, M. S.; CRUZ, P. F. R.; FERNANDES, M. C. M.. Participação em banca de Cíntia Louise dos Santos. Análise da qualidade de vida de atletas com paralisia cerebral participantes de futebol de 7. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Especial) - Faculdade Gama e Souza.

10.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; DI BLASI, Felipe; Souza, Odir. Participação em banca de Silvio Cezar Xavier Sobrinho. Efeitos do exercício físico sobre a insônia primária no período climatério. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ginástica Médica) - Universidade Castelo Branco.

11.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; DI BLASI, Felipe; Souza, Odir. Participação em banca de Gisele Martins Ataíde. A atividade física: os pontos positivos e negativos e a importância na saúde da gestante. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ginástica Médica) - Universidade Castelo Branco.

12.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; DI BLASI, Felipe; Souza, Odir. Participação em banca de Gabriela Santos Carrara. A possível interferência positiva da prática da atividade física realizada na "Ginástica na Praça" sobre o controle da Hipertensão Arterial.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ginástica Médica) - Universidade Castelo Branco.

13.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; DI BLASI, Felipe; Souza, Odir. Participação em banca de Camila Cristina Coelho Marques. Incidência de lesões na articulação do joelho em atletas de patinação artística modalidade livre. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ginástica Médica) - Universidade Castelo Branco.

14.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; DI BLASI, Felipe; Souza, Odir. Participação em banca de Luciano dos Santos. Atletas de fim de semana e lesão mioarticular. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ginástica Médica) - Universidade Castelo Branco.

15.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; DI BLASI, Felipe. Participação em banca de Gabriel Rainho Fontes. O Judô e o comportamento sócio-afetivo de escolares de 07 a 12 anos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Castelo Branco.

16.
DI BLASI, Felipe; DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. Participação em banca de Cátia Baptista de Oliveira Cordeiro. A contribuição da dança nas aulas de educação física na visão dos professores de educação infantil e ensino fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Castelo Branco.

17.
DI BLASI, Felipe; DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. Participação em banca de Ana Cláudia Costa Rodrigues de Moraes. A influência dos jogos eletrônicos na vida das crianças. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Castelo Branco.

18.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; DI BLASI, Felipe. Participação em banca de Iara Helena Santos da Silva. O xadrez como elemento inclusivo nas relações de gênero na educação física escolar: a experiência em uma escola pública da secretaria municipal de educação/Itaguaí RJ. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Castelo Branco.

19.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; DI BLASI, Felipe. Participação em banca de Jorge Moraes Fernandes. A não valorização das aulas de educação física por parte dos alunos do 2º segmento do ensino fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Castelo Branco.

20.
DI BLASI, Felipe; DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. Participação em banca de Érica Marques Simonato. A influência da má alimentação dentro da escola nas aulas de eudcação física no ensino fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Castelo Branco.

21.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; DI BLASI, Felipe. Participação em banca de Kelson Victorio de Souza. Um olhar diferenciado para a prática dos jogos cooperativos no Ensino Médio entre jovens e adultos na rede pública de ensino.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Castelo Branco.

22.
DI BLASI, Felipe; DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. Participação em banca de Aline Medeiros Silva. A importância da Educação Física para a melhoria da aprendizagem na fase da alfabetização. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Castelo Branco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. Participação em banca de Vinícius Ribeiro Maciel.Análise das barreiras encontradas por surdos no contexto da inclusão social no ingresso e permanência no ensino superior. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Modalidade Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; GLAT, R.. Participação em banca de Romênia Moza.O percurso da Educação Especial no Brasil e suas implicações no Cotidiano Escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; GLAT, R.. Participação em banca de Thais de Moraes da Fonseca.Inclusão escolar no colégio de Aplicação da UERJ: Percepções de professoras da instituição. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. Participação em banca de Priscila de Almeida Rodrigues.Mediação no Ambiente Escolar com alunos com necessidades especiais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. Participação em banca de Leticia dos Santos Mathias Cruz.Cuidar, educar e incluir na pré escola: acolhendo os diferentes sujeitos. Um estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; MAIA, C.; CUNHA, L.. Participação em banca de Rodrigo Vanzan da Silva.O hiperfoco em indivíduos com TDAH: Revisão de Literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ.

