Gabriel Ferrão Moreira

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  • Última atualização do currículo em 23/10/2018


Gabriel Ferrão Moreira é Doutor em Musica (Musicologia) pela Universidade de São Paulo e Mestre em Música (musicologia-etnomusicologia) pela Universidade do Estado de Santa Catarina e possui graduação em Licenciatura em Música pela mesma universidade (2008). Atualmente é professor de disciplinas de teoria e análise musical na Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). Dedica-se à pesquisa dos procedimentos harmônicos na música de concerto de compositores latino-americanos dos séculos XX e XXI, buscando um mapeamento dessas práticas musicais na região. Desenvolve pesquisas paralelas na área de teoria das formas musicais e sua aplicabilidade a repertório popular\folclórico latino-americano e utilização de softwares livres de música no contexto da universidade pública. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gabriel Ferrão Moreira
Nome em citações bibliográficas
MOREIRA, G. F.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Doutorado em Música.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A Construção da Sonoridade Modernista de Heitor Villa-Lobos por meio de processos harmônicos: um estudo sobre os Choros., Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Marcos Branda Lacerda.
2009 - 2010
Mestrado em Música.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: O elemento indígena na obra de Villa-Lobos: Observações músico-analíticas e considerações históricas.,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Acácio Tadeu de Camargo Piedade.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2005 - 2008
Graduação em Licenciatura em Música.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Bachianas Brasileiras nº4 de Heitor Villa-Lobos: Análise do I e III Movimentos.
Orientador: Prof. Dr. Acácio Tadeu de Piedade Camargo.
Bolsista do(a): PROBIC/UDESC, PROBIC/UDESC, Brasil.




Formação Complementar


2008
Extensão universitária em Inglês.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2010
Antropologia da Arte - PPGAS\UFSC. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
Produção audiovisual e de roteiro cinematográficos. (Carga horária: 60h).
Câmera Olho Produções Cinematográficas, C.O.P.C, Brasil.
2006 - 2006
Produção de Animação e Audiovisual - Anima mundi. (Carga horária: 15h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aprovado em Concurso Público realizado em dezembro de 2013. Primeiro Lugar.

Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/2014 - Atual
Direção e administração, Curso de Música, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
08/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Latino Americano de Artes Cultura e História, .


Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Área de Publicidade e Propaganda Linguagem Sonora


Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 14


Escola de Música Rafael Bastos, EMRB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor de Teclado, Carga horária: 8


Estúdio Musical Pedra Sonora, EMPS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: profissional autônomo, Enquadramento Funcional: Arranjador e Tecladista
Outras informações
Trabalho com venda e gravação de Arranjos, execução das partes para teclado e produção musical.


Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor da Área de Música e Tecnologia, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Bolsa de Mestrado cedida pela CAPES.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Musicologia Histórica e Etnomusicologia

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisa em Educação Musical. Legislação Educacional Brasileira e diretrizes para a educação de Música nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista de monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Auxílio a alunos da matéria Fundamentos da Linguagem Musical II. Reforços para alunos com dificuldade em harmonia erudita e harmonia popular. Correção de exercícios e auxílio geral ao professor.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista de extensão, Enquadramento Funcional: Extensão universitária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de extensão do projeto educação interdisciplinar do Nupeart (núcleo pedagógico de educação e arte) da UDESC. Durante o período de atuação nesse projeto, foram ministradas aulas de artes plásticas, teatro e música, sendo o referido participante o professor de música do grupo.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Bolsista de Doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista Estudante, Regime: Dedicação exclusiva.


Comunidade Batista na Praia dos Ingleses, CBPI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretor de Música, Carga horária: 5
Outras informações
Organização de atividades musicais, preparação técnica de cantores. Aulas de teoria, percepção e técnica vocal para iniciantes. Elaboração de arranjos e execução de ensaios.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Voluntários, Enquadramento Funcional: Educador Musical, Carga horária: 10
Outras informações
Trabalho com Coral Adulto, musicalização infantil, liturgia e produção audiovisual.


Igreja Batista Chadash, IBC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretor de Música, Carga horária: 10
Outras informações
Educação musical de adolescentes, aulas de instrumento, coral adulto e liturgia.



