Denise Maria de Matos Pereira Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2934487191837844
  • Última atualização do currículo em 04/06/2018


Doutoranda em Educação (UFPR); Mestre em Educação (UFPR); Especialista em Altas Habilidades/Superdotação (2008); Educação Especial (2000); Metodologia do Ensino (1997) e Graduada em Letras(1988). Técnica pedagógica na área de Altas Habilidades/Superdotação no Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional da Secretaria do Estado da Educação do Paraná. Sócio-Fundadora da ACASAH - Associação Curitibana de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação, membro do CONBRASD - Conselho Brasileiro para Superdotação e do NEPAHS - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação (UFPR e PUCPR). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Denise Maria de Matos Pereira Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, D. M. M. P.;MATOS, D. M.

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional - DEEIN.
Avenida Água Verde, 2140
Água Verde
80010050 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 33401766
Ramal: 1765
URL da Homepage: http://www.educacao.pr.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA E A CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PARANÁ: PROPOSIÇÃO, NORMATIVAS E AÇÕES, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Laura Ceretta Moreira.
Palavras-chave: Educação Especial; Avaliações em larga escala; políticas públicas.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO FRENTE ÀS ESTRATÉGIAS DE IDENTIFICAÇÃO E ATENDIMENTO AO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Laura Ceretta Moreira.
Palavras-chave: altas habilidades/superdotação; ensino superior; formação de professores.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2006
Especialização em Educação Especial-Altas Habilidades/Superdotação. (Carga Horária: 582h).
Faculdade Padre João Bagozzi, BAGOZZI, Brasil.
Título: Cluster como estratégia para desenvolvimento do talento.
Orientador: Marlene Salete Koch Lins.
2000 - 2000
Especialização em Magistério da Educação Básica Educação Especial. (Carga Horária: 360h).
Instituto Brasileiro de Pós Graduação E Extensão, IBPEX, Brasil.
Título: Inclusão Escolar: um direito para todos".
Orientador: Benhur Etelberto Gaio.
1996 - 1997
Especialização em Metodologia do Ensino de 1º e 2º Graus. (Carga Horária: 360h).
Instituto Brasileiro de Pós Graduação E Extensão, IBPEX, Brasil.
Título: O Estatuto da Criança e do Adolescente e a Prática Pedagógica no Ensino Público de 1º e 2º Graus.
Orientador: Vera Lúcia Pacheco.
2007 - 2009
Aperfeiçoamento em Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado. (Carga Horária: 808h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED-PR, Brasil.
Título: A IDENTIFICAÇÃO E INCLUSÃO DO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DO PARANÁ. Ano de finalização: 2009.
Orientador: Laura Ceretta Moreira.
Bolsista do(a): Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED-PR, Brasil.
2001 - 2001
Aperfeiçoamento em Neuropsicologia Para Educadores. (Carga Horária: 180h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Em que o conhecimento da Neuropsicologia pode ser útil para o professor nos transtornos de aprendizagem. Ano de finalização: 2001.
Orientador: Tatiana I J. de Sá Riechi.
1985 - 1988
Graduação em Letras Português Inglês.
Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
1982 - 1984
Curso técnico/profissionalizante.
Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, IEPPEP, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2006
Aprofundamento Altas Habilidades/Superdotação. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED-PR, Brasil.
2005 - 2005
Ações Ped Para Alunos Com Nec Educ Esp Área de Alt. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED-PR, Brasil.
2005 - 2005
Ações Ped Para Alunos Com Nec Educ Esp Área de Alt. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED-PR, Brasil.
2004 - 2004
Aprofundamento Sobre Superdotação Altas Habilidade. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED-PR, Brasil.
2003 - 2003
Adaptações Curriculares. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED-PR, Brasil.
2003 - 2003
Ações Ped Para Alunos Com Nec Educ Esp Área de Alt. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED-PR, Brasil.
2001 - 2001
Talento E Superdotação Identificação Atendimento. (Carga horária: 80h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED-PR, Brasil.
2000 - 2000
Professor Formador Professor Em Formação. (Carga horária: 24h).
Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, IEPPEP, Brasil.
1996 - 1996
Curso de Capacitação Educação na Diversidade. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED-PR, Brasil.
1996 - 1996
Curso de Proficiência Básica Em o Processo da Apre. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED-PR, Brasil.
1995 - 1995
Curso de Atualização Para Professores Que Atuam na. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED-PR, Brasil.
1992 - 1992
Aperfeiçoamento Em Concepções e Metodologias de En. (Carga horária: 65h).
Fundação Educacional do Norte Catarinense, FUNORTE, Brasil.
1992 - 1992
Projeto Pedagogia de Meios Curso Um Salto Para o F. (Carga horária: 80h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED-PR, Brasil.
1992 - 1992
Magistério Ensino de 1º Grau Pré Escola. (Carga horária: 80h).
Centro de Treinamento do Magistério do Paraná, CETEPAR, Brasil.
1990 - 1990
O Ciclo Básico e Suas Implicações no Curso de Magi. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED-PR, Brasil.
1990 - 1990
Curso de Atualização Em Alfabetização. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED-PR, Brasil.


