Fernando Mesquita de Faria

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6488966772541706
  • Última atualização do currículo em 03/05/2018


Possui Doutorado em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, onde direcionou seus estudos à musicalidade e à atuação cênica na dramaturgia de Samuel Beckett. Concluiu o Mestrado em Artes pela Universidade Estadual de São Paulo - USP (Teoria e História do Teatro, 2004) e Bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (Formação de ator, 1992) . Foi Professor Substituto nos Cursos de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. É Professor Adjunto II nos cursos Letras - Artes e Mediação Cultural e Cinema e Audiovisual, na Universidade Federal da Integração Latino-americana - UNILA, responsável pelas disciplinas Performance, Improvisação e dramaturgia, Tópicos em Artes Cênicas I e II, Direção de atores para vídeo. É Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada na UNILA. Coordenador, Diretor e Ator-pesquisador da Comparsaria Teatro (Grupo de Criação e Pesquisa da Linguagem Cênica, criado em 2000). Foi docente da Escola Macunaíma de Teatro - Profissionalizante para atores (2004/08). Tem experiência no campo de Artes Cênicas e Literatura, com ênfase em Processos Criativos, atuando principalmente nas seguintes áreas: Estudos da Performance, Direção Teatral, Atuação e Teoria Teatral. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernando Mesquita de Faria
Nome em citações bibliográficas
FARIA, F. M.;FARIA, FERNANDO MESQUITA DE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
Av. Tancredo Neves, 6731 - Bl. 04
Porto Belo
85856970 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil - Caixa-postal: 2044
Telefone: (45) 35767307


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Literatura.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Poética da penúria: o ator beckettiano, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Profª. Dra. Alai Garcia Diniz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Beckett; atuação; musicalidade; imobilidade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Direção Teatral.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Textualidades contemporâneas.
Setores de atividade: Educação; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2001 - 2004
Mestrado em Artes Cênicas.
Universidade Estadual de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O Movimento Pendular: a música como eixo de encenação no teatro de Beckett,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Prof. Dr. Luiz Fernando Ramos.
Palavras-chave: Beckett; musicalidade; encenação; minimalismo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Educação.
1988 - 1992
Graduação em Bacharel em Artes Cênicas.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Extensão universitária em Seres Ficcionais: treinamento, composição e dramat. (Carga horária: 36h).
Universidade Estadual de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Sobre o Ator. (Carga horária: 64h).
Universidade Estadual de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2000 - 2002
Estudos do Teatro Contemporâneo. (Carga horária: 260h).
Escola Livre de Teatro de Santo André, ELT, Brasil.
2000 - 2001
Direção Teatral. (Carga horária: 40h).
Escola Livre de Teatro de Santo André, ELT, Brasil.
1992 - 1996
Consciência Corporal - Técnica Klauss Vianna. (Carga horária: 768h).
Escola Klauss Vianna, EKV, Brasil.
1995 - 1995
Especialidade em Clown. (Carga horária: 86h).
Instituto Cultura Inglesa, ICI, Brasil.
1994 - 1994
Direção Teatral. (Carga horária: 29h).
Serviço Social da Indústria - SP, SESI, Brasil.
1994 - 1994
Fundamentos da Expressão Corporal. (Carga horária: 54h).
Serviço Social da Indústria - SP, SESI, Brasil.
1993 - 1993
Oficina de Cenografia. (Carga horária: 15h).
Serviço Social da Indústria - SP, SESI, Brasil.
1993 - 1993
Oficina Prática de Dramaturgia. (Carga horária: 12h).
Serviço Social da Indústria - SP, SESI, Brasil.
1993 - 1993
A Arte de Contar Histórias. (Carga horária: 24h).
Serviço Social da Indústria - SP, SESI, Brasil.
1992 - 1992
O Instinto e a Máscara. (Carga horária: 48h).
Escola Nova Dança, END, Brasil.
1989 - 1992
Violão Clássico e Popular. (Carga horária: 96h).
Escola de Música Ruy Weber, EMRW, Brasil.
1988 - 1992
Extensão universitária em Formação de Ator. (Carga horária: 360h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1990 - 1990
Teatro de Rua. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Geraes, UFMG, Brasil.
1988 - 1989
Máscara Neutra, Commèdia Dell'Arte, Nariz de Clown. (Carga horária: 248h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1986 - 1986
Técnicas Circenses. (Carga horária: 64h).
Prefeitura Municipal de Campinas, P/CAMPINAS, Brasil.
1986 - 1986
Musicalização para Crianças. (Carga horária: 96h).
Escola de Musicalização Infantil, EMI, Brasil.
1983 - 1985
Formação Musical. (Carga horária: 576h).
Fundação das Artes de São Caetano do Sul, FASCS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 20
Outras informações
Em 2010/1 foi responsável pelas disciplinas Improvisação I e Técnicas do Ator II.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Em 2009 ministrou as seguintes disciplinas: Teoria e Prática da Performance II, Teatro Contemporâneo, Teatro Experimental Simbolista, Direção Teatral I.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Em 2008, foi responsável pelas disciplinas "Teoria e Prática da Performance I e II", "Improvisação I e II", "Laboratório de Dramaturgia I", "Corpo na Arte II" e "Teatro Experimental" (Optativa).


Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, OC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Artista-educador convidado, Carga horária: 4


Teatro Escola Macunaíma, TEM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 16
Outras informações
professor contratado para ministrar as disciplinas "Interpretação Teatral" e História das Artes Cênicas


Centro de Educação Unificado, CEU, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Artista Orientador, Carga horária: 16
Outras informações
Orientação técnica a novos grupos de teatro.