Linhas de pesquisa


1.
Processos teórico-analíticos da música latino-americana

Objetivo: Desenvolver ferramentas de análise musical relevantes para objetos de pesquisa latino-americanos. Construir materiais para o ensino de conteúdos teórico-analíticos para a graduação a partir de conteúdos latino-americanos. Inventariar material pré-existente das áreas de teoria e análise produzido na América Latina. Investigar e propor paradigmas analíticos que elucidem processos históricos de confluência entre música de tradição oral, prática comum e práticas musicais hodiernas (música popular e música de vanguarda) na América Latina..
Palavras-chave: teoria musical; Análise Musical; Música Latino-americana.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
A composição musical como articuladora de concepções geográficas, sócio-históricas, políticas e culturais: uma abordagem musicológico-analítica da música de concerto latino-americana do século XX.
Descrição: Uma proposta de construção de conhecimento musical e musicológico latino-americanista e contra-hegemônica, que vincule contexto social, político e cultural ao texto propriamente musical, construindo uma reflexão estética responsável que contribua para as discussões sobre cultura em diversas dimensões, propondo também a renovação do repertório musical das disciplinas específicas do curso de música..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Grupo de Pesquisa PAMVILLA Perspectivas Analíticas para a Música de Villa-Lobos
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Gabriel Ferrão Moreira - Coordenador / Acacio Tadeu de Camargo Piedade - Integrante / Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles - Integrante / Gilmar Roberto Jardim - Integrante / Denise Hiromi Aoki - Integrante / Walter Nery Filho - Integrante / Eliane Tokeshi - Integrante / Flávia Camargo Toni - Integrante / Leopoldo Garcia Pinto Waizbort - Integrante / Marcos Branda Lacerda - Integrante / Norton Eloy Dudeque - Integrante / Pedro Henrique Belchior Rodrigues - Integrante / Rodolfo Nogueira Coelho de Souza - Integrante / Ciro Paulo Visconti Canellas - Integrante / Ísis Biazioli de Oliveira - Integrante / Joel Miranda de Albuquerque - Integrante / Júlia Zanlorenzi Tygel - Integrante / Rodrigo de Carvalho Vasconcelos - Integrante.
2012 - Atual
Tecnologias Assistivas Digitais: inovação e acessibilidade em jogos digitais para pessoas com necessidades especiais
Descrição: O projeto alia-se ao interesse em consolidar estudos integrados sobre políticas públicas educacionais e tecnologias em design acessível direcionadas para a inclusão de crianças com necessidades especiais. Tem como propósito criar, desenvolver e avaliar recursos e jogos digitais acessíveis a alunos com necessidades especiais, privados do direito de melhorar capacidades, divertir-se e usufruir das tecnologias e recursos digitais disponíveis. A investigação visa ainda viabilizar a avaliação dos recursos e jogos digitais por professores dedicados à educação inclusiva, de modo que possam incorporá-los às suas atividades como possibilidades criativas e inovadoras de ensino-aprendizagem, recreação e promoção de vida autônoma para seus alunos. A pesquisa, de caráter aplicado, articula conceitos, métodos e processos educacionais, de computação e de design na produção de tecnologias assistivas para prover educação e lazer para crianças com necessidades especiais. Nesse sentido, está estruturada em três eixos metodológicos intimamente articulados: o primeiro prevê a realização de Seminários de aprofundamento teórico e metodológico; o segundo, a criação e o desenvolvimento de recursos e jogos digitais acessíveis, de cunho educativo e de lazer, a partir de critérios estéticos, funcionais e pedagógicos; e o terceiro, a aplicação e avaliação destes junto a um grupo de alunos com diferentes necessidades especiais e professores que atendem a estes alunos nas Salas de Recursos Multifuncionais de escolas do ensino regular de Balneário Camboriú. Considera-se que a pesquisa proporcionará: o desenvolvimento de soluções inovadoras e acessíveis em recursos e processos tecnológicos digitais no âmbito da educação especial e inclusiva; o intercâmbio de ideias, métodos e processos entre grupos de pesquisa no design, na computação e na educação; o desenvolvimento e a transferência de inovação e tecnologias para instituições públicas e privadas vinculadas a essas áreas; a conexão entre pesquisa aplicada e políticas educacionais com orientação para o desenvolvimento de novas soluções de acessibilidade. Jogos desenvolvidos ou em desenvolvimento até o momento: - Dinobase: jogo digital para aprendizagem de potenciação (matemática) - Em implantação; - Quarto excluido: jogo digital para classificação/diferenciação; - Eve: jogo de plataforma com mini-games educativos. . Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Gabriel Ferrão Moreira - Coordenador / Adriana Gomes Alves - Integrante / Marco Aurélio Soares dos Santos - Integrante / Regina Célia Linhares Hostins - Integrante / Bianka Cappucci Frisoni - Integrante / Geovana Lunardi Mendes - Integrante / Maicon Cipriani - Integrante / Patricia Bianchini - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
2007 - 2010
Estudos em Análise Musical e musicologia: da estrutura do texto musical ao contexto sócio-cultural e histórico.
Descrição: Abordagens musicológicas envolvendo o estudo de aspectos de teoria e composição musical e a investigação dos modelos de análise musical aplicados a repertórios diversos. Inserção do critério sócio-cultural e histórico da produção da música dentro de sua análise, para entendê-la dentro dessa abordagem cultural..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gabriel Ferrão Moreira - Integrante / Acacio Tadeu de Camargo Piedade - Coordenador / Jylson José Martins Júnior - Integrante / Allan Medeiros Falqueiro - Integrante / Júlio Córdoba Pires Ferreira - Integrante.
2007 - 2007
Música nas séries iniciais do ensino fundamental -Os efeitos da legislação educacional para a educação musical nas séries iniciais: 10 anos de LDBEN e outros documentos
Descrição: O presente projeto investigos através de ações em diversas instâncias os impactos que a LDBEN de 1996 causou na educação musical nas séries iniciais. De forma prática, ações educacionais de bolsistas e coordenador feitas em escolas públicas em Florianópolis e também na pesquisa de documentação legal e literatura que discute o assunto, além da produção textual..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Gabriel Ferrão Moreira - Integrante / FIGUEIREDO, S.L.F - Coordenador / Ramon Franco Sezerino - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Programa de Extensão: Escola Livre de Música da UNILA
Descrição: A Escola Livre de Música da UNILA apresenta-se como um programa de extensão desenvolvido para suprir a demanda por um espaço de formação musical público e gratuito na cidade de Foz do Iguaçu e ao mesmo tempo divulgar a Universidade, curso de Música e preparar a comunidade externa interessada para o ingresso no Bacharelado em Música que oferecemos. O programa é dividido em três projetos: 1. Nível básico ​ - voltado para a educação musical básica de crianças e pré-adolescentes. 2. Nível intermediário - ​ formado pelos cursos preparatórios para cada uma das ênfases do Bacharelado, já preparando os participantes para o ingresso na carreira universitária na área musical. 3. Ciclo Sonoro - ​projeto no qual são organizados recitais, concertos e atividades musicais em geral, no qual são apresentados os resultados artísticos do programa para uma audiência maior, além de propiciar aos participantes da extensão o contato com apresentações musicais de qualidade e diversidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Gabriel Ferrão Moreira - Coordenador / Gabriel Henrique Bianco Navia - Integrante.
2016 - 2017
Escola Livre de Teoria Musical - Nível Intermediário
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2017
Grupo de Cordas da UNILA
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2017
Curso de Gravação e Audio Digital
Descrição: O curso de gravação e edição em áudio digital propõe uma capacitação para músicos e produtores musicais da região da tríplice fronteira sobre ferramentas tecnológicas de captação e manipulação de áudio digital..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gabriel Ferrão Moreira - Coordenador.
2014 - Atual
Escola Livre de Teoria Musical
Descrição: Escola Livre de Teoria Musical pretende enfrentar a falta de oferta de conhecimentos qualificados em música na região das três fronteiras (Brasil, Paraguai e Argentina). Num contexto de extrema estratificação social, o conhecimento musical é oferecido apenas em Escolas Particulares ou Associações, que os fornecem preferencialmente aos seus membros Como universidade pública atenta às demandas da sociedade local, por meio dessa iniciativa a UNILA poderá, também, qualificar futuros estudantes, bem como reforçar o aprendizado de discentes que vieram do mesmo contexto que o projeto visa transformar Pretende-se, com esse projeto, difundir o conhecimento musical na comunidade, atrair possíveis alunos para a UNILA e auxiliar, nessa atividade extracurricular, alunos com dificuldades, dispondoos como monitores ou mesmo como alunos do projeto.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gabriel Ferrão Moreira - Integrante / Josias Matschulat - Coordenador / Danilo Bogo - Integrante / Gustavo Henrique Pinto - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Educação Musical.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia-Etnomusicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Menção Honrosa pelo artigo "O elemento indígena em Heitor Villa-Lobos: Uma pesquisa em finalização", SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música - UNIRIO.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOREIRA, G. F.2016 MOREIRA, G. F.. O uso da temática indígena na música de concerto latino-americana: casos do Brasil, Peru, México e Bolívia. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 22, p. 179-210, 2016.