Atuação Profissional



Tribunal Regional Federal da 5ª Região, TRF- 5ª REGIÃO, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Subsecretaria de Informática Desenvolvimento, Carga horária: 40
Outras informações
Cedida pelo Governo do Estado do Paraná à referida Côrte Judicial (TRF5) para participar da construção teórica do projeto de implantação de Creche para filhos dos funcionários. Após a conclusão deste projeto, a prestação de serviço foi na Biblioteca da instituição.


Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED-PR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica Pedagógica, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

8/2004 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Docência Educação Especial: Sala de Recursos para Altas Habilidades de 5ª a 8ª série
Docência Educação Especial: Sala de Recursos para Altas Habilidades de 1ª a 4ª série
2/1988 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Docência de 1ª a 4ª série
Português - docência de 5ª a 8ª série
Inglês - docência de 5ª a 8ª série
Regência Ciclo Básico
Coordenador Pedagógico
Docência Educação Especial 1ª a 8ª - Sala de Recursos para alunos com indicativos de Altas Habilidades/Superdotação

Pós-Graduação - Instituto Tecnológico e Educacional, ITECNE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Prestação de serviço


Pós Graduação Bagozzi, BAGOZZI, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2010
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

3/2002 - Atual
Ensino, Educação Especial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação Especial
Bases Biológicas e Neuropsicológicas do Desenvolvimento Humano
Metodologias de Ensino e Adaptações Curriculares na área das Altas Habilidades/Superdotação
3/2002 - Atual
Ensino, Gestão Escolar, Orientação e Supervisão Educaciona, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho pedagógico com portadores de necessidades educacionais especiais
3/2002 - Atual
Ensino, Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundam, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento humano:deficiências, transtornos, superdotação e implicações no processo educativo


