Júlia Zanlorenzi Tygel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3597408420962830
  • Última atualização do currículo em 30/05/2018


Júlia Tygel é pianista, compositora e professora. É doutora em Musicologia / Análise Musical pela Universidade de São Paulo (USP) , tendo realizado parte do curso na City University of New York (CUNY) como bolsista do programa CAPES-Fulbright. É mestre em Etnomusicologia e bacharel em Música / Composição pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Na graduação e mestrado foi bolsista FAPESP, e no doutorado foi bolsista CAPES. Em 2011 lançou seu primeiro CD, Entremeados, com financiamento da Prefeitura de Campinas / SP, trabalho que apresentou em diversos teatros no Brasil e exterior. É professora na Faculdade de Música Souza Lima (São Paulo) e no curso de Educação Musical à Distância da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), além de atuar como pianista, arranjadora e compositora em diversos projetos musicais. É colaboradora da OSESP na produção de notas de programa na Temporada 2018. Site pessoal: www.juliatygel.com.br (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Júlia Zanlorenzi Tygel
Nome em citações bibliográficas
TYGEL, Júlia Z.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Música Souza Lima.
Rua José Maria Lisboa, 745
Jardins
05508020 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 38849149
URL da Homepage: http://www.souzalima.com.br/faculdade/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Música.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em City University of New York (Orientador: Dr. Joseph Straus).
Título: Béla Bartók e Heitor Villa-Lobos: abordagens composicionais a partir de repertórios tradicionais, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Marcos Branda Lacerda.
Bolsista do(a): CAPES / Fulbright, CAPES/FULBRIGHT, Estados Unidos.
Palavras-chave: análise musical; composição; Villa-Lobos; Bartók; Stravisnky.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Análise Musical.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2007 - 2009
Mestrado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Etnomusicologia Participativa: conceitos e abordagens em dois estudos de caso,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Lenita Waldige Mendes Nogueira.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: etnomusicologia aplicada; metodologias; pesquisa participativa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2002 - 2006
Graduação em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Etnomusicologia aplicada: uma reflexão crítica sobre dois projetos de pesquisa e ação.
Orientador: Lenita Waldige Mendes Nogueira.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Mário de Andrade e Departamento de Cultura: Gestão e Pesquisa. (Carga horária: 14h).
Centro de Pesquisa e Formação/ SESC/SP, SEC/SP, Brasil.
2015 - 2015
Feedback Multimídia. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2009 - 2009
XI Curso de Formação de Tutores Virtuais. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2007 - 2007
Piano sem fronteiras - André Mehmari. (Carga horária: 18h).
XXV Oficina de Música de Curitiba, XXV OMC, Brasil.
2007 - 2007
Piano ? XV ? MPB - Benjamim Taubkin / Paulo Braga. (Carga horária: 18h).
XXV Oficina de Música de Curitiba, XXV OMC, Brasil.
2005 - 2005
Música Ritual e Etnomusicologia - Roberto Victorio. (Carga horária: 9h).
III Encontro Nacional de Compositores Universitários, ENCUN, Brasil.
2005 - 2005
Masterclasse de música de câmara - G. Robbins. (Carga horária: 2h).
2º Encontro Internacional de Pianistas. Conservatório ?Dr. Carlos de Campos, CT, Brasil.
2005 - 2005
Forma e Textura - Marisa Rezende. (Carga horária: 9h).
III Encontro Nacional de Compositores Universitários, ENCUN, Brasil.
2002 - 2002
Música Barroca; Interpretação Histórica.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2002 - 2002
Restauração de Partituras. (Carga horária: 100h).
Centro Cultural Pró-Música/UFJF, PRÓ-MÚSICA/UFJF, Brasil.
1993 - 2002
Piano. (Carga horária: 1000h).
Escola de Artes Pró-Música (Campinas/SP), EAPM, Brasil.
1998 - 1999
Harmonia. (Carga horária: 200h).
Escola de Artes Pró-Música (Campinas/SP), EAPM, Brasil.
1998 - 1999
História da Música. (Carga horária: 200h).
Escola de Artes Pró-Música (Campinas/SP), EAPM, Brasil.
1997 - 1998
Grupo de vivência rítmica. (Carga horária: 200h).
Escola de Artes Pró-Música (Campinas/SP), EAPM, Brasil.
1997 - 1997
Teoria musical. (Carga horária: 100h).
Escola de Artes Pró-Música (Campinas/SP), EAPM, Brasil.
1994 - 1994
Musicalização Infantil. (Carga horária: 100h).
Escola de Artes Pró-Música (Campinas/SP), EAPM, Brasil.
1994 - 1994
Musicalização Infantil Orff. (Carga horária: 50h).
Escola de Artes Pró-Música (Campinas/SP), EAPM, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Música Souza Lima, SL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas ministradas: História da Música 1 e 2, Piano Complementar 1 e 2,: Harmonia Tradicional 1 e 2, Contraponto 1, Percepção 2. Substituiu outros professores nas disciplinas Composição e Harmonia.

Atividades

08/2016 - Atual
Direção e administração, Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), .

Cargo ou função
Membro.
08/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante (NDE), .

Cargo ou função
Membro.