INCENNA - Escola de Teatro e Televisão, ETT, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 8
Outras informações
Professor contratado para ministrar aulas de História da Televisão a jovens atores.


Secretaria de Estado da Cultura ? Sorocaba, SEC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Artista Educador, Carga horária: 4
Outras informações
Oficina sobre Estudos da Cena Cotemporânea - Direção Teatral.


Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, PMSBC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Secret de Educ e Cultura - SBC, Enquadramento Funcional: Artista Educador, Carga horária: 4
Outras informações
Oficina "A Arte da Performance", desenvolvida com jovens atores e interessados em geral.


Escola Livre de Teatro de Santo André, ELT, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 4
Outras informações
Professor contratado para ministrar a disciplina "Estudos do Teatro Contemporâneo.


Serviço Social da Indústria - SP, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1998
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Administrador de Teatro e Artista Orientador, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenador, programador artístico e administrador do Teatro Popular do Sesi Santo André - SP. De 1993 a 1996 exerceu o cargo de Artista Orientador, ministrando aulas de teatro para crianças, adolescentes e grupos de 3ª idade.


Escola Municipal de Iniciação Artística, EMIA, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2001
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Artista Educador, Carga horária: 8
Outras informações
Professor de Artes, atuando com as faixas etárias 7 a 18 anos.


Prefeitura Municipal de Diadema - Secretaria Municipal de Cultura, PMD, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Artista Educador, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 16
Outras informações
Artista Educador atuando em vários Centros Culturais da cidade de Diadema


Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo, DAE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Artista-educador, Carga horária: 4
Outras informações
Oficina de Teatro Iniciação. Com atores e interessados em teatro em geral.


Secretaria Municipal de Cultura de SBC, SMC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Artista-educador, Enquadramento Funcional: Workshop: Processos de Criação Teatral, Carga horária: 4


Oficina Cultural Regional de Sorocaba, OC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Artista-educador, Enquadramento Funcional: A Ruptura da Convenção ou a Arte Performance, Carga horária: 4