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Necessidades educacionais especiais e o processo de ensino e aprendizagem nos cursos de licenciatura da UFPR
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Denise Maria de Matos Pereira Lima - Integrante / Laura Ceretta Moreira - Coordenador / Shirley Aparecida dos Santos - Integrante / Eliane Maria Stroparo - Integrante / Rosangela Gehrke Seger - Integrante / Mariana Andreotti Dias - Integrante / Natalia dos Passos - Integrante / Quéops Miguel David da Costa Silva - Integrante.
2009 - 2011
Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano
Descrição: Este grupo, originário do grupo Cognição e Aprendizagem Escolar, vem se consolidando na produção de conhecimentos na área do desenvolvimento humano, cognição e aprendizagem escolar, visando a articulação constante da teoria e da prática, contemplando estudos sobre: - desenvolvimento psicológico e suas implicações educacionais; - aprendizagem de alunos e formação de professores em diferentes contextos educativos; - relação professor-aluno-conteúdo/saber no campo específico lecto/escrita; - necessidades especiais e inclusão escolar; - desenvolvimento e aprendizagem da criança pequena tanto na educação infantil quanto na educação especial; educação preventiva integral; práticas educativas familiares; entre outros. As investigações do Grupo têm gerado produções docentes e discentes, que vêm sendo divulgadas em veículos nacionais e internacionais, possibilitando um maior intercâmbio com grupos de pesquisa já consolidados. Essas produções também vêm sendo divulgadas em simpósios e mesas-redondas dos principais congressos e eventos científicos brasileiros e internacionais. O Grupo também tem atuado intensivamente na formação de pesquisadores, professores e profissionais realizada no âmbito da graduação, da pós-graduação e da extensão. As pesquisas realizadas têm possibilitado uma atuação junto a professores e técnicos da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior, incluindo o ensino especial, no sentido de subsidiar práticas educativas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Denise Maria de Matos Pereira Lima - Coordenador.
2000 - 2010
ASPECTOS PSIQUICOS E PSICOSSOCIAIS DO SER HUMANO EM DESENVOLVIMENTO
Descrição: Sabendo que o desenvolvimento do ser humano é consequência de variáveis normativas ligadas a maturação biológica, variáveis normativas ligadas à cultura e variáveis não-normativas, ou seja, variáveis ligadas a ontogênese, é de vital importância que se estude aspectos do desenvolvimento do ser humano para poder compreendê-lo melhor e que se possa melhorar a sua qualidade de vida, no que se refere ao indivíduo como um todo. O homem é um ser bio-psico-social em constante interação com o seu meio, transformando e sendo transformado pela sua realidade, na medida em que se insere no contexto das relações interpessoais passadas, presentes e possíveis relações futuras. Descrição das atividades: Realização de Seminários - envolve professores e outros profissionais de Psicologia e áreas afins. Esses Seminários também são abertos para a participação de acadêmicos da PUCPR e demais Universidade de Curitiba. Realização de pesquisas - Envolve acadêmicos da pós-graduação em Saúde Mental e da graduação. Orientação de projetos de pesquisa e de monografias - Envolve acadêmicos da pós-graduação em Saúde Mental e da graduação na Psicologia e na Comunicação Social..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Denise Maria de Matos Pereira Lima - Integrante / Celina Liboni Dalapria - Integrante / JUSSARA MARIA JANOWSKI CARVALHO - Coordenador / ELIZABETTH CARVALHO DA VEIGA - Integrante / PAULA M. Y. SAKAGUTI - Integrante / Andressa Moura Lewek - Integrante / Ceciana Ames Schallenberger - Integrante / Elizabeth Carvalho da Veiga - Integrante / Ilma Lopes Soares de Meirelles Siqueira - Integrante / Isabel Cristina de Abreu Fochesato - Integrante / Maria Angélica de Moura - Integrante / Mari Angela Calderari Oliveira - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Núcleo de Estudos e Práticas em Altas Habilidades/Superdotação ? NEPAHS
Descrição: Objetiva promover espaço de reflexão, capacitação e intervenção na área Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD); oportunizar a sensibilização, discussão e aprofundamento sobre o tema AH/SD; identificar as pessoas com indicadores de AH/SD a fim de promover ações interventivas aos sujeitos e a comunidade. As atividades desenvolvidas dividem-se em três partes, a primeira de Levantamento de Indicadores, a segunda de Avaliação e a terceira parte de Intervenção de AH/SD. O projeto pretende alcançar o maior número de pessoas e instituições na disseminação dos conhecimentos, com caráter interdisciplinar educativo, científico e político, articulando o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabilizando a relação transformadora entre a Universidade e os demais setores da sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .

Integrantes: Denise Maria de Matos Pereira Lima - Integrante / Laura Ceretta Moreira - Coordenador / Tatiana Izabele Jaworski Sá Riechi - Integrante / Eliane Regina Titon Hotz - Integrante / Ana Carolina Cyrino Pessoa Martelli - Integrante / Elizabeth Carvalho da Veiga - Integrante / Selma Maria Lamas - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Neuropsicologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Altas Habilidades/Superdotação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Educacionais.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliação Educacional.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Premio Maria Helena Novaes, CONBRASD.
2006
Voto de Louvor e Congratulações, Câmara Municipal de Curitiba.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOOS-SANTANA, H.2016LOOS-SANTANA, H. ; LIMA, D. M. M. P. ; SANTANA-LOOS, R. S. ; Bueno, P. A. R. . A condução do bem viver na velhice: Um ensaio sobre ética, felicidade e morte. Psicologia Argumento (PUCPR. Online), v. 34, p. 89, 2016.