7.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. Participação em banca de Nilton Siqueira da Rocha Júnior.Avaliação do teor de lipídeos em queijo minas frescal e queijo tipo minas frescal elaborado com leite de cabra comercializado no município de Teresópolis/RJ. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário Serra dos Órgãos.

8.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. Participação em banca de Cirlene Pereira Coelho.Promovendo a saúde através do sal light, como alternativa de uma vida mais saudável. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário Serra dos Órgãos.

9.
Atella, Georgia Correa; Lima, Patricia Fampa Negreiros; DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. Participação em banca de Michele Souza Lima.Conhecimentos sobre biomoléculas entre alunos do ensino médio em escolas de Petrópolis/RJ. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. XXI Jornada de Especialização para apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. XX Jornada de Esoecialização para apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; CANEJO, E.. Educação Especial. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; Haiachi, Marcelo. Membro da Comissão Científica da I Semana de Educação Física ESpecial. 2009. Faculdade Mercúrio.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Simpósio Paradesportivo Carioca.Aspectos da Deficiência: educação, esporte e qualidade de vida.. 2017. (Simpósio).

2.
IV Semana Paulo Freire.Inclusão Escolar. 2017. (Encontro).

3.
IV Seminário Conectando Conhecimentos.Desafios na Formação e Capacitação de Professores da educação especial e inclusiva na área da Deficiência Visual. 2017. (Seminário).

4.
Jogos Paralímpicos Universitários 2017. Jogos Paralímpicos Universitários 2017. 2017. (Olimpíada).

5.
Palestra.Atividade Física com materiais adaptados. 2017. (Encontro).

6.
Pulsar- Programa de Capacitação para Profissionais Paradesportivos.PULSAR. 2017. (Outra).

7.
Semana pedagógica.Seminário: avaliação e perspectiva do prodocência. 2017. (Seminário).

8.
II Simpósio Paradesportivo Carioca.A educação física escolar: onde tudo pode começar. 2016. (Simpósio).

9.
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: UNIVERSIDADE E PARTICIPAÇÃO INCLUSÃO, ÉTICA E INTERCULTURALIDADE.ADEQUAÇÕES PEDAGÓGICAS COMO PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA INCLUSÃO DO ALUNO COM SÍNDROME DE APERT E A ATUAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. 2016. (Seminário).

10.
IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação Inclusão, Ética e Interculturalidade.Formação dos Profissionais de Educação Física: Novo Olhar no Paradigma da Inclusão. 2016. (Seminário).

11.
IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação Inclusão, Ética e Interculturalidade. 2016. (Seminário).

12.
Jogos Paralímpicos Universitários. Representante de IES. 2016. (Olimpíada).

13.
Palesta Escola Modelar Cambaúba.Plano de curso ou plano em curso?. 2016. (Outra).

14.
Pulsar- Programa de Capacitação para Profissionais Paradesportivos.PULSAR. 2016. (Outra).

15.
V Congresso Paradesportivo Interacional. Formação de profissionais para o esporte paralímpico e a inclusão da pessoa com deficiência. 2016. (Congresso).

16.
V Congresso Paradesportivo Internacional. Formação dos profissionais de educação física em universidades públicas e privadas do Rio de Janeiro e o esporte paralímpico. 2016. (Congresso).

17.
VII Congresso Brasileiro de Educação Especial. Inclusão x Exclusão: Histórico e Práticas do Processo Inclusivo. 2016. (Congresso).

18.
VII Congresso Brasileiro de Educação Especial. Adequações pedagógicas como proposta teórico-metodológica para inclusão do aluno com Síndrome de Apert. 2016. (Congresso).

19.
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Formação docente para inclusão escolar de alunos com necessidades educativas especias. 2016. (Congresso).

20.
VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Formação docente para a inclusão escolar de alunos com necessidades educativas especiais. 2016. (Congresso).

21.
Esporte mais que Especial.Programa Institucional de Fomento à Cultura e ao Esporte - PRÓ CULTURA E ESPORTE- EDIÇÃO 2014. 2015. (Outra).

