Marcus Augusto Santos Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2325343261969632
  • Última atualização do currículo em 07/01/2018


Pós graduado (Mestre em Lingüística Aplicada pela UNITAU). MBA em Marketing e graduação em Publicidade e Propaganda pela ESPM / SP - Escola Superior de Propaganda Marketing. Ex coordenador de cursos de graduação, é docente no Unifatea e na AEDB, é tambem professor de pós graduação dos programas Unifatea / Instituto Santa Teresa, alem de docente convidado de pós graduação na Unisal. Ex prof. e membro do NDE do UniFOA. Tem participado de grupos de estudos de Metodologia Ativa de Ensino como o consórcio STHEM Brasil e o GEEMA (AEDB). Tem experiência na área de Comunicação Social, com ênfase em Publicidade, Comunicação e Marketing Integrados ( Publicidade/ Propaganda, Jornalismo RTVC e Design ), atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagens Digitais, Design Multimídia, Vale do Paraíba, arte, cultura e história da comunicação de Lorena / São Paulo. Realizou como co organizer o TEDxAEDB em 2016. Atuou como Consultor junto a ANA/Agevap em projetos educativos do Ministérios da Educação e Meio Ambiente. Um dos pioneiros profissionais de Agribusiness e Pay TV no Brasil como gerente da GLOBOSAT. Foi Diretor de Operações da Fundação Cultural Olga de Sá. Recentemente conquistou como prof. orientador e coordenador do projeto pela quinta vez consecutiva o prêmio Talentos da Publicidade / Categoria Universidades da TV Rio Sul (afiliada Rede Globo). Prof. orientador do projeto vencedor do concurso gráfico do Fest Up / APP 2013. Atuou como Gestor Técnico pela TAO Mídia, num projeto com foco em inovação tecnológica, aprovado pelo Prime CNPq/ Finep na área mídia digital indoor. Atua ainda como consultor em Gestão de Marketing e Negócios pela Promarketing Propaganda. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcus Augusto Santos Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, M. A. S.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Santa Teresa / FATEA, Curso de graduação e Pós-graduação.
Av Peixoto de Castro, 539
Vila Zélia
12606580 - Lorena, SP - Brasil
Telefone: (12) 21242888
Ramal: 2814
Fax: (12) 21242829
URL da Homepage: www.fatea.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2006
Mestrado em Lingüística Aplicada.
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Título: Linguagem Publicitária no Rádio AM/FM no Vale do Paraíba,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Robson Bastos da Silva.
Palavras-chave: Comunicação; Linguagem; Propaganda; Publicidade; Rádio AM/FM; Vale do Paraíba.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação Superior; Assessoria Ou Consultoria em Publicidade.
1994 - 1995
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 360h).
Organização Guará de Ensino, OGE, Brasil.
1979 - 1983
Graduação em Publicidade e Propaganda.
Escola Superior de Propaganda Marketing, ESPM, Brasil.
1984 - 1985
Curso técnico/profissionalizante em Ilustração Publicitária.
Escola Panamericana de Arte, EPA, Brasil.




Formação Complementar


2001 - 2003
MBA em Marketing e Gestão Empresarial.
Universidade Portucalense Infante D. Henrique, U.PORTUCALENSE, Portugal.
Palavras-chave: Marketing; Comunicação.


Atuação Profissional



Instituto Santa Teresa / FATEA, FATEA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof. Pesquisador, Carga horária: 4
Outras informações
Prof. Orientador do Projeto Novas Tecnologias aplicadas ao meio: Rádio Inova Educativa FM

Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações
Ex Coordenador do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda e em Jornalismo; Coordenador da Agência Experimental da FATEA, Professor nos cursos de P.P e Desenho Industrial; membro da diretoria da Fundação Olga de Sá e assessor geral de comunicação da FATEA de 1993 até 2006.


Associaçäo Educacional Dom Bosco, AEDB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 4

Atividades

03/2012 - Atual
Direção e administração, FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO, Faculdades de Ciências Econômicas Administrativas e da Computação Dom Bosco.

Cargo ou função
Coordenador de curso de Comunicação Social.

Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 18


Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor de modulo de pos graduação, Carga horária: 20
Outras informações
Professor docente de pós graduação em Marketing e Gestão Empresarial (lato sensu) no modulo de comunicação integrada


Promarketing Propaganda, PROMKT, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: proprietário, Carga horária: 20
Outras informações
proprietário de consultoria


TAO Midia Comunicação e Tecnologia, TAO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gestor de Negócios, Carga horária: 20
Outras informações
Contratado CLT para gestão em Marketing e Negócios. Projeto Premiado com recursos Prime (FINEP/CNPQ). Ainda atua como consultor free lancer na expansão do mesmo projeto.