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora à distância (EaD), Carga horária: 20
Outras informações
Professora à distância das disciplinas História da Música 1 e 2

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora virtual, Carga horária: 10
Outras informações
Atuou em disciplinas de Estruturação e Percepção Musical 1 e 3, Linguagem e Estruturação Musical 4 e Introdução à Educação à Distância do curso Educação Musical à Distância. Afastou-se temporariamente por recebimento de bolsa internacional de dedicação exclusiva, e para a conclusão de seu doutoramento.


Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, OSESP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Autor de notas de programa, Enquadramento Funcional: Colaboradora
Outras informações
Autora de notas de programa da Temporada 2018 da OSESP. Selecionada por meio de edital público.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa de doutorado, Carga horária: 40
Outras informações
Bolsa CAPES

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio docente (PAE), Carga horária: 6
Outras informações
Disciplinas: Percepção Musical I e II. Assessorou a Profa. titular Dra. Adriana Lopes nas aulas, corrigiu atividades e participou das avaliações práticas dos alunos do primeiro ano de graduação.

Atividades

02/2010 - 06/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Música.

Linhas de pesquisa
Fundamentos teóricos
02/2013 - 12/2013
Estágios , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Música.

Estágio realizado
Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino (PAE).

City University of New York, CUNY, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante bolsista (estágio de doutorado), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa CAPES-Fulbright de estágio de doutorado.

Atividades

08/2011 - 04/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Graduate School And University Center, .

Linhas de pesquisa
Fundamentos teóricos

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa de mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa FAPESP

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsa FAPESP

Atividades

02/2007 - 12/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Música.

Linhas de pesquisa
Fundamentos teóricos
09/2005 - 12/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Música.

Linhas de pesquisa
Fundamentos teóricos

Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, SMCSP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Artista-orientadora, Carga horária: 20
Outras informações
Orientou estudantes de música de diversos níveis na Biblioteca Álvares de Azevedo em São Paulo, implantando o projeto nessa instituição. Afastou-se por recebimento de bolsa internacional.


Acervo Memória Caiçara (Petrobras), AMC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Editora de Áudio
Outras informações
Edição de áudio em parceria com o Instituto Moreira Salles (2007 e 2008). O material consiste em fonogramas de pesquisa sobre a música caiçara recolhidos pela pequisadora Kilza Setti na década de 1980. www.memoriacaicara.com.br


Associação Amigos do Projeto Guri, AAPG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: auxiliar artístico-pedagógico, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 12
Outras informações
Trabalhou como pianista correpetidora de coral infantil e auxiliar do professor em sala de aula, atuando em pólo aberto e Fundação Casa.


Centro de Trabalho Indigenista, CTI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Ministrante de oficinas
Outras informações
Planejou e ministrou oficinas de música, apreciação e percepção musical com viés etnomusicológico para jovens indígenas das comunidades Timbira do Tocantins e Maranhão, vinculadas a ações do projeto Arquivo Musical Timbira, de pesquisa de repertório pelos próprios indígenas como forma de estímulo à reflexão sobre a continuidade de sua cultura. O projeto tornou-se parte do Programa Cultura Viva em 2009. Duração média das oficinas: duas semanas.


Centro Cultural da Juventude, CCJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaboradora voluntária, Enquadramento Funcional: Ministrante de oficinas, Carga horária: 9
Outras informações
Realização de três oficinas gratuitas de três horas cada sobre etnomusicologia no CCJ (São Paulo) como contrapartida ao benefício recebido do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura para realizar viagem a congresso no exterior.


Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual, LEAA-Recôncavo, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaboradora voluntária, Enquadramento Funcional: Ministrante de curso de curta duração, Carga horária: 20
Outras informações
Oferecimento do mini curso gratuito "Etnomusicologia Participativa: Introdução e Conceitos" para pesquisadores do LEAA em Cachoeira/BA entre 08 e 11 de setembro.


Instituto Anelo (Campinas), IA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações
Ministrou aulas de piano e iniciação musical como voluntária para crianças e jovens de bairro na periferia da cidade.


Colégio Santa Inês, CSI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professora de música, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 12
Outras informações
Ministrou aulas de Piano e Musicalização Infantil para crianças de 3 a 12 anos. Afastou-se por recebimento de bolsa de pesquisa.


Escola Municipal de Educação Infantil Maria Célia Pereira, EMEI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: professora de música no ensino infantil, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrou aulas para crianças de 3 a 5 anos como estagiária de disciplina Educação Musical cursada na UNICAMP.