2.
MOREIRA, G. F.2013MOREIRA, G. F.. O Estilo indígena de Villa Lobos (Parte II): aspectos rítmicos, texturais, potencial significante e tópicas indígenas. Per Musi (UFMG), v. 27, p. 3, 2013.

3.
MOREIRA, G. F.2013 MOREIRA, G. F.. O Estilo indígena de Villa Lobos (Parte I): aspectos melódicos e harmônicos. Per Musi (UFMG), v. 27, p. 2, 2013.

4.
MOREIRA, G. F.2012MOREIRA, G. F.. Que ´gênio´ foi Villa-Lobos?. Música em Perspectiva, v. 4, p. 4, 2012.

5.
MOREIRA, G. F.2011MOREIRA, G. F.. Resenha do Livro Cavalo-Marinho Pernambucano de Jonh Patrick Murphy. Per Musi (UFMG), v. 23, p. 191, 2011.

6.
MOREIRA, G. F.2010MOREIRA, G. F.. O Guia Prático e possíveis atualizações: a inserção da obra de Villa-Lobos no contexto da educação musical brasileira atual. ICTUS (PPGMUS/UFBA), v. 11, p. 7-9, 2010.

7.
MOREIRA, G. F.2010MOREIRA, G. F.; PAEGLE, E. M. . Os desdobramentos da musicalidade gospel na construção da experiência religiosa evangélica. Revista Brasileira de História das Religiões, v. IV, p. 32, 2010.

8.
MOREIRA, G. F.2009MOREIRA, G. F.. Revisão de Literatura Basilar acerca de Heitor Villa-Lobos. ICTUS (PPGMUS/UFBA), v. 10, p. 45-49, 2009.

9.
MOREIRA, G. F.2008MOREIRA, G. F.; PIEDADE,Acácio T.C . Estrutura em Villa-Lobos: uma análise do Prelúdio das Bachianas Brasileiras nr.4. DAPesquisa, v. 3, p. 1-24, 2008.