Projetos de extensão


2013 - 2013
Projeto Integração Acadêmica com CEP / RJ Exercito do Brasil
Descrição: O projeto buscou integrar o CEP (Centro de Estudos de Pessoal) da cidade do Rio de Janeiro, o setor de comunicação da AMAN e o curso de comunicação social da AEDB (Faculdades Dom Bosco) tambem de Resende com workshops e treinamentos especificos em Planejamento de Comunicação Integrada e Marketing..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Marcus Augusto Santos Silva - Coordenador / Ten. Cel. Toni Fredman - Integrante.
2009 - 2010
Sacológica - sacola retornável eco-sustentável
Descrição: Projeto interdisciplinar de alunos graduando dos cursos de Desenho Industrial, Educação Artística e Com. Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda da FATEA em Lorena/SP. O objetivo era integrar os alunos com a obra assistencial do CEMARI, envolvendo a comunidade do entorno e famílias assistidas pela obra social das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA, no processo de produção industrial de sacolas retornáveis e ecologicamente sustentáveis..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.

Integrantes: Marcus Augusto Santos Silva - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2008 - Atual
Periódico: Revista Eccom
1999 - Atual
Periódico: jornal da comunicação Fatea


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: produção musical.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Talentos da Publicidade Categoria Universidades, TV Rio Sul afiliada Rede Globo.
2013
Talentos da Publicidade Categoria Universidades, TV Rio Sul afiliada Rede Globo.
2013
Concurso Grafico FestUp - Festival Universitário de Publicidade, Associação dos Profissionais de Propapaganda - APP Brasil.
2012
Talentos da Publicidade Categoria Universidades, TV Rio Sul Afiliada Rede Globo.
2011
Talentos da Publicidade Categoria Universidades, TV Rio Sul Afiliada Rede Globo.
2010
INTERCOM - finalista categoria campanhas - prof. orientador, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
2010
Talentos da Publicidade Categoria Universidades, TV Rio Sul Afiliada Rede Globo.
2009
PRIME - Programa Primeira Empresa Empreendera, CNPQ - FINEP.
2008
11º Premio Estadão de Mídia - 1º lugar Mariana Costa - monografia TV - prof.coordPP, Jornal O Estado SP.
2007
Prêmio Jovem Jornalista - finalista Clayton Torres - prof. coordenador curso JO, Jornal O Estado SP - Banco Real.
2006
Designer Honorário - Forum Empresarial Regional, Curso de Desenho Industrial FATEA - Lorena/SP.
1988
Medalha de Bronze na IV Mostra de Propaganda Rural ? ABMR ? Categoria: Prom. de Vendas (nacional) Camp. Terra Tombada, Associação Brasileira de Marketing Rural - ABMR.
1988
Medalha de Ouro em melhor Trilha Sonora / Jingle com Sérgio Reis e melhor Campanha IV Mostra Brasileira de Propaganda Rural ABMR, ABMR.
1986
Profissionais do Ano - Campanha Valorização das Profissões da Terra (Brava Gente) ? TV Institucional (Rede Globo) ? Veiculação Nacional, Rede Globo de Televisão.
1986
Festival Agroceres Bandeirantes de Música Rural ?1986 - Veiculação Nacional ? Rede Bandeirantes de Televisão, Rede Bandeirantes de Televisão - Agroceres.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, M. A. S.2005SILVA, M. A. S.. Rádio Cultura 60 anos de história no Vale do Paraíba. Revista Janus (Lorena), Lorena, v. 02, 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. A. S.. Trabalho Rádio Cultura 60 anos. In: IX Simpósio de História do Vale do Paraíba, 2005, Taubaté. IX Simpósio de História do Vale do Paraíba, 2005.

2.
SILVA, M. A. S.. Trabalhos no IX Encontro de Iniciação Científica. In: V Mostra de Pós-graduação Unitau, 2004, Taubaté. Trabalhos no IX Encontro de Iniciação Científica, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. A. S.; JANÚNCIO, Juliane Quintanilha . Planejamento campanha de interesse social online para conscientização de preservação a Serra da Mantiqueira pela AMPM, Autora: Juliane Quintanilha Januncio, Área: Campanhas Publicitárias,. In: INTERCOM, 2017, Volta Redonda - RJ. XXII Congresso de Ciencias da Comunicação da Regiao Sudeste. Brasilia - DF: COMPOS - INTERCOM, 2017. v. 01142.

