Maria da Conceição Gemaque de Matos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3811282366596635
  • Última atualização do currículo em 09/01/2019


Possui graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade Federal do Pará (1977), graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Pará (1979), mestrado em Educacao pela Universidade Federal do Pará (2010) e doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2015). Atualmente é colaborador da Universidade Federal do Pará, professor convidado da Universidade Federal do Pará, professor convidado da Universidade Federal do Pará, professor convidado da Universidade Federal do Pará, professor substituto da Universidade Estadual do Pará, professor orientador - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física e professora colaboradora - rograma de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, reformas educativas, currículo, educação tecnológica, formação de professores, educação em ciências e curriculo, educação tecnologica, docência. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria da Conceição Gemaque de Matos
Nome em citações bibliográficas
MATOS;M. C. G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Reitoria, Nucleo Pedagógico Integrado-NPI.
Av.Perimetral S/N
Terra Firme
66000-000 - Belem, PA - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: MOVIMENTOS DE (TRANS) FORMAÇÃO NA AMAZÔNIA LEGAL: A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA., Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Terezinha Valim Oliver Gonçalves.
Palavras-chave: formação de professores, Pós-graduação, narrativas.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2010
Mestrado em Educacao.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A DOCÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFPA: HISTÓRIA E GÊNERO (1970 ? 2005),Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Dr. Paulo Sergio de Almeida Corrêa.
Palavras-chave: Educação. Formação Docente.Gênero. História.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2006
Especialização em Especialização Em Educação A Distância. (Carga Horária: 360h).
Centro Nacional de Educação a Distância/SENAC DR/AP, SENAC DR/AP, Brasil.
Título: Projeto de um Curso de Extensão em Planejamento Publicitário na modalidade EAD.
Orientador: Ms. Ivan Carlo Andrade de Oliveira.
1994 - 1995
Especialização em INTRODUÇÃO A FÍSICA CONTEMPORÂNEA. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1975 - 1979
Graduação em Licenciatura Plena em Física.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1975 - 1977
Graduação em Licenciatura em Ciências.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 45
Outras informações
Tema: Abordagens Curriculares para a Educação em ciências, Matemática e Linguagens III (Turma: T.01) Licenciatura Integrada em educação em Ciências , Matemática e Linguagens - IEMCI - UFPA.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 45
Outras informações
Tema: Recursos Tecnológicos e Pedagógicos I (Turma T.01) Licenciatura Integrada em educação em Ciências, Matemática e Linguagens - IEMCI - UFPA.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 60
Outras informações
Fóruns de Reflexão Didático-Pedagógica da Aprendizagem de Conceitos Científicos. 2016.1 PPGDOC - Programa de Pós-graduação em educação em Ciências e Matemáticas - IEMCI -UFPA

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 10
Outras informações
Programa de Pós-graduação em Ensino de Física - Mestrado Profissional

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aposentadoria Voluntária - Classe Títular - Portaria Nº 1016/2017

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 45
Outras informações
Tema: Abordagens Curriculares para a Educação em ciências, Matemáticas e Linguagens II Semestres: 2015.4 - Licenciatura Integrada em educação em Ciências, Matemática e Linguagens - IEMCI - UFPA ( Turma T.01 e T.02)

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 45
Outras informações
Tema: Alfabetização e Letramento Ciências e Matemática VI (Turmas T.01A e T.02A) Licenciatura Integrada em educação em Ciências, Matemática e Linguagens - IEMCI - UFPA.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor DIV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenação de disciplina - Física - Ensino Médio da Escola de Aplicação da UFPA

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 60
Outras informações
Tema:Tendência de Pesquisa em educação Licenciatura Integrada em educação em Ciências, Matemática e Linguagens - IEMCI - PARFOR - UFPA

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 60
Outras informações
Tema: Tendências de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática e Linguagens - Período 2015.1 Licenciatura Integrada em educação em Ciências, Matemática e Linguagens.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 60
Outras informações
Tema:Prática Antecipada à Docência em espaços não-formais de ensino de Ciências e Matemática (Truma Tdarde e Noite) Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens - IEMCI- UFPA

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 45
Outras informações
Tema: Abordagem Curricular I (turma - Noite) Licenciatura Integrada em educação em Ciências, Matemática e Linguagens. IEMCI - UFPA

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 75
Outras informações
Tema: Estágio Docência I Licenciatura Integrada em educação em Ciências,Matemática e Linguagens, PARFOR - TURMA 2012 - IEMCI - UFPA.


Nucleo Pedagógico Integrado - NPI/UFPA, NPI/UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


centro de Ensino Técnico do Estado do Pará, CETEP, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - 1987
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina: Física


Escola Tenente Rêgo Barros-Ministério a Aeronaútica, ETRB, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: C-1, Carga horária: 40
Outras informações
Professora do Ensino médio e Coordenadora de Disciplina no período de Jan/88 a Jul/92

Atividades

01/1988 - 07/1999
Direção e administração, Escola Tenente Rêgo Barros-Ministério da Aeronaútica, .