10.
MOREIRA, G. F.2007MOREIRA, G. F.; Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo . LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE MÚSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REGIÃO SUL DO BRASIL. DAPesquisa, v. 2, p. 1, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
SALLES, P. T. C. C. ; CANELLAS, C. P. V. ; DUDEQUE, N. E. ; NERY FILHO, W. ; COELHO DE SOUZA, R. N. ; FALQUEIRO, A.M ; MOREIRA, G. F. ; WAIZBORT, L. G. P. . O desenvolvimento da série Choros a partir de estratégias representacionais e coleções harmônicas: organização de forma e imperativos da pragmática composicional. In: Paulo de Tarso Salles; Norton Dudeque. (Org.). Villa-Lobos, um compêndio: novos desafios interpretativos. 1ed.Curitiba: Editora da UFPR, 2017, v. 1, p. 359-390.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MOREIRA, G. F.; Lucas Pessi . Multimídia eficaz, mas com menos recursos.. O Estado de São Paulo., São Paulo, p. L6 - L6, 23 jun. 2008.

2.
MOREIRA, G. F.. Entrevista no Prata da Casa (UDESC). Página Eletrônica do Centro de Artes da UDESC.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LAGOS, M. K. C. ; MOREIRA, G. F. . Análisis de la obra Mística n. 9, III Movimiento, de Alberto Villalpando: interacciones estéticas, poéticas, y estructurales en música de concierto de Bolivia de Siglo XXI. In: XXV Congresso da ANPPOM, 2015, Vitória. Anais do XXV Congresso da ANPPOM, 2015.

2.
ALVES, A. G. ; HOSTINS, R. C. L. ; FRISONI, B. C. ; SANTOS, M. A. S. ; CIPRIANI, M. ; BIANCHINI, P. ; MOREIRA, G. F. . Jogos Digitais Inclusivos: Com o Dino Base todos podem Jogar. In: V Computer on the Beach, 2014, Florianópolis. Anais do V Computer on the Beach, 2014.

3.
CIPRIANI, M. ; ALVES, A. G. ; HOSTINS, R. C. L. ; SANTOS, M. A. S. ; BIANCHINI, P. ; FRISONI, B. C. ; MOREIRA, G. F. ; SANTOS, R. A. . Jogos digitais acessíveis na inclusão de alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades: desenvolvendo e avaliando um jogo sob a perspectiva do design universal. In: 3º Seminário Nacional de Inclusão Digital: Educação em tempos de conexão, abundância e compartilhamento, 2014, Passo Fundo, RS. Anais do 3º Seminário Nacional de Inclusão Digital: Educação em tempos de conexão, abundância e compartilhamento, 2014.

4.
MOREIRA, G. F.. Antropofagia em Villa-Lobos: Diálogos entre cromatismo e diatonismo no Choros nº2. In: XXII Congresso da ANPPOM, 2012, João Pessoa. Anais do XXII Congresso da ANPPOM, 2012.

5.
MOREIRA, G. F.. DIATONISMO, PENTATONISMO, OCTATONISMO E SUAS INTERAÇÕES NO CHOROS Nº10 DE HEITOR VILLA-LOBOS: EM BUSCA DE UMA PERCEPÇÃO IDIOSSINCRÁTICA DE MODERNIDADE MUSICAL.. In: II Simpósio Villa-Lobos, 2012, São Paulo. Perspectivas Analíticas para a Música de Villa-Lobos, 2012.

6.
MOREIRA, G. F.. Diálogos entre materiais cromáticos, diatônicos e conjuntos resultantes desses processos nos Choros de Villa-Lobos.. In: I Jornada Acadêmica do Pós-Graduação em Música da USP, 2012, São Paulo. Anais da I Jornada Discente do PPGMUS USP, 2012.

7.
MOREIRA, G. F.. A REPRESENTAÇÃO DO ÍNDIO BRASILEIRO NA MÚSICA ERUDITA DOS SÉCULOS XIX E XX: A MANIFESTAÇÃO SONORA DAS IDÉIAS ACERCA DO INDÍGENA PELA ELITE BRASILEIRA DO SEGUNDO REINADO E REPÚBLICA. In: V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia - ABET, 2011. Anais do V ENABET, 2011.

8.
MOREIRA, G. F.. Forma e expressão como núcleo de concepção estética em Villa-Lobos: O caso de Teiru. In: XXI Congresso da ANPPOM, 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congresso da ANPPOM, 2011.

9.
MOREIRA, G. F.. A maldita santa: transfiguração do feminino na música ?Geni e o Zepelim? de Chico Buarque. In: Congresso Fazendo Gênero 9, 2010, Florianópolis. Anais do Fazendo Gênero 9, 2010.

10.
MOREIRA, G. F.; PIEDADE,Acácio T.C . Nozani-ná e o elemento indígena na obra de heitor villa-lobos dos anos 20. In: XX Congresso da ANPPOM : A pesquisa em música no século XXI: Trajetórias e Perspectivas, 2010, Florianópolis. Anais do XX Congresso da ANPPOM, 2010.

11.
MOREIRA, G. F.. O ELEMENTO INDÍGENA NA OBRA DE HEITOR VILLA-LOBOS: UMA PESQUISA EM FINALIZAÇÃO. In: SIMPOM - I Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2010, Rio de Janeiro. Anais do I Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2010.

12.
MOREIRA, G. F.; PIEDADE,Acácio T.C . O Nacional e o Neoclássico no Prelúdio das Bachianas Brasileiras n.4: Observações Analíticas. In: Simpósio Internacional Villa-Lobos, 2009, São Paulo. Anual do Simpósio Internacional Villa-Lobos, 2009.