2.
LIMA, D. M. M. P.2005 LIMA, D. M. M. P.; FREDERICO, Carlos Eduardo . EM QUE O CONHECIMENTO DA NEUROPSICOLOGIA PODE SER ÚTIL PARA O PROFESSOR NA PREVENÇÃO DOS DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM. EM QUE O CONHECIMENTO DA NEUROPSICOLOGIA PODE SER ÚTIL PARA O PROFESSOR NA PREVENÇÃO DOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM, FACEL, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, D. M. M. P.. Educação e a Pessoa com AH/SD. In: Allan Martins Mohr; Anderson Spier Gomes; Luiza Helena Raittz Cavallet; Vitor Costadela de Oliveira e Costa. (Org.). Pensando a Inclusão. 22ed.Curitiba: Editora UTFPR, 2012, v. 1, p. 85-88.

2.
LIMA, D. M. M. P.; MOREIRA, L. C. . A INTERFACE ENTRE OS NAAH/S E UNIVERSIDADE: UM CAMINHO PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. In: Coordenadoras: Laura Ceretta Moreira e Tania Stoltz. (Org.). Altas Habilidades/Superdotação, Talento, Dotação e Educação. 1ed.Curitiba: Juruá, 2012, v. 1, p. 143-153.

3.
LIMA, D. M. M. P.; BRANDÃO, S. H. A. . O Atendimento Educacional Especializado para alunos com Altas Habilidades e Superdotação. In: Cristinan Cerezuela Jacobsen; Nerli Nonato Ribeiro Mori. (Org.). Atendimento educacinal especializado no contexto da educação básica. 1ed.Maringá: EDITORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, 2012, v. 1, p. 140-151.

4.
LIMA, D. M. M. P.; MOREIRA, L. C. . Interface entre o NAAH/S e universidade: um caminho para a inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação. In: Laura Ceretta Moreira; Tania Stoltz. (Org.). Altas Habilidades/Superdotação, Talento, Dotação e Educação. 22ed.Curitiba: Juruá Editora, 2012, v. 1, p. 143-153.

5.
LIMA, D. M. M. P.; MOREIRA, L. C. ; BOLSANELLO, M. A. . Altas Habilidades/Superdotação no Ensino Superior. In: Laura Ceretta Moreira; Rosangela Gehrke Seger. (Org.). Cadernos de Educação Inclusiva. 20ed.Curitiba: UFPR, 2010, v. 1, p. 33-50.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, D. M. M. P.. Altas habilidades/superdotação: características e identificação. In: Seminário Municipal de Educação, 2011, Francisco Beltrão. Inclusão Educacional: interagindo com a diversidade. Francisco Beltrão: SMECE, 2011. v. 1. p. 63-66.

2.
LIMA, D. M. M. P.; KUHN, Cleuza ; MOREIRA, L. C. ; SOUZA, Angelo Ricardo . POLÍTICA PÚBLICA PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL E OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO DO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. In: do I Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, IV Encontro Nacional do ConBraSD e IV Seminário de Altas Habilidades/Superdotação da UFPR, 2010, Curitiba. do I Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, IV Encontro Nacional do ConBraSD e IV Seminário de Altas Habilidades/Superdotação da UFPR. Curitiba: UFPR, 2010. v. 01.

3.
Elizabeth Carvalho da Veiga ; LIMA, D. M. M. P. . Teoria Modular da Mente e a Superdotação: uma proposta de identificação e intervenção. In: VI Congreso Iberoamericano de superdotación, talento y creatividad, 2006, Mar Del Plata. Ideacción especial, formato libro, año 2006. Valladolid: Centro Huerta Del Rey, 2006. v. Nº 25. p. 242-249.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, D. M. M. P.; Elizabeth Carvalho da Veiga . A MODULARIDADE DA MENTE E A SUPERDOTAÇÃO: UMA PROPOSTA DE IDENTIFICAÇÃO E INTERVENÇÃO. In: VII CONGRESO BIENAL DE LA FICOMUNDYT, 2008, Lima. Inteligencia, creatividad y talento: una inversión para la niñez em riesgo, 2008. p. 35-35.