Cargo ou função
Coordenação de Disciplina.
11/1986 - 07/1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

Sociedade Civil Colégio Moderno, CM, Brasil.
Vínculo institucional

1975 - 1986
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Disciplina: Física


rograma de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática, PPGDOC-IEMCI, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professora Colaboradora, Enquadramento Funcional: professora colaboradora, Carga horária: 10


Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, MNPEF-ICEN-UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Permanente, Enquadramento Funcional: Professor orientador, Carga horária: 10


Universidade Estadual do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Investigando o Efeito da atenção dividida e o Efeito Modalidade: implicações, aplicações e aprimoramento no processo ensino-aprendizagem.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Educação pela Pesquisa com utilização da abordagem CTS na Escola de Aplicação da UFPA no processo de formação de professores de Física e de Ciências Naturais.
Descrição: O projeto objetiva estudos e pesquisas sobre a abordagem CTS com a intensão de possibilitar a inserção da temática nas práticas cotidianas da escola de Aplicação e contribuir com a formação do professores e licenciandos envolvidos nas ações do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Maria da Conceição Gemaque de Matos - Coordenador / Ivan Carlos Ferreira Neves - Integrante / Odifax Quaresma Pureza - Integrante / José Alexandre da Silva Valente - Integrante.
2012 - Atual
Saberes matemáticos, científicos e pedagógicos do conteúdo expressos por professores que ensinam nos anos iniciais do ensino fundamental na Amazônia Legal
Descrição: Neste projeto - aprovado pelo CNPq - no Edital 14/2012 - desejamos investigar relações de sentido e significado que apontem na direção de possíveis respostas e novas perguntas deflagradas pelas seguintes indagações: 1. Que movimentos teóricos, metodológicos e epistemológicos - de formação e docência contribuem para a constituição de professores que ensinam Ciências e Matemática nos Anos Iniciais de Escolaridade? 2. Quais conteúdos matemáticos e científicos são ensinados nos anos iniciais do Ensino Fundamental? 3. Quais saberes matemáticos subjazem à docência de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao ensinarem Matemática? Como se configuram os saberes pedagógicos dos conteúdos ensinados? 4. Quais saberes científicos subjazem à docência de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao ensinarem Ciências? Como se configuram os saberes pedagógicos dos conteúdos ensinados? Essas são questões orientadoras da pesquisa, prevista a ser realizada nos 9 estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (10) .
Integrantes: Maria da Conceição Gemaque de Matos - Integrante / Terezinha Valim Oliver Gonçalves - Coordenador.
2001 - 2003
Produção de Texto Didático de Física para o Ensino Médio
Descrição: Procurando levar o aluno a construção de conceitos científicos, o projeto temo objetivo de em conjunto com os alunos a contextualizar o contéudo programático com o seu cotidiano, para posteriormente a produção de texto dentro deste universo. O conjunto de texto de cada turma devera constituir o " Jornal de Conhecimento" da turma, devendo este ser reproduzido e distribuido no ensino médio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria da Conceição Gemaque de Matos - Coordenador.


Outros Projetos


2002 - 2003
Produção de Texto Didático de Física para o Ensino Médio
Descrição: Produção de material Didático para o Ensino de Física com base nos PCNs.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, F. L.2014SOUZA, F. L. ; MATOS, M. C. G. ; GONCALVES, T. V. O. ; ARAGAO, R. M. R. ; MATOS . Formação de professores de química e física: o que formadores pensam?. Acta Tecnológica, v. 9, p. 77-84, 2014.

2.
MATOS2009MATOS. FORMAÇÃO DOCENTE COMO APÊNDICE DO BACHARELADO:A LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFPA.. III Diálogos Curriculares - Formação de Professorese Currículo: Ancoragerm, deslocamento e estranhamentos., v. GT1, p. 02, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MATOS; Almeida, Ruy . Física para o Vestibular. Belém: Editôra Grapel, 1987. v. 01. 200p .

Capítulos de livros publicados
1.
MATOS; Corrêa. Paulo.S.A. . A voz do Gênero quase ausente na docênciaem Física da UFPA. In: Paulo Sergio de Almeida Corrêa. (Org.). O Uso das fontes históricas na construção epistemológica do conhecimento científico em educação. 1°ed.Curitiba: Editora CRV, 2016, v. 1, p. 17-41.

2.
MATOS; SOUZA, F. L. ; ARAGAO, R. M. R. ; GONCALVES, T. V. O. . Formação de professores de Química e Física: visões e expressões narrativas de formadores de professores no contexto amazônico. In: Terezinha Valim Oliver Gonçalves; Francisco Cristiano da Silva Macêdo; Fábio Lustosa Souza. (Org.). Educação em Ciências e Matemáticas: debates contemporâneos sobre ensino e formação de professores. 1ªed.Porto Alegre: Editora Penso, 2015, v. , p. 162-171.