13.
MOREIRA, G. F.; PIEDADE,Acácio T.C . Estrutura em Villa-Lobos: uma análise do prelúdio das Bachianas Brasileiras nr.IV.. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica da UDESC, 2008, Florianópolis. Anais do Anais do XVIII Seminário de Iniciação Científica da UDESC, 2008.

14.
MOREIRA, G. F.; FIGUEIREDO, S.L.F . Legislação educacional para o ensino de música NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REGIão suL DO BRASIL. In: XVII Seminário de Iniciação Científica da UDESC, 2007, FLORIANÓPOLIS. Anais do Anais do XVII Seminário de Iniciação Científica da UDESC. Florianópolis: UDESC, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOREIRA, G. F.. A influência de Villa-Lobos na construção do nacionalismo na era Vargas. In: XXV Simpósio da Associação Nacional de História - ANPUH, 2009, Fortaleza. Anais do XXV Simpósio da Associação Nacional de História - ANPUH, 2009.

2.
Profa. Dra. Maria Cristina da Rosa ; Renata Soares Cardoso ; Ana Luíza Fortes Carvalho ; Júlia Rocha Pinto ; Jaqueline da Silva Dutra ; MOREIRA, G. F. . Oficina Interdisciplinar Construção de Idéias. In: II Encontro de Extensão da UDESC, 2006, Florianópolis. II Encontro de Extensão da UDESC, 2006.

3.
MOREIRA, G. F.; Profa. Dra. Maria Cristina da Rosa . A Educação Musical numa perspectiva interdisciplinar. In: II Encontro de Extensão da UDESC, 2006, Florianópolis. II Encontro de Extensão da UDESC, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
MOREIRA, G. F.; NAVIA, G. H. B. . Repensando o ensino de forma musical da música latino-americana. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MOREIRA, G. F.. Relações entre aspectos representacionais e aspectos estruturais dos Choros  . 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
JIMENEZ, S. N. R. ; MOREIRA, G. F. . Dodecafonismo en Ecuador:análisis de la pieza Saunjuanito Futurista (1943) de Luis Humberto Salgado y estudio de las representaciones socioculturales presentes en el texto musical'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LAGOS, M. K. C. ; MOREIRA, G. F. . Análisis estrucutural de las interacciones armónico-melódicas y texturales en la Mística nº9, IV Movimiento de Alberto Villalpando y su representación de la geografia boliviana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
NAVIA, G. H. B. ; MOREIRA, G. F. . Período ou Sentença? Hibridismo temático no choro.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MOREIRA, G. F.. Oficina: ?Música na Tríplice fronteira: objetos e metodologia de pesquisa?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MOREIRA, G. F.; ZAVALA, I. P. . Primer professorado latino-americano de música: discusión del proyecto pedagógico en construcción en la Universidad Federal de la Integración Latino-americana'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MOREIRA, G. F.. Antropofagia em Villa-Lobos: diálogos entre diatonismo e cromatismo no Choros nº 2.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MOREIRA, G. F.. Diálogos entre materiais cromáticos, diatônicos e conjuntos resultantes desses processos nos Choros de Villa-Lobos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MOREIRA, G. F.. Painel temático: DIATONISMO, PENTATONISMO, OCTATONISMO E SUAS INTERAÇÕES NO CHOROS Nº10 DE HEITOR VILLA-LOBOS: EM BUSCA DE UMA PERCEPÇÃO IDIOSSINCRÁTICA DE MODERNIDADE MUSICAL.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
MOREIRA, G. F.. Forma e Expressão como núcleo de concepção estética em Villa-Lobos: O caso de Teiru. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MOREIRA, G. F.. O ELEMENTO INDÍGENA NA OBRA DE HEITOR VILLA-LOBOS: OBSERVAÇÕES MÚSICO-ANALÍTICAS - Internacional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MOREIRA, G. F.. Repensando as interfaces entre musicologia, música e sociedade: propostas de atuação e engajamento. (internacional). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MOREIRA, G. F.. A maldita santa: transfiguração do feminino na música ?Geni e o Zepelim? de Chico Buarque. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MOREIRA, G. F.; PIEDADE,Acácio T.C . Nozani-ná e o elemento indígena na obra de heitor villa-lobos dos anos 20. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MOREIRA, G. F.. SOFTWARES DE MÚSICA LIVRES: UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
MOREIRA, G. F.; PAEGLE, E. M. . Os Desdobramentos da musicalidade gospel na construção da experiência religiosa evangélica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MOREIRA, G. F.. A REPRESENTAÇÃO DO ÍNDIO BRASILEIRO NA MÚSICA ERUDITA DOS SÉCULOS XIX E XX: A MANIFESTAÇÃO SONORA DAS IDÉIAS ACERCA DO INDÍGENA PELA ELITE BRASILEIRA DO SEGUNDO REINADO E REPÚBLICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MOREIRA, G. F.. O ELEMENTO INDÍGENA NA OBRA DE HEITOR VILLA-LOBOS: UMA PESQUISA EM FINALIZAÇÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
MOREIRA, G. F.. Os Brasis Musicais por/de Villa-Lobos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MOREIRA, G. F.; PIEDADE,Acácio T.C . O Nacional e o Neoclássico no Prelúdio das Bachianas Brasileiras n.4: Observações Analíticas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MOREIRA, G. F.; PIEDADE,Acácio T.C . Estrutura em Villa-Lobos: Uma Análise do Prelúdio das Bachianas Brasileiras NR. IV1. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MOREIRA, G. F.; Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo . Legislação educacional para o ensino de música nas séries iniciais do ensino fundamental na região sul do Brasil.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
MOREIRA, G. F.; Profa. Dra. Maria Cristina da Rosa . A Educação Musical numa perspectiva interdisciplinar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MOREIRA, G. F.. EDUCAÇÃO MUSICAL NO CONTEXTO DE UMA IGREJA BATISTA DE FLORIANÓPOLIS 2008 (Relatŕorio de Estágio.).