Linhas de pesquisa


1.
Fundamentos teóricos
2.
Fundamentos teóricos
3.
Fundamentos teóricos
4.
Fundamentos teóricos


Projetos de pesquisa


2010 - 2014
A reescritura como processo composicional: as abordagens de Ligeti, Bartók, Debussy e Villa-Lobos como norteadoras da criação junto ao universo popular brasileiro
Descrição: A pesquisa aqui proposta objetiva refletir sobre o processo de reescritura musical ? entendido, conforme Ferraz (2008) como uma dinâmica de criação individual inspirada em um universo musical pré-existente ? a partir da análise comparativa entre quatro peças do século XX que podem ser entendidas sob esse viés e os universos sonoros nos quais foram inspiradas. Trata-se do Estudo para piano No. do Livro 1 (?Automne a Varsovie?), de György Ligeti; da peça No. 109 (?From The Island of Bali?) pertencente ao 4º volume da série Mikrocosmos de Béla Bartók; do Prelúdio No. 5 do II Livro (?Bruyères?) de Claude Debussy e da Ciranda ?Fui no tororó? de Heitor Villa-Lobos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Júlia Zanlorenzi Tygel - Integrante / LACERDA, Marcos Branda - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2007 - 2009
Etnomusicologia participativa: conceitos e abordagens em dois estudos de caso
Descrição: A etnomusicologia participativa ? também chamada de aplicada, entre outros nomes ? tem suscitado grande interesse nas últimas décadas, e vem ganhando destaque em congressos e encontros científicos. Entretanto, ainda há poucas publicações que delineiem e discutam a área, o que dificulta sua aceitação dentro do paradigma científico, que continua a caracterizá-la como atividade extra-acadêmica, realizada de forma empírica pelos pesquisadores interessados. Esta pesquisa teve como objetivo delinear, a partir de referências dos campos da etnomusicologia, antropologia e metodologia da pesquisa-ação, alguns pontos teóricos sobre a etnomusicologia participativa, com base em dois estudos de casos bastante distintos: o Arquivo Musical Timbira, sediado em Carolina/Maranhão e gerido pela ONG Centro de Trabalho Indigenista entre as comunidades indígenas Timbira do Maranhão e Tocantins; e ações do Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual, sediado na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, que abriga diversas tradições afro- descendentes. A pesquisa teve como base o estudo bibliográfico, a permanência em campo com a postura de observação participante e a realização de entrevistas. O ponto central deste trabalho consiste na reflexão sobre as metodologias adotadas por esses projetos de pesquisa e ação em etnomusicologia, no intuito de trazer contribuições para um aprofundamento no debate sobre a etnomusicologia participativa no Brasil, fortalecendo sua importância e colocando-a como alternativa para a realização de estudos acadêmicos, especialmente no âmbito da extensão universitária..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Júlia Zanlorenzi Tygel - Integrante / Lenita Waldige Mendes Nogueira - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2005 - 2006
Etnomusicologia aplicada: uma reflexão crítica sobre dois projetos de pesquisa e ação
Descrição: Esta pesquisa consiste na descrição e reflexão crítica sobre os processos metodológicos adotados por dois projetos em etnomusicologia aplicada. O primeiro engloba atividades de educação musical e formação de arquivo musical participativo com os índios Timbira do Maranhão; o segundo abrange diversas atividades relacionadas à formação de jovens pesquisadores em etnomusicologia pertencentes à comunidade, à formação de acervo musical participativo e à catalogação dos bens culturais de Cachoeira e São Félix (Bahia). A reflexão crítica sobre essas metodologias foi realizada através de embasamento bibliográfico, de entrevistas com as coordenadoras e com participantes dos projetos, e de depoimentos de outros pesquisadores, de forma a possibilitar uma comparação entre resultados esperados e resultados obtidos nos dois projetos, abrangendo uma discussão sobre o alcance dessas metodologias e sua adequação aos contextos sócio-culturais onde se desenvolvem. Isso possibilitou sugerir propostas de suas aplicações e adaptações a outros lugares e contextos. Dentro dos limites de uma Iniciação Científica, esta pesquisa pretendeu trazer algumas contribuições para a expansão da etnomusicologia aplicada no Brasil, através da divulgação e debate de diferentes metodologias possíveis e já realizadas nessa área..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Júlia Zanlorenzi Tygel - Integrante / Lenita Waldige Mendes Nogueira - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: REVISTA MUSICA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Musicologia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Composição Musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Piano.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2009
Projeto de gravação de CD selecionado para financiamento, Prefeitura de Campinas (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas - FICC).
2004
Concurso Interno de Música de Câmara - 3o lugar, Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP.
2002
Seleção da redação da prova FUVEST entre as melhores do ano para publicação, FUVEST.
2001
Concurso Contra a Redução da Idade Penal e a Favor da Cidadania (menção honrosa), Conselho Regional de Psicologia de SP.
1999
Diversos concursos internos de piano e livres entre 1994-1999, Escola de Artes Pró-Música (Campinas/SP).
1995
11o Concurso de Prosa e Poesia (1o lugar - poesia, 2o lugar - prosa), Prefeitura de Valinhos (SP).


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TYGEL, Júlia Z.. Quarteto OSESP interpreta Villa-Lobos, Bartók e J. S. Bach. Revista OSESP, São Paulo, p. 64 - 67, 01 nov. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TYGEL, Júlia Z.. A composição sobre repertórios tradicionais em peças da coleção ?For Children? de Bartók. In: II Jornada Acadêmica Discente ? PPGMUS/USP, 2013, São Paulo. Anais da II Jornada Acadêmica Discente ? PPGMUS/USP (no prelo), 2013.

2.
TYGEL, Júlia Z.. Choros no. 10: o uso composicional do tema indígena Pareci. In: II Simpósio Villa-Lobos, 2012, São Paulo. Anais do II Simpósio Villa-Lobos, 2012.