3.
MATOS; GONCALVES, T. V. O. . Egressos dos programas de Pós-graduação em Ciências e Matemática na Amazônia Legal: novos papéis assumidos. In: NARDI, ROBERTO; GONÇALVES, TEREZINHA VALIM OLIVER. (Org.). A Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: Memórias, programas e consolidação da pesquisa na área.. 1°ed.São Paulo: editora livraria da Física, 2014, v. 1, p. 7-400.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MATOS. Professores Formadores de Professores de Ciências: sentidos e significados da própria prática. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. XI ENPEC - Florianópolis, 2017.

2.
MATOS; GONCALVES, T. V. O. . Tempos de Construção ... percursos de formação: a educação em ciências na Amazônia Legal. In: X Congresso Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia. X ANAIS - ENPEC 2015, 2015.

3.
MATOS. Narrativas que emergem no silêncio do Gênero quase ausente na formação docente. In: VI Congresso Internacional de Pesquisa e (Auto) Biográfica - VI CIPA - Entre o Público e o Privado modo de VIVER, NARRAR e GUARDAR, 2014, Rio de janeiro. VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA - VI CIPA, 2 Entre o Público e o Privado: modos de VIVER, NARRAR e GUARDAR, 2014.

4.
SOUZA, F. L. ; GONCALVES, T. V. O. ; ARAGAO, R. M. R. ; M. C. G. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA E FÍSICA: O QUE FORMADORES PENSAM?. In: Latia American Science Educacion Research Association - Conferência da Associação Latino Americana de Investigação da Educação em Ciências LASERA 2013, 2013, Manaus - AM. Anais Lasera 2013, 2013.

5.
MATOS; GONCALVES, T. V. O. . Saberes da Experiência: Professores de Física na Formação de Professores. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - IX ENPEC, 2013, Águas de Lindóia - SP. Ata do IX Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

6.
M. C. G.; GONCALVES, T. V. O. . O cenário da pós-graduação em ensino e formação de professores em ciências e matemática na Região Norte. In: II Congresso Internacional de educação Científica e Tecnológica, 2012, Santo Ângelo - RS. URI, 2012.

7.
MATOS; SOUZA, F. L. . Formação de Professores de Física e Química: relatos de uma escuta sensível da trajetória profissional. In: V Congresso Internacional de Pesquisa (auto)biográfica, 2012, Porto Alegre - RS. V Congresso Internacional de Pesquisa (auto)biográfica, 2012.

8.
MATOS. A formação de professores de Física:um estudo sobre fundamentos epistemilógicos. In: 20° Encontro de Pesquisa educacional do Norte e Nordeste, 2011, Manaus - AM. 20° Encontro de Pesquisa educacional do Norte e Nordeste, 2011.

9.
MATOS. Formação de professores de Física: a licenciatura bacharelesca. In: X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo: tensões da educação na contemporaneidade e seus reflexos nas políticas educacionais e no currículo., 2011, Belém - PA. X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, 2011.

10.
MATOS. A voz do Gênero quase ausente na docência em Física da UFPA. In: IX Jornada do HISTEDBR: ' O nacional e olocal na história da educação', 2010, Belém - PA. IX Jornada do HISTEDBR: " O nacional e olocal na história da educação", 2010.

11.
MATOS; Corrêa. Paulo.S.A. . A trilha historiográfica do gênero feminino para a educação superior brasileira.. In: II Encontro Maranhense de História da Educação, 2009, São Luis. In: II Encontro Maranhense de História da Educação: impressos, leitura e cultura escolar. São Luis: EDUFMA, 2009. v. II.

12.
MATOS; Corrêa. Paulo.S.A. . Diálogo com as Fontes: a seiva da pesquisa científica. In: V Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais: (Re)Visitando as Minas e Desvelando os Gerais, 2009, Montes Claros. V Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais: (Re)Visitando as Minas e Desvelando os Gerais. Montes Claros - MG. Montes Claros (MG): Editora Unimontes, 2009. v. 5. p. 1-10.

13.
MATOS; Corrêa. Paulo.S.A. . A inserção do gênero feminino na docência da Licenciatura em Física da UFPA.. In: VIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, 2009, Belém. VIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. Belém, 2009. p. 01-15.

14.
MATOS; Corrêa. Paulo.S.A. . Autobiografia: uma forma do eu no pretérito. In: 7º Seminário Nacional de Políticas Públicas Educacionais e Currículo, 2008, Belém. Autobiografia: uma forma do eu no pretérito.. Belém, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MATOS. Reformas educativas, Gênero e Formação Docente no curso de Licenciatura em Física da UFPA. In: 19o Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa. Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social. João Pessoa: Editora Universitária, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
MATOS. A VOZ DO GÊNERO QUASE AUSENTE NA DOCÊNCIA EM FÍSICA DA UFPA.. Jornada HISTEDBR, 2010.