2.
MOREIRA, G. F.. TRABALHANDO PARÂMETROS DO SOM EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL 2007 (Relatŕorio de Estágio.).

3.
MOREIRA, G. F.. EDUCAÇÃO MUSICAL INFANTIL ATRAVÉS DA MÚSICA FOLCLÓRICA BRASILEIRA 2007 (Relatŕorio de Estágio.).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MOREIRA, G. F.. Parecerista do VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALBUQUERQUE, J. M. ; CANELLAS, C. P. V. ; SALLES, P. T. C. C. ; MOREIRA, G. F. . Perspectivas Analíticas na música de Heitor Villa-Lobos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MOREIRA, G. F.. Trilha Sonora em Jogos Eletrônicos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MOREIRA, G. F.. Trilha sonora de Jogo Educacional - DinoBase. 2013. (Trilha sonora de Jogo Educacional).

3.
MOREIRA, G. F.. A Música na Reforma e a Reforma na música. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MOREIRA, G. F.; PIEDADE,Acácio T.C . Relatório final da pesquisa "A música no contexto histórico e sócio-cultural". 2008. (Relatório de pesquisa).

5.
MOREIRA, G. F.. LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE MÚSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REGIÃO SUL DO BRASIL. 2007. (Relatório de pesquisa).

6.
MOREIRA, G. F.. Relatório parcial do projeto A música no contexto histórico e sócio-cultural. 2007. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Música
1.
MOREIRA, G. F.. Influenzas -. 2014. Composição (estréia).

2.
MOREIRA, G. F.. Pra Vó Jandyra - Estréia de Composição. 2013. Composição (estréia).

3.
MOREIRA, G. F.. Trilha para VT contra Alienação Parental. 2013. Trilha Sonora.

4.
MOREIRA, G. F.. Trilha para jogo educativo Dino Base - UNIVALI. 2013. Trilha Sonora.

5.
MOREIRA, G. F.. Música Incidental para Peça de Teatro - Mosaico. 2013. Interpretação.

6.
MOREIRA, G. F.. . Música Incidental para Peça de Teatro - 'A primeira vez que...'. 2013. Interpretação.

7.
MOREIRA, G. F.. Trilha para Jogo Educativo - SpaceDash. 2013. Trilha Sonora.

8.
MOREIRA, G. F.. Série de Composições e interpretações divulgadas na Internet. 2012. Interpretação.

9.
MOREIRA, G. F.. Gravação de CD de Composições Infantis - Projeto de Extensão da UDESC. 2012. Interpretação.

10.
MOREIRA, G. F.. Gravação do Teclado e Arranjos do CD 'Josias Almeida: Sou Feliz'. 2012. Interpretação.

11.
MOREIRA, G. F.. Trilha sonora do curta-metragem 'Que Amor é Esse?'. 2010. Audiovisual.

12.
MOREIRA, G. F.. Apresentação do Álbum - Espelhos Quebrados (Leandra Caldas). 2010. Interpretação.

13.
MOREIRA, G. F.. Gravação de faixa do CD 'Leandra Caldas: Espelhos Quebrados'. 2010. Interpretação.

14.
MOREIRA, G. F.. Cantata de Natal da Comunidade Batista da Praia de Ingleses. 2010. Interpretação.

15.
MOREIRA, G. F.. Gravação de teclado no CD 'Fernanda Martins:Uma Nova História'. 2009. Diversas.

16.
MOREIRA, G. F.. Bachianas Brasileiras nª4 - Prelúdio. Recital Villa-Lobos.. 2009. Interpretação.

17.
MOREIRA, G. F.. Culto Cantado do Coral da Comunidade Batista na praia dos Ingleses. 2008. Interpretação.

18.
MOREIRA, G. F.. Projeto Misturada. 2008. Interpretação.

19.
MOREIRA, G. F.. Apresentação de Coral Infantil - Comunidade Batista Praia dos Ingleses. 2008. Outra.

20.
MOREIRA, G. F.. Apresentações da Disciplina de Prática de Conjunto - UDESC. 2007. Interpretação.

21.
MOREIRA, G. F.. Trilha sonora para o curta-metragem 'O Âncora'. 2006. Audiovisual.

22.
MOREIRA, G. F.. Produção e Gravação de Composições - Álbum 'Alternativa Única: Preto no Branco'. 2006. Composição (estréia).