22.
III Simpósio de Ciência, Saúde e Esporte e da IV Jornada de Biofísica.Projeto de extensão: Esporte mais que Especial. 2015. (Simpósio).

23.
IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e exclusão: Didática e avaliação. 2015. (Encontro).

24.
Simpósio de Neurociência, Reabilitação e Educação Física Especial.Neurociência e Educação Física Especial: Uma abordagem multiprofissional. 2014. (Simpósio).

25.
Formatura do Curso de Especialização em Educação Física Especial.Homenagem Especial ao Professor. 2013. (Outra).

26.
I Congresso Paralímpico Paulista. Avaliação de trabalhos Científicos. 2013. (Congresso).

27.
II Fórum de Educação Especial.Metodologias específicas para atividade física para pessoa com deficiência. 2013. (Simpósio).

28.
II Sarau EMCANTO.Inclusão. 2013. (Encontro).

29.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Esporte mais que especial: Atividade Física para Pessoa com Deficiência. 2013. (Feira).

30.
Café Cultural.Metodologia Científica: Uma abordagem Qualitativa. 2012. (Encontro).

31.
Congresso Paralímpico Brasileiro. 2012. (Congresso).

32.
Encontro de Educação Física Especial - UFRJ.Experiências bem sucedidas na Educação Física Escolar Especial. 2012. (Encontro).

33.
ICERI 2012. Education and Globalization: a reserarch of food consumption and obesity with children from low and high human development index areas. 2012. (Congresso).

34.
II BRISPE. 2012. (Simpósio).

35.
Palestra.Metodologia Científica: A Lenda do Pé Grande. 2012. (Encontro).

36.
Seminário Sr Dino.TDAH: um mundo de ação e desconexão. 2012. (Encontro).

37.
Simpósio Caminhos da Inclusão: Que oportunidades estamos oferecendo aos surdos?. 2012. (Simpósio).

38.
Simpósio de Educação Especial.Caminhos da Educação Física Especial. 2012. (Simpósio).

39.
Simpósio de Educação Física Especial.Vencendo as Barreiras. 2012. (Simpósio).

40.
Simpósio de Educação Física Especial.A d EFICIÊNCIA. 2011. (Encontro).

41.
Deficiente Visual na atualidade. 2010. (Oficina).

42.
Handebol para cadeirantes. 2010. (Oficina).

43.
Semana de Educação Física: Futebol na Escola - Uma Concepção Moderna. 2010. (Oficina).

44.
Semana de Educação Física: Inclusão e Qualidade de Vida.O Deficiente na atualidade. 2010. (Encontro).

45.
Semana de Educação Física: Iniciação Esportiva. 2010. (Oficina).

46.
Semana de Educação Física: Jogos Tranversais - Uma Nova Proposta.Jogos Tranversais - Uma Nova Proposta. 2010. (Oficina).

47.
Semana de Educação Física - Esporte pode tudo. 2010. (Oficina).

48.
Somando conhecimentos e obtendo uma alimentação saudável.Alimentação Saudável. 2010. (Oficina).

49.
1ª Conferência Municipal do Esporte de São João de Meriti.Educação Física e o Deficiente. 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. Simpósio de Educação Física. 2015. (Outro).

2.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. Simpósio de Educação Física Especial. 2013. (Outro).

3.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. Simpósio de Educação Física Especial. 2012. (Outro).

4.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. Simpósio de EDucação Física Especial. 2011. (Outro).

5.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; VANDELI, A. . Semana da Educação Física Especial. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Edite Maria Fagundes da Rocha Tebaldi da Silva. Desenvolvimento de um curso de formação continuada online para professores de educação física escolar. A valorização dos estilos de aprendizagem, questões interdisciplinares e o uso de tecnologia em destaque. 2017. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Coorientador: Flávia Barbosa da Silva Dutra.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Cristina de Castro. A Inserção da Pessoa com deficiência no Mercado de Trabalho. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Especial) - Faculdade Gama e Souza. Orientador: Flávia Barbosa da Silva Dutra.

2.
Adriano Fernandes Vaz. Educação Especial. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Especial) - Faculdade Gama e Souza. Orientador: Flávia Barbosa da Silva Dutra.