3.
TYGEL, Júlia Z.. A música dos outros na nossa música: uma abordagem analítico-musical sobre obras de Bartók, Stravinsky e Villa-Lobos. In: 8o. Encontro Internacional de Música e Mídia: Tão Longe... Tão Perto... A Música Migrante, 2012, São Paulo. Anais do 8o. Encontro Internacional de Música e Mídia: Tão Longe... Tão Perto... A Música Migrante, 2012. p. 19.

4.
TYGEL, Júlia Z.. Processos de recomposição na Bagatelas para piano No. 4 Op. 6 de Bartók: uma análise comparativa entre a canção húngara e a obra do compositor. In: Primeira Jornada Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicação e Artes da USP, 2012, São Paulo. Anais da Primeira Jornada Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicação e Artes da USP, 2012.

5.
TYGEL, Júlia Z.. Villa-Lobos: Choros n. 10 ? um outro nacionalismo?. In: XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2012, João Pessoa. Anais do XXII Congresso da ANPPOM, 2012. p. 2283-2290.

6.
TYGEL, Júlia Z.. Etnomusicologia participativa: reflexões sobre duas experiências brasileiras. In: XXXII Congresso Internacional de Americanística, 2010, Perugia. Anais do XXXII Congresso Internacional de Americanística, 2010.

7.
TYGEL, Júlia Z.; FREITAS, Any Manuela de. . A etnomusicologia participativa na academia: alguns apontamentos. In: IV Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2008, Maceió. Anais do IV Encontro da ABET, 2008.

8.
TYGEL, Júlia Z.. Etnomusicologia participativa: alguns pontos sobre conceitos e possibilidades. In: XVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2008, Salvador. Anais do XVIII Congresso da ANPPOM, 2008.

9.
TYGEL, Júlia Z.. Etnomusicologia Aplicada: metodologias de pesquisa e ação em contextos musicais tradicionais. In: I Encontro Nacional de Cognição e Artes Musicais (ENCAM), 2006, Curitiba. Anais do 1o. Encontro Nacional de Cognição e Artes Musicais. Curitiba: Deartes-UFPR, 2006. p. 244-251.

10.
TYGEL, Júlia Z.; NOGUEIRA, Lenita W. M. . Etnomusicologia aplicada, identidades culturais e equalização dos discursos: reflexões sobre duas experiências de campo. In: XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2006, Brasília. Anais do XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006. p. 189-194.

11.
TYGEL, Júlia Z.; NOGUEIRA, Lenita W. M. . Metodologias em etnomusicologia aplicada: reflexões sobre as práticas de dois projetos. In: III Encontro Internacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET) - Universos da Música: cultura, sociabilidade e política de práticas culturais, 2006, São Paulo. Anais do III Encontro Internacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2006. p. 485-491.

12.
TYGEL, Júlia Z.. Etnomusicologia aplicada: uma reflexão crítica sobre dois projetos de pesquisa e ação. In: XV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2005, Rio de Janeiro/RJ. Anais do XV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Rio de Janeiro: NCE/UFRJ, 2005. p. 731-738.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TYGEL, Júlia Z.. A música dos outros na nossa música: uma abordagem analítico-misical sobre obras de Bartók, Stravinsky e Villa-Lobo. In: Encontro Internacional de Música e Mídia: Tão Longe... tão perto... A música migrante, 2012, São Paulo. Encontro Internacional de Música e Mídia: Tão Longe... tão perto... A música migrante, 2012. p. 19-19.

2.
TYGEL, Júlia Z.. Etnomusicologia participativa: reflexões sobre duas experiências brasileiras. In: XXXII Crongresso Internacional de Americanística, 2010, Perugia. Anais do XXXII Crongresso Internacional de Americanística, 2010. p. 35-35.

3.
TYGEL, Júlia Z.. Applied Ethnomusicology: discussing methods of participatory research from the perspective of two Brazilian projects. In: Annual Conference of the British Forum for Ethnomusicology (BFE), 2009, Liverpool. Conference Programme - Final Draft.

4.
TYGEL, Júlia Z.. A etnomusicologia participativa como instrumento de união entre pesquisa e ação: reflexões sobre dois projetos (Carolina/MA e Cachoeira/BA). In: Sétimo Festival do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (FEIA 7), 2006, Campinas. Programa do FEIA 7. Campinas: Editora Unicamp, 2006.

5.
TYGEL, Júlia Z.; NOGUEIRA, Lenita W. M. . Etnomusicologia participativa: estudo das metodologias de dois projetos de pesquisa e ação. In: I Fórum de Integração e (Com)Ciência: Moradia, UNICAMP e Comunidade, 2006, Campinas. Anais do I Fórum de Integração e (Com)Ciência: Moradia, UNICAMP e Comunidade, 2006.

6.
TYGEL, Júlia Z.; NOGUEIRA, Lenita W. M. . Etnomusicologia aplicada: uma reflexão crítica sobre dois projetos de pesquisa e ação. In: XIV Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP, 2006, Campinas. Anais do XIV Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Campinas: Editora Unicamp, 2006.

7.
TYGEL, Júlia Z.; NOGUEIRA, Lenita W. M. . Metodologias em etnomusicologia aplicada: reflexões sobre as práticas de dois projetos. In: 3o Seminário Internacional de Ciência e Tecnologia na América Latina, 2006, Campinas. Caderno de Resumos do 3o Seminário Internacional de Ciência e Tecnologia na América Latina, 2006. p. 70-70.