2.
MATOS. A INSERÇÃO DO GÊNERO FEMININO NA DOCÊNCIA DA LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFPA. VIII SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULOS: ÉTICA E REGULAÇÃO NO CURRÍCULO E NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS., 2010.

3.
MATOS. FORMAÇÃO DOCENTE COMO APÊNDICE DO BACHARELADO:A LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFPA.. III Dialógod Curriculares - Formação de Professores e Currículo: Ancoragem, deslocamento e estranhamentos., 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
MATOS. O Movimento de (Trans)formação da Educação em Ciências na Amazônia Legal. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ROCHA, P. G. C. ; MATOS . EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: SIGNIFICAÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MATOS; GONCALVES, T. V. O. . O Cenário da Pós-Graduação em Ciências e Matemática na Amazônia Legal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MATOS; GONCALVES, T. V. O. . Tempos de Construção...percursos de formação: a educação em ciências e matemática na Amozônia Legal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MATOS; COSTA, M. L. M. . Discutindo o ensino de Física Moderna e Contemporânea na Disciplina de Instrumentação para o ensino de Física. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MATOS. Narrativas que emergem no silêncio do gênero quase ausente na Formação docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MATOS; GONCALVES, T. V. O. . Saberes docentes da Experiência: Professores de Física na Formação de Professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MATOS. A formação dos professores de Física: um estudo sobre fundamentos epistemolígicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MATOS. A ASCENSÃO SOCIAL DA MULHER NO ESPAÇO ACADÊMICO ESCOLAR NO BRASIL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MATOS. A VOZ DO GÊNERO QUASE AUSENTE NA DOCÊNCIA EM FÍSICA NA UFPA.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MATOS; Corrêa. Paulo.S.A. . Dialógo com as Fontes: A seiva da Pesquisa Científica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MATOS; Corrêa. Paulo.S.A. . A trilha historiográfica do gênero feminino para a educação superior brasileira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MATOS; Corrêa. Paulo.S.A. . A inserção do gênero feminino na docência da licenciatura em física da UFPA.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MATOS. REFORMAS EDUCATIVAS, GÊNERO E fORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFPA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MATOS. Formação docente como apêndice do Bacharelado: A licenciatura emFísica da UFPA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MATOS; Corrêa. Paulo.S.A. . AUTOBIOGRAFIA: UMA FORMA DO EU NO PRETÉRITO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MATOS. A Educação Tecnológica no Pará: a FAZ como cursora. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
MATOS. A Educação Tecnológica na Faculdade de Tecnologia da Amazônia: seu diferencial. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
MATOS. O perfil docente na Educação Tecnológica: Acadêmico e Profissionalizante. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
MATOS. O currículo na Graduação Tecnológica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
MATOS. O currículo na Graduação Tecnológica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
MATOS. Tecnólogo: Profissional do Século XXI. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
MATOS. Produção de Texto Didático de Física para o Ensino Médio. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MATOS; FERNANDES, P. N. S. . Educação Tecnológica: Desafio Atual para o Futuro de Sucesso. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MATOS. O Planejamento Pedagógico na Educação Superior. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MATOS, M. C. G. ; MATOS . O currículo com""habilidade e competência". 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MATOS. A Educação Tecnológica é uma nova proposta curricular: saber-fazer o saber ser. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MATOS. O Perfil Docente na Educação Tecnológica: Acadêmico e proficionalizante. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BRITO, L. P.; MATOS; VALENTE, J. A. S.; SOUZA, J. R. T.. Participação em banca de George Anderson Macedo Castro. Abordagem CTS na matriz de referência e em itens do ENEM: um olhar específico para Física. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Pará.

2.
CONTENTE, A. C. P.; MATOS; SILVA, L. P.. Participação em banca de Kelly Maria de Oliveira Nonato. Saberes Ambientais: Diálogos e Construção de uma proposta de ensino para a Educação em Ciências. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em educação em Ciências e Matemáticas - PPGDOC) - Universidade Federal do Pará.

3.
MACHADO, C. J. F.; MATOS; FARIAS, S. A. S.. Participação em banca de Renildo Antônio Barbosa Cruz. Proposta de Ensino por Investigação em Física Térmica no Sistema de Organização Modular de Ensino visando facilitar a Aprendizagem Significativa. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

4.
MATOS; FONSECA, W. S.; BRITO, L. P.; VALENTE, J. A. S.. Participação em banca de Alessandra Oliveira dos Santos. O Trânsito e o ensino de Física no enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade.. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em educação em Ciências e Matemáticas - PPGDOC) - Universidade Federal do Pará.

5.
SILVA, R.; MATOS; SILVA, L. R.. Participação em banca de Fábio Andrade de Moura. Ensino de Física por Investigação: Uma proposta para o ensino de Empuxo para alunos do Ensino Médio. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Pará.