2.
LIMA, D. M. M. P.; SAKAGUTI, P. M. Y. . Cluster como estratégia para desenvolvimento do talento. In: VII CONGRESO BIENAL DE LA FICOMUNDYT, 2008, Lima. Inteligencia, creatividad y talento: una inversión para la niñez em riesgo, 2008. p. 56-56.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, D. M. M. P.. DE IDENTIFICAÇÃO E ATENDO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO FRENTE ÀS ESTRATÉGIAS IMENTO AO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LIMA, D. M. M. P.; KUHN, Cleuza ; MOREIRA, L. C. ; SOUZA, Angelo Ricardo . POLÍTICA PÚBLICA PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL E OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO DO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LIMA, D. M. M. P.. ENRIQUECIMENTO EXTRACURRICULAR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LIMA, D. M. M. P.; MOREIRA, L. C. . A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: POSSIBILIDADES E ESTRATÉGIAS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
Elizabeth Carvalho da Veiga ; LIMA, D. M. M. P. . A MODULARIDADE DA MENTE E A SUPERDOTAÇÃO: UMA PROPOSTA DE IDENTIFICAÇÃO E INTERVENÇÃO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
LIMA, D. M. M. P.; Elizabeth Carvalho da Veiga . IDENTIFICANDO ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES: UMA PROPOSTA COM BASE NA TEORIA MODULAR DA MENTE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
LIMA, D. M. M. P.; SAKAGUTI, P. M. Y. ; MATOS, M. E. . A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR SOB A PERSPECTIVA DE J. RENZULLI. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, D. M. M. P.; SANTOS, S. A. . Curso de Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar. Curitiba: SEED PR, 2013 (Caderno de Orientações Pedagógicas).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, D. M. M. P.. Inclusão Social - Altas Habilidades/Superdotação. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - BLOG).

2.
LIMA, D. M. M. P.. A IDENTIFICAÇÃO E INCLUSÃO DO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DO PARANÁ. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Orientação para Professores).

3.
LIMA, D. M. M. P.. Altas habilidades. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
LIMA, D. M. M. P.; OUTROS . Propostas de Formação de Professores para a Educação Infantil e anos Iniciais do Ensino Fundamental e dos Cursos de Formação de Professores para Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais nas áreas da Surdez, Visual e Mental, na Modalidade Normal, em nível Médio. 2000. (Elaboração de Proposta para Curso de Formação de Professores).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, D. M. M. P.; MOREIRA, C. R. B.S.; SILVA, P. V. C.. Participação em banca de FLÁVIA CAROLINA DA SILVA.Análise das relações raciais em um livro didático de Português do 5° ano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

2.
MOREIRA, L. C.; MATOS, D. M.. Participação em banca de Christiane Stadler Travassos.O aluno com altas habilidades/superdotação no contexto das políticas atuais de inclusão educacional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

3.
MOREIRA, L. C.; MATOS, D. M.. Participação em banca de Tássia Bessa Lopes.A formação de professores e as salas de recursos multifuncionais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
LIMA, D. M. M. P.. Membro da atual Diretoria do Conselho Brasileiro para Superdotação - Biênio 2004-2006. 2005. Conselho Brasileiro Para Superdotação.

2.
LIMA, D. M. M. P.; GIGLIOLI, Darci Perugini; OUTROS. Análise de Material Didático. 2001. Secretaria de Estado da Educação do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FORMACAO EM ACAO - A ESCOLA QUE TEMOS E A ESCOLA QUE QUEREMOS - EQUIPE NRE. 2016. (Outra).