Oficinas Culturais de Sorocaba, ORC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Artista-educador, Enquadramento Funcional: Estudos da Cena Contemporânea, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Interfaces - Artes & Saúde: conhecendo os efeitos das artes cênicas na dinâmica do estresse em estudantes da área de saúde
Descrição: O projeto investiga os benefícios da aplicação de técnicas cênicas na dinâmica do estresse, ansiedade e depressão em estudantes da área de saúde. Ao longo de sua formação, tais sintomas ocorrem em decorrência da sobrecarga de conteúdos curriculares, em razão de relações conflituosas com docentes, por dificuldades na lida com pacientes em estado grave com prognóstico reservado e em situações que despertam julgamentos em relação a pacientes e seus familiares. Em consequência, os estudantes podem sofrer diminuição das horas de sono, privação do convívio social e queda do rendimento acadêmico, além de outras inferências. Dessa forma, a aplicação e o desenvolvimento de técnicas cênicas e improvisacionais, podem repercutir no enfrentamento desses conflitos, colaborando com o seu desempenho acadêmico e sua qualidade de vida..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fernando Mesquita de Faria - Coordenador / Paulo Rogério Maria Júnior - Integrante / Fabiana Aidar Fermino - Integrante.
2016 - Atual
A atual cena latino-americana para além dos grandes eixos geográficos
Descrição: O projeto questiona e problematiza as origens e as formas atuais da cena latino-americana. Para tanto, parte da análise e do estudo de algumas obras pontuais dentro do contexto teatral e suas relações interdisciplinares com áreas como a Literatura, a Antropologia, o Cinema e a Música. Com foco em manifestações cênicas e ritualísticas produzidas fora das grandes capitais culturais, buscamos traçar um mapeamento de artistas e autores latino-americanos cuja poética sugere influências das origens ameríndias e africanas, observando as confluências e divergências de sentidos, os diálogos interculturais e as interseções espaço-temporais destas poéticas. Com a pesquisa, pretendemos realizar experimentos cênicos a partir do conhecimento adquirido com o trabalho de campo e com o embasamento teórico obtido, objetivando a construção de novas formas de pensamento crítico dimensionadas no tempo e no espaço latino-americanos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Fernando Mesquita de Faria - Coordenador / Angela Maria Erazo Munoz - Integrante / Daiane Prado - Integrante / Paulo Rogério Maria Júnior - Integrante / Amanda Bastos Barros - Integrante / Lais Dias de Farias - Integrante / Tatiana Ravendutti - Integrante / Yesica Eliana Machado - Integrante.
2016 - Atual
Intercompresión Plurilingue en Contexto Académico Bilingue
Descrição: La educación, así como los modelos educativos desempeñan un papel fundamental, tanto en la difusión del plurilingüismo, como en la promoción del aprendizaje de lenguas, y contribuyen a la integración regional, la movilidad académica y el contacto entre lenguas y culturas. Inmersos en esta realidad, esta investigación tiene como objetivo principal la descripción de los procesos de comunicación que se han llevado a cabo hasta ahora, en el contexto de la Universidad Federal de Integración Latinoamericana (UNILA), mediante un estudio sociolingüístico de cuño etnográfico centrado en las experiencias lingüísticas de los estudiantes de este ámbito académico. La UNILA, localizada en Foz do Iguaçu, (en la frontera entre Argentina, Brasil y Paraguay), es una universidad construida con base en los conceptos de integración, interdisciplinariedad, bilingüismo (portugués/español). Esta institución abrió sus puertas en 2010 para la entrada de estudiantes de varios países latinoamericanos que llegaron desde diversos ambientes escolares, sociales y culturales, accediendo a un entorno en donde se ven enfrentados a convivir, estudiar y llevar procesos de aprendizaje en una lengua extranjera y con diversas culturas académicas. Este espacio proporciona un terreno fértil para la observación y el análisis de experiencias de comunicación plurilingües y de intercomprensión académica en lenguas romances..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Fernando Mesquita de Faria - Coordenador / Angela Maria Erazo Munoz - Integrante / Tereza Maria Spyer Dulci - Integrante / Valdilena Rammi - Integrante / Pablo Avila Militão - Integrante / Ana Carolina Macedo Teixeira - Integrante / kátia Bernardon de Oliveira - Integrante.
2011 - Atual
Estudos sobre Samuel Beckett
Descrição: Descrição: O "Grupo de Pesquisa Estudos sobre Samuel Beckett" reúne, em encontros mensais, entre professores, doutores, doutorandos e mestrandos, pesquisadores da obra do dramaturgo, prosador, poeta e ensaísta irlandês (1906-9189), vindos de vários campos do conhecimento (letras, filosofia, psicologia social, artes cênicas, artes plásticas) e vinculados a diversas universidades brasileiras (USP, Unifesp, PUC-SP, UFSC, UFRJ, UFRN, UFBA, UNILA). Suas atividades tiveram início em princípio de 2011 e tiveram como primeiro resultado, em julho do mesmo ano, o Simpósio Trajetórias cruzadas: narrativa e drama beckettianos no limite do silêncio, apresentado no XII Congresso Internacional da ABRALIC, realizado na UFPR, Curitiba. Seus eixos de trabalho são, por um lado, a recepção brasileira da obra beckettiana (a memória das encenações, das leituras acadêmicas e de sua repercussão editorial) e, por outro, o estudo dos muitos pontos de confluência e ruptura entre os limites dos gêneros lírico, narrativo e dramático nos escritos beckettianos, centrais na criação moderna e contemporânea. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fábio Rigatto de Souza Andrade - Coordenador / Ana Helena Souza - Integrante / Cláudia Vasconcellos - Integrante / Dirce Waltrick do Amarante - Integrante / Medeiros, Sérgio - Integrante / Gatti, Luciano - Integrante / Malufe, Annita Costa - Integrante / Mercon, Francisco - Integrante / Nicié, Michelle - Integrante / Araújo, Rosanne Bezerra de - Integrante / Benetti, Liliane - Integrante / Bueloni, Livia - Integrante / Faria, Fernando Mesquita - Integrante / Grossio, Nathalia - Integrante / Leite, Wilker - Integrante / Mochiute, Talita - Integrante. Número de produções C, T & A: 24 / Número de orientações: 6.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) .
Integrantes: Fernando Mesquita de Faria - Coordenador / Fabio de Souza Andrade - Integrante / ana helena souza - Integrante / cláudia Vasconcelos - Integrante / annita costa malufe - Integrante / dirce waltrick do amarante - Integrante / luciano gatti - Integrante / francisco mercon - Integrante / michelle nicié - Integrante / liliane benetti - Integrante / livia bueloni - Integrante / nathalia grocio - Integrante / wilker leite - Integrante / talita mochiute - Integrante / rosanne bezerra de araujo - Integrante.