6.
ALMEIDA, R. M.; MATOS; FIGUEIREDO, N. G.. Participação em banca de Gledson Gomes da Costa. Utilização de Smartphone como instrumento de Ensino de Física no estudo dos movimentos. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

7.
MEIRA FILHO, D. P.; MATOS; FIGUEIREDO, N. G.. Participação em banca de Edicléia da Frota Pereira. Sequência Didática multissensorial para o ensino de ondas para alunos deficientes visuais. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

8.
MALHEIROS, J. M.; MATOS; RAMOS, J. B. S.. Participação em banca de Adriane Cristina Carvalho de Siqueira. Ensino de Ciências por Investigação: Interações sociais e autonomia moral na construção do conhecimento científico em um clube de ciências.. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Pará.

9.
SALES, E. R.; MARTINS, F. F.; MATOS; SOUZA FILHO, E. B.; ARAUJO, M. M.. Participação em banca de Maria Eliana Soares. Educação Matemática e Educação de Surdos: Tecendo memórias na perspectiva da educação inclusiva. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em educação em Ciências e Matemáticas - PPGDOC) - Universidade Federal do Pará.

10.
MANFREDO, E. C. G.; MATOS; PARENTE, A. G. L.; ALVES, J. M.. Participação em banca de Silvia Cristina da Silva Lobato. Pesquisando a própria prática em um processo de construção de conhecimentos científicos com alunos dos anos iniciais do Ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissonal em Educação em Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGDOC.

11.
SILVA, R.; MATOS. Participação em banca de Márcio José Cordeiro de Sena. Um Laboratório de Física: do Real ao Virtual. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Pará.

12.
SALES, E. R.; MATOS; LEITAO, W. A. M.; FRIZZARINI, S. T.. Participação em banca de Denize Rodrigues Martins. Educação em Ciências e educação de Surdos: explorando possibilidades em aulas de Física. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em educação em Ciências e Matemáticas - PPGDOC) - Universidade Federal do Pará.

13.
GONCALVES, T. V. O.; CONTENTE, A. C. P.; MATOS. Participação em banca de Cristina de Barros Nunes. No território das ideias sobre Ciências, Tecnologia e Sociedade: formação inicial de professores para os anos iniciais escolares. 2015. Dissertação (Mestrado em PPGECM - IEMCI - UFPA) - Universidade Federal do Pará.

Teses de doutorado
1.
BRITO, L. P.; GHEDIN, E. L.; MATOS; PESSOA, I. L.; MARTINS, F. F.. Participação em banca de Cláudia Silva de Castro. Movimentos e processos de desenvolvimento profissional contínuo na relação escola-universidade-escola: análise de uma prática realizada no Oeste do Pará. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - REAMEC) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
GONCALVES, T. V. O.; BRITO, L. P.; PARENTE, A. G. L.; GALIAZZI, M. C.; MATOS, M. C. G.; M. C. G.. Participação em banca de Cristian Corrêa da Paixão. Experiências Docentes no Clube de Ciências da UFPA: contribuições à renovação do ensino de ciências. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em educação em Ciências e Matemáticas.

Qualificações de Doutorado
1.
GONCALVES, T. V. O.; ARAGAO, R. M. R.; MARTINS, F. F.; MATOS; SILVA, N.; HARDOIM, E. L.. Participação em banca de Fábio Lustosa Souza. Formadores de Professores de Química: aproximações e distanciamentos entre a prática de ensino e o currículo.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em educação em Ciências e Matemática- REAMEC/UFPA) - Universidade Federal do Pará.

Qualificações de Mestrado
1.
LEITAO, W. A. M.; MATOS; GODIM, S. T.. Participação em banca de Anderson Ercílio dos Reis Franco. Olhar o Universo!O vivido e o concebido na sala de Recursos Multifuncionais:nós enxergamos com a mão!. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em educação em Ciências e Matemáticas - PPGDOC) - Universidade Federal do Pará.

2.
LEITAO, W. A. M.; MATOS; GODIM, S. T.. Participação em banca de Anderson Ercílio dos Reis Franco. Olhar o Universo!O vivido e o concebido na sala de Recursos Multifuncionais:nós enxergamos com a mão!. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em educação em Ciências e Matemáticas - PPGDOC) - Universidade Federal do Pará.

3.
BRITO, L. P.; MATOS; VALENTE, J. A. S.; SOUZA, J. R. T.. Participação em banca de George Anderson Macedo Castro. A Abordagem CTS na matriz de referência e em itens do ENEM: um olhar específico para a Física. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Pará.

4.
MALHEIROS, J. M.; MATOS; RAMOS, J. B. S.. Participação em banca de Hadriane Cristina Carvalho Siqueira. Ensino de Ciências por investigação: interações sociais e opapel do professor na construção do conhecimento científico em um clube de ciências. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em educação em Ciências e Matemáticas - PPGDOC) - Universidade Federal do Pará.