2.
MINICURSO ALTAS HABILIDADES/PRATICAS PARA EDUCADORES E FAMILIARES. 2016. (Outra).

3.
SEMANA PEDAGOGICA: A SEED QUE TEMOS E A SEED QUE QUEREMOS.O FORTALECIMENTO DO TRABALHO COLABORATIVO ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROFESSORES DE DISCIPLINAS. 2016. (Outra).

4.
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCACAO ESPECIAL E X ENCONTRO NACIONAL DOS PESQUISADORES DA EDUCACAO es ES. DESAFIOS NA EFETIVAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL: O TRABALHO COLABORATIVO EM FOCO. 2016. (Congresso).

5.
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCACAO ESPECIAL E X ENCONTRO NACIONAL DOS PESQUISADORES DA EDUCACAO es ES. ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E BAIXA-VISÃO: UMA PROPOSTA DE ENRIQUECIMENTO A PARTIR DO FANZINE. 2016. (Congresso).

6.
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCACAO ESPECIAL E X ENCONTRO NACIONAL DOS PESQUISADORES DA EDUCACAO es ES. A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. 2016. (Congresso).

7.
II FORUM INTERMUNICIPAL DE DISCUSSAO/A EDUCACAO ESPECIAL EM FOCO.Direito à Educação e Altas habilidades/Superdotação. 2015. (Outra).

8.
III Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - Regional Sul.O direito à educação especial de alunos com altas habilidades/superdotação no Brasil". 2014. (Seminário).

9.
SalaMundo 2013 - Encontro Internacional de Educação. 2013. (Encontro).

10.
XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE. 2013. (Congresso).

11.
XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE. A EFETIVAÇÃO DE POLÍTICAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL: ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO HOSPITALAR/DOMICILIAR. 2013. (Congresso).

12.
Inclusão Educacional: Interagindo com a diversidade.Altas habilidades/superdotação: características e identificação. 2011. (Seminário).

13.
I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO; IV ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD; IV SEMINÁRIO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DA UFPR. ENRIQUECIMENTO EXTRACURRICULAR. 2010. (Congresso).

14.
I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO; IV ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD; IV SEMINÁRIO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DA UFPR. POLÍTICA PÚBLICA PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL E OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO DO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. 2010. (Congresso).

15.
I FORUM DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO - PUCPR.ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR. 2010. (Outra).

16.
III Seminário de Altas Habilidades/Superdotação da UFPR. 2009. (Seminário).

17.
I Curso de Capacitação em Altas Habilidades/Superdotação para professores das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.28. GRUPO DE LITERATURA DA SALA DE RECURSOS PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ PROFESSOR ERASMO PILOTTO ? ANO 2008. 2008. (Oficina).

18.
II Seminário de Altas Habilidades/Superdotação da UFPR.Relato de Experiências da Sala de Recursos - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. 2008. (Seminário).

19.
Financiamento para educação: o que muda com o FUNDEB. 2007. (Seminário).

20.
I Seminário de Altas Habilidades/Superdotação da UFPR.Construção de projetos pedagógicos sob a perspectiva do modelo de enriquecimento de Renzulli. 2007. (Seminário).

21.
II Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação - Conbrasd.CONSTRUÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS SOB A PERSPECTIVA DO MODELO DE ENRIQUECIMENTO DE RENZULLI. 2006. (Encontro).

22.
VI CONGRESO SUPERDOTACION, TALENTO Y CREATIVIDAD. Teoria Modular da Mente e a Superdotação: uma proposta de identificação e intervenção. 2006. (Congresso).

23.
VII CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. 2005. (Congresso).

24.
A EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS. 2004. (Encontro).

25.
I Seminário Estadual de Diretrizes para Educação Infantil. 2004. (Seminário).

26.
I Seminário da Paz. 2003. (Seminário).

27.
Seminário de Educação Especial. 2001. (Seminário).

28.
Seminário Rede de Apoio e Assessoramento-Ressignificação dos Serviços Especializados no Ensino Comum. 2001. (Seminário).