23.
MOREIRA, G. F.; SEZERINO, R. F. . Em Cantos de Natal. 2005. Interpretação.

24.
MOREIRA, G. F.. Coral da UDESC - Gloria de Vivaldi. 2005. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
MOREIRA, G. F.. Diversas composições/Arranjos. 2005 (PORTIFÓLIO DE COMPOSIÇÕES/ARRANJOS).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MOREIRA, G. F.; PIEDADE,Acácio T.C; FIAMINGHI, L. H.. Participação em banca de Edmar Deunízio. O Martírio dos Insetos e suas relações criativas com as fases criativas de Heitor Villa-Lobos.. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MATSCHULAT, Josias.; MOREIRA, Maria.; MOREIRA, G. F.. Participação em banca de Guilherme de Melo Baldovino.A Multi-obra em Camargo Guarnieri: um estudo sobre o primeiro caderno dos Ponteios. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
PIEDADE,Acácio T.C; MOREIRA, G. F.. Participação em banca de Rafael Meksenas.Duro na Queda: Um Olhar sobre o trabalho de Luiz Cláudio Ramos na Canção de Chico Buarque de Holanda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MOREIRA, G. F.; NAVIA, G. H. B.; BELO, T.. Concurso para provimento de Professor de Violão Popular. 2015. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
MOREIRA, G. F.; SALDANHA, L.; ZAVALA, I. P.. Concurso para provimento de Professor de Piano. 2014. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXIII Conferencia de la Asociación Argentina de Musicología y. XIX Jornadas Argentinas de Musicología. Repensando o ensino de forma musical da música popular latino-americana. 2018. (Congresso).

2.
III Simpósio Villa-Lobos.Relações entre aspectos representacionais e aspectos estruturais dos Choros. 2017. (Simpósio).

3.
Semana Integrada dos Cursos de Licenciatura da Famper.A educação musical na perspectiva da multiculturalidade: problemas e possibilidades. 2017. (Outra).

4.
Latinoware - 13ª Conferência Latino-americana de Software Livre.Utilizando software livre para produção musical com fins diversificados. 2016. (Outra).

5.
VII Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ e Ii Encontro da da Associação Brasileira de Teoria e análise musical..Período ou Sentença? Hibridismo temático no choro.. 2016. (Simpósio).

6.
XXV Congresso Nacional da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Música.. Análisis de la obra Mística n. 9, III Movimiento, de Alberto Villalpando: interacciones estéticas, poéticas, y estructurales en música de concierto de Bolivia de Siglo XXI. 2015. (Congresso).

7.
V Computer on the Beach.Jogos Digitais Inclusivos: Com o Dino Base todos podem Jogar. 2014. (Encontro).

8.
XX Foro Latino Americano de Educação Musical.Primer professorado latino-americano de música: discusión del proyecto pedagógico en construcción en la Universidad Federal de La Integración Latino-americana". 2014. (Outra).

9.
I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos.Repensando as interfaces entre Musicologia, música e sociedade: propostas de atuação e engajamento. 2012. (Encontro).

10.
II Encontro Nacional de Investigação em Música - Portugal.DIATONISMO, PENTATONISMO, OCTATONISMO E SUAS INTERAÇÕES NO CHOROS Nº10 DE HEITOR VILLA-LOBOS: EM BUSCA DE UMA PERCEPÇÃO IDIOSSINCRÁTICA DE MODERNIDADE MUSICAL.. 2012. (Encontro).

11.
II Simpósio Villa-Lobos.DIATONISMO, PENTATONISMO, OCTATONISMO E SUAS INTERAÇÕES NO CHOROS Nº10 DE HEITOR VILLA-LOBOS: EM BUSCA DE UMA PERCEPÇÃO IDIOSSINCRÁTICA DE MODERNIDADE MUSICAL.. 2012. (Simpósio).

12.
I Jornada Discente da Pós-Graduação em Música da ECA.Diálogos entre materiais cromáticos, diatônicos e conjuntos resultantes desses processos nos Choros de Villa-Lobos.. 2012. (Outra).

13.
XXII Congresso da ANPPOM. Antropofagia em Villa-Lobos: Diálogos entre Cromatismo e Diatonismo no Choros nº2. 2012. (Congresso).

14.
7º Encontro Internacional de Música e Mídia. 2011. (Encontro).

15.
Ciclo de Palestras de preparação pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. 2011. (Simpósio).

16.
Cinema e História: questões de linguagem audiovisual. 2011. (Oficina).

17.
I Encontro Nacional de Investigação em Música (congresso em Portugal).O ELEMENTO INDÍGENA NA OBRA DE HEITOR VILLA-LOBOS: OBSERVAÇÕES MÚSICO-ANALÍTICAS. 2011. (Encontro).

18.
II Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical. 2011. (Encontro).

19.
V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia - ABET.A REPRESENTAÇÃO DO ÍNDIO BRASILEIRO NA MÚSICA ERUDITA DOS SÉCULOS XIX E XX: A MANIFESTAÇÃO SONORA DAS IDÉIAS ACERCA DO INDÍGENA PELA ELITE BRASILEIRA DO SEGUNDO REINADO E REPÚBLICA. 2011. (Encontro).

20.
XXI Congresso da ANPPOM. Forma e expressão como núcleo de concepção estética em Villa-Lobos: O caso de Teirú. 2011. (Congresso).

21.
Congresso Fazendo Gênero 9 - Diásporas, Diversidades, Deslocamentos. A maldita santa: transfiguração do feminino na música ?Geni e o Zepelim? de Chico Buarque. 2010. (Congresso).