2010 - 2011
Inomináveis
Descrição: Montagem teatral inspirada em textos de Samuel Beckett, com alunos do Curso de Bacharelado em Artes Cênicas da Ufsc..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Fernando Mesquita de Faria - Coordenador.Financiador(es): Secretaria de Cultura e Arte - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2017 - Atual
O Teatro no Ensino Plurilíngue e Intercultural
Descrição: O projeto visa desenvolver as habilidades cênicas dos participantes com o intuito de sensibilizar e refletir sobre as possibilidades do corpo em relação às habilidades linguísticas e da vivência pessoal e coletiva por meio do teatro..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Fernando Mesquita de Faria - Coordenador / Ligia Karina Martins de Andrade - Integrante / Jose Castillo Ramón - Integrante.
2013 - 2014
Diálogos y Diversidad: la formación continuada de profesores de Español desde la perspectiva intercultural
Descrição: El proyecto nace de una iniciativa anterior que se llevó a cabo en la UNILA en la cual se ha constatado que los profesores de lengua española de la comunidad de Foz de Iguazú carecen de formación continuada, principalmente aplicada a su particular contexto de enseñanza en la región de frontera. Este proyecto se apoyará en planteamientos que establccen que la enseñanza de lengua es un importante factor de interculturalidad, en el cual utilizar una lengua cs más que comunicarse, pero también es generar entornos de diálogos, de intercambios y de solidaridad. Por lo tanto, la enseñanza de ELE desde la perspectiva intercultural será 1a base de la que se partirá. La iniciativa consiste promover acciones de formación continuada a los profesores de ELE de Foz de Iguazú y region. Se organizará sobre dos ejcs principales: a) Un curso scmipresencial teórico-practice de 9oh dirigido a los docentes de ELE. b) Dos jornadas Interculturales de la Lengua Española, tituladas ?Diálogos y Diversidad: Jornada lntercultural de la Lengua Española?. Se pretende gencrar un espacio para la reflexión sobre el aprcndizajc dc lenguas y la importancia de ambito intercultural dentro de ellas. El objetivo principal es fomentar una reflexión crítica sobre tales aspectos y elaborar estrategias de fonnación que permitan suplantar las deñciencias fonnativas. Se pretende sensibilizar al cuerpo docente y estudiantil sobre la importancia de la variedad y el respeto hacia las diferencias culturales que constituyen el contexto local, y de la enseñanza de ELE en general, que se presta al contacto de culturas y de gran variedad sociolingüistica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fernando Mesquita de Faria - Coordenador / Rejane Escoto Bueno - Integrante / Henrique Rodrigues Leroy - Integrante / Jorgelina Ivana Tallei - Integrante / Tania Marín Pérez - Integrante.
2013 - Atual
Celeiro de ideias teatrais 2
Descrição: Técnicas improvisacionais de teatro e ações performáticas em bairros periféricos da cidade de Foz do Iguaçu..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fernando Mesquita de Faria - Integrante / Angela Maria Erazo Munoz - Coordenador / Guilherme Cardim Figueira - Integrante / Nicole Dal Pozzo Zanolla - Integrante.
2012 - 2013
Celeiro de ideias teatrais
Descrição: O projeto pretende explorar através da linguagem cênica, a escritura, a criação, a representação de uma obra de teatro plurilingue e a consequente formação de um grupo de teatro que dê legitimidade e representatividade ao binômio universidade-comunidade. Através de uma série de etapas, espera-se estabelecer diálogos com questões sociais que emergem no contexto de fronteira e na América Latina. Por meio de oficinas artísticas, buscaremos enfatizar temas diversificados e chegar a diferentes manifestações culturais. A pesquisa pretende se estender a artistas da região interessados no aprendizado e na reflexão da cultura através da arte..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Fernando Mesquita de Faria - Coordenador / Alai Garcia Diniz - Integrante / Angela Maria Erazo Munoz - Integrante / Irene Porzio Zavala - Integrante / Analía Chernavsky - Integrante / Francisco Leandro de Oliveira - Integrante / Guilherme Cardim Figueira - Integrante / Nicole Dal Pozzo Zanolla - Integrante / Daniela Martello - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estudos da Performance.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Atuação cênica.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Teoria e história do teatro.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
Turma Fernando Faria - Homenagem dos formandos do Curso de Artes Cênicas, UFSC.
2011
Turma Fernando Faria - Homenagem dos formandos do Curso de Artes Cênicas, UFSC.
2005
Melhor Espetáculo: "A Intrusa", de Maurice Maeterlinck, Sesi-Sorocaba, XI Festival Nacional Curta Teatro.
2005
Melhor Direção: "A Intrusa", de Maurice Maeterlinck, Sesi - Sorocaba, XI Festival Nacional Curta Teatro.
2005
Melhor Iluminador: "A Intrusa", de Maurice Maeterlinck, Sesi-Sorocaba, XI Festival Nacional Curta Teatro.
2005
Melhor Cenógrafo: "A Intrusa", de Maurice Maeterlinck, SESI-Sorocaba - XI Festival Nacional.
2003
Melhor Direção: "Rumor", adapt. de textos de Samuel Beckett, Sesi-Sorocaba - IX Festival Curta Teatro.
2003
Projeto Mosaico de Teatro, Cooperativa Paulista de Teatro.
2003
Melhor Figurino: "Rumor", adapt. de textos de Samuel Beckett, SESI-Sorocaba, IX Festival Nacional Curta Teatro.
2002
Melhor Direção: "Play", de Samuel Beckett, Sesi-Sorocaba - VIII Festival Curta Teatro.
2002
Melhor Espetáculo: "Play", de Samuel Beckett, Sesi-Sorocaba - VIII Festival Curta Teatro.
2002
Melhor Iluminador: "Play", de Samuel Beckett, Sesi-Sorocaba - VIII Festival Curta Teatro.
2000
2º Melhor Espetáculo: "Vôo", adapt. de textos de Bertolt Brecht., Mostra de Teatro de São Bernardo do Campo - Prefeitura Municipal de SBC.
1998
Melhor Espetáculo: "Crucians", adapt. de "As Criadas", de Jean Genet., VIII Festival de Teatro Amador de Santo André.
1990
Melhor Ator Coadjuvante, IV Festival Universitário de Teatro de Blumenau.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MACHADO, S. R.2018MACHADO, S. R. ; FARIA, FERNANDO MESQUITA DE . A construção do sentido no gênero canção: um estudo comparativo das canções 'Cultura Lira Paulistana' de Itamar Assunção e 'Tempos de Hibridos' de Rodrigo González. REVISTA LÍNGUA & LITERATURA (ONLINE), v. 19, p. 40, 2018.