Apresentações de Trabalho
1.
TYGEL, Júlia Z.. A composição sobre repertórios tradicionais em peças da coleção 'For Children' de Bartók. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TYGEL, Júlia Z.. Processos de recomposição nas Bagatelas para piano No. 4 Op. 6 de Bartók: uma análise comparativa entre a canção húngara e a obra do compositor. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
TYGEL, Júlia Z.. Choros no. 10: o uso composicional do tema indígena Pareci. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
TYGEL, Júlia Z.. A música dos outros na nossa música: Uma abordagem analítico-musical sobre obras de Bartók, Stravinsky e Villa-Lobos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
TYGEL, Júlia Z.. Villa-Lobos: Choros n.10 - um outro nacionalismo?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
TYGEL, Júlia Z.. Etnomusicologia participativa: reflexões sobre duas experiências brasileiras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
TYGEL, Júlia Z.. Applied Ethnomusicology: discussing methods of participatory research from the perspective of two Brazilian projects. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
TYGEL, Júlia Z.; FREITAS, Any Manuela de. . A etnomusicologia participativa na academia: alguns apontamentos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
TYGEL, Júlia Z.. Etnomusicologia participativa: alguns pontos sobre conceitos e possibilidades.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
TYGEL, Júlia Z.. A etnomusicologia participativa como instrumento de união entre pesquisa e ação: reflexões sobre dois projetos (Carolina/MA e Cachoeira/BA). 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
TYGEL, Júlia Z.; NOGUEIRA, Lenita W. M. . Etnomusicologia aplicada, identidades culturais e equalização dos discursos: reflexões sobre duas experiências de campo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
TYGEL, Júlia Z.; NOGUEIRA, Lenita W. M. . Metodologias em etnomusicologia aplicada: reflexões sobre as práticas de dois projetos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
TYGEL, Júlia Z.; NOGUEIRA, Lenita W. M. . Etnomusicologia aplicada: uma reflexão crítica sobre dois projetos de pesquisa e ação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
TYGEL, Júlia Z.. Etnomusicologia aplicada: uma reflexão crítica sobre as metodologias de dois projetos de pesquisa e ação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
TYGEL, Júlia Z.. Etnomusicologia aplicada: uma reflexão crítica sobre dois projetos de pesquisa e ação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
TYGEL, Júlia Z.. Etnomusicologia aplicada: metodologias de pesquisa e ação em contextos musicais tradicionais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
TYGEL, Júlia Z.. Etnomusicologia aplicada: uma reflexão crítica sobre dois projetos de pesquisa e ação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
TYGEL, Júlia Z.. Introdução à etnomusicologia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
TYGEL, Júlia Z.; COSTA, Mário Artur Caleiro . Arranjo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
TYGEL, Júlia Z.. Etnomusicologia Participativa: Introdução e Conceitos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
TYGEL, Júlia Z.. Oficina de música. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
TYGEL, Júlia Z.. Oficina de Música. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
TYGEL, Júlia Z.. Oficina de Música. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
TYGEL, Júlia Z.; HOLTZ, Adriana . Entremeados: Novos Enredos. 2017. Interpretação.