2.
SILVA, M. A. S.; FELICIANO, Luiz Antonio ; MORELATTO, Beatriz Furtado . Modus de ver e ser visto: A fotografia na construção de corpus e processos de subjetivação na sociedade contemporânea. In: VII Coloquio Cientifico, 2013, Volta Redonda - RJ. VII Coloquio Tecnico Cientifico do UniFOA - 2013. Volta Redonda - RJ: Editora Unifoa, 2013. v. 01.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. A. S.. Marketing Esportivo: receita para gerar receita. In: II Congresso Integrado do Conhecimento, 2009, Lorena SP. II Congresso Integrado do Conhecimento. Lorena SP: GRAFIST, 2009.

2.
SILVA, M. A. S.. Marketing para Instituições de Ensino. In: I Congresso Integrado do Conhecimento, 2007, Lorena SP. I Congresso Integrado do Conhecimento. Lorena SP: Grafist, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, M. A. S.. Marketing Esportivo: receita para gerar receita. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SILVA, M. A. S.. CIM para Comite de Bacias do Vale Paraíba - AGEVAP. 2017.

2.
SILVA, M. A. S.. Projeto Agua e Vida - Governo Federal ANA / Ministério Educação e CPGE/AEDB. 2016.

3.
SILVA, M. A. S.. Concurso e Seleção de Colaboradores AGEVAP. 2015.

Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, A. R. ; SILVA, M. A. S. . 26# Fest Up - Saco vazio não para em pé. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, M. A. S.. Minuto UniFOA. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SILVA, M. A. S.. Game Show FATEA. 2009. (Programa de rádio ou TV/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, M. A. S.. Expressão Inove. 2013. (Encontro de Comunicação Social).

2.
SILVA, M. A. S.; SILVA, M.A.S. ; SILVA, M. A. S. . Papo Dom 2 - Digitalize-se. 2013. (Papo Dom Encontro de Comunicação Social).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
SILVA, M. A. S.. Programa Rádio e-m@il. 1999. Outra.

Outras produções artísticas/culturais
1.
SILVA, M. A. S.. Programa Telefanzine. 2003.

2.
SILVA, M. A. S.. 1ª e 2ª Fatea Aberta. 2003 (Mostra Cultural).

3.
SILVA, M. A. S.. Expressão. 2002 (Evento das faculdades do Comunicação Social da FATEA).

Demais trabalhos
1.
SILVA, M. A. S.. I e II Mostra de Iniciação Científica. 2004 (Mostra) .

2.
SILVA, M. A. S.. II Semana de Integração UNIFOA. 2003 (Palestra) .

3.
SILVA, M. A. S.. III Ciclo Profissional de Guaratinguetá. 2003 (Ciclo Profissional) .

4.
SILVA, M. A. S.. Projeto Voto consciente. 2002 (Projeto universitário) .

5.
SILVA, M. A. S.. VII Congresso Nacional de Escolas Salesianas. 2001 (Congresso de escolas salesianas) .

6.
SILVA, M. A. S.. VII CONES - Congresso Nacional de Escolas Salesianas. 2001 (Congresso) .

7.
SILVA, M. A. S.. Fórum de meio ambiente (I,II,III,IV,V e VI) IST / Diretoria Regional de Ensino de guaratinguetá / SP. 2000 (Fórum) .

8.
SILVA, M. A. S.. Palestra sobre Marketing Educacional para direção e coordenação de cursos de graduação. 1997 (Palestra) .

9.
SILVA, M. A. S.. Semanas Integrdas da FATEA e Fatus Design. 1993 (Semana Cultural) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, M. A. S.. Participação em banca de Elaine Diniz Gonçalves de Oliveira.A força dos personagens à serviço das Marcas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tenologia de Guaratinguetá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, M. A. S.. Mapa Cultural Paulista. 2007. Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guaratinguetá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SEGet - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.Ética e Gestão: Juntas por um crescimento sustentável. 2017. (Simpósio).

2.
Workshop Vanguarda: Internet, mídias e tendências em mundo novo. 2017. (Encontro).

3.
SEGet - Simposio de Excelencia em Gestão e Tecnologia.Desenvolvimento de Competências frente aos desafios do amanhã. 2016. (Simpósio).