22.
Grupo de Trabalho de Análise Musical e Teoria da XX ANPPOM. 2010. (Outra).

23.
I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Região Sul. SOFTWARES DE MÚSICA LIVRES: UMA PROPOSTA DE INOVAÇÂO E SUSTENTABILIDADE PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL. 2010. (Congresso).

24.
III Encontro Nacional do GT História das Religiões e Religiosidades - ANPUH.Os Desdobramentos da musicalidade gospel na construção da experiência religiosa evangélica. 2010. (Encontro).

25.
I Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música.O ELEMENTO INDÍGENA NA OBRA DE HEITOR VILLA-LOBOS: UMA PESQUISA EM FINALIZAÇÃO. 2010. (Simpósio).

26.
XX Congresso da ANPPOM : A pesquisa em música no século XXI: Trajetórias e Perspectivas. nozani-ná e o elemento indígena na obra de heitor villa-lobos dos anos 20. 2010. (Congresso).

27.
I Encontro Regional da ABET-SUL.Os Brasis Musicais de Villa-Lobos. 2009. (Encontro).

28.
Palestra "Os Músicos Transeuntes" - com Prof. Dr. Luiz Coelho. 2009. (Outra).

29.
Simpósio Internacional Villa-Lobos.O Nacional e o Neoclássico no Prelúdio das Bachianas Brasileiras n.4: Observações Analíticas. 2009. (Simpósio).

30.
XXV Simpósio da Associação Nacional de História - ANPUH - Apresentação de artigo..A influência de Villa-Lobos na construção do nacionalismo na era Vargas. 2009. (Simpósio).

31.
Curso de composição com Januíbe Teixeira. 2007. (Outra).

32.
Seminário Rumos - Itaú Cultural. 2007. (Participações em eventos/Seminário).. 2007. (Seminário).

33.
XVII Seminário de Iniciação Científica da UDESC.Legislação educacional para o ensino de música nas séries iniciais do ensino fundamental na região sul do Brasil.. 2007. (Seminário).

34.
9º Festival de Musica de Itajaí - Oficiina de Harmonia Funcional Moderna com Conrado Paulino. 2006. (Oficina).

35.
9º Festival de Musica de Itajaí - Oficiina de Violão Popular Avançado com Conrado Paulino. 2006. (Oficina).

36.
II Encontro de Extensão da UDESC - Apresentação de Texto sobre Interdisciplinariedade em Artes..Oficina Interdisciplinar Construção de Idéias. 2006. (Encontro).

37.
Oficina de Criação Musical e Prática de Conjunto com Arismar do Espírito Santo. 2006. (Oficina).

38.
VI Seminário de Música da Primeira Igreja Batista de Foz do Iguaçu - Oficina de Canto. 2006. (Seminário).

39.
VI Seminário de Música da Primeira Igreja Batista de Foz do Iguaçu - Oficina de Musicalização Infantil. 2006. (Seminário).

40.
VI Seminário de Música da Primeira Igreja Batista de Foz do Iguaçu - Oficina de prática de Grande Côro. 2006. (Seminário).

41.
VI Seminário de Música da Primeira Igreja Batista de Foz do Iguaçu - Oficina de prática pianística. 2006. (Seminário).

42.
8° festival de música de Itajaí - Oficina de Improvisação Orgânica com Lupa Santiago. 2005. (Oficina).

43.
8° festival de música de Itajaí - Oficina de teclado com Luís Paulo Trioni. 2005. (Oficina).

44.
Oficina de Improvisação com Lupa Santiago. 2005. (Oficina).

45.
Semana de Apresentações Musicais - Coral dos cursos de música , solistas e orquestra da UDESC - Cantor/Tenor.Execução do Gloria de Vivaldi. 2005. (Outra).

46.
VII Encontro Regional ABEM- Região Sul - Educação Musical e Diversidades: Espaços e Ações. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOREIRA, G. F.. I Seminário Latino-americano de Música no Ensino Superior. 2015. (Outro).

2.
MOREIRA, G. F.. Oficina "A Música na Reforma e a Reforma na Música: Modernidade, Teologia e Estética Musical.. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Maria Betania Hernandez. Elementos que hermanan al son jarocho y al joropo llanero. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

2.
Joao Pedro Marcelino Camilo de Souza. ?El Malo? de Willie Colón: o cenário musical caribenho em Nova Iorque na década de 1960. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lorena Piacente Nazário. Coorientação de DELIVER US: Análise Timbrística de uma Canção. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Gabriel Ferrão Moreira.

2.
Yuri Witte. Funções e implementações da trilha sonora em jogos eletrônicos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Gabriel Ferrão Moreira.

3.
Lorena Piacente Nazário. A representação do 'oriente' na trilha sonora de produções fílmicas hollywoodianas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Gabriel Ferrão Moreira.

Iniciação científica
1.
AVELLAR, Spartaco.. Análise da peça Berceuse Campesina de Alejandro Garcia Caturla. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gabriel Ferrão Moreira.

2.
Svetka Ramirez. Análise de música equatoriana do século XX. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gabriel Ferrão Moreira.

3.
Melanie Kristel Camacho Lagos. Análise de música boliviana do século XX.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gabriel Ferrão Moreira.

4.
Melanie Kristel Camacho Lagos. Análise da Mística nº9 do compositor Boliviano Alberto Villalpando. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gabriel Ferrão Moreira.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
MOREIRA, G. F.. Trilha Sonora em Jogos Eletrônicos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




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