5.
SALES, E. R.; MARTINS, F. F.; MATOS; SOUZA FILHO, E. B.. Participação em banca de Maria Eliana Soares. Educação Matemática e Educação de Surdos: (re)constituição de memórias docente e discente na educação inclusiva. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em educação em Ciências e Matemáticas - PPGDOC) - Universidade Federal do Pará.

6.
MATOS; MARTINS, F. F.; PARENTE, A. G. L.. Participação em banca de Silvia Cristina da Costa Lobato. Desafios e possibilidades de pesquisar a própria prática no contexto de sequências de ensino investigativas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em educação em Ciências e Matemáticas - PPGDOC) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CONTENTE, A. C. P.; MATOS; MARTINS, F. F.. Participação em banca de Maria Patrícia dos Passos Neves & Cleytiane Gois Braga.Alfabetização e letramento: encontros e desencontros dos professores nas turmas da EJA da 1ª e 2ª etapa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lic. Integrada em Educação em Ciências, Matemática) - Universidade Federal do Pará.

2.
MARTINS, F. F.; CONTENTE, A. C. P.; MATOS. Participação em banca de Monique Sandy Espirito Santos de Moura.Formação docente: letramento científico e digital de uma futura professora. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lic. Integrada em Educação em Ciências, Matemática) - Universidade Federal do Pará.

3.
MARTINS, F. F.; CONTENTE, A. C. P.; MATOS, M. C. G.; MATOS. Participação em banca de Elisama rosário da Conceição.Docência e Tecnologia Digitais: Práticas de uma licencianda com visitas ao ensaio dos anos iniciais de escolaridade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lic. Integrada em Educação em Ciências, Matemática) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
MATOS; SILVA JUNIOR, W.; DIAS, M. B.. Comissão de Avaliação de Relatório de Atividades para Promoção de Professor Titular. 2016. Escola de Aplicação da UFPA.

2.
GIL, R. S. A.; MATOS; ALCANTARA JUNIOR, P. A.; CRISPINO, M. G. G.. Memorial de Carreira de Daniel Palheta Pereira. 2016. Instituto de Educação Ciências e Tecnologia do Pará.

Concurso público
1.
MATOS; REGIS, C. R. T.; PUREZA, O. Q.; SERRA, V. F.; VALENTE, J. A. S.. Comissão Examinadora do concurso Público para provimento de cargo docente da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da EAUFPA. 2013. Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará.

2.
MATOS; PUREZA, O. Q.; SOUZA, N. P.. Concurso Público - Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado - Física - Edital N°217/2011 - UFPA. 2011. Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará.

3.
Ivan Carlos Ferreira Veves-Presidente; REGIS, M. C. R. T.; MATOS; FERNANDES, P. N. S.; SILVA, S. E. S.. Concurso Publico para Professor Substituto de Física-Ensino Médio-NPI/UFPA. 2003. Nucleo Pedagógico Integrado-UFPA.

4.
MATOS. Concurso Vestibular da UFPA. 2001. Universidade Federal do Pará.

5.
MATOS. Concurso Vestibular- UFPA. 2000. Universidade Federal do Pará.

6.
MATOS. Concurso Vestibular/UFPA. 1998. Universidade Federal do Pará.

7.
MATOS. Concurso Vestibular da UFPA. 1996. Universidade Federal do Pará.

Outras participações
1.
GONCALVES, T. V. O.; GONCALVES, T. O.; MATOS; VIEIRA, E. P. P.. Histórias de vida de professores formadores em Angola - Seminário Avançado II. 2016. Programa de Pós-graduação em educação em Ciências e Matemáticas.

2.
MATOS; LOPES, L. O. C.; CHAVES, M. N. J. A.. Banca de Avaliação de Desempenho para Progressão Funcional. 2016. Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará.

3.
LOPES, L. O. C.; MATOS; CHAVES, M. N. J. A.. Banca de Avaliação de Desempenho para Progressão Funcional. 2016. Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará.

4.
MATOS; LOPES, L. O. C.; CHAVES, M. N. J. A.. Banca de Avaliação de Desempenho para Progressão Funcional. 2016. Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará.

5.
MATOS; LOPES, L. O. C.; CHAVES, M. N. J. A.. Banca de Avaliação de Desempenho para Progressão Funcional. 2016. Escola de Aplicação da UFPA.

6.
MATOS; DINIZ, N. S. S.; NEVES, I.; FARIAS, J. M. S.; DIAS, M. B.; LOPES, L. O. C.; OHANA, M. L. L.. Comissão de Estudos de Institucionalização do IFET - Instituto Federal de educação, Ciências e Tecnologia. 2008. Escola de Aplicação da UFPA.