4.
TEDx AEDB - Sociedade Reflexiva.Sociedade Reflexiva. 2016. (Outra).

5.
SEGet - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.Otimização de Recursos e Desenvolvimento.. 2015. (Seminário).

6.
Encontro do Consórcio STHEM - LASPAU / HAVARD. 2014. (Oficina).

7.
25# Fest UP. 2013. (Congresso).

8.
Papo Dom.Digitali-se. 2013. (Encontro).

9.
II Congresso Integrado do Conhecimento. Marketing Esportivo: receita para gerar receita. 2009. (Congresso).

10.
II Encontro Nacional de Educadores Rede Salesiana de Escolas.Estagio remunerado e estágio acadêmico. 2009. (Encontro).

11.
20º Festup - Plenária sobre ensino de Publicidade.Plenária sobre ensino de Publicidade Pós congresso Brasileiro de Propaganda. 2008. (Encontro).

12.
I Congresso Integrado do Conhecimento. Marketing educacional e comunicação Integrada para instituições de ensino. 2007. (Congresso).

13.
III Congresso Bras. de Marketing Educacional e I Jornada de Marketing Educacional. III Congresso Brasieliro de Marketing Educacional e I Jornada de Marketing Educacional. 2005. (Congresso).

14.
IX Encontro de Iniciação Científica / V Mostra de Pós Graduação da UNITAU.Encontro de iniciação científica. 2004. (Encontro).

15.
I Congresso Bras. de Marketing Educacional. I Congresso Brasileiro de marketing Educacional. 2003. (Congresso).

16.
Seminário Alabama de Produtividade Escolar.Seminário Alabama de Produtividade Escolar. 2002. (Seminário).

17.
VII Congresso Nacional de Escolas Salesianas. VII Congresso Nacional de Escolas Salesianas. 2001. (Congresso).

18.
Liderança 2000.Liderança 2000. 2000. (Encontro).

19.
Seminário de Marketing Escolar.Seminário de Marketing Escolar. 1999. (Seminário).

20.
Seminário sobre Marketing Escolar.Seminário sobre Marketing Escolar. 1998. (Seminário).

21.
Congresso Internacional de Holografia - Pancron. Congresso Internacional de Holografia. 1988. (Congresso).

22.
Sem. de Marketing Agrícola - Agribusiness.Seminário sobre Marketing Agrícola - Agribusiness. 1988. (Seminário).

23.
Seminário sobre Custos de Mídia.Seminário sobre Custos de Mídia. 1988. (Seminário).

24.
Seminário sobre Propaganda na Nova Economia.Seminário sobre Propaganda na Nova Economia. 1987. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, M. A. S.; ARIEIRA, A. . III Semana da Comunicação UniFOA. 2011. (Outro).

2.
SILVA, M. A. S.. Expressão Sete. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
LIMA, Camila e outros. Plano de Comunicação Interna: aplicabilidade no Caso Votorantin. Início: 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Associaçäo Educacional Dom Bosco. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, Marcely Bastos. Naming e Branding como ferramentas de sucesso para marcas. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Associaçäo Educacional Dom Bosco. (Orientador).

2.
MARCELINO, Artur e outros. Campanha de Lançamento da Banda 4º Grau na Região Sul Fluminense. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Associaçäo Educacional Dom Bosco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRADE, Gabriela S., TAIXEIRÃO, Jade A.. A MODA TRANSFORMADA PELA INTERNET LANÇAMENTO DO BLOG FANCY LIKE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Associaçäo Educacional Dom Bosco. Orientador: Marcus Augusto Santos Silva.

2.
CALEGARIO, Juliana. transformação pela comunicação em eventos culturais: Estudo de caso FLIP - Festa Literária Internacional de Parati.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Volta Redonda. Orientador: Marcus Augusto Santos Silva.

3.
OLIVEIRA, Mariana Kalaf de. Publicidade na era da convergência: Estudo de caso da campanha multimeios do lançamento do console videograma Nintendo WIIski.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Volta Redonda. Orientador: Marcus Augusto Santos Silva.

4.
ALBUQUERQUE, Gabriel. Análise das estratégias utilizadas pela SKOL: estudo de caso SKOL Folia.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Volta Redonda. Orientador: Marcus Augusto Santos Silva.

5.
VALLIN, Talita e outros. Campanha de lançamento e inserção de mascote para Little Speech!. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Marcus Augusto Santos Silva.