29.
Projeto PUCPR-18:30h. 2000. (Encontro).

30.
Encontro de Acompanhamento e Avaliação do Projeto de Literatura Infantil. 1989. (Encontro).

31.
I Seminário de Alfabetização de Curitiba - Ciclo Básico. 1989. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MATOS, D. M.; MOREIRA, L. C. . V Seminário de Altas Habilidades/ Superdotação da UFPR e I Seminário Estadual de Superdotação/Altas Habilidades. 2012. (Outro).

2.
LIMA, D. M. M. P.; MOREIRA, L. C. ; Perez, S. G. P. B ; SAKAGUTI, P. M. Y. ; KUHN, Cleuza ; SABATELLA, Maria Lúcia Prado ; OUTROS . I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO; IV ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD; IV SEMINÁRIO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DA UFPR. 2010. (Congresso).

3.
MOREIRA, L. C. ; LIMA, D. M. M. P. ; SAKAGUTI, P. M. Y. . III Seminário de Altas Habilidades/Superdotação. 2009. (Outro).

4.
MOREIRA, L. C. ; LIMA, D. M. M. P. . II Seminário de Altas Habilidades/Superdotação da UFPR. 2008. (Outro).

5.
Perez, S. G. P. B ; LIMA, D. M. M. P. ; SAKAGUTI, P. M. Y. . I Curso de Capacitação em Altas Habilidades/Superdotação para Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. 2008. (Outro).

6.
LIMA, D. M. M. P.; SAKAGUTI, P. M. Y. . III Encontro Nacional do CONBRASD, III Congresso Mercosul sobre Altas Habilidades/Superdotação, IV Encontro Estadual Repensando a Inteligência e II Congresso de Jovens com Altas Habilidades/Superdotação. 2008. (Congresso).

7.
MOREIRA, L. C. ; LIMA, D. M. M. P. . Neurociência e a Educação. 2007. (Concurso).

8.
LIMA, D. M. M. P.; MOREIRA, L. C. . Grupo de Estudos em Altas Habilidades/Superdotação da UFPR. 2007. (Outro).

9.
MOREIRA, L. C. ; LIMA, D. M. M. P. . I SEMINÁRIO DE ALTAS HABILIDADES DA UFPR. 2007. (Outro).

10.
LIMA, D. M. M. P.; VIRGOLIM, A. . II Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação. 2006. (Outro).

11.
LIMA, D. M. M. P.; VIRGOLIM, A. . I Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Helton Real. JOGOS COOPERATIVOS PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES /SUPERDOTAÇÃO. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Pós-Graduação Bagozzi. Orientador: Denise Maria de Matos Pereira Lima.

2.
Rogério Pereira da Cunha. METODOLOGIA PARA ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NA ÁREA DE HISTORIA PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Pós-Graduação Bagozzi. Orientador: Denise Maria de Matos Pereira Lima.

3.
Marlene Salete Koch Lins. Estudo de Altas Habilidades/Superdotação em Alunos com Deficiência Auditiva na Área Lógico-Matemática. 2005. 63 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial) - Pós Graduação Bagozzi. Orientador: Denise Maria de Matos Pereira Lima.

4.
Sandra Aparecida Pondré. O Trabalho Escolar com alunos com Altas Habilidades/Superdotação. 2004. 30 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial) - Pós Graduação Bagozzi. Orientador: Denise Maria de Matos Pereira Lima.

5.
Beatriz Kinap. A Identificação do Aluno Superdotado no Ambiente Escolar. 2003. 49 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial) - Pós Graduação Bagozzi. Orientador: Denise Maria de Matos Pereira Lima.

6.
Ana Maria Nicolodi. A Música como um recurso pedagógico na aprendizagem da pessoa com deficiência mental. 2003. 74 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Em Educação Especial Gestão) - Faculdades Integradas Espírita. Orientador: Denise Maria de Matos Pereira Lima.

7.
Celina Liboni Dalapria. Política Pública Brasileira de Inclusão Escolar do Portador de Necessidades Educacionais Especiais: Análise Comparativa da Produção Científica de Alguns Educadores Brasileiros. 2002. 47 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Orientação e Supervisão Educacion) - Faculdades Integradas Espírita. Orientador: Denise Maria de Matos Pereira Lima.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 17:22:51