7.
MATOS. Teste de Seleção para novos alunos do NPI/UFPA. 2003. Nucleo Pedagógico Integrado - NPI/UFPA.

8.
MATOS. 1o Concurso Vestibular do IMMES. 2002. Instituto Macapaense de Ensino Superior.

9.
COELHO, R.C.; MATOS; Machado, N.M.; SILVA, I.C.Q.. Coissão de Estudos para Reformulação das Grades Currículares do Núcleo Pedagógico Integrado. 1997. Núcleo pedagógico Integrado.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I SICEA REGIONAL - AMAZÔNIA LEGAL E CENTRO OESTEI.Por uma abordagem CTSna Escola de Aplicação da UFPA no processo de formação de professores de física e de ciências naturais. 2016. (Simpósio).

2.
X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - X ENPEC. 2015. (Encontro).

3.
VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. 2014. (Congresso).

4.
VI Fórum de Pesquisa e Extensão da EA - UFPA 2014. 2014. (Encontro).

5.
9º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2013. (Encontro).

6.
Método Lógico para Redação Científica Internacional. 2013. (Outra).

7.
XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - IX ENPEC.Professores Formadores de Professores de Ciências: sentidos e significados da própria prática. 2013. (Encontro).

8.
"Foucault: Ciências, saber e poder". 2012. (Outra).

9.
1° Colóquio de Pesquisa e Epistemologia. 2012. (Outra).

10.
I Colóquio Internacional de Pesquisa em educação, Cultura e sociedade. 2012. (Outra).

11.
II Congresso Internacional de educação Científica e Tecnológica - II CIECITEC. 2012. (Congresso).

12.
III Seminário nacional e V seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais. 2011. (Seminário).

13.
X Seminário Nacional de Políticas educacionais e Currículo. 2011. (Seminário).

14.
XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2011. (Encontro).

15.
IX JORNADA DO HISTERDBR:.A VOZ DO GÊNERO QUASE AUSENTE NA DOCÊNCIA EM FÍSICA DA UFPA. 2010. (Outra).

16.
Seminário Internacional dos lugares e contextos das políticas práticas curriculares: A escola como espaço de construção coletiva e p. 2010. (Seminário).

17.
19o Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Reformas educativas, Gënero e Formação Docente no Curso de Licenciatura em Física da UFPA. 2009. (Encontro).

18.
Colóquio Internacional "Educação em Ciencias Matemáticas - Perspectivas Interdisciplinares". 2009. (Outra).

19.
I Encontro de Pesquisadoras/es paraenses sobre gênero, mulheres, cidadania.. 2009. (Encontro).

20.
II Encontro Maranhense de história da Educação- Impressos, Leitura e Cultura Escolar.A trilha historiográfica do gênero feminino para a educação superior. 2009. (Encontro).

21.
III Dialógo Curriculares - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO: Ancoragens, deslocamentos e estranhamentos.Formação Docente como apêndice do Bacharelado: A Licenciatura em Física da UFPA. 2009. (Seminário).

22.
IV Encontro Amazônico sobre Mulher e Gênero - Mulheres Amazônidas: Imagens, Cenários e Histórias. 2009. (Encontro).

23.
Projeto PROCAD UFPA/UFMG/UFPE - " A ontologia do ser Social". 2009. (Outra).

24.
V Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. Diálogo com as fontes: A seiva da pesquisa científica. 2009. (Congresso).

25.
VIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo.A Inserção do Gênero feminino na Docência da licenciatura em Física da UFPA. 2009. (Seminário).

26.
"Análise textual e Produção de Fichamentos, Resumos e Resenhas". 2008. (Oficina).

27.
7o SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO.AUTOBIOGRAFIA: UMA FORMA DO EU NO PRETÉRITO. 2008. (Seminário).

28.
Aula Inaugural.A Educação Tecnológica na Faculdade de Tecnololgia da Amazônia. 2008. (Outra).

29.
Capacitação Docente.O Currículo com "Habilidade e Competência". 2008. (Encontro).

30.
IV Semana Acadêmica.Educação Tecnológica: O Desafio atual para o futuro de sucesso. 2008. (Outra).

31.
Aula Inaugural.O currículo na graduação tecnológica. 2007. (Outra).

32.
Capacitação Docente.A Educação Tecnológica é uma nova poposta curricular: o saber-fazer e o saber-ser. 2007. (Oficina).