6.
BARROS, Tamyres Paixão e RAINHA, Fernanda Augusta R. A Comunicação Interna como ferramenta eficaz de endomarketing: estudo de caso Apollo Mecânica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Marcus Augusto Santos Silva.

7.
PALMEIRA, Tiago e Pedro T. REPINALDO.. Planejamento de Campanha com foco em Varejo para a Marca Moveis Fazzio.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Marcus Augusto Santos Silva.

8.
TAVARES, Rafaela e outros.. Campanha de posicionamento do Canal 36 - Volta Redonda/RJ. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Volta Redonda. Orientador: Marcus Augusto Santos Silva.

9.
MOTTA, Mariana Mazzi L. R. da.. Campanha de marketing de guerrilha para a marca Pedigree. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Marcus Augusto Santos Silva.

10.
FERNANDES, Gabriela R. e outros.. Campanha institucional de inclusão social e contra a intolerância por opção sexual.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Marcus Augusto Santos Silva.

11.
VIEIRA, Fabrício e outros.. Plano Comunicacional de Lançamento da Revista Costa Verde / RJ.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Volta Redonda. Orientador: Marcus Augusto Santos Silva.

12.
VIEIRA, Fábio José.. Plano de Comunicação Integrada ao Marketing para Marca Kasinski. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Marcus Augusto Santos Silva.

13.
PENA, Marcela C. S. e outros. Campanha Promocional e divulgação da Banda D'Hanks. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário de Volta Redonda. Orientador: Marcus Augusto Santos Silva.

14.
ANDRADE, Diogo F. de e outros. Campanha de incentivo à doação de leite materno na cidade de Volta Redonda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário de Volta Redonda. Orientador: Marcus Augusto Santos Silva.

15.
ALMEIDA, Diana da C.. Treadsdirect na Fenatram: Campanha Publicitária com foco na Responsabilidade Sócio-Ambiental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - FATEA Lorena SP. Orientador: Marcus Augusto Santos Silva.

16.
FERNANDES, Kim Raphael B.. Jingles Publicitários: uma análise dos argumentos persuasivos presentes nos anúncios da cerveja Brahma. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - FATEA Lorena SP. Orientador: Marcus Augusto Santos Silva.

17.
DIAS, Thales e outros. Publicitária para a Marca Eletronic Alarmes.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Volta Redonda. Orientador: Marcus Augusto Santos Silva.

18.
AMANCIO, Sueleny A. e outros. Campanha de Reposicionamento de marca Studio My Hair. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário de Volta Redonda. Orientador: Marcus Augusto Santos Silva.

19.
BRAZ, Luiz C. e outros. Planejamento de Campanha Publicitária para a marca Cacau Show. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Marcus Augusto Santos Silva.

20.
LIMA, Marcelo A. Oliveira e. Monografia- O reposicionamento da Rádio Aparecida FM: 90,9 a mais brasileira do Vale. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Marcus Augusto Santos Silva.

21.
ARAUJO, Douglas M. F. e outros. Planejamento de Comunicação Integrada para o turismo do circuito Vale Histórico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Marcus Augusto Santos Silva.

22.
BORBA, Eliziane. Projeto Gráfico e Kit Embalagem Promocional e Divulgação da Banda Beatrix. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - FATEA Lorena SP. Orientador: Marcus Augusto Santos Silva.



Inovação



Projeto de extensão


Outras informações relevantes


Destacaria como relevantes a responsabilidade direta como coordenador no reconhecimento de dois cursos de graduação em Comunicação Social (Unifatea e Faculdades Dom Bosco - Resende /RJ) Alem de, como membro do NDE, no reconhecimento dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do UniFOA (conceito 4) - Volta Redonda / RJ, bem como os resultados obtidos tb. nas avaliaçoes ENADE posteriores. Destacaria tb. o envolvimento pessoal como coordenador e docente em projetos transdisciplinares como colaborador na coordenação de módulos de cursos de Pós Graduação Militar em Comunicação Social / RJ, bem como o envolvimento de alunos estagiarios como agentes de mídia nas ediçoes 2014/2015/2016 dos ECAMs (manobras e exercicios militares) executados pela Academia Militar das Agulhas Negras ( AMAN ) do Exercito Brasileiro na região Sul Fluminense. Outro recente envolvimento docente ocorre na atualização de uso tático de metologias ativas de ensino, ao participar dos seminários e eventos do consórcio STHEM Brasil e o grupo GEEMA da AEDB



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 8:22:24