2.
TYGEL, Júlia Z.; GRAMA, Marilene . Vide Verso: Manoel de Barros em música e poesia. 2017. Interpretação.

3.
TYGEL, Júlia Z.; BOCK, Vana ; HOLTZ, Adriana . Entremeados: Novos Enredos. 2016. Interpretação.

4.
TYGEL, Júlia Z.; BOCK, Vana . Entremeados: Novos Enredos. 2016. Interpretação.

5.
TYGEL, Júlia Z.; BOCK, Vana . Entremeados: Novos Enredos. 2016. Interpretação.

6.
PASCHETO, Paula ; TYGEL, Júlia Z. . Duo Flutuart toca Chiquinha Gonzaga. 2016. Interpretação.

7.
TYGEL, Júlia Z.; BOCK, Vana . Entremeados - Concerto Fundraising. 2016. Interpretação.

8.
PASCHETO, Paula ; TYGEL, Júlia Z. . Duo flutuart - Recital Afro-Brasilidades. 2016. Interpretação.

9.
PASCHETO, Paula ; TYGEL, Júlia Z. . Duo Flutuart - Recital Afro-Brasilidades. 2016. Interpretação.

10.
PAULA, Fernanda ; TYGEL, Júlia Z. . Mares de Minas. 2016. Diversas.

11.
GRAMA, Marilene ; TYGEL, Júlia Z. . Vide Verso: Manoel de Barros em música e poesia. 2016. Diversas.

12.
PASCHETO, Paula ; TYGEL, Júlia Z. . Duo Flutuart - Recital Brasilidades. 2016. Interpretação.

13.
TYGEL, Júlia Z.; PASCHETO, Paula . Duo Flutuart toca Chiquinha Gonzaga. 2016. Interpretação.

14.
TYGEL, Júlia Z.; PASCHETO, Paula . Duo Flutuart toca Chiquinha Gonzaga. 2016. Interpretação.

15.
TYGEL, Júlia Z.; BOCK, Vana ; BRENO, Erika . Entremeados: Novos Enredos. 2015. Diversas.

16.
TYGEL, Júlia Z.; BOCK, Vana ; BRENO, Erika . Entremeados: Novos Enredos. 2015. Diversas.

17.
TYGEL, Júlia Z.; NASCIMENTO, L. . Piano + Objetos Sonoros. 2015. Interpretação.

18.
TYGEL, Júlia Z.. Em estado de árvore. 2015. Composição (estréia).

19.
TYGEL, Júlia Z.; TAUBKIN, Benjamim . O piano brasileiro na Casa do Núcleo. 2015. Registro Fonográfico.

20.
TYGEL, Júlia Z.; GRAMA, Marilene . Vide Verso: Manol de Barros em música e poesia. 2015. Diversas.

21.
TYGEL, Júlia Z.. Diversidade. 2014. Registro Fonográfico.

22.
TYGEL, Júlia Z.; TAUBKIN, Benjamim ; FERNANDES, Karin . O piano brasileiro na Casa do Núcleo (participação em concerto). 2013. Interpretação.

23.
COELHO, Heron ; TYGEL, Júlia Z. . Não Peça que Eu Não Desculpo (participação em show musical). 2013. Interpretação.

24.
TYGEL, Júlia Z.; FISCHER, Delia . Milton Nascimento: Nada Será Como Antes (musical, dir. musical Delia Fischer). 2013. Interpretação.

25.
TYGEL, Júlia Z.. Norwegian Wood. 2013. Arranjo.

26.
TYGEL, Júlia Z.; BOCK, Vana ; BRENO, Erika . Júlia Tygel - Entremeados (SESC Rio Preto). 2012. Interpretação.

27.
TYGEL, Júlia Z.; BOCK, Vana ; HOLTZ, Adriana ; TAUBKIN, João ; BRENO, Erika . Júlia Tygel - Entremeados (Casa do Núcleo). 2012. Interpretação.

28.
TYGEL, Júlia Z.; GRAMA, Marilene . O Conserto do Mundo: um ensaio sobre a leveza a partir da obra de Manoel de Barros (SESC Bauru). 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

29.
TYGEL, Júlia Z.; HOLTZ, Adriana . Músicas que Elevam (programa de TV). 2012. Interpretação.

30.
TYGEL, Júlia Z.; REDHAGE, Jody . Júlia Tygel - Entremeados (BargeMusic NY). 2012. Interpretação.

31.
TYGEL, Júlia Z.; REDHAGE, Jody . Júlia Tygel - Entremeados (Tenri Cultural Institute - NY). 2012. Interpretação.

32.
TYGEL, Júlia Z.; ROCHA, Nelly . Júlia Tygel - Entremeados (Cornelia Street Cafe - NY). 2012. Interpretação.

33.
TYGEL, Júlia Z.; ROCHA, Nelly . Júlia Tygel - Entremeados (The Cell Theatre - NY). 2012. Interpretação.

34.
TYGEL, Júlia Z.; ROCHA, Nelly . Júlia Tygel - Entremeados / Intertwined (CUNY Graduate Center - NY). 2012. Interpretação.

35.
TYGEL, Júlia Z.; BOCK, Vana . Júlia Tygel - Entremeados (Espaço Dodecafônico - Jundiaí). 2012. Interpretação.

36.
TYGEL, Júlia Z.; MEIRELLES, Heloisa ; TAUBKIN, João . Júlia Tygel - Entremeados (lançamento de CD - Casa de Francisca). 2011. Interpretação.

37.
TYGEL, Júlia Z.; BOCK, Vana . Júlia Tygel - Entremeados (Museu da Casa Brasileira). 2011. Interpretação.

38.
TYGEL, Júlia Z.; BOCK, Vana . Júlia Tygel - Entremeados (Casa de Dona Yayá). 2011. Interpretação.

39.
TYGEL, Júlia Z.; BOCK, Vana ; HOLTZ, Adriana ; TAUBKIN, João ; NICODEMO, Thais ; BRENO, Erika . Júlia Tygel - Entremeados (lançamento de CD - SESC Vila Mariana). 2011. Interpretação.

40.
TYGEL, Júlia Z.; BOCK, Vana . Júlia Tygel - Entremeados (Centro Cultural São Paulo). 2011. Interpretação.

41.
TYGEL, Júlia Z.; HOLTZ, Adriana . Júlia Tygel - Entremeados (Casa de Francisca). 2011. Interpretação.

42.
TYGEL, Júlia Z.; HOLTZ, Adriana ; BRENO, Erika . Júlia Tygel - Entremeados (SESI Santos). 2011. Interpretação.

43.
TYGEL, Júlia Z.; BOCK, Vana ; BRENO, Erika . Júlia Tygel - Entremeados (SESI Mogi das Cruzes). 2011. Interpretação.

44.
TYGEL, Júlia Z.; BOCK, Vana ; BRENO, Erika . Júlia Tygel - Entremeados (SESI São José do Rio Preto). 2011. Interpretação.

45.
TYGEL, Júlia Z.; RODRIGUES, Teresa Cristina ; BRENO, Erika . Júlia Tygel - Entremeados (SESI Birigui). 2011. Interpretação.