2.
FARIA, FERNANDO MESQUITA DE2013FARIA, FERNANDO MESQUITA DE. No limite do silêncio: a cena mínima de Samuel Beckett. Outra Travessia, v. 16, p. 133-141, 2013.

3.
FARIA, F. M.2013FARIA, F. M.. Poética da penúria: o ator beckettiano. Qorpus, v. 08, p. 03-09, 2013.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FARIA, F. M.. Maeterlinck e Beckett: duas faces da dramaturgia do século XX. Cadernos de Teatro da Escola Livre de Teatro, p. 45 - 51, 17 mar. 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FARIA, F. M.. Hamaca paraguaya: um Godot guarani?. In: VI Congresso Internacional Roa Bastos - Arquivos de Fronteira, 2012, Foz do Iguaçu. VI Congresso Internacional Roa Bastos - Arquivos de Fronteira. Florianopolis: Nelool/UFSC, 2011.

2.
FARIA, F. M.. No Rastro do Ator Pós-dramático. In: VI Congresso ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 2010, São Paulo. Processos de Criação e Expressão Cênicas, 2010. p. 1-6.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FARIA, F. M.. O máximo com o mínimo: a cena minimalista de Samuel Beckett. In: XII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada - Centro, Centros; Ética, Estética, 2011, Curitiba. XII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada - Centro, Centros; Ética, Estética. Curitiba: Editora UFPR, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
FARIA, F. M.. O ator pós-dramático. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FARIA, F. M.; AMARANTE, M. I. ; CHECCHIA, C. . Possibilidades Contemporâneas de Mediação Cultural. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FARIA, FERNANDO MESQUITA DE. O teatro paraguaio entre os séculos XX e XXI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FARIA, F. M.. Inovação e dramaticidade no teatro brechtiano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FARIA, F. M.. Inovação e dramaticidade no teatro brechtiano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FARIA, F. M.. O trabalho do ator beckettiano nas peças tardias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FARIA, F. M.. O máximo com o mínimo: a cena minimalista de Samuel Beckett. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FARIA, F. M.. Hamaca Paraguaya: Um Godot Guarani?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FARIA, F. M.. O Teatro Minimalista do Pós-guerra. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
Diniz, Alai Garcia ; FARIA, F. M. . Temas Transatlânticos: Performances e traduções. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
FARIA, F. M.; DIAS, Paula ; Sevegnani, Claudinei . "Claro - Tudo no Timing". 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
FARIA, F. M.; Hass, Tamara ; ORSI, T. ; SAMARTIN, Rafaela ; Goulart, Ricardo . "Mardra - Cena em Quatro". 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
FARIA, F. M.; ORSI, T. ; SAMARTIN, Rafaela ; Hass, Tamara . "Mardra - Cena em Quatro". 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
FARIA, F. M.; Guedert, Gabriel ; Alves, Célio . "Vôo". 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
FARIA, F. M.; Abreu ; RAMOS, L. F. . Maeterlinck e Beckett: duas faces da dramaturgia do século XX. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
FARIA, F. M.; Diniz, Alai Garcia ; Guedert, Gabriel ; Hass, Tamara ; ORSI, T. ; SAMARTIN, Rafaela ; SCHEIBE, C. ; Silva, Carlos Eduardo da . Inomináveis - Coletivo Beckett. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
FARIA, F. M.. Projeto Cenotécnico - coordenação da construção da sala de práticas corporais do Curso de Artes Cênicas da Ufsc. 2009.

2.
FARIA, F. M.; Jerônimo, Fábio . Projeto Cenotécnico - criação e execução do primeiro espaço cênico do Curso de Artes Cênicas da UFSC. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
FARIA, FERNANDO MESQUITA DE; Diniz, Alai Garcia . Dramaturgia daCena. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FARIA, F. M.. Bufão: do grotesco ao sublime. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FARIA, F. M.. A cena pós-dramática. 2011. .


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
FARIA, F. M.; PRADO, D. ; VARELA, S. I. ; GOMES, L. . Fragmentos de Nosotros. 2015. Performática.

2.
FARIA, F. M.; VARELA, S. I. ; PRADO, D. ; GOMES, L. . Mojiganga. 2014. Teatral.

3.
FARIA, F. M.. 'FALA COMIGO DOCE COMO A CHUVA'. 2013. Teatral.

4.
FARIA, F. M.. 'DESFIBRILAÇÕES'. 2013. Performática.

5.
FARIA, F. M.. 'AL FACES'. 2013. Coreográfica.

6.
FARIA, F. M.. INQUIETAÇÕES. 2012. Performática.

7.
FARIA, F. M.. 'ARTE-RELÂMPAGO'. 2012. Performática.

8.
FARIA, F. M.; Goulart, Ricardo ; DIAS, Paula ; Hass, Tamara ; ORSI, T. ; SAMARTIN, Rafaela ; Sevegnani, Claudinei . "SUCURSAL SEIS". 2010. Teatral.

9.
FARIA, F. M.; Guedert, Gabriel ; Hass, Tamara ; ORSI, T. ; SAMARTIN, Rafaela ; SCHEIBE, C. ; Silva, Carlos Eduardo da . "INOMINÁVEIS". 2010. Teatral.

10.
FARIA, F. M.; SAMARTIN, Rafaela ; ORSI, T. ; Hass, Tamara ; Goulart, Ricardo . 'MARDRA". 2009. Teatral.

11.
FARIA, F. M.; Sevegnani, Claudinei ; DIAS, Paula . "CLARO". 2009. Teatral.

12.
FARIA, F. M.; Zuca Zenker ; Márcio Santos ; Laura Kradichi ; Rosa, Edison ; Guedes, Telma . "...QUASE NADA". 2009. Teatral.

13.
FARIA, F. M.; Zuca Zenker ; Márcio Santos ; Laura Kradichi ; Rosa, Edison ; Guedes, Telma . "...QUASE NADA". 2009. Teatral.

14.
FARIA, F. M.; Zuca Zenker ; Silva, Carlos Eduardo da ; Korting, Ilze ; Goulart, Ricardo . "A PONTE". 2009. Teatral.

15.
FARIA, F. M.; Zuca Zenker ; Silva, Carlos Eduardo da ; Korting, Ilze ; Goulart, Ricardo . "A PONTE". 2009. Teatral.

16.
FARIA, F. M.; Daniel Nader ; Bárbara Morais ; Bruna Panegassi ; Eli Nakamura ; Ronni Ederson . "N.A.D.A. - Noções de Ações Dramáticas Absurdas". 2008. Teatral.

17.
FARIA, F. M.; Alves, Célio ; Sampaio, Andréh ; Goulart, Ricardo ; Silva, Carlos Eduardo da ; Iuaquim, Maria Luiza . "VÔO". 2008. Teatral.