3.
Luana Pereira Viana. Os aspectos psicomotores no desenvolvimento de uma criança com deficiência visual. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Especial) - Faculdade Gama e Souza. Orientador: Flávia Barbosa da Silva Dutra.

4.
Gabriella de Oliveira Lopes. Comparação entre cadeiras motorizadas profissionais e não profissionais de power soccer. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Especial) - Faculdade Gama e Souza. Orientador: Flávia Barbosa da Silva Dutra.

5.
Samantha Vieira. A participação de pessoas com deficiência em academias de Bangu, na cidade do Rio de Janeiro. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Especial) - Faculdade Gama e Souza. Orientador: Flávia Barbosa da Silva Dutra.

6.
ADRIANO FERNANDES VAZ. IMC EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃOFÍSICA) - UNIVERSIDADE CASTELO BRANO. Orientador: Flávia Barbosa da Silva Dutra.

7.
ANA FLÁVIA SANTOS GUANABARA. O Impacto da Aplicação do Treinamento Registrado Manual como mais uma Ferramenta na Ginástica Labortal, resgatando o Movimento Corporal Consciente do Trabalhador.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃOFÍSICA) - UNIVERSIDADE CASTELO BRANO. Orientador: Flávia Barbosa da Silva Dutra.

8.
Leandro Barboza Pinheiro. O Resgate da autoestima de pessoas com deficiência através da prática do rugby em cadeira de rodas. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Especial) - Faculdade Gama e Souza. Orientador: Flávia Barbosa da Silva Dutra.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Isabela Meirelles M. Vaconcellos. O Papel da Mediação Escolar para a Inclusão de Crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Flávia Barbosa da Silva Dutra.

2.
Deni Cristina da Silva Domingues. A Função do Agente de Apoio á Educação Especial nas Escolas Públicas do Município do Rio de Janeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Flávia Barbosa da Silva Dutra.

3.
Caroline Tavares Pereira. Educação Especial e Sexualidade: uma Análise sobre a Sexualidade de Pessoas com Deficiência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Flávia Barbosa da Silva Dutra.

4.
Ingrid Alves Bernadino. Desafios da Formação Docente na Inclusão de Alunos com Deficiência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Flávia Barbosa da Silva Dutra.

5.
Thamires de Lima Barbosa. Os Benefícios do uso do PECS por Pessoas Autistas: um estudo bibliográfico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Flávia Barbosa da Silva Dutra.

6.
Leidiane Bessa Bastos Gonçalves de Marins. O Estigma na Educação: O Processo de Inclusão de Alunos Surdos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Flávia Barbosa da Silva Dutra.

7.
Débora Videira Gonçalves. O Olhar do Professor sobre a inclusão na Educação Infantil da Rede Pública do Rio de Janeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Flávia Barbosa da Silva Dutra.

8.
Ingrid Freire Almeida Borges. A Inclusão do Aluno Surdo: Desafios e Possibilidades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Flávia Barbosa da Silva Dutra.

9.
Aline Vieira de Almeida Silva. O Desenvolvimento do Aluno com Autismo: Inclusão e Trabalho Multifuncional no Ensino Regular. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Flávia Barbosa da Silva Dutra.

10.
Alessandra Feitosa da S. Santos. Desafios no Desenvolvimento Social de uma Criança com Autismo e Síndrome de Down: Estudo de Caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Flávia Barbosa da Silva Dutra.

11.
Samira De Matos Salmito. Educação Inclusiva: observando os alunos com Síndrome de Down matriculados em escolas Regulares do Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Flávia Barbosa da Silva Dutra.

12.
Marisa Mendes Machado de Souza. ADEQUAÇÕES PEDAGÓGICAS COMO PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA INCLUSÃO DO ALUNO COM SÍNDROME DE APERT E A ATUAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Flávia Barbosa da Silva Dutra.

Iniciação científica
1.
Adriana Moura de Abreu Machado. A deficiência vista através de um prisma social: o conceito de deficiente.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Flávia Barbosa da Silva Dutra.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. A Educação Física Escolar: onde tudo pode começar. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva; Mendes, Rodrigo ; Pereira, Bárbara ; Ribeiro, Murilo . Salto para o Futuro. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. Simpósio de Educação Física Especial. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 24:25:45