46.
TYGEL, Júlia Z.; HOLTZ, Adriana ; BRENO, Erika . Júlia Tygel - Entremeados (SESI Sorocaba). 2011. Interpretação.

47.
TYGEL, Júlia Z.. Piano na Praça (Virada Cultural). 2011. Interpretação.

48.
TYGEL, Júlia Z.. Júlia Tygel - Entremeados (Brazilian Endowment for the Arts - NY). 2011. Interpretação.

49.
TYGEL, Júlia Z.. Música Ligeira (programa de entrevista - internet). 2011. Diversas.

50.
TYGEL, Júlia Z.. Constantino (filme de Otavio Cury). 2011. Interpretação.

51.
TYGEL, Júlia Z.; BOCK, Vana . Júlia Tygel - Entremeados (Centro de Convivência - Campinas). 2011. Interpretação.

52.
TYGEL, Júlia Z.; GALINDO, João Maurício . Encontro com o Maestro (execução e comentário de faixas do CD 'Entremeados' pelo maestro João Maurício Galindo em programa da Rádio Cultura). 2011. Outra.

53.
TYGEL, Júlia Z.. Júlia Tygel - Entremeados (gravação de CD). 2011. Registro Fonográfico.

54.
TYGEL, Júlia Z.; HOLTZ, Adriana . Júlia Tygel e Adriana Holtz (CPFL Campinas). 2010. Interpretação.

55.
TYGEL, Júlia Z.; SANTOS, Mariana Amaral dos. . Concerto no Festival de Musique Universitaire de Marrakech (Marrocos). 2009. Interpretação.

56.
TYGEL, Júlia Z.. Concerto final da turma de alunos de composição. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

57.
TYGEL, Júlia Z.. Concerto de Abertura do III ENCUN. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

58.
TYGEL, Júlia Z.; COSTA, Mário Artur Caleiro . Concerto da série 'Clássicos UNICAMP'. 2005. Interpretação.

59.
TYGEL, Júlia Z.. Concerto de alunos de composição do Instituto de Artes da UNICAMP. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

60.
TYGEL, Júlia Z.; VILELA, Giovana Z. . Recital de Música de Câmara dos alunos do Depto. de Música do IA/UNICAMP. 2004. Interpretação.

61.
TYGEL, Júlia Z.; COSTA, Mário Artur Caleiro ; VILELA, Giovana Z. . Audição de alunos da Escola de Artes Pró-Música de Campinas. 2004. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TYGEL, Júlia Z.; NERY, W.; RAMOS, Pedro A. A. O.. Participação em banca de Gabriel Gianpietro.Análise da música Garoa e Maresia de Guinga sobre uma ótica da Teoria dos Conjuntos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Faculdade de Música Souza Lima.

2.
TYGEL, Júlia Z.; NERY, W.; MARTINS, A.. Participação em banca de Gustavo Padovan Cintra.Wes Montgomery: Uma análise das linhas melódicas presentes no improviso da música West Coast Blues. 2017.

3.
TYGEL, Júlia Z.; NERY, W.; FONSECA, D.. Participação em banca de Rafael Gimenez.O estilo de guitarra de acompanhamento de João Castilho. 2017.

4.
RAMOS, Pedro A. A. O.; EZEQUIEL, Carlos; TYGEL, Júlia Z.. Participação em banca de Bruno Tessele.Aprovimando a música gaúcha do jazz: uma proposta composicional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Faculdade de Música Souza Lima.

5.
COELHO, Marcelo P.; EZEQUIEL, Carlos; TYGEL, Júlia Z.. Participação em banca de Mário Cornacchioni Albino.A presença de elementos rítmicos da congada na obra de Milton Nascimento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Faculdade de Música Souza Lima.

6.
LACERDA, M. B.; MELLO FILHO, S. F.; TYGEL, Júlia Z.. Participação em banca de Alice de Oliveira Campos.Processos composicionais a partir de pesquisa em música folclórica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Com Habilitação em Composição) - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical. 2013. (Encontro).

2.
II Jornada Discente do Programa de Pós-Graduação em Música da ECA-USP.A composição sobre repertórios tradicionais em peças da coleção For Children de Bartók. 2013. (Outra).

3.
8o. Encontro Internacional de Música e Mídia: Tão Longe... Tão Perto... A Música Migrante.A música dos outros na nossa música: uma abordagem analítico-musical sobre obras de Bartók, Stravinsky e Villa-Lobos. 2012. (Encontro).

4.
II Simpósio Villa-Lobos: Perspectivas analíticas para a música de Villa-Lobos.Choros no. 10: o uso composicional do tema indígena Pareci. 2012. (Simpósio).

5.
Primeira Jornada Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicação e Artes da USP.Processos de recomposição na Bagatelas para piano No. 4 Op. 6 de Bartók: uma análise comparativa entre a canção húngara e a obra do compositor. 2012. (Outra).

6.
XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). Villa-Lobos: Choros n. 10 ? um outro nacionalismo?. 2012. (Congresso).

7.
2011 Society for Music Theory Anual Meeting. 2011. (Congresso).

8.
ciclo de palestras da Preparação Pedagógica do Programa de de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE). 2011. (Outra).

9.
Mesa Redonda "La ricerta sul Campo in Amazonia". Mesa Redonda "La ricerta sul Campo in Amazonia". 2010. (Congresso).

10.
XXXII Congresso Internacional de Americanística. Etnomusicologia participativa: reflexões sobre duas experiências brasileiras. 2010. (Congresso).