33.
Educação Não é Mercadoria. 2007. (Seminário).

34.
Semana de Sensibilização Discente.Tecnólolgo: Profissional do Século XXI. 2007. (Encontro).

35.
Seminário: Educação não é Mercadoria. 2007. (Seminário).

36.
V Congresso Nacional de Gestão Educacional. 2007. (Congresso).

37.
Avaliação Institucional da UFPA- Desafios e Perspectivas do SINAES. 2006. (Seminário).

38.
III Seminário de Educação Tecnológica. 2006. (Seminário).

39.
Seminário Nacional Avaliação Institucional e Avaliação de Cursos - Um novo modelo em Ação. 2006. (Seminário).

40.
Educador Management - Congresso Nacional de Gestão em Educação. 2005. (Oficina).

41.
Encontro de Educadores e Gestores de Ensino Médio de Belém. 2005. (Seminário).

42.
Elaboração de Questões discursivas. 2004. (Oficina).

43.
Treinamento para Correção de Provas Discursivas de Física- DAVES/UFPA. 2003. (Outra).

44.
Reformulação do Ensino Médio: O pensar e o fazer em uma Nova Perspectiva. 2000. (Seminário).

45.
Encontro de Educadores do Ensino Básico: Vivências do Professor no Cotidiano Escolar. 1997. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MATOS; GONCALVES, T. V. O. ; ARAGAO, R. M. R. . Seminário de Pesquisa. 2014. (Outro).

2.
VALENTE, J. A. S. ; NEVES, I. ; MATOS . 17ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrologia. 2014. .

3.
MATOS. X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo: Tensões da educação na contemporaneidade e seus reflexos nas políticas educacionais e no currículo.. 2011. (Outro).

4.
MATOS. III Diálogos Currículares - Formação de professores e currículo: Ancoragem, deslocamento e estranhamento.. 2009. (Outro).

5.
MATOS. VIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo: Ética e Regulação no Currículo e nas políticas Educacioanais. 2009. (Outro).

6.
MATOS. Conhecendo nossa IES. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
WYBER DA TRINDADE GESTER. Ensino de física fundamentado em Teorias Cognitivas. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

2.
WALDEMAR BORGES DE OLIVEIRA JUNIOR. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE OEIRAS DO PARÁ. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em educação em Ciências e Matemáticas - PPGDOC) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

3.
ALESSANDRA OLIVEIRA DOS SANTOS. O TRÂNSITO E O AMBIENTE EDUCACIONAL NA CONCEPÇÃO CTS: UMA ABORDAGEM COM OS DOCENTES DE CIÊNCIAS, FÍSICAS E BIOLÓGICAS EM ESCOLA DA REDE ESTADUAL NO MUNICíPIO DE ABAETETUBA-PARÁ.. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em educação em Ciências e Matemáticas - PPGDOC) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

4.
Cristiane Azevedo. Física Térmica:ensino através de UEPs. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

5.
Paula Gisele da Costa Rocha. Formação do professor reflexivo e espaço de formação: aplicações em CTSA para o ensino de ciências. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em educação em Ciências e Matemáticas - PPGDOC) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
IannaPatricia Silva Gomes. Desconstrução da ideia de que para aprender Física tem saber bem Matemática. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física- Campus Redenção) - Universidade do Estado do Pará. (Orientador).

2.
Amanda dos Anjos Meira e Raysya Raia Soares de Sousa. Os contextos que envolvem o interesse x desinteresse dos alunos do ensino fundamental, no ensino de ciências, a partir da realidade sociocultural.. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física- Campus Redenção) - Universidade do Estado do Pará. (Orientador).

3.
Amanda dos Anjos Meira e Raysya Raia Soares de Sousa. Os contextos que envolvem o interesse x desinteresse dos alunos do ensino fundamental, no ensino de ciências, a partir da realidade sociocultural.. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física- Campus Redenção) - Universidade do Estado do Pará. (Orientador).

4.
Brenda Silva Costa. Sequência de Ensino Investigativo para o ensino das Leis de Newton no 9°Ano. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física- Campus Redenção) - Universidade do Estado do Pará. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Paula Giselle da Costa Rocha. Experiências Formativas com Professores que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em educação em Ciências e Matemáticas - PPGDOC) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Maria da Conceição Gemaque de Matos.

2.
Alessandra Oliveira dos Santos. O Trânsito e o ensino de Física no enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em educação em Ciências e Matemáticas - PPGDOC) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Maria da Conceição Gemaque de Matos.

3.
Denize Rodrigues Martins. Educação em Ciências e Educação de Surdos: Explorando possibilidades em aulas de física. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em educação em Ciências e Matemáticas - PPGDOC) - Universidade Federal do Pará, . Coorientador: Maria da Conceição Gemaque de Matos.

4.
Sergio Henrique de Oliveira Bezerra. ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Pará, . Coorientador: Maria da Conceição Gemaque de Matos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rosicléia Janaína Dias Pinheiro de Araújo. Uma abordagem para o Efeito Fotoelétrico no Ensino Médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Física) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria da Conceição Gemaque de Matos.

2.
CHARLES LUÃ ARAUJO DE ALBUQUERQUE. MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO DE UM FUTURO PROFESSOR: EXPERIÊNCIAS NA GRADUAÇÃO QUE FORAM EDIFICANTES NA MINHA FORMAÇÃO INICIAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA INTEGRADA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS MAT) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria da Conceição Gemaque de Matos.



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MATOS. X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo: Tensões da educação na contemporaneidade e seus reflexos nas políticas educacionais e no currículo.. 2011. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 12:34:39