18.
FARIA, F. M.; SAMARTIN, Rafaela ; ORSI, T. ; Hass, Tamara ; Goulart, Ricardo . "MARDRA". 2008. Teatral.

19.
FARIA, F. M.; Bárbara Morais ; Daniel Nader ; Bruna Panegassi ; Eli Nakamura ; Ronni Ederson . "N.A.D.A. - Noções de Ações Dramáticas Absurdas". 2008. Teatral.

20.
FARIA, F. M.. "P.H.D. - PERFORMANCES NO HOSPÍCIO DOS DOUTORES". 2008. Teatral.

21.
FARIA, F. M.; Fabiana Aidar ; Eli Nakamura ; Ronni Ederson ; Santos, Ivonete ; Bugalo, Fernanda . "SUICIDADOS". 2007. Teatral.

22.
FARIA, F. M.. "WOYZECK NÃO VALE UMA ERVILHA". 2007. Teatral.

23.
FARIA, F. M.; Priscilla Herrerias ; Márcio Santos ; Rosana Damas ; Zuca Zenker ; Laura Kradichi ; Nancy Macedo ; Iva Inês . RUMORES.... 2006. Teatral.

24.
FARIA, F. M.; Rosana Damas ; Isabel Lima ; Zuca Zenker ; Márcio Santos ; Laura Kradichi ; Ramos, Cristina Lázaro ; Guedes, Telma ; Rosa, Edison . "RUMORES... OUTRAS HIISTÓRIAS". 2005. Teatral.

25.
FARIA, F. M.; Reineger, Roberto ; Simardi, Lívia ; Troper, Diana . "FALA COMIGO DOCE COMO A CHUVA E ME DEIXA OUVIR". 2005. Teatral.

26.
FARIA, F. M.; Priscilla Herrerias ; Márcio Santos ; Rosana Damas ; Zuca Zenker ; Laura Kradichi ; Nancy Macedo ; Iva Inês . "RUMORES...". 2004. Teatral.

27.
FARIA, F. M.; Sá, Douglas ; Nascimento, Harissa ; Badaoui, Nathalie . "DESVAZIO". 2004. Teatral.

28.
FARIA, F. M.; Mota, Laura ; Perdomo, Gabriela ; Pimentel, Edmária ; Whitaker, Kallu ; Moraes, Péricles . "SETE GATINHOS INOCENTES". 2004. Teatral.

29.
FARIA, F. M.; Priscilla Herrerias ; Zuca Zenker ; Laura Kradichi ; Márcio Santos ; Nancy Macedo ; Iva Inês . "RUMORES...". 2003. Teatral.

30.
FARIA, F. M.; Priscilla Herrerias ; Márcio Santos ; Rosana Damas ; Zuca Zenker ; Laura Kradichi ; Nancy Macedo ; Iva Inês . "RUMORES...". 2003. Teatral.

31.
FARIA, F. M.; Rosana Damas ; Isabel Lima ; Priscilla Herrerias . "FRAGMENTOS HUMANOS". 2002. Teatral.

32.
FARIA, F. M.; Isabel Lima ; Rosana Damas . "FRAGMENTOS HUMANOS". 2002. Teatral.

33.
FARIA, F. M.; Márcio Santos ; Zuca Zenker ; Laura Kradichi ; Rodrigues, Rogério ; Romão, Maira . "INSENSÍVEIS". 2002. Teatral.

34.
FARIA, F. M.; Priscilla Herrerias ; Rosana Damas ; Márcio Santos . "RUMORES...". 2002. Teatral.

35.
FARIA, F. M.; Zuca Zenker ; Laura Kradichi ; Márcio Santos ; Rodrigues, Rogério ; Romão, Maira . "INSENSÍVEIS". 2001. Teatral.

36.
FARIA, F. M.; Isabel Lima ; Rosana Damas . "FRAGMENTOS HUMANOS". 2001. Teatral.

37.
FARIA, F. M.; Zuca Zenker ; Márcio Santos ; Laura Kradichi ; Rodrigues, Rogério ; Romão, Maira . "INSENSÍVEIS". 2001. Teatral.

38.
FARIA, F. M.; Isabel Lima ; Rosana Damas . "FRAGMENTOS HUMANOS". 2000. Teatral.

39.
FARIA, F. M.; Priscilla Herrerias ; Prestupa, Carina ; Tannús, Daniela . "CRUCIANS". 1996. Teatral.

40.
STOCKLER, A. ; FARIA, F. M. . NA SELVA DAS CIDADES. 1996. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
FARIA, F. M.; Zuca Zenker ; Laura Kradichi ; Márcio Santos ; Rosa, Edison ; Guedes, Telma . "...Quase Nada". 2009 (Peça teatral).

2.
FARIA, F. M.; Zuca Zenker ; Márcio Santos ; Laura Kradichi ; Rosa, Edison . "...Quase Nada". 2009 (Peça teatral).

3.
FARIA, F. M.. "N.A.D.A. - Noções de Ações Dramáticas Absurdas". 2008 (Espetáculo teatral).

4.
FARIA, F. M.. "N.A.D.A. - Noções de Ações Dramáticas Absurdas". 2008 (Espetáculo teatral).

5.
FARIA, F. M.. "Suicidados". 2007 (Espetáculo Teatral).

6.
FARIA, F. M.; Moraes, Péricles ; Mota, Laura ; Perdomo, Gabriela ; Pimentel, Edmária ; Stasi, Lilian ; Whitaker, Kallu . "Sete Gatinhos Inocentes". 2006 (Peça teatral).

7.
FARIA, F. M.; Rodrigues, Rogério ; Sá, Douglas ; Nascimento, Harissa ; Badaoui, Nathalie . "Desvazio". 2005 (Espetáculo teatral).