11.
Annual Conference of the British Forum for Ethnomusicology (BFE). Applied Ethnomusicology: discussing methods of participatory research from the perspective of two Brazilian projects. 2009. (Congresso).

12.
IV Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia. A etnomusicologia participativa na academia: alguns apontamentos. 2008. (Congresso).

13.
XVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). Etnomusicologia participativa: alguns pontos sobre conceitos e possibilidades. 2008. (Congresso).

14.
1o Encontro Nacional de Cognição e Artes Musicais (ENCAM).Etnomusicologia Aplicada: metodologias de pesquisa e ação em contextos musicais tradicionais. 2006. (Encontro).

15.
3o Seminário Internacional de Ciência e Tecnologia na América Latina: A Universidade como Promotora do Desenvolvimento Sustentável.Metodologias em etnomusicologia participativa: reflexões sobre as práticas de dois projetos. 2006. (Seminário).

16.
Fórum Permanence te Extensão Universitária do CGU/CORI - UNICAMP: A Unicamp e a Extensão Universitária. 2006. (Seminário).

17.
I Fórum de Integração e (Com)Ciência: Moradia, UNICAMP e Comunidade.Etnomusicologia participativa: estudo das metodologias de dois projetos de pesquisa e ação. 2006. (Outra).

18.
III Encontro da Associação Nacional de Etnomusicologia (ABET).Metodologias em etnomusicologia aplicada: reflexões sobre as práticas de dois projetos. 2006. (Encontro).

19.
Seminário Interno de Pesquisa de Iniciação Científica e Pós-Graduação (Instituto de Artes da UNICAMP).Etnomusicologia aplicada: uma reflexão crítica sobre as metodologias de dois projetos de pesquisa e ação. 2006. (Seminário).

20.
Sétimo Festival do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (FEIA 7).A etnomusicologia participativa como instrumento de união entre pesquisa e ação: reflexões sobre dois projetos (Carolina/MA e Cachoeira/BA). 2006. (Outra).

21.
XIV Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. Etnomusicologia aplicada: uma reflexão crítica sobre as metodologias de dois projetos de pesquisa e ação. 2006. (Congresso).

22.
XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Etnomusicologia aplicada, identidades culturais e equalização dos discursos: reflexões sobre duas experiências de campo. 2006. (Congresso).

23.
Fórum Permanente de Empreendedorismo do CGU/CORI - UNICAMP: Empreendedorismo Social. 2005. (Seminário).

24.
II Encontro Internacional de Pianistas. 2005. (Encontro).

25.
I Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais (SINCAM). 2005. (Simpósio).

26.
V Fórum Social Mundial. 2005. (Outra).

27.
XV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Etnomusicologia Aplicada: uma reflexão crítica sobre as metodologias de dois projetos de pesquisa e ação. 2005. (Congresso).

28.
Fórum Cultural Mundial Brasil 2004. 2004. (Outra).

29.
As atividades profissionais do pianista correpetidor (Prof. Tamás Salgó). 2003. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ceme Marum. Tigran Hamasyan: uma ponte entre a música armênia e a música instrumental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Música) - Faculdade de Música Souza Lima. Orientador: Júlia Zanlorenzi Tygel.

2.
Sara Fernandes Soares. A representação do negro no filme Ganga Zumba a partir da trilha sonora de Moacir Santos : o negro no cinema e o negro na música para cinema. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Música) - Faculdade de Música Souza Lima. Orientador: Júlia Zanlorenzi Tygel.

3.
Eric Novaes Da Silva. Alter Bridge - Uma Nova Ponte no Rock: Processo de Composição por Shapes através da Análise e Modelagem Sistêmica da composição Coeur D?Alene. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Música) - Faculdade de Música Souza Lima. Orientador: Júlia Zanlorenzi Tygel.

4.
Chi Hye Kim. O PROCESSO COMPOSICIONAL DE DUAS PEÇAS A PARTIR DA MODELAGEM SISTÊMICA DOS PRELÚDIOS OP.28 No4 E No15 DE F. CHOPIN. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Música) - Faculdade de Música Souza Lima. Orientador: Júlia Zanlorenzi Tygel.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
TYGEL, Júlia Z.. Etnomusicologia Participativa: Introdução e Conceitos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
TYGEL, Júlia Z.. Introdução à etnomusicologia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
TYGEL, Júlia Z.; COSTA, Mário Artur Caleiro . Arranjo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Musica
1.
TYGEL, Júlia Z.. Música Ligeira (programa de entrevista - internet). 2011. Diversas.

1.
TYGEL, Júlia Z.; HOLTZ, Adriana . Músicas que Elevam (programa de TV). 2012. Interpretação.



Outras informações relevantes


Representante Discente do Conselho de Extensão e Assuntos Comunitários do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas de abril de 2006 a maio de 2007.

Membro suplente da Congregação do Instituto de Artes de Artes da Universidade Estadual de Campinas de abril a outubro de 2007.

Atua como representante da Comissão Própria de Avaliação ? CPA e Colegiado de Curso ? COLEC, ambos na Faculdade de Música Souza Lima (SP) desde 2015.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 4:12:01