8.
FARIA, F. M.; Maniquelli, Danilo ; Aguiar, Silene ; Tadeu, Cássio ; Soares, Juliana . "Vestido de Noiva". 2005 (Espetáculo teatral).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LESSA, G. S. M.; FARIA, F. M.; OLIVEIRA, M. J.; TERRA, V. D. S.. Participação em banca de Tani Marin Pérez. Lazos: Cuerpo Orgánico en la Cultura Digital. 2018. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
Diniz, Alai Garcia; PEREIRA, D. A.; FARIA, F. M.; MACHADO, R.; MIOLA, G. C.. Participação em banca de André de Souza Macedo. Dramaturgia de fronteira: táticas de arte-ação no contato entre arquivos, corpos e territórios. 2017. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Teses de doutorado
1.
FARIA, F. M.; BUENO, M.; SAEZ, O. C.; WEININGER, M.; FINCO, H.. Participação em banca de Caléu Nilson Moraes. O racista ignóbil e o perspectivista compassivo: refletindo sobre uma versão de A Kasida de Richard Francis Burton. 2014. Tese (Doutorado em Estudos da Tradução) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
PRADA, L. E. A.; VIEIRA, M. E.; FARIA, FERNANDO MESQUITA DE. Participação em banca de Vanderleia da Costa Barbosa. De Freire a Boal: relação socioeducativa entre a Pedagogia do Oprimido e o Teatro do Oprimido para uma educação emancipatória. 2017.

2.
FARIA, F. M.; PEREIRA, D. A.; SILVA, P. R.. Participação em banca de André de Souza Macedo. (Re)escrita e Encenação Colaborativa - O contato entre o texto dramático "El Acompañamiento e o relato pessoal da montagem teatral. 2016.

3.
MARINHO, M.; FARIA, F. M.; MACHADO, R.; GUIZZO, A. R.. Participação em banca de Simone Zamperon. CENAS DO TEATRO DE RESISTÊNCIA NA AMÉRICA LATINA: GOTA D? ÁGUA (BRASIL, 1975, CHICO BUARQUE E PAULO PONTES) E LO CRUDO, LO COCIDO, LO PODRIDO (CHILE, 1978, MARCO ANTONIO DE LA PARRA). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FARIA, FERNANDO MESQUITA DE; PEREIRA, D. A.; FLORES, V. O.. Participação em banca de Atilon Lima Cerqueira.Vídeo dança: performance e coreografia para a câmera. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
MAIA, F. P. S.; SILVA, J. P.; PARREIRAS, V.; FARIA, F. M.. Participação em banca de Kelen Cristina Benjamin Santos.Contação de histórias como contribuição para formação leitora: uma performance sobre a lenda das cataratas do Iguaçu. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
FARIA, F. M.; Schmithausen, Elise S.. Participação em banca de Elise Schmithausen Schmiegelow.TCC - "Sonhos de uma noite de verão". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FARIA, F. M.. Banca Examinadora do Concurso para Professores da Carreira de Magistério Superior. 2014. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Outras participações
1.
FARIA, F. M.; Diniz, Alai Garcia; Medeiros, Sérgio Rodrigues. Concurso seletivo para provimento do cargo de professor colaborador para o curso de artes cênicas da UFSC. 2009. Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
FARIA, F. M.; Diniz, Alai Garcia; Medeiros, Sérgio; Trösel, Janaína Martins. Banca examinadora para seleção de professor colaborador na área de Artes Cênicas. 2009. Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
FARIA, F. M.; Vargas, José Ernesto; Barros, Luizete Guimarães. Seleção de alunos para o preenchimento de vagas ociosas do Curso de Artes Cênicas da UFSC. 2008. Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
FARIA, F. M.. Mostra de Artes de Diadema. 2004. Prefeitura Municipal de Diadema - Secretaria Municipal de Cultura.

5.
FARIA, F. M.; Kerlin, Merlin. Festival Nacional de Curta Teatro de Sorocaba. 2004. Prefeitura Municipal de Sorocaba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos.UNILA: uma Universidade em construção. 2017. (Simpósio).

2.
VIII Congresso Internacional Roa Bastos - Po(éticas) e políticas do caribe andino ao grande chaco. O teatro paraguaio entre os séculos XX e XXI. 2015. (Congresso).

3.
I Colóquio Samuel Beckett.O trabalho do ator beckettiano nas peças tardias. 2013. (Outra).

4.
XII Congresso Internacional ABRALIC. O máximo com o mínimo: a cena minimalista de Samuel Beckett. 2011. (Congresso).

5.
Seminário Teórico Além do Teatro Dramático. 2010. (Seminário).

6.
V Congresso Internacional Roa Bastos de Literatura: Rafael Barret. Hamaca Paraguaya: Um Godot Guarani?. 2010. (Congresso).

7.
VI Congresso ABRACE - Arte e ciência: abismo de rosas. No Rastro do ator pós-dramático. 2010. (Congresso).

8.
Arte e Pensamento no Século XXI."Claro!". 2009. (Encontro).

9.
I Encontro Internacional de Teatro da UFSC."Mardra". 2009. (Encontro).

10.
III Semana Acadêmica de Letras.Samuel Beckett: do texto à cena uma questão de infidelidade. 2009. (Seminário).

11.
IV Simpósio Roa Bastos - Imaginários Bélicos.O teatro minimalista de pós-guerra. 2009. (Simpósio).

12.
I Semana de Teatro."Vôo sobre o Oceano". 2008. (Outra).

13.
I Semana de Teatro da Ufsc.Mardra - adaptação de peça de Eugène Ionesco. 2008. (Encontro).

14.
I Semana Ousada de Artes.P.H.D. - Performances no Hospício dos Doutores. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARINHO, M. ; CORTEZ, M. ; GUIZZO, A. R. ; FARIA, F. M. ; CIACCHI, A. ; COTA, D. . II Jornadas Latino-Americanas de Linguagens e Cultura. 2017. (Outro).

2.
FARIA, F. M.; CHECCHIA, C. ; PEREIRA, D. A. ; MIOLA, G. C. ; AMARANTE, M. I. . IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE MEDIAÇÃO CULTURAL. 2017. (Outro).

3.
FARIA, F. M.; CHECCHIA, C. ; PEREIRA, K. . CILADA - Semana Acadêmica do Centro Interdisciplinar de Letras e Artes. 2016. (Outro).

4.
FARIA, F. M.; Diniz, Alai Garcia ; PEREIRA, D. A. ; VILLALVA, M. R. ; CARVALHAL, T. ; AMARANTE, M. I. . II Encontro Internacional de Mediação Cultural. 2014. (Outro).

5.
Diniz, Alai Garcia ; FARIA, F. M. ; PEREIRA, D. A. ; COTA, D. . I Semana de Mediação Cultural. 2012. (Outro).

6.
Diniz, Alai Garcia ; FARIA, F. M. . Mbae Jara (El propietario). 2012. (Outro).

7.
FARIA, F. M.; Ângela Barros ; Cibele Forjaz ; William Pereira ; Francisco Medeiros . XII Festival Nacional Curta Teatro de Sorocaba. 2006. (Festival).

8.
FARIA, F. M.; MARIN, J. A. ; Tonezzi, José . I Festival Internacional de Teatro de Rua de Campinas - SP. 1990. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
luciano Dutra Miguel. MANO Y CONTRAMANO - CORPO, ESPAÇO e FORMAÇÃO DE IDENTIDADE NO BUTOH COMO FLUXO ou CHOQUE AO PERCURSO OCIDENTAL ABAIXO DA LINHA DO EQUADOR. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

2.
Jose Ramon Castillo Fernandez. Dramaturgia del Cuerpo: Cuerpo/escrito y Cuerpo/representado. Una perspectiva de la estética del teatro y del actor en Latinoamérica.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Celso Carlos da Col. O TEATRO ÉPICO DE BRECHT COMO ARMA DE CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA PARALELO AO TEATRO DO OPRIMIDO DE BOAL COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

4.
Silas Rodrigues Machado. A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO NO GÊNERO CANÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS CANÇÕES CULTURA LIRA PAULISTANA DE ITAMAR ASSUMPÇÃO E TIEMPO DE HÍBRIDOS DE RODRIGO GONZÁLEZ. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

5.
Simone Zamperon. Cenas do teatro de resistência na América Latina: Gota d'água e Lo Crudo, lo cocido, lo podrido. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Coorientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernando Mesquita de Faria. Corpos que contam: criação de uma narrativa cênica através do movimento. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

2.
Fernando Mesquita de Faria. O paradigma expressionista latino-americano: uma montagem cênica a partir da poética de Oswaldo Guayasamin. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Simone Zamperon. Cenas do teatro de resistência na América Latina: Gota d'água (Brasil, 1975, Chico Buarque e Paulo Pontes) e Lo Crudo, lo cocido, lo podrido (Chile, 1978, Marco Antonio de la Parra). 2015. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, . Coorientador: Fernando Mesquita de Faria.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Isabela Fernandesde Souza. A poética da ira: uma montagem cênica a partir da obra de Oswaldo Guayasamínn. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Fernando Mesquita de Faria.

2.
Tania Marín Pérez. Corpos que falam: criação de uma narrativa cênica através do movimento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Fernando Mesquita de Faria.

3.
Rafaela Samartino Herran. Imobilidade e verborragia: desafios de uma atriz beckettiana. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Fernando Mesquita de Faria.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FARIA, F. M.. Inovação e dramaticidade no teatro brechtiano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
FARIA, FERNANDO MESQUITA DE; Diniz, Alai Garcia . Dramaturgia daCena. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


2009 - Aprovado em 1º lugar no Concurso Público para Professor Assistente da Universidade Federal de Santa Catarina, Edital 083DDPP2009, no campo de conhecimento Preparação do Ator (Concurso não homologado). 

Criou em 2000, juntamente a outros atores profissionais, a "Comparsaria Teatro", grupo de pesquisa e criação cênica. A Companhia que, desde 2002 mantém um núcleo fixo de atores, tem sido um "laboratório de pesquisas" para seus integrantes, estando aberta a estagiários e colaboradores. O eixo central do Grupo é a pesquisa da linguagem cênica e a criação da dramaturgia da cena, tendo o ator como elemento fundador do fenômeno teatral. Duas matrizes geradoras orientam as investigações e criações: o trabalho desenvolvido a partir de textos dramáticos e pós-dramáticos (encenando peças como "Fragmento para Teatro I", de Samuel Beckett, "Crucians", criação a partir do texto "As Criadas" de Jean Genet e "A Intrusa" (texto simbolista de Maurice Maeterlinck) e a criação colaborativa de uma dramaturgia pessoal, desenvolvendo peças como "Insensíveis", inspirada em personagens femininos de William Shakespeare. A outra vertente parte da investigação de uma cenografia própria (cenários, figurinos, iluminação, sonoplastia etc.), desenvolvida pelos integrantes do Grupo. A Companhia já se apresentou em várias cidades brasileiras, recebendo prêmios e menções.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